caderno linha azul 04 de julho 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 4 de julho de 2014 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (HEBREUS 11 : 6) Artur Bruno com as filhas, Mayara e Marina e a esposa Natércia Rios Deputado Artur Bruno autografa obra ao colega deputado Mauro Benevides Mesa de autoridades: Valdetário Monteiro, Ricardo Machado, Manoel Souza, Artur Bruno e José Augusto Bezerra ATUALIDADES DO BRASIL E DO MUNDO Aconteceu na Assembleia Legislativa o lançamento - pela editora Armazém da Cultura - do livro Atualidades do Brasil e do Mundo de autoria do deputado Artur Bruno, do historiador Manoel Sousa e do jornalista Daniel Sampaio. A apresentação ficou por conta do presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro. O prefácio é assinado pelo senador Cristovam Buarque. Pág. 5

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 01-Apr-2016

229 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 4 de julho de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

Artur Bruno com as filhas, Mayara e Marina e a esposa Natércia Rios Deputado Artur Bruno autografa obra ao colega deputado Mauro Benevides

Mesa de autoridades: Valdetário Monteiro, Ricardo Machado, Manoel Souza, Artur Bruno e José Augusto Bezerra

ATUALIDADES DO BRASIL E DO MUNDO

Aconteceu na Assembleia Legislativa o lançamento - pela editora Armazém da Cultura - do livro Atualidades do Brasil e do Mundo de autoria do deputado Artur Bruno, do historiador Manoel Sousa

e do jornalista Daniel Sampaio. A apresentação ficou por conta do presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro. O prefácio é assinado pelo senador Cristovam Buarque.

Pág. 5

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom e J. Júnior.

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• Causa uma certa emoção ver o entusiasmo dos brasileiros nesse momento do mundial. O futebol faz esquecer problemas e, questões so-ciais que antes do evento eram apontadas como grandes tragédias. Mas é bom que todos os en-volvidos nessa euforia saibam que daqui a pouco a realidade será outra. As cores verde e amarela não irão predominar, as bandeiras do Brasil não estarão em todos os lugares. Tudo passa. E, chega o momento em que precisamos refl etir sobre que tipo de vida desejamos ter. Podemos nos render ao óbvio que conduz a maioria ou podemos ajustar as teorias que permeiam nosso imaginário com a nossa conduta e construir uma nova realidade, o nosso novo mundo. Indepen-dente de Copa do Mundo.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Uma das características que reflete fortemente nossa personalidade é a dis-ciplina mental. Creio que todos nós co-nhecemos alguém da qual as pessoas di-zem: “não é bom falar hoje, pois está de péssimo humor”, o que significa que sua forma de agir nunca é a mesma existe os-cilações e, consequentemente, não é uma pessoa confiável, equilibrada para toda e qualquer ocasião.

Um dia, a voz é mansa e afável, no ou-tro age gritando, jogando os objetos para os ares.

É muito importante termos disciplina mental, adquirirmos esta qualidade e nela permanecermos. Sermos sempre uma pes-soa igual, para não aterrorizarmos os ou-tros, mesmo que tenhamos de tomar atitu-des graves e sérias.

Uma das cousas que devemos evitar a todo custo, é o grito ao invés do argumen-to. Quem possui uma argumentação bem constituída, vence sempre.

Dizem que a arma principal de quem não tem razão é o grito, porque quem possui boa definição não precisa de gritos e sim, de argumentos fortes e precisos mostrando serenidade e o porquê da discrepância.

O grito intimida, porém nada acrescenta para elucidar a questão: já o argumento, faz-nos raciocinar, traz-nos luz para acla-rar o impasse, mas na hora de aclarar tem quem faça opção pelo grito e aí tudo se transtorna e se transforma.

Só argumenta quem desenvolve o racio-cínio e possui leitura suficiente, pois quem não lê, “não fala, não ouve, nem lê”.

Quem sabe argumentar é um conhecedor de muitas causas, é um pacificador, é uma pessoa extremamente cautelosa e meticu-losa na arte de não melindrar as pessoas.

Quando conseguimos aquietar os senti-mentos em nossa mente, aprendemos a ser sempre a mesma pessoa, quer o tempo es-teja tempestuoso ou sereno.

Agindo com calma, conseguimos esta paz interna, esta característica de serenida-de que devemos fazer dela nosso reflexo, que nos vejam como alegria e paz, e não como uma pessoa com personalidade volú-vel que um dia argumenta e no outro usa o grito para demonstrar poder.

ARGUMENTOS…

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 4 de julho de 2014

ARRAIÁBastante animado o tradicional Arraiá do Ideal Clube que teve como atrações Joãozinho de

Irauçuba, Chico Pessoa e Elba Ramalho.

• VOTO - O Tribu-nal Regional Eleitoral do Ceará reuniu na terça-feira, dia primei-ro, juízes e servidores de 78 zonas eleitorais, da capital e interior do Estado, para tratar da organização das Eleições 2014.

• ZEN - Curso de Formação em Yoga “Clara Luz” acontecerá de agosto de 2014 até agosto de 2015, em Fortaleza (CE). Informações: (85) 3224.9832.

• ARTE - A expo-sição “A Obra Múltipla” de Francisco Wagner, com 26 criações, está em cartaz no Espaço Cultural dos Correios, até 9 de agosto.

• AGENDA - Um

circo em miniatura es-tará no teatro da CAI-XA Cultural Fortaleza, do dia 17 a 20 deste mês com o espetáculo “O Maior Menor Espe-táculo da Terra”.

• BALZAQUIANA - Para comemorar 30 anos a banda RPM (foto), faz show aqui em Fortaleza no dia 9, quarta-feira, no Musi-que, em Messejana.

• EMOÇÃO – Logo mais na Arena Castelão, às 17h, Bra-sil x Colombia. Quem viver verá.

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Morais e Ana Maria

Perpétua Pinto, Montiele Arruda, Fátima Duarte, Márcia Castro e Cân-dida Portela Rommel e Conceiç ã o Barbosa

Beth e Osmar Delboni

Aramici Pinto e Roberto Sé rgio Ferreira

Chico Pessoa

Elba Ramalho Walter Filho, Ângela Fernandes, Rejane Porto e Elenilton Jorge

Joã ozinho de Irauç uba

Maria de Lourdes e Aramici Pinto

Cé lia e Bosco Macedo

Sé rgio e Lucia Liebmann

Ideal Clube lotado

Morgana e Manoel Cardoso Linhares

Fátima e Juvenal Duarte

Aristofanes e Vânia Canamary

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 4 de julho de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (ÊXODO 15 : 2)

Embaixador Paes de Andrade junto com sua fi lha Karla Paes de Andrade estiveram presentes na convenção do PMDB, que lançou seu genro Eunicio Oliveira, a candidato a governador

Anchives Fernandes e Karliano Pereira Chef Dedé e Chef Ivanildo Luiza Fontenelle e Rubem Sales Marjorie Pereira e Marco Viana

Raimundo Gomes de Matos, Livino Sales e Adler Viana

Jane Alves, José Rangel e Enid Cã mara

Walmyr Neto e Giovani Garcez Viviane Garcez e Á lvaro Garcez Renata Teixeira, Mayara Teixeira e Karla RodriguesSandra e Livino Sales

Elenilton Jorge e Rejane PortoLara Sisnando, Odorico Menine e Fá tima Moraes

Chefs reunidos Denilson Muniz, Chef Nice, Maslowa Mesquita e Chef Dedé

n ESTÁ SENDO apreciada pelo prefeito Roberto Cláudio a lei mais estapafúrdia dos últimos tempos, a da proibição da “Pinada”, que determina que todos os assentos dos ônibus municipais fossem exclusivos das mulheres, idosos e defi cien-tes, proposto pelo vereador... A propositura foi motivada por inúmeras reclamações de mulheres que denunciaram ao sarro “inocente” de alguns passageiros ousados fazendo jus a pia-da: Uma senhora estava em pé em transporte coletivo quando sentiu uma encostada de um rapaz quando ela o questionou, “ei o que é isto? O moço desconfi ado pede desculpa e res-ponde que foi um momento de fraqueza. Automaticamente a vítima retruca; e por acaso a minhas nádegas é vitamina”.

Esta lei além de discriminar os homens respeitadores, causará muitos barracos pela não aceitação e será alegria de algumas bibas.

n BRASILEIROS INDAGAM o porquê Joaquim Barbo-sa solicitou sua aposentadoria doze anos antes. Mas uma vez ele surpreende, abdicou do poder, da vaidade, ao deixar o mais alto cargo do judiciário, Ministro do Supremo.

n PARA OS LOJISTAS cearenses, as vendas de maio e junho estão sendo a pior dos últimos meses. Só restau-rantes e bares da Beira-Mar é que estão faturando neste período da Copa.

n JÁ NÃO bastava às inúmeras promessas feitas sempre no período eleitoral por Dilma e Lula da constru-ção da Refinaria Premium II, em nosso Estado, como a conclusão da Transposição do Rio São Francisco. Agora é a vez da presidente da Petrobrás, Graça Foster, jogar esta lábia para os cearenses afirmando que o processo licitatório da refinaria acontecerá este ano, mas não fala em datas. Acho que ninguém cai mais nesta. E por falar em Foster, ela afirmou também que a gasolina vai subir, só não diz quando. Claro, depois das eleições!

n HÁ ALGUNS meses, o mundo político e os cearenses estavam ansiosos para ver o desfecho da “novela eleição majoritária para o Ceará”, que implicava na indicação do can-didato a governador da chapa dos Ferreiras Gomes, o retorno ou não de Tasso Jereissati, a confi rmação da candidatura de Eunício Oliveira, de Nicolle Barbosa pelo PSB e quais seriam as alianças formadas. Após inúmeras pressões e um tremendo estresse, o governador Cid Gomes surpreendeu a todos com a divulgação, na noite de sábado, da candidatura de Camilo Santana, para concorrer a governador do Estado. Nas últimas 24 horas, prazo fi nal do calendário; eleitoral para a realização das convenções dos partidos, mais surpresas surgiram: Tasso confi rma sua união ao candidato Eunício Oliveira e volta a polí-tica como candidato ao Senado; na vice-governadoria Roberto Pessoa; na chapa da situação Mauro Filho concorre à vaga ao Senado e na vice-governadoria a ex-secretária de Educação Izolda Cela. Novas peças vieram completar o complicado jogo político do xadrez. O PSB lançou a deputada Eliane Novaes como candidata a governadora, Nicole Barbosa descartou o convite de ser vice, fi cando o advogado Leonardo Bayma e, a ambientalista Geovana Cartaxo entra na disputa para o Sena-do. O Senador Inácio, Arruda que tem o mandato encerrado, desiste de concorrer a qualquer cargo nas eleições deste ano.

Com a Copa do Mundo rolando, a difi culdade da vitória do último jogo do Brasil e todo este desenrolar na política cearen-se e nacional fi quei meia excitada, nos últimos dias. Vibro com estas manobras e curto quando a política estar efervescente. Mas, a minha vibração durou pouco tempo quando li algu-mas declarações de alguns candidatos envolvidos no quadro político daqui, que veio carregada de extrema demagogia, palhaçada e emissão de um atestado de ignorância ao eleitor cearense ao tentar ludibriá-lo com aquelas falácias. Acredito e creio que foram proferidas em momento de emoção e que não serão repetidas no andamento das campanhas.

NotasSOLANGE PALHANO

[email protected]

LEI DA “PINADA”

APOSENTADORIA JOAQUIM BARBOSA

COMERCIANTES

LÁ VEM DE NOVO

O CIRCO ESTÁ MONTADO

FESTIVAL DO CAMARÃOTendo como palco o Restaurante Arte Nova, acon-teceu o pré – lançamento do Festival do Camarão da Costa Negra 2014, que acontecerá de 14 a 16 de novembro, na fazenda Cacimbas, em Acaraú.

BETH DREHER

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

Hoje, sexta-feira, 04 de julho, é feriado nos EEUU. A América para hoje. Os ame-ricanos, além de bandeiras hasteadas pela Independência deles, estarão de olho no jogo entre o Brasil e a Colômbia. Especial-mente, os 40 milhões de latinos que vivem da Flórida à Califórnia. Lembre-se que foi o genovês Cristóvão Colombo o descobridor de parte das terras hoje chamadas de Es-tados Unidos da América do Norte. Colom-bo originou Colômbia. Entretanto, Gisele Bündchen, brasileira longilínea, mora por lá, é casada com um jogador de futebol ameri-cano, não o nosso “soccer”, mas torce pelo Brasil com suas roupas estilosas. Shaquira, cantora colombiana que se mandou para fa-zer a América, também é ídolo por lá, mas encantou-se por um jogador espanhol que anda de mau humor. “Mala suerte”.

O fato é: hoje é sexta-feira que, segundo Nelson Rodrigues, “é o dia em que a virtude prevarica”. Então, esperemos o entardecer,

hora em que Vênus, a deusa do amor e da be-leza dirá por quem torcerá. A nossa sexta-feira é “viernes”, em espanhol, homenageando Vê-nus, mas é também dia de Afrodite, na mito-logia grega, deusa do afeto e da formosura. E como os brasileiros e as brasileiras, como dizia Sarney, se acham bonitos e formosos, vamos ver se Afrodite nos vê com bons olhos. Recordo que Luís de Camões, no “Os Lusía-das” mostra Vênus como a grande apoiadora dos heróis portugueses. Vasco da Gama à frente. E Vênus tinha a ajuda de Marte, o deus da Guerra. Ora, nós somos descendentes, en-tre outros, de portugueses. Não há como Vê-nus e Marte não estarem do nosso lado.

Nas famosas mídias sociais, que chamo de antissociais, há uma musiquinha feita agora pelos conterrâneos de Gabriel García Már-quez, que morreu em uma quinta, em que cantam ser hoje “o dia da morte de Neymar”, referindo-se a vitória deles no nosso Caste-lão. Voltando aos Lusíadas, há o canto dedi-

cado ao “Velho do Restelo”. Nele, são cha-mados de vaidosos aqueles que, por cobiça ou ânsia de glória, se lançam em aventuras ultramarinas. Não seria o caso simbolista da “da morte de Neymar”?

Nós não queremos que ninguém morra. Que todos saiam felizes, inclusive Neymar e James Rodriguez, sem falar em Felipão, com sua cara de dono de churrascaria do interior dos pampas. Até a psicóloga Regi-na Brandão, com sobrancelhas arqueadas por algum aditivo químico, foi chamada para falar com os meninos-chorões que ganham milhões e deveriam ser mais corajosos. Ela, Regina, disse (FSP, 02.07. D11): “A psicologia do esporte tem a sua metodologia científi ca, não é autoajuda, com palestrinhas antes dos jogos. Há toda uma contextualização dos atletas, do grupo, do momento, que é levada em conta”. Será que os jogadores sabem o que é “contextualização” e vão seguir a sua “metodologia científi ca”, em meio às canela-

das do jogo? Talvez um cantor de pagode ou samba de raiz desse mais energia.

Agora, em Fortaleza, do grande hotel em que estão hospedados, os jogadores pode-rão olhar pelas janelas envidraçadas e ver uma favela pequena, com meninos vadios, em um dos poucos morrinhos da cidade. O “Morro do Ouro” está engalanado com as cores verde-amarela e é provável que levem os atletas a pensar e a lembrar dos seus sonhos de crianças humildes. Recado para todos, do Júlio César ao Hulk, passando por Neymar: não se deixem embalar pelo luxo do centro de treinamento de Teresópolis, a empáfia ensinada por agenciadores, o orgu-lho e a segregação imposta pela segurança em aviões especiais e ônibus de vidros es-curecidos, com seguranças em zig-zig. Vo-cês são povo. Pisem o chão da realidade. O povo luta, enfrenta obstáculos e, quase sempre, vence. Vocês sabem disso. Mos-trem quem são. Com certificado de origem.

HOJE, HOY, SEXTA-FEIRA, VIERNES, VÊNUS E A FAVELA

JOÃO SOARES NETO

Escreve

SKAL NA COPAA presidente do SKAL de Fortaleza comandou a feijoada SKAL NA COPA que aconteceu na barraca Fortal Beach do skalega Cláudio Ary.

A Banda Samba de Amigos animou os convivas. Na ocasião aconteceu a entrega do Troféu Skal na Copa para Roberto Lopes, Ferrucio Feitosa e Salmito Filho, dentre outros homenageados e foi também comemorado os aniversariantes do mês de maio e junho.

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 4 de julho de 2014

LINHA AZUL

IRATUÃ FREITAS

Chef Isaac Batista recebendo homenagem pelo bonito trabalho Silvana Frota, Faustino, Natalia Fernandes e Théo Cordeiro Epitácio Vasconcelos, Malu e Priscila Cavalcanti

Bolo dos skalegas aniversariantes Kássio César, Fernando Castro Alves , Priscila Cavalcanti, Circe Jane, Arnaldo Jr e Fernanda Gomes

Isaac Coimbra recebendo o botton Skal da ma-drinha Catarina Marino

Alfeanas no Skal da Copa

Casal Natalia e Cláudio Ary recebendo mimos da presidente Skal

Panorama do eventoRicardo e Roberto Lopes representando o pai Ricar-do Lopes, coordenador do comitê FIFA Fortaleza

Regina Jereissati e amigaSkaleha Manoel Cardoso e famíliaElenice Braga, Selma Cabral, Pompeu Vasconcelos e Cláudio Ary

Priscila com as esculturas de frutas by chef Isa-ac Batista Priscila Cavalcanti, Flávio Tôrres e Selma Cabral Priscila Cavalcanti, Cláudio Ary e Silvana Frota Coronel Garcez, Silvana e Pompeu Vasconcelos

Priscila Cavalcanti, Cláudio Ary e Selma CabralStaff Priscila Eventos Priscila Cavalcanti, José Maria Peixoto e Rebeca Façanha

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 4 de julho de 2014

“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”ISAÍAS 1: 17

ATUALIDADES DO BRASIL E DO MUNDO

O deputado federal Artur Bruno, lançou, no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa, seu novo livro “Atualidades do Brasil e do mundo”. A obra foi apresentada pelo presidente da OAB-CE advogado Valdetário Monteiro.

LINHA AZUL

Ferrucio Feitosa com Artur Bruno

Carlos Augusto Patinhas e Oto de Sá Cavalcante

Jackson Sampaio e Artur Bruno

José Augusto Bezerra, Daniel Sampaio e Maurício Holanda

Carla Soraya foi a mestre de cerimô nia do lanç amento

Mayara, Marina, Artur Bruno e Naté rcia Rios

Presidente da OAB-CE Valdetá rio Monteiro apresentou a obra

Pedro Jorge Medeiros, Valdetá rio Monteiro, Jardson Cruz e José Pimentel

Camilo Santana e Artur Bruno

Lucirene Maciel

Maurício Holanda

Mauro Benevides fala aos presentes

Acrísio Sena

Zenilce Bruno

Mesa de Honra

Autor autografa a obra

Raimundo Bruno da Cunha

Vanilo Carvalho, José Pimentel e Mauro Filho

Procurador Ricardo Machado e Artur Bruno

Odorico Monteiro e José Augusto Bezerra

José Airton Cirilo com autor

Alexandre Alencar e Valdetá rio Monteiro

Artur Bruno fala aos presentes

Ricardo Machado, Mauro Filho e Manoel Souza

Mauro Benevides e René Barreira

DIVULGAÇÃO

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 4 de julho de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

AGITAÇÃO MUSICALFortal, o maior festival de carnaval fora de época do ano,

será realizado em Fortaleza, entre os dias 24, 25, 26 e 27 de julho. Entre as novidades da 23a edição estão as estreias dos blocos Me Abraça, com Durval Lelys, Coruja de Ivete Sangalo, Largadinho, com Cláudia Leite, e Vumbora de Bell Marques, que também animará o bloco Siriguella. Já a ban-da Chiclete com Banana vai puxar o bloco Eh Loco. Demais atrações se apresentarão na Arena Fortal e camarotes.

AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Maciço de Baturité servirá de palco para a terceira edição do Viva Guará-Sons e Sabores de Guaramiranga, promovido pelo Sebrae/CE,de 18 a 20 de julho próximo. Abordará os caminhos de um empreendedorismo aliado às práticas sus-tentáveis em diversas áreas, como agroecologia, efi ciência energética, gastronomia e arquitetura, distribuídas numa programação variada, com ofi cinas, painéis e exposições, destacando o II Workshop Regional de Turismo Sustentável.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Arnaldo Niskier e Aires de Brito, da Academia Brasileira de Letras, farão palestras por ocasião do “Setembro Cultural – Ideal Clube”. O evento traz, en-tre outras atrações, uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, com regência e apresentação de Waldonys. • Theatro José de Alencar vem passando por uma série de obras, com investimento por parte do Governo do Estado de R$ 2,3 milhões. Os trabalhos serão concluídos brevemente, sem afetar a interrupção da programação do teatro. • Conselheiro Artur Silva Filho sairia do TCM compulsoriamente em março de 2015, quando com-pleta 70 anos. Contudo, em função de acordo político com o governador Cid Gomes, ele deverá se aposen-tar brevemente, deixando a vaga desocupada para Domingos Filho. • Com a presença do CEO global, Lou-renço Bustani, a empresa de consultoria Mandalah, promove coquetel de lançamento de sua operação no Nordeste, dia 17 de julho, no L´Ô Restaurante. • Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza aprovou o tema do Natal de Luz deste ano:“Presentes”. A campanha pretende dsistribuir mil mudas de árvores na cidade duran-te o período natalino.

Muito emocionante a cerimônia de casamento de Marcela Cavalcanti e Leonardo Mindêllo Ramalho Leite, fi lhos de Inarda Lima e Alberto Portela e Conceição Mindêllo e José Humberto Ramalho Leite. Os noivos trocaram as alianças na Igreja São Vi-cente de Paula e receberam os convidados no Mansão Lulla’s.

PRIMEIRA LINHA

ENLACE

n De hoje a domingo, ocorrerão o 11o Festival de Quadrilhas Juninas Arraiá da Paz na Quadra da Igreja Santa Edwiges e o XIII Ce-ará Festa Junina, que será realizado no Espaço Cultural do Clube do Sargento na Av. Francisco Sá.

n A edição cearen-se do projeto Degusta, idealizado por Márcia Costa, acontecerá em Fortaleza, em outubro, no Hotel Gran Marquise, reunindo grandes nomes da gastronomia.

n Flávio Melo acaba de assumir a presidência do Rotary Fortaleza Iate e da Represe. A festa de posse acontecerá dia 11 de julho, às 20h, no La Maison, ao som da banda Caribbean Kings.

n Domingo próximo, a Casa de José de Alen-car promove a segunda edição da Feira de Arte-sanato Iracema. Produtos comercializados farão referência à personagem do renomado escritor cearense.

n Coronel Humberto Brasil convocou alguns amigos para festejar seu aniversário no Lago do Mincharia, em am-biente de grande animação.

n Marianna Mendonça de Almeida e Bruno Bene-vides Cals de casamento agendado para o próximo dia 26, às 19h30, no San-tuário NS do Líbano. Em seguida, os noivos rece-berão os cumprimentos no Hotel Gran Marquise.

AO PONTO

Ana Paula Zaupa assumiu o cargo de diretora geral da nova gestão do TRT/CE

João Guimarães, que brindou idade nova em família, ao lado da amada Conceição

Fred e Valéria Caminha mantendo a tradição dos jogos do Brasil em clima de Guaramiranga

João Jorge Vieira e Vera Costa vêm reunindo amigos para curtirem os jogos do Brasil na Copa

Leonardo Mindê llo e Marcela Cavalcanti

Natá lia Mindê llo, Marcelo Marinho, Dé bora e Marcelo Perdigã o

Leonardo Mindê llo e Marcela Cavalcanti

Dé bora, Humberto, Leonardo, Conceiç ã o e Natá lia Mindê llo

Inarda Lima, Leonardo Mindê llo, Marcela Cavalcanti e Alberto Portela

Marcela Cavalcanti, Regina e Leonardo Mindê llo

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• A campanha eleitoral no Ceará já prenuncia que será uma das mais duras e de nível mais baixo dos últimos anos. O que se tem visto e ouvido nas declarações dos principais candidatos postos para a disputa que se inicia ofi cialmente são ataques pes-soais e insinuações de toda ordem, o que demonstra que devemos esperar o pior nos próximos meses.

Tudo indica que o denuncismo será a tônica e a estratégia adotada pelos marqueteiros dos principais candidatos, o que poderá soar estranho para o eleitorado, já que até bem pouco tempo todos estavam juntos e misturados nos mesmos governos e será difícil engolir os ataques iniciados somente no período eleitoral.

Certo é que para quem já é calejado na política sabe que as coisas funcionam assim e que os on-tem amigos que hoje se atacam, amanhã não terão pudor em voltar às boas, se os interesses de parte a parte assim exigirem.

BAIXO NÍVEL DE CAMPANHA

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• MAL ESTAR - Agenor Neto preferiu seguir Tasso a acom-panhar Mauro Filho. Teria sido este o motivo pelo qual Agenor foi pra convenção do PSDB e não a do Pros.

• ENGANADO - Quando Tasso diz que os “meninos” se acostam às pesso-as para engana-las, estaria assinando um atestado de que foi, passado, pra trás. Apostas para outras ideias sobre o tema.

• LAMPEIRA - Dizem que a Dil-ma derreteu-se em encômios à Izolda, ungida vice na chapa do PT do Ceará. O encontro foi na terça em Brasília.

• QUEM FOI - Cid Gomes levou Cami-lo, Izolda, e Mauro Filho pra mostrar pra Dilma. Juntos, ainda Ciro e Guimarães. Dil-ma garante o palan-que com ar de que vai ser forte.

• NÃO JUNTEM - Pelamordedeus não ponham à mesma mesa, nem em mesas vizinhas, dona Nicolle Barbosa e seus ex--parceiros do PSB. A rasteira que levou doeu mais que a mor-dida do Soárez.

• CALMA GENTE! - Não pensem que a bonita carreira política de Domingos Filho vai acabar no TCM, não. Ele tem fi lho pra reeleger e mulher pro lugar dele quando sair da Prefeitura.

• E SÃO CON-CURSADOS? Os carinhas da constru-ção civil entraram em greve na Siderúrgica do Pecém. Estão atrasando a obra e dando prejuízos graves. O que impede que sejam demitidos e trocados por quem queira trabalhar?

• POR SINAL... Foi risível ler o noticiá-rio onde o pessoal da construção civil, em Fortaleza, botar nas suas exigências aos patrões, gasolina e estacionamento nos canteiros de obras. Diabeisso?

• PERDE O STF - O Poder Judiciário do brasileiro perdeu, último dia 1º, um dos maiores e mais des-temidos combatentes da corrupção que há anos campeia no país. Joaquim Barbosa, ex-presidente do Su-premo Tribunal Federal (STF), presidiu, na terça-feira, sua última sessão, e agora segue rumo à aposentadoria.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoPARTE II

CASAMENTO MARCELA E LEONARDO

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 4 de julho de 2014

LINHA AZUL

Ricardo Mindê llo e Carla Simõ es

Maurí cio e Isabela Moreira

Jú nior Mascarenhas e Carla Gomes

Humberto, Leonardo e Conceiç ã o Mindê llo

Leonardo Mindê llo e Marcela Cavalcanti

Marcelo, Dé bora, Fernando, Helena Perdigã o, Fernanda e Rodrigo Landim

Regina, José Francisco, Graç a, Ana Maria e Isabel Mindê llo

Tereza, Beatriz e Silvia Mindê llo

Paulo, Marlene e Regina Mindê llo

Leonardo e Mô nica Freitas

Isabela Portela, Inarda Lima, Marcela Cavalcanti e Ju-liana Albuquerque

Fernado Freitas e Ana Josi

Carol Vasconcelos, Paulo Vitor, Ubirajara, Lara e Ana Fá bia Mindê llo

Anderson Bandeira e Daniele Portela

Ubirajara Mindê llo, Francisco Viegas, José Francisco Mindê llo, Edson Ximenes e Marcelo Fernandes

Zulmira, Luciana e Roberto Mindê llo

Raimunda Belarmino e Lourdes Mindê llo

Martinha Chaves e Sueli Pompeu

Ivone, Fá tima Ramalho e Roberto Bezerra

Hermano Lira e Raiane Matos

Eduardo e Cecí lia Ramos

Andressa e Marcos Ekerman

Má rio Neto, Marcelo, Ricardo Mindê llo e amigo

IRATUÃ FREITAS

• PERDE O BRASIL - Odiado por uns e tido como paladino da moralidade por outros, pode--se dizer que Joaquim Barbosa, mesmo com posturas às vezes discutíveis, foi o símbolo contra a improbidade e a impunidade em nosso País.

J á e s t o u e l a b o r a n d o mais uma edição da nossa tradicional e pioneira Noite dos Destaques Cearenses, que presta homenagem as Personalidades do ano que mais se destacaram.

nnnDepois darei mais deta-

lhes sobre o nome do troféu, e do local onde este ano a festa será real izada com data e horário.

nnnA j o r n a l i s t a e e s c r i t o -

r a A d í s i a S á , g a n h o u o C a n t i n h o Ad í s i a S á , u m e s p a ç o d e d i c a d o a c u l -t u r a q u e o S e s t / S e n a t , c r i o u p a r a s e u s a l u n o s ,

p e s q u i s a d o r e s e c o m u -nidade em geral.

nnnO nome foi muito suges-

tivo e criativo, não poderia ser melhor. De parabéns à diretoria da CEPIMAR pelo Cantinho Adísia Sá.

nnnJornalista José Augusto

L o p e s e l a b o r a n d o u m a promoção para comemorar seus 50 anos de jornalismo.

nnnMuito bom o espaço da

beleza Andréa Fiúza, que recebe as mulheres de bem gosto da nossa sociedade. Ela herdou o talento de sua

saudosa “mammy” Nitinha.

nnnFoi no Ideal Clube, que

Iêda Pachado reuniu para almoço a turma do Con-sórcio Harmonia.

nnnQuem troca hoje de idade,

é a bonita Estephânia, her-deira de Eveline e Marcelo Freitas.

nnnFoi bastante prestígiado o

almoço que Marly Miranda ofereceu em casa, para a amiga Lúcia Melo que curte temporada na city, com o marido Artur.

VEM AÍ, A 47a NOITE DOS DESTAQUES

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 4 de julho de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

Roberto Gaspar e Myriam Gaspar

Antonio Carlos, Roberto Gaspar e Renato Barroso Renato Barroso, Renata Markan e Paulo Fraga

Myriam Markam e Maria Cé sar

Paulo Fraga, Renata Markam, Myriam e Roberto Gaspar, Manoel Queiroz, Vera Queiroz, Manoel Filho e Rejane Queiroz

Roberto Markam, Sarah Villar, Adriana Galvã o, Myriam e Roberto Gaspar

Rô mulo Santos, André a Markam, Roberto Barroso, Myriam e Janete Santos

• Tim-tim hoje, para Adria-no Costa, Adriano Dall´Olio, Ana Paula Serra, Carlos Fer-reira, Jaime Machado e Se-lene Câmara. Amanhã, para Daniel Moura, Marly Miranda, Miloca Holanda, Rober to Amora e Xico Pauchain. Pa-rabéns a todos!!!

• M a rc a d o p a r a 1 8 d e julho às 20:30 min., no Ideal Clube, o casamento de Pau-la Timbó com Roberto Ne-ves Solon. Eles são f i lhos de Evelino e Pedro Timbó, e de Isabel Neves Sollon e Luís Sollon (In memoriam).

E MAIS...

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

Myriam Markam Barroso reuniu a lista afetiva e os mais chegados para festejar a troca de idade do marido Roberto

“PARA ROBERTO GASPAR”

Nosso destaque especial de hoje, vai para duas figuras femininas que fizeram muito sucesso na sociedade de Fortaleza: Coracy Pinto Leite e Ariane Cavalcante Aguirre. Elas, sempre prestigiaram os acontecimentos sociais, foram da minha lista das 10 mais, e sempre estiveram na Noite dos Destaques. As duas merecem nosso destaque.

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”