caderno linha azul 24 de outubro 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 24 de outubro de 2014 “O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração” (SALMOS 6.9) No próximo domingo, 26, mais de 140 milhões de eleitores decidirão quem governará o País na disputa mais acirrada dos últimos 20 anos. DILMA VERSUS AÉCIO Chega a hora da verdade

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 06-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 24 de outubro 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 24 de outubro de 2014

“O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração” (SALMOS 6.9)

No próximo domingo, 26, mais de 140 milhões de eleitores decidirão quem governará o País na disputa mais acirrada dos últimos 20 anos.

DILMA VERSUS AÉCIO Chega a hora da verdade

Page 2: Caderno Linha Azul 24 de outubro 2014

2LINHA AZUL

EDITORA: Wanda Palhano • COORDENAÇÃO GERAL:

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJETO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom e J. Júnior.

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• Nas minhas andanças “por aí”, conheci um projeto que está mudando a vida de crian-ças e adolescentes do bairro Granja Lisboa, periferia de Fortaleza. Criado há quatro anos, a Associação Benefi cente Vida Melhor atende a mais de 100 pessoas. As atividades envol-vem dança, esporte, aulas de reforço escolar e computação. Manter um projeto assim é uma tarefa que exige muita determinação. Os recursos são poucos, mas a vontade de mu-dar, de conquistar sonhos, faz dessa gente um exemplo. A coordenadora Patrícia Costa disse que o maior objetivo é oferecer alter-nativas para evitar que os jovens fi quem na rua. Em tão pouco tempo, já é possível ver a diferença nos que estão inseridos do projeto. Uma menina de oito anos, ao ser questionada sobre seu sonho disse: continuar no projeto!

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Atualmente anda em desuso para muitos o belo e salutar hábito de respeito. Respeitar é uma forma de prezar as outras pessoas, entre-tanto, eu presenciei um fato inusitado e jamais acreditaria se eu não houvesse visto.

De minha varanda vi um vizinho jogar lixo no quintal do outro, e o pior é que o agente da situação é um empresário bem sucedido da área de educação, já bem passado de ses-senta anos, um homem respeitável e educado.

Fiquei perplexa, mas, logo em seguida, veio com mais lixo e repetiu o ato. Diante do fato, sentei-me e comecei a divagar sobre o cami-nhar da vida e lamentar o mundo que vou dei-xar, por que pelo visto só tende a piorar.

Já vi o citado senhor acima em algumas re-cepções e o vi todo educado, beijando mãos de senhoras, fazendo misancene para parecer ca-valheiro, quando não passa de um dissimulador que não reverencia o direito do outro. Dar revol-ta, aprendermos tanto preceitos sobre respeito e notar que logo mais tudo irá por terra.

Infelizmente, é este tipo de gente que dá aula de ética nos colégios, diferente de ensino e prática do ensino de países como a China que, realmente, se aplica o respeito e a ética. Não respeita a Deus porque não o conhece, mas respeita o irmão com o qual convive.

Fazer o certo quando há alguém nos ob-servando não tem mérito, o valor é quando ninguém nos vê e agimos corretamente por desencargo de consciência, ou pela educação que recebemos. Por exemplo: quando usamos um papel qualquer ou até o papel de uma bala, deve-se dobrar bem direito e colocar dentro da bolsa. Não jogue no chão, nem ponha para debaixo da mesa.

A consideração pelo outro tem que ser es-pontânea e ser uma obrigação moral que sig-nifi ca: “não fazer com os outros aquilo que não queremos que façam conosco”.

Talvez a educação que recebemos haja sido impregnada de patriarcalismo e consequente-mente de elitismo e o respeito seja peça funda-mental para nossas vidas. Assim é que eu penso.

RESPEITO

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 24 de outubro de 2014

LANÇAMENTO Colunista Luiz Carlos Martins lançou durante coquetel, que aconteceu no Náutico Atlético Cearense, seu portal

Aqui e Ali. Os internautas poderão acessar: www.aquieali.net e saber das novidades da sociedade cearense.

• SUCESSO - O cearense Arieval-do Viana (foto) vai ministrar na 60ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre a ofi cina Cordel na sala de aula, no dia 13 de novembro. Autor de mais de 100 livretos de cordel o poeta sem dúvida terá muito êxito.

• VELINHAS - Eduardo Amaret-to, o personal hair amado por todas as suas clientes rece-be amanhã, dia 25, muito afeto, por mais um ano de bem com a vida.

• VALORES - A inauguração do res-taurante Steakhou-se, no shopping RioMar, será com jantar benefi cente com renda para As-sociação Peter Pan, dia 3 de novembro. O convite custa R$ 100 e pode ser ad-quirido na sede da Associação.

• LEMBRAN-

ÇAS - O livro NicEstrigas - Arte e Afeto organizado pelo poeta Bené Fon-teles será lançado amanhã, sábado, às 10 horas, no sítio no Mondubim, onde o casal viveu. Aberto ao público.

• SABER - Acontece hoje, no shopping Benfi ca, a Feira da Poesia com várias atividades como recital de sax, descontos de 25% em várias obras e sorteios de livros.

Stella Salles, Luciano Rocha e Walentine Silva

Shirley recebendo o primeiro pedaç o do bolo do anfi triã o

Regina Jereissati, Serginho Ferreira e Iratuã Freitas

Netto, Daniel, LCM, Caroline Araú jo, Larissa e Damiana Barros

Marcos Saraiva fazendo as vezes de cerimonialista

Homenageado e Wilson Loureiro

Flá vio Melo e Sé rginho Ferreira

Ângelo Figueredo entre Marcos e Luciana Saraiva

Brindando 45 anos de batente

Zezé Jereissati entre Alfredo Bachá e Josué de Castro

Show do grande Carlos Magno

Renato Bonfi m e Marcondes Viana

Priscila Cavalcante, Paulo Matto e Michelline Rodrigues

Na hora dos parabé ns

LCM, Shirley e Luma Kelly Fontenele Oliveira

Graç a e Roberto Maia

Carlos e Larissa Cunha

Apresentaç ã o do site

Page 3: Caderno Linha Azul 24 de outubro 2014

Katiuscia Guimarã es, Kleyberg Guimarã es, Silas Cavalcante e Jamile Cavalcante

Lúcia Hadingham, É rica Linhares, Valé ria Ramos, Carroll Hadingham e Flavio Alencar

Maria Fernanda, Fernanda Coimbra, Pacceli Narbal e Josué Barreto

Pedro Yzac e Bia

Rô mulo Porto e Marcos Mendes

Wanessa Paulino e Cle-ment Baret

Victor Hugo Pinheiro e Nayanne Pinheiro Lopes

Yuri Pinheiro e Isaac Martins

Lana Petrone e netosRoberto Alencar, Lygia Ximenes, Wladya Bezerra e Alexan-dre Ximenes

Sônia lopez, Ricardo Ochoa, Laura Ochoa, Paula Ochoa e Martha Cecí lia CebalosLuana Alves e Roger Alcâ ntara

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 24 de outubro de 2014

LINHA AZUL

“A quem tenho eu no céu senão a ti [Deus]? E na terra não há quem eu deseje além de ti” (SALMOS 73.25)

PELA SEGUNDA VEZ em minha vida que vejo um pleito tão acirrado como agora. Só saberemos quem sairá vitorioso nas urnas tanto para presidente como para governador do Ceará só domingo com a apura-ção. Nunca vi tanto debate e participação dos candi-datos em encontros em entidades como nesta eleição. O que me surpreende também é o número de pes-quisas, saia quase todo dia uma. No primeiro turno, sem exagero, acho que ligaram para minha residência umas oito vezes para responder pesquisa de governa-dor, senador e presidente. Nas eleições passadas nun-ca havia respondida nenhuma. Quem está se dando muito bem com este acirramento são os institutos que nunca trabalharam tanto e ganharam tanto dinheiro.

Quem vai decidir está briga são os indecisos. De acordo com os institutos metade do Brasil está com Dilma e a outra metade está com Aécio. Metade dos cearenses estão com Camilo e a outra com Eunício. A luta dos candidatos é conquistar 8 milhões de inde-cisos. Cabe salientar que haverá muita ausência nas urnas, pessoas humildes que votam no interior do Es-tado e moram em Fortaleza estão afi rmando que não vale a pena gastar com passagens, quando nenhum candidato inspira confi ança, que tanto faz votar por um ou por outro. É aquela história, os políticos estão desacreditados e o último que o povo brasileiro jogou todas as suas esperanças foi o Lula. Era o novo, a alternância de poder. Agora, a realidade é outra. Já se sabe como é a gestão do PT e do PSDB.

Bem, vamos esperar domingo para ver quem sairá vitorioso. A esperança é que, é os brasileiros elegam um presidente que consiga retornar o crescimento da economia, frei a infl ação, melhore a saúde, que está um caos, a segurança e a educação.

NotasSOLANGE PALHANO

[email protected]

DESAPOSENTAÇÃO

COBRANÇA DE GORGETA

ALIMENTAÇÃO

MAIS UM PENSIONISTA obteve vitória na justiça com ação de desaposentação. O Tribunal Regional Federal, da Primeira Re-gião de Minas Gerais, reconheceu o direito do apelante e determinou que o retorno de valores que foram recebidos da aposentadoria não deverá ser devolvido. A tese de de-saposentação busca o direito dos trabalhadores que se aposentaram pelo INSS, mas que continuaram a trabalhar e contribuir, a renuncia-rem a aposentadoria que recebem para obterem outra mais interes-sante economicamente.

MUITA GENTE NÃO SABE, mas pagar os 10% pelo serviço prestado de um estabelecimento, como bares e restaurantes, não é obrigatório. E estes ainda não podem cobrar o pagamento do serviço sem que o cliente tenha sido avisado de alguma maneira. Porém, muitos lugares têm o mau hábito de cobrar pelos servi-ços sem avisar o consumidor. Caso essa prática aconte-ça, ela poderá ser caracterizada como abusiva.

SEGUNDO A NUTRICIONISTA, dra. Vanderlí Marchiori, pessoas de mais idade, a partir de 65 anos, faixa etária que já representa 20 milhões de brasileiros, precisam tomar alguns cuidados para evi-tar problemas com a má digestão. Nesta idade, os órgãos passam a funcionar em um ritmo mais lento. Além da lentidão, determinados alimentos em excesso po-dem ser muito prejudiciais à digestão do idoso. “A terceira idade deve evitar gordu-ras vindas das carnes, cremes de leite e receitas ricas em açúcar. Esses alimentos aumentam a formação de gases, além de atrapalharem o processo de absorção de nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do corpo, como vita-minas e minerais”, afi rma a dra. Vanderlí. A nutricionista recomenda para estimular a digestão deve se tomar sucos ácidos pela manhã e antes das refeições podem ser ótimas opções. Também há algumas plan-tas, como a espinheira santa, erva-doce e o boldo, que ajudam a evitar desconfortos estomacais.

ELEIÇÃO NO 2o TURNO A PRESIDENTE DO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL, desembar-gadora Iracema do Vale (foto), esteve em reunião com o comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Marco Antônio Freire Gomes, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Es-tado do Ceará, Servilho Silva de Paiva, e o superintenden-te da Polícia Federal no CE, Renato Casarini, para defi nir a integração das tropas federais no esquema de segurança no 2º turno das eleições. Serão deslocado 2.500 militares do Exército, que virão de Recife, Garanhuns, Teresina e Crate-ús, e se juntarão aos soldados do 23º BC, em Fortaleza.

O RESULTADO É IMPREVISÍVEL

Page 4: Caderno Linha Azul 24 de outubro 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

Seriam, como admitem alguns, certas ins-crições rupestres, embrião ou espécie de grafi te? Pelo sim, pelo não, há uma corrente que associa o atual “grafi tismo” a uma evolu-ção de certas pinturas rupestres às garatujas e aos desenhos nos espaços da cidade de Nova Iorque do início dos anos 1970, quando a guerra do Vietnã trazia más notícias para fa-miliares dos soldados americanos mortos. A maioria, descendente de latinos e negros. De-talhe: os caixões mortuários vinham lacrados, cobertos pela bandeira americana- posterior-mente entregue às famílias-, saudados por tropas e salvas de fuzis no cemitério nacional de Arlington, que não fi ca em Washington D.C., mas no Estado da Virgínia.

O crescimento incomum dessa grei de pintores-pichadores(?) chocou. Eles o fi ze-ram em todos os tipos de espaços urbanos encontrados(metrôs, prédios abandonados, pa-redes, outdoors) público ou privado, para assus-tar ou afi rmar, através dessa linguagem pintada, que precisavam ser vistos como iguais, aceitos em uma sociedade apartada que deveria se vol-tar para a igualdade de direitos e oportunidades para as minorias a que eles pertencem.

Ao mesmo tempo, engajaram-se com o hip-hop, essa forma musical diversa do que os ouvidos tidos como cultos estavam acos-tumados a escutar. Era a nova “arte” em meio ao caos. Kitsch? Talvez. André Malraux, escri-

tor e político francês (1901-1976), ao respon-der à questão “O que é arte?”, disse: “Aquilo por meio do qual as formas tornam-se estilo”. Neste sentido, o grafi tismo, por já ter estilo defi nido, quer se aceite ou não, é arte.

No Brasil não seria diferente, e se fez notar a partir do fi m dos anos 1970, consolidando--se de lá para cá, a ponto de alguns críticos enxergarem um estado da arte ou de estética nos grandes murais que foram sendo grafi ta-dos por todo o País. Essa expressão visual tem códigos e linguagem próprios. Um “bite”, por exemplo, é imitar o estilo de outro grafi teiro. Uma “crew” é uma tribo ou conjunto de pesso-as a se expressar por essas formas coloridas e sinuosas que procuram so-le-trar a indignação – ou a arte - em uma estética questionada, po-rém sedimentada. Abriguem ou não.

A assinatura deles é um “tag”, um sinal ou marca. Não os comportados nomes dos pin-tores clássicos, tradicionais ou vanguardistas, fi rmados ao pé das telas. O grafi teiro inician-te é um “toy” (brinquedo). O espaço, o lugar onde se inscreve o grafi te é um “spot”. Vejo no grafi tismo a infl uência dos afrodescenden-tes dos distritos nova-iorquinos do Bronx e do Harlem. Depois, espargido e enriquecido por todo o planeta.

Aqui, nesta Fortaleza, de tantas artes e incô-modos nas camadas mais simples da popula-ção, foi sendo cultivada o “graffi tti”, como arte ripária. Agora, a Galeria Benfi cArte nos seus 15 anos, abre o seu novo espaço para 14 gra-fi teiros: Ana Rachel Lopes (Kel), Bruno Ribeiro (Spoteink), Cassius do Vale (K-Sim), Eduardo Santos (Edu), Gabriel Rodrigues (Qroz.VDM),

Israel Félix, Ítalo Soares, Leandro da Silva (Fil-tro de Papel), Lourenço Pinto (Rayki), Moacir Júnior (Jr. Animal), Narcélio Dantas (Narcélio-Grud), Pedro Henrique Lemos (Pedrim Moica-no), Pedro Lopes (NOIA) e Ruy Bezerra, que aceitaram participar de um desafi o, sob a for-ma de concurso, com consequentes premia-ções.0 15º. partícipe é cada visitante.

A “Exposição Grafi tart” mostra e fi nca as tintas acrílicas/sprays em telas que não se enquadram na convenção da arte tradicional e, mesmo sendo rebeldes – com causa - se submeterão ao julgamento de uma comis-são, constituída por artistas plásticos, cole-cionadores, galeristas, professores de arte, comunicadores.

No vanguardismo que caracteriza a Ga-leria Benfi cArte (Carapinima, 2200 - 2º piso) nestes seus 15 anos de vida, essa exposição nos dá a certeza de que não há mais lugar para o preconceito. Aceite-se, então, a cria-tividade diferente das ideias e formas consa-gradas. O assentimento maior vai depender do olhar, da intuição, do saber e da imagem fi xada na retina de cada visitante, o 15º. par-ticipante dessa mostra que fi cará exposta, de forma gratuita, até o dia 16 de novembro de 2014. Cada pessoa poderá dar o seu veredi-to, o voto popular, que, somado ao da comis-são julgadora, dirá quem serão os premiados vencedores. Esperemos.

A ESTÉTICA REVOLUCIONÁRIA DO GRAFITISMO

JOÃO SOARES NETO

Escreve

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 24 de outubro de 2014

LINHA AZUL

Page 5: Caderno Linha Azul 24 de outubro 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 24 de outubro de 2014

LINHA AZUL

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

SEREIA DE OURO 2014Yolanda Queiroz, presidente do Grupo Edson Queiroz, foi perfeita anfi triã da entrega da 44ª edição do troféu Sereia de Ouro, que homenageou o empresário Roberto Mace-do, ao jurista Hugo de Brito Machado, à médica Glaura Férrer e a José Ramos Torres de Melo Filho, pela responsabilidade social. O Theatro José de Alencar foi o palco do

evento, que recebeu belíssima decoração do mestre Jacaúna Aguiar.A comenda foi criada pelo industrial Edson Queiroz, em 1971, para homenagear personalidades cearen-ses que contribuem para o engrandecimento do Estado.

Sereiados com Yolanda Queiroz e autoridades

Adriana e Otavio Queiroz

Norma e Humberto Bezerra

Deusmar Queiroz e Humberto Bezerra

Chiquinho e Cristina Aragã o

Manuella e Ricardo Bacelar

Aneth e Marcos de Castro

Carol e Roberto Claudio Bezerra

Omar Macedo, Fernanda Levy, Patricia e Ravy Macedo

Nestor Chaves, Margarida Borges e  ngela Chaves

Alfredo Gurjã o, Julia Philomeno, Silvio e Tida Leal

Dito e Deise Machado

Luís Eduardo e Suzane Farias Fernando Férrer, Zilda Pessoa, Freitas Jr. e Marjorie Vidigal Estela e Pio Rolim

Bruno e Rebeca Bastos

Renata Jereissati, Yolanda Queiroz e Lenise Rocha

Patriciana e David Rodrigues

Mauro Benevides, Raul Araujo e Renato Bonfi m

Jeanice e Celio Fontinelle

Roberto Claudio Bezerra, Ferruccio Feitosa e Cid Ferreira Gomes.

Osler e Bel Machado

Maria Jose Machado e Hugo de Brito

Anya, Carlos Ribeiro e Wania Dummar

Débora e Ricardo Nibom

Lenise Rocha, Yolanda Queiroz e Silvio Frota

Jorio, Graç a da Escossia, Ivan e Consuelo Dias Branco

Edilmar Norões, Pádua e Jo Lopes

 ngela Macedo, José Macedo, Roberto Macedo, Yolanda Queiroz, Tâ nia Macedo e Igor Queiroz

Edson e Ticiana Queiroz

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 6: Caderno Linha Azul 24 de outubro 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 24 de outubro de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

MÚSICA ENTRE AMIGOS

Ao som inicial do tecladista Gonzaga, seguido da dupla de cantores Alex e Aírton, além de “canja” de alguns amigos que tomaram conta do microfone, as pessoas circulavam e se confraternizavam saudando e cantando músicas para todos os gostos. Sônia Ma-chado, com sua magnifica voz, me fez uma surpresa em nome da lista afetiva, enquanto Tonzito Cavalcan-te interpretou “Emoções” e Humberto Camurça delira-va ao som de músicas bregas.

Como de hábito, a inesquecível e movimentada co-memoração aconteceu de jeito leve & bem alto-astral. Compuseram, entre outros nomes, a lista de presen-ças, Ana e Tonzito Cavalcante, Mazé e Francisco Coe-lho, Aldira e João Borges, Eveline e João de Deus Caval-cante, Ana e Franzé Morais, Ana Célia e Fabiano Costa, Fabiana e Alfredo Bachá, Lysiane, Aracy, Jane Martins e Théo Tavares, Maria Eduarda Barreira e Elias Bachá, Daniela e Manoel Florêncio, Luciana e Marcos Sarai-va, Stella e Marco Salles, Assis Antero, Zezé Jereissati, Graça e Mauro Nogueira, de Recife, Neice e Amaury de Paula Pessoa, Madalena Rego, Ana Fiúza, Ítala Farias, Jaqueline O´Grady, Théo Cordeiro, Roberto Bezerra, Gu-temberg Figueiredo, Rivaldo Albuquerque Lima, Régis Vidal, Nazaré Villar e Waltinho Furtado, Lenilda, Regina Araújo, Eleanita Bachá, Hosana Borges, Shirley Fonte-nele (amada) e a filha Luma Kelly Fontenele Oliveira, Regina Jereissati e Edmilson Cunha Pontes, em com-pleta sintonia pontuando no horizonte entre amigos.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected] / www.aquieali.net

• No último dia 18, pontuado pela tradição, comemorei meu aniversário natalício, achando que a cada ama-nhecer, acordamos para ser feliz e fazer pessoas também felizes, determinado e agradecido por estar vivo e pelo dom da vida. Realizado com muito carinho, o al-

moço festivo teve como cenário o acon-chegante e cinematográfi co sítio Ilá, em Caucaia, de Carla e do médico Joaquim Gadelha, que funcionaram como perfei-tos e animados anfi triões, ao lado de familiares e amigos queridos, em cli-ma de descontração e preservando a

emoção dominante. Os participantes degustaram de um verdadeiro festival gastronômico, bebidas generosas, co-quetéis variados, sobremesas delicio-sas e marcante bolo servido no pátio externo, todo adornado com lindos ar-ranjos de fl ores e plantas tropicais.

UMA DATA MUITO ESPECIAL

ÔNIBUS ENCANTADO

Alegria, alegria e emoção durante os parabéns ao lado da lista afetiva

Luiz Carlos Martins, Shirley Fontenele, Carla e Joaquim Gadelha, anfi triões da marcante data

Francisco e Mazé Coelho

Emoldurado pelas irmãs Liziane, Aracy e Jane Martins

Tonzito Cavalcante saudando o aniversariante, ladeado por Gutemberg Figueiredo e tecladista Gonzaga

Marco e Stella Salles, Marcos e Luciana Saraiva

Edmilson Cunha Pontes e Regina Jereissati

Ana Cavalcante e Humberto Camurça

Amaury Pessoa e Rivaldo Albuquerque Lima

Alfredo e Elias Bachá com João Borges

João de Deus e Eveline Cavalcante

Mauro e Graça Nogueira, de Recife

BRINDE COMPARTILHADO

Michele Ribeiro, Denise Xavier, Amanda Machado e Lidiane Oliveira

Soraya de Palhano, Aida Eskinazem, Irmã Liliane, Marcelo Brasil e Má rcia Magalhã es

Apresentaç ã o do Projeto Coral Vozes

Crianç as da Entidade San Felippo Smaldone observam as apresentaç õ es

Brinquedos arrecadados

Distribuiç ã o de lanches

Como parte da programação comemorativa do Dia da Crian-ça, a Federação dos Transportes - Cepimar e o Sest Senat

Fortaleza promoveram a quarta edição da campanha Ônibus Encantado. A iniciativa benefi ciou mais de 200 crianças com

brinquedos, produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis que foram doados a duas entidades que atendem

o público infantil: o Instituto Fellipo Smaldone e o abrigo Casa de Jeremias. A entrega do montante arrecadado acon-

teceu, no Sest Senat Fortaleza, com um dia de lazer para 51 crianças das duas entidades, com brincadeiras, ações recreativas, lanche e uma visita educativa às exposições

contando a memória histórica do transporte no Ceará, mon-tadas no Centro Cultural do Transporte. Este ano passado

foi arrecadado um total de quase 1 tonelada de alimentos e materiais de higiene pessoal e mais de mil brinquedos.

IRATUÃ FREITAS

FOTOS: RODRIGUES E RODRIGUES JÚNIOR

Page 7: Caderno Linha Azul 24 de outubro 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

E é chegada a hora da onça beber água, como costumam dizer nossos conterrâneos do interior. Domingo, o povo brasileiro volta às urnas para decidir, numa das eleições mais disputadas, difíceis e agressivas de todos os tempos, quem comandará os destinos da Nação pelos próximos quatro anos, pelos menos. De um lado, o projeto liderado pelo Partido dos Trabalhadores, que trouxe profundas mudanças sociais para o povo brasileiro, que possibilitou, inegavelmente, o acesso das camadas mais pobres da sociedade a serviços e produtos que jamais estiveram a seu alcance. Acesso que be-nefi ciou, por outro lado, a indústria, o comércio e o crédito, o que torna inexplicável a resistência de alguns setores das classes mais altas a esse projeto que também lhes trouxe lucro.

Somente o ódio de classe, como sempre lem-bra o ex-presidente Lula, principal cabo eleitoral de Dilma Rousseff e do projeto que ela representa nestas eleições, para explicar o porquê de quem se benefi cia e se benefi ciou com os governos Lula e Dilma querer, agora, alijá-los do poder para pôr em seu lugar um candidato como o ex-governa-dor de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves, cujo modelo de governar, lastreado no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não deixou saudades em ninguém, exceto naqueles que se locupletaram com a política de privatiza-ções desenfreadas realizadas em seu governo.

Mas as opções estão lançadas e caberá ao povo fazer suas escolhas. Boa eleição e que o Brasil saia maior e melhor das urnas no próximo domingo.

TÁ CHEGANDO A HORA

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• SEM ENTEN-DER - Embora seja uma medida sensata, a presença de Forças Federais para dar mais segurança ao 2º turno eleitoral do Ceará, mui-ta gente, inclusive nós, ainda não entendeu um detalhe: por que, havendo agitação e confrontos em quase todos os municípios, como se explica que essas forças estejam destinadas apenas às cidades da região metropolitana?

• FALTA RESPEITO - Ainda a propósito dessa requisição de Forças Federais para o pleito no Ceará, vale lembrar que, se no País, e no Ceará se praticasse uma política de alto nível, apoiada na ética, com as grandes lideranças se respeitando umas às outras, não haveria necessidade dessa medida, só admissível onde se faz política das mais rasteiras.

• DESMANTELO -

Atenção, dra. Socorro Martins, secretária da Saúde de Fortaleza! Pessoas que procu-ram o Posto de Saúde Monteiro de Morais, no Bairro Sapiranga, denunciam: a) por falta de médico, uma pre-venção ginecológica demorou seis meses para ser liberada; b) a única distribuidora de senhas para consul-tas, só trabalha um dia e outro não!...

• VAMOS ACREDITAR - Finalmente, depois de tantas “brigas de foice” nos chamados debates eleitorais, na verdade cachorradas entre candidatos estressados, o TSE acena com medidas destinadas a evitar

que esses cidadãos e cidadãs que dispu-tam governos de estado e a presidên-cia da República, terminem se engalfi -nhando em cenas de luta-livre..

• HAJA DIFE-RENÇA! - Quando vemos em campanhas eleitorais no Brasil, partidos nanicos vendendo alguns se-gundos de TV aos par-tidos maiores em troca de benefícios para seus “donos”, sabe-mos que na Holanda, onde não há debates, os espaços de TV, Rádio, Twitter, jornais e revistas são ocupados em dias alternados, só por partidos grandes e de respeito.

• AH, UMA SELA! - Se pas-sar um projeto do senador paraibano Vital Rego, do PMDB, presidente da CPMI da Petrobras, dando mais poderes ao Legislativo do que ao Judiciário para investigar casos de corrupção, vai um “carnaval” para os praticantes dessa atividade. Rego parece esquecer-se dos vícios que são praticados no poder ao qual ele pertence.

• CULPADOS - A política no Brasil é mesmo atípica: nas hostes da candidata à reeleição, Dilma Rousseff, os mesmos estrategistas que haviam optado por destruir Marina para enfrentar Aécio que era “muito mais fácil de vencer”, agora cul-pam uns aos outros, diante do “prato indi-gesto” que tem sido enfrentar no 2º turno o neto do Doutor Tancredo!...

CURTO CIRCUITO

Preto no Branco

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 24 de outubro de 2014

LINHA AZUL

Estenio Martins, Pedro Jorge Medeiros e Antonio dos Santos

Tereza Ximenes, Yolanda Queiroz

Freitas Cordeiro, Honório e Carla Pinheiro

Carolina e Ruy do Ceará Claudiana e Rodrigo Loureiro Graç a e Jorio do Escossia

Joã o Soares e Iracema do Vale Lúcio e Beatriz Alcântara

Leuda Moreira, Vilani, Adriano Siqueira e Elisângela Santos

Luís, Marciane, Glaura e Marcela Dias

Lissandro e Eveline Fujita

Marcos e Alessandra Novaes

Maria da Graç a e Roberto Maia

Norton Andrade e Ludmila Giugni

Rafael e Silvinha Leal Rafael Xerez, Jose Gonzales e Lena Marcilio Tina Napi, Cordelia Queiroz e Simone Moura

Marta e José Valdo Max e Selene Câmara

Josué e Branca de CastroGuirlanda e Paulo Ponti

Carol e Roberta Bezerra

Abelardo, Viviane Rocha, Manuella e Ricardo Bacelar

PARTE II

SEREIA DE OURO 2014IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul 24 de outubro 2014

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 24 de outubro de 2014

LINHA AZUL

“O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem fi cará satisfeito, e não o visitará mal nenhum” (PROVÉRBIOS 19.23)

FLÁVIO TÔ[email protected]

Sociedade

A Prática Eventos e parceiros movimentaram café da manhã quando foi lançado, ofi cialmente, o IX Semi-nário Internacional de Logística e Expolog - Feira

Nacional de Logística, eventos que acontecerão em Forta-leza, no Centro de Eventos, nos dias 6 e 7 de novembro.

- -• O café da manhã aconteceu no Centro Vocacional Tec-

nológico da Companhia Docas do Ceará, depois da Praça Amigos da Marinha, no Cais do Porto.

- -• Na articulação Enid Câmara e José Rangel.

- -• Luciano Cavalcante está de parabéns, recebeu o Prê-

mio Master, na categoria Empreendimento Comercial, com o LC Corporate Green Tower, considerado o melhor em-preendimento comercial do Brasil, recebendo o “Oscar” do Mercado Imobiliário Brasileiro.

- -• O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes

Mendonça, vai receber dia 29 para a benção das instala-ções do RioMar Fortaleza, seguida de abertura do mais novo shopping do Ceará. Será às 9 horas e às 12 horas

abertura do Shopping ao público.- -

• Com o objetivo de despertar a solidariedade, diariamen-te, a campanha “Amigos em Ação” que chega à sua 23ª edição, em prol das entidades fi lantrópicas.

- -• Este ano, o lançamento ofi cial da campanha será

no dia 29, às 11 horas, durante encontro com a im-prensa cearense, empresários, conselheiros e parcei-ros do projeto, no auditório da sede da Alessandro Belquior Imóveis.

- -• Parabéns hoje, para a nossa benemérita Eridan Men-

donça, fi gura querida em nossa sociedade, que já festejou, na terça-feira, junto com o Grupo Acad. Ronaldo Otoch um dos homens elegantes do Ceará e fi gura muito querida em sociedade.

- -• Parabéns também para Aline Vasques, Carol Siquei-

ra, Francinilda Mota, Paulo Ségio Santa Cruz, Ronei Paiva e Thomásia Carapeba.

- -

• Tim-tim amanhã, para Cândido Albuquerque, Camila Benevides, Fernanda Pimentel, Luciano Machado, Tânia Ma-cêdo, Tânia Sancho e Zélia Henriques. Parabéns a todos.

- -• Domingo é dia de abraçar a dra. Glaura Férrer, Cleto

Pontes, Ernani Barreira, Kilvia Montenegro, Letinha Pi-nheiro e Thiago Colares.

- -• Hoje à noite, a simpática Fernanda Benevides recebe

em seu apê um grupo de amigos para movimentado jantar.- -

• A renomada cerimonialista Priscila Cavalcante vai abrir, na quarta-feira, no Center Um, a sua linda exposi-ção de rica coleção de bonecas Barbie, com renda para a Casa de Jeremias.

- -• O delegado Hider Antunes e os agentes Márcio e Bon-

fi m estabelecendo prioridade no setor de passaporte na Superintendência da Polícia Federal.

- -• Dentro da modernização na área voltada para recep-

cionista de eventos, quem organiza é Rosane Peixoto.

SEMINÁRIO DE LOGÍSTICA E EXPOLOG

DUPLA COMEMORAÇÃOPara festejar seu aniversário, Eridan e João Mendonça receberam em sua casa os mais chegados, junto com o grupo Acad que comemorou seus 39 de fundação. O convidado especial foi o padre Reginaldo Manzotti.

Quem estreia idade nova

amanhã é a simpática Tânia Sancho que tao bem comanda o VIVA Fa7

Pe. Reginaldo Manzotti deu uma bênção para os convidados

Eridan Mendonça e João Mendonça

Cel. Francisco Autegesilo e Darcila

Sandra Laranjeira, que veio do Rio, com Betinha e Lúcia Pierre

Constância Tavorá , Eridan Mendonç a e Fátima Duarte Fani Soarez, Sandra Laranjeira e Eridan Mendonça

Beatriz Alcântra, Bárbara Freire, Aurideia Guauberto e Isabela Fiúza