linha azul 20/05/2016

8
4 C M Y K Capa de O Estado de 23 de maio de 1977 “Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,”(Provérbio 3:1) PÁG. 4 JORNAL O ESTADO Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 20 de maio de 2016

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 30-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul 20/05/2016

4

C M Y K

Capa de O Estado de 23 de maio

de 1977

“Meu

filh

o, n

ão se

esq

ueça

da

min

ha le

i, m

as g

uard

e no

cora

ção

os m

eus m

anda

men

tos,”

(Pro

vérb

io 3

:1)

PÁG. 4

JORNALO ESTADO

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 20 de maio de 2016

Page 2: Linha Azul 20/05/2016

C M Y K

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 20 de maio de 2016 2

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Conversando a gente se entende

Geralmente cobramos atitudes sensatas de quem cruza nosso caminho. Muitas vezes, temos solução para tudo que acontece com o outro. E, nós, o que estamos fazendo para contribuir para um mun-do mais justo? Para o Dalai Lama é tudo muito simples: por meio do desenvolvimento de um coração afetuoso, também poderemos transformar os outros. Conforme nos tornamos mais agradá-veis seres humanos, nossos vizinhos, amigos, pais, cônjuges e filhos terão menos raiva. Eles vão se tornar mais afetuosos de coração, compassivos e harmoniosos. E desta forma todos poderão enxer-gar um mundo menos difícil ao seu redor. Mesmo um pequeno ato de compaixão dá significado e propósito para nossas vidas. Pense nisso!

Lição - O documen-tário Malala, sobre a história da paquista-nesa mais jovem a ganhar o prêmio Nobel da Paz, será exibido amanhã, sábado, na programação do Cine Colors, na sala VIP do RioMar, às 11h.

Arte - O espetáculo Disney On Ice – Mun-dos Fantásticos em Fortaleza, terá cinco apresentações no Giná-sio Paulo Sarasate, hoje, sábado e domingo.

Diversão - O Shopping Iguatemi traz a exposição interativa Binquedoteka,

com os brinquedos dos anos 70, 80 e 90, a partir de hoje, até 26 de junho.

Servir - A Cruz Vermelha Brasileira - Filial Ceará, reali-za o Curso Básico de Formação Institucional (FBI), para voluntários no próximo sábado, dia 28. Informações: 85 98891.5799.

Exposição - A galeria Contemporarte recebe, até a 7 de junho, a ex-posição “Híbridos”, com desenhos e objetos de Mário Sanders e curado-ria de Cardoso Júnior.

A aposta...Eu apostei com o Tempo.Uma aposta desigual.Garantiu que me fariaEsquecer todo o passado,– Mas, eu não quero, disse-lhe eu:Foi somente nesta faseQue eu soube o que é ser feliz;Tive encantos, tive enlevos,Quinhão de felicidadeQue a vida me ofertar quis.

Mas, ele quis apostar,Certo de sua vitória.Com certeza de ganharNa empáfia de sua glória,Disse tudo demolir,Com o seu poder fatalDe nada lhe resistir danos,Aos temporais, ao mal e à dor.Quanto mais, quanto mais,Um simples sonho de amor!

Continuei na minha trilha,Perder eu bem que queria.Recordo quando ele disse:Sei que você vai perder.Mais à frente nos veremos,Aposto ‘tu podes crer”,Qualquer dia, qualquer hora.E, este dia chegou. Depois de anos e anos,Após outros desenganosVeio cobrar seu intento,Todo garboso e contente.

Vi avidez nos seus olhos,Certeza de haver vencido,De ter ganhado a proeza.Zombando ele indagou:Qual de nós venceu aposta?Tristonha dei-lhe a resposta:Realmente meu amigo,Falei-lhe eu, com franqueza:Você constrói e destrói, pode com tudo acabar.É soberano, bem sei, mas nunca aprendeu a amar.O amor é imortal, você não mata o amor.Você perdeu, eu ganhei.Não o esqueci “podes crer”.Você apenas passou.

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior e Andy Moroe

“pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.2)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Foi o tema da festa em que se comemorou os 70 anos do empresário Beto Studart, que teve como cenário o La Maison Coliseu. O evento contou com show surpresa da Gal Costa, animação da

bandas Jazz In Bossa, do Maestro Poty e da DJ Isadora Capelo. Gil Santos decorou o local que recebeu mais de mil convidados. Coube a Celebre Eventos assinar a produção e o cerimonial.

Bernardo, Vera e Fabio Albuquerque

Sara e Edmilson Lima Mariangela e Flavio Studart Arnoldo e Claudia Studart

Joao Carlos Paes Mendonca, Beto Studart e Fernando Cirino Gurgel

Karine Studart, Beto e Ana Studart com Bia

Deda e Leticia Studart

Claudio Vale, Ana Studart, Renata e Beto Studart

Beto Studart recebe homenagem da familia

Lara, Geovana e Rebeca

Karine Studart, Gabriel e Renata Santos

Josmario Cordeiro, Patricia Studart, Beto e Ana Studart

Ana Studart homenageia Beto Studart

Deda e Beto Studart

Parabens

Page 3: Linha Azul 20/05/2016

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

20 de maio de 2016 3

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

Acesso à Justiça

O s Juizados Especiais foram criados com o principal objetivo de permitir que os cidadãos lutem pelos seus direitos e consigam de forma rápida. Acontece que a realidade é outra, as soluções dos conflitos é tão lenta

quanto a Justiça comum. Criado há 20 anos os Juizados Especiais Cíveis servem para conciliar, julgar causas que não excedam 40 salários mínimos. Foi realizada uma pesquisa pelo site Justi-ça Seja Feita, e foi constatado que 59 milhões de brasileiros já tiveram vontade de entrar com ação no Juizado Especial e não o fizeram. Razão da desistência é a lentidão. Quando são casos que envolvem direito do consumidor, recorrem ao Procon, pois a

maioria das vezes, são solucionados. De um modo geral, milhares de processos estão empilhados

nas salas de juízes, desembargadores e ministros. Faltam magis-trados para julgar, pessoal para assessorar, e o que mais prejudica o andamento das ações são a existência de inúmeros recursos que protelam cada vez mais mais o processo e torna onerosa a sua existência. Segundo relatório formulado pelo CNJ, denominado Justiça em Números, existem, hoje, em torno de 100 milhões de processos, significando quase 1 processo para 2 habitantes. Temos cerca de 17.000 magistrados espalhados por todo o País, ou seja cada juiz é responsável por quase 6 mil processos.

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” (Provérbios 3:3)

Karla Bessa participa como palestrante do CONDI-FEDE - Congresso Nacional de Fisioterapia Derma-tofuncional e Estética, que começa hoje e segue até domingo no Hotel Oásis Atlântico Imperial

Empresário Beto Studart em seu discurso, quando, ao lado do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio, inaugurou a nova Praça das Flores que agora leva o nome do seu pai Carlos Alberto Studart Gomes

Vignoli em Portugal No último dia 6, a rede de restaurantes Vignoli

abriu as portas em Lisboa. A primeira loja Vignoli no exterior será comandada pelo próprio Cláudio Vignoli. O lugar está superaconchegante e se loca-liza em frente à Praça das Flores. O cardápio traz algumas novidades, como a inclusão do consumê de polvo, pizza de queijo de cabra e aspargos, sem contar com o risoto e a pizza de bacalhau, que não poderiam faltar! Esses pratos poderão ser trazidos futuramente para o cardápio brasileiro. A 100% DESIGN mostra de design e decoração, que está em sua 6ª edição, e é organizada por Omar de Al-buquerque, foi aberta durante evento no shopping RioMar. Quem quiser conferir os 22 ambientes decorados do local terá até o dia 26 de maio, na expansão da Praça de Alimentação – Piso L 3.

Austrália: vale a pena morar Para os brasileiros que estão querendo fugir

da crise brasileira e viver em um país com alta qualidade de vida, a Austrália é um ótimo opção. Há oportunidades de emprego para imigrantes e intercambistas. O País possui o maior salário mínimo do mundo: o trabalhador ganha, em mé-dia, US$ 9,54 por hora. Por ser o principal centro econômico do país, Sydney é a cidade com um dos melhores salários da Austrália e uma alta deman-da de empregos. Os salários variam de acordo com a experiência e a carga horária de trabalho, mas, no geral, todas as áreas pagam bem. O clima é semelhante ao do Brasil. E, segundo a pesquisa realizada, em 2015, pela revista americana The Economist, Sydney está entre as 10 melhores cida-des do mundo para se viver. O estudo se baseou na qualidade de vida que a cidade oferece, analisando fatores como estabilidade, cuidados com a saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutu-ra, e transporte de altissíma qualidade.

O encontro anual que celebra o mé-todo de Pilates em todo o mundo , o Pilates Day, reuni-

rá quarenta dos mais renomados studios, neste sábado, das 16hrs as 18hrs, no Aterro da Praia de Iracema com atividades gratui-tas para a comunidade que te-nha interesse em conhecer um pouco mais sobre suas diversas abordagens e benefícios. Como melhora na postura, f lexibili-dade, tônus muscular, ganho de força e resistência, contribuindo na harmonia corporal, no equi-líbrio corpo e mente, bem como na redução de quadros doloro-sos, melhora na qualidade do sono, na coordenação motora e na consciência corporal. Se-rão oferecidas pilates para ini-ciantes, avançados, com magic circle, suspenso , Gyrokinesis, neo pilates e suppiulates. Para entender melhor os métodos e não perder esta oportunidade de conhece-los

MAGIC CIRCLE É um acessório clássico cria-

do por Joseph Pilates bastante popular e versátil. Segundo a fisioterapeuta Mirian Mota ele pode ser utilizado nos studios durante as aulas de pilates, em casa e até em ambientes ao ar livre, devido à sua praticidade e imensa diversidade de exercí-

cios que vai desde alongamen-tos até fortalecimento de todos os segmentos do corpo, poten-cializando assim, a ação do po-wer house e auxiliando também na correção postural do aluno.

PILATES AVANÇADOUtilizando-se de exercícios

clássicos e renovados o Matt pi-lates tem o objetivo de desafiar o próprio corpo, mente e espíri-to com exercícios com grau de dificuldade maior que visam o aumento do condicionamen-to físico, um trabalho comple-to focado no desenvolvimento harmônico do corpo, afirma o fisioterapeuta Bruno Medeiros.

GYROKINESISPara o fisioterapeuta Paulo

Vitor Lima o Gyrokinesis tam-bém explora bastante a f luidez de movimento; com posturas trabalhando harmoniosamente a respiração, reeducando o cor-po a ter força, f lexibilidade com agilidade e harmonia . Trabalha o corpo como um todo a partir dos sete movimentos básicos da coluna, que se expan-dem por todas

as articulações corporais. Essa metodologia equilibra o traba-lho de fortalecimento músculo--articular e alongamento através de ritmos e exercícios ondulató-rios que dão embasamento

SUP PILATESÉ uma modalidade contem-

porânea resultante da união entre o Pilates e o Stand Up Paddle. Nesta modalidade os

exercícios de Pilates Solo são executados sobre a prancha de Stand Up, explica Elayne Viei-ra, fisioterapeuta. A instabili-dade que a água promove deixa o exercício mais desafiador. O contato com a natureza é in-tenso e todos podem participar, desde que saiba nadar e não te-nha medo de água.

NEOPILATES A fisioterapeuta Emanuela

Almeida define como a união

de conceitos atu-ais, a exemplificar:

o treinamento funcio-nal, as atividades cir-censes e lúdicas, aos

princípios do método Pilates. O objetivo é potencializar os

benefícios do método e

ainda deixá-lo mais divertido e desafiador!

PILATES PARA CRIANÇASPela variedade de instrumen-

tos e técnicas, as crianças veem o Pilates como uma brincadeira. São utilizados acessórios como bolas, discos de rotação e de equilíbrio, rolos de espuma e meia-lua, aliados aos aparelhos clássicos e atividades lúdicas, além de movimentos que com-põem o universo infantil como cambalhotas, e jogos com bolas de diversos tamanhos. O fisiote-rapeuta Bruno Marques explica que o método trabalha o corpo da criança, com fortalecimento de grupos musculares impor-tantes na estrutura postural, também trabalha o equilíbrio, a consciência corporal e a mente.

Pilates Day Fortaleza

Água sagradaO ator Felipe Titto será o garoto propaganda

da marca Cobra D’água na próxima coleção Primavera-Verão 2017. “Água Sagrada” será o tema da nova coleção, que destaca esse elemen-to como tema central. Nada mais justo e verda-deiro para uma marca que carrega o elemento água em seu DNA. A campanha, produzida literalmente debaixo d’água, dá um banho de ousadia e irreverência. A produção foi realizada em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro.

NutriçãoUm dos mais conceituados profissionais espe-

cializados em nutrição do País, Daniel Coimbra é um dos principais palestrantes confirmados na XVI Jornada da Nutrição de Botucatu (Jonub). Com o tema “Estratégias para mudanças de composi-ção corporal: perda de gordura e ganho de massa muscular”, Daniel divide com os participantes as experiências pessoais e profissionais, e apresenta as estratégias de nutrição que utiliza em seu consul-tório com os pacientes. O evento acontece nos dias 19, 20 e 21 de maio, em Botucatu, São Paulo.

PrêmioCom o objetivo de promover e estimular a

arte de produzir com qualidade, o Prêmio Norte e Nordeste de Excelência Gráfica José Cândido Cordeiro está com inscrições abertas até o dia 1º de julho e, pela primeira vez, será realizado fora de Per-nambuco. O tema do prêmio este ano é “Equilíbrio permanente nas cores e nas ações”. Para marcar o lançamento desta 8ª edição, foi realizado coque-tel em Fortaleza, que contou com a presença do presidente do Sindicato da Indústrias Gráficas de Pernambuco (Sindusgraf/PE), Eduardo Mota.

Page 4: Linha Azul 20/05/2016

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 20 de maio de 20164

“Não são os homens, mas as ideias que bri-gam”. Tancredo Neves

Semana passada, escre-vi, neste mesmo espaço, o artigo “O Brasil, vice a vice”. Nele, relatei aconte-cimentos políticos, a partir da redemocratização, em 1946, e parei no começo dos anos 1980.

Um dos dois leitores que possuo pediu que o continuasse, chamando--me a atenção por não ter falado no movimento “Diretas Já”, encabeçado pelo então deputado fede-ral Dante de Oliveira, há tempos falecido.

Mesmo sendo derrota-do, o “Diretas Já” provo-cou a eleição indireta, em 15 de janeiro de 1985. Concorreram Tancredo de Almeida Neves (vice José Sarney) e Paulo Salim Ma-luf (vice Flávio Marcílio), saindo vencedor, no Co-légio Eleitoral, o primeiro, por 480 votos, contra 180 do ainda hoje deputado federal por São Paulo.

Em véspera da posse, exato no dia 14 de março de 1985, Tancredo é inter-nado no Hospital de Base de Brasília - com UTI em reforma - de onde sairiam

os primeiros relatos falsos sobre a saúde dele. O secretário de imprensa es-colhido por Tancredo, jor-nalista, ex-Globo, Antonio Britto, entoava, de forma solene, as notícias. Um detalhe na história: Britto, por conta do excesso de exposição, conseguiu, pós-morte de Tancredo, escrever um livro, ser eleito deputado federal, Ministro da Previdência Social e Governador do Rio Grande do Sul.

Ao ser internado, Tan-credo chama o seu primo Francisco Dornelles, após admitir que devesse passar por cirurgia de emergência. Só aceitaria se tivesse certeza de que a posse aconteceria. Não era diverticulite. O fato é que um leiomioma, benigno, encapsulado em seu intestino, se rompera e havia que se estancar a hemorragia e a provável infecção em curso.

Madrugada adentro, reuniram-se, entre outros, Ulysses Guimarães, Fran-cisco Dornelles, Leitão de Abreu, José Sarney e Leônidas Pires Gonçalves, para encontrar uma saída que não se afastasse muito da Constituição de 1967.

Era a constatação de que não poderia haver hiato, vazio de poder. Esse fato determinou a decisão harmonizada, não com bons vinhos, mas com múltiplos cafés e telefo-nemas, na longa noite. E assim se fez.

Tudo engendrado e calculado. Amanheceu radioso o dia 15 de março, e José Sarney, que sequer havia sido empossado como vice, assume, de for-ma interina, a Presidência da República, aceitando, por completo, os nomes do ministério que Tan-credo havia escolhido.

A morte, aos 75 anos (a mesma idade do hoje presidente interino, Mi-chel Temer), obituada no Instituto do Coração de SP, para o qual havia sido transferido de Brasília, ocorreuna noite do dia 21 de abril, data consagrada ao mineiro Joaquim José da Silva Xavier, Tiraden-tes, enforcado e esquar-tejado no Rio, por ordem do Império.

O corpo de Tancredo Neves pede sossego, mas sai, no dia 22, de São Paulo para Brasília, daí para BH e, finalmente São João Del-Rei, sua

terra natal, em comoção pátria provocada pela mídia, em especial, a te-levisão. Teorias de cons-piração e envenenamento à parte. Após a inuma-ção, volta-se à realidade. José Sarney, que sequer fora vice, pois posse não houvera, passa a ser o “primeiro presidente” da Nova República.

Dessa forma, breve, conto a história que os mais velhos e os estudio-sos já conhecem. De fato e de direito, José Sarney, que tivera bom trânsito com os militares, foi agraciado por um golpe de sorte e cumpriu todo o período.

Na verdade, Sarney nunca chegou a ser vice – não se configurara o ato jurídico perfeito – e, tampouco, candidata-se a presidente da Repúbli-ca. Deixou, como legado bom no início com os “fiscais do Sarney”, país pacificado, elei-ções livres com Collor presidente e a maior inflação da história, em ajustes do ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega. No último mês, 84%. Isto é o que sei, por ler e ouvir dizer.

Nem vice e, tampouco, candidato a presidente

“Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.” (Provérbios 3:4)

Jornal O Estado 80 anos

A edição de O Estado de 23 de maio de 1977, traz em sua manchete principal “Líder do governo pede: Cadeia para corruptos”. O deputado Aquiles Peres Mota, líder do governo na assembleia legislativa pede cadeia para os corruptos. “...a revolução parou na área municipal e não existiam prefeitos processados ou na cadeia. Ninguém pode negar que muitos foram ladrões e outros foram apenas imcompetentes. Uns deram ao povo o que a eles pertenciam e deram o que pertenciam também as municipalidades. No entanto, há os que encheram, os bolsos”.

[email protected]

Page 5: Linha Azul 20/05/2016

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

20 de maio de 2016

Parte II

Igor e Aline Queiroz Barroso

Sheila Suiane e Ricardo Dreher

Stela e Pio Rodrigues com Beto Studart

Roberto Pessoa e Iranildo Pereira

Iracema do Vale, Ana Studart e Onelia Leite de Santana

Beto recebe os cumprimentos de Eunicio Oliveira

Silvana e Adauto Bezerra

Carol e Prefeito Roberto Claudio

Beto Studart em seu discurso

Sônia Pinheiro e Camilo Santana

Alessandra e Erivaldo Arraes

Zena e Claudio Targino

Norma e Humberto Bezerra

Lourdes e Marcos Holanda

Valman e Cristina Miranda Show da Gal Costa

Lizandro, Eveline e Joao Batista Fujita

Jose Maria e Socorro Franca

Antonio dos Santos e Ana, Rita e Paulo Cruz

Mauro Filho e Mariza

Geovnana encanta a todos com sua voz

Bebe e Waldyr Diogo

Joao Rabelo e Socorro

Ricardo e Sandra Palhano

Ferrucio Feitosa, Onelia e Camilo Santana, Ana e Beto e Idemar Cito

Cecilia e Mino Castelo Branco

Oto de Sa Cavalcante

Tania Teixeira com Suyane e Claudio Dias Branco

Lucio e Beatriz Alcantara

Tania e Roberto Macedo

Morgana e Ivens Dias Branco Junior

Ricardo Cavalcante, Paulo Afonso Ferreira, Beto Studart, Roberto Claudio, Camilo Santana, Amaro Sales, Fernando Cirino Gurgel e Antonio Albano

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;” (PROVÉRBIOS CAP. 3, VERS. 5)

Page 6: Linha Azul 20/05/2016

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 20 de maio de 2016 6

Já marido e mulher, pela Lei dos Homens, quer dizer, casados perante o juiz, desde o último sába-do, Sara e Igor, filhos de Raquel e Antônio Ferreira de Magalhães Neto e de Cristiane e Marcus Borges, agendaram 28 próximo para a cerimônia religiosa e a recepção, programando, respectivamente, as Dorotéias e La Maison.

n n nGrandes marcas parceiras e o Governo do Estado,

através da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabi-lidade, marcarão presença na sexta edição da Recicla Nordeste - Feira da Indústria da Reciclagem e Trans-formação, que Sérgio Resende, diretor da Dinâmica Eventos, promoverá, nos dias 15, 16 e 17 de junho, das 14 às 21 horas, no Centro de Eventos do Ceará.

n n nDe olho na edição 23 do Fórum de Ciência

Penal, que acontecerá no Auditório da Assembléia Legislativa, entre 24 e 26 de agosto, o procurador de Justiça José Valdo Silva baixou em Brasília, ou melhor, no Superior Tribunal de Justiça, recente-mente, formulando, pessoalmente, o convite, para o evento, aos ministros daquela Corte.

n n nFormada por 76 obras de artistas brasileiros,

atuantes no País entre as décadas de 1920 e 1960, a exposição itinerante ‘’Arte Moderna na Coleção Fun-dação Edson Queiroz”, do acervo da FEQ, após passar pela Pinacoteca de São Paulo e Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, será mostrada, a partir de 23 de junho, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

Agora, vou te contar...

“reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:6)

Onélia Santana, certamente, uma das primeiras-damas mais bonitas que Ceará já teve

Sellene e Max Câmara comandam, na pauta precisa, concorrido pôr do sol com jazz do Iate

Patrícia e Paulo Régis Machado Botelho (juiz do TRT-Ceará), perfeitos anfitriões de festa junina, no dia 28 de maio, no Hotel das Falésias, em Beberibe. Entre as atrações, o cantor Beto Barbosa

A maior aventurado mundo - Parte I

Um estava na barriga da mãe, se formando e esperando a hora certa de nascer. A outra, em algum lugar do mundo, mas ali por perto, numa outra bar-riga de uma mulher que eu não conheço, também se preparava para vir à vida cá fora. Eu, de minha par-te, vivia duas expectativas: a de ser pai pela segunda vez e a de procurar uma criança para adotar e ser pai por uma terceira vez, tudo ao mesmo tempo.

Talvez isso pareça ao leitor uma coisa estranha. E realmente é. Mas é a minha história, tal qual a vivi para dar testemunho desta imensa aventura amoro-sa. Um sujeito com um filhinho de três anos, uma esposa grávida e a busca por uma adoção. Não há explicação no campo do senso comum, das coisas como geralmente são ou como deveriam idealmen-te ser. Havia apenas essa vontade – densa, forte, irriquieta – no peito do jovem casal que em segre-do conjurava contra a opressão de sempre ter que tomar decisões lógicas, prudentes e previsíveis, à luz de um mundo aborrecido e modorrento ao qual não desejavam pertencer.

E assim começou a grande aventura: uma busca por crianças disponíveis para adoção. Naquela época as coisas não eram disciplinadas como hoje. Não havia fila de adotantes em algumas cidades, nem cadastros unificados. Celular e internet eram novidades ainda em implantação e de pouca valia para fins de informações e contatos consistentes. Em pensar que isso aconteceu há apenas 15 anos! Parece que escrevo sobre a idade média. A procura era pulverizada por comarcas e abrigos.

Foi assim que, enquanto o menino crescia no conforto da barriga da mãe, acarinhado, chegou a informação sobre uma menina morena, disponível para adoção em Macaé, com uns quatro meses de vida. Preparei tudo para a viagem, combinei com meu advogado e avisei ao povo do Fórum local que estaria lá no dia seguinte para pedir a guarda da criança. Tudo certo, tudo perfeito, tudo combinado. Até um telefonema que recebi no início da noite: era um amigo do Fórum de Macaé, avisando que as pessoas que abrigaram provisoriamente a menina tinham ingressado com o pedido de adoção dela. Fiquei desapontado por uns instantes, mas pouco depois entendi que ser pai dela não era minha mis-são. Deus tinha outro plano para mim. Fui dormir em paz, sem deixar de beijar a barriga – já bem grande - com meu filhinho dentro. Era a noite do dia 24 de agosto de 1997.

O plano de Deus, que eu intuía que existia, mas não entendia, continuou naquele instante. Em algu-ma parte daquela cidade, a minha cidade, naquela mesma noite nascia uma menina mulata com olhos amendoados, deixada no Hospital por alguém não identificado. Minha sogra, que não sabia concre-tamente do meu plano ambicioso de paternidade múltipla – mas desconfiava de alguma coisa – ficou sabendo que o neném nascido em Valença fora deixada no Hospital e, chegando à minha casa na hora do café da manhã do dia seguinte, deu com língua nos dentes, sem saber que havia sido escolhi-da como anjo anunciador.

Peguei o jipe branco e me meti na estrada de terra. Havia um encontro marcado para mim com uma pessoa que me pertencia – e eu a ela – sendo imperioso que eu a encontrasse e a trouxesse para minha vida definitivamente. Com a desenvoltura de um cavalheiro medieval fora de época mer-gulhei neste sonho, desperto, vivo, inteiro. Como não havia fila de espera, nem notícia da família biológica da criança, meu pedido de guarda para fins de adoção, batido à máquina de escrever nas dependências da OAB por minha esposa advoga-da, foi acolhido pelo Juiz da Comarca. Fui então ao encontro da médica pediatra que recebera a criança em seu plantão, para obter sua alta e rece-ber informações sobre os cuidados que teria que ter com o neném. Encontrei uma mulher incrível, competente e amorosa, inspirada pelo seu próprio nome, Maria da Glória, que me recebeu carinhosa-mente, prescrevendo remédios, incentivando meus passos com seu sincero sorriso. Estava eu pronto para o grande encontro.

Veja querido leitor a cena com os olhos de seu próprio coração: um casal jovem, a mulher grávida de oito meses com um tremendo barri-gão. Adentram ao hospital e logo são levados ao berçário, donde se defrontam com alguns bebês em incubadoras, todos prematuros, alguns com soro. Cheguei a pensar que a minha filha estava por ali. Mas eis que me surge a enfermeira, vindo do interior do berçário, com um neném enroladi-nho num pano com estampas de bichinhos, com tamanho próprio das crianças nascidas no tempo certo. Era um charutinho enroladinho com gente dentro. Uma mulatinha com olhos amendoados que veio para o meu colo, recostou-se no meu peito palpitante e desde aquele dia ali ficou. Não há idioma com palavras suficientes para descrever o que se sente quando se tem a coragem de viver grandes amores, de seguir o destino com seu quebra-cabeça intrigante. A cada vez que volto a esta história encontro uma forma de expressão diferente do mesmo vulcão de energia que explo-diu naquele momento e me transformou em outra pessoa. Ela tinha o DNA da minha alma.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Giro Social01 - Quem atingirá 80,

quando outubro chegar, é Eudoro Santana, que, entre outras coisas, já foi secretário e deputado estadual, a exemplo do filho, Camilo, hoje governador.

02 - E por falar em governador, Gonzaga Mota, que foi, vai transformar seu antigo escritório político, da Nunes Valente, na Livraria dos Escritores do Ceará, com inauguração já programada para o final deste mês.

03 - Tendo como cenário o Fashion Gourmet, Meire Torquato e Eduardo Porto oficializam sua união, hoje, durante cerimônia e recepção.

04 - A propósito de nupcial, o de Philippa Usher e David Erel acontecerá em outubro, em cerimônia restrita, no endereço praiano dos pais dele, Sophia e Haim, ou seja nas Flecheiras.

05 - Patrícia e Paulo Régis mantêm a tradição, recebendo para seu anual arraial, desta vez, no Falésias, dia 28 vindouro

06 - Criador do grupo de artistas Fratura Exposta,

de grande sucesso nas artes plásticas cearenses, na década 80, Mário Sanders continua com a mostra ‘’Híbrido” até sete de junho, na ContemporArte.

07 - Ex-provedor da Santa Casa e ex-comandante da Polícia paulista, general Torres de Melo, hoje noventão, entrando na reta final do seu livro ‘’Legado”.

08 - Aberta ontem, a Edição Aquarela do Bazar La Boutique fecha amanhã, no Centro de Eventos do Ceará.

09 - Com Magno Câmara na presidência, vem de ser eleita a nova diretoria para comandar, até maio de 2017, o Museu do Automóvel.

10 - Andréa e Bernardo Maia, em giro pelo Velho Mundo, incluindo, no roteiro, Paris, Amsterdã e Bruxelas.

11 - Próxima segunda, na sede III da Secretaria da Fazenda, o IV Panorama Fiscal, com o tema ‘’Abordagem sobre o 1° Bimestre de 2016 e o Balanço Geral do Estado de 2015”.

De cátedra

Terá valido

Bamba no assunto, Ana Tex baixa, pela primeira vez, em Fortaleza, para proferir, no Shopping RioMar, das oito ao meio-dia do próximo dia 28, a palestra ‘’Como alavancar negócios com o poder do marketing digital”, mostrando a importância das novas mídias digitais, que, certamente, despertará a atenção de empresários dos mais diversos setores, além de estudantes e dos que pretendem melhorar seus negócios.

Pode até ser que ele nem saia de Las Vegas, em novembro, com o Grammy Latino abiscoitado, todavia, o pianista, compositor e arranjador Ricardo Bacelar, só em concorrer, ao disputado prêmio, com o seu CD e DVD Concerto para Moviola (gravados ao vivo), certamente, já terá muito o que comemorar, afinal, não é para qualquer um, a honraria de participar do tão disputado pergaminho, cuja edição, este ano, é a de número 17.

Page 7: Linha Azul 20/05/2016

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 20 de maio de 2016

Pleito sem “farra” Os estragos provocados pelos dois governos do PT

à economia nacional, se males incalculáveis fizeram à sociedade brasileira, apresentam pelo menos uma van-tagem: a redução dos espaços de ação para os profissio-nais da política. Essas limitações começam pela “cisma” dos grandes financiadores de campanhas, que têm dois grandes motivos para recuar das parcerias com políticos venais e fraudadores: primeiro: a proibição de doações pelas empresas; segundo a falta de dinheiro, da qual até mesmo muitos ricos não escapam.

Dito isto, pode-se afirmar que, além de campanhas franciscanas, os políticos do interior terão que trabalhar na certeza de que estão sendo minuciosamente moni-torados pelo Ministério Público Estadual, Ministério Público Eleitoral, TRE, TCM, TCE e Polícia Federal. Diante dessa nova realidade vivenciada pelas lideranças partidárias e pelos atuais prefeitos, a sociedade espera que, finalmente, estejamos testemunhando o fim das vergonhosas “farras eleitorais”, que enriquecem corrup-tos e empobrecem as cidades.

Uma vez moralizado o processo eleitoral, os vícios que emporcalham a nossa política, já se pode pensar em outras “farras” a serem escoimadas das adminis-trações municipais, entre elas, as ações fraudulentas envolvendo prefeitos, vereadores, servidores munici-pais e outros. Segundo o presidente do TCM, Francis-co Aguiar, aquela entidade, mais do que nunca, está aparelhada para impedir a corrupção nos municípios. Mas, para ele, será fundamental que a sociedade, sem temor ajude a desmascarar os fraudadores.

PECNORDESTE – Está pronta a progra-mação da Feira Agro-pecuária do Nordeste – PECNORDESTE, que chaga à sua 20ª edição, constituindo--se o maior evento agropecuário do Norte e Nordeste. Coordenada pelo engenheiro agrônomo Paulo Hélder Braga, a grande Feira, que atrai participantes de todo o país, acon-tecerá entre os dias 21 e 23 de junho, quando serão ofere-cidos cursos técnicos e seminários sobre várias atividades.

Desconfiança – Em Brasília, é sabido que o senador Ronaldo Caiado (DEM), vai comandar, pessoal-mente, a fiscalização nos palácios Alvora-da e do Planalto, sen-do que entre outros motivos, desconfia de que poderá ser detectado o sumiço de bens ali exis-tentes, depois que a presidente Dilma deixou o poder. Isso, porque ao final de outros governos, “rapinagens” dessa natureza já ocorre-ram, com a perda, inclusive de valiosas obras de arte.

Bispo auxiliar – Em consequência do crescimento da Diocese do Crato, no Cariri cearense, o papa Francisco acaba de nomear para a po-sição de bispo auxi-liar o padre Expedito de Oliveira, tendo em vista a aposenta-doria do bispo dom Fernando Panico, que já se aproxima. Nesses casos, quan-do o titular deixa a Diocese, assume o auxiliar, na condição de Vigário Capitular, até que a Santa Sé nomeie o novo pastor diocesano.

Democracia – Não é novidade para nin-guém o alto nível da democracia praticada nos Estados Unidos da América, onde sem nenhum precon-ceito, negros ascen-dem à Corte Suprema e, como no caso de Obama, a presidência da Nação. Agora, para escândalo dos falsos moralistas, o general Eric Fle-ming, homossexual assumido, acaba de ser nomeado para a coordenadoria de manobras das tropas terrestres do Exército daquele país.

Madalena – Chegou a surpreender grande parte dos brasileiros que acompanham o “rolo” da política nacional a atitude do comando nacional do PT, que decidiu fazer um aberto “mea culpa” pelos des-mandos que levaram o país ao fundo do poço. Entre os “pe-cados” confessados, a “galera” da “estrela solitária” destaca as parcerias com em-presários desonestos, imitando de partidos tradicionais. Deviam ter feito isso antes de eleger Dilma...

Desencontros – Se nada mudar, a depu-tada Augusta de Brito (PCdoB), presidente da Frente Parlamen-tar pela instalação do campus da Uni-versidade Federal na Ibiapaba vai ter que suar frio para impedir a perda desse grande benefício para a linda região. Isso, por con-ta da “briga de foice” entre prefeitos e seus orientadores, que não abrem mão da loca-lização da Reitoria em seus municípios, esquecendo-se até de lutar pelos cursos.

(REDATOR SUBSTITUTO)

“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.7)

Marina e Adriano Marques com Estela

Graca e Roberto Sergio Ferreira

Alexandre Pereira e Isabel

Cid Marcone e Joyce com Ana Luiza e Regis Dias

Renata Paula e Washigton Bezerra

Carlos Prado

Roberta e Ricardo Ary

Ana e Beto Studart com as netas Duda e Claudinha

Mana e Manoel Holanda

Monique e Ernani Barreira

Bel e Osler Machado

Regina e Claudio Nelson Brandao

Rose e Eliseu Batista

Marcus Silveira e Tania Macedo

Regina e Eduardo Fiuza

Bill Farias e Renato Bonfim

Pretinha e Clovis Rolim Junior

Moelma Costa e Lafaiete Filho

Vanessa e Ricardo Pereira

Ricardo Parente e Valdete

Parte III

Page 8: Linha Azul 20/05/2016

C M Y K

Os 25 anos do Es-tatuto da Criança e do Adolescente serão comemorados, hoje, em Fortaleza, com a reali-zação do Seminário Es-tadual 25 anos do ECA: Conquista e Desafios.

n n nO evento organizado

pela Fundação Apolô-nio Salles de Desenvol-vimento Educacional, com apoio da Petrobras e do Governo Federal, ocorre na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, das 14 às 18 horas.

Os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

A importância quem dá ao outro é você...

Se significa ou é insignificante

Autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.” (Provérbios 3:8)

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 20 de maio de 2016

CoquetelAconteceu na Galeria Benficart, o coquetel de abertura da exposição

“Os 8 de Maio”, que homenageia o Dia do Artista Plástico.

Recordando a Noite dos Destaques que vem aí, vemos nossa madrinha Eridan Mendonça, Tânzia Wichmann, Fernanda Aguiar e Maria Holanda

Amontada está em festa: hoje, seu ex-prefeito Edvaldo Assis, comemora seus 50 anos. Na foto, com o futuro prefeito e seu aliado político, Valdir Herbster

Helio Rola e Andre Rola

Campelo Costa e Alja Maria

Expedito Lima, Joao Soares Neto, Helio Rola, Descartes Gadelha, Francisco Almeida, Marcir-lene Pinheiro e Joao Jorge Melo

Marcirlene Pinheiro, Eugenia Linhares, Francisca Almeida e Aurelia Aurelio

Marcirlene Pinheiro, Joao Jorge Melo e Joao Soares Neto

Joao Soares Neto, Fernando França e Kalu Chaves

Descartes Gadelha em seu discurso

n n nNa oportunidade,

será lançado o livro “25 Anos do Estatuto da Criança e do Ado-lescente: Conquista e Desafios”.

n n nNum buffet da moda,

Fernanda e Rodrigo Guilhon festejaram com a lista e os mais chegados os 8 anos da herdeira Lais Martins Guilhon.

n n nSociedade ainda de

luto com o falecimen-to da querida Regina

Marshall.n n n

Curtindo temporada no Rio de Janeiro, as simpáticas Madalena Rêgo e Sônia Machado.

n n nMárcia Jereissati e

Ana Juaçaba foram vistas no aniversário de uma amiga.

n n nVistos na hora do

jantar no L’Ô, Gil Bezer-ra de Menezes e Tereza Maslowa com Regina e Luiz Marques.

n n nO renomado psiquia-

tra Bob Salles participa, em Atlanta, de um con-gresso da sua área.

n n nParabéns, hoje, para

Alexandre Holanda e Zuleika Gadelha. Ama-nhã, ganham parabéns Enoe Carneiro, jorna-lista Fábio Campos, Francisco Maia Jr., Lilia Carneiro, Roberto Pes-soa, Rui Castelo Branco e Sérgio Juaçaba.

n n nNo domingo é o dia

de parabenizar An-dré Liebman, Antônio Carlos Albuquerque, Elizabeth Rodrigues e José Hissa.

n n nDomingo, Clébia e

José Cunha de Lima levam a família para almoço no restô do Marina Park.

n n nNos dias 21 e 22 de

maio, no Parque do Cocó, acontecerá o Ecléticos Livre Festival, que disponibilizará para o público de duas rotas de ônibus com acesso totalmente gratuito.

n n nOs maiores nomes

da Estética e Dermato Funcional se reunirão, hoje, amanhã e domin-go durante o CON-DIFEDE - Congresso Nacional de Fisiotera-pia Dermatofuncional e Estética, que acon-tece no Hotal Oásis Atlântico Imperial. “Esse evento que, pelo sucesso da primeira edição, consolidou-se no coração e no calen-dário dos eventos de ponta brasileiros, será novamente organizado na belíssima cidade de Fortaleza”, afirma a presidente do congres-so Carla Godinho.