caderno linha azul 16 de maio 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 16 de maio de 2014 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (HEBREUS 11 : 6) FÓRUM ANIVERSÁRIO DEGUSTAÇÃO Participando do “Fórum Liderança e Gestão em um Mundo de Rupturas”, empresário Jório da Escóssia com o organizador do evento e presidente da Gomes de Matos Consultores Associados, Eduardo Gomes de Matos. LANÇAMENTO No lançamento de mais uma edição da revista GRUA, que aconteceu no restô do Ideal Clube, casal anfitrião Régis e Aurila Frota. Durante missa de ação de Graças em comemoração ao seu aniversário, deputada Eliane Novais com seus filhos Artur, Mário e Daniel. Sommelier Alexandra Corvo, uma das mais importantes do país, veio para evento no Boteco Praia, onde deu dicas de harmonização do Whisky Old Parr Silver com os petiscos preferidos dos cearenses, como mini-coxinhas de caranguejo. Pág. 5 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 7

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 07-Feb-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 16 de maio 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de maio de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

FÓRUM ANIVERSÁRIO

DEGUSTAÇÃO

Participando do “Fórum Liderança e Gestão em um Mundo de Rupturas”, empresário Jório da Escóssia com o organizador do evento e presidente da Gomes de Matos Consultores Associados, Eduardo Gomes de Matos.

LANÇAMENTO

No lançamento de mais uma edição da revista GRUA, que aconteceu no restô do Ideal Clube, casal anfitrião Régis e Aurila Frota.

Durante missa de ação de Graças em comemoração ao seu aniversário, deputada Eliane Novais com seus filhos Artur, Mário e Daniel.

Sommelier Alexandra Corvo, uma das mais importantes do país, veio para evento no Boteco Praia, onde deu dicas de harmonização do Whisky Old Parr Silver com os petiscos preferidos dos cearenses, como mini-coxinhas de caranguejo.

Pág. 5Pág. 4

Pág. 4

Pág. 7

Page 2: Caderno Linha Azul 16 de maio 2014

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom, J.Juniro e Luiz Xavier

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• Considero grandeza alguém admitir suas falhas e, principalmente, saber tirar lições . Foi o que aconteceu com uma pessoa que quero bem. Durante um período, ela trabalhou em uma em-presa, saiu e, depois foi convidada a voltar. Mas, aos poucos percebeu não ter sido um grande passo o retorno. Admitiu “ter sido por pura vaidade”. A ruptura teve marcas profundas. Admite ter errado ao “desabafar” alto. Mas agora é olhar pra frente com a sereni-dade e a prudência que só o tempo pode nos ensinar. Segura de si , não tenho dúvidas que essa pessoa tem ainda muito a ensinar na profissão que exerce . Desejo a ela muito êxito em qualquer escolha. Com um detalhe : sem alergia a pelos …. Ai sim, a alegria será em todos os sentidos.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Ontem, assistindo a um documentário sobre tatuagens, pude verificar como as cousas no mundo estão girando numa rapidez incrível! Cousa que a bem pouco tempo não era aceitável e nem de bom tom, hoje começa a ser aceita socialmen-te e alcançando pessoas de nível social mais elevado.

Estou falando sobre tatuagens. Creci sabendo que estas, eram recriminadas no meio familiar, que quem as aderia eram pessoas de algumas tribos e não eram bem aceitas de forma alguma no meio so-cial a que pertenciam; elas denunciavam um nível inferior ou não tão bem conceitua-do como o exigido.

De repente, uma onda de pessoas de um patamar elevado passa a integrar algo que vem à tona com a moda e aos pou-cos vai tomando vulto. É impressionante o número de pessoas que aderiram à esta prática e como procuram a tatuagem como forma de perenizar a razão de sua dor e gritar ao mundo que aquela lembrança ou saudade é eterna!

Assim sabemos que somos todos iguais, a mesma dor que dói em mim, dói em to-das as raças do mundo; nada difere, ape-nas o estoicismo de cada um.

As pessoas chegam ao atelier do “artis-ta”, contam suas estórias quais estivessem em um consultório de um psicólogo, eles escutam com devoção e vão desenhando aquela obra de arte com a maestria de um gênio. É perfeita a arte deles!

Depois da bela canção de Chico Buar-que “Tatuagem”, o número de pessoas em busca desta arte aumentou consideravel-mente. Aliás, uma letra além de inteligente, muito bonita.

Creio que o sofrer é insano e pensam que, com o gesto de tatuarem-se alcançam o destinatário.

Surge então uma curiosidade. Hoje, a pele é lisinha, linda e a tatuagem fica uma obra de arte! E o amanhã? Quando a pele enrugar como desgaste normal do tempo como ficará esta beleza? A tatuagem en-velhecerá igual ao envelhecimento da tela. A dor transportada para a pele através da tatuagem vai enrugando, vai desbotando qual a cicatriz interna da alma. Perenizou--se? Sim, interiormente e exteriormente, porém, ambas envelhecerão sozinhas. O destinatário será sempre a saudade!

TATUAGEM…

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de maio de 2014

LANÇAMENTORégis Frota, editor da Revista Grua, foi o anfi trião do coquetel de lançamento do número 04 da publicação

que trata de cinema, literatura e artes.

• EXPANSÃO - A Ambev inau-gura, segunda-feira, 19, a sua fábrica, em Aquiraz, com a pre-sença do presidente da Companhia, João Castro Neves, e do Governador do Ceará, Cid Gomes.

• CHANCE - A Fiec, por meio do Instituto de Desen-volvimento Industrial do Ceará (INDI), recebe , até hoje, currículos para sele-cionar estudantes a 5a Edição do Pro-grama Apóstolos da Inovação. (www.sfiec.org.br/indi)

• SAÚDE - Com o tema “O poder do cuidar” termina hoje, a Semana da Enfer-magem, do Hospital e Maternidade Gastro-clínica.

• EMPREEN-DER - Para registrar os 25 anos de atuação , a Federação dos Transportes - Cepimar lançou um selo come-morativo alusivo a data.

• AGENDA - Como parte do Circuito Piollin, será apresentado, hoje, o espetáculo “A gaivo-ta”, no teatro do Sesc Senac Iracema .

Noooo

Ré gis e Aurila Frota

PECNORDESTEO 180 Seminário Nordestino de Pecuária (PEC Nordeste) aconteceu, no Centro de Eventos do Ceará, com o tema “Pecuária: Segurança Alimentar Animal” . O evento também debateu as formas de convivência com o semiárido

nordestino. Na oportunidade da solenidade de abertura algumas personalidades foram homenageadas.

Lú cio e Beatriz Acâ ntara

Mantovani Colares e Má rcia

Ré gis Frota com Juarez de Castro

Wanda Tahim

Francisco José Falcã o e Osmar Vasconcelos Cibele Pontes com Ré gis e Aurila Frota

Amilcar de Paula Pessoa com Aguiar Moura Ré gis Frota e Francisco José Falcã o Ré gis Frota autografa as revistas

Autoridades Domingos Filho e Flá vio Saboya

Flá vio Sabó ia, Torres de Melo e Ká tia Abreu Joã o Porto Guimarã es, Raimundo Gomes de Matos e Paulo Helder

Silvana Frota com a senadora Ká tia Abreu Gerardo Fonteles, Prisco Bezerra e Domingos Filho

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 3: Caderno Linha Azul 16 de maio 2014

Fique por dentrodos seus direitostodas as últimasquintas-feiras

d e c a d a m ê s .

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de maio de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (ÊXODO 15 : 2)

Page 4: Caderno Linha Azul 16 de maio 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

“Poder moderno é falar a verdade, ainda que seja incômoda.” Ciro Gomes,

político brasileiro Percorro um texto de Renato Janine Ribei-

ro, professor de ética e de fi losofi a política da Universidade de São Paulo. A propósito, há algum tempo encontrei, acidentalmente, José Serra em uma reunião social e perguntei: “leu o que o R.J. Ribeiro escreveu agora sobre você?” Serra havia lido e parece que não gos-tara do que lera.

Renato é respeitado pelos que o leem, e os seus textos são enxutos e profundos. No arti-go “O Brasil pode dar certo”, escrito no jornal “Valor” de 30.12.2013, ele enumera os pilares da boa política: ética e gestão. A seguir, escla-rece, com base em versão mais à esquerda- não necessariamente o axioma dele -, o que

seria um país dar certo.Em primeiro lugar: sistema de saúde efi-

ciente e justo. Para ele, esse momento acon-tecerá quando “ninguém precisará passar a vida acumulando para o dia em que pagará 2 mil reais de plano de saúde e ainda con-sultas e cirurgias”.

Em segundo lugar, vem a Educação de qualidade, gratuita ou quase. Renato expli-ca: “proporcionar, a todos, condições de concorrer em certa igualdade, neutralizando o bônus que a riqueza concede a alguns...deixar que aflorem as mais variadas compe-tências... Hoje há mais espaço para cada um seguir sua vocação”.

O terceiro ponto endossado é o “trans-porte público bom, em grande parte - pelo menos nas maiores cidades - sobre trilhos”. E aduz: “O transporte público deve ser subsi-

diado, porque traz vantagens para a cidade... O Brasil é perverso: subsidia o carro privado, com isenção de impostos e construção de vias, por que não o transporte público, que é mais saudável?”.

Em quarto posto vem “a segurança pública decente, com policiais que respeitem o cida-dão em vez de ameaçá-los, e sejam dispostos e capacitados a apurar crimes”. Esta é a re-ceita básica para um país dar certo. Cada um faça o seu juízo de valor e conclua se estamos – ou não – no caminho correto. Ele conclui: “A fusão da ética com a efi ciência é o segredo – que aguardamos da boa governança”.

Esta quase cópia literal de um dos eixos do vário pensamento de Janine Ribeiro foi a forma que encontrei para dar oportunidade de leitura neste resumo compilado aos que estão gerindo ou pretendem gerir a “Res Pu-

blica”, a coisa pública, o que é de todos e não é de nenhum. Todos precisamos parar de culpar o outro. O outro somos nós tam-bém. O que fazemos de errado interfere na vida do outro. E vice-versa.

Este ano teremos eleições para os go-vernos estaduais, deputados estaduais e fe-derais, parte do Senado e a presidência da República. Assim, além de criticar os outros, os candidatos têm que mostrar quem são, o que já fizeram e como se definem para, pelo menos, nesses quatro temas básicos apresentados: saúde, educação, transpor-te público e segurança. O eleitor deve estar atento a todas as falas, especialmente às dos quem imaginam saber, pelo menos, o que significam ética e gestão. Na teoria e na prática. Apurem os ouvidos e abram os olhos.

O BRASIL ESTÁ NO CAMINHO CERTO?

JOÃO SOARES NETO

Escreve

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de maio de 2014

LINHA AZUL

FÓRUMCom o objetivo de provocar refl exões e inspirar descobertas, a Gomes de Matos Consultores Associados realizou o “Fórum Liderança e Gestão em um Mundo de Rup-

turas”, no Blue Tree Pemium Hotel. O evento teve como proposta disseminar os conceitos e práticas inovadoras trazidas pelo seu presidente, o empresário, Eduardo Gomes de Matos, em conferências e eventos que ele vem participando ao longo dos últimos meses

Equipe Gomes de Matos e consultores associados Jó rio da Escó ssia e Eduardo Gomes de MatosAlberto Mistrello, Aragã o Neto, Eduardo Gomes de Matos e Luciana Villas Boas Walyson Soares, Rafael Galdino e Gomes dos Santos

Eduardo Gomes de MatosEduardo Goems de Matos, Graç a Dias de Souza e Henrique Thé

Murilo Monteiro, Eduardo Gomes de Matos, Maria Lú cia e Pedro Paulo Negrã o Emerson Lima e Emí dio Jú nior Madalena Matos

Victor Arruda, Jacinto Ferreira Gomes e Alexandre Bastos Verô nica Ramos e Guilherme Pequeno Reginaldo e Ana Paula Braga

Boas práticas de gestão na assistência social premia 35 municípiosQuem apresentar o

maior número de pro-jetos sociais ganha

um notebook, o segundo lu-gar um tablet e o terceiro uma câmera fotográfi ca. O melhor projeto com destaque nacional também será agraciado com um prêmio. Os demais muni-cípios entram para numa lista de sorteio de brindes ,ofer-tados por alguns parceiros, todos eles só conhecerão o resultado no momento da so-lenidade, ressalta a jornalista Silvana Frota, diretora e edito-ra da Revista Ceará e Municí-pios, que criou esta comenda há 19 anos, com o intuito de promover a assistência social nos municípios.

A entrega das homena-gens a 35 município, será dia 29 de maio, às 19h30min,no Salão Nobre do Náutico Atlé-tico Cearense, um dos parcei-ros do evento, ao lado da Cai-xa Econômica Federal, que vai fazer uma doação para a Orquestra Filarmônica Flor da Serra, do município de

Croatá, composta por 44 jo-vens de escolas públicas do município. A Escola de Mú-sica Som que Encanta, com o Projeto Mirins da Sanfona , composto por cinco crianças de Tauá, também fará uma apresentação especial no evento, e o Grupo Mãos que Falam , de Santa Quitéria, todos eles irão apresentar-se antes e durante a solenidade. Os convidados serão recep-cionados pelo Circo Escola Educarte de Santa Quitéria e pelo sexteto saxsofone de Croatá. Será uma noite de ho-menagens mas também uma noite cultural, promovendo os valores da nossa cultura interiorana, mostrando que os nossos municípios estão cada vez mais preocupados em cumprir a Lei da Assis-tência Social-Loas, aplicando os recursos que recebem e in-vestindo no fortalecimento e na proteção das famílias em estado de vulnerabilidade so-cial, diz a jornalista.

Os municípios são esco-

lhidos após preencherem um questionário de avaliação onde precisam apresentar projetos de proteção social es-pecial, e de proteção social bá-sica, ter implantando Centros de Refêrencia da Assistência Social, (CRAS) e Centros de Referência Especializada de Assistência Social(CREAS), ter projetos de alimentação nutricional ,trabalhar a inclu-são Profi ssional dos integran-tes do Bolsa Família, e nesse

sentido, a maioria das cida-des estão conveniadas com o governo federal, buscando o Programa Nacional de Pro-moção do Acesso ao Mundo do Trabalho-ACESSU, que tem por fi nalidades promo-ver a integração dos usuários da assistência social ao mun-do do trabalho. Isso tem sido possível também, através do Pronatec-Programa Nacional de Ensino Técnico e através do Programa Primeiro Passo,

Criado no atual governo, pela Secretária do Trabalho e De-senvolvimento Social do Go-verno do Estado-STDS.

CADASTRO ÚNICO

O Cadastro Único é a fonte que norteia todos os progra-mas e projetos sociais a nível municipal, estadual e federal.Depois de trabalhar fortemen-te o programa erradicação do trabalho infantil ( PETI) , os municípios estão agora preocu-pados com a questão, das dro-gas e da prostituição infantil, e principalmente, estão bus-cando Parcerias com o gover-no federal para capacitar sua população, disse o presidente em exercício da Associação dos Prefeitos do Ceará, Expe-dito Vasconcelos, que teve seu município como um dos es-colhidos. Lá ele executa nada menos que 38 projetos sociais.

Durante a solenidade três instituições serão agraciadas com o troféu: a Assembleia Legislativa com o Troféu In-clusão Social, pela criação do

Programa “ Ceará Sem Dro-gas” , o Conselho de Secretá-rios Municipais de Assistência Social -COEGEMAS, com o Troféu Mérito Social, pela in-tegração que tem promovido entre os secretários,e a Coelce, com o Troféu Responsabilida-de Social, com o projeto Nave Coelce. Cada município indica, também, um Amigo para rece-ber o Certifi cado de Amigo do Município,entre eles destaca-mos o senador Eunício Olivei-ra, deputados federais Gene-cias Noronha, Domingos Neto, Chico Lopes, Ariosto Holanda, Raimundo Gomes de Matos, e os estaduais,José Albuquerque, Mauro Filho, Gony Arruda, Sér-gio Aguiar e Camilo Santana.

,

Evento dia 29 de maio, somen-te para convidados Apresentação da Orquestra Filar-mônica de Croatá , projeto Mirins da Sanfona de Tauá, e Mãos que Falam e Circo Escola Educarte , de Santa Quitéria.

SERVIÇO

Jornalista Silvana Frota comanda há 19 anos a entrega da premiação

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

DIVULGAÇÃO

Page 5: Caderno Linha Azul 16 de maio 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de maio de 2014

LINHA AZUL

“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”ISAÍAS 1: 17

Eliane Novais com seus fi lhos Artur, Má rio e Daniel Eleuté rio

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇASPara comemorar mais um ano de vida da deputada Eliane Novais, uma missa em Ação de Graças foi celebrada na Igreja São Vicente de Paula.

Nooooo

Krauzer Costa e Lise Novais

Osana Ximenes, Eliane Novais e Joã o Borges

Briane de Castro e Montiele Arruda. Daniela Valente e Cecilia Correia

Anastá cia Ramalho e Marcelo NevesAdriana, Graç a e Danielle Ximenes Miguel Dias, Rosâ ngela Dias e Cé sar Martins Teresa Borges

Islay Rangel, Francy Machado da Ponte e Stelinha Frota Salles Igreja Sã o Vicente de Paula lotada Renata Praciano, Eliane Novais e Briane de Castro

Maestro Poty e banda responderam pela parte musical da missa Padre Darci responsá vel pela celebraç ã o

Samara Araú jo e Recio Ellery

Silvia Campos e Auré lio Barroso

Elenice Braga Laura Mota e Manu Gomes Penha e Má rio Jú lia Ximenes, Cristiano Rufi no e Adriana Ximenes

Eliane Novais entre Cleide Regina e Maria Luiza Rufi noEliane Novais e Napoleã o Novais Neto Rose Bezerra e Eudilú cia da Silva Geovana Cartaxo Arruda e Larissa Morais

Maria Hozana e Marcos Amorim

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 6: Caderno Linha Azul 16 de maio 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de maio de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

ATUAÇÃO MARCANTETrês personalidades que contribuíram para o desenvol-

vimento econômico cearense, serão homenageadas pela Fiec, durante a solenidade comemorativa do Dia da Indús-tria, quinta-feira vindoura (22), às 19h, no La Maison Du-nas. O governador Cid Gomes, Valdelirio Pereira de Soares Filho, fundador da Microsol; e Francisco Demontiê Mendes Aragão, do setor de pedras ornamentais, serão agraciados com a Medalha do Mérito Industrial 2014.

MEMÓRIAS DE UM REITORO ex-reitor da UFC, professor Antônio Albuquerque de

Sousa Filho, lançou o livro “Meu Percurso na Universidade”, terça-feira passada, no Náutico. O autor reconstitui sua atu-ação acadêmica, desde o ingresso na universidade até sua longa trajetória em diversos cargos administrativos, através de quatro capítulos, dando ênfase ao processo de como aconteceu sua eleição para o cargo de Reitor e o trabalho desenvolvido na gestão entre 1991 e 1995.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Conciliações realizadas pelo TRT/CE em um só dia garantiram o pagamento de aproximada-mente R$ 450 mil a trabalhadores. De 45 audiên-cias agendadas, 18 terminaram em acordos entre patrões e empregados. • O musical “Cazuza - Pro dia nascer feliz”, de autoria de Aloísio de Abreu, dirigido por João Fonseca, será exibido dia 7 de junho, no Sia-rá Hall. Apresentado pelo cantor e ator Emílio Dantas, a história destaca a fase em que ele foi vocalista do Barão Vermelho ao sucesso solo. • Transtornos quase sem soluções: inúmeros pontos críticos no trânsito de Fortaleza em diversas ruas e avenidas devido aos buracos e alagamentos causados pelas chuvas e obras. • Dia 29 de maio acontecerá a I ExpoBeer Ceará, no La Maison Dunas. No script: degustações de cerve-jas, palestras e show musical. Ingressos limitados. • A data da mudança de sentido no tráfego da Aldeota viabilizando a implantação do sistema do binário entre as avenidas Dom Luís e Santos Dumont fun-cionará por completo a partir do dia 7 de junho.

A Belotur, agência de turismo de Belo Horizonte, realizou um almoço no tradicional restaurante Dona Lucinha, com o intuito de reunir alguns jornalistas do Brasil que

se encontravam em BH para o evento do jornal MG TURISMO.

PRIMEIRA LINHA

ALMOÇO

n Amanhã, (17) às 20h, no Santuário do Líbano, o enlace matrimonial de Nathá-lia e Paulo, fi lhos de Christia-ne e Daniel Figueiredo e de Teresa e Paulo Roberto Ho-landa, seguindo-se recepção no La Maison Dunas.

n Agradável e tudo preparado com muito bom gosto, o almoço festivo pelo Dia das Mães, anfi trionado por Madalena Rego e Renato Almeida, nas Dunas. Foi uma emoção à parte ouvir a voz de Sônia Machado, acompanhada do tecla-dista Gonzaga, cantando músicas inesquecíveis. Algumas presenças: Clei-de e Tim Correia, Hum-berto Camurça, Fernando

Machado, Alfredo Bachá e João Borges.

n Jacqueline e Tales de Sá Cavalcante receberam para impecável almoço em seu lindo endereço de Messejana, tendo o ministro Gilmar Men-des como fi gura central.

n Américo Picanço e Lilii Quinderé no co-mando da organização da festa dos Amigos da saudosa Boate Barba-rella, hoje, às 21h, nos salões do Ideal Clube.

n Para quem gosta de jazz de alto nível, John Pizza-relli realiza show, hoje à noite, no Iate Clube, com abertura da cantora Ana Canário e do tecladista Édson Távora.

AO PONTO

Madalena Rego entre Renato Almeida e Fernando Machado no emocionante almoço pelo Dia das Mães

Sônia Machado cantou lindas músicas nas Dunas, abemolado pelo tecladista Gonzaga

Patrícia(nascida Philomeno) e Augusto Diógenes em momento de descontração no Iate Clube

Dani Gesser e Paulo Oliveira ofi cializaram seu casamento em São Paulo. Amanhã, recebem os cumprimentos no Hotel Duro Beach, no Cumbuco

Agradá vel ambiente

Wlá dia e Jocildo Luz

Neuma Horta e Djalma Gomes

Alberto Gonç alves e Claret Rezende

Lilian e Carlos Grellmann com José Carlos Araú jo

Georgia Caetano e Iratuã Freitas

RAFAEL BERTACINI

Page 7: Caderno Linha Azul 16 de maio 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

A presidenta Dilma esteve essa semana mais uma vez vistoriando as obras da Transpo-sição do São Francisco que ganhou importân-cia especial na campanha deste ano em razão do grave problema de abastecimento de água por que passa o Estado de São Paulo, gover-nado há décadas pelo PSDB, principal partido de oposição ao PT, partido da presidenta.

O destaque para o projeto da Transposição do Rio São Francisco pretende pontuar justa-mente a diferença entre a gestão petista que tem realizado obras de grande envergadura para combater a estiagem, no Nordeste, das quais o maior símbolo é a Transposição, com a falta de planejamento do governo tucano, que sequer teve a capacidade de planejar uma pre-venção para a situação pela qual hoje passa o principal e mais rico Estado da Federação. Em seu discurso, no Ceará, Dilma chegou a criticar aqueles que nada fazem, mas vivem de apontar falhas nos que fazem, numa referência indireta às críticas de Aécio Neves, o pré-can-didato do PSDB, à sua gestão.

A situação do ex-governador de Pernam-buco, o também candidato Eduardo Campos, do PSB, também não é das mais confortáveis quando o assunto é a transposição, pois os atrasos que se atribui à obra são fruto da gestão de seu partido à frente do Ministério da Integração, quando comandado pelo ex--ministro Fernando Bezerra Coelho, que deixou a Pasta quando Eduardo resolveu disputar a presidência contra Dilma e hoje é candidato ao senado, por seu Estado Pernambuco.

Informações que nos chegam dão conta de que as obras da Transposição estão a todo vapor, com a contratação reforçada de tra-balhadores para recuperar o tempo perdido durante a gestão de Fernando Bezerra Coelho, fazendo da Transposição um dos carros chefes da reeleição.

TRANSPOSIÇÃO A TODO VAPOR

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• MILAGRE! Só pode ter sido mais um milagre da Virgem de Fátima, cujo dia 13 marcou mais uma visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará. O fato é que a chefe da Nação, com tantos outros “aba-caxis” a descascar, não citou, dessa vez, a nossa cada vez mais remota refinaria Premium. Além disso, e graças a Deus, nem repórteres, nem políti-cos tocaram o batido assunto.

• DESCALABRO. Mais um caso que explica a decrescente qualidade do ensino superior do Brasil. Só depois de mais ou menos seis anos, a Justiça resolveu, fi nalmente, fechar a Faculdade de Milagres do Ceará – FAMICE, que oferecia quatro cursos, mesmo sem ser reconhecida pelo MEC. Além do mais, formava turmas cujos formandos não rece-biam os seus diplo-mas ou certifi cados.

• SAFADEZA. O PT, embora tenha homens do porte do senador Suplicy e do deputado Artur Bruno, entre outros, continua se revelando um antro de safa-dezas, que crescem sem parar. A mais recente: segundo re-vela o TSE, o partido usa dinheiro público do Fundo Partidário, para pagar advoga-dos de mensaleiros. E tudo na nossa conta!...

• ISOLADOS. Quem acompanha as movimentações do PT de Fortaleza, toma conhecimento que, a cada dia o grupo de seguido-res da ex-prefeita Luizianne Lins e do ex-candidato Elma-no Freitas, trabalha isoladamente dos demais petistas, alia-dos do governador Cid. Tanto assim, que até os planos para a campanha pela ree-leição da presidente Dilma, são feitos à parte.

• HUMMM! Com a saída do ministro Marco Aurélio Mello da presidência do TSE, assumiu o ministro Dias Tóffoli, cujo “currículo” não deixa lideranças de oposição muito se-guras e muito menos satisfeitas. O res-ponsável pelo pleito de outubro, além de ex-advogado do PT, nomeado para o STF por Lula, absolveu o mensaleiro-mór, Zé Dirceu!...

• NÃO CREMOS.

Ante a expectativa de mais uma “Marcha sobre Brasília”, desta vez por mais de 5 mil prefeitos, vem a certeza de que eles, dificilmente deixarão de sair do evento de mãos abanando. Mais uma vez. Uma das mais importantes reivindicações, o au-mento do FPM para 23%. Com o caixa em baixa, dificilmente o Planalto irá atender a esse apelo.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoDEGUSTAÇÃOO Boteco Praia recebeu um grupo de convidados para uma degustação do whisky OLD PARR SILVER, conhecido como “o cowboy gelado”. Para comandar a noite, a Casa convidou uma das mais importantes sommelières do País, Alexandra Cor-

vo, que deu dicas de harmonização com os petiscos preferidos dos cearenses, como mini-coxinhas de caranguejo.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de mario de 2014

LINHA AZUL

Sommelier Alexandra Corvo e Eliza Estrada Priscila Romcy e Gigi Passos

Belle Vieira, Patricio Lima, Larissa Silva Inara de Almeida Amandio Leite, Fá tima Moraes e Odorico Menin

Ana Paula Sobral e Regina Mendonç a Daniel Negreiros e Diego Ribeiro André Linheiro

Belle Vieira e Lila Dourado Rejane e Ary Campos

Sé rgio Coelho e Alderito Oliveira Luis Eduardo Moraes e Paulo Coutinho Lié ge Xavier e Flá vio Maguila

Izakeline Ribeiro e Juciana Gurgel Emanuel Furtado e Tatiana Fortes

Jé ssica Fortes e Eduardo Dantas Sommelier Alexandra Corvo Gigi Passos e Inara de Almeida

Page 8: Caderno Linha Azul 16 de maio 2014

O Fortaleza Convention & Vis itors Bureau reúne, no próximo dia 20 de maio, o Trade Tur íst ico do Ceará , Conselho Curador da en-tidade e imprensa em um café da manhã. O objet i -vo é homenagear f iguras impor tantes do setor no Estado. Neste ano, I ramar Veríssimo Pinto, Demerval Castelo Branco Diniz e An-tônio Marçal Pinto de Castro receberão o “ Troféu Velas do Mucuripe”. A comenda é em homenagem aos res-ponsáveis pela criação da entidade e pelos relevantes ser viços prestados ao tu-rismo e ao setor de eventos do Ceará. O encontro acon-tecerá, às 8h30, na sede da Associação Brasileira da In-dústria de Hotéis do Ceará.

nnnO Consórcio Primavera, sob

o comando de Maria Simões Nogueira, esteve reunido na hora do almoço no Frederico, (Faustino). Na moldura, Terezi-nha Rolim, Fanny Soárez, Maria

Vital, Maria Esteves, Fátima Sanford e Neda Barros.

nnnA l i á s , N ê d a G o n ç a l v e s

Barros recebe a turma do Sempre Amigos, terça-feira, no Regina Diógenes.

nnnNa próxima quarta-feira, às

16 horas, Fátima German vai reunir, na D´Paris, uma turma de clientes para festejar o Dia das Mães, e Mulheres pelo seu Dia que ocorreu em março.

nnnUm grupo formado por

Vera S i lveira , Mar ia Tere -za Castelo Branco, Nonon Marques, I racema Santos, Fernanda Monteiro e Regina Fiúza, compareceu ao almo-ço na casa de Lúcia Carioca.

nnnE não esqueça: dia 5 às 18

horas, no Shopping Benfica, marca o desfile de escolha d o M a n e q u i m Pa d r ã o d o Ceará 2014.

nnnFoi comemorado, quarta-fei-

ra, o Dia da Assistente Social, no hospital Albert Sabim.

nnnPara comemorar o Dia das

Mães, Vera Silveira reuniu, em casa, para jantar, Rafaela e Deib Otoch Jr. com os fi lhos, Camila Sil-veira e Gabriel e Marcela Silveira.

nnnPorque está caída com a

virose, Camila Silveira adiou sua ida a Lisboa.

nnnTim-tim hoje para o ex-gover-

nador Lúcio Alcântara, Maria Luiza Jereissati Ary, Marcelo Loureiro, Marcelo Pinheiro, Se-ridião Montenegro e Vanessa Veríssimo. Amanhã, parabéns para Cristina O´Grady, Esther Barbosa, Fernanda Pinho, Fernando Cirino, Luiz Cidrão, Norma Guimarães e Raquel Machado. Parabéns a todos!!! Aniversariantes de domingo; Paes de Andrade, Liliane Fiúza e Osler Machado.

VELAS DO MUCURIPE

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de maio de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

A elegante Guadelupe Pessoa que curte temporada em Fortaleza com a fi lha Zobaida, retorna domingo à Recife onde Reside

Kátia Maggy, comandante do majestoso Teka´s Buffet, participa da Feira de Noivas no Shopping Paran-gaba. Ela aparece com a empresária de moda, Kaia Catunda

• Dia 28, a família de Enei-da Pessoa i rá comemorar seu centenár io de Nasci -mento, pois ela já par t iu para a casa do Pai . Uma missa será celebrada.

• E no dia 23 de maio, Lagildo Brasileiro e fi lhos, rezam por Núbia Brasileiro que faz sete anos de sua partida.

• M o e m a G u i l h o n , p r e -s i d e n t e d o L a b o r C l u b e, re u n i u s u a d i re to r i a fo r -m a d a p o r D u l c e Fr e i t a s , Nieta Camelo, Vera Sal les e G l o r i n h a B e s s a . Fo i n o Del Paseo o encontro para um planejamento.

E MAIS...

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

A sempre alinhada Gabriela de Castro, vista muitas vezes ao lado de seu saudoso marido dr. Arizio de Castro, que foi presidente do Tribunal Regional do Trabalho. Ele, que realizou um excelente trabalho naquele orgão.

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”

Em 2012, o Hospital Cura D’ars comple-tou 40 anos. Ao longo

desse período, o lugar era uma das principais referên-cias no serviço de obstetrí-cia em Fortaleza. A parceria com a Sociedade Beneficente São Camilo, firmada no iní-cio da década 2000, no en-tanto, colocou o hospital no processo de modernização e diversificação das especiali-dades médicas. Adotando o nome São Camilo Hospital Cura D’ars, a unidade avan-çou em relação ao pronto atendimento, corpo clínico, estrutura hospitalar, convê-nios, cirurgias e internações.

Atualmente, o hospital con-ta com 156 leitos e o apoio de quase 1.000 profi ssionais, entre funcionários e médicos. Em números, realiza cerca de seis mil partos, quinze mil ci-rurgias e atende cerca de qua-renta mil pacientes por ano em seu Serviço de Emergên-cia. Segundo o administrador do hospital, Aldenis Machado, o Cura D’ars está com um pla-no de expansão sendo execu-tado, que dobrará o número de leitos do hospital.

“Atualmente, um novo pré-dio com 10 andares está sendo construído. Iremos dobrar o volume de atendimento, trans-formando o Cura D’ares em um hospital de padrão diferen-ciado. Em termos de investi-mento em hospital, Fortaleza tem uma grande carência com

relação a leitos novos. Desde a abertura do Hospital Monte Klinikum, há 15 anos mais ou menos, não houve grande in-vestimento na cidade em no-vos leitos. Com a construção, o Cura D’ars vai contar com 300 leitos”, afi rma Machado.

Conforme o administrador, a carência de leitos é um dos grandes gargalos da saúde na cidade. Em algumas semanas do ano, explica Machado, não há leitos disponíveis em For-taleza. “E não estou falando apenas de quem utiliza o Sis-tema Único de Saúde (SUS), mas até de quem tem plano de saúde e que também não consegue leito disponível”, revela. Com previsão para inaugurar no segundo semes-tre de 2015, o novo prédio do São Camilo Hospital Cura D’ars puxou um investimento em torno de R$ 40 milhões.

PARCERIAPara o administrador do hos-

pital, todo bom serviço, princi-palmente um serviço complexo como o hospitalar, não dá para realizar sozinho. Diante dessa realidade, Machado destaca a parceria fi rmada com o Labo-ratório Pathus. Com a cobran-ça dos médicos por um labora-tório de patologia, o hospital buscou o Pathus.

“Um bom hospital só conse-gue oferecer serviços de qualida-de com bons parceiros. O Labo-ratório Pathus veio compor com a gente, atendendo um chama-do dos médicos que cobravam um laboratório com credibilida-de para realizar exames de aná-lises patológicas, que são muito importantes para o diagnóstico. Felizmente conseguimos uma parceria que atendesse tanto aos convênios com os planos de saú-de como o SUS. Hoje, todos os

exames são feitos pelo Pathus”, pontua Machado.

Conforme Machado, o cor-po clínico do hospital avalia positivamente o trabalho do laboratório e tem confi ança nos resultados. A interação entre os médicos e o labora-tório é outro fator que reforça esse relacionamento.

Hoje, destaca Machado, o hospital faz um exame que só é possível devido a interação entre a equipe cirúrgica e a do laboratório. O exame de con-gelação exige a participação do patologista durante o procedi-mento cirúrgico para analisar o material retirado do pacien-te. “O médico abre o paciente e tira uma amostra. Ao lado, o patologista leva a amostra para o laboratório. Ele faz o exame e manda o resultado para o médico que ainda está na sala de cirurgia. Dependendo do resultado, o médico fi naliza a cirurgia ou continua o procedi-mento. Isso evita que o pacien-te enfrente dois procedimen-tos. É um avanço em termo de qualidade. Mas exige sintonia entre a equipe cirúrgica e a do laboratório. Como tem funcio-nado bem, prova que a sintonia entre as equipes continua mui-to boa”, resume Machado.

HOSPITAL CURA D’ARSPlano de expansão dobrará o número de leitos do hospital

LABORATÓRIO DE PATOLOGIA

Av. Pontes Vieira, 2591 | Tel: 85.3207.9303

05 de junho às 18 horas.

• Hoje na Assembleia, o jor-nalista Ciro Saraiva lança seu terceiro livro.

NAYANA MELO

Aldenis Machado administrador do hospital