linha azul 22/01/2016

8
C M Y K Capa de O Estado de 27 de outubro de 1936 l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 22 de janeiro de 2016 “Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13) PÁG. 4 JORNAL O ESTADO 80 ANOS

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 25-Jul-2016

234 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul 22/01/2016

C M Y K

Capa de O Estado de

27 de outubro de 1936

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

“Gra

nde

misé

ria é

par

a o

pai o

� lh

o in

sens

ato,

e u

m g

otej

ar co

ntín

uo, a

s con

tenç

ões d

a m

ulhe

r.” (P

rové

rbio

19:

13)

PÁG. 4

JORNAL OESTADO80 ANOS

Page 2: Linha Azul 22/01/2016

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 22 de janeiro de 2016 2

Elisabeth Soares, Roberta Vasques, Valdetá rio Monteiro e Má rcia Vieira

Renata e Marcelo Mota

Leonardo Carvalho, Leonardo Figueiredo e Sabino Henrique

Juvê ncio Vasconcelos e Socorro Franç a

Valdetá rio Monteiro, Marcos Vinicius Furtado Coelho, prefeito Roberto Clá udio e Miguel Dias

Inauguraç ã o

Ricardo Bacela, Marcelo Mota, Valdetá rio Monteiro, Camilo Sana-tna e Marcos Vinicius Furtado Coelho

Audic Mota, Sormane Freitas, Leonardo Araú jo e Walter Cavalcante Cé sar Martins e Briane de Castro

Cláudio LaMachia e Ricardo Bacelar

Rosâ ngela e Miguel Dias

Rafael Maia, Andrei Aguiar e Hamilton Sobreira

Miguel Canç ado, Marcos Vinicius e Jardson Cruz

Cristine Bevilacqua, Danilo Mota e Analy Gonç alves

Cleto Gomes, Sheila Gomes, Wanha Rocha e Adolfo Barros

Andrei Aguiar e Deodato Ramalho

Ana Karine e Maria Inê s

Moacir Maia e Paulo Ré gis Botelho

Descerramento da placa

Solange Palhano, Renata Mota, Marcelo Mota, Rossana Kopf e Regina Jereissati

Tribuna de Honra

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

InauguraçãoDurante prestigiada solenidade, foi inaugurada a nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil

- secção Ceará – OAB-CE. Valdetário Monteiro, então presidente da entidade, comandou o evento. Construída em uma área total de 4.250,68 metros quadrados, a estrutura abrigará também as instalações da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Caixa de Assistência

dos Advogados (CAACE), possibilitando maior interação entre as três unidades.

Conversando a gente se entende

Existe um ditado que diz: “só atiram pedras nas árvores que dão fruto”. Percebo o quanto isso faz sentido. Um amigo relatou indignado as acusações de que vinha sendo vítima por não resolver um problema na família. Ele disse que já havia feito quase tudo, mas não dependia so-mente dele. Mas pessoas que não conseguem va-lorizar o que se faz a seu favor, geralmente, es-tão com pensamentos reféns da insegurança, do pessimismo, de con� ito. Pois esse estado mental se manifesta naturalmente em nossas ações, causando danos a nós mesmos e aos demais. Nos ensina o Budismo que, quando acendemos a luz da consciência plena sobre nossos padrões habituais de pensamento, os enxergamos com clareza. Reconhecer nossos hábitos e sorrir para eles é uma atenção mental apropriada. Isso nos ajuda a criar caminhos neurais novos e bem mais bené� cos. Pense nisso!

Luz. O programa Ecoelce, que troca material reciclável por redução na conta de energia, já conta com mais de 400 mil clientes cadastrados.

Chance. O Grand Shopping promove, no dia 27, quarta-feira, o Panorama de Franquias 2016. As inscrições são gratuitas, e o evento aberto ao público. Infor-mações: 32652200. O Grand Shopping será inaugurado em abril deste ano.

Saúde. O Hospi-tal Antônio Prudente completa 37 anos neste mês e, é o marco inicial

da operação do Sistema Hapvida.

Arte. O Cine Colors, idealizado por Bebel Cavalcante e Larissa Bello, estreia dia 30, deste mês, com exibi-ção do � lme Dólares de areia, estrelado por Geraldine Chaplin, na Sala VIP do Cine do Riomar, às 11h, para convidados.

Olhar. Exposição fotográ� ca “Caminho das Abelhas”, sobre os encantos e os desencan-tos do sertão de Irauçu-ba, acontece no Espaço Cultural Correios Forta-leza (ECC) até o dia 19 de março.

Convenções sociais...É interessante observar o quanto as convenções

sociais destoam na concepção da juventude. Elas não são recepcionadas como conhecimentos que podem auxiliar a melhorar sua educação. Dar-lhes aquele toque de � nesse, de classe e fazer toda a diferença de quem tem uma educação apurada e de quem não tem. Não sabem eles que as boas manei-ras foram acrescentadas para evitar que as grosse-rias e o egoísmo molestassem as outras pessoas por faltar-lhes o principal antídoto que é o respeito, o qual impõe o limite.

As boas maneiras não se resumem apenas em saber se comportar corretamente em uma mesa de banquete. Elas devem ser seu cartão de visitas essencial em todas as situações da vida.

A nossa decisão em saber se comportar bem socialmente não deve nos abandonar hora nenhu-ma fazendo-nos ofender voluntariamente quem quer que seja ou faltar-lhe com a devida considera-ção. Encontra-se “lady” ou “lord” no bem-vestir, e, muito a desejar no tratar.

A delicadeza sem bajulação é uma das armas mais necessárias para adentrarmos na área do mer-cado de trabalho; não é só necessária a aparência física perfeita, é o tratamento pessoal e a convivên-cia quem vai segurar seu emprego, é a forma de tratar bem sem intimidade, é aí onde entra o tão apregoado respeito e limite.

Jovem ou não. Todos estes atributos têm que se achar sempre presentes em qualquer situação.

Temos que trazer continuamente na lembrança todas estas regras sociais para agregarem-se ao nosso eu como se fossem inatas e não aprendidas.

Há poucos dias, fui apanhar o elevador, e um garoto de uns 8 anos segurou a porta para mim; estranhei tamanha gentileza, agradeci e jamais vou esquecer. A boa aparência continua soberana e abre portas, porém, quem � ca e senta é a educação.

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior & Vladimir Pezzole

“Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo.” (PROVÉRBIOS CAP.18, VERS.5)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 3: Linha Azul 22/01/2016

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

22 de janeiro de 2016 3

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

“O perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem a língua dobre virá a cair no mal”. (Provérbios 17:20)

Que país é este? QUE UMA MULHER NÃO PODE ENGRAVIDAR POR CAUSA DE UM MOSQUITO? OS PAIS, PARA CONSEGUIR UMA ESCOLA PARA OS FILHOS, TEM QUE IR DE MADRUGADA, TRÊS DIAS ANTES, PARA UMA FILA ANTES DA DATA DETERMINADA? OS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO SABEM LER COM 13 ANOS DE IDADE? GRÁVIDAS TÊM FILHOS EM CARROS, BRASILEIROS MORREM NO CORREDOR DE HOSPITAIS, FALTA REMÉDIOS E MÉDICOS E, QUANDO TEM, ALGUNS OPERAM DESNECESSRIAMENTE? PESSOAS MORAM DEBAIXO DE VIADUTOS? NÃO PODEMOS PASSEAR NAS RUAS COM MEDO DE ASSALTOS E ESTUPROS? POLÍTICOS VENDEM MEDIDAS PROVISÓRIAS? JUÍZES VENDEM SENTENÇAS PARA TRAFICANTES E OUTROS RÉUS? MELHORIAS NO MORRO SÓ COM A AUTORIZAÇÃO DO CHEFE DO TRÁFICO? HORA DE DORMIR DOS MORADORES DETERMINADA POR ELES? COTAS PARA ENTRAR EM UNIVERSIDADES PORQUE O ENSINO É UMA BOMBA? PRESIDENTES AUMENTAM ASSUSTADORAMENTE O PATRIMÔNIO DA NOITE PARA O DIA? EMPREITEIROS SUBORNAM SERVIDORES PÚBLICOS PARA REALIZAR OBRAS? VERBAS DESTINADAS A SECA, A ENCHENTES, A CATÁSTROFES NATURAIS SÃO DESVIADOS POR MARGINAIS? TRÊS ESCARVADEIRAS DA TRAGÉDIA DE MARIANA QUE TIRAVAM A LAMA DAS CIDADES DESAPARECEM DO NADA? E POR AÍ VAI..... MAS COM TUDO ISTO, AINDA É O MELHOR PAÍS DO MUNDO PARA SE MORAR! E VIVA O BRASIL! EU AMO O BRASIL E NÃO DOU O DIREITO DE NINGUÉM DE FORA FALAR DELE. MARMOTA TEM NO MUNDO INTEIRO, UMAS MENORES E OUTRAS MAIORES.

Page 4: Linha Azul 22/01/2016

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 22 de janeiro de 20164

A Escócia, parte do Reino Unido, é país boni-to, frio e com um inglês bem peculiar, falado pela gente culta, tomando uís-que ou cerveja, e até pelos comuns mortais. No sécu-lo 18, não existia energia elétrica, as estradas - ou caminhos - enlameavam quando das chuvas e petri� cavam de gelo nos invernos.

A parca calefação era preocupação individual, e sequer havia sido inventada a máquina de escrever. As folhas de papéis, as canetas, os tinteiros e os mata--borrões, afora os livros próprios e os de bibliotecas públicas, eram os únicos recursos de que se serviam os escritores de então.

O escritor múltiplo Adam Smith, � lósofo e cientista político, nasceu por lá nesse tempo e, mes-mo assim, neste século 21, ainda é referência para ser negado ou elogiado. Não há como negar que ele foi estudioso e queria deixar obras que mostrassem a sua preocupação com a humanidade.

Sua obra capital,

publicada em 1776, “Uma Investigação Sobre a Na-tureza e a Causa da Riqueza das Nações” ou, simples-mente, “A Riqueza das Nações”, é considerada a referência basilar do regime capitalista. Essa obra, uma maçaroca de cinco partes, deveria ser conhecida melhor pelos economistas ortodoxos, heterodoxos, econometristas e outros que tais. “Conhecida” é distinto de “folheada”.

No meu pensar, Smith possui obra que consi-dero mais importante para os humanos, espécie da qual os econonistas fazem parte. “A Teoria dos Sentimentos Morais” foi escrito em 1859 e trata da moralidade humana que, segundo ele, depende da relação de simpatia entre um indivíduo e o restan-te da sociedade. Ele faz distinção entre simpatia e “autointeresse”, que tomo a liberdade de traduzir como ganância.

Essa digressão histórica como Adam Smith pode-ria ser estendida a Karl Marx e a Friedrich Engels, mas é apenas caminho

para se chegar nesse janei-ro de 2016.

Esta semana, na cidade de Davos, Suíça, reuniram-se a burocra-cia � nanceira, governos biliardários e supostas cabeças pensantes do mundo, no Fórum Econô-mico Mundial. Reúnem-se e se desentendem cada vez mais, pois falta a “simpa-tia” de que falava Smith. Sairão de lá e nenhum país relevante mudará uma vírgula da sua estratégia. Os outros, que vão lá fazer número, voltam fazendo declarações à imprensa que, cá para nós, acha interesante visitar essa pe-quena e rica cidade suíça em pleno inverno.

Toda a mídia noticiou, na semana passada, que uma organização não governamental, com sede no Reino Unido, a Oxfam, afirmou que, neste ano de 2016: “62 pessoas possuem tanto (capital) quanto a metade mais pobre de população mundial”.

A Oxfam acredita ainda que o patrimônio acumulado por 1% das

pessoas mais ricas do mundo superará, em 2016, o dos 99% restantes. Entrei no site da Oxfam e descobri que ela tem ramificaçõs em 94 países e possui como objetivo a luta pela extinção da po-breza e tornar consciente que cada pessoa deve lutar por seus direitos. Algo assim.

Não sei como foram feitas as contas, se os dados são confiáveis, mas não há como não enxergar a existência de uma grande parcela mundial pobre, para não dizer miserável. Essas 62 pessoas, até o final deste ano, poderão ser donas de 50% de todos os re-cursos do mundo. Como já foi dito na reunião do ano passado, na mesma Davos, há uma explosão de desigualdade que entrava o duelo contra a pobreza mundial. “A escala da desigualdade é chocante”, afirmou a di-retora executiva geral da Oxfam Winnie Byanyi-ma. Descobriram a pólvora. As armas estão no Oriente Médio.

Adam Smith, o autointeresse, a simpatia, Davos e a desigualdade

“Melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda.” (Provérbios 17:01)

Jornal O Estado 80 anos

A capa histórica de O Estado, de 27 de outubro de 1936, trazia várias informações, sobre as comemorações do jubileu episcopal de Dom Manuel da Silva Gomes, na época arcebispo metropolitano de Fortaleza. Comemorações essas, que tinham se iniciado no dia 25 de outubro e seguiria até o dia 29. A matéria traz um apanhado geral, dos vários eventos que foram programados para se comemorar o importante fato. Vários eventos aconteceram, tendo como locais a Igreja Cristo Rei, Capela Nossa Senhora de Nazaré, União Popular em Cristo e Ginásio São João, onde sob o comando de Parsifal Barroso foi inaugurado o Salão Nobre Dom Manuel. Estavam presentes ao evento governador do Estado Menezes Pimentel, comandante da força pública Djalma Baima e Cesar Campelo diretor do ginásio.

[email protected]

Page 5: Linha Azul 22/01/2016

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

22 de janeiro de 2016

“Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.” (PROVÉRBIOS CAP. 16, VERS. 24)

Réveillon Ideal Clube“Branco e Amarelo” foi o tema da festa de Réveillon do mais tradicional clube social da cidade, o Ideal Clube.

A festa, que rolou até o amanhecer, teve animação de Luisinho Magalhães e Banda e Bloco Unidos da Cachorra. FOTOS AUSTON COELHO

Vitó ria e Clá udio Philomeno Gomes

Ivan Araú jo e Wanda Palhano

Juarez Leitã o e famí lia

Fred e Aila Bezerra_Artur Sobreira e Iracema

Gabriela e Soraya de Palhano com Suely Adeodato

Marcilea e Lincoln Machado

Alexandre, Alcimor, Fabiola e Eduardo Rocha

Aldira e Joã o Borges

Jorge Gentil e famí lia

Liduina Peixoto e Jeff Peixoto

Daniela e André Ferreira Gomes

Daniele e Jaime de Paula Pessoa Neto

Eduardo Palhano e Edson Farias

Valmir e Elny Pontes com Maria Carolina Pontes e Carolina Teó fi lo

Augusto Lopes e Ricardo Barbosa

Chiquinho e Cristina Aragã o

Walter e Amarí lio Cavalcante com Sérgio Esteves

Cristiana e Fernando Antô nio Esteves

Daniele e Perez Silveira

Wanda Palhano e Cecy Palhano

Soraya de Palhano e Siria Asfor Rocha

Réveillon Ideal Clube Ana de Palhano, Gabriela Palhano, Soraya de Palhano, Lara, Suely Adeodato, Eduardo Palhano com Monic e Sophia

Sâmia e Amarí lio Cavalcante com Amarí lio Neto e Amanda Lima

Luisinho Magalhã es e Amarí lio Cavalcante

Beth, Isabelle e Osmar Delboni

Kal Aragã o e Ana Caroline

Totonho e Elusa Laprovitera

Elenilton Jorge e Alcimor Rocha

Gerardo Santos e Fá tima Carneiro

Marí lia e Sé rgio Esteves

Page 6: Linha Azul 22/01/2016

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 22 de janeiro de 2016 6

Grupo de Farmácias Pague Menos já de� niu datas e local de sua anual promoção, 11° Encontro de Mulheres, que acontecerá de 21 a 24 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, tendo como tema De Coração pra Coração, certamente com grande atriz Eva Wilma como garota-propaganda.

n n n Tendo deixado Ministério da Fazenda, no gover-

no de José Sarney, com a in� ação em ritmo galo-pante, atingindo quase 90%, será que seria Maílson da Nóbrega a pessoa mais indicada para a� rmar que ‘’o Brasil deu certo?”

n n nQuatro mil é o número de foliões que entusias-

mado presidente do Náutico, Pedro Jorge Medeiros, espera levar aos salões do Náutico, próximo dia 30, para a edição 49 do Carnaval da Saudade, reveren-ciando Orlando Silva, o ‘’Cantor das Multidões”, e, tendo como tema 100 Anos do Samba, com a or-questra Brasas Seis já elaborando eclético repertório.

n n nLivro ‘’Nas Ondas da Tupinambá”, de 300 pá-

ginas, que César Barreto autografa, em maio, no Náutico, relatando 30 crônicas lidas por ele, em seu programa dominical, terá prefácio do jornalista maranhense Saulo Barreto, enquanto orelha caberá ao radialista e poeta Pedro Sampaio.

Agora, vou te contar...

“Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu � m são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25)

Eveline Pedro Jorge Medeiros, anfi triões de mais um Carnaval da Saudade do Náutico Fabíola e Alcimor Rocha comandam nostalgia, hoje, e

Momo infantil, amanhã, no Ideal

Na passagem da noite de São Silvestre, Francisco e Mazé Coelho anfi trionaram expressiva noitada na pas-sagem do Ano Novo, em seu bem instalado apartamen-to, com linda vista e de frente para a Avenida Beira Mar

Comemorando a posse do desembargador Francisco Mar-tonio Pontes de Vasconcelos, o amigo desembargador do TRT Durval Maia e a Dama do Bem Rossana Brasil Kopf

Karísia e Luiz Pontes, que hoje ingressa no rol dos sessentões

Giro Social

Conversinha de pai e fi lha - I

Altinhos & baixinhos

Ar da felicidadeFestivo grupo

Com Fernanda Aguiar tratando da organiza-ção, presidente Vitória Philomeno comanda, próxima quarta, no Sa-lão Macambira, do Ideal, primeiro encontro, este ano, do grupo Acad.

Tomam a rota de Lis-boa, domingo vindouro, Gládia e Luiz Girão, um dos pioneiros do setor de lacticínios.

Com � lhas Olívia e Vitória, Marcela (nas-cida Cabral) e Rodrigo Carvalho fecham tempo-rada de férias nos States próxima terça.

Figura pouco circu-lante, Rosimar Gurgel (viúva do saudoso Fer-nando da Mecesa) abriu exceção, esta semana, baixando, terça, no Ideal, para amigas cantarem Parabéns pra ela.

Temporada, decidi-damente, promete, em termos de exposições, tem para todos os gostos.

Senão, vejamos. No Museu de Arte da UFC, desde a última quarta, indo até 29 de fevereiro, tem O Objeto e a Ima-gem - Um diálogo em preto e branco.

Tem mais: Uma Pausa em Pleno Voo, aberta também na quarta, no Centro Cultural Banco do Nordeste, além de Quem é o Homem do Sudário, que pode ser vista até 28 de fevereiro, no Shopping Parangaba, entre outras.

Após uma quinzena européia, lojista Ana Paula Daud e marido médico João Cateb nova-mente na terrinha.

Terá como cenário o endereço de Ana e Antônio dos Santos, hoje, o almoço-folhinha de Camila Cavalcante.

Rochelle e Franco Bo-norandi hospedam, em seu endereço de Miami, Walder Ary.

O 9º Corredor Sonoro apresenta: Saudades do Dimenor, no bar Fun 4 You, na Praia de Iracema, amanhã, às 22 horas, com vários grupos de rap.

Pequenininha, de camisolinha rosa, quatro aninhos e uns quebrados, quase cinco. No banhei-ro, havia um banquinho que ela empurrava até a beira da pia para subir e poder alcançar a torneira. Ali ela estava, com seu cabelinho liso preto e sua mordível bochecha branca, escovando seus dentes com a ajuda do pai. Ele a abraçava por trás com a mão em volta do seu corpinho e, com a direita que lhe sobrava, ajudava no vai e vem delicado da escova de dente, prévia e generosamente untada com pasta com cheiro de chiclete.

Foi quando ela teve coragem de falar. Olhou para ele com � rmeza queixosa e disparou baixinho:

- Paaaai, ....Eu queria ser sua � lha adotiva. Pelo amor de Deus! Ele chegou a duvidar que

estivesse ouvindo aquilo mesmo. Aquela miniatura de gente, que poderia àquela época ser considerada um clone da mãe, estava certamente impactada com a permanente celebração da adoção de sua irmã mais velha, mulata dos olhos amendoados. O homem estava preparado para enfrentar eventu-ais desa� os por ter uma família tão colorida e de origem diversa, uns de sangue outros de coração, todos de alma. Mas estava mais preocupado com eventuais questionamentos da pretinha que lhe chegara magicamente à vida e não da branquela que lhe surgira da forma mais tradicional. Naquela família – lhe pareceu – o grilo estava invertido.

Sentiu-se recompensado por aquela pergunta, passado o susto. Pensou que, naquele lar, a adoção não se dava em silêncio complacente, nem se en-volvia nas folhas pegajosas do mistério. Era grita-da, falada, cantada, vivida, en� m. A pequena viu a festa e desejou ser o motivo de igual júbilo. Queria ser ela também a coisa diferente que mexia com as pessoas e as deixavam com a voz embargada de vez em quando. E agora, naquele banheiro, na fruição da intimidade mais gostosa entre pai e � lha e � lha e pai, cobrava este feito. Como responder?

As conjecturas que nos atropelam nas angús-tias se produzem em frações esmigalhadas de segundos. Feita a pergunta, toda esta ordem de sentimentos e sensações se fez à mente instanta-neamente, num só fôlego. Sua resposta sai numa velocidade inacreditável, num raio de lucidez em dia de céu escuro. Pumba!

- Mas � lha, você é minha � lha adotiva!Caramba! A cabecinha da pequena quase se

enrolou. Tinhosa e espontânea, não se deixou abater pela estratégia evasiva do marmanjo e exigiu esclarecimento sem demora. Não sairia da sinuca tão facilmente, nosso varão.

- Mas pai! Eu não sou sua � lha ‘bisológica’?Xeque. Explica aí ó grande sapiente, espertão.

Ela sabia que tinha nascido da barriga e que a mana havia chegado de outra fonte, já lha havia sido devidamente contado, com recurso à história de castelo, princesas, príncipes e até sapo. Se ela era da barriga é porque era bisológica, com todas as letras! Todavia, o sujeito parecia ter uma carta na manga, daquelas sopradas pelo imponderável. Riu-se um pouco daquela criaturinha e, com muito carinho, a puxou inteira para seu colo e disse:

- Você, meu amor, é minha � lha biológica sim. Mas todos os dias eu te levo para o colégio, te pego no ballet, no sábado a gente vai ao clube e na praia, brinca de casinha e de lobo mau. Quem faz essas coisas com você?

A garotinha olhou para cima, com olhos de pen-sar, meditabundos. Era aquele pai ali, o seu, que fazia isso tudo mesmo. Então respondeu a resposta que ele queria: você. Ouvindo isso, pode arrematar sua conclusão para o enigma da adoção do � lho biológico.

- Então! Eu te amo tanto que te adotei. Eu te adoto todo dia. Te adoto quando você acorda, quando faz o dever de casa, quando a gente viaja para a casa da vovó, quando dou bronca, quando preparo banana com nutela pra você. Eu de adoto todos os dias!

Pronto. Xeque –mate. Tudo resolvido. A bone-quinha o abraçou bem forte, forte mesmo, com os bracinhos apertando seu pescoço e o rostinho co-lado com o seu. Uns cinco beijinhos com barulho ela deu no rosto homem sem perceber a lágrima tímida que lhe escapara impunemente. Pai e � lha adotiva de verdade, por opção, por atitude, por amor. E foram dormir.

Sávio Bittencourt — com Maria Rafaela Toledo

Ainda comemorando grande sucesso que foi o (sempre elegante) Baile de Réveillon, Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo do Ideal, pre-sididos, respectivamente, por Amarílio Cavalcan-te e Alcimor Rocha, promovem, hoje, show (dos melhores) com o renomado grupo Demônios da Garoa, levando ao clube, no mínimo, três gera-ções, certamente, puxada pelos, digamos, ‘’mais antigos”, enquanto que, amanhã, será vez da gurizada também se divertir, e, logo, em ritmo de Momo, com o (já) tradicional ‘’Carnaval Pais & Filhos”, sob os acordes d’Os Brasas.

Envolvendo o ensino de técnicas de medi-tação, relaxamento e respiração, com uso de conhecimentos ancestrais adaptados à realidade atual, o curso “Arte de Viver: como ser mais feliz através da respiração” está acontecendo, desde ontem, encerrando-se próxima segunda, no Instituto Gaia, promovido pelo programa da organização internacional Arte de Viver.

Com um jantar festivo, dia 15 de fevereiro, no Barbra’s Éden, o grupo Princesa do Norte, de Sobral, festejará seus 35 anos de existência. Entre as coordenadoras do evento, Graça Maia, Socorro Sampaio, Maria da Graça Monte Coe-lho e Vânia Façanha.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

ano, do grupo Acad.

Tomam a rota de Lis-

próxima terça.

Parabéns pra ela.

tem para todos os gostos.

Senão, vejamos. No

preto e branco.

Parangaba, entre outras.

Após uma quinzena

Walder Ary.

O 9º Corredor Sonoro

Page 7: Linha Azul 22/01/2016

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Dilma e os Ferreira GomesO ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes,

já apontado pelo presidente de seu novo parti-do, o PDT, como pré-candidato à Presidência da República, em 2018, vai se cacifando, mais e mais, a cada dia, para a vaga, podendo contar, inclusive, com o apoio da presidenta Dilma. E não é para menos, a� nal, ninguém mais que os irmãos Fer-reira Gomes, a exceção do PCdoB, tem demons-trado tanta lealdade à presidenta, na defesa de seu mandato, nem mesmo a companheirada do PT.

Em recente entrevista coletiva, Dilma chegou a a� rmar a jornalistas que aceitava de bom grado as críticas frequentes e contundentes de Ciro ao seu governo por um motivo inusitado: porque Ciro é especial. Ciro, ao mesmo tempo que tece críticas, convida Dilma, uma ex-brizolista, a participar da Convenção do PDT onde será rati� cada a rejei-ção ao processo de impeachment e será prestada homenagem ao fundador da legenda, o ex-gover-nador Leonel Brizola.

Nunca é demais lembrar que também ex--governador do Ceará, Cid Gomes, irmão do presidenciável, foi um dos que chegaram a sugerir que Dilma deveria deixar o PT, quiçá para retor-nar a sua antiga legenda ou mesmo para se manter equidistante da política partidária, como uma das maneiras de buscar a neutralização do processo de impeachment. O fato é que os Ferreira Gomes e Dilma parecem estar, a cada dia, mais próximos.

Energia solar. O ex-governador Cid Gomes vai implan-tar, em Sobral, uma planta de energia solar. O sócio dele no negócio de 100 milhões de reais é o Alexandre Grande-ne. O dinheiro dele, isto é, a parte dele, foi financiada pelo BNDES.

Jorrando. Depois de um ano de seca, a bica do Ipu voltou a ter água. As fortes chuvas acabaram com os diques no alto da Serra Gran-de, e a garapa des-ceu. Beleza pura.

Perguntar não ofende: Vão fechar a rua que passa na frente do IJF cen-tral. Vão construir o anexo do outro lado da rua, no estacio-namento. E, pra não criar um pepino a mais, motivos quais não fazer um túnel pra manter a rua? Entre os dois, fica um espaço de con-vivência, embaixo um túnel de passa-gem de veículos e uma ligação aérea entre os dois pré-dios, tipo uma pon-te. É só mergulhar na esquina e sai lá nas caixas d’água, depois da Senador Pompeu. Ora, ora, ora...

Sugestões razoá-veis. Para o jurista Erionaldo Cruz, especialista em Direito Eleitoral, existe uma maneira prática e barata de se impedir a reelei-ção de vereadores incompetentes, a começar por Forta-leza. Bastaria postar nas redes sociais os nomes desses edis e as suas respecti-

vas performances, atuação na tribuna e quantidade e im-portância de suas proposituras.

É seca ou não é? Previsões “quase” desarrumadas. O que disse a Fun-ceme? É seca. O que disseram os Profetas da Chuva em Quixadá? Cho-ve. Tá chovendo, mas aí neguim fica secando dizendo que é pré-estação.. Pé-estação é uma mulher com TPM, ora pois!!!

Aplausos para a UFC! A nossa velha e respeitá-vel Universidade Federal do Ceará continua sendo um dos nossos motivos de orgulho. Agora mesmo, ela conse-gue ser a segunda do País em termos de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada – SISU, com quase 170 mil estudantes inscritos.SementeEsse resultado da UFC é a semen-te plantada pelo professor Martins Filho, frutificando em plena crise!

Oremos! Nada mais sinistro do que o mais recente relatório publicado pela Organização Internacional do Trabalho, a respeito do desemprego no mundo. Segundo a OIT, a quantida-de de pessoas fora do trabalho, só em 2016, já é de 2,3 milhões. Mas, o pior, nesse episó-dio, é que o Brasil “contribui” com 30% desse total, ou seja, 700 mil de-sempregados.

“O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos.” (PROVÉRBIOS CAP.16, VERS.28)

Edmundo Junior e Nelson Sales

Guirlanda Ponte, Glaucia Andrade e Daniela Ponte

Daniela e Samuel Fiúza

Lia Pinheiro e Vaderson Aquino

André Macatrã o Denise Pontes Bruna Belé m e Wesley Safadã oFlá via e Daniel Simõ es

Wesley Safadã o

Daniela Fiúza e Jé ssia Lobo

Rafael Neves, Pedro Berison, Tercia Matos,Thiago Guedes

Joã o Zattar, Fábio Makaron, Vinicius Leite

Sandra e Livino Sales

Wesley Safadã o e Joã o Zattar

Thyane Dantas e Wesley Safadã o

Erivan Ferreira, Patricia e Danilo Dias e Francisco Campelo

Jorge e Jamile Cambraia

Felipe Rocha, Cláudio Silveria e Paula Sampaio

Brinde

Lançamento

Jantar

Tendo como palco o Colosso Lake Lounge, aconteceu, durante show de Wesley Safadão, o lançamento da nova Skol Beats Spirit.

O promoter Francisco Campelo articulou jantar, que a loja Aliança de Ouro realizou, reunindo os clientes da linha Cartier Lunettes. No evento, os clientes tiveram o prazer

de saborear o conhaque Louis XII e a champagne Taittanger.

FOTOS DIVULGAÇÃO

FOTOS DIVULGAÇÃO

Page 8: Linha Azul 22/01/2016

C M Y K

Logo mais, na boquinha da noite, estarei no Shop-ping Benfica, para participar do júri do Benfolia, que inicia hoje. É mais uma vibrante ini-ciativa da direção do shopping, que sempre prima por grandes realiza-ções.n n n

O Bloco “Con-centra Mas Não Sai” estará animan-do a super noitada.n n n

Circulou na cidade em tempora-da de férias hóspedes do majestoso Othon Palace, a bonita Vera Lúcia Ca-melo Neri que foi Miss Ceará de mui-to sucesso, com o marido engenheiro Carlos Neri e o � lho caçula Bruno. Eles residem na Capital Federal.

n n nMaria Simões Nogueira mo-

vimentou almoço no Regina Di-ógenes em torno das amigas do Consórcio Harmonia. O Tia Emir, não aconteceu por motivo de força maior.

n n nMarco Jorge e Cecília felizes com

o sucesso do seu restô Cotidiano que foi inaugurado na Dias da Ro-cha, onde está bem frequentado.

n n n

Vem aí “As Mulheres Cinco Estrelas”, com jantar no Buffet Sérgio Carva-lho. Entres elas, Mirtes Antunes, Célia Leite, Ana Paula Cruz, Ka-rina Sampaio e Zeneida Rolim, já confirmadas.n n n

Já no Rio de Janeiro, Fátima German com Amarildo Mi-res. Na sua au-sência a mana

Damy cuida de suas lojas.n n n

Finalmente, hoje, às 19 horas, marca a inauguração do mais novo Hospital São Camilo-Cura d’Ars, na Rua Nogueira Acioly.

n n nParabéns, hoje, para Luiz Pontes,

João Santa Cruz, Armando Dióge-nes e Natália Lage.

n n nAmanhã, recebem cumprimentos

Ângela Gutierrez, Daniela Ma-chado, Eduardo Feitosa, Jucineide Fernandes e Regina Bezerra.

n n nNo domingo, mudam o calendário,

Júlio Ventura Neto, Manoel Holan-da, Marina Oliveira, Milton Moreira Filho e Paulo Sérgio Silva Santos.

Festival no Shopping Benfi ca começa hoje

A importância quem dá ao outro é você...

Se signifi ca ou é insignifi cante

Autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16: 09)

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Aniversaria segunda, Luciana Aragão, fi gura querida em sociedade, e aparece com as netas Lara e Clara Frota

A charmosa e elegante Irene Mota nos acon-tecimentos da nossa sociedade

Com muita afetividade......foi a comemoração do aniversário do fotógrafo Iratuã Freitas,

festejado no Al Paso. Uma noite agradável, onde as pessoas de bem com a vida se encontraram para homenagear ele, que fotografa as personalidades da nossa sociedade para a minha coluna e para o Linha Azul. Confi ra a cobertura completa na

próxima semana neste caderno.FOTOS LARISSA OLIVEIRA

Franzé e Ana Moraes com Iratuã Freitas

Heloisa Helena e Fá tima Salles

Ângelo Brayner, Iratuã Freitas e Giacomo Brayner

Tereza Pontes, Selma Cabral, Zuleika Catunda, Nilza Parra e Priscila Cavalcanti

Ricardo e Sandra Palhano com Iratuã Freitas

Vera Lú cia Camelo e Flá vio Torres

Beth Delboni e Mirtes Antunes

Iratuã Freitas, Martiniano Jú nior e Solange Palhano