caderno linha azul 25 de abril 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 25 de abril de 2014 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (HEBREUS 11 : 6) REDE ASSINANTES JORNAL O ESTADO Durante um coquetel, o Jornal O Estado lançou o projeto de marketing direto Rede Assinantes. Págs. 5 e 7

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 11-Feb-2016

235 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul  25 de Abril 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 25 de abril de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

REDE ASSINANTES JORNAL O ESTADO

Durante um coquetel, o Jornal O Estado lançou o projeto de marketing direto Rede Assinantes.

Págs. 5 e 7

Page 2: Caderno Linha Azul  25 de Abril 2014

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom, J.Juniro e Luiz Xavier

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• Esta semana encontrei algumas pes-soas que decidiram “chutar o balde” e mudar radicalmente de vida. É o caso de uma paulista que mora em Mulungu, há 100 km de Fortaleza. Ela disse não ter suportado a correria e as cobranças comuns na cidade grande. Alguns não entendem como ela conseguiu adaptar--se a calmaria de uma cidade com 12 mil habitantes. Mas é tudo muito sim-ples, disse. Para mudar de vida é pre-ciso ter muita segurança, está convicto do que realmente se quer, ensina. E, ela sabia. Hoje anda a pé, não tem pressa, não tem medo, respira ar puro... Esses e outros fatores foram suficientes para estar feliz. Sentimento que desconhecia na cidade grande.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Assisti a uma palestra sobre a força do tuba-rão, a elegância do golfi nho e a fragilidade da sar-dinha e fi quei impressionada com a semelhança entre nós criaturas humanas.

O tubarão quer sempre ganhar, não importa o custo, se, licitamente ou ilicitamente. Mesmo pas-sando por cima dos outros, o que importa é ga-nhar. São chamados pela alcunha de ganha-per-de; alguém tem que perder para que ele possa ganhar. O tubarão assemelha-se ao rinoceronte que, se entrar numa sala onde só haja louça, eles fazem o maior estrago, tritura tudo, mas, não tem importância ele saiu ileso, e isso é o que conta. O que importa a ele é ganhar.

O golfi nho procura sempre uma saída elegan-te para resolver seus problemas, ele quer ganhar, mas quer também que os outros ganhem, eles trabalham em equipe, não são egoístas; pos-suem uma força imensa, contudo desconhecem este seu atributo.

Já a sardinha imobiliza-se diante de qualquer difi culdade, fi ca totalmente desorientada e sem-pre perdem, não tem possibilidade nem de lutar, acovarda-se diante do perigo e sempre fi nda de-vorada pelo tubarão.

Geralmente o que desestabiliza à sardinha é o medo. Falta-lhe confi ança própria. O golfi nho também tem medo, contudo é mais inteligente, e, andando em equipe e qual o tubarão, não ataca, tem medo e foge; ele sabe que a união do gru-po lhe é perigosa e os golfi nhos poderão matá-lo dando-lhes pancada em sua caixa torácica. Um vem dá uma pancada e sai, o segundo ataca, e, dessa forma todos cooperam para livrarem-se do inimigo e conseguem.

Vão deixando-o impossibilitado de reagir e lu-tar, assim, toda a valentia e importância do gran-dalhão se desmorona com a morte.

O golfi nho é o ganha-ganha, ele quer que o triunfo seja de todos, e, não só de um. São altru-ístas. Já as sardinhas logo, logo deixam o pavor tomar conta delas e imobilizam-se ou fi cam des-norteadas, sem rumo a tomar, e tornam-se pre-sas fáceis para o tubarão. São as perde-perde.

Elas não reagem, aceitam o fracasso sem luta. A gente tem que se lembrar que Deus mandou-nos lutar, não mandou vencer, mas Ele nos dar a vitória.

Sem luta, Ele não pode ajudar. O que o homem pode fazer Deus não faz por nós. Quando Ele foi ressuscitar Lázaro, Ele disse: “retira a pedra”. Re-tirar a pedra o homem poderia, mas ressuscitar, só Ele poderia. Então tem que reagir, é ordem di-vina, vamos obedecer.

Tubarão, Golfi nho ou Sardinha? Com qual você se identifi ca mais? Vamos procurar ser Golfi nho para vivermos em um mundo mais harmonioso?

ANALOGIA…

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 25 de abril de 2014

IN FASHIONAdvance Têxtil apresentou, no In Fashion Fortaleza, as tendências que vão estar em alta no verão 2014/2015.

As novidades foram mostradas em coquetel realizado no La Maison, para empresários, designers e profi s-sionais de confecção, além de blogueiras e jornalistas de moda. Sendo a Capital cearense o pólo número 1

de fábrica de lingerie no Brasil, alguns dos principais produtos destacados foram de moda íntimas.

• PROVIDÊNCIA - Parte das placas de sinalização no Maciço de Baturité (trecho entre Fortale-za e Pacoti) estão cobertas pelo mato ou pichadas, o que atrapalha muito a vida dos motoristas.

• CONTATO - O Tribunal de Contas do Estado do Ceará, a partir de agora, tem mais um canal de comunicação direta com a sociedade: a criação de ouvidoria.

• MODA - O workshop “Fashion to Take Away”, será mi-nistrado pela designer Eliana Alcântara den-

tro da programação do Dragão Pensando Moda, neste fim de semana.

• MODA II - Em parceria com a marca de lingerie Feminize, o estilista Alysson Aragão apresenta sua coleção “Noir Collection”, domingo, dia 27, no Dragão Fashion Brasil.

• INOVAÇÃO -

Garrafas pintadas à mão nas cores verde e amarela da Ypio-ca Brasilizar serão comercializadas, em breve, com edição limitada acompanha-das de receitas de caipirinhas .

Desfi le

NooooRepresentantes comerciais da ADVANCE TÊ XTIL

Yossi Zajac, Eliane Watge e Alberto Rachman Nadie Zanin e Misia Arai

Desfi le

Anny Mendes e Nayana Lima

Yossi Zajac, Fabricio Carneiro, Raquel Marques e Joã o Betolotto

Renata Benevides, Jaqueline Maia e Karla RodriguesSabino, Alzirene Carvalho, Patricio Moraes e Mauricio Milhome

Regina do Vale e Vanessa LimaNatasha Terpan e Stella Terpan Maria José , Rebeca Cruz e Marilia Portela

Carlos Pedrosa e MargarethArlete Silva, Mauricio Castelo Branco, Gilvanice Brasil e Fabiana Lima Carlos Melo e Silvia Araú jo

Luciano Rocha e Valentina SilvaEvandro Araú jo e Nila Rios Leonardo Barreira, Câ ndida Lopes e André de Castro

Tiago Rolim e Sol SiqueiraManoel Trajano Junqueira, Juliana Bruno e Felipe Moura Nadia Queiroz e Manuel Alves

Page 3: Caderno Linha Azul  25 de Abril 2014

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão: conheça mais sobre o tema

Amanhã, dia 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão. A doença é defi nida para o cardiologista Clóvis Martins como

“uma patologia que se relaciona a níveis elevados de pressão arterial no organismo”. Quando a pressão sobe muito, os sintomas aparecem. Podem ocorrer dores no peito, tonturas, dor de cabeça, zumbido no ouvido, sensação de fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

As pesquisas mostram que 90% dos casos de hipertensão são causados pela hereditariedade. No entanto, há outros fatores que infl uenciam os níveis de pressão arterial. Alguns desses fatores de risco são: fumo, obesidade, estresse, coleste-rol alto, sedentarismo, diabetes, grande consumo de bebidas alcoólicas e sal. Além disso, problemas relacionados ao sono (apneia do sono, por exemplo), doenças renais crônicas, feo-cromocitoma (tumor raro que se desenvolve geralmente nas glândulas suprarrenais), coarctação da aorta (estreitamento que ocorre na aorta, vaso do corpo humano responsável por levar sangue rico em oxigênio para todo o organismo), doen-

ças da tireoide e da paratireoide. “O controle da pressão arterial é importante para reduzir

o aparecimento de algumas doenças que estão relacionadas a ela. Por exemplo, insufi ciência cardíaca, angina do peito (dor ou desconforto passageiro na região do tórax), infarto do mio-cárdio, acidentes vasculares encefálicos, ataques isquêmicos transitórios (quando o fl uxo sanguíneo para em alguma parte do cérebro e é interrompido por um breve período de tempo), doença arterial periférica (enfermidade nos vasos sanguíneos que leva ao estreitamento e endurecimento das artérias das pernas e dos pés), doenças renais crônicas e doenças da retina ou retinopatia”, explica Dr. Clóvis.

TratamentoA hipertensão não tem cura, mas existe tratamento para

controlá-la. Segundo o cardiologista, essa intervenção depen-de de dois fatores: as comorbidades, ou seja, as doenças que estão relacionadas à hipertensão, e as medidas da pressão arterial. O médico ainda ressalta que “o tratamento nem

“Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente”, indica Dr. Clóvis Martins.

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 25 de abril de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (ÊXODO 15 : 2)

CRISE NAS MONTADORASPALESTRA

PROJETO DE LEI EMPREGADOS DOMÉSTICOS

FILOSOFIA

n A CASA CIVIL da Presidência da República, as montadoras e os sindicatos estão discutindo um socorro para os trabalhado-res ameaçados com a perca de emprego por causa da queda nas vendas de veículos. Com a redução dos impostos cobrados em 2012, as montadoras venderam 3,8 milhões de veículos. O governo deixou de arrecadar, mas cerca de 1.500 empregados já perderam seus empregos. Os valores cobrados pelas montado-ras segue no Brasil, são absurdos em comparação os vendidos na Europa e nos EUA. Para você ter ideia um aí vai os valores negociados na terra do Tio Sam: Honda Civic R$ 62.990 (Brasil), USA - US$ 15.995 (R$ 32.300); Toyota Corola – R$ 62.000 (BRA-SIL), USA - US$ 16.130 (R$ 32.600); Nisan Versa R$ 33.490 (Bra-sil), USA - US$10.990 ( R$ 22.200); Mercedes Bens Classic c 250 Turbo Sport R$ 205.900 (Brasil), USA - US$ 35.350 (R$ 71.400).

n O FAMOSO fotógrafo alemão, Jan Bryde, que trabalha desde 1994 a bordo de navios de expedição, transatlânticos e cruzeiros fluviais, vem à capital cearense em maio, para divulgar roteiros exclusivos da Poseidon Expeditions pela An-tarctica e Pólo Norte. Na ocasião, Jan ministrará palestra no próximo dia 15, das 10h às 12h30, na Livraria Cultura, onde acontecerá também, o lançamento do navio MV SEA SPIRIT. A companhia Poseidon Expeditions que tem a FIRSTAR como representante no Brasil, também divulgará em Fortaleza, os seus navios, a exemplo do MV SEA SPIRIT que navega pelo Circulo Polar Ártico, visitando a Islândia, Groenlândia e o ar-quipélago de Spitsbergen, uma das regiões mais remotas da Terra que dispõe de uma natureza rica e exótica.

n FOI APROVADO, em regime de urgência, o projeto de lei dos empregados domésticos após mais de nove meses tramitan-do na Câmara dos Deputados. O projeto foi aprovado em julho do ano passado que regulamentou 16 direitos dos empregados e sete permaneceram em aberto como indenização em demis-sões sem justa causa, FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche, seguro desemprego e seguro contra acidente de trabalho. Concordo com a maioria de direitos, mas auxílio creche é um absurdo, porque não existe isto nem na maioria das grandes empresas como nos órgãos governamentais. Outra coisa acho que deveria haver uma negociação entre o patrão e o empregado. Quem paga a conta das inúmeras alimentações feitas em nossa residência? E a moradia? Então adicional noturno e hora extra seria negociável com estes gastos? Desde de que o patrão não seja um explorador. Não temos, também, como controlar a carga horária, como: chegada no emprego, horário de almoço e intervalos.

n JOVENS E ADULTOS com idade a partir de 18 anos po-dem participar e descobrir uma nova visão sobre o mundo e si mesmo. Uma possibilidade de conhecer a si mesmo e através disso transformar o mundo em que vivemos. Essa é a proposta do Curso de Filosofi a Prática oferecido pela Organização Inter-nacional Nova Acrópole em Fortaleza, que teve uma nova turma iniciada ontem. A busca da felicidade, os ideais de liberdade e justiça e a superação da dor estão entre os temas que serão abordados nas 40 horas do curso, realizado às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, durante 5 meses na sede da Nova Acrópole (Rua Vicente Leite, 2451, Dionísio Torres). Durante o curso, é feito um estudo comparativo de várias tradições que deram origem ao conhecimento da humanidade.

Des. Luís Gerardo Brígido, além de estar fazendo uma grande gestão à frente do Tribunal, mostra ser um homem corajoso quando denuncia a venda de habeas corpus por desembarga-dores com envolvimento MP e advogados.

NotasSOLANGE PALHANO

[email protected]

TASSO PODERÁ EMBOLAR O MEIO DE CAMPO

n A MAIORIA dos empresários cearenses não acredita na entrada de Tasso Jereissati para disputar mais uma vaga no Se-nado. Eles afi rmam que o ex-governador não faria esta besteira, quando no momento vive uma vida bem mais tranquila ao lado de sua família, prezando sua saúde e à frente de suas empre-sas que vão muito bem. Tudo indica que seus amigos poderão ser surpreendidos. Depois de muita pressão e muitos “nãos”, Tasso muda o discurso, admitiu nesta quarta-feira, em Brasília, na reunião com os presidentes dos diretórios do PSDB, uma possível candidatura. Se sentido “corresponsável” pelo projeto nacional de seu partido, afi rmou que “se for imprescindível sua candidatura, voltará a conversar”.

Com a sua entrada na disputa, o jogo eleitoral mudará sig-nifi cativamente e fi cará cada vez mais imprevisível qual será o resultado das urnas em 2014. Todos saem perdendo aparente-mente, menos o candidato Aécio Neves que terá um palanque no Ceará. Para o pré-candidato ao governo, Eunício Oliveira (PMDB), a situação fi ca difícil, porque se apoiar Tasso para o Senado, legalmente possível, deixará Lula insatisfeito, a derrota do ex-senador foi uma das mais comemorada por ele (pois era um forte opositor de seu governo). Não sei se Eunício têm fô-lego de entrar na disputa contra a máquina do Estado, do mu-nicípio e ainda deixar o ex-presidente nada satisfeito. E, agora tem que achar mais ainda um nome de peso para disputar o Senado para fortifi car sua candidatura ao governo.

Quanto à postulação de José Guimarães, ao Senado, pelo grupo dos Ferreira Gomes, fica menos confortável. Com esta novidade, Cid Gomes terá mais ainda dor de cabeça para saber qual será o nome forte para lançar governador.

O ex-senador Tasso Jereissati se arrisca muito no caso de ser mesmo candidato, mas, com sua entrada tudo fi ca embolado.

sempre signifi ca o uso de medicamentos, mas, se estes forem indicados, os pacientes devem continuá-lo mesmo que este-jam se sentindo bem. E até para quem faz uso de medicação, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável”.

Manter o peso adequado, não usar sal em excesso, praticar exercícios físicos, não fumar, moderar o consumo de bebida alcoólica, manter uma alimentação saudável são algumas dicas que podem evitar o aparecimento da hipertensão. Além disso, é necessário procurar levar uma vida sem estresse, pois ele também pode aumentar a pressão arterial.

Sal, o grande vilão dos hipertensosSódio, um mineral que compõe o sal de cozinha, é res-

ponsável pela manutenção do equilíbrio e distribuição dos líquidos corporais dentro e fora das células. Contribuir para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos, ritmo cardíaco, permitindo o bom funcionamento do cérebro e o controle adequado das funções vitais do organismo são outras funções desse composto. Por isso, ele não pode ser eliminado da dieta. No entanto, o consumo diário de sal não pode ultrapassar 2g, o que equivale, a aproximadamente, meia colher de café.

O sal em excesso é um vilão para o organismo, porque estimu-la quimicamente o sistema nervoso simpático (compõe o siste-ma nervoso autônomo, responsável pelo controlo involuntário de vários órgãos internos), o que causa uma vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos sanguíneos). O sal também causa um processo de osmose, pois o sódio do sangue tira a água das células que estão ao redor. Isso aumenta o volume sanguíneo e força a parede das artérias, por isso, eleva a pressão.

TIAG

O ST

ILLE

Page 4: Caderno Linha Azul  25 de Abril 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

“todos os homens se nutrem, mas poucos sabem distinguir sabores”.

Confúcio, sábio chinês. Desde há algum tempo suspeitava que o meu

co Dona Suzana é mulher altiva e ativa de dois sé-culos. Professora da antiga Escola Normal com funções de coordenação e gestão. Vida prenhe de família, leitura e convivência social. Agora, aos 96 anos, não nos surpreende com o lançamen-to de “Lembranças e Sabores”, organizado com esmero pela professora doutora Nadja da Costa Ribeiro. Nadja é fi lha de Suzana e soube, ao lado da mãe, trocar ideias e esmiuçar os seus papéis de letras desenhadas e bonitas, próprias de quem estudou – e bem – caligrafi a, na primeira metade do século passado, quando a forma da escrita cobrava esmero.

Na noite em que fechou o restaurante de seus netos Ricardo e Ciro, os acepipes não

obedeciam ao “chefe de cozinha”. Seguiam as receitas que, segundo a apresentação da professora Nadja: “... ao longo de uns dois ou três anos, mamãe me foi passando suas recei-tas e suas histórias, ora ditadas, ora escritas, e me fazendo reconstruir pedaços de sua vida tão rica de sabores, afetos, amores, paisagens, amigos, lugares, caminhos, imagens, surpre-sas, espantos, ofícios, descobertas, virtudes, certezas, possibilidades, presenças, ausên-cias, risadas, abraços, benquerenças, perdas, encontros, encantos, belezas, inquietações, acertos, lembranças e, sobretudo, doação, de-dicação”.

Por outro lado, o neto Rodrigo Ribeiro Mo-reira, gastrônomo, fi lho do saudoso Fred Mo-reira e de Nadja, diz, em parte da dedicatória que escreve: “Com ela aprendi a cozinhar e apreciar o mundo da gastronomia. Aos dois anos ela já me ensinava como misturar a mas-

sa para um bolo e, quase cinquenta anos de-pois, ainda continua me passando dicas de como preparar receitas deliciosas”.

O livro “Lembranças e Sabores”, entretanto, não é só de receitas que aguçam as nossas papilas gustativas e o olfato, nele há muitas re-cordações de sua vida pessoal, como quando fala que foi a arquiteta Anya Ribeiro, sua fi lha, que deu início ao projeto de urbanização do Porto das Dunas. Isso é história grande que não deve ser esquecida.

Quem tenha a presunção de achar não ser a culinária uma das derivações da literatura, em sentido lato, deve ler o que escreveu o grande Machado de Assis, em 02 de junho de 1898, no “O Cruzeiro” - publicação da época que não deve ser confundida com a homônima dos Diários As-sociados, do século 20-. Machado assevera: “É fora de dúvida que a literatura confeitológica sen-tia necessidade de mais um livro em que fossem

compendiadas as novíssimas fórmulas pelo en-genho humano para o fi m de adocicar as amar-guras deste vale de lágrimas... O princípio social do Rio de Janeiro é o doce de coco e a compota da marmelos”.

Neste século 21, de tantas mudanças nos costumes e muitos livros de receitas em várias línguas, o escritor português Miguel de Souza Tavares, autor consagrado e traduzido, resolveu publicar a obra “Cozinha d’Amigos”. Indagado sobre a razão do livro, ele, meio galhofeiro, res-pondeu algo assim: foram os divórcios e a ne-cessidade de cozinhar para sobreviver à fome e às dores de amores.

Por fi m, dou parabéns à Dona Suzana por “Lembranças e Sabores” e recomendo à família que o envie ao Centro de História em Gastrono-mia, da Universidade Anhembi-Morumbi, São Paulo, aos cuidados do prof. Ricardo Maranhão, seu coordenador.

SUZANA DIAS DA COSTA RIBEIRO – LEMBRANÇAS COM SABOR

JOÃO SOARES NETO

Escreve

FESTIVAL PALADAR & MÚSICASempre inovando e surpreendendo seu público na alta gastronomia, o L´Ô Restaurante promoveu, em parceria com a Chiquita Bacana Serviços Artísticos, o Primeiro Festival Paladar & Música. Um festival de uma semana com shows exclusivos dirigidos para o público seleto do Restaurante, com cantores e performances produzidas

em São Paulo e apresentadas a cada noite com shows exclusivos. O intuito é unir a alta gastronomia a espetáculos de qualidade. E fazer com que o público entre em um mundo de sensações por meio do paladar, da música e de shows exclusivos, com cantores de grande talento.

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 25 de abril de 2014

LINHA AZUL

Simõ es Neto, Agustin Herrero, Glá ucia Maia, Cecilia Seligmann, Luciana Milano, Vall Tosta, Bismarck Maia e Glau Gurgel Carlos Benevides, Annie Benevides, Clá udio e André a Aguiar

Isabel e Alexandre Pereira Denise Bezerra e Simone Bellin Marcilio e Silvia Fiú za Má rio Feitoza e Má rcia

Cristina e Chiquinho Aragã o Angela e Ricardo Albuquerque Apresentaç ã o do mú sicos Cantor Glau Gurgel

Cantora Val Tosta

Pedro Ary e Germano Franck

Cantora Luciana Milano Bismarck Maia e Glá ucia Carlos Lang e Mariola Carmona Daniele e André Linheiro Lú cia Praciano e Tadeu Costa

Má rcia e Má rcio Tá vora

Maria Isabel, Mara Rô la, Rose Franck, Crystine Ary, Romé lia e Michele Rôla Marí lia e Pompeu Vasconcelos Raquel e Rodrigo Porto Freire Ré gis Medeiros e Daniela

Philip, Cecilia e Maria Seligmann Vitó ria e André a Faç anha. Silvia e Joã o Dummar com Carmen Lú cia Sheila e Isaac Furtado

Page 5: Caderno Linha Azul  25 de Abril 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 25 de abril de 2014

LINHA AZUL

“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”ISAÍAS 1: 17

Wagner Mota e Eduardo Palhano com os consultores PRATA E BRONZE premiados

LANÇAMENTOO novo projeto de marketing direto do Jornal O Estado “REDE ASSINANTES” foi lançado durante coquetel que aconteceu no auditório do DUETS OFFICE. Na progra-

mação da noite os consultores Prata e Bronze foram homenageados, aconteceu o corte da fi ta de lançamento do projeto por Wanda Palhano e apresentação do Rede Assinantes por Eduardo Palhano e Wagner Mota.

Nooooo

Aurila e Ré gis Carneiro com Sara Carneiro e Leonardo Veiga

Eduardo Palhano, Wanda Palhano e Wagner Mota

Monic Saboia Palhano, Solange, Wanda e Eduardo Palhano Luciano Cartaxo, Joã o Lucas, Junior Cavalcante e Juan Cavalcante

Antô nio Lins e Marlene LinsConsultor e primeiro lí der Wagner Mota apresenta o projeto

Samuel da Silva, Caio Wesley e Natha PazRafael Gianette Torres com Eduardo Palhano Torres e Rogé rio Gianette Torres Joã o Pedro, Leticia Lima e Gabriele Carvalho Paulo Sé rgio, Eugê nio Maciel e Geison Almeida

Hugo Bernardo e Aryane Ribeiro Glauber Luna e Jé ssica Carvalho Charlene Teixeira e Adson Secundino Cristiano Martins e Luciano Nascimento

Danilo Batista, Francisco Alves e Geovania Duarte

Leonardo e Alene Paz Má rcio Fontenele e Elisâ ngela Chaves Rose da Silva e Ricardo Henrison Samuel Silva, Juliane da Silva, Raquel Silva e Nathan Paz

Thamyres, Isabel e Francisco Brandã o Ana Paula e Marcos Paulo Raimunda Cavalcante e Maria Conceiç ã o Oliveira Ramon Costa, Will Moura, Edna Almeida

Page 6: Caderno Linha Azul  25 de Abril 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 25 de abril de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

MODA AUTORALDragão Fashion Brasil, a terceira maior semana de

moda do Brasil, prossegue até domingo(27), no Centro Dragão do Mar. Hoje, dar-se-á o lançamento do projeto Dragão Fast & Fashion, que busca promover a interação de fornecedores e profi ssionais da moda com redes do varejo local. Vale a pena conferir as criações de Lino Villa-ventura, Água de Coco, Gisela Franck, Eliana Alcântara, Aládio Marques, Carol Barreto, Viori e Rebeca Sampaio.

COBIÇADO TROFÉU

Como parte das comemorações pelos 148 anos de exis-tência da Associação Comercial do Ceará, consta jantar festivo ao som do cantor e violonista Carlinhos Palhano e a entrega do Troféu Carnaúba ao empresário Lavanery Wan-derley, da Apiguana. A cerimônia será comandada pelo pre-sidente da entidade, João Porto Guimarães, no Palace Bis-trô, dia 29, terça-feira vindoura. Traje: passeio completo.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Desembargadora Roseli Mendes Alencar, presidente do TRT/Ceará, inaugura a Vara do Tra-balho de São Gonçalo do Amarante, no próximo dia 23 de maio. • Comunidade Católica Shalom promo-ve, domingo(27), a partir das 15h, no Condomínio Espiri-tual Uirapuru, a Festa da Divina Misericórdia celebrando a canonização do papa João Paulo II, criador do even-to. • Advogado e professor Rildson Martins deta-lhando material para publicar seu primeiro livro, ainda este ano. • Infelizmente, a insegurança continua reinando em Fortaleza e no interior do Estado, com todos sofrendo as consequências desse descaso. E quase nin-guém faz Boletim de Ocorrência(BO) porque não serve para nada, só para as estatísticas. • Maurício Cabral Benevides autografará seu livro “ O Esplendor da Palavra – Discursos Acadêmicos”, dia 29 de abril, às 19h, na sede da Academia Cearense de Letras. • Assembleia Legislativa do Estado realiza sessão so-lene, segunda-feira, às 18h, em comemoração aos dez anos da Associação dos Amigos do Crio - Centro Regio-nal Integrado de Oncologia.

O lançamento do livro “Colher de Pau - Culinária Cea-rense” por Ana Campos aconteceu na Livraria Cultura de Fortaleza. Inicialmente, um vídeo com imagens do livro e um bate-papo da autora com a jornalista Maísa Vasconcelos, no auditório da livraria, serviram de apresentaram à edição aos presentes, que também seguiram ao salão de autógrafos.

PRIMEIRA LINHA

COLHER DE PAU

n O ator cearense e pro-tagonista Edmilson Filho, do filme Cine Holliúdy, se apresenta dia 3 de maio, às 21h, no Siará Hall, com o monólogo “Made in Ceará”.

n Aracy Martins Ade-odato reuniu a família du-rante a Semana Santa na casa da Serra da Meruo-ca. No Sábado de Aleluia, a alegria tomou conta do recinto com grupo mu-sical pilotado pelo san-foneiro Nildo Potiguar e Jacaré do Repente.

n Cândida e Tomás Figueiredo tomam a rota de Istambul no dia 10 de maio. Lá, eles vão festejar o

aniversário dele.

n Banda Conexão Sul animará a festa de ani-versário de Luciano Vidal Júnior, dia 10 de maio vin-douro. Silvana Romcy é a responsável pelo menu da requintada noitada.

n Boa praça Tônico Ara-gão curtiu o recente feriadão na fazenda Marrecas, em Sobral, com degustação de cachaça e comidas típicas.

n A estonteante “Dama de Lilás”, em plena forma, dividiu o período da Semana Santa entre o agradável clima serrano e a orla.

AO PONTO

Panta Neto, que festeja seu nat amanhã no Cumbuco, ao lado de Camila Nogueira Lima

Geraldo Vasconcelos, Shirley Fontenele, Aracy Martins Adeodato, Liziane Martins, Jane e Téo Tavares, Sônia Fernandes e Renato Fontenele, Nildo (sanfoneiro) e Jacaré do Repente, na Meruoca.

Nélson e Ana Montenegro irradiando simpatia em evento no eixo Cumbuco-Icaraí

Ana Campos com o fotógrafo Jarbas Oliveira e o diretor de arte Fábio Vasconcelos

Ana Campos autografa

Dora Freitas, da Lumiar Comunicação, com Ana Campos e Jarbas Oliveira

Luciana Bezerra recebe livro autografado

Ana Campos e Ana Lúcia Castelo Branco

Téo Tavares, Luiz Carlos Martins, Tônico Aragão (anfi trião) e Geraldo (Jacaré) Vasconcelos no Boulevard Aragão, em Sobral

Page 7: Caderno Linha Azul  25 de Abril 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

Depois de ver alguns de seus principais quadros levados à prisão por envolvimento num desgastan-te e longo processo de corrupção, com o caso do Mensalão, parece que o PT não está mais disposto a correr esse risco e ao primeiro sinal de conta-minação, já trata logo de cortar da própria carne. Flagrado pela Operação “Lava-Jato” da Polícia Federal, por envolvimento com um dos doleiros responsáveis por lavar dinheiro de negociatas realizadas por empresários com diretores de esta-tais e funcionários públicos, o vice-presidente da Câmara, o petista André Vargas, além de ter sido obrigado por seu Partido a renunciar ao cargo na direção da Casa, agora é pressionado a renunciar também ao mandato. Se não o fi zer até a próxima semana será expulso sumariamente pela Executiva Nacional do PT.

Vargas é do Paraná e foi coordenador da cam-panha de Gleise Hoff mann ao Senado. A petista chefi ou com mãos de ferro a Casa Civil no governo Dilma e tem feito uma defesa contundente do go-verno diante dos ataques da oposição à presiden-ta, na tentativa de envolvê-la no caso da compra da refi naria de Pasadena. A oposição, liderada pelo PSDB, acredita que poderá usar o envolvimento de Vargas com o doleiro Yousseff para ligar Gleise, que é candidata ao governo do Paraná contra Beto Richa, do mesmo PSDB de Aécio, com as relações mal explicadas entre Vargas e o doleiro. É claro, portanto, que o PT tem pressa em se livrar do estorvo em que Vargas se transformou.

Mas se é verdade que o petista André Vargas andou se utilizando de favores do doleiro Yousseff , como o uso de um helicóptero de sua proprieda-de, também é verdade que o tucano é também senador pelo Paraná, Álvaro Dias, fez uso dos mesmos favores. Como a Operação “Lava Jato” foi desencadeada pela Polícia Federal do Paraná, não nos espantemos se nos inquéritos aparecerem surpresas para ambos os lados.

CORTANDO A PRÓPRIA CARNE

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• FRASE - “É na Educação que está o aperfeiçoamento hu-mano. O homem não é nada mais além do que a Educação faz dele. Afora isso, ele permanecerá mergu-lhado na mediocri-dade ”. A frase não é de nenhum político da atualidade, que tenta fazer da Educa-ção trampolim para se eleger. Seu autor foi o grande filóso-fo alemão Immnuel Kant, e foi pronuncia-da há “apenas” 290 anos...

• EMPECILHOS -

Para o ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota, hoje mais um desencantando com essa conversa de governar, enquanto não se implantar uma consciência de que para promover o desenvolvimento de um estado é preci-so união de todos, jamais chegaremos a um nível ideal. Com o governador seguindo um rumo e a oposição o outro, os avanços são sempre insatisfa-tórios.

• “CUTUCANDO” A FERA - É opinião generalizada que os petistas, a começar pelo presidente re-gional do PT, Diassis Muniz e o deputado José Guimarães deram tiros no pé, ao provocar os brios do ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati, na questão do Senado. Não se “cutuca onça com vara curta”, principal-mente se a dita cuja, além de rica, tem seu ego ferido em campa-nha anterior.

• NEUTRALIDA-DE A RISCO - Num país onde os minis-tros do Judiciário são nomeados atreves de manobras protecio-nistas, torna-se cada vez mais difícil para esse poder manter a neutralidade política. Este ano, mais quatro ministros do STJ es-tarão sendo aposen-tados. Quando forem nomeados os seus substitutos, aquele colegiado terá todos os seus 33 ministros nomeados por Lula e Dilma...

• VINGANÇA BESTA - Seria insen-satez e injustiça não condenar grande par-te do que a Ditadura Militar legou ao Brasil. Mas, a respeito do assunto, certas atitu-des não passam de palhaçadas. Como é o caso do projeto de lei da deputada Jan-dira Feghalli (PCdoB--RJ). Sua proposta é “anular as eleições dos presidentes Cas-tello Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo”. É falta do que fazer.

• PECADO DA GULA - Quando se diz que o PT “tem os olhos maiores do que a barriga”, há quem ache exagero. Agora mesmo essa moçada só pensa “naquilo”, ou seja, “encher” o Senado de petistas cearenses. Descartada a chance de chegar ao Palácio da Abolição, eles querem ter na Câmara Alta: José Pimentel, Catanho (se Eunício for eleito governador) e José Guimarães. Menos, menos!...

CURTO CIRCUITO

Preto no Branco

CONSULTORES PREMIADOS

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 25 de abril de 2014

LINHA AZUL

IRATUÃ FREITAS

Elenice Braga e Camila Ribeiro

Ana Aaú jo e Vicente Holanda

Geovania Duarte, Alves Francisco, Edvanildo Souza e Lucilene Lima

Luciano Cartaxo e Jé ssica Carvalho

Pedro  ngelo, Darlan Rodrigues e Sá via Rocha

Rogé rio e Rafael Gianette

Priscilla Rocha e Adnaldo Moreira

LANÇAMENTOPARTE II

Page 8: Caderno Linha Azul  25 de Abril 2014

Nas comemorações dos 72 anos do Sindicato das Empresas de Transporte de cargas e logística do Ceará, que ocorreu às 20 horas, por ocasião da entrega do Troféu Otacílio Correia para várias personalidades.

nnnOs agraciados: Governador

Cid Ferreira Gomes, empresários Ivens Dias Branco e Arcelino Lima e vice-presidente da AMC.

nnnAnfitrionado pelo presiden-

te Clóvis Nogueira Bezerra, o evento foi dividido em duas partes: Entrega das comen-das na primeira, e jantar na

segunda, que teve como cenário o Buffet Athenée, cuja parte musical ficou por conta da maravilhosa Banda Caribbean Kings, que foi do agrado geral dos convidados.

nnnA estimada Guadelupe Pes-

soa chega brevemente de Reci-fe onde mora, para curtir alguns dias com a família e amigos.

nnnMiriam Almada, Vera e Ilka

Tigre aproveitaram a Semana Santa para conhecer a Serra do Estevão, em tempo de retiro.

nnnChegando na cidade a estimada

Telma Sancho Passos, que marca a folhinha e vem festejar juntamen-te como nat da “mammy” Elen.

nnnDona Beatriz Philomeno

Gomes, passou os dias san-tificados no Mosteiro, com Pedro e Solange Philomeno. Selma e Mário Pagneretti re-ceberam na serra de Pacoti um grupo de amigos durante a Semana Santa.

nnnFátima e Haroldo Sanford

circulam na Capital Federal, e vol-tam sábado para um casamento.

nnnAniversariantes de hoje:

A d e m a r B e z e r r a , C i a n o Cunha, Urbano Costa Lima, Marilia Leitão e Marta Mon-te. Amanhã, parabéns para o

governador Cid Ferreira Go-mes, Denise Matos, Fátima de Deus e Karisia Pontes.

nnnDomingo, quem recebe nos-

sos parabéns, Cláudio Vale, Ér ick Vasconcelos, Franzé Morais, Maria José Emygdio e Miriam Markan Gaspar.

nnnA simpática Dolores Ara-

gão que comanda uma agên-cia de Modelos, festeja seu aniversário dia 14 de maio, numa “Noite nas Arábias” no Zahlé de Silvana Romcy.

nnnSenador Eunício Oliveira,

preparando para 10 de maio na cidade de Crateus, o 12O Encontro Regional do seu partido, o PMDB.

GOVERNADOR RECEBE OTACÍLIO CORREIA

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 25 de abril de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

FLORENSE RECEBE PARA JANTAR ESPECIAL DURANTE FEIRA DO MÓVEL 2014

• A simpática Dolores Aragão que comanda

uma agência de mode-los, festeja seu aniversá-rio dia 14 de maio, numa

“Noite nas Arábias” no Zahlé de Silvana Romcy.

• Senador Eunício Oliveira, preparando para 10 de maio na cidade de Cratéus, o 12o Encontro Regional do seu

partido, o PMDB.

E MAIS...

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

Marlene Mércia Barbosa, nome que foi le -genda em nossa sociedade, uma figura que passou pela vida e só fez o bem aos seme-lhantes. Foi casada em segunda núpcias com o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Muni-cipal de Fortaleza, José Maria Couto, e foi feliz. Uma figura que eu quis muito bem, residiu na avenida Duque de Caxias, perto da minha casa. Marlene foi diretora da Câmara, onde todos à estimava. Nossa homenagem especial para Marlene Barbosa que na foto aparece com a grande amiga Alessandra Aragão.

Para aproveitar a atmosfera inspiradora do mais importante evento do setor, o Salone Internazionale Del Mobile, em Milão, Camila Carneiro Johnson, diretora de marketing da Florense Rebouças, D&D shopping, e Lar Center, agitou a capital do de-sign com um badalado jantar no ristorante La Pobbia 1850, na Via Gallarate, um dos mais tradicionais da Itália, para comemorar a premiação Passaporte Florense 2014.

Lívia Sampaio, Airton Bezerra e Deborah Susane apreciando os sabores da Venetoni

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”

Entre mais de 30 espe-cialidades médicas, a administradora da clí-

nica Otomédica, localizada na Av. 13 de maio, Emanoella Nogueira, destaca a aborda-gem mais humana do corpo clínico como referência e di-ferencial do lugar. “A nossa saúde é crítica. Por isso, cada um tem que fazer sua parte, do contrário nada mudará. E eu percebo isso entre os nossos médicos. São profi s-sionais qualifi cados, éticos e responsáveis com seus pa-cientes, porém, é o lado hu-mano que se sobressai”, pon-dera Emanoella.

Inaugurada em 1998, a clí-nica tem como carro-chefe a otorrinolaringologia, especia-lidade do Dr. Mororó, funda-dor da Otomédica. Segundo Emanoella, a visão moderna, aliada ao esforço de planejar uma estrutura com excelência técnica, ampliou rapidamente a diversidade de especialida-des médicas, além de outros serviços como laboratórios e um centro de angiologia.

A localização da clínica, situ-ada em um ponto estratégico da cidade, é outro diferencial na análise da administradora. “Além da localização, acessível para todos, pois interliga vá-rios bairros, tem a praticida-de. A nossa diversidade faci-lita a vida do paciente. Ele sai do consultório e, muitas vezes, não precisa se locomover para longe. Numa sala vizinha ou

em outro andar, ele já faz seus exames. E aqui entra o mais importante. Nossos pacientes se sentem bem aqui. Eles sem-pre voltam. Não tem apenas um fator para isso acontecer, é o conjunto. Temos um cor-po clínico muito qualifi cado. Temos um atendimento per-sonalizado e humano, que res-peita o paciente. E ainda te-mos essa estrutura funcional que otimiza a vida e o tempo dele”, relata Emanoella.

CARTÃOO Cartão Otomédica foi uma

das primeiras ideias aplicadas por Dr. Mororó na clínica. O cartão garante um signifi ca-tivo desconto nas consultas e exames de algumas especiali-dades. Conforme Emanoella, foi uma solução encontrada pelo fundador da clínica para pessoas que não possuem pla-

no de saúde. “É uma forma de facilitar o acesso aos servi-ços médicos de qualidade e o acesso ao cartão não tem bu-rocracia. Na primeira consulta particular paga integralmente, o paciente segue para a recep-ção da otorrinolaringologia e solicita seu cartão. É rápido e o paciente já sai da clínica com ele”, comenta.

PATHUSA parceria entre a Otomé-

dica e o Laboratório Pathus, destaca Emanoella, agrega mais um valor para a clínica. Segundo ela, o laboratório, além de atender a demanda da Otomédica, ainda atrai pa-cientes de outros espaços, que são encaminhados por seus médicos. Para a administra-dora, esse fl uxo refl ete a cre-dibilidade do Pathus e reforça o argumento de que a clínica

acerta ao focar nas necessida-des do paciente.

“Percebo a grande deman-da que chega ao laboratório. Chama atenção o número de pacientes que vem de fora, de outras clínicas, para fazer seus exames aqui. E esses pacien-tes têm muita confi ança no trabalho do Pathus. Não ape-nas os pacientes, mas, os mé-dicos também. Nunca vi, por exemplo, um médico sequer contestar ou mandar repetir os exames. A reputação do laboratório acaba sendo uma referência para a gente. A nos-sa parceria é muito vitoriosa”, avalia Emanoella.

OTOMÉDICA“Na saúde, cada um tem que fazer

sua parte, do contrário nada mudará”

LABORATÓRIO DE PATOLOGIA

Av. Pontes Vieira, 2591 | Tel: 85.3207.9303

ANDERSON SANTIAGO