linha azul - 02/10/2015

8
4 C M Y K l Fortaleza, Ceará, sexta- feira, 2 de outubro de 2015 “Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13) PÁG. 4 IGREJA DE FÁTIMA

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 23-Jul-2016

241 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul - 02/10/2015

4

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 2 de outubro de 2015

“Grande miséria é para o pai o � lho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13)

PÁG. 4

IGREJA DEFÁTIMA

Page 2: Linha Azul - 02/10/2015

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 2 de outubro de 2015 2

Jesus Fernandes e Zeneida Rolim

Eridan Mendonç a homenageia Marilza Pessoa do Bom Bo-cado Bolos Finos

Fred Benevides concede trofé u do vereador Má rcio Cruz

Fátima German entrega trofé u a Cé lia Vause que represen-tou o irmã o Joã o Soares Neto

Eridan Medonç a entrega o trofé u ao casal Fanny e Ednilo Soá rez comemorando os 80 anos do Colé gio 7 de Setembro

Flá vio Torres homenageia Eridan Mendonç a e Fred Benevides

Solange Palhano, Eridan Mendonç a, Fred Benevides, Wanda Palhano e Flá vio Torres

Ednilo e Fanny Soá rez com Flá vio Torres

Enfermeira Ana Paula Brandã o sendo homenageada

Fred Benevides homenageia Romeu Prado

Fred Benevides, Eridan Mendonç a, Fátima German e Ligia Linard entregam trofé u para Plínio Maciel da Unilab

Desembargadora Federal do Trabalho, Fernanda Uchoa re-cebe o trofé u

Superintendente da Receita Federal, Raimundo Marcilio Amorim agradece a homenagem ao jornalista Flá vio Torres

Procurador José Valdo Silva fala em nome dos homenageados

O mú sico Evandro Nunestem seu talento reconhecido

Flá vio Torres entrega home-nagem para Selma Cabral

Felipe Barbosa, da Pingo Doce, recebe o trofé u das mã os de sua mã e Clebia Cunha

José Valdo Silva recebe home-nagem da amada Marta Peixe

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

49ª Noite dos Destaques

O colunista Flávio Torres aqui de O Estado, mais uma vez foi o perfeito anfi trião da sua tradicional Noite dos Destaques que aconteceu no Teka’s Buffet. Nesta edição várias personalidades foram homenageadas com o troféu Arthur Eduardo Benevides.Conversando a

gente se entendeOutro dia, um amigo contava que sua vida es-

tava meio de cabeça para baixo. Tinha momentos maravilhosos e momentos difíceis. Mesmo assim, o medo era frequente em qualquer situação. Lembrei dos ensinamentos do Budismo, quando defende que quando estamos alegres, vem aquela sensação de algo não muito bom possa acontecer. Tememos que este momento termine, que não conseguiremos o que precisamos, que perderemos o que amamos, ou que não estaremos seguros. O importante é lembrar que a única maneira de aliviar o nosso medo e ser feliz é reconhecer nosso medo e olhar profundamente para sua fonte. Em vez de tentar fugir do nosso medo, podemos convidá-lo até nossa consciência e olhar claramente e profundamente”. Pense nisso!

Compras. A Mundial Art – Feira Internacional de Artesanato, Moda e Decoração, começa hoje, sexta, até dia 12, no Centro de Eventos.

Envolvimento. A Fametro (Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza) realizou ontem, quinta-feira, a segunda edição da ação Amigos do Peito, bene� ciando dezesseis mulheres que sofreram mastectomia.

Lazer. O passeio

Ciclofaixa, Patrimônio Cultural, promovido pela Faculdade CDL, acontece, domingo, dia 4, saindo às 8h, da Rua 25 de Março, 882. Os participantes vão conhe-cer mais de 50 pontos históricos.

Delícias. O I Festival Santa Tilápia está marca-do para amanhã, sábado, na Barraca Santa Praia, das 17h às 23h.

Expresse seus sentimentos...O coração é uma caixa de guardados. Essa expres-

são é muito comum. Mas, nem sempre devemos agir assim. A vida é um aprendizado constante e as aulas perdidas não são recuperadas facilmente. É preciso que digamos o que sentimos. Expressar sentimentos é necessidade e é de bom tom.

Vejamos a beleza da � or e a frugalidade de sua exis-tência. Ela se torna um botão, desabrocha, perfuma, encanta e rapidamente nos deixa. Se a fotografarmos ou � lmarmos, podemos dizê-la imortal, do contrário, restou a lembrança.

Às vezes, por uma razão ou outra, deixamos de elogiar a roupa de uma amiga, o texto bem escrito ou até a comida que nos é servida. Imagino que seja agradabilíssimo a quem fez algo ou está usando algo interessante ser elogiado, ser mencionado.

Por outro lado, com jeitinho, podemos também apontar o erro do amigo. A ele próprio, em reservado. Nada de falar por falar, mas, com o mesmo carinho que você elogia, também pode dizer que “acha” isso ou aquilo errado. Nunca chegar a� rmando peremptoria-mente. A verdade pertence ao Ser Supremo e não a nos outros.

Observo muitas vezes pessoas à lamentar. Poderia ter dito isso a fulano, poderia ter feito isso por fulano. Isso quando a pessoa já não está mais entre nós. De nada adianta a lamúria, como dizia minha madrinha. Ela contava a história de uma moça católica e de famí-lia tradicional que se apaixonara por um rapaz judeu. O tempo passou, ambos � caram velhos e a morte apareceu e levou o amor da moça já envelhecida. Ela � cou lamentando para minha madrinha que poderia ao menos ter beijado seu amado, mas, não o faz.

Minha madrinha muito lúcida e decidida disse ago-ra é tarde. Pare com esse assunto. O tempo passou.

Então, não deixemos que o tempo passe. Existe até uma expressão em latim que se encaixa bem com esse tema: “carpe diem” – aproveite o dia, o momento. Pode ser que amanhã já não tenhamos essa oportunidade.

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior

“Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo.” (PROVÉRBIOS CAP.18, VERS.5)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS IRATUÃ FREITAS

O colunista Flávio Torres aqui de O Estado, mais uma vez foi o perfeito anfi trião da sua tradicional Noite dos Destaques que aconteceu no Teka’s Buffet. Nesta edição várias personalidades foram homenageadas com o troféu Arthur Eduardo Benevides.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Saúde. A “Marcha pela Vida Contra o Aborto 2015” vai reunir a cantora baiana Sarajne, Wladonys e Chico Pessoa, no Aterro da Praia de Iracema, dia 3, domingo, às 16h.

Page 3: Linha Azul - 02/10/2015

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 2 de outubro de 2015 3

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

Acordar cedo, olhar para o horizonte e não ter o que fazer, é algo deprimente depois de tantos anos sendo uma pessoa produtiva. Em um país como o nosso, que só os jovens são valorizados, faz com que o índice de depressão na idade avançada seja alarmante. Poucas empresas empregam pessoas mais velhas, quando sabemos que a maioria são altamente responsáveis e valorizam muito a oportunidade de estar no mercado. Uma das maiores conquistas de uma população é ter uma condição digna de vida ao envelhecer. Porque além de uma verba a mais para ajudar os seus altos custos com remédios e planos de saúde, é importante se sentir produtivo e conviver com outros sem � car em casa só, abandonado.

A solidão é que mata, é que adoece. A presença também da família demonstrando amor e carinho alimenta a alma. Ser idoso não é fácil, depender de alguém é constrangedor e mendigar afeto de familiares é triste. Ontem foi o Dia do Idoso, data que devemos parar para pensar como estamos tratando os mais velhos. Sempre é bom lembrar que a juventude não é eterna e um dia estaremos na mesma situação deles.

Envelhecer

Desaposentação é aprovada na Câmara

Recuperação judicial

Aumento para Poder Judiciário

Juros do INSS

Projeto de Lei contra a corrupção

Luan de volta a Fortaleza

Com a aprovação da Medida Provisória 676, na Câmara de Deputados, regulamentando a possibilidade de desaposentação, milhares de brasileiros que lutam pelo direito de uma aposentadoria melhor tiveram uma importante vitória. Um primeiro passo para que seja reconhecido esse direito, já que o tema deve passar ainda pelo Senado Federal e por sanção presidencial. O obje-tivo é regulamentar a possibilidade do aposentado que continuou trabalhando, e contribuindo para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), refazer os cálculos do benefício em busca de um com valor maior, tomando por base o novo período de contribuição e os valores dos salários. Com a possibilidade de chegar até mesmo ao teto estabelecido pelo INSS, de R$ 4.663.

Diversas empresas estão solicitando, nos últimos meses, a recuperação judicial por causa da crise econômica vivenciada pelo Brasil, combinada com as altas taxas de juros e crises � nanceiras. Varas de falências e fóruns receberam, no primeiro semestre deste ano, o maior número de pedidos de recuperação judicial para o período desde 2006: foram 492, de acordo com um levantamento feito pela Serasa Experian. Lideram os requerimentos de recuperação judicial, de janeiro a junho de 2015, as micro e pequenas empresas – foram 255 pedidos; já as médias realizaram 147, e as grandes, 90. Juristas comentam que nem todas as empresas, que têm se socorrido da Justiça por meio de pedidos de recuperação judicial, têm essa real necessidade, estão solicitando apenas para aproveitar os altos percentuais de deságio que vem sendo impostos aos credores.

Os servidores, hoje, no País mais bem pagos são os que estão nos quadros do Poder Judiciário Federal. Não se entende como em uma crise desta eles ainda estão reinvidicando 78% de aumento, isto é um absurdo.

Como � carão os juros cobrados pelo INSS das parcelas atrasadas que não foram pagas por culpa da greve? Caso de carteira assinada há três meses e que o trabalhador não tinha inscrição na previdência e os postos estavam fechados.

O deputado Danilo Forte (PSB-CE) apresentou que torna crime a prática de corrupção no setor privado do País. A ideia do parlamentar é preencher a lacuna da legislação brasileira que não prevê nenhuma tipi� cação penal para estes casos de corrupção. Para justi� car a apresentação da proposta, Danilo lembra que o Brasil é signatário, desde dezembro de 2003, da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, rati� cada pelo De-creto 5.687 de 31 de janeiro de 2006. “Por surpreenden-te que possa parecer, não há no ordenamento brasileiro, seja no Código Penal ou na legislação extravagante, a devida previsão de sanção para o crime de corrupção, popularmente chamada de suborno, quando esta é praticada no âmbito das relações privadas”, disse.

O cantor Luan Santana volta ao Ceará no próxi-mo dia 16 de outubro com sua turnê “Luan Santa-na Acústico’’, inspirado nos anos 50 e 60. No show, Luan é acompanhado por músicos de formação jazzística, composto por baterista, pianista e três vocalistas de apoio. O show acontecerá no Castelo Club, em Ubajara, interior do Estado. O evento ainda contará com as atrações Iohannes Imperador,

Luis Marcelo & Grabiel, DJ Flavinho e o DJ Aba-dia. O show é realizado pela Multi Entreteni-mento e Pimenta Even-tos. Mais informações: (88) 3634. 1381 e www.multientreteni-

mento.com.

Michele, Julia, Hadassa, Victoria, Mislene, Débora, Ana Júlia, Lara e Alice

Glória Magalhães e Nicolas Alencar

Bruna Vieira e Gustavo Leite

Mel Mattos, Danilo Carvalho e Dado Fernandes Vivi, Gabriel e Solange Palhano

Hadassa (Aniversariante)

Mislene, Júlia, Hadassa (Aniversariante), Alice, Débora, Lara e Ana Júlia

Jôsi Carvalho e Fernanda Montenegro

Lele Moraes e Bob Martins

“O perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem a língua dobre virá a cair no mal”. (Provérbios 17:20)

causa da crise econômica vivenciada pelo Brasil, combinada com as altas taxas de juros

requerimentos de recuperação judicial, de janeiro a junho de 2015, as micro e pequenas

pedidos de recuperação judicial, têm essa real necessidade, estão solicitando apenas para

Luis Marcelo & Grabiel, DJ Flavinho e o DJ Aba-dia. O show é realizado pela Multi Entreteni-mento e Pimenta Even-tos. Mais informações: (88) 3634. 1381 e www.multientreteni-

mento.com.

Page 4: Linha Azul - 02/10/2015

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 2 de outubro de 20154

“Se a miséria dos nossos pobres não é causada pelas leis na-turais. Mas por nossas instituições, grande é a nossa culpa”. Charles Darwin

Nos dias 7 e 8 próxi-mos estaremos realizan-do o “Manhã Feliz”. Esse projeto ajuda a crianças que se situam na linha de pobreza e em situa-ções de risco, auxiliadas por escolas, asilos, hos-pitais e instituições. O fazemos por sentimento de pertença, � lhos que somos da mesma terra, por termos a convicção de que esta cidade ainda vive uma apartação so-cial e precisa de inicia-tivas particulares sérias para dar um pouco de conforto, bem-estar e alegria a pessoas que nunca foram a um cine-ma, também não brin-caram em um parque de diversões, sequer sabem do “Dia da Criança” e não foram aquinhoadas com presentes por seus pais ou responsáveis, quando os têm.

Imaginar e man-

ter um projeto dessa envergadura requer estratégia especial, desde a escolha das instituições – devida-mente identi� cadas, checadas e credenciadas – até a quanti� cação exata de crianças a serem distribuídas em quatro salas de cinemas, com direito a pipoca e refrigerante, bem como mantê-las em � las para, em seguida, conhecerem e usarem, livremente, brinquedos mecânicos, eletrônicos e, em especial, o nosso acolhimento.

Neste ano de 2015 estimamos em cerca de 2.000 o número de crianças a serem contempladas. Por essa razão, o evento se dará em dois dias. É preciso deixar bem claro que o fazemos por nossa con-ta e risco, sem nenhuma ajuda pública e sem a utilização de incentivos ou renúncias � scais. Fazemo-lo por querer, não para bradar aos céus e receber palmas.

Sou filho de famí-lia de classe média,

que teve a ventura de estudar em escolas particulares, mas nos foi ensinado que nunca devemos desperdiçar quaisquer oportunida-des de ajudar o próxi-mo. Na nossa casa as roupas iam passando dos mais velhos para os mais novos e esse aprendizado me fez consciente de que devo sempre olhar o mundo além da porta da nossa morada.

O “Manhã Feliz”, com palhaços, brincan-tes e todas as diversões já enumeradas, culmi-na com a entrega de presentes ou mimos a cada uma das crian-ças. Vocês não podem imaginar a alegria de cada uma ao receber uma boneca, uma bola de futebol ou um carro. Mas, o que nos move é o carinho de todos os nossos colaboradores envolvidos nesse proje-to que requer meses de preparação e logística adequada para evitar atropelos.

Conquanto seja uma festa nossa, resolvemos,

neste ano, convidar as senhoras Onélia Santa-na e Camila Bezerra, es-posas, respectivamente, do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio, a presenciar e paraninfar essas manhãs felizes. Os atos são públicos. Não só isso, pedimos-lhes para indicar crianças de abrigos públicos. Não pretendemos benesses, tampouco reconheci-mento, mas estamos procurando disseminar essa sinergia e ani-mar outras empresas privadas a abrir sendas, como a que palmilha-mos desde 2001. Para as crianças é brincadeira. Para nós é coisa séria.

Por � m, gostaria de convidar o leitor a comparecer ao “Manhã Feliz”. Festa singela com a algazarra e a musicali-dade natural dos peque-nos. Relembro: será nos dias 07(quarta-feira) e 08(quinta-feira) próximas, a partir das 08h00 até o meio-dia. Ia esquecendo: o endereço é o do Sho-pping Ben� ca, Avenida Carapinima, 2200.

Manhã feliz para quem não sabe o amanhã

Igreja de FátimaNo ponto mais alto de uma elevação de terra, do que talvez ontem fosse um monte coberto de extensa vegetação, ergue-se, majestosa, em suas linhas imponentes, a bela e graciosa Igreja de Nossa Senhora de Fátima. De qualquer dos quadrantes daquela enorme área verdejante e de casas residenciais que rivalizam com as congêneres da Aldeota, divisa-se o templo que, sob a invocação de Nossa Senhora de Fátima, e ostentando no frontispício o terço que, à noite. Pode ser divisado de longe, como sinal, lembrança ou emblema da arma que a própria Senhora recomendou aos cristãos, é um monumento vivo da fé de um povo. Para que se entenda o porquê da existência da Igreja de Fátima é preciso recuar no tempo, aos idos de 1952, e até antes, ao ano de 1946, ao mês de abril, quando o Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina de Portugal aventou a hipótese de uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima partir da Cova de Iria e viajar por toda a Europa, ainda sangrando pelos fatos recém-ocorridos na última grande guerra. A ideia lançada, naquela modesta reunião de senhoras, tomou corpo, talvez veladamente favorecida pela intercessão da própria Mãe de Deus.E assim, no dia 13 de maio de 1947, saindo da Cova da Iria, onde a Senhora aparecera aos três pastores, dá-se início à peregrinação, à frente a belíssima imagem de Nossa Senhora, a qual foi oferecida pelo Bispo de Leiria, e esculpida de conformidade com a descrição de Lúcia.

“Melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda.” (Provérbios 17:01)

DIVULGAÇÃO

Page 5: Linha Azul - 02/10/2015

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 2 de outubro de 2015

“Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.” (PROVÉRBIOS CAP. 16, VERS. 24)

Ana Lú cia Nogueira e Ladislau Nogueira Laete Fernandes e Alessandra Aragã o

Dolores e Cleó fi lo Aragã o

Eymard e Maria Amoreira com Flá vio Torres

Ednilo Soá rez agradece a homenagem

Igor Brasil representa seu pai Sé rvulo Brasil

Ladislau Nogueira é homenageado

Eridan Mendonç a, Catarina Martins Guimarã es e Fátima German

Leda Cavalcanti recebe o trofé u Mulheres 5 Estrelas e Priscila Caval-canti o trofé u Arthur Eduardo Benevides

Ana Lú cia Mota e Lú cia Carvalho

Rachel de Aquino e Eridan Mendonç a

Rocilda e Raimundo Marcilio Amorim, Flá vio Torres e Cé lia Leite

Maria do Carmo Loureiro recebe trofé u Arthur Eduardo Benevides

Walker e Fá tima Santiago recebem o trofé u de Eridan Mendonç a

Henrique Evandro Nunes e Banda

Decoradora Socorro Trindade é agraciada

Rosina Lima recebe homenagem representando o fi lho chef Cló vis Lima

Ana Lú cia Mota e Lú cia Carvalho

Fátima Moreno e Luciana Torres

Dolores Aragã o recebe honraria

Eridan Mendonç a e Fred Benevides entregam trofé u para Marcone Pessoa

Daniele Luz, José Cunha, Flá vio Torres e Clé bia Cunha

49ª Noite dos DestaquesPARTE II

Page 6: Linha Azul - 02/10/2015

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 2 de outubro de 2015 6

Banda Dona Ze� nha e forrozeiro Messias Holanda dividirão palco do An� teatro do Centro Dragão do Mar, próximo domingo, com a cantora africana Fanta Konatê, que jornalista Flávio Paiva traz para lançamento-show de Invocado – um jeito brasileiro de ser musical, seu novo livro-CD.

n n n

Autografando seu “Tutela Ju-rídica do Empregado em Face de Assédio Moral”, juíza trabalhista Lena Marcílio Xerez, evidenciando prestígio, teve, nada menos, que presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Tarcísio Lima Verde, pu-xando lista de presentes aos jardins do TRT.

n n n

Há mulheres cujo tempo parece esquecer. É o caso, por exemplo, de Marília Studart, que, hoje morando no Exterior, veio para a comemora-ção pelos 90 da sua mãe, Fernanda, e mostrou, no Bocca Bistrô, que continua não apenas bela, todavia, também denotando excelente forma.

n n n

Cobrando um ingresso simbólico de dez reais, dando direito à meia, e entrada “free” pra gurizada até dez anos, a Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses promove, de hoje, a 12 próximo, no Centro de Eventos, a Mundial Art-Feira Internacional de Artesanato, Moda e Decoração.

Agora, vou te contar...

“Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu � m são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25)

E por falar em charme Lúcia Praciano, permanente elegante

Marilia Studart, que vence guerra contra o tempo

A Dama do Bem Rossana Brasil Kopf acaba de assumir como conselheira de políticas públicas sobre drogas do Governo do Estado pela OAB-CE

Com boa praça Costinha, Vera Costa, aniversariante de anteontem, festejada de hoje

Giro Social

Bodas de Ferrugem

Proeminência

Laureado troféu

Cinema & música

Abertas desde julho, inscrições para o XVIII Prêmio Ideal de Literatura � cam encerradas em 27 de novembro.

nE por falar em Ideal,

clube traz, 16 deste mês, mais uma vez, ator-cantor Daniel Boaventura, com a turnê Your Song, com Lui-zinho & Banda abrindo noitada.

nTerá brinde paulista

o aniversário de Lina Mendonça, que estará, com Pedro Neto, próxima quarta, na paulicéia.

nDe hoje até 17 próximo,

na Galeria Ouvidor, nova exposição de Totonho Laprovítera, “Femínea”.

nAtingindo 50, Iana

Barsi comemora em festa, amanhã, no Gran Mar-quise, trocando presentes por leite integral, que terá destino dos mais certeiros.

nEm ritmo de férias, Lúcia

Praciano (elegante as usual) e Tadeu Costa seguiram na rota da Itália e França.

nHoje e amanhã, gurizada

comandará passarela, mos-trando últimas novidades da moda infantil, no I Fashion Kids RioMar Fortaleza.

nFolhinha de quarta,

Vera Costa será devida-mente festejada por grupo de amigas, nesta sexta.

nAdvogado Ricardo Ba-

celar, que formou no gru-po musical Hanoi Hanoi, programando dezembro para lançamento de seu CD de jazz.

nCom retorno à terrinha

agendado para a próxima quarta, Laís e José Mota, no momento, curtindo férias nos States.

Acabou desenvolvendo um hábito menos admirável aos olhos da sociedade. Pelo menos da sua sociedade. Quando estava só, sua inaptidão para arrumar relações passageiras e encontros pontuais estava diametralmente oposta ao furor que lhe causavam seus hormônios. Passou a fre-quentar ambientes com as chamadas meninas de programa. Há outras nomenclaturas para de� nir esse tipo de atividade, mas nosso moço não se rendia ao politicamente correto, nem à grosse-ria. Chama-vas de as “meninas” e pronto. No início ia a instalações mais simples, tipicamente frequentadas por jovens estudantes, mas com o passar dos anos e a prosperidade razoável de sua recente pro� ssão, pode conhecer lugares mais so� sticados, cujos clientes eram pro� ssionais bem sucedidos de todas as áreas do conhecimen-to. Geralmente casados.

Conquanto este costume tenha começado a se desenvolver na inocência das farras universi-tária e em função de sua solidão nos intervalos de seus sérios relacionamentos, a ida a uma casa de meninas era um douro a seu ego. Sentia-se, ele em início bem sucedido de carreira, como aquelas importantes dignidades que lá se davam ao prazer, homens importantes e afortunados. Nos ambientes comuns, bares e lounges bem de-corados e re� nados, os clientes e moças bebiam e conversavam, simulando galanteios e conquistas que certamente eram desnecessários para o � m carnal daqueles encontros, mas amenizavam o impacto anímico se estar ali comprando amor. Ele sentia um especial relevo em estar ombre-ado a pessoas de alta patente como aquelas. A presença destes homens admiráveis e o luxo daquele lugar amainavam a ideia que, no fundo, no fundo, aquilo era um bordel.

Os hábitos ruins nunca deixam de agarrar com mais força os iniciados. Uma área move-diça se faz ao chão pisado. E nosso promissor causídico acabou por fazer deste costume uma constante em sua vida, mesmo quando reassu-mia o papel de namorado � rme. Se no início a solidão justi� cava o mergulho na esbórnia, a mecânica da coisa, com seu prazer carnal e suas relações sociais potencialmente inspiradoras, fez desta visita à casa das meninas um compromisso semanal. Toda sexta. Nada melhor que a compa-nhia de notáveis para justi� car os vícios pessoais. Foi assim que ele conheceu a outra moça.

Há um problema para quem se convence do próprio romantismo. Ele não dá tréguas. Há outro: Ele trai. Nosso jovem estava no interregno entre uma relação e outra, com a menina metida que conhecera no aniversário da tia, quando foi com os amigos de trabalho para uma sexta-feira de relaxamento, ao uísque. Encontrou aquela morena de olhos claros e corpo naturalmente escultural no bar daquele estabelecimento so� s-ticado e caro, próprio dos bem-sucedidos. Ficou desconcertado com a beleza da moça e lhe ofere-ceu um champanhe importado para impressio-nar. Não se sabe se efetivamente impressionava à moça, mas impressionava a si mesmo. Falou do impacto que ela causara nele, quis saber sobre as opiniões dela e, � ngindo querer envolver a quem comprava a companhia, acabou por envolver-se com aquela pro� ssional.

Consciente de que aquela mulher não era para apaixonar-se, apaixonou-se. Passou a semanal-mente comparecer à casa das meninas manten-do uma incrível � delidade. Batia papo com os amigos no bar, conversava com as meninas, mas agora, só se deitava com ela. Se o cachimbo faz a boca torta, torto estava seu coração quando na casa de sua tia conheceu a moça “para casar”. Amava perdidamente aquela que não era para casar. Resolveu � car com as duas, enquanto a coisa engrenava, adiando qualquer meditação mais profunda sobre aquela situação. As coisas iam se ajeitar com o tempo e era uma conduta socialmente aceita ter um relacionamento dito monogâmico e fazer um relax de vez em quando.

Com doutorado em Ciências da Comunica-ção, na USP, além de mestre em Ciência Política pela Université de Paris 3 (Sorbonne-Nouvelle) e, também, auditor do Tribunal de Contas da União, Clóvis de Barros Filho, com a palestra “Ética, Va-lores e Identidade: ordenar nossas vontades e nos-sos objetivos para tomada de decisões”, foi quem abriu, ontem, décima primeira edição do Congres-so Norte-Nordeste de Controle Interno e Externo, que o Tribunal de Contas do Estado promove, até amanhã, dentro dos festejos pelos seus 80 anos.

Em nome dos agraciados com o Troféu Sereia de Ouro, criado em 1971, que já homenageou 180 personalidades, o professor Jesualdo Pereira Farias, falando pelos laureados, apontou como característica comum aos indicados a crença de que a educação pode agir como transformadora social. O governa-dor Camilo Santana; o prefeito Roberto Cláudio; a reitora da Unifor, Fátima Veras e o médico Márcio Studart entregaram o título máximo do evento ao ex-governador Cid Gomes, ao médico Elias Boutalla Salomão, ao engenheiro e ex-reitor da UFC, Jesualdo Pereira Farias e a médica Lúcia Maria Alcântara de Albuquerque. O evento aconteceu em brilhante e prestigiada solenidade no � eatro José de Alencar.

Eventos culturais-artísticos, com certeza, fazendo toda a diferença, neste iniciante outubro, em Canoa Quebrada, a partir do festival latino-americano de audiovisual “Curta Canoa”, iniciado última terça, com encerramento programado para amanhã.

n n n

Tem mais, para a paradisíaca praia, cartão postal do belíssimo litoral cearense: dias 23 e 24, repleta de grandes atrações do gênero, acontece oitava edição do Canoa Blues, festival que tem largada em Fortaleza, dia 16, apresentando, no Centro Dragão do Mar, show da Banda In Blues e o guitarrista Cláudio Oliveira.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Start Rap em Fortaleza O Instituto da Cultura Hip-Hop e Matrizes Afro

Indígenas do Ceará (HipMac) promove a parceira en-tre a Mato Queimado e a MLK Eventos e realizam no próximo dia 10 de outubro a festa Conexão Rap, que terá como atração principal a banda Start Rap, no qual um dos vocalistas é Stephan, � lho de Marcelo D2. O show será no Complexo Armazém, na Praia de Irace-ma. O evento contará com a participação dos grupos: CGC (Conexão Gangsta Caucaia); Mari’az, C2A; Dazaria Mcs; Sunbless 13; School Rap; e DJ’s Jonny Money e Liz Priscila. Roni Flow fará as cerimônias.

Page 7: Linha Azul - 02/10/2015

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Rede de arrastoO Rede Sustentabilidade, da ex-senadora

Marina Silva, depois que conseguiu sua legali-zação junto ao TSE, já está sendo apelidado de Rede de Arrasto, tal a quantidade de políticos dos mais diversos partidos, das mais diferentes ideologias, que têm buscado a legenda para se abrigar. Aqui no Ceará já se sabe que a vereadora Toinha Rocha deixou o PSOL, com quem andava às turras por suas ligações com o prefeito Rober-to Cláudio, e já debandou para o Rede. Ninguém se surpreenda se o novo Partido já nasça adesista, pois no Recife, por exemplo, os vereadores do PT, Luiz Eustáquio e Sérgio Leite, que não se sentiam confortáveis na oposição ao prefeito Geraldo Jú-lio, já correram para se deitar na Rede marinista.

Em vários Estados a vocação governista do Rede tem sido notada. O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, por exemplo, não obteve sucesso ao procurar a legenda na tentativa de se lançar como candidato oposicionista em sua cidade, contra o prefeito Gustavo Fruet. Grega se � liou ao PMN e já se lançou como forte candidato de oposição. Ao que parece, o Sustentabilidade do Rede nada tem a ver com o Meio Ambiente como eles querem fazer crer, mas com a susten-tabilidade dos governos que o Rede pretende sair apoiando pelo Brasil. Portanto, Rede Sustentabi-lidade de Governos, apenas mais do mesmo.

Renitente. Desmen-tindo todos os que julgavam que ele retornaria “ao colo” do Governo depois de o seu PMDB faturar o “fi lé” do Ministério da Saúde, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, bate na mesa e afi rma não ter mais condições de deixar de ser oposicionista. Mas assegura que não tomará medidas pre-judiciais à população em hora de crise.

Separação. Lideran-ças políticas e em-presariais de Sobral, mostram-se surpresas ante a perspectiva da criação da Região Metropolitana da Ibiapaba, reunindo oito cidades da serra e mais oito do entorno.

Apoio. Com esse pro-jeto, que conta com o apoio de três deputa-dos federais e cinco estaduais, Sobral perde metade da sua área de infl uência.

Posição. Embora pra-ticamente ingressante no PSB, o deputado Heitor Férrer, cujos laços com o PDT têm mais de 30 anos, tem posições a respeito do comportamento do partido em nível, nacional. Para ele, o PDT, ao aceitar ministério, deve fazê--lo para ajudar o país a sair da crise, e não para se participar da base partidária da presidente Dilma.

Sem brincadeira. Para o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (foto), de volta ao PR, os adversá-rios do prefeito Roberto Cláudio precisam evitar ex-cessos de

euforia com pesquisas do IBOPE-PMDB. Na sua visão, é arriscado enfrentar adversários que têm a caneta na mão. Um 2º turno, contra um prefeito, que mesmo com atu-ação medíocre, exige cautela.

Batalha. No momen-to em que completa um ano à frente da Fiec, o presidente da entidade máxima da indústria no Ceará diz que a importância daquela instituição, não se resume apenas a proteger e concate-nar o setor industrial. A função da Casa da Indústria, segundo ele, é intermediar, junto aos poderes públicos, os interesses de uma classe empregadora.

Promessa. A menos de um ano do pleito municipal de 2015, um partido – o Soli-dariedade, promete o que é para todos os partidos prometerem: uma malha fi níssima, para a escolha de seus candidatos a prefeito e vereador em 2016. Em nossa mira, as adesões ao partido da Marina.

E também... se esse princípio estivesse sendo realmente res-peitado, não teríamos “mensalões”, “petro-lões” nem “cuecões” servindo de “cofre”...

“O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos.” (PROVÉRBIOS CAP.16, VERS.28)

49ª Noite dos DestaquesPARTE III

Renato Barroso e Maria Cé sar

Daniele Luz, José Cunha, Flávio Torres e Clé bia Cunha

Alessandra Aragã o e Marilza Pessoa

Elisabeth e Wilton Gurgel

Jean Saraiva, Luci Saraiva e Socorro Saraiva

Margarida Costa

Irene Mota, Solange e Fred Benevides, Teluí e Maciel

Raimundo Marcilio Amorim e Santiago

Wanda Palhano e Juraci Soares

Expedita e Francisco Castro

Isa e Nilza Franç a

Catarina Guimarã es, Herzerfi r Linhares e Rita de Cá ssia

Eduardo Galdino, Marcus Saraiva, Luciana e Luciano Rocha

Sarita Ary e Maria Esteves Maia

Matusahila Santiago com Mirian e Roberto Gaspar

Zeneida Rolim e Fá tima Santiago

Adriano Alves e Daniela Rodrigues

Flá vio Torres, Fanda Bastos, Mirian Almada e Fanny Soá rez

Sé rgio Carvalho e Gleicya Carvalho

Felipe Barbosa Lima e Carla

a sair da crise, e não para se participar da base partidária da presidente Dilma.

Sem brincadeira.Para o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (foto), de

servindo de “cofre”...

Page 8: Linha Azul - 02/10/2015

C M Y K

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Felipe Barbosa, F Torres, Clebia Cunha, Andrea e Nelson Gesteira

Celia Vause, Iracema Matos e Ivelise Silva

Romulo Eustaquio, Leandro Queiroz, Ana Paula Brandao e Leandro Queiroz

Marcio Amorim, Rayane e Denner Amorim

Margarida Lemos, Cristina Tozo, Rita Neyre, Rakel da Graca e Altair Mamede Plínio Nogueira Maciel, Ligia Linard, Fatima German e Amarildo Mires

Maria do Carmo Loureiro, Cristina e Adilson Tozo e Gizete Muratori

Renato Bonfim, Marta Bonfim e Hermeto de Paula

Bolo by Bom Bocado Bolos Finos

Walker e Fatima Santiago emolduram Constanca Tavora

Zuleika Catunda e Arnoldo Vasconcelos

Priscila Cavalcanti e Flavio Torres

Bia Barreto e Fatima German

Loyola e Aurizete Dias

Fred Benevides da uma canja aos presentes

Flavio Torres e Irene Mota

Priscila Cavalcanti e Epitacio Vasconcelos

Fernanda Uchoa e Fatima German

Dantas e Regina JereissatiSandra e Flavio Freire

Dolores Aragao, Laercio Barroso e Berligia Carneiro Renato Bonfim, Maria Cesar Barreira e Iratua Freitas

“O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16: 09)

49ª Noite dos DestaquesPARTE IV