linha azul - 09/10/2015

8
4 C M Y K l Fortaleza, Ceará, sexta- feira, 9 de outubro de 2015 “Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13) PÁG. 4 FOTO IRATUÃ FREITAS CASARÕES DO DRAGÃO DO MAR

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 23-Jul-2016

245 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul - 09/10/2015

4

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 9 de outubro de 2015

“Grande miséria é para o pai o � lho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher.” (Provérbio 19:13)

PÁG. 4

FOTO IRATUÃ FREITAS

CASARÕES DODRAGÃO DO MAR

Page 2: Linha Azul - 09/10/2015

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 9 de outubro de 2015 2

Jorge Gentil Maria Tereza Barbosa

Danielle Chab, Itamara Silva e Major Melo

Eduardo da Silva e Hélio Fontinelle

Danielle Arruda, Antônio Gomes e Mônica Arruda

Afonso Tabosa, Meton Vasconcelos e Expedido Borges

Delcir Teixeira e Margarida Borges

Gen Freire Gomes e Monica Arruda

Hermeto de Paula

Joã o Batista Fujita, Meton Vasconcelos e Eliseu Barros

TC Arilson e Sanches

Roberto e Rita Flávia Caracas

Romeu de Almeida

Joã o Batista Fujita e General Gazzineo

Francisco Barreto

Mônica Jaborandi, Aline Sampaio, Renata Gomes, Margarida Borges e Ana Sampaio

Hermeto de Paula, Cel Ugo e Francisco Barreto

Lúcio Freitas, Nilson Bandeira, Fernando Cumaru, Marcelo Lima Verde e Coronel Rolim

Jorge Augusto Gentil Barbosa é homenageado

Margarida Borges, Hermeto de Paula e Francisco Barreto

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

73 anos da 10a Região MilitarComo já é de tradição, aconteceu solenidade para se comemorar os 73 anos da Décima Região Militar, comando maior do exército aqui no Ceará. Na ocasião

várias personalidades receberam o título de amigos da 10ª Região Militar.

Conversando a gente se entende

É muito comum pensarmos que o mundo desabou quando não atingimos nossos objetivos. Nem todos têm a capacidade de encarar com leveza às voltas que a vida dá para permitir que ela nos conduza com seus altos e baixos. Quando me percebo lamentando sobre algumas questões, os amigos mais próximos costumam recomendar ter fé. Sempre ouço que quem tem fé, encara com mais serenidade os turbilhões que surgem pelo caminho. Quem tem fé fecha as portas para o medo e, busca ser feliz por inteiro, com o que tem. Sem dúvida pode ser uma boa alternativa uma vez que a fé, é algo simples (deduzo) e, capaz de trazer o equilíbrio em qualquer situação.

Mudança. O troca--troca de partido entre os políticos cearenses faz lembrar a frase do ex-go-vernador Gonzaga Mota: a política é dinâmica.

Compras. A Expoar-te - A Feira Internacio-nal de Artesanato chega ao Shopping Parangaba dia 25, com produtos de vários países a partir de R$ 10,00.

Ambientes. Com o tema “Brasilidade - o Brasil visto por dentro”, a Casa Cor tem em seus ambientes peças da Urban Arts e pode ser visitada até o dia 17 de novembro, na Avenida Barão de Studart.

Chance. O SENAI/CE está ofertando 384 vagas em cursos pro� s-

sionalizantes presenciais e a distância. Reservas de vagas pelo telefone (85) 4009.6300 e www.senai--ce.org.br.

Ritmo. O CONEXÃO RAP acontece amanhã, sábado, com participação do grupo carioca START RAP que tem entre os integrantes Sain Peixoto, � lho de Marcelo D2. O show será no Complexo Armazém.

Não aborrecerNos dias de hoje, quando a pressa parece ferramen-

ta de trabalho, é quase que necessário que nós não aborreçamos as pessoas com perguntas insistentes e impertinentes de instante a instante, principalmente quando a pessoa está lendo. É uma questão de respeito. A pergunta irá desconcentrar o leitor e consequente-mente irá aborrecê-lo. Quem gosta de ler e está lendo, está em outra esfera, portanto, vai desgostar enorme-mente a quem neste instante está em seu nirvana.

Também devemos ter cuidado: se formos nós que estivermos lendo, não devemos enlevadamente querer partilhar as emoções com pessoas da familia ou ami-gos que nada tenham a ver, nem gostem de literatura; simplesmente porque estamos empolgados descreven-do: “escutem que coisa extraordinária” e então passa a narrar toda a história do livro. Evitemos passar por este constrangimento.

É importante lembrarmos que se o livro não nos pertence, temos o dever de tratá-lo muito bem e devol-vê-lo em perfeito estado, além de obrigação é sinal de requinte e educação. Esta falta é tão comum até mesmo entre pessoas que pertencem a agremiações literárias onde é comum ouvirmos de algumas, incisivamente, a� rmarem: “não empresto meus livros” e realmente cumprem o que dizem e com razão; outras � ngem não escutar o pedido de empréstimo e assim salvam seus pequenos tesouros.

Ao emprestar um livro, para evitar aborrecimentos, recomendamos que você tome nota na presença de quem pediu o livro emprestado como se fosse numa Biblioteca. Anote o dia, a hora; se achar conveniente, ofereça um prazo à pessoa. Se ela não devolver, não hesite em reclamar, mas, diga-lhe com cuidado: “creio que você está esquecido de devolver meu livro e eu estou precisando”.

Devolver um livro é necessário, demonstra hones-tidade. Em todos os tempos e, agora, principalmente, é essencial respeitarmos os outros, as suas diferenças, seus hábitos e costumes. Então, se você está numa � la, numa sala de espera, ou até mesmo em sua casa e uma pessoa estiver lendo, é prudente pedirmos desculpas para nos dirijamos. Não aborrecer é respeitar.

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior

“Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo.” (PROVÉRBIOS CAP.18, VERS.5)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS GEOVANNI JINKINGS/FRISSON

Page 3: Linha Azul - 09/10/2015

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 9 de outubro de 2015 3

Posse do ministro André Figueiredo é altamente prestigiada

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

O número de cadeiras do auditório do Ministério das Comunicações foram insu� cientes para receber os amigos, senadores, deputados, prefeitos, jornalistas e familiares que foram assistir a posse do novo ministro André Figueiredo (PDT). Funcionários antigos fala-ram que não viram uma solenidade tão prestigiada, nestes últimos anos, como aquela. O deputado licen-ciado em seu discurso mostrou otimismo de que irá concretizar um grande desa� o de sua pasta, ampliar a inclusão digital de milhões de brasileiros, principal-mente, nas regiões mais carentes de tecnologia.

Mesmo com a reforma ministerial, o clima político em Brasília está fervilhando. Opositores de Dilma estão certo que com a recomendação da desaprovação das contas pelo Tribunal de Contas da União, de seu Governo de 2014, o Congresso Nacional votará o im-peachment e a Presidenta tem os dias contados. Não é tão simples assim. O Congresso tem que con� rmar a reprovação, aí, inicia-se um caminho para a Presi-dente ser enquadrada em crime de responsabilidade, podendo levá-la ao impeachment. Tema polêmico, porque seus defensores alegam que, se aceito a repro-vação, ela foi realizada em seu primeiro mandato.

E a crise continua, mas uma vez não há parlamentares para votarem as pautas bombas, o desemprego aumenta, as vendas caem e estabelecimentos comerciais fecham. O pior mês dos últimos 10 anos foi o de setembro.

Brasília ferve

Missão empresarial na China

Obesidade infantil

Mauro Sampaio

Doação

Natal Mágico

Em missão empresarial, trinta e quatro cearen-ses do setor de reciclagem, eletrometalmecânico e calçados participam no próximo dia 12, na China, da 118º Canton Fair, um dos mais importantes even-tos comerciais do país. A missão é articulada pelo Centro Internacional de Negócios, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Uma a cada três crianças brasileiras, entre cinco e nove anos, estão acima do peso, de acordo com dados recentes do IBGE e do Ministério da Saúde. Causa-da pela falta de atividade física e alimentação rica em gordura, açúcares e alimentos industrializados, a obesidade infantil atinge 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas do país. Rafaela Gonzaga, nutricionista da Fundação Pró-Rim, diz que as consequências da obesidade infantil podem estar relacionadas em diver-sos aspectos da saúde, seja na própria infância, como na fase adulta. É importante destacar que a relação da obesidade com várias doenças, entre elas a diabetes e a hipertensão arterial, descritas como uma das principais causas da insu� ciência renal crônica (IRC).

Perdermos, esta semana, um dos principais líderes políticos da região do Cariri e do Ceará, Mauro Sampaio. Um homem do bem, simples, que sempre se dirigia a todos com um sorriso no rosto e com palavras de carinho.

Fernando Jorge, ex-comandante e empresário, realiza na próxima quarta, dia 14, solenidade de doação do helicóptero BELL 47G-2 ao museu da Tam. A máquina de 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial, tem a assinatura da OPEN POINT TURISMO - dirigida por Fernando Jorge - que carrega acima de tudo a paixão de um ser humano que concretizou o sonho de voar e possuir uma aeronave dessa magnitude. O evento acontecerá na sede da NORDESTE TÁXI AÉREO, localizada na Sabiaguaba, e contará com a presença de um dos fundadores do Museu da TAM William Rady.

Com realização da Black & Red Produções, Opus Promoções e Ministério da Cultura o musical Natal Mágico terá apresentações no Teatro RioMar nos dias 24 e 25 de outubro. Ao som da Ave Maria, de Bach/Gounod (uma das composições mais famosas e gravadas em latim da Ave Maria), um anjo sobre-voa o presépio para anunciar o nascimento do Menino Jesus. Outros 12 anjos cantam ao vivo, enquanto � oquinhos de neve caem do céu. Em clima mágico, a luz desenha no ar os personagens e ajuda a encantar o espectador. Com truques realizados por equipamento de última geração, o diretor da montagem, Billy Bond, pelo segundo ano, traz para o Brasil o conceito dos tradicionais espetá-culos de Natal realizados em Nova York e Londres, principalmente.

Jaqueline Copat e Roberto Valsecchi

Taynah Fernandes e Lais Tayra Neto Rossi

Paulo Sergio

Rafaelle Girão,Kassio Barros, Michel Amiguet e Xuxu Barros

Leia Freire Martins

Thais Benevides e Meton Neto

“O perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem a língua dobre virá a cair no mal”. (Provérbios 17:20)

Page 4: Linha Azul - 09/10/2015

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 9 de outubro de 20154

“Todo aquele que para esperando que as coisas melhorem, verificará bem cedo que aquele a não parar e colaborar com o tempo, estará tão longe e ja-mais será alcançado”. Autor ignorado.

Recebo e-mail de jovem a se preparar para concursos havia dois anos. Se diz aflito, pois aplicou a reserva da fa-mília com o pagamento de mensalidades de cur-sinho caro frequentado, com atenção e afinco. Formara um grupo de colegas e varava noites estudando, revendo pro-vas de concursos ante-riores, vendo os “bizus” surgidos. E agora?

O desalento demonstra o re� exo do momento. Momentos passam. Essa crise tão divulgada, tão discutida e não encami-nhada para pronta solu-ção, pode causar transtor-nos a milhares de jovens, Brasil afora, aprestavam--se para a realização de concursos em todos os níveis de governo.

Os concursos vol-tarão, fique certo. Há funcionários públicos a atingir a idade com-pulsória ou o tempo de

aposentadoria. As vagas precisam ser preenchi-das e os terceirizados não têm a capacitação exigida para muitos car-gos. É questão de tempo e paciência.

Entretanto, não se deixe desesperar nos primeiros embates da vida. O Brasil é campeão de crises. Todas, mais dia, menos dia, acabam. As estruturas de gestão vão precisar, agora de pessoas como você. Se estudou e aprendeu para ficar apto a reali-zar tarefas no serviço público, quando houver novos concursos, será aprovado.

Por outro lado, há muitas outras oportu-nidades além da “vida segura” na estabilidade do emprego público. As empresas privadas sobreviventes -afora aquelas com acesso a crédito fácil de bancos oficiais e contratadas para serviços e obras a órgãos públicos- podem ser um caminho.

As empresas privadas não vão poder pagar, inicialmente, os valores do pródigo governo, mas você deve ser ativo, capaz de executar as tarefas a si delegadas e

se enquadrar na filo-sofia própria de cada uma delas. O cami-nho poderá não ser tão árduo. Dependerá não da sua subserviência ou jeitinho, mas do seu desempenho.

Você já ouviu contar histórias de pessoas a montar o próprio negócio? Essa é outra alternativa, mesmo com dinheiro seja curto. Procure saber de suas habilidades, dos seus conhecimentos e, prin-cipalmente, leia jornais, revistas, livros, frequen-te palestras e mude o seu olhar. Descubra oportunidades. Encarar a vida privada não é fácil. Não há férias, os lucros são baixos, a apo-sentadoria é risível, há impostos a pagar e você precisa tomar decisões rápidas em funções das ondas do mercado, tal como as marés. Haverá muitos impostos a pagar, mesmo se optar pela empresa simples.

Já ouviu falar em empreendedorismo? Leia sobre isso. Pesqui-se o não existente na região onde mora ou na cidades próximas. Para ser empreendedor é preciso entender as

práticas da atividade. Se for familiarizado com a informática, melhor ainda. Há muita ideia nova surgindo. Crie ou venda produtos simples, de baixo preço. Uma recomendação: não imite, tente fazer o novo, descubra algo e veja se a ideia bate com o seu sonho. Sem sonhar e idealizar a vida perde o sentido.

Converse com a sua família, troque ideias com amigos, procure alguém mais velho da área escolhida, faça cursos breves, vá a palestras e se debruce sobre a internet. Tenha foco, disciplina e aja. Estabeleça um pequeno projeto e vá analisando ponto por ponto. Visite parques tecnológicos de universidades, desven-de as inovações e não esmoreça.

As oportunidades existem. Elas dependem de gente com capacida-de, habilidade e tenaci-dade. Há assessorias e materiais de leitura em universidades e afins. Fuja de gente temerosa. Arme-se de vontade e vá em frente. A vida é jogo de um só tempo. E corre rápida.

Os “concurseiros”, a crise e as oportunidades

Casarões doDragão do Mar

No início do século XX, esses casarões que hoje emolduram o Dragão do Mar, funcionam como empresas de importação e exportação. O bairro chamava-se Outeiro da Prainha. Até os anos 50, esta área também acolheu casas de tolerância. Nos anos 80 artistas começaram a se instalar por ali.

“Melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda.” (Provérbios 17:01)

DIVULGAÇÃO

Page 5: Linha Azul - 09/10/2015

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-

feira, 9 de outubro de 2015

“Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.” (PROVÉRBIOS CAP. 16, VERS. 24)

Prêmio Valores FamiliaresTendo como palco a capela da igreja do Jesus Cristo dos santos dos últimos dias da Aguanambi, aconteceu a entrega do 1º Prêmio Valores Familiares, onde foram reconhecidos líderes que têm contribuído para a preservação da família e seus valores. Entre os premiados, políticos, juízes, religiosos, líderes comuni-

tários e diretores de projetos sociais. As estacas Fortaleza, Benfi ca, Oeste, Litoral, Ceará, Bom Jardim, Caucaia e Montese fi zeram parte da atividade.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Presidente Simplicio fala sobre o prê mio Valores Familiares Terezinha Aguiar e Maria Expedita

Hidal Rodrigues fala sobre o Prêmio Valores Familiares

Alri Nogueira, Soraya de Palhano e Presidente Simplicio Socorro e Nilson Castro

Michel e Elizabeth PinheiroPadre Watson Faç anha e Nilson Castro

Presidente Simplicio entrega a Soraya de Palhano, da Casa de Jeremias, a premiaç ã o

Irmã Conceiç ã o do Lar Amigos de Jesus, recebe trofé u do presidente Alri Nogueira

Ray Rabelo, do INESPEC, recebe homenagem de Nilson Castro

Oliveira entrega premiaç ã o para José Teó genes do Nascimento

Presidente Simplicio entrega trofé u para a juiza Elisabeth Pinheiro

Regina Coeli do Lar Fabiano de Cristo recebe trofé u do presidente Lins

Presidente Simplicio entrega tofé u a irmã Vilannei-de, da Casa de Nazaré

Alri Nogueira e Cristina Nogueira

Aldemir Costa, do Movimento Pró-Parque, recebe trofé u do presidente Simplício

Francisca Freitas recebe trofé u de Oliveira

Dió genes Andrade Madeira recebe trofé u de Ales-sandro Silva

Deputado Walter Cavalcante recebe o trofé u de Alri Nogueira

Premiados

Equipe Casa de Jeremias

Vitó ria, Francisca e Walter Cavalcante com Hidal Rodrigues

Suely Adeodato, Soraya de Palhano, Nayara e Elerrone Souza

Teó genes Nascimento, Raimundo, Edson de Souza, Aquiles Moreira e Regina Coeli

Leila e Ré gis recebem trofé u representando o Pa-dre Watson Viana

Presidente Lins entrega tofré u a familia Sé rgio Al-berto, Gleicia e fi lhos

Page 6: Linha Azul - 09/10/2015

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 9 de outubro de 2015 6

Certamente, o cearense que mais sentou-se na cadeira do Programa do Jô, historiador Jeová Mendes, em breve, estará, uma vez mais, cara a cara com o gordo apresenta-dor global, para falar, entre outras coisas, do seu novo livro, Os Papas que Enaltecem a Humanidade: de Pedro a Francisco.

n n n

Fortaleza recebe, hoje e ama-nhã, no Hotel Gran Marquise, o IV Simpósio Internacional de Ar-ritmia, Eletrofisiologia e Estimu-lação Cardíaca, esperando maciça presença, naquele cinco estrelas da Beira Mar, não apenas de profis-sionais destes setores, todavia, também de médicos de outras

especialidades e residentes.n n n

E por falar no que tem para acontecer, também vem aí, de 21 a 28 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, com o tema Sus-tentabilidade: Práticas de seguran-ça hídrica, alimentar, sócio am-biental e econômica no semi-árido, o Encontro Internacional Sobre a Natureza 2015 – O².

n n n

No coquetel que abriu, de forma o� cial, a Casa Cor Ceará, que repete endereço do ano passado, idealiza-dora do grandioso acontecimento, Neuma Figueiredo, de� niu assim, esta 17ª edição: “Está surpreenden-te, criativa, colorida, é o Brasil feliz.”

Agora, vou te contar...

“Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu � m são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25)

Gláucia Andrade, puxando à mãe, forma com irmãsquarteto de extrema elegância

Domingo, dia 11, no Marina Park, haverá festa de lança-mento do DVD Pool Party do Aviões do Forró, comandado por Xand e Solange Almeida, grava-do em junho, no Beach Park

Com Elusa, Totonho Laprovítera e mais uma sugestiva exposição, “Femínea”, que fi cará em cartaz, até dia 17 de outubro, na Galeria Ouvidor (Av. Santos Dumont, 3621)

Fonseca Júnior será o responsável pela parte musical do Pré--Réveillon do Ugarte, de Lúcio Brasileiro, dia 12 de dezembro

Giro Social

Bodas de Ferrugem III

De beicinho

Três Toques

Tem grupo sendo articu-lado por Regina e Danísio Corrêa, para o Natal na portuguesa (com certeza) cidade do Porto.

nPosse de Paulo de Tarso

Chaves, na Academia Cearense de Língua Portuguesa, acontece durante festejos pelos 18 anos da entidade, dia 28 deste.

nLazer e uma “paquerada”

na saúde, quer dizer, check--up geral, levaram Darcy e Hermeto de Paula para uma quinzena paulista, mais preci-samente, em Ribeirão Preto.

nQuarta e quinta próxi-

mas, o Espaço Grão será ocupado pelo professor Mar-celo Viana, que irá ministrar curso de Massagem Japonesa.

nAvó da debutante, Karina

Sampaio é quem organiza festa pelos 15 anos de Maria Luíza Viana Sampaio, quarta vindoura, no Barbra’s Éden.

nRecém-chegados de giro in-

ternacional, Cristiane e Antônio Marques, desta vez, optaram pela Cidade Maravilhosa, para o Feriadão de Nossa Senhora Aparecida.

nA propósito, Albina e

Pauloroberto Pinto acabam de retornar da única inter-nacional deste ano, quando � zeram Sul de Itália e Sicília.

nAlberto Bardawill, que,

segundo Lúcio Brasileiro, já foi apontado Homem Mais Bonito do Ceará, tomou rota de Paris.

n“Ranhuras” é o nome da

exposição de Pedro Caetano, que mostra seus trabalhos até próxi-mo dia 25, no Sesc-Iracema.

nEsther e Paulo Barbosa

dividindo férias entre Miami e Nova Iorque.

nTânia, sempre muito

elegante, e João Jorge Vieira, no rol dos convidados do jantar de aniversário de Ahmede Leitão.

Pois assim foi indo a vida. Namorava a mocinha metida e avançava em intimidade, diga-se de passa-gem com baixa e charmosa resistência dela. E namo-rava torridamente a moça da casa de massagens chi-que, toda sexta. Desta última sentia muita falta, ouvia músicas especiais em sua memória e se incomodava com o fato de ter que partilhar seu corpo com deze-nas de outros homens que, como ele, pagavam por isso. Quando começava a pensar nisso tendia a se deprimir e bebia. Queria ser especial para ela, não ser apenas um cliente. Se esforçava muito para ser mais carinhoso, atencioso e galanteador a cada encontro, perguntava sobre seus assuntos pessoais, uma conver-sa muito incomum neste tipo de encontro.

O relacionamento com a menina mimada de família tomou o esperado caminho. Como sentia um remorso constante, não por ir às mulheres pro� ssionais, mas por gostar babosamente de uma delas, acabou por acostumar a namorada o� cial a mandar nele. Sua subserviência estava justi� cada pelas circunstâncias. A garota que já era mimada pelos pais, teve seu egocen-trismo vaidoso adulado pelo namorado emocional-mente pecador. A receita de se obedecer integralmente a vontade da garota economizava aborrecimentos no curto prazo, embora semeasse um monstrengo amoral a ser resgatado no futuro. O casamento foi marcado para maio, o papai da noiva preparava a festança. A vida seguia seu caminho seguro.

Chegada a véspera das núpcias, os amigos prepa-raram uma excelente festa de despedida de solteiro, com direito a strip-tease e bebedeira, conforme reza a tradição. Ele, na depressão do � m da bebedeira, passa-da toda euforia, se aproximou de seu amigo de maior con� ança e lhe pediu em especial favor. De amigo para amigo. Queria que a moça da sauna, aquela que lhe to-mara a mente de forma absoluta, fosse ao seu casamen-to. O amigo a levaria como se fosse uma namorada de ocasião. Queria tê-la ali por perto e isso de alguma forma o consolava de não possuí-la integralmente. Não podia se aprofundar em seus pensamentos e questionar seu compromisso com a namorada, com suas famílias e com o destino dos homens de bem, que é ganhar dinheiro, ter uma família, impressionar amigos com carros, títulos e outras posses, e depois morrer bem velho. O amigo do peito levaria seu amor mundano e enlouquecedor ao seu matrimônio e seus dois mundos estariam juntos naquele epílogo.

Trato feito, amigo amalucado sem nada a perder. A beldade foi ao casamento, discretamente vestida, com elegância. Ninguém podia supor qual seria sua ocupação. O noivo teve que conter as lágrimas várias vezes durante a cerimônia, o que foi encarado com muita naturalidade pelos presentes, já que as pessoas se emocionam mesmo nestas passagens. Internamen-te ele se consumia num fogo abrasador. Era a vontade caudalosa reprimida de abraçar aquela mulher do pecado e exercer todo seu romantismo de folhetim com ela, dar-lhe outra vida, e outras coisas deste jaez. Sua respiração se desregulava podia discretamente olhar para ela. Esperou com ansiedade a festa que se avizinhava para que seu amigo pedisse, com seu tom brincalhão, conforme o plano minuciosamente arti-culado, para dançar um pouco com a noiva, criando o ensejo insuspeitável para que o noivo dançasse com aquela que � ngia ser sua namorada.

Foi uma dança breve. Uns dois minutos. Ele simu-lava um sorriso de simpatia para esconder a voracida-de do ímpeto de tê-la ali, animalescamente. Procurou � rmar compromissos e juras em voz baixa, que jamais deixaria de procura-la e outras mais. Ela sorria e fazia seu papel de bonita. Nada respondia. Olhava para os olhos dele com a mesma devassidão que � zera no primeiro encontro. Era dela. Alguém interrompeu a dança, para as fotos tradicionais. Saiu daquele contra-passo pela metade. Passou o resto da festa procuran-do se posicionar perto da sua musa de aluguel, mas a acabou perdendo de vista ao ser requisitado pelo sogro um drinque. Perdeu-se dela e de si.

A lua de mel na Europa levou quase um mês. Pas-sado o impacto daquele último encontro, pretendeu � car concentrado em sua bela esposa e no passeio, tentando evitar ao máximo pensar na outra. Divertiu--se e ocupou-se o tempo todo. Até que chegou o dia da volta, já no avião a sofrer pela ansiedade de voltar ao trabalho, a sua vida e, não menos importante, a vê-la. Foi um longo vôo. Tendo desembarcado, ainda esperando as malas, mandou-lhe uma mensagem, queria vê-la no dia seguinte, trouxera um presente. Mas não obteve resposta, ao contrário das outras oportunidades que a procurava. O silêncio de seu telefone não o deixou dormir direito.

Antes, unha e cutícula, coisa azedou de vez entre dois conhecidos empresários de sucesso, a ponto de, em determinado restô onde ambos se encontravam, um amigo em comum dos dois ter chamado um deles para sentar-se à mesa, composta, entre outros, por um dos personagens, e ouviu como resposta o seguinte: “Coragem, eu até tenho, o que não sinto é a mínima vontade.” E o papo gorou de vez.

Villa Mix, acontecimento que traz a Fortaleza diversas atrações do ritmo “sertanejo”, e que sempre teve como palco o Marina Park, muda de endereço, este ano, se transferindo para o Castelão, marcado para cinco de dezembro.

n n n

Fisioterapeuta Karla Bessa ministrará, de 13 a 15 de novembro, na Faculdade Inspirar, situada no Gua-rarapes, o Curso de Capacitação em Laser Estético.

n n n

Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, uma vez mais, não deixa passar data dedicada à gurizada em branco. Assim é que, de hoje até o dia, propria-mente dito, ali acontece o “Dragão das Crianças”, com recheada programação para os baixinhos.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Page 7: Linha Azul - 09/10/2015

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Justiça é uma grande ilusãoOs governos tanto de Lula quanto de Dilma

optaram por agraciar aliados políticos quando das escolhas para ocupação de cargos nos Tri-bunais, incluídos aí os membros do Tribunal de Contas da União. Colhem agora os frutos de suas opções pela chamada velha política do compa-drio. Quando escolheram Nardes ou Ana Arraes para o TCU pensaram apenas em colocar ali dois aliados, portanto, não se preocuparam em ter julgadores isentos de suas contas, muito pelo contrário, queriam que não tivessem isenção. Agora que esses políticos foram colocados ali por eles estão em situação de oposição, clamam por isenção, mas desde quando políticos são isentos? Os técnicos, estes sim, são capazes de produ-zir relatórios isentos, mas os políticos sempre buscam puxar a sardinha para suas brasas e é por isso que tanto se critica que os tribunais de contas sejam ocupados por políticos em � m de carreira, pois os julgamentos, para o bem ou para o mal do julgado, sempre carregarão em si um conteúdo político.

Nos tribunais não tem sido diferente, pois as indicações de desembargadores e ministros têm passado pelo crivo de gabinetes de políticos e partidos interessados em condenações de inimi-gos ou absolvições de aliados e assim a Justiça vai se transformando num Poder desacreditado e refém de interesses, muitas vezes, inconfessáveis e não muito republicanos.

Para o cidadão comum a Justiça não passa de uma grande ilusão muito longe de se realizar efetivamente em benefício do interesse coletivo. Ainda que venha assim disfarçada, o que perce-bemos são os interesses de pequenos grupos se sobrepondo aos nossos. Pelo menos a cada dia estamos menos cegos à essa realidade.

Alívio. Os artistas brasileiros respiram ali-viados. O Ministério da Cultura escapou feden-do. Tinha muita gente querendo incorporá-lo ao da Educação, como era no passado. Ou entregar pro PMDB. Não se sabe qual o mais trágico dos fi ns. Mas, como o orçamen-to da Cultura é para lá de minguado, o PMDB dispensou.

Novo partido. O tal do PMB, que foi criado esta semana e vem a ser o Partido da Mulher Brasileira, será pre-sidido pela deputada distrital, em Brasília, Telma Rufi no.

Investigada. Essa cidadã foi investigada na Operação Trick da Polícia Civil de Brasília que descobriu um mega esquema, coman-dado pela dita cuja, de fraudes de empréstimos no Banco do Brasil, no Detran, de Brasília, e na Secretaria de Traba-lho, do GDF.

Negativa. O TSE ne-gou o registro do PNC – Partido da Nação Corintiana. Devem ser todos palmeirenses.

Sumiu. Alguém tem notícia da deputa-da Luizianne Lins? Consta que a Secreta-ria Geral da Mesa da Câmara dos Deputa-dos está à procura da loura. Para ela assumir o mandato.

Estrela na testa. Vira-do pra lua nasceu esse fi lho do Paulo Lustosa. Nunca ganha eleição, mas sempre assume um mandato.

É a treva. A decadên-cia no Brasil chegou a este ponto. No passado roubaram fotos nuas da atriz Carolina Dieck-mann. Agora do Stênio Garcia. É ou não é a treva.

Vejam só! No afã de descobrir os mais variados meios de arre-cadar em meio à crise, o Governo Federal já admite o que vinha sendo inadmissível: A instalação de cassinos, que, em outros países rendem grana grossa. Só que essas casas de tavolagem teriam que fi car situadas longe, na Amazônia, e no NE, onde se instalaria uma “Las Vegas brasileira”...

Exemplo. No Planalto da Ibiapaba, depois de criada a Associação dos Prefeitos, e com o apoio estratégico do Conselho de Desenvol-vimento Regional da Ibiapaba – Conderi, as conquistas não demora-ram a chegar, a come-çar pelo campus avan-çado da UFC, e agora a luta por um aeroporto regional. Isso, mesmo sem ter um só deputado da região eleito.

Gastos absurdos. O jurista Djalma Pinto, uma das vozes mais fi rmes da nossa Justiça, continua sendo uma das personalidades mais consultadas sobre os motivos da derro-cada econômica. Para ele, basta ver os gastos absurdos com a Copa do Mundo, e veremos muitos dos bilhões que o Governo tenta recuperar com medidas debatidas pelo Con-gresso.

“O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos.” (PROVÉRBIOS CAP.16, VERS.28)

Antonio Viana, prefeito de Ico, Jaime Jú nior, e Joã o Ferreira

Silvia Helena Braun e Marcelo Mota

Desfi le

Lí via Inhudes e Cinthia Cruz desfi lam para chiquitas – desfi le BKT

Ivyna Dara, Net Moura e Sanny Lara

Desfi le

Mesa de Honra

Deputado Capitã o Wagner fala aos presentes

Nirvanda Medeiros é homenageada

Desfi le

Douglas Russo, Sara Gadelha e Cristiano Lima

Desfi le

Desfi le

Marcos Saraiva e Walter Bardawil

Pá dua Lopes, Carmen Lú cia Dummar e Antonio Viana

Desfi le

Elisangela Baldessar e Alexandre Baldessa

Carmen Lú cia Dummar Azulay recebe homenagem de Walter Cavalcante

Fashion Kids

Aceji 52 anos

Para marcar Outubro, mês das crianças, o Shopping RioMar está realizando uma série de eventos e a estreia dessa programação, aconteceu com um grande desfile de moda

infantil, o Fashion Kids, onde em três dias, crianças e adolescentes de 02 a 14 anos deixaram a passarela do RioMar cheia de charme, desfilando as tendências da primavera-verão 2016.

O evento contou com mais de dez desfiles de lojas de moda infantil do shopping.

No Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, aconteceu sessão solene onde foi comemora-do os 52 anos da ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior).

FOTOS IRATUÃ FREITAS

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 8: Linha Azul - 09/10/2015

C M Y K

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Romeu Cysne Prado envia ao colunista o Informativo do Centenário, que traz matérias maravilhosas das atividades do Clube que reúne muita gente boa.

n n nEntre as matérias, a entrega de donativos ao

Lar Domingos Sávio, os aniversariantes do mês e a homenagem prestada ao “Pai do Ano”, que teve o restaurante do Marina Park como cenário.

n n nNa noite em que o “Pai do Ano”, Antônio Ma-

galhães, foi homenageado, ele estava na compa-nhia do filho Tony, da nora Mariana e dos netos Diego e Hugo.

n n nAndré Felipe Cunha de Lima recebeu a 1ª Eu-

caristia e foi motivo de uma recepção no Pingo Doce, dos avós Clébia e José Cunha. Na oportu-nidade, cantaram parabéns para a bonita Andréa Giesta que trocava de idade.

n n nNo próximo dia 11, as amigas de Bel Arruda se

encontram na residência dela para celebrar sua troca de idade.

n n nQuando retornar de Sampa, Vitória Philome-

no Gomes reúne, dia 21, a turma que integra o grupo Acad.

n n nSegue dia 16, para temporada por alguns

países da Europa, o casal Wânia e José Ribamar Costa Lima.

n n nRosa Vidal será a anfitriã da próxima reunião

do Grupo Acad.n n n

No dia 27, marca o jantar do Grupo Princesa do Norte, comandado por Maria Sanford, no Dallas.

n n nAniversariantes de hoje: Antônio José Mello,

Domingos Aguiar Filho, Fred Fernandes e Lucia-no Cavalcante.

n n nAmanhã, recebem cumprimentos Guirlan-

da Ponte, Nadja Parente, Patrícia Sabóia, Rôse Benevides (nossa querida Sônia Pinheiro, “A Flor da Crônica”), e Vanessa Lobo Ponte.

n n nDomingo é o dia de parabenizar Otávio Quei-

roz, Roberto Albuquerque, Solange Almeida, Victor Hugo Almeida e Mavi Borba.

Informativo do Rotary Centenário

A importância quem dá ao outro é você...

Se signifi ca ou é insignifi cante

autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16: 09)

Férias na ItáliaA apresentadora Val Marchiori acaba de desembar-

car em Milão, na Itália, para comemorar seu aniversá-rio junto à amiga Flávia Rocha. A loira completa mais um ano de vida e escolheu a cidade por ser um dos seus destinos preferidos “Já morei na Itália, há algum tempo, e sou apaixonada por esse lugar. Aqui estão as principais marcas que amo e, sempre que posso, venho pra cá. Os italianos são muito bem receptivos e charmosos e as mu-lheres todas elegantes, um luxo só, do jeito que eu gosto!”, ressaltou Val Marchiori. A viagem deve seguir para Fran-ciacorta, na região de Brescia, Firenze e Veneza.

Quem troca de idade amanhã é a estoimada colunista Sônia Pinheiro, que é muito amada nos meios sociais e políticos do nosso Estado. Beijos Soninha

Já no Dia das Crianças, segunda-feira é o dia de abraçar a estimada Moema Carneiro Guilhon, que recebe em “open-house”, comemorando o seu aniversário

A renomada cerimonialista Priscila Cavalcanti parabeniza o empresário Beto Studart por um ano à frente da Fiec

StartRap emFortaleza

Instituto da Cultura Hip-Hop e Matrizes Afro In-dígenas do Ceará (HipMac) promove a parceira entre a Mato Queimado e a MLK Eventos e realizam amanhã, dia 10 de outubro. a festa Conexão Rap, que terá como atração principal a banda Start Rap, no qual um dos vo-calistas é Stephan, � lho de Marcelo D2. O show será no Complexo Armazém, na Praia de Iracema. O evento contará com a participação dos grupos: CGC (Conexão Gangsta Caucaia); Mari’az, C2A; Dazaria Mcs; Sunbless 13; School Rap; e DJ’s Jonny Money e Liz Priscila. Roni Flow fará as cerimônias.