linha azul - 30/10/2015

8
4 C M Y K l Fortaleza, Ceará, sexta- feira, 30 de outubro de 2015 “Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13) PÁG. 4 FOTO DIVULGAÇÃO IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 24-Jul-2016

238 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul - 30/10/2015

4

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 30 de outubro de 2015

“Grande miséria é para o pai o � lho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13)

PÁG. 4

FOTO DIVULGAÇÃO

IGREJA NOSSA SENHORAAPARECIDA

Page 2: Linha Azul - 30/10/2015

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 30 de outubro de 2015 2

Aurizete Dias com Loyola, Rosa Virginia e Cely Girã o

Priscila Cavalcanti e Estefania Pinheiro José Maciel e Theluí Nilza Parra e Priscila Cavalcanti

Theo Cordeiro e Karina Sampaio Josilda Belchior

Manoel Cardoso Linhares,Roberto Clá udio, José Porto e Epitá cio Vasconcelos

Auricelia Queiroz, Isabel Dias e Yolanda Araú jo

Karina e Mauricio Sampaio com Priscila Cavalcanti

Socorro Trindade e Marilza Pessoa

Deusmar Queiroz e prefeito Roberto Clá udio

Presidente da Alfe empossada Selma Cabral, prefeito Roberto Clá udio e Fá tima Duarte ex presidente da Alfe

Silvana Frota, Lá zaro Medeiros, Selma Cabral, Severinho Ramalho Neto, Fá tima Duarte e Câ ndida Portela

Sé rgio Aguiar e Fá tima Duarte

Mazé Campos, Mazé Linhares e Rosa Virginia

Rachel e Joã o Henrique Sampaio

Tiago Duarte, Vivian e Juvenal Duarte

Marlene Cabral, Severino Ramalho Neto, Fatima Duarte, Selma Cabral e Prefeito Roberto Clá udio recebe o trofeu Idelzuite Carneiro

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Posse AlfeTendo como palco a sede da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, aconteceu a solenidade de posse da nova diretoria da Associação das Lojistas Femininas – Alfe, que tem como presidente a empresária Selma Cabral.

Na mesma ocasião o prefeito Roberto Cláudio foi homenageado com o Troféu Idelzuite Carneiro.

Conversando a gente se entende

Outro dia ao conversar com um amigo ele falava da di� culdade em ser livre, pois para ser livre é pre-ciso romper com tudo aquilo imposto como verdade absoluta. Ao tentar agir de outra forma existem muitas barreiras a serem superadas, tendo em vista ser comum não colocar em prática a coragem ador-mecida dentro de nós. Preferimos, muitas vezes, a “vida segura”, a pisar em terra � rme, não correr ris-cos. E agindo assim a vida vai passando, passando.... E a gente acreditando que deve ser assim mesmo. Uma coisa é certa: quem não segue à risca o roteiro já de� nido, tem muito mais chance de se surpreen-der e, perceber que viver vai além do que estamos acostumados a aceitar como o� cial. Pense nisso!

Fé. Com o tema “Caminhada ao Campo Santo do Sertão, por água pra beber, por água pra viver” será realizada, dia oito de novembro, a 33ª Ca-minhada da Seca, em Senador Pompeu.

Comemorar. Um bolo de 16 metros e show da Banda de Escola de Aprendizes de Marinheiro marcarão a festa de aniversário do Shopping Ben� ca, hoje, a partir das 12h. Aberto ao público.

Festa. O 6º JERI

ECO CULTURAL acon-tecerá, hoje e amanhã,

com o� cinas ambientais e o show inédito Dancê da cantora Tulipa Ruiz.

Estudar. O Centro Universitário Estácio do Ceará recebe, até amanhã, inscrições para os cursos de pós-gradu-ação. São 40 cursos, nas modalidades presencial e à distância. Informa-ções: 3270.6712

Atitude. “Outubro Rosa na Outlet Linge-rie”, vai doar R$ 1,00 de cada peça vendida, até o dia dois de no-vembro, à Organização Américas Amigas, para a compra de mamó-grafos.

Os caroços de ameixa...Escrevi, na sexta-feira passada, sobre

um episódio dos caroços de ameixa, e pediram para eu escrever como seria o modo correto de agir.

Sinopse: a anfitriã trouxe um prato de sobremesa com ameixas para nós duas e refrigerantes. Quando coloquei a ameixa na boca, vi que não havia onde colocar os caroços servidos e fiquei embaraçada. O guardanapo era de tecido, portanto não podia colocá-lo dentro.

Qual a forma certa? Deveria ter trazido juntamente um recipiente menor que ser-visse de carroceiro; a missão da anfitriã é facilitar a vida do convidado, ou visita. Caso notasse indecisão por parte da visi-ta, saborearia uma ameixa e colocaria o caroço no lutar devido: assim demonstra-ria o porquê do recipiente vazio.

Quando servirmos algo e notarmos que está causando embaraço, procuremos simplificar o máximo que pudermos. Por exemplo: manga, laranja e outras frutas que deem trabalho, corte-as em pedaços para não causar constrangimento. Caso note indecisão, sirva-se primeiro para facilitar a situação. Ao tirar o caroço da boca, faça uma concha com a mão fecha-da em vertical, cubra com a outra mão e o coloque no prato.

Sempre que for servir algo, pense qual a melhor forma de facilitar a vida de sua visita, faça o que gostaria que fizessem com você. A cortesia em seu lar poderá ser uma marca registrada. Ofereça bons momentos a suas amigas e será sempre lembrada por isto. A verdadeira etiqueta é que se ensina com o coração e não a que ridiculariza ou formaliza demais. Tudo em excesso repugna.

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior

“Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo.” (PROVÉRBIOS CAP.18, VERS.5)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 3: Linha Azul - 30/10/2015

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 30 de outubro de 2015 3

Luana Amaral e Kleber Lopes

Marilda, Rosana e João Neto

João, Priscilla, Vanessa e Mauro

Halison, Karina e HaryssonAugusto e Ana Guedes

Lena e Junior Segantini

Renan Furtado e Ana Luiza

Clarissa

“O perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem a língua dobre virá a cair no mal”. (Provérbios 17:20)

Page 4: Linha Azul - 30/10/2015

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 30 de outubro de 20154

Permita-nos caro leitor sair do geral para o particular. Há 16 anos inauguramos um sonho que crescia há cinco anos. Trabalho duro, expiando dores e senti-mentos. En� m, a data: 30 de outubro de 1999. Afazeres dia e noite para arrematar o sonho.

Pouco tempo antes da data, paramos e pensa-mos: o que é mesmo o nosso sonho? De que forma ele é importante para nós e como dividi--lo com milhares de pessoas que sequer nos conhecem? O visualiza-mos pleno. Seus espaços vazios. Os nossos passos ecoavam nos corredores, ainda sem ninguém.

Re� etimos, não po-deríamos fazer igual aos demais. Todos seguem formatação internacio-nal consagrada adaptada à realidade brasileira. O nosso sonho era vê-lo cheio de gente, mas livre para fazer o que qui-sessem. Não precisava ir lá para determinado propósito. O escopo era chegar e encontrar algo diferente, despa-

dronizado, instigante e inovador.

Deveríamos compar-tilhar o sonho com ar-tistas locais e aí tapumes viraram telas. De� ni-mos os tamanhos, sem limite para a criação, aberta a estilos, a cores e a formas. Cerca de 80 artistas navegaram nas ondas não hertzianas dos sonhos, ajustando seus pincéis e suas tintas às sinapses dos seus cérebros. Dois premia-dos: viagens ao EEUU e Europa.

Telas pintadas, de� -nimos a abertura com a Camerata da Universida-de Federal do Ceará. Os sons melodiosos reverbe-ravam, não para ouvidos absolutos, mas para autoridades, convidados e partícipes iniciais dessa empreitada diferente: ser uma casa de arte e cultura como moldura de um shopping center no Ben� ca que, à época, parecia combalido pelo desmembramento da UFC, em áreas diferentes da cidade.

Pois foi assim, � ta simbólica descerrada

e lá estavam na parede os nomes de todos os operários – presentes ao ato - que participaram daquela tarefa singular. A presença de Antônio Martins Filho, reitor, nonagenário lúcido e querido, dava o tom especial à música. Não por acaso, d. Margarida, a matriarca da família, completava 80 anos, naquele dia.

Muda o cenário da festa. Fomos à luta. Estamos já em 30 de outubro de 2015. O sonho compartilhado transmudou-se na Gale-ria Ben� cArte com mais de 100 exposições; no Espaço de Leitura, pleno de livros, aberto e acon-chegante; e uma Fábrica do Bem, onde pessoas maduras e revigoradas reciclam materiais e ideias. Agora, neste mês, realizamos o even-to anual Manhã Feliz para duas mil crianças em situação de risco com cinemas, lanches, parquinho e presentes.

Já formamos – em parceria com o Corpo de Bombeiros – mais

de 2.200 “Bombeiros Voluntários”. No projeto “Novos Talentos”- di-vidido em BenFolia e Benjunino, revelamos – e premiamos pessoas com aptidões musi-cais. Sem desdouro aos demais, destacamos o cantor e compositor Tião Simpatia que, a partir do Ben� ca, é hoje nome nacional, associa-do à Maria da Penha, já homenageada no “Gente de Bem”.

Fecharemos o ano com a “Árvore do Bem”, atendendo crianças carentes, com a partici-pação de nossos clientes. A surpresa: emerge na nossa área externa uma grande árvore de Natal natural, plena de tumbérgias lilases com folhas verdes, por nós plantada, cultivada e respladecente de beleza.

Pois foi assim que criamos e cuidamos, nestes 16 anos, do Shopping Ben� ca, elo permanente de benque-rença com o seu público, a quem consideramos, sobretudo, como amigo. Gente.

16 anos depois. O sonho do bem

Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Montese

Criada aos 8 de dezembro de 1958, através do decreto 131/58 de D. Antonio de Almeida Lustosa, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Montese, em Fortaleza, completa, neste ano de 2008, seus 50 anos de existência, portanto está fazendo seu Jubileu de Ouro. Para festejar a data, seu 5º pároco, Pe. Severino Guedes, proclamou em Carta Pastoral Paroquial / 07, o “1º Ano Eucarístico, Missionário e Mariano” de sua história, que teve início no dia 8 de dezembro de 2007 e se estenderá até igual data de 2008, humilde e devidamente acatada pelo novo pároco, Pe. Gabriel Brilhante Holanda. Para tanto, foi preparado um calendário de atividades litúrgicas, materiais e sociais que vão desde as celebrações especiais, seminários eucarístico e mariano, missões populares até a construção de um ícone em frente à Matriz, comemorativo ao cinquentenário, e o lançamento de livros sobre a Paróquia, sobre Jesus Cristo, de cantos e da própria festa.

“Melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda.” (Provérbios 17:01)

DIVULGAÇÃO

Page 5: Linha Azul - 30/10/2015

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 30 de outubro de 2015

“Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.” (PROVÉRBIOS CAP. 16, VERS. 24)

Dia do CerimonialistaPor proposição da vereadora Toinha, aconteceu na Câmara Municipal de Fortaleza, solenidade em comemoração ao Dia do

Cerimonialista, oportunidade em que alguns nomes do cerimonial do nosso Estado foram homenageados. FOTOS IRATUÃ FREITAS

Romeu Prado e Cé lia Leite Vereadora Toinha Rocha em seu discurso

Má rcio Ibiapina e Antô nio Carlos Castro

Fá tima Aragã o, Regina Aragã o e Luis Marques

Jé ssica Martins, Helena Demes e Venicio Guimarã es

Toinha Rocha e Helena Demes

Grace e Flá vio Lieffman com Toinha Rocha

Fabiana Nobre, Manuel Monteiro e Eliana Marreiro

Epitá cio Vasconcelos, Priscila Cavalcanti, Ká tia Maggy e Armando Martins

Naura Franco e Pedro Gomes de Matos

Toinha Rocha homenageia Alessandra Aragã o

Toinha Rocha e Antô nio Carlos Castro

Toinha Rocha e Mafrense Souza

Fernanda Karla e Eveline Barbosa

Arilo Cavalcante Jú nior

Kassio Cé sar

Heraldo Menezes e Toinha Rocha

Selma Cabral e Câ ndida Portela

Toinha Rocha e Priscila Cavalcanti

Mesa de Autoridades

Antô nio Carlos, Beatriz e Cristiane Castro, Zileuda, Rosana e Tony Edson Karla Eugê nia, André Cavalcanti, Ré gia Sampaio e Elifas Santos

Nazaré Santiago, Adriana Ximenes e Flá vio Lieffman

Laete Fernandes e Alessandra Aragã o

Daniel Mitoso e Amanda Aragã o

Alysson e Alessandra Aragã o com Ivana Castro

Toinha Rocha e Ivana Castro

Washigton Barbosa e Toinha Rocha

Page 6: Linha Azul - 30/10/2015

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

O livro de Maria da Penha “Sobrevivi... posso contar”, que trata sobre a violência doméstica, relata a vida da autora que sofreu um cruel, dolo-rosa e covarde violência. História que muito tempo depois a tornou protagonista de um caso de litígio internacional emblemático para o acesso à Justiça e para a luta contra a impunidade em relação à violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil. À venda nas livrarias e lojas da editora.

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 30 de outubro de 2015 6

Sempre com presença do ex-jogador e hoje comentarista esportivo da Rede Globo Walter Casagrande, que discor-re sobre como conseguiu se livrar da terrível dependência química, presidente da Assembléia, Zezinho Albuquerque, retomou, por Aquiraz, sua benfazeja campanha Ceará sem Drogas.

n n nPara dar maior visibilidade à cam-

panha Outubro Rosa, a fotógrafa Ethi Arcanjo disparou seus � ashes na direção de 13 mulheres que venceram o terrível câncer de mama, e que enfocadas na sua exposição Preto, Branco & Rosa, que pode ser vista somente até hoje, no Espaço Rosa, do Shopping RioMar.

n n nPara o 1º Encontro de Concessio-

nários Fenacodiv e Sincodiv-CE, que acontece terça e quarta próximas, no auditório do Hotel Beira Mar, voltado, sobretudo, para os consumidores de mo-tos, automóveis, caminhões, máquinas e suplementos, aqui estarão palestrantes vindos de São Paulo.

n n nCom muita bagagem no metiê e, há

anos, comandando Cerimonial da Assem-bléia Legislativa, distinta Tereza Borges baixa no Rio de Janeiro, próxima semana, participando, de terça a sexta próximas, do 12º Foro Internacional de Cerimonial, no Gold Tulip Regente Hotel.

Agora, vou te contar...

“Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu � m são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25)

Eveline Fujita, além de bela, forma com Lisandro casal de muito charme

Bárbara e Eymard Freire, tocadores campeões de bufês, elegantes e muito procurados

Dra. Isabel Porto com a Dama do Bem, Rossana Brasil Kopf, fazendo parte do Conselho Interinstitucional de Políti-cas Públicas sobre Drogas, Ministério Público e OAB unidas

Giro Social

Quem ama adota

Solidariedade em prol deentidades fi lantrópicas

Ribalta popular

Calça x saia

Albina e Pauloroberto Pinto adiaram em alguns dias anual temporada de Festas na Curitiba natal dela, para baixarem no Pré-Réveillon do Ugarte, em 12 de dezembro.

nCom altar já progra-

mado para 2016, Priscila Jansen e Rodrigo Rodri-gues puseram aliança na mão direita.

nEnquanto isso, Carolina

Feijó e Wando Figueiredo Júnior não esperam chega-da do Ano Novo, e sobem ao altar logo agora, quer dizer, dia 24 próximo.

nEmbora redundante,

elegância de Beatriz Phi-lomeno Gomes bastante exaltada, na festa de ani-versário de Zélia Henri-ques, no Barbra’s Éden.

nMédica Socorro Ma-

galhães roubou a cena, no encontro das Mulheres Pensantes, na palestra com o tema “Câncer de Mama – Vamos Falar Sobre Isso e Combatê-lo”, fechando o Outubro Rosa, no Salão Meireles, do Ideal.

nVindo de São Paulo,

especialmente para o even-to, Newton Medeiros será � gura central do workshop de fotogra� a que Cláudia Rebouças comanda ama-nhã e depois.

nCom a edição Festas,

acontece, de cinco a sete de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, o Bazar La Boutique.

nCom nada menos que

72 trabalhos concorrendo, a Agência da Boa Notícia agendou para 11 de novembro, no auditório da Fiec, a entrega do Prêmio Gandhi 2015.

Há quem cogite longinquamente a possi-bilidade de adotar uma criança, mas esbarra em contraindicações socialmente difundidas, oriundas de um profundo preconceito que permeia o tema. As dúvidas que surgem nem sempre são teoricamente complicadas, mas antes passam por pré-concepções tão bati-das em nossa vivência cotidiana, por nossos familiares, amigos e pela própria mídia.

É a cultura do “filho de criação”, alguém acolhido materialmente por uma família, mas que não ostenta todos os requisitos ineren-tes a um filho de verdade, não se mistura no carinho integral os membros da família se concedem mutuamente.

Deste vício inicial surgem muitas incom-preensões que vão sendo tomadas como verdades eternas, sabedoria ancestral, que se-guem a lógica falsa da prudência, apontando seu dedo torto para problemas inexistentes.

São miragens míopes, que os moribundos do deserto, da falta de afetividade, pensam ser reais. Como os sedentos esfomeados na areia escaldante, as pessoas que estão priva-das de conviver com o amor pleno têm tam-bém delírios: enxergam oásis inexistentes de vidas absolutamente seguras, longe de qual-quer risco ou improviso. E com a visão entor-pecida por esta ingênua pretensão, privam-se do melhor da vida e continuam sua viagem trôpega pelo deserto de afeto.

O filho adotivo é tão amado como o bio-lógico? É essa a primeira dúvida que surge quando alguém pensa em adotar. Não se deve pensar que é crime ter tal insegurança, já que ela faz parte de nosso ideário social há déca-das. Crime é não superá-la, pelo espírito de amor revolucionário que existe em potencial em cada um de nós. Amor divino, que não se submete à lógicas egocêntricas e a determi-nismos cafonas, fora de época.

O filho adotivo é uma dádiva: um ser que o pai adotivo não poderia nunca ter gerado, por advir biologicamente de outros cromos-somos, mas que permite que ele destine a ja-zida de afeto que estava ociosa em seu peito. Na verdade só os filhos adotivos são amados. Mesmo os filhos biológicos são adotados por seus pais biológicos, quando há amor e cuidado. O psicólogo Luiz Schit- tini Filho costuma dizer que todo filho é biológico e adotivo: biológico porque é o único meio de se vir ao mundo e adotivo por que precisa ser amado, amparado e criado.

Assim, para crescer um segurança emocio-nal todo ser humano precisa ser adotado. Daí inexistir nenhuma distinção entre a filiação biológica e adotiva, em relação ao amor que se sente. O amor é adotivo. Se há amor, é caso de adoção, mesmo que o filho tenha sido gerado pelo pai.

Podemos, então, esquecer completamente o mito da filiação biológica como passa-porte garantido para uma relação amorosa entre pais e filhos. Os abrigos abarrotados de filhos biológicos, que não foram adota-dos por seus genitores, são um testemunho trágico de que ter sido gerado por alguém não importa necessariamente na existência de amor. Os adolescentes de classe média, andando de moto e fumando maconha, largados nas cidades por pais desleixados, também demonstram o mesmo.

Pois então podemos ser livres para amar o diferente e celebrar os encontros de alma. Não precisamos imitar o que a natureza eventualmente negou. Pode o branco amar o negro e vice-versa, na qualidade ímpar de pai e filho, fazendo das famílias uma dádiva da brasilidade, famílias coloridas e amorosas, que escolheram o amor como elemento de liga. Quem ama adota.

Todos os anos, um artista plástico doa o direito do uso de imagem de uma obra de arte para a identidade visual da campanha. Esse ano a obra tema “Trabalho, o equilíbrio da vida” do artista plástico Expedito Lima ilustrará todas as peças de divulgação, cartazes, camisas e convites da cam-panha “Amigos em ação”. A obra tema e outros trabalhos de arte serão expostos para visitação pú-blica gratuita na VII Exposição de Obras de Arte Amigos em Ação que sserá realizada entre os dias 20 de novembro e 6 de dezembro, na galeria Casa D’Arte, Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota. En-tre os artistas parceiros do projeto estão Caetana Alcântara, Francisco Bandeira, Sergei de Castro, Maurício Cals, Ascal, Mano Alencar, Fernando Rodrigues, Vlamir de Sousa, Vando Figueirêdo, Tarcísio Viriato, entre outros. A obra “Trabalho, o equilíbrio da vida”, assim como as outras 73 obras de arte doadas por 53 artistas, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotogra� as e esculturas, fazem parte do tradicional Leilão de Obras de Artes, que está em sua 12ª edição, e será realizado no dia 12 de dezembro. Toda renda arrecadada será reverti-da para os projetos do Amigos em Ação.

Programado para o período de nove a 13 de novembro, o VI Festival Popular de Teatro irá muito além da Praça do Ferreira, se estendendo, também, aos terminais de ônibus e praças das sete regionais, bene� ciadas com as apresentações dos espetáculos encenados não apenas pelos 22 grupos cearenses, haja vista que, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraíba e Rio Grande do Norte tam-bém mandarão suas representações (sem trocadilho).

Dos quatro nomes de onde sairá a lista tríplice para concorrer à vaga de procurador-geral de Jus-tiça, cuja eleição acontece no quarto dia do último mês deste ano, disputa, em pé de igualdade, será meio-a-meio, querendo dizer, no caso, que são dois homens e duas mulheres, João de Deus Duarte e Plácido Rios, Vanja Fontenele e Maria Neves Feito-sa, daí saindo o ungido, que receberá o bastão, pas-sado pelo atual, Ricardo Machado, quando janeiro chegar, podendo, portanto, o escolhido, iniciar 2016 com um “presentinho” nada mal de Papai Noel.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Lei em vigor

Page 7: Linha Azul - 30/10/2015

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiro pela culatraSe a intenção era desmoralizar o ex-presidente

Lula, a inclusão de um de seus � lhos entre os alvos de uma operação da Polícia Federal na véspera de seu aniversário de 70 anos parece ter surtido o efeito contrário. O brasileiro é, por natureza, senti-mental. Povo de origem latina, tem muito apego às relações familiares e não vê com bons olhos o uso de pessoas da família para se atingir inimigos. Esse é o tipo de tiro que sempre sai pela culatra.

Mais uma vez Lula se sai como vítima de uma elite que tenta há anos desquali� cá-lo e desmora-lizá-lo, ainda que ele mesmo, há muito tempo, já faça parte dessa mesma elite. Homem rico que se tornou de maneira inegável diante dos próprios números que seu instituto apresenta para seu patrimônio pessoal e para a contabilidade dos pagamentos de suas disputadas palestras para as maiores empresas do país e até multinacionais, Lula hoje está no rol da elite brasileira.

Os � lhos de Lula também são homens ricos, mas não por serem donos da Friboi, como bur-ramente alguns insistem em propagar. São ricos por suas próprias empresas de movimentações milionárias. Difícil compreender o porquê de tanta insistência em se criar factóides sobre os ganhos e o patrimônio dos Lula da Silva se, na vida real, houve inegável enriquecimento. Se ilícito, aí já é outra história.

Amigalhaço. Não admira o puxa-encolhe do relacionamento do ex-presidente Lula e a sua protegida Dilma. Terça-feira, ele prome-teu à patota do MST que iria cobrar dela o assentamento de 120 mil famílias, prome-tido desde o primeiro governo. Só que, até o momento apenas 12 mil assentamentos, ou seja, 10% foram concretizados.

Para ser imitado. O governador de São Paulo, Gerardo Alck-min, decidiu aumentar o ICMS da cerveja de 18% para 25%, e do cigarro de 23% para 30%, além de reduzir de 18% para 12 % o dos remédios e zerar o do feijão e do arroz. O resultado dessas medi-das deverá ser dividido com os municípios mais pobres e que enfrentam ameaças até de falência.

Compromissos. À frente do Ministério das Comunicações, o deputado André Fi-gueiredo assegura que uma de suas priorida-des será evitar prejuí-zos para a população com a implantação da TV digital. Haverá gratuidade para os benefi ciados da Bolsa Família, e a classe média não será afetada na sua economia.

Pauta quente. Será das mais “quentes” a reunião do Diretório Nacional do PT hoje, em Brasília. Além do “imbróglio” criado pelos escândalos que o partido enfrenta, serão debatidos temas polêmicos tipo “Fora, Levy”, alimentado por adversários do minis-tro, e “Fora, Dilma”, que chega a ser poten-cializado por “amigos do peito” de Lula.

Indefesa. Mais uma

vez, parte da popula-ção da capital está ame-açada de fi car indefesa, ante a ameaça de mais uma greve da Polícia Civil, que poderá ser decretada hoje. O que as lideranças dos policiais, escrivães e outros servidores, ale-gam, é o não cumpri-mento, pelo Governo do Estado de promes-sas de melhora salarial para a categoria.

A política é assim! O ex-todo-poderoso pre-sidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), lidera peemedebistas que resistem ao rompimen-to com o governo. Há motivos. O principal: sem mandato e derro-tado para governador do Rio Grande do Nor-te, Henrique se apega com unhas e dentes com o Ministério do Turismo, como “tábua de salvação”...

Acredite! Segun-do jornalistas que acompanham o dia a dia da Câmara dos Deputados, uma das próximas “novidades” a serem aprovadas naquela Casa, deve-rá ser a “adoção” do “jogo do bicho” pelo Governo Federal. Ou seja, essa atividade que torna seus empresários criminosos deverá ser usada para “tapar bu-racos” de uma gestão desastrosa.

Causando arrepios. Nas condições em que se acha a política do País, muitos atos de autoridades terminam virando “thriller” para governistas supersti-ciosos. Mesmo pres-sionado, o presidente do TSE, ministro Dias Tóffoli, faz fi nca-pé a respeito do nome do relator do processo de cassação da presiden-te Dilma, que ele só revelará depois do Dia de Finados!...

“O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos.” (PROVÉRBIOS CAP.16, VERS.28)

Victor Costa e Nicolá s Esté vez

Marne Porto e Derlange Matos

Fá bio Hiluy, Cely Sena, William Rady e Fernando JorgeYuri Veras, Diogo Silva, Miguel Maurique, comandante Veras e Yane Veras

Welbaneide Luna e Sandra Sales

Ana Pinheiro, Andrade Mendonç a e Suely Falcã o

Edmundo Barreto Jú nior, Francisco Campelo e Erivan Ferreira

Fausta Bucler e Francisco Campelo

Francisco Sampaio e Thiago Dantas

Eduardo Galdino foi o mestre de cerimônias

Santiado Garrido e Francisco Andrade

Tereza Moraes e Marí lia Studart

Monika Vieira, Matheus Prado e Juliana Bonfi m

Marcus Bessa e Patricia Porto

Reginaldo Pacheco e Rodrigo Parente

Suzane Farias e Maria José Machado

Waltinho Costa Lima e Rodrigo Jereissati

Eliana Gonç alez e Edmundo Barreto Jú nior

Coquetel

Doação

Aliança de Ouro e o braço ótico da Cartier Lunettes inauguraram, durante coquetel, exposição da coleção alta joalheria em óculos da grife da América Latina. A mostra que ocorreu

somente para convidados, teve organização do promoter Francisco Campelo.

O empresário Fernando Jorge, da Open Point Turismo, doou - ao museu da Tam - durante solenidade e coquetel o helicóptero BELL 47G-2, máquina de 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial.

A entrega do helicóptero aconteceu na sede da NORDESTE TÁXI AÉREO.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 8: Linha Azul - 30/10/2015

C M Y K

Para comemorar os 16 anos do Shopping Ben� ca, João Soares Neto reúne seus clientes e comerciantes para cortar o bolo de 16 metros que será servido hoje. Portanto, va-mos hoje ao Ben� ca para comemorar a data.

n n nNa capital paulista, hoje, Camila e Renato Duarte,

com dona Marly Duarte e Sarita Ary, brindam a 1ª Eu-caristia do herdeiro neto Pietro.

n n nCamila Vidal Bezerra, � lha de Rosa Vidal e Régis, rece-

be no salão de festas do prédio, onde mora, para reunião festiva do Grupo Acad.

n n nMaryanne Karan Leitão nos preparativos do casamento

da � lha Adriana, marcado para 23 de dezembro.

n n nNa reunião do Labor Clube, no Coco Bambu, foram

comemorados os aniversários da presidente Moema Gui-lhon, de Conceição Mindêlo e Heliana Caracas.

n n nA Companhia da América radicada na França, esteve no

palco do � eatro José de Alencar. A poesia visual de Ca-rolyn Carlson chegou à Bienal da Dança na quarta-feira.

n n nA Visit Brazil USA realizará nos dias 16 e 17 de novem-

bro, no Hotel Holiday Inn, o evento “Realize seu sonho: visite, invista ou more nos EUA”, cujo objetivo é potencia-lizar e criar o intercâmbio entre os dois países no sentido de fomentar o crescimento no que se refere aos setores de investimentos, imobiliário, imigratório, turismo e comér-

cio, visualizando operações de mercado, bem como um programa educativo.

n n nParabéns, hoje, para dona Beatriz Philomeno Gomes,

Cândido Couto, Daniel Figueiredo e Vanessa Ponte Lago.n n n

Amanhã, parabéns para Ana Elisa Perdigão, Ana Luisa Martins, Lara Fiúza e Valdélio Leite.

n n nDomingo é dia e parabenizar Antônio dos Santos, Cris-

tina Auip, Pio Rodrigues, Ivone Fiúza, Ernesto Saboya, José Liberato Barroso, Danilo Gurgel e Edmilso Cunha.

n n nSábado, Clébia Cunha recebe para almoço no Pingo

Doce, brindando aos aniversariantes do mês.

Uma festa hoje no Benfi ca

HAPPY HOURComo faz todos os anos, minha querida amiga Fátima German, reuniu grupo de amigos em sua

German do Center Um, para festejar mais um ano de vida desse colunista.

A importância quem dá ao outro é você...

Se signifi ca ou é insignifi cante

autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16: 09)

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Priscila Cavalcanti e Cé lia Leite

Mirtes Antunes

Karina Sampaio e Fá tima German Valé ria Albuquerque, Bá rbara Busgaib e Catarina Marino Zeuza Barbosa e Giovana Paula Aldisia Santos, Fatima German e Bia Barreto

Erivan CarlosStelinha Frota Salles, Adriana Frota, Roberto Fontenele e Ana Paula Cartaxo

Flá vio Torres e Romeu Prado

Margarida Borges de Carvalho, Flá vio Torres e Idelá ria Linhares

Vâ nia Aldigueri, Fá tima Pinheiro e Socorro Trindade

Renato Barroso, Fá tima German e Amarildo Mires

Lisieux Chaves, Andrea Gesteira e Clé bia Cunha

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 30 de outubro de 2015