caderno linha azul 15 de agosto 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 15 de agosto de 2014 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (HEBREUS 11 : 6) LANÇAMENTO Paulo Matta, que no clic aparece com o cantor Marcos Lessa, lançou a oc- togésima sexta edição da Revista Revista Exotic - Vip & Gourmet e o anuário. Pág. 5 ALMOÇO SKAL Em mais um almoço realizado pelo SKAL, o Cel. Francisco Austrgésilo, a pre- sidente do SKAL, Priscila Cavalcanti, e Valmir Torres. O encontro animado pelo show man Guilherme Silva, teve muitas homenagens e aconteceu no Centro de Eventos dentro da feira empreender do SEBRAE. Pág. 2 MESA AO VIVO No coquetel de lançamento do reality show gastronômico Mesa Ao Vivo, as presenças de Ricardo Castilho, Luiz Gastão Bittencourt (anfitrião), Georges Schynid e Ana Cláudia Martins. Pág. 4

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 02-Apr-2016

232 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 15 de agosto 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 15 de agosto de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

LANÇAMENTO

Paulo Matta, que no clic aparece com o cantor Marcos Lessa, lançou a oc-togésima sexta edição da Revista Revista Exotic - Vip & Gourmet e o anuário.

Pág. 5

ALMOÇO SKAL

Em mais um almoço realizado pelo SKAL, o Cel. Francisco Austrgésilo, a pre-sidente do SKAL, Priscila Cavalcanti, e Valmir Torres. O encontro animado pelo show man Guilherme Silva, teve muitas homenagens e aconteceu no Centro de Eventos dentro da feira empreender do SEBRAE. Pág. 2

MESA AO VIVONo coquetel de lançamento do reality show gastronômico Mesa Ao Vivo,

as presenças de Ricardo Castilho, Luiz Gastão Bittencourt (anfitrião), Georges Schynid e Ana Cláudia Martins. Pág. 4

Page 2: Caderno Linha Azul 15 de agosto 2014

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom e J. Júnior.

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• Faz parte da caminhada de todos buscar uma forma tranquila de conduzir o cotidiano. Li esse texto no site Páprica Doce, de Brah-ma Kumaris e, acredito faz todo o sentido. Leia: “Sem qualquer aviso prévio, testes e obstruções surgirão para aqueles que estão arrumando a casa interior. Não fi que surpreso com os acontecimentos. Não tenha medo. Continue caminhando com coragem, você não está sozinho. Para cada passo que... dá, você recebe milhões de passos de ajuda. Se até o solo infértil pode produzir frutos após uma boa adubação, por que você, mestre autoridade todo-poderosa, não poderia transformar qualquer difi culdade no trampolim da vitória?’’. Eis, portanto, um empurrão pra quem pensa que não vale a pena viver.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Hoje, peço permissão ao leitor para falar so-bre um amigo, fugindo um pouco da etiqueta social, embora que sendo a amizade um tema universal, cabe em qualquer crônica e é ele-gante destacar a nobreza dos nossos amigos.

E agora José? Não existe dor, não exis-te saudade, não existe ausência, não existe nada... Só existe um vazio imenso e dentro deste vazio a procura por alguém tão amado e que inesperadamente partiu. E agora José? Foi esta frase tão desprovida de resposta a única que me chegou à lembrança para pran-tear tua partida.

Frase sem argumento, desguarnecida de propostas, implicando em incógnita e total-mente sem saída.

Sinto-me à beira de um abismo, cabeça to-talmente vazia, almejando uma gota por menor que seja de sabedoria e não consigo porque não tenho como também não possuo lágrimas para prantear esta ferocidade que tal qual um meteoro privou-te de nosso afeto e de tua pre-sença tão querida para sempre.

Lembro-me de nosso primeiro dia de aula na Faculdade de Direito. Sentaste ao meu lado e perguntaste: posso fi car ao teu lado?

Tão jovem! Quase um menino. Sorriso fácil. Inteligência fértil. Conselheiro nato procurava a lógica de tudo. Vaidade inexistia em tua pessoa, só a família e os amigos alimentavam teu ser.

Criança com alma de velho. Amavas antigui-dades e derivaste para o antiquariato, amavas a tradição, a realeza, tudo que se relacionava com a história e com a marcha do tempo que qual um carro de boi segue para frente, porém na poeira da estrada vai deixando sua história.

E agora nem tua pessoa tão cativante, fazer o quê? Há pouco quando perdeste (o pai que conheceste) disseste-me: “eu nunca pensei que amava tanto o Osmar e jamais pensei que iria sentir esta falta tão grande”. E agora, como suportarmos tua falta? Ainda eras quase uma criança, era cedo demais para deixares teus familiares a quem tanto amavas.

Fiquei órfã de um amigo querido, quase um irmão, de coração puro que não se contaminou com a maldade, cobiça e inveja do mundo.

Continuo com a mesma pergunta sem ob-ter resposta: E agora José? Perdi meu amigo, conselheiro, minha criança querida!

ROCHA NETO (ROCHINHA)

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 15 de agosto de 2014

SKAL EMPREENDEDORPriscila Cavalcanti, presidente do SKAL Fortaleza, recebeu seus associados e convidados vips dentro do megaevento Feira do Em-

preendedor em parceria com o Sebrae-CE. A programação fórum espetáculo com apresentação do mágico Efl em, atração musical do show man Guilherme Silva e muitas homenagens com o troféu SkalAções35. Vamos ao zoom fotográfi co do Carlos Bentivi.

• ARTE - Arte - O projeto “A Escola Vai ao Cinema” lança hoje, dia 15, a sua sétima edição na cidade de Sobral. Desde 2007, mais de mil sessões já foram lançadas com um público de 80 mil jovens.

• OPORTU-NIDADE - Com o tema, “Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho”, o 1º Concurso de Fotografi a da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental pror-rogou inscrição até hoje pelo site www.teatrotranscendental.com.

• LUTA - Para lançar o Outubro Rosa 2014, que acontecerá no dia

19 de outubro, a Associação Cearen-se das Mastectomi-zadas -Toque de Vida promoveu desfi le “De bem com a vida”, na semana passada.

• CHANCE - O Tribunal de Contas do Estado do Cea-rá (TCE-CE) realiza-rá concurso público para 47 vagas. O lançamento do edital deve acon-tecer ainda neste semestre.

• APRENDER - A Comissão de festas juninas do Conjunto Ceará promove curso em capacitação profi s-sional para jovens a partir de 16 anos. Patrocínio do BNB. Grátis. Informações 997766520.

Fenelon Gonçalves recebendo a comenda Ska-lAções35

P.C entregando o troféu a Selma Cabral, repre-sentando o deputado Antônio Balhmann

Cantor internacional show man Guilherme Silva

Fátima Duarte, Selma Cabral, Silvana Frota e Juniar Ellyan

Epitácio Vasconcelos, Circe Jane, Fernando Castro Alves e Fernanda Gomes

Valmir Rosa Torres, coronel Austregésilo e Lêda Maria

Neidiana e Marcos Valle, P.C e Cláudio Ary

P.C entregando o troféu SkalAções35 para a presidente do SINDIEVENTOS-CE, Circe Jane

Priscila Cavalcanti entregando o troféu SkalA-ções35 para o deputado Sérgio Aguiar

Discurso da presidente do SKAL Fortaleza

Epitácio Vasconcelos e Edmilson Rodrigues

P.C, Ivana Bezerra e Montiele Arruda

Solange Palhano e Regina Mindelo Jereissati

Coronel Austregésilo, Priscila Cavalcanti (P.C) e Valmir Rosa Torres

Apresentação do mágico Efl em

Evelyne Barbosa recebendo mimo da presidente P.C e da skalega Selma CabralParabéns dos aniversariantes do mês

Selma Cabral, Régis Medeiros e P.C

Sérgio e Mônica Aguiar e Priscila Cavalcante

P.C, Lucília Loureiro, Virgínia Barbosa, Lêda Maria e Selma Cabral

Fátima Duarte, Montiele Arruda, P.C e Selma Cabral

P.C, Régis Medeiros, Ivana Bezerra e Darlan Leite

Selma Cabral, Edgar Sá, Pedro Carlos Fonseca e P.C.

P.C entregando o troféu a Marta Campelo

P.C entregando a comenda SkalAções35 ao cantor internacional show man Guilherme Silva

Page 3: Caderno Linha Azul 15 de agosto 2014

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 15 de agosto de 2014

LINHA AZUL

“A quem tenho eu no céu senão a ti [Deus]? E na terra não há quem eu deseje além de ti” (SALMOS 73.25)

O presente enviado pelo advogado e pianista Ricardo Bacelar de seu espetacular CD, IN Natura, fez com que a tristeza de meu âmago amenizasse nestes dias

Eduardo Campos uma jovem liderança que partiu e deixa o vácuo em nossa política

n “NOS ÚLTIMOS dias do mês de julho em um bate-papo com meu filho afirmei: “Vai começar o mês de agosto, um mês pesado, não gosto dele”, na mesma hora ele me levando na brincadeira afirmou: “Mãe deixa de besteira, agosto é um mês como outro qualquer, acontecem tragédias e morre gente durante todo o ano”. Como estava apressada, não fundamentei minha assertiva, ouvi, dei uma risadinha sem graça e pensei: “fazei-me que não aconteça nada neste mês”.

Não faço parte da turma de Roberto Carlos, que não gosta de gato preto, não passa de baixo de uma escada... e só usa roupa branca e azul, o cantor é altamente supersticioso. Porque não gosto de “august”? Vivenciei tragédias e grandes aconteci-mentos que marcaram minha infância, juventude e não me sinto nada bem neste período. Procuro es-quecer estes meus pensamentos, pois tenho pavor de gente pesada. Vivo meus dias normalmente neste período do ano, mas sempre acontece o fato que comprova minha afirmação.

Apesar de não ter nascido na época de alguns fa-tos que marcaram a vida dos brasileiros, e meu pai, minha mãe terem falado muito sobre estes momen-tos, em minha infância, acabei sentindo de verdade as mortes de grandes líderes que fizeram história como também personalidades do mundo artístico: O suicídio do presidente Getúlio Vargas, no Palácio das Laranjeiras, Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto de 1954; a renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961; a morte de Juscelino Kubitschek (sou uma de suas grandes admiradoras), em agosto de 1976; no mundo da música, o desaparecimento, em 16 de agosto, do adorado cantor Elvis Presley; O desaparecimento do político Miguel Arraes, em 13 de agosto de 2005, (avô de Eduardo Campos); o suicídio recente de um dos mais brilhantes ar-tistas de sua geração Robin Williams e agora, em 13 de agosto, desaparece em um trágico acidente de avião, a jovem liderança política pernambucana e candidato à presidência da República, Eduardo Campos, junto com mais quatro assessores e dois comandantes da aeronave.

Não me sai da cabeça os olhos azuis de Eduardo

NotasSOLANGE PALHANO

[email protected]

MORTE DE EDUARDO CAMPOS

VALE A PENA LER

CONTRA A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

MÊS DE AGOSTO

n OS CANDIDATOS, em respeito à morte e ao sen-timento dos brasileiros e familiares de Eduardo Campos, paralisaram suas campanhas, mas o que me deixou per-plexa foi o comportamento de alguns jornalistas. Teve um apresentador do jornal da TV Bandeirantes que afi rmou que, mesmo que tenham acontecido as sete mortes, a coisa mais importante é o nosso País, por isto a campanha não pode parar e tem que ser logo decidido quem substituirá o cargo de candidato a presidente da República pelo PSB.

n VALE A PENA ler a obra O Enigma Maria Madale-na, de Gerald Messadié. Texto provocador e inaceitável por católicos praticantes. História da reconstrução das cenas do cotidiano de Jerusalém, sob o domínio romano, com a textualização das relações de poder entre os domi-nadores romanos e os poderosos sacerdotes de Sinédrio judaico. Tenta provar o relacionamento entre Maria Mag-dalena e Jesus Cristo. Uma das “santas mulheres” que salvou o homem que amava da morte.

n A ORDEM dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB – CE), foi a primeira Ordem do Brasil a se posicio-nar contra a sugestão popular para regulamentação do uso recreativo da maconha, que poderá virar Projeto de Lei no Senado. A proposta está sendo discutida na Co-missão de Direitos Humanos do Senado, com relatoria do senador Cristóvam Buarque.

Mrs. and Mr. Finan

Denis e Margareth Bombonatti

Prof. Efanoel da Silva e profa. Fá tima Sampaio com o pai do noivo

Felipe Pompeu, Emanuele Finan e Disney Filho

Chef Faustino, que assinou o menu da noite, com os noivos

Um brinde à vida!

Prof. Timothy Finan, Noivos e Luiza Maia

Father and Son Casal Finan

Baltazar Neto e Conceiç ã o com Tim Finan Raimundo Ferreira Filho, Roberto Claudio, e Hé lio Barros

Ana Maia, Mrs. and Mr. Finan e Don Nelson

Cerimonialista Má rcio Correia e Casal Finan Conceiç ã o ladeada pelo filho e noras

O Restaurante Frederico foi o local escolhido por Emanuela e Padric Finam para a cerimônia de troca de alianças do casal. Márcio Correia assinou o cerimonial do evento.CASAMENTO

Campos, a sua alegria de viver, a sua obstinação por tentar fazer através da política um Brasil me-lhor, um conciliador que tinha trâmite em todos os partidos e, com sua juventude, marcava a era de novas lideranças políticas de nosso País. Eu, como todos os brasileiros, fiquei com o coração apertado após o meio-dia de quarta-feira quando foi anun-ciada a morte do candidato à presidência da Re-pública pelo PSB. Não me sai da cabeça a imagem do rosto de seus filhos e de sua esposa em um VT, parabenizando o pai Eduardo que, no último dia 10, aniversariou e, neste treze na mesma data de seu avô, partiu para outra vida.

Agosto, período que me deixa encucada porque tantos episódios drásticos aconteceram nele.

Page 4: Caderno Linha Azul 15 de agosto 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

“A felicidade do escritor é o pensa-mento que consegue transformar-se completamente em sentimento, é o

sentimento que consegue transformar--se completamente em pensamento”.

Thomas Mann, escritor alemão, 1875-1955.

Tenho uma pilha de livros, mais ou me-nos ordenada, para leitura e posteriores co-mentários. Entre esses fi gurava a pendência, não da leitura já feita, mas de um simples escólio,sobre a atividade literária de Juca Fontenelle, cidadão, chefe de família e pro-fessor na cidade de Viçosa, terra de Clóvis Beviláqua, na benfazeja Serra Grande. Sobre “Viçosalianas” muito já foi dito, mas destaco o que o advogado José Feliciano de Carva-lho, admirador e primo do criador, escreveu na Apresentação do livro: “ ...considerando o profundo apreço que sempre tive à moral e ao intelecto do encomiado autor, que foi inesque-cível professor e, por isso, responsável pela minha formação cultural, nos primeiros tem-pos de minha vida. Neste comenos, atentei para a acuidade do autor, tanto histórica como estilística, nas crônicas e nos discursos que compunham a obra, ressaltando a pureza da linguagem e o domínio do idioma”.

Feliciano de Carvalho, por sua persona-

lidade e bagagem cultural, tem estofo para fazer juízo de valor sobre a obra de Juca Fontenelle. Mas, nas orelhas da publicação editada pela Expressão Gráfi ca, 2010, há manifestações outras que endossam as pa-lavras do apresentador. Na crônica “Quatro de Março”, Juca Fontenelle mostra, de sobe-jo, conhecimento da sua cidade, da história do Ceará e narra com maestria o acontecido, para os tempos de hoje, no longínquo 1935: “Foi algo tão inusitado na história de Viçosa, que passou a ser denominado simplesmente de ‘quatro de março”. E, quando se referia a isso, havia duas hipóteses, realizando-se fa-

talmente uma das duas, senão ambas: Uns fechavam o cenho, num ato de mal disfarçado desagrado, enquanto outros apenas dissimu-lavam um sorriso sarcástico. Antes que a po-eira do tempo encubra tudo, vamos registrar neste livreto, um resumo dos acontecimentos desse dia. Na pacatez de Viçosa de então, corria tranquilo o Ano da Graça de 1935. Nem tão tranquilo assim, se considerarmos que era um ano eleitoral. Era então o que se costuma chamar de paz dos pântanos, isto é, pacífi -ca é apenas a superfície, porque abaixo dela qualquer coisa, há um oceano de agitação”.

Bastaria o trecho acima para se notar a narrativa escor-

reita da escrita de Juca Fontenelle, mas faço

questão de qua-

se completar o fato: “Salvo engano, governa-va o Estado do Ceará, o Interventor Federal Felipe Moreira Lima, Ofi cial do Exército nome-ado pelo ditador Getúlio Vargas em sucessão ao dr. Fernandes Távora, que renunciara, ante a avalanche de paixões demonstrada por correligionários que na Oposição não haviam manifestado tamanha voracidade por cargos e posições (algo como o que ocorre hoje, não é coincidência alguma...)”.

Poderia ir mais longe para destrinchar a his-tória, que fi ca inconclusa, mas já deu para o leitor perceber o atilado descortino do escritor e o seu conhecimento da realidade factual de um tempo pouco lembrado pelos historiado-res locais. Outro ponto que me alegrou foi a tentativa de dar ao leitor comum a oportunida-de de conhecer a etimologia de algumas pa-lavras não tão usuais na linguagem coloquial do povo.Além disso, deliciei-me com o “Diale-to Viçosaliano” em que destrincha o palavre-ado coloquial da terra com deformações de forma, própria dos poucos iniciados no verná-culo como alguns que Juca Fontenelle encon-trou em sua longa e profícua vida. Escrever é uma arte e isso fi ca demonstrado nos escritos que compõem essa obra póstuma. Tomo de Pedro Nava a frase: “A memória dos que en-velhecem é o elemento básico na construção da tradição familiar”.

JUCA FONTENELLE, VIÇOSALIANAS

JOÃO SOARES NETO

Escreve

MESA AO VIVO O presidente do sistema FECOMÉRCIO Luiz Gastão Bittencourt anfi trionou coquetel na sede do SENAC para o lançamento da

quinta edição do festival gastronômico Mesa do vivo, que trouxe como tema “Ceará: Um mundo em nosso quintal.

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 15 de agosto de 2014

LINHA AZUL

Natá lia Fernandes e Clá udio Ary

Sá via e Naugusto

Carlos Rocha e Felipe Palhano

Ana Clá udia Martins e Severino Ramalho Neto

Ludmila Castelo Branco e Juciana Gurgel

Manu e Lú cio Figueiredo

Luciane Albuquerque e Felipe Lima

Lara Lins e Adriano Melo

Celsa Marques e Francisco Ponte

Gisela e Herbert Vieira

Mestre de cerimônias Carla Soraya

Manuela e Cristiana Weyne com Mariana Marques e Izakeline Ribeiro Marisa Quixadá , Patricia Moreira e Edna Ramos

Maclau Bastos, Nilza Mendonç a e André a Fiú za Karliano Pereira, Ana Paula Sobral com Helena e Clá udio Silveira

Ricardo Castilho, Luiz Gastã o Bittencourt, Georges Schynid e Ana Clá udia Martins Thais Torres, Diana Moreira e Gizelle Mota Ivan Prado e Mariella Lazaretto

Circe Jane e Fernando Castro Alves

Luiz Gastã o Bittencourt fala aos presentes

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 5: Caderno Linha Azul 15 de agosto 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 15 de agosto de 2014

“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”ISAÍAS 1: 17

LANÇAMENTOO requintado e luxuoso Palace Bistrô, foi palco do lançamento do anuário da Revista Exotic Vip & Gourmet, do publisher Paulo

Matta. Em sua octogésima sexta edição, a revista traz em sua capa a bela e talentosa Maria José Lopes. Na prestigiada noite, também foi comemorado o aniversário do querido Paulo Matta. Gustavo Serpa, Paulo Matta e Itaquê Figueiredo.

LINHA AZUL

José Valdo, Paulo e Marta Peixe

Excelsa, Paulo Matta e Artur Costa Lima

Ricardo Acioly e Maria José Lopes

Paulo Matta e José Rangel

Vagna, Magno Muniz, Priscila Cavalcante, Paulo Figueiredo e Suzana

Gustavo Serpa, Natália Queiroz e Cristhiano Bezerra

Airton e Ana Cristina Mendonça

Gustavo Serpa, Paulo Matta e Itaquê Figueiredo

Marcos Lessa e Paulo Matta

Paulo Matta e Pedro Jorge

Linda Nunes, Regina Caracas, Paulo Matta e Nicinha Ferreira

Paulo Matta, Marilia e Márcio Crisóstomo

Nara Fialho, Regiane Rodrigues e Patrícia Costa

Vera Rocha, Aldisia Alves, Paulo Matta, Barreto e Barbara Busgaib

Carlo Magno, Paulo Matta e Rafael Maia

Sérgio Aguiar e Paulo Matta

Heitor Férrer e Paulo Matta

Tânia, Paulo Matta e João Jorge Vieira

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 20 de setembro de 2013

LINHA AZUL

“Todos os dias do afl ito são maus, mas o de coração alegre tem um banquete contínuo”(PROVÉRBIOS 15.15)

Por Yara Braune

As arquitetas Mariana Comelli e Carol Cabral Isabelle Morais e Icaraí Vasconcelos

Prof. Glauber Rocha, Elisa Lobo Rocha e Glaubinho

Leônidas Cristino Filho, Maria Esther Cristino, ministro Leônidas e Larissa Cristino

Pedro Jadir conhecendo a VenetoniJoseanne Câ mara e Má rcio Menezes

Ticianne e Daniel

Bianca Montenegro, Nicole Coelho, Rodrigo Campos, Ana Lí via e Suiane Albuquerque

Fabiana e Nina Coelho, Rosa Cláudia, Jaana e Johan Thoen

Marina Moreno, David Rondô nia, Thamyres Santos, Tassya Santos, Messias Brandã o, Jorge Sucupira e Jonathan Moreno

Jú nior Queiroz, Marí lia Pinheiro, Dilma Martins e Cliberto Pinheiro Mayara Araú jo, Júlia Pinto e Elson Magalhães

EVENTO NA ACIPOSSE E HOMENAGENS

A jornalista Adisia Sa foi empossada durante solenidade como presidente da Associação Cearense de Imprensa – ACI. Na mesma ocasião varios jornalistas foram homenageados.

Adi sia Sa , Newton Almeid, Luis Gerardo de Pontes Bri gido e prefeito Roberto Cla udio

Mesa de HonraAry Joel Lanzarim

Solange Palhan, Adi sia Sa e Wanda Palhano

Rejane e Auto Filho Wania Dummar e Edite Bringel

Walter Cavalcante e Cristiane Sales

Aure lio Gonç alves Ednilo Soarez

Wanha Rocha

Andre Azevedo, Toinha Rocha, Edilmar Norõ es, Demó crito Dummar e Carmen Lú cia Dummar

Osmar Dió genes

Wlater Cavalcante e Tin Gomes

Jose Ma rio Pinto e Jose Carlos Araú jo

Bate papo entre Roberto Cla udio, Ciro Gomes e Paulo Tadeu

Eduardo Fontes recebe da sua esposa Marineide homenagem Hermeto de Paula e Jose Valdo Silva

Newton Almeida e Albanisa Dummar

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 27 de setembro de 2013

LINHA AZUL

“Todos os dias do aflito são maus, mas o de coração alegre tem um banquete contínuo”(PROVÉRBIOS 15.15)

Por Yara Braune

Estilista Tales Macedo e equipe

Socorro Trindade

Zeze Jereissati e Jose Jorge Vieira

Balreis com Flavio Leiffimann e Gracy

Aurizete Dias, Loiola, Fatima German e Amarildo Mires

Renata e Regia Castro

Priscila Cavalcanti e Epitacio Vasconcelos

Islay Rangel e Valdeci de Lima

Felipe Adjafre e Paulo Matta

Suzana e Paulo Figueiredo

Haroldo e Jane Parente

Elano de Paula com sua esposa e o amigo Nilo Tabosa

Diego Gregorio e amiga

Cristiano e Rita Austregesilo com Lazaro Medeiros

Natalia Fernandes e Claudio Ary

Mariana Feitosa e Deodato Ramalho

Naty Feitosa e Adriel Rocha

Jose Valdo Silva e Marta Peixe

Lialda, Michael, Letícia e Leandro, com seus filhinhos

Jean e Milena Guidolin, Ricardo, Rose Pires e Letícia

Georgiana Portela com suas filhas Lia e Luzia

Fernanda Aragao e Raimundo, com filhos e sobrinha

Dana, Diana, Karine, Etinia e Cristina

Cloney Carrillo e esposa Dayse dos Santos

Amanda Pedrosa e Raquel Oliveira Iery, Ângelo e Isabela Nobrega

EXOTIC PEOPLEEditor e Publisher Paulo Matta lançou no Nautico Atletico Cearense mais uma edição da Revista Exotic People, mesma ocasião em que

comemorou os 20 anos da publicação. FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Ricardo Ochoa, Laura Ochoa Ló pez, Sônia Ló pez e Paula Ochoa Ló pez

Artur Ramalho, Mel Nogueira, Joã o Vitor Nogueira, Vanessa Leitã o e Petronio Leitã o

Vinícius Santos, Lucas Alves, Luiza Portela e Marcella Zaro

Esdras, Hilda, Luciano e Luciana

Rosinha Gomes, Raquel Dummar, Mona Lisa Gentil, Alessandra Aragã o, Alysson Aragã o e Goretti Cavalcanti

Marcello Neto e Raquel Bastos

Daniel Sí rio, Juliana Correa e Flá vio Lira

Joseane Camelo, Mario Sawatani e Alexandre Camelo

Alana Fontenelle, Mariana Nogueira e Carlos Henrique

Page 6: Caderno Linha Azul 15 de agosto 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 15 de agosto de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

MEMÓRIA RELIGIOSAA peça Frei Tito: vida, paixão e morte, escrita pelo tea-

trólogo Ricardo Guilherme no fi m dos anos 1980 e teve a primeira montagem encenada em 1992, continuará em cartaz aos sábados e domingos de agosto, às 20h, no Te-atro Sesc Iracema. O espetáculo, que foi menção honrosa no Concurso Internacional de Obras Teatrais do Terceiro Mundo da Organização das Nações Unidas, em 1987, é uma homenagem à memória e à luta do frade cearense, falecido em agosto de 1974, em Lyon, na França.

HUMOR EM FOCO

A sexta edição do Festival Nacional do Humor de Ma-ranguape ocorrerá no período de 22 a 24 deste mês, na Praça Capistrano de Abreu, com camarotes e barracas de alimentação, além de shows de humor e musical. A Casa do Chico Anysio também fi cará aberta ao público para vi-sitação de 10 às 17 horas nestes dois dias. No último dia do evento, haverá o Domingo da Criança, a partir das 17 horas, com contação de histórias e outras atividades direcionadas ao público infantil.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Até final deste ano, a rede Outback Ste-akhouse inaugurará sua primeira unidade no Ceará, em Fortaleza, com investimento de R$ 4,5 milhões. O restaurante funcionará no Shopping RioMar. • A edição 2014 do Feirão Limpa Nome, da CDL de Fortaleza, será realizada de 21 a 25 de outubro, na área de eventos do Hotel Marina Park. • Atualmen-te, apenas quatro estados do Nordeste possuem clubes de golfe oficiais, Bahia(com 6), Pernam-buco(2), além do Ceará e da Paraíba, com ape-nas um. • Pela primeira vez, o Ceará vai sediar o En-contro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, que acontecerá de 22 a 25 de outubro, organizado pelo Setor de Memória do TRT/CE. • Agendado para o dia 12 de outubro a inauguração da moderna fá-brica de torradas que o Grupo M. Dias Branco constrói na mesma área da Fábrica Fortaleza, na BR-116, em Eusébio. • Trânsito complicado com a instalação dos tapumes e obras tomando parte da ave-nida Bezerra de Menezes. Haja paciência!

PRIMEIRA LINHA

Fill Sete fotografa coleção Verão 2015, em Búzios, com a global Paloma Bernardi

n O grupo musical Eddie, do Recife, fará show em Fortaleza, próximo dia 28 de agosto, no Buoni Amici´s, no Centro Dragão do Mar.

n A 26a Convenção Regional das Unimeds ocorrerá na capital cea-rense no período de 20 a 24 de agosto, no Hotel Gran Marquise.

n A comédia Os Divor-ciados, estrelada por Hedla Lopes, Kadu Moliterno e Car-los Simões, estará em cartaz, amanhã, e domingo às 19h, no teatro do Shopping Via Sul.

n Marcos Saraiva as-sumindo a coordenação de Editoria do Interior do Jornal O ESTADO, além de escrever coluna em con-junto com Antônio Viana.

n Produtora Rejane Porto Cult detalhando o show romântico de Fábio Júnior e José Augusto, dia 23 de agosto, no Siará Hall.

n Emplacando 60 anos de colunismo social, Lúcio Brasileiro foi homenage-ado por alguns amigos quarta-feira, no Waikiki.

AO PONTO

Graça e Mauro Nogueira, do Recife, comemorando Bodas de Prata em Fortaleza, Shirley Fontenele e fi lha Luma Kelly, grifando 14 anos

Roberto Pergentino Maia e as queridas aniversariantes da temporada, Zeneida Rangel e Teresa Borges

João Porto e Conceição Guimarães, que festeja idade nova amanhã, no Fortim, em família

Mônica e deputado Sérgio Aguiar, agraciado com o troféu Skal Ações 35, ao lado de Priscila Cavalcanti, presidente da entidadeA paradisíaca cidade de Búzios é o cenário da

nova campanha Fill Sete Verão 2015, que tem Paloma Bernardi como garota propaganda, es-

banjando todo o luxo que a cidade atrai. A atriz global foi fotografada, no último fi m de semana, para a grife e vestiu peças que demonstram a ousadia e personali-dade que são marcas registradas da Fill Sete.

Com o tema “Jeans Paradise… o limite do melhor”, a coleção transmite uma atitude selvagem, mas com a su-tileza feminina. As peças, que trazem rendas, aplicações de pedrarias nas cores candy, pérolas, animal print realista e pedras preciosas, trabalham a urbanidade junto com o étnico. Assim, a feminilidade da mulher é revelada por uma “atitude jeans”. E como jeans cai bem em tudo, a Fill Sete não poderia deixar de incluir biquí-nis na coleção, que surpreende e encanta com estampas exclusivas e modelagem inovadora.

FILL SETE - Fundada em Fortaleza, em 1998, a marca nasceu com o objetivo de trazer o novo, buscan-do desenvolver peças que apresentem personalidade, criatividade e bom gosto. Atuando de forma estraté-gica no mercado de jeans do Brasil, a empresa é con-solidada no varejo e reconhecida nacionalmente pela qualidade, diversidade de linhas, campanhas publici-tárias e projetos de patrocínio.

Paloma Bernardi estrela Campanha Verão 2015 da Fill SeteA Fill Sete traz como garota propaganda da Cam-

panha Verão 2015 a atriz Paloma Bernardi. Quem está ao lado da atriz global, acompanhando todos os detalhes da produção, é a empresária Thaty Rabelo. O cenário paradisíaco escolhido para as fotos foi a bela cidade de Búzios, no Rio de Janeiro. Tendo como tema “Jeans Paradise”, a coleção de verão foi pen-sada com o intuito de abordar a moda com a sutileza feminina e a atitude selvagem.

Page 7: Caderno Linha Azul 15 de agosto 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• Analistas políticos não poderiam prever que a campanha eleitoral para a sucessão da presidenta Dilma Rousseff tomaria um rumo tão inesperado como o que deverá tomar nos próximos dias, com o falecimen-to prematuro e totalmente inesperado do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O cenário era dado como estável e caminhando para a reeleição de Dilma ainda no primeiro turno, já que os principais candidatos da oposição, Eduardo Campos e Aécio Neves não conseguiam empolgar o eleitorado como emissários do novo.

Esses mesmos analistas chegaram a afi r-mar que somente um fato extraordinário seria capaz de trazer mudanças radicais nesse quadro e parece que esse fato extraordinário se deu com o trágico acidente que levou a vida de Eduardo Campos, que embora esti-vesse em terceiro lugar nas pesquisas, tinha como vice a ex-ministra Marina Silva, consi-derada a única candidata capaz de ameaçar a reeleição de Dilma.

Embora prematuro para que sejam feitos anúncios, já que o país ainda está de luto, com a tragédia que ceifou a vida de Campos (e de mais seis pessoas que estavam com ele no avião o fotógrafo Alexandre Severo Gomes, o assessor de imprensa Carlos Percol, os pilotos Geraldo da Cunha e Mar-cos Martins, o cinegrafi sta Marcelo Lira e o assessor Pedro Almeida Valadares Neto), é bastante provável que o PSB/Rede decida--se por lançar a própria Marina como can-didata, fato que pode ser um fator deveras complicador não apenas para a reeleição da presidenta, mas para a pretensão do tucano Aécio Neves de pelo menos chegar a um segundo turno. A trágica morte do ex-gover-nador de Pernambuco, no mesmo dia em que seu avô, Miguel Arraes morreu, há nove anos, pode vir a ser o fator decisivo dessas eleições e mesmo que de uma maneira total-mente indesejável para todos, ser a respon-sável pela retirada do PT do poder.

MUDANÇA DE RUMO

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• COISA FEIA! A cada eleição, mais nos certifi camos de que mudam os homens, mas não os costumes. Quando foi ofi cializado o “divórcio” entre o Ferreira Gomes e o PMDB, supunha--se que teríamos uma campanha de alto nível, entre ex-aliados. O que se vê são ata-ques e contra-ataques no melhor estilo dos tempos dos conserva-dores versus marretas, e dos trabucos...

• FUGINDO - Segundo observa o senador Pedro Simon (PMDB-RS), não é a diminuição dos nasci-mentos no Brasil, e mui-to menos desinteresse da Justiça Eleitoral, que leva mais de 750 mil jovens de 10-17 anos a deixarem de votar. A verdade nua e crua, diz ele, “é que nenhum jovem vai querer parti-cipar de um pleito que envolve fi chas-sujas e gananciosos”.

• SEM BAIXARIAS - Ainda em relação à questão do nível da campanha eleitoral que a sociedade decente espera, o presidente do PPS, Alexandre Pereira vem também a púbico, para externar a sua decepção. Para ele, “o eleitorado sério já está escaldado com baixarias do passado e repudia mais baixarias na atual campanha”.

• PROJETOS POSITIVOS - Merece

elogios a iniciativa do presidente do Centro Industrial do Ceará, José Dias Vasconcelos. Consciente de que a indústria do CE vai precisar de projetos positivos do futuro go-vernador, ele promove uma série de debates na FIEC, com todos os candidatos a governa-dor e senador. O setor, que necessita de apoio, está ansioso sobre o que esperar deles.

• PREOCUPANTE - Embora o assunto não esteja nas manchetes, economistas não per-tencentes aos quadros do governo federal, advertem sobre os riscos da queda vertical no mercado imobiliário, fato reconhecido até pelos empresários do setor. Lembra o ex--ministro da Fazenda, Delfi m Netto, que a derrocada da economia dos EUA há 10 anos, se seu devido a uma “bolha imobiliária”.

• SALVANDO INDEFESOS - Tramita, nas Comissões da CMF, projeto de autoria dos vereadores João Alfredo e Toinha Ro-cha, ambos do PSOL, propondo a criação da Secretaria de Promoção da Defesa dos Animais, incluindo proposta para parceria da PMF com clínicas veterinárias 24 horas, para salvar animais de rua doentes e abando-nados. Eles existem às dezenas de milhares em Fortaleza.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoREUNIÃO A diretoria da Casa Cor Ceará realizou, no Salão Blue Night do Hotel Gran Marquise, sua reunião operacional,

reunindo imprensa e profi ssionais. O evento acontecerá de 30 de outubro a 9 de dezembro de 2014 e este ano volta a homenagear a cultura e a diversidade cearense com o tema: “Um olhar para o Ceará”. A inspiração estará presente

em todos os ambientes em referências de design e arquitetura criadas pelos profi ssionais que participam da mostra.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 15 de agosto de 2014

LINHA AZUL

Roger Monte, Aldonso Palá cio Neto e Clá udia Castelo Branco Valquiria Perdigã o e Selma Paiva

Priscilla Ximenes, Ramiro Mendes e Naiana Lima

Mirelle Ferrer, Lilia Quinderé e Graziela de Caroli

Everson da Silva e Edgel Joseph

Alessandra Alves e Jú lio Mesquita

Neuma Figueiredo, diretora da Casa Cor Ceará e Graziela De Caroli - Fran-quias Casa Cor-SP

Renata Cantal, Marcela Lima e Neuma Figueiredo

Paulo Gurgel, Renata Bezerra e Mauro Queiroz

Marcelo Dallago, Camila Abreu, Erico Monteiro e Miriansinha Bastos

Arquitetos Ney Filho e Bruno Ary

Dj Itaquê Figueiredo

Neuma Figueiredo e Tâ mara Azevedo

Everson da Silva e Edgel Joseph

Beatriz Miranda e Rodrigo Maia

Paulo Silveira e Amaury Júnior

Liana Feingold e Laura Rios

Caroline Oliveira e Maria Rosa Borges

Roberta Tomaz e Cristina Bessa

Neuma Figueiredo e Erika Martins

Cida Parente e Daniele Lopes

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul 15 de agosto 2014

O hotel Atlante Plaza, de Recife, recebe placa de re-conhecimento do “Booking.com” pelo desempenho no ano de 2013.

nnnIntitulada de “guest Review

Score” a sinalização indica que o empreendimento se manteve, durante o período de um ano, com nota acima da média nas avaliações de hós-pedes, que fizeram a reserva pelo site e registraram suas percepções após a experiên-cia de hospedagem.

nnnCom sede em Amsterdã, a

empresa de reservas online de acomodações foi funda-da em 1996, e tem escritó-rios em mais de 50 países.

nnnEncontrei em alegre bate-pa-

po, no Center Um, as queridas Josélia e Matusahila Santiago.

nnnN o m e s m o c e n á r i o, f u i

c o n f e r i r a e x p o s i ç ã o d o centenário do Ceará Sport Club, que apresenta taças e vestuários de jogadores do passado.

nnnNoite dos Destaques, acon-

tecimento maior deste mês de setembro, a nossa promoção este ano homenageia Agerson Tabosa, cuja comenda será en-tregue a seis mãos a viúva Ma-ria Vidal, Romeu Prado e nossa madrinha Eridan Mendonça.

nnnJoão Marcelo Albuquer-

que e Lucila receberam, no Dia dos Pais, para almoço o “pappy” dela Fernando Maia e a manita Fernanda.

nnnFoi da Maison Vip de Cláudi-

nha e Vitória Philomeno Gomes o vestido da festa de quinze

anos de Maria Regina nos aristocráticos salões do Ideal Clube. Ela é filha de Nádia Vieira e Rudinei Moreira.

nnnCom uma missa hoje às 8

horas, na Capela do Pequeno Grande, o colégio da Imacu-

lada Conceição festeja seus 149 anos seguida de soleni-dade no Pátio do colégio.

nnnNa próxima segunda-feira,

marca a troca de idade da estimada Regina Pires do Rio, que ganha jantar anfi trionado por sua amiga Edite Bringel.

BOA REPERCUSSÃO ON LINE

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 15 de agosto de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

• Pa r a b é n s h o j e , p a r a Eduardo Fiúza Pedro Ar y, n o s s o p r e f e i t o R o b e r t o C l á u d i o B e z e r r a e R o s e -l e P i n h e i r o. A m a n h ã , o s parabéns vão para Adria-no Mar t ins, Al ine Majela , J u l i a n a R i b e i r o , M a r c o Fe i toz a , M ô n i c a B a r ro s o, R aimundo Esteves, Ol iv ia Monteiro e Raul Martins.

E MAIS...

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

Para comemorar os 29 anos de existência da Associação dos ex-deputados estaduais do Ceará, o presidente ex-deputado Mozart Gomes da Lima reuniu associados e convidados especiais para festejar a data com estilo.

OS 29 ANOS DA ASSEDEC

A música do grupo MMC com Mozart Filho, Mary e Cícero

Dr. Manuel Aguiar de Arruda Mozart Gomes de Lima, Mozart Filho e dr. José Ribamar

Dr. José Olavo Peixoto de Alencar e esposa (Dra. Gláuria), dra. Isabel Maria Queiroz de Freitas (ex-prefeita de Banabuiú e dra. Amália Lopes Pereira

Dra. Maryvanda Magalhães, Ravid Lima e Mozart ÁvilaMozart e dr. Aroldo Mamede, dentista da ASSEDEC

Cel. ex-deputado Haroldo Sanford

Nosso destaque especial de hoje, vai para nossa amiga Eridan Mendonça filha do saudoso Jonas Carlos da Silva e esposa do empresário João Carlos Mendonça. A estilista maior do Ceará pioneira na alta costura, que vestia as mulhe-res mais elegantes da nossa sociedade, assinava vestidos das debutantes, noivas e casais que festejavam Bodas de Ouro. Portanto, vemos dona Eridan Mendonça com um lindo vestido confeccionado por Edméa Mendes, que realizou desfile no Palácio da Abolição, mostrando sua coleção em senhoras da sociedade, e Eridan figurou na oportunidade como uma das modelos.

Este colunista preparando sua tradicional promoção anual este ano homenageando o saudoso advogado, professor e Rotariano Agerson Tabosa, que aparece na foto com Romeu Prado, e ele colocando o distintivo de governador Rotario no companheiro Expedito Araújo

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”