caderno linha azul 12 de dezembro 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 12 de dezembro de 2014 “O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração” (SALMOS 6.9) O SINDUSCON – CE realizou, no La Maison, sua festa de premiação anual da construção civil do Ceará. A foto reúne o presidente da entidade André Montenegro com todos os homenageados da noite. Prêmio da Construção 2014 IRATUÃ FREITAS

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 06-Apr-2016

232 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 12 de dezembro 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 12 de dezembro de 2014

“O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração” (SALMOS 6.9)

O SINDUSCON – CE realizou, no La Maison, sua festa de premiação anual da construção civil do Ceará. A foto reúne o presidente da entidade

André Montenegro com todos os homenageados da noite.

Prêmio da Construção

2014IRATUÃ FREITAS

Page 2: Caderno Linha Azul 12 de dezembro 2014

2LINHA AZUL

EDITORA: Wanda Palhano • COORDENAÇÃO GERAL:

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJETO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: J. Júnior e Rafael F. Gomes

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• Esta semana conversando com uma amiga ela reforçava a ideia da rapidez em que o ano passou. E, por conta disso, o que se percebe são pessoas correndo, querendo dar conta de tudo que não foi feito . Logo vem o cansaço, a frustração de não ter conseguido atingir a todos os objetivos. O ser humano, parece gostar mesmo de complicar. Afi nal, por que tudo tem que ser solucionado em dezembro? Por que temos a obrigação de ligar pra quem não falamos o ano inteiro? Por que é preciso enfrentar fi las, empurra ,empurra, calor, para não deixar ninguém fora da lista de presentes? Para aqueles que fi cam indiferentes a essas cobranças, há um peso alto a pagar. São chamados de insen-síveis , egoístas. Mas cá pra nós, quem consegue fi car fora de tudo isso, tem o lado bom : não estará cansado para esperar o novo ano.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Uma das palavras mais execradas da Bí-blia é o “MEDO”. A frase “Não temas” exis-te uma 365 vezes! Chegamos à conclusão que o medo é um dos maiores danos cau-sados à humanidade.

Quantos transtornos ele causa e ao invés de solucionarmos o mais rápido possível (dê no que der) ele nos imoboliza, deixan-do-nos inertes, atados emocionalmente.

Quando existe medo entrelaçado nas de-cisões, não é tão fácil resolvermos, porque o medo é algo que amordaça e encolhe nossas reações,mas amplia horrivelmente o problema. Somente seu aintódoto “a co-ragem” poderá solucionar tal imbróglio, se sairemos vencedores ou vencidos eu não sei, contudo nos livraremos desta doença terrível.

Sabemos que seja qual for a solução, a dor escolhe sempre o lado do vencido, e sabemos também que irá doer; poderá mexer com nossa paz, nos deixar confu-sos, poderá ser muito sofrido, porém, um dia passa. Tudo passa. Quando casei fui morar no Rio, e na época natalina o lixei-ro entregou um cartãozinho com a seguin-te trova: “TUDA PASSA NESTA VIDA/NUM CAMINHAR TÃO LIGEIRO/SÓ NÃO DEIXA DE PASSAR/SEU PRESTIMOSO LIXEIRO.” Nunca esqueci e pude constatar que real-mente tudo passa.

Quantas pessoas ostentam uma cora-gem invejável, mas talvez calem seus me-dos quais os espantalhos que penduramos nos campos para afugentar animais ou in-setos danificadores! O espantalho em sua vida feia e triste vigia os dias e as noites para não prejudicar seus donos, e, nin-guém sabe dos seus medos ou de suas saudades.

Quantas pessoas mascaram suas dores seus sofrimentos para não deixar trans-parecer sua realidade? Existe um soneto célebre no momento foge-me o nome do autor-que diz: “A pior desgraça deste mun-do, é parecer aos outros desgraçados.”

Na vida temos que ser guerreiros, pórem guerreiros honestos porque sabemos que tudo tem preço e um dia a cobrança che-ga, dela não pidemos fugir.

Procura expulsar o medo, armazena co-ragem e confiar que quando se age certo, Deus está sempre do nosso lado.

ESPANTALHO...

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

• VISÃO - O projeto “Livraria Amiga”, está sendo realizado até o dia 20 deste mês no North Shopping para receber livros que serão doados ao Lar Fabiano de Cris-to e a Creche Pleno Viver da Fundação Terra.

• AGENDA - A CAIXA Cultural Forta-leza apresenta, entre os dias 18 e 21 deste mês o show Ed Motta, onde mostrará sua veia de funk--soul. Informações 34532770.

• MODA - Já está nas lojas da

Via Direta a coleção Alto Verão 2015, com uma diversidade, de cores e mode-los para agradar a todos os gostos.

• DOAÇÃO - A

quarta edição da Corrida Beneficen-te Coopercon-CE arrecadou mais de 20 toneladas alimentos que serão doados ao Lar Clara de Assis.

• SABER - A XI Bienal do Livro segue até o domingo, dia 14, das 9h às 22h, no Centro de Eventos, com uma vasta programação e entrada franca .

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 12 de dezembro de 2014

ENBRATendo como palco o Centro de Eventos do Ceará, aconteceu o XXIII ENCONTRO BRASILEIRO DE

ADMINISTRAÇÃO – ENBRA 2014. O Conselho Regional de Administração – CRA – CE , foi o realizador do evento.

Walter Farias, Ilailson Araú jo, Freitas Cordeiro e Dioní zio Rodrigues Neves Sebastiã o Mello, Ubiratan Aguiar e Armando Lobo

Carlos Ernesto Holanda e Johannes Castellano Gileno Augusto e Vanildo Pessoa Alex Mesquita, Juliana Gurgel

Equipe do ENBRA

Sé rgio Aguiar, Limadry Vieira, Francisco José Teixeira e Honó rio Pinheiro

Sebastiã o Mello e Cló vis Matoso

Té rcio Tavares e Ilailson Araú jo

Artur Coutinho

Ione Macedo Salé m, Kate Cunha e Cé lia Ribeiro Rocha

Franciso José Teixeira, Ubiratan Aguiar, Sebastiã o Melo, Honó rio Pinheiro e Carlos Ernesto Holanda

Francisco José Teixeira, Ubiratan Aguiar, Honó rio Pinheiro e Carlos Ernesto de Holanda

Ilaí lson Araú jo, Sé rgio Elias e Cé sar Cavalcante Paulo Farias, Jardê nia Alves, Joyce Pedrosa e Daniel Barbosa

Antô nio Eustá quio, Sebastiã o Mello, Cló vis Matoso, José Dioní sio, Roberto Ibrahim e Ilailson Araú jo

Equipe do ENBRA

Rui Ribeiro, Walter Lemos, Ione Macedo Salen e Francisco Rogé rio Cristino

Sé rgio Elias, Ilaí lson Araú jo, Ethevaldo Siqueira e Wagner Damiani

Virgí nia Rego, Joyce Pedrosa, Jardê nia Alves, Juliana Gurgel e Michelle Domingues

Artur Coutinho, Ilailson Araú jo, Eleazar de Castro, Valdemir Neri e participantes

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 3: Caderno Linha Azul 12 de dezembro 2014

O juiz Antônio Carlos Klein no clic com os amigos Sávio Bittencourt e Alda Holanda, lança-rá na próxima terça feira, na Livraria Cultura, às 19 horas,o livro “Judas Tomé” que trata da desconhecida e extraordinária história do irmão gêmeo de Jesus, o discipulo questionador, rotulado de incrédulo pelos jornalistas, que tornou-se apóstolo relutante e foi mártir na Índia

Homenagem no congresso brasileiro de direito de saúde, prêmio por resgatar vidas dentro da socie-dade Rossana Brasil Kopf

Tarik Otoch e Letí cia Cañ ellas

Daniel Gadelha, Odival Micqueli, Guido Ponte e Sergiano Guimarã es

Chloe, Pablo e Kaila

Felipe Nogueira e Flá via Cardoso

Lú cia Batalha, Veridiana Lima, Elisâ ngela Silva, Fabia-na Lima, É rica Soares, Sonia Freitas, Cibely Moura, Patrí cia Nascimento e Ana Karina

Vera Leite, Maria leite, Karina Leite, Joã o Pedro Leite, Sé rgio Almeida e Luí s Antô nio LeiteFá bio Fortuna, Luciana Pires e Lorena Fortuna

Giovanni, Andrea e Pedro Gabriel Albuquerque Karen e Victor Juratti Deuza Alencar

Valdir e Karen JurattiFabiana e Jú liaLorena, Milzarina e Marcelo Loiola

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 12 de dezembro de 2014

LINHA AZUL

“A quem tenho eu no céu senão a ti [Deus]? E na terra não há quem eu deseje além de ti” (SALMOS 73.25)

TODO DIA LEIO OS JORNAIS LOGO CEDO da manhã e tento não me preocupar com as notícias que vejo. Juros do cartão disparam, Brasil a 11ª maior taxa de homicídios do mundo, assaltos em bancos, Câmara Federal cassa mandato de deputado, PF prende quadrilha que vendia gabaritos para vestibu-lares e provas do Enem, Ministério Público vai indiciar parlamentares do PT, PSDB, PSDB nos escândalos da Petrobras… Poucas são as notícias boas. Estamos em crise, isto é real e o governo já admite.

A gestão do segundo mandato da presidente Dilma não será nada fácil. Estamos em recessão, com alto endividamento público, perdendo a credibilidade no mercado pelo investidores, queda de arrecadação, bolsa de valores com ações da Petrobras despencan-do, dólar em alta, infl ação acima do teto da meta. O ano de 2015 já é anunciado pelos analistas econômi-cos que enfrentaremos grandes difi culdades.

O que me resta depois de ver que o ano que vem vai ser difícil para nós brasileiros, é tirar umas férias para recarregar as baterias e voltar ao batente para enfrentar o que vem pela frente.

Caros leitores tenham uma Natal maravilhoso junto com seus amigos e familiares. Abracem e beijem apertado cada um, e não esqueçam de dizer o quan-to gostam deles.

Quanto ao ano de 2015 é esperar por ele e como somos otimistas não deixem de fazer a lista de futuras realizações.

NotasSOLANGE PALHANO

[email protected]

“GONZAGÃO – A LENDA”

UFC OFERTA MAIS DE OITO MIL BOLSAS

VOU DE FÉRIAS

CONFRATERNIZAÇÃONA PRÓXIMA QUIN-

TA-FEIRA, o governador Cid Ferreira Gomes recebe-rá a imprensa para a festa de confraternização, nos jardins do Palácio da Aboli-ção, às 19:30.

AMANHÃ É DIA DE RELEMBRAR um dos ícones da cultura nordes-tina, Luiz Gonzaga. Dia 13 de dezembro, o Rei do Baião faria 102 anos se estivesse vivo. Em Fortaleza, a comemora-ção será feita em grande estilo. Pela segunda vez, em Fortaleza, o musical “Gonzagão – A Lenda” se apresentará a partir das 21 horas, no Aterrinho da Praia de Iracema.

MAIS DE OITO MIL BOL-SAS para estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará serão disponibilizadas em 2015. As bolsas são concedidas por várias unidades da Instituição. Inicialmente, foi divulgado um nú-mero de cerca de 3,5 mil bolsas. A nova totalização compreende dados de mais programas para alunos de graduação, além de quase quatro mil bolsas que serão direcionadas aos estudantes de pós-graduação. Grande parte dos benefícios está sendo ofertada já para o período letivo 2015.1. Os alunos devem fi car atentos às oportunidades, à medida que são divulgados os editais. As bolsas para estudantes de graduação são todas no valor de R$ 400,00.

Page 4: Caderno Linha Azul 12 de dezembro 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

“Se eu tivesse medo de obstáculo não seria motoboy”. OUVIDO EM UMA

ESQUINA.

É fácil criticar, mas é muito difícil apre-sentar soluções concretas para o sistema de trânsito e o transporte público em cida-des adensadas com mais de dois milhões de habitantes com problemas de malhas viárias antigas, estreitas e de traçado or-togonal. É de enaltecer a ação que a atual gestão da Prefeitura de Fortaleza procu-ra fazer com a implantação gradativa de novos viadutos e de ônibus de dupla arti-culação em alguns corredores de tráfego com larguras que assim o permitam.

Por outro lado, estive agora em Bogotá e pude constatar o sufoco da população para usar os ônibus articulados do pro-jeto “Transmilênio”. Há mais propaganda que efetividade no “Transmilênio”, uma cópia remoçada do que o arquiteto, ur-banista e político Jaime Lerner implantou em Curitiba nos anos 1970.

Em todas as estações ou pontos de embarque da grande cidade colombiana, com mais de sete milhões de habitantes, há longas e intermináveis filas. As pesso-as, nessas estações e alas, passam mais tempo do que o desejado e recebem, querendo ou não, a ingestão de monóxi-do de carbono dos demais veículos que ocupam as outras faixas das vias.

Embora o “Transmilênio” tenha prome-tido adotar sistema que reduziria a emis-são de carbono, seguindo a metodologia AM0031, da Organização das Nações Unidas, não me parece ter logrado êxito. Há uma diferença entre a pretensão de um mecanismo de desenvolvimento lim-po (MDL) e a crua poluição das descar-gas de milhões dos veículos.

O Brasil não adotou como deveria ter fei-to no tempo devido, por falta de recursos, de planejamento de longo prazo ou até de descaso público, as soluções universais do uso do subsolo para a implantação de linhas de trens chamados de metrôs ou “subways”. Esse modal de transporte, em países mais prudentes ou avançados, tem mais de 100 anos de implantação e são, nas grandes cidades, os recursos utiliza-dos pela maioria das pessoas. São Paulo e Rio são exemplos desse atraso e tentam - a alto custo- superá-lo.

Há cerca de 20 anos surgiu a ideia do metrô de Fortaleza, o Metrofor, mas houve descompassos entre administrações mu-nicipais e o Governo do Estado. Em para-lelo, a espera de liberação de verbas fede-rais e fi nanciamentos internacionais. Além do projeto inicial ter sido mudado, por imposição da administração Juraci Maga-lhães: os trens mergulham na afl uência das avenidas José Bastos e Carapinima.

Aconteceram sucessivas paralisações,

longas, médias e curtas, por carências de verbas, talvez por gestão, por fiscali-zações do Tribunal de Contas da União, por novas licitações parciais e aditivos de seus trechos. O conjunto desses fa-tos provocou atrasos, prejuízos a tercei-ros com vias cercadas por tapumes.

Tudo ocorreu a destempo na execução e no ainda limitado funcionamento da primeira – e única – linha de transporte de massa que liga Pacatuba à Fortaleza. Não adianta reclamar do passado. O re-gistro é apenas um histórico aligeirado. O atual governo do Estado tem procu-rado, desde algum tempo, recuperar o tempo perdido e deu passos fortes para a integração das linhas que vem de Pa-catuba e de Caucaia - precária e usando óleo diesel - com a zona leste da cidade. Adquiriu máquinas “tuneladoras”, cha-madas vulgarmente de “tatuzões”, pela capacidade de fácil romper o subsolo de Fortaleza, conhecidamente arenoso.

De resto, promoveu novas licitações e tudo faz crer que, ainda nesta década, teremos uma malha radial integrada que possa mitigar o caótico trânsito urbano de Fortaleza. Em paralelo a isso, está sendo implantado, no trecho Parangaba-Mucuri-pe, um sistema de VLT – Veículos Leves sobre Trilhos, que, no momento, causa dissabores pelos desvios, pelas paralisa-ções e desapropriações, mas redundará,

quando retomado e concluído, em benefí-cios e desafogos na locomoção de parte dos usuários de transportes coletivos.

Ao novo Governo, que se instala em janeiro próximo, cabe a não fácil tarefa de continuidade desses projetos em cur-so e, ao mesmo tempo, em conjunto com a Prefeitura de Fortaleza, estudar a subs-tituição do uso de combustíveis fósseis dos veículos de transporte coletivo por nova matriz energética.

Os acidentes e as brigas no trânsito, in-clusive com assassinatos e repetidos as-saltos, são resultado, em parte, do elevado grau de estresse dos guiadores, pedestres atrevessando fora das faixas, sem esque-cer os balés das motocicletas que nos fazem lembrar dos circos de antigamente com os seus “globos da morte” em que duas motos, em alta velocidade, se cruza-vam. Agora, surgiram as ciclovias, ainda com poucos usuários. É esperar para ver.

Atentos a tudo isso os fotos sensores multam, sem piedade, os que, por conta de buzinas dos veículos que vem atrás, param em faixas de pedestres, procuram aproveitar o finzinho do sinal verde ou se quedam imóveis em cruzamentos en-garrafados. Dizia Bertold Brecht, escritor alemão: “perante um obstáculo, a linha mais curta entre dois pontos pode ser a curva”. Mas, no trânsito, as conversões, em geral, são proibidas. E aí?

OS TRANSPORTES PÚBLICOS, AS RUAS E AS SOLUÇÕES

JOÃO SOARES NETO

Escreve

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 12 de dezembro de 2014

LINHA AZUL

Page 5: Caderno Linha Azul 12 de dezembro 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 12 de dezembro de 2014

LINHA AZUL

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

NOITE DA CONSTRUÇÃO O La Maison Dunas foi o palco da Festa do Prêmio da Construção Civil 2014. NO evento, que é uma realização do SINDUSCON – CE, a Dias de Souza foi

escolhida, novamente, como “Construtora do ano”e recebeu o troféu Waldyr Diogo. Na movimentada noite aconteceu também a entrega do Prêmio Resgate Histórico (TROFÉU CAIXA) ao Raimundo Saraiva Coelho, tenente Coelho (in memoriam), Prêmio Tecnologia e Qualidade (TROFÉU TIGRE) ao engenheiro Lucia-no Gonçalves cipião, Prêmio Responsabilidade Social (TROFÉU FIEC) ao Projeto Mutirão do Bem da C. Rolim Engenharia, Prêmio Operário do Ano (TROFÉU

GERDAU) ao mestre Manoel Messias da Costa, da Scopa Engenharia e o Prêmio Desenvolvimento Setorial (TROFÉU CBIC) ao empresário Beto Studart.

Diretoria do Sinduscon

Solange Palhano, André Montenegro e Regina Jereissati

Homenageados

Stela e Pio Rodrigues com Ticiana Rolim

Roberto Sé rgio Ferreira e Graç a com André Montenegro e Patriolino Dias de Souza

Patriolino e Renata Dias de Souza

Ricardo Teixeira, Fernando Cirino Gurgel, Pio Rodrigues Rolim(recebendo homenagem) e André Montenegro

Luciano Scipiã o recebendo homenagem

Ana e Beto Studart com André Montenegro

Hé lio Galiza e Emanuel Capistrano

Natá lia e Juliana Pinheiro

Romina, Marcelo, Simone e Luciano Cavacante Neto

Caio Maia e Camila Magalhã es com Larissa e Daniel Bezerra Cyro Thomaz e Lara Thomaz

Andrea e Moacir Maia Edilson e Micheline Sampaio

Regina Jereissati e Luciana Villas Boas

André Montenegro e Waldyr Diogo

Felipe Holanda, Catarina, André Montenegro, Ingrid e Beatriz Holanda Islay Rangel, Thelui e José Maciel

Franci e Clá udio CavalcantePatricia Studart, Giacomo Brayner, Karine Studart e Liana Teixeira

Roseane Medeiros e Fernando Cirino Gurgel Graç a e Patriolino Dias de Souza(escolhidos a construtora do ano)

Ricardo Cavalcante

Verô nica Perdigã o e Hé lio Perdigã o Stelinha e Marco Salles Marta e Renato Bonfi m

Germano, Ká tia e Solange Almeida

Miriane e Fred Fernandes

Karine Studart, Renata Santos e Giá como Brayner

Empresá rio Beto Studart sendo homenageado

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 6: Caderno Linha Azul 12 de dezembro 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 12 de dezembro de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

PRÊMIOA Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e

a empresa Impacto Protensão premiam os autores das me-lhores ideias inscritas no Prêmio Impacto Protensão/Fiec de Inovação Aberta, no próximo dia 17 de dezembro, às 18h30, no auditório José Flávio Lima, no térreo da sede da Fiec, em Fortaleza. Na ocasião, o diretor-presidente da Im-pacto Protensão, Joaquim Caracas, vai proferir uma pales-tra sobre Inovação, destacando também as ações sociais da empresa, o apoio da Endeavor Brasil e o Prêmio FINEP.

O prêmio recebeu 76 ideias. Das ideias inscritas, 18 foram pré-selecionadas para a segunda fase. A Impacto Protensão é a terceira empresa a aderir ao Projeto Inova-ção Aberta, depois da Esmaltec e da Biomátika, que já di-vulgaram os vencedores e distribuíram prêmios. A Fiec, a Impacto Protensão, o Sinduscon Ceará e a empresa Acelor Mittal são parceiros na realização do prêmio.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected] / www.aquieali.net

• Muito justa a homenagem da entrega do Troféu Iracema ao empresário Antônio José Melo concedido pela Câmara de Diri-gentes Lojistas – CDL. • A festa da premiação aconteceu no Buffet La Maison e teve a cantora Simone como atração musical da festa. • Dentre os que estiveram presentes ao evento, destacamos: prefeito Roberto Cláudio, Honório Pinhei-ro, Severino Ramalho Neto, Frei-tas Cordeiro. Solange Palhano, José Valdo Silva e Marta Peixe, Fernando Cirino Gurgel, Ana e Adyr Sampaio, Edyr e Marise Ro-lim, Islay Rangel, João Araújo e Lucrécia. • Publicitária Eli Oliveira reuniu seleto grupo de amigos, no Biroska, para comemorar mais um ano de vida. • O ator mirim Luigi

Montez, apresentador do progra-ma “Tem Criança na Cozinha”, do canal Gloob , estrela a campanha de inverno 2015 da marca infantil Alphabeto. O tema da coleção é O fantástico mundo da Alphabeto, inspirado, na história Alice no País das Maravilhas. As fotos foram tiradas no Parque da cidade, por Daniel Mattar. • Ano novo, vida nova e jeans novo! Pensando nas mulheres que querem se despedir de 2014 em grande estilo, a Fill Sete criou uma nova coleção, especialmente, para essa épo-ca do ano. Trata-se da Edição Joia, que chega com peças bordadas ma-nualmente, além de fl ores, brilho e o melhor jeanswear, que promete fazer o maior sucesso. Como a empresa está sempre seguindo a tendência mundial e não para de inovar, as verdadeiras

joias receberam destaque nas vitrines vivas instaladas em algumas lojas da marca. A ação acontece, novamen-te, no próximo fi m de semana. Quem passar pela brand store do Iguatemi, por exemplo, vai se encantar com os detalhes em cada produto. • O Ipre-de convida a sociedade cearense a contribuir com o Natal de nossas crianças doando brinquedos no-vos ou não (em condições uso) para que sejam distribuídos ao longo dos dias 8 a 19 de dezembro de 2014, período em que todas as crianças atendidas e seus irmãos passam pela casa (o atendimento é quinzenal). Para atender todas as crianças precisamos de 2.500 brinquedos. Até o momento arre-cadamos apenas 500 para meni-nos e 150 para meninas.

PRIMEIRA LINHA

NIVER DO ANDRÉ

TROFÉU IRACEMA 2014

PRÊMIO II

André e Malu Cavalcanti

Epitá cio Vasconcelos, André e Priscila Cavalcanti

André com turma de amigos

Enzo Agresti e Solange Palhano

Priscila, Marta Peixe e José Valdo Silva

Montiele Arruda e Stelinha Frota Salles

Roberto Macedo, Antonio José Melo e Patrícia Macedo

Valman Miranda, Severino Ramalho Neto e Beto Studart

José Valdo Silva e Marta Peixe

Entrega do Trofé u Iracema

Priscila Cavalcanti organizou festa em torno do neto André Cavalcanti que trocava de idade.

O evento que teve como tema DISCOTECA, aconteceu na Praça Metropolis.

IRATUÃ FREITAS

INTERINO: IRATUÃ FREITAS

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 7: Caderno Linha Azul 12 de dezembro 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• Finalmente, foram concluídos após dois anos de investigações e coletas de depoimentos de vítimas, familiares de desaparecidos e de algozes, os trabalhos da Comissão da Verdade. Em ceri-mônia que contou com um discurso emocionado da presidenta Dilma Rousseff, uma das vítimas e testemunhas dos horrores ocorridos durante os anos de chumbo da ditadura civil militar que se implantou no Brasil, o relatório foi apresentado, com levantamentos que cobriram fatos ocorridos durante o período de 1946 a 1988 e que mancha-ram a história política de nossa Pátria.

Do relatório da CNV, as principais conclusões são pela necessidade de extinção das polícias militares, tidas como das mais perniciosas heranças da ditadura e pelo reconhecimento, pelas Forças Armadas, dos crimes cometidos em defesa do regime. Em seu discurso, Dilma defendeu que a verdade ali apurada era uma espécie de homena-gem à própria democracia brasileira, em seus 30 anos de resistência e solidifi cação diária.

Que a verdade traga conforto às vítimas e a seus familiares que tanto lutaram e sofreram para que esse dia fi nalmente chegasse.

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• DUNGA, O BENFEITOR? - Segunda-feira, por ocasião da Noite das Personalidades, do jornalista Sérgio Pontes, no Marina Park Hotel, o treinador da seleção brasileira de futebol, Dunga, recebeu da AL o título de Cidadão Ce-arense, por iniciativa do deputado José Sarto (Pros), líder do governo.

NÃO DÁ PRA ENTENDER - Não entendi, nem a entre-ga do título em soleni-dade particular e não do próprio Legislativo, nem o porquê da comenda ao senhor Dunga. Nada contra o treinador, mas o que foi mesmo que ele fez pelo desenvolvimento do Ceará pra ganhar tão importante título?

RECONHECI-MENTO - Segunda--feira, no Distrito de Messejana, o ex-governador do Ce-ará, Gonzaga Mota, entregou à direção do Hospital Gonzagui-nha o Prêmio Ceará Gestão Pública, como reconhecimento à boa administração daquela instituição. Vale lembrar: foi Totó o governador pioneiro na descentralização do atendimento médico através dos hospitais que levam seu nome.

HOMEM DE AÇÃO - Durante a festa de posse da nova Diretoria da Câ-mara dos Dirigentes Lojistas, o megaem-presário do setor de farmácias, Deusmar Queiroz, deixou claro que o seu objetivo é completar 1.000 des-ses estabelecimentos, em todo o país. Resta saber onde anda o antigo projeto dele, de implantar em For-taleza um laboratório para fabricar remé-dios populares.

PADRE HAROL-DO - A Assembleia Legislativa do Ceará

concedeu ao Padre Haroldo Coelho, “in memoriam” o Prêmio Frei Tito de Alencar, concedido a persona-lidades ou instituições que tenham papel de destaque na defesa da liberdade e dos Direitos Humanos. Personalidade política forte, Padre Haroldo, que ao falecer era militante do Pros, foi mais um desencanta-do com o PT.

TEM VERGO-

NHA, BRASIL! - O Brasil, que vive um dos piores momentos da sua história, devido ao mar de lama e de corrupção que envolve empresários, gestores e políticos, ocupa hoje o 65º lugar no “ranking” dos países mais corrup-tos, segundo a Trans-parência Internacional. Os menos corruptos são Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia, sendo to-dos países nórdicos. Viva os vikings!

PT, O TRAPA-LHÃO - Segundo o ex-ministro da Fazenda do Brasil no governo do presiden-te Fernando Henrique, adverte a respeito do PT e o segundo mandato da presiden-te Dilma: esse partido, que já vive a criticar o ministro da Fazenda Joaquim Levy, nomea-do pela presidente Dil-ma, vai prosseguir em campanha cerrada, nas r4edes sociais, com a intenção de derrubá-lo.

FORTALECEN-DO - Na Câmara Mu-nicipal de Fortaleza, há um acordo entre todas as lideranças, no sentido de que, na nova gestão do vereador Salmito Filho à frente da presidên-cia da Casa, serão mobilizadas todas as forças no sentido de que seja concedida automnomia fi nancei-ra e administrativa às Secretarias Executivas Regionais, o que será ótimo para a periferia.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoDiretoria da Coelce recebeu a imprensa cearense para sua tradicional

confraternização SAIDEIRA, que rolou no BUTIQUIM.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 12 de dezembro de 2014

LINHA AZUL

HOMENAGEM À DEMOCRACIA

SAIDEIRA

Equipe de Comunicaç ã o da Coelce

Abel Rochinha e Luciana Targino

Tadeu Junior, Carla Soraya e Mara Cristina

Marcelo Soares e Thais Brito Rochana Lyvian e Katy Araú jo

Lorena Lourenç o e Ligia Maria

Fabinho Lima e Banda Nut Pereira, Dejane Nogueira, Mauro Costa e Carol Pires

Equipe TV Fortaleza

Bruno Melgacio, Ana Lidia, Nataneal Figueiras e Nut Pereira

Equipe Tv Verdes Mares

Produç ã o do evento Coelce e Destak Eventos

Equipe Jornal O Estado

Alexandre Guilhon, Jé ssica Fortes, Daniel Negreiros, Cely Fraga e Camila Vasconcelos

Tarcilia Rê go e Iratuã Freitas

Italo Frota, Miguel Anderson e Antô nio Teixeira

Maria Fernanda Freitas, Janaina Vilella, Ludmila Wanbergna, José Nunes e Osvaldo Fé rrer

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul 12 de dezembro 2014

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 12 de dezembro de 2014

LINHA AZUL

“O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem fi cará satisfeito, e não o visitará mal nenhum” (PROVÉRBIOS 19.23)

FLÁVIO TÔ[email protected]

Sociedade

A Associação Cea-rense de Jorna-listas do Interior,

programou para ama-nhã, das 10 horas às 14 horas, no terraço da Associação Cearense de Imprensa, a tradicional confraternização nata-lina e Ano Novo, com seus filiados da capital e do interior.

- -• Durante o evento que

promete grande participa-ção dos profissionais da imprensa e convidados especiais, a direção da entidade vai prestar ho-menagem a acejianos que

contribuem como cresci-mento da Aceji, que conta 51 anos de existência.

- -• Entre os homenagea-

dos, os jornalistas José Correa (in memorian), Milton Braga Figueiredo, J. Ciro Saraiva, Aldemir Sobreira e Luiz Celso de Oliveira (in memorian). Quem articula a festa é o presiente da Aceji, jorna-lista João Ferreira.

- -• Neste período natalino,

o Shopping Benfi ca está na 12ª edição do proje-to Natal Árvore do Bem, benefi ciando aproximada-

mente 14 mil crianças.- -

• A entrega dos presen-tes será nos dias 18 e 19 de dezembro, no Shop-ping Benfi ca, às 9 horas.

- -• Valdetário Monteiro e

Jardson Cruz comparece-ram com alguns amigos a festa da colunista Sônia Pinheiro no lançamento da “PeopleLuxo”.

- -• Querido colunista

Cláudio Cabral, recebe amanhã, no Baesso, para sua tradicional feijoada natalina, seu grupo fi el de amigos. Entre os que con-

fi rmaram presença, Maria César e Renato Barroso, Bete Pessoa, Antônio Costa e Verinha e Moema Guilhon.

- -• Tim-tim, hoje, para

Bosco Ferreira Gomes e Tequinha Cysne. Amanhã, recebem cumprimentos, Denísio Pinheiro, Eliseu Barros, Heliônidas Pi-nheiro, Lídia Esteves, Lúcia Medeiros e Luiziana Esteves.

- -• Domingo é dia de

cumprimentar Lourdinha Rodrigues e Paulo Siquei-ra. Parabéns a todos!

CONFRATERNIZAÇÃO DA ACEJI NA ACI

ENLACEFlávia Pires e Cléber Mota, herdeiros de José Carlos e Arleziana Oliveira e de Alexandre e Regina Mota, sela-

ram matrimônio em uma bela e concorrida cerimônia na Igreja do Carmo. Após a celebração, os convidados foram recepcionados no espaço L’Ô 142, com cerimonial impecável assinado por Ana Pinheiro, decoração pro-jetada pela própria noiva e executada pela Flora Tropical, doces e chocolates de Toca Couto e bem casados de Célia Bezerra. Dentre os convidados, a família da noiva que veio diretamente do Rio de Janeiro marcou a festa com alegria estonteante, com destaque a presença da renomada estilista carioca e tia da noiva, Ana Oliveira.

Sônia Pinheiro em sua noite maior

Nestor Chaves com a tia Margarida Borges de Carvalho na festa People da Sônia Pinheiro

César Cals e Inês

Os manos Edinilo e Edenilton Soarez

Regina Aragão e Luiz Marques na festa de Sônia Pinheiro

Kedma Marinho sempre elegante com sua linda fi lha Ketchen noite People

José Carlos Oliveira, Carla Oliveira, Cleber Mota, Flá via Pires, Gabriel Pires e Arleziana Oliveira

Sô nia Oliveira, Adriana Oliveira, Andrea Oliveira e Fá tima Oliveira

The kiss Andrea e Adriana Oliveira

Flá via e Clé ber

Roberto Pinto, Lara Braga, Clé ber Mota, Flá via Pires, Jean Huber e Alessandra Huber