linha azul 17/06/2016

8
4 C M Y K Capa de O Estado de 17 de junho de 1942 “Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,”(Provérbio 3:1) PÁG. 2 JORNAL O ESTADO Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 17 de junho de 2016

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 02-Aug-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul 17/06/2016

4

C M Y K

Capa de O Estado de 17 de junho

de 1942

“Meu

filh

o, n

ão se

esq

ueça

da

min

ha le

i, m

as g

uard

e no

cora

ção

os m

eus m

anda

men

tos,”

(Pro

vérb

io 3

:1)

PÁG. 2

JORNALO ESTADO

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 17 de junho de 2016

Page 2: Linha Azul 17/06/2016

C M Y K

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 17 de junho de 2016 2

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Conversando a gente se entende

Outro dia publiquei no facebook a seguinte frase :o modo como uma pessoa trata outra pessoa é um reflexo direto de como ela se sente consigo mesma. E, realmente faz sentido. Pois não devemos lançar sobre o outro as nossas frustrações. É preci-so um esforço tremendo para evitar contaminar o outro com sentimentos que machucam a alma. Pois, o Budismo ensina que somos aquilo que sentimos e percebemos. Se estamos zangados, somos a raiva. Se estamos apaixonados, somos o amor. Se contempla-mos um pico nevado, somos a montanha. Ao assistir a um programa de televisão de baixa qualidade, so-mos o programa de televisão. Enquanto sonhamos, somos o sonho. Sem dúvida, o melhor seria deixar fluir o que há de melhor dentro de nós. Excesso de bem não faz mal nenhum. Pense nisso!

Saber - A 1ª edição da Feira de Livros Book Lovers Kids acontece no Shopping Iguatemi com mais de três mil títulos com preços a partir de R$ 5,00.

Ação - O Castelão

Fashion Day, evento de moda beneficente, acontecerá em agosto, mas foi lançado com êxito, quarta-feira, dia 15, no Imperium Palatium Buffet.

Atitute - O proje-

to Saúde e Vida O Bom Vizinho, ação do Pinheiro Supermercado, será reali-

zado neste final de semana em Aracati.

Incentivo - O Sho-pping Benfica realiza amanhã (18), sábado a ação 1.010 Maneiras de Comprar um Livro Sem Dinheiro, de 10h as 21h. Mais informações 3243-1000.

Resgate - A obra

“Álbum de Fortaleza”, pu-blicada originalmente em 1931 foi relançada, sob a coordenação do presiden-te da Fundação Waldemar Alcântara (FWA), Lúcio Alcântara.

Dez anos...Estávamos sentados numa mesa jantando; de repen-

te, a voz do cantor unido aos acordes musicais irrompe-ra o salão: “Assim se passaram dez anos, sem eu ver teus olhos, sem beijar teus lábios...”, e eu suspirei de alegria e felicidade porque inesperadamente eu retrocedi no tem-po e no espaço. A saudade rodopiou minha imaginação e tal qual um redemoinho transportou-me a um lugar distante e vi-me adolescente e feliz!

Que saudade!Naquela época eu conheci o céu!O céu é amar e ser amada! Mas ser amada mesmo.

Sentir — ter certeza — que sua presença, sua voz, seus risos significam tudo para alguém e que este alguém significa o mesmo para você.

A gente faz planos, sozinha; sonhos que com o correr do tempo (futuro), a gente busca, rebusca e não os encontram.

Mas valeu.-Sofri tanto, tanto, tanto, mas valeu. Valeu de verda-

de, pois, naquele instante, ouvindo aquela canção eu voltei a ter a sensação daquela quadra inesquecível e novamente fui feliz! Muito embora a saudade rodopie Minh’ alma e eu volte a sonhar, continuo de acordo com o final da canção:

“E assim foi tão grande a mágoa,Que sentiu a Minh ‘alma,Ao recordar que tu,Foste meu primeiro amor!E único!Minhas amigas discordaram. Acham elas que se

pode amar muitas vezes. Somente um amigo a meu lado disse: “A gente fecha os olhos e vai lá na alma, não é amiga? Será que com meu amigo também aconteceu?

“E ASSIM SE PASSARAM DEZ ANOS”?Então, com toda categoria ele falou: “Amor é só

uma vez, o resto é remédio para curar a bicheira” con-cordo com ele plenamente.

A música continuou, o filme da saudade descortina-va-se diante meus olhos e tristemente descobri que meu odre de saudades e de lembranças está esvaindo-se. Aos poucos estão voando as ilusões e chegando a realidade. Hoje, algum tempo passado, busco resquícios daquela época e quase já nada encontro e é um dia especial dedicado ao amor, ao dia dos namorados. Busquei recordações vivas e só encontrei letras desdotadas, borrões compondo o que um dia foi a sinfonia maior de meus sonhos de minha expectativa de felicidade.

Isso tudo aconteceu com algo com que eu gostaria de perpetuar. Lembro bem que havia um bilhete no qual ele dizia: “Se por alguma razão não der certo. Nunca esqueça que eu passei em tua vida, passei é verdade, mas com uma vontade enorme de ficar”.

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior e Andy Moroe

“pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.2)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Simpósio Luso-BrasileiroNo auditório do edifício José Euclides Ferreira Gomes - anexo da assembleia legislativa –

aconteceu o Simpósio Internacional Luso Brasileiro, que debateu questões ligadas a imagem do Brasil no cenário internacional. O evento foi organizado pela Rafas Operadora de Intercâmbio e

pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.

Ivan Rocha e Audic Mota

Francisco Camimnha, Kevan Brandao, Sandro Fiuza e Isaac Andrade

Barros Alves e Genuino Sales

Manuel Meirinho, Ricardo Rocha e Goncalves Feitosa

Alexandre Fermanian (RAFAS Intercambio) e Manuel Meirinho (Presidente do ISCSP da Universidade de Lisboa)

Mesa de Autoridades

Audic Mota, Manuel Meirinho, Joaquim Noronha e Bruno Pedrosa

Denis Veras, Caio Falcao e Jose Erandir

Alysson Medeiros, Matheus Nery e Lucas Sampaio

Matheus Quezado, Pedro Augusto Diogenes e Laio Duarte

Ricardo Ramos Pinho e Alberto Teixeira

Rosangela Rocha, Gracinda Veras e Marcela Loiola

Marta Pordeus, Suely Frota e Helenir Medeiros

Alberto Perdigao e Aderbal Bezerra

Ítalo Jordan, Gilberto Bastos e Djalma Pinto

Talita Fermanian e Silvana Figueiredo

Lindomar Soares, Raquel Brasil, Alexandre Fermanian, Marlete Caldas e Hilaria Barreto

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 3: Linha Azul 17/06/2016

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

17 de junho de 2016 3

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

Direitos iguais

Sempre defendi que os direitos entre as mulheres e os homens devem ser iguais. Não há nada que um ho-mem possa fazer que uma mulher não faça, mas isto não quer dizer que sou feminista. Na maioria dos lares

brasileiros, principalmente nas classes mais baixas B, C e D, as mulheres sustentam as casas ou dividem as despesas com os homens. Uma minoria, 1% que pertence à classe A pode ter o privilégio de só um trabalhar, mas mesmo assim muitas optam por ser produtivas.

O acesso das mulheres ao mercado de trabalho aumenta sensivelmente em todo o mundo, por isto, nos países desen-volvidos, diminui o número de mulheres que querem ser mães, porém os governos incentivam o nascimento de crianças.

Lutamos pelos direitos iguais e saímos perdendo nessa histó-ria. No Brasil, um país de cultura machista, a responsabilidade com a educação das crianças e com o lar continua sendo das mulheres. Acordam 5 horas da manhã, alimentam e arrumam as crianças, fazem o almoço, deixam nas escolas e creches e vão

trabalhar. Ao retornarem, em casa ensinam dever, alimentam e colocam para dormir. E ainda tem que estar dispostas à dar atenção ao companheiro. No fim de semana aproveitam para fazer faxina e lavar roupas. A jornada é de no mínimo 14 horas por dia. Já aquelas que tem um melhor poder aquisitivo pos-suem secretárias do lar para auxiliar nos afazeres domésticos, mas a educação, a busca em escolas e toda a reponsabilidade com os filhos são delas, os pais ajudam esporadicamente.

São necessárias e urgentes as mudanças na previdência social, isto é fundamental para equilibrar as contas públicas. Segundo o IBGE, a população economicamente ativa está diminuindo. Em 35 anos a taxa de nascimento caiu 57,7, enquanto que a expectativa de vida, no mesmo período, pulou de 62,6 para 75,4 anos. O brasileiro se aposenta em média aos 58 anos. Concordo com a exigência de idade mínima, mas é verdadeiramente absurdo igualar o tempo de idade do homem com o da mulher quando todos nós sabemos que trabalhamos muito, mais do que eles.

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” (Provérbios 3:3)

Acervo Airton QueirozEm quatro décadas o chanceler Airton Quei-

roz construiu seu acervo que está em exposição (fotos acima) no Espaço Cultural intitulado com seu nome no campus da Unifor desde o dia 15 de junho. A coleção traz obras de arte que vai desde o Brasil Holandês até os dias atuais. A exposição tem curadoria de Fábio Magalhães, José Roberto Teixeira e Max Perlingeiro, sob o olhar atento do chanceler, e reúne 251 obras dos principais nomes das artes plásticas brasileiras, além de artistas inter-nacionais do porte de Monet, Renoir, Miró e Dalí.

Concurso para UFCA Universidade Federal do Ceará divulga três

editais de concurso público para contratação de servidores técnico-administrativos, totalizando 34 vagas distribuídas entre os campi de Fortale-za, Quixadá, Sobral, Russas e Crateús. Nos três editais, as inscrições ocorrem de 1º a 17 de julho, exclusivamente pela Internet, no site da Coorde-nadoria de Concursos da UFC (CCV – www.ccv.ufc.br). Os salários variam, dependendo do cargo, de R$ 2.197,04 a R$ 4.124,54, e a jornada de traba-lho, em todos os casos, é de 40 horas semanais.

Totonho Laprovitera e Nely Rosa

Mafrense e Rejane Reinaldo

Maisa Vasconcelos, Sec de Cultura Magela Lima apresentando os vencedores do Salao de Abril 2016 Jose Guedes e Silvio FrotaGloria Diogenes, Jean dos Anjos e Neide Alves

Estacio Faco e Gigi Borges

Dias Brasil, Eduardo Eloy e Helio Rola

Lisa Matos e Rodrigo Pereira

Rachel Gadelha, Paulo Linhares e Nilde Ferreira

Salão de AbrilConfiram alguns clic’s de quem circulou pela noite de abertura da 67ª edição do Salão de Abril que esse ano reverenciou os 290 anos de Fortaleza. A mostra que esteve em cartaz no Centro Dragão do Mar, foi composta por trabalhos de 30 artistas.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 4: Linha Azul 17/06/2016

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 17 de junho de 20164

“Vista pelos jovens, a vida é um futuro infinitamente longo; vista pelos velhos, um passado muito breve”. A. Schopenhauer, filó-sofo alemão, morto aos 72 anos, em 1860.

A urbanização bra-sileira, a mudança de hábitos de higiene e de alimentação, o sofrível saneamento básico, o respeito aos avisos dos nossos corpos estão nos dando uma vida mais longa. O Brasil possui hoje 26 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em contrapar-tida, o nosso precário sistema previdenciário (INSS) está repleto de aposentados que, por falta do que fazer, agrupam-se em rodas nas praças, centros comerciais, bares, ou se quedam em suas casas em torno de uma televisão ou rádio.

Como é baixo o nível de leitura do brasileiro, poucos idosos se ape-gam a livros. Há aque-les que enfrentam que-

bra-cabeças, palavras cruzadas e “quizz” para dar uma escovada na teia de aranha mental dos que amanhecem o dia sem ter o que fazer. Vez por outra, amigos vão detectando sinais do que, antigamente, se chamava de “caduquice”. Na verdade, as doenças senis são cruciais. Uma atinge, não só a pessoa idosa, mas toda a sua família, o Alzheimer. O nome é em homenagem ao psiquiatra alemão Alois Alzheimer, que identificou esse mal há 110 anos, em 1906. Ele morreu em 1915, aos 51 anos, de doença cardíaca.

Apesar da sua identificação, não foi encontrada, ainda, a sua cura. Em ensaio para o Valor, a repórter Martha San Juan Fran-ça apresenta história e dados sobre o que chama de “traição da memória” ou a “ausên-cia da lembrança”. O dado mais assustador é que o “aumento da ex-pectativa de vida deve

triplicar o número de pessoas com Alzheimer nos próximos 30 anos”.

Hoje, o Brasil possui, diagnosticados, um milhão e duzentas mil pessoas com demên-cias, das quais 30% recebem tratamento in-formal e só 37% usam assistência médica. O grande problema para o paciente de Alzhei-mer, uma das demên-cias, é a dispersão de sua família, posto que não são muitos os filhos e netos que se dispõem a cuidar de alguém que não responde, com lógica, a estímulos e afetos.

Há muita literatura médica sobre o assunto, mas nada que mos-tre, em curto prazo, a solução razoável. Todas as famílias, inclusive a minha, se deparam com pessoas acometidas com o mal que vai se acumulando bem antes do diagnóstico. Assim, só depois de muito tempo as “esquisitices” vão sendo consideradas como o primeiro sinal.

Daí para frente, há um crescendo que prejudica a concatenação da fala e até a ausência do senti-mento de pertença.

Ao final, advém o desconhecimento do outro, a não comunica-ção e o descuido com os cuidados pessoais. É claro que este artigo é de leigo, não tenho formação médica, mui-to menos de geriatria ou neurologia, mas ele almeja ser um alerta para todas as famí-lias que, pelo menos, procurem entender os seus idosos. Eles devem merecer aten-ção redobrada. Neste mundo de dificuldades e de incertezas há uma filosofia de cuidar de si próprio, esquecendo o outro. A pessoa com Alzheimer precisa de cuidadores, familiares ou contratados, que o trate com humanidade e carinho. É preciso ficar claro, com con-sultas a especialistas, exames, que nem toda demência é Alzheimer. Por fim, amar é cuidar.

A senilidade e as famílias

“Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.” (Provérbios 3:4)

Jornal O Estado 80 anos

A edição de O Estado do dia 17 de junho de 1942, dedica sua capa com notícias sobre a segunda guerra mundial. “A guerra na frente oriental”, faz um resumo de algumas atividades do conflito, na parte oriental, como a tentativa dos russos de desembarcarem na Crimeia, a Alemanha comunicando que em Sebastopol só estavam acontecendo operações sem importância, enquanto Londres informava que ali estariam ocorrendo combates corpo a corpo. “A luta na África”, também ganhou destaque na primeira página da publicação. Foi noticiado a entrega de suprimentos às guarnições de Malta e Tobruk, também na capa a notícia da “Campanha britânica na Libia”, quando as tropas imperiais britânicas destruíram vários aparelhos alemães.

[email protected]

Page 5: Linha Azul 17/06/2016

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

17 de junho de 2016

Casamento Olivia e Bruno - Parte IOlivia e Bruno, filhos de Gláucia Andrade e Roberto Lazar e Telma Carneiro e Francisco Murano, trocaram de alianças em linda e

emocionante cerimônia que aconteceu na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Após as bênçãos os noivos e convidados seguiram para festa no Ideal Clube que foi decorado por Jacaúna Aguiar. Celebre Eventos assinou o cerimonial.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Gerardo Santos e Fatima Carneiro

Waldir Sampaio e Toca Couto Sampaio

Lucas Pontes e Natalia

Lino Villaventura e Ines

Luis Claudio e Mariana Lazar

Karisia e Luis Pontes

Noivos Olivia e Bruno

Família dele

Bruno com seu pai Francisco Morano

Valeria Andrade e Raquel Carvalho

Paulo e Guirlanda Ponte

Irmaos Thiago, Bruno e Edmo

Noivos com avos dele Selma e Edmo Abreu

Telma com o filho Bruno

Wilson Loureiro, Silvana Reis, noivos, Solange Palhano e Glaucia Andrade

Os noivos com os pais dela Roberto Lazar e Glaucia Andrade

Heron Ibiapina e Valeria

Bel e Osler Machado_Eliseu e Rose Batista

Mana Luna e Fafinha Pitta

Glaucia Andrade, Olivia e Bruno, Nilda Andrade

Wilton Correia Lima e Geny, Wilton Filho e Bianca com Eveline Cechi

Isabela, Lara e Septimus Andrade

Adriana, noivos e Mariana Lazar

Os noivos com os pais dele Joao Francisco Morano e Telma

Noivos com as avos dela Nilda e Maria Rosa

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;” (PROVÉRBIOS CAP. 3, VERS. 5)

Page 6: Linha Azul 17/06/2016

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 17 de junho de 2016 6

“Fendas”, mais recente exposição de José Guedes, transformada, pelo artista, em livro-catálogo, com a reprodução de todas as obras ali mostradas, e, também, trazendo um retrospecto dos 43 anos de carreira do autor, de talento dos mais evidentes.

n n nA categoria Produtor de Conteúdo

Online se apresenta como a principal novidade da edição 2016 do Prêmio Gan-dhi de Comunicação, promovido pela Agência da Boa Notícia, cuja premiação, para os participantes, chega às cifras dos

R$ 48 mil.n n n

Mombaça, torrão de Paes de Andrade, onde ele, inclusive, esteve, quando na inte-rinidade da Presidência da República, irá homenageá-lo, batizando, com seu nome, praça programada para ser inaugurada no último dia deste junho, quer dizer, 30.

n n nDos mais sugestivos, o título da Cam-

panha do Dia dos Namorados RioMar, ‘’Amor em Paris”, que se encerra amanhã, para, no dia seguinte, sortear dois felizes

ganhadores de uma passagem pra bela capital francesa, com direito a um acom-panhante, cada felizardo.

n n nA partir das 19h30min de hoje, no

Lulla’s Plazzá, o Sistema Fecomércio entrega, a Yolanda Queiroz, a Medalha Clóvis Arrais Maia, enquanto a primeira--dama do Estado, Onélia Santana, recebe, do Sesc, a comenda João Luiz Rama-lho de Oliveira, e Sulivan Mota, cap do Iprede, recebe, do Senac, a comenda José Leite Martins.

Agora, vou te contar...

“reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:6)

Yolanda Queiroz, uma das homenageadas, hoje, pela Fecomércio

O desembargador Francisco José Gomes da Silva, que atua no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, vai ser homenageado pelo Rotary Clube de Sobral, como sobralense destaque do ano, no próximo dia 1º de julho

José Guedes, mais de quatro décadas de artes plásticas

Gláucia Andrade, como sempre, elegantíssima, no casamento da filha

Estratégia da serpente

Os detratores da nova cultura da adoção utilizam-se frequentemente de uma bem definida estratégia de ataque contra toda a construção que os Grupos de Apoio à Ado-ção levam a cabo nas últimas duas décadas. Esse padrão argumentativo, aqui chamado de estratégia da serpente, segue uma linha que em um País onde a pobreza é uma realidade concreta a abundante: a demagogia.

Com efeito, a utilização da demagogia para desincentivar a adoção se desdobra em duas vertentes, a DEMAGOGIA-ESTRATÉGIA e a DEMAGOGIA-IDEOLOGIA. A confluência entre elas gera um denso discurso que contra-põe a adoção à reintegração familiar, e pugna com insistência insana pela prevalência da segunda sobre a primeira. Assim, formada para dissuadir os desprevenidos de atitudes de apro-ximação com a causa adotiva, essa força-tarefa desenvolve diversas sub-estratégias pontuais.

Dessa forma, a tese principal é que a adoção é a última das opções de colocação familiar da criança. Não se poderia falar de adoção, nem de se incentivá-la, num país onde faltam políticas públicas e as pessoas abrigam seus filhos em função da pobreza. Justificada, pois, a causa da institucionalização da criança em função da miséria das famílias, seria injus-to e até preconceituoso se destituir o poder familiar, retirando-se desta família social-mente excluída a sua criança. Nesta linha de raciocínio, os esforços deveriam ser dirigidos prioritariamente à reintegração familiar, com a recuperação da família para receber de volta sua criança assim que possa realmente trata-la de forma adequada.

A tese contrapõe a injustiça da institucio-nalização da criança a injustiça da pobreza da família. Mas, é gritantemente falha em diversos pontos. Em primeiro lugar, parte de pressuposto de que a pobreza é a única ou principal causa da institucionalização da criança. Os dados mais confiáveis colhidos de-monstram que a falta de recursos para custeio da manutenção da criança é um dos menores índices nos que determinam seu acolhimento institucional. Antes, vêm a violência familiar, o vício em drogas e em álcool, o abandono por desinteresse. Todas essas situações se dão em ambiente de pobreza, mas dentro dela estão longe de ser a regra.

Com efeito, a grande maioria das famílias pobres criam seus filhos com grande esforço e dignidade, superando a tal insuficiência de políticas públicas, porque por eles tem afeto. Além disso, não são comparáveis as injustiças contrapostas: a criança é muito mais prejudi-cada com seus abandono em uma instituição do que a família de origem com a destitui-ção do poder familiar. A tese da demagogia transforma a criança em coisa, propriedade de sua família biológica, que pode abandoná--la justificadamente por anos a fio, até que tratamentos miraculosos venha a desenvolver nela a capacidade de amar.

A vertente da DEMAGOGIA-ESTRATÉ-GIA é utilizada pelas pessoas que deveriam desemperrar o sistema para garantir para cada criança uma família, mas que são incom-petentes, desinteressadas ou integrantes de governos que têm visão sectária dos direitos humanos. A vertente DEMAGOGIA-IDEO-LOGIA é a das pessoas que fazem da pobreza uma religião e não um mal a ser erradicado. Apaixonaram-se pelo estado de miséria e não pelos seres humanos que nele se encontram e de onde devem ser emancipados.

Quando se juntam essas duas vertentes numa só pessoa, temos a DEMAGOGIA--ESTRATÉGIA-IDEOLOGIA, um monstro com potencial de assassinar infâncias com seu discurso paralisante das grandes transforma-ções, que, se for rebuscado com um ar preten-samente intelectual e uma atitude professoral, pode certamente gabaritá-la a pleitear um cargo de confiança no Poder Executivo, de média a alto escalão.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Giro Social1 Aline Oliveira e

Francisco Marconi, que também é Oliveira, casam hoje, na Igreja de São Raimundo, e, a seguir, recebem os convidados no Salão Maggy, do Teka’s Buffet.

2 Enquanto isso, amanhã, será a vez da

união de Germana Lima e Márcio Montenegro, em recepção no Bellu’s Buffet.

3 Para mais uma temporada de férias,

aqui, Nora e Alexandre Grendene já agendaram julho.

4Remédios Pacheco e Paulo Ricardo Timbó

levam sua pequena Alícia, amanhã, à pia batismal da Igreja do Líbano.

5Europa será a rota a ser seguida, pelo

próximo grupo articulado por Natércia Medina.

6Folhinha do último dia nove, José Valdo Silva

adiou comemoração para setembro, quando segue, com Marta, para o Chile.

7Cobrindo Fortaleza e o Interior, ou seja,

meio-a-meio, meta que Darival Bringel, presidente da Unimed-CE, pretende atingir meta de 20 academias ao ar livre, funcionando 24 horas.

8Ex-ministro do Planejamento, no

Governo FHC, Martus Tavares estará aqui, próxima quarta, para receber o título de Cidadão de Fortaleza, na Câmara Municipal.

9Vice-presidente da ABIH nacional,

Manoel Cardoso Linhares esteve (ou está) em São Paulo, esta semana, participando de reunião da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

10Marluce e Rubenilson

Bandeira agendando Buenos Aires, para as Festas de final de ano, aliás, já tiveram Réveillon lá.

Velinha& Livro

Mostra

Aproveitando a festiva ocasião comemorativa de seu aniversário, quando estará ocupando, das 19h30min às 22h30min, o piano bar do Ideal Clube, Maria José Costa Moreira dividirá (em forma de mimo), com seus convidados, o livro ‘’Memórias de Momentos”, prefaciado pela amiga Gláucia Monteiro Mota, que a aniversariante faz questão de ressaltar, ser ‘’especialmente dedicado a meu marido, José, aos meus filhos Tiago, Tatiana e Trícia e aos meus netos Luís, João, Pedro e Tiago.”

Em parceria com a Artequattro, a Galeria Contemporarte está apresentando, desde ontem, até o próximo dia oito, ‘’Plácido Povo”, exposição de Cadeh Juaçaba (sobrenome de evidente influência, nas artes plásticas), que ressalta ‘’o uso da tecnologia digital num processo quase arqueológico, para o resgate de uma Fortaleza escondida, na busca da ressignificação de sua arquitetura originalmente eclética.”

Page 7: Linha Azul 17/06/2016

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 17 de junho de 2016

Acabemos com os “nanicos”A expressão acima não é nossa. E não estamos falando

de homens baixinhos, liliputianos, embora que, com ela concordemos em gênero, número e grau, já que se refere ao enxame de partidos que a libertinagem política do Brasil permitiu existir. Quem assim se dirigiu a essas ano-malias políticas, foi o ex-senador Pedro Simon, que por 30 anos engrandeceu o Poder Legislativo brasileiro, pelo PMDB. Muito antes que tais trambolhos crescessem e se multiplicassem, o grande senador gaúcho já advertia sobre os males que eles trariam, logo após redemocratização.

Dizia Simon: “De nada adiantou o governo militar acabar com uma dúzia de partidos, se, quando essa situação mudar, eles surgirem e aumentarem como coelhos”. Pois foi exatamente isso que aconteceu e sem que os responsáveis pela elaboração da “Constituição Cidadã”, assim como pelos que executam a Lei Eleitoral. Em consequência disso, todos os presidentes que assumiram após o regime militar foram, num crescendo incontido, sendo cada vez mais pressiona-dos por essas entidades, em sua quase totalidade vazias de conteúdo ideológico, e sem estrutura política.

Hoje, o País tem um presidente provisório que, assim como os seus antecessores pós 64, se acha “emparedado” por amontoado de siglas, em tese aliadas, mas que só têm um objetivo: cargos para os seus apaniguados. Muitos dos que criticam certas atitudes dos que governam o País, como é o caso do “rosário” de ministérios es, esquecem-se de um detalhe: o governante, para satisfazer a dezenas de partidos apoiadores, em grande parte “nanicos”, tem de ter cargos para toda essa patuléia inútil, que precisa ser “varri-da” o mais cedo possível, antes que ele afunde o País.

HORA DE MELHO-RAR – Está progra-mada para o dia 18 de julho, a realização de mais uma eleição para a diretoria, conselho fiscal e conselho de representantes e seus suplentes, e conselho consultivo do Sindicato dos Radialistas e Publi-citários do Ceará, às 16 horas. Ficamos na torci-da para que, com mais esse pleito sindical, ocorra mudanças sérias de rumo e de qualidade para uma categoria da qual saíram tantas figuras exponenciais que engrandeceram a Comunicação cearense.

CULTURA SEM MA-MATAS – A polêmica ameaça do rebaixa-mento do Ministério da Cultura à condição de secretaria está longe de se esgotar. De nada adiantou o Governo recuar. Foi a chan-ce para a instalação de uma CPI que vai mostrar uma verdade: a Lei Rouanet, cria-da para incentivar a cultura popular, virou uma “mina” de desvios de recursos públicos para privilegiados do PT. O ministro Calero ainda tentou impedir a CPI, mas os deputados acham que ela tem muito a exibir.

VERGONHA! – O ambiente político bra-sileiro torna-se, a cada dia mais deprimente, o que deixa a população cada vez mais desen-cantada em relação aos homens e mulheres que nos governaram e governam. O bo-quirroto ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, com suas denúncias, colocou um ex-presidente nosso – José Sarney – numa situação vergonhosa (para ele e para nós), quando o MPF o trata como “capo di tutti capi”. Coisa de máfia italiana.

MÁS COMPANHIAS – A presidente afas-tada, Dilma Rousseff, não muito chagada a declarações inteligentes e oportunas, surpreendeu, ao propor a realização de novas eleições para presidente em outubro, o que ela não admitia antes de ser mandada “descan-sar”. Até aí tudo bem. Só que, em vez de apoios respeitáveis perante a sociedade brasileira, ela coleciona adesões como a da famigerada Frente Brasil Popular, ajunta-mento constituído nada menos do que pelo MST, CUT et caterva...

MARAVILHA! – A situação em que se encontra a nossa tão bagunçadA Câmara dos Deputados, é muito mais tragicômica do que jamais se poderia imaginar. Senão, veja-mos. Em 2015, a casa elegeu Eduardo Cunha, que deu no que deu. Em seu lugar, entrou um Maranhão incom-petente e tão trapalhão quanto ele. Se Mara-nhão cair, o 2º vice, Gia-cobo (PR-PR), assume. Ele é acusado de formação de quadrilha, falsidade ideológica, e até seqüestro e cárcere privado!...

É SÉRIO! – Nos últimos dias, têm sido freqüentes as advertên-cias feitas por vários deputados interioranos, conhecedores da crítica situação do estado. Conforme afirmam, torna-se necessário o Governo do Estado, sem demora, deve es-tabelecer um estado de contingência no Interior e na Grande Fortaleza. Isso, tendo em vista que, com a escassez das chuvas deste ano, a média de capacidade das nossas reservas che-gou a 12%, o que exige racionamento sem mais demora.

(REDATOR SUBSTITUTO)Renata Peixoto e Rafael Tavares

Marcelo Quindere e Luis Claudio

Luis Eduardo Moraes e Suzane Farias

Luciana e Myrna Lazar Metran com Olivia e Bruno

Robertinho Lazar com Olivia e Bruno

Wilson Loureiro, Silvana Reis, Solange Palhano, Roberto Lazar, Fafinha Pitta e Mana Luna

Eliseu Batista, Gerardo Santos, Roberto Lazar e Totonho Laprovitera

Gerviz e Domingos Aragao

Sandra e Claudio Brasil

Pedro Virato e Luis Eduardo Moraes

Olivia com o pai Roberto Lazar

Rommel e Conceicao Barbosa

Valeria Andrade, Ailza Ventura, Nilda Andrade e Francisco Ventura

Glaucia com a filha Olivia

Sâmia Lazar e Wilson Loureiro

Lia Quindere e Glaucia Andrade

Raquel Andrade Bezerra e Venusia Andrade

Andrade Mendonca, Glaucia Andrade, Dalva Arraes e Francisco Campelo

Rodrigo Maia e Glaucia Andrade

Suzane Farias, Ines e Lino Villaventura, Lila Dourado e Liege Xavier

Karisia Pontes, Valeria Andrade e Nathalia Pontes

Altemar Dutra Junior

Casamento Olivia e Bruno - Parte II

“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.7)

Page 8: Linha Azul 17/06/2016

C M Y K

A importância quem dá ao outro é você...

Se significa ou é insignificante

Autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.” (Provérbios 3:8)

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 17 de junho de 2016

Dolores Aragao

Mirian Ferrer Almada

Nany Cavalcanti

Priscila Cavalcanti

Socorro Queiroz representou Ana Paula Brandao

Mirtes Antunes

Fanda Bastos

Silvana Frota

Fátima German

Mulheres 5 EstrelasCom um sofisticado coquetel que teve como palco o Sergio Carvalho Buffet, este colunista

entregou a 4ª Edição do troféu Mulheres 5 Estrelas, para mulheres que se destacam em suas áreas de atuação. A agradável noite teve animação do Dj Fábio Maia e contou com o delicioso menu – que encantou a todos - criado especialmente para o evento, por Sérgio

Carvalho. Gostaria de agradecer ao querido Wilson Loureiro da WILPLAC pelos belos troféus. Confiram a galeria das Mulheres 5 Estrelas 2016, em fotos de Iratuã Freitas.