linha azul - 23/10/2015

8
4 C M Y K l Fortaleza, Ceará, sexta- feira, 23 de outubro de 2015 “Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13) PÁG. 4 FOTO SITE FORTALEZA EM FOTOS IGREJA DE SÃO BERNARDO

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 24-Jul-2016

234 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

4

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 23 de outubro de 2015

“Grande miséria é para o pai o � lho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13)

PÁG. 4

FOTO SITE FORTALEZA EM FOTOS

IGREJA DESÃO BERNARDO

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 23 de outubro de 2015 2

Eduardo Pragmacio Filho, Gladson Mota, Leorne Belé m, Jardson Cruz e Rossana Kopf

Valdetá rio Monteiro e Emanuel Furtado Igor e Marta Lancerotti Carol Sampaio e Maria do Nascimento Helen Korobuski e Luiz Wlodarczyk

Eduardo Pragmacio, Alfredo Leonel, Ana Lú cia e Marcela Chaves

Severino Paula Pessoa, Marcos Monte e Durval Vasconcelos

Patrícia e Paulo Ré gis Botelho

Gladson Mota e Jardson Cruz Augusto Barros e Gustavo Leite Carlos Rebonato e Idevaldo Barbosa Dé bora Lima e José Airton

Melissa Guará , Fernanda Telles e Patricia Botelho Vanessa Porto, Kelly Porto e Silvana Dias

Gladson Mota e Jardson Cruz

Adriana e Clarisse Correia Calvo

José Maria Sales, Flá vio Jacinto e Alexsander Sales

Tomaz Figueiredo Filho, Leanne Holanda e Joã o Rafael Furtado

André Sampaio, Rossana Sampaio, Marcelo Ferreira e Laura Pinto

Chagas Cidrã o, Cristine Bevilacqua e Lí bano Melo

José Maria Sales, Valdetá rio Monteiro, Cristina e Francimar Ferreira

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

LançamentoTendo como palco a Livraria Cultura foi lançado o livro “A Aplicação da Teoria do Diálogo das Fontes no direito do trabalho.

A obra tem como coordenador Renato Rua de Almeida e como colaboradores o advogado Eduardo Pragmácio Filho e o desembargador Federal do Trabalho, Paulo Régis Botelho.

Conversando a gente se entende

Quando o assunto é a passagem do tempo escuto muita gente reclamar das rugas, do cabelo branco, das dores e das doenças que se acumulam. Confesso não ter chegado ainda neste estágio (embora cabelo branco e rugas sejam evidentes), mas vou tentar enxergar a velhi-ce de outra forma. Quem sabe potencializar a calmaria, o aprender a dizer não, para dizer o sim que valha a pena. Tentar se desprender de tantas coisas materiais, sem fazer apologia a pobreza, mas a sobriedade. Viver sem grande alarde. Percorrer o que ainda resta desco-brindo que as pequenas surpresas são tão grati� cantes quanto os grandes feitos. É aquela velha e conhecida história: a serenidade, o equilíbrio, a felicidade podem ser s em qualquer etapa da vida, o que muda é a nossa forma de enxerga-la e desfrutá-la. Pense nisso!

Eleição. A VI Semana da Justiça Eleitoral, com atendimento e prestação de serviços aos eleitores até as 17h, termina hoje, na Praça do Ferreira.

Compras. O Bazar La Boutique Edição Festas acontece nos dias 05, 06 e 07 de novembro das 10 às 21 horas, no Centro de Eventos, com descontos de até 80%.

Expansão. A Rede Pinheiro Supermercado inaugura, em Aracati, o primeiro shopping center da região, o Bom Vizinho Shopping, hoje,

a partir das 9h.

Debate. A Agência da Boa Notícia (ABN) promo-ve, no dia 11 de novembro, às 19 horas, na Fiec, o “Fórum Comunicação, Internet e Mídias Sociais - Uma re� exão sobre o crescimento da cultura do ódio através dos processos de comunicação”.

Arte. O VI Festival Popular de Teatro de For-taleza, acontece de 9 a 13 de novembro, e vai reunir 22 grupos cearenses e de vários outros estados. Informações: www.festi-valpopulardeteatro.com

LembrançasÉ impressionante como as lembranças nos in-

vadem de repente e nos transportam a um tempo ou a situações que julgamos estarem para sempre sepultadas em nossa mente.

Dirigia-me a um endereço e de repente confundi-me e observei que estava numa rua que há muitos anos, ainda adolescente,fora fazer uma visita com um namoradinho e depois das apresentações a an� triã serviu-nos ameixas secas com refrigerante. Até aí tudo bem. A di� culdade surgiu no instante de servir-me, pois as ameixas estavam todas no mesmo prato.

Com a ameixa na boca � quei a pensar onde deveria colocar os caroços das ameixas. No mes-mo prato onde estavam servidas as outras? No guardanapo não podia, pois era de tecido, e então o que fazer? Decidi engoli-lo e não mais servir--me de ameixas. Tomei apenas o guaraná.

Muitos anos são passados e ainda hoje ignoro o que minha companhia fez com as ameixas que ele se serviu. Não vi onde as colocou.

Por que relembrar isto? Quantas vezes recebo e-mails consultando estas pequenas di� culdades que se originam a qualquer instante.

Por ignorar a forma de se portar em sociedade ainda há muita gente que se furta de ir a lugares so� sticados com receio de praticar gafes. No en-tanto, agindo-se com discrição, di� cilmente não nos sairemos bem.

Quando encontrar-se numa situação emba-raçosa deste porte, observe como os outros se servem. Caso não seja possível seguir esta regra, procure dentro de seu bom senso a melhor maneira que você aprovaria a uma outra pessoa como agir.

E assim, resgatando um pedacinho do passado dei ré no carro buscando, na lembrança, algumas pessoas daquela época. Algumas já não existiam, meu parceiro de gafe por onde andará?

Somente, creio eu, perenizei este fato tão sim-ples e tão pluralizada por pessoas que não gostam de errar!

Não sei se não esqueci os caroços de ameixas ou meu parceiro de gafe.

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior

“Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo.” (PROVÉRBIOS CAP.18, VERS.5)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS IRATUÃ FREITAS

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 23 de outubro de 2015 3

Perdemos uma grande e querida personalidade da comu-nicação, Edilmar Norões

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

Se você perguntar a um consumidor de maconha se ele aprovaria que seu � lho também fosse um viciado na dro-ga, a resposta da maioria seria que não, porque sabe que a droga não faz nenhum bem para ninguém. Pelo contrário, segundo os estudiosos, ela desencadeia esquizofrenia, deixa o raciocínio lento, desagregação social, desconcen-tração em atividades, depressão e outras psicoses. Quase sempre quando sua “lombra” não faz mais efeito leva a outras drogas. Os defensores de sua liberação alegam que, além dela não fazer nenhum mal, o número de usuários diminuiriam, porque o que é proibido causa curiosidade na juventude. Estudos realizados, recentemente, pela OEA contestam estes fatos. Em todos os países onde houve algum nível de liberação das drogas, o consumo aumen-tou notadamente entre os jovens. Nos lugares onde houve maior tolerância com a maconha, seu consumo aumentou em razão da queda no preço do produto, veri� cando-se, também, um maior consumo de outras drogas perigosas. Este é o caso de Portugal, Áustria, Holanda, Reino Unido, alguns estados americanos e o Brasil. Uma pesquisa realizada, pelo Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) de Portugal, registrou que, entre 2001 (data da descriminalização da droga) a 2007, o consumo subiu de drogas em 66%. Na mesma época registrou-se o aumento de 37% no consumo de Cannabis, de 215% no de cocaína, de 57,5% no de heroína e de 85% no de Ecstasy. Somos o maior mercado consumidor de crack do mundo e o segun-do de cocaína. Amigos leitores, a liberação da maconha destruirá mais ainda nossa juventude.

Por que a maconhanão deve ser liberada?

VI Semana da Justiça Eleitoral

A surdez de Jesus

Seleção do Bolshoi Aborto por estupro

Será encerrado, hoje, a VI Semana da Justiça Eleitoral, na Praça do Ferreira. A solenidade de abertura contou com a presença do Presidente do TRE, desembargador Abelardo Benevides, e com a vice-presidente Nailde Pi-nheiro. Segundo a diretora da EJE, juíza Joriza Pinheiro, “esse evento está sendo cada vez mais importante, pois é uma oportunidade de aproximar o nosso tribunal da população. Unidade Móvel do Tribunal ofereceu vários serviços tirar como: 1ª e 2ª vias do título eleitoral, fazer transferência, revisão e solicitar certidões. A capacidade de atendimento era de 200 pessoas por dia.

Por que todo pastor pensa que Jesus é surdo ? Nunca vi um pastor orando com um volume normal de voz. Sempre ministra os cultos gritando.

Inicia, hoje, a audição para admissão de novos alunos da famosa Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, são 2.016 vagas. A seleção da escola é a mais concorrida do país. As avaliações acontecem das 8h às 11h e das 14h às 17h. Duas mil crianças das cidades de Araraquara/SP, Gover-nador Valadares/MG, Taboão da Serra/SP, Rondonópo-lis/MT, Cidade Ocidental/GO, Camaçari/BA, Joinville/SC, Santos/SP, Fortaleza/CE e Mogi das Cruzes/SP.

Um verdadeiro absurdo a aprovação de um projeto de lei , pela Comissão de Constituição e Justiça, de autoria do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, que dificulta o aborto legal para vítimas de estupro. A proposta condiciona a permissão da interrupção da gravidez, à comprovação de um exame de corpo de delito e um boletim de ocorrência. Mulheres vítimas de estupro, após sofrido esta grande violência procuram o máximo esconder esta agressão traumática, e com estes empecilhos, o deputado impõe mais violências com a divulgação para outras pessoas, e o exame de corpo de delito.

Instituição Arautos do Evangelho

Rodrigo e Fernanda Leitão, Sarah Fernandes e Rodolfo Bayma Erico e Hudson Tamara, Othilia, Vanessa e Reynaldo

Ana Paula, Montezuma, Carlos Alberto e Elizana

“O perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem a língua dobre virá a cair no mal”. (Provérbios 17:20)

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 23 de outubro de 20154

Convivi com arqui-tetos e urbanistas por muitos anos. No come-ço da vida pro� ssional veri� quei existir “nicho” na área de planejamento urbano em todo o Nor-deste brasileiro. Reuni alguns bons nomes, como Marrocos Aragão, Juremir Braga e Jorge Neves, e passamos, junto com pro� ssionais de outras áreas, a trabalhar, apontar soluções e proje-tar planos diretores para várias cidades da região.

É claro que as nossas intervenções não pos-suiam competência e nem a ousadia de um Napoleão III que mo-di� cou no século XIX, com a ajuda de Georges Haussmann, prefeito de Paris por 17 anos, a feição urbana da Cidade Luz. Tentamos.

O urbanista, no meu pensar, deve possuir uma antevisão do futuro e buscar formas que se ajustem ao espaço urbano onde intervém. Com a segurança do saber e onde a singeleza de meros traços de� nem o que se pretende no

processo de intervenção no tecido da cidade, deixando exposta sua genialidade. Lúcio Costa é referência.

Pessoas, alguns com bagagem urbanística, referem que Fortaleza não possui - salvo exce-ções - nada a preservar. Dizem que as interven-ções sofridas não podem ser criticadas por quem não é do métier. Discor-do. O urbanismo não é privilégio ou casamata. O urbanismo comporta visão multidiscipli-nar que começa com geógrafos, ecologistas, geólogos, passa por engenheiros, remonta aos historiadores, con-voca economistas para cálculos de viabilidade, administradores para ajustá-lo à realidade, advogados para gestar as legislações das áreas renovadas ou da cidade como um todo.

Tudo sendo discutido em foros próprios, como bem vem fazendo a Prefeitura de Fortaleza. O faz antevendo e esbo-çando projetar até o ano 2040 e não somente com

intervenções pontuais que a cidade sofrerá com a ampliação do Metro-for e o Transfor. Sendo certo que o crescimento é limitado ao território de 326km2.

É importante que cada grande intervenção urbana possua o aval de pessoas ou de institui-ções que, por verem de forma diferente, comple-mentam, ajustam, dis-cordam até e, por certo, enriquecem as concep-ções dos técnicos e dos agentes públicos.

Voltando a Paris de hoje. Lá, as ZAC (Zone D’Aménagement Concerté) passaram por todo um processo de análise histórica, social, � nanceira e gerencial, até que os urbanistas pudessem de� nir as mudanças estruturais de zonas de recuperação.

Fortaleza, até os anos 60, havia desprezado a praia, desde a Barra do rio Ceará até o rio Cocó. A con� guração das avenidas que tentam conectá-la resta prejudi-cada, embora com obra contratada. Há de tudo,

conjuntos habitacionais, comunidades e edifícios de alto porte. A proli-feração de barracas de praia é babel singular vedada nas outras gran-des cidades marítimas do Brasil.

A convivência dos veículos de passeio e de táxis com motociclistas/ ciclistas, com ônibus de turismo e com corre-dores de rua, além de camelôs, eventos siste-máticos e de passeatas/manifestações, exige in-tervenção com ousadia. O ver adiante é ponto basilar ou característico nas operações urbanas de profundidade.

Poderia servir, quiçá, como contraponto, a coerência dos muitos ou dos poucos que desejam ajudar, como pro� ssionais e cidadãos. Todos precisam enten-der e de� nir o futuro da cidade onde moram, tomando-a organizada e com paisagismo atra-ente. Mia Couto, se não me engano, falou que as cidades são molduras das vidas. Fortaleza nos emoldura, então.

A cidade de Fortaleza e o futuro

Igreja do Carmo

Em 1854, o tenente Bernardo José de Melo construiu uma pequena igreja de taipa em honra de Nossa Senhora do Bom Parto. No primeiro inverno, com as forçadas chuvas que caiam, a capela foi ao chão. Graças ao seu prestígio, o tenente Bernardo conseguiu um empréstimo do governo no valor de oitocentos mil réis, para ser pago cinquenta mil réis por ano. Com esse dinheiro construiu a atual Igreja de São Bernardo, a qual sofreu um único acréscimo em relação a construção original: a sacristia, feita por monsenhor Quinderé, durante os anos 40 como Reitor da igreja. Inicialmente o povo chamava a Moda do Seu Bernardo, que com o tempo mudou de Senhor para São. Ficou sendo a Igreja de São Bernardo, embora a devoção maior fosse em louvor a Nossa Senhora do Bom Parto. Para justifi car o batismo da igreja o tenente Bernardo mandou vir da Espanha uma bela imagem de São Bernardo, que passou a ser o titular da igreja.

“Melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda.” (Provérbios 17:01)

DIVULGAÇÃO

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 23 de outubro de 2015

“Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.” (PROVÉRBIOS CAP. 16, VERS. 24)

Ideias em DebateO ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, convidado da nona edição do Fórum Ideias em Debate, proferiu palestra na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Na mesma oportunidades, ele lançou o livro “Governança Pública: o desafi o do Brasil”. A mediação

foi da conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Soraia Dias Victor. Após a solenidade foi servido coquetel aos convidados.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Leda Maria e Ana Lú cia Mota

Eduardo e Marineide Fontes

Thiago Pinho e Fernando Laureano

Maurí cio Filizola e Fred Fernandes

Ministro Augusto Nardes em sua palestra

Walter Cavalcante e Audic Mota

Ricardo Dreher e Rubens Frota

Ministro Augusto Nardes e Presidente da Fiec Beto Studart

Carlos Rocha e Henrique Brito

Marcelo Marinho, Teresa Gurgel e Clá udio Ary

Alfredo Costa e Luis Má rio Vieira

Francisco Viana, Ana Lú cia, Á lvaro Correia e Fernando Castelo Branco

Beto e Ana Studart com Ministro Augusto Nardes

Cristiano Maia, Diogo Lustosa, Caetano Jú nior e Francisco Hé lio

Edgar Gadelha, Fernando Cirino Gurgel, Carlos Prado e Marcos Oliveira

Paulo Angelim e Cé sar Sena

Regina e Eduardo Fiú za

Bill Farias, Renato Bonfi m e Edmilson Lima

Presidente da FIEC Beto Studart em seu discurso

Roberto Pessoa, Gorete Pereira e Firmo de Castro

Micheline Pinheiro e Marjorie Marshall

Urbano Costa Lima e Urbano Filho

Á lvaro Carvalho e Eduardo Amorim

Simone Barbosa e Hé lio Perdigã o

Marcos Oliveira e Eugê nio Pontes

Victor Frota Pinto e Josué de Castro

Soraia Victor e Ricardo Cavalcante

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 23 de outubro de 2015 6

Com Luciana Eloy assinando a curadoria, Wilson Neto, artista plásti-co cearense, engata sua nova exposi-ção, intitulada com seu próprio nome, a partir da próxima segunda, na Con-temporarte, galeria tocada por Aldon-so Palácio Neto, e que, até bem pouco, operava apenas de forma virtual.

n n nAssociação Brasileira de Shopping

Centers colocou no topo o Iguate-mi, elegendo, através de votação via internet, o shopping do senador Tasso Jereissati como o Mais Querido do Ceará, cuja sexta expansão, realmente, resultou em um brinco, fazendo jus, portanto, a este reconhecimento.

n n nDe poeta para poeta, quer dizer, imortal

Juarez Leitão é quem se encarregará de apresentar o escritor Dimas Carvalho e seu novo livro, cujo lançamento acontece amanhã, a partir das onze da matina, no Clube do Bode, reduto literário-boêmio da Rua Dom Joaquim, na Praia de Iracema.

n n nA cada inscrição realizada para a

Maratona Caixa de Fortaleza, progra-mada para o próximo dia 31, R$ 10,00 serão destinados ao Instituto Maria da Penha, que se põe ao lado das mu-lheres vítimas de violência doméstica e familiar, tal como faz a lei que leva nome desta entidade.

Agora, vou te contar...

“Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu � m são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25)

Oto Sá Cavalcante comemorando sucesso do primeiro ves-tibular da Faculdade Ari de Sá, no último fi nal de semana

Com toda a família, Edson e Irene Delne Lopes agendaram Las Vegas, para o brinde-folhinha dele, em cinco de novembro

Stelinha Frota Salles, Seridião Montenegro e Luiziane Esteves no lançamento do seu livro, ontem, no Ideal

Na foto, por ocasião da homengem ao Dia do Cerimonialis-ta: Antônio Carlos Santiago de Castro (chefe do Cerimonial do TRT-7ª Região),vereadora Toinha Rocha (autora do pro-jeto de Lei que institui, na cidade de Fortaleza, o dia 29 de outubro como Dia do Cerimonialista) e a sra. Ana Juaçaba (chefe do Cerimonial da Câmara Municipal de Fortaleza)

Stelinha Frota Salles, Seridião Montenegro e Luiziane Esteves no lançamento do seu livro, ontem, no Ideal

Giro Social

Sobre as pré-concepções da adoção

Negra

Espetáculos natalinos

Casa Cor FortalezaSociedade dos Poetas Vivos irá ouvir, próximo dia 30, no Ideal, o mi-nistro Ubiratan Aguiar, que também é membro da entidade.

nMariana Mendes

e Marcus Rodrigues programaram seis de novembro pra subir ao altar.

nPor conta de sua troca

de idade, Paulo Sérgio Santa Cruz movimenta, com churrasco e música ao vivo, seu endereço cumbucano, recebendo, amanhã, a partir das 13 horas.

nOftalmologista André

Jucá Machado prestigiou sua professora Giselle Soubrane, homenageada no Congresso da Retina Society, no Le Grand Hotel Intercontinental de Paris.

nCraque no assunto, ci-

rurgião plástico Márcio Crisóstomo recebeu, ontem, para coquetel de inauguração do Instituto de Medicina do Cabelo, no Dionísio Torres.

nDe hoje até oito de

novembro, a Bienal Internacional de Dança do Ceará, que além de Fortaleza, chega a mais oito cidades do Interior.

nLícia e Luiz Carlos

Costa fazem, no momen-to, o leste europeu, em ritmo de férias.

nA tocha dos Jogos

Olímpicos chegará a Fortaleza em junho de 2016 e deverá passar por outras 11 cidades cearenses.

Há quem cogite longinquamente a possi-bilidade de adotar uma criança, mas esbarra em contraindicações socialmente difundi-das, oriundas de um profundo preconceito que permeia o tema. As dúvidas que surgem nem sempre são teoricamente complicadas, mas antes passam por pré-concepções tão batidas em nossa vivência cotidiana, por nossos familiares, amigos e pela própria mí-dia. É a cultura do “filho de criação”, alguém acolhido materialmente por uma família, mas que não ostenta todos os requisitos ine-rentes a um filho de verdade, não se mistura no carinho integral os membros da família se concedem mutuamente. Deste vício ini-cial surgem muitas incompreensões que vão sendo tomadas como verdades eternas, sabe-doria ancestral, que seguem a lógica falsa da prudência, apontando seu dedo torto para problemas inexistentes.

São miragens míopes, que os moribundos do deserto da falta de afetividade pensam ser reais. Como os sedentos esfomeados na areia escaldante, as pessoas que estão pri-vadas de conviver com o amor pleno têm também delírios: enxergam oásis inexisten-tes de vidas absolutamente seguras, longe de qualquer risco ou improviso. E com a visão entorpecida por esta ingênua pretensão, privam-se do melhor da vida e continuam sua viagem trôpega pelo deserto de afeto.

O filho adotivo é tão amado como o bio-lógico? É essa a primeira dúvida que surge quando alguém pensa em adotar. Não se deve pensar que é crime ter tal insegurança, já que ela faz parte de nosso ideário social há décadas. Crime é não superá-la, pelo es-pírito de amor revolucionário que existe em potencial em cada um de nós. Amor divino, que não se submete à lógicas egocêntricas e a determinismos cafonas, fora de época.

O filho adotivo é uma dádiva: um ser que o pai adotivo não poderia nunca ter gerado, por advir biologicamente de outros cromos-somos, mas que permite que ele destine a ja-zida de afeto que estava ociosa em seu peito. Na verdade só os filhos adotivos são ama-dos. Mesmo os filhos biológicos são ado-tados por seus pais biológicos, quando há amor e cuidado. O psicólogo Luiz Schettini Filho costuma dizer que todo filho é bioló-gico e adotivo: biológico porque é o único meio de se vir ao mundo e adotivo por que precisa ser amado, amparado e criado.

Assim, para crescer um segurança emo-cional todo ser humano precisa ser adotado. Daí inexistir nenhuma distinção entre a filiação biológica e adotiva, em relação ao amor que se sente. O amor é adotivo. Se há amor, é caso de adoção, mesmo que o filho tenha sido gerado pelo pai.

Podemos, então, esquecer completamente o mito da filiação biológica como passa-porte garantido para uma relação amorosa entra pais e filhos. Os abrigos abarrotados de filhos biológicos, que não foram adota-dos por seus genitores, são um testemunho trágico de que ter sido gerado por alguém não importa necessariamente na existência de amor. Os adolescentes de classe média, andando de moto e fumando maconha, largados nas cidades por pais desleixados também demonstram o mesmo.

Pois então podemos ser livres para amar o diferente e celebrar os encontros de alma. Não precisamos imitar o que a natureza eventualmente negou. Pode o branco amar o negro e vice-versa, na qualidade ímpar de pai e filho, fazendo das famílias uma dádiva da brasilidade, famílias coloridas e amoro-sas, que escolheram o amor como elemento de liga. Quem ama adota.

Teatro Celina Queiroz, em menos de oito dias, palco de relatos de, pelo menos, dois casos, no mínimo escabrosos, primeiro, tendo como persona-gem o juiz federal Danilo Fontenele, última quinta, falando sobre o caso do famoso roubo ao Banco Central daqui, enquanto que, na próxima terça, às 17 horas, Deltran Dallagnol, um dos procuradores da Força-Tarefa da Operação Lava Jato, é quem soltará o verbo, dentro da campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”, encetada pelo Ministério Público Federal do Ceará.

Com a temática da 19ª edição do Natal da Luz até o dia 23 de dezembro vindouro, o fortalezen-se terá a oportunidade de conhecer a decoração especial montada na Praça do Ferreira, Cidade da Criança, Praça Portugal e Avenida Washing-ton Soares. O evento será realizado pelo coral da criança, onde os vídeos correrão na sacada do Ho-tel Excelsior e no Cine São Luiz, com total apoio dos fortalezenses, além de uma vasta programação artistica e muitas novidades o tempo todo. Por-tanto, você não pode perder. Este ano, não faltarão surpresas no tradicional e diversi� cado evento.

A 17ª edição segue em cartaz até 17 de novem-bro. O evento, que ocorre no mesmo local de 2014 (Av. Barão de Studart, 598, em frente ao Palácio da Abolição), terá 37 ambintes e a participação de 55 pro� ssionais, em uma área de 3.300m2.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

FOTO FRISSON

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Cadê a coerênciaOs movimentos que se dizem anticorrupção e

que só pedem a saída da presidente Dilma, contra quem não há nenhuma acusação de enriqueci-mento ilícito, poupando, porém, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, este sim, � agrado com milhões em contas na Suíça que, segundo delações na Lava Jato seriam fruto de corrupção, perdem toda credibilidade e se mostram dotados de um moralismo seletivo e que só tem contribuído para desestabilizar política e economicamente o País.

É incompreensível que até hoje não se tenha criado nenhum boneco “Cunhorrupto”, por exemplo, para des� lar pelas ruas do país, exigindo a renúncia de Eduardo Cunha. A� nal de contas, ele ocupa um dos cargos mais importantes da República e está na terceira posição na linha de sucessão da Che� a do Estado.

A repulsa contra malfeitos não pode ser aponta-da apenas contra os que ideologicamente também nos são repulsivos. Escolher quem pode roubar impunemente de acordo com a a� nidade ideoló-gica que tem conosco é ser cúmplice desse roubo e é assim que tem se posicionado boa parte daque-les que saem às ruas � ngindo indignação com a roubalheira que tomou conta do País. A� nal de contas, onde está a coerência dos que querem ver o País sair desse lamaçal de corrupção.

Cinquentona. Mu-danças Confi ança, a empresa criada com as unhas pelo saudoso dep. Otacílio Correia, comemora, neste fi m de mês, 50 anos. Tem homenagens mis pra curtir a data. Neste 25... Beira os se-tentanos nosso Macário Batista. Sem vergonha de dizer que caiu na vida (de imprensa) em 1962, quando se profi ssionalizou. Nosso jornalista, multimídia, compositor e viajante inveterado chega aos 69 (que data!), domin-go. Duvido que fi que aqui, o danado. A pedido do Duqui-nha. A Assembleia Legislativa do Ceará celebrou, em sessão solene, o Dia do Avia-dor (23 de outubro) e o Dia do Paraquedista (22 de outubro). A ho-menagem ocorreu no Plenário 13 de Maio, e atendeu a requerimen-to do deputado Manoel Duca (Pros). Curtição. César Bar-reto, o poeta do Sobral de Macário Batista, juntou um monte de amigos pra comemo-rar, no Bar do Mercado Central, os aniversá-rios de Sérgio Pinheiro e Salmito Filho, com direito a Roberto Cláu-dio e galera cantando parabéns pra você. Mudou de nome. O Estatuto do Desarma-mento está em dis-cussão para reforma, mas tem outro nome. Agora, é renomea-do como Estatuto de Controle de Armas de Fogo e tem a proposta de reduzir de 25 para 21 anos a idade míni-ma para a compra de armas no País. E mais... estende o porte para outras autoridades, como deputados e senadores; e assegura a todos os

cidadãos que cum-prirem os requisitos mínimos exigidos em lei o direito de possuir e portar armas de fogo para legítima defesa ou proteção do próprio patrimônio. O tamanho da bicho-na. As emendas indi-viduais de deputados e senadores ao orçamen-to de 2016 somam R$ 9,1 bilhões. No total, os 594 congressistas apresentaram 6.378 emendas à despesa. O que é? Olhaí! São recursos que eles di-recionam para obras e serviços em suas bases eleitorais. A execu-ção destas emendas é obrigatória, “sujeita” à disponibilidade de recursos no Tesouro Nacional. E num dis-ponibilize não!!!

Conselheira. A presi-dente do Tribunal de Justiça do Ceará, desem-bargadora Iracema Vale, participou, nesta sema-na, do 105º Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça que acontece no Rio de Janeiro. Até amanhã... serão discutidos temas de relevância para o Judiciário nacional. Ao fi nal do evento, será redigida a “Carta do Rio de Janeiro”, docu-mento ofi cial com as deliberações aprovadas durante o encontro, que reúne presidentes de tribunais do País.

Haja doentes! En-quanto os governos, em todos os níveis alar-deiam estar “cuidando da saúde” da população, alguns números desmo-ralizam tal informação. Na Argentina existem 3,2 médicos para cada 1.000 habitantes; em Portugal, 3,9; na Espanha, 4; no Brasil, 1,8. No nosso sofredor Ceará, há apenas 1,1 médico para a mesma quantidade de pessoas.

“O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos.” (PROVÉRBIOS CAP.16, VERS.28)

Jovania e Marilene

Itaquê Figueiredo, Gilvan Magno, Peter Mejhlus e Aluisio Neto

Gilvan Magno e Iratuã Freitas

Glá ucia Andrade e Dito Machado

Denise Bezerra, Montiele Arruda e Gil Santos

Peter e Iracema Bednar

Solange Palhano, Iratuã Freitas e Regina Jereissati

Marcus e André a Novais

Iratuã Freitas, Gilvan Magno, Giacomo Brayner e Fred Portela

Beth, Marcela, Angelica e Ana Clé ssia

Jurema e Jovania

Rubenita, Tiene e Zilene

Jovania Madureira e Margarida Borges de Carvalho

Fernando e Jovania Soares Madureira

Tarlene Gomes de Lima e Beth

Margarida Borges de Carvalho e Cyntia

Simone e Jovania Madureira

Helen, Katia, Jurema e Simone

Chá

Muda Sessions

Jovania Soares Madureira, esposa do comandante da 25ª CSM Cel. Pavão, foi a perfeita anfi triã do chá que aconteceu no Círculo Militar, para as esposas dos ofi ciais e amigos da 25ª CSM.

O Muda Restaurante e Bar está em nova fase. Administrado pelo tcheco Honza Bedna e pelo dinamarquês Peter Mejlheus, a nova programação conta com a participação do DJ Gillvan Magno, que realiza o Muda Session todas

as quintas-feiras, sempre com um convidado especial para tocar com ele. Entre os convidados: Roger Monte, Montiele Arruda, Iratuã Freitas, Fabiano Sampaio, entre outros.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

FOTOS IRATUÃ FREITAS

C M Y K

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Conheci Edilmar Norões quando ele veio do Cariri e foi trabalhar na rádio Verdes Mares, que funcionou quando foi inaugurada no Edifício Pajeú, onde funcionava a PRE-9 Ceará Rádio Clube.

n n nEdilmar residiu na Casa do Estudante, onde sempre foi muito

bem relacionado, todos os colegas gostavam dele. Foi cursar a faculdade de Direito, onde estudou com várias personalidades.

n n nE depois veio a TV Verdes Mares, onde era diretor e foi comen-

tarista político, no Jornal do 10, no ar, diariamente, às 22 horas.n n n

Assinou coluna diária em Tribuna do Ceará, antes da fun-dação do Diário do Nordeste. Como todos sabem, era diretor do Sistema Verdes Mares, e foi presidente da Acert e Abert. Encontrei com Edilmar, várias vezes, na reunião da Aceji.

n n nDurante vários anos ele foi homenageado na minha Noite

dos Destaques, onde comparecia com Lucila. Foi uma pessoa muito digna e competente.

n n nPara partidinha de biriba, Liliane Albuquerque reuniu seu

grupo fiel em sua cobertura, onde ofereceu jantar.n n n

Todos os irmãos do César Ary estiveram no Ideal, por oca-sião do seu jantar de aniversário.

n n nHoje, a partir das 19h30, na Galeria Casa D’Alva, marca a

abertura da exposição de Rans Krajeberg, em favor da natureza. Quem convida é o artista José Guedes.

n n nParabéns, hoje, para Consuelo Dias Branco, figura querida

em sociedade, Celso e Fátima Lima Verde.n n n

Amanhã, ganha cumprimentos nossa querida Eridan Men-donça, figura amada em sociedade, Aline Vasques, Carol Siquei-ra, Paulo Sérgio Santa Cruz, Roney Paiva e Thomásia Carapeba.

n n nDomingo, passam pelo calendário, Cândido Albuquerque,

Camila Benevides, Domingos Gazzineu, Fernanda Pimentel, Luciano Machado, Tânia Macêdo, Tânia Sancho (que comanda o Viva) e Zélia Henriques. Parabéns!

Adeus, Edilmar NorõesEcos da Independência

Hoje trazemos mais alguns clic’s do desfi le do Dia da Independência que aconteceu na Avenida Beira Mar.

A importância quem dá ao outro é você...

Se signifi ca ou é insignifi cante

autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16: 09)

Margarida Borges de Carvalho, prefeito Roberto Clá udio, Isolda Cela e Gen Freire Gomes

Cel. Benicio, Presidente da Liga da Defesa Nacional no Ceará Margarida Borges de Carvalho e Major Lú cio Rodrigues

Margarida Borges de Carvalho com a guarda de honra do Fogo Simbó lico da pá tria

E, hoje é de cumprimentar a senhora Consuelo Dias Branco, outra grande fi gu-ra da nossa sociedade, senhora Ivens Dias Branco, que aparece com ela

Nossa homenagem ao saudoso amigo Edilmar Norões, que, na terça-feira, partiu para a casa de Deus deixando muitas saudades no coração de sua amada Lucila Norões, os fi lhos, netos e bisnetos, além dos muitos amigos. A foto em recente acontecimento

Troca de idade, amanhã, nossa querida Eridan Mendonça, amada em sociedade, fi gura obrigatória nos acontecimentos de primeira linha. Ao lado do marido João Mendonça e da família, ela curte o seu dia maior. Um forte abraço!

E, no domingo, Tânia Sancho ganha homenagens por sua troca de idade, ela que tão bem comanda na FAZ7 o VIVA. Tânia receberá mil votos de parabéns, principalmente, pela lista afetiva