linha azul - 16/10/2015

8
4 C M Y K l Fortaleza, Ceará, sexta- feira, 16 de outubro de 2015 “Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13) PÁG. 4 FOTO IRATUÃ FREITAS PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 23-Jul-2016

237 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul - 16/10/2015

4

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 16 de outubro de 2015

“Grande miséria é para o pai o � lho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13)

PÁG. 4

FOTO IRATUÃ FREITAS

PARÓQUIA NOSSASENHORA DO CARMO

Page 2: Linha Azul - 16/10/2015

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 16 de outubro de 2015 2

Guilherme Sampaio, Circe Jane Teles da Ponte, Elpí dio Nogueira e Pris-cila Cavalcanti

Fernando Castro Alves, Enid Câmara e Mota

Marcos Pompeu, Guilherme Sampaio e Elpidio Nogueira

Camila Fé rrer, Glaucia Xavier, Socorro Trindade e Priscila Cavalcani

Cibele da Ponte e Ivonildo Lavor

Gló ria Gonç alves e Berenice Lins

Paulo Coelho, Adriano Fiú za, Fernando Castro Alves e Gustavo Azevedo

Fadua Martins

Secretário de Turismo de Fortaleza fala aos presentes

Socorro Queiroz, Zuleide Pereira e Raquel Cavalcante

Priscila Cavalcanti e Epitá cio Vasconcelos

Gló ria Ribeiro e Marcone Teles

Posse dos novos membros empresa BLINDAT

Kassio Cé sar, Alessandra Aragã o e Eliana Marreiro

Adriano Fiú za e Yaskara Martins

Manoel Cardoso Linhares, Circe Jane Teles da Ponte e Cel. Wandocir Romero

Assinatura do convênio entre FIC representada por Jaqueline Rios e SINDIE-VENTOS

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Café da ManhãTendo como palco o empório La Brasilérie aconteceu a reunião mensal e o café de negócios do SINDEVENTOS. O evento

contou com as presenças do secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, que falou dos equipamentos culturais do Ceará e do secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira, que tratou do potencial turístico de nossa cidade.

Conversando a gente se entende

Uma coisa nesta vida é certa: tudo passa. Como lem-bra o escritor Rubem Alves, “problemas, sofrimentos, frustações são parte da vida. Não é possível evitá-los. Mas é possível sofrê-los com sabedoria”. Agora encon-trar esse equilíbrio talvez possa ser a parte mais difícil. No entanto, vale o esforço para conseguir, pois na vida de qualquer pessoa, não importa posição social, raça, credo, às vezes tudo vai mal e, é este o momento para buscar exercitar a tranquilidade. Quando temos a capa-cidade pelo menos de tentar colocar esse ensinamento em prática, a dor por mais forte e sem � m que pareça ser, terá um diferencial: pelo menos uma lição positiva você vai conseguir extrair. Acredite!

Cuidar. O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) em parceria com o Instituto Avon, reali-zará o I Passeio Rosa, domingo, 18, na Avenida Beira Mar, a partir das 8h e serão distribuídos kits gratuitos com camisetas e material informativo.

Criatividade. A Árvore de Natal do Shop-ping Ben� ca terá um diferencial: será decora-da com fotos enviados pelos clientes que ainda vão concorrer a cestas básicas. Informações: 3243-1000.

Luta. O Fórum IEP

de Sustentabilidade, idealizado pelo Institu-

to de Educação Portal, termina hoje no Centro de Eventos do Ceará, com tema “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”.

Conquista. A Divulga

Ação completa 15 anos em assessoria de comu-nicação no mercado local de Fortaleza e nacional, tendo à frente a jornalista Ana Peyroton e grande equipe.

Exemplo. Eliene

Carvalho, voluntária da Associação Cearense das Mastectomizadas Toque de Vida, realiza palestra segunda-feira, dia 19, às 19h, no auditório da ADUFCe.

Cuidados com a aparência...A poucos dias fui fazer uma palestra sobre o cui-

dado que as pessoas devem ter quando forem para o trabalho, tanto os homens quanto as mulheres. Cabe ao homem ser mais distinto, do que propriamente elegante. É interessante que importantes traços da personalidade sejam revelados pela forma a qual nos vestimos; mesmo que as roupas não sejam de grifes, sejam simples, devem obedecer a certos padrões estabelecidos pelo tempo e até mesmo se eternizando, pois o simples também é clássico. A nossa personalidade é imutável, podem passar os anos, ela continua a mesma, apenas poderemos aprimora-la.

É de extremo mau gosto usar no trabalho roupas de festa, as roupas para o trabalho têm que ser de tecido e feitio discretos; nada de roupas última moda, a não ser que trabalhemos em casas de modas. Devemos nos analisar com frieza sem, contudo, não nos depreciarmos. Existe dentro de cada um de nós, um descon� ômetro à nossa espera. Analisemo-nos sem tomarmos partido pró ou contra. Com isenção de ânimos vejamos o que nos cai melhor, não con� emos somente em quem está nos vendendo, sejamos lógicos e racionais. Se somos do tipo “mignon” nada de bolsas ou acessórios grandes em demasia, sigamos uma lógica e não erraremos. Se não tem condição de possuir muitos calçados faça opção por preto ou cores neutras, nada de cores gritantes.

Devemos nos vestir de acordo com o nosso tipo físico: se for homem e for comprar um terno, preste atenção à sua altura: se não for alto evite comprar paletó com muitos botões, ele tem que ser proporcional a sua altura e um menor número de botões não diminuirá a elegância do vestuário. Uma ótima forma de estar sempre corre-tíssimo é vestir-se de modo a não escandalizar ninguém. Realmente a sobriedade anda sempre aliada à elegância, elas duas são inseparáveis. Os mais gordinhos devem tomar cuidados para com as roupas apertadas, pois � cam com um aspecto feio e deselegante; os bem magrinhos também não devem usar roupas excessivamente folgadas; temos que usar a razão e o bom senso para chegarmos a uma conclusão e não é nada difícil.

Comprar sem uma base de compras é uma forma de nos desestruturar � nanceiramente, isto é quase certo. Por-tanto, antes de comprarmos, devemos observar revistas de modas, observar as vitrinas, sentir-se dentro do que deseja adquirir. Veja se está necessitando mesmo daquele objeto, ou se vai comprar outro só porque não encon-trou o que desejava; façamos um esquema de base e não fujamos dele. No início é difícil nos disciplinarmos, mas aos poucos iremos nos habituando. Atualmente, a mulher e o homem inteligente têm que saber jogar – customizar – palavra moderna que signi� ca modi� car com acessórios uma roupa e fazer parecer ser outra. Acompanhar a moda não é escravizar-se à ela.

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior

“Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo.” (PROVÉRBIOS CAP.18, VERS.5)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 3: Linha Azul - 16/10/2015

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 16 de outubro de 2015 3

Juíza Luciana Teixeira de Souza realizando mutirão, desde o dia 14 de outubro, na Vara de Execuções Penais em que ela comanda

Ricardo Palhano Dreher realiza mais um evento á frente da AJE- Associação dos Jovens Empresários

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

O horário de verão vai iniciar este mês e os trabalhadores passarão a acordar de madrugada. Às quatro da matina, as mulheres vão para beira do fogão fazer a alimentação das crianças e a sua para levar para o trabalho, correm para não perderem o horário dos ônibus, arriscando a vida nas ruas ainda escuras. O coração está apertado porque deixou os � lhos sozinhos aos cuidados do maior, na maioria das capitais não existem escolas com período integral. Enfretam, muitas vezes, mais de duas horas de ônibus ou de trem para chegarem ao seu destino. Trabalham o dia inteiro e recebem, no � nal do mês, um salário mínimo que, muitas vezes, não dá para comprar alimentação su� ciente para seus � lhos. No início da noite retornam à casa, em uma favela perigosa, rezando para que esteja tudo bem com as crianças. Aí começa o outro expediente, lavar as roupas, passar e dar um pouco de atenção aos meninos. Quando dá vai na vizinha assistir a TV. E o que ver? O presidente da Câmara dos De-putados, Eduardo Cunha, representante da popu-lação de seu Estado, sendo acusado de ter recebido milhões de reais, e nos últimos dias negocia com os outros representantes do povo brasileiro como também com o Palácio do Planalto para salvar seu mandato. Aquela que foi eleita, esperança de dias melhores, a Dilma, também luta para permanecer no poder, acusada de pedaladas � scais, e como a descon� ança todas as mazelas, a corrupção que houve na Petrobras a presidente tinha conheci-mento. Parlamentares da oposição, da situação, ministros e Dilma negociam para permanecerem no poder. Nenhum deles se preocupam com a crise que estamos enfrentando, desemprego, in� ação, com as condições da saúde e da educação. E nós brasi-leiros, dos humildes aos mais afortunados, que os elegeram, onde � camos neste cenário? Como bobos da corte tentando sobreviver nestes dias tão difíceis.

Nós onde fi camos?

Shopping RioMar

Fórum dos Jovens Lideranças

Augusto Nardes na Fiec

Pasmem

Justiça realiza mutirão para análise deindultos a presos do regime aberto

Desde de ontem, no shopping RioMar, stand da Secreta-ria da Justiça da Cidadania do Estado do Ceará oferecendo os serviços de emissão de RG e CPF para o público. Funcio-namento até o dia 30 de outubro, das 10 às 17 horas.

No próximo dia 23, no Hotel Oásis Atlântico, o presidente da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, Ricardo Dreher, comandará a 3ª Edição do Fórum de Jovens Lideranças Empresariais. O objetivo do evento é o empreendedorismo em cenários turbulentos, como a crise instalada em nosso País. Haverá palestra da executiva da Goodyear, Neiva Justa, e do presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém, Sérgio Leite.

O ministro do TCU, que não se intimidou com a pressão do PT sobre o seu relatório das contas da presidente Dilma, estará em Fortaleza a convite da Fiec. O ministro do Tribunal de Contas da União , Augusto Nardes, é o convidado da nona edição do Fórum Ideias em Debate, que acontece na próxima segunda-feira (19/10), às 18h30, na Casa da Indús-tria, sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza (CE). “Governança Pú-blica: o desafio do Brasil”, é o tema de sua palestra. A mediação será da conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Soraia Dias Victor.

Na Colômbia está havendo um acordo de paz com os integrantes da FARC, grupo guerrilheiros que se-questram crianças, políticos e traficam drogas. Se for consolidado, os traficantes terão penas leves e serão tratados como presos políticos.

A 2ª e 3ª Vara de Execuções Penais da Comarca de Fortaleza estão rea-lizando mutirão, de 14 a 30 de outubro, para análise de possíveis indultos que serão concedidos somente a apenados do regime aberto. Ao todo, 1800 processos serão analisados dos apenados que estejam cumprindo pena até oito anos de reclusão e que não tenham sido condenados por crime hedion-do ou equiparado. A concessão dos indultos tem base legal no Decreto Lei 8380/2014. A iniciativa é uma parceria entre as duas unidades judiciárias, Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), Defensoria Pública, Ministério Público do Ceará e Conselho Penitenciário do Ceará.

Katsue e Suely

Sâmara e Nathália Oliveira Flávia e Vitor

Ana Paula Brito e Daniel Silva

Renato, Claudio e Yugo

Vitor Leopoldo e Elane Caracas

Mozart e Alina Sérvio

“O perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem a língua dobre virá a cair no mal”. (Provérbios 17:20)

Page 4: Linha Azul - 16/10/2015

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 16 de outubro de 20154

“Gestão é substituir músculos por pen-samentos, folclore e superstição por co-nhecimento, e força por cooperação”. Peter Drucker

Amanhã, sábado, o Fortaleza Esporte Clube joga a sua sorte ou competência na terceira categoria do futebol brasileiro. Não importa o resultado, mas as razões de estar a seis anos, nesse sufo-co. Não há lógica em insistir em jogadores rodados, sem viés de sentimento local em detrimento dos jovens das categorias de base. O Castelão estará cheio de torcedores tricolores torcendo por um time onde a maioria dos jogadores é de fora. Ga-nhando ou perdendo, é preciso mudar essa lógica perversa de só acreditar nos outros. Precisamos, primeiro, acreditar em nós mes-mos, em meninos dos subúrbios, em egressos do sub-20. Chega de importações falaciosas.

Os dirigentes do futebol cearense, com todo o respeito, pouco se preocupam com o futuro, vivem, cobrados pelas torcidas, apenas o resultado do hoje, sem lógica e falta de perspectiva de médio prazo. O Ceará Sporting, queira Deus, consiga sair do rebaixamento. Não pode reclamar de dinheiro, tampouco da sua torcida. Comete - um degrau acima- quase os mesmos erros do seu rival. É preciso coragem para admitir claudica-ções e corrigi-las.

O Brasil da euforia lutou e conseguiu – sabe Deus como – trazer uma Copa do Mun-do de futebol para cá. Estádios novos foram construídos. Outros, desmanchados e refeitos seguindo um caderno de encargos da Fifa, espécie de multinacional domi-nada por interesses de toda ordem, posta fora da lei por uma investi-gação heterodoxa dos Estados Unidos. O que lucramos com a Copa? Perdemos na bola. De

forma feia e desconcer-tante.

As obras de infra-estrutura, Brasil afora, não foram concluídas e o que se viu foi a submissão do país às vontades do francês Jérôme Valcke, secretá-rio geral, e a aceitação de Joseph Blatter, presi-dente da Fifa, como um quase estadista. Hoje, Valcke e Blatter estão com os dias contados no futebol. Até Michel Platini, o ex-grande jogador gaulês que se pro� ssionalizou como “cartola”, está no rol de indiciados.

Sendo o futebol um esporte lógico, pois quem vence, quase sempre, é o melhor (se não houver interferên-cia do árbitro, é claro), é preciso virar a página e fazer diferente. Aqui, no Brasil afora e no mundo, renovando toda a cadeia futebolística. O jornalista Juca Kfouri, sempre cáustico, conta horrores sobre “o mun-do imundo do futebol” em artigo publicado na página B4, da Folha de

São Paulo, de segunda--feira, 12, deste outubro.

De campeão do mundo o Brasil foi se transformando, faz tem-po, em mero exporta-dor de jovens jogadores. São milhares espalha-dos pela Europa, Ásia e até nos Estados Unidos. Essa exportação, em massa, passa agora por � scalização geral em países como a Espanha e chegou ao Brasil.

Voltando ao nosso “pebol cearense”, como diziam os cronistas esportivos do passado, é preciso uma re� exão coletiva, racional e objetiva para mudar o que está posto, pois se certo fosse, o Forta-leza Esporte Clube e o Ceará Sporting não estariam, apesar das receitas, torcidas vi-brantes e parceiras, nas incômodas posições em que se encontram. Quem não usa a lógica para ver o passado e o presente, não pode estabelecer diretri-zes para o futuro. O futebol, além de paixão, precisa de razão e� caz.

Ceará, Fortaleza, futebol e lógica

Igreja do CarmoNeste panorama surgiu a Capela de Nossa Senhora do Livramento, iniciada em 1850 por uma irmandade dos pardos, existente àquela época na freguesia do Patrocínio. A capela foi construída lentamente por não ter o apoio dos católicos e de alguns sacerdotes sob alegativa de estar num lugar deserto e, algumas vezes, reformada. Em 1870, foi confi ada ao arquiteto português, Antonio Francisco da Rosa, o mestre Rosa, como era conhecido, a confecção duma nova planta com o aumento do frontispício e do corpo da capela. Com o advento da seca dos três sete(1877,1878,1879) não dispondo a irmandade de meios, apesar da ajuda dos fl agelados, os serviços foram diminuindo pouco a pouco e a construção fi cou suspensa. Em 1890 e 1892, a construção esteve ameaçada de destruição completa em virtude de violenta tempestade que rachou as paredes laterais (1890) e de grandes formigueiros que ameaçavam transformá-la em escombros (1892). Diante desta situação, Dom Joaquim José Vieira, segundo bispo da Diocese de Fortaleza(1883- 1912), de comum acordo com a confraria do livramento, àquela época em decadência, resolveu transformá-la em associação de Nossa Senhora do Carmo, devoção já existente na Freguesia do Patrocínio (1890), da qual era vigário Mons. João Dantas Ferreira Lima. Foi acertada, então, a construção de uma nova igreja sob a invocação de Nossa senhora do Carmo. Deve-se ao arquiteto suíço Dr. Adolfo Herbster a realização da planta original da futura Igreja do Carmo. A primitiva Igreja só foi concluída em março de 1906. A capela Nossa Senhora do Livramento foi capelania por 42 anos (1850-1892), quando passou a denominar-se Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1892 até hoje). Entre os sacerdotes que exerceram a função de capelães da capela de Nossa Senhora do Livramento destacaram-se dois notáveis que se tornaram bispos, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo de São Paulo e Dom José Lourenço da Copsta Aguiar, bispo do Amazonas.

“Melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda.” (Provérbios 17:01)

DIVULGAÇÃO

Page 5: Linha Azul - 16/10/2015

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 16 de outubro de 2015

“Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.” (PROVÉRBIOS CAP. 16, VERS. 24)

Dupla festaDurante coquetel, bastante movimentado, Eliseu Albuquerque, Patrícia e Adélia Albuquerque inauguraram a loja DECORART CONCEITO, que fi ca lo-calizada na Santos Dumont. Na ocasião também foi comemorado o aniversário da querida jornalista Roberta Fontelles Philomeno. Tudo estava impe-

cável, La Maison grifou o coquetel, Bom Bocado o bolo. Já Gilvan Magno e a banda Mano Braz animaram os muitos convidados que foram ao local.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Selma Cabral e Patricia Porto

Humberto e Montiele Arruda

Joaquim Salmito, Helena Rios e Harley Cavalcante

Denny Feitosa e Rejane Noronha

Vania Negromonte e Negromonte Junior

Cló vis Holanda, Roberta Fontelles, Adé lia Albu-querque e Edson Barbosa

Rodrigo Maia, Neuma Figueiredo e Dito Machado

Roberta Fontelles, Adé lia Albuquerque, Eliseu Al-buquerque e Patricia Melo

Alex Krai e Luciano Krai

Luziane Cavalcante, Arianne Miranda, Douglas e Marjorie Marshall

Patrícia e Eliseu Albuquerque, Georgia Vieira, Joã o Dias e Jamille Dias

Eloina, Roberta, Raimundo Philomeno e Angelita

Dj Gilvan Magno

Marina Brasil e Camila Nascimento

Eliseu Albuquerque em seu discurso

Dé bora Moreira, Alfredo Marques, Sonia Bayma e Priscila Cavalcanti

Leonardo Araú jo, Rejane Noronha, Pedro Leornes e Regiane Rodrigues Lilian e José Armando Porto José Fontenelle e Sandra Mary Mourã o

Stelinha Frota Salles, Mariana Feitosa e Fernanda Costa

Juvenal Duarte e Epitá cio Vasconcelos

Dolores Aragã o, Luciano Rocha, Miglia Serpa e Berligia Carneiro

Patricia Melo e Eliseu Albuquerque, Adé lia Albu-querque e Sofi a Lotif

Eduardo Galdino, Socorro Trindade, Priscila Caval-canti e Vania Aldigueri

Suzane Farias e Luis Eduardo Moraes

Jorge Eldo, Excelsa Costa Lima e Arthur Costa Lima

Nely de Carvalho, Edvania Weyne, Georgiana Jereissati e Hamilton Iná cio

Luizianne Cavalcante, Leticia Studart, Lorena Pouchain, Martinha Assunç ã o e WVania Negromonte

Lilian Porto, Amé lia, Germana Viana, Fá tima Duarte e Montiele Arruda

Page 6: Linha Azul - 16/10/2015

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 16 de outubro de 2015 6

Comandante da Base Aérea de Fortaleza, coronel aviador Cláudio Sampaio, completamente voltado para o Baile do Aviador, programado para o próximo dia 24, recebendo, no La Maison, com a banda Caribbean Kings respondendo pelo item musical.

n n nContinuam cada vez mais fervilhan-

tes, os bastidores da disputadíssima sucessão da Ordem dos Advogados, cujo pleito ocorre em 20 de novembro, com (por enquanto) pelo menos três candidatos no páreo, Júlio Ponte, Mar-celo Mota e Edson Santana.

n n nConstando na programação o lança-

mento da Revista Contemporânea 2015 e entrega da Medalha Martins Filho à Fun-dação Waldemar de Alcântara, a Acade-mia Fortalezense de Letras, sob presidên-cia de Fernanda Quinderé, se reúne, sete da noite, próximo dia 29, no Ideal.

n n nDistribuindo kits gratuitos com

camisetas, material informativo e laços que terão a cor símbolo da campanha, o Instituto do Câncer do Ceará, em parceria com o Instituto Avon, realiza, domingo próximo do Aterro da Praia de Iracema ao Parque Riacho Maceió, a partir das oito horas, o I Passeio Rosa, em alusão à campanha de com-bate ao câncer de mama.

Agora, vou te contar...

“Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu � m são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25)

Letícia Studart elegantíssima em recente e charmoso casamento

Lúcio Brasileiro emoldurado pelos anfi triões da Toca dos Coelho, Mazé e Francisco Coelho, do Grupo Izzi

Fernanda Quinderé inclui revista e medalha na Academia Fortalezense de LetrasAlódia Guimarães, lança blog em breve

Francisco Coelho e Mazé, Luiz Carlos Martins, Shirley Fonte-nele, Rodrigo e Risângela Coelho, Cleano Camarão e Sabrinha Gois, Eduardo e Gabriele Brandão, Marcus Franklin e Juliana Caminha, Rafael Moyses e Bárbara, Rafael e Fabíola Fonseca no agitado feriadão, na Toca dos Coelho, no Cumbuco

Giro Social

Cumplicidade Indecente

Saia solitária

Ronda nupcial

Zélia Henriques progra-mou dia e local para seu brinde-folhinha, quais sejam, 23 próximo e Barbra’s Éden.

n Após giro internacional,

Vera Valente e Carlos Alberto Farias circulando novamente pela terrinha.

n A propósito, Berlim, Pra-

ga, Budapeste e Lisboa, inclu-ídos no roteiro que Cláudia e Beto Gradovhl farão, a partir da próxima quarta, com direito a brindar pelo nat dela.

n Autoridade em etiqueta,

jornalista Cláudia Matara-zzo, que acaba de botar nas livrarias mais um, Casar sem Frescuras, virá prestigiar lan-çamento do blog da cerimo-nialista Alódia Guimarães.

nCada vez mais curtidores

de obras de arte, Marluce e Rubenilson Bandeira confe-riram “Ranhuras”, mostra de Pedro Caetano, que pode ser vista até dia 25 vindouro, no Sesc/Senac-Iracema.

nO Centro de Eventos do Ceará,

que já vem abrigando os maiores acontecimentos, será palco, de 11 a 13 de novembro, de mais um que também se prenuncia grande, o Seminário Internacional de Logística (Expolog).

nAssociação Brasileira

de Agências de Viagem no Ceará (ABAV/CE) tem novo presidente, trata-se, no caso, de Colombo Cialdini, que entende do riscado.

nMinistro Ubiratan Aguiar,

do TCU, é quem apresentará Crato – Princesa do Cariri, Capital da Cultura, Oásis do Sertão e seu autor, José Telles, no lançamento, próximo dia 24, 19h, no Ideal.

nE por falar em José Telles,

cinco dias depois, repete local e horário, para a sua posse na presidência da recém-criada Academia Cearense de Médi-cos Escritores.

nCaetano Veloso e Gilberto

Gil, que continuam se apre-sentando juntos, Brasil e no Exterior, trazem seu show para Fortaleza, 14 de novembro, no Centro de Formação Olímpica.

Tenho denunciado com frequência a existência de uma trágica realidade para crianças e adolescentes brasileiros: conde-nados ao abandono em instituições, não tem respeitado o direito constitucional a viver em família, bem debaixo dos narizes emper-tigados daqueles que têm o dever de zelar por sua proteção.

Uma razão para a delonga demasiada de soluções eficazes para o abrigamento indis-criminado é a demagogia paralisante que assola as relações sociais no Brasil. Este mo-vimento de adoração da pobreza como causa de todas as mazelas sociais justifica qualquer atividade ilícita praticada pelos que nela se encontram. Por esta corrente de pensamento que perniciosamente se instala nas consci-ências de profissionais pagos para garantir direitos da criança, tudo, inclusive o abriga-mento e o abandono de crianças, se justifica pela pobreza. Este raciocínio é frontalmente oposto ao mandamento constitucional e se baseia em argumentação muito pouco sólida.

Com efeito, dizer que a pobreza autoriza o abrigamento por tempo indeterminado é pri-vilegiar o direito do adulto em detrimento do direito da criança. Inverte-se a lógica da pro-teção à criança para se consagrar sua “coisifi-cação”, já que passa ela a ser “pertencente” a sua família e ficar “guardada” pelo tempo que for necessária a sua reestruturação. O mais curioso é que os que levantam esta bandeira atribuem ao princípio da proteção integral o dever do poder público de proteger a famí-lia para que ela possa receber sua criança de volta. Sendo insuficientes as políticas públi-cas para tal fim, a família não poderia ser “penalizada” com a “perda” de seu filho. O raciocínio não é muito profundo em termos de intelectuais e se despedaça ao se constatar a realidade dos fatos.

Primeiro, é necessário se afirmar que a proteção integral se destina à CRIANÇA. É ela que deve ser integralmente protegida do abandono em instituição, preferencialmente voltando para sua família biológica, mas se isso não for possível no curto prazo, deve ser destinada à adoção para que sua infância não pereça em função de problemas de adultos. Em segundo lugar, dizer-se que a pobreza é “a” causa do abandono não corresponde inteiramente à verdade e é uma injustiça com a maioria esmagadora das pessoas pobres do país que, diante das maiores dificuldades, lutando contra tantos obstáculos, criam seus filhos em sua companhia.

Este raciocínio é compatível com “o mito do amor materno” segundo o qual toda a mãe e todo pai amam seus filhos biológicos de uma forma socialmente uniforme. Nada mais equivocado: há pais e mães biológicos que não tem apreço por seus filhos, por inúmeras razões que não cabem ser aqui discutidas, demonstrando com a falta de cuidado seu desamor. O cuidado é o corpo de delito do afeto. A ausência do primeiro importa na inexistência ou na insuficiência do segundo. É compreensível que o alcoolismo, o uso de drogas, a ignorância e a criminalidade, den-tre outros fatores, possam levar as pessoas a este estado de desapego com seus filhos. É possível e desejável que se tente ajudar estes adultos e promover sua capacitação para a vida em sociedade.

Só não é admissível que os filhos destas pessoas paguem com sua infância, trancafia-dos em instituições, esperando recuperações improváveis e demoradas, quando em grande parte dos casos a recuperação do adulto evi-dentemente é improvável em curto prazo.

Deixar uma criança anos a fio num abrigo é uma ilegalidade abominável que não pode ser tutelada pelo Poder Público, sob pena de indecente cumplicidade.

Sandra Borba, pelo Rio Grande do Norte, será única mulher, entre palestrantes do 16° Congresso Espírita, que começa hoje e se encerra domingo, no Sebrae, com o tema Atualidade do Pensamento Espírita, dividindo as falas com André Luiz Peixi-nho, que virá pela Bahia, Emanuel Cristiano, from São Paulo, Severino Celestino, direto da Paraíba, e Francisco Cajazeiras e Luciano Klein, estes dois, nossos, quer dizer, pelo Ceará.

Em cerimônia das mais íntimas, restrita apenas à família e padrinhos, na fazenda Carauçanga, ende-reço caucaiense dos avós da noiva, acontece, hoje, união, pela Lei dos Homens, de Renata Carneiro e Marcelo Jucá.

n n n

Enquanto isso, fechando os altares outubrinos, Érika Ferreira Lopes e Paulo Carneiro Porto, no último dia do mês, se unem em Deus, na Paróquia da Paz, para, a seguir, receberem no Viriato Jardins.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Page 7: Linha Azul - 16/10/2015

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Esperteza de LulaA esperteza sempre foi uma das principais

características do ex-presidente Lula. Coube a ele, mais uma vez, fazer do limão uma limonada e transformar as chamadas “pedaladas � scais” da presidenta Dilma, que têm sido utilizadas pela oposição que sempre pedalou quando na situação, para justi� car pedidos de “impeachment” contra Dilma, num ponto a favor da presidenta.

De acordo com a defesa da presidenta, todos os governos, desde Fernando Henrique Cardoso, sem-pre pedalaram, mas segundo Lula, somente Dilma utilizou recursos de bancos públicos para pagar benefícios para os menos favorecidos, tais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.

Então porque só agora o TCU resolveu enqua-drar um presidente na Lei de Responsabilidade Fiscal por “pedalar”? Por que cassar o mandato de Dilma? Por que a pedalada foi para bene� ciar os pobres, o povo da classe menos favorecida? Nesse ponto Lula mostra bem o porquê de ter saído do governo com alta popularidade e do porquê de tanto medo da oposição de enfrentá-lo na próxi-ma disputa presidencial. É que diferentemente de sua sucessora, ele, Lula, sabe como ninguém falar a linguagem do povo e tirar leite das pedras.

Preocupação. A deputada Laiz Nunes, nascida no Icó, onde teve a maioria dos votos de seu manda-to, anda preocupada, muito preocupada. Mesmo escorado pelos açudes Orós e Lima Campos, Icó sofre os efeitos da maluquice de uma seca que já vai pro quarto ano. Cinquentenário. Se vivo fosse o saudo-so Otacílio Correia estaria em estado de graça. Neste dia 30, a Mudanças Con-fi ança, que ele criou, comemora 50 anos de atividades. Um jantar solene marcará a data com clientes e colaboradores mais próximos. Aliás... A Câmara Municipal de Fortale-za fará, naquele dia, sessão solene, às 9 da manhã, para homena-gear a Confi ança, uma empresa que orgulha o Ceará e os cearenses. A Confi ança pulou do Brasil e hoje transpor-ta nos EUA. Funciona. Uma ava-liação dos adversários do Governo do Esta-do põe como algo que funciona muito bem, o Caminhão da Cida-dania, uma operação da maior importância para quem não pode sair de casa e resol-ver um mundaréu de problemas. Conferência. Estão abertas as inscrições para II Conferên-cia Municipal dos Direitos da Pessoa com Defi ciência, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no auditório da Univer-sidade do Parlamento Cearense (Assembleia Legislativa). Verãozão. Com o início do horário de verão, à 0h do próxi-mo domingo (18/10), os aeroportos da Rede

Infraero nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste funcionarão de acordo com a pro-gramação estipulada pelo decreto nº 6.558 de 2008, que institui o horário especial em parte do território nacional até o dia 21/02/2016.

Tá faltando! Em mais um dos seus “arrufos” na Câmara Alta, o senador e ex “cara pintada” Lind-bergh Farias, boniti-nho, mas ordinário, apresentará projeto proibindo a nomeação de parlamentares e outros políticos para conselheiros ou mi-nistros de quaisquer Tribunais. Seria me-lhor propor a realiza-ção de concursos para esses cargos, como ocorre nos Estados Unidos.

Improdutividade. É tão pobre a capaci-dade de legislar, da maioria dos vere-adores da Câmara Municipal de Forta-leza, que o presidente Salmito ou o prefeito RC poderiam até descontar os venci-mentos dessa turma por conta de baixa produtividade. Ou então imitar muitas câmaras do interior, que só realizam 01 ou 02 sessões por semana. Nunca se viu tanto “enchimento de linguiça”. Gênio cearense. É do Ceará o maior pesquisador de História Universal do país. Trata-se do professor e escritor Jeovah Mendes, cujos vários livros sobre personagens – boas e más – que fi zeram a História, representam valiosa contribuição para outros professo-res, estudantes e pú-blico em geral. Hoje, no “Programa do Jô” ele lança o livro “Pa-pas Que Engrandece-ram a Humanidade”.

“O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos.” (PROVÉRBIOS CAP.16, VERS.28)

Para muitas crianças, o Projeto deu a oportunidade de conhecerem um shopping e assistirem o fi lme no cinema

Crianças recebem brinquedos

Superintendente Marcirlene Pinheiro com desembargadora Lisete de Sousa Gadelha saúdam as crianças

Os atores Brunim de Mesquita e Dináh de Moraes das Cia. Melejus foram os responsáveis pela atividades lúdicas do primeiro dia do Manhã Feliz

Equipe Gomes de Matos Consultores Associados

Afonso Braz e José Francimar

Daniel Demé trio e Eduardo Gomes de Matos Walter Neto e Raphael Mota José Jorge Vieira e Carlos Rocha

Expectativa das crianças para entrega dos presentes

Crianças posam para fotos na chegada do Manhã Feliz

A alegria da desembargadora Lisete de Sousa Gadelha com uma criança contemplada pelo Projeto, junto ao ator Brunim de Mesquita da Cia. Melejus

Crianças do Instituto Cristo Rei, fundado pela senhora Gercila Rodrigues Vieira foram recepcionados pelo empreendedor João Soares Neto

André Maia, Lucas Castro, Allana Wanderley e Guilherme Pequeno

Alyne Gurgel, Eduardo Gomes de Matos e Adriana Gurgel

Manhã Feliz 2015

Meeting Crescimento Exponencial

O Shopping Benfi ca realizou a 15ª edição do Projeto “Manhã Feliz”, que contou com a presença de aproximadamente 2 mil crianças carentes de instituições, abrigos, lares e creches da cidade, onde eles participaram de sessão de cinema, atividades recreativas, lanche, brincadeiras e entrega de presentes. Neste ano, foram selecionadas 18 entidades, sem fi ns lucrativos. O

Projeto Social é pioneiro no nosso Estado e ao todo, foram benefi ciadas aproximadamente 16 mil crianças de 178 instituições.

A Gomes de Matos Consultores Associados realizou o I Meeting Crescimento Exponencial com várias palestras sobre crise, oportunidades e negócios. O evento foi direcionado para seus clientes e colaboradores.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 8: Linha Azul - 16/10/2015

C M Y K

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Hoje à noite, no Teatro do Ibeu, tem show maravilhoso da cantora Ana Larousse, a partir das 20 horas. Depois ela fará show no Recife, 17, e depois em Maceió.

n n nA história da fé e devoção à Santa Rita de Cássia, padroeira

de Redenção, um � lme do cearense Cassio Araújo. Tudo acon-tecerá às 19 horas, no Cine Teatro São Luiz.

n n nO � lme conta com a participação de Amelinha e Fagner, e o

último trabalho da atriz Antonieta Noronha, falecida recente-mente.

n n nQuarta-feira, na ZUG, aconteceu movimentado show com

a Banda Jazzia, da Zug Choperia, formada por Moacir Bedê, Natasha Faria, Márcio Resende e André Benediet.

n n nO Festival Internacional de Teatro de Canela foi uma reali-

zação da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Canela, com apoio da Caixa Econômica Federal.

n n nCírio de Nazaré - Um ato de Fé de Devoção - segundo nos-

so companheiro Jeferson Severino, de Florianópolis, que levlou um grupo para Belém. E ele diz que nunca havia presenciado tanta devoção. Não é questão de turismo, é muito mais. É questão de fé.

n n nFoi na Igreja do Líbano, o batizado de Alexandre, segundo

herdeiro de Juliana e Alexandre Brasileiro.n n n

Logo mais à noite, na casa de Zaira Medeiros, haverá jantar

do grupo de alunos da cultura festejando o Dia do Professor.n n n

Parabéns, hoje, para Ana Sampaio, José Pimentel, Marta Silva, Roberto Rosa e Silvia Moisés.

n n nAmanhã, ganha cumprimentos, Gervásio Pegado, Lene

Osterno e Lia Quinderé.n n n

Domingo é dia de parabenizar Ane Alcântara, Laisinha Mota, Beatriz Machado, Deib Otoch e o colunista Luiz Carlos Martins.

n n nNa próxima quarta-feira, dia 21, Fátima German recebe

para “happy-hour” em sua loja, no Center Um, tendo este colunista como � gura central, a partir das 17 horas.

Semana vai... Semana vem...

“Uma Sereia de Ouro”Idealizado pelo saudoso chanceler Edson Queiroz, foi realizada recentemente no Theatro José de Alencar, mais uma edição da entrega do troféu Sereia de Ouro, em cenário decorado por

Jacaúna Aguiar. Hoje, apresentamos alguns casais de sucesso em nossa fi na sociedade.

A importância quem dá ao outro é você...

Se signifi ca ou é insignifi cante

autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16: 09)

Yolanda Queiroz e Débora Nibor

Lissa e Ivens Dias Branco Júnior

Soraya e Walter Pinheiro

Lúcio e Ana Virgínia Carneiro

Beatriz Philomeno e Eridan Mendonça

Bel e Osler Machado

Bob e Nazaré Sales

Ana Vládia e Cássio Sales

Renata e Marcelo Pinheiro

Lúcia Alcântara e Edyr Rolim

Nilda Andrade e Venúsia Ribeiro

Josué e Branca de Castro

Governador Camilo Santana e Onélia

Graça da Escóssia, Ivens e Consuelo Dias Branco Margarida Borges, Nestor Chaves e Ângela