caderno linha azul 09 de janeiro 2015

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 9 de janeiro de 2015 (SALMOS 6.9) Walter Cavalcante, Zezinho Albuquerque, Camilo Santana, Daniel Pimentel, Carmem Lúcia e Renê Barreira Diretoria da ACMP Tendo como palco o Vila Galé do Cumbuco, a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) realizou a 14ª Convenção Estadual, reafirmando o compromisso de reunir o setor para sua valorização, criando oportunidades de aprimoramento e buscando soluções conjuntas para o setor. O evento aconteceu no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro. A diretoria da Associação do Ministério Público do Estado do Ceará – ACMP – CE realizou, no La Maison Dunas, uma festa com seus associados para festejar o ano de 2014. Convenção da Acert Confraternização “O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração” IRATUÃ FREITAS IRATUÃ FREITAS

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 07-Apr-2016

234 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 09 de janeiro 2015

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 9 de janeiro de 2015

(SALMOS 6.9)

Walter Cavalcante, Zezinho Albuquerque, Camilo Santana, Daniel Pimentel, Carmem Lúcia e Renê Barreira

Diretoria da ACMP

Tendo como palco o Vila Galé do Cumbuco, a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) realizou a 14ª Convenção Estadual, reafirmando o compromisso de reunir o setor para sua valorização, criando oportunidades de aprimoramento e buscando soluções

conjuntas para o setor. O evento aconteceu no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro.

A diretoria da Associação do Ministério Público do Estado do Ceará – ACMP – CE realizou, no La Maison Dunas, uma festa com seus associados para festejar o ano de 2014.

Convenção da Acert

Confraternização

“O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração”

IRATUÃ FREITAS

IRATUÃ FREITAS

Page 2: Caderno Linha Azul 09 de janeiro 2015

2LINHA AZUL

EDITORA: Wanda Palhano • COORDENAÇÃO GERAL:

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJETO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: J. Júnior e Rafael F. Gomes

EXPEDIENTE

• Tem quem afi rme com convicção de que o amor já não existe mais. As pessoas estão cada vez mais individualistas e, não querem ceder. Pode até ser, mas esta semana vi uma cena que contraria essa tese. No aeroporto Pinto Martins um rapaz, de 20 e poucos anos, segurava um buquê de rosas vermelhas e uma caixinha de veludo preto que por um momento caiu no chão. . Era 6h da manhã. O desem-barque da felizarda aconteceu uma hora e meia depois. As rosas foram entregues. Um longo abraço seguido de um beijo caloroso e, a entrega da caixinha. Sim, eram as alianças. Ali entre aplausos de desconhecidos em um local improvável, a manifestação do amor. Não vamos perder a esperança , o amor existe sim.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

Amanheci com preguiça de escrever e fui rasgar papéis inúteis para diminuir o acúmulo existente e lembrei-me dos três legados que um pai deixou para a fi lha. Creio que já me re-portei a este assunto, mas, como dizia o po-livalente jurista, Joaquim Pimenta, a base do aprendizado é a repetição, vamos lá.

Um pai vendo que estava aproximando-se do fi nal chamou sua única fi lha e disse: “Es-tou prestes a deixar este mundo e terás que enfrentar a vida sozinha. Como fazê-lo? Não és bonita, não tens nome, nem dinheiro, mas, se prestares atenção nos três legados que te deixo, serás dona do mundo”:

“Primeiro: não temas nunca o julgamento do mundo, isto é uma das causas que mais apa-vora as pessoas. Aterrorizam-se ao pensar o que irão dizer a respeito delas”.

“Segundo: é ainda mais importante que a primeira. Não coleciones objetos inanima-dos. Ficaremos escravos eternamente deles, e quanto mais possuímos, mais escravizado fi camos. Possua somente o indispensável e te sentirás livre, liberta!”

“Terceiro: nunca deixe que ninguém ria de ti, ria sempre primeiro. Todos nós, temos algo de ridículo, mas gostamos de rir dos outros. Lembre-se, este é mais importante: ria primeiro de ti e o riso dos outros resvalará sobre o teu, como se estivesses protegida por uma arma-dura de ouro”.

Lembrei-me desta estória quando estava a rasgar o acúmulo de papéis que estão en-tulhando o espaço e vi a veracidade destes três legados.

É uma pena que ele só haja advertido-a destas sábias sentenças quando ela já estava adulta com o caráter formado. Tudo isto tinha que ser ensinado quando estivesse em forma-ção para que ela pusesse em prática.

Na primeira regra fi ca entendido o quanto o medo atrapalha nossa vida, principalmente, a opinião alheia. O segundo legado nos mostra o quanto fi camos apegados a pertences que vamos colecionando, fi camos quase escravos.

O terceiro e último legado nos ensina o quanto desarmamos as pessoas ao rirmos pri-meiro de nós. Rir dos outros demonstra falta de educação e falta de respeito pelos outros.

Lembrar sempre dos três legados, pois nos ajuda a viver mais leve e mais tranquila!

OS TRÊS LEGADOS...

IAN [email protected]

Variedades

MATUSAHILA [email protected]

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

• SERVIÇO - A Central de Atendi-mento ao Eleitor de Fortaleza, na aveni-da Almirante Bar-roso, 601, na Praia de Iracema, voltou a funcionar das 8 às 17 horas, deste quarta-feira.

• BRINCAR - O Clube da Crian-ça com 110m2 é a novidade na área de lazer e entretenimento no Shopping Paranga-ba para receber os pequenos até 10 anos.

• CIDADANIA - Voluntários do Abrigo São Lázaro fazem bazar, no térreo do Shopping

Benfica, das 10h às 22h , amanhã, sá-bado e domingo . A ONG abriga cães, gatos abandona-dos e doentes.

• PREVISÃO - O Encontro dos Profetas da Chuva, começa hoje, sexta, no município de Qui-xadá e prossegue até dia 11,domingo. É 19ª edição do evento.

• INVESTIR - O Instituto FA7 fe-chou parceria com a IE Business, con-siderada a melhor escola de negócios da Europa, segun-do classificação do ranking do Finan-cial Times.

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 9 de janeiro de 2015

ANIVERSÁRIOA querida Regina Jereissati trocou de idade e comemorou a data reunindo grupo de amigos

e familiares no Café Pagliuca.

Venicio Guimarã es, Helena Demes e Giacomo Brayner

Regina com as irmã s Lourdinha, Ana e Conceiç ã o Mindê lloOsana Jucá e Neyse Freire

Maslowa Mesquita, Clá udio Ary e Natá lia Fernandes

José Valdo Silva, aniversariante e Marta Peixe

Solange Passos e Islay Rangel

Marta Barbosa Duarte e Camila Tosoline

Edita de Carvalho e Beth Lazar

Sanzia MontenegroSolange Palhano e Enzo Agresti

Má rio Jereissati Neto, Regina Jereissati e Lucas Jereissati

Fá tima Costa, Viena Ponce, Rossana Kopf, Edimilson Pontes, aniversariante e Antô nio Nelson Yamara Silveira, Ana Clá udia Rego e Jane Juaç aba

Gló ria Villar de Queiroz e Silvia Jereissati Paulo e Marlene Mindê llo

Marcos Chaves e Dioneide B. Reis

Aniversariante com a familia Mindê llo

Roberto Fontenelle, Islay Rangel, Fá tima Sales e Francy Machado da Ponte

José Maciel e Thelui Pontes

Roberto e Luciana Mindê llo

Page 3: Caderno Linha Azul 09 de janeiro 2015

Kamila Cunha e Daniel Moreira

Julie Scott e Ivo Studart

Brenda Lessa e Ricardo Goebel

André Luiz, Bosco, Fabrí cio Lemos e Taciana Lemos Á gatha, Thiago, Roberta, Reilton e Joana e Rita

Layanne Aquino, Pietro Aquino e Caroline MaiaBergson Fontenele, Magno Silva, Ricardo Braú na e Sammyla Sousa

Edivâ nia Cavalcante, Maria Helena, Manoel Severio e Ingrid Rebouç as Kamila Merle e Paulo Merle

Laí ssa Maia e Yuri RochaKarine Carvalho, Enzo Arruda, Fred Siewerdt, Daniel Arruda e André a Agda Arruda

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 9 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

“A quem tenho eu no céu senão a ti [Deus]? E na terra não há quem eu deseje além de ti” (SALMOS 73.25)

Page 4: Caderno Linha Azul 09 de janeiro 2015

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

“E andando no sol que cega,/ sen-tir com triste espanto/como toda a vida e o seu tormento/que corre con-tinuamente é uma muralha/que em seu topo tem cacos pontiagudos de garrafa”. Eugenio Montale (1896-1981), poeta italiano.

(Paulo) Mário (Ferreira) Gomes morreu no último dia do ano. Foram juntos, ele e o ano. Quem não conheceu Mário Gomes não é bem fortalezense. Tampouco sabe da importância do desvario alegórico des-sa fi gura singular, abusada, que sabia ser poeta e só falava com quem elegia. Não portava identidade e fi zera do centro anti-go o seu habitat. A sua obra é, inclusive, objeto de tese de mestrado da jornalista Ethel de Paula.

Paletó sobre camisas, calças amarfanha-das e sapatos rotos por andanças. Seria ele exemplar perdido da geração “beat”, como entendeu o e escritor Márcio Catunda? Ou pós-moderno “Carlitos”, o personagem de Chaplin? Creio que ele viveu como quis e se sabia admirável em sua franciscana, mas airosa fi gura, mesmo que a dorsal, aos 67 anos, não mais o deixasse ereto.

O fato é que o G-1, imaginem, o site da rede Globo, estampou, quase na hora, a sua morte: “ Ceará -... Mário Gomes era conhecido como poeta descomunal e tor-nou-se popular como transeunte da Praça do Ferreira e no Centro Dragão do Mar de

Arte e Cultura.”A exigente Folha de São Paulo, edição

desta terça, 06, página C4, registrou: “Má-rio Ferreira Gomes(1947-2014)- Um poeta das ruas de Fortaleza”, em negrito mesmo, escrito por Andressa Taffarel. Reproduzo duas colunas, mas foram três: “Vez ou ou-tra, Mário Gomes convidava as pessoas para irem a seu escritório na praça do Fer-reira, em Fortaleza. Se lhe perguntassem qual era o endereço exato, responderia sem subterfúgios: ‘Na praça’ – às vezes a frase vinha acompanhada de alguma pa-lavra um tanto grosseira, não publicável aqui. O ‘escritório’ nada mais era que um dos bancos do espaço público onde Mário reunia poetas como ele, amigos e interes-sados em ouvir discussões sobre literatu-ra. Além de sempre falar o que lhe vinha à cabeça, era conhecido por seu desapego aos bens materiais. Até tinha casa em um bairro da capital cearense, mas preferia viver como um andarilho pelo centro, nor-malmente de paletó e com uma bebida e um charuto ou cigarro nas mãos. Não ad-mitia que lhe dessem esmolas. ‘Não sou pedinte, sou artista’, dizia. Ajuda só aceita-va de pessoas próximas...”

Leitor ávido de jornais que não comprava, sabia dos acontecimentos culturais. Era comum vê-lo no calçadão que medeia a Igreja do Rosário e o Palácio da Luz, quan-do a Academia Cearense de Letras reali-

zava solenidades. Ficava ao largo, como a balbuciar alguns dos seus muitos poe-mas. Um deles: “Beijei a boca da noite/ e engoli milhões de estrelas./ Fiquei ilumina-do./Bebi toda a água do oceano./Devorei as fl orestas/ A humanidade ajoelhou-se a meus pés,/pensando que era juízo fi nal./Apertei com as mãos, a terra/ Derretendo--a/As aves em sua totalidade/Voaram para o além/Os animais caíram do abismo es-pacial. /Dei uma gargalhada cínica/E fui descansar na primeira nuvem/Em que o sol me olhava/ assustadoramente./Fui dor-mir o sono da eternidade/ E me acordei mil anos depois/Por trás do universo.”

São tantos seus versos, seus livros e suas idas e seus retornos ataviados por caronas ao Rio e a Salvador. Por fi m, Mário quedou-se e se apropriou da praça e do Dragão do Mar. Ia à rua Pereira Filgueiras e à Rua Dom Joaquim, em raros sába-dos. No dia 31, pela manhã, o artista plás-tico Tota me visita e fala do estado grave do Mário. Disse que logo passaria pelo IJF. Em seguida, o Raymundo Neto liga e diz: “O Mário morreu”. Era começo da tarde, sol zenital. Chego ao IJF. Encontrei-o já no necrotério gradeado. O cadeado foi aber-to por pachorrento e gentil servidor e a corrente tintilou como sino. O Mário esta-va sobre uma maca, lado direito, envolto em panos brancos e limpos, atados por fi tas gomadas. Literalmente, empacotado.

Logo ele que amava a liberdade.Desci ao Serviço Social e encontrei o

escritor Raymundo Netto e o artista plás-tico Tota. Faltava a carteira de identidade para os seus dados ofi ciais. Exigência le-gal, mas o capitão da segurança amole-ceu quando o Tota mostrou cartolina com fotos do último aniversário do ex-vivo e um livro com a sua foto na capa. Houve sur-presa, a irmã chega e mostra o seu plano funerário. Mário não precisava da ajuda de ninguém. Altivo, até depois da morte.

Lembrei-me que o via por aí, quase en-curvado, como um arco sem fl echa , entre profundas pitadas de cigarro, com passa-das em zig-zag a desobedecer a lei da gravidade. Pois foi justo ela, a que cha-ma todos os corpos para o centro da Ter-ra, que o fez cair e passar dois dias no IJF, entre resmungos, desaforo aos médicos e aos enfermeiros e o zelo do amigo Tota.

Manhã do primeiro dia de 2015. Mário de barba escanhoada, paletó com gra-vata, deitado para sempre no pátio da Biblioteca Pública Dolor Barreira. Ou vol-tará daqui a 1.000 anos? Algumas coro-as, irmã, sobrinha e pouca gente. Alguns falaram, dizendo das artes e travessuras do silente. Lágrimas, risos e, por fi m, um Pai Nosso. Ele já descansava na primei-ra nuvem branca de um céu azul e, me pareceu, que cinzas do seu cigarro caiam sobre o passeio.

MÁRIO GOMES MORREU?

JOÃO SOARES NETO

Escreve

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 9 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

Page 5: Caderno Linha Azul 09 de janeiro 2015

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 9 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

CONVENÇÃOA Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) realizou a 14ª Convenção Estadual, reafi rmando o compromisso de reunir o setor para sua valorização, criando oportunidades de aprimoramento e buscando soluções conjuntas para o setor. O evento aconteceu no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro.

Adilson Eufrasino e esposa Entrega de placas à s emissoras aniversariantes

Cid Carvalho Nonato Albuquerque, Tom Barros e Neila Fontenele

Gutemberg Figueiredo, Alex Azulai, Carmen Lú cia Dummar, Denise Menezes e Afro Lourenç o Carmen Lú cia Dummar, Daniel Pimentel, Camilo Santana, Zezinho Albuquerque e René Barreira

Ruy do Ceará e Cyro ThomazJosé Robé rio, Nelson Antonio, Carmen Lú cia e Clé o Nicé ias

Jaime Machado, Daniel Pimentel e Walter Cavalcante

Francisco de Assis e esposa

Cinthia Pinheiro e David Romcy

Carmen Lú cia e Tula Minanssian

Donizete Arruda e Afro Lourenç o Carla Regina e esposo Gilson Moreira, Sandoval Braga, Sé rgio Cals e José Rê go Nilton Almeida e Clé o Nicé ias

Dummar Neto e Nelson Antonio de Souza

Afro Lourenç o, Nelson Gonç alves e Adriano Muniz Alex Azulai, Carmen Lú cia Dummar, Cyro Thomaz e Carlos Henrique Garcia

Cristiano Lobato, Denise Menezes e Carmen Lú cia Dummar

Joã o Jorge, Sandoval Braga e Sé rgio Cals Carla Regina e Fá tima Fontenele

Nilton Almeida e Marcos Tardin Gilson Moreira, Sé rgio Aguiar e Joã o Porto Guimarã es

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 6: Caderno Linha Azul 09 de janeiro 2015

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 9 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

De A a Z

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Mais uma vez o Marina Park Hotel surpreendeu a todos com a organização da sua festa da Ré-veillon, esse ano inspirada no Oriente com o tema INSHALAH. Bell Marques, como atração prin-cipal, Fernando e Sorocaba, Banda Acaiaca e Mr Babão também ani-mando os muitos convidados. • Eliza Gradhvol com Gil, Flávia e Eliseu Barros, Nicole Bahls, Rodrigo Carneiro com Camile Quintão, Aline Rodrigues, Clea Petrelli, Edna e Enid Câmara, Me-lissa Gurgel, André e Daniele Linheiro, Ricardo e Débora Nibon, Caroline Mar-ques, Jô e Pádua Lopes, Denise e Ha-roldo Barros, Silvia e Luiz Lobo, Érika Martins e Letícia Martins e Sarah Portela dentre alguns nomes dos vip’s presen-tes. • Já na área VIP do réveillon do aterro de Iracema, realizado pela Prefeitura Municipal de For-taleza, o prefeito Roberto Cláudio com a esposa Carol e as fi lhas Isa-bela e Roberta, Cid Gomes com Maria Célia, Camilo Santana com Onélia, Salmito e Jamile Salmito, Ivo Gomes, Eveline Duarte, Janai-na Meireles, Lili e Leônidas Cris-tino, Mauro Filho, Elcio Batista, Dimas e Anelisa Barreira, Valdir Fernandes com Odara, Samara, Samir e Samile. • No Náutico Atléti-co Cearense, que teve como atrações Demônios da Garoa, Euvaldo Gouveia e o Bloco das cachorras, presidente do clube Pedro Jorge Medeiros com

Eveline Marina e Pedro Filho, Serginho Ferreira com Helena, Elenilton Jorge com Rejane Porto, Vera e José Rego Filho, Alan Neto e Ivanilde Rodrigues e ainda Heliane e Bretis de Castro. • Muita gente da jovem sociedade cearense preferiu conferir o ré-veillon do Colosso Lake Lounge, que teve a banda Sambô e a ban-da OITO7NOVE4, como atrações. Dentres os presentes Panta Neto, Liana e Rafael Sá, Pedro Neto com Larissa e Mateus e Lucas, Sérgio e Cláudia Gomes de Freitas, Carla e José Carlos Oliveira e Livia Leite. • Cantor Gustavo Serpa foi o responsá-vel pela animação da festa de virada de ano do tradicional Ideal Clube, que teve as cores branco e dourado como tema da festa. Por lá casal presidente Sâmia e Amarílio Cavalcante, Wanda Palhano com Cecy Palhano Botelho e Ivan Araú-jo, Alessandra Aragão, Alódia e Paulo Guimarães, José Teles e Ana Karena, João Jorge Vieira e Tânia, Dulce Vieira, Juvenal e Fátima Duarte, Isabele com Beth e Osmar Delboni, Verônica e Ricar-do Caminha e também Alcimor Rocha com Fabíola, Artur e Verônica Cals. • A Capital cearense está mais colori-da. Isso porque os carros da NET estão circulando adesivados com personagens dos canais do Grupo Viacom. Ao todo, são 16 veículos que estão com adesivos de diver-sas carinhas conhecidas do públi-co como, por exemplo, do Bob Es-

ponja. Essa é mais uma das ações da empresa que é líder em TV por assinatura e banda larga no Bra-sil, com mais de oito milhões de domicílios conectados. Também lidera o crescimento da telefonia fi xa, sendo a empresa que mais re-cebe números portados de outras operadoras. • Depois do sucesso no Réveillon Vila das Águas, Dorgival Dan-tas faz seu segundo show de 2015 em Fortaleza. Desta vez, o poeta volta para sua tradicional festa de aniversário, que acontece hoje. Os apaixonados vão cantar e dançar aos som de grandes su-cessos do poeta como “Coração”, “Por que”, “Destá” e “Valeu”. • O Boticário, maior rede franqueada de cosmé-ticos do Brasil, começa o ano com uma grande promoção: descontos de até 30% em mais de 500 pro-dutos, entre itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. A Super Liqui Viva Linda é válida para os 3.750 pontos de venda da marca, no e-commerce (www.boti-cario.com.br) e nas compras por meio das revendedoras O Boticá-rio entre os dias 2 e 25 de janeiro, ou enquanto durarem os estoques. • Participam da promoção alguns dos clássicos da perfumaria de O Boticário, como Floratta, Linda, Glamour, Malbec e Quasar. Além dos itens de maquia-gem das marcas Make B. e Intense e cuidados pessoas com as linhas Nativa SPA e Cuide-se Bem.

PRIMEIRA LINHA

LIVRO GALERIA

Marcus e Natá lia Lage

Juciana, Joã o Jorge e Tâ nia Vieira

George e Érika Lima com fi lha

Patrícia e Paulo Régis Botelho

Renato Bonfi m e Marcus Lage

Valdetá rio Monteiro e Ana Karine

Ricardo Dreher, no clic com o amigo Alan Sankey, assume a coorde-nação geral da AJE - Associação dos Jovens Empresários, próximo dia 03 de fevereiro

Defensora pública geral do Estado Andréa Coelho com a defensora Angélica Bezerra na festa de confraternização da Defensoria

Presidente da Almece Lima Freitas com Wanda e Solange Palhano, a última recebendo o título de Acadêmica Honorária da Academia

A dama do bem Rossana Kopf continua sua empreitada contra às drogas

Jornalista e colunista Marcus Lage lançou na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro mais uma edição do seu livro

Galeria que reúne nomes da jovem sociedade cearense.

IRATUÃ FREITAS

INTERINO: IRATUÃ FREITAS

Page 7: Caderno Linha Azul 09 de janeiro 2015

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• A nota do Pros deixando claro que a escolha do ex-governador Cid Gomes para dirigir o Ministério da Educação, um dos mais importantes da República, não foi uma indicação do Partido, mas uma escolha pessoal da presidenta Dilma só faz fortalecer ainda mais o ex--governador cearense.

Cid se empenhou pessoalmente para eleger Camilo Santana (PT) para sucedê-lo, mas também não poupou esforços para que no Ceará a presidenta tivesse uma de suas mais expressivas votações, em termos propor-cionais, o que em muito contribuiu para sua reeleição, numa das mais ferrenhas disputadas eleitorais desde a redemocratização do País.

O apreço de Dilma por Cid fi cou expresso não apenas na escolha para um Ministério estratégico que tradicionalmente era considerado cativo do próprio Parti-do da presidenta, o PT, mas durante o ato de posse dos Ministros. A forma afetuosa com que Cid foi recepcio-nado pela Chefa não passou desapercebida pelos que acompanharam a cerimônia.

Coube ainda a Cid o anúncio do novo piso nacional dos professores, no percentual de 13%, que deve ser cumprido por governadores e prefeitos, servindo para quebrar um pouco a imagem que fi cara para o professo-rado de um gestor de difícil diálogo com a classe, ainda mais se considerarmos que o lema do novo mandato presidencial, focado na educação, colocará o ministério conduzido pelo ex-governador cearense no centro das atenções. Não foi por seus belos olhos que Cid se tor-nou no queridinho da Dilma, o que vem causando inveja em muita gente, principalmente, na turma do PT.

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• SÓ NO CEA-RÁ - O gosto do eleitor cearense é, sem dúvida, dos mais esquisitos, basta ver determinados candidatos que são eleitos, assim como outros que “dançam” nos nossos pleitos. Já houve caso do general Torres de Melo, que não foi reeleito, de vá-rios majores, capitães e coronéis que não se elegeram, e por último um cabo, eleito depu-tado federal. Imagine a produção que ele poderá mostrar.

• MORALIZANDO - Nada contra quais-quer ex-presidentes da CMF, alguns até com grandes performance. Mas, o que o presi-dente atual daquela Casa, se propôs a fazer, já merece ser aplaudido. Para início de conversa, ele extingue algumas “comissões” que não se sabe pra que ser-viam. Basta lembrar que só se ouviu falar nelas depois da histó-ria da extinção.

• MAIS AÇÃO - Uma vez confi rmado mais uma legislatura para o deputado José Albuquerque na presi-dência da AL, sabe-se que uma das suas pri-meiras preocupações é com a incurável au-sência de deputados do Plenário 13 de Maio. Ele não quer mais ver a TV e Rádio Assem-bléia – FM, transmi-tindo sessões com a presença de apenas três deputados. Vamos trabalhar senhores.

• ACABEM COM ISSO! - Virou moda, e muito péssima, determinadas lide-ranças políticas, para se apoderarem de mais cargos e outras vantagens, promove-rem a criação de mais partidos “auxiliares”

aos seus partidos de origem. Agora, o oportunista Kassab, que “ressuscitou” pela segunda vez o velho e jamais igualá-vel PSD de Juscelino, recriando o mal-fada-do PL, “vitaminado” pela IURD.

• NO SERTÃO - O deputado Tin Gomes (PP), é de opinião que seja aumentada a quantidade de ses-sões itinerantes da AL. Na sua visão, essa é a única maneira que a Casa tem, de ouvir, “in loco”, os problemas da população do inte-rior, que não tem vez de fazê-lo no Plenário, cujas sessões ordiná-rias são privativas dos deputados. Lá, “em casa” as lideranças perdem a timidez.

• SEGURANÇA - Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), falar em fortalecer a segurança pública sem aumentar também os recursos para o setor, e, princi-palmente sem expec-tativas de se redobrar os efetivos da Polícia Militar e da Polícia Civil, torna cada vez mais difícil dar tranqüilidade à população, pois o “efetivo” de crimino-sos, cresce proporcio-nalmente mais do que o da polícia.

• REGIÃO - Demo-rou, mas aconteceu. Depois de mais de dois séculos agre-gadas à chamada Zona Norte do Ceará, dominada totalmente pela poderosa Sobral, 16 cidades da Ibiapa-ba e entorno ganham o apoio de vários deputados federais e estaduais, no sentido da criação da Zona Ibiapabana. Motivo maior: a Princesa do Norte açambarca 85% da economia daquela área do estado.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoA diretoria da Associação do Ministério Público do Estado do Ceará – ACMP - CE, realizou, no La Maison Dunas,

uma festa com seus associados para festejar o ano de 2014.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 9 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

O QUERIDINHO DA DILMA

CONFRATERNIZAÇÃO

Diretoria da ACMP

Plá cido e Ademirtes Rios

José Valdo Silva e Marta Peixe

Rejane e Saulo Moreira

Helena Demes e Venício Guimarã es

Ivone e Renata Demes

Walter Filho e Ângela Fernandes Magnolia Barbosa e José Valdo Silva Geraldo Lapovitera e Lara Carneiro

Vanja Fontenele e Lú cio Ponte

Vanda Belmino e Tadeu Costa

Karol Ximenes e Morena Sá

Sorteados da noite

Banda ACAIACA anima os convidados

Rinaldo Janja e esposa

Nestor Chaves e  ngela com Isabel e Sofi a

Oziete e Estefâ nia Cavalcante

Felipe Frota e Glicia Presidente da ACMP-CE Plá cido Rios fala aos presentes

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul 09 de janeiro 2015

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 9 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

“O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem fi cará satisfeito, e não o visitará mal nenhum” (PROVÉRBIOS 19.23)

FLÁVIO TÔ[email protected]

Sociedade

Para troca de fi gurinhas e colocar a conversa em dia, um grupo de ex--alunas do Imaculada Conceição

esteve reunido, no Coco Bambu, após festas de fi nal do ano.

- -• No cenário, Aracy Justa, Ângela Maga-

lhães, Regina Rebouças, Regina Saboya, Matu Castelo Branco, Lena Brasil (que mora em Brasília onde atua no Ministério do Turismo) e Saluta Pinheiro.

- -• O empreendedor Francisco Souza

brinda dia 17, o seu aniversário.

- -• Já retornou de temporada do fi m de

ano pelos “States” Dayse Silva Benevides e Ernani que foram visitar a fi lha que lá reside.

- -• Rochele e Franco Bonorandi se-

guem, hoje, na rota dos “States” para temporada de três meses. A fi lha Bianca com o marido Marcelo Franco, já estão lá pois compraram uma bonita casa.

- -• Na próxima terça-feira marca o aniver-

sário da bonita Danielli Bellin, que é fi lha da

estimada Simole Bellin.- -

• A Diretoria do Náutico Atlético Ce-arense já se prepara para a realização do tradicional Baile da Saudade, que reúne muitos nomes da nossa socie-dade. Este ano o homenageado será Dorival Caymmi.

- -• Foi no Réveillon do Ideal Clube que

Wanda Palhano, Sandra e Ricardo Palhano brindaram o Ano Novo, em festa animada por Gustavo Serpa e banda, que fez muito sucesso.

- -• Parabéns, hoje, para Elita Azevedo,

Gabriela Leitão, Gil de Melo Rolim, Lúcia Gurgel, Ossian Aguiar, Regina Dall’Ollio e Safi ra Moreira.

- -• Amanhã, marca o aniversário da simpá-

tica Ana Vládia Sales. No domingo para-béns para Letícia Pequeno, Miriam Fialho e Olga Sales.

- -• Ao lado dos dois fi lhos, o casal Gilberto

Dantas e Luciana celebra, dia 17, seus 26 anos de união.

SEMANA VAI... SEMANA VEM...

FESTA SKAL 2014

Marlene Ribeiro com Valéria Sidney e Lourdinha, curtiram ano novo na cidade Deborah Campos e Excelsa Costa Lima em recente acontecimento

Mirian Almada chegando próxima semana da Inglaterra