caderno linha azul 30 de maio 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 30 de maio de 2014 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (HEBREUS 11 : 6) Empresário João Carlos Paes Mendonça,presidente do grupo JCPM, no clic com seus netos João Carlos Neto, Renato Mendonça e Marcelo Melo Filho, durante o café da manhã em que ele entregou os espaços das lojas aos comerciantes. Pág. 3 FOTO: IRATUÃ FREITAS

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 22-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 30 de maio 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 30 de maio de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

Café da manhã no RioMar

Empresário João Carlos Paes Mendonça,presidente do grupo JCPM, no clic com seus netos João Carlos Neto, Renato Mendonça e Marcelo Melo Filho, durante o

café da manhã em que ele entregou os espaços das lojas aos comerciantes. Pág. 3

FOTO

: IRA

TUÃ

FREI

TAS

Page 2: Caderno Linha Azul 30 de maio 2014

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom e J. Júnior.

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• A letra de uma música do Guilher-me Arantes diz assim:…“a gente sofre de teimoso”.... É verdade. Às vezes fi camos nos remoendo por uma relação que chega ao fi m, um emprego, mesmo sabendo que não chegaria a lugar nenhum. É a tal sabota-gem consigo mesmo. O que nos leva a esse sofrimento desnecessário? Se houvesse uma resposta ou receita pronta não haveria tanta gente sofrendo por algo que chegou e cum-priu um ciclo. Tudo passa. A dor. A alegria. O entusiasmo. A saudade. E nada, nada mes-mo é pra sempre. Por isso, antes de fi car o resto da vida pensando por que algo não foi como queria, ocupe seus pensamentos imaginando o que virá. Faz mais sentido.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Li uma curiosa e real sentença sobre os ensi-namentos que recebemos de nossos pais. Dizia ela que tudo fi ca armazenado em nosso sub-consciente e, pela vida afora, mesmo que não mais nos recordemos, queiramos ou não, tudo o que fazemos é simplesmente seguir o rastro de nossos pais. Pura verdade. Lembro-me do respeito e da seriedade que meu pai impunha. Como era correto em suas atitudes! Certa vez, uma senhora conhecida necessitou de uma quantia e mandou vender um objeto valioso por um preço bem inferior para suprir certa difi culda-de e ele resolveu da seguinte forma: entregou a seu fi lho a referida quantia que ela estava preci-sando e devolveu o objeto dizendo que era algo de família e deveria permanecer na companhia dela. Nunca esqueci este episódio!

Como nos ensinava a ter boas maneiras! Man-dava minha irmã fi car varrendo e a outra passar, para minha irmã parar de varrer enquanto a outra passava. Mandava outra pedir um livro empres-tado e devolver pondo uma capa, agradecer e comentar o que mais havia gostado no livro.

Mentir era algo inadimissível mesmo! Medo? Só devíamos temer o medo e nada mais. Nem da morte, pois estávamos aqui de passagem e este fato era inevitável!

Não acredito que se ensine sentimento. Isto eu não aprendi. Sou muito sentimental, não pos-suo o estoicismo da minha mãe, nem tão pouco o destemor do que se relaciona com a morte.

E a mamãe? Não gostava que ninguém re-clamasse de nada, era estoica, nunca a vi recla-mando. Perdeu um fi lho, sofreu horrores e nunca a vi se lamentando.

As recomendações sobre saúde, sobre ali-mentação, sobre economizer; todos os conse-lhos eram extraídos da Bíblia, constato isto quan-do vou lê-la.

Desta forma, a sentença afi rma que toda a nossa caminhada é traçada pelos nossos pais, eles fazem o rascunho a lápis para cobrirmos à tinta e fi ca inapagável qual nos ensinaram a escrever.

Não havia a didática aprimorada de hoje, no entanto, aprendemos a assimilar as lições de vida transmitidas sem imposição e cada um de nós vai cobrindo com tinta o rascunho que lhe foi entregue.

Nossa estrada é feita não por nós, mas sim, pelos passos de nossos pais!

RASTROS…

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 30 de maio de 2014

NOVA COLEÇÃO

BAZAR

A designer de joias, Jussara Regás, realizou durante coquetel, o lançamento da coleção “METAMORFOSE”, conceito que inspirou a designer na criação de sua nova coleção. São peças versáteis e práticas, que podem ser usadas de

maneiras diferentes, para uma mulher com perfi l criativo, fl exível e multifacetado, ou seja, contemporânea.

Fátima German recebeu, em sua D’Paris, clientes e amigos para um coquetel, oportunidade em que lançou nova coleção e fez um bazar.

• SUCESSO - Gru-po Esplanada comemo-ra 60 anos no mercado e lança novo conceito de loja “Esplanada Home” com produtos de cama, mesa, banho e decora-ção, na Av. Desembar-gador Moreira.

• MESTRE - Espe-táculo Ary Sherlock In Concert – Coisas, Palavras e Canções, comemorativo aos seus 60 anos de carreira do ator será apresentado, domingo, 1º de junho, às 19h, no Teatro do Centro Dragão do Mar. Gratuito.

• LIÇÕES - Even-to Mundo Mulher, do Shopping Benfi ca, amanhã às 10h30, terá como palestrante a artesã Rosinha do Mocotó, considerada exemplo de superação. Inscrições: eventomun-

[email protected]

• CHANCE - Estão abertas até 15 de junho as inscrições do proces-so seletivo para médicos especialistas para os Hospitais de Juazei-ro do Norte e Sobral. Informações: www.isgh.org.br

• ARTE - Projeto “Litoral Feito à Mão”, reunirá hoje e amanhã, em Paracaru, trabalhos produzidos por artesãos de vários municípios cearenses.

• DESAFIO -

Ballet Fitness, no topo de um prédio, será apresentado dia 5 de junho, no Heliponto do Corporate Plaza, na Rua Nunes Valen-te, 245. Fortaleza é a primeira cidade do mundo a realizar even-to desse porte.

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Flá vio Torres e Hermeto de Paula Dulce Muratori (chapé u) com amiga

Eleonora Beloto e Fá tima German

Penha Martins_Flá vio Torres e Fá tima German Verinha e Nazareth Holanda

Luciana Franco e Soraya Borges Regina Regá s e Ana Lú cia Bosco Couto e Fernando Ximenes

Lourdes Porto e Shirley Dió genesBosco Couto e Jussara Regá s

Kyra e Sé rgio Morosini Lucas, Natá lia, Regina e Uiara Regá s

Gisela Ramos e Georgiana Jereissati

Larissa Aguiar, Renata Toth e Inara de Almeida

Page 3: Caderno Linha Azul 30 de maio 2014

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 30 de maio de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (ÊXODO 15 : 2)

CAFÉ DA MANHÃO presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, reuniu lojistas do RioMar, durante um café da manhã, para a entrega ofi cial

dos espaços. Na ocasião, o empresário apresentou a todos o projeto do RioMar que será inaugurado dia 29 de outubro.

Joã o Carlos Paes Mendonç a Neto, Joã o Carlos Paes Mendonç a, Renato Paes Mendonç a e Marcelo Melo Filho

Regina Jereissati e Joã o Carlos Paes Mendonç a Gaí da, Miguel Dias e Miguel Dias Filho

Nami e Georgiana Jereissati

Roberta e Paloma Fernandes

André a Nery e Luciana Guedes

Clá udio Nelson, Águeda Muniz e Eveline Brandã o

Ronaldo Otoch e Solon Limaverde

Antô nio e Emilio Guerra com Roberta Fontelles

Daniela e Tâ nia Leitã o

Adriana Ximenes, Ana Clá udia Barbalho e Roberto Alves

Arquiteto André Sá com Joã o Carlos Paes Mendonç a

Milca Santiago, Alessandro Beneduce e Deda Gomes

Jansen e Jamila Araú jo

André Albuquerque, Pablo Guterresz e Cláudio Albuquerque

Sabine, Crica Bezerra de Menezes e Vâ nia

Evandro e Elisiana Colares Fernando Amorim, Erivaldo Arrais e Ricardo Bezerra

Maria Isabel e Patricia Rola Talinie, Gorete e Talysie Mihaluic

Julinha e Alfredo Gurjã o com Rodrigo Kattah

Janne Araú jo, Ricardo Marinho e Joã o Araú jo Sobrinho

Erivaldo Arrais, Fernando Cirino, Joã o Carlos, Chiquinho Feitosa e Chiquinho Feitosa Filho

Gian Franco e Jú lio Pinteiro Marcelo Melo Filho e Ana Clá udia Barbalho

Lúcia Pontes, Alexandre Villela e Carla Seixas

Paulo Parente, JCPM e Clá udio NelsonPaulo, Lilian e Sé rgio Moraes

Joã o Carlos Paes Mendonç a e Deusmar Queiroz Michele Ribeiro e Karina Farani

Page 4: Caderno Linha Azul 30 de maio 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

Estive, em decorrência de compromissos socais, pela segunda vez, neste 2014, no Cariri. A aproximação do avião mostra ver-des vales cercados pela Chapada do Ara-ripe (foto) que se ergue como uma natural barreira protetora tal como as cidadelas an-tigas. Como se sabe o Cariri separa geogra-ficamente o Ceará de parte de Pernambuco, da Paraíba e do Piaui. O aeroporto regional Orlando Bezerra, em Juazeiro, possui pista adequada de pouso para aviões comerciais e a estação de passageiros cumpre o seu objetivo essencial.

A chapada difere, em muito, da caatinga e da orla litorânea cearense. Há história política e até confl itos armados vividos no seu povoa-mento e na institucionalização daquela grande área distante quase cem léguas de Fortaleza. Hoje, ela cresce com implantação recente da Universidade Regional do Cariri e outras entidades com cursos superiores pulsando o saber e ajudando a formatar o crescimento às margens das rodovias estaduais e federais com a implantação de indústrias, comércios de varejo, atacado e novas obras públicas es-taduais nas áreas de infraestrutura viária, saú-de, educação e segurança. As administrações municipais devem estar atentas à formação e a sedimentação de favelas e lutar pelo incre-mento de novas indústrias e a dinamização do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Na verdade, há, formalmente, uma região metropolitana do Cariri defi nida em 2009, além do Crato, Juazeiro e Barbalha, integram-na os municípios de Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Ca-riri. Na prática, a resolução ainda precisa ter mais aprofundamento e escopo mais claro a redundar em mais benefícios e melhoramen-tos que os já atingidos.

Arquitetos defi nem por conurbação o fenô-meno da urbanização de cidades vizinhas a formar um só aglomerado. Seria exagero dizer

que Crato, Juazeiro e Barbalha são xifópagas, mas há uma junção espontânea que tende a adensar os seus vazios. Mais temerário ain-da seria afi rmar que os demais municípios formam um corpo uno. Há singularidades e, neste pequeno relato, detenho-me a comen-tar, sem preocupações maiores, apenas algu-mas observações aligeiradas – sujeita a erros e omissões - sobre os municípios pilares: Cra-to, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Crato mostra-se senhorial e altaneira em sua zona central e apresenta grandes resi-

dências nos caminhos dos geossítios. Em-bevecida, quiçá, com o papel de cedente da área física da vizinha Juazeiro do Norte, fundada pelo cratense Cícero Romão Batista, padre, político e demiurgo.O Crato pode ser mais do que é, isso fi ca claro ao visitante in-quisidor e atento. É preciso algo que sacuda a cidadania em defesa do futuro próximo.

Juazeiro do Norte apresenta crescimento visível e já despontam - para o bem e para cobranças futuras de infraestrutura urbana - em seus céus altos edifícios multifamiliares à semelhança da arquitetura ora em voga na capital. Eles se misturam ao casario de singe-los traços adornados por mosaicos e azule-jos, sem esquecer das grades que imaginam oferecer segurança a seus ocupantes. A fi gu-ra ícone do Padre Cícero é usada a exaustão como elemento de atração de romeiros de todo o Nordeste. Montou-se uma estrutura fí-sica que realça a crença popular e oportuniza o uso como fonte de receita o ano inteiro.

Barbalha, ao meu olhar, permanece intoca-da na plasticidade orgânica de tijolo, telha e tinta. Fiquei feliz ao ligar para Edilmar Norões e perguntar: “aonde estou”? Claro que não poderia adivinhar. Disse-lhe estar defronte à praça da igreja de Santo Antônio, que ele fre-quentava quando criança. No sábado morno, populares dançavam embalados por um forró pé de serra.

CRAJUBAR-2014

JOÃO SOARES NETO

Escreve

TROFÉU ALANIS MARIA

JANTAR ESPANHOL

O plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza, foi palco de Sessão Solene em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na ocasião, o vereador Márcio Cruz (Pros) entregou o troféu Alanis Maria que, em sua segunda edição, homenageou cinco personalidades que dedicam-se ao combate deste crime.

A Importadora Porto a Porto e o Moleskine Gastrobar promoveram uma Noite Espanhola, com degustações de vinho, jamón e comidinhas.O evento contou com a presença do proprietário da Vinícola Espanhola Marqués de Tomares e da empresa de jamón Josep Llorens.

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 30 de maio de 2014

LINHA AZUL

DIVULGAÇÃO

Antô nio Luiz e Inê s Aparecida Agustin Herrero, Alberto Royo, Felipe Lima e Deda Gomes Patricia e Edson Ferreira Vereador Má rcio Cruz fala sobre o trofé u Alanis Maria

Tadeu Costa e Lú cia PracianoLuciane e Marconi Vilaç aDanilo Arruda e Manuel CavalcanteJosep LLorens, Luciane Vilaç a e Oscar Montañ a

Família do empresário Carlos Lima prestigia entrega do Troféu Alanis Maria Mesa de HonraLeandro Queiroz, Ana Paula, Má rcio Cruz e Elenice Braga

Vereador Má rcio Cruz fala sobre o trofé u Alanis MariaMárcio Cruz com Carlos Lima e representante da CDL Fortaleza

Márcio Cruz com Élcio Batista e representante da 10ª Região Militar.

Márcio Cruz com Dora Andrade e Ana Maria Sousa, se-cretária adjunta de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Má rcio Cruz com Ana Paula entregam o trofé u Alanis Maria para a cantora Elba RamalhoVereador Má rcio Cruz com homenageadosVereador Márcio Cruz e Sharon Dias, representando o Cedeca

Page 5: Caderno Linha Azul 30 de maio 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 30 de maio de 2014

“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”ISAÍAS 1: 17

179 ANOS DA PM-CETendo como cenário a sede do Comando da Polícia Militar do Ceará, aconteceu a solenidade cívico-militar alusiva ao centésimo septuagésimo nono aniversário da Polícia Militar do Ceará.

LINHA AZUL

Maximiliano Leite Barbosa Valmir Torres Homenageado Andrade Jú nior Francisco BarretoDaniel Gutierrez representando Ivens Dias Branco Roberto Feijó

Lú cio, Andrade Jú nior, Jerry do Ceará , Servilho de Paiva e Cel. PradoDesfile do GATEEdilmar Norõ es e Airton Boris Delegado Francisco Queiroga

Cel. Neves Neto e Conceiç ã o Neves

Cel Prado, Cel. Francisco Austregé silo e Socorro Franç a

Cel. Prado solicita ao secretário Servilho Paiva autorizaç ã o para encerramento da solenidade

Major Maria Helena e Major Clea Banda de mú sica da PM-CE

Secretá rio de Seguranç a Servilho de Paiva em seu discurso

Margarida Borges de Carvalho, Servilho Silva de Paiva, Cel Prado e Rosi

Cel. Albano e Major Andrade Mendonç a

Comandante da PM-CE Cel Lauro Prado fala aos presentes

Continê ncia ao Pavilhã o Nacional

Ten. Cel. Clá udio Mendonç a comandante da tropa

Homenageados cumprimentam, o Pavilhã o Nacional

Homenageada Socorro Franç a com familiares e amigos

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 6: Caderno Linha Azul 30 de maio 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 30 de maio de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

FOLIA NA ORLA

Uma grande estrutura está sendo montada no Aterro da Praia de Iracema para efetivação do festival Fan Fest, que acontecerá de 12 de junho a 13 de julho, em dias de jogos da Copa do Mundo. Entre as 30 bandas e cantores programados, constam shows de Michel Teló, Durval Le-lys, Aviões do Forró, Biquíni Cavadão, Diogo Nogueira, Ma-racatu Nação Iracema, Dona Zefa e Camaleões da Vila.

EM CLIMA DA COPA

Em razão da proximidade do início dos jogos da Copa, as ruas e avenidas de Fortaleza estão sendo tomadas pelo verde, azul e amarelo. O enorme número de bandeirinhas tremulando ao lado das residências e dos prédios, bem como pinturas no asfalto, como o mascote da competição e o verde amarelo nas paredes, também chamam a aten-ção da população e dos turistas em trânsito pela cidade.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Este ano, a etapa Nordeste do Torneio da As-sociação Brasileira de Golfe Sênior ocorrerá pela primeira vez no Ceará, nos dias 8 e 9 de agosto, no Aquiraz Riviera Resort, com a participação de golfi s-tas de todo o Brasil. • Fortaleza será a primeira cidade no mundo a realizar uma exibição de Ballet Fitness no topo de um prédio (heliponto do edifício Corporate Plaza, na Nunes Valente), coordenado pela bailarina Betina Dantas, dia 5 de junho, às 19hs. O espetáculo será repetido no dia seguinte. • A edição de junho da Vogue Brasil traz na capa a top Gisele Bündchen ao lado do jogador Neymar. A re-vista uniu a maior ícone das passarelas e o astro do futebol, para um editorial em comemoração a Copa no Brasil. • O melhor Pastor Alemão do Brasil em ades-tramento é do Ceará. Trata-se do cão Flick do Thor e Tina, do Canil Lagoa do Paraíso, em Caucaia, de propriedade de André Damasceno e Fernando Torres Laureano. Em outubro, disputará o campeonato mundial dos melhores, na França. • Mauro Benevides fará apresentação do livro “Um Varão de Plutarco – a saga de Chagas Barreto Lima”, do escritor sobralense César Barreto Lima, hoje (30), às 19h, no Náutico. • Galvão Bueno, que recebe o maior salário da Globo, comemora sua décima Copa, em 36 anos de transmissões, como narrador esportivo do Mundial.

S arah Morais de Vasconcelos, fi lha do empresário Manoel Vasconcelos e da promotora de Justiça Ana Cláudia de Morais, comemorou seus 15 anos com uma festa realiza-

da no Lulla’s Athenée. Jacaúna Aguiar decorou o espaço e Ana Liady Accioly grifou o cerimonial. Dj Itaquê e Joyce e a dupla Rodrigues e Ramires animaram os convivas, Marilza Pessoa do Bom Bocado assinou o bolo. Sarah é neta , pelo lado materno, do saudoso jornalista Morais Né e de Palmira.

PRIMEIRA LINHA

DEBUT

n Patrícia e o juiz traba-lhista Paulo Régis Machado Botelho anfitrionam sua tradicional festa junina da Praia das Fontes, próximo dia 7, no Hotel das Falé-sias. No script: quadrilhas, bebidas e comidas típicas e shows da banda Vocali e Pavão do Acordeon, em ambiente de muito forró.

n Cantor Ney Mato-grosso apresentará o show “Atento aos Sinais”, em exibição única, dia 26 de julho, no Siará Hall.

n Regina e Adriano Josino da Costa festejaram Bodas de Rubi, com direito

a missa na Igreja Santa Filo-mena e brinde cercado pelo carinho da família.

n Otávio Henriques lança o livro “A Grandeza do Santo Nome de Deus”, hoje, às 19h, na Clínica do Corpo (Carolina Sucupira), com renda revertida para pro-jetos sociais.

n Das mais prestigiadas a festa alusiva ao Dia da Indústria, promovida pela Fiec, no La Maison Dunas. No rol dos homenageados: Cid Gomes, Valdelírio Pereira de Soares Filho e Francisco Demontiê Mendes Aragão.

AO PONTO

Jefferson Quezado, Rafael Mota, Plauto Porto e Tarcísio Lima Verde na inauguração da vara trabalhista de São Gonçalo do Amarante

Regina e Adriano Josino da Costa em clima de felicidades: Bodas de Rubi

Roberto Macêdo, anfi trião da festa da Fiec, prefeito Roberto Cláudio e empresário Jorge Parente

Patrícia e Paulo Régis Botelho devidamente caracterizado para o grande Arraial da Orla

Manoel e Sarah Vasconcelos e Ana Clá udia de Morais

Sarah Morais de Vasconcelos

Sarah Morais de Vasconcelos

Emmanuel, Sarah Morais de Vasconcelos, Manoel Vasconcelos en Ana Clá udia de Morais

Familia Morais de Vasconcelos

Page 7: Caderno Linha Azul 30 de maio 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• Diante do pontapé inicial dado pelos adver-sários dos outros Partidos, a presidenta Dilma também já deu a largada na campanha para a própria reeleição. Além de Dilma, na disputa, até agora, os nomes de Aécio Neves, pelo PSDB, Eduardo Campos, pelo PSB e com apoio já declarado de vários caciques do DEM, além de Randolfe Rodrigues, pelo PSOL e Zé Maria de Almeida, pelo PSTU. Correm por fora, Soninha Francine – PPS, Levy Fidélix – PRTB, José Maria Eymael – PSDC, Everaldo Pereira – PSC, Mauro Iasi – PCB, Magno Malta – PR, Eduardo Jorge – PV, Denise Abreu – PEN e Jair Bolsonaro – PP. Não há, portanto, tempo nenhum a perder.

De todos os pré-candidatos, sem dúvida, o mais afoito tem sido o governador de Pernambuco que, mesmo tendo contado as benesses do governo federal para alavancar seus invejáveis índices de popularidade, não tem se furtado a tecer, aqui e ali, críticas à timidez com que a equipe econômica presidencial, que todos sabemos ser capitaneada por Dilma, em pessoa, em liberar investimentos que, segundo Campos, seriam fundamentais para aquecer a economia em momentos de crise.

Dilma não perdeu tempo. Tratou de afagar gover-nadores e prefeitos com liberação de recursos, tudo de olho na Copa que se aproxima. Pena que não tenham sabido aproveitar a oportunidade de pôr em prática grandes realizações, vez que a grande maioria das obras não foi e nem será concluída até a grande festa esportiva dos últimos cem anos.

Voltando ao assunto, diferentemente do que imaginavam seus adversários, em especiais aque-les que se fazem de falsos aliados, Dilma ainda tem muita bala na agulha e muito combustível ainda pra queimar até as próximas eleições.

LARGADA RUMO ÀS ELEIÇÕES 2014

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• PERDE E GA-NHA - O Tribunal Su-perior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta semana, a mudança no número de depu-tados federais por Estado nas eleições deste ano.

• MAIS DOIS NO CEARÁ - A decisão altera a composição das bancadas de 13 estados: ganham os estados do Pará, Ceará, Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina.

• QUEM AVI-SA... Não é de hoje que jornalis-tas, blogueiros ou simples pessoas preocupadas com suas próprias vidas estão avisando: Ou a Polícia se cuida ou já já leva dedada dos bandidos.

• VAI ESTOU-RAR - E não culpem a todos pelo escândalo que vai estourar na educa-ção. O boi dançou e até concorrência ganha está sendo desfeita.

• E MAIS... Por falar em concorrên-cia, uma denúncia gravíssima sobre li-

citação na Prefeitura de Quixadá vai dar um rolo tão grande que tem cheiro de chave de cadeia.

• 27 DE MAIO DE 2014 - “Índios invadem Congresso Nacional, fecham avenidas na Capital da República e ferem um policial a flecha-da”. Virou cabaré da Chica do Babau, diria Fernando Hugo.

• MENOS R$ 1 MILHÃO - Padre Zé (foto) destinou, em verba de gabi-nete, R$1 milhão para a Santa Casa de Sobral. Destinou, mas o dinhei-ro não che-gou.

• ALÍVIO - O Deputado Federal José Linhares deve estar aliviado porque a grana não foi libe-rada, ainda, depois que Ivar Monteiro denunciou o desvio de R$37 milhões da-quele nosocômio.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoVELAS DO MUCURIPE

ANIVERSÁRIO

O Fortaleza Convention & Visitors Bureau reuniu o Trade Turístico do Ceará, Conselho Curador da entidade e imprensa em um café da manhã. O objetivo foi homenagear fi guras importantes do setor no Estado. Neste ano, Iramar Veríssimo Pinto, Demerval

Castelo Branco Diniz e Antônio Marçal Pinto de Castro receberão o “Troféu Velas do Mucuripe”. A comenda é em homenagem aos responsáveis pela criação da entidade e pelos relevantes serviços prestados ao turismo e ao setor de eventos do Ceará.

Empresária Cely Sena articulou jantar, no Coco Bambu Meireles, em torno do jornalista Eduardo Galdino que trocava de idade.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 30 de maio de 2014

LINHA AZUL

Germana McGregor e Maria Eduarda

Vitó ria e André a Saldanha

Lila Dourado com Samara e Willer Benvindo

Roseli, Maria Eduarda e Eduardo Galdino

Convidados

Presidente da ABIH-CE Colombo Cialdini em seu discurso

Erideia e Iramar Verissimo Pinto

Colombo Cialdini, Demerval Diniz, Iramar Veríssimo Pinto, Antô no Març al Castro e Ivana Bezerra de Menezes

Paulo Carvalho e Herika Araruna

José Maciel e Thelui Pontes

Flá vio Melo e Jeissler emolduram o aniversariante

Laura e Cely Sena com Pedro McGregor

Apresentaç ã o do humorista

Ré gis Medeiros, Darlan Leite e Demerval Diniz

Colombo Cialdini, Demerval Diniz e Ivana Bezerra de Menezes

Colombo Cialdini, Antô nio Març al Castro e Samyra Guimarã es

IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul 30 de maio 2014

Hoje à noite, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, haverá sessão solene festejando a entrega das oito décadas da nossa super Rádio Clube, emisso-ra dos Diários Associados, que levou muitas alegrias aos ouvintes.

nnnO diretor Henrique Gon-

dim estará presente e con-vida os amigos e ouvintes da nossa Rádio Clube onde até hoje estou presente na sua programação.

nnnMarcondes Viana recebe

s e u s c o nv i d a d o s d e s u a maravilhosa revista Chic, au-tomóveis e sociedade para uma feijoada no Hotel Lagu-na Dom Pedro, em Aquiraz.

nnnNa oportunidade, será esco-

lhida a Garota Chic, em desfi le de lindas meninas.

nnnNossa amiga Célia Leite

chegando do Rio, na segun-da-feira, após alguns dias com o neto Ney, f i lho de Raquel e Ney Suasuma.

nnnVocê que é design ou atua

no setor Textil, veja o lança-mento “The Place” Higienó-polis” em pleno centro de Londrina que, nos últimos 28 dias, atingiu 52 unidades vendidas do total de 90.

nnnO Curso Dosimetria da Pena

e Alternativas Penais, destina-do a magistrados e funcioná-rios da justiça estadual, será realizado nos dias 1, 2, 8 e 9 de agosto, na Escola Superior da Magistratura do Ceará.

nnnDomingo, no Plus, Lorna

M a n u e l a e M a rce l o Fa r i a recebem para comemorar o aniversário dos filhos gêmeos Thiago e Henrique.

nnnContinua com muito su-

cesso no Hotel Sonata, até sábado, o bazar do Padre Airton, organizado por Marta Philomeno Gomes.

nnnConferindo as novidades

de Kaia Catunda, Aparecida Benevides, Maria Luiza Sal-les, Marilena Santiago, Jucia-ra Moreira Lima, da querida Fátima Salles.

nnnParabéns hoje, para Adeil-

do Lima Maria Tereza Pon-tes, Maria Pimentel, Mário Sérgio Lima e Wilma Nobre.

nnnAmanhã é dia de abraçar,

Carlos Augusto Morais, Fer-nanda Jasem, Glauco Maga-lhães, Gustavo Beuttenmuller, Jaime Pinheiro, Luiz Hélder Diniz e Stella Rodrigues.

nnnDomingo quem marca a

folhinha é Renata Jereissati.

OS 80 ANOS DA PIONEIRA CEARÁ RÁDIO CLUBE

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 30 de maio de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

Grupo de apoio à adoç ã o ACALANTO Soraya de Palhano, Cristiana Ramos, Julliana Andrade e Marí lia Uchoa

Sacha Barroso com o fi lho Jonas

Fotó grafa Marí lia Camelo com o sobrinho Rafael em frente à exposiç ã o ÁLBUM DE FAMÍLIA

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

Para comemorar o Dia Nacional da Adoção o grupo de apoio à adoção ACALANTO realizou, na Praça Luiza Távora, uma série de ações com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema. Na programação: contação de histórias, apresentação de banda, bate-papo sobre adoção e exibição da exposição de fotografi as intitulada “Álbum de Família” da fotógrafa Marília Camelo.

DIA NACIONAL DA ADOÇÃO

Destacamos hoje em acontecimento no Ideal Clube, quando o saudoso Luiz Carlos Aguiar era presidente, vemos ele com Ivone, Vanilo Carvalho, Adrísio e Zelma Câmara, Ana e Paulo Bandeira de Melo e Sarita Ary.

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”

05 de junho às 18 horas.

[O Estado] - O que é constipação intestinal?

[Décio Sampaio Couto Júnior] - A constipação in-testinal é um sintoma bas-tante comum na prática di-ária do gastroenterologista. A prevalência é estimada em torno de 15% da população, sendo mais frequente nas mulheres. Existem critérios técnicos para diagnosticar, porém, pode ser defi nida como evacuação de fezes res-secadas, escassas, que pro-vocam dor ou desconforto e frequência menor do que três evacuações por semana.

[O Estado] - Como ela pode ser classificada?

[D.S.C.J] - Ela pode ser classificada em primária ou funcional e secundária. A primeira é a mais frequente e sua causa não é bem co-nhecida. A secundária deve ser sempre investigada e é em decorrência a vários fatores dentre eles: uso de medicamentos constipan-tes (ex.: antidepressivos, anticonvulsivante entre ou-tros), lesões neurológicas e causas hormonais (ex.: hi-potireoidismo).

[O Estado] - Quais são as causas e os principais sintomas da constipação intestinal?

[D.S.C.J] - As principais queixas são esforço excessivo ao evacuar, dor ou desconfor-to ao evacuar, alteração no formato das fezes, diminui-ção na frequência e pequena quantidade de fezes.

[O Estado] - Como é rea-lizado o diagnóstico e tra-tamento? O paciente pode

prevenir a constipação?[D.S.C.J] - O diagnóstico é

basicamente clínico com ana-mnese e exame físico, asso-ciado a exames complemen-tares a depender das queixas, idade e presença de sinais de alarme. A prevenção ocorre através de estilo de vida sau-dável com a prática de ativi-dade física regular, alimenta-

ção balanceada e controle do peso. O consumo de fi bras ve-getais constitui o principal fa-tor para evitar a constipação, devendo ser ingerido cerca de 30 gramas por dia.

[O Estado] - Em alguns casos, o médico pode so-licitar exames comple-mentares para fechar o diagnóstico do paciente. A precisão nos resultados é importante para a escolha do tratamento. Em Forta-leza, qual o Laboratório de patologia o senhor in-dicaria pela excelência e credibilidade dos serviços prestados? Por quê?

[D.S.C.J] - Apesar da cons-tipação intestinal não ser diagnóstico histopatológico (através de biopsia), às ve-zes se faz necessário a colo-noscopia para afastar outras patologias do trato digestivo inferior, alterando comple-tamente a terapêutica do pa-ciente. O Laboratório Pathus apresenta esses quesitos de excelência e credibilidade que ajuda no diagnóstico e segui-mento dos pacientes.

ENTREVISTA COM DR. DÉCIO SAMPAIO COUTO JÚNIOR “O consumo de fi bras vegetais constitui o principal

fator de prevenção a constipação intestinal”

LABORATÓRIO DE PATOLOGIA

Av. Pontes Vieira, 2591 | Tel: 85.3207.9303

Segundo Dr. Décio, a prevalência de constipação intestinal é estimada em torno de 15% da população