linha azul - 18/09/2015

8
4 C M Y K l Fortaleza, Ceará, sexta- feira, 18 de setembro de 2015 “Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13) PÁG. 4 ESTÁTUA DE IRACEMA GUARDIÃ

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 23-Jul-2016

238 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul - 18/09/2015

4

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 18 de setembro de 2015

“Grande miséria é para o pai o � lho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13)

PÁG. 4

ESTÁTUA DE IRACEMAGUARDIÃ

Page 2: Linha Azul - 18/09/2015

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 18 de setembro de 2015 2

Thiago Holanda, Carla Zanatta e Raimundo Lobo

Karina Bezerra, Mariah Frota e Má rcio Aldigueri

Má rcia Costa e Lia Pinheiro

Dé borah Duarte e Bosco CoutoMoaceny Fé lix, Rocaia Dutra e Giacomo Brayner

Solange Lopes, Franz Quast e Solange Palhano

Camilla Andrade, Matheus Ribeiro, Isabella Purcaru e Dé borah Duarte

Sérgio Cavalcanti e Anchieta JúniorAedla Almeida e Itaquê Figueiredo

Martiniano Júnior e Lara Brayner

Vídeoconferência de um dos só cios Albertino Araú jo que está na EuropaFabiano, Jorge Almeida, Elcio Nagano, Fábio de Lucca e Diego Suassuna

Marcelo Cabral e Eliana

Eloiza Sarubbi, Antônio Valdih e Rivelino Ribeiro Renata e Renan Aguiar

Rejania Machado e Mônica Frota

Priscila Amorim e Tâ mara Azevedo

Lia Pinheiro, Isabela Fiú za e Itaquê Figueiredo

Isabel Leitã o e Luiza OIliveira

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

InauguraçãoOs sócios Albertino Araújo, Fábio de Lucca Moreira, Diego Suassuna e Jorge Almeida, inauguraram com requintado coquetel a L’École Brasil, Casa de Gastronomia. O local

traz uma proposta inovadora com vários espaços como: restaurante, boutique de produtos selecionados, snack bar, charutaria e uma escola de gastronomia.

DegustarTendo como palco o Salão Blue Night do Hotel Gran Marquise, aconteceu o lançamento do Evento Degustar 2015. Na ocasião, foi apresentado para a imprensa, patrocinadores

e convidados a glamurosa gama de atrações da mostra.

Conversando a gente se entende

Nas minhas andanças “Por aí” conheci dona Albertina, uma senhora de 81 anos que aprendeu a fazer renda com a mãe aos cinco anos de idade. Habilidosa e segura no que faz, dona Albertina hoje repassa o que aprendeu no Instituto Chi-co Mota, localizado no Montese. Uma vez por semana ela dá aula a nove mulheres que também querem aprender o ofício. Entre as alunas está Ana Carolina, de nove anos de idade, bisneta da dona Albertina . A menina tem mesmo o talento da bisavó, e já começa a fazer os primeiros pon-tos. É dessa forma, disse dona Albertina, que ela pretende evitar que essa tradição seja esquecida. Se depender das alunas, teremos sempre a alegria de tocar em peças feitas de rendas. Quem sabe, saindo das mãos das dedicadas alunas da dona Albertina.

Luta. A sétima edição da Marcha pela Vida Contra o Aborto, terá como tema a Paz. O evento será realizada no dia 03 de outubro, a par-tir das 16h, na Avenida Beira Mar.

Brincar. O North Sho-pping Maracanaú inau-gura, hoje, o Clubinho do Mar, espaço voltado para a diversão infantil.

Ação. SEST SENAT e Fetrans, lançam Cam-panha Ônibus Encan-tado para arrecadar

brinquedos e alimentos para a Frente de Assis-tência à Criança Carente – FACC.

Vez. A IV parada da

diversidade, em Messeja-na, acontece domingo, dia 20, a partir das 16h, com concentração na lagoa.

Ensinar. A CDL Mó-vel realizará na Escola Fundamental e Médio Iracema, seis cursos pro� ssionalizantes para os lojistas, de 21 a 25 deste mês, no bairro Cambeba.

Viajando...Viajar é uma das melhores terapias do mundo,

principalmente, quando viajamos em companhia de pessoas educadas e que realmente nos agrada. Companheiro de viagem, antes de tudo, deve ser um cúmplice na jornada que se empenham a fazer; é ser parceiro em todos os programas e também uma es-pécie de sombra para o outro não o perder de vista. Ao chegar no quarto, combinar o lado que cada um prefere � car; respeitar o limite de seu lado e fazer bagunça só no seu, (se é bagunceira) ou, se é muito organizada, não se incomodar porque a outra não o é. Respeitar o modo de ser de cada um é o melhor meio de se viver e conviver bem com os outros. Em hotéis não temos obrigação de fazer a cama ao nos levantarmos.

Caso não haja um acordo prévio, prepare-se para padecer. Se for excursão peça para trocar a compa-nhia. Se não for, então o problema é sério, porque logo se instala um clima de mal estar entre ambas e daí a viagem torna-se intolerável. Muitas vezes, via-jamos com alguém que pensamos conhecer bastante e só durante a viagem a pessoa se revela. Seria ótimo se antes do casamento, � zéssemos uma viagem com o futuro esposo para veri� carmos se valeria a pena casar ou não. Uma viagem diz muito de uma pessoa. Pode-se observar alguns hábitos ou manias que não nos agradam ou nos irritam. Se não fumar, não viaje com quem fuma.

Da mesma forma que a outra pessoa tem que ser gentil conosco, temos que ser com a outra. Atencio-sa, quando estivermos no quarto também, não só nas compras, nas festividades, em qualquer situação. Ao partir, não levar “souvenir” é mostrar educação.

Devemos dar atenção à nossa bagagem, nada impressiona pior do que valises e malas arranhadas, rasgadas, cores inadequadas, fantasiosas, empoei-radas, en� m, em mau ou péssimo estado. Conserve suas malas para tê-las sempre em estado apresen-tável. Veri� car as fechaduras e ter cuidado com os cadeados para tudo está em perfeita ordem para a próxima viajem. Imperdoável transportar bagagens em sacolas de plástico. Acondicione tudo dentro da mala ou dentro do saco de viagem. As cores a escolher dependem de sua personalidade. As malas, atualmente, são mais modernas e bem menores. Po-rém, as pretas, as de cores sóbrias, as vermelhas são clássicas. As de “grife” são o máximo. Assisti a um � lme (comédia) no qual a protagonista perdeu toda sua bagagem, e ela chorando só lamentava as malas e valises que havia comprado em Milão e eram um “luxo!” Se vai viajar: Boa viagem!

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior

“Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo.” (PROVÉRBIOS CAP.18, VERS.5)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS IRATUÃ FREITAS

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 3: Linha Azul - 18/09/2015

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 18 de setembro de 2015 3

Jornalista Flávio Torres realiza próxima quinta dia 24, a 49ª edição da sua tradicional Noite dos Destaques. No clic com o governador Camilo Santana

Na abertura da mostra Casa & Decor no Shopping Parangaba, superintendente do local Leonardo Franco com promotor do evento Omar de Albuquerque

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

As altas taxas de juros junto com a crise econô-mica provocaram um desequilíbrio nas � nanças das empresas por isto, nos últimos meses, estão recorrendo à Recuperação Judicial. O mecanismo para superar a crise � nanceira momentânea con-siste na negociação de um plano para pagamento dos credores, com a � xação de prazos e condições de pagamento.

De acordo com o levantamento feito pela Serasa Experian, varas de falências receberam, no primeiro semestre deste ano, o maior número de pedidos de recuperação judicial, foram 492. As micro e pequenas, lideram as solicitações, de janeiro a junho de 2015 foram 255 pedidos; já as médias realizaram 147, e as grandes 90.

A olho nu percebemos que a crise esta bra-ba. Os shoppings estão vazios, várias lojas de ruas, bares, restaurantes, cabelereiros fecharam. Nas maiores cidades brasileiras a realidade é a mesma. No Rio de Janeiro, que é a cidade mais visitada por turistas, estabelecimentos tradicio-nais também estão falindo.

Proprietários negociam com inquilinos os aluguéis mas em Fortaleza mesmo com esta situ-ação, falta visão, os donos preferem � car com o imóvel fechado do que diminuir o aluguel.

De acordo com os economistas a crise ainda vai piorar mais ainda até o � nal do ano.

Microempresas diante da crise

É inacreditável

Workshop na Fiec

CPMF

Start Rap em Fortaleza

Os americanos estão pirados

Casal de sueco, que viajava pelo mundo, foi atropelado em BR no Acre. Eles planejavam ir até o Alasca antes de ir para Ásia. Johanna Charlotte, 26 anos não resistiu aos ferimentos e morreu. Seu marido teve um traumatismo craniano grave e con-tinua internado. Mesmo com a experiência do casal de outras viagens, aqui no Brasil quem se arrisca a andar de bike vai assaltado, cai em um buraco, ou é atropelado. É profundamente lamentável.

O Centro Internacional de Negócios, da Federação das Indústrias do Estado do Cea-rá (FIEC), está com inscrições abertas para o workshop “Economia Criativa e a Indústria da Moda: Criando sonhos sem desequilibrar a empresa – O valor que o produto transmite para o cliente”. O workshop acontece no dia 25 de setembro, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Tem como palestrante Enrico Cietta, da Consultoria Italiana Diomedeia, professor da disciplina de economia de produtos de luxo, no Mestrado “Master in Luxury and Fashion Mana-gement”, na Business School Sole, de Milão.

Se pagássemos mais imposto e o tributo arre-cado fosse usado devidamente tenho a certeza que nenhum brasileiro se negaria de descontar 0,25 de sua transação bancária para melhorar a situação do Brasil. E o imposto sobre grandes fortunas porquê não implantam este? Os ban-queiros não iriam aprovar como se manifesta-ram em relação a CPMF.

Instituto da Cultura Hip-Hop e Matrizes Afro Indígenas do Ceará (HipMac) promove a parceira entre a Mato Queimado e a MLK Eventos e reali-zam no próximo dia 10 de outubro a festa Cone-xão Rap, que terá como atração principal a banda Start Rap, no qual um dos vocalistas é Stephan, � lho de Marcelo D2. O show será no Complexo Armazém, na Praia de Iracema. O evento contará com a participação dos grupos: CGC (Conexão Gangsta Caucaia); Mari’az, C2A; Dazaria Mcs; Sunbless 13; School Rap; e DJ’s Jonny Money e Liz Priscila. Roni Flow fará as cerimônias.

Depois do dia 11 de setembro a “neura” dos ame-ricanos aumentou sensivelmente. Não há respeito naquele país pelos Direitos Humanos, todo mundo é considerado suspeito e quando se trata de alguém que tem nome árabe piora. Um estudante de 14 anos foi retirado da sala, interrogado por policiais, algemado, suspenso por três dias e levado a um Centro de Detenção Juvenil. Tudo porque levou à sua escola um relógio montado por ele para mos-trar a um professor. Ahmed Mohamed, de 14 anos, é apreciador de robótica e monta aparelhos por diversão. O presidente americano Barack Obama, para aliviar o ocorrido, convidou o estudante mu-çulmano para mostrar seu invento na Casa Branca.

Jacqueline Alves, Auremir Santos, Fátima Lopes e Teresa Lopes

Natércia Ximenes e Olavo Aragão

Joana Darc e João Bruno

Fernando Belfort e Vinícius Oliveira

Theo, Malu e Carol Temoteo

Alice Felix e Antônia Felix

“O perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem a língua dobre virá a cair no mal”. (Provérbios 17:20)

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 4: Linha Azul - 18/09/2015

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 18 de setembro de 20154

“A curiosidade do jornalista tem de ser a mesma do historiador, e a paciência do histo-riador, a mesma do jor-nalista”. Alberto Dines, jornalista brasileiro.

Ao comprar na banca ou receber em casa o jor-nal O Estado você tem, por certo, a opção de ler todas as suas páginas, acompanhadas de fotos e chamadas que saem na primeira página, sempre com indicações de arte, política, esportes, mundo e Ceará, para as páginas especí� cas.

Poderá ler na página 2, o editorial que enfatiza o pensamento do jornal sobre fatos ou atos rele-vantes, artigos de opinião, assinados por colabo-radores que, a cada dia, mudam, e a fala do leitor. No expediente � guram os nomes da presiden-te Wanda Palhano; do superintendente Ricardo Augusto Palhano Xavier; da diretora Institucional, Solange Palhano; da di-retora � nanceira, Soraya de Palhano; da diretora de Marketing, Rebeca Férrer Xavier Guimarães de Andrade; e do editor--geral,Carlos Alberto Alencar.

Além disso, há colu-nas diárias no primeiro caderno que tratam de “Política” com Macário Batista, com sua vida de globe-trotter, “insider” e versatilidade satírica; e o “Diário Político” de Fernando Maia, maduro, informado e centrado.

O caderno Economia, com as notícias de Ru-bens Frota, sempre cau-teloso, oferece estatísticas e é conciso. No plano nacional há dois nomes de peso: Carlos Chagas, com “Direto de Brasília” e, na página seguinte, Cláudio Humberto, fala sobre “Poder”. Nesse caderno poderá ainda ver editais de cartórios, anunciando futuros ma-trimônios. Há gente com vontade de casar.

Em página dedicada a Esportes há, além do notici-ário sobre o tema, a coluna “De Primeira”, do experien-te Lauriberto Braga com ênfase ao futebol local, sem esquecer de tecer comentá-rios nacionais.

Sob a forma de tabloi-de, “Arte e Agenda” abre, na capa, com fotos de espetáculos em cartaz, livros em lançamen-to, exibe o resumo de novelas, os quadrinhos assinados por Gomes e o

horóscopo do dia, para os que acreditam em as-trologia. Mas, nem tudo são � ores, e aparecem os cartórios mostrando os quase devedores com os títulos para protesto, como determina a lei. Na contra capa, Flávio Torres, do seu jeito pe-culiar e leve de escrever, constrói “dropes” em que relata fatos da Socieda-de, especialmente das pessoas fotografadas por Iratuã Freitas.

Os que escrevem no “O Estado” têm opiniões e informações. E, para ter opiniões, precisam ler, con� rmar informações e procurar escrever dentro de linguagem entendida por todos os leitores. Todo escrito é antecedido por um título. Esse título pressupõe ser um resumo do conteúdo a ser lido e deve aguçar o interesse a cada parágrafo.

O “Estado” possui plataformas na Internet, tais como site e estúdio de televisão para en-trevistas. Como jornal impresso, além do que já foi dito, edita vários suplementos e cadernos sobre meio ambiente, ne-gócios, políticas classis-tas e, às sextas-feiras, dá a oportunidade ao leitor

de mergulhar no “Linha Azul”, uma espécie de resumo social, cultural e artístico da semana.

O jornal “O Estado” foi fundado em 1936, por José Martins Rodrigues, aliado ao antigo Parti-do Social Democrático, passou por outras tendên-cias e mãos, até acontecer o controle do jornalista Venelouis Xavier Pereira, em 1963. Com a morte de Venelouis, em 1996, o jornal � cou sob a égide da família Palhano com o comando continente de Ri-cardo Palhano e de equipe enxuta de pro� ssionais.

Esse esboço histórico é apenas para antecipar as comemoração dos 79 anos de “O Estado”, na próxima quinta-feira, 24 deste setembro de 2015. Por essa razão, embora os fatos narrados sejam por muitos conhecidos, é que resolvi contar para os seus leitores como e por quem é feito a cada dia útil da semana.

Hoje, por exemplo, este jornal completa 22.601 edições, de forma independente, com-pacta e criteriosa, com notícias claras, objetivas e corretas, conectado a outras plataformas e mídias sociais.

Jornal “O Estado”, tal como é.

Estátua de Iracema Guardiã

Estátua Iracema, a Guardiã, construída em 1996, é uma das duas estátuas de Iracema presentes na praia de mesmo nome. Mostra a heroína segurando um grande arco em posição de batalha.

“Melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda.” (Provérbios 17:01)

DIVULGAÇÃO

Page 5: Linha Azul - 18/09/2015

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 18 de setembro de 2015

“Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.” (PROVÉRBIOS CAP. 16, VERS. 24)

LançamentoO querido jornalista Guto Benevides lançou, no Ideal Clube, seu novo livro intitulado: “O Desafi o da TVC – Do Caos

Analógico ao Pioneirismo Digital”, que trata da sua trajetória a frente da TVC durante oito anos. Na prestigiada noite também aconteceu pocket show do cantor Ednardo, com participação de Mimi Rocha.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Ivens e Consuelo Dias Branco e Guto Benevides

Silvio Frota, Mauro Filho e Renato Barroso

Bel e Osler Machado

Antônio Luís e Inê s Aparecida

Joana Lima Verde e Ednardo

Juarez Leitã o e Guto Benevides Joã o Otá vio Lobo e esposa

Tereza Borges, Jean e Juliana Renata Fernandes e Mauro Costa

Graç a Dias Branco, Gisela Dias Branco e Tereza Borges

Mano Alencar e Fernanda Benevides

Mino e Guto Benevides

Pedro Gomes de Matos e Naura Franco

Guto Benevides e Ednardo

Joã o Batista e Ricardo Barbosa

Neyse Freire, Robé rio Moraes e Fátima Salles

Paulo Facó e Freire Neto

Edê nia e Jorge Brandã o com Eliane Guilherme

Pompeu Vasconcelos e Darlan Leite

Joã o Soares Neto e Câ ndido Pinheiro Jú nior

Idá lia Leubner e Fernanda Laproví tera Elenilton Jorge e Rejane Porto Ângela Romcy e Landinha Markan Tereza Leite e Ismael Pordeus Ana Lú cia e José Viana Regina Aragã o e Luis Marques

Catarina Marino e Valé ria Albuquerque Artur Bruno e Osler Machado Ignez FiúzaNewton Pedrosa Leo Teixeira

Guto Benevides autografa para Chiquinho Aragã o

Page 6: Linha Azul - 18/09/2015

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

Marline e Marcelo Rego de Medeiros congregaram a família e os amigos para uma inesquecível noitada revivendo as melodias consagradas que marcaram época e � zeram história, ao som de a� nados violinos exibindo músicas inéditas do século XIX.

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 18 de setembro de 2015 6

Com premiação total de R$ 48.000, a ser rateada entre dez categorias vencedoras, o Prêmio Gandhi de Comunicação 2015, promovido pela Agência da Boa Notícia, fica com inscrições encer-radas nesta sexta, após terem sido, anteriormente, prorrogadas.

n n n

Acadêmico-fundador, Luiz Gomes Nogueira será o agracia-do com a Medalha Wilson Dias, outorgada pela Academia Cearen-se de Odontologia, hoje, na festa comandada pela presidente Fátima Lemos, no Barbra’s Éden, come-morando os 31 anos da entidade.

n n n

Um quilo de alimento não perecível, a ser destinado à Asso-ciação Nossa Senhora Rainha da Paz, valerá como ingresso para a palestra “Desafios das empresas em mercado competitivo”, do con-sultor Professor Martins, dia 28, às 18h30, na sede da CDL.

n n n

Com esticada em New York, Padre Neto, da Igreja de São Vicente, encontra-se em Filadél-fia, motivado pelo 8° Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, cujas simpáticas posições só lhe fazem crescer, cada vez mais, no conceito não apenas dos católicos.

Agora, vou te contar...

“Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu � m são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25)

Designer Suzane Farias, tão elegante quanto as próprias joias que produz

A dama do bem Rossana Brasil Kopf e seu amigo querido poeta José Telles, amizade eterna!

Com Márcia, Geraldo Teixeira, que um dia foi simples-mente Gera

Giro Social

O que você vai ser quando crescer?

Recordar é viver

Papa no paredão

Do metiê

Bernardo Campos terá seu aniversário festejado, hoje, em reunião articulada por Débora e � lhos, em restô italiano no Pátio Dom Luís.

nAlém de bela, foi das mais

musicadas, a festa de 15 anos de Susana Rios, � lha de Ma-ria Hortência e Bosco, que receberam, no La Maison, com três atrações, Banda Acaiaca, dupla Luís Marcelo e Gabriel e DJ Caio.

nAdvogado Luiz Eduardo

Moraes marcou presença, com mulher Suzane Farias, na festa-folhinha de Paulo Miranda, no Café Pagliuca, pra depois esticar, sozinho, no espanhol Don Pepe.

nPosse do primeiro pre-

sidente da (naturalmente) caçula Academia Cearense de Médicos Escritores, José Telles, já tem data e local, 29 de outu-bro, Salão Meireles, do Ideal.

nJá marido e mulher, pela

Lei dos Homens, � aís Be-nevides e Meton Vasconcelos Neto programaram altar para quando novembro chegar.

nComeçando hoje, � ca

encerrado amanhã, o Fórum Empresarial da Indústria Óptica, na CDL.

nSâmia Montezuma e

Bruno Pires completamente envolvidos com os prepa-rativos de seu casamento, próximo dia 17.

nHoje, das 16 às 21h, no

número 2.500 da Beira Mar, o I Bazar Chic, promovido pelo Grupo Mulheres Solidárias.

nGermana e Vítor Melo,

da mesma geração dos noi-vos, formavam um dos casais mais elegantes e bonitos, no charmoso casamento de Lara Braun e Geraldo Teixeira.

nO clã Palhano detalhando

a programação dos 79 anos deste jornal para quinta-feira vindoura, dia 24.

Quanto estamos para ter um filho é co-mum que façamos projeções sobre este ser futuro. É a idealização da criança. Projetamos muitos pendores no rebento não raramente de forma exagerada, de um filho perfeito, dentro da nossa limitada e vulnerável versão de perfeição...

Humano que sou, com as limitações ine-rentes a esta qualidade essencial, fiz algumas quando você estava para nascer. Não cheguei às raias da loucura, mas fiz meus prognósti-cos. Queria um filhotinho alegre e risonho. Com a cara meio safada de quem gosta de arte. Um neném brincalhão e bem humorado. Imaginei um menino bonito, de jogar bola e fazer turminha. Previ um filho carinhoso, que gostasse de se aconchegar em meio peito, só para ficar ali vivendo a vida que se vive juntinho. Pensei como seria bom, sim seria muito bom, ter um filho que tivesse o mesmo time que eu e que compartilhássemos as vitó-rias a as derrotas, como metáfora da vida. Às vezes se ganha, às vezes não, mas não se dei-xa de jogar com alegria. Programei que você fosse um jovem bem sucedido, que estudasse, jogasse, se relacionasse, amasse, tudo, tudo, tudo muito bem.

Confesso que fui assim desabusadamente projetando você. Como se eu fosse o próprio Criador, que pretensão! Mal sabia eu, filhi-nho, que Ele, em sua infinita paciência, não tomaria a minha tola aspiração não como um pecado, mas como uma prece. E assim foi.

Pela mercê de Deus, você foi se tornando tudo isso e muito mais. Não só foi o bebê fofo, o safado que roubava a chupeta da sua irmã, o pequeno que se aninhava em meu colo após das várias risadinhas gostosas e escondia seu rostinho no meu peito, meni-no de bola e de pique, menino vasquinho da gama de berço e de glória, chova ou faça sol, adolescente falante sobre os problemas do Brasil e do mundo, vivo e interado da vida em si, desportista estudantil bem suce-dido, reconhecidamente inteligente e bem desempenhado nas letras acadêmicas. Ah, os sonhos limitados e abobados dos pais! Você foi muito mais que isso!

O que eu pedi, ao projetar todas as coisas imaginativas que pude, foi muito menos do que Deus me deu. Com efeito, além destas coisinhas mundanas de ser bonito, de ter sucesso, de conseguir isso ou aquilo, você me saiu melhor que a encomenda. Se tornou por si próprio uma pessoa ética. Integralmente ética. No discurso e na prática. Ama o que é certo e rejeita aos safanões, às vezes um tanto exagerados, aquilo que é errado. Tem uma indignação genuína com o que considerada desonesto, se irrita com a burrice, com o ego-ísmo, com a passividade.

Perceber esta sua indignação com o lugar--comum, com as mentiras deslavadas que de tantas vezes contadas começam ser aceitas como verdade, me emociona. Você não se fez refém nem da demagogia, nem da indiferen-ça. Pois se os pais soubessem o que há para além das medalhas, dos diplomas e outras consolidações do orgulho, poderiam pedir melhor. Se eu pudesse voltar atrás e pedir de novo o que projetei quando te esperava, meu amado, pediria que você fosse assim, como é, um caráter melhor que o meu, dono de uma força interna brutal e contagiante, capaz de botar abaixo aquilo que não deve mesmo ficar de pé. Não o fiz porque, naquelas alturas da minha juventude, ainda não havia enten-dido que Deus faz pela gente mais do que ela efetivamente merece. Mas agora percebo isso, por você. Feliz aniversário. A lei diz que você agora pode fazer tudo sem mim. Mas estarei aqui sempre, para o que der e vier. Te amo.

Chegada aos 60 anos de colunismo diário de Lú-cio Brasileiro vai desaguar na 26ª edição dos Des-taques Empresariais, uma das anuais promoções da PPE, de Roberto Farias, em 15 de outubro, no La Maison, quando jubilado confrade será sabatinado, respondendo a, pelo menos, 20 dos presentes, entre outras coisas, como se consegue atingir seis décadas exercendo uma mesma pro� ssão.

Nem todo mundo sabe, todavia, eu conto agora. Geraldo Teixeira, que vem de casar � lho, que também é Geraldo, esposando Lara Braun, em belíssima cerimônia na Igreja do Seminário da Prainha, já foi meu parceiro de jornalismo, assinando, como Gera, coluna no Fame, caderno de estrondoso sucesso, onde dividi editoria com Lúcio Brasileiro, até antes de surgir convite para escrever, diariamente, por 20 anos, na extinta (e saudosa) Tribuna do Ceará, onde, também, editei o tabloide TC Dimensão, cobrindo de A a Z, os melhores acontecimentos sociais da cidade.

União a doisNo próximo dia 26 de setembro, será realizado o casa-

mento religioso de Paola e Igor, � lhos de Márcia e David Zanotelli, e de Márcia e do vice-prefeito Gaudêncio Lucena, na Capela do Mosteiro de São Bento, seguindo--se recepção na chácara dos pais do noivo.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Page 7: Linha Azul - 18/09/2015

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Ciro no PDT rumo ao PlanaltoCon� rmando o que vinha sendo noticiado já há

alguns dias, os irmãos Ferreira Gomes e seu grupo político se � liaram ao PDT com direito desde já ao lançamento do líder do grupo, o ex-ministro Ciro Gomes à disputa presidencial de 2018 pelo próprio presidente do Partido, Carlos Lupi.

Não apenas a � liação do grupo, mas principal-mente o lançamento da pré-candidatura de Ciro à presidência demonstra que em política não existem mortes anunciadas, como a que se chegou a pre-nunciar do próprio Ciro quando teve seu tapete pu-xado pelo ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a pedido de Lula, para que o PSB, então Partido de Ciro Gomes, viesse a apoiar a primeira candidatura de Dilma Rousse� , já que Campos, sonhava, já naquela época, ele mesmo, com um futuro apoio de Lula à sua própria candidatura.

O futuro mostrou que para Eduardo o destino reservou uma morte prematura, por força de um acidente aéreo em plena campanha presidencial, enquanto que para Ciro Gomes, então tido como morto politicamente, uma espécie de ressurrei-ção política ocasionada muito mais pela esclerose múltipla e precoce que se abateu sobre o segundo mandato da presidenta Dilma e do próprio Lula e do seu PT, responsáveis principais pela saída de Ciro do cenário eleitoral quando rifado em suas pretensões de ser presidente da República, em 2010. Mais do que nunca a frase dita pelo ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota se mostra atual: a política é dinâmica! E como é mais que dinâmica é implacá-vel com os fracos e não talhados para ela.

Inconveniente. Na AL, uma audiência pública abordava os problemas criados pela proposta de municipalização do trânsito, que descen-tralizaria a atividade, além de gerar renda para as prefeituras. O problema é que em sua maioria, os prefeitos, para não perder votos, deixam o trânsito “correr frou-xo”, sem multas nem punições, pondo vidas em perigo.

Nau dos afogados. A situação em que se acham o país, estados e municípios, tem mostrado cenas ini-magináveis há quatro anos, quando havia um clima de cresci-mento econômico e de boas condições para a sociedade. O que se vê são municípios “pendurados” nos estados, estes humi-lhados à União, e esta implorando o apoio de ambos. E praticamen-te sem saídas.

Sopa no mel. A recuperação do Centro de Fortaleza, e o resgate do seu patri-mônio arquitetônico, está cada vez mais próxima de ocorrer. Para isso, entretanto foi necessário uma ação decidida e arro-jada do presidente da CMF, Salmito Filho, ao lado dos dirigentes da CDL e FCDL, Se-verino Neto e Freitas Cordeiro. É o que se pode chamar de “sopa no mel”.

Inversão. A falta de capacitação para cargos tecnológicos, inviabiliza a formação de um bom contingen-te desses profi ssionais para empresas insta-ladas no Ceará. Para

o senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado, “se 90% dos advogados do Brasil fossem técnicos de nível médio, teríamos um dos países mais industrializados do Planeta”.

“Meizinha” do Maurinho. Com a economia do Estado seguindo os passos da economia na-cional, o secretário Mauro Filho, da Sefaz, se vira, em busca de saídas para municiar os cofres do Estado. Uma delas, é oferecer descontos de até 100% de multas e juros para devedores que se proponham a pagar à vista suas dívidas. Há ainda parcelamentos em até 120 meses.

Preço alto. Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), é preciso uma grande mobilização nacional das pessoas de bem, para que se possa impedir os crimes que estão sendo perpetra-dos contra o povo pela equipe econômica do Governo Federal. “Não se pode admitir – afi rma ele – é uma população já sacrifi ca-da, pagar as contas da corrupção”.

E se fosse hoje? Há 20 anos, no programa do Serginho Grois-man, Lula da Silva, festejava o “impea-chment” pelo Con-gresso, do presidente Fernando Collor, que o derrotara. “O bra-sileiro – dizia ele – mostrou que o mesmo povo que elege um político, pode desti-tuí-lo. Espero que o povo nunca esqueça essa lição”...

“O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos.” (PROVÉRBIOS CAP.16, VERS.28)

15 anosIndira Guimarães e Fábio Portela realizaram festa pra comemorar os 15 anos da

princesinha Sarah. O evento aconteceu no Lulla’s Athénée.

Georgia e Cavalcante Junior, Jorge Pires, Luana e Juliana Pires

Darlene e Larissa Braga

Clóvis Arrais e Tatiane

Daniela e Joã o Rodolfo

Aparecida e Ricardo Alencar

Fernandes Rezenda e Fernanda com Aló dia

Fernando Jorge e Janina

Fernanda e Paulo Aguiar

Gladson Mota e Isabela

Graziella e Balreis

André Monte, Alexandre Pitta e Paulo Guimarã es

Júlia Santos e Fátima Sales

Seu Souza

Rebeca Bruno, Vânia Dias e Aló dia Guimarã es

Duca e Fatima Salles

Cristina Oliveira e Teresa Borges

Adriana e Lucilia LoureiroIndira, Sarah e Fábio Portela

Luisa, Shirley Bruno, Gabriela e Roberto Bruno

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 8: Linha Azul - 18/09/2015

C M Y K

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Durante sessão solene que aconteceu no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, aconteceu a outor-ga da primeira comenda do empreendedor social.

n n n A proposta foi feita pela Associação Nova Era e foi

acatada pela deputada Augusta Brito. O título é um re-conhecimento a pessoas que realizam trabalho social.

n n nA Associação Nova Era foi fundada em fevereiro de

2002 e concentra suas atividades nas áreas da saúde, educação e moradia e procura ajudar no desenvolvi-mento de crianças e adolescentes em situação de vul-nerabilidade social, por meio de práticas esportivas e atividades socioeducativas. Conta também com servi-ços de vacinação, emissão de documentos, assessoria jurídica, dentre outros benefícios.

n n nForam homenageadas no evento a vice-governa-

dora Izolda Cela, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, e a primeira-dama do município,

Carol Bezerra.n n n

Também foi reconhecido o trabalho do presidente da FECOMÉRCIO, Luiz Gastão Bittencourt, do Co-ordenador de Defesa Social da Secretaria de Seguran-ça Pública, cel. William Alves e Rocha e a vice-prefei-ta de Horizonte, Vânia Maria.

n n nO médico Ricardo Cambraia, que troca de idade na

segunda feira, reunirá turma de amigos em Salvador - no Hotel Pestana – para celebrar a data. No roteiro visitas a vários lugares em Salvador e passeios por algumas ilhas.

n n n O tema “Erros básicos na comunicação” estará

entre os principais assuntos da palestra Comunica-ção Empresarial em Vendas, ministrada por Ramon Pessoa, diretor executivo da R7 Coaching, umas das melhores empresas de coaching do Brasil. Pela pri-meira vez em sua carreira, Ramon dividirá o palco

com outros palestrantes e a convidada especial será a mentora e mestre, Marilena Walraven. Durante a palestra, no dia em que comemora seu aniversário, o Master Coach estará junto a amigos, familiares e o público para lançar seu primeiro DVD: A importân-cia das conexões em vendas.

n n nA Montenegro Leilões com a massa falida da

OBOÉ, realizam exposição de obras de arte no shop-ping Del Paseo para leilão que acontece no próximo dia 24. Os amantes e colecionadores de arte devem conferir a mostra que reúne grandes nomes das artes plásticas.

n n nDolores Aragão, que tão bem comanda o grupo

Mulheres Solídárias, realiza, amanhã, em hotel da Beira Mar, o Bazar CHIC.

n n n- Quem troca de idade hoje é a querida Angeline

Lima, que festeja a data em cenário familiar.

Associação Nova Era outorga a comenda de empreendedor social

Duplo lançamentoOs médicos Cleto Pontes e João Dummar lançaram, no Armazém da Cultura, seus livros: “O Olhar de Leonardo

Da Vinci – Um ensaio humanístico” e “Sentimentos Oceânicos”. Na mesma oportunidade foi lançada a expô Leonardo da Vinci pelo olhar dos artistas - Cláudio César, Lia Sanders, Renato Nogueira e Vando Figueiredo.

Eu me apaixonei várias vezes,

todas por você

George Carlin

José Mota e Lais comemoram os três aninhos

Joã o e Silvia Dummar Lú cia Maria e Michel Asly

Celma e Antô nio José Bittar

Regine Limaverde e Lourdinha Leite Barbosa

Martine Kunz e Clá udio Cé sar

Renata Guimarã es e Vando FigueiredoMarycia e Renato Nogueira

Cleto Pontes e Tales de Sá Cavalcante

José Mota e Lais comemoram os três aninhos

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16: 09)

FOTOS IRATUÃ FREITAS