jornal do cariri - 03 a 08 de março de 2014

12
ESPORTE Jovens se destacam na prática de judô APITO | PÁG. 12 POLÍTICA Ronaldo diz que Eunício é a melhor opção para 2014 POLÍTICA| PÁG. 4 METROPOLITANA | PÁG. 8 CRESCIMENTO Consórcio turístico quer impulsionar economia do Cariri Saiba mais MAUS TRATOS METROPOLITANA | PÁG. 5 Representantes do secreta- riado de turismo de sete mu- nicípios caririenses firmaram parceria e buscarão meios para incentivar o crescimen- to do setor na região. Por meio de um consórcio, mu- nicípios do Crajubar, além de Nova Olinda, Santana do Cariri, Assaré e Missão Ve- lha investirão em divulgação, para atrair turistas e acelerar a economia do Cariri. Cresce o número de cães e gatos abandonados De 04 a 10 De Março De 2014 ano 15 núMero 2629 Preço: r$1,50 www.jornaldocariri.com.br O periódico do Cariri independente Prefeitura cansa e SR deve ser banida JUAZEIRO X TERCEIRIZAÇÃO Após quatro anos de batalha judicial, começa a se definir a situação dos equipamentos públicos administrados pela empresa SR Empre- endimentos. A empresa enfrenta várias denúncias de perseguições e ameaças, abuso de poder, descaso com o bem público e descumprimen- to de cláusulas contratuais. O promotor Silderlandio do Nascimento requereu, junto ao juiz da 2ª Vara Cível de Juazeiro, Gúcio Carvalho, o distrato da empresa com a Prefeitura Municipal. Depois de vista da procuradoria de Juazeiro favorável ao distrato, permissionários e popu- lação vivem a expectativa de ver a empresa distante dos bens públicos. O resultado deve sair ainda esta semana. POLÍTICA | PÁG. 3 ATENDIMENTO DE URGÊNCIA População de Juazeiro já conta com Samu METROPOLITANA | PÁG. 8 METROPOLITANA | PÁG. 10 METROPOLITANA | PÁG. 9 Chuvas elevam nível da bacia do Rio Salgado CARIRI Quaresma abre preparação para Páscoa PÓS CARNAVAL MERCADO TEÓFILO MACHADO, conhecido como Senhora Santana, acumula inúmeros problemas de infraestrutura ao longo dos últimos anos MP esclarece depoimentos de vereadores ELEIÇÃO DA CÂMARA A Associação Cearense do Ministério Público enviou nota à redação do JC sobre informação veiculada na edição de 18 a 24 de feve- reiro, através da reportagem “Ministério Público coloca 20 vereadores no paredão”. Assim, o JC reafirma seu compromisso de transmitir informações com seriedade, mantendo o compromisso de dar voz a todos os cita- dos no processo. POLÍTICA | PÁG. 3 A Quarta-Feira de Cinzas, comemorada neste dia 05, marca o início da quaresma, que antecede a Páscoa. Du- rante 40 dias, cristãos inten- sificam orações, caridade e jejum, no período que cele- bra a ressurreição de Cristo. Também tem início a Cam- panha da Fraternidade 2014, que traz como tema o tráfico humano e a liberdade como inspirações para os questio- namentos católicos.

Upload: ceara-news

Post on 15-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal do Cariri .

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Cariri - 03 a 08 de Março de 2014

esporte Jovens se destacam na prática de judô APITO | Pág. 12

poLÍtICAronaldo diz que eunício é a melhor opção para 2014POlíTIcA| Pág. 4

meTrOPOlITAnA | Pág. 8

creScImenTO

Consórcio turísticoquer impulsionareconomia do Cariri

saiba mais

mAUS TrATOS

meTrOPOlITAnA | Pág. 5

Representantes do secreta-riado de turismo de sete mu-nicípios caririenses firmaram parceria e buscarão meios para incentivar o crescimen-to do setor na região. Por meio de um consórcio, mu-nicípios do Crajubar, além de Nova Olinda, Santana do Cariri, Assaré e Missão Ve-lha investirão em divulgação, para atrair turistas e acelerar a economia do Cariri.

Cresce o número de cães e gatos abandonados

De 04 a 10 De Março De 2014 ano 15 núMero 2629 Preço: r$1,50

www.jornaldocariri.com.brO periódico do Cariri independente

Prefeitura cansa e SR deve ser banida

juazeiro x terceirização

Após quatro anos de batalha judicial, começa a se definir a situação dos equipamentos públicos administrados pela empresa SR Empre-endimentos. A empresa enfrenta várias denúncias de perseguições e ameaças, abuso de poder, descaso com o bem público e descumprimen-to de cláusulas contratuais. O promotor Silderlandio do Nascimento

requereu, junto ao juiz da 2ª Vara Cível de Juazeiro, Gúcio Carvalho, o distrato da empresa com a Prefeitura Municipal. Depois de vista da procuradoria de Juazeiro favorável ao distrato, permissionários e popu-lação vivem a expectativa de ver a empresa distante dos bens públicos. O resultado deve sair ainda esta semana. POlíTIcA | Pág. 3

AteNDIMeNto De UrGÊNCIApopulação de Juazeiro já conta com samu

meTrOPOlITAnA | Pág. 8

meTrOPOlITAnA | Pág. 10

meTrOPOlITAnA | Pág. 9

Chuvas elevam nível da bacia do Rio Salgado

cArIrI

Quaresma abre preparação para Páscoa

PóS cArnAvAl

MerCADo teófILo MAChADo, conhecido como Senhora Santana, acumula inúmeros problemas de infraestrutura ao longo dos últimos anos

Mp esclarecedepoimentosde vereadores

eleIçãO dA câmArA

A Associação Cearense do Ministério Público enviou nota à redação do JC sobre informação veiculada na edição de 18 a 24 de feve-reiro, através da reportagem “Ministério Público coloca 20 vereadores no paredão”. Assim, o JC reafirma seu compromisso de transmitir informações com seriedade, mantendo o compromisso de dar voz a todos os cita-dos no processo.

POlíTIcA | Pág. 3

A Quarta-Feira de Cinzas, comemorada neste dia 05, marca o início da quaresma, que antecede a Páscoa. Du-rante 40 dias, cristãos inten-sificam orações, caridade e jejum, no período que cele-bra a ressurreição de Cristo. Também tem início a Cam-panha da Fraternidade 2014, que traz como tema o tráfico humano e a liberdade como inspirações para os questio-namentos católicos.

Page 2: Jornal do Cariri - 03 a 08 de Março de 2014

Região do caRiRi, de 04 a 10 de MaRÇo de 20142

o frIGorÍfICo público permanece insalubre, com seus locais de abate inadequados e a estação rodoviária, após a famigerada terceirização, promoveu significativas mudanças para cada vez mais auferir lucros ao empresário silvio rui. vAldIr medeIrOS, SIndIcAlISTA

“ “

Opinião

CArtAToda noite sofro da mesma angustia ao descer na parada de ônibus, que fica em frente à Praça da Estação, em Barbalha. A escuridão da praça é assustadora! Deixa a gente em perigo constante, já que pode facilitar a ação de criminosos. Como o governo municipal não faz algo tão simples como colocar mais iluminação em um espaço público daquele? Gostei muito da matéria do Jornal do Cariri, que lembrou o assunto na sua edição, de 25 de fevereiro.

mOnAlIzA cAmPOS, BArBAlhA

seXtILhAEXIGÊNCIAS DESCABIDASE RECLAMAÇÃO CONSTANTESÃO ENTRAVESNO CAMINHODO VIAJOR VACILANTEQUEM QUER VENCER A JORNADAÉ SEMPRE PERSEVERANTE!

WelIngTOn cOSTA

Diretor-presidente: Donizete ArrudaDiretora de Redação: Jaqueline FreitasDiretoria Jurídica: Vicente AquinoDiagramação: Evando F. MatiasFotos: Serena Morais

Fundada em 5 de setembro de 1997O Jornal do Cariri é uma publicação da Editora e Gráfica Cearacom LtdaCNPJ: 15.915.244/0001-71

Conselho EditorialGeraldo Menezes Barbosa, Francisco Huberto Esmeraldo Cabral, Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho.

Administração e RedaçãoRua Pio X, 448 - Bairro SalesianosCEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte Ceará - Fone 88 3511.2457

Departamento Comercial | [email protected] Redação | [email protected]

Sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905 - sala 05 - Fone: 85 3462.2600Sucursal Brasília: Edifício Empire CenterSetor Comercial Sul - sala 307 -Brasília - DF.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

Fale conosco

o MUNDo preCIsA De pAZ

palavra de féPr. Jecer goes

romanos 12:18 – se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.A paz é o estado mais desejado e ansiado pelo homem. Há carência de paz coletiva e individual.

Há carência de paz subjetiva e objetiva. Há carência de paz orgânica e mecânica. Há carência de paz material e espiritual. Porque lutamos tanto em busca desse estado o qual chamamos de paz? - ora, porque a paz é um são João 14:27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não “estado de calma e tranquilidade. Livre de agitação e conflito; um estado de harmonia, de ordem mantida sem violência; um estado de amizade e de acordo’. A paz significa liber-dade de espírito. No hebraico, shalom, significando “Felicidade, tranquilidade, saúde e prosperidade”. Teologicamente a paz é um dos aspectos do fruto do espírito, como diz o apóstolo são Paulo no livro bíblico de gálatas, 5:22 - “Mas o fruto de uma vida espiritual condicionada a cristo, é: Amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, e fidelidade”.

Ao discursar para os romanos, o apóstolo ensinava que a paz é um estado que conduz o ser hu-mano a um processo de JUSTIFICAÇÃO. É o que está exarado no livro de Romanos 5:1 - “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Ser justificado, sig-nifica tornar-se ‘justo’. O profeta Isaias, 750 a.C, delineou como deveria ser o homem justo, afirman-do: “O efeito da justiça será a paz, e a operação da justiça, será o repouso e segurança para sempre” (Isaias 32:17). Horizontalmente falando, nós humanos temos uma tendência para acharmos que a paz existe quando estou bem de saúde; quando meus negócios estão em plena atividade; quando não há falta de numerários em minha conta bancária, etc. Bem, tudo isso é muito bom. A questão é que nada disso produz paz. A paz tem uma origem, uma fonte. No livro de efésios, 2:14, nos diz: “Porque Cristo é nossa paz...” .

No grego, é escrito literalmente assim: “Ele mesmo é a nossa paz”. Isso quer dizer que a paz a nós conferida, é oriunda de uma ‘pessoa’ e que ele se concretiza “em uma pessoa”. – Portanto, isso deve incluir o conceito de “comunhão mística” com o Senhor, de tal modo que todos participem dessa comunhão, isto porque, essa pessoa, obedeceu à um processo, a um sacrifício, e deu sua vida para que os homens, ao valorizarem-no, tivessem paz. Em colossenses, 1:20, há uma verdade espetacular a respeito desse contexto, diz assim: “e por cristo, foi feito a paz, pelo seu sangue na cruz, e por meio dele, reconciliasse todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus”. Isto, é, foi o sangue que Jesus cristo derramou na cruz que satisfez e satisfaz a exigência da santidade de Deus, estabelecendo um acordo de paz com quem recebe-o e declara seu amor e temor à sua palavra.

Essa é a leitura que o evangelista são João faz em seu escrito, afirmando que a verdadeira paz é sim, a ‘espiritual’, que, uma vez adquirida, produz consolo e força para se viver. O mundo tem criado muitas teorias sobre como obter a paz. Algumas dessas teorias são ‘grosseiras’, ou-tras, ‘refinadas’. Santo Agostinho experimentou todos os meios disponíveis neste mundo para livrar-se do espinho da tentação, e ficou intranquilo e vencido. Ai escreveu em Confissões: “Tu nos fizeste para ti mesmo ó Deus. E nossos corações ficam agitados enquanto não repousam em ti”. Essa confissão de Agostinho, nos deixa confortável, porque, ter paz, não significa que estaremos vivendo num paraíso, num eldorado, não. o próprio cristo experimentou tristezas se-melhantes às nossas. Lutou contra os mesmos adversários que temos de combater, no entanto, ‘triunfou’. Essa é a diferença. Esse mesmo modelo Ele deixou para nós, conforme está registrado no evangelho de são João, 16: 33, que diz: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”.

O Senhor está nos consolando ao afirmar que, mesmo em meio a guerra, podemos ter paz na alma, chancelada através do que está escrito em romanos, 8 e 28: “Todas as coisas acontecem para o bem daqueles que amam a Deus e os quais Deus tem um propósito, um decreto”. Veja como é nítida a existência e a diferença entre os dois mundos, o espiritual e o material. Quando faço a leitura correta do mundo espiritual, administrarei com eficiência os problemas do mundo material, porem, se não, serei derrotado nos dois. Há na bíblia, uma promessa que considero mais do que espetacular, está registrada no livro de Filipenses, 4:7 – “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guar-dará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. – Já em Colossenses, 3:15, nos diz: “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações e sede agradecidos”- Veja que quando temos a paz de Deus de forma empírica em nossa vida, nossos sentimentos que são responsáveis por nossos comportamentos, são completamente transforma-dos, modificados, inclinados à uma nova maneira de ser e de agir.

o que me fascina mesmo é que, essa paz é oferecida a todos, em todos os lugares, a todas as raças e povos. Ninguém pode dizer que não tem acesso, direito de alcança-la, não. A morte de cristo no calvário foi exatamente para nos proporcionar este benefício, basta tão somente termos disposição para recebê-la. Em apocalipse, capítulo 3, versículo 20, diz: “Eis que estou à porta (coração) e bato; se alguém ‘ouvir’ a minha voz e abrir, entrarei e cearei com ele e ele comigo.” – Veja que é condicional. Depende de você. É só você ter sensibilidade para valorizar o chamado de Deus à sua alma, obedecendo assim a sua pedagogia. Que o mundo tenha paz, que a família tenha paz, que os tenham paz. Deus os abençoe!

CHARGE

É inevitável e necessário, que a Região Metropolitana do Cariri, hoje referência em todo o Nordeste em diversos aspectos, participe di-retamente das eleições 2014. Nós, como filhos e filhas do sul cearen-se, vislumbramos avanços signifi-cativos em nosso espaço geográfico com a chegada de mais um canal de televisão (Verdes Mares Cariri), o nosso HospitalRegional, a urgente e prometida reforma do aeroporto regional, Centro de Convenções, em Crato e Ceasa em Barbalha. Sempre estivemos presentes, tanto em termos de ocupar o Palácio Ofi-cial, (elegendo governador), vice--governador, ocupando secretarias

estaduais, ocupando cadeiras na Assembleia Legislativa. Também foi orgulho a nossa presença na ca-pital federal com representantes, tanto na câmara baixa, como no Senado. Faz-se necessário serem olhados com seriedade, por nosso futuro governante, representantes na Assembleia e Câmara Federal, além do Senado, questões como asfaltamento e/ou recapeamento de estradas que interligam nossas cidades, como também as que fa-zem a ligaçãozonarural/zona ur-bana dos nossos municípios, faci-litando a vinda e retomo dos que necessitam se deslocar em ambos os sentidos, ora à negócios, ora frequentando os cursos das nossas duas universidades. Por falar em estradas caririenses, lembramos o metrô de superfície (o popular trem) ligando Crato a Juazeiro e o retorno da segunda à primei-ra. Torcemos para que o próximo governador estenda esse meio de

transporte até a região centro sul do Estado, mais precisamente até a cidade de Iguatu. A chegada de mais indústrias ao Cariri, apoio es-tadual ao micro e médio produtor rural, o fortalecimento do nosso comércio, as conquistas que o nos-so futebol possa alcançar, {tanto na primeira divisão como na segunda divisão estadual e série B do Bra-sileiro), a expansão dos cursos das nossas duas universidades, a valo-rização humana e profissional dos nossos jovens, a questão habitacio-nal, a saúde vista como prioridade, investimento no ensino público, solução para a questão do aterro sanitário caririense; entre outros temas, são assuntos que deverão ser do interesse dos futuros gover-nantes estaduais, tanto em termos do Executivo, como do Legislativo, isso nos possibilitará maior inclu-são social e, com certeza, melhor qualidade de vida para todos nós caririenses.

O CARIRI E AS ELEIÇÕESJorge Carvalho

edITOrIAl

A privatização de mercados, hotéis, rodoviárias e matadou-ros municipais teve seu início nos anos 1980. Até então, havia a ideia de que esses equipa-mentos deveriam ser adminis-trados e explorados pelo poder público. Com a virada política ocorrida com o processo de abertura democrática na me-tade dos anos 1980, começou a haver maior transparência na gestão pública e a ineficiência estatal nesses setores eviden-ciou-se como nunca.

Nos anos 1990, após as ad-ministrações Fernando Collor e Fernando Henrique, a priva-tização tornou-se uma política de Estado. Não se concebia que esses equipamentos perma-necessem sob a gestão direta dos governos municipais e sua transferência aos particulares

por meio de concessões públi-cas foi levada a efeito em todo o país. Infelizmente, na maior parte dos casos, não foram os critérios da impessoalidade e da eficiência que presidiram essas concessões. Amigos de poderosos, empresários ines-crupulosos e aproveitadores receberam o direito de ganhar fortunas incalculáveis enquan-to exploravam o público, ex-torquiam feirantes e pequenos comerciantes, além de destruir a infraestrutura de hotéis, mer-cados e terminais rodoviários.

O exemplo da terceiriza-ção do mercado municipal, do horto, do frigorífico e da rodoviária para a empresa SR Empreendimentos, de titula-ridade do bem-sucedido co-merciante Sílvio Rui, é a prova mais cabal do fracasso desse

modelo. Não é sem razão que sindicalistas, lojistas e a po-pulação em geral ganharam o apoio de vereadores, promoto-res, procuradores municipais e da Justiça no processo de apuração das denúncias con-tra os atuais administradores dos mais importantes equipa-mentos públicos de Juazeiro.

Há anos que se vem de-nunciando as práticas da SR Empreendimentos que, na condição de concessionária, não cumpre suas obrigações para com o Município de Ju-azeiro. Não se realizam os investimentos programados, as instalações da rodoviária, do frigorífico e dos mercados deterioram-se. Os comercian-tes ali instalados sofrem com a chuva, com o vento e com a ausência de saneamento. Os

consumidores são brutalmen-te prejudicados.

Esse estado de coisas só in-teressa e beneficia uma única pessoa: o comerciante Sílvio Rui. Atravessam os anos e as di-ferentes administrações, mas ele permanece intocável em suas lu-crativas atividades de explora-ção do patrimônio público. Não há limites para seus ganhos, ao passo em que são praticamente nulas suas responsabilidades efetivas, a despeito de todas as exigências contidas nos contra-tos que sua empresa firmou com o Município de Juazeiro.

Até quando perdurará esse estado de coisas? Não serão tomadas providências para retaliar esse escárnio contra o poder público, os consumi-dores, os permissionários e o povo de Juazeiro do Norte?

PRIVATIZAÇÕES, ESCÂNDALO EM JUAZEIRO

há anos que se vem denunciando as práticas da sr empreendimentos

que, na condição de concessionária, não

cumpre suas obrigações para com o Município de

Juazeiro. Não se realizam os investimentos

programados e as instalações da

rodoviária, do frigorífico e dos mercados deterioram-se

PROFESSOR

Page 3: Jornal do Cariri - 03 a 08 de Março de 2014

Região do caRiRi, de 04 a 10 de MaRÇo de 2014 3

PolíticaJustiça decide futuro daSR ainda esta semana

TerceIrIzAçãO em jUAzeIrO

Madson Vgner

Depois de muita polê-mica, principalmen-te, entre a empresa

SR Empreendimentos e os permissionários dos merca-dos públicos de Juazeiro do Norte, a Justiça parece ter ou-vido o clamor da comunidade e dos trabalhadores. Na última semana, o promotor do Minis-tério Público, Silderlandio do Nascimento, requereu ao juiz da 2ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho Coelho, a rescisão ou distrato dos con-tratos de terceirização entre a empresa e a Prefeitura.

O juiz Gúcio Carvalho con-cedeu vistas à procuradoria de Juazeiro do Norte antes de emi-tir decisão. Há informação de que o procurador interino, João Zito Granjeiro, já emitiu pare-cer pelo distrato entre o muni-cípio e a SR Empreendimentos. O processo vai retornar à 2ª Vara, que deve publicar decisão final sobre o caso ainda nesta semana. Com o feriado de Car-naval, nem o representante do judiciário, nem o representante da Procuradoria foram encon-trados para comentar o caso.

Na Câmara de Juazeiro do Norte, a atuação da SR Empre-endimentos é constantemente discutida no plenário. São de-núncias de maus tratos, perse-guições e ameaças a permissio-nários; abuso de poder; descaso com os bens públicos e de cum-primento de cláusulas contratu-ais. Ao todo, oito mercados, dois terminais Rodoviários, o antigo Hotel Municipal e o Frigorífico Municipal estão sob o coman-do administrativo da empresa. As denúncias começaram a ser

feitas por três associações ao Mi-nistério Público, desde 2010.

A última denúncia contra a empresa foi trazida, ainda em fevereiro, pelo vereador Gled-son Bezerra (PTB). Ele apontou o caso do Centro de Abasteci-mento do Pio XII, onde foi fei-to um corte do abastecimento d’água por falta de pagamento nos últimos dois anos. Segun-do o vereador, a Cagece cortou o fornecimento há três meses, mas a empresa teria feito uma ligação clandestina. O “gato” foi descoberto e feito novo corte. O mercado continua sem água e a SR deve responder judicialmen-te pela ligação irregular.

Sobre a possibilidade do distrato, o vereador Gledson Bezerra disse que Juazeiro vai ganhar com a decisão da Justiça. “Não sou contra a ter-ceirização; sou contra o que a SR vem fazendo em Juazeiro,” disse Gledson, ressaltando que, até agora, não se tem qualquer expectativa sobre a construção de um novo mercado, como prometido. Além disso, o vere-ador observou que as reformas

iniciadas em dois mercados não têm qualidade e represen-tam, inclusive, riscos à vida dos permissionários.

Segundo o presidente da Associação dos Permissioná-rios do Mercado Raimundo Viana, Cícero Carlos Man-gueira Alves, o Carlinhos, os permissionários já sabem da possibilidade do distrato. “O problema é que já vimos várias outras decisões frustrarem os trabalhadores. Agora, vamos esperar o resultado e acatar o que a Justiça determinar. Se for favorável, vamos comemo-rar e recomeçar. Se for desfavo-rável, vamos continuar lutando pelo reconhecimento dos nos-sos direitos,” disse Carlinhos. O presidente chegou a ser perse-guido e despejado do seu box.

Outras denúnciasEm 2013, no Mercado Se-

nhora Santana, houve grave pro-blema com falta de pagamento da energia. O fornecimento foi interrompido pela Coelce e muitas mercadorias se estra-garam, causando prejuízo aos

comerciantes. O presidente da Associação dos Permissionários do Mercado, Edson Ferreira, já denunciava a situação estrutural do Senhora Santana. Segundo ele, além do lixo e do mau chei-ro, outro problema é o estacio-namento, que ocupa os espaços antes destinados às bancas.

Uma funcionária da SR Em-preendimentos, que preferiu não se identificar, disse que as melhorias serão feitas, mediante o pagamento dos aluguéis que se encontram em atraso por parte de alguns feirantes. Ela justifica que o dinheiro advindo dos per-missionários é essencial para a manutenção dos mercados.

A empresa, que atua em Juazeiro desde 2009, reclama ainda da redução do período dos contratos, inicialmen-te fixado em 30 anos, mas abreviado pela administração municipal anterior para 15 anos. Tentamos contato com a assessora administrativa da SR Empreendimentos, Ema-nuella Bezerra Resende, mas até o fechamento dessa edição não tivemos retorno.

o proMotor De JUstIçA pediu o distrato dos contratos da empresa sr empreendimentos com a prefeitura de Juazeiro. Dentro dos mercados, rodoviária e hotel Municipal, a decisão foi comemorada.

rebateDoNIzeTe ArruDA

Descaso da SR perto do fimo promotor de Justiça, silderlandio do Nascimento, pediu o distrato dos contra-tos da empresa sr empreendimentos com a Prefeitura de Juazeiro. Dentro dos mercados, rodoviária e Hotel Municipal, a decisão foi comemorada. Na câmara dos Vereadores a reação não foi diferente. O juiz Guccio Carvalho concedeu pedido de vistas à Procuradoria do Município, que emitiu parecer pelo distrato. A decisão judicial deve atender aos pedidos do Ministério Público e da Procura-doria. Não há mais como o prefeito raimundo Macedo tolerar tanta falta de compromisso do empresário dono da sr com a população juazeirense.

presidente declara estar calmoO presidente da Câmara, Capitão Vieira, internamente é um dos mais nervosos com o seu futuro político. Deixou de falar em candidatura à Assembleia do ceará e prefere apenas afirmar estar tranqüilo com essa investigação do Minis-tério Público que apura o pagamento de vereadores para elegê-lo. Sustenta nada temer. e garante que as provas entregues pelo colega Darlan Logo ao MP - gravações com as vozes e imagens de vereadores em negociatas para a sua eleição na Mesa Diretora – não o comprometerão. Porém, Capitão Vieira ficará sozinho. Nem os vereadores nem o prefeito raimundão assumirão o desgaste de defendê-lo se o MP vier com provas irrefutáveis contra ele.

raimundo filho virou “o cara”O vice-prefeito do Crato, Raimundo Filho, rejeita qualquer pecha de traidor con-tra sua pessoa. Avisa ser um “político bom moço”. E faz planos para seu futuro: no ápice de suas “viagens” insiste em dizer que já é o novo prefeito da cidade. Não dá detalhes se isso ocorrerá dentro do seu projeto pessoal – as urnas nunca o elegeriam- para afastar o prefeito Ronaldo Matos de suas funções no tapetão. Confiante de que será a maior autoridade cratense muito em breve, Raimundo Filho incorporou o espírito de autoridade. No tradicional Carnaval da Saudade, no Crato Tênis Clube, desfilou dando tapinhas, tchauzinhos e sorrisos durante a realização do tradicional evento. Procurava as pessoas e os cratenses fugiam. Mesmo assim, falando alto e prometendo que muitas coisas mudarão, disse a diversos interlocutores que assumirá a Prefeitura do crato. sem cerimônias e sem medo de ficar com a cara vermelha, procurou um irmão do prefeito Ron-aldo. Na conversa, pediu desculpas e afirmou que não era nada pessoal, mas que em março, o prefeito será ele. enquanto isso, no mundo real, o prefeito ronaldo Matos dava gargalhadas das aventuras de Raimundo Filho.

Violação do segredo de JustiçaMais um fato estranho no caso que apura a desaprovação das contas do ex-prefeito samuel Araripe. o vereador Bebeto Anastácio, após ter negado re-querimento, com pedido de informações judiciais que estão em segredo de Justiça, acabou acessando informações da investigação e as tornou públicas. Bebeto andou pelo crato com os documentos e mostrou a diversos interlocu-tores. Agora, o parlamentar deverá ser convocado pela Justiça para explicar de que forma teve acesso aos documentos desse processo.

fechado com eunício pro Governoo cariri dará a maior vitória à candidatura do senador eunício oliveira ao governo do ceará. Quem tem esta certeza é seu aliado, o prefeito do crato, ronaldo Matos. Depois de ruídos de comunicação, eunício e ronaldo voltaram a conversar e reina harmonia entre eles. ronaldo é eleitor de eunício e não esconde a sua preferência pelo nome do PMDB. “ Sou filiado ao PMDB e leal ao meu partido. Não há chances de mudar de lado” disparou Ronaldo, que garante honrar seus compromissos.

Cariri pode emplacar o viceexiste uma articulacao da presidente Dilma para convencer o governador cid gomes a se desincompatibilizar do cargo e ser candidato ao senado. se essa mobilização vingar, o vice-governador Domingos Filho disputaria a reeleição e o candidato a vice em sua chapa, indicado pelo Partido dos Trabalhadores(PT), seria o deputado federal camilo santana. Quem faria essa escolha seria o deputado José guimaraes, que disputaria no-vamente um mandato à Câmara Federal.

presidente da Câmara do Crato, Luiz carlos, compôs o grupo de parlamentares que estiveram na Assembleia com o deputado zezinho Albuquerque, a quem solici-taram apoio para a retomada das obras do Aeroporto regional do cariri.

Uma chance para gerar agenda positiva e afastar a crise e que atinge o Legislativo cratense. Vereador pedro Alagoano, afastado após denúncias feitas pelo ex-prefeito samuel Araripe, avalia abandonar a política.

empresário da construção civil, Pedro Alagoano afirmou estar muito decepcio-nado com a política. Aguarda o resultado da investigação para se posicionar.

prefeito ronaldo Matos confirmou investimentos superiores a R$ 100 milhões em obras no Município. Argumenta que esse volume de recursos é duas vezes superior ao investido nos oito anos do governo anterior.

será apresentada na Câmara do crato um pedido de investigação contra a ex-gestão da SAAEC. Vereadores irão apurar denúncia contra empresa tercerizada.

Questionado o silêncio durante a oitiva no Ministério Público, do vereador Dárcio Luiz. Lá, ele afirmou que contara tudo em juízo sobre o que viu e ouviu durante o governo samuel Araripe.

Mais confusão no Crato. ex-prefeito Walter Peixoto saiu em defesa do governo Ronaldo e classificou o ex, Samuel Araripe, como perseguidor.

Desculpe a ignorância, Juazeiro do Norte não terá saudades da sr empreendi-mentos.

VereADores Vão perDer CArGosQuem já teve acesso aos autos com os depoimentos dos vereadores de Juazeiro ouvidos pela Justiça garante: pelo menos dez serão afastados ainda no mês de março. Não há mais como o Judiciário adiar a limpeza

ética na câmara juazeirense. Na apuração da compra de votos na eleição do Legislativo Municipal, o vereador Darlan Lobo revelou tudo e, não satisfeito, todo dia conta mais detalhes do mensalinho pago e de outras denúncias de

corrupção envolvendo vereadores ao Ministério Público do Ceará. A certeza de dez entre os 19 – Normando sóracles e Alberto do PT assumiram cadeiras dos

afastados Antonio de Lunga e ronnas Motos – tem tirado a tranqüilidade e o sono dos vereadores de Juazeiro. A tensão aumenta na hora em que eles se reúnem para fazer a lista da degola, daqueles que perderão seus mandatos. o promotor que comanda essa investigação é o Dr. Lucas Azevedo, o mesmo

que pediu o afastamento dos cinco vereadores no crato.

DIsse Me DIsse

PRIVATIZAÇÕES, ESCÂNDALO EM JUAZEIRO

DeGrADAção estrutural dos mercados públicos revolta comunidade e permissionários

Leia rápidoo prefeito de Juazeiro do Norte, raimundo Macêdo, enviou à câmara o projeto de lei que prevê reposição salarial linear de 8,4% para professores municipais, locados na educação infantil e fundamental, retroativos a janeiro deste ano. o projeto será votado nesta quinta (06) de março.

o vereador tarso Magno (pr) solicitou à Prefeitura de Juazeiro a doação de um terreno de 40 hectares para a universidade Federal do Cariri (UFCA). Segundo o vereador, a área será destinada a ampliação da universidade, que em breve, irá implantar novos cursos.

em Barbalha, rildo teles (psL), solicitou mais viaturas para a polícia que atua no município. De acordo com o vereador, Barbalha possui apenas três viaturas e três motos, o que não é suficiente para atender, também, às cidades de Jardim, Missão Velha e Abaiara. o requerimento foi aprovado e encaminhado à secretaria de Segurança Pública do Estado.

o prefeito de Crato, ronaldo Gomes de Mattos, acatou as orientações do TCM sobre a não realização de eventos relativo ao Carnaval 2014. De acordo com ele, o órgão recomendou a não aplicação de recursos públicos em atividades carnavalescas, como o apoio financeiro às escolas de samba ou blocos de rua, a contratação de bandas e/ou trios elétricos

destinados ao carnaval deste ano.

serena Morais

eleIçãO dA câmArA de jUAzeIrO

MP esclarece depoimentosA Associação Cearense do

Ministério Público (ACMP) enviou nota à redação do jornal do Cariri sobre informação vei-culada na edição de 18 a 24 de fevereiro, através da reportagem “Ministério Público coloca 20 vereadores no paredão”.

NOTA DE DESAGRAVO“A Associação Cearense do

Ministério Público – ACMP, entidade de classe que congre-ga Procuradores e Promotores de Justiça do Estado do Ceará, vem a público manifestar-se so-bre notícias que circularam na pág. 3, deste periódico semanal, Jornal do Cariri (dias 18 a 24 de fevereiro/2014), acerca de operação que vem sendo desen-volvida pelo Ministério Público no município de Juazeiro do Norte, tendo como finalidade a investigação de supostos atos de improbidade administrativa ocorridos no processo eleitoral da Mesa Diretora da Câmara Municipal desse município.

Ao contrário do que divul-gado na matéria intitulada “JU-AZEIRO DO NORTE – CE: Câmara depõe sobre eleição de presidente”, a ação do Ministé-rio Público tem como finalidade a apuração isenta e responsável de graves denúncias veiculadas na cidade de Juazeiro do Norte no âmbito do Poder Legislativo

Municipal, encontrando fir-me amparo na Lei e princípios constitucionais, respeitando as-sim todos os direitos das pessoas envolvidas direta ou indireta-mente na apuração dos fatos.

Não é verdade que os pro-motores de justiça, Lucas Felipe Azevedo de Brito e José Silder-landio do Nascimento, tenham submetido os vereadores ou qualquer outro depoente a ato de constrangimento ilegal. Não se sabe ademais o que levou a ma-téria jornalística a informar que o advogado da Câmara Munici-pal de Juazeiro do Norte, Róseo Augusto Jacome Alves, tenha se pronunciado contrariamente aos critérios utilizados nas coletas dos depoimentos, sob argumen-to de constrangimento dos parla-mentares na sede do Ministério Público. Mesmo porque, citado advogado esteve presente em todos os depoimentos colhidos na promotoria e em nenhum momento registrou nenhuma reclamação em razão de quais-quer fatos que pudessem causar constrangimento aos depoentes.

Assim, repudiamos a forma como a matéria jornalística foi levada ao conhecimento públi-co, lançando dúvidas e questio-namentos quanto ao trabalho sério e criterioso que vem sendo desenvolvido pelo Ministério Público de Juazeiro do Norte.

Esclarecemos ademais, di-versamente do que foi erronea-mente publicado na citada ma-téria, que todos os depoimentos colhidos pelo Ministério Público em nominada investigação, en-contram-se gravados em mídia áudio-visual, inclusive com regis-tro da presença do procurador da Câmara, Róseo Augusto Jacome Alves, respeitando com rigor o direito de todos os investigados.

Acrescentamos finalmente, que o rigor técnico da investiga-ção e o respeito a todos os inves-tigados, impede que o Ministério Público venha a público prestar declarações prematuras e ainda imprecisas sobre procedimento inconcluso, evitando desneces-sária exposição de pessoas e pos-síveis prejuízos para os fins do inquérito civil instaurados. Reco-nhecemos a competência, honra-dez e indiscutível integridade dos Promotores de justiça responsá-veis pela investigação dos fatos, José Silderlandio do Nascimento e Lucas Felipe Azevedo de Brito, rechaçando de forma veemente, qualquer insinuação de que estes agentes tenham submetido al-gum vereador ou quem quer que seja a algum constrangimento ilegal ou prática ilícita.”

De Fortaleza para Juazeiro do Norte/CE, aos 20 de feverei-ro de 2014.

A Diretoria.

Page 4: Jornal do Cariri - 03 a 08 de Março de 2014

Região do caRiRi, de 04 a 10 de MaRÇo de 20144

Catadores de lixão ajudam na coleta seletiva

Política téCNICos do tCM analisaram documentos da prefeitura e de secretarias de santana do Cariri

Leia rápidoo sindicato dos trabalhadores nas Indústrias da Construção de estradas, Pavimentação e obras de Terraplanagem em geral no Estado do Ceará (SINTEPAV) paralisou as atividades na obra da transposição do Rio São Francisco, em Mauriti. Nesta quarta (05), o sindicato se reúne em Assembleia para decidir pela continuidade ou não do movimento.

será construído em Juazeiro do Norte, prédio onde funcionará o Tribunal regional do Trabalho (TrT). o órgão vai funcionar na rua rafael Malzoni Nº761, bairro são José. A empresa responsável pela obra será a cMB engenharia Ltda. A nova sede abrigará a segunda maior movimentação processual do ceará.

o prefeito de Milagres, hellosman sampaio de Lacerda, divulgou a construção de quadra poliesportiva coberta no sítio caiçara, zona rural do município. o investimento da obra vai ser de R$500 mil. De acordo com o Prefeito, a obra irá beneficiar jovens e adultos com a prática de esportes e lazer na comunidade.

Na Câmara de Crato, vereadores usaram o espaço do grande expediente para discutir a situação da comunidade do gesso. segundo eles, é preciso recorrer às instâncias municipais, estaduais e federais de segurança, além de pedir verbas com a finalidade de combater o tráfico recorrente no local.

APOIO A eUnícIO

Ronaldo Mattos reafirma fidelidade ao PMDB Madson Vagner

O prefeito do Crato, Ro-naldo Gomes de Mattos (PMDB), rebateu informa-ções de que estaria distante do partido. Ronaldo reafirmou sua fidelidade e disse que vai seguir todas as decisões toma-das pela sigla. Sobre um possí-vel rompimento entre PMDB e PROS, o prefeito disse acre-ditar na manutenção da alian-ça. Para ele, os partidos ainda estão unidos e devem con-tinuar. “No momento, tudo que vier fora dessa realidade é mera especulação. Na ver-dade, o ‘disse me disse’ não in-teressa aos que decidem (Cid Gomes e Eunício Oliveira)”, falou Ronaldo.

Ronaldo foi enfático em afirmar que Eunício deve ser o candidato do partido ao Governo do Estado. Segundo ele, o PMDB reconhece que o nome do senador é a melhor opção para concorrer. Ao fa-lar sobre as datas do processo pré-eleitoral, Ronaldo avalia que o dia 4 de abril, prazo fi-nal para as desincompatibili-zações, não será o limite para as decisões. Para ele, em quase todo o Brasil, as alianças de-vem se definir nesta data, mas,

no Ceará, as discussões devem caminhar mais um pouco, pelo menos até junho.

ArticulaçõesPara o prefeito Ronaldo

Mattos, o grande diferencial do PMDB é a coragem de mostrar a cara. Sobre a re-lação com senador Eunício Oliveira, o prefeito é enfático: “aonde o senador entrar, eu entro junto. Ele não tem dúvi-das da minha posição”.

Ronaldo destacou que são muitos os deputados que tem destinado emendas ao município do Crato. Entre os deputados federais, destacou Mauro Benevides (PMDB), Raimundo Gomes de Ma-tos (PSDB), João Ananias (PCdoB), Andre Figueiredo (PDT) e, de forma especial, José Guimarães (PT).

No âmbito estadual, des-tacou a atuação do deputado Camilo Santana (PT), como um grande batalhador pelos interesses do Crato, tanto na Assembleia, quanto junto ao Governo do Estado. Investigação do MP

Sempre em silêncio sobre a investigação do Ministério Público do Estado, sobre os motivos da desaprovação das

contas do ex-prefeito Samuel Araripe (PHS) pela Câmara, Ronaldo reafirmou sua po-sição de respeito às decisões do Legislativo. Segundo ele, jamais se envolveu no assunto e, no momento, tem preferido distância do debate.

Para Ronaldo, o ex-prefei-to Samuel Araripe se equivoca ao se basear em uma gravação de um vereador que, inclusive, já foi à imprensa falar sobre as circunstâncias da gravação e sobre a sua montagem. “Na verdade, o ex-prefeito tem exagerado nas suas declara-ções e até entendo a sua má-goa, por eu ter denunciado as esferas competentes os mais R$ 40 milhões em débitos deixados pela sua administra-ção, mas isso não seria motivo para falar tantas inverdades”, disse Ronaldo.

Ronaldo observou que toda essa polêmica tem atra-palhado o bom andamento da administração, mas nada que o impedaça de fazer o que se propôs. “Estou focado em fazer do Crato uma grande cidade. Nada vai me impedir de cumprir o que prometi ao povo. A oposição que me per-doe, mas saia do meio que eu preciso trabalhar”, finalizou.

Secretária de Educação é afastada em Santana

eScândAlO dO cOlOrAU

A prefeita de Santana do Cariri, Danie-le Machado (PSL),

afastou do cargo, por 60 dias, a secretária de Educa-ção, Ana Sisnando. O comu-nicado veio através da por-taria publicada na última quinta-feira (27). A Secretá-ria responde pela compra de 889 kg de colorau, no mês de dezembro de 2013, e de outros produtos também já denunciado ao Ministério Público do Estado (MP-CE).

Segundo o secretário de Governo, Eneas Carneiro Neto, responsável por noti-ciar o afastamento, a decisão foi tomada após o conheci-mento das denúncias. Para Eneas, a medida deve dar mais transparência as inves-tigações e evitar interferência da secretária na investigação.

A prefeita Daniele auto-rizou abertura de sindicân-cia, com a formação de uma comissão, para rever todo o caso. Perguntado se a mo-tivação do afastamento e a sindicância seriam indícios de corrupção, o secretário disse que nada leva a essa possibilidade. Ele garantiu que a medida é para dar mais transparência e elucidação das denúncias.

O vereador líder da pre-feita na Câmara, João Paulo Cabral (PT), defendeu a lisu-ra da compra dos produtos, colocando que a administra-ção não tem nada a temer, mas avaliou o afastamento como uma medida acertada. “Diante da suposta irregula-ridade, a prefeita vai investi-gar e auditar a destinação de todos os recursos do PNAE (Programa Nacional de Ali-mentação Escolar). O afasta-mento é para manter a lisura

do processo”, disse o líder.Com o afastamento da ti-

tular, passa a responder pela pasta da Educação o secreta-rio adjunto Jeferson Feitosa Gomes. A secretária afastada não foi encontrada para co-mentar o assunto.

Denúncias de agressãoNa última semana, a ve-

readora Gilvaneide Sisnando (PR), denunciante do caso da compra exorbitante de colorau, registrou Boletim de Ocorrência (BO), contra a ouvidora do Município, Ana de Abreu Machado, por agressão física e verbal. Ana Abreu é irmã da prefeita Da-niele Machado (PSL) e teria procurado a vereadora para tomar satisfação sobre a de-núncia.

O vereador Vicente Bri-lhante (PSD) denunciou, ainda, que as ameaças se tor-naram rotineiras desde que o caso do colorau veio a públi-co. Segundo Vicente, um dos principais responsáveis pelas ameaças é o vereador João

Cabral. Na sessão da Câma-ra de quinta-feira (27/02), a vereadora Gilvaneide foi mais longe e denunciou uma tentativa de homicídio, por parte de Ana de Abreu e João Cabral.

A ouvidora Ana de Abreu rebateu a acusação e asse-gurou que ouve apenas uma discussão. Considerou a acu-sação um absurdo e ressaltou que a questão é pessoal. Ana de Abreu também registrou BO contra a vereadora Gilva-neide. O caso deve ser inves-tigado pela Delegacia Regio-nal de Polícia Civil do Crato

Já o vereador João Cabral disse nunca ter havido qual-quer ameaças a vereadores da oposição. “O que há é uma discussão política entre situ-ação e oposição. Às vezes, os ânimos se acirram, mas nada que justifique denúncia de ameaças”, disse João Cabral.

TCM no MunicípioOito técnicos do Tribu-

nal de Contas dos Municí-pios (TCM) foram desta-

cados para o município de Santana do Cariri, ainda na terça-feira (25). Os téc-nicos visitaram a sede da Prefeitura e várias Secre-tarias, em busca de infor-mações sobre algumas de-núncias já encaminhadas ao Ministério Público e ao próprio TCM. Foram ana-lisados documentos, notas fiscais e computadores.

Além da denúncia da compra exorbitante de colorau, os técnicos cons-taram outras irregulari-dades, como a compra de 1,6 tonelada de batatinha e 790 kg de alho. Os téc-nicos constataram que a compra total do colorau foi de 1.070 kg. A batata e o alho foram compra-dos no primeiro semestre de 2013. Os técnicos não gravaram entrevista. O as-sessor de comunicação do município, Amaury Alen-car, garantiu que a admi-nistração deu o suporte necessário para o trabalho dos técnicos.

sessão que discutiu, na última semana, a compra de quase uma tonelada de colorau, em Santana do Cariri

ChapadaMADSON VAGNER

Dilma vem ao CaririDecidida a concluir as obras da Transposição do Rio São Francisco em 2015, a presidenta Dilma rousseff já marcou visita aos trechos do cariri para o pró-ximo mês de abril. Na visita, prevista para os dias 2 a 7, Dilma deve inaugurar, antes, o primeiro trecho do Anel Viário da Região Metropolitana de Forta-leza. Mesmo sem uma previsão exata, prefeitos da região já se organizam para recepcionar a presidenta. Há quem diga que tem gente pensando em questionar Dilma sobre as constantes reduções do FPM. Sem ter nada a ver com isso, o Ministério da Integração Nacional já anunciou a contratação de mais mil trabalhadores para atuar nos canteiros de obras no ceará, Paraíba e Pernambuco. A ideia é acelerar a conclusão. A presidenta deve ser acom-panhada pelo deputado petista José guimarães.

Idas e vindas do colorau Quem achava que a compra exorbitante de colorau em Santana do Cariri seria único roteiro para o caso, se enganou. A semana trouxe atitudes reprováveis, revelações intrigantes, outras denúncias e explicações sem sentido. Para a prefeita Daniele Ma-chado, a situação está cada vez mais complicada, principalmente, com a chegada dos técnicos do Tribunal de contas dos Municípios (TcM). Depois de uma verdadeira devassa na secretaria, auditores do TcM identificaram, na verdade, a coisa pior do que o anunciado. Ao invés de 889 kg, a Secretaria de Educação pagou por 1.070 kg de colorau. os técnicos descobriram ainda que o órgão comprou 1,6 tonelada de batata e 790 kg de alho. A propósito, tem diretora de escola trocando alho por outros ali-mentos nos mercantis da cidade. A situação é vexatória e difícil de explicar.

Metendo os pés pelas mãoso líder da prefeita na câmara, o petista João cabral, disse que o colorau é para ser usado durante dez meses. segundo ele, o povo gosta mesmo é de comer comida com colorau. Mas, o que chamou mais atenção foram os cálculos matemáticos disparados pelo vereador na sessão da última semana. João Cabral descobriu que, com a compra, o município consome 250 gramas por dia. Esqueceu que a comida que leva tempero é apenas uma por dia. resta saber se alguém conse-gue comer com tanto colorau, mesmo gostando muito. o pior para o líder da pre-feita é que, enquanto ele defendia a lisura da compra, o secretário de governo anunciava o afastamento da secretária de educação e a abertura de sindicância para apurar responsabilidades. Mas, João cabral não desanimou com o contra-dição entre atos e discursos e disse que a prefeita estava certa. Mas, como assim? Se está tudo certo, para que investigar? Coisa de quem enfia os pés pelas mãos!

ressaca de Carnaval no CaririPara os municípios do cariri que insistiram na realização do carnaval com gastos acima de R$ 200 mil, a ressaca se chama Ministério Público. Avisados da investigação, vários municípios insistiram na festa e, de quebra, devem ganhar uma boa dor de cabeça até provar que tudo foi feito dentro da le-galidade. No cariri, quem não quis dar sopa para o azar foram os municípios de Aurora, Farias Brito, Penaforte, Crato, Juazeiro do Norte e Barro. Eles se-guiram a orientação do MP e cancelaram a festa. Ao todo, 25 municípios do Ceará desistiram dos festejos. Vale salientar que houve casos de redução dos recursos para a gestão se adequar à orientação. Para a Justiça, é incoerente que os municípios gastem tanto dinheiro com a festa, tendo anunciado difi-culdades com a estiagem e outras restrições financeiras.

e por falar em estiagem...Bem preocupada com a situação de seca no município está a câmara de Barro. Ainda em fevereiro, a Casa realizou uma audiência pública para dis-cutir a problemática. conseguiram a adesão do prefeito Neneca Tavares, da Igreja Católica e entidades como Ematerce, bancos, associações e sindicatos, além de populares. o bom debate abordou as conquistas com o aumento de carros-pipa, além da disponibilização de máquinas para a construção de novos açudes, barragens e poços profundos. A discussão passou ainda pelo racionamento da água do Açude Prazeres. Poderia ser copiado!

enquanto isso no Cariri...... Quem anda contrariado com a falta de resposta da administração de Milagres aos seus requerimentos é o vereador Giancles Filgueira. Na semana passada, durante sessão da câmara, o parlamentar pediu um posicionamen-to da Casa para o que qualificou de desrespeito. Nem o próprio parlamento respondeu!

... Desligado de Carnaval, o município de caririaçu preferiu usar a época para discutir assuntos mais relevantes. o município realizou o I seminário Municipal Intersetorial do Bolsa Família. O seminário discutiu direito ao benefício, crité-rios de adesão e como evitar fraudes. Cerca de 500 pessoas foram acompa-nhar o evento.

... em Altaneira, o vereador Professor Adeilton, está preocupado com o su-cateamento da Banda de Música Padre David Moreira. O pronunciamento na câmara chamou a atenção da secretária de cultura, Ana Maria, que prometeu providências. Já houve reunião com a Banda e a resolução está a caminho.

fArIAs BrIto eNtroU NA fArrA

Parece que Santana do Cariri não é o único município a exagerar nas com-pras de temperos e outros alimentos para os seus alunos. segundo relatório

da própria administração municipal de Farias Brito, a Prefeitura comprou, entre outros itens, 998 kg de alho e 667 kg de sal. Para quê tanto sal? e tem

mais: 3,7 toneladas de batata, 3,7 tonelada de beterraba, 1,6 tonelada de cebola, 2,1 tonelada de cenoura, 2,2 tonelada de chuchu, 1,2 tonelada de pi-mentão, 1,6 tonelada de tomate... Nada muito absurdo, se os produtos não fossem perecíveis. As perguntas que ficam e não calam: As mercadorias se-rão entregues de uma só vez? Tem lugar para acondicionar? A secretária de educação do município, perguntada sobre as compras, não soube informar,

sequer, a quantidade adquirida no ano anterior. Assim, também não fica muito difícil adivinhar o próximo destino dos técnicos do TcM na região.

Amaury Alencar

Page 5: Jornal do Cariri - 03 a 08 de Março de 2014

Região do caRiRi, de 04 a 10 de MaRÇo de 2014 5

Amanda salustiano

A cobrança da taxa de estacionamento por alguns centros comerciais de Juazei-ro do Norte pode ser extinta. Um projeto apresentado pelo vereador Cláudio Luz (PT) quer garantir aos consumi-dores de shoppings e hiper-mercados o direito à gratui-dade da tarifa, nos casos de permanência nesses locais por até três horas.

De acordo com a propo-sição, os clientes que con-sumirem a partir de oito vezes o valor cobrado pelos estacionamentos deverão ser dispensados do pagamento. “Se, em determinado cen-tro comercial, a taxa for de R$ 5,00, as pessoas terão de gastar, no mínimo, R$ 40,00 para ficarem livres da

cobrança, como também elas poderão permanecer por até três horas”, explica o petista.

Pela proposta, a perma-nência do consumidor deve-rá ser comprovada por meio da emissão de um documen-to na entrada do estabele-cimento, que junto à nota fiscal de compra do mesmo dia, efetivará a isenção do cliente. Caso contrário, a tabela imposta pelo centro comercial passará a vigorar e o consumidor terá que reali-zar a quitação da tarifa. Em situações mais corriqueiras, o tempo de 30 minutos con-tinua dispensando o paga-mento da taxa.

Ainda, conforme o parla-mentar, o descumprimento da lei implicará em multa para empresa 10 vezes maior que o valor cobrado irregu-

larmente ao consumidor. “É preciso que os estabeleci-mentos considerem que seus clientes já colaboram com a manutenção dos estaciona-mentos, à medida que, rea-lizam compras bem superio-res ao valor da taxa cobrado. É justo, neste caso, que ele seja compensado com o não pagamento da taxa. A popu-lação será beneficiada com o fim dessa cobrança, que acaba por agravar, ainda mais, a já pesada carga tri-butária”, afirma.

Para a empresária Mar-ta Lemos, a medida pode aumentar os lucros de sua empresa. “Acredito que com a gratuidade, o fluxo de pes-soas deve aumentar e, junto a isso, as vendas. Então, pode ser uma boa coisa aos negó-cios”, declara.

Leia rápidoA Universidade regional do Cariri (Urca) promoveu o Fórum Regional de Educação, no último dia 26, no Salão de Atos. o objetivo foi tratar da integração do sistema educacional, pensar novos projetos para o setor e trocar experiências. Participaram do evento coordenadores das cinco credes do cariri e centro sul, além de secretários municipais de educação, estudantes, professores e técnicos.

Uma comissão médica esteve no cariri, na última semana, visitando hospitais, postos, clínicas e demais equipamentos da saúde pública. A visita foi exigência do Ministério da Saúde para saber sobre as reais condições de infraestrutura médico-hospitalar que o Município dispõe para sediar a Faculdade de Medicina.

A equipe técnica enviada pelo Ministério da Saúde é formada pelos médicos Arnaldo Feitosa, cardiologista do Rio de Janeiro, José Luiz Vieira, professor de medicina na universidade de são Paulo (usP) e pelo clínico geral Leandro ottoni, do espírito santo. As informações obtidas são sigilosas e somente os ministérios da saúde e educação terão acesso.

Municípios em parceria para incentivar turismo

Catadores de lixão ajudam na coleta seletiva

Consumidor pode ser isento da taxa de estacionamento

cOnSórcIO TUríSTIcO

meIO AmBIenTe

PrOjeTO de leI

pLANo prevê crescimento do setor turístico. sete cidades caririenses estão inseridas no Mapa do turismo BrasileiroMetropolitanatéCNICos do tCM analisaram documentos da

prefeitura e de secretarias de santana do Cariri

Joaquim Júnior

Sete municípios cari-rienses inseridos no Mapa do Turismo

Brasileiro 2013 iniciaram uma discussão para ala-vancar o setor na região. Unidos, eles pretendem le-var o nome do Cariri para feiras e eventos, como for-ma de divulgação das bele-zas naturais, pontos turís-ticos e atrativos como um todo. O plano prevê que Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri, Assa-ré e Missão Velha deem entrada em um consórcio de turismo para, por meio de investimentos, atraiam cada vez mais visitantes.

De acordo com o idea-lizador do projeto, o secre-tário de Desenvolvimento

Econômico e Turismo do Crato, Venâncio Saraiva, o próximo passo é a efetivi-dade do produto, para que o mesmo seja formalizado. Conforme explicou o secre-tário, é necessária, ainda, a eleição de uma diretoria para que seja possível a cap-tação de recurso e posterior trabalho de divulgação.

Segundo Roberto Ce-lestino, secretário de De-senvolvimento Econômi-co e Turístico de Juazeiro do Norte, uma das metas é que o Cariri seja divul-gado em uníssono entre os municípios. O primei-ro evento almejado pelo grupo é o Brazil National Tourism Mart (BNTM) 2014, que ocorrerá no fi-nal de março, em Recife.

Participações em ou-tros encontros estão em

fase de análise pelos mu-nicípios componentes, que ainda decidirão as próxi-mas etapas do projeto em reuniões futuras. Outro ponto visado pelos repre-sentantes do turismo re-gional é o “Programa viaja mais melhor idade”, que consiste em uma iniciativa do Ministério do Turismo, que busca facilitar e esti-mular que brasileiros com mais de 60 anos de idade viajem pelo país.

“Com a reunião feita no Crato nós começamos a plantar uma semente para que o Cariri, seja um des-tino turístico procurado pelo Brasil e pelo mundo. Temos esse potencial. E estamos dando o pontapé inicial”, conclui Antônio de Luna, secretário de Cultura e Turismo de Barbalha. poNtos turísticos de sete municípios ganharão mais investimentos para atrair visitantes ao Cariri

Secretária de Educação é afastada em Santana

cados para o município de Santana do Cariri, ainda na terça-feira (25). Os téc-nicos visitaram a sede da Prefeitura e várias Secre-tarias, em busca de infor-mações sobre algumas de-núncias já encaminhadas ao Ministério Público e ao próprio TCM. Foram ana-lisados documentos, notas fiscais e computadores.

Além da denúncia da compra exorbitante de colorau, os técnicos cons-taram outras irregulari-dades, como a compra de 1,6 tonelada de batatinha e 790 kg de alho. Os téc-nicos constataram que a compra total do colorau foi de 1.070 kg. A batata e o alho foram compra-dos no primeiro semestre de 2013. Os técnicos não gravaram entrevista. O as-sessor de comunicação do município, Amaury Alen-car, garantiu que a admi-nistração deu o suporte necessário para o trabalho dos técnicos.

sessão que discutiu, na última semana, a compra de quase uma tonelada de colorau, em Santana do Cariri

Em Crato, a implanta-ção da coleta seletiva de lixo inclui a negociação da pre-feitura diretamente com os catadores de resíduos sólidos da localidade. Com a vigência da Política Nacional de Re-síduos Sólidos, que determi-na a desativação de todos os lixões em 2014, o Município redireciona esses profissio-

nais integrando-os ao novo modelo de gerenciamento de reciclagem, prevendo o desti-no mais rentável e ecologica-mente correto dos produtos.

Ambientalistas aprovam a medida. Para eles, além de melhorias nas condições tra-balhistas dos profissionais, a integração dos catadores, por meio da formação de coope-

rativas, possibilitará rentabi-lidade aos trabalhadores. “A implantação da coleta seleti-va, com a inclusão dos cata-dores, deve fortalecer a orga-nização social e econômica, além de melhorar o processo produtivo municipal”, disse a bióloga Laura Martins.

De acordo com as infor-mações da Secretaria Mu-

nicipal do Meio Ambiente e Controle Urbano, cerca de 60 catadores do lixão terão que se readaptar com a desati-vação dos lixões. “Queremos que eles formem uma coo-perativa ou associação para atuar dentro do sistema de coleta seletiva do município, inclusive instalação de galpão de triagem. É fundamental

que eles percebam a impor-tância de seu trabalho e as vantagens do modelo coope-rado para o aumento de sua qualidade de vida”, explica.

Ainda segundo o Órgão, a Prefeitura irá contribuir para a expansão da coleta seletiva em Crato, conside-rada tímida. “No momento em que se mistura material

reciclável com resíduo, esta-mos jogando fora matéria--prima que daria para gerar trabalho e renda às famí-lias. Estamos investindo na conscientização e educação ambiental em alguns bair-ros e queremos aumentar, de cinco para 20 toneladas mensais, o recolhimento de resíduos”, finaliza.

CONTRATO: 100009249 USUÁRIO: FRANCISCO BERNARDINO DE SOUZA

A operadora Hapvida Assistência Médica Ltda., diante da obrigação legal contida no art. 13, parágrafo único, inciso II, da Lei nº. 9.656/98, bem como, ainda, em face das tentativas frustradas de notificação pessoal, vem, por meio do presente edital, com fundamento nos termos do PARECER Nº. 276/2010/GECOS/PROGE-ANS/PGF da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, NOTIFICAR o beneficiário abaixo listado para que compareça à sede da empresa, situada na Rua Padre Cícero, 529, Centro - Juazeiro/CE, no prazo máximo de 10 (dez) dias, a contar desta publicação, objetivando regularizar a situação de seu plano de saúde e, consequentemente, garantir a manutenção dos serviços contratados. Importante esclarecer que o não comparecimento do beneficiário, no período e local acima indicados, acarretará a adoção das medidas previstas na legislação supramencionada. A Hapvida JUAZEIRO aproveita o ensejo para ressaltar o prazer em tê-lo como cliente, desejando que esta relação permaneça firme e duradoura.

proJeto prevê a gratuidade das tarifas de estacionamento para consumidores

Page 6: Jornal do Cariri - 03 a 08 de Março de 2014

Região do caRiRi, de 04 a 10 de MaRÇo de 20146 Informe Publicitário

Page 7: Jornal do Cariri - 03 a 08 de Março de 2014

Região do caRiRi, de 04 a 10 de MaRÇo de 2014 7Informe Publicitário

Page 8: Jornal do Cariri - 03 a 08 de Março de 2014

Região do caRiRi, de 04 a 10 de MaRÇo de 20148

Metropolitana AssoCIAção protetora de Animais apela para campanha de castração

samylla Alves

A população ca-ririense foi be-neficiada com

unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Juazeiro do Norte. Fun-cionando desde sábado (01), o Samu vem para atender situações onde houver risco iminente: urgências traumáticas e cardiorrespiratórias.

Para a comerciante Luizianne Boaventura, o serviço chegou em boa hora. “Cansei de ver aci-dentes de trânsito e as víti-mas esperando por atendi-mento. Às vezes, por conta da demora, muitas não re-sistiram e acabaram mor-rendo. Agora com o Samu, espero que a situação pos-sa mudar. O atendimento de urgência é fundamental para ajudar a salvar vidas”, relata Luizianne.

Inicialmente, o serviço

está funcionando com qua-tro ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado. A UTI móvel de suporte avançado dispõe de um médico, um enfermeiro e um motorista/socorris-ta. Já as de suporte básico funcionam com auxiliar e técnico de enfermagem. Após o atendimento de regulação, o paciente é en-caminhado para o hospital mais próximo que já fica a espera para o atendimento.

A diretora do Samu no Cariri, Neiva Timbó, pede o apoio da população para auxiliar o serviço. “Para que a gente possa atender aos chamados de forma ágil, é fundamental que a população ligue para o 192, informando o local onde a vítima se encon-tra. O atendimento rápi-do, feito por uma equipe especializada, reduz con-sideravelmente o número de óbitos e de sequelas mais graves”, finaliza.

Samu já opera em Juazeiro com cinco ambulâncias

cArIrI Tem SAmU

profIssIoNAIs do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que atuam em Juazeiro

POPUlAçãO AnImAl

Entidade busca apoio para castração de animaischagas Lima

A Associação Protetora dos Animais Carentes, em Ju-azeiro do Norte, tem recolhi-do cães e gatos abandonados e maltratados nas ruas da cida-de. De acordo com a diretora da entidade, Rosilene Maria, o número de animais soltos nas vias públicas tem aumen-tado, ocasionando também o crescimento do índice de atropelamentos.

A situação levou a diretora da Associação a fazer um ape-lo aos diversos segmentos da sociedade sobre a importância da castração dos animais, que segundo ela, amenizará os da-dos de maus tratos e abando-nos. “A castração é realmente a solução. Recolhemos os ani-mais em estado grave, como cadelas e gatas prenhas ou machos que estejam machu-cados, por maus-tratos e atro-pelamentos, porém trata-se de uma ação paliativa, em meio a uma demanda muito grande em Juazeiro”, diz.

Ela explica que ao serem

recolhidos, os animais feri-dos são encaminhados a uma clínica veterinária. Após rece-berem tratamento, que em al-guns casos inclui a castração, são colocados para adoção. Rosilene afirma que, diaria-mente, a equipe recebe denún-cias sobre os bichos que estão sendo maltratados ou abando-nados. “Na medida do possível, adotamos providências para recolhermos, mas ainda não dispomos de estrutura para acolher todos. É uma questão de saúde pública”, ressalta. De acordo com Rosilene, em Jua-zeiro existem cerca de 30 mil cachorros e 15 mil gatos.

Cirurgia simples Uma cadela ou gata não

castrada pode gerar, ao lon-go de sua vida fértil, algo em torno de 60.000 descenden-tes diretos e indiretos. Ao ser castrada, o animal passa por uma cirurgia simples, que evi-ta não só as crias indesejadas, mas muitas doenças graves e fatais, inclusive vários tipos de tumores malignos. CADeLA oU GAtA não castrada pode gerar 60 mil descendentes, diretos ou indiretos, ao longo da sua vida fertil

BArBAlhA

É cada vez mais comum encontrar cães, gatos e até ani-mais de grande porte, como cavalos, em ruas e avenidas de Barbalha. A população fica apreensiva ao ver animais do-entes e sem atendimento vete-rinário. Motoristas dizem que é comum animais atrapalhan-do o trânsito. O coordenador do núcleo de endemias de Barbalha aguarda contrata-ção de mais funcionários para tornar o serviço da vigilância sanitária mais efetivo.

A dona de casa Maria Izaura Aves conta que, nos últimos meses, o número de animais próximo a sua casa

aumentou. “Eu moro próximo ao mercado. Sei que é comum o pessoal abandonar animais aqui, mas, nesses últimos dois meses, a situação piorou. Como eles ficam na rua, a de-fesa imunológica de muitos é baixa”, desabafa Maria.

Além de doenças, os ani-mais correm o risco de mor-rer e causar acidentes. O re-presentante Aglairton Sales, que visita clientes na cidade, conta que, na semana pas-sada, quase colidiu em um animal. “Vinha no meu carro, quando um cachorro correu pra frente do meu veículo. Graças a Deus deu tempo de

frenar. Mas foi por pouco, conta o representante”.

De acordo com Willian Full, coordenador do núcleo de endemias de Barbalha, a carrocinha foi desativada porque o número de funcio-nários não era suficiente para realizar o trabalho. Segundo ele, no final do mês, o serviço deve ser regularizado, já que o quadro de funcionários deve aumentar. O coordenador informou, ainda, que caso a população encontre algum animal doente, pode procurar o centro de endemias do mu-nicípio para que seja feito o recolhimento do animal.

Aumenta o número de cães e gatos abandonados

Rua Tabapuã, 540 - S.Paulo/SP

PABX (11) 3040-9800

FAX (11) 3040-9955

www.ciee.org.br

Presidente do Conselho de Administração: Ruy Martins Altenfelder Silva - Presidente Executivo: Luiz Gonzaga Bertelli

Informativo Mensal do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE (Entidade filantrópica e de assistência social)

Juazeiro do Norte

Ano II nº 18

Para contato: CIEE Juazeiro do Norte/CE: Rua São Francisco, 409 - Centro - Fone: (88) 3512-5995Informações e endereços completos da Rede CIEE de Atendimento: www.ciee.org.br

OS 50 ANOS DA CASA DO JOVEMEm fevereiro, o CIEE comple-

ta meio século de atuação em favor da juventude. Fundado por empresários e educado-res em modesto edifício no centro da capital paulista, conta com 350 pontos de atendimento em todo o país. Juazeiro do Norte ganhou uma unidade do CIEE em julho de 1997 e nesses 17 anos de atividade amplia sua atuação na região levando serviços gratuitos para os estudantes em parceria com empresas e órgãos públicos. A his-tória do CIEE está pontuada por conquistas que definiram conceitos de inclusão social e capaci-tação profissional dos jovens, sempre oferecendo seus serviços gratuitos aos beneficiários. Graças

a esta atuação, conseguiu encaminhar 13 milhões de estudantes a estágio e 180 mil a programas de apren-dizagem. Empenhou-se em sempre exceder expectativas, investindo em tecnologia, estrutura e, especialmente, em ações gratuitas sempre

de forte cunho social e voltadas à emprega-bilidade dos jovens e ao empoderamento das suas famílias. A revista Agitação, publicação institucional do CIEE, trará uma edição especial cuja matéria de capa se volta a esta história, relembrando personagens, passagens e parcei-ros desta rica história (disponível para leitura no site www.ciee.org.br).

2013 SOB O SIGNO DA ASSISTÊNCIA SOCIALNo ano passado, além de bater recordes na inserção de estagiários e aprendizes,

o CIEE registou altos índices de beneficiados no alentado leque de programas sociais que oferece em todo o país. Essa atuação, sempre pautada pelos preceitos constitucionais de assistência social, possibilita a inclusão de jovens no mercado de trabalho, o enriquecimento da formação profissional das novas gerações e apoio à comunidade do entorno e familiares. Voltado às camadas carentes da população – mas abertos a todos aqueles que deles necessitam – os serviços oferecidos pelo CIEE abarcam desde orientação profissional até cursos que turbinam currículos e aumentam a aprovação em processos de recrutamento. Há ainda ações para pessoas com deficiência e para quem não se alfabetizou.

BALANÇO SOCIAL CIEE 2013

3.580 estudantes com deficiência inseridos em estágio

500 alunos no cursinho pré-vestibular

232.130 matrículas nos cursos de educação à distância

11.861 jovens participantes das oficinas presenciais

16.513 jovens nos cursos de informática

1.373 alunos de alfabetização de adultos

17.276 jovens em orientação e informação profissional

3.344 atendimentos no Projeto de Orientação Jurídica Gratuita à População Carente - PROJUR

018_145x260.indd 1 24/02/2014 11:53:52

CAVALos soLtos nas ruas e avenidas aumentam o número de acidentes de trânsito

Page 9: Jornal do Cariri - 03 a 08 de Março de 2014

Região do caRiRi, de 04 a 10 de MaRÇo de 2014 9

Metropolitana VereADores solicitam implantação de centro de reabilitação para dependentes

está funcionando com qua-tro ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado. A UTI móvel de suporte avançado dispõe de um médico, um enfermeiro e um motorista/socorris-ta. Já as de suporte básico funcionam com auxiliar e técnico de enfermagem. Após o atendimento de regulação, o paciente é en-caminhado para o hospital mais próximo que já fica a espera para o atendimento.

A diretora do Samu no Cariri, Neiva Timbó, pede o apoio da população para auxiliar o serviço. “Para que a gente possa atender aos chamados de forma ágil, é fundamental que a população ligue para o 192, informando o local onde a vítima se encon-tra. O atendimento rápi-do, feito por uma equipe especializada, reduz con-sideravelmente o número de óbitos e de sequelas mais graves”, finaliza.

Wilson rodrigues

Os 144 açudes ligados as 12 bacias hidrográ-ficas do estado do Ce-

ará, monitorados pela Compa-nhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), estão com 29,91% de água. No Cariri, a Bacia do Salgado, que com-preende 15 reservatórios, está com 24,69%. As chuvas caídas nos meses de janeiro e feverei-ro proporcionaram aumento de 4% em seu volume, o que representa um adicional de 21 milhões de metros cúbicos no produto. Embora o número seja considerado pequeno pelo gerente regional do Órgão, Yarley Brito, ele é importante para o sistema de recarga da Bacia, que continua abaixo de seu potencial hídrico.

Segundo dados da Cogerh, o açude Thomaz Osterne, em Crato, saiu de 6,68% de sua capacidade para 10,46%. O Manoel Balbino, em Juazeiro do Norte, passou de 13,99% para 14,62%. O açude Ata-lho, em Brejo Santo, foi o que menos recebeu água este ano, permanecendo em situação crítica com apenas 5,89%. O Cachoeira, em Aurora, despon-tou de 28,20% de seu volume

de água para 28,65%. O Qui-xabinha, em Mauriti, subiu de 7,50% para 8,21 %. Em todo o sistema, o São Domingos, em Caririaçu, é considerado o qua-dro mais preocupante. Este ano, o seu volume encontrava--se em 5,34% e, agora, está

com 6,22%, comprometendo o abastecimento da cidade.

Yarley explicou que as últi-mas chuvas dão uma seguran-ça ao abastecimento, este ano, mesmo que o acréscimo pluvial não tenha sido suficiente para a acumulação na Bacia do Sal-

gado. “A esperança é de que prevaleça a previsibilidade, que não está dentro dos prognós-ticos da Fundação Cearense de Metereologia, referentes às chuvas isoladas. Essas preci-pitações garantem o fortaleci-mento da agricultura regional

e do próprio sistema de recarga dos reservatórios”, afirma.

Conforme o gerente, os 15 açudes da Bacia do Salgado têm capacidade para acumular 488 milhões de metros cúbi-cos. Atualmente, ele está com apenas 24% de água, o que

representa 115 milhões de me-tros cúbicos de seu potencial hídrico. Por conta da situação crítica deste reservatório, uma parceria está sendo firmada entre a Fundação Cearense de Metereologia, Cogerh, Univer-sidade da Integração Interna-cional da Lusofonia Afro-Bra-sileira e Universidade Federal do Cariri (UFCA). Ele assegura que será implantado um siste-ma de gerenciamento integra-do dos recursos hídricos super-ficiais e subterrâneos da Bacia do Salgado, para que haja um controle hídrico e otimização do uso do líquido.

Consumo Crajubar Cerca de 850 mil pessoas,

dos 23 municípios caririenses, dependem das águas da Bacia do Salgado para diversas ativi-dades agrícolas e consumo hu-mano. Somente a população de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha consome, por ano, 29 milhões de metros cúbicos, embora as águas subterrâneas garantam abastecimento po-tável a 90 % das sedes muni-cipais e distritos. Essas águas saem da Bacia Sedimentar do Araripe, que tem quase 300 fontes e quase dois mil poços tubulares profundos.

Chuvas aumentam nível de água na bacia do Salgado

reServATórIOS nO cArIrI

AçUDe prAZeres, no município de Barro, no Cariri Leste

UsUárIos de crack precisam de maior apoio do poder público, no tratamento contra o vício

Entidade busca apoio para castração de animaisrecolhidos, os animais feri-dos são encaminhados a uma clínica veterinária. Após rece-berem tratamento, que em al-guns casos inclui a castração, são colocados para adoção. Rosilene afirma que, diaria-mente, a equipe recebe denún-cias sobre os bichos que estão sendo maltratados ou abando-nados. “Na medida do possível, adotamos providências para recolhermos, mas ainda não dispomos de estrutura para acolher todos. É uma questão de saúde pública”, ressalta. De acordo com Rosilene, em Jua-zeiro existem cerca de 30 mil cachorros e 15 mil gatos.

Cirurgia simples Uma cadela ou gata não

castrada pode gerar, ao lon-go de sua vida fértil, algo em torno de 60.000 descenden-tes diretos e indiretos. Ao ser castrada, o animal passa por uma cirurgia simples, que evi-ta não só as crias indesejadas, mas muitas doenças graves e fatais, inclusive vários tipos de tumores malignos.

Aumenta o número de cães e gatos abandonados

reABIlITAçãO

Vereadores solicitam centro de tratamento para dependentessamylla Alves

Os vereadores Rita Monteiro (PT do B) e Tarso Magno (PR), de Juazeiro, fizeram reque-rimento ao prefeito de Juazeiro do Norte, Rai-mundo Macêdo, solici-tando a construção de um centro de recuperação, reabilitação e tratamento de dependentes químicos no Município. De acordo com a vereadora, a cons-trução do centro seria uma resposta ao anseio da população, que clama por um local público para o tratamento de homens e mulheres que sofrem com a dependência química.

Durante a última ses-

são, realizada no dia (25) de fevereiro, Tarso Magno (PR) lembrou, em ofício lido durante a sessão, que a solicitação de construção de centros de reabilitação não é uma demanda ape-nas de Juazeiro do Norte. Segundo ele, represen-tantes políticos em todo Ceará tem debatido o as-sunto, porque percebem a necessidade da construção de um local que atenda a população que não pode pagar pelo tratamento.

A medida iria ampliar o atendimento que é feito por instituições religiosas e organizações não gover-namentais que atendem em Juazeiro. Segundo os vereadores, o alto custo do

tratamento e o elevado nú-mero de dependentes im-possibilitam que todos te-nham acesso ao tratamento e possam de recuperar da dependência química.

Em caso de aprovação, o requerimento será enca-minhado para o prefeito do município, Governador do Estado do Ceará e ao presidente da Assembleia Legislativa, que segundo o vereador já demonstra-ram, em visitas ao inte-rior, preocupação com a problemática social. “Ver-dadeiramente, Juazeiro do Norte precisa de um equipamento público que atenda de forma gratuita os dependentes químicos”, pontua Tarso.

Rua Tabapuã, 540 - S.Paulo/SP

PABX (11) 3040-9800

FAX (11) 3040-9955

www.ciee.org.br

Presidente do Conselho de Administração: Ruy Martins Altenfelder Silva - Presidente Executivo: Luiz Gonzaga Bertelli

Informativo Mensal do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE (Entidade filantrópica e de assistência social)

Juazeiro do Norte

Ano II nº 18

Para contato: CIEE Juazeiro do Norte/CE: Rua São Francisco, 409 - Centro - Fone: (88) 3512-5995Informações e endereços completos da Rede CIEE de Atendimento: www.ciee.org.br

OS 50 ANOS DA CASA DO JOVEMEm fevereiro, o CIEE comple-

ta meio século de atuação em favor da juventude. Fundado por empresários e educado-res em modesto edifício no centro da capital paulista, conta com 350 pontos de atendimento em todo o país. Juazeiro do Norte ganhou uma unidade do CIEE em julho de 1997 e nesses 17 anos de atividade amplia sua atuação na região levando serviços gratuitos para os estudantes em parceria com empresas e órgãos públicos. A his-tória do CIEE está pontuada por conquistas que definiram conceitos de inclusão social e capaci-tação profissional dos jovens, sempre oferecendo seus serviços gratuitos aos beneficiários. Graças

a esta atuação, conseguiu encaminhar 13 milhões de estudantes a estágio e 180 mil a programas de apren-dizagem. Empenhou-se em sempre exceder expectativas, investindo em tecnologia, estrutura e, especialmente, em ações gratuitas sempre

de forte cunho social e voltadas à emprega-bilidade dos jovens e ao empoderamento das suas famílias. A revista Agitação, publicação institucional do CIEE, trará uma edição especial cuja matéria de capa se volta a esta história, relembrando personagens, passagens e parcei-ros desta rica história (disponível para leitura no site www.ciee.org.br).

2013 SOB O SIGNO DA ASSISTÊNCIA SOCIALNo ano passado, além de bater recordes na inserção de estagiários e aprendizes,

o CIEE registou altos índices de beneficiados no alentado leque de programas sociais que oferece em todo o país. Essa atuação, sempre pautada pelos preceitos constitucionais de assistência social, possibilita a inclusão de jovens no mercado de trabalho, o enriquecimento da formação profissional das novas gerações e apoio à comunidade do entorno e familiares. Voltado às camadas carentes da população – mas abertos a todos aqueles que deles necessitam – os serviços oferecidos pelo CIEE abarcam desde orientação profissional até cursos que turbinam currículos e aumentam a aprovação em processos de recrutamento. Há ainda ações para pessoas com deficiência e para quem não se alfabetizou.

BALANÇO SOCIAL CIEE 2013

3.580 estudantes com deficiência inseridos em estágio

500 alunos no cursinho pré-vestibular

232.130 matrículas nos cursos de educação à distância

11.861 jovens participantes das oficinas presenciais

16.513 jovens nos cursos de informática

1.373 alunos de alfabetização de adultos

17.276 jovens em orientação e informação profissional

3.344 atendimentos no Projeto de Orientação Jurídica Gratuita à População Carente - PROJUR

018_145x260.indd 1 24/02/2014 11:53:52

CAVALos soLtos nas ruas e avenidas aumentam o número de acidentes de trânsito

Page 10: Jornal do Cariri - 03 a 08 de Março de 2014

Região do caRiRi, de 04 a 10 de MaRÇo de 201410

Metropolitana

Joaquim Júnior

A contagem que ante-cede os 40 dias da Páscoa, que celebra

a ressurreição de Cristo, tem início esta semana. O momento, que é tido como de auto-reflexão e busca da interiorização da palavra de Deus, é comemorado por inúmeras igrejas cristãs, que incluem o período em seus calendários. A quarta-feira de cinzas, celebrada nesta quarta, 05, marca também o lançamento da Campanha da Fraternidade 2014.

De acordo com o Padre Aureliano, da Basílica Me-nor de Juazeiro do Norte, a Quaresma é o período de preparação para a Páscoa, oferecido pela Igreja, onde devem ser postos em prática os exercícios da oração, da caridade e do jejum. “Eles devem estar presentes em toda a nossa vida, em todos os momentos. E, de manei-

ra específica e mais forte, na Quaresma, que é o período que faz alusão aos 40 dias que Jesus passou no deser-to”, explica o padre.

Com o encerramento dos festivos carnavalescos, a quarta-feira de cinzas abre a Campanha da Fraternidade 2014, idealizada, anualmen-te, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Nesta edição, a CF traz o tema “Fra-ternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

Conforme destaca o pa-dre, a Campanha ajuda a favorecer o surgimento de reflexões pertinentes a todo o povo, buscando temas atu-ais e sociais, que necessitam de debates à luz da fé. “O trá-fico humano é, infelizmente, uma realidade muito pre-sente na nossa sociedade no contexto atual. Precisamos, como cristãos, estar mais atentos a essa realidade”, fi-naliza o padre.

Católicos refletem sobre liberdade e relações humanas

cAmPAnhA dA FrATernIdAde

SOBre AnTônIA

Jovens se unem para ajudar família desabrigadaFelicidade. É este o sen-

timento mais lembrado por Antônia Estevão que, apesar de ter visto sua casa ser destruída recentemente por uma chuva, segue sor-ridente e esperançosa. Sua história serviu de inspira-ção para jovens engajados em um projeto social, que deram início a uma cam-panha que busca ajudá-la a possuir um novo lar.

O projeto “Sobre Antô-nia” nasceu após integran-tes do “Vem, vai ter sorri-so!” conhecerem a senhora, em visita ao bairro Panta-nal, no Crato. Conforme

explicou Thiago Leonel, membro do “Vem”, eles se sensibilizaram com a situ-ação precária da família, onde uma cebola e uma manga, já podres, serviriam como almoço para Antônia, seu marido e dois filhos. Os quatro moravam em um es-paço com menos de 20 m², sem energia elétrica, água encanada, banheiro, e com renda semanal de R$20, advindo de “bicos” feitos pelo seu marido e seu filho mais velho.

Com as chuvas ocorridas em fevereiro, a casa desmo-ronou, a família ficou desa-

brigada e perdeu parte dos poucos móveis que possuía. “Minha situação ficou tris-te. Que ninguém queira passar pelo que passei, ven-do a casa cair, os meninos com frio e tudo molhado”, relata dona Antônia. Atu-almente, a família está em uma casa alugada pelo “Vem, vai ter sorriso!”, que, por meio de doações, con-seguiu levantar fundos para a alocação.

De acordo com Thiago, o próximo passo é conse-guir material de construção e ajuda financeira para que um novo lar seja construí-

do. Para Antônia, tudo pa-rece um sonho: “Só em ter uma casa já é muita coisa. Só basta isso. Estou numa felicidade que é só emoção em meu coração”, desabafa a mulher que, apesar das dificuldades, mantém seu largo sorriso, levando emo-ção àquelas pessoas que têm o prazer de ouvi-la di-zer: “muito obrigado!”.

“Vem, vai ter sorriso!”O “Vem, vai ter sorriso!”

foi idealizado pela jovem es-tudante Flora Vieira, após a enchente ocorrida em 2011 no município do Crato.

Após noites mal-dormidas e pensamentos sobre como poderia ajudar aqueles que necessitavam, a garota teve a ideia de criar o projeto, que começou com menos de dez integrantes. Hoje são dezenas, que atuam com ações junto às comu-nidades carentes, que vão de recreações à entrega de cestas básicas e roupas.

Doe você também!Nas diversas ações do

grupo, toda doação é bem--vinda: roupas, alimentos, brinquedos, livros, material de construção etc. Na cam-

panha “Sobre Antônia”, o “Vem” busca apoio de pe-dreiros e arquitetos que te-nham interesse em colabo-rar com o projeto e a obra, assim como com a ajuda de assistentes sociais e médi-cos que possam contribuir com a família. Aos que prefiram cooperar finan-ceiramente, segue a conta do “Vem, Vai Ter Sorriso!” criada no Banco do Brasil, no nome da fundadora do projeto, Flora Gomes Teles Vieira.

Banco do Brasil / Agên-cia: 0094-9 / Conta Cor-rente: 36.396-0

jUAzeIrO dO nOrTe

chagas Lima

Em diversos pontos de Juazeiro do Norte, a situ-ação do trânsito continua cada vez mais complicada, principalmente no centro comercial da cidade, onde o fluxo de veículos é intenso. “As ruas estreitas e calçadas ocupadas por mercadorias obriga a gente a descê-las, correndo riscos de aciden-tes”, reclama a dona de casa Maria do Socorro, residen-te no centro.

A frota de veículos de Juazeiro do Norte cresceu mais de 100% nos últimos oito anos, passando dos 32.000 para 88.471 veícu-los. Desses, 27.823 são car-ros, 42.718 motocicletas e 7.153 motonetas. Nesse pe-ríodo, a malha viária local praticamente não foi alte-rada, o que tem dificultado o tráfego. “Nessa propor-ção, daqui a mais oito anos teremos mais de 150 mil veículos em Juazeiro”, diz o vereador Adauto Araújo (PSC), solicitando a reali-zação de audiência pública para o próximo dia 10 de

março, com o objetivo de discutir o assunto.Segundo Adauto, no centro da cidade existem mais de 10 locais onde as topiques ficam estacionadas, que não tem estrutura para se-rem utilizados neste sen-tido. Para o vereador Gle-dson Bezerra (PTB), esse assunto deve ser debatido com o máximo de profis-sionalismo. “A gente sente o clamor das pessoas nas ruas em relação às precá-rias condições de tráfego em algumas áreas de Ju-azeiro. Realmente, nosso trânsito é caótico e só tende a piorar”, afirma.

Frota de veículos cresceu mais de 100% em oito anosCoNVoCAção

O PSDC de Juazeiro do Norte – CE, vem através de seu Presidente Municipal Alcymar Monteiro, convidar a população para a sua con-venção que acontecerá que terá inicio às 09:30hs no dia 08 de março de 2014, no Auditório Colégio Salesianos .

Agradecemos a presença de todos.

Juazeiro do Norte – CE, 04 de Março de 2014.

sINDICAto DAs INDÚstrIAs De CALçADos De CrAto /Ce.

eDItAL De CoNVoCAção

AsseMBLéIA GerAL eXtrAorDINárIA

O SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CALÇADOS DE CRATO/CE, con-voca todas as indústrias de calçados situadas no município de Crato, Estado do Ceará, para participarem de uma Assembléia Geral Extraor-dinária a ser realizada na sede do Sindicato, localizada na Rua Bárbara de Alencar n.º 789, sala 03, na cidade de Crato/CE, Estado do Ceará, no dia 12 de março de 2014, às 11:00 horas, em primeira e única convocação, com a finalidade de deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA: 1) Apre-ciar e deliberar sobre eventuais reivindicações das Categorias Econômi-ca e Profissional; 2) Delegação de plenos poderes ao Presidente da En-tidade para propor, negociar, contestar ou acordar em procedimentos coletivos de qualquer natureza, administrativos e/ou judiciais, originá-rios ou revisionais; 3) Deliberar sobre a fixação de contribuição especial para manutenção e implemento de procedimentos do Sindicato, devi-da pelos integrantes da Categoria Econômica, associados ou não, bem como a época de seu recolhimento nos casos de procedimentos cole-tivos; 4) Deliberar pela fixação, ou não, da Contribuição Confederativa devida pelos integrantes da categoria, associados ou não, bem como quanto a destinação da mesma e época do seu recolhimento. Crato, 26 de fevereiro de 2014. Anna Gabriela Holanda de Morais – Presidente.

Nos últimos oito anos, a frota de veículos de Juazeiro do

Norte passou de

para

veículos .

NÚMeros

32.000

88.471

Page 11: Jornal do Cariri - 03 a 08 de Março de 2014

Região do caRiRi, de 04 a 10 de MaRÇo de 2014 11

ra específica e mais forte, na Quaresma, que é o período que faz alusão aos 40 dias que Jesus passou no deser-to”, explica o padre.

Com o encerramento dos festivos carnavalescos, a quarta-feira de cinzas abre a Campanha da Fraternidade 2014, idealizada, anualmen-te, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Nesta edição, a CF traz o tema “Fra-ternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

Conforme destaca o pa-dre, a Campanha ajuda a favorecer o surgimento de reflexões pertinentes a todo o povo, buscando temas atu-ais e sociais, que necessitam de debates à luz da fé. “O trá-fico humano é, infelizmente, uma realidade muito pre-sente na nossa sociedade no contexto atual. Precisamos, como cristãos, estar mais atentos a essa realidade”, fi-naliza o padre.

Jovens se unem para ajudar família desabrigada

MeMórIAs DA trADIção

exposição retrata lembrança

de carnavais cratenses

Exposição recorda Carnaval

(1)o CAsAMeNto Do ANoApós realizar uma mega festa de casamento, os recém-casados Mauro

Macedo e roberta sampaio escolheram a capital mundial do amor, Paris,

como cenário para curtir a lua de mel. Que romântico!

(4)fIsIoterApIAO fisioterapeuta Marco Lima, que atua no Verdão do Cariri, acaba de

inaugurar sua clínica médica em nossa cidade. sucesso!

(2)IN LoVeo empresário Nasa e sua esposa cícera em momento de descontração.

(6)é MUItA ALeGrIA!O primeiro dia de aula de Daniel Victor rendeu orgulho ao seu pai, o

empresário e vereador Normando sorácles. ele está cursando medicina no

estado do Maranhão, na uniceuma. Bons estudos!

(5)feLICIDADesDurante a troca de aninhos, no último dia 17, Marly Bezerra era só sorriso ao

lado da filha Louise e do esposo Luiz. Parabéns!

(3)perfeItA sINtoNIAsempre simpáticos, os empresários Jeneeire Alves e Demir Bezerra curtindo a

noite em perfeita sintonia.

ÊxpoWALeskA [email protected]

21

5

63 4

Um Carnaval tradi-cional regado por marchinhas, frevos

e sambas. É esta a estrutura que rege a Exposição His-tórias de um Reinado de Momo, que relembra, através da exibição de fotografias, fantasias e depoimentos de antigos brincantes, uma épo-ca que ficou na memória dos foliões cratenses.

Conforme explicou João do Crato, curador da expo-

sição, as festividades carna-valescas no município viram suas transformações ocorre-rem ao longo das décadas. Po-pularizado ainda no início do século passado, o Carnaval da cidade já possuía blocos for-mados em 1920, atraindo os foliões. Daí um dos objetivos da exposição ser o de contar tais histórias para que as no-vas gerações possam conhecê--las e compará-las com as atu-ais formas de comemoração.

“A televisão mostra uma coisa fictícia, muito distan-te da realidade. O que vem à cabeça dos estudantes é essa coisa do consumismo atual, dessas músicas de apelo fácil”, explica João. Conforme acres-centou, a visita à exposição é importante para que o públi-co, além de conhecer as his-tórias sobre o antigo carnaval cratense, conheça mais sobre seus personagens. Entre eles, um dos homenageados é o

carnavalesco Zé Maia que, à frente do Bloco do Eu Sozi-nho, reunia inúmeros adeptos às ruas do município.

Conforme relatou João, ele passou a conhecer um pouco mais do Carnaval cra-tense após conversa realizada com o memorialista Humber-to Cabral. Através dele, ad-quiriu conhecimentos sobre momentos do auge do Crato Clube, onde ocorriam os bai-les e festas carnavalescas na

década de 40. De acordo com ele, quando o trem chegava, vindo de Fortaleza, a orques-tra parava e os presentes iam à estação aguardar os foliões. “Em cerca de 1950 foi inaugu-rado o Crato Tênis Clube e a festa passou para lá”, explica.

ServiçosExposição Histórias de um Reinado de MomoGaleria de Artes do Sesc CratoVisitação até 20 de março

reInAdO de mOmO

FOlIõeS nAS rUAS

reCéM - CAsADos

roberta e Mauro Macedo

aproveitam lua de mel em paris

Municípios festejam e atraem foliõesOs quatro dias de fes-

tejos carnavalescos no Cariri reuniram milhares de foliões da região. Brin-cadeiras, fantasias e muito mela-mela foram atrativos que uniram os brincantes na realização da festa po-

pular comemorada anual-mente em todo o mundo.

O desfile das virgens, em Crato, mantém sua tradição e segue com a irreverência de homens fantasiados de mulhe-res, que compareceram

às ruas do Crato. Milha-res de pessoas brincaram e saíram em cortejo pela cidade. Em Barbalha, o Carnacaldas continua como uma dos maiores comemorações no local.

Na região, o município

de Várzea Alegre conti-nua com o título de maior festa caririense, com pro-gramação que conta com bandas de renome em seus shows. Já o município de Acopiara tentará entrar no Livro dos Recordes com a

realização do maior caldo contra ressaca do mundo, que será distribuído nesta quarta, 05. Serão utiliza-dos 5.500 litros de água, 18 kg de manteiga, 400 bandejas de ovos, 9 kg de sal e 925 kg de cebola.

Leia rápidoo poeta Jessier Quirino retorna ao cariri nesta semana com o espetáculo “Vizinhos de grito”. O enredo, inspirado em um de seus poemas, é retratada a proximidade de vizinhos, que se ouvem e se entendem. A apresentação ocorrerá em crato, no próximo sábado, dia 08, às 21 horas no Auditório da rádio educadora.

Na última semana, o I encontro de coletivo da região do cariri foi realizado, no município do crato. Na ocasião, mais de 15 coletivos estiveram presentes no evento que discutiu produção cultural, ajuda comunitária, ativismo social, políticas públicas para cultura, entre outros tema. A intenção é que os encontros incentivem criação de uma rede colaborativa de ações conjuntas.

A unidade sesc Juazeiro realizará neste mês de março a semana sesc de Artes cênicas 2014. As atividades ocorrerão nos espaços de Teatro sesc Patativa do Asseré, Terreiro Mestra Margarida, ruas e terminais da e Juazeiro do Norte. Artistas e públicos terão uma semana de espetáculos, intervenções, exposições, performances e shows.

Na última semana idosos atendidos pelo centro de referência da Assistência social (cras) Mestre Neco, de caririaçu, participaram do carnaval do grupo de convivência da 3ª Idade. o grupo brincou ao som de marchinhas e arrastou o pé com o forró pé-de-serra, indispensável para a diversão dos idosos.

Page 12: Jornal do Cariri - 03 a 08 de Março de 2014

Região do caRiRi, de 04 a 10 de MaRÇo de 201412

toquede primeiracícero NIcássIo

porreo time do crato entrou no campeonato cearense de porre, continuou de porre, e quando não bêbado, estava de ressaca. Desculpa é que não vai faltar para a diretoria do clube. O poder público não deu apoio, a ini-ciativa privada não foi suficiente para suprir o planejamento financeiro e, por isso, o Azulão caiu para a segunda divisão. com certeza, essa será a saída do presidente Hermano Teles, sem contar com outras desculpas para justificar o fracasso do time. Quer brincar, senhor presidente, faça um carrinho de rolimã e vai girar em torno da Praça da sé.

MoVIMeNtoA torcida do guarani foi surpreendida com a possibilidade do Leão do Mercado mandar todos os jogos do hexagonal para o Domingão, na cidade de Horizonte. Mas tudo foi amenizado a tempo. A diretoria, ou melhor, a junta administrativa do clube, resolveu negociar apenas dois jogos contra o Ceará e o Fortaleza. Em todos os jogos, o Guarani pagou pra jogar e os dirigentes já não aguentam o stress financeiro. Essa foi a única saída encontrada para amortecer o acúmulo de dívidas. Agora, cabe a torcida dar a resposta e comparecer aos três jogos no romeirão, contra o Horizonte, guarany de sobral e Icasa. Quem vai encabeçar esse movimento?

QUeDAo muro de Berlim e o império romano caíram, assim como tantos re-gimes políticos ditatoriais. Mas qual será a razão do Ferroviário não aceitar cair? os dirigentes do Tubarão acham que a queda vai destruir o futebol cearense, que o litoral vai deixar de ser uma atração para os turistas europeus ou que o sol vai deixar de brilhar sobre as praias da ca-pital cearense? O Ferroviário tem que entender que a segunda divisão não é o fim do mundo, mas uma chance de recomeço para um time tradicional que conquistou nove títulos e participou de vários campeo-natos brasileiros. Chega de atirar para todos os lados e de buscar justifi-cativa para o insucesso.

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n PORTARIA

n ZELADORIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

Beira os 30 dias o tempo decorrido entre o data em que o IcAsA/J ingressou com perora-ção denunciatória junto ao superior Tribunal de Justiça Desportiva da C.B.F., contra o time do Figueirense/SC, e a dia de hoje (27/02/2014) data em que este escriba textualiza a presen-te croniqueta A postulação do time da terra do Padre cícero, sabe-se, requesta os pontos referentes ao jogo contra a equipe de santa Catarina, o que o ungiria á série “A”, do Campe-

onato Brasileiro de 2.014, na iminência de iniciar-se. Não se eleva, nesse passo, a discussão ao plano meritório. As alegações eleitas pela agremia-ção icasiana no corpo da preambular, não se nos afiguram estapafúrdias. contudo, temos que confessar que a análise feita acerca da matéria “sub júdice”, que aqui fazemos, tem coloração perfunctória, até porque, como já dito, não nos cabe, por aético, manifestação sobre a matéria aforada, no que pertine ao seu mérito, pelo menos é esse o nosso modesto pensar, s.m.j. O que define- se como inaceitável, estupefaciente, até, é a postura silente do sodalício , seja para acolher a peroração, seja para negar-lhe provimento. Ora, é de domínio público que essa demora é diabolicamen-te prejudicial á agremiação requerente, senão vejamos: A entidade má-ter do futebol nacional já divulgou a tabela da série “A”; O Icasa, se não recebeu tem carências terríveis que o obrigará a receber a cota ou cotas referentes á série “B”; O nosso romeirão, dirão, não atende aos ditames alinhados para bancar jogos da série “A”, o que obrigaria ao Órgão Mu-nicipal a proceder a uma ampliação e reforma do estádio, inexequível a essa altura. Alvitre-se, a tabela da série “B” do mesmo campeonato também já foi divulgada com o Icasa incluso. Tudo isso, somado aos ar-ranjos jurídicos, comporia as “pilastras do edifício denegatório do órgão cimeiro do desporto nacional. Dirão, sabemos que tudo que ora fazemos aqui desfilar são conjecturas, não mais que isso. Inobstante, aferro-me á convicção de que, pelo menos no que respeita ao infinito mal que o si-lêncio do Órgão Julgador poderá patrocinar ao Icasa, ainda que venha a julgar favoravelmente ao time de Juazeiro do Norte, contrariando a nossa tênue esperança, é desduvidoso. Já na reta final desta escrita, caberia aqui uma indagação insossa: se o recurso aforado pelo considerado “pe-queno” Icasa, tivesse sido ajuizado por time do naipe de Ceará, Fortaleza, entre outros - do Sudeste maravilha, por exemplo, a postura do Órgão Julgador da C.B.F., seria a mesma? A tomar por supedâneo a postulação do Fluminense do Rio de Janeiro, reclamando os pontos da Portuguesa e Flamengo, não. Em face das circunstâncias que elencamos acima, teme-mos um decisum fulcrado no velho brocardo: “ IMPossIBILIuM NuLLA OBLIGATIO”. Termino com uma máxima da nossa lavra: “o homem que não envergonha-se de auto idolatrar-se, rouba a si mesmo algum méri-to que o seu silêncio poderia revelar”.

Josival silvaJURISTA E FILÓSOFO

eNGAVetArAM A DeNÚNCIA Do ICAsA?

TreInO e dIScIPlInA

JUDô impulsiona sonho de jovens carirenses

Jovens representam o Cariri através do judôsamylla Alves

Jovens judocas do Cariri com um sonho em co-mum: superar os obs-

táculos e conseguir destaque em campeonatos regionais e nacionais, em nome do es-porte. Para conseguir o feito, a rotina de treinos é intensa e a disciplina é fundamental para absorver novas técnicas e buscar melhorar o desem-penho no tatame.

O judoca Ney Filho tem 19 anos e há dois anos e meio pratica o esporte. Ele conta que desde pequeno é apaixo-nado por artes maciais. “Eu praticava o jiu-jitsu, mudei de cidade e conheci novos amigos que praticavam o judô. Gostei do esporte e co-mecei. Hoje, sou faixa laranja e sempre participo de com-petições. No mês passado, consegui o terceiro lugar na seletiva regional, em Fortale-za”, relata Ney.

Assim com Ney, outros jovens de Juazeiro do Norte

vêm conseguindo destaque em campeonatos regionais. A judoca Alanna Fernan-des obteve boa colocação na sua categoria. “Consegui o segundo lugar na categoria sub-15, - 48 kg. O resultado só estimula a gente a con-tinuar treinando, se dedi-cando e seguindo a risca as orientações do nosso pro-fessor. Quem sabe um dia não chego ao brasileiro?”, comenta a jovem.

O professor Roseivelt Warner diz que os jovens são disciplinados e procuram frequentar regularmente as aulas, o que influencia no bom desempenho em com-petições. Ele lembra que muitos garotos da turma tem boa atuação, mas infelizmen-te são impossibilitados de participar de competições. “Muitas famílias não podem custear os atletas. Seria mui-to importante que o poder público, ou empresários, pu-desse patrocinar esses jovens atletas”, finaliza.

velOcIdAde

Juazeiro do Norte vai se-diar a 2º Copa Cariri de ar-rancada. O evento, promo-vido pelo clube automotivo Crajubar Tuning, vai aconte-cer nos dias 7, 8 e 9 de março e promete agitar o final de semana. A Copa será aberta ao público, que poderá ver de perto carros tunados e con-ferir um show de manobras radicais. No dia 7, das 16h às 23h, será realizado o encon-

trão no parque de eventos Padre Cícero. No dia 8, pela manhã, acontece as classi-ficatórias de categorias no distrito industrial do Municí-pio. No dia 09, também pela manhã, acontece a grande arrancada. Para participar do evento, a população precisa contribuir com dois quilos de alimentos. Os donativos se-rão repassados para o projeto Mesa Brasil.

Campeonato de arrancadas