linha azul 08/04/2016

8
4 C M Y K Capa de O Estado de 8 de abril de 1958 “Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,”(Provérbio 3:1) PÁG. 4 JORNAL O ESTADO Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 8 de abril de 2016

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 27-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul 08/04/2016

4

C M Y K

Capa de O Estado de

8 de abril de 1958

“Meu

filh

o, n

ão se

esq

ueça

da

min

ha le

i, m

as g

uard

e no

cora

ção

os m

eus m

anda

men

tos,”

(Pro

vérb

io 3

:1)

PÁG. 4

JORNALO ESTADO

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 8 de abril de 2016

Page 2: Linha Azul 08/04/2016

C M Y K

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 8 de abril de 2016 2

Linda Nunes, Gil Silva e Regina Jereissati

Roberta Fontelles Philomeno, Luciano Rocha e Roberto Martins

Bruno Albuquerque e Diego Benevides

Rafael Veloso e Danilo Polary

Manuela Matos e Mônica Ortiz

Alan Kardec representou o prefeito de Maracanau e Marcio Eli

Joao Redkan e Dadinha Saturnino

Walber Alencar, Wanduy Braga, Daniele Rangel Braga e Alexandre Almeida

Oseias Alves, Debora Mesquita, Renato Neves e Anthony Nilton

Guido Alencar e Sidney Poidryhula

Simara Figueiredo, Alan Kardec, Oswaldo Scaliotti, Artur Filho, Paulo Pinheiro e Verônica Rodrigues

Rejane Noronha, Denny Feitosa e Patricia Porto

Priscila Cavalcanti, Helena Demes e Socorro Trindade

Karina e Mauricio Sampaio

Excelsa e Artur Costa Lima com o aniversariante

Suely Gaspar, Stelinha Frota Salles e Kedma Marino

Flavio e Jeissler Melo, Luciano Rocha e Regiane Goncalves e Sergio Carvalho

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Conversando a gente se entende

Outro dia uma amiga falava sobre o cuidado que devemos ter ao opinar sobre qualquer as-sunto. É preciso, dizia ela, ser cauteloso com as palavras, pois uma vez ditas elas se eternizam. Tem até um provérbio que diz assim: nunca prometa algo quando estiver muito alegre, tris-te ou com raiva. Nessas três situações podemos nos equivocar e depois surgem as cobranças e o arrependimento. O calor da emoção deve ser vivido em silêncio. Embora seja sinônimo de maturidade é um exercício que pode sim co-meçar cedo. Lá na frente, vamos entender a im-portância de respirar fundo, contar até dez ou mais, para verbalizar nosso pensamento sobre qualquer situação. É desta forma que colhemos bons frutos e evitamos conflitos desnecessários. Pense nisso!

Inovação. O Startup Weekend Fashion Tech, evento de criação no mundo da beleza, acontecerá nos dias 8, 9 e 10 deste mês, no Espaço FB Ideias. Fortaleza é a primeira capital do Nordeste a receber o evento.

Chance. A Ambev abriu inscrições para o programa Trainee Industrial 2016. Infor-mações no site www.queroserambev.com.br até o dia 08 de maio. O salário será de R$ 5.500.

Aprender. A figuri-nista Raquel Theo vai ministrar oficina nas áreas de tingimento, texturização, envelhe-

cimento e decupagem, na Caixa Cultural, de 3 a 6 de maio, as inscrições gratuitas podem ser feitas até 14 deste mês.

Agenda. Com o show “Samba da Maria” a cantora Maria Rita apresenta novo trabalho dia 10, domingo, no Teatro RioMar Fortaleza. A realização é da Opus Promoções e da Bran-co Eventos.

Êxito. O Syntagma, um dos mais impor-tantes grupos de mú-sica instrumental do Brasil, e o mais antigo em atividade no Ceará, faz apresentação, hoje, em Juazeiro do Norte.

Tradição...Assistindo a um belo filme chinês, fiquei

encantada o quanto aquele povo cultua o tradicio-nalismo. Um casal de jovens preparando-se para casar, porém a preocupação maior era comprar uma casa que pudesse levar os pais para morarem com eles e receberem o devido conforto familiar, pois, na China, eles não colocam os pais em asilos. Eles continuam partilhando e orientando a família quando necessário. Eu, que amo tudo que envolve tradição me encanta e me sensibiliza esta continui-dade de afeto em família.

Às vezes, fico indagando-me o porquê de nós brasileiros termos uma miscigenação eivada de tra-dições, pois o europeu a cultua, o negro também, o índio até mata por ela, porque nós somos tão des-prendidos de nossa história? Nossa tradição duela com o progresso, se o poder econômico estiver em jogo, a tradição vai para o brejo.

Lembro-me que quando mamãe ia visitar nossos familiares ou amigos, havia sempre aquelas fotos grandes nas paredes. Depois foram substi-tuindo por portas retratos e agora já nem querem mais usa-los. Estão saindo da moda. A mim, não importa que saiam ou não da moda; as fotos das pessoas queridas continuarão sempre onde estão, elas representam minha estrada, minha história de vida, meus pedaços de sonhos, poda-los para quê? Se dentro da alma tudo continua intacto respei-tando minha tradição e consequentemente meus olhos visualizando o que amo.

Tradição é sinônimo de nobreza, de elegância e eternidade. A tradição nos permite manter um elo eterno com o passado nos mostrando a per-petuação do antigo por meio da mão do jovem não deixando extinguir uma bela história que deve ser preservada!

Felizmente a religião ainda caminha com a tradição!

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior, Vladimir Pezzole e Kelton Vasconcelos

“pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.2)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS IRATUÃ FREITAS

FOTOS DIVULGAÇÃO

Inauguração

Una noche caliente

O Centerplex Cinemas do North Shopping Maracanaú reabriu durante coquetel para convidados, onde aconteceu exibição da pré-estreia do filme de animação Kung Fu Panda 3.

Esteve presente ao evento, Márcio Eli, atual diretor da rede de cinemas.

Foi o tema da festa de aniversário do blogueiro Luciano Rocha, que aconteceu no Muda Bar e Restô.

Page 3: Linha Azul 08/04/2016

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

8 de abril de 2016 3

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

Felicidade

T odos nós estamos sempre correndo atrás da felici-dade, ela pode vir através de um amor novo, de um emprego, o nascimento de filhos, netos, realização de um sonho, encontro com amigos e familiares. É tudo

aquilo que lhe dá prazer e lhe deixa leve. Doar um pouco de si para outras pessoas com a sua presença, fazendo um carinho, escutando, dando uma palavra de apoio, ajudando financeira-mente quem está necessitando, também traz felicidade.

Problemas, dificuldades todos nós temos, mas o importante é não alimentar tristeza, devemos ser otimistas e afastar de nós

as pessoas pesadas e que nos fazem mal. O momento no Brasil é difícil, todos os segmentos de

nossa sociedade estão enfrentando esta crise. Tudo leva a acreditar que o ano de 2016 vai ser pior ainda do que o de 2015, mas não podemos nos desesperar. Temos que ter cau-tela, equilíbrio, para não tomarmos decisões erradas. Muitos estão com os ânimos acirrados e por muito pouco saem agredindo quem surge pela frente. A hora é de ter fé, de levantar o espírito e acreditar que as dificuldades irão passar e o Brasil encontrará logo, logo, seu rumo.

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” (Provérbios 3:3)

O erotismo é o tema da mostra de abril do Cineclu-be 24 Quadros, no auditório da Vila das Artes

Perda de peso Benefícios do mel com canela. Todos os dias,

de estômago vazio e meia hora antes do café-da--manhã, beba uma xícara de água quente com mel e canela. O uso regular deste chá auxilia na perda de peso, mesmo para quem está muito obeso. Além disso está bebida não permite que a gordura seja absorvida pelo corpo mesmo se você ingerir alimentos muitos calóricos.

Ressocialização de presosA Federação das Indústrias do Estado do Ceará

(FIEC) e o Governo do Estado do Ceará assinaram hoje, em solenidade no Palácio Abolição, um termo de parceria entre as instituições para ressocialização de egressos do sistema prisional por meio da quali-ficação profissional voltada para Indústria. O acor-do será firmado na prática com a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso - CISPE, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará. O Senai Ceará será o executor do programa pela Fiec. Serão abertas turmas com 100 vagas no total, na modali-dade presencial, em cursos nas áreas de Construção Civil, Tecnologia da Informação ou Vestuário. A iniciativa faz parte do movimento Ceará Pacífico e terá a duração de um ano.

Circulando na internetUm cearense que foi tentar a vida nos EUA

escreveu para a sua mulher, que ficou no interior do Ceará:

“Querida Maria Severina, eu não posso enviar--lhe parte do meu salário este mês porque a crise de mercado mundial tem afetado o desempenho da empresa em que trabalho, por isso estou te enviando 100 beijos.

Você é minha querida, por favor entenda. Seu marido amoroso,

Zé Ribamar Sua esposa respondeu: “Meu amado Zé, obrigada pelos 100 beijos!

Abaixo está a lista de despesas que paguei com eles:

1. Cícero, o homem que traz o leite, aceitou 2 beijos para me fornecer o leite durante um mês.

2. O homem da empresa de energia, Bráulio Raimundo, aceitou não desligar a luz por 7 beijos.

3. Nosso senhorio, Chico Pé de Mesa, vem todos os dias para levar 2 ou 3 beijos em vez do aluguel mensal.

4. O proprietário da vendinha, o Oswaldão Bengala, não aceitou somente beijos, então eu dei-lhe outras coisas também, espero que você entenda...

5. Despesas diversas: 40 beijos.Por favor, não se preocupe comigo, eu ainda

tenho um saldo positivo de 35 beijos e espero que eu possa sobreviver o mês com esse balanço.

Devo fazer a mesma programação para o pró-ximo mês?...”

Seu doce amor, Maria Severina.

Troca de cargosÉ realmente absurdo o que está se passando em

Brasília, Lula mesmo não sendo ministro oferece os cargos comissionados que eram ocupados pelos peemedebistas em troca de apoio para que Dilma permaneça no governo. Acontece que a descon-fiança é grande. Partido que fechar acordo contra o impeachment obtêm a promessa de um ministério e só será nomeado o felizardo depois da votação. A presidente para evitar traições determinou o acerto dos novos postos que irão ocupar no governo os integrantes dos partidos do PP, PR e o PSD. Os cargos de 2º e 3º escalões já estão sendo ocu-pados. Semelhança grande com a compra de votos no interior, o eleitor recebe metade do dinheiro e depois da apuração o restante.

Saída do PMDBPara o ministro-chefe do gabinete da presidên-

cia, Jaques Wagner, a iniciativa do PMDB de deixar o governo foi frustrada, “porque achavam que iam puxar o desembarque dos outros partidos”. Wagner justifica o balcão de negociação de cargos justo, porque aqueles que se mantiverem no governo, de-vem ampliar participação na gestão que acreditam.

SegurançaO aplicativo WhatsApp anunciou que as men-

sagens de seus usuários passaram a ser criptogra-fadas. Isso se refere às mensagens de texto, fotos e vídeos. Na prática, o novo recurso de segurança impossibilita o acesso a quaisquer conversas entre os usuários, pois as mensagens chegam embara-lhadas e, mesmo no caso que haja ações judiciais, o acesso será restrito apenas entre o remetente e o destinatário. Ao todo, o aplicativo, hoje, já é usado por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

Jornalista, em sua profissão você pode destruir a vida de uma pessoa, escute os dois lados antes de escrever sua matéria

Page 4: Linha Azul 08/04/2016

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 8 de abril de 20164

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretu-do, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”. Jornalista Cláudio Abra-mo (1923-1987)

Caldas Aulete, o dicio-narista, morreu em 1878, mas o seu léxico continua vivo, através do Conselho Editorial dos Dicioná-rios Caldas Aulete. A edição que consulto é a de 2004. Jornalismo é a “atividade profissional de levantamento, apuração e transmissão de notícias e comentários através de diversos meios de comu-nicação”.

Hoje, 7 de abril de 2016, é o Dia do Jornalis-ta. Ele faz muito mais que levantamentos, apurar fatos e transmitir notícias e comentários para os múltiplos meios de comu-nicação que proliferaram com o avanço tecnológi-co, especialmente a Web ou Internet. Ele integra jornais, revistas, emisso-

ras de rádio e de televisão, blogs, site e tudo o mais cabível nestes tempos de hoje.

Este jornal “O Esta-do”, fundado em 24 de setembro de 1936, por José Martins Rodrigues, é dirigido hoje por Ricardo Augusto Palhano Xavier, sucessor de Wenelouis Xavier Pereira, seu pai. Entretanto, Ricardo não o faz sozinho. Além de sua mãe, Wanda Palhano, Soraya Palhano, diretora financeira, Solange Palha-no, diretora institucional, e Rebeca Férrer Xavier Guimarães de Andrade, cuida do marketing.

Afora os citados acima há o editor geral, Carlos Alberto Alencar, e a sua equipe de repórteres setoriais, articulistas, colunistas, fotógrafos, técnicos em informática e o pessoal da distribui-ção. Saibam todos que o jornal O Estado, além de um blog, possui um canal de televisão que pode ser sintonizado no You Tube.

Correndo o risco de esquecer algumas pesso-as, a quem, desde já, peço desculpas, cito: Macário Batista, Fernando Maia, Rubens Frota, Solange Palhano, Luiz Carlos Martins, Flávio Tor-res, Fernando Calmon, Antônio Viana, Marcos Saraiva, Lauriberto Braga, Iratuã Freitas, Daniel Negreiros, José Nilton Jr, Carlos Chagas e Cláudio Humberto.

O jornalismo cearense tem a sua gênese nas ati-tudes libertárias do Padre Mororó que, em 1823, ousou enfrentar o Impé-rio e foi um dos integran-tes da Confederação do Equador. Como resulta-do, foi condenado à forca. Entretanto, ninguém aceitou ser o algoz de tão distinta figura. Mudou-se a pena para fuzilamento e alguns bacamartes o mataram no atual Passeio Público, com justa razão denominada de Praça dos Mártires.

Este aligeirado artigo

não pode deixar de citar os nomes dos pilares: João Brígido, Demócrito Rocha, Jáder de Carvalho, Paulo Sarasate, Creuza Rocha, Albaniza Sarasate, Perboyre e Silva, Edson Queiroz e Demócrito Dummar.

Qualquer lista é sempre incompleta, mas não há como deixar de referir poucos dos muitos que já se foram, tais como Blanchard Girão, Dedé de Castro, Dorian Sampaio, Geraldo Nobre, J.C. Alencar Araripe, José Raymundo Costa, Ivonete Maia, Lustosa da Costa e Edilmar Norões.

Por fim, na sua tenaci-dade octogenária, Adísia Sá, referência do passado e do presente, presiden-te que é da Associação Cearense de Imprensa. Destaco, por sua luta clas-sista, Samira Castro, atual presidente do Sindicato dos Jornalistas Profis-sionais no Estado do Ceará. A todos, os nossos parabéns.

Dia do Jornalista

“Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.” (Provérbios 3:4)

Jornal O Estado 80 anos

Há exatos 58 anos, a matéria principal da capa de O Estado, do dia 08 de abril, de 1958, tratava da ida de deputados cearenses à capital federal - Rio de Janeiro, para pedir ajuda ao presidente da República, na tentativa de amenizar os transtornos e sofrimentos causados pela seca. Essa decisão foi tomada, durante sessão que atendeu ao requerimento do deputado Pontes Neto. Na capa também encontramos notícia e fotos sobre o encerramento da “Quinzena dos Barnabés”, organizada pelos servidores civis da união. Também vemos, foto de “um montão de lixo”, que estava localizado na Travessa Baturité, registrando assim problemas que até hoje os fortalezenses passam.

[email protected]

Page 5: Linha Azul 08/04/2016

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

8 de abril de 2016

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;” (PROVÉRBIOS CAP. 3, VERS. 5)

Mulheres de DestaqueAconteceu na Sala Tony Cals do Colégio da Imaculada Conceição, a outorga da Medalha Mulheres de

Destaque, em reconhecimento a ex-alunas que destacam na sociedade por suas atividades profissionais. A comenda é conferida pela AECIC (Associação das ex-alunas do Colégio da Imaculada Conceição).

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Deise Castro, Elcy Castro e Eunice Miranda

Margarida Borges de Carvalho e Clara Sales

Mariana Cavalcante, Silvia Pires Vieira e Sara Cavalcante

Maria do Carmo e Cira Matos Brito

Simone Cabral, Emilia Porto e Emilse Barros de Oliveira

As filhas de Ruth Cavalcante Mariana e Sara representam a mae e recebem a medalha

Ligia Pessoa de Andrade entrega medalha para Tida Philomeno Leal que foi representada pela filha Paula

Irma Cordelia recebe de Ana Sampaio homenagem

Homenageadas: Yara Magalhaes, Maria Teresa, representando Consuelo Dias Branco, Margarida Borges de Carvalho, Mariana e Sara, representando sua mae Ruth Cavalcante e Paula Philomeno Leal, representando sua mae Tida Philomeno Leal

Margarida Teles e Constanca Tavora

Beatriz Philomeno Gomes e Marilena Campos

Paula, Beatriz e Julinha Philomeno

Cira Matos Brito, Yara Magalhaes, Suely Belem e Ines Barros

Edenia Brandao, Julinha Gurjao, Cassandra Arruda e Marilena Campos

Ana Sampaio, Margarida Borges de Carvalho e Mônica Arruda

Yara Magalhaes recebe a medalha de Ligia Pessoa de Andrade

Celuta Pinheiro entrega homenagem para irma Maria Nilce

Dona Beatriz Philomeno Gomes e Irma Cordelia

Anete Pereira Clara Masih

Albanisa Gondim, Irma Maria Nilce e Ana Lucia Gondim

Leda Pinheiro e Mirian Ferrer Almada

Ana Teixeira, Ana Sampaio e Celuta Pinheiro

Suely Belem, Constanca Tavora e Edir Correia

Maria Tereza, representando Consuelo Dias Branco, recebe a Medalha de Ligia Pessoa de Andrade

Homenageada Margarida Borges de Carvalho recebe de Ligia Pessoa de Andrade a Medalha Mulheres de Destaque

Aniversariantes do mes de marco

Page 6: Linha Azul 08/04/2016

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 8 de abril de 2016 6

Dois afinadíssimos pianos programados para este março, no Theatro José de Alencar, Domin-go, às 17h, concerto de Felipe Adjafre, que tem CD’s gravados com belos hits, e fechando o mês, dia 30 será a vez de Nuriey Costa, excelente ‘’cria” do Conservatório de Música, Alberto Nepomuceno, dedilhar com maestria.

n n nAté roupa nova o advogado

Nilo Tabosa pôs, ferrando terno novo, no Domenico, para posar de ‘’primeiro-damo”, na recepção a convidados no navio-escola espanhol Juan Sebas-tián, co-an-fitrionando a cônsul honorária da Espanha no Ceará, Verônica Barbazan.

Agora, vou te contar...

“reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:6)

Ladeado por José Telles e mulher Natércia, secretário estadual Artur Bruno, que autografa, no Ideal, terça, em segunda edição, ‘’Fortaleza - Uma Breve História”, em parceria com Airton Farias

Paulo Cruz e mulher Rita, que hoje muda de idade

Com Udirlei Lima e Nilo Tabosa, elegância a bordo

Jorge Damasceno e a Dama do Bem, Rossana Kopf, fazem palestras nas escolas particulares, sobre o projeto do jornal O Estado, “Amor à Vida, Crack Não”

Sérgio Leite, presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém, entre o juiz do TRT-CE, Carlos Alberto Rebonatto e o desembargador do TRT-CE, Francisco José Gomes, quando da visita ao complexo siderúrgico do Pecém

Giro Social

Em primeiríssimo lugar, obrigado!

Enlaces

Peregrinação

Atingindo um século, quando maio chegar, Nellie Weyne ganhará festejos articulados pelos filhos.

Por motivos alheios à sua vontade, Albina e Pauloroberto Pinto adiaram tour europeu (mais um) que fariam, embarcando no MSC, domingo próximo, em Salvador.

Futura engenheira ambiental, Nayara Sousa tem circulado com evidente desenvoltura nos acontecimentos sociais.

Tocado pelo médico Edmar Maciel Júnior, o Instituto de Apoio aos Queimados ganha-rá merecido reconhecimento da Assembléia Legislativa, em homenagem programada para dia 20 deste mês.

Advogado tributarista de altíssima cotação, Hugo Machado, com mulher Maria José, recebe, próxima sexta, comemorando o aniversário do neto, também Hugo, que mora em Montreal.

Na quinta 14, no Pipo Restaurante, mais uma edição do “Mulheres em Pauta - Beach and City”, com Inara Almeida à frente.

Ideal Clube programando, para sete de maio, três feras, nada menos que Toquinho, Ivan Lins e MPB 4.

Seguindo para marcar presença na Feira Design de Milão, que acontece de 11 a 17 deste mês, arquiteto Rodrigo Maia incluiu, no roteiro, Budapeste.

Continua até 30 próximo, promovida pelo Sesc, a edição 19 do festival Palco Giratório 2016, homenageando a atriz Maria Alice Vergueiro, que, embora consagrada, participou de uma única novela global, Sassaricando.

Cirurgião plástico e artista plástico por hobby, Isaac Furtado, a convite da Academia de Letras e Artes do Nordeste, irá ao Ideal, quarta vindoura, falar sobre História da Beleza.

Escritora cearense Fátima Teles autografa hoje (18h30min), no Dragão do Mar, ‘’Alumbramento”, enfocando os encantos de Belém, quer dizer, natureza, ritos, costumes e cultura nortistas.

Serginho Ferreira anda feliz da vida. Acaba de assumir a vice-presidência social do Náutico Atlético Cearense.

Quero agradecer a Deus as dádivas derra-madas em minha vida. Quero começar pelas pessoas que Ele me confiou, vindo às vezes pela via tradicional, outras vezes através de atalhos instigantes. Cinco pessoas para eu cuidar. Recebi como prêmio a pluralidade, a possibilidade de amar cada um do seu jeito. Descobri um segredo extraordinário: quan-do se ama muita gente não se divide o amor disponível, do sujeito que ama, pelos que são amados. Se assim fora, amaríamos com menos intensidade ao amarmos mais pessoas. Mas ao amarmos mais pessoas o amor se multiplica, porque quando me concentro no cuidado com cada um destes seres amados me aprofundo em suas peculiaridades deliciosas, de mani-festação inédita de Deus. Amo a cada um com todo o amor do mundo. Meu cuidado cria todo amor do mundo.

É preciso com urgência agradecer pela aparição dessa gente, cada um com sua perso-nalidade, com seu jeito, no meu caminho. Eles agregam qualidades extraordinárias ao meu cotidiano. É verdade que de vez em quando fazem coisas das quais eu não gosto, mas isso também me ajuda a desenvolver a paciência e a serenidade, qualidades pelas quais tenho que lutar muito para possuir. Vou lutando. Não posso moldar as pessoas ao meu alvedrio, nem me arrogar em acionista majoritário da verda-de... Vou lutando.

O importante é que cada um desses filhos me traz um conhecimento originário peculiar, uma contribuição afetiva que se completa como um quebra-cabeça em minha alma. Necessito fazer esse agradecimento de público e agora, a cada um desses seres-muito-amados-da-minha-vida. Explico o porquê:

João Renato, primogênito, é o meu mestre de harmonia. No samba-enredo da minha vida, ele trouxe sempre um equilíbrio sereno e carinhoso que é tão necessário para mim. Ele tem a marca da paz e está disposto a lutar por ela, do seu modo e no seu tempo. Sua matu-ridade espiritual apascenta o ambiente. É o menino-da-paz.

Ana Laura, minha primeira princesa afri-cana, sacudiu meu mundinho e mudou o curso do rio. Foi como o terremoto de Lisboa, de 1755, que empurrou o poderoso tejo para o lado, para sempre. Ela me traz o poder da piedade, da consideração com o outro. Está sempre incluindo o outro e se solidarizando com quem precisa de ajuda. É a menina-inclu-são-amorosa.

Pedro Gabriel, que tem nome de anjo, me brinda com a sede de justiça e me faz recor-dar todos os dias que tenho algumas missões inarredáveis. A este menino lhe desagrada o que está errado, o que não é justo. Mas ele faz isso sem perder o gosto pelo riso, pela piada. É possível ser justo e divertido, no mundo que ele criou para mim. É o menino-justiça.

Maria Rafaela, me traz o sonho e a diversão. Na minha Roma ela é o circo: sua desenvoltu-ra para o otimismo e para a glamorização da existência humana é contagiante. Ela é simples-mente contagiante, para frente, alto-astral. É meu antídoto contra a tristeza, cura imediata para as divagações enfadonhas. É a menina--sucesso. E, no fim das contas, Maria Fernanda, a outra princesa mulata. Ela me remoçou uma década, pelo menos. Aos pulinhos, me empres-ta a sua alegria intensa de viver. Me dispensa um afeto enorme em cada gesto, em meio às nossas correrias e piques. Ela é a superação do que deve ser superado, o atropelo do passado menos feliz. Nada resta do que não presta. Só a celebração da vida. É a menina-alegria.

Em resumo, olhando apenas para esta gen-tinha minha, colocada no meu colo, sob meus cuidados, ganhei harmonia, equilíbrio, piedade, consideração com o outro, senso de justiça, gosto pela piada, sonho, otimismo, superação e alegria. Qual presente que poderia pedir quan-do faço aniversário? Que tudo isso continue assim, com a graça de Deus.

Todo o sentido que há nestas palavras, na verdade, só há porque posso compartilhar tudo o que recebo com uma pessoa essencial que é Maria Bárbara, minha companheira de duas décadas e lá vai fumaça. Mulher-essência, que não vive pela metade. Mulher-bota-pra-que-brar. Vive mais do que por inteiro, a todo vapor, como combinamos no princípio: mudando o mundo como sonhávamos aos dezoito anos. Olho para traz agora e, bastante emocionado, derramo uma lágrima de gratidão por sua vida, por estar aqui comigo e por ser como é. Todo o sentido que há em viver passa por amar e ser amado. Profundamente amante e amado. Assim é gostoso caminhar. Muito obrigado.

Pelo menos dois casamentos acontecem nesse final de semana, ou melhor, amanhã, o primeiro, dos filhos de Fátima e Antônio Martins Parente e Isabel e Clauber Portela, no caso, Maria-na e Pedro, na Igreja da Prainha, com recepção, a seguir, no Lulla’s Athé-née, enquanto o segundo, unirá em Deus, na Igreja de Nossa Senhora do Líbano, Isabella Pom-peu e Fúlvio Linhares Ribeiro, que, a seguir, recebem os convidados em festa que terá como cenário o Lulla’s Plazzá.

Cidade eminentemen-te católica, Fortaleza não poderia,mesmo, ficar de fora do roteiro intitulado ‘’Rota 300” da réplica da imagem de Nossa Senho-ra Aparecida, padroeira do Brasil, que faz parte dos preparativos dos festejos pelos três séculos da aparição da santa, a ser celebrada em 2017, trazendo à cidade pau-lista de Aparecida, onde se deu o fato, o carismá-tico papa Francisco. Isso posto, de terça próxima, até 28 de maio, diversas paróquias estarão abri-gando a peça santa.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Page 7: Linha Azul 08/04/2016

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 8 de abril de 2016

Quase todos erradosNo início da semana, o ínclito ex-governador do

Ceará, dr. Lúcio Alcântara, ao falar à imprensa a respeito das negociações em relação à distribuição de ministérios e outros cargos para alguns partidos, incluindo o PR, do qual é presidente de honra no Ceará, afirmou que, se é para aceitar tais benefícios, a situação é a mesma para todos, e se um estiver errado, todos estarão nessa mesma situação. Esse o espelho de uma crise política e ética com a Presidente querendo se salvar, e os partidos querendo “se arrumar”.

Em qualquer governo cuja administração seja caracterizada pelo equilíbrio e um mínimo de boas intenções para com o bem-estar social de um país, a distribuição de ministérios e outros cargos teria, obrigatoriamente, que obedecer a critérios técnicos, com o governante convocando especialistas, conforme as necessidades de cada setor. No Brasil, essa política há tempos vem sendo desprezada; não precisa ser do ramo para assumir os cargos mais variados. A única exigência é a sintonia dos partidos com o governo.

Por conta de comportamentos dessa natureza, esta-mos testemunhando, indignados, mas, a essa altura, sem condições para impedir, uma das mais vergonho-sas feiras de “escambo”, com uma presidente, pre-mida pela necessidade de apoio para não ser vítima de “impeachment”, negociando cargos com partidos médios e pequenos, aos quais só um coisa interessa: o próprio crescimento, mesmo às custas de dissintonias internas. Ou seja, se isso ocorrer, que vão “às favas” o crescimento, a economia e a harmonia do País.

Vai dar bode. Essa história da famigera-da “janela”, já deu, e vai muito “bode” entre políticos e eleitores do interior do Estado. Ocorre que, nas cidades do sertão, fazer uma modesta liderança mudar de sigla, é problema, principal-mente, se esta já tiver estabelecido sinto-nia com o seu atual partido. Ou seja, vai sair mais caro uma nova mudança, para insônia de muitos deputados.

Zorra total. Está equivocado quem imaginar que a su-cessão municipal de Fortaleza não é uma das mais complicadas das últimas décadas. Não há escassez de bons nomes com potencialidade eleito-ral. Mas, a confusão gerada no âmbito da política nacional, tor-na o ambiente cheio de incertezas. Não se sabe se a companhia de Dilma e Lula fará ganhar ou perder a eleição.

O rei da confusão. O alagoano Renan Calheiros, presiden-te do Senado, que há tempos não era manchete, reaparece com uma proposta polêmica. Dessa vez, não é mais por conta de escândalos finan-ceiros. Agora, ele reaparece para defen-der a antecipação das eleições. O assunto promete muito “zum--zum”. Dizem que é para “esfriar” o “impeachment” de Dilma.

A trincheira. Para um deputado federal do CE, que pede não citar o seu nome, está ficando cada vez mais perigoso a pre-sidente Dilma fazer do Palácio do Pla-nalto trincheira para

movimentos radicais como a Contag e o MST, incentivados pelo ex-presidente Lula e outros polí-ticos esquerdistas, e sob o “silêncio ensur-decedor” das Forças Armadas.

Sertão reforçado. Em poucas legisla-turas da AL, o sertão e as serras do Ceará tiveram representa-ção tão numerosa. São, no mínimo, 30 parlamentares que, se trabalhassem em conjunto, poderiam realizar um grande trabalho em defesa dos 90% dos municí-pios, todos carentes de mínimas condi-ções de dar um IDH decente e justo aos seus habitantes.

Ajuda que não aju-da. A mais recente “escorregada” do Governo Federal, é a proposta de rola-mento das dívidas de estados e municí-pios. Mas estes, só depois descobriram a “babanosa” em que se meteram, já que, na “bondade” do Planalto, está incluso que governadores e prefeitos nem podem mais admitir ser-vidores, nem fazer concursos para pre-encher vagas!...

Mal pagador. A mais recente “novidade” a respeito da incapa-cidade do Governo federal para cumprir seus compromissos até com os bancos oficiais, é mais do que emblemática. Se-gundo o ex-ministro da Fazenda, Levy, existem duas ações movidas pela Caixa Econômica Federal, tendo em vista o atraso de repasses por parte do Tesouro Nacional.

(REDATOR SUBSTITUTO)

“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.7)

Roberto Verdura e Claudio Vischioni

Eliane Marzano, Aled Parry e Eloide Fernandes

Alessandro Colombara, Cesare Villone e Cláudio Vullo

Lia e Benicio - Kokid

Fernandinha e Giovana - moda praia Beach Park

Multidao foi ao Shopping Benfica

Deda Cardoso Gomes, Danielle Gondim Carlos e Crica Bezerra de Menezes

Cesare Villone e Graziele Villone

Clovis Lima e Marinei Alencar

Gemeas Lara e Sofia - Look Patricynhas

Larinha - Moda Praia Beach Park

Tico Santa Cruz fala aos presentes

Roberto e Jaquelina Marinho

Natália Petroni e Márcio Petrone

Debora Queiroz e Regina Mendonca

Mel - moda praia Beach Park

Lulu - moda praia Beach Park

Tico Santa Cruz com lideres de grupos de juventude

Momento de discussão

Mini Fashion Kids

Lançamento

O cantor Tico Santa Cruz esteve em Fortaleza, para participar do evento Juventude E-NovAção, que aconteceu na Galeria BenficArte do Shopping Benfica. Para uma plateia lotada, o músico debateu sobre a grave situação dos

jovens negros que são assassinados no país. Tico foi convidado pela ONG Visão Mundial, de promoção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. A entrada para acompanhar o evento foi a doação de livros para a campanha #DoeUmaEscolha. Mais de 400 obras foram doadas e farão parte do acervo de mais de 36 equipamentos de leitura,

em 10 estados do Brasil, para crianças e jovens em situação de risco social.

Estrelas infantis com milhares de fãs nas redes sociais invadiram o Beach Park, para o Mini Fashion Kids, onde aconteceu des-files, festas temáticas e apresentação de marcas de peso na moda infantil local e nacional em três dias de muita diversão. A

realização foi das produtoras Ana Paula Montenegro, Priscylla Brasileiro, Viviane Aragão e a Planejar Eventos. As lojas partici-pantes do evento foram: Moda Praia, Lenda Para Você, Jullie Petite, Reis do Mundo e Festa do Pijama.

A Câmara de Comércio Ítalo-brasileira do Nordeste, lançou durante coquetel, realizado no complexo Sistema Itália (Consulado da Itália/ Câmara deComércio Ítalo-Brasileira e Instituto de Cultura Italiana), o selo Ospitalità Italiana, que confere qualificação para restaurantes italianos do Nordeste. Ospitalità Italiana é um selo de quali-

dade para restaurantes italianos. Nasceu em 1997 como garantia de qualidade aos serviços e produtos oferecidos pelos estabelecimentos gastronômicos em território italiano.

FOTOS DIVULGAÇÃO

FOTOS DIVULGAÇÃO

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 8: Linha Azul 08/04/2016

C M Y K

A estimada Clébia Cunha vai reunir a lista afetiva e os mais chegados amanhã, no seu requintado “Pingo Doce”, para festejar os aniversariantes do mês e festejar a Páscoa. Com música ao vivo, e muita descontração, o evento vai ser dos mais agradáveis.

n n nEncontrei outra tarde,

na Kaia, Quitéria Bezer-ra, falando da alegria do filho que com 17 anos foi aprovado no vestibular em Medicina, com Elza Moreira e Mires Dantas.

n n nAmanhã, quem estreia

idade nova é a querida Vera Silveira, que festeja na terça-feira reunindo seu grupo fiel de amigas para almoço. Vera é a jovem “mammy” de Ra-faella Otoch, de Camila e Marcela que moram fora.

n n nCarlota Sanford, filha

da saudosa “Tia Emir”,

que deu nome ao consór-cio. Ela nunca falta aos encontros. Já sua irmã Enõe Carneiro, só com-parece quando está aqui, pois fica muitos dias em Belém, onde mora com o marido Alberto.

n n nNo próximo dia 30,

no Ideal Clube, o Gru-po Acad se reúne para a posse de Ilka Tigre no comando da entidade.

n n nLiliane Albuquerque

movimentou sua turma fiel do biriba em casa e apro-veitou o grupo e cantaram parabéns para Zezé Santia-go, folhinha da temporada.

n n nNa próxima sexta-feira,

no Marina Park Hotel, o chanceler Airton Queiroz receberá o Troféu Otací-lia Correia, em festa dos 74 anos de fundação do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Ceará.

n n nApagam velinhas na data,

Nívea Franck e Rita Cruz.n n n

Amanhã, é dia de para-benizar Humberto Fonte-nele, João Gentil, Leandro Vasques, Luiz Martins Dias, Manoela Castro, Pedro Galvão, Sérgio Liebmann, Tânia Teixeira e Victor Frota Pinto.

n n nDomingo, é dia de

cantar parabéns para Ana Maia, Edilma Ibiapina, José Guedes, Paulo Bar-bosa e Sandra Rebouças.

n n nLogo mais às 11hs da

manhã, a profissional de treinamentos, Kelly Ma-lheiros, sócia da KM Part-ners, ministrará palestra sobre Liderança para os oficiais da marinha espa-nhola no navio-escola Juan Sebastián de Elcano.

Um almoço com afetividade

A importância quem dá ao outro é você...

Se significa ou é insignificante

Autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.” (Provérbios 3:8)

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 8 de abril de 2016

Vera Costa brinda com Old Parr reunião com amigos

Sempre celebrando a vida e as amizades, a empresária Vera Costa reuniu 85 amigas para uma noite de confraternização. O encontro aconteceu no L’ô

Restaurante e contou com várias presenças vips, como a da colunista e apresentadora Márcia Travessoni. Com a decoração em tema de Páscoa e em clima de muita

alegria, a reunião foi embalada pelo sabor leve e versátil do uísque Old Parr. Presente nos prestigiados eventos sociais, Old Parr é um blend de uísques envelhecidos durante pelo menos 12 anos, mas que possui um equilíbrio de notas de sabor que lhe confere um espírito jovem, perfeito para ser

apreciado em um copo resfriado ou com gelo.

O jovem e competente vereador Márcio Cruz celebra mais um ano de vida. Recém filiado ao PSD, o vereador Márcio Cruz trocou de idade e ganhou celebração ao lado da família. A comemoração foi orquestrada por sua elegante esposa Ana Paula Brandão

Luciana Praciano, Rosana Araia, Sandra Mourão, Silvia Tigre, Vera Costa e Juliana Barroso

Old Parr

Vera Costa, Luciana Praciano e Márcia Travessoni

João Jorge Vieira, Tadeu Costa, Antônio Costa e Artur Costa Lima

Jorgiana Vieira, Tania Vieira e Flávia Castelo

Denise Pinheiro, Denise Cavalcante, Márcia André e Fátima Santana