caderno linha azul 05 de setembro 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 5 de setembro de 2014 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (HEBREUS 11 : 6) ANIVERSÁRIO O músico Roberto Arruda, cover do rei Roberto Carlos, entre o ca- sal Bernadete Espíndola e Gilberto Siebra na ocasião das comemora- ções do aniversário dele. Pág. 5 HOMENAGEM Tendo como cenário a Câmara Municipal de Fortaleza, aconteceu a homena- gem que a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Secção Ceará, prestou a 19 advogados profissionais com a Medalha Advogado Professor Padrão 2014, entre eles os defensores públicos Émerson Castelo Branco e Francisco Pereira Torres. Na foto vemos, Angélica Bezerra e e subdefensor Túlio Iumatti. Pág. 6 EXPÔ Na abertura da expô “Sol que brilha bem dentro de mim”, do artista plástico Mano Alencar, em cartaz no Palácio da Abolição, governador Cid Gomes com o artista plástico cearense. Pág. 7

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 03-Apr-2016

243 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 05 de setembro 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de setembro de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

ANIVERSÁRIO

O músico Roberto Arruda, cover do rei Roberto Carlos, entre o ca-sal Bernadete Espíndola e Gilberto Siebra na ocasião das comemora-ções do aniversário dele. Pág. 5

HOMENAGEM

Tendo como cenário a Câmara Municipal de Fortaleza, aconteceu a homena-gem que a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Secção Ceará, prestou a 19 advogados profissionais com a Medalha Advogado Professor Padrão 2014, entre eles os defensores públicos Émerson Castelo Branco e Francisco Pereira Torres. Na foto vemos, Angélica Bezerra e e subdefensor Túlio Iumatti. Pág. 6

EXPÔNa abertura da expô “Sol que brilha bem dentro de mim”, do artista plástico Mano Alencar, em cartaz no Palácio da Abolição, governador Cid Gomes com o artista plástico cearense. Pág. 7

Page 2: Caderno Linha Azul 05 de setembro 2014

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom e J. Júnior.

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• Outro dia conheci um vendedor de leite. Francisco é o nome dele. Trabalha de domin-go a domingo das 7:00 às 14:00 horas. Seu Francisco é pai de dois fi lhos e, garante susten-tar a família com essa atividade. Vende cerca de 44 litros de leite por dia. Leite puro, tirado da vaca, faz questão de dizer. O mais impressio-nante na vida desse homem é o fato dele ter pouca visão. Enxerga pouco e, só durante o dia. No entanto, o que chama mais atenção ainda é a forma como ele atende a clientela; o vendedor de leite anda de bicicleta pelas ruas do Conjunto Industrial. Parece inacredi-tável. Mas, quem faz dos obstáculos um meio de seguir adiante, nada é um grande proble-ma. Depois de conhecer esse homem, passei a valorizar ainda mais tudo que me cerca.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Até há bem pouco tempo a moda era uma tirana ditadora e tinha quem a se-guisse como consumidora voraz. Feliz-mente, esta ditadura já não mais existe. Existem as tendências para nortear quem gosta de acompanha-la, porém não mais aquela escravidão.

Ser escrava da moda, não significa de forma alguma ser detentora de bom gosto ouser sinônimo de elegância. Bom gosto significa uma coordenação de pequenos detalhes que indicam um denominador co-mum, exalando ponderação e uma unidade em tudo que sobre si se coloca.

Dentre tudo isto, destaca-se algo impor-tantíssimo e que tem que ser respeitado: ´nossa personalidade´. É ela quem revela nosso íntimo, nossa forma de nos sentirmos bem da maneira que estamos vestidas.

Certa vez quando fui à Goiânia Velha com meu pai conhecer Cora Coralina, fiquei en-cantada com a forma dela se vestir naquela ocasião. Sobre seus ombros usava um xalé com uma profussão de cores e lhe caia tão bem que mais parecia uma jovem. Estava um encanto! Era um equilíbrio de beleza!

Ali, havia a revelação de sua personali-dade, toda a alegria interna de sua vocação juvenil que só veio à tona tardiamente, ou melhor, na hora exata. Ali havia vida pulsan-do para debulhar centelhas de sabedoria diante dos olhares de seus inúmeros leito-res. Ali havia luz irradiando com a presença daquela brilhante mulher! Jamais lhe cairia bem um traje cinza, sem cores, esmaecido e inóspito para receber seus visitantes.

Portanto, a personalidade é valiosíssima, mas não menos importante é observarmos o traje recomendado, o horário a ser obser-vado, o tipo físico individual, pois através de tudo isto demostramos o apreço que damos aos convites que recebemos e comparece-mos porque quem dá a devida importância à solenidade é o requinte dos convidados.

Personalidade é unissex. Existem homens que possuem uma personalidade clássica, outros possuem esportiva, outros são des-pojados (qual Antônio Hermírio de Moraes que fez da sua simplicidade uma referên-cia), outros não se importam com isto, mas qual o universo feminine devem observar o que lhes favorece e realça. Felizmente a moda hoje é versátil, é personalíssima!

A MODA…

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de setembro de 2014

HAPPY HOUR Elaine e Daniel Meneses receberam uma turma cheia de charme, para um happy hour na DTECH Mega Store

que contou com show de Guto Ribeiro e articulação da jornalista Lia Pinheiro.

• FÉ - Senador Pompeu está em fes-ta em homenagem a Padroeira - Nossa Senhora das Dores. Amanhã, sábado, haverá caminhada e celebração de missa. Os festejos acon-tecem até o dia 15, sob a coordenação do padre João Melo.

• NEGÓCIOS - A 20ª edição da Fimmepe Mecânica Nordeste, que será realizada de 21 a 24 de outubro, no Centro de Conven-ções de Pernambu-co, será lançada em Fortaleza, dia 9, no Restaurante Cabana del Primo.

• MERECE -

“A voz orgulho do Ceará” é título do livro em homenagem a cantora Ayla Maria que será lançado dia 9, no Náutico Atlético Cearense, às 19h.

• LUZ – O 22° Encontro de Estudos Espíritas (ENESE) com a temática: O Reino dos Céus e o Sentido da Vida, acontece nos dias 13 e 14 deste mês, no Hotel Oásis Atlântico.

• ESTILO - Consultora de moda Juliana Brito realiza Curso de Personal Stylist Feminino I, a partir de segunda--feira, dia 8. Informa-ções: [email protected]

Vanderson Lira e Taiana Lohmann Patrí cia Moreira e Eduardo Galdino

Maurí cio Jú nior e Jaymison Sousa

Guto Ribeiro e Banda

Cristiê Bechara e Má rcio Rios

Vanessa Aquino, Guto Ribeiro e Ramires Nogueira

Telma Regina Braga, Aline Simon, Eloí de Fernandes e Gleice Tavá res

Meire Vasconcelos e Erivelton Oliveira

Mano Alencar e Lia Pinheiro

Elaine e Daniel Menezes

FOTOS IRATUÃ FREITAS

LIGA DA DEFESA NACIONAL MENSAGEM AOS BRASILEIROS

Idealizada pela mente brilhante do poeta Olavo Bilac, a Liga da Defesa Nacional foi fundada no dia 7 de setembro de 1916, por um grupo de ilustres patriotas. Destacamos, hoje, da lavra desse insigne poeta, textos que � zeram parte de sua conferência pública realizada nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, no ano de 1917. Ao comentar sobre o que é a defesa nacional, assim se pronunciou: “Já disse, na sessão de ins-talação da Liga, que a defesa nacional é tudo para a nação. É o lar e a pátria; a organização e a ordem da família e da

sociedade; todo o trabalho, a lavoura, a indústria, o comércio; a moral doméstica e a moral política; todo o mecanismo das leis e da administração; a economia, a justiça, a instrução; a escola, a o� cina, o quartel; a paz e a guerra; a história e a política, a po-esia e a � loso� a; a ciência e a arte; o passado, o presente e o futuro da nacionalidade.”

Mais adiante acrescenta: “Todo o brasileiro pode ser um admirável homem, um admirável soldado, um admirável cidadão. O que é preciso é que todos os brasileiros sejam educados. E o Brasil será uma das maiores nações do mundo, quando todos os brasileiros tiverem a consciência de ser brasileiro.”

De� ne, ainda, com muita propriedade: “Que é a Pátria? É a paridade de gostos e de costumes, comunidade de língua, coesão de leis, identidade de condições físicas e morais, com participação das mesmas lembranças e das mesmas esperanças.”

E gostaríamos de concluir com este sábio trecho: “Mas, que é cidadão? Todos os habitantes ou residentes, englobadamente compreendidos; entre os habitantes, os homens adultos que já têm a idade e a capacidade jurídica, tendo o direito de voto; entre os homens adultos aqueles a quem chamaremos ‘verdadeiramente’ homens, isto é, aqueles que já chegaram a um certo grau de desenvolvimento intelectual, com a consciência da sua razão, dos seus direitos e dos seus deveres; e, en� m, entre os verdadeiros ‘homens’, os ‘cidadãos’, aqueles que, investidos de completa cultura, intelectual e moral, tendo elevação de espírito, sendo capazes de sobrepor-se aos interesses próprios, aos interesses partidários de classe ou de campanário, podem desti-nar-se à sagrada missão de governar e dirigir a multidão.”

PÁTRIA BRASIL!

Page 3: Caderno Linha Azul 05 de setembro 2014

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de setembro de 2014

LINHA AZUL

“A quem tenho eu no céu senão a ti [Deus]? E na terra não há quem eu deseje além de ti” (SALMOS 73.25)

“O Nordeste será prioridade”AÉCIO NEVES

“O Nordeste será prioridade”MARINA SILVA

“O Nordeste será prioridade”DILMA ROUSSEF

Música de Erasmo Carlos

“Inibir a corrupção. Voltar a confi ança dos brasileiros ao seu país.Terminaremos as obras da transposição do São Francisco”

“Passe livre para estudantes nos ônibusEnsino tempo integralDestinar 10% do PIB para a saúde.Meus projetos custariam R$ 140 bilhões, de onde vai tirar este dinheiro?”

“A gasolina não vai aumentar este ano.Não estamos em recessão e a infl ação esta dominada.Terminaremos as obras da transposição do Rio São Francisco. Combaterei as drogas e será construída 574 unidades de recuperação.

Pega na mentiraPega na mentiraCorta o rabo delaPisa em cimaBate nelaPega na mentira...

NotasSOLANGE PALHANO

[email protected]

DIA DO SEXO

PEGA NA MENTIRA

DESEMPREGOSURPREENDENTE

n TEM MAIS é que rir. Amanhã é comemorado o Dia do Sexo. Para quem não pratica mais, não faz uma fezinha para sua companheira, ver se pelo menos neste Dia entra em ação. A data, celebrada desde 2008, faz uma alusão a posição 69. Para não deixar “passar em branco”, o mercado erótico vem reforçando campanhas e divulgações sobre o tema.

n A VENDA de carros no Brasil baixou 7,5%, e as con-cessionários de Fortaleza continuam desprezando os clien-tes. Não dão desconto, apenas poucas oferecem o IPVA e taxa de juros zero para carros comprado fi nanciados. Outra “coisita” não faça a besteira de dar de entrada o seu veículo usado, eles avaliam por um preço no “ chon”, ou seja, seu automóvel é totalmente desvalorizado, mesmo que tenha poucos quilômetros rodado, dois anos ou três anos de fabricação e estando em ótimo estado. Não vá muito longe, vá a Recife, Natal, que há inúmeras ofertas para os consu-midores. E, em Sampa a realidade é totalmente diferente. Os paulistas valorizam os consumidores. Eu nunca vi um povinho tão rico como o do meu querido cearazinho!

n E POR FALAR em crise, a coisa tá mesmo preta na Europa. A Grécia está com o índice de desemprego de 25%, Espanha 24%,Portugal 15% e Itália 12%. No Brasil está sobrando vagas, há falta de mão de obra capa-citada como também pessoas sem experiência que queiram trabalhar. Aqui a turma esbanja o emprego, só fica na empresa o suficiente para ter o direito do seguro desemprego. Não se preocupam em se capacitaram e só querem realizar uma função. Ao contrário da “real” nos EUA e na Europa, onde em uma loja, lanchonete, no comércio de modo geral, só há um trabalhador para fazer tudo caixa, atendimento... ele é multifuncional. Aqui as lojas estão cheias de empregados.

n ESTAS SÃO algumas das mentiras que os candidatos soltam. O pior é que os três tentam ludibriar mais uma vez os eleitores de nossa região com a promessa secular que o Nordeste será prioridade. Como amanhã comemora-se o Dia do Sexo, só falta os candidatos prometerem um amor ver-dadeiro para seus eleitores, já que a cartomante mãe Diná, que prometia trazer o amor desejado, morreu. Aí a coisa ia pegar, porque no Nordeste há 10 mulheres para um homem. Caríssimos leitores, antes de votarem em um dos candidatos escolham o que mente menos. Não podemos jamais deixar de crer totalmente no ser humano.

Alzenir Medeiros, Valé cio de Azevendo e Manoel Juvenal

Ana Luí za Martins e Renan Furtado

Madalena e Paulo com Rossana e fi lhos

Jaqueline Copat, Jurema Copat e Solange Copat Adauto dos Reis e Delcy Florentino

Camila e Maria Beatriz Borges

Bianca Augusto e Vicente Monteiro

Bruna Vieira, Gustavo Leite, Luciana Araú jo e Marlinda Viana

Bá rbara Lima e Raphael Barbosa

Fabiana Dantas, Allan Dantas e Massimo Suprani

Adriana, Darcy, Gabriela e Luí za Pessoa

Belchior Gomes, Wall e Maria Tereza Arrais

Anabela Alcâ ntara e Camila Girã o Dalvani Almeida, Marinalva Souza, Jô Almeida, Helaine Tahim e Jorge Almeida

Page 4: Caderno Linha Azul 05 de setembro 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

Depois de amanhã, 7 de Setembro, comemoraremos o Dia da Pátria. O que é a Pátria Brasil? Com certeza, a Pátria não é a realização de uma Copa do Mundo de Futebol que cus-tou bilhões de reais e deu no que deu. Tampouco é a forma caricata e nomes estrambóticos como alguns candida-tos a deputados federais e estaduais se apresentam nos atuais programas gratuitos de televisão. Sequer é a par-tidarização que alguns órgãos de co-municação adotam de forma velada para destruir as imagens de candida-tos a governadores e à presidência da República. Tampouco.

A Pátria passa longe disso. Sabe-se, por óbvio, que é a nação em que cada um nasceu. Além disso, é também o albergue dos que, sendo estrangeiros, resolveram optar por sua cidadania, ali residindo, constituindo família, produ-zindo saberes ou riquezas. O patriotis-mo é simples, bastar amar e respeitar. O amor e o respeito se manifestam no comportamento cidadão, nas atitudes profi ssionais, no acatamento às leis, na reverência aos símbolos nacionais (ban-

deira, brasão e hino), na preservação e no cuidado do uso de suas riquezas naturais no subsolo, na posse racional e útil do domínio territorial, do modo cor-reto de aproveitar açudes, lagoas, rios, transposições, hidrelétricas e da apro-priação devida do mar territorial. Além disso, a crença num país melhor, menos desigual e sem preconceitos.

“Brasil, um sonho intenso, um raio ví-vido de amor a terra desce” é uma par-

te mínima do escrito por Joaquim Osó-rio Duque Estrada na tessitura do texto do Hino Nacional, musicado, depois, por Francisco Manuel da Silva. Você já sonhou com um Brasil sem complexo de vira-lata? Você tem amor à terra que o abriga, alimenta e dá o seu sustento? Atente para esta outra parte do Hino: “Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, impávido colosso e o teu futuro espelha essa grandeza”.

O que você está fazendo pelo futu-ro do País? Ou você já entrou no time dos que acreditam que ele será sem-pre - como dizia nos anos 1940, Stefan Zeig-o país do futuro? O futuro se faz com o presente de cada um de nós. Depende de nossas atitudes, da edu-cação continuada, da não indiferença pelo que é sério e carece da nossa participação certeira. Eu poderia es-tar usando esse espaço para platitu-des, mas isso não me conforta. Todos poderemos agregar valor ao país que recebemos dos nossos pais ou,se imi-grantes, elegemos para morar.

É bom atentar, neste mês pré-eleito-ral, para o que já dizia no século pas-sado o jornalista Sérgio Porto, através de seu personagem Stanislaw Ponte Preta: “a prosperidade de alguns ho-mens públicos do Brasil é uma prova de que eles vêm lutando pelo progres-so do nosso subdesenvolvimento”. Não deixemos que isso seja a cons-tante. O Brasil tem jeito, sim. Cada voto é uma fl echa. É bom que seja cer-teiro, sensato, correto, judicioso, para não reclamarmos depois.

O QUE É A PÁTRIA BRASIL?

JOÃO SOARES NETO

Escreve

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de setembro de 2014

LINHA AZUL

Page 5: Caderno Linha Azul 05 de setembro 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de setembro de 2014

“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”ISAÍAS 1: 17

ANIVERSÁRIOO advogado Gilberto Siebra ao lado de sua esposa Bernadete, recebeu familiares, cliente e amigos, para um jantar em seu endereço, momento

em que comemorou mais um ano de vida. O evento contou com show do cantor Roberto Arruda cover do Rei Roberto Carlos.

LINHA AZUL

Vitor Porto, Camila e Gilberto Siebra

Renan e Michele Viana

Nair Rocha, Bernadete Espíndola e Laví nia Rocha

Joã o Gabriel, Luita Freimann, Cristiano, Gilberto e Bernadete Espíndola

Gilberto Siebra, Marenice Parente, Marcos e Selma Andrade

Desembargador Francisco, Rocidé ia Bezerra, Bernadete e Gilberto Siebra

Dé bora Sales, Roberto Pompeu e Gabriel

Adriana Grion e Ê nio Mourã o

Bernadete Espíndola, Manuela, Ciro Barbosa, Gilberto Sie-bra, Laura Sena e Gabriel Boto

Walter Albuquerque, Igor Silva, Cap. Henrique Siebra

Maurí cio Carvalho e Socorro Araú jo

Sé rgio e Sô nia Elias

Marenice Parente, Selma e Marcos Andrade

Gilberto Siebra, Mô nica Espindola e Aldemir Ribeiro

Gilberto Siebra e Roberto Arruda

Ciro e Manuela Barbosa

Camila e Bernadete Espíndola

Bernadete Espíndola, Roberto Arruda e Gilberto Siebra

Roberto Carlos couver

Paulo Henrique Rolim e Cibele Espíndola

Vitor Porto e Camila Siebra

Gilberto Siebra, Ê nio Mourã o e Adriana Grion

Fernando Férrer e Gilberto Siebra

Desembargador Francisco e Rocidé ia Bezerra

Camila, Cristiano Siebra e Joã o Gabriel

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 6: Caderno Linha Azul 05 de setembro 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de setembro de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

ALEGRIA, EMOÇÃOA benquerença dominou o almoço festivo pilotado por

Ana e Tonzito Cavalcante em seu endereço da Lagoa do Ba-nana, sábado último, tendo como motivo o aniversário dele e da fi lha Ana Isaura. Um eclético show da cantora Rayssa Lemos dominou o ambiente, proporcionando “canjas” de alguns convidados ao microfone como Sônia Machado e Ana Maria Moraes, além de emotivas saudações de Fran-zé Morais e João de Deus Cavalcante aos queridos anfi tri-ões. Para complementar o clima reinante, foi anunciado o noivado de Joaquim Siebra e Ana Isaura Cavalcante, que receberam felicitações de todos os presentes. Antes, no dia anterior, houve uma prévia do duplo brinde no Waikiki, também em ritmo de muita descontração.

Entre os inúmeros familiares e amigos que lá estiveram, citaremos Auxiliadora e Sabino Henrique, Vânia e Aristófa-nes Canamary, Ana Célia e Fabiano Costa, Carla e Joaquim Gadelha, Eliane e José Maria Bonfi m, Cleide e Tin Correia, Isabel e Sá Júnior, Talita e Givaldo Sisnando, Daniela e Ma-noel Florêncio, Flávia e Carlos Castelo, Fátima e Murilo Bel-chior, Ana Lúcia e Aristóteles Canamary, Ciza e Renato Sá, de Brasília, João Borges, Carlos Juaçaba, Edilmo Cunha, Humberto Camurça, Glorinha Nogueira, Luciene Beviláqua, Juliza Madeira, Aila Markan, Erivan Carlos, Ivonilde Costa, Juraci Soares, Lúcia Carvalho, Maria Eudes Franco, Vanes-sa Ponte, Shirley Fontenele e Lúcio Brasileiro.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Três lojas do grupo Parque Recreio encer-raram suas atividades prezando pela segurança dos funcionários e clientes, em razão da insegu-rança reinante na cidade. • A 21ª edição do Festi-val Nordestino de Teatro de Guaramiranga acontece de amanhã (06) a 13 de setembro. A programação reúne mais de 30 peças, de nove estados do País, todas elas com entrada gratuitas. • Fortaleza será palco da V Feira da Indústria da Panifi cação, Confeitaria e Gastronomia, de 10 a 15 deste mês, no Centro de Eventos do Ceará. No Estado, há 3.500 pada-rias, das quais 2.400 no interior. • O grupo Samba do Boteco realiza o show de encerramento do Festival Chorinho no Engenho, em Aquiraz, dia 14 de setembro, cujo evento congrega cultura e os clássicos do chorinho. • Joaquim Gadelha instalou ambulatório médico no sítio Ilá, em Caucaia, para atender a popula-ção carente do distrito de Cipó, inclusive com distribuição de remédios gratuitos, aos sábados pela manhã.

Tendo como cenário a Câmara Municipal de Fortaleza acon-teceu, a homenagem que a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Secção Ceará, prestou a 19 advogados profi ssionais com a Medalha Advogado Professor Padrão 2014, entre eles os defensores públicos Émerson Castelo Branco e Francis-co Pereira Torres. A medalha Advogado Professor Padrão foi proposta em 2010, pelo então vice-presidente da OAB-CE e atual presidente da CAACE, José Júlio da Ponte Neto. Os agraciados devem exercer o magistério superior, em curso de Direito, há mais de 10 anos. Não podem ter sofrido nenhuma punição disciplinar, possuindo inatacável postura profi ssional e acadêmica. E deve receber aprovação de pelo menos 2/3 do Conselho em votação aberta.

PRIMEIRA LINHA

HOMENAGEM

n Amanhã (06), o Ideal Clube inicia as comemora-ções dos seus 83 anos de fundação, promovendo baile black-tie, tendo como atração musical Luciano Bruno, Car-los Magno e Golden Quartet.

n Palco de diversas edições do festival For-Caos, o Centro Dragão do Mar volta a receber 13 bandas de metal, reunin-do os principais nomes do rock cearense, de hoje a domingo. Grátis.

n Padre Lopes celebra-rá a união matrimonial de Amanda Costa da Silva e Hugo Pinheiro Ellery, hoje, na Capela do Pequeno Grande,

com cumprimentos no Salão Mar do La Maison.

n Líder classista Her-meto de Paula vai comemo-rar seu ingresso no rol das oito décadas, dia 12 deste mês, no Barbra´s Eden.

n Victor Alencar e Julian-ne Rebouças casam-se hoje, às 2O horas, na Igreja de São Pedro, na Praia de Iracema, seguindo-se recepção no Fashion Gourmet.

n Cristina e César Bertozi anfi trionram jan-tar no endereço das Du-nas, por conta do noivado da herdeira Kelly com Marcelo Mendes.

AO PONTO

Médico Joaquim Gadelha atendendo a população carente do distrito de Cipó, sem fi ns lucrativos

Joaquim Siebra, emocionado, entrega aliança a sua amada Ana Isaura Cavalcante

Aniversariante Tonzito Cavalcante emoldurado por Ana Cavalcante, Lúcio Brasileiro, João Borges e Carlos Juaçaba

Daniel de Sá Cavalcante e Grizielle Ferreira felizes casantes da temporada: dia 20 vindouro

Subdefensor do ceará , Tú lio Iumatti, defensores homenageados Francisco Torres Pereira e É merson Castelo Branco

Angé lica Bezerra e e subdefensor Tú lio Iumatti

Tú lio Iumatti, Angé lica Mendes Bezerra e Emerson Castelo Branco

Defensor pú blico Francisco Pereira Torres

ALEGRIA, EMOÇÃO PARTE II

Page 7: Caderno Linha Azul 05 de setembro 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• A ex-senadora Marina Silva vive o melhor momento de sua escalada rumo à presidên-cia da República. Mas diferentemente do que ocorreu em 2010, quando não tinha chances reais de chegar à vitória, apesar da expressiva votação, não passará imune pelo processo eleitoral. Marina pela primeira vez passou a ser alvo e vidraça de seus oponentes. Desde a principal concorrente, a presidenta Dilma Rousseff , que concorre à reeleição até a candidata Luciana Genro, do pequeno, mas combativo PSOL, passando pelo moribundo PSDB, todos apontam suas artilharias para as contradições e para a fragilidade das propos-tas de Marina que não fossem as frases feitas, pinçadas dos discursos do fi nado Eduardo Campos e o plágio do programa de governo de Fernando Henrique Cardoso, nada teria a apresentar aos eleitores de mais concreto, seja no programa de TV, seja nas entrevistas, seja nos debates entre candidatos.

Marina é, sem dúvida, um fenômeno do quanto a política brasileira empobreceu nos últimos anos. É vazia, sem carisma, antipática e arrogante de sua indigência política e falta de base social, mas ainda assim, aboletada num imaginário popular que a vê como salva-dora de uma pátria que sequer está em risco, vai surfando no grande erro dos governos do PT que esqueceu de dar ao povo o principal antídoto contra aventureiros oportunistas como Marina, educação política.

BRASIL VIVE POBREZA POLÍTICA

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• FEDEU - O “Bom Dia Brasil” (Globo), quarta-feira (03), veiculou notícia dando conta da sujeirada em que anda envolvida a Câmara Municipal de Fortaleza. São gas-tos exorbitantes com passagens aéreas, tíquetes alimentação e aluguel de veículos. As investigações do Ministério Público apontam que o Legisla-tivo mirim de Fortaleza, em apenas um ano, pagou R$ 2,4 milhões com passagens aéreas e R$ 9,79 milhões com tíquetes alimentação.

• E O POVO ÓOOOO - Ainda se-gundo as denúncias do MP, nos últimos dois anos, o papoco da CMF com aluguel de carros chegou a cifra de R$ 4,9 milhões. E ainda tem denúncia de irregula-ridades no uso e na aplicação de emen-das parlamentares e no uso da Verba de Desempenho Parla-mentar, a velha VDP.

• RÁPIDO APREN-DIZADO - E esse tal de vereador “Aonde É”, que chegou à CMF, na maior humildade, parece que aprendeu e muito rápido o cami-nho! Pelas denúncias veiculadas na impren-sa, o rapaz sabe, e muito bem, “aonde é” que “as andorinhas dormem”.

• BRIGA FEIA! Quem não está acom-panhando “in loco” a campanha no interior, para a Câmara dos De-putados e Assembleia Legislativa, não sabe o que signifi ca uma verdadeira “briga de foice”. O curioso é que tal fuça não se refere tanto aos candidatos ao Palácio da Abolição. Pelos votos do interior, brigam com unhas e dentes até candidatos do mesmo partido.

• AGENCIADO-RES - Vários candi-datos denunciam que se veem prejudicados pelo corre-corre em busca de votos: Acon-tece uma corrida em que só poderão chegar na frente candidatos cheios do “boró”, ou apoiados por quem tem esse vil metal. Novidade: começa a sumir a fi gura do cabo--eleitoral. A coisa se modernizou. Agora são agenciadores, com a grana na mão.

• NEM AÍ - Outro “fenômeno” registra-do na atual corrida por mandatos pro-porcionais: De olho, egoisticamente, nas preciosas (e rentáveis) cadeiras na Câmara baixa do país e na Assembleia, é que, se dependesse da maioria dos participantes dessa corrida, nem haveria disputa pelo governo do Estado. Os votos “casados” nesse campo são poucos.

• FALTA NOR-TE - Observadores, especialistas em campanhas eleitorais, começam a se tornar quase unanimidade em relação à candidata do PSB ao Palácio do Pla-nalto, Marina Silva: o discurso dela continua cada vez mais confuso, dando a impressão de que não está seguin-do o que lhe sugerem seus assessores, muitos deles de alta competência.

• AINDA MARI-NA - Segundo afi rma a imprensa do Sul-Su-deste e Brasília, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) aguardam o momento de juntos, “dar o bote” em cima das incongruências da adversária Marina. Lembram-se de que Ciro Gomes e Russomano perderam-se “pela boca” em campanhas no país e em São Paulo.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoEXPOSIÇÃO MANO ALENCARDurante prestigiado coquetel, foi aberta a exposição “Sol que Brilha Bem Dentro de Mim” do artista plástico

cearense Mano Alencar. A Mostra fi ca em cartaz até o mês de dezembro no Palácio da Abolição.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de setembro de 2014

LINHA AZUL

Cid Gomes e Eliane Marzano

Lc Moreira e Cid Gomes

Rafaela e Deib Otoch

Giselle e Jocilene Jinkings

Paula Maia, Aglais Albuquerque e Juliana Albuquerque

Chico, Sandra e Luis Esteves Neto

Arialdo Pinho_Mano Alencar e Glá ucia Tavares

Mano Alencar com Juliana e Jú nior Neves

Fabíola e Iracir Falcã o com Victor Gross

Leonardo Oliveira, Patrícia Porto e Pedro Leornes

Jeanete Knovak

Isaac Furtado e Juarez Leitã o

Stelinha Frota Salles e Linda Nunes

Bruno Barreto e Regiane Rodrigues

Ileana e Liana Esteves

Felipe Cidrã o e Camila Marques

Enzo de Deus, Jaqueline de Deus, Miss Ceará Melissa, Melissa Torres e Dinorah Torquato

Vando Figueiredo, Margareth Menezes e José Mesquita

Cid Gomes, Ubiratan e Terezita Aguiar

Marisa Quixadá , Eliane Marzano, Januza Brasil e Suzane Accioly

Bruno Barreto e Regiane Rodrigues

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul 05 de setembro 2014

O querido Ideal Clube, fes-teja, amanhã, seus 83 anos de fundação o presidente Amarílio Cavalcante Júnior, com o presidente do Con-selho deliberativo Cleirion Rocha Júnior vão receber no salão nobre Edson Queiroz para uma grande festa a rigor.

nnnA noitada que reunirá a alta

sociedade de Fortaleza, terá show maravilhoso com Lucia-no Bruno que é um sucesso, com Carlos Magno e Golden Quarteti. A festa terá início às 21h30min.

nnnAmanhã, em sua bonita chá-

cara no Eusébio, Vilany Fonte-les recebe para uma feijoada comemorando a troca de idade do marido Fran Erle Fonteles.

nnnHoje, no Teka´s Buffet, tro-

cam alianças, André Moura

e Aline Arrais com recepção no mesmo local que receberá decoração especial assinada pela dupla Kátia e Karla Maggy.

nnnNos dias 12 e 13 no João

do Bacalhau haverá noite de Rodas com cantores espe-cializados em fados.

nnnLogo mais no L´Ô, às ami-

gas de Sandra Fujita e Cláu-dia Gradvohl se reúnem para almoço, festejando os aniver-sários das duas.

nnnMariáh Frota já com muitas

saudades da filha Lara, que

embarcou para Vancouver em temporada de estudos.

nnnA coluna parabeniza hoje, Car-

los Neves, Fernando Parente Mota, Inês Albuquerque, Marta Bonfi m, Olávo Ximenes Jr. e Paulo Quesado. Amanhã, tim-tim para Bárbara Furlani, Osvaldo Studart Filho, Lólia Rodrigues, Rodrigo Moreira e Verônica Perdigão.

nnnD omingo, quem recebe

cumprimentos é Cid Holan-da, Manuela Liebmann, Pa-trícia Almeida, Patrícia Sales (sra. Antônio Sales), Tereza Morais e Ubiratan Aguiar.

nnnForam abraçar Mirian Holanda

e Júlia Melo que trocaram de ida-de e receberam no Côco Bambu, Regina Aragão, Moema Guilhon, Solange Jucá, Sara Virginia Be-zerra e Liliane Albuquerque so-mente para citar.

OS 83 ANOS DO IDEAL CLUBE

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de setembro de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

A benção da Unidade ou De-eksha s ignif ica em sânscr ito energia cósmica ou energia pura. Esta energia atuando no cérebro das pessoas faz aflorar questões essenciais que estão além da mente, para serem trabalhadas, curadas e para que a pessoa consiga dar o próximo passo, o salto quântico ou o despertar. Sri Bhagavan afirma que a Deeksha vai ajudar você a confiar ainda mais na sua própria fé.

Convidamos a todos a expe-rimentarem esta energia a qual começará a ser doada, por vo-luntários capacitados para tal, na Pousada Don Ramon todas as quartas-feiras, às 19h.

Você Sabe o que é DEEKSHA?

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

Vamos recordar hoje, o professor e ex-bancário Rui Castro e Silva, figura que foi muito querida, que cedo nos deixou. Rui foi diretor fundador do Colégio dos Contabil istas que ficava na cavida-de da Universidade. Na foto com a esposa Lígia Castro e Silva que graças a Deus está entre nós para alegria dos f i lhos, noras e genros, netos e b isnetos. Nossa homenagem ao casal quando comemorou Bodas de Ouro.

Patrícia Salles aniversariante de domingo, figura querida que receberá o carinho do marido Antônio Salles e dos filhos

Em uma noite de animação e sucesso, a Cervejaria Devassa Aldeota reinaugurou com todos os atrativos que já fizeram do local um dos melhores happy hours de Fortaleza. Os sócios, Moacir Yamakawa, Erivaldo Martins, Gonçalo Loureiro e Paulo Melim, receberam convidados e imprensa na casa, localizada na Av. Júlio Abreu. Entre os destaques, o novo cardápio, ambiente sofisticado e aconchegante, música comandada pela Banda Outdoor e, como não poderia faltar, o melhor chope da cidade.

Pedro Neto, Magno Holanda e André Camurç a

Paulo Melim, Gonç alo Loureiro, Moacir Yamakawa e Erivaldo Martins

Larissa Coelho, Natalia Marques e Marcela Camurç a

Bárbara e Eduardo Furlani

Cervejaria Devassa

Pedro Neto e Larissa Coelho

Nadia Pamplona, Mano Alencar, Cândida Lopes e Danilo Carvalho

Enio Cabral, Magno Holanda e André Camurç a

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”

Devassa Aldeota reabre com novo cardápio