linha azul 11/12/2015

8
4 C M Y K l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 11 de dezembro de 2015 “Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13) PÁG. 4 FOTO IRATUÃ FREITAS CATEDRAL METROPOLITANA DE FORTALEZA

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 24-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul 11/12/2015

4

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

“Grande miséria é para o pai o � lho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13)

PÁG. 4

FOTO IRATUÃ FREITAS

PÁG. 4PÁG. 4

CATEDRALMETROPOLITANA DE FORTALEZA

Page 2: Linha Azul 11/12/2015

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 11 de dezembro de 2015 2

Brito, Ricardo e Carlos Bezerra (amigo e guardiã o da é poca da bagunç a no Marina Barra Clube)

Wania Vaz, Gabriela de Palhano e Terezinha Pacheco (mã e, prima e avó do noivo)

Joã o Victor com sua mã e e seu pai, felicidade estampada

Adriana com seu pai Dimas Coelho

O célebre beijo

Diego (primo) com a avó Tereza, Adriana e Joã o Victor

Noivos Joã o Victor e Adriana

Casamento Adriana e Joã o

Os noivos e a avó Terezinha Pacheco

Noivos apó s o casamento

Guilherme Levenhagen, Bernardo Ribeiro, Raurene Caldas, Adriana e João Victor, Felipe Rocha,Felipe Palermo, Victor Levenhagen, Ricardo Saad, João Marcelo Martin, Bruno Flores, Felipe Madalena e Rodrigo da Caetana

Diego (primo) com a avó Tereza, Adriana e Joã o Victor

Um brinde a nova vida

Joã o Victor brinca com amigos

Pais do noivo Joã o e Wania Vaz, noivos e pais da noiva Ana Maria e Dimas Coelho

Fernanda Gentil e Erica Koury

Adriana e sua irmã Mariana Coelho

Os noivos com um dos decoradores do casamento, Felipe Ramos

Clima especial

Joã o Victor com sua mã e Wania Vaz

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Casamento no Rio de JaneiroO Marina Barra Clube, da Barra da Tijuca, foi o lindo cenário da troca de alianças de João Victor Vaz e Adriana

Coelho. Os noivos são fi lhos de Wania e João Vaz e Ana Maria e Dimas Coelho. Márcia Tarasiuk assinou o cerimonial do evento, cabendo ao DJ Lucas Maria animar os muitos convivas que foram abraçar os noivos.

Conversando a gente se entende

Outro dia acompanhei uma conversa entre duas mulheres, bem maduras. Uma falava para outra sobre a di� culdade de manifestar sentimentos bons, mas agora no � nal do ano poderia sair por aí desejando “Feliz Natal” até para os desconhecidos. Realmente dizer que admiramos alguém não é muito comum, pelo menos para a própria pessoa. Mas quando é para falar mal nem pensamos duas vezes e, já vamos explodindo. O que leva o ser humano a se conter para falar de coisas boas? Já pensou se tudo de bom que você pensasse sobre alguém fosse dito com frequência? Por que esperar um dezembro para externar o que sentimos? Vá entender. Mas, voltando as duas mulheres: a outra ouviu tudo pacientemente e disse: não vou esperar o Natal para dizer que você é uma pessoa maravilhosa. O ar de surpresa foi visível e, depois, ambas prometeram repensar suas atitudes. O Natal faz milagres.

Energia. O Awaken Love Fortaleza Festival, acontece dia 19, próximo sábado, na Lagoa Co-losso, com participação do líder humanitário Sri Prem Baba. Informa-ções: www.bilheteriavir-tual.com.br.

Pensar. O livro de crô-nicas “eu ouvi, eu vivi”, do professor e dentista da UFC, Vicente de Paulo Saboia, será lançado na Academia Cearense de Odontologia, dia 13, domingo, às 17h30.

Diversão. O projeto Circo de Todas as Artes

encerra as atividades do ano promovendo ações de cidadania e apresenta-ções artísticas, gratuitas, no Jangurussu, Passaré, Conjunto José Walter e Mondubim.

Lembrança. A CAI-XA Cultural Fortaleza recebe o show Filipe Cat-to canta Cássia Eller com apresentações de 17 a 20 deste mês .Informações pelo fone 85 3453-2770).

Agenda. Zezé di Camargo & Luciano e José Augusto fazem show, amanhã, sábado, na inau-guração do Nordeste Hall.

Vaidade...No � lme “Advogado do Diabo” o ator que encenava

o próprio diabo termina o � lme dizendo: “Vaidade! É o meu pecado preferido”. Realmente, se pararmos para pensar na força da vaidade � camos perplexos o quanto ela é poderosa! 0 pior, ou melhor, não sei, é que ela é inata no ser humano. É ela quem fomenta o progresso, a civilização o conforto, e o luxo; é quem abre estradas e desbrava matas; constrói e destrói para embelezar o mundo, porque a beleza é � lha da vaidade.

Embevecidos pela vaidade é que os homens lutam para galgar posições de destaque e não hesitam em suplantar outros para que seu poderio continue des-lumbrando massas, serem bajulados e terem “pseudos” seguidores, porque na hora que o poder muda de dono os bajuladores seguirão o outro. Por que estou falando sobre vaidade? Eu vejo as crianças lutando para � carem cada qual mais bonita! É uma luta titanica, no entanto nem posso falar muito porque esta luta é eterna desde Adâo e Eva querendo o poder de Deus.

Comigo mesmo quando eu tinha seis aninhos, meu pai levou-me a um circo. Neste havia um pônei que fazia um número; o dono do pônei dizia assim: “cavalinho, cavalinho, circule toda a arena deste circo e descubra a moça mais feia presente aqui”. Quando eu escutei esta sentença corri para atrás do meu pai com medo que ele dissesse que era eu. Por � m, o homem chamou nova-mente o pônei e mandou que ele agora procurasse a mais bonita. Desta vez, eu toda faceira e saliente � quei na frente do papai para o pônei dizer que era eu. Nesta simples relembrança de infância eu revejo a força desta fera imortal: dona Vaidade!

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior

“Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo.” (PROVÉRBIOS CAP.18, VERS.5)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS ALINE FERNANDES

Page 3: Linha Azul 11/12/2015

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

11 de dezembro de 2015 3

Page 4: Linha Azul 11/12/2015

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 11 de dezembro de 20154

“Aprender a dominar é fácil, mas governar é difí-cil”. Goethe, em Máximas e Re� exões.

Possuo amigos e parentes que vivem na Alemanha. Conheço a terra de Goethe desde quando era dividida. Vi os dois lados. Em 09 de novembro de 1989, dia da queda do muro de Berlim, estava lá, em férias, na casa da minha irmã Luísa Helena. Ela, socióloga, mora lá há quase 30 trinta anos. Seu marido Mini é médico e as � lhas Júlia e Isabella, minha a� lhada, seguiram a carreira do pai.

Recebi da Luísa, sexta--feira, 04, parte de texto publicado pela revista New Yorker, comple-mentado por comentá-rios dela: “Em 1991, o fo-tógrafo Herlinde Koelbl começou uma série cha-mada ‘Traços do Poder’ onde retratava políticos alemães e observava como mudavam ao longo de uma década. Koelbl conta que homens como o ex-chanceler Gerhard Schöder ou o ex-ministro

das relações exteriores Joschka Fischer pareciam cada vez mais tomados pela vaidade, enquanto Angela Merkel, com seus modos desajeitados, não passava nenhuma ideia de vaidade, mas de um poder crescente que vinha de dentro.

A vaidade é subjetiva enquanto a ausência desta é objetiva, daí que Merkel é tão e� ciente, enquanto outros políti-cos parecem se perder nas liturgias e rapapés do poder. Essa norma-lidade é vista em outros países – ainda que exista a vaidade, que é de cada pessoa-como no caso de deputados suecos que moram em uma espécie de república tal qual a de estudantes e lavam e passam a própria roupa.

Certa vez, vi uma reportagem de um jornal britânico analisando uma foto do primeiro--ministro David Came-ron lavando a louça da cozinha. A reportagem não se espantava com isso, já que Tony Blair fa-zia o mesmo e Margareth � atcher cozinhava para

o marido.Angela Merkel mora

no mesmo apartamento de sempre, e a única mu-dança que houve em re-lação ao seu tempo, fora do poder, é a presença de um guarda na porta do prédio. Ela e o marido compram entradas para assistir ópera com o próprio cartão de crédito e entram no teatro junto com todos, sem nenhum esquema especial.

Daí partimos para o Brasil, onde governan-tes possuem jatinhos, helicópteros, ajudantes de ordem e comitivas com batedores de moto que param o trânsito para que eles passem. Pessoas que vivem em palácios, como se fossem alguma corte real. Empregadas, arruma-deiras, garçons, equipes de cozinheiros, serviço de quarto, motoristas, inúmeros seguranças, es-quemas especiais para sair ou entrar de algum lugar.

Essa é a diferença: a normalidade do poder, a noção que um servidor público é apenas um servidor público, seja um escriturário ou o presi-

dente/primeiro ministro da Nação. Eles conti-nuam sendo homens e mulheres, maridos e esposas, pagadores de impostos, trabalhadores e cidadãos. Cidadania é isso.”

Não por coincidência, Angela Merkel acaba de sair na capa da revista “Time” como a gover-nante mais importante do mundo ocidental. Ela foi eleita, ontem, 11 de de-zembro de 2015, a “Chan-cellor of a Free World”. A relevância da escolha faz sentido. Merkel viveu e estudou na antiga Ale-manha Oriental. Desde 2005 é a Chanceler alemã e lidera, com naturalida-de, energia, discrição e competência.

Merkel, além do trabalho que faz como governante do seu país, cuida ainda de questões atuais mais complexas, tais como o “default” da Grécia, os problemas (in) comuns da União Europeia, a proteção aos refugiados islâmicos e, ao mesmo tempo, o combate ao terrorismo. Governar é apenas isso.

Angela Merckel – Personalidade do ano 2015

“Melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda.” (Provérbios 17:01)

Catedral Metropolitana de Fortaleza

A Catedral Metropolitana de Fortaleza é um templo católico e monumento histórico, sede da Arquidiocese de Fortaleza, em Fortaleza, Ceará, Brasil. Foi construída no local da antiga Igreja da Sé. A obra demorou quarenta anos para ser concluída, tendo sido iniciada em 1938 e inaugurada em 1978. Tem capacidade para 5.000 pessoas e suas torres chegam a 75 metros de altura. Ocupando a maior parte da Praça Pedro II, também conhecida como Praça da Sé, no centro histórico de Fortaleza, o templo se destaca pela imponência arquitetônica e a beleza dos vitrais. O arquiteto francês George Maunier assinou o projeto de estilo eclético, com predominância de elementos góticos e românticos e com referências à Catedral de Colônia e à Catedral de Chartres. São José é o santo vinculado à catedral.

FOTO IRATUÃ FREITAS

[email protected]

Page 5: Linha Azul 11/12/2015

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

11 de dezembro de 2015

“Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.” (PROVÉRBIOS CAP. 16, VERS. 24)

LançamentoA querida jornalista Sonia Pinheiro, editora da Revista People Luxo, lançou mais uma edição da publicação durante festa que

aconteceu no Alice’s Buffet. O evento contou com a animação do cantor e jovem talento Levi Castelo Branco.FOTOS IRATUÃ FREITAS

Má rcia Castro e Fá tima Duarte

Ana Nadaff e Cló vis Holanda

Zelia Henriques e Monica Arruda

Lena e Rafael Xerez Cantor Levi Castelo Branco e Sonia Pinheiro José Valdo Silva e Marta Peixe

Inê s Aparecida e Antonio Luis

Laete Fernandes e Alessandra Aragã o

Flá vio Torres com Maria e Eymard Amoreira

Geni Levy, Dito Machado e Lizieux Brasileiro

Islay Rangel e Maria Helena

Roberto Pessoa, Fernando Fé rrer e Arthur Bruno

Tomá s e Câ ndida Figueiredo

Roberto Clá udio e Luis PontesRodrigo Viriato, Sonia Pinheiro, Governador Camilo Santana e Oné lia Santana

Hermeto de Paula e Mirtes Antunes

Isabella Fiú za e Auridea Gualberto

Guedes Neto, Ruy do Ceará e José Guedes

Fernanda e Roberto Pessoa

Constanç a Tá vora com Ubiratan e Terezita Aguiar

Lazaro Medeiros e Fernanda Pinho

Guilherme Sampaio e Tahip Beca

Margarida Borges, Nestor e Angela Chaves

Kaia Catunda e Erivan Carlos

Lilian Porto, Lié ge Xavier e Suzane Farias

Maninho e Duda Brí gido

Montiele Arruda e Camila Nascimento

Conceiç ã o e Rommel Barbosa Roberta Fontelles Philomeno e Tereza Borges

Cé lio Fontenele e Sé rgio Liebmann

Ana Peyroton, Graç a Ferreira e Glá ucia Andrade

Ricardo Alencar e Heloisa Helena Rodrigues DantasRenato Barroso com Fernanda e Rodrigo Barroso

Paulo Aragã o, Helana e Jesualdo Farias e Custó dio Almeida

Page 6: Linha Azul 11/12/2015

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 11 de dezembro de 2015 6

Dar-se-á, hoje, a criação da Academia Ce-arense de Engenharia, todavia, os primeiros imortais só tomarão posse um mês depois, ou seja, 21 de janeiro já no Ano Novo, que está às portas. Tudo, naturalmente, sob comando do presidente do Crea, Victor Frota Pinto.

n n nLançamento da segunda edição do livro

Panapaná, da médica e escritora Niedja Bezer-

ra, que irá destinar renda ao Grupo de Apoio ao Paciente Onco (Gapo), deverá ser um dos pontos altos do Natal Entre Amigos da Sellene Mega Diet, sete da noite da próxima quarta.

n n nCom as datas, local e, sobretudo, princi-

pal homenageado, já devidamente de� nidos, cineasta, Wolney Oliveira anuncia próxima edição do Cine Ceará 2016: de 16 a 22 de junho,

no Cineteatro São Luiz, reverenciando o Novo Cinema Mexicano.

n n nDica Literária: Inscrições para o Prêmio de

Literatura Unifor 2015, que se encerram pró-ximo dia 22, podem ser feitas não apenas na Vice-Reitoria de Extensão da Universidade, podendo os interessados também recorrerem às agências dos Correios.

Agora, vou te contar...

“Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu � m são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25)

Ana Vládia e Cássio Sales saúdam 2016 na Espanha

Flávia e Eliseu Barros, artífi ce do maior Réveillon Privê do Brasil

Presidente Neto Ramalho, da CDL, com Lívio Parente, laureado com o troféu Lojista do Ano

Giro Social

Por que adotar?

Tradicional festa

SupimpaPai para fi lho

Estados Unidos, opção de Ana e Antônio dos Santos, para temporada � nal, ou melhor, período das Festas.

nEnquanto isso, Adrísio

Câmara Júnior saudará o Ano Novo em Miami.

nTomando rota de Recife,

hoje, para mais um � nal de semana no torrão deles, Marluce e Rubenilson Bandeira.

nCraque em retina, André

Jucá Machado participou, como palestrante convidado, do Congresso da USP.

nQueremos Deus 2016 fe-

chará primeiro mês do Ano Novo, com arcebispo dom José Antônio celebrando missa, no Estádio Presidente Vargas.

nConfraternização

natalina da ABIH-CE programada para a próxima quinta-feira.

nEspanha será o destino

de Ana Vládia e Cássio Sales, no Natal e Réveillon, tendo como companheiros de viagem Ana Virgínia e Ricardo Martins.

nLevando � lha e genro,

Danielle e Antônio Gomes, e irmão Narcélio Miranda, bem circulante Mônica Arruda seguiu ontem, para Festa nos States.

nQuarta feira próxima,

19h30, Totonho Laprovítera dominará cenário literário do Ideal, autografando seu mais recente, “Causos”.

nTradicional Natal de Luz

de Gramado terá jovem ala cearense devidamente representada, por Kelyane e Mauro Benevides Filho.

nColunista Marcondes

Viana comemorou ontem, animada noitada no Bu� et Viriato Gastronomia, como parte dos 10 anos de sucesso da Revista Chic Automóveis & Sociedade.

“Muitas pessoas se perguntam para que adotar? Essa palavra tão forte para nós que vivemos em instituição, e tão fraca para quem não mora. A adoção nada mais é do que uma forma das pessoas mostrarem o que sentem por nós crianças, carinho, amor do qual precisamos tanto”.

Caroline da Motta Silva – Estudante, institu-cionalizada em abrigo

Há quem cogite longinquamente a possibi-

lidade de adotar uma criança, mas esbarra em contraindicações socialmente difundidas, oriun-das de um profundo preconceito que permeia o tema. As dúvidas que surgem nem sempre são teoricamente complicadas, mas antes passam por pré-concepções tão batidas em nossa vivên-cia cotidiana, por nossos familiares, amigos e pela própria mídia. É a cultura do “� lho de cria-ção”, alguém acolhido materialmente por uma família, mas que não ostenta todos os requisitos inerentes a um � lho de verdade, não se mistura no carinho integral que os membros da família se concedem mutuamente.

Deste vício inicial surgem muitas incompre-ensões que vão sendo tomadas como verdades eternas, sabedoria ancestral, que seguem a lógica falsa da prudência, apontando seu dedo torto para problemas inexistentes. São miragens mí-opes, que os moribundos do deserto da falta de afetividade pensam ser reais. Como os sedentos e esfomeados na areia escaldante, as pessoas que estão privadas de conviver com o amor pleno têm também delírios: enxergam oásis inexistente de vidas absolutamente seguras, longe de qual-quer risco ou improviso. E com a visão entorpe-cida por esta ingênua pretensão, privam-se do melhor da vida e continuam sua viagem trôpega pelo deserto do afeto.

O � lho adotivo é tão amado como o biológi-co? É essa a primeira dúvida que surge quando alguém pensa em adotar. Não se deve pensar que é crime ter tal insegurança, já que ela faz parte de nosso ideário social há décadas. Crime é não superá-la, pelo espírito de amor revolu-cionário que existe em potencial em cada um de nós. Amor divino, que não se submete a lógicas egocêntricas e a determinismos cafonas, fora de época. O � lho adotivo é uma dádiva: um ser que o pai adotivo não poderia nunca ter gerado, por advir biologicamente de outros cromossomos, mas que permite que ele destine a jazida de afeto que estava ociosa em seu peito. Na verdade só os � lhos adotivos são amados. Mesmo os � lhos biológicos são adotados por seus pais biológicos, quando há amor e cuidado. O psicólogo Luiz Schettini Filho costuma dizer que todo � lho é biológico e adotivo: biológico porque é o úni-co meio de se vir ao mundo e adotivo porque precisa ser amado, amparado e criado. Assim, para crescer com segurança emocional todo ser humano precisa ser adotado. Daí inexistir nenhuma distinção entre a � liação biológica e adotiva, em relação ao amor que se sente. O amor é adotivo. Se há amor, é caso de adoção, mesmo que o � lho tenha sido gerado pelo pai.

Podemos, então, esquecer completamente o mito da � liação biológica como passaporte garan-tido para uma relação amorosa entre pais e � lhos. Os abrigos abarrotados de � lhos biológicos que não foram adotados por seus genitores são um testemunho trágico de que ter sido gerado por al-guém não importa necessariamente na existência de amor. Os adolescentes de classe média, andan-do de moto e usando drogas, largados nas cidades por pais desleixados, também demonstram o mesmo. Pois, então, podemos ser livres para amar o diferente e celebrar os encontros de alma. Não precisamos imitar o que a natureza eventualmen-te negou. Pode o branco amar o negro e vice--versa, na qualidade ímpar de pai e � lho, fazendo das famílias uma dádiva da brasilidade, famílias coloridas e amorosas, que escolheram o amor como elemento de liga. Quem ama adota.

O prefeito Roberto Cláudio não dorme no ponto. O show pirotécnico do final do ano tem tudo para ser o maior do Brasil, superando até o do Rio de Janeiro, com 16 minutos, São Paulo e Salvador ambos com 15 minutos. Para maior animação dos foliões, a queima de fogos da Praia de Iracema, terá duração de 17 minutos, entre outras grandes atrações artísticas previstas.

Quem compareceu, garante: Jacaúna Aguiar se esmerou, na elaboração da decoração do Espaço Coliseu, do La Maison, para a superlativa festa anual da Câmara de Dirigentes Lojistas, com direi-to à entrega do Troféu Iracema ao Lojista do Ano Lívio Parente e show do ator-cantor Daniel Boa-ventura, que recentemente já encantara platéia que lhe prestigiou no Ideal Clube. Presidente Severino Ramalho Neto, uma vez mais, esteve irrepreensí-vel, como an� trião, quer dizer, conduzindo tudo de forma impecável. Noite de puro brilho, de mu-lheres e cavalheiros tendo decisiva participação, comparecendo superelegantes.

Negócio é o seguinte: com partida recente de Edilmar Norões, a Academia de Literatura e Jor-nalismo já determinou quem preencherá vacância da Cadeira 3, que era ocupada pelo saudoso jorna-lista, no caso, Paulo César Norões. Tem-se escu-tado comentários bastante favoráveis (de quem já viu) sobre a exposição Agricultura da Imagem (fotogra� as), que o artista visual Rodrigo Braga apresenta, até 24 de janeiro, no Museu de Arte Contemporânea, no Dragão do Mar, com Daniel Rangel assinando a curadoria.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Page 7: Linha Azul 11/12/2015

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Inversão de valores

A inversão de valores no Brasil chegou a níveis tais que o processo para cassar o man-dato da presidenta Dilma, contra quem não pesa nenhuma acusação de enriquecimento ilícito ou de práticas criminosas ou corrupção está sendo comandada por alguém para quem o procurador geral da República, Rodrigo Janot (foto), já pediu, em denúncia enviada ao Supremo tribunal Federal, nada menos que 184 anos de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, dentre outros delitos.

Pessoas que se dizem “de bem” se postam lado a lado com Eduardo Cunha para pedirem o impeachment da presidenta Dilma, enquanto ignoram seus (de Eduardo) crimes, já denuncia-dos pelo Procurador geral. Também fazem vista grossa para a casa de Noca em que ele, Cunha, transformou a Câmara dos Deputados. E isso, única e exclusivamente para se manter impune aos seus crimes e porque uma patuleia de mal-feitores querem continuar mandando e desman-dando nas chaves dos cofres do País.

É o caso de perguntar: Quem mais se bene-� ciou na roubalheira que tomou conta do País senão o partido de Cunha e de muitos que hoje pedem a cabeça de Dilma? Por que justamente a Dilma, que não se bene� ciou tem que ser a sacri-� cada? Por ela não ter feito como muitos de seus antecessores e barrado as operações da Polícia Federal que estão passando o País a limpo?

Então, tá. O vice--presidente da nossa avacalhada Repúbli-ca, Michel Temer, Procurador-Geral da Justiça de São Paulo em 1992, no “olho de furacão” do “impea-chment” do presidente Collor, conhecido como “Fernandinho da fuma-ça”, expõe o seu ponto de vista: “Julgamento de “impeachment” tem de ser político e nunca jurisdicional”. Quem não te conhece que te compre!

Tetas desejadas. Qualquer cearense está ciente da situa-ção fi nanceira, que é desastrosa para o Governo Federal, ameaçadora para os governos estaduais e calamitosa para 80% dos municípios do País. Mas, no inte-rior, políticos opor-tunistas, como cães em “Festa de São Lázaro”, já começam a se engalfi nhar em mais uma batalha pela desejada “teta” em 2016.

“Tribunal”. Em bela cidade turística da Ibiapaba, chegou ao conhecimento da Câmara informação de que o prefeito pre-tendia criar mais três Secretarias, mesmo

ante a liseira da Pre-feitura. Um oposicio-nista, ferino, indagou se uma delas fi caria no “Gogó da Ema”, local de preferência para o chefe do poder municipal entregar-se ás libações etílicas...

Olho neles! O de-putado André Fi-gueiredo (PDT-CE), ministro das Comu-nicações, concentra suas atenções nas emissoras de TVs educativas e rádios comunitárias. Tudo bem, mas ele está na obrigação de impedir emissoras comuni-tárias, destinadas à divulgação da cultura e de temas sociais, mas que só tem ser-vido para promover políticos é politicói-des medíocres.

Lição de risco. Por conta da onda de corrupção investiga-da pela Lava Jato e do “impeachment” que paralisam o País, o ministro da Fazen-da, Levy, adverte, mesmo colocando a “cabeça a prêmio”: esquecer os graves problemas econô-micos por causa do processo de impedi-mento só aumenta os riscos que já ocorrem do País.

“O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos.” (PROVÉRBIOS CAP.16, VERS.28)

Stelinha Frota Salles e Kaia Catunda

Nina Paiva, Leuda Mota e Clá udia Martins

Helaine Oliveira, Patricia Moreira e Cida Parente

Eveline Barbosa e Fernanda Karla

Flá vio Torres, Gabriela de Castro, Tereza Tá vora e Constanç a Tá vora

Amarildo Mires e Fá tima German

Durval Ayres Filho e esposa, Flá via e Carlos Castelo e Islay Rangel

Douglas e Marjorie Marshall

Tereza Pontes e Adé lia Albuquerque

Excelsa e Artur Costa Lima

Antonio e Daniele Gomes

Thereza Pontes e José Maciel

Sônia Pinheiro, Marcelo e Micheline Pinheiro

Elma Araú jo, Clá udio Amaral e Cristiane Holanda

Suely e Larissa Torres

Clá udia Albuquerque e Helena Demes

Camila Aragã o e Lia Pinheiro

Lançamento - Parte IIFOTOS IRATUÃ FREITAS

FELLIPE-SAMPAIO-SCO-STF

Page 8: Linha Azul 11/12/2015

C M Y K

Na primeira página do informativo Acert No-tícias, uma justa homenagem ao ex-presidente da entidade Edilmar Norões, que nos deixou recente-mente. Uma matéria do estimado Josely Moreira, com o título de “As Rosas Falam, Sim”, também em homenagem a Edilmar. A palavra de Carmem Lúcia Azulay, o Prêmio Aboio 2015. A presença da Acert na posse do ministro André Figueiredo nas Comunicações. Parabéns Maria Carmem Lúcia.

n n nAs apresentações do grupo Voca People, que

aconteceriam em Natal (Teatro Riachuelo, dias 12 e 13 de dezembro) e Fortaleza, no Teatro RioMar, de 8 a 10 de janeiro. Foram cancelados. Os proble-mas de logística impossibilitaram a realização dos shows.

n n nCom uma belíssima cerimônia, nos jardins do

Iate Club, aconteceu o casamento do jovem e belo casal, nutricionista Ticyana Falcão e o executivo Gabriel Ferreira, � lhos de Rosemberg Feitosa Pires e Jacqueline Falcão, e de Nei Magalhães Ferreira e Márcia Simão Cabral.

n n nNa próxima semana, aqui na coluna no Linha

Azul, matéria ilustrada com lindas fotos do evento.n n n

O Grupo Lagosta Bronzeada embala o coração dos apaixonados com um maravilhoso show no Paquero, Quero, no próximo dia 19, às 22 horas, com muito romantismo.

n n nComeça hoje um super bazzar em benefício do

Lar Tôrres de Melo, que conta com o apoio de Ge-orgia Dielly, Habdara, Cacau Show, Rebecca Bela entre outras.

n n nParabéns, hoje, para Fabíola Cals Silva, Fabíola

Rocha, Fátima Oliveira, Fernando César Mesquita, Monique Barreira e Regina Cláudia Fiúza. Ama-nhã recebe cumprimentos Bosco Ferreira Gomes e Tequinha Cysne.

n n nDomingo é dia de parabenizar Denísio Pinheiro,

Eliseu Barros, Heliônidas Pinheiro, Lídia Esteves e Lúcia Medeiros. Parabéns a todos.

Radiodifusão cearense perde Edilmar Norões

CondecoraçõesDurante solenidade que aconteceu no auditório da 10ª Região Militar, algumas personalidades foram condecoradas

pela Liga da Defesa Nacional. Margarida Borges de Carvalho, presidente da LDN, aqui no Ceará, comandou o evento.

A importância quem dá ao outro é você...

Se signifi ca ou é insignifi cante

autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16: 09)

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Gen. Freire Gomes e Margarida Borges de CarvalhoEdval Amorim, Margarida Borges de Carvalho, Jeovâ nia Holanda e Jaime de Paula Pessoa

Cel. Ugo e Gen. Júlio Lima Verde

Ana e Cel. Adyr Sampaio

Margarida Borges de Carvalho, Mô nica Arruda, He-liane e Bré tis de Castro Heliane e Bretis de Castro

Nestor Chaves e Margarida Borges de Carvalho

Na festa do Logista do Ano, no La Maison, vemos Kaia Catunda, Stelinha Salles e Jane Parente

Cel. Mauro Pavã o Madureira, Leonardo, Henrique e Jovâ nia Pavã o

Beth Delbone prestigia a festa Logista no La Maison