jornal do cariri - 2552

10
O periódico do Cariri independente CULTURA CLIMA QUENTE REGIÃO DO CARIRI l DE 02 A 08 DE OUTUBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2554 R$ 1,50 Arthur Luiz Exposição registra a sabedoria negra no Cariri Altas temperaturas devem permanecer em outubro Incêndio destrói fauna e flora na Serra do Quincuncá ESPORTE Icasa troca técnico pela quarta vez em 2012 Anjos da Enfermagem arrecadam brinquedos para o Dia das Crianças 8 FARIAS BRITO JUSTIÇA DE OLHO SOLIDARIEDADE Brinquedos novos e usados, mas que estejam em boa conservação, poderão ser doados na sede dos Anjos da Enfermagem, no Crato. A campanha beneficiará as crianças do Hospital São Vicente, de Barbalha. Fogos de artifício causaram o foco de incêndio, que começou no último dia 20, na Serra do Quincuncá, em Farias Brito. Corpo de Bombeiros e voluntários lutaram para apagar o fogo, que destruiu cerca de 10 quilômetros de área. As chamas ocorreram em local de difícil acesso, o que prejudicou ainda mais a fauna e a flora na região . 6 3 6 6 7 Fotos: Adelmiran Silva Compra de votos e abuso de poder preocupam candidatos A reta final da campanha eleitoral no Cariri tem se caracterizado pelo acirramento da disputa entre candidaturas. Tanto os líderes em pesquisas como aqueles em posição secundária nos levantamentos de intenção de voto temem a compra e venda de votos. Crimes eleitorais se tornam mais frequentes nos dias que antecedem as eleições e mobilizam a Justiça Eleitoral, que intensifica a fiscalização e as campanhas de esclarecimento pelo voto consciente. Várias denúncias já foram registradas pelo Ministério Público e estão sob investigação da Polícia Federal. Crimes eleitorais marcam eleição de Barbalha. Até transporte escolar é usado em campanha n Flagrante do uso de ônibus escolar na campanha do prefeito Zé Leite, em Barbalha ELEIÇÕES 2012 INSITUTOS DE VÉSPERA JUÍZA DECIDE AURORA E ANTONINA DO NORTE PF vai investigar farsa em pesquisas Abuso de poder dá cassação para Ronaldo em Nova Olinda Carlos Macedo e Iteildo Roque, únicos fichas sujas ainda em disputa no Cariri 3 3 Coluna do Donizete Arruda Coluna do Donizete Arruda

Upload: ceara-news

Post on 28-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Jornal do Cariri - Edição 2554 - ANO XV - 02 a 08 de outubro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Cariri - 2552

O periódico do Cariri independente

CULTURACLIMA QUENTE

REGIÃO DO CARIRI l DE 02 A 08 DE OUTUBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2554 R$ 1,50

Arthur Luiz

Exposição registra a sabedoria negra no Cariri

Altas temperaturas devem permanecer em outubro

Incêndio destrói fauna e flora na Serra do Quincuncá

ESPORTE

Icasa troca técnico pela quarta vezem 2012

Anjos da Enfermagem arrecadam brinquedos para o Dia das Crianças

8

FARIAS BRITO

JUSTIÇA DE OLHO

SOLIDARIEDADE

Brinquedos novos e usados, mas que estejam em boa conservação, poderão ser doados na sede dos Anjos da Enfermagem, no Crato. A campanha beneficiará as crianças do Hospital São Vicente, de Barbalha.

Fogos de artifício causaram o foco de incêndio, que começou no último dia 20, na Serra do Quincuncá, em Farias Brito. Corpo de Bombeiros e voluntários lutaram para apagar o fogo, que destruiu cerca de 10 quilômetros de área. As chamas ocorreram em local de difícil acesso, o que prejudicou ainda mais a fauna e a flora na região .

6

3

6

6 7

Foto

s: A

delm

iran

Silv

a

Compra de votos e abuso de poder preocupam candidatosA reta final da campanha eleitoral no Cariri tem se caracterizado pelo acirramento da disputa entre candidaturas. Tanto os líderes em pesquisas como aqueles em posição secundária nos levantamentos de intenção de voto temem a compra e venda de votos. Crimes eleitorais se tornam mais frequentes nos dias que antecedem as eleições e mobilizam a Justiça Eleitoral, que intensifica a fiscalização e as campanhas de esclarecimento pelo voto consciente. Várias denúncias já foram registradas pelo Ministério Público e estão sob investigação da Polícia Federal.

Crimes eleitorais marcam eleição de Barbalha.Até transporte escolar é usado em campanha

n Flagrante do uso de ônibus escolar na campanha do prefeito Zé Leite, em Barbalha

ELEIÇÕES 2012

INSITUTOS DE VÉSPERA JUÍZA DECIDEAURORA E ANTONINA DO NORTE

PF vai investigarfarsa em pesquisas

Abuso de poder dá cassaçãopara Ronaldo em Nova Olinda

Carlos Macedo e Iteildo Roque, únicos fichas sujas ainda em disputa no Cariri

3

3Coluna do Donizete Arruda Coluna do Donizete Arruda

Page 2: Jornal do Cariri - 2552

As pesquisas indicam um alto índice de compra de votos no Nordeste nas eleições de 2012. Não ajudaram o crescimento econômico, a distribuição de renda e a me-lhoria dos níveis educacionais. Objetivamente, a melhora nos padrões socioeconômicos da região parece que não afetou de maneira sensível os costumes políticos, de mol-de a livrar as eleições da praga da corrupção e da compra de votos.

A reta final das eleições no Cariri segue uma ten-dência nacional: resultados com maiorias estreitas, quedas bruscas de índices de popularidade e mudanças súbitas na colocação dos candidatos nas duas últimas semanas. Vantagens gigantescas têm-se convertido e míseros pontos de diferença. Empates técnicos substituem vitórias no pri-meiro turno. É nesse cenário de indefinição que torna real e imediato o perigo de que os resultados da eleição sejam mascarados pela ação do dinheiro.

A situação no Cariri é bem grave, segundo a repor-tagem desta semana. Em todos os grandes municípios, há denúncias significativas de irregularidades, promessas de

“captação de sufrágio” (o nome jurídico para a compra de votos) e toda a sorte de meios para desviar o eleitor de sua vontade livre e desimpedida.

Em relação a isso, só há duas providências a serem tomadas. Uma cabe ao poder público. A outra é de respon-sabilidade de todos nós.

A primeira está na investigação impiedosa dos crimes eleitorais. As forças policiais, o Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral têm de ser implacáveis com os “bandidos das urnas”, os ladrões da consciência popular, os aproveitadores da fé pública no regime democrático. As novas leis eleitorais fecharam o cerco aos criminosos das eleições, no entanto, sem a ação dura e eficaz dos órgãos do Estado, de nada adiantam novas leis. Será tudo em vão.

Quanto à segunda medida, que é de responsabili-dade de todos, está-se diante da denúncia, da comunica-ção às autoridades públicas de fatos que indiquem a com-pra de votos. Em linguagem jurídica, e de maneira mais ampla, o “abuso do poder político” e o “abuso do poder econômico” são chagas do processo eleitoral e só podem

ser expurgadas se os fatos chegarem ao conhecimento das forças do Estado. Cada cidadão tem uma arma contra essa atividade criminosa e terrível contra as instituições demo-cráticas: a denúncia.

O Jornal do Cariri não descansará no processo elei-toral. Toda sua redação estará em permanente estado de alerta. As denúncias que chegarem ao JC, desde que pos-suam consistência, serão objeto de apuração por nossos jornalistas e repórteres. Nosso compromisso com a Demo-cracia é firme e indissolúvel.

A compra de votos é uma doença que corrói o pro-cesso eleitoral. Com o tempo, se forem bem comprova-das as denúncias, há grande risco de que os candidatos favorecidos por essas práticas venham a ser apeados de seus cargos, por decisões das Justiça Eleitoral. A ninguém interessa essa instabilidade política. O eleitor é o princi-pal responsável por esse resultado. Com tanto avanço na Economia e nas instituições do País, nos últimos anos, não mais se justifica a tese de que a pobreza gera a cor-rupção eleitoral.

ABUSO DE PODER ECONÔMICO AMEAÇA AS ELEIÇÕES NO CARIRI

2 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 02 A 08 DE OUTUBRO DE 2012

Opinião

Editorial

Envie sua carta para [email protected] e dê sua opinião faça sua sugestão, uma crítica. Esse espaço é aberto para você, caro leitor.

SE O SEU ALVO É A LUAE VOCÊ NÃO ACERTARAO MENOS ENTRE AS ESTRELASVOCÊ PODERÁ FICARPENSAR ALTO É O CAMINHOPARA O SUCESSO ALCANÇAR!

Welington Costa

A cidade de Juazeiro cresce a cada dia e com ela a quantidade lixo nas ruas. Quem já passou no mercado Nossa Senhora Santana, no final de expediente, já deve ter visto as pilhas de lixo que se acumulam ao redor do mesmo. São produtos orgânicos e inorgânicos, que juntamente com os esgotos, exalam um odor insuportável para qualquer ser humano. Não quero apontar aqui cul-pado, mas a responsabilidade em manter a cidade limpa é de todos os cidadãos. Não adianta só pedir às autoridades que vejam esse problema e o resolvam. Todos devemos fazê-lo!

Marcia Alencar, Juazeiro do Nortre

O ACESSO DO POVO

CHARGE

DIMENSÕES DO MISTÉRIOPor vezes isto acontece no decorrer

da vida, de coisas superarem a capacidade para interpretá-las, impondo condições inarredáveis de jeito a que não se saiba agir ou vislumbrar alternativas, reduzindo os seres a meros joguetes do destino, co-adjuvantes de dramas de proporções gi-gantescas, nos quais a pequeneza invade o horizonte, sem chance de determinar coisa alguma além da espera passiva dos desdobramentos a virem.

Nessas horas de rara solenidade, busca-se de dentro porta e janela que, de alguma forma honrosa, salvariam dessa voragem inevitável, porém tudo se fecha à visão interna e, qual diante de tempestade portentosa, cai-se em crises de apatia, sujeitos até ao desvario das comoções cerebrais extremas, ou, à mar-gem da razão, vira-se testemunha cúm-plice das conseqüências de tudo isso, aspecto selvagem dos problemas indo-máveis que a vida traz.

São esses os apocalipses pessoais. Eras tombadas em cataclismos tenebro-sos, revirando as estranhas, pedras rolan-tes das dores em queda livre nas encostas de almas debilitadas na dor, individualida-des impotentes face aos momentos difí-ceis. Horas de partos sangrentos, marcas tortuosas de feridas abertas no peito, em rios de emoções desvairadas, corrosivas,

torturantes...Em tais lapsos de tempo,

a procura de Deus acelera seus passos e as vaidades perdem seu fulgor fantasioso de pequenez do ser beira às raias da insigni-ficância, restando só o direito de existir ao ímpeto da multiplicida-de dos eventos incessantes.

O mistério dessas horas rasga o peito em variantes inéditas, semelhantes aos córregos lamacentos que se formam depois das chuvas voluptuosas. Neles descem os coágulos da sangria imensa que avassala corações macerados. Mor-rer, verbo inútil dessas sofridas instâncias.

Contudo algo ocorre de dentro para fora, numa mostra clara da presen-ça de força até então desconhecida, no âmbito das respostas dos outros mistérios rotineiros, que parecem configurações in-telectuais e racionalizações passageiras.

O mistério maior, esse, sim, des-mistifica as crenças só convenientes e conceitos de algibeira, e impõe respos-tas jamais previstas, comprimindo todas as partes do sistema íntimo existencial ao fluxo dos acontecimentos grandio-sos. Deixar acontecer, porquanto não possuir meios de reverter ações verifica-das. Não recalcitreis contra o aguilhão, avisa Paulo de Tarso.

Mais forte do que a mor-te, eis a força dos acontecimen-tos. Incrível a força que as coisas parecem ter quando têm que acontecer, assevera Friedrich Nietzsche. Por isso, após a tem-pestade vem a bonança, no dizer popular. Resistir enquanto resis-

tir, a bússola dos sentidos, na existência vacante das medíocres criaturas joguetes da sorte.

Caso um dia queira a dor superar a disposição da resistência, sobrará en-contro da resposta que acompanha fiel as indagações que compõem o mistério de coisas bem maiores, pois a inexistên-cia absoluta de qualquer coincidência, no fluir das energias da Natureza sanciona que coisa alguma existe fora da ordem universal soberana. Nisso cabe a força do Amor, antídoto dos males possíveis e imagináveis, ou inimagináveis, ou impos-síveis. Nada resiste e tudo se completa no Poder, cabendo aos eleitos felizes mere-cerem a Iluminação do fim do túnel, na existência desse chão poeirento.

Emerson MonteiroAdvogado

D u r a n t e quase 50 anos, o povo brasileiro en-controu o Impera-dor Dom Pedro II sempre de pé, na galeria do Palácio de São Cristovão, ou no Paço da Cidade, “ou-vindo a todos sem enganar ninguém, na expressão de Joaquim Nabuco”.

A sua porta sempre esteve franca do que qual-quer outra no País. Na sua fé de ofício, Dom Pedro II escreveu: “O meu dia era todo ocupado no serviço público, e jamais deixei de ouvir e falar a quem quer que fosse”.

Os assessores do Im-perador reclamavam que, das quatro operações, ele só sabia dividir – sempre dividindo sua dotação com os pobres e humildes, a tal ponto que a República jul-gou-se moralmente obriga-da a continuar a assistência pessoal que Dom Pedro dava aos pobres.

Lembra o historiador Leopoldo Bibiano Xavier que “todo mundo, sem exceção, podia facilmente ser admiti-do à presença do Monarca, não precisando, para isso, de pelotões, formalidades ou vestiários apropriados. Bastava apresentar-se em Palácio, declinar o nome, que era lançado num livro e penetrar naquelas salas abertas a todos, vestindo ca-saca ou uniforme, blusa ou roupa de trabalho. O mais humilde negro, em chine-los ou pés descalços poder falar com o Imperador, que costumava referir-se a essas audiências públicas nos sá-bados, como recepção à sua família brasileira”.

Em 1865, José de Alencar es-creveu que Dom Pedro era para a sociedade brasilei-ra mais que um rei, um exemplo. Bem poucos monarcas,

enfatizou o escritor, podem dizer como Dom Pedro II: “Nunca abri meu coração a um sentimento de ódio, nunca coloquei meu poder a serviço de vinganças.

Não me abala nem a lisonja, por mais insinuante, nem o vitopério, por mais ferino. Sou sensível às in-justiças e me doem às zom-barias. Mas meu dever não permite que, por injúrias e agravos pessoas, prive o País dos serviços de brasilei-ros distintos”.

Dom Pedro II herda-ra dos seus antepassados o sentimento de defesa da natureza. Não podemos nos esquecer que foi seu avô, Dom João VI, o funda-dor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e sua mãe, a Imperatriz Leopoldina, pro-funda conhecedora (pela sua formação de Ciências Naturais), quem deu início ao projeto de refloresta-mento da atual Flores da Tijuca, naquela época já so-frendo processo de degra-dação com as plantações de café e chá.

Se hoje o Rio de Janei-ro tem a maior floresta urba-na do mundo, isto se deve a três gerações da dinastia dos Braganças no Brasil.

Almério CarvalhoSecretário da Câmara

Municipal do Crato

Exped

iente

:

Fundado em 5 de setembro de 1997O Jornal do Cariri é uma publicação

da EDITORA E GRÁFICACEARACOM LTDA

CNPJ: 15.915.244/0001-71

O periódico do Cariri independente

Diretor-presidente: Donizete Arruda Diretora de Redação: Jaqueline Freitas Diretoria Jurídica: Vicente Aquino

Administração e Redação: Rua Pio X, 448 - Bairro Salesianos - CEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte – Ceará - Fone (88) 3511.2457Sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905, sala 05, Telefone: 085.3462.2607 - Celular: 085.9161.7466Sucursal Brasília: Edifício Empire Center, Setor Comercial Sul, Sala 307, Brasília-DF

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores

Conselho Editorial: Geraldo Menezes Barbosa | Francisco Huberto Esmeraldo Cabral | Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho

Fale conosco Redação w [email protected] w [email protected] w [email protected] w [email protected] Departamento Comercial w [email protected] | Geral w [email protected]

SEXTILHA CARTA

Page 3: Jornal do Cariri - 2552

Política3REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 02 A 08 DE OUTUBRO DE 2012

Candidatos temem compra de votos durante reta final

DONIZETE ARRUDAPolítica

CAMPANHA

E L E I Ç Õ E S

> > > > > > > > > >

Mirelly Morais

Nos últimos dias de campanha eleitoral, os candidatos inten-sificam as agendas

de trabalho. O tempo, agora considerado desfavorável, torna situações praticamente irreversíveis, mas nenhum da-queles que postula os cargos em disputa se declara vencido antes da hora. Os candidatos acreditam na vitória e tentam passar aos seus eleitores tran-quilidade e confiança no êxito. Porém, alguns deles revelam temer a prática da compra e venda de votos. Em Juazei-ro Norte, um debate marcou o início da última semana de campanha, mas a falta do can-didato do PMDB, Raimundo Macedo, segundo os outros candidatos, prejudicou a dis-cussão das propostas. Em to-dos os questionamentos, ele teve seu nome citado, sempre destacando a falta de compro-misso com o eleitorado.

Para Santana, nesta reta final da campanha, é preci-so intensificar as visitas. “São muitos lugares a serem visita-dos e o tempo torna-se bastan-te curto. Então, vamos correr contra o tempo, sensibilizar a nossa militância para que in-tensifiquem os trabalhos do debate individual do convenci-mento, e principalmente, o de fiscalizar a tentativa de compra de votos, que também se inten-sifica nos últimos dias. Temos uma preocupação muito forte com essa questão, e pedimos a militância que cada um seja fiscal. Não deixe que a vontade do povo, que é soberana, seja distorcida”, desabafa, Santana, crente na vitória. “Acreditamos e temos informações que nos dão tranquilidade”, conclui.

O candidato do Psol, Demontieux Fernandes, se diz feliz nesta reta final, com o crescimento da sua candi-datura. “Estamos tendo uma adesão muito grande de pes-soas que queriam uma mu-dança na política de Juazeiro. A nossa equipe é pequena mais é aguerrida, trabalha todos os dias. Sentimos que Juazeiro quer mudar e as

pessoas, cada vez mais, se mo-tivam para que isso aconteça”, ressalta o candidato, acrescen-tando que os números finais causarão surpresa. Entretanto, Demontieux lamenta que a prática do voto não consciente ainda aconteça.

Várias denúncias de compra de votos nos municípios do Cariri estão sendo investiga-

das pela Polícia Federal, princi-palmente em Juazeiro do Norte, onde candidatos a vereador es-tariam oferecendo R$ 50,00 por cada voto, copiando originais de títulos dos eleitores como garantia. O promotor eleitoral, José Carlos Felix, diz que há um grande número de denúncias, mas é preciso tomar cuidado com as falsas. Segundo ele, al-

gumas denúncias tem o objetivo de desviar o foco de outra inves-tigação. Mas o promotor garante que não haverá descanso, até o último minuto das eleições.

O candidato Raimundo Macedo não compareceu ao de-bate promovido pela Rádio Tem-po FM, nem atendeu as ligações da reportagem para se pronun-ciar sobre a matéria.

PLANO DE GOVERNO

Marcos Cunha promete 100% de saneamento no CratoO plano de governo do

candidato do PT no Crato, Mar-cos Cunha, está fundamentado em cinco eixos temáticos: parti-cipação cidadã e controle social; desenvolvimento local susten-tável; políticas sociais e de ga-rantia de direitos; gestão ética, democrática e eficiente, e gestão democrática do território.

Na Saúde, planeja im-plantar o Programa Consulta e Medicamento na Hora da Doença, o Serviço de Aten-dimento Móvel de Urgência (Samu), a construção de duas Unidades de Pronto Atendi-mento, sendo uma no bairro Seminário e outra em local central. Além da construção do Hospital Infantil, da cria-ção do Centro de referência

de fisioterapia e implantação e recuperação, no mínimo, de 61 PSFs.

Na educação, pretende construir creches em tempo integral, com a construção de centros de educação infantil, dobrar os salários dos servi-dores da educação, construir escolas na cidade e na zona ru-ral, reformar e ampliar as exis-tentes, dotando-as de labora-tório de informática, biblioteca e brinquedoteca.

Marcos Cunha ainda promete implantar a gestão participativa na cultura, por meio da criação do Sistema Municipal de Fomento à Cul-tura, articulado com o Sistema Estadual e Nacional de Cultu-ra; constituir o Conselho Mu-

nicipal de Cultura (CMC).No desporto, promete

criar a Secretaria de Esporte e Juventude, construir academias populares e espaços para esti-mular à prática do esporte.

Para o desenvolvimento social, vai construir cozinhas comunitárias, banco de alimen-tos e o Centro de Referência do Idoso. Pretende implantar o Programa do Leite e Fome Zero.

No meio ambiente, pre-vê a renaturalização dos rios e proteção dos aquíferos do mu-nicípio.

Na habitação e infraes-trutura, vai construir quatro mil casas populares, através do pro-grama Minha Casa, Minha Vida e promoverá a cobertura, em 100%, de saneamento básico.

Em todo o Cariri, ape-nas dois candidatos, que tive-ram seus registros de candida-tura indeferidos peo TRE-CE,

permanecem disputando as eleições de 2012. No município de Antonina do Norte,é Iteildo Roque (PR), irmão do depu-

tado Sineval Roque, quem in-siste em permanecer no pleito. Já em Aurora, Carlos Macêdo (PSB) é o único que ainda acre-

dita na benevolência do STF. Os demais candidatos fichas sujas desistiram ou foram substituídos.

n Marcos Cunha (PT)

n Candidatos Santana e Demontier no debate promovido pela Rádio Tempo FM. Raimundão não compareceu.

Todo o período de campanha eleitoral na cidade de Barbalha foi marcado por denún-cias. Na última semana, surge mais uma acusa-ção contra o prefeito Zé Leite (PT), que concorre à reeleição. Desta vez,

fotos mostram a utili-zação do transporte es-colar municipal parti-cipando de carreata do candidato. A Coligação adversária “A Barbalha é do Povo”, entrou com uma representação na Justiça Eleitoral.

No Crato, Ciro tenta alavancar Sineval Roque

Em Barbalha, mais denúncias

O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) veio ao Crato, na tentativa de fortalecer o nome do candidato Sineval Roque. Ciro participou de uma caminhada, no último dia 27, e disse representar também o governador Cid Gomes. Ele argumenta ga-rante estar defendendo uma “jóia” que conhece bem. “Es-tou seguro que o Crato tem uma oportunidade de ouro, de eleger um grande admi-nistrador, que escolheu esta cidade para instalar suas empresas e empregar muita gente. Conhece as coisas da administração, adquiriu uma experiência política impor-tante e abre a porta do go-

vernador a hora que quiser. É meu amigo e eu o levo para bater em qualquer porta em Brasília, inclusive da presi-denta Dilma”, testemunhou Ciro, ao pedir aos cratenses que elegessem o candidato

do seu partido.Os demais candidatos,

Cícero França (PV), Ronaldo Mattos (PMDB) e Marcos Cunha (PT), também inten-sificam a campanha nos últi-mos dias.

n Transporte escola na carreata de Zé Leite

IBOPE DIVULGA HOJE PESQUISATensão e nervosismo no ar. Hoje à noite, a TV Verdes Mares Cariri, após vários adiamentos, irá divulgar sua última pesquisa sobre a sucessão em Juazeiro do Norte. Será a terceira rodada. E os números mostrarão os rumos da disputa. O prefeito Manoel Santana aposta que continuará dimimuindo sua diferença para o deputado Raimundo Macedo. Este confia que estará com sua liderança consolidada. Já o candidato do PSOL, Demontier Fernandes, sonha em virar o jogo contra os dois que vêm liderando a disputa até agora.

FARSA DE PESQUISAS NO CARIRIÉ lamentável o que vem ocorrendo nesta reta final das eleições no Cariri e no Ceará. Um festival de pesquisas de institutos criados às vésperas do dia 7 de outubro com a clara intenção de atender ao cliente que paga pela pesquisa. O engraçado é que, em diferentes cidades do Cariri, institutos publicam números tão antagônicos. Tudo ao gosto de quem paga. Tudo para enganar o eleitor, como se ele fosse um débil mental que estivesse alheio a realidade em que vive. Esse tipo de quadro ocorreu em 2008 e se repete com a mesma intensidade este ano.

JORNAL DO CARIRI FORA DISSODezenas de propostas vantajosas foram feitas à direção comercial do Jornal do Cariri para publicação de pesquisas eleitorais de institutos sem credibilidade e com clara intenção de ludibriar a opinião pública. A resposta dada a essas ofertas sempre foi a mesma: o Jornal do Cariri só publicará pesquisas de institutos com credibilidade nacional e de reconhecido respeito no Estado. Institutos gerados em fundo de quintal para vender pesquisas, não tiveram guarida no Jornal do Cariri, como também em nenhum outro jornal de grande circulação do Ceará.

PF DEVE INVESTIGAR FESTIVALEssa enorme quantidade de pesquisas falsas divulgadas nesses últimos dias da corrida às urnas motivará ações da Polícia Federal a pedido do Ministério Público Eleitoral. A PF já está intimando todos os donos de institutos para apresentar relatórios, dados, e demais informações sobre como as pesquisas que foram realizadas, quem pagou, como pagou, qual o valor e origem do dinheiro recebido, dentre uma série de outras indagações que necessitarão ser respondidas. Será preciso criar instrumentos efetivos para banir do processo eleitoral brasileiro esses crimes com falsas pesquisas que infestam as eleições municipais tanto em 2008 como agora no Cariri e no Ceará.

QUEM TEM E FALA A VERDADEEm dois municípios caririenses - Caririaçu e Missão Velha - acontece uma situação inusitada. Em Caririaçu, os candidatos a prefeito têm em mãos pesquisas eleitorais que os apontam liderando as eleições e com ampla vantagem. O mesmo acontece em Missão Velha. São Inexplicáveis e tamanhas as diferenças de números em duas cidades com tão poucos eleitores. Agora, o Ministério Público Federal tem aí a chance de ir fundo e investigar. Saber quem efetivamente realiza um trabalho sério de pesquisa e quem não faz o serviço com seriedade.

RAIMUNDÃO FORA DO DEBATEMesmo tendo sido atendido em suas reivindicações – mudança de horário e de regras – o candidato Raimundo Macedo não compareceu ao debate promovido pela Radio FM Tempo de Juazeiro. Anunciou sua desistência horas antes, por orientação de seu marqueteiro Antonio Lavareda. Raimundão não quer mais polemizar publicamente com o prefeito Manoel Santana. Evita o surgimento de qualquer fato político novo nesta semana final das eleições.

PROBLEMAS COM A JUSTIÇA ELEITORALA juíza da 53ª Zona Eleitoral, Ana Raquel Linard, cassou o registro do candidato do PSD em Nova Olinda, Ronaldo Sampaio. O motivo da cassação são denúncias de abuso de poder político. Durante a festa da padroeira em janeiro, foi aberta uma ação de investigação eleitoral. Na época, Ronaldo era presidente da Câmara Municipal. O candidato está proibido de concorrer ao cargo de prefeito e de fazer campanha, mas pode recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Ceará.

Disse me disse...

• Governador Cid Gomes, ao lado do senador Eunício Oliveira, fez campanha para o candidato Ildsser Oliveira no último domingo, 30, em Lavras da Mangabeira.

• Eunício também esteve no sábado, 29, no Crato reforçando a campanha do candidato Ronaldo Matos, do PMDB.

• Sineval Roque e Cícero França chegam à última semana acreditando que as eleições no Crato ainda não estejam definidas. Ronaldo pensa diferente.

• Em Nova Olinda, o prefeito Afonso Sampaio barrou a divulgação de uma pesquisa eleitoral. Depois, quis publicar uma. Também foi barrada. Nada dessa manobra foi autorizada pela Justiça.

• Desculpe a ignorância, e aí, você acredita em pesquisa eleitoral?

Fichas sujas no Cariri só restam em Aurora e Antonina do Norte

Page 4: Jornal do Cariri - 2552

4 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 02 A 08 DE OUTUBRO DE 2012

Page 5: Jornal do Cariri - 2552

5REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 02 A 08 DE OUTUBRO DE 2012

Política

Page 6: Jornal do Cariri - 2552

n Moradores da Serra do Quincuncá se protegem da fumaça. O incêndio começou depois que fogos de artifício foram lançados por populares

6 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 02 A 08 DE OUTUBRO DE 2012

Cidades

Incêndio causa destruição na serra de Farias Brito

Altas temperaturas devem continuar no Cariri

Campanha arrecada brinquedos para crianças doentes

ANJOS DA ENFERMAGEM

Adelmiran Silva

As altas temperaturas registradas no Cariri, a partir do mês de setembro, deixam a população atenta quanto aos riscos advindos. Segundo a Fundação Cearense de Me-teorologia e Recursos Hídri-cos (Funceme), as chuvas no Estado, que chegam primeiro no Cariri, só devem cair em meados de novembro. Até lá, o tempo seco prevalecerá.

Com as altas tempera-turas, vem também o maior risco de desidratação, que consiste na maior perda de água, em relação ao acúmu-lo no organismo. De acordo com a nutricionista Lorena Brito, para nos mantermos hidratados é necessário que bebamos, em média, dois li-tros de água por dia, usemos roupas mais leves e evite-

mos exposição ao Sol, entre às 10 e 16horas.

No Ceará, segundo a Funceme, os meses de outu-bro e novembro são, clima-tologicamente, os com maior calor. Enquanto as primeiras chuvas da pré-estação chuvo-sa de 2013 não chegam para amenizar o tempo, soluções são procuradas para diminuir sensações térmicas que ultra-

passam os 40°. O consumo de água,

frutas e sucos são os mais aconselháveis. “As frutas são excelentes fontes de hidrata-ção. Melancia, abacaxi, mo-rango e melão são algumas delas. A água do coco é riquís-sima em nutrientes, repõe água e eletrólitos perdidos na transpiração e em atividades físicas”, finaliza Lorena.

Joaquim Júnior

O Dia das Crianças está chegando e, com ele, os pequenos aguardam o presente que representa o reconhecimento ao dia. Pensando nisso, os Anjos da Enfermagem lançaram a campanha nacional “Brincar é um direito”. Na região, a iniciativa busca arrecadar uma média de 300 brinque-dos para doar às crianças do Hospital São Vicente, na ci-dade de Barbalha.

Os Anjos da Enferma-gem surgiram através de um projeto da estudante de en-fermagem Jaqueline Duarte, que, após visitar hospitais e ter lido o livro “Terapia do Amor”, decidiu criá-lo. “Pra a gente, fazer um trabalho bonito, de educação e saúde, é transpor barreiras. Em 2008, o Conselho Federal de En-fermagem viu a atuação dos voluntários, se sensibilizou,

e disse que queria colocar o projeto para o Brasil inteiro”, afirma Jakeline Duarte. Com a inserção de São Paulo e Mi-

nas Gerais, já são 18 estados.De acordo com Geor-

gina Tavannes, diretora do Núcleo de Implantação, Mo-

nitoramento, Controle, Ava-liação, Pesquisas e Projetos, as visitas eram realizadas, inicialmente, somente para crianças da ala de oncologia dos hospitais. Por conta da tristeza apresentada pelas demais, os voluntários visi-tam, agora, todas as crianças hospitalizadas, levando des-contração e alegria.

São sete estratégias tra-balhadas, onde jogos e pintu-ras são algumas das utiliza-das nos hospitais pelos oito voluntários. Todos os estados participantes têm uma brin-quedoteca móvel, onde as ati-vidades são desenvolvidas.

Com a campanha “Brincar é um direito”, os Anjos da Enfermagem es-peram levar mais alegria às crianças enfermas. Para doar, basta se dirigir à nova sede dos Anjos da Enfermagem, localizada na Rua Nossa Se-nhora de Fátima, 115, bairro Pimenta, Crato.

n Jakeline Duarte, idealizadora dos Anjos da Enfermagem

Joaquim Júnior

Fogos de artifícios lan-çados por populares na Vila do Pontal mo-tivaram um incêndio

de grande proporção na Ser-ra do Quincuncá, em Farias Brito. Segundo populares, os ventos alastraram as chamas por aproximadamente 10 km no sopé da serra, que é berço cultural, religioso e econômi-co de Farias Brito. Devido à altura da serra e o difícil aces-so, desde o dia 21, os bombei-ros tentam controlar o fogo.

A necessidade de equi-pamentos mais eficazes e o número insuficiente de pes-soas capacitadas para ações como estas, são evidentes. “As autoridades locais devem ser chamadas atenção. Eu pergunto onde estão os mu-nicípios?”, desabafa Willian Brito, membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Crato (Comde-ma) e Chefe da Floresta Na-cional do Araripe.

A reclamação de Willian se deve ao fato de os

municípios não possuírem Brigadas de Incêndio capa-zes de agir em necessidades emergenciais. Em Crato, ele, junto a outro instrutor do Ins-tituto Chico Mendes de Con-servação da Biodiversidade (ICMBio), formaram uma brigada com guardas muni-cipais. Ao todo, 28 homens foram capacitados por eles e pelos Bombeiros.

De acordo com o Ca-pitão Leonir, do Corpo de Bombeiros de Crato, que par-ticipa da luta contra o fogo na Serra do Quincuncá, os integrantes da Brigada, junto aos populares, tentam, desde o dia 21, finalizar o fogo. Na tentativa, foram utilizados aceiros com tratores, foram abertos caminhos com enxa-da e foice, e água foi jogada com bomba postal.

O Secretário de Agri-cultura e Meio Ambiente de Farias Brito, João Frutuoso, depois de estar presente na área, reconheceu a necessi-dade da implantação de uma Brigada Municipal. “Depois desta luta que estamos en-

frentando, pretendemos im-plantar uma brigada de in-cêndio”, afirma João.

A flora e fauna do lo-cal são de imensa riqueza e variedade. Segundo Willian, entre as espécies que, pro-vavelmente, possam ter sido prejudicadas no incêndio, encontram-se animais como tatu, cutia, mocó, preá, veado, rolinha, papagaio, periquito, galo de campina, canário da terra, calango, tiú, camaleão, cobras, sapos e rãs. Na flora da região atingida, encontra--se marmeleiro, catingueira, juazeiro, jatobá, marizeira, oiti, oitica, palmeira, cato-lé, macaúba, macambira, chique-chique, mandacaru. Tudo isso ficou comprometi-do com o incêndio que come-çou na noite do dia 20.

As perdas de parte da flora obrigam os seus animais a buscar espaço que não per-tença ao seu habitat natural. Além disso, prejudicam a absorção de águas da área an-teriormente florestada, que é capaz de dar condições para que as plantas consigam se

manter. Apesar de o incêndio na Serra do Quincuncá não ser de origem de queimadas nas roças, o Secretário João Frutuoso ressalta a importân-cia em evitar tais ações. “Nós já fazemos campanhas contra queimadas e desmatamentos e estávamos obtendo sucesso. Mas, este ano, por conta da seca ser muito grande, está acontecendo isso novamente. Esperamos conseguir cons-cientizar a população”, fina-liza João.

Saiba maisDe acordo com da-

dos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 1° de janeiro e 03 de se-tembro, foram contabilizados 83.055 focos de calor no Bra-sil. Destes, 147 aconteceram na Chapada do Araripe, onde 37 referem –se ao território ce-arense, 15 ao pernambucano e 95 ao piauiense. No mesmo período, o INPE registrou, na zona de amortecimento da Floresta Nacional, 36 focos e 03 no interior da Unidade. Colaborou Amaury Alencar

FOGOS DE ARTIFÍCIO

Palavra de Fé

O M U N D O P R E C I S A D E P A Z

Romanos 12:18 – Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.

A paz é o estado mais desejado e ansiado pelo homem. Há carência de paz coletiva e individual. Há carência de paz subjetiva e objetiva. Há carência de paz orgâ-

nica e mecânica. Há carência de paz material e espiritual. Porque lutamos tanto em busca desse estado o qual cha-mamos de paz? - Ora, porque a paz é um São João 14:27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não “estado de calma e tranquilidade. Livre de agitação e conflito; um estado de harmonia, de ordem mantida sem violência; um estado de amizade e de acordo’. A paz significa liberdade de espírito. No hebraico, shalom, significando “Felicidade, tranquilidade, saúde e prosperida-de”. Teologicamente a paz é um dos aspectos do fruto do espírito, como diz o apóstolo são Paulo no livro bíblico de Gálatas, 5:22 - “Mas o fruto de uma vida espiritual condicio-nada a Cristo, é: Amor, alegria, paz, longanimidade, bonda-de, e fidelidade”.

Ao discursar para os romanos, o apóstolo ensinava que a paz é um estado que conduz o ser humano a um processo de JUSTIFICAÇÃO. É o que está exarado no livro de Roma-nos 5:1 - “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Ser justificado, significa tornar-se ‘justo’. O profeta Isaias, 750 a.C, delineou como deveria ser o homem justo, afirmando: “O efeito da justiça será a paz, e a operação da justiça, será o repouso e segurança para sempre” (Isaias 32:17). Horizontalmente falando, nós humanos temos uma tendência para acharmos que a paz existe quando estou bem de saúde; quando meus negócios estão em plena atividade; quando não há falta de numerários em minha conta bancária, etc. Bem, tudo isso é muito bom. A questão é que nada disso produz paz. A paz tem uma origem, uma fonte. No livro de Efésios, 2:14, nos diz: “Porque Cristo é nossa paz...” .

No grego, é escrito literalmente assim: “Ele mesmo é a nossa paz”. Isso quer dizer que a paz a nós conferida, é oriunda de uma ‘pessoa’ e que ele se concretiza “em uma pessoa”. – Portanto, isso deve incluir o conceito de “comu-nhão mística” com o Senhor, de tal modo que todos partici-pem dessa comunhão, isto porque, essa pessoa, obedeceu à um processo, a um sacrifício, e deu sua vida para que os homens, ao valorizarem-no, tivessem paz. Em colossenses, 1:20, há uma verdade espetacular a respeito desse contex-to, diz assim: “E por Cristo, foi feito a paz, pelo seu sangue na cruz, e por meio dele, reconciliasse todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus”. Isto, é, foi o sangue que Jesus Cristo derramou na cruz que satisfez e satisfaz a exigência da santidade de Deus, estabelecendo um acordo de paz com quem recebe-o e declara seu amor e

temor à sua palavra.

Essa é a leitura que o evangelista são João faz em seu escrito, afirmando que a verdadeira paz é sim, a ‘espiritual’, que, uma vez adquirida, produz consolo e força para se viver. O mundo tem criado muitas teorias sobre como obter a paz. Algumas dessas teorias são ‘grosseiras’, outras, ‘refinadas’. Santo Agostinho experimentou todos os meios disponíveis neste mundo para livrar-se do espinho da tentação, e ficou intranquilo e vencido. Ai escreveu em Confissões: “Tu nos fizeste para ti mesmo ó Deus. E nossos corações ficam agita-dos enquanto não repousam em ti”. Essa confissão de Agos-tinho, nos deixa confortável, porque, ter paz, não significa que estaremos vivendo num paraíso, num eldorado, não. O próprio Cristo experimentou tristezas semelhantes às nossas. Lutou contra os mesmos adversários que temos de comba-ter, no entanto, ‘triunfou’. Essa é a diferença. Esse mesmo modelo Ele deixou para nós, conforme está registrado no evangelho de São João, 16: 33, que diz: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”.

O Senhor está nos consolando ao afirmar que, mesmo em meio a guerra, podemos ter paz na alma, chancelada através do que está escrito em Romanos, 8 e 28: “Todas as coisas acontecem para o bem daqueles que amam a Deus e os quais Deus tem um propósito, um decreto”. Veja como é nítida a existência e a diferença entre os dois mundos, o espiritual e o material. Quando faço a leitura correta do mundo espiritual, administrarei com eficiência os problemas do mundo mate-rial, porem, se não, serei derrotado nos dois. Há na bíblia, uma promessa que considero mais do que espetacular, está registrada no livro de Filipenses, 4:7 – “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. – Já em Colossenses, 3:15, nos diz: “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações e sede agradecidos”- Veja que quando temos a paz de Deus de for-ma empírica em nossa vida, nossos sentimentos que são res-ponsáveis por nossos comportamentos, são completamente transformados, modificados, inclinados à uma nova maneira de ser e de agir.

O que me fascina mesmo é que, essa paz é oferecida a todos, em todos os lugares, a todas as raças e povos. Nin-guém pode dizer que não tem acesso, direito de alcança-la, não. A morte de Cristo no calvário foi exatamente para nos proporcionar este benefício, basta tão somente termos dis-posição para recebê-la. Em apocalipse, capítulo 3, versículo 20, diz: “Eis que estou à porta (coração) e bato; se alguém ‘ouvir’ a minha voz e abrir, entrarei e cearei com ele e ele comigo.” – Veja que é condicional. Depende de você. É só você ter sensibilidade para valorizar o chamado de Deus à sua alma, obedecendo assim a sua pedagogia. Que o mundo tenha paz, que a família tenha paz, que os tenham paz.

“NÃO DESISTA, DEUS NÃO FALHA”

Pr. Jecer Goes

Page 7: Jornal do Cariri - 2552

7REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 02 A 08 DE OUTUBRO DE 2012

PolíticaSocial Cultura

Sociedade em FocoPOR WALESKA MARROCOS [email protected]

CULTURA

CULTURA

Lançado o Etios, carro da Toyota. O veículo une conforto, segurança e economia, nas versões 1.3 e 1.5. A equipe de vendas da Newland, em Juazeiro, liderada por Alcindo Sotero, comemorou o lançamento e a

nova estrutura da loja. Eu, particularmente, achei o modelo lindo!

Essa princesa linda é Eduarda Pinto. Apesar da pouca idade, Duda adora uma roupa estilosa. Sempre capricha na produção.

Yardley e Jamile Viana são um casal perfeito. Presença mais que vip nas reuniões da nossa sociedade.

É BIG, É BIG, É BIG CASAL SOTEROO simpático casal Alcindo e Ana Luíza Sotero, durante o coquetel de lançamento do carro da Toyota.

LANÇAMENTO TOYOTA

PRESENÇA VIPCompletar 100

anos é motivo de muita comemoração. Dona Antônia Grangeiro, carinhosamente conhecida como Dona Toinha, comemorou seu centenário, junto ao esposo José Pereira, os 15 filhos, 29 netos, 34 bisnetos e 7 tataranetos. A família agradece a benção de ter essa mulher guerreira como matriarca.Que Deus!

LINDAMATRIARCA

O dia 25 de setembro foi todo dedicado ao meu amigo Paulo Jeovan Vilar. A comemoração foi na casa da família, com um maravilhoso churrasco, organizado por sua esposa Zuilane Lima. O príncipe Kalel curtiu o dia todo. Parabéns a essa família linda e que Deus esteja sempre abençoando suas vidas!

Estão abertas as inscrições para o 14º Prêmio Literário Escritor Universitário “Alceu Amoroso Lima” (Tristão de Ataíde), promovido pelo CIEE em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL) e destinado a estudantes universitários. Os interessados têm até o dia 30/11 para enviar trabalhos sobre o tema Por que a literatura de Jorge Amado faz sucesso também na televisão? Os três primeiros classificados dividirão prêmio em dinheiro, diplomas e medalhas. Regulamento no site www.ciee.org.br.

Jorge AmAdo é temA de prêmio universitário

Quais os principais problemas do Brasil? Como resol-vê-los? Como reflexão, 73 ideias podem ser encontra-das no livro Diálogo Nacional – Repensando o Brasil, de Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho de Administração do CIEE e Alexandre Artacho Alten-felder Silva, produtor do programa televisivo Diálogo Nacional, lançado no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE, em São Paulo/SP. O livro privilegia temas sobre ética, política, educação e desenvolvimento, ao lado de 38 boas notícias sobre o Brasil nos últimos anos.

Livro trAz refLexões sobre o brAsiL

Sydney Sanches, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, entre os autores Ruy e Alexandre Altenfelder,

no lançamento da obra.

O economista Antônio Delfim Netto foi eleito Professor Emé-rito 2012 – Troféu Guerreiro da Educação, prêmio anual conferido pelo CIEE e pelo jornal O Estado de S. Paulo a personalidades que,

durante a carreira, contribuíram para a valorização da educação de qualidade. A entrega do tro-féu está marcada para as 10h de 15/10, Dia do Professor, no Teatro CIEE, em São Paulo/SP.

deLfim netto é o professor emérito 2012

O CIEE apoiou uma ação social que reuniu três mil visitantes, visando incentivar o jovem a se pre-parar para o mercado de trabalho utilizando as oportunidades de estágio e aprendizagem. No evento Ação Geraldo promovido pela empresa de bebidas Cajuína São Geraldo, o CIEE cadastrou e orientou gratuitamente jovens sobre programas de estágio e o Aprendiz Legal, promovido em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM) e que auxilia as empresas a cumprir a Lei 10.097/200, que determina a contratação de cotas de jovens para formação profissional. Além disso, o CIEE Juazeiro do Norte também participará, no próximo sábado (29), do Dia da Responsabilidade Social realizado pela Faculdade Paraíso, que espera atrair cerca de duas mil pessoas. Além do cadastramento de estudantes e orientação profissional também serão realizados oficinas sobre o tema Guia de imagem profissional, em que serão apresentadas dicas sobre como se vestir, agir e falar em processos seletivos ou no dia a dia de uma empresa.

Ciee promove AÇões soCiAis

CIEE atende jovens na Ação Geraldo.

Rua Tabapuã, 540 - S.Paulo/SP

PABX (11) 3040-9800

FAX (11) 3040-9955

www.ciee.org.br

Presidente do Conselho de Administração: Ruy Martins Altenfelder Silva - Presidente Executivo: Luiz Gonzaga Bertelli

Informativo Semanal do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE (Entidade filantrópica e de assistência social)

Juazeiro do Norte

Ano I nº 1

Para contato: CIEE Juazeiro do Norte/CE: Rua São Francisco, 409 - Centro - Fone: (88) 3512-5995Informações e endereços completos da Rede CIEE de Atendimento: www.ciee.org.br

001_145x260.indd 1 24/09/2012 14:43:32

Rua Senador Pompeu, Nº 429 - Centro - Crato-CEFone/Fax (88) 3253.1080

Diretora TécnicaDrª Fabiana Pereira Rodovalho Alencar Gomes

ALFARMA, a primeira farmácia de manipulação genuinamente Cratense.

Mostra apresenta os terreiros de Candomblé e Ubanda

MANSÃO CARIRI EMPREENDIMENTO IMOBILIARIO SPE LTDA

Torna Público que Recebeu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP a Licença de Instalação para construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes em um Terreno Situado na Rua Cícero de Alencar Ribeiro nº 50, no Município de Juazeiro do Norte/CE.

Foi Determinado o Cumprimento das Exigências Contidas nas Normas e Instruções de Licenciamento da SEMASP.

Ingrid Monteiro

Utilizar a fotografia como ins-trumento

de luta contra a in-tolerância racial e religiosa. Na galeria do Sesc do Crato, a Exposição Fotográ-fica Agô!, aberta até o próximo dia 16 de outubro, mostra ao público caririense a cultura afro-brasileira que in-tegra a região do Cariri, mas que muitos ainda desconhe-cem.

A mostra de fotografias é resultado do trabalho de um grupo de fotógrafos locais, que acompanha a rotina dos terreiros de candomblé e um-banda, na região caririense. O olhar fotogrático de Allan Bastos, Yasmine Moraes e Ra-fael Vilarouca apontam para o sincretismo religioso, que constitui a população cari-riense.

Segundo o fotógra-fo Allan Bastos, registrar os costumes e tradições das re-ligiões de matriz africana é como um trabalho social e de conscientização. “O objetivo é mostrarmos um univer-

so meio que desconhecido, possibilitando que as pesso-as conheçam a existência dos terreiros e cultos de umbanda e candomblé, localizados na nossa região”, afirma.

A finalidade da ex-posição consiste, ainda, em reduzir o preconceito que persiste em relação à prática das religiões africanas, sobre-tudo, em Juazeiro do Norte, município marcado pelo ca-tolicismo popular. “Existem outras crenças que integram a religiosidade local. A partir do momento que as pessoas passam a conhecer os rituais, a cultura e os costumes, per-mitem que seja reduzido este preconceito”, enfatiza Allan.

Na exposição, 28 ima-gens que permitem ao visitan-

te conhecer os rituais real izados pelos prati-cantes das r e l i g i õ e s h e r d a d a s dos ances-trais africa-nos. O fotó-grafo Rafael Vi l a r o u c a afirma que os registros ajudam a

disseminar a cultura cari-riense. “Por meio do Coletivo Café com Gelo, que há três anos reúne fotógrafos locais, temos a finalidade de mostrar o Cariri de uma forma dife-rente, através das fotografias contemporâneas”, explica.

RepresentantesDe acordo com o pai

de santo Bira, somente em Juazeiro do Norte, existem mais de mil terreiros de can-domblé. “Enfrentamos muito preconceito, seja o religioso ou racial. Apesar de a região ter sido habitada por escra-vos africanos, ainda não há espaço para divulgarmos a nossa cultura”, admite o lí-der religioso. A mãe de santo Alice de Oxum explica que a exposição ajuda a difundir a prática religiosa. “Há muitas pessoas que frequentam os terreiros, mas que ainda sen-tem medo de serem aponta-das pela sociedade. Agrade-cemos este tipo de iniciativa dos fotógrafos”, finaliza a religiosa, que há seis anos re-aliza os cultos de candomblé, em Juazeiro do Norte.

n Religiões africanas são retratadas em exposição fotográfica

Page 8: Jornal do Cariri - 2552

n Na zona de rebaixamento, Icasa troca de técnico pela quarta vez

CÍCERO NICÁSSIO

TOQUE DE PRIMEIRA

QUESTÃO DE HONRAA cada rodada da série C, o Icasa se

complica mais. O fantasma da queda para a série D aparece, a todo o momento, no

ambiente do Verdão. O treinador, Francisco Diá, corre contra o tempo para encontrar a melhor formação, que possa reencontrar os caminhos das vitórias. O time não vence há nove rodadas. O Icasa está pagando caro pela falta de habilidade dos seus dirigentes. Permanecer na série C passa a ser uma questão de honra.

BOM TIMEDos times do grupo do Icasa que eu vi jogar na série

C, o que deixou a melhor impressão foi o líder Luverdense, comandado pelo jovem treinador Dado Cavalcante e auxiliado por Wilton Bezerra. O Luverdense jogou um bom futebol, com toques de primeira e uma saída de bola com eficiência. O time é de uma compactação impressionante. Um sério candidato à subir para a série B. A vitória por 1 a 0, em cima do Icasa, se não garantiu a classificação para o mata-mata, ficou bem próxima.

ERROSOs dois times que mais trocaram de treinador na

série C estão na zona de rebaixamento. O Icasa iniciou o campeonato com Tarcisio Pugliese, que saiu por não aceitar imposições. Veio Júlio Araújo e não resolveu o problema. Já Luiz Carlos Serrão cumpriu apenas dois jogos. Já o bugre sobralense cometeu os mesmos erros do Verdão, e ambos poderão naufragar e cair para a série D. Aquilo que começa errado, dificilmente termina certo.

DISTÂNCIASe quiser ver o verdão jogar pela série C, o torcedor

icasiano terá que se deslocar até a cidade de Iguatu, que fica a quase 150 km de Juazeiro. A diretoria do Verdão poderia fazer uma divulgação na região Centro-Sul, para promover os três jogos contra o Santa Cruz, Salgueiro e Paysandu. O verdão vai precisar do apoio do torcedor iguatuense, já que a distância servirá de desculpa para a torcida alviverde, que há muito tempo deixou o time de mão.

A Rádio Mais Popular do Brasilwww.somzoom.com.br

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n PORTARIA

n ZELADORIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

8Esporte

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 02 A 08 DE OUTUBRO DE 2012

Icasa contrata Diá para escapar do rebaixamento

Amanda Salustiano

Na tentativa de sair da zona de rebaixa-mento, que assusta os icasianos com os

péssimos resultados acumu-lados nas últimas rodadas, o Verdão do Cariri, mais uma vez, troca o seu técnico. Fran-cisco Diá é o quarto coman-dante do time, que já demitiu Tarcísio Pugliese, Júlio Araújo e, por último, José Carlos Ser-rão, somente neste ano.

O novo técnico, apre-sentado no último dia 25, es-tava sem clube desde que dei-xou o Baraúnas, no começo do ano. Durante sua carreira, Diá acumulou passagens sa-tisfatórias, ao obter o acesso para a Série C, em 2009, com o Alecrim, e ao livrar o América de Natal de um rebaixamento na Série B. Mas, ele também apresenta algumas frustra-ções pelo Mogi Mirim/SP, Botafogo/PB e América/RN.

Para o novo coman-do, o técnico já solicitou novas contratações de jo-gadores. Nomes como o

volante Charles Wagner e o meia Fernandes, o zagueiro Mauro e o meia Nando, do Mogi Mirim/SP, e o atacante Edgar, do Sampaio Corrêa, foram citados.

O Icasa não vence na Terceirona do campeonato brasileiro, desde 29 de julho, quando derrotou o Guarany de Sobral. Já são oito partidas sem vitórias, que rederam a 9° colocação na tabela e a eli-minação da Taça Fares Lopes, para o Guarani de Juazeiro.

PuniçãoApós o clube ser pu-

nido pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com a perda de quatro man-dos de campo e R$ 10 mil, por causa do torcedor que atirou uma pedra no árbitro Avelar Rodrigo, o Verdão mandará seus jogos para o estádio Do-mingão, localizado em Hori-zonte. Restando um quarto jogo, que será cumprido em outro campo esportivo, fora de Juazeiro do Norte, somen-te em 2013. Portanto, o novo técnico não “mandará” jogos no Estádio Romeirão.

• Cargas e Encomendas Urgentes para o Sertão Central, Cariri, Baixo Cariri e Chapada do Araripe, DIARIAMENTE.• Filiais: Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mombaça, Acopiara, Iguatu, Várzea-Alegre e Juazeiro do Norte.

www.birdexpress.com.br

Fortaleza-CE 85.3295.7878

Avenida Padre Cícero, 2200

Galpoes 4 e 5 - TrianguloJuazeiro do Norte-CE

88.3512.7164 / 3512.8980

RUA DELMIRO GOLVEIA, 942 - SALESIANOSFONE/FAX: (88) 3512-1100

TUDO EM ATÉ 10X NO CARTÃO VISA SEM JUROS

CHEQUE E CARNÊ.

AUTOMÁTICOS, CERCA ELÉTRICA, PORTEIRO E VIDEO PORTEIRO, INTERFONE, PABX, CFTV.

FUTEBOL

Arthur Luiz

CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO CARIRI SHOPPING CENTERCNPJ: 03.575.205/0001-93

Torna público que recebeu da Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE a Licença de Operação Nº 1125/2012 - DICRA com validade até 10/09/2015, para Shopping Center, na Av. Padre Cícero, 2555, Bairro Triângulo no Município de Juazeiro do Norte – CE.

Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas Normas e Instruções de Licenciamento da SEMACE.

Page 9: Jornal do Cariri - 2552

Amanda Salustiano

Fundado em 19 de se-tembro de 1992, o Herbário Caririense Dárdano de An-drade Lima (HCDAL), vincu-lado a Universidade Regional do Cariri (Urca), localizado em Crato, conta, atualmente, com um acervo de aproxima-damente nove mil exemplares de exsicatas (plantas secas) nativas do Cariri.

Segundo a curadora do Herbário, Maria Arlene Pessoa, durante os 20 anos de funcionamento, o HCDAL catalogou uma diversidade da flora local, a fim de manter uma referência de plantas na-tivas para fornecer subsídios para o conhecimento da biodi-versidade e para o manejo da vegetação e conservação da natureza.

A bióloga diz que o pro-

cedimento de conservação das exsicatas (plantas secas) é es-sencial para que o estudo pos-sa se realizar e, que o mesmo leva, em média, um mês para concluir. “As espécimes são coletadas, prensadas em jor-nal, papelão, alumínio e secas em estufa. Depois, são coladas em cartolinas e guardadas em armários especiais. Recebem etiquetas com a identificação vegetal e são conservadas para que possam durar por muito tempo, explica”.

Devido à sensibilidade das folhas, a coleção não pode ficar exposta diariamente às visitações. Mas, em comemo-ração aos 20 anos do Herbário Caririense, durante a última semana de setembro e a pri-meira de outubro, elas estarão disponíveis no salão de Terra da Urca, nos horários comer-ciais, em evento denominado “Chapada em Flor”.

n Projeto incentiva economia e reaproveitamento de água n No lugar do desperdício, a água de bebedouros ajuda na horta da escola

n Nove mil plantas em exposição na Universidade Regional do Cariri (Urca)

n Edição especial do Clube do Leitor no CCBNB Cariri, que teve como tema “Entre Livros e Risos”

?REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 02 A 08 DE OUTUBRO DE 2012

PolíticaCidades

Projeto promove conscientização ecológica BARBALHA

Ingrid Monteiro

Sustentabilidade, de-dicação e a preser-vação da água são algumas das muitas

características que compõe o projeto Gotas de Ouro. Desen-volvido por alunos da Escola de Ensino Médio Almiro da Cruz, localizada na zona rural do município de Barbalha, a iniciativa alcança bons resul-tados e visibilidade nacional.

Há um ano, uma aula de biologia foi o suficiente para incentivar o empenho

e dedicação dos estudantes Anderson Matias e Jonas dos Santos. A tarefa de re-alizar pesquisas em torno da quantidade de água, des-perdiçada nos bebedouros da escola, proporcionou a criação de um projeto que evitasse o desperdício.

De acordo com a pes-quisa, em uma semana de fun-cionamento, a escola desper-diçava 75 litros de água. “A partir da avaliação deste vo-lume desperdiçado, tivemos a ideia de reutilizar esta água, promovendo a conscientiza-

ção e educação ambiental den-tro e fora da escola”, explica o estudante Anderson Matias. A água dos bebedouros é leva-da pelas tubulações para um reservatório, que serve para a limpeza do ambiente escolar, uso nos banheiros e irrigação de uma horta, cultivada pelos estudantes.

Segundo os últimos da-dos da pesquisa, o projeto já alcança significativos resulta-dos. A escola possui 210 alu-nos, número superior em rela-ção ao início da pesquisa, e já consegue reutilizar aproxima-

damente 25 litros de água, por semana. “É uma ideia simples que pode ser colocada em prá-

tica em qualquer escola. O re-sultado é bastante importante para reduzir, cada vez mais, o

desperdício”, ressalta o pro-fessor e orientador do projeto, Patrick Gomes.

ResultadosNo último mês de se-

tembro, os estudantes foram contemplados com o prêmio da Feira Nordestina de Ciên-cia e Tecnologia (FENECIT), em Recife. Neste mês de outubro, os jovens pesqui-sadores irão participar da Mostratec - feira de ciência e tecnologia - realizada na cidade de Novo Hamburgo,

no Rio Grande do Sul. Segundo o estudante

Jonas dos Santos, está sendo bastante gratificante partici-par dos eventos. “O mais im-portante não consiste, somen-te, na premiação, mas na troca de conhecimento adquirida nestes encontros”, declara. Para a diretora Jussara Batis-ta, os resultados são frutos de

um trabalho de conscientiza-ção. Segundo ela, a escola está localizada em uma área de preservação ambiental. “Não é fácil estimularmos esta res-ponsabilidade ambiental, mas temos o compromisso de con-tribuir com a sustentabilidade do local e nos adequarmos a este ambiente preservado”, finaliza a gestora.

Herbário Caririense completa 20 anos e expõe acervo

Projetos incentivam inserção da leitura no cotidianoJoaquim Júnior

O livro frequentemen-te traz à tona a discussão sobre sua capacidade de re-sistir ao tempo e ao advento tecnológico. Seja por meio de histórias reais, ficção ou ro-mance, desde seu surgimen-to, o livro é uma das prin-cipais maneiras de registro que atravessa gerações. No Cariri, projetos que buscam a inserção da cultura de leitura promovem o reconhecimen-to da importância deste pe-queno mundo que cabe em nossos bolsos.

Segundo pesquisa re-alizada pelo Instituto Pró--Livro, os brasileiros leem anualmente, em média, ape-

nas quatro livros. Ainda se-gundo a pesquisa, 75% da população nunca entrou em uma biblioteca.

No Cariri, bibliotecas públicas e de algumas en-tidades estão disponíveis à população. São opções que oferecem aos leitores as mais variadas formas de viajar com uma história em suas mãos. Há, ainda, os que de-senvolvem projetos que vi-sam o estímulo a leitores, e conseguem, cada vez mais, reconhecimento e adeptos aos seus grupos. É o caso da escritora, professora e pro-dutora cultural, Paula Izabe-la, que, somente no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) das cidades do Ca-

riri, Fortaleza e Sousa, já re-alizou produção e mediação de inúmeros projetos de estí-mulo à leitura.

Entre tais projetos, O Clube do Leitor, realizado mensalmente no CCBNB, se destaca por receber um pro-fessor ou estudioso do tema definido, para discutir e parti-cipar de leituras com os parti-cipantes. Paula é a produtora e mediadora mais antiga do programa. “Gosto da defini-ção do Drummond: ‘A leitura é uma fonte inesgotável de saber’. Creio que só é possível educar ou transformar pelo exemplo. O educador precisa estar apaixonado pelo que faz para poder transmitir isso”, finaliza Paula Izabela.

Foto: Paula Izabela

Page 10: Jornal do Cariri - 2552

? REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 02 A 08 DE OUTUBRO DE 2012

Cidades

Estilo de vida dos jovens causa doenças cardíacas

SAÚDE

Ingrid Monteiro

Fatores de risco como estresse, tabagismo, má alimentação, se-dentarismo, obesida-

de e predisposição genética fazem com que enfermidades atinjam pessoas cada vez mais jovens. Pesquisas apontam que doenças cardiovasculares afetam pessoas cerca de 10 anos mais cedo. Na região do Cariri, médicos alertam que mudanças no estilo de vida da população contribuem para o aumento de doenças crônicas.

Na década de 80, o nú-mero de casos de infarto era mais freqüentes em pessoas a partir de 50 anos de idade. No entanto, nos últimos anos, esta realidade se diferencia. De acordo com o médico cardiologista, Thalles Barbo-sa, está sendo cada vez mais comum pacientes na faixa etária dos 40 anos manifes-tarem problemas no coração. “Através da rotina estressante e sobrecarregada, as doenças cardíacas estão acometendo pessoas ainda em uma fase muito precoce. Apesar disso, elas só se preocupam com a saúde após contrair alguma doença ou através de casos com familiares e parentes mais próximos”, acrescenta.

Os hábitos menos sau-

dáveis também aumentam a incidência de doenças cardio-vasculares nas mulheres ca-ririenses. Significativas mu-danças de comportamento e estilo de vida aproximam o público feminino dos fatores de risco, anteriormente con-siderados masculinos, como o tabagismo, alcoolismo e se-dentarismo. “Nos últimos 50 anos, as mulheres conquista-ram espaço na sociedade, so-bretudo na conquista do mer-cado de trabalho. Hoje, elas vivenciam as consequências causadas pela rotina cada vez mais competitiva e conturba-da”, explica o especialista.

A prática regular de exercício físico, bons hábi-tos alimentares, não fumar, evitar o consumo de álcool, realizar exames periódicos sob a orientação médica são consideradas essenciais na prevenção de doenças, prin-cipalmente ao evitar a ocor-rência de infarto ou acidente vascular cerebral.

O comerciante Carlos Silva sabe bem disso. Com 41 anos de idade, ele tem o perfil de quem deve se cuidar em relação às doenças cardio-vasculares. “Trabalho muito e não tenho tempo para a práti-ca de exercício físico, mas só agora, através de uma crise hipertensiva, passei a cuidar

melhor de minha saúde”, re-vela. Para a educadora físi-ca, Mayara Rodrigues, casos como esse levam muitas pes-soas a iniciarem alguma prá-tica esportiva. “A cada 10 pes-soas que nos procuram, sete afirmam sofrer com alguma doença cardíaca, geralmente entre a faixa etária de 40 a 60 anos”, destaca.

Projeto promove ajuda psicológica para gestantesNove meses de dúvi-

das, paciência e incertezas. A gravidez é considerada um momento de extrema felici-dade, mas que gera perguntas que parecem não ter respostas fáceis. Na região do Cariri, mães experientes e de primei-ra viagem são beneficiadas com serviços de psicologia especializada para gestantes.

Fundado há três anos, o projeto A Qualidade de Vida Começa no Útero desenvolve um trabalho de acompanha-mento psicológico e emocio-nal para casais, auxiliando na orientação e divulgação de informações importantes, du-rante a gravidez.

De acordo com a psi-cóloga, educadora perinatal e coordenadora do projeto, Ka-anda Ribeiro, a iniciativa visa desenvolver a maternidade e

paternidade consciente, por meio do auxílio psicoemocio-nal. “A mulher, o casal e sua família passam por significa-tivas transformações, durante a gravidez e no período pós--parto. O apoio psicológico é importante para a chegada de um filho”, ressalta.

Através da parceria com a clínica Maternar, o projeto realiza a programa-ção Gerando Vida, desde o último mês de julho. No próximo dia 22 de setembro, será realizada uma palestra sobre os tipos de parto, em Juazeiro do Norte. Em outu-bro, o grupo promove uma capacitação em humanização e assistência. O curso é volta-do para acadêmicos e profis-sionais de saúde.

Segundo Kaanda, o serviço de psicologia come-

çou a ser desenvolvido em Maceió. “Há três meses, co-meçamos a atender a popu-lação caririense, pois obser-vamos a falta deste tipo de serviço na Região”, declara.

A odontóloga Ligia Correia aprova a iniciativa. Grávida de seis meses, ela afirma que o trabalho das psicólogas tem ajudado a vivenciar melhor a sua ges-tação. “Todos os meses, vou ao município de João Pessoa para conseguir este tipo de assistência, pois não encon-tro com facilidade no Cariri”, relata ela, que será mãe pela primeira vez.

Serviço:Projeto A qualidade de

vida começa no úteroTel.: (88) 9602 6263

Evento apoia famílias de portadores de AlzheimerIngrid Monteiro

Comer, andar sozinho, vestir-se, lembrar quem são os parentes e até saber qual seu próprio nome, são atividades que podem se tornar grandes desafios. O Alzheimer, que surge aos poucos, e interfere em hábitos comuns no dia a dia, mobiliza famílias cari-rienses que aprendem a lidar com as dificuldades causadas pela doença.

A perda de memória, após os 65 anos de idade, sempre foi compreendida como normal. No entanto, especialistas alertam sobre o sintoma, que também é con-siderado um dos primeiros sinais do Alzheimer. O dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzhei-mer, comemorado no último dia 21 de setembro, propor-ciona a realização de diver-

sas ações e esclarecimentos sobre a doença.

De acordo com a as-sistente social, Ana Cristina

Gonçalves, existe um número significativo de portadores da doença no Cariri. “Os casos de Alzheimer têm aumen-

tado, principalmente pelo acréscimo na expectativa de vida, ocorrido nas últimas décadas”, enfatiza. Segundo

a Associação Brasileira de Al-zheimer (Abraz), há mais de 1,5 milhão de pacientes com a doença, no país.

Considerado um mal silencioso, a doença transfor-ma a vida do paciente e de seus familiares. Para a família, a tarefa de cuidar do paciente costuma ser cansativa e dolo-rosa. Apesar disso, segundo a assistente social, é pouco usu-al que instituições e o poder público disponibilizem acom-panhamento diferenciado para acolher estes portadores. “Recebemos muitas denún-cias acerca de idosos que são maltratados por pessoas que não sabem lidar com a doen-ça”, revela Ana Cristina, que também atua como Conse-lheira Tutelar no município de Crato.

Evento No último dia 26 de se-

tembro, foi promovido a Roda de Conversa Convivendo com a Doença de Alzheimer, com a finalidade de reunir famílias de portadores, para o compartilhamento de expe-riências, no Sesc do Crato. “A nossa região ainda é muito ca-rente no atendimento ao fami-liar ou paciente do Alzheimer. Não há uma casa de apoio ou hospital específico, algo que dificulta o acesso para o tra-tamento da doença”, declara a acadêmica de direito Janai-na Norões, que durante oito anos, cuidou do seu pai, por-tador da enfermidade.

A professora Maria da Penha Fontineli diz ter uma tia, que possui a doen-ça. “Acho muito importante este tipo de iniciativa, que nos ajuda a conhecer melhor o Alzheimer, por meio de testemunhos de outros fami-liares”, finaliza.

n Familiares de portadores de Alzheimer se reunem para troca de experiência, no Sesc do Crato

n Projeto A Qualidade de Vida Começa no Útero é uma parceria com a Clínica Maternar