linha azul (13/11/2015)

8
4 C M Y K l Fortaleza, Ceará, sexta- feira, 13 de novembro de 2015 “Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13) PÁG. 4 FOTO DIVULGAÇÃO PARÓQUIA DE SANTO AFONSO IGREJA REDONDA

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 24-Jul-2016

238 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul (13/11/2015)

4

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 13 de novembro de 2015

“Grande miséria é para o pai o � lho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13)

PÁG. 4

FOTO DIVULGAÇÃO

PARÓQUIA DE SANTO AFONSOIGREJA REDONDA

Page 2: Linha Azul (13/11/2015)

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 13 de novembro de 2015 2

Kassio Cé sar e Dj Gilvan Magno

Lucas Pessoa e Jaqueline Cato

Juliana e Marcus Vinicius

Jéssica Pessoa e Renato Janeri

Gilberto e Raquel Pires

Priscila Cavalcanti e Epitá cio Vasconcelos

Tais Uchoa e Cid Hertz

Kassio Cesar com a cantora Rafaela Manville

César Rosas e Henrique Bessa

Verô nica Rodrigues, Daniel Oliveira e Carmen Gomes

Juliana Almeida Freire, Luciana Araú jo e Leonardo Bruno

Conceiç ã o Dió genes, Ká ssio Cé sar, Eliane Vasconcelos e Ana Carla

Saulo Maia, Juliana Porto e Kassio César

Fernando Castro Alves, Aleteia Lopes e Camila Galdino

Raiza Teles, André Filipe Dummar e Kassio Cé sar

Raquel Dummar, Alisson Aragã o e Kassio Cesar

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FestaPara festejar os cinco anos da sua Ideia de Eventos, Kássio César realizou festa no Hotel Oásis Atlântico Imperial.

Rafaela Manville, Quarteto 4 & 20 e o Dj Gilvan Magno foram os responsáveis pela animação da noite.

Conversando a gente se entende

De� nitivamente viver é um desa� o. Quando pensa-mos que tudo vai se ajustar, vem algo e muda o roteiro. As pedras se lançam de forma desordenada e cabe a cada um de nós, juntá-las outra vez. São raros os que conseguem conviver com o inesperado de maneira serena. Por isso, tantos dependentes de remédios ou re-correndo a outros meios para se manter vivo. Há quem defenda ser a fé o melhor caminho para aceitar ou se resignar diante do que não planejamos. Mas quem disse que a vida é um roteiro pronto? Não é. Quando conseguimos transformar dor em amor, descaminhos em descobertas, parece que o sofrimento é menos doloroso. E, assim vamos aprendendo.

Lançamento. “Todo mundo tem direito a um segredo” primeiro romance da médica psiquiatra e artista plástica, Lia Sarders, será lançado amanhã, sábado, no Bar do Mincharia, na Praia de Iracema, a partir das 16h30. O livro já rece-beu menção honrosa do prêmio SESC de literatura.

Símbolo. O North Shopping Fortaleza e Via Sul Shopping abrem suas portas para o Papai Noel, sábado, a partir das 17h.

Flores. A 9o FestOr-quídeas acontece entre

os dias 27 a 29 deste mês, na Casa José de Alencar. A participação no evento é gratuita.

Aprender. A Saint Paul Escola de Negócios, uma das melhores escolas para executivos do mundo, inicia em Fortaleza os cursos de pós-gradu-ação em Inteligência de Mercado. informa-ções: www.instituto-fa7.com.br

Talento. O Syntag-

ma, grupo de música instrumental, comemo-ra, dia 24 deste mês, 30 anos de fundação, com show às 19h, na Igreja Imaculada Conceição.

Ele era assim...Morávamos numa casa de esquina com

uma grande parte rodeada de grades. À época, existiam feiras-livres muito fartas e alongadas. Estendia-se na lateral e na frente da casa, era uma imensa feira.

Meu pai sempre se sentava na área a conversar com amigos ou lendo. Neste dia, era dia de feira quando ouvi meu pai conversando, porém não deu para eu escutar o diálogo.

Ao sair para apanhar o carro na garagem noto que todas as grades de nossa casa estavam ser-vindo de expositor para os feirantes. Eram redes, colcha de cama, toalhas de banho, vestidos ca-seiros e uma série de outros objetos pendurados para chamar a atenção dos fregueses.

Fiquei apavorada com aquele panorama e exclamei:

– Papai! O que é que isto? O senhor está ven-do este estrupício? Que absurdo!

– Ele calmamente respondeu: – Eles falaram comigo, pediram e eu deixei. – Papai, isto está horrível, parece um circo. – Você tem razão minha � lha, � ca muito feio,

eu nem pensei que � caria assim, mas não � que aborrecida, quando você chegar da Assembleia, eles já terão encerrado este movimento; são só quatro horas e esta exposição é para aumentar as vendas, isto é o meio de sobrevivência deles, daí eles extraem o pão de cada dia para os � lhos.

Calei-me. Pedi sua bênção, peguei o carro e fui trabalhar morrendo de vergonha de minha reclamação tão fútil diante da grandeza do esco-po daquela situação.

Quanto altruísmo meu Deus? Como meu pai era humano! Seu proceder humilde e criterioso fez-me enxergar a banalidade de uma centelha tola e presunçosa de vaidade do meu proceder.

Ninguém na face da Terra pode se ufanar de o direito de poder julgar e muito menos achar absurdo o que se nos apresenta com aspecto desairoso.

Temos que analisarmos o fato para não nos escandalizarmos inutilmente. Traremos o absur-do com a convivência necessária.

Cheguei à Assembleia e adentrei-a imperio-sa e grata pelo maravilhoso pai que Deus me presenteara!

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior

“Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo.” (PROVÉRBIOS CAP.18, VERS.5)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 3: Linha Azul (13/11/2015)

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 13 de novembro de 2015 3

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

São quatro horas da tarde pego o meu carro com aquele sol, que encandeia a nossa vista, procuro um óculos escuro na minha bolsa e é aquela briga eu e ela, isto em pleno trânsito. Vocês já imaginam o que é uma bolsa de mulher, tem de tudo, se coloca cada vez mais objeto nela e para achar algo é um transtorno, risos. Aquelas que são cheias de bolsinhas, hum é um horror! Temos que abrir todas para loca-lizarmos o que queremos. Enfim, acho o bendito óculos todo torto, porque esqueci de colocá-lo na sua caixinha, fato corri-queiro de quem só vive correndo.

Olho-me no espelho do retrovisor, estou assombrosa, os cabelos assanhados, sem um pingo de maquiagem e cheia de olheiras. Como é de costume aproveito o sinal para maquiar-me, o motorista buzina na hora em que estou passando

o delineador nos olhos, tomo um susto, o traço fica todo torto, aí não tem mais jeito, vou para o médico assim mesmo. Abro a porta da sala de espera, está lotada, não tem cadeira nem para sentar, avisto um parapeito da janela e acomo-do-me ali mesmo. Estou exausta, fecho os olhos, o tempo não passa, começo a ficar irritada, olho para os lados para tentar conversar com alguém. A minha vizinha de cadeira e todos que estavam presentes, sem exceção de ninguém, estavam no celular, no facebook ou na internet. Tento iniciar um diálogo, mas a companheira do lado continua no zap, percebo que estou atrapalhando. Não satisfeita puxo o papo com a outra do lado esquerdo e a resposta é a mesma, silêncio. Fico indignada, eu quero falaaaaaaaaaar, por favor quero comunicar-me com alguém!

Eu necessito falar, trocar ideias. Minha vontade era de gritar, ei turma deixem estes celulares, parem de conversar com máquinas, vamos trocar ideias, achar graça e fazer novas amizades.

Estou seriamente preocupada com o futuro da humanidade, perderemos o há-bito de nos comunicarmos pessoalmente. De tanto ficarmos papeando via internet, no momento em que houver a necessi-dade de falarmos, não iremos saber usar as palavras e sentiremos dificuldades de expressarmos os nossos sentimentos olho a olho com alguém.

Deste mal eu não sofrerei porque não tenho o vício do “zap, zap” e nem do facebook, o problema é que vou ficar falando sozinha, para as paredes, aí, lasca. E ainda vou ser considerada uma doida varrida.

Seremos mudos

Especialistas de Oncologia dos EUA e Europa estarão no Rio de Janeiro

Presidente da Fiec questiona Henrique Meirelles

Universo casuo OrquestraResort

Turismo

O Rio de Janeiro vai sediar, durante dois dias, o III Congresso Internacional Oncologia D´Or, reunindo os maiores especialistas em diagnóstico e tratamento do câncer no Brasil e no mundo. O evento será no hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro, nesta sexta e sábado (dias 13 e 14 de novembro), e contará com a participação de onze conferencistas dos Estados Unidos, Alemanha, França e Portugal. O congresso internacional reunirá especialistas nos mais importantes tipos de cân-cer como os de mama, tórax, gastrointestinal, tumores urológico, cerebrais, ginecológicos e ainda hematologia. Apresentações de casos clínicos e simpósios satélites vão abranger temas dessas e de outras especialidades, inte-grando experiências de especialistas dos mais conceitua-dos hospitais e centros de estudos e pesquisas do mundo.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, questionou o ex-presi-dente do Banco Central, Henrique Meirelles, durante debate no Encontro Nacional da Indústria (ENAI), da possibilidade dele assumir o Ministério da Fazenda e enfrentar o cenário econômico atual do país. O empre-sário falou sobre a situação complicada em que estão as indústrias brasileiras e cearenses. Beto perguntou ainda se Henrique Meirelles é a favor do reajuste fiscal e se seria possível realizar com liquidez financeira. O ex--presidente do Banco Central respondeu que não fala-ria sobre hipóteses, e que o importante neste momento é fazer o que precisa ser feito, ou seja, realizar o ajuste fiscal para o País crescer. Segundo ele, “os empresários não podem entrar num estado de letargia e pessimis-mo, para que esse sentimento não seja ampliado aos investidores e a economia de forma geral. O momento é de se indignar, mas sem acomodação.”

Fortaleza recebe, pela primeira vez, o “Universo Casuo”, criado há quatro anos por Marcos Casuo, que foi protagonista do espetáculo Alegria, do Cirque Du Soleil. Assistido por mais de 2 milhões de pessoas em todo o Brasil, a montagem une acroba-cia, dança, circo, música ao vivo, poesia clown e muitos efeitos especiais. Com realização da Pimenta Eventos, o espetáculo fará única apresentação no domingo, dia 06 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, às 18h. A história acompanha um universo paralelo, o “Universo Casuo”, lugar mágico onde tudo é possível.

Fortaleza vai receber a primeira turnê da Or-questra Castro Alves (OCA), segunda formação do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), neste mês de no-vembro. A apresentação será no dia 18, no Teatro RioMar. A turnê percorre ainda outras seis cidades do Nordeste: Maceió, Recife, Caruaru, João Pessoa, Natal e Salvador. Com ingressos a preços populares, a orquestra tocará sob a regência do jovem maestro e percussionista Cássio Bitencourt.

Na 2a edição da Gala Anual Mundial da World Golf Awards, que ocorreu em Portugal, dia 7 de novembro, o Dom Pedro Laguna Be-ach Villas & Golf Resort ganhou o prêmio de “melhor hotel de golfe do Brasil”. Este prêmio mundial da World Golf Awards tem como objetivo reconhecer e premiar a excelência na área do golfe, elegendo os melhores hotéis e resorts de golfe, os melhores campos de golfe e os melhores destinos e operadores de golfe em todo o mundo. Estes tornam-se automaticamente uma referência no mercado de turismo de golfe mundial.

A OPEN POINT VIAGENS prepara para mar-ço de 2016, mais uma de suas viagens que incluem destinos incríveis e diferentes. Dessa vez, os lugares escolhidos são: Índia & Dubai. O lançamento do pacote turístico ocorrerá próxima terça-feira, dia 23, na sede da agência no shopping Salinas.

Elivane Medeiros e Miguel Saboya

Grande numero de familias que fizeram questao de tirar fotos e conversar com o Papai Noel

Detalhe do anjo de 6 metros, produzido com solados de sandalias de borracha, que exemplifica o Natal sustentavel que o Shopping Benfica realiza, com adornos feitos no projeto social do empreendimento

Trenzinhos da Alegria partiram da Praca do Liceu, com criancas que se cadastraram, gratuitamente pelo site, para participar do comitiva da Familia Noel

Publico aguardou a chegada de Papai Noel e as criancas ganharam gorrinhos

A arvore do Shopping Benfica e a unica, em shoppings center do Brasil toda natural. Os 12 metros foram revestidos com tumbergias

Superintendente do Shopping Benfica, Marcirlene Pinheiro, com comitiva do Papai Noel

Felipe Muniz Palhano

Andre Marinho

Roberto Leite e Helaine Oliveira

Karla Rodrigues e Renata Benevides

Lorrane Mendonca e Evelane Barros

“O perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem a língua dobre virá a cair no mal”. (Provérbios 17:20)

AberturaReunindo convidados especiais e imprensa aconteceu a abertura do Imprensa Food Square, novo espaço gastronômico de food trucks.

Natal da FamíliaÉ o tema do natal do Shopping Benfica desse ano, que foi iniciado com a vinda do bom velhinho no último sábado. Papai Noel chegou acompanhado com mais

de 200 crianças em vários trenzinhos da alegria, momento em que recebeu a chave do Shopping Benfica das mãos da superintendente Marcirlene Pinheiro.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 4: Linha Azul (13/11/2015)

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 13 de novembro de 20154

Estive, por duas vezes, na Ásia. Visitei alguns países, entre os quais a China. Entre uma viagem e outra mediou tempo. Por oportuno, lembro que o professor William Gary Vause, � uente em mandarim e vice Dean da Stetson University, casado com a minha irmã Célia, foi então convocado pelo governo dos EEUU para fazer parte do que se convencionou chamar de “diplomacia pingue--pongue”. Célia e Vause passaram dois longos períodos na China como precursores do processo de intercâmbio entre estudantes e professores dos dois países.

Estudantes chineses foram cursar mestrado na América. Alguns optaram por não voltar. Muitos voltaram e, certamente, ajudaram a formar essa geração diferente de hoje.

Digo diferente, a partir dos postulados da Revolução Cultural de Mao-Tse-Tung que, hoje, parece fazer parte da história ainda não decifrada pelo pouco tempo de distanciamento

crítico. Mao está eterni-zado em grande painel com imensa foto na Praça da Paz Celestial. O resto mudou.

O pragmatismo da China parece ser emba-sado, em parte, pelos co-nhecimentos adquiridos por diligentes empreen-dedores e jovens acadê-micos que se espalharam mundo afora em busca de aprender o diferente, o não sabido. Some-se a isso a carga das heranças, dos costumes e das tradi-ções milenares.

Desse entrechoque de cultura com o que viram e aprenderam, eclodiram informações, sistemas comerciais, processos industriais e tecnológicos avançados, ao mesmo tempo em que o país retomava o poder suave sobre Hong Kong. Assim, a China possui hoje três dos maiores centros � nanceiros do mundo: Pequim, Shangai e Hong Kong.

Agora, houve o pri-meiro encontro entre os governantes chineses e os de Taiwan, a dissidên-cia de 1949 que formou

outro Estado, menor, mas sempre crescente. Ade-mais, o governo chinês, aboliu de vez a “política do � lho único”, relaxada há tempo. Cada família poderá ter dois � lhos e obter direito à educação básica, assistência médica e benefícios, um arreme-do de bem-estar social.

Sabe-se que muitos chineses amealharam fortunas nos últimos 50 anos. Alguns integram as famosas listas anuais que indicam, para a vaidade de alguns e tristeza de outros, a relação dos bi-lionários do mundo. Um só exemplo: esta semana, o chinês Liu Yiquian, que já foi taxista e � cou rico investindo em bolsas de valores, comprou o quadro “Nu Chouché”, de Modigliani, por 647 mi-lhões de reais e se dá ao luxo de fundar museus.

O que não se sabia é que jovens famílias chinesas de bom nível � nanceiro resolveram que seus novos � lhos nasçam em países onde � zeram cursos, mantêm negócios ou que os atraem pela diversidade cultural.

Assim é, por exemplo, que os Estados Unidos viraram porto de entrada de milhares de chinesas grávidas - lembre-se que elas são magras e podem disfarçar bem.

Na condição de turistas se quedam até o nascimento de seus � lhos, em bons hospi-tais, e os registram como cidadãos americanos. As leis ianques permitem que essas crianças, aos 21 anos, possam optar pela cidadania americana e obter o “green card” para familiares. Esse mesmo fenômeno ocorre em outros países.

Por estas linhas arre-vesadas é que ouso dizer que não só os ensinamen-tos de Confúcio, Lao-Tse e Mao, agora misturados com o pragmatismo das últimas gestões gover-namentais, somados ao aprendido em Harvard, Yale, Oxford, Cambridge e em outras universidades e centros de treinamentos em negócios, tornam, pelo menos, para mim, ainda difícil entender a indecifrável e portentosa China.

A indecifrável China

Paróquia de Santo Afonso - Igreja Redonda

Paróquia de Santo Afonso começou com os Padres Redentoristas que curavam a Paróquia de Porangabuçu. O antigo Coqueirinho, hoje Parquelândia, era uma capela. Para início de desenvolvimento do bairro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, cujo prefeito na época era o Cel. Murilo Borges, foi lançada a Pedra Fundamental da atual Escola Santo Afonso. Após a construção da escola o pensamento voltou-se para a ereção de uma capela para o culto dominical. Cuidou, inicialmente, da capela o pe. Guilherme Condon. Houve um acidente. A construção desabou. Não houve desânimo. Recomeçou-se a construção com novo projeto. A igreja agora, fugia à arquitetura tradicional. Seria circular. Por causa de sua arquitetura fi cou conhecida como Igreja Redonda, a primeira desse tipo em Fortaleza. A criação da Paróquia deu-se no dia 5 de junho de 1978, no governo arquidiocesano do Exmo. Sr. Arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Cardeal Lorscheider. O padroeiro não podia ser outro: Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista. O território paroquial foi desmembrado das paróquias limítrofes: São Raimundo, São Gerardo e Nossa Senhora da Salete.

“Melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda.” (Provérbios 17:01)

DIVULGAÇÃO

Page 5: Linha Azul (13/11/2015)

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 13 de novembro de 2015

“Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.” (PROVÉRBIOS CAP. 16, VERS. 24)

SolenidadeO presidente do Tribunal de Contas do Estado - TCE, conselheiro José Valdomiro Távora de Castro Júnior, foi anfi trião da solenidade em que se comemorou

os 80 anos de atividades da egrégia corte de contas. Na programação: lançamento do selo e carimbo e entrega do prêmio ministro Plácido Castelo. FOTOS IRATUÃ FREITAS

Itacir Todero e Rholden Botelho

Valdomiro Tá vora e Roberto Castro

Francisco Otá vio Miranda Bezerra e Alexandre Figueiredo

José SartoEdilberto Carlos Pontes, André Xerez e Hé lio Parente

Ernesto Saboia e Hé lio Parente

Carlos Edilberto Pontes e Valdomiro Tá vora

Patrícia Saboya e Iracema do Vale

Manoel Duca e Geraldo Biserra

Mesa de Honra

Jardson Cruz, Hé lio Parente, José Leite e Fernando Oliveira

Cid Gomes, Roberto Clá udio, Valdomiro Tá vora, Camilo Santana e Zezinho Albuquerque Domingos Filho, Valdomiro Tá vora, Francisco Aguiar e Marcelo Feitosa

Francisco Diego de Oliveira recebe a premiaç ã o de 2º ligar no Prêmio Ministro Plá cido Castelo Iracema do Vale e Valdomiro Tá vora Presidente do TCE, Valdomiro Tá vora

David Mota Santana recebe do Governador a premiaç ã o do primeiro lugar do prê mio Ministro Plá cido CasteloApresentaç ã o do Coral Vozes da CorteGanhadores do prê mio Ministro Plá cido Castelo

Flá vio Jucá , Ferrucio Feitosa, Patricia Saboya e Itacir Todero Orquestra Filarmô nica do Ceará

Dedé Teixeira e Guilherme Sampaio Kelly de Castro, Manuela Porto, Katyucya Melo e Gabriela Antunes Raylena Cruz e Talita Sampaio

Page 6: Linha Azul (13/11/2015)

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 13 de novembro de 2015 6

Com o sugestivo tema “Doar sem Olhar a quem - Um ato de amor”, o Hemoce já colocou em pauta, para acontecer de 23 a 29 deste mês, a IX Se-mana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, mais uma grande iniciativa, que visa salvar milhares de vidas.

n n nFortaleza se prepara para ganhar

mais um espaço de entretenimento, com abertura programada para o dia 12 do último mês do ano do Nordeste Hall, botando no palco show de dois estilos distintos, sertanejo e românti-co, com Zezé di Camargo e Luciano e José Augusto.

n n n

A propósito, o Teatro do RioMar, shopping caçula, apresentando, cada vez mais, espetáculos, teatrais ou musi-cais, sempre com shows interessantís-simos, também vem se transformando em sugestiva opção, para quem aprecia grandes atrações, tipo a cantora Rober-ta Sá, dia 27 deste.

n n nMostrando obras eólicas, pendula-

res e � xas, junto a coloridas explosões “metafísicas” em tinta automotiva sobre tela, � ca aberta ao público, de hoje até o próximo dia 26, no Pipo Galeria Bar e Restaurante, a exposição do artista plás-tico Célio Gurgel, que ontem recebeu convidados.

Agora, vou te contar...

“Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu � m são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25)

Sra. Cláudio (Suyane) Dias Branco, bela e alinhadíssi-ma nos acontecimentos

Bem circulantes Michelinne e Edilson Pinheiro, ele, buscando novos conhecimentos em SP

Ana Vládia Sales matando saudades na longínqua Canadá

Giro Social

Adoção Gay

No roteiro

Realeza marítima

Arte do bem

Benefi ciários

Confraternização nata-lina de Ada Faganello com sua roda de biriba aconte-ce ainda neste novembro, ou melhor, nesta sexta.

nCada vez mais entu-

siasmados com as artes plásticas, Marluce e Ru-benilson Bandeira foram vistos no Espaço Cultural Airton Queiroz, na Unifor, conferindo a exposição “Pele do Tempo”, de Adriana Varejão, que � ca até dia 29.

nIgreja de Nossa Senhora

do Líbano e Hotel Gran Marquise, para o casamen-to de Lívia Pontes e Lucas Nogueira, próximo dia 26.

nMembro da Academia

Metropolitana de Letras de Fortaleza, Frei Hermí-nio Bezerra de Oliveira lança “Palavras que mudaram de signi� cado”, terça vindoura, no Colégio Será� co, em Messejana.

nEm São Paulo, motiva-

do pelo Curso de Atua-lização Facial, cirurgião plástico Edilson Pinheiro.

nTudo indica que, agora

é pra valer: dia cinco de dezembro, a sempre e tão esperada Feijoada do Cabral, na La Praya, do Cláudio Ary.

nMarisa e Jorge Porto

Freire e Helenice e Antônio Luiz Sandemberg casam seus � lhos, Adriana e Fe-lipe, próximo dia 21, com Papai Noel aterrissando na Praça do Ferreira.

nSra. Cássio (Ana

Vládia) Sales, nascida Barreira, visitando � lha Maria Eduarda, que lá es-tuda, tirando esta semana no Canadá.

nCap do poderoso

Grupo JCPM, do Shopping RioMar, sergipano João Carlos Paes Mendonça foi agraciado com o título Cidadão de Fortaleza.

Desculpe-me o leitor se o título deste ar-tigo lhe causa espécie, já que as objeções po-dem ser de duas ordens. A primeira, daquelas pessoas viciadas no vocabulário politicamen-te correto, que assola o país com incentivo e patrulhamento do Governo Federal, que certamente prefeririam o título? Adoção por homoafetivos?. A segunda, está menos defen-sável, é a objeção de quem vê na possibilida-de de adoção de crianças por pessoas homos-sexuais um inconveniente moral e talvez até jurídico. Em relação à primeira, o povo do politicamente correto, quero afirmar solene-mente que a adequação do palavreado refe-rente aos grupos sociais carentes de políticas públicas para sua proteção e afirmação, não faz com que estas políticas necessárias sur-jam do nada, magicamente. Ao contrário, o que tem se visto é uma única transformação no tratamento destes grupos: a nomenclatu-ra. Fora da adaptação dos nomes dados não se percebem mudanças concretas no atuar do poder público, salvo honrosas exceções, para atender as especificidades dos desiguais.

Assim, negros (afrodencendentes), favelas (comunidades), homossexuais (homoafe-tivos), loucos (portadores de transtornos mentais), e demais grupos sociais que por fatores históricos e sociais se encontram em posição de vulnerabilidade, podem dormir tranquilos, porque o Governo lhes emprestou respeito através de um novo nome, escreveu um plano num conselho de notáveis, e pu-blicou uma cartilha. Pronto, eis a cidadania garantida. Mas eu prefiro tratar, graças à in-formalidade possível neste espaço do público gay, porque o termo me parece mais adequa-do para refletir a realidade das pessoas que tem orientação sexual de natureza diversa da heterossexual funcionando como um sínte-se positiva e alegre de todas as tendências homossexuais e homoafetivas. Meu intuito é tratar da adoção de crianças por gays.

Primeiramente, é preciso informar que a orientação sexual de uma pessoa não é óbice para se candidatar à adoção, não havendo uma só linha no Direito Brasileiro que permita interpretação divergente desta conclusão. Ao contrário, o que se veda, em sede constitucio-nal, é justamente a discriminação contra as pessoas que tenham manifestação afetiva gay.Portanto, o problema não está na lei. Se pro-blema existe, está nos corações e mentes.

A adoção deve atender em primeiro lugar ao interesse da criança. Destarte, todos os que pretendem adotar devem ser analisados em seus aspectos psicológicos, comportamental e ético para a proteção do adotando. Seja o pretendente homo ou heterossexual, deve ser examinada se seu estilo de vida é compatível com a educação e criação de uma criança, se seu comportamento é equilibrado, enfim, se tem aquelas qualidades conhecidas como pro-pícias à convivência com um ser em formação.

Não se pode conceber a proibição da adoção por gays genericamente, pelo fato de simplesmente terem esta orientação, por significar um preconceito tolo e desarrazoa-do. Não são gays as pessoas que atiraram seus filhos pelas janelas ou nas ruas, rios e lago-as, com a mídia nos informou, nos últimos tempos. Não são gays as pessoas que alugam seus filhos para uso abjeto de adultos per-vertidos e tarados, como revelou à sociedade a CPI da pedofilia. Os gays ou os não gays podem ser boas ou más companhias para as crianças, dependendo de fatores não vincula-dos obrigatoriamente à sua orientação sexual. O que importa para a criança é o cuidado, que traduz o afeto que se tem por ela. Num país de crianças abandonadas em abrigo, aos milhares, se dar ao luxo macabro do precon-ceito, além de criminoso, é burrice?

Fazendo Maceió, Recife, Caruaru, João Pes-soa, Natal e Salvador, irá desaguar em Fortaleza, a turnê nordestina da Orquestra Castro Alves, que, sob a regência do maestro e percussionista Cássio Bittencourt, irá tocar aqui, mais pre-cisamente, no Teatro do RioMar, próximo dia 18, dividindo repertório meio a meio, ou seja, executando obras de compositores latino-ameri-canos, mas, também, de europeus, inserindo-se, no primeiro grupo, Arturo Márquez, Alberto Ginastera, Oscar Lorenzo Fernandes e Maestro Duda, enquanto que, no segundo, entram peças escritas pelos russos Tchaikovsky e Shostakovi-ch e pelo irlandês Jean Sibelius.

Fortaleza vai sediar o Circuito Rei e Rainha do Mar, que acontecerá no dia 22 de novembro deste ano. É o maior festival de esportes na praia do Brasil. Uma característica marcante do evento é a capacidade de reunir pessoas de diferentes estados na mesma cidade. Assim acontece há sete anos no Rio de Janeiro, cidade--sede do maior festival, e foi em Florianópolis, capital que recebeu a competição pela primeira vez desde sua criação. Agora, em Fortaleza, não será diferente. Além de se divertirem num evento que integra o esporte e as belezas naturais, os atletas-turistas ainda planejam aproveitar para conhecer e apreciar os encantos locais. Desde 2014, o evento é o único representante da Amé-rica do Sul na World Open Water Swimming Series (WOWSS), série que reúne as 13 melhores competi-ções de água abertas do mundo.

Com a obra que tem como tema “Trabalho, o equilíbrio da Vida”, Expedito Lima é o artista plástico que, este ano, doa o direito de imagem de sua peça para a identidade visual da cam-panha, no caso, a anual promoção Amigos em Ação, que, nesta 24ª edição, dividirá suas doa-ções entre seis entidades, quais sejam, Lar Torres de Melo, Associação Bene� cente e Educacional Nova Jerusalém (ABENJ), O� cina do Senhor, Lar Nossa Senhora de Fátima, Santa Casa de Miseri-córdia de Fortaleza e Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés (Saer).

O Ceará vai gastar R$ 400 milhões para conceder a segunda parcela do 13o salário aos funcionários públicos estaduais no próximo dia 18 de dezembro.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Page 7: Linha Azul (13/11/2015)

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Mudança de posição

PSOL e Rede, durante as sessões plenárias, pediam publicamente a saída de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara, enquan-to a maioria dos partidos fazia vistas grossas às denúncias de corrupção contra o peemedebista. As denúncias contra Cunha se avolumaram e a Casa resolveu abrir um processo de cassação no Conselho de Ética. Cunha, além de ter sido de-nunciado pela Procuradoria-Geral da República por envolvimento no escândalo da Petrobras, te-ria escondido patrimônio milionário em bancos suíços. O parecer preliminar do relator Fausto Pinato (PRB-SP) deve ser votado no próximo dia 24. Na oportunidade, será de� nido se o caso segue ou se será simplesmente arquivado. Não podendo mais tapar o sol com a peneira, o PSDB foi o primeiro a abandonar o apoio e anunciar sua posição em favor da cassação de Cunha. Não dando mais para permanecerem em cima do muro, os principais partidos de oposição amea-çam seguir a posição tucana.

A verdade é que contando com o apoio da maioria dos congressistas, Eduardo Cunha se sentia blindado e achava que podia gozar da cara do povo brasileiro e pregava sua inocência aos quatro cantos do país. A� nal de contas, pelas leis feitas por eles mesmos, traduzindo para o po-pular, passar a mão no dinheiro do povo pode, agora, mentir no Congresso Nacional é termi-nantemente proibido.

Por conta disso, paira a dúvida, pois se Cunha conseguir “convencer” os colegas lá dele de que “não mentiu” é o mesmo que comprovar sua inocência e continuará tudo como dantes no quartel de Abrantes. O problema é que se Cunha cair, com certeza não cairá sozinho e tem muita gente boa que perdeu o sono já há algum tempo. Sabedor disso, Cunha continua lépido e fagueiro a fazer o povo brasileiro de besta. Bem feito pra nós que ainda não aprendemos a votar.

Quem é quem na VDP. O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Fi-lho (PDT), cobrou na manhã de quarta-feira (11), em discurso no Plenário, a divulgação por parte do Ministé-rio Público Estadual dos possíveis verea-dores envolvidos com irregularidades na Verba de Desempenho Parlamentar (VDP). Que separe o joio. Ao elogiar o papel do Ministério Público, o presidente do Legis-lativo de Fortaleza, disse que o órgão “fi lho ilustre da de-mocracia” não pode generalizar ao colocar todos os vereadores em seu processo investigatório. Todos pela CPMF. A Aprece fez reunião. Veveu Arruda defen-deu o reforço para as verbas da saúde. Também participaram da reunião o vice--prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares; e os prefeitos das cidades de Alcântaras, Eliésio Fonteles; de Barroquinha, Terezi-nha Gomes... E mais... querendo a volta da CPMF, de Cruz, Adauto Mendes; de Forquilha, Gerlásio Loiola; de Groaíras, Adail Melo; de Mar-tinópole, Fontenele Viana; de Miraíma, Roberto Uchôa; de Varjota, Rosa Cândi-da; de Viçosa, Divaldo Soares; e o vice-

-prefeito de Uruoca, Evilaques da Silva. Esqueceram de mim. A bancada do PMDB, na Assembleia do Estado, foi convidada para uma reunião/jantar em Brasília. Foram todos com passagem, hospeda-gem e...e. Só não foi convidada a deputada dra. Silvana, que até agora desconhece os motivos do esquece-ram de mim, um. Iogurt da Morada Nova. Os “meninos” do Luiz Girão, no comando da Betânia, estão tocando o barco e botando os negó-cios pra frente. Bru-ninho, por exemplo, anuncia ampliação da fábrica de iogurts de Morada Nova. Enquanto isso... Luiz Girão e a mulher curtem o apartamento de Lisboa. Luiz re-solveu que vai passar seis meses do ano na Europa, e seis meses no Brasil. Já está no primeiro semestre europeu, curtindo a paz de uma vida longa e produtiva. Na cola da Bê. E não é papo de torcedor, não, mas esse tal de Lisca Doido, deve ser um maluco da melhor qualidade. Assumiu o Ceará,arrumou, ar-rumou e botou o time pra jogar e ganhar. Diz o Luciano Alves que se faltassem10 ou 12 rodadas, ainda ia ser campeão.

“O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos.” (PROVÉRBIOS CAP.16, VERS.28)

Fernando Cirino e Sé rgio Lopes

Itamar Moura e Michele Ribeiro

Joã o Carlos Paes Mendonç a e Auxiliadora

Ronivaldo Maia, Joã o Carlos Paes Mendonç a e Salmito Filho

Evandro, Eliziane e Guilherme Colares

Chiquinho Feitosa, Joã o Carlos Paes Mendonç a, Ivens Dias Branco e Fernando Cirino Gurgel

Mesa de autoridades Joã o Mendonç a e Marcone Mendes

Rodrigo Pereira e Ruy do Ceará

Karina Farani e Niger Souza

A fi lha do homenageado Jaci com o marido Marcelo Melo e Marcelo Filho

Luzia Bastos, Gian Franco e Juliana de Fá tima

Lú cia Pontes, Francisco Bacelar e Carla Seixas

Severino Ramalho Neto, Joã o Mendonç a e Beto Studart

Glaura Férrer

Ana Juaç aba e Clá udio Nelson

Ferrucio Feitosa e Nicole Barbosa

Joã o Carlos Paes Mendonç a e Auxiliadora

Beto Studart e Joã o Carlos Paes Mendonç a

Cidadão FortalezenseEm sessão solene que aconteceu na sede da Câmara Municipal de Fortaleza, o empresário

João Carlos Paes Mendonça, que comanda o grupo JCPM, recebeu o título de cidadão fortalezense. A propositura foi do vereador Ronivaldo Maia.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 8: Linha Azul (13/11/2015)

C M Y K

No próximo dia 12 de dezembro, no Salão Blue Night, do Gran Mar-quise Hotel, haverá movimentado leilão de obras de arte articulado por Alessandro Belquior, com renda para o Lar Nossa Senhora de Fáti-ma, Sociedade Rural de Guanacés, Sociedade Nova Jerusalém, Lar Tor-res de Melo, Santa Casa de Miseri-córdia e Oficina do Senhor.

n n nO grande lance será a solidariedade

e entre os artistas que � zeram doações para o projeto bene� cente, que já é uma tradição, Caetana Alcântara, Ser-gei de Castro, Ascal, Vando Figueiredo, Mano Alencar, Maurício Cals, Góes, Rozildo Dorneles, Vlamir de Souza, Rock Ferreira e Germano Belquior.

n n nVale a pena antecipar e colaborar

com pessoas carentes.n n n

O Grupo Acad vai se reunir, dia 26, na casa de Lúcia Pierre, para tratar de uma festa natalina. Na oportunidade, será cantado parabéns para Mirian Almada, aniversariante.

n n n

O Grupo Princesa do Norte vai se encontrar dia 24, por ocasião de um almoço, no Espaço Dallas, anfitrio-nado por Maria das Graças Monte Coelho e Vânia Pinheiro.

n n nMaria Simões Nogueira vai organi-

zar almoço no Regina Diógenes, dia 24, com o Grupo Laços de Amizade.

n n nParabéns hoje, para Annie Bene-

vides, Eveline Fujita, Leila Arraes, Luiz Melo Lima, Magno Nogueira Lima, Mônica Pontes Almeida, Paulo O’Grady e Vivian Benevides.

n n nAmanhã, ganha cumprimentos,

Branca de Castro, Carlos Juaçaba, Érico Mota e Flávia Pegado.

n n nDomingo é dia de parabenizar

Julinha Gurjão, Leônidas Azevedo e Tereza Maria Távora Ximenes.

n n nCom uma missa, domingo, na Igreja

de São Vicente de Paulo, Lêda Cravei-ro festeja o aniversário da herdeira Le-dinha, e, em seguida, recebe os amigos para um almoço no D’Abelle Bistrô.

Leilão de obras Amigos em Ação

Charmoso almoço no DallasPara festejar com chave de ouro sua passagem pelo calendário, nossa estimada Fátima Sanford recebeu em grande estilo mais ou menos oitenta amigas do peito. Ela mesma respondeu pela

decoração do cenário e assinou as sobremesas. Veja em fotos o sucesso do evento.

A importância quem dá ao outro é você...

Se signifi ca ou é insignifi cante

autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16: 09)

Fátima Duarte, Mirian Almada e Emilse Barros de Oliveira

Maria Simões, Risalva Jucá, a aniversariante, Siloé Pegado, Vera, Edna Brito, Roberta Campos e Tamires Fonseca Vitória Philomeno Gomes, Selene Bezerra, Rochele Bonorandi e Fernanda Aguiar

Theófi lo Ximenes com Noélia, Marta Ximenes e Fátima

Liliane Albuquerque, Suely Belém, Fátima Sanford e Cândida Figueiredo

Maria Sanford, Tânzia Wichmann e a aniversariante

Rodrigo com Ana Ximenes e a aniversiante

José Inácio com as tias Fátima e Margarida PradoFátima com o marido Haroldo Sanford

Mônica Arruda e Lúcia Pierre

Teve o “Pingo Doce” como cenário o aniversário de Nelson Gesteira. Com ele, Andréa, Eduardo e Nelsinho Gesteira e a namorada Lara

Heliane Pimentel de Castro e Fátima Duarte

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Maria Luise, neta de Karina e Maurício Sampaio e fi lha de Rachel Viana e Maurício Sampaio Jr., terá festa de 15 anos, amanhã, dia 14, no Barbra’s Buffet Edem. O vestido da Maison Karina Sampaio, decoração de Eduardo Carneiro, cabelo e maquiagem de Selma Cabeleireiro, bolo do Bom Bocado e cerimonial de Priscila Eventos