linha azul - 21/08/2015

8
4 C M Y K l Fortaleza, Ceará, sexta- feira, 21 de agosto de 2015 “Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13) PÁG. 4 FOTO DIVULGAÇÃO SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 23-Jul-2016

240 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul - 21/08/2015

4

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 21 de agosto de 2015

“Grande miséria é para o pai o � lho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13)

PÁG. 4

FOTO DIVULGAÇÃO

SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO

Page 2: Linha Azul - 21/08/2015

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 21 de agosto de 2015 2

Fabiana Aguiar, Mariah Frota e Ana Luiza Costa Lima

Clá udia Bezerra, Ivana Castro e Eliseu Barros Renata Rocha e Nayana do Vale

Walney Haidar e Roseane Bastos Jean e Anchieta Junior

Edgony Bezerra e Snelius Fiuza

Clá udia Gadhvol, Eliseu Barros e Elise Magalhã es Islay Rangel, Norma, Zé lia, Paulo Matta e Manuel Pinheiro Lilia Oliveira e Suely Torres

Aedla Almeida e Tereza Cristina

Ticiane Mara e Erisvaldo Souza

Dra. Nia Torquato com a prefei-ta de Luiz Gomes-RN, Mariana Fernandes

Dr Agamenon Fernandes discursando

Cientista Polí tica e Social Graç a Cavalcante

Cerimonialista Wilka, Des. Hé lio Fernandes, Dr. Francisco Assis Rego-OAB-RN e Dr. Ivonildo Torquato

Drs. Fco Fontes Neto e Fco. Assis Rego

Concorrida homenagem

Ocasiã o da aposiç ã o da placa Sala Jader Torquato do Rego

Família Torquato

Inês Maria, Inês Torquato, família e amigos

Deane e Francisco Fontes Neto, Jordan Torquato e convidados

Sala dos Advogados

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

CoquetelDurante coquetel, a diretoria do Marina Park apresentou o novo espaço de eventos do local,

um deck com linda vista para o pôr do sol e a nova casa de chá.

OAB-RN homenageando Dr. Jader TorquatoO mês de julho foi especialmente reservado para homenagear a fi gura brilhante e imperecível do Sr. Jader Torquato do Rego (in memória). A justa homenagem ocorreu na Comarca de Luís Gomes, no Salão de Juri Desembargador Hélio Fernandes Silva, contando com as presenças do presidente da

Subseção da OAB de Pau dos Ferros, dr. Francisco de Assis Correia Rego, dr. Agamenon Fernandes, des. Hélio Fernandes, autoridades, familiares e amigos. dr. Jader Torquato do Rego é um desses fi lhos ilustres e de grande prestígio. Tornou-se promotor de Justiça, deputado estadual pelo Rio Grande do Norte e Prefeito pela cidade de Luis Gomes – RN. Homem respeitado e admirado, pelos testemunhos,

sempre prezou pela família, pela cordialidade e pela amizade. Tornou-se um grande líder político e social. Atuante e contagiante tinha voz ativa na construção de ideias e projetos para a comunidade.

Agora, a sala dos Advogados, leva o nome do sr. Jader Torquato do Rego.

Conversando a gente se entende

Já ouvi muitas pessoas falarem que não consegui-riam viver sozinhas nem por um minuto. Mas um amigo bem próximo viveu essa experiência e achou ótima. Disse ele que adaptou-se ao mundo do si-lêncio com facilidade. Viajou para um local que não sabia o idioma, não conhecia ninguém e sobreviveu um mês. “Foi a melhor experiência da minha vida, � car comigo mesmo”, revelou. Entendi perfeitamen-te o que ele sentia. Pois somente quem gosta de si mesmo é capaz de enfrentar os chamados momentos de solidão. Experimentar essa sensação, deste que tenhamos maturidade e equilíbrio su� cientes trás muitas descobertas. Entre elas, o quanto é impor-tante estar em contato com nosso semelhante e a tolerância também passa a ser uma grande desco-berta. Pense nisso!

Chance. A Diago-nal realiza, em parceria com a Lopes Immobilis e construtoras, o Black Week Imobiliário, de 21 a 30 deste mês, das 10 às 22 horas, no Shopping Iguatemi.

Agenda. O compo-sitor e cantor, CACAU (ex Cacau Brasil) realiza dois pockets shows de pré-lançamento de seu novo trabalho, o CD IN VER S.O.S., hoje, no Espaço O Povo, e, ama-nhã, na Livraria Saraiva MegaStore, do Shopping Iguatemi.

Ideias. Na primei-ra edição do Projeto “Grandes Nomes”, a CDL Jovem recebeu, ontem,

o empresário Clovis Tramontina, presidente do Conselho de Admi-nistração da Tramontina, ele falou sobre “o poder da simplicidade na cons-trução de uma marca centenária”.

Arte. A artista plásti-ca e arquiteta Joana Salle estreou com a exposição “Eu sou Popular”, ontem, em grande estilo, em parceria com a loja de artes contemporâneas Urban Arts.

Recordar. Para comemorar os 50 anos de carreira, Jerry Adriani fará shows nos dias 27 e 28 deste mês, no North Shopping Jóquei e Via Sul Shopping, grátis.

Chantagem...Havia terminado de ler “O Primo Basílio” de Eça

de Queiroz e, meu pai, sempre que líamos um livro procurava saber se havíamos gostado, qual assun-to foi mais instigante e neste, eu lhe respondi que havia sido a chantagem da criada por ser detentora de um segredo da patroa, obrigava-a a dar que ela queria, extorquia objetos de valor, tratamento principesco, vestuários imponentes e consequente-mente a patroa ia definhando aos poucos por não ver saída para tal situação.

Papai parou um pouco, dissertou sobre o assun-to e depois disse: nunca se deixe dominar por cau-sa de uma chantagem. Por mais que o chantagista exija, ele nunca ficará saciado e o perigo é sempre eminente.

Caso um dia seja vítima, nunca ceda. Enfrente de cabeça erguida, assuma a responsabilidade que lhe é devida e, quando for praticar algo, pense nas consequências. Dizer: eu jamais faria isto é hipo-tético. Muitas vezes, nos vemos em situações que nunca imaginaríamos passar por tal. Por pior que o castigo venha do ofendido, o castigo do chantagista é sempre pior, porque vem antecedido da coação que acarreta o medo, a covardia e consequente-mente agrega a humilhação e você torna-se escravo daquele segredo.

Os anos passaram, meu pai partiu, porém seus conselhos e ensinamentos nos acompanham qual um farol.

Certo dia, uma amiga chegou a mim e disse: tem uma pessoa me chantageando porque ela sabe que o filho que eu tenho não é do meu marido e ele é capaz de matar se souber. Estou desesperada sem saber o que fazer.

Lembrei-me dos conselhos do papai e disse-lhe: faça como meu pai dizia: enfrente esta situação de cabeça erguida esperando o que ‘der e vier’. Pior do que você está passando não poderá ficar.

Ela criou coragem e falou à verdade, continuou viva, emudeceu o chantagista e viu-se livre deste transtorno.

Temos que reagir com determinação, todos somos passivos de erro e ninguém pode zombar de quem cai. Ninguém poderá se ufanar de nunca ter errado e, se tem amigos de verdade estes poderão lhe iluminar com o farol dos ensinamentos de meu pai que mandava execrar a chantagem e abortar a pretensão do chantagista.

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior

“Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo.” (PROVÉRBIOS CAP.18, VERS.5)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS IRATUÃ FREITAS

FOTOS NORMA LEMOS E ELIÉSIO ALMEIDA

Page 3: Linha Azul - 21/08/2015

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 21 de agosto de 2015 3

Teatro del Silenzio, show Andrea Bocelli

A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Moreira de Santana, lança, na próxima terça--feira, o Programa Mais Infância Ceará

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

Enfrento 10 horas de voo para chegar a Frankfurt, estava um pouco apreensiva, sinceramente não tenho boa impressão dos alemães, acho eles frios, mas como seria só uma ponte aérea para Milão relaxei. O aeroporto era gigante, acho que é o sexto do mundo, nunca vi tanta organização e limpeza, super sinalizado e tudo altamente moderno. Na imigração não houve problema, os guardas foram simpáticos e nem indagaram nada. Não é como nos Estados Unidos, que os americanos mesmo precisando de turistas se acham e fazem um questionário. Sigo para Milão e a conversa dos italianos é a mesma, crise. Acho que eles não sabem o que é isto de verdade.

No segundo dia que estava lá trinta milhões de italia-nos pegaram a estrada para férias coletivas. A maioria para as praias. E o interessante é que algumas cidades � cam desertas como Bolonha e Milão, muitas lojas e res-taurantes fecham, algo meio esquisito. Fico a pensar como se paga o aluguel e despesas outras. Pegamos a auto-estra-da, primeira parada, destino Toscana, onde fomos assistir ao show de Andrea Bocelli, especial de 10 anos, no Teatro del Silenzio, que foi montado no meio das colinas. Com um atraso de uma hora e meia se inicia, a plateia estava lotada de turistas e poucos italianos. Foi emocionante pelo lugar, pela linda voz de Bocelli e de seus convidados.

Quarenta graus era a temperatura ambiente. Na cidade de San Remo as praias estavam lotadas, bem diferente das nossas. O mar é azul, não existe onda, crianças e adultos nadam como se estivessem em uma piscina, o espaço da areia é cercado por bares que alugam cadeiras, não há pre-ocupação com roubo, não é bairrismo mas nossas praias são mais bonitas, só a costa Amal� tana que é belíssima. A noite era só animação, bares, ruas e restaurantes repletos de pessoas. O lugar onde tem o festival é decepcionante, um cinema sem graça. Volto ao Lago de Como, lindo, em suas margens existem pequenas cidades. Pegamos um barco e vamos a ilha de Bellagio. Seguimos em frente para a Riviera Francesa, Mônaco, Cannes ... As calçadas e cidades todas repletas de turistas, poucos brasileiros, o que nos chamou atenção foi a presença dos árabes. Eles estão em todos os lugares, nas lojas de grifes as mulheres saem cheias de compras. Em um hotel de Cannes fecharam um andar e em sua porta oito Lamborghinis e cinco Ferrari, não me ligo muito em carros, mas como estava chamando atenção de todos. Havia também um outro todo banhado a ouro, todos com placas do Kuwait e no mar belos iates.

Em todas as cidades que passamos, é incrível mesmo com a nossa moeda desvalorizada, come-se muito bem e bebe gastando muito menos que no Brasil. Uma noite com um vinho razoável e ótimos queijos gasta-se apenas 14 euros. Uma pizza maravilhosa individual, tamanho da nossa média, de mussarela de búfalo e presunto de parma, 6 euros, já um prato de massa no máximo 10 euros. E a diária de um hotel quatro estrelas 150 euros, mais barato do que ir a Jericoacoara.

Maravilhosos dias na Europa

Mais infância no Ceará

Posse do novo reitor

Prazer sexual

Notícias

Será lançando na próxima terça-feira, às 15 horas, no pavilhão de eventos da residência o� cial do Go-verno do Estado, pela primeira-dama, Onélia Maria Leite Santana, um programa para o desenvolvimento infantil, “Mais Infância no Ceará”.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis no exercício da Reitoria, Professor Ciro Nogueira Filho, convida para a transmissão do cargo de reitor ao professor Henry de Holanda Campos. A solenidade terá lugar no próximo dia 28 de agosto, às 19 horas, na Concha Acústica – Auditório Antônio Martins.

Cerca de 35% das mulheres sofrem com a falta de prazer sexual. Até que en� m liberaram a pílula da mulher nos Estados Unidos, que tem como objetivo aumentar o libido. Já não era sem tempo. Os homens usam a azulzinha já vários anos e só agora as mulheres terão este direito de maior prazer. A pílula rosa será vendida a partir de outubro, não pode ser consumida com bebida alcoolica, pode dar sonolência, enjoos e desmaios. Um estudo já foi realizado na Itália para comprovar a e� cácia do produto. Depois de oito sema-nas tomando a pílula, dois grupos voluntários, um de mulheres entre 40 e 50 anos e outro de mulheres entre 37 e 45 anos, relataram melhora na vida sexual.

O Serviço Social da Indústria (SESI/CE), por meio do Programa Sistema FIEC de Prevenção ao uso de Álcool e Drogas, realiza na próxima terça-feira (25/8), a partir das 9h, o Fórum Itinerante pela Qualidade de Vida, com as palestras “O Impacto das Drogas no Am-biente de Trabalho” e “Todos pela Prevenção”, ministra-das pela médica do Trabalho, Maria Edilma Mendonça, e a enfermeira do Centro de Referência sobre Drogas.

Victor Bessa, Beatriz Gois e Matheus Bessa

Madson Gomes, Gildo Feitosa e Jailson Neves

Vitor Biasutti, Elionete, Helanne e Goretti Biasutti

Otacilio Pontes e David Targino

Vitor Leopoldo e Saitte Biasutti

Edilberto Martin e Ana Jamilly

Caio Ary e Juliana de Boni

Massilon Vasconcelos e Isadora Gurgel

“O perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem a língua dobre virá a cair no mal”. (Provérbios 17:20)

Page 4: Linha Azul - 21/08/2015

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 21 de agosto de 20154

Gostaria de não usar computador, mas sou obri-gado, por dever de ofício e por escrever todas as semanas em dois jornais. Gostaria de, como usuário, não receber spams, essa chatice que todos os dias somos obrigados a tentar exterminar. Mera ilusão. Se você bloqueia um reme-tente, o mesmo spam surge de outras fontes. São os captadores pro� ssionais a se transformar em vende-dores de e-mails, fustigan-do o que escrevemos, o que consultamos no Google para pesquisas de trabalho e para mero deleite.

Tudo � ca de� nitivo nas nuvens, não as das bonanças, pois turvadas por desesperança coletiva a se apodera do país que mudou de humor de forma rápida. Ao mesmo tempo, a crise que não chegaria por aqui faz morada na mente e no bolso de todos. Independente de quem somos, fazemos ou temos.

Ver noticiários de televisão –não estou falando dos programas policiais de muitos canais com profundos apelos mórbidos e linguagem nada sutil – tornou-se um misto de sadomasoquismo e de aversão espontânea. A procura do fato -ou boato-

a dar índices de audiência não tem limites e tampou-co segue a cartilha dos bons propósitos.

Os jornais impressos, estes combatentes con-tra a falácia do mundo virtual, � cam jungidos às circunstâncias e depen-dem de anunciantes, de projetos especiais, de assinantes e cumprem, da forma possível, um papel relevante para informar e comunicar. Sofrem ainda a concorrência de blogs e sites de notícias, feitos por qualquer um, escrevendo o que lhe der na cabeça, com ou sem pudor, movidos a interesses confessáveis ou não. “La nave vá”.

Não vou repetir o que o escritor Umberto Eco tem dito, mas ele está coberto de razão e a sua indignação faz sentido. Em um mesmo noticiário, seja da Europa ou das Américas, da Ásia ou do Oriente Médio, há uma mistura de assuntos que vão do incômodo da família real inglesa com os netos de Diana, da morte de jovens negros por policiais americanos e passa pelos avanços do Estado Islâmico na Síria e adjacências.

A partir da Grécia, há crise se espraiando pela Europa fustigada por imi-

grantes evadidos de suas próprias pátrias. Eclode uma insanidade geral a não se importar com os muitos mortos afogados ou nos porões dos atuais navios negreiros. Sequer há saída transitável para os refugiados sobreviventes em campos vigiados.

As � lhas do presidente Obama são objetos de fotos de “paparazzi” em quaisquer movimentos que façam, sejam mero saído da “Casa Branca” ou em viagem nas férias neste verão do hemisfério norte.

Que culpa tem Nelson Mandela em sua paz eter-na ou no mero fim do seu corpo se um neto seu está envolvido em estripulias com uma jovem de 15 anos?

Giselle Bündchen é su-postamente vista usando uma burca em clínica de cirurgia plástica em Paris e, ao mesmo tempo, é obrigada a dizer se o seu casamento com o atleta Tom Brady está bem ou vai mal.

Vão falar que tudo é o preço da fama, da linha-gem real, do destaque político, pro� ssional ou so-cial. Alguém sai do espaço cinza anódino e entra na ciranda do disse-me-disse. E olha que não estou

falando das costumeiras discussões sobre o direito de cada pessoa escolher o que lhe convém para o bem e para o mal.

O Papa Francisco vai em setembro aos Estados Unidos e só abordam pedo� lia e a da venda de imóveis pela Igreja Católica em 40 dioceses ianques. Bispos a� rmam que os seus rebanhos diminuíram e templos se quedam vazios. Vender é alternativa lícita, mas alguns advertem dos problemas não tão recentes com o Banco do Vaticano.

Estamos em águas turvas. Os algoritmos a ex-pandir as mentes dos jovens cientistas bilionários do Vale do Silício, na Califór-nia, são os mesmos usados por contrabandistas, por vendedores de armamentos, por � nanciadores de carteis de drogas e por “hackers”. Capazes de tudo.

Mesmo assim, não é o dilúvio, tampouco o “Armagedon”. Há gaivotas anunciando novas terras, crianças nascendo e as noites trevosas podem antecipar manhãs radian-tes. Como dizia Adolph Gottlieb, pintor abstrato estadunidense do século passado: “meus símbolos favoritos são aqueles que não entendi”.

O computador, as notícias, os fatos e os boatos

Sobrado Dr. José LourençoO Sobrado do Doutor José Lourenço é um prédio tombado pelo estado do Ceará, em Fortaleza, que abriga um espaço cultural de múltiplo uso. Foi o primeiro prédio de três pavimentos do Ceará, construído na segunda metade do século XIX, pelo médico José Lourenço de Castro Silva, para ser sua morada - pavimentos superiores - e consultório - térreo. Teve também outros usos: ofi cina de marcenaria, repartição pública e bordel. Após o tombamento passou com uma restauração em 2006 pelo Governo do Estado e foi inaugurado em 31 de julho de 2007.

“Melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda.” (Provérbios 17:01)

FOTO DIVULGAÇÃO

www.OESTADOCUPONS.com.br

Promoção de 15% de desconto em qualquer serviço ou

50% no polimento cristalizado

- Válido mediante a apresentação do cupom

- Não acumulativo

- Av. Eduardo Girão 1285 Tel.32569496

- Av. Virgílio Távora 2620 Tel.32579100

- Av. Oliveira Paiva 2127 Tel. 31818772

20% de desconto e frete grátisnas compras acima de R$ 50,00

- Oferta para os profutos: Amaciante, desinfetante, detergente, água sanitária, sabão líquido, cera líquida e polidor. - Val idade: De segunda à sexta.- Horário de atendimento: 8 às 12 hr e 15 às 18 hr- Válido até agosto.- End.: Av Bulevar 2, número 378, conj. São Cr istóvão, Jangurussu.conj. São Cr istóvão, Jangurussu.

15% de desconto nas comprasa partir de R$ 150,00

30% de descontos em todos os pratos para duas pessoas

- Vál ido mediante apresentação do cupom- Vál ido de 24/08/2015 até 28/08/2015- Não cumulat ivo com outras promoções- Não é necessár ia reserva- End.: Avenida Alberto Craveiro, 2600, Forta leza Fone: 085 3055-8614- www.facebook.com/arenaresto- www.facebook.com/arenaresto

40% de desconto nas comprasacima de R$ 200,00

- Vál ido somente para compras no varejo- Val idade : De 24/08/2105 Até 28/08/15- Vál ido mediante a apresentação do cupom.- End.: Av. Dom manuel,18 - Centro- Telefone: 85 3039-4264 / 988209694

Page 5: Linha Azul - 21/08/2015

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 21 de agosto de 2015

“Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.” (PROVÉRBIOS CAP. 16, VERS. 24)

InauguraçãoDurante prestigiada solenidade festiva bastante prestigiada, foi inaugurada a Rua Agerson Tabosa, que homenageia

esse grande advogado. A rua fi ca localizada ao lado da Faculdade Sete de Setembro.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Lara, Eva e Maria Vital

Tane Albuquerque e Mana Holanda

Maria Vital e Juvê nio Vasconcelos Viana

Henrique e Renata Vasconcelos, Meton Vasconcelos, Câ ndido Albu-querque e Lauro Barreira

Descerramento da placa da Rua Agerson Tabosa

Ednilo Soá rez, Juvê ncio Vasconcelos Viana e José Augusto Bezerra

Professora Maria Vital emoldurada por Ednilo e Ednilton Soá rez

Placa da rua

Tania Sancho e Fatima Lucena

Henrique Soá rez, Adelmir Jucá , Nelson Campos e Ednilton Soá rez

Wilma Patricio e Leda Maria

Cé sar Ferreira, Cynara Mariano e Joã o Alfredo

Fanny e Leninha Soá rez

Maria Vital, Agueda Muniz e Joã o Alfredo

Ré gis Mota, Walter Cavalcante e Porto

Visã o da Rua Agerson Tabosa

Maria da Neves e Mazé Linhares

Bernadete e José Augusto Bezerra

Livreiro Gabriel

Romeu Prado

Page 6: Linha Azul - 21/08/2015

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 21 de agosto de 2015 6

Vem aí mais um acontecimento de ponta, no Centro de Eventos do Ceará. Trata-se, no caso, da 22ª Se-mana Internacional de Fruticultura, Floricultura e Agroindústria, a Fru-tal, apontada como a maior feira do setor de agronegócios do Nordeste.

n n n

Pela primeira vez em palcos brasileiros, também em setembro, o afamado Kiev Ballet, da Ucrânia, inseriu Fortaleza no roteiro, dando primazia à Terra de Iracema de única do Nordeste a ter a apresentação, trazida pela D&E Entretenimento, para o Siará Hall.

n n n

Bamba no assunto, psicólogo Marcelo de Mello Machado Lo-pes, debatendo conhecimentos e vivencias práticas, participa do II Workshop Inteligência Emocional, que acontece, amanhã e depois, no Salão Veleiro, do Marina Park.

n n n

Mundo virtual também já chegou aos casamentos. Assim é que, noivos de amanhã (Paróquia da Paz e Viria-to Jardins), Larissa Bezerra Santos e Pedro Ernesto Cruz Gomes de Matos, solicitaram que convidados con� rmas-sem pelo site www.larissaepedro.com.

Mais uma vez aconteceu com muito sucesso o Fórum de Ciência Penal, que chegou a 22ª Edição esse ano. Con� ram os clic’s de quem

foi a abertura do evento que é organizado pelo procurador de Justiça José Valdo Silva. Agora, vou te contar...

“Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu � m são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25)

XXII Fórum de Ciência Penal

Debutante Luma com os pais, Shirley Fontenele e Francisco Oliveira

Conceição e João Guimarães, Stella e Marcos Sales

Luiza e Emanuel Teófi lo, Redna e Jeferson Quezado e o colunista

José Antônio Parente e Meiryane, ele desembargador do TRT-CE

A linda debutante emoldurada pelas dançarinas da inesquecível noite

Mesa de autoridades

Procurador José Valdo com a des. Iracema do Vale

Clayton Marinho e Ariadne Marinho

Gladson Pontes, Maria Lucineides e Diego Pontes

Marta Peixe e José Valdo Silva

Giro Social Deslumbrante (I) Deslumbrante (II)Artista plástica Leny

Rose � ca até a próxima quinta na galeria do Sesc/Senac-Iracema, com seus trabalhos, voltados, sobretudo, para a preservação do meio ambiente. nI-lha situada ao sul de Miami, Islamorada foi incluída no roteiro do giro que Claudiane e Carlos Juaçaba fa-zem, atualmente, por Miami. nAmanhã: Natália Magalhães e Nilo Sérgio Holanda Filho o� cializam sua união, na Capela do Mosteiro, usufruindo do agradável clima de Guaramiranga. nI Congresso de Tecnolo-gia e Inovação do Nor-deste, que aqui acon-tece, quinta vindoura, trará palestra de Rafael Baltresca, renomado hipnótico pro� ssional. nAmigo de longas datas do autor, cantor Ednardo fará show, no lançamento do livro “O Desa� o da TVC...”, de Guto Benevides, três de setembro, no Ideal. nA propósito, vem aí livro autobiográ� co do ex--governador Gonzaga Mota, que, sem dúvida, deve ter muito o que contar, daí, expectativa geral. nConfrade Lúcio Brasileiro de malas prontas para mais 16 dias espanhóis, quando setembro chegar, se di-vidindo entre seus “xo-dós” Barcelona-Ibiza. nDr. Ary Ramalho fez aplaudida saudação ao colega Sálvio Pinto, em sua posse na Academia Cearense de Medicina.

Nem se faz necessário dizer o quanto terão � ca-do regozijados, Shirley Fontenelle e Francisco das Chagas Oliveira, que tanto se esmeraram (e con-seguiram) para que tudo saísse irrepreensível, na festa de 15 anos da � lha Luma Kelly, no Barbra’s Éden (belamente decorado por Janaína Santos), a� nal, acontecimento começou a se evidenciar belo e grandioso a partir do quesito animação, com duas atrações, DJ Ronaldo Navarro e Banda Brasas Seis, com repertórios distintos, todavia, ecléticos, mantendo salões e pista de dança em permanente efervescência o tempo todo. O primeiro, comandando boate criada por Rafaela Kharis, ao som de sua trepidantes pick-ups. E mais: serviço impecável e lindas e diversi� cadas lembran-cinhas grifadas por Anísia Nascimento. Tudo sob perfeito cerimonial de Alessandra Aragão, enquan-to o � lho, Alysson, vestiu mãe e debutante.

Quanto ao menu, delicioso, aguçando estado glutão da seleta lista de convidados, além de ge-nerosíssimo, do início ao � m da festa, a partir das sugestivas entradas, incluindo salgados � nos e varia-dos, tipo surpresa de provolone, delícia de camarão com catupiry, pasteis de queijo e carne (crocantes), gratin de tender, entre outros. E mais: pot de peru com cogumelos, sushis Rolls e gratinado de macaxei-ra com carne de sol, além de roast-beef demiglace, ensopadinhos de caranguejo, mousse de roquefor com geleia de pimenta, terrine de lombinho ao mo-lho agridoce, queijo e frios � nos e arranjos de pães e torradas amanteigadas, formando a Mesa Delica-tessen. Bouquet de Verdes com Peras Carameladas puxava bu� et do jantar, também recebendo elogios outros pratos, Filé ao Molho de Cogumelos, Filé à la Normande, pernil em � nas fatias ao molho de maracujá e Rondelle de Parma ao Molho Pasticiatti, complementados com Arroz do Chef, quiche de queijo, ervas e tomates secos. As bonitas e variadas lembrancinhas manuais foram feitas por Anísia Nas-cimento. Tudo regado a generosas bebidas, da mais singela água mineral (com ou sem gás) ao escocês Old Par. En� m, tudo transcorrendo na mais absoluta pauta do preciso, quer dizer, como manda o � gurino. Inclusive, quanto à seleta lista de presenças, entre as quais os casais desembargadores José Antônio Paren-te, Jeferson Quezado, Emanuel Teó� lo e o juiz Paulo Régis Machado Botelho, todos com as respectivas esposas. Outros casais: João Borges, Álvaro Andrade, João de Deus Cavalcante, Francisco Coelho, João Jor-ge Vieira, Alfredo Bachá, João Aguiar, Tim Correia, Valter Furtado, Manuel Florêncio, � éo Tavares, José Valdo Silva, Nereu Gentil, João Guimarães, Renato Bon� m, Aristófanes Canamary, Carlos Castelo, José Augusto Rosário, Fabiano Costa, Franzé Morais, Marcos Sales, Rubens Machado, Avelino Dutra, Serginho Ferreira, Jair do Amaral Filho, Stanley Fontenele, Steverson Fontenele, também Sidney Fon-tenele, Raimundo Fontenele Feijó, Renato Fontenele, Ribamar Fontenele Feijó, Raimundo Holanda, Edilson Fontenele, José Wilson Fontenele, Pero Araújo, Ge-raldo Vasconcelos, Alberto Sampaio, Eládio Leitão, Frederico Pinheiro Ricart, Stenio Almeida Fernandes, Artur Costa Lima, Eurico Furtado, Marcelo Craveiro, André Silva, Abraão Otoch, Sérgio Meireles, Carlos Ferreira, Humberto Brasil, Artur Cavalcante, Eugênio Ferraz, Luiz Carlos de Lima, Ericson Gomes, Sérgio Fontenele, Elias Bachá, Matheus e Mágila Alves, e pastor Tony Palmeira, Humberto Camurça, Ana Cavalcante, Sônia Machado, Victor Trintadue e Ana Cláudia Alencar, Moema Guilhon, Ítala Farias, João Bezerra Neto, Ana Fiúza, Zita Fiúza, Ana Benjamim, Salete Sanches, Rildson Martins, entre outros.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 7: Linha Azul - 21/08/2015

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cadê o Fermoju?O Ceará é apenas mais um dos estados brasi-

leiros onde o acesso da população à Justiça é de� -ciente. Em todos os setores as explicações são as mesmas, a começar pelo “dé� cit” de magistrados, promotores de Justiça e defensores públicos em dezenas de Comarcas. Segundo números recen-tes, cerca de 100 (cem) municípios do Estado se encontram sem juízes, com trágicos resultados para grande parte dos municípios.

Há poucos dias, havia no horizonte esperanças para as comunidades, quando a desembargadora Iracema do Vale, presidente do TJCE, anunciou a nomeação de 80 (oitenta) novos magistrados aprovados em concurso público. Até as Comar-cas bene� ciadas e a data para a posse dos nome-ados, estavam determinadas – 03 de setembro. Para surpresa e decepção gerais, a chefe do Poder Judiciário suspendeu tudo o que foi decidido, inclusive, adiando a posse dos magistrados para janeiro 2016. Comprova-se que “alegria do po-bre, é um dia só”. Na justi� cativa para esse ato, a desembargadora Iracema argumentou as grandes di� culdades � nanceiras enfrentadas pelo estado do Ceará, como ocorre em todo o País. Essa dura realidade é do conhecimento de todos os brasilei-ros, para quem não passaria em branco o atoleiro econômico-� nanceiro em que nos encontramos.

Pergunta que não quer calar e gostaríamos de vê-la esclarecida: o que foi feito do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado do Ceará – Fermoju, aprovado pela Assembleia Legislativa em 1991 depois de muitos debates, e com o empenho de toda a Casa? Com aquele Fundo, o Judiciário do Ceará seria reaparelhado e modernizado, livran-do-se das di� culdades que vinha enfrentando. Será que também foi tragado pela voragem da crise nacional, aumentando a longeva distância entre a Justiça e o sofrido povo do Estado?

O sinal dos tempos. Li na imprensa que ato contra governo Dilma, no último dia 16, teve de tudo, até torturador. Trata-se do delegado Carlos Alberto Augusto, in-vestigador do Depar-tamento da Ordem Po-lítica e Social (DOPS) que virou estrela por um dia. Sinal dos tem-pos II. Acusado de tortura, o “ Carlinhos Metralha”, como é conhecido em Sam-pa, no movimento do último dia 16 contra o governo Dilma, foi tratado como herói pelos participantes, tirou selfi es, distribuiu beijinhos, abraços e até gravou mensagens para as redes sociais. Sem pulso. Há al-gum tempo, líderes de partidos ou de blocos, tinham em mãos as ré-deas do grupo, e quase não havia dispersões. Agora, alguns líderes mal conseguem man-ter em torno de si me-tade dos “liderados”. É o caso do deputado José Guimarães, que só controla 120 dos 305 governistas da Câmara.

Escondida. A CUT, que gerou o ex-pre-sidente Lula, não é mais a mesma. Àquela época, sua missão permanente era a de defender os interes-ses dos milhões de trabalhadores. Hoje, só pensa em sugar os recursos públicos para crescer. Como exem-plo, aquele braço polí-

tico do PT desprezou os trabalhadores na tramitação do reajuste do FGTS.

Problemaço. No Ceará, como em todo o país, estão unidos os servidores da Justi-ça Federal, Tribunal Regional do Trabalho e outros setores fede-rais, na cobrança do reajuste salarial para essas categorias, em média 58% em três anos. Para isso, pro-metem mobilização nacional, alegando grande desatualização dos seus vencimentos.

Motivações. A “novela” envol-vendo o grupo dos Ferreira Gomes e o PDT,continua sendo o tema do momento. Com essas adesões, o PDT pode passar a ser partido grande. Sobre o assunto, o vereador Salmito Filho (Pros), presidente da CMF afi rma: “Se preferi-mos o PDT é porque se trata de um partido que tem programa e tem história”.

Verdadeiro. Na AL, enquanto alguns deputados dilmistas deploram o presi-dente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, outros aplau-dem suas já famosas e cretinas tiradas. Anteontem, acusa-do de “sabotar” a presidenta Dilma, ele afi rmou que “a crise de confi ança que se apodera da socieda-de, é muito maior do que a crise econômi-ca gerada pelo PT”.

“O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos.” (PROVÉRBIOS CAP.16, VERS.28)

XXII Fórum de Ciência PenalPARTE II

Maria da Graç a e Roberto Maia

Francisco Gomes de Moura e esposaJó rio e Graç a da Escó ssia

Iran Sí rio e Benedito Augusto José Clá udio Carneiro e Neuma Cristiane e Antonio Marques Cavalcante

Alisson Moura, Camille Moura, Iraneide Moura, Vicente Aragã o e Ivo Aragã o

Narcelio LIma Verde e esposa

Graç a Bringel, Maryllene Barbosa e Edite Bringel

Rossana Kopf, Regina Jereissati e Fernanda Marinho Wilma e Irapuan Nobre

Vanja Fontenele e Yuri Rocha

Vanja Fontenele e Yuri Rocha

Vera Tigre e Mirian Almada Mauricio e Karina Sampaio Laysa e Moacir Albuquerque Filho

Romeu Prado e a turma do Rotary Centená rio

Arlete e Darlene Sorensen

Lilia e Alexsander Sales Priscila Cavalcanti e Socorro Franç a

Byron e Rita FrotaMoacir e Dayse AlbuquerqueRogé rio Greco e José Valdo Silva

Page 8: Linha Azul - 21/08/2015

C M Y K

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Na festiva do Rotary Club de Fortaleza Centenário, evento que homenageou os pais e comemorou os aniversariantes do mês de agosto, em perfeito e aconchegante jantar no Marina Park.

n n nRomeu Cysne Prado, como presidente do Clube,

recebeu os convidados Paulo César Dias, governador do Distrito 4490, e sua esposa, Cristiane Studart, Tarcísio Muratori, Governador 2000-2001 e sócio honorário do Clube, Júlio Lóssio, Governador 2006-2007 e sócio hono-rário do Clube, Maria do Carmo Loureiro Pontes, Gover-nadora Assistente, José Noronha, sócio honorário e sua esposa, Iêda, José Alves da Silva, Governador Assistente,

e sua esposa, Penha, Luciano Arruda e sua esposa, Dora, atual presidente da Casa da Amizade de Fortaleza.

n n nJá eleito Pai do Ano, Antônio Nobre Magalhães, acom-

panhado de seu � lho, nora e netos. Climério Freire, acom-panhado com sua esposa, Utília. A bela decoração foi de Altair Mamede, que caprichou.

n n n Circularam Violeta Prado Lima Verde; Esilene Lima

Verde; Marconi Pessoa e sua irmã, Rita Neire; Sandra e Ge-rardo Gomes, com a � ha Lívia; Darlene Sorensen e sua irmã, Arlette; Marne Lins; Ana Maria Jucá; Margarida Magalhães;

Fátima German; Daisy e Moacir Albuquerque; Felícia e Fran-cisco Camarço; Heliana Caracas; Marta Peixe e José Valdo Silva; Cleide Pagels; Elzenir Fernandes; Maria José Benevi-des; Epitácio e Priscila Cavalcanti; Raquel da Graça; Vilmar Linhares; Sâmia e Francisco Militão, Fátima Germam, Carlos Benevides para somente citar alguns.

n n nPara festejar o debut da � lha Maria Carolina, a promoto-

ra de Justiça Fernanda Marinho e o juiz Manuel Clístenes Façanha, realizam festa, no próximo dia 28, no Fashion Gourmet. O evento tem decor de Luisa Oliveira e o script da festa tem a assinatura de Karina Renata.

Dia dos Pais do Centenário

Homenagem ao MarconeAs fotos de Socorro Rocha registraram a festa de aniversário do ex-presidente, que foi motivo

de muita alegria para o Rotary Centenário. O cenário foi no Teka’S Buffet.

Eu me apaixonei várias vezes,

todas por você

George Carlin

Mesa posta prestigiando o aniversariante Romeu Prado e Marcone Pessoa

Felí cia e Francisco Camaç o Arlete Sorense, Marcone Pessoa e Darlene Sorense

Priscilla Cavalcanti e Marne Lins

Idalmir Feitosa e Marizat

Renato Barroso e Maria Cé sarFá tima German, Bá rbara Busgaib Marta Peixe e José Valdo Silva

Leninha e Eduardo Campos Leine Pessoa Maria Vital Vera Machado Violeta Cysne Prado Lima Verde Zilene Lima Verde

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16: 09)