linha azul 25/03/2016

8
4 C M Y K Capa de O Estado de 26 de setembro de 1945 “Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,”(Provérbio 3:1) PÁG. 7 JORNAL O ESTADO Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 25 de março de 2016

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 27-Jul-2016

232 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul 25/03/2016

4

C M Y K

Capa de O Estado de

26 de setembro de 1945

“Meu

filh

o, n

ão se

esq

ueça

da

min

ha le

i, m

as g

uard

e no

cora

ção

os m

eus m

anda

men

tos,”

(Pro

vérb

io 3

:1)

PÁG. 7

JORNALO ESTADO

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 25 de março de 2016

logo novo mar 2016.indd 2-3 18/03/2016 11:07:58

Page 2: Linha Azul 25/03/2016

C M Y K

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 25 de março de 2016 2

Itaque Figueiredo, Alodia Guimaraes, Cecilia e Agustin Herrero

Adriano Magno, Rose Carvalho, Gilvan Magno, Zo-rilda Brasil e Jose Magno

Isabela Brasil, Adriana Loureiro, Paula Rolim, Adria-no Magno e Lurdinha Brasil

Jeff Silveira, Giacomo Brayner, Gilvan Magno, Cae-tano Lima e Pedro Mourao

Daniel Eleuterio, Briane de Castro e Luciano Vidal

Telma Regina e Montiele Arruda

Violinista Pedro Oliveira

Gilvan Magno recebe carinho de Inara de Almeida

Gil Santos, Gilvan Magno e Denise Bezerra

Aniversariante com Rodrigo Jereissari e Waltinho Costa Lima

Marisa, Patricia, Eloide, Thelma e Eliane com Gilvan

Eduardo Hamdan, Guilherme Pequeno, Aleteia Lopes e Ricardo Dreher

Adolfo Bichucher, Eduardo Gomes e Ana Carolina

Participantes

Ricardo Sampaio, Marcos Neto, Carlito Lira, Guilher-me Pequeno, Joao Cavalcante, Ricardo Veras, Neila Aragao, Victor Maia e Lafaiete Neto

Eduardo Gomes, Daniel Otoch e Aleteia Lopes

Eduardo Gomes e Ricardo Dreher

Eduardo Hamdan e Guilherme Pequeno

Ana Pinheiro e Helena Demes

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Conversando a gente se entendeEm meio a tantas turbulências é preciso dar

atenção ao que pode oferecer um certo alívio a alma. Foi essa a sensação ao encontrar uma pes-soa , nesta semana, no final do horário do almoço. Não foi preciso muitas palavras , mas aquele olhar sereno em sintonia com uma voz calma , foram su-ficientes para passar um sentir algo bom. Tem gente que é assim : passa uma energia capaz de contagiar . Pode parecer prematuro, fazer certas afirmações quando não existe profundidade em uma relação\encontro\contato, mas prefiro cometer equívocos apostando em bons sentimentos, do que o contrário. Como lembra Rubem Alves: “certos momentos jus-tificam uma vida inteira”. E, neste caso faz sentido, pois, além do Renato, encontrei dois amigos que tornam a minha vida mais leve, eles sabem disso. Já a Renata vai ficar sabendo agora.

Renovar. “Propo-sições Urbanísticas de Mobilidade para Fortaleza até 2040”. É o tema da palestra do arquiteto Fausto Nilo, dia 30, na Assembleia Legislativa.

Sabores. Vila do Chocolate do North Shopping Fortaleza, com programação ex-clusiva de Páscoa para o público infantil pode ser visitada até domin-go, 27. Grátis.

Avanço. A primeira

filial da clínica repro-dutiva FERTIBABY será inaugurada dia 7 de abril, aqui em Fortaleza. Na direção,

os médicos Daniel Di-ógenes, Lilian Serio e João Eduardo Pinheiro Neto.

Pensar. Palestra sobre Ética será minis-trada pelo Prof. Tarcí-sio Haroldo Pequeno e terá como moderador o Prof. Lindberg Lima Gonçalves, na sede da ADUFC, dia 31 deste mês, às 18h.

Arte. A Compa-nhia Prisma de Artes, está desenvolvendo o Projeto “Primeiros Passos”, para crianças e adolescentes, no bairro Dias Macedo, iniciativa do diretor Raimundo Moreira.

Dia da Felicidade...Já era tarde da noite, e eu insone fui fazer uma

visitinha ao face e deparei-me com a seguinte frase: “20 de março. Dia da Felicidade”. Diante daquela expressão tão singular, quedei-me a questionar se existe alguém na vida perfeitamente feliz fazendo jus a tão inusitada citação. Sai dali buscando al-guém na minha imaginação que coubesse naquele axioma e não encontrei, então adormeci.

Ao despertar, o primeiro pensamento que assomou à minha lembrança foi a felicidade, pois era 20 de março. Fiquei preguiçando na cama, por fim, levantei-me, fui até à janela e, ao abri-la, um jato de saudade invadiu meu quar-to trazendo de longe o som da música de Luiz Gonzaga -- JUAZEIRO e dizia assim: “Juazeiro seja franco; ela tem um novo amor/ se não tem porque tu choras solidário à minha dor”. Então fiquei meditando o quanto ainda restava daquele sonho quase de infância e que insistentemente eu teimava em não deixa-lo escapar.

Eu sinto que necessito desse retalho de passado para debulhar as pegadas da vida. Pegadas que te-nho que percorrer em sinuosas veredas. Veredas, às vezes, tão difíceis de trilhar! Mas preciso deste sonho, deste pedaço de colcha de retalhos rasgado pelo tempo que um dia compôs minha felicidade?

Que é a nossa vida, senão uma colcha de retalhos? Ela possui todas as cores; o colorido é lindo! Alguns retalhos não são tão bonitos. As cores são sombrias, tristes, e que é da felicidade? Contudo todas as cores fazem parte da colcha de retalho que é o arquétipo da vida.

Por fim, o tempo vai degastando. Ficando apenas os retalhos, e, é um destes pedaços que guardo cautelosamente no santuário do meu co-ração e não desejo perde-lo porque este foi meu 20 de março Dia da Felicidade.

A música continua inebriando meu quarto e eu, não encontrando dona FELICIDADE, vejo que quem veio me visitar foi a saudade. Abri mais a janela e disse: Entre dona SAUDADE, a casa é sua.

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior, Vladimir Pezzole e Kelton Vasconcelos

“pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.2)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Aniversário

Exclusif

O querido Dj Gilvan Magno, trocou de idade e comemorou a data durante sunset, que aconteceu no Mandi Wind Zen na Praia do Futuro.

O empresário Eduardo Gomes de Matos, presidente da Gomes de Matos Consultores Associados, realiza mensalmente na sede da consultoria, o encontro EXCLUSIF, que reune empresários de segmentos varia-dos para discutir temas do mundo corporativo. As duas últimas edições do encontro, tiveram como te-

mas: “Sucessão empresarial” e “Qual o aprendizado que a crise trouxe para o setor de construção civil”.

FOTOS BETH DREHER

Page 3: Linha Azul 25/03/2016

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

25 de março de 2016 3

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

Delírios esquizofrênicos da coletividade

H á duas semanas não me sinto à vontade para escrever sobre os últimos acontecimentos que estão ocorren-do em nosso País. Não poderia utilizar este espaço se não fosse para comentar sobre a crise política,

ética e econômica que passa o Brasil. Li e assisti durante todo este tempo as notícias dos manifestos, discursos, matérias e análises de juristas, políticos e jornalistas. Conclui que a presidente Dilma está tremendo nas “bases”, está totalmente perdida, cada dia fala mais asneira e está apavorada com a ameaça de perder o poder.

A palavra “golpe, no mínimo seis vezes, é falada em cada discurso que Dilma profere em solenidades diárias. Os petistas repetem esta baboseira exaustivamente. Tenta-se fazer uma lava-gem cerebral no povo brasileiro de que o impeachment é golpe. Deletam totalmente de seus conhecimentos, as pedaladas fiscais e os bilhões da Lava-Jato que os empreiteiros confessaram em de-lação premiada que deram aos diretores da Petrobras, a políticos e ao tesoureiro do PT como intermediário do partido.

O surpreendente é o patrimônio de bilhões conquistado por Lula com seu “trabalho” de palestras contratadas coinciden-temente pelas empreiteiras envolvidas no escândalo da Petro-bras. Fala-se em apartamento tríplex e reforma de sítio quando isto não vale nada diante do que foi recebido com as supostas palestras. Alguém presenciou estas valiosas e riquíssimas aulas? Realmente Lula tem muito a ensinar aos empresários e cobrar mais do que Bill Clinton, como ele mesmo declarou, gozando a cara de todos nós. O que ganhou dava para reformar e comprar

inúmeros apartamentos e sítios, mas a ganância e a certeza que nunca seria descoberto falou mais alto.

O senador Delcídio do Amaral, o líder do PT, o homem bomba já entregou todo o jogo. Declarou que a Dilma e o Lula sabia de tudo e foram responsáveis pelas indicações dos direto-res corruptos, usando assim a dinheirama para financiar suas campanhas.

A prova mais forte de tudo isto é a nomeação de Lula para o Ministério da Casa Civil. A intenção não é só fugir do julga-mento de Sérgio Moro, é acabar com a Lava-Jato. Lula na Casa Civil fará o que Dilma não fez, exercer o poder ditatorialmente sobre o Ministério da Justiça, Polícia Federal e Receita Federal. Neste cargo estratégico terá o comando do País, a presidente será apenas um figura representativa. Diminuirá as verbas destina-das a Polícia Federal, impossibilitando o eficiente e competente trabalho que a incorporação vem realizando. Terá em suas mãos as verbas do PAC que será moeda de troca para os políticos não apoiarem o impeachment, como também ficarão sob sua tutela as empreiteiras que trabalharão nas obras do PAC.

Quando penso em tudo o que está acontecendo no País acho que estou tendo um pesadelo. As falas de Dilma, o conteúdo das delações, a cara de pau, arrogância e declara-ções de Lula, as defesas dos políticos e dos brasileiros que estão cegos ou hipnotizados quando defendem a permanên-cia deste Governo nos faz acreditar que faz parte de delírios esquizofrênicos da coletividade.

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” (Provérbios 3:3)

Clima de pessimismo na indústria cearense

Pelo 15º mês consecutivo foi comprovado pessimismo nas expectativas de melhoras da economia brasileira pelo Índice de Confiança do Em-presário Industrial (ICEI). O Índice que mede a confiança do industrial cearense é me-nor desde 2010. Com uma redução de 2,8 pontos em relação ao mês de fevereiro. Na comparação com março de 2015, a queda foi de 6,8 pontos, e relativamente à média histórica, houve di-minuição de 20,5 pontos. As previsões é que a crise em 2016 vai ser bem pior do que o ano anterior.

Tempo secoSegundo a Dra. Talita Poli, quem mais sofre nesta

época de tempo seco são as crianças, por excesso de poluição e baixa umidade do ar. Narinas congestio-nadas e tosse seca são os maiores incômodos sofri-dos pelos pequenos. Para os maiores pode surgir a rinite alérgica. Os problemas vão desde alteração da qualidade de vida, até a predisposição a quadros de infecções como otite (infecção de ouvido) e sinusite.

Listão OdebrechtOs nomes que constam na lista de políticos encon-

trada no escritório da Construtora Odebrecht não significa que todos estejam envolvidos em corrupção da Lava Jato. É altamente irresponsável a divulgação sem comprovação do crime. É legal a doação de verbas para campanha eleitoral desde de que esteja registrada na prestação de contas dos candidatos junto ao Tribunais Eleitorais. Já está na boca do povo que determinados políticos estão envolvidos na Lava Jato, depois de que alguns veículos de comunicação citaram seus nomes. Segundo o juiz Sérgio Moro é “prematura a conclusão quanto à natureza desses pagamentos. Não se trata de apreensão no Setor de Operações Estruturadas da Ode-brecht, o grupo realizou notoriamente diversas doações eleitorais registradas nos últimos”. Quando se divulga um fato na imprensa e é inverídico o dano causado, é imediato e muito difícil revertê-lo.

O diplomata pirouO diplomata Rondó Filho pirou ao enviar a uma

circular para todas as embaixadas do Brasil alertan-do da tentativa de golpe e acusando os brasileiros que vão as ruas pedindo o impeachment de Dilma de “fascistas, nazistas e racistas.” Espera-se uma medida do Itamaraty quanto a este louco desvairado.

Candidato do PMDBTudo indica que o PMDB terá candidato a

prefeito de Fortaleza, garante o vice-prefeito Gau-dêncio Lucena que exclui seu nome entre as opções. Retirando a possibilidade de seu nome, o homem de confiança do senador Eunício Oliveira, fica difí-cil de prever quem será o candidato peemedebista.

Soprana Valquíria Feitosa, nascida em Tauá, encanta com sua belíssima voz

Uma soprana cearenseÉ prazeroso e emocionante escutar a soprana

Valquíria Feitosa, filha de atores de teatro circenses, nascida na cidade de Tauá. Para ela a ópera é como uma religião. Começou a cantar ainda criança por prazer, tendo o primeiro contato com a música erudita através de sua mãe que se inspirou na ópera Die Walkure (A Valquíria), do maestro alemão Richard Wagner, para dar o seu nome. A soprano é motivo de orgulho para nosso Estado, mas mesmo assim não conta com nenhum apoio e incentivo de nossos gover-nantes para apresentar-se. Lamenta que tem medo de envelhecer sem mostrar seu trabalho para os cearenses uma apresentação em um teatro. Valquíria será a atra-ção do lançamento do livro sobre a história do jornal O Estado e de Venelouis Xavier Pereira que acontecerá em setembro, deste ano, no Ideal Clube.

“Não ouvi (o discurso), mas tenho certeza que a presidente Dilma deve ter dito que, se não cumprir a Constituição, poderia haver algum problema. Não acredito que ela tenha dito que impeachment é golpe, porque ele é previsto na Constituição”.

Ministra Carmem Lúcia

Page 4: Linha Azul 25/03/2016

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 25 de março de 20164

Desde sempre sau-damos e procuramos compreender a mulher. Não de forma abstrata, mas particularizando ati-tudes. Criamos programas especiais para atendê-la nas áreas da saúde e do bem-estar. Dedicamos esforços para desenvol-ver espaços de convívio. Admiramos os cuidados com sua imagem pessoal. Percebemos a mulher em processo de transforma-ção e de plena identidade. Ela é acolhida sempre na Galeria BenficArte (Av.Carapinima, 2200, 2º.piso, Benfica), como artista, pessoa de fé, profissional, ou, simplesmente, mulher.

Estamos sempre com livros, jornais e revistas no “Espaço da Leitura” ao dispor de todas as mulheres. Montamos uma linda exposição com fotos e obras de arte de mulheres, através de séculos. Você pode ter a segurança de que está em um espaço livre.

Entendemos as meninas-moças, colegiais em flor. Repare bem, nós

temos muitas mulheres no trabalho. Em todas as áreas elas aparecem bem-dispostas. Seja na tarefa de cuidar apenas da limpeza ou de planejar e executar a nossa respon-sabilidade social de forma honesta e sensível.

Alegra-nos intera-gir nas redes sociais e sabê-las vibrantes. Há sempre um sorriso na sua acolhida. A nossa faina começa cedo para tudo estar pronto e limpo. Alegramo-nos com os celulares e computadores ligados. Com a doce e exuberante algazarra das jovens, misturada às das professoras universitárias, presenças constantes.

Vemo-nos alegres quando pares se desco-brem. Agora, neste março de 2016, fizemos todo um espaço de arte a mostrar a nossa benquerença. Ele é seu, use-o como se em casa estivesse. Veja as mu-lheres enquadradas em arte, diferentes, únicas.

Estamos aqui para servi-las com transpa-rência e atenção. Com

os serviços disponíveis e zelos redobrados. Você é muito importante para nós. Tenha convicção de nossa estima e respeito. Para as que primam pela meditação abrimos um espaço zen, sem nenhuma conotação religiosa, ape-nas uma área de medita-ção e de recolhimento.

Além do já dito, inova-mos neste março de 2016. Passaremos todo o mês de março expondo na Galeria BenficArte fotos, biografias e reconhecendo mulheres por suas trajetó-rias pessoais, suas lutas contra as adversidades, a coragem de persistir, o prazer de pequenas vitórias, as superações e o denodo com que foram construindo as suas histórias familiares, profissionais e sociais. Mulheres como você: com satisfação, apesar dos afazeres. Competente, com histórias pessoais e atitudes firmes. Mas, sobretudo, simples. Sem afetações.

São elas: Adísia Sá, Aldeneide Teixeira de

Lima, Antônia Agostinho de Sousa, Edlania da Silva Castro e Cruz, Élida Pris-cila Brasil de Matos Lima, Hermínia Maria Lima da Silva, Jovita Feitosa, Júlia Saraiva Caminha, Julita Teixeira Praciano, Maria Angélica Cirino, Maria da Penha, Maria Luíza Fontenele, Mônica César Praça Galeão, Nair Silva de Castro, Nice Firmeza, Nise Sanford Fraga, Olga Monte Barroso, Rosa-ne Dantas, Raimunda Magalhães da Silva, Sinhá D’Amora, Silgene Evange-lista e Simone Dionísio.

Todos devem saber das lutas que elas hão vivido para não serem apenas o sexo frágil, um rosto ou corpo bonito. As mulheres nomina-das, vivas ou no além, procuraram, passo a passo, atingir o conjunto diferencial que as qua-lificam como Mulheres do Bem. A luta remonta à História. Entretanto, nos fixamos no hoje, no simples e no razoável, no agora. Parabéns a todas e a cada uma.

Março, mulheres de bem

“Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.” (Provérbios 3:4)

Jornal O Estado 80 anos

A edição de O Estado de 26 de setembro de 1945, traz em sua capa, duas matérias internacionais, a primeira trata da prisão do gen. Rawson, em Cordoba, acusado de incitar a quarta divisão do exército, contra o governo argentino. A ocupação da ilha de Java por ingleses, também foi destaque na capa de O Estado. O objetivo era averiguar as possíveis desordens dos nacionalistas indonésios, informadas pela polícia secreta japonesa. Na capa também vemos um registro fotográfico das comemorações de nove anos do Jornal O Estado. A foto da ABA FILM, traz entre outras figuras, o diretor de O Estado, Walter de Sá Cavalcante, e o inteventor, Menezes Pimentel.

[email protected]

Page 5: Linha Azul 25/03/2016

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

25 de março de 2016

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;” (PROVÉRBIOS CAP. 3, VERS. 5)

Troféu Mulheres DinâmicasPara homenagear mulheres que são referência em suas áreas de atuação, Islay Rangel, realizou a entrega do troféu Mulheres Dinâmicas – criação de Wilson Loureiro, tendo como palco o espaço de eventos do Dallas Grill, que estava lindamente decorado por Sérgio Carvalho. Na ocasião, Nunes e Banda e Chico Pessoa animaram o evento. Leonardo Holanda, da Smart, respondeu pela estrutura do evento. O jornal O Estado foi um dos apoiadores da homenagem.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Vivian e Fatima Duarte

Paulo Matta com Salete e Jose Cordeiro

Oswaldinho Rangel, Debora Lage, Isabella, Islay, Ines e Nathalia Rangel

Jose Valdo Silva e Marta Peixe

Selma Cabral e Candida Portela

Erivan Carlos e Chico Pessoa

Regina Mindello Jereissati recebe do irmao Paulo Mindello a homenagem

Claudia Cassia, Elenilda Santos, Leda Cruz, Fernanda Karla e Fatima Duarte

Islay Rangel recebe homenagem surpresa das maos do Chico Pessoa

Francinaudo Medeiros e Sergio Carvalho

Rodrigo Duarte, Melissa Couto, Jose Valdo Silva e Marta Peixe

Beth Delboni e Vera Oliveira

Roberto Fontenele e Adriana Frota

Maurício e Karina Sampaio

Flavio Castelo Branco recebe homenagem das maos do marido Carlos Castelo

Marilza Pessoa recebe homenagem das maos de Islay Rangel e Roberto Fontenele

Eudenir Rodrigues da Silva, Eneida Maria Pinto, Lia Macedo (representando Maria Morena Salles) e Fernanda de Jesus

Maria Helena, Marta Peixe, Selma Cabral, Karina Sampaio e Mana Luna (representando a secretaria Nicolle Barbosa)

Islay Rangel com Alexandre, do Clube Retro

Beth Lazar e Solange Pasos

Lourdinha Aguiar, Islay Rangel e Maria de Jesus Frota

Jessica Gomes e Leo Holanda

Wilson Loureiro (responsavel pelos trofeus, Islay Rangel, Sergio Carvalho (respondeu pela decoracao) e Maria Helena

Marlene e Paulo Mindello

Priscila Cavalcanti recebe homenagem das maos de Roberto Fontenelle

Chico Pessoa, Islay Rangel, Leo Holanda (Smart Eventos que respondeu pela estrutura do evento) e Maria Helena

Beth Delboni, Flavia Castelo Branco, Rossana Alencar, Lucilene Arruda de Vasconcelos e Silvana Torres de Melo

Page 6: Linha Azul 25/03/2016

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 25 de março de 2016 6

Tânia e João Jorge Vieira, entre os ca-sais mais enamorados, no Lulla’s Plazzá, embalados pelos hits do cantor Elymar Santos, em show comemorativos pelos 30 anos de carreira do cantor, que já tem platéia cativa na terrinha, onde, vez por outra, tem se apresentado.

n n nMais uma grande pedida, musi-

calmente falando, é o show Samba da Maria, programado para dez de abril, no Teatro RioMar, com a cantora Maria Rita (tão talentosa quanto a saudosa mãe Ellis) apresentando 20 canções, do gênero, naturalmente, que também formam nos repertórios de intérpretes consagrados.

n n nTendo como principal atração, na

edição 2016, a Mostra Competitiva de Curtas-metragens, aberta a cine-astas de todo o Brasil que pretendam participar, já tem data o VI Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, entre os dias sete e 13 de junho, e as inscrições continuam acontecendo.

n n nOferecendo workshops, oficinas

e palestras, tudo gratuito, em espaço dotado de mobiliários decorativos e mesas de chocolates, acontece, até a próxima quarta, no RioMar Fortaleza, a I Exposição de Mesas Decoradas, apropriadamente, no clima de Páscoa.

Agora, vou te contar...

“reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:6)

Ana e Beto Studart, mais uma comenda pra alentada coleção, desta vez, do Sinditêxtil

Zezé Jereissati, da Casa do Frango, reuniu os amigos mais chegados, para almoço em uma churrascaria da Avenida Monsenhor Tabosa para comemorar seu aniversário

Alcimor Rocha e Amarílio Cavalcante, acertada recondução ao comando do Ideal, porque não se mexe em time que está ganhando

Meio mês espanhol pras elegantes Letícia Studart e Zildinha Pessoa

Dra. Tânia Coutinho, a grande advogada pública, no final de tarde da OAB-CE com a Dama do Bem, Rossana Kopf

Giro da Semana Santa

Considerações sobre a Adoção Intuito Persoane ou Direcionada

Pé direito

Know-how

Para Irauçuba, neste feriadão, mais precisamente, pra fazenda Brito, Karísia e Luiz Pontes.

Enquanto Darcila e Austregésilo Rodrigues tiram a SS no sítio que mantêm no Eusébio.

Lucília e Marcelo Loureiro serão hóspedes da nora Claudiana e filho Rodrigo, no endereço do casal no Complexo Aquiraz Riviera.

Rita e Paulo Cruz, entre os que serão recebidos por Ângela Cysne, em Guaramiranga.

Aliás, também subirão a serra, no esticadão santo, Mana e Manoel Holanda, levando a tiracolo filha e genro Daniele e Eugênio Pontes.

E tem ainda mais gente que irá curtir o agradável clima serrano, no caso, o presidente do

Crea, Victor Frota Pinto, com, naturalmente, Viviane.

Levando filhos Sophia e Victor, tomaram a rota do Chile Danielle e Ricardo Lopes.

Park das Ilhas, no Porto das Dunas, foi (é) opção de Morgana e Manoel Cardoso Linhares, neste prolongado.

A propósito daquela praia do leste, também estarão lá, mais precisamente, no Beach Place, Ana Virgínia e Ricardo Martins.

Paradisíaca Jericoacoara foi o destino escolhido pela juíza Ivânia Araújo, para esses dias de relax.

Enquanto isso, Semana Santa espanhola para Letícia Studart e Zildinha Pessoa, que já curtem Barcelona.

Talvez seja um dos temas mais delicados para a atuação de Operadores do Direito, dos Grupos de Apoio à Adoção e dos pretendentes à adoção. A discussão se desenvolve em dois planos iniciais: um, o da conveniência social da adoção direciona-da pela mãe biológica, na qual ela escolhe a família adotiva e consente com a adoção, e; dois, o da legalidade, no qual deve se verificar a possibilidade jurídica concreta deste direcionamento e, sendo ele possível, suas condições e pressupostos. Poder-se--ia acrescentar um terceiro plano, muito lembrado pelos participantes do debate, que é o da realidade concreta, vale dizer, o que acontece de fato nas entregas diretas e na sua frequente aceitação na práxis dos Tribunais. Refletindo sobre o tema, a pedido da Presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, trago algumas consi-derações prévias para colaborar com o debate que se trava sobre este tema. São elas: 1. O termo ado-ção consentida tem um alcance amplo, podendo significar a hipótese de consentimento da mãe para uma adoção via cadastro e/ou a hipótese de direcionamento da criança para uma pessoa ou família específica. 2. O termo adoção direcionada ou intiuito personae designa com mais precisão a hipótese dos genitores biológicos consentirem na adoção por uma pessoa ou família específica, independentemente do Cadastro Nacional de Adoção. 3. As adoções direcionadas são uma realidade na prática social e, preenchidos alguns requisitos, têm sido admitidas pelos Juizados e Tribunais, alcançando por forças das decisões judiciais a categoria de adoções legais. 4. Existem entendimentos jurídicos que se opõem à adoção direcionada, que respaldam a opinião daqueles que defendem que o CNA seja prestigiado, inclu-sive a ordem de preferência pela fila de espera dos habilitados cadastrados. Há registro de embates jurídicos em processos judiciais muito desgastan-tes para os envolvidos, em função do questiona-mento da validade das adoções direcionadas. 5. No ECA, o artigo 50, parágrafo 13, prevê restritas hipóteses de exceção ao Cadastro Nacional de Adoção. Alguns estudiosos argumentam que o art. 166 permite o consentimento da mãe e isso implicaria na possibilidade do direcionamento, mas há outra corrente que afirma ser o 166 uma regra meramente processual e, além disso, que não está prevista esta possibilidade de direciona-mento nele, fora das hipóteses restritas do art. 50, parágrafo 13. 6. A jurisprudência vem se for-mando no sentido de admitir o direcionamento interpretando-se extensivamente o art. 50, pará-grafo 13, pelo melhor interesse da criança, para as hipóteses de guarda de fato em que haja vínculo afetivo formado entre a criança e os pretendentes a sua adoção. As situações constituídas de fato, sem má-fé, na qual a criança esteja vinculada afe-tivamente tendem a ser mantidas pelos Tribunais, porque solução diversa significaria um rompi-mento traumático para ela. 7. Sendo polêmica a questão, cabe aos Grupos de Apoio à Adoção (GAAs) alertar os pretendentes à adoção dos riscos jurídicos inerentes a opção da adoção dire-cionada, sobretudo desaconselhando as práticas ilegais de pagar pela entrega da criança, dar ajuda financeira à gestante ou registrar como próprio fi-lhos biológico de outrem. É importante informar sobre as responsabilidades criminais e civis que podem decorrer destas condutas, bem como da possibilidade concreta da retirada criança obtida por estes meios. Ainda que a entrega da criança seja espontânea e sem incentivos ilegais, haverá risco de retirada. 8. Deve-se também desacon-selhar as pessoas a ficarem ilegalmente com crianças para constituir situação de fato, com o decurso do tempo, para configurar uma relação afetiva estável e irreversível. Esta prática está sendo combatida através de novas modalidades de ações judiciais que pretendem responsabi-lizar os que têm esta conduta, inclusive através de condenação por dano moral coletivo em função da burla do cadastro. 9. O assunto deve ser mantido em permanente debate pelos GAAs para que as soluções mais eficazes para o acolhi-mento seguro das crianças e adolescentes sejam criadas, de lege ferenda, buscando-se o amadu-recimento do diálogo interdisciplinar necessário. A Admissão de que as relações afetivamente consolidadas sejam preservadas e gerem adoções seguras não pode se configurar em incentivo permanente para ações de burla ao cadastro ou para a colocação de crianças em guardas de fato, sem o controle do poder público. Este é o desafio a ser enfrentado para sociedade. Os GAAs devem assumir papel relevante neste debate.

‘‘Diálogos Empre-sariais”, projeto que a Câmara de Dirigentes Lojistas implanta, a partir do próximo dia 31, sete da noite, em seu auditório, não poderia ter melhor largada, se não levando, como primeiro convidado, ninguém menos que o vi-torioso Ivens Dias Branco, abrindo alas, a seguir, para outros grandes nomes que também se sobressaíram (se sobressaem) no comér-cio, na indústria e nos mais diversos setores capitais, discorrendo sobre suas respectivas trajetórias, em palpitantes palestras.

Projeto Ciência, Tecno-logia e Cultura em Debate na UFC, promovido pela ADUFC/Sindicato, em parceria com a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), fecha março realizando, no último dia do mês, às 18h, no auditório da Univer-sidade, palestra (sobre Ética) do professor Tarcísio Holanda Cavalcante, trazendo na bagagem doutorado na PUC-RJ e pós-doutorado no Imperial College, na Inglaterra.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Page 7: Linha Azul 25/03/2016

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 25 de março de 2016

Basta de corrupçãoA Operação Lava Jato que prometeu varrer

a corrupção sistêmica que tomou conta do País parece ter chegado finalmente a seu momento crucial com o anúncio feito pela Odebrecht de que toda a sua diretoria, inclusive seu presidente, Marcelo Bahia Odebrecht, irá fazer delação pre-miada, a que chamou de “colaboração definitiva e que deverá abarcar políticos ligados a todos ou quase todos os partidos brasileiros. É o que se espera realmente que aconteça, pois a população brasileira já cansou de delações seletivas e de pu-nições direcionadas a apenas um Partido quando se sabe que a corrupção é um mal cuja origem remonta às caravelas de Cabral.

A última Operação da Polícia Federal oriun-da da Lava jato, que teve o sugestivo nome de “Xepa”, e que lembra o final de feira, revelou que uma empresa do porte da Odebrecht chegou a criar um departamento só para operacionalizar e administrar as propinas que pagava a políticos e a servidores públicos. Justamente esse asqueroso “modus operandi” é que viabilizava seus negó-cios em diferentes órgãos e empresas públicas, o que bem demonstra o quando a corrupção se tornou meio de vida em nosso país.

Não pode ficar pedra sobre pedra e não há como perdurar esse estado de coisas. Não se pode mais tolerar a corrupção como algo incor-porado a nossa cultura. Que se restaure a mora-lidade, pois o que vemos é que já se locupletaram todos. Basta de corrupção!

Pebados. Ser candidato a vereador de Fortaleza em outubro, segundo o deputado Fernando Hugo (PP) é uma ques-tão de coragem mistu-rada com doidice total, se o cidadão não tiver condições para tal. Isso porque, segundo ele, se falta grana federal para deputados estaduais, estes não terão como apoiar seus candidatos. E, como sempre acon-tece, sem “propina” a maioria do eleitorado não vota. Vixe!!!

Quebrando a cara. No interior, a situação não poderia ser mais hilária, em relação ás eleições municipais. Muitos prefeitos, para conseguir maioria nas câmaras, conseguiram a “virada” de vários opositores, que seriam recompensados quando os recursos federais e estaduais fossem liberados. Só que, com o TCM e o MP nos calcanhares, nada de recompensa, e os “vira-dos” “desviraram”...

Exploradores. Na Assembleia Legislati-va, o Joaquim Noronha alertou para um caso grave de desrespeito aos consumidores: empre-sas comerciais estão exigindo, em nome da SEFAZ, cadastros de clientes, mesmo que estes estejam pagando suas compras à vista. Para brecar a ação desses fraudadores, ele quer a parceria do De-con-Fortaleza, Procon da AL, Polícia Federal e Ministério Público.

Ele causou tudo. Se-gundo o promotor Hé-lio Bicudo, um dos ju-ristas mais respeitados do país, o ex-presidente Lula, com os seus atos,

conseguiu ampliar o fosso entre pobres e ricos, que já era grande. Ou seja, o “paladino” do social, em seus dois mandatos conseguiu derramar fortunas para os bancos, que nunca haviam obtido tão fabulosos estrondosos; e para os pobres... o Bolsa-Família!...

Palpite perigoso. O economista Luis Carlos Prestes filho, sugeriu ao governo federal a implantação de todos os jogos de azar, tipo cassinos, bingos e o velho “jogo do bicho”, segundo ele, para “gerar empregos”. Mas, para o deputado Zé Arnon “o jogo vem sempre acom-panhado do crime”

Na mosca. O Papa Francisco, em todos os seus atos mostra que “veio para ficar”. A cada dia novas medidas modernizadoras da Igreja, quebrando tabus e derrubando câno-nes. Agora mesmo, ele acaba de liberar os católicos do jejum de carne na Semana Santa. A sua justificati-va, genial, não admite refutações: “É muito melhor se alimentar de carne, e fazer jejum de pecados!” diz ele.

Gatos pingados. Pre-ocupados com os peri-gos que pairam sobre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula, a força-tarefa deles, que já arranjou o “comício” dos juristas petistas, no Planalto, conseguiu as assinaturas de 88 “Mé-dicos para a Democra-cia”, com o objetivo de proteger Dilma Rous-seff do golpe e Lula do xilindró. Isso é o que se chama ter o apoio de “gatos pingados”.

“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.7)

Peres, Epitacio Vasconcelos e Kassio Cesar

Leonardo Oliveira e Pedro Leornes

Sabino Henrique e Priscila Cavalcanti

Selma Cabral, Priscila Cavalcanti e Circe Jane

Regis Medeiros e Edgar Sa

Bia Sidrim e Patricia Veloso

Jose Rangel e Jose Mario Pinto

Valmir Torres e Colombo Cialdini

Antonio Jose, Malu Cavalcanti e Catarina Marino

Paul de Flers e Magali Claux

Paul de Flers, Albanisa Dummar, Newton Whitehurst e Stefania Margiacchi

Aldonso Palacio Neto, Victor Perlingeiro e Fernando Victor Laprovitera

Marco Ribeiro, Tulio Paracampos e Marcos Oria

Maria Carmen Perlingeiro, Max Perlingeiro e Albanisa Dummar

Newton Whitehurst, Albanisa Dummar e Ethel Whitehurst

Fernando Franca, Vando Figueiredo, Diana Dallen e Claudio Cesar

Hermano Bezerra, Renata Benevides e Karlinha

Novo presidente do Skal de Fortaleza Colombo Cialdini

Almoço

Outro lugar

Aconteceu no Parque Recreio, mais um almoço do Skal Internacional de Fortaleza. Durante o evento, Priscila Cavalcanti passou a presidência da entidade para o empresário Colombo Cialdini.

É o título da exposição do artista plástico Paul de Flers que está em cartaz no Armazém da Cultura. Confiram clic’s de quem passou por lá, no evento de abertura da mostra.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 8: Linha Azul 25/03/2016

C M Y K

Com um fino coquetel, no Sérgio Carvalho Buffet na Cidade dos Funcioná-rios, vamos homenagear aquelas mulheres maravi-lhosas ainda sobre o mês da mulher.

n n nEntre as homenagea-

das, dona Eridan Men-donça (benemérita), Wanda Palhano (cap de O Estado), Fanta Bastos (joias), Karina Sampaio (estilista), Célia Maria Leite (marchand), Ro-cilda Amorim (Lions Mucuripe), Ana Maria Cruz, Priscila Cavalcante (cerimonialista), Mirtes Antunes (atuação social), Dolores Aragão (Mulhe-res Solidárias), Fátima German (empresária), Selma Cabral (Alfe), Iracema Nobre, Marlene Cabral (Acal 60 anos), Arinete Timbó e Marta Peixe.

n n n

Tudo acontecerá, dia 13, num clima descontraí-do cujo o início se dará às 17 horas. Sérgio Carvalho vai preparar tudo com muito carinho num am-biente descontraído que será decorado por ele.

n n nO ex-senador Mauro

Benevides chegou aos 86 anos com muita saúde e vigor.

n n nPara sua casa na Praia

de Quixaba, Nazaré e Bob Sales recebem alguns amigos nesta sexta-feira santa.

n n nMarialba e Rubens

Studart reúnem a família e alguns amigos em sua linda chácara Paraíso.

n n nO estilista Alysson Ara-

gão assinou o vestido da debutante Thais Barbosa Campos, que ganhou festa no Barbra’S Eden, anfitrionada por seus pais Melissa e Osvaldo Barbo-sa Campos Filho.

n n nTrocam de idade hoje,

Antônio Campos, Fer-nando Furtado, Marta Pinheiro, Roberto Macha-do e Rosângela Lima.

n n nAmanhã, é dia de abra-

çar Roberta Ary e Socor-ro Rabelo. No domingo acontece o brinde folhinha de Eudinha Palácio, Gina Fiúza, Haroldo Parente, Marcondes Viana e Rita Moara. Parabéns a todos.

n n nÍtala e Edson Ventura,

Regina Aragão e Luiz Marques, Alessandra Aragão com o filho Kall Aragão e Carol e Laete Fernandes prestigiaram a posse da nova diretoria do Ideal Clube.

Mulheres Cinco Estrelas

A importância quem dá ao outro é você...

Se significa ou é insignificante

Autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.” (Provérbios 3:8)

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 25 de março de 2016

PosseDurante solenidade que aconteceu na sede da FIEC, Carmen Lúcia Dummar, foi empossada como presidente da ACERT e do SINDATEL.

Na ocasião, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, foi homenageado.

Recordando a Noite dos Destaques do ano passado, vemos o colunista com a Dona Eridan Mendonça, Fátima German e Célia Leite

FOTOS DIVULGAÇÃO

Ministro das Comunicaçoes André Figueiredo sendo homenageado

Carmen Lúcia Dummar e André Figueiredo

Paulo César Noroes, Elcio Batista, André Figueiredo, Joao Salda-nha e Chagas Vieira

Alex Azulay, Carmen Lúcia e Nayara Pearce

Alex Azulay, Carmen Lúcia e Nayara Pearce

Joao Dummar, Wannia Dummar e Lúcia Helena

Simone Morais, Camila Figueiredo e Flávia Castelo