linha azul 01/04/2016

8
4 C M Y K Capa de O Estado de 1 o de abril de 1950 “Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,”(Provérbio 3:1) PÁG. 4 JORNAL O ESTADO Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 1 o de abril de 2016

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 27-Jul-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul 01/04/2016

4

C M Y K

Capa de O Estado de 1o de abril

de 1950

“Meu

filh

o, n

ão se

esq

ueça

da

min

ha le

i, m

as g

uard

e no

cora

ção

os m

eus m

anda

men

tos,”

(Pro

vérb

io 3

:1)

PÁG. 4

JORNALO ESTADO

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 1o de abril de 2016

logo novo mar 2016.indd 2-3 18/03/2016 11:07:58

Page 2: Linha Azul 01/04/2016

C M Y K

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 1o de abril de 2016 2

Gilson Moreira e Luís Paulo

Fátima Fontenelle e Lúcia Dummar

Alex Azulay, Carmen Lúcia e Nayara Pearce

Carmen Lúcia em seu discurso

Carmen Lúcia Dummar e Andre Figueiredo

Ministro das Comunicacoes Andre Figueiredo sendo homenageado

Autoridades

Afro Lourenco e Roberto Pinto Martins

Paulo Cesar Noroes, Elcio Batista, Andre Figueiredo, Joao Saldanha e Chagas Vieira

Simone Moraes, Camila Figueiredo, Flávia Castelo e Carla ReginaEduardo Galdino, Edna Ramos, Andre Figueiredo e Tony Moraes

Luiz Aguiar, Anastácio Marinho e Cleo Niceas

Anselmo Mororo

Palestrante William Ivo Zambelli

Roberto Moreira

Joao Dummar, Wannia Dummar e Lucia Helena

Ministro Andre Figueiredo em seu discurso

Roberto Pinto Martins em sua palestra

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Conversando a gente se entendeA cada dia que passa tenho mais convicção do

quanto não vale a pena se prender a situações que não acrescentam nada à nossa vida. Falo assim, de-vido ao desabafo de uma amiga ao se sentir magoa-da ao saber que pessoas próximas estão falando mal dela. Diante disso vem logo o pensamento: desde quando temos que agradar a todos? Qual o benéfico que vai me trazer gastar energia por que alguém não tem afinação com minhas ideias? Pena que só aprendemos isso com o tempo. Embora esse tipo de evolução possa ocorrer em qualquer fase. Basta você ter em mente o que disse Vinícius de Moraes “ a coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais”. Detalhe : sem a preo-cupação de querer agradar ao mundo. Pense nisso.

Solidariedade. Grupo Panapaná pro-move show beneficente para o GAPO - Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico do Ceará , com Ítalo e Renno, Xand Avião e Solange, na quinta (07). Informações. (85) 3265.6911.

Atitude. As Lojas Bagaggio lançam a Campanha Troca Fácil. Uma mala usada poderá garantir desconto de até 40% na compra de uma nova. As malas arre-cadadas, serão doadas para a Comunidade Católica Shalom.

Incentivo. O Pinheiro Supermercado realiza, de 5 a 10 deste mês, mais

uma edição do Saúde e Vida. O Bom Vizinho em Quixadá, com ativi-dades variadas e sorteios de bicicletas.

Reconhecer. A pri-meira edição da Feira do Cordel Brasileiro: Uma caixa de Cordéis para você!. Acontece de 5 a 10 deste mês, na CAIXA Cultural Fortaleza, com homenagem ao cordelis-ta mestre Chico Pedrosa, por ocasião dos seus 80 anos de vida e arte.

Agenda. Como

parte da programação do “Estacionamento da Música” deste mês, o Sesc apresenta Chico César e Dani Black, amanhã, sábado, no SESC Centro.

Ápice da Elegância...O assunto é simples, mas me pediram para

comentá- lo. Já falamos sobre isto algumas vezes, porém, nunca é demais repetir para que fique gra-vado na memória qual uma tatuagem.

O asseio é o ponto alto de toda aparência; pode-rá ser a grife mais importante do mundo, tudo irá por terra se tiver uma nódoa, se estiver amarrotado dando sinais de desleixo, ou com mau cheiro se suor ou mofo.

Mais importante ainda é o asseio pessoal. O banho tem que ser especial; a barba bem feita, ou bem tratada; orelhas e ouvidos limpos sem mau cheiro de azedo. Unhas de pés e mãos perfeitos. Os dentes sempre asseados. A aparência física hoje, é tão cobrada do homem quanto o é para a mulher.

Para o homem também existem regras para melhorar a aparência. Se tem ombros caídos e barriga proeminente, passe longe de camisa de malha. Camisa de malha é para tipo de homem desportista que possui barriga tanquinho. Caso vá a algum evento de porte médio vista-se com discrição e o melhor padrão é listinha ou xadrezinho azul claro ou escuro, cores neutras são mais distintas e chiques. Se partir para o azul claro e vestir calça jeans, escolha o jeans claro, se escolher a camisa escura, escolha o jeans da cal-ça escuro. Não está errado misturar escuro com claro ou vice-versa, porém a mesma cor deixa a pessoa mais alta.

Jamais esquecer o desodorante sem perfume, e só use lavanda em caso de dúvida a qualquer perfume. Cheirando à limpeza. Sapatos em ordem, carro em ordem tudo organizado, dá ideia de uma pessoa centrada que sabe o que quer da vida. A boa aparência tem uma força soberana. Aliada a este fator um outro se agrega: nossa expressão ao con-versar, procurar ter bons modos, evitar palavrões, gírias que empobrecem a conversação e dão uma conotação de falta de classe. Lembre-se sempre a boa aparência supera à beleza, não custa melhorar-mos nossa pessoa. Analise-se diante de um espelho e decida o que tem que fazer para melhorar.

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior, Vladimir Pezzole e Kelton Vasconcelos

“pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.2)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS IRATUÃ FREITAS

PosseCarmen Lúcia Dummar Azulay (leia-se Tempo FM), tomou posse, durante solenidade que

aconteceu na sede da FIEC, como presidente da ACERT e do SINDATEL. Na ocasião, o ministro das Comunicações André Figueiredo foi homenageado.

Page 3: Linha Azul 01/04/2016

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

1o de abril de 2016 3

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

A incerteza do futuro

Tudo tá parado. É um desânimo total. A situação do comércio a cada dia piora mais: lojas estão fechan-do, restaurantes e bares agonizam para se manterem abertos. A construção civil, que era o segmento que

mais empregava nos últimos anos, tem feito demissões em massa e inúmeros imóveis comerciais e residenciais por todo o País estão desocupados, com placas para alugar ou vender. A indústria peleja para manter suas máquinas funcionando. Demitidos cancelam planos de saúde e odontológicos e vão para o caos dos atendimentos dos hospitais públicos. Negociam valores de aluguéis com os proprietários dos imóveis e, quando não obtêm sucesso, trocam de residência para uma menor ou então retornam à casa de seus pais aposentados.

Aqueles que um dia tiveram a ilusão que a melhora no padrão de vida ia durar muito tempo estão desesperados, porque assumiram compromissos financeiros que, hoje, não

podem quitá-los. Com a prosperidade da economia nos anos anteriores à crise, muitos realizaram o sonho de casar, de ter filhos e da casa própria. E agora, o que, fazer quando estão desempregados, e as contas se avolumam nas prateleiras de suas residências.

Jovens que moravam com seus familiares e juntaram um pouco de dinheiro quando estavam empregados debandam para morar nos Estados Unidos, no Canadá, à procura de subempregos como faxineiros, garçons, babás, entregadores de pizzas, de jornais e atendentes de lanchonetes.

Com o governo perdido, a economia indo ladeira abaixo, não há esperança na maioria dos corações brasileiros. O que há é uma verdadeira incerteza do que vem pela frente. A possibi-lidade do impeachment não nos dá segurança que tudo vai se ajeitar. Estamos vivendo aquele ditado: “se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come”.

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” (Provérbios 3:3)

Deficiente físico fica sem calça na porta da Caixa Econômica em São Paulo

É emocionante ver uma mulher em uma plateia formada pela maioria de homens defender uma causa com tanta inteligência e convicção como a advogada Janaína Paschoal

Novo pedido de impeachment da OAB nacional aumenta divisões na OAB do Ceará

É falta de sensibilidadeUm deficiente físico foi barrado na entrada de

uma agência bancária da Caixa Econômica em São Paulo, após ter avisado a segurança e a gerência que usava uma prótese metálica na perna esquer-da. Com raiva da insensibilidade dos servidores da Caixa, tirou a calça, retirou a prótese metálica da perna esquerda e ficou de joelhos na entrada do banco “Não gosto de escândalos, mas, dessa vez, foi constrangimento demais”, disse Gilberto Forti, de 57 anos. “Nunca tinha passado por uma humilhação dessas. Trabalhei minha vida inteira e merecia mais dignidade.” Afirmou que não é cliente da agência, mas já havia ido ao local por quatro vezes e sempre conseguiu entrar depois de explicar sobre a prótese. Dessa vez, no entanto, a entrada não foi autorizada pelo segurança e por uma gerente da agência. “Minha esposa levantou minha calça, mostrou a prótese, explicou que eu sou amputado. Mas eles disseram que não me conheciam e não iriam abrir.”

Queda na construção civilCom o aumento da crise na construção civil

cearense, o setor continua demitindo. O índice de evolução do nível de atividade marcou 40,7 pon-tos no mês de fevereiro, valor abaixo do limiar de 50 pontos, demonstrando diminuição em relação ao mês anterior. O desempenho encontra-se em patamar bem inferior ao normal do setor, já que o indicador de nível de atividade efetivo em relação ao usual alcançou 29,1 pontos, demonstrando, assim, que a operação do segmento está abaixo do comum.

OAB divididaO novo pedido de impeachment feito pela OAB

Nacional acirra as divisões na entidade no Ceará. A situação teria ficado ainda mais tensa com o pedido enviado pela OAB à Câmara dos Deputa-dos. Advogados que são contrários a essa inicia-tiva alegam que as deliberações, desde o início, tiveram a participação apenas dos conselheiros e que decisões como essa requerem uma consulta a todos da classe. Para o presidente da OAB no Cea-rá, Marcelo Mota, essa possibilidade seria inviável pela quantidade de advogados associados. “Existiu um processo eleitoral democrático em que repre-sentantes foram eleitos, e eles têm a legitimidade de representar o pensamento da advocacia”.

Renan CalheirosParece piada o comportamento do senador

Renan Calheiros. Pertence ao PMDB e fica eterna-mente em cima do muro, esperando as coisas acon-tecerem para decidir para que lado vai. Uma hora, participa de reunião com Lula e, depois, vai à casa de Michel Temer para últimas deliberações. Presi-dente do Senado responde a nove sérias acusações.

A advogada Janaína Paschoal

Em audiência tumultuada na Comissão da Câmara que analisa o pedido de impeachment de Dilma Rousseff, a advogada Janaína Paschoal arrasou com suas fundamentações em defesa da saída da presidente. “Tenho visto vários cartazes dizendo que o impeachment sem crime é golpe, e essa frase é verdadeira. Mas estamos diante de um quadro em que sobram crimes de responsabilida-de.” A advogada descreveu com muita competên-cia como foram realizadas as pedaladas fiscais, a liberação de créditos extraordinários sem o aval do Congresso Nacional, uma ilegalidade. Afirmou que, por muitos menos agressão à Lei da Res-ponsabilidade Fiscal, prefeitos de várias cidades brasileiras foram cassados de seus cargos.

Page 4: Linha Azul 01/04/2016

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 1o de abril de 20164

Pessoa amiga liga e diz ter descoberto que um descendente é autista. A família ficou desolada. Há cinco anos procurava respostas sobre a não interação, a não comunicação e o comportamento da criança. Foram a muitos lugares e médicos. Ago-ra, veio o diagnóstico.

Tentei falar que a própria criança autista não se vê deficiente. Cada um deles vive o mundo da forma que a sua configuração gené-tica determinou. Quem pode aferir o pequeno ou largo mundo que transita nas sinapses de cada um?

Procurei, como leigo, ler sobre o assunto e parece não existir um pensamento uniforme na ciência médica sobre o tema. Do que li – e se soube ler – genes podem estar compro-metidos, bem como há fatores exógenos como

poluição, complicações durante a gravidez, infecções causadas por vírus, contaminação por mercúrio e outros.

Segundo o CDC, Center of Disease Con-trol and Prevent, dos Estados Unidos, com dados de 2006, nasce uma criança autista para cada 110 partos. A incidência maior seria para o sexo masculino (1 para cada 70) que poderia ser acometido do Transtorno do Es-pectro Autista (TEA).

Há, na internet, uma revista sobre o assunto: “Autismo – Informação Gerando Ação”. Des-cobri também que na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais há gente comprometida com o estudo. Recolho e repasso o nome do médico Walter Camar-gos Junior, cujo e-mail está explícito: [email protected]

Há um questionário

de triagem, decerto co-nhecido por pais dessas crianças, mas, por via das dúvidas, o cito. Ele consta de 23 itens que devem ser observados.

Em face dessas constatações, cada uma com a singularidade que apresenta, decidi apoiar a realização de exposição que vai transcorrer por todo o mês de abril. Será de responsabilidade da instituição bene-merente PINTANDO O SETE AZUL, ainda sem sede definitiva, fundada em 2015, as-sistindo a mais de 100 famílias, seus professo-res e alunos.

Essa exposição constará de 32 fotos de portadores, palestras, vídeo com imagens de mais de 100 crianças e pessoas associa-das, tudo ao som de músicas apropriadas. Esclarecimentos po-derão ser prestados no

local da exposição, Av. Carapinima, 2200,Ben-fica, Fortaleza, primei-ro piso. É gratuita e aberta ao público.

Hoje, sexta-feira, 1º. de abril, às 19 horas, haverá a solenidade de abertura no local indicado. Amanhã, sábado, às 10 horas, haverá palestra do autista Nelson Marra, que é ídolo de muitos e veio, do Rio de Janeiro, especialmente para o evento. A Exposição funcionará no horário de 10 da manhã às 22 horas. Nos domingos, das 15 às 21 horas.

Este artigo resul-ta da consciência do problema e é um compromisso que devemos assumir com o próximo, independente da forma da comu-nicação atingível, do mesmo modo, com o mesmo carinho e com o respeito que devotamos a todas as pessoas.

Bê, a bá do autismo

“Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.” (Provérbios 3:4)

Jornal O Estado 80 anos

A manchete da capa da edição de 01 de abril de 1950, tratou das articulações políticas entre PTB E PSD que apoiavam firmemente a candidatura da Nereu Ramos para a sucessão presidencial. Foi vice-presidente do Brasil, eleito pelo Congresso Nacional, de 1946 a 1951. Foi presidente da República durante dois meses e 21 dias, de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956. Na capa também encontramos matéria sobre o pedido de ajuda financeira de cinco nações europeias, aos EUA para ajudar no controle de suas fronteiras, devido possíveis agressões soviéticas.

[email protected]

Page 5: Linha Azul 01/04/2016

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

1o de abril de 2016

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;” (PROVÉRBIOS CAP. 3, VERS. 5)

DebateMarcos André Borges organizou, no Hotel Gran Marquise, um debate, seguido de coquetel. Brasil: Desafios e Oportunidades – Diferentes visões de um cenário econômico, foi o tema do encontro debatido por Helder Medeiros Rebouças, Mansueto Almeida e Flávio Ataliba,

oportunidade em que foi comemorado os 27 anos da VSM comunicação.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Rochelle e Carlos Holanda

Renato Bonfim, Maria Eudimaeia, Carla, Lara e Cassio Borges

Luiz Eduardo, Carla, Lara e Marcos Andre e Pedro Napoleão

João Carlos Lima, Patriolino Dias e Paula Frota

Edmo Linhares e Marcos André

Carlos Pontes e Marcos André

Marcos Andre e Mansueto Almeida

Aristarco Sobreira e Marcos André

Nelson Gonçalves e Cleide Castro

Ruy Lima, Eliane Marzano, Paulo Audrigue e Elaine Pandolf

Roberto Moreira e Fernando Maia

Marcos André, João Batista Fujita e Eduardo Ponte

Lauro Chaves e Jocelio Leal

Fábio Rocha e João Carlos Lima

Cícero Moraes, Marcos André e Wagner Caetano

Carlos Gama e Marcos André

Carla Borges, Ana e Ricardo Rolim

Pompeu Vasconcelos e Elcio Batista

Waleska Rolim e Felipe Baiana

Clara Borges

Rafaela Rocha e André Montenegro

Moacir Maia, Marcos André e Lima Matos

Luiz Eduardo Moraes, Victor Frota, Marcos André e Carlos Fujita

Helder Rebouças, Lúcio Flavio, Desirre Mota e Flávio Ataliba

Carla, Clara e Marcos André

Page 6: Linha Azul 01/04/2016

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 1o de abril de 2016 6

Sérgio Helle, José Mesquita, Dou-glas Vasconcelos, Zakira, Marquinhos Abu, J. Pinheiro, Lauro Sérgio e Silvano Tomaz são os oito artistas que fecharam março abrindo, ontem, a exposição Heteróclito, na Galeria Vicente Leite, na Faculdade 7 de Setembro.

n n nQue Dia da Mentira que nada!

A mais pura verdade, nesta sexta, o prenúncio de festa grande, hoje, no Ideal, a que irá comemorar a chegada da paisagista Celina Pinheiro aos 75 anos, que recebe convidados a partir das 18h30min.

n n n

Abrangendo os segmentos feminino, masculino, infantil, lingerie, praia e fitness, e também sobrando, para o de têxtil e aviamentos, acontece, de 27 a 29 vindouros, no Centro de Eventos, a primeira edição do ‘’Salão Ceará Moda Contemporânea”, promovido pelo Sin-diconfecções, Sindiroupas e Sinditêxtil.

n n nO Sinduscon, e não apenas, todavia,

também empresários de outros setores, marcam presença, hoje, em Maceió, para o ‘’Construir Direito”, evento jurí-dico realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, reunindo juízes, promotores e procuradores.

Agora, vou te contar...

“reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:6)

Elegante designer Sandra Pinheiro apresentou mais uma charmosa coleção

Clicado com Aluísio Ramalho Filho, Hélio Perdigão, presidente a seguir do CIC

De palavra fácil, ex-governador Lúcio Alcântara (no flash, com João Carlos Paes Mendonça) falou (e bem) pras Amigas do Livro

Giro Social

Aquela foto do nosso beijo

Centenário & Pincel

Papo feminino

Eleição no TRT-CE

Troféu CarlosCâmara

Irmãs Iná Walkíria, Iná Cristina e Iná Valéria programando Europa, neste iniciante abril, para os festejos pela chegada às nove décadas da mãe Carmen Arruda, viúva do saudoso Esmerino.

Curtindo alguns dias em Curitiba, Denise (nascida Nóbrega) e Paulo Sanford.

Terça próxima, Julinha Gurjão recebe amigas para coquetel, comemorando três décadas de sua Nuage.

Sesc-CE e Grupo Bagaceira serão os agraciados com o Troféu Carlos Câmara, amanhã, nos festejos pelo Dia do Teatro Cearense, 19h30min, no José de Alencar.

Sarney Filho será palestrante do Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos, que a CDL promove, em 25 deste mês.

Em temporada de nova lua de mel, Syane e Sérgio Amora inseriram, no roteiro, a Flórida.

Em clima de total romantismo, oftalmologista André Jucá Machado comemorou idade nova em jantar à luz de vela, com Gyna, no Oui.

Gurizada irá se esbaldar, com o espetáculo Disney On Ice - Mundos Fantásticos, que traz oito princesas da Disney ao Ginásio Paulo Sarasate, de 20 a 22 de maio.

Advogado Álcio Nogueira tomou rota paulista tocado por afeto, quer dizer, rever filha Mariana e neto Pedro.

Levi Castelo Branco e banda dividiram item musical com a Banda Vintage e o DJ Gilvan Magno, na festa comemorativa pela chegada aos 90 anos do patriarca Pedro Freitas.

Um instante qualquer, sem pose e sem pretensão de pose, clicado por um fotógra-fo atrevido, invasor de privacidade. Uma foto roubada da realidade pungente, do cotidiano mediando, de uma figura vulgar. Eu. Eu, o comum dentre os comuns, desta-cado por ser tão ordinário, tão previsível, pessoinha perdida na massa, anônimo da história do mundo, da história do país, da história da cidade, alheio às fofocas da minha rua. Um eu que acorda, come e dorme. Gente que nasce e morre. Um Eu com letra minúscula: eu.

Pois então, como se pode compreen-der tal fotografia? Não sou a menina nua chorando no horror da guerra. Não sou o soldado que cai morrendo na guerra civil espanhola. As belezas mundanas das atrizes, das modelos, nada disso pertence a mim. Não há uma bola em meus pés, tocada para uma rede de felicidade e grito desabafado do gol. Os votos do povo não recebi, jamais desfilei em carro aberto, com a mão de aceno abanando. Não fiz o discurso mais virulento, do alto da tri-buna das denúncias, não fui o arauto das mudanças. Da passeata de bandeira em punho, não fui, nem tive notícia.

Do canto mais bonito, erro a letra e en-tabulo um assovio. Do trabalho mais duro canso nas primeiras marteladas. Dos so-nhos que tenho, não cheguei nem na me-tade. O que quer comigo este perpetuador de fração de segundos? O que deseja esse monstro eternizar num clique automático? Prender o tempo que passa, pretensão su-blime e tola. O artista da nostalgia insiste em perpetuar o finito, para que o agora é um nada, algo seja. Lá está ele, chafurdan-do na realidade sua obsessão bisbilhoteira. O que quer comigo?

Vejo a foto agora. Vejo meus olhos fechados, meu rosto inclinado por traz de ti, te abraçando, com a minha boca em bico feito encostada a sua bochecha. Você olhando serena para a lente com meio sorriso estampado, como quem se sente importante, ainda que tímida. Posso sentir seu perfume de alfazema, que de tanta infância me lembra, com meu nariz colado no teu rosto, enquanto a boca te beija. A textura macia da sua pele mulata me adoça os lábios. Tudo isso naquele segundinho de beijo dado.

Então é isso. Finalmente entendo. Da minha existência comum nada se impõe à eternidade. Os feitos, as vitórias e derro-tas, nada, nada. O fotógrafo não registrou a minha existência, o meu corpo. Tão pouco se preocupou com minha falta de nobreza, com meus gestos comuns. Ele tirou dali, daquele momentinho, apenas o que eu sinto por você. O que é extraordi-nário e que vale ser lembrado, o nosso bei-jo espontâneo, sem preparo e sem previ-são. Aquele artista folgado, ladrão da vida alheia, fotografou sem licença ou permis-são apenas e tão somente o amor imenso que eu sinto por você. Bendito seja.

Além do livro com o qual irá homenagear chegada aos 100 anos de sua mãe, saudosa Maria Zilda, quando maio che-gar, Ana Sampaio, anfitriã de categoria evidente, quando recebe, em seu endereço do Porto das Dunas, sempre ao lado do marido, coronel Adyr, está completamente envolvida, no momento, também com sua exposição individual, programada para outubro, agendando, sobretudo, pinturas inéditas.

Assuntos que certamente interessarão ao mulherio local: Rodada Tecnológica de Cursos Internacionais, evento que acontece próximos dias 17 e 18, no Hotel Oásis Atlântico Imperial, trará, da Argentina, a cirurgiã plástica Verônica Rolandelli, que irá falar sobre ‘’Estética Reparadora - segredos de um pós-operatório de sucesso”, cabendo à química Cláudia Eveline abordar o tema ‘’Exoplastia dérmica combinada - Esquema tático de alta eficácia para jovializar a face em até dez anos”.

O Plenário do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, elegeu novos dirigentes que irão administrar a instituição do bie-nio 2016-2018. A desembargadora Maria José Girão foi eleita presidente, o desembar-gador Jefferson Quesado Junior foi escolhi-do para o cargo de vice-presidente e o de-sembargador Durval César de Vasconcelos Maia eleito corregedor regional, cuja posse ocorrerá em junho vindouro. A desembar-gadora Maria José Girão terá pela frente o desafio de administrar um Regional com uma das maiores demandas processuais do país. Em 2015, foram recebidos 61.456

novos processos para julgar nas 37 varas do trabalho do Estado. O número é 20% superior a 2014, quando empregados e em-pregadores ingressaram com 51.227 ações trabalhistas. É a maior procura pelo serviço nos últimos dez anos, que registram média de 5% de crescimento anual de processos novos. Ao todo, são mais de 149 mil proces-sos trabalhistas em tramitação na primeira instância da Justiça do Trabalho do Ceará e quase dez mil no segundo grau. Para atender a essa demanda, o TRT-CE conta atualmente com 14 desembargadores, 69 juízes e um quadro de 1.037 servidores.

O palco do Teatro José de Alencar recebe no dia 02 de abril (sábado), a partir das 19h30min., a solenidade da 30ª edição do Troféu Carlos Câmara e os Destaques do Ano de 2015, da cena teatral cearense. Serão agraciados 41 artistas, divididos em 17 categorias como ator, atriz, autor, direção, produção, figurino, dentre outras. Os homenageados com o Troféu Carlos Câmara são: o SESC Ceará e o Grupo Bagaceira de Teatro, ambos pelos 15 anos de suas ativi-dades culturais e artísticas.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

FOTO FACEBOOK

Page 7: Linha Azul 01/04/2016

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 1o de abril de 2016

E nós, aonde chegaremos?A sociedade cearense como um todo, está

mesmo na obrigação de acompanhar, “de cima”, os lamentáveis fatos decorrentes de um dos mais deprimentes momentos da nossa história, em termos políticos, administrativos e morais. Não é à-toa que o nosso Estado, com sobejas razões, tem sido sempre reconhecido como um dos mais politizados, principalmente, a nossa Capital, Fortaleza, com seu elevado nível de politização. Assim, cumprimos uma das mais nobres missões de um cidadão: praticar política de bom nível.

Ocorre que, enquanto contribuímos para a resolução de problemas em nível nacional, passamos, às vezes, ao largo dos nossos proble-mas multi-centenários, até por que quiseram os caprichos da nossa existência como Estado, que terminássemos localizados na mais agreste das regiões do País – o Nordeste. Ou seja, en-quanto outros estados climaticamente privile-giados acham-se em meio à fartura de água, no nosso Ceará, muitos dos que se aventuraram a plantar sofrem as consequências de um inver-no intermitente.

Agora, enquanto governantes e partidos tateiam busca de soluções para a crise do País, continuamos vendo um governador “afundando o caminho” e peregrinando pelos ministérios e Casa Civil, mão estendida, em busca de recur-sos já aprovados, para fazer funcionar os nossos hospitais públicos, modernizar as nossas escolas e, o que é mais urgente, tornar realidade projetos contra as secas e melhor IDH das nossas cidades. Esses recursos, sabemos, caíram no sumidouro da corrupção. Assim, aonde chegaremos?

Delegacias. Ontem, na Assembleia Legislati-va, o deputado Renato Roseno (Psol), de se-riedade e competência reconhecidas, alertava para um fato inaceitá-vel: não existem Dele-gacias da Mulher nas cidades de mais de 70 mil habitantes, como exige a Lei. Sobre isso, ele coordenou audi-ência pública, com a presença de entidades de defesa da mulher.

Pecados. Para o depu-tado Roberto Mesquita (PSD), o ex-presidente Lula da Silva, que chegou a ter 85% de apoio popular, jogou tudo isso fora, no momento de escolher o seu sucessor. A escolha de Dilma Rousseff foi um erro imperdoável. À essa sua protegida, faltou o que mais se exigia de um gover-nante do nosso País: competência para go-vernar. Ou seja, faltou tudo.

Penduricalho. Quarta--feira, da tribuna da AL, o deputado Heitor Férrer (PSB), trouxe à tona tema, que tem merecido seguidas críticas: a existência, em Brasília de uma tal “Casa do Ceará”. Um local que não serve para hospedar o governador, secretários ou outras autoridades, está custando, por mês ao bolso do cearense R$ 67 mil. Mais uma inutilidade cara e injustificada.

Papelão. No enredo tragicomédia “inter-pretada” pelos nossos políticos e empresá-rios, e vivida pelos brasileiros, há perso-nagens que conseguem se superar em matéria

de ridicularias pratica-das. O campeão abso-luto: o ministro-chefe do Gabinete de Dilma, Jacques Wagner. Ao bajular Lula, ele disse “Eu seria o carregador da sua pasta!...”

Grandeza. Num país onde políticos pernós-ticos, julgam-se acima do que são, são raros os gestos de grandeza por personagens de alto nível. É o caso do juiz Moro, o mais importante magistrado do País, ao se des-culpar junto ao STF, pela publicação de gravações envolvendo a presidente Dilma, mesmo sendo matéria criminalmente legal.

Cara-pintada. Há tempos, o enfatuado senador Lindbergh Farias, após trocar o PCdoB, que “fez dele gente”, pelo PT, o ex--“cara pintada”, virou o mais virulento dos senadores. Na defesa irracional do governo da presidente Dilma, ele tem se comportado como um bagunceiro. Sua última amostra de ética: chamar de “assaltante” o vice--presidente Temer.

Ah! A luz! Em meio à crise em que o PT e Dilma ”atolaram” o país, o consumidor mais modesto, vive sempre de olho nas tarifas – água, luz, telefone, aluguel, etc. Quarta-feira foi anunciada redução das tarifas de energia, pelo Ministério das Minas e Energia. Mas, aqui, a COELCE anunciava aumento, que ainda seria resolvido com a ANEEL...

(REDATOR SUBSTITUTO)

“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.7)

Lara Capelo Cavalcante

Somalia Serpa e Ruth Ferreira

Mauvia Chaves, Luís Gonzaga Mendes Chaves e Augustino Luís

Antonio Filgueiras Lima e Jeff Peixoto

Carlos Augusto Viana, Jeff Peixoto e Jose Telles

Rafael Larocca, Jeff Peixoto, Carlos A. Larocca e Carlinhos Larocca

Regis Medeiros e Edgar Sa

Peregrina Capelo e Simone Passos

Simone agradece a homenagem

Eliardo Silveira

Lara Capelo Cavalcante

Germana Ferreira, Helida e Daniel Ferreira Simoes

Professores George Paulino e Jura Maia

Simone Simoes com o filho Daniel

Taciane Vasconcelos e Fabiana Nascimento

Isabela Colares e Jeff Peixoto

Arícia Rocha, Jeff Peixoto e Milena Carrah

Josue de Castro, Maninho Brígido, Jeff Peixoto e Amarílio Cavalcante

Professores Mariana Barreto e Luiz Fabio, Simone Simoes (homenageada) e professora Gloria Diogenes

Homenagem

Lançamento

A antropóloga Simone Simões, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará há 43 anos - detalhe, mesmo aposentada Simone continua lecionando como professora voluntária - foi a grande homenageada

na aula inaugural desse semestre do referido departamento. Na ocasião, as professoras Glória Diógenes e Peregrina Capelo falaram da homenageada, que também discursou para o auditório lotado, tratando da sua trajetória acadêmica e de vida,

momento que emocionou a todos, principalmente, quando falou da sua prisão e da proibição de dar aulas durante a ditadura.

“O Mal de Janine” é o nome do terceiro romance escrito por Jeff Peixoto, e que foi lançado no Piano Bar do Ideal Clube. O evento contou com a participação da Banda Mavericks, apresentação

da bailarina Isabel Colares, e até um pequeno talk show.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 8: Linha Azul 01/04/2016

C M Y K

Marquei para o dia 13, às 18 horas, no Sérgio Carvalho Buffet, a recep-ção para homenagear as Mulheres Cinco Estre-las do Ceará. A lista eu publiquei na sexta-feira passada e na próxima sexta as fotos delas aqui na coluna.

n n nVale salientar que a lis-

ta publicada poderá sofrer pequena alteração.

n n nFoi na Praia de Flexei-

ras que Yamara (nascida Silveira) e Jaime Brandão festejaram a páscoa, com o mano dela Marcus Sil-veira e Zuleika, e a manita Eveline Dubus e alguns amigos.

n n nMinha amiga Letícia

de Castro Fialho foi vista tomando um cafezinho no Del Paseo. Por lá, também, a médica Glaura Férrer, figuras queridas

em sociedade.n n n

Amanhã, no Pingo Doce, a estimada Clébia Cunha recebe os aniversa-riantes do mês, para mo-vimentado almoço com direito a música ao vivo.

n n nFoi bastante prestigiada

a reunião do grupo de amigas no Coco Bambu, em torno das aniversa-riantes Tetê Targino e Dayse Silva Benevides.

n n nEntre as que compa-

receram, Lulu Targino, Zaira Medeiros, Aracy Justa, Sarita Ary e Tânia Sancho.

n n nDia 5, num restô da

moda, Edinha Brito reúne para almoço o Consórcio Tia Emir para festejar a Páscoa.

n n nKaia Catunda apresen-

tando nova coleção em sua loja, trazida recentemente de Belô e São Paulo.

n n nParabéns, hoje, para

Fernanda Uchoa, Gerusa Lima, Maurício Benevides (que por certo irá ganhar recepção de sua amada Rose Benevides), Nortan Ribeiro, Ricardo Gaspar de Oliveira e Rodrigo Uchoa.

n n nAmanhã, passa pelo

calendário, Francisco Alves, Nádia Sá Caval-cante, Nadja Cruz, Re-ginaldo Braga e Roberta Nogueira.

n n nDomingo é dia de

cumprimentar, Alexan-dre Dall’Ollio, Ana Flávia Chaves, Ana Lúcia Costa Lima e Ari Cysne. Para-béns.

n n n

Mulheres Cinco Estrelas

A importância quem dá ao outro é você...

Se significa ou é insignificante

Autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.” (Provérbios 3:8)

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 1o de abril de 2016

Mulheres de destaqueA associação das ex-alunas do colégio

Imaculada Conceição, realizou a outorga da medalha Mulheres de Destaque, que reconhece

ex alunas do colégio, que se destacam por suas atividades profissionais.

Três mulheres elegantes e inteligentes que é são destaque permanente em nossa sociedade: Solange Neves, Irene Mota e Lais Freire

FOTOS IRATUA FREITAS

Ministro das Comunicacoes André Figueiredo sendo homenageado

Ligia Pessoa de Andrade entrega medalha para Tida Philomeno Leal que foi representada pela filha Paula

Celuta Pinheiro entrega homenagem para irmã Maria Nilce

Maria Tereza representando Consuelo Dias Branco recebe a Medalha de Ligia Pessoa de Andrade

Irmã Cordélia recebe de Ana Sampaio homenagem

Yara Magalhães recebe a medalha de Ligia Pessoa de Andrade