caderno linha azul 05 de dezembro 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 “O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração” (SALMOS 6.9) IRATUÃ FREITAS IRATUÃ FREITAS Os diretores do SINAPRO (Sindicato das Agências de Propaganda do Ceará), Paulo Henrique Donato, André Nogueira, Evandro Colares, André Mota, Ana Celina Bueno, Bob Santos, Giacomo Brayner e Duda Brígido, anfitrionaram a 8 a edição do FestPro, repleto de novidades e atrações. O evento aconteceu na La- goa do Colosso Lake Lounge e teve como atração principal a cantora carioca Fernanda Abreu. A desembargadora federal Dulcina de Holanda Palhano reuniu turma de amigas do Colégio Imaculada Conceição, em almoço, no novo restaurante da cidade Pipo. O restaurante é comandado por seu filho Pedro Gurjão - o Pipo. Aniversário FestPro

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 06-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 05 de dezembro 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de dezembro de 2014

“O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração” (SALMOS 6.9)

IRATUÃ FREITAS

IRATUÃ FREITAS

Os diretores do SINAPRO (Sindicato das Agências de Propaganda do Ceará), Paulo Henrique Donato, André Nogueira, Evandro Colares, André Mota, Ana Celina Bueno, Bob Santos, Giacomo Brayner e Duda

Brígido, anfitrionaram a 8a edição do FestPro, repleto de novidades e atrações. O evento aconteceu na La-goa do Colosso Lake Lounge e teve como atração principal a cantora carioca Fernanda Abreu.

A desembargadora federal Dulcina de Holanda Palhano reuniu turma de amigas do Colégio Imaculada Conceição, em almoço, no novo restaurante da cidade Pipo. O restaurante é comandado por seu filho Pedro Gurjão - o Pipo.

Aniversário

FestPro

Page 2: Caderno Linha Azul 05 de dezembro 2014

2LINHA AZUL

EDITORA: Wanda Palhano • COORDENAÇÃO GERAL:

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJETO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: J. Júnior e Rafael F. Gomes

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• Decidi partilhar com você caro leitor(a) uma citação do site Páprica Doce que nos remete a esse momento de compras, festas e reconciliação , que diz assim: “generosidade é mais do que dar dinheiro ou coisas mate-riais. É dar o eu, que não tem preço. No espírito de colocar os outros na frente, aqueles que abraçam a simpli-cidade doam seu tempo, livremente, aos outros. Isto é feito com gentile-za, abertura, intenções puras e sem expectativas ou condições. As semen-tes das ações generosas dão frutos abundantes.” Vale uma reflexão.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Há vários anos, eu vinha do Rio onde residia e no aeroporto adquiri um livro cuja autora era Marion Hiliard, uma médica americana narran-do sua trajetória de vida no qual ela encerrava com a seguinte frase: “A vida é difícil, nunca será mais fácil, temos que aceitar o inevitável e vivermos vigorosamente”.

Na época em que li este livro, a vida para mim corria sobre carretéis, tudo em ordem, recém-casada, nem aquilatei e nem valorizei a realidade daquela frase.

Em um dos capítulos, ela aconselhava que jamais deveríamos deixar para depois o que es-távamos planejando fazer, como por exemplo: “eu deveria brincar o carnaval este ano, mas acho que é melhor deixar para o ano porque es-tarei mais folgada”. Não deveríamos fazer isto porque ninguém poderia prevê como a situação estaria favorável no ano seguinte. Deveríamos aproveitar tudo o que fosse possível!

Note bem: não era um livro de autoaju-da dos quais não gosto, para me ajudar já tenho a Bíblia. Era uma literatura realista mostrando como a vida não está aqui para brincar com ninguém.

Muito tempo mais tarde, pude constatar a ve-racidade do que ela dizia, quando viajei feliz da vida para Europa e tive que regressar às pessoas devido a um acidente com meu irmão. E como me arrependi de não ter ido no ano anterior!

Não devemos esperar que as leis sociais ou as circunstâncias modifi quem, devemos sim, modifi car nossa própria situação, e tudo que impreça nosso crescimento pessoal ou nos dê satisfação.

Ela dizia que tudo mais rápido do que se pensa está sujeito a mudanças. Tudo tem sua época, tudo cansa e tudo passa! Um dia um homem desperta e descobre que está enfas-tiado daquela viagem que vem sempre fazen-do. Olha ao seu redor e espanta-se com a aridez que o circunda se angustia e o faz me-ditar e tomar uma resolução: é hora de saltar deste veículo que me trouxe até esta estrada e procurar um novo caminho mais prazeroso, mais verdadeiro.

Só que ele não atenta que para onde quer que vá, a Senhora Vida nos aguarda com sua chave-mestra, com os mesmos baús de alegrias, as mesmas decepções e as mes-mas injustiças.

Por fim nos adverte que temos que apro-veitar a vida pois além de rápida é sagaz-mente mutante!

VIVER...

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

• IMPERDÍ-VEL - O conjunto Roupa Nova canta os sucessos de 30 anos de carreira, no dia 19, sexta--feira, no Siará Hall, realização da Arte P roduções.

• APRENDER - O Shopping Benfica realiza a Semana do Bebê de 7 a 12 deste mês com progra-mação gratuita e apoio do UNICEF. Informações: shoppingbenfica.com.br

• SUCESSO - Obras do artista cearense, Sér-vulo Esmeraldo, estão expostas

na galeria Paulo Darzé Galeria de Arte, em Salvador.

• SHOW - Em comemoração aos 20 anos de atuação do Sest\Senat as duplas sertanejas César Menotti & Fa-biano e Alan & Alex, se apresentam amanhã, sábado no Parque do Cocó a partir das 18h. Grátis.

• LEM-BRANÇAS - O show Saudade da Elis, com o can-tor e compositor Tunai e o maestro Wagner Tiso, será realizado de 11 a 14 deste mês, na Caixa Cultural.

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de dezembro de 2014

PRÊMIO CDL DE COMUNICAÇÃOAconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL a entrega do prêmio CDL DE

COMUNICAÇÃO. Na ocasião, Luciana Dummar recebeu o troféu José de Alencar.

Lú cio Brasileiro, Freitas Cordeiro, Severino Ramalho, Luciana Dummar, Honó rio Pinheiro e Guto BenevidesLandinha Markan, Guto Benevides, Joã o Batista Fujita e Marcelo Afonso

Luciana Dummar recebe o trofé u José de Alencar

Suely Frota e Helenir Medeiros

Alex Monteiro, Marta Rocha e Carla Monteiro

Auditó rio lotado

Gutemberg Figueiredo, Arlen Medina e Lú cio Brasileiro

Camila de Almeida, Eliane Martins e Clara de Almeida

Guto Benevides, Joã o Batista Fujita e Walter Cavalcante

Ana de Lima e Eugê nia Cabral

Gló ria Villar de Queiroz, Mazé Campos e Lenilza Campos

Juliã o Junior e Mirelle Costa

Marcus Lage e Gutemberg Figueiredo

Silvia Freitas, Auricleide de Almeida, Daniele Andrade e Victor Pimentel

Natá lia Paiva e Sara Oliveira

Suzete Nocrato, Landinha Markan e Tatiana Lemos

Yolanda Araú jo e Rosa Virginia Frota

Kassio Cé sar

Lú cio Brasileiro e Francilene Macedo

Alexandre Medina e Adryana Joca

Presidente da CDL em seu discurso

Page 3: Caderno Linha Azul 05 de dezembro 2014

Dante, Luciana Gaspar, Mariana Leã o, Davi Miranda e Jú lia Gaspar

Evani Ribeiro, Iolene Ribeiro, Amanda Oliveira e Fá tima RibeiroRafael Brasil e Mariana Santiago

Leandro Mizael e Vandira DuarteDavi Teixeira, Davi lima, Andressa Coelho, Marina Barbosa, Beatriz Alves, Luana Bastos, Isabele Campos, Rafael Rocha e Joã o Paulo

Fellipe Nogueira, Ingrid Rebouç as, Rafael Benevides, Lí dia Moreira e Davi Barbosa

Ludmila Amaral, Laryssa Frota e Sizelle Reis

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de dezembro de 2014

LINHA AZUL

“A quem tenho eu no céu senão a ti [Deus]? E na terra não há quem eu deseje além de ti” (SALMOS 73.25)

Page 4: Caderno Linha Azul 05 de dezembro 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

“Tem uma verdade que se carece de aprender, do encoberto, e que

ninguém nos ensina o beco para a liberdade se fazer. Sou um ignorante.

Mas, me diga o senhor, a vida não é cousa terrível?” GUIMARÃES ROSA, GRANDE

SERTÃO: VEREDAS.

O caderno “Ilustríssima” da Folha de São Paulo, de 30 de novembro passado, traz em página dupla (fls.4 e 5) dura reporta-gem assinada por Anna Virgínia Ballous-sier, com fotos de Isadora Brant. O resumo narra: “Com as secas do início do Século 20, famintos dirigiam-se à capital do Cea-rá, assombrando as elites que idealizavam uma Fortaleza “belle époque”, moderna – e limpa. O governo criou campos cercados para confinar milhares de retirantes, hoje alguns tentam evitar que a memória desses lugares se apague”.

A verdade histórica registra que Fortale-za não vivia às maravilhas já no fim do sé-culo 19. Havia doença e fome na Capital. Começou na seca de 1877. Até a mulher do presidente da Província, Caetano Este-lita Cavalcanti Pessoa, morreu de peste. O comerciante e político Joaquim de Cunha Freire, Barão de Ibiapina, doou 10 contos de réis para a compra de mantimentos e um terreno onde seria construído um asilo de mendicidade. José de Alencar, no Sena-do, dizia que a situação não era tão dramá-tica. Era grave.

A suposta ação higienista, no início do

século 20, referida por Balloussier, seria, talvez, mais cuidado contra a transmissão de doenças e prevenção contra saques dos “mendigos retirantes” do que asco. Fortale-za, em 1877, possuía 30 mil habitantes e foi invadida por quase 100 mil fugitivos da seca. 400 pessoas morriam por dia.

A longa reportagem fala até da heroí-na Conceição, personagem de Rachel de Queiroz no seu romance de estreia, “O Quinze”. Conceição atravessa correndo um campo e ouve a súplica: “Dona, uma esmolinha”. Ela corria “fugindo da promis-cuidade e do mau cheiro do acampamen-to”, segundo Rachel.

Balloussier explana: “Eram homens, mu-lheres, velhos e crianças, de cabeça ras-pada contra piolhos, alguns vestidos em sacos de farinha, com buracos para enfiar o pescoço. Os mais robustos serviam de mão de obra em fazendas e obras públi-cas. Milhares morreram de fome, sede ou doenças”.

A repórter esteve no Ceará e obteve as informações acima da historiadora e pro-fessora Kenia Souza Rios, da UFC, que, em 2006, escreveu, sob o selo do Museu do Ceará, “Campos de Concentração no Cea-rá: Isolamento e poder da seca de 1932”. Já em 2002, Kenia escrevera o artigo “A Cidade Cercada da Seca de 1932”, enfeixado no vo-lume “Seca”, das Edições Demócrito Rocha.

Sabe-se que os primeiros campos do sé-culo 20 foram instalados em Fortaleza, por ocasião da seca de 1915. Essa medida, tida

como “higienista” ou profilática, foi autori-zada pelo Governador Benjamin Liberato Barroso que tinha como vice o Padre Cíce-ro Romão Batista. Tudo era facilitado pelo oligarca de então, o senador José Gomes Pinheiro Machado e com a graça federal do IFOCS. Os fatos, verdadeiros, nos en-tristecem. Todos os nossos ascendentes de Fortaleza teriam ficado amedrontados com a seca braba e a nova invasão de retiran-tes. O acontecido atinge ainda a memória do Padre Cícero que era o vice-governador.

Ainda em 1915, não no romance, mas na obra “A Seca”, de de Rodolpho Theófi-lo, citada por Balloussier, há o registro do campo do Alagadiço, mantido até a seca de 1958 com o nome de Hospedaria Getú-lio Vargas. Theófilo descreve: “Um quadri-látero de 500 metros onde estavam encur-ralados cerca de 7.000 retirantes”. Tive o cuidado de conversar com a professora Ke-nia. Ela acrescentou, ao já dito e escrito, o seguinte: “É importante enfocar que esses espaços apareciam como lugares de as-sistência adequada para os flagelados da seca. Desse modo, não encontravam gran-de resistência por parte da elite local que se via menos ameaçada e com a sensação de dever cumprido. Uma das únicas vozes dissonantes era a do sanitarista Rodolpho Teófilo que, diariamente, criticava as condi-ções dos retirantes que ali estavam”.

Embora pareça extemporâneo citar, o “O Nordeste”, jornal católico, em 17 de feve-reiro de 1923, citava tal data como o ‘Dia da

Extinção da Mendicância’, como uma for-ma de limpar o visual e a moral da Fortaleza de então. Seria, quiçá, apenas o medo de contaminação dos nativos da cidade que bebia água de lagoas e poços rasos e não possuía saneamento.

Em 1932 foram criados outros campos em Ipu, Quixeramobim, Senador Pompeu, Cariús e Crato. Há, desde 2009, uma ação promovida pela ONG-SOS Direitos Huma-nos, capitaneada pelo advogado Otoniel Ajala Dourado contra a União e o Estado do Ceará pelos fatos e mortes acontecidos. Há registro de, pelo menos, 60 mil mortos nesses campos.

A narrativa que alinhavo, com a ajuda de terceiros, é conhecida e discutida por his-toriadores, mas deve ser bem explicitada para as gerações de hoje. Não se pode deixar passar em nuvens turvas o narrado e difundido. Não basta o registro nacional feito pela Folha com as denúncias de The-ófi lo, reavivadas pela professora Kenia. A história dos campos nos entristece, bem como o acontecido no “Caldeirão” da Santa Cruz, no Crato, quando as Forças Armadas, a mando de Vargas, dizimou, em 1937, a co-munidade criada pelo beato José Lourenço.

A história não deve ser apenas a versão dos importantes. Capistrano de Abreu, o maior historiador brasileiro, dizia: “Não curamos do tempo, o tempo tudo escritura e surpreende-nos com suas contas mons-truosas”. E arremata: “A História do Brasil dá a ideia de uma casa edificada na areia”.

AS ELITES, AS SECAS DO CEARÁ E O “GENOCÍDIO”

JOÃO SOARES NETO

Escreve

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de dezembro de 2014

LINHA AZUL

Page 5: Caderno Linha Azul 05 de dezembro 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de dezembro de 2014

LINHA AZUL

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

FESTIVAL DE PROPAGANDAAconteceu, na Lagoa do Colosso, a oitava edição do FestPro - Festival da Propaganda que entrega o troféu Assis Santos. As agências Bolero Comunicação, Delantero Comunicação e PHD Comunicação foram as grandes vencedoras da noite. A diretoria da SINAPRO formada por André Mota, Bob Santos, Paulo Henrique Donato, André Nogueira, Giácomo Brayner, Ana Celina Bueno, Evandro Colares e Duda Brígido, escolheu a

cantora Fernanda Abreu para animar a festa após a premiação.

Regina Jereissati, Solange Palhano, Tom, Raqueline e Amanda Barbosa Barroso Damasceno e Giá como Brayner

Mariana Té ophilo (rep. Xyco Té ophilo), Barroso Damasceno e Marina Mota (rep. Orlando Mota).

Bolero Comunicaç ã o escolhida a agê ncia do ano

Ana Cristina Santos e Daniel Joca

Bob Santos com Ernane e Ana Paula Paiva da Ursa Maior

Cristiana, Felipe e Fernando Antô nio Esteves com Carla Uchoa

Italo Medeiros, Chris Calixto, Silvia Lila, Camila Nascimento e André Freitas

Lais, Ivna Mota, Lidia Oliveira, Eveline Pessoa, Nelson Gonç alves e Brenda Riveli

Paulo Donato, André Nogueira, Bob Santos, Ana Paula Tebet e André Mota

Equipe da agê ncia Bolero

Juliana Menezes e Solange Palhano

Ruy do Ceará Filho e Cyro Thomas

Solange Palhano, Juliana Mota, Walmyr Castro Jr e Danielle GondimThiago Faç anha e Eli Oliveira Thiago Peixoto e Duda Brí gido

Paulo Henrique Donato entrega trofé u para equipe da LOGICO MUSIC

Má rcia e Fernando Travessoni Nilton Miné e Cris Robin

André Mota, Sarmento Menezes e Hyldene Nascimento

Clá udio Silveira, Juliana Mota, Diego Silveira, Danielle Gondim e Walmyr Castro Jr

André Nogueira e Josmaro Cordeiro TECNOGRAF

Cival Jr

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 6: Caderno Linha Azul 05 de dezembro 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de dezembro de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

SE LIGA FORTALEZA

A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Ele-troeletrônicos e Eletrodomésticos realiza em Fortaleza, até dia 20, a ação SE LIGA FORTALEZA – SEU ELETRO TEM DESTINO. A campanha SE LIGA – SEU ELETRO TEM DESTI-NO é uma marca da ABREE e tem como premissas a par-ticipação dos empresários da cadeia varejo, do poder pú-blico e de parceiros técnicos realizando uma campanha de conscientização e divulgação para a população descartar seus eletros usados e resíduos deste segmento.

A SE LIGA já foi realizada em várias cidades do Brasil como, São José dos Campos, Jundiaí, Niterói, Porto Alegre, entre ou-tras. A edição de Fortaleza tem o apoio da Prefeitura de Forta-leza através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, da Unifor – Universidade de Fortaleza e da loja Rabelo.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected] / www.aquieali.net

• Toda a diretoria do Sindus-con (Sindicato da Construção do Ceará) está de parabéns pela bela festa que promoveram, na sema-na passada, no La Maison Dunas. • Na festa aconteceu a solenidade de outorga de homenagens e da escolha da construtora do ano, no caso a es-colhida foi a construtora Dias de Souza – bicampeã - comandada por Graça e Patriolino Dias de Souza. • Empre-sário Beto Studart recebeu o tro-féu de Desenvolvimento Setorial das mãos dos empresários Ro-berto Sérgio Ferreira e José Car-los Gama. • Por lá estavam André Montenegro - anfi trião da prestigiada noite – com os fi lhos Felipe, Catarina, Ingrid e Beatriz, Waldyr Diogo, Beto e Ana Studart, Roberto Macedo, Moacyr Maia, Danilo Serpa (representando o governador), Verônica Fialho, Camila Rizzato, Jaqueline Barbosa, Ricardo Miranda e ainda... • Renata Benevi-

des e Karlinha Rodrigues reunem turma da imprensa para uma con-fraternização durante uma feijoa-da, próximo dia 30, na Cervejaria Devassa. • Solange Palhano, Islay Rangel, Gutemberg Figueiredo, Lucia-no Scipião, Fernando Cirino Gurgel, Pio, Stela e Ticiana Rolim(da C Rolim Engenharia que ganhou troféu de Res-ponsabilidade Social), Ricardo Teixeira, Patrícia Studart, Karine Studart, Darcila, Felipe e Patrícia Coelho, somente para citar. • No estilo adesão Regina Je-reissati brinda seu niver na pró-xima quarta, dia 10, às 20 horas, no Café Pagliuca. O grupo das cantorias, comandado por Glória Villar de Queiroz e Silvia Jereissa-ti também se confraternizarão no mesmo dia e local. • Pedro Gurjão – Pipo - super feliz com o sucesso do seu restaurante Pipo, que está funcio-nando em soft open. O belo local tem a arquitetura assinada pelo competente

Tiago Falcão. • Ana Paula Harley, diretora executiva do FasTracKids Brasil, ao lado de Will Maranhão e Christianny Diógenes, diretores do espaço Vida Infantil, comemo-ram o sucesso da palestra ocor-rida na Livraria Leitura (Shopping RioMar), sobre as habilidades do século XXI na educação infantil. O FasTracKids adota metodologia inovadora e exclusiva para traba-lhar o desenvolvimento cognitivo na primeira infância. • Aconteceu, ontem, no Vila Galé do Cumbuco, a abertura da 14ª Convenção Estadual, realizada pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), que reafi rma o compromisso de reunir o setor para sua valorização, criando oportunidades de aprimora-mento e buscando soluções conjuntas para o setor. O evento será aberto no próximo dia 4, às 19h30, no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro.

PRIMEIRA LINHA

ICC 70 ANOS

EM VÁRIAS CIDADES

Ana Virgí nia Juaç aba e Dra. Lú cia Alcântara

Apresentaç ã o do Coral do ICC

Ana Lú cia Bastos Mota e Dé bora Boni

Edyr Rolim e Dr. Lú cio Alcâ ntara

Maria Beatriz Alcâ ntara, Ana Virgí nia Juaç aba, Sérgio Juaç aba, Dr. Lú cio Alcâ ntara

Lucíola Santiago e Ricardo Araújo casaram-se no dia 15 de novembro, na Igreja do Líbano. Os noivos são fi lhos de Fátima Santiago e Jacinto Salles e Silvana e Sérgio Oliveira

Diretoria do Sinduscon na Festa da Construção que aconteceu no La Maison Dunas

Os médicos Miroval Leo Andrade, Beny Schimidt e Weiber Xavier estiveram entre os palestrantes do V Fórum de Defi ciência e Acessibilidade

As jornalistas Karla Rodrigues e Renata Benevides realizaram, na Cerveja-ria Devassa da Júlio Abreu, a Feijoada Capuchino e Boa Notícia, tudo junto e misturado. O objetivo era fazer uma confraternização com a imprensa

Para se comemorar os 70 anos de atuação do Instituto do Câncer do Ceará – ICC, aconteceram várias acções, dentre as quais destacamos: um Café da manhã, com

momento de Benção e Inauguração da nova sede da Casa Vida, Homenagens Casa Vida e Memorial

Benfeitores do ICC, Assembleia Geral do ICC e lançamento dos livros “Rede Feminina do Instituto

do Câncer do Ceará” e “Pedaços do Cotidiano”.

IRATUÃ FREITAS

Page 7: Caderno Linha Azul 05 de dezembro 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• A política é mesmo dinâmica. Quem poderia imaginar há alguns anos que seriam os parlamentares do DEM e do PSDB os novos xii-tas do Congresso Nacional e os petistas os que reclamariam da atitude truculenta das galerias! Pois vivemos para ver esse dia chegar. Ocorreu na votação da lei que altera as metas fi scais, en-viada pela presidenta Dilma Rousseff que anda com difi culdades para cumprir o superavit fi scal e com isso pode ser pega pela Lei de Respon-sabilidade Fiscal.

De um lado, os governistas querem aprovar as leis para que Dilma inicie o novo governo sem atropelos. Do outro, a oposição, derrotada nas urnas, quer derrubar o projeto no grito, já que é minoria no Parlamento, pra ver se leva no tapetão o que não levou no voto.

O que mais impressiona nisso tudo é per-ceber como depois de tantos anos o PT não aprendeu a ser maioria apesar de ter se acomo-dado bastante à situação de governista quando é para se benefi ciar das estruturas de poder. Às vésperas das eleições para a presidência da Câmara e mesmo tendo a maior bancada, está prestes a ver o maior sabotador do governo, o deputado Eduardo Cunha, assumir a presidên-cia da Casa com o apoio não apenas da base governista, como da própria oposição e ainda querem atribuir à própria Dilma a responsabili-dade pela possível derrota. E pra que servem os parlamentares, então, se até resolver as negociações para eleição de mesa diretora do Legislativo for função do chefe do Executivo?

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• FIM DO FIU FIU? - O Macário Batista ameaça escrevinhar na sua coluna de segunda--feira, um protesto contra o mulheril que tá inventando de usar óculos com câmeras pra dar fl agra nos ma-cho véi que cantam elas aí pelo meio da rua e enquadrá-los. Confesso que ainda sou chegada a um velho fi u fi u. Sinto-me viva e poderosa. E quem quiser que ache ruim!

PEGOU MAL - Não se sabe de quem foi a ideia, mas tá pegando muito mal o futuro governador Camilo Santana, “mexer no vespeiro” que é esse negócio de CPMF. Até o mo-mento, só tem servido para dar “suprimen-tos” para falação de adversários na As-sembleia Legislativa, que “enchem a boca”, ao acusá-lo de defen-der um novo imposto num Ceará castigado pela seca.

FARRA DE SIGLAS - A criação de partidos, que é coisa séria e rara em outros países de res-peito, aqui no Brasil virou uma verdadeira farra. Agora mesmo, alguns deputados insatisfeitos com seus partidos, arrumam as malas para voar para um tal de Partido Novo. E isso, depois que todos os candi-datos a presidente juraram reduzir à metade os partidos que aí estão.

PIRES NA MÃO - Nas várias regiões do Ceará, e esta-dos vizinhos, há um pensamento consen-sual: se o governo

federal não melhorar as condições dos municípios menos favorecidos, será montado em Brasília um “acampamento” para acolher pre-feitos, vereadores e outras lideranças, que desejarem “in-vadir” o Planalto em busca de recursos. É aquela velha história do pires na mão.

OPORTUNO - Mais do que oportuno o Projeto de Lei Su-plementar, do senador Pedro Taques (PDT.MT), em que defende a liberação do FGTS total, em caso de doença grave do con-tribuinte. O problema, segundo ele, é que, da maneira como a situação está nesse campo, os benefi -ciados só têm direito quando já estão com “um pé na cova”.

UMA GRA-CINHA- Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), é mes-mo “uma gracinha” a grande “disposição” do PT para comba-ter a corrupção. O problema é que esse partido, se assim quer agir, deveria começar “de casa”, e acabar com a mania de atacar juízes que con-denam petistas, ou a imprensa, quando descobre os “podres” dessa agremiação.

LEITURA ELETRÔNICA - O colega José Rangel enviando o Costa Oeste, jornal que edi-ta, agora eletronica-mente. Segundo ele, a edição impressa vai continuar circu-lando nos municípios das zonas Oeste e Norte do Ceará e em algumas bancas de Fortaleza.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoPara festejar mais um ano de vida, Dulcina Palhano ganhou um almoço, no restô Pipo, de sua turma de

amigas do Colégio Imaculada Conceição.

Unir um grupo de artistas plásticos de estilos e técnicas distintos em favor da solidariedade não parece tarefa fácil, mas, com empenho e dedicação, isto se torna possível. Em um único espaço, o visitante cearense terá um amplo panorama das artes plásticas, é com esta proposta que o movimento social Amigos em Ação realizou a 6ª Exposição de Obras de Arte do projeto. A mostra coletiva Amigos em Ação reúne 74 obras de arte entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografi as e esculturas de 55 artistas plásticos e fotógrafos renomados do cenário local e

até internacional, bem como talentos da nova geração das artes cearenses. A exposição foi aberta na Galeria Casa D’Arte, em evento para convidados. As obras saem de exposição amanhã e serão leiloadas próximo dia 13.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de dezembro de 2014

LINHA AZUL

COISAS DE POLÍTICA

NIVER DULCINA

ARTE E SOLIDARIEDADE SE ÚNEM NA VI EXPOSIÇÃO DO PROJETO AMIGOS EM AÇÃO

Dulcina Palhano com grupo de amigas do Imaculada Conceiç ã o

Dulcina Palhano e Moema Guilhon

Mirian Holanda e Alessandra Aragã o

Maria Luiza Guerra, Regina Aragã o e Helena Matos

Ruth Brasil e Lú cia Bessa

Clá udia Mascarenhas e Jú lia Melo

Pipo canta para as convidadas

Alessandro Bechior, Germano Belchior,Walter Belchior e Delano Belchior Banda Pí faros da Juventude Amigos em Aç ã o

Alessandro Belchior ,Maria Joselia de Sá ,Josilda Belchior e Delano Belchior

Maurício Cals e Lagildo Brasileiro

Jardson Cruz ,Wlater Belchior e Josilda Belchior

Alessandro Belchior,Germano Belchior,Josilda Bechior e Wlater Belchior e Delano Belchior

Lavanery Wanderley e Erisvaldo MeloMaurício Cals ,Galdencio Lucena e Leonardo Carvalho

Parabé ns

Bar Girl Jordana Dembbogurski prepara drinks para as convidadas

Tiago Falcã o e Pipo

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul 05 de dezembro 2014

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 5 de dezembro de 2014

LINHA AZUL

“O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem fi cará satisfeito, e não o visitará mal nenhum” (PROVÉRBIOS 19.23)

FLÁVIO TÔ[email protected]

Sociedade

Amanhã, dia 6, acontece na Pink Elephant, uma noite relembrando o Éden Clube, quando Paul Matey

recebia a nobre sociedade de Fortaleza para noitadas maravilhosas. Pensando no sucesso do Éden, a estimada Roseli Pereira vai brindar os frequentados com uma festa, em parceria com o humorista Ciro Santos.

- -• “Dançar”, confraternizar, relembrar e

divertir-se. É com este espírito que a du-pla vai realizar o evento celebrando os dourados anos mágicos de sucesso do Éden. Vale a pena prestigiar e aplaudir o troféu Paul Matey.

- -

• Foi sucesso em tom maior, o jantar festivo do Grupo Princesa do Norte, no Dallas, ao som de Evandro Nunes e Banda.

- -• A presidente Maria Sanford recebeu

Ada Pimentel, Fernanda Aguiar Fontes, Maria da Graça Maia, Marfi sa Pierre, Maria Alice Mont’Alverne, Tânzia Wichmann, Graçinha Frota, Marjorie Sanford, Adalgisa Aragão e Fátima Sanford.

- -• Ainda, Vitória Philomeno Gomes, Flo-

rismar Linhares, Jônia Soriano Aderaldo, Liliane Moreira Rangel, Carmita e Maria do Carmo Rangel, Valdênia Rios, Con-ceição Paula Pessoa e Lúcia Pierre.

- -• No próximo dia 14, os fi lhos de Alberta

Aguiar vão se reunir para almoço, no Náuti-co, comemorando o seu aniversário.

- -• Nasceu Marcelo Arruda Bento Fonte-

nele, primeiro fi lho de Indira, Marcondes Arruda e de Márcio Bento Fontenele.

- -• Com um movimentado almoço, no

Dallas, dia 9, Maria Simões Nogueira co-memora seu aniversário e confraternização dos consórcios que ela comanda.

- -• Maria, não quer presente, ela pode

que levem lençois, toalhas e produtos de limpeza que serão doados para a Santa

Casa de Misericórdia.- -

• Paranbéns, hoje, para Léo Alcânta-ra que muda de calendário. Amanhã, recebe cumprimentos, Alessandra Arraes, José Valdo Cabral, José Luiz Cabral, Mar-cus Araruna, Paula Souza Brasil, Raquel Vasconcelos e Sérgio Miranda. Parabéns a todos.

- -• Quem gosta de samba, já incluiu no

calendário tradicional do fi nal de ano a Feijoada do Bem, promovida pela Funda-ção Ana Lima, braço social do Hapvida Saúde. Este ano, o evento acontecerá no dia 06 de dezembro (sábado), na barraca Cuca Legal, a partir das 12 horas.

RECORDANDO O ÉDEN CLUB

WALKER PARTICIPOU DO I NTERNATIONAL TREND VISION AWARD 2014

VENCEDORES DO TREND VISION 2014

O International Trend Vision Award aconteceu, em Mônaco, no dia 23 de novembro, em um dos belíssimos espaços de Mônaco, o Grimaldi Forum. O evento teve de volta o seu formato original, foi o dia inteiro de duração. Iniciou-se com uma série de atrações e workshops, com os melhores hairstylists e academias do mun-do. A cerimônia de abertura teve início com a Sasson Academy com Show by Mark Hayes, Scott Cottis e Peter Dawson. Akin Konizi, Hob Creative Academy Lonon / Verão para a Primavera 2015, Cyrill Brune, Eugene Souleiman, diretor-criativo global de cuidados e estilo de Wella Professional, Josh Wood, diretor criativo global de Wella Professionals e fi nalizou com Sebastian - Show by Shay Dempsey e Michael Polsinelli. O ITVA de Mônaco foi um evento totalmente exclusivo e a competi-

ção de 32 países dos cinco continentes foi um show inesquecível. De lá saiu toda tendência em cores e estilo de moda para o ano 2015.

A fi nal do concurso aconteceu em Mônaco, na FrançaDividido em duas categorias, Young Talent e Color Award, o International Trend Vision Award já tem seus vencedores da edição 2014. Promovido pela Wella, o ITVA é hoje o mais importante campeonato para cabeleireiros do mundo.

Walker e Edgar Monteiro (diretor de Vendas da Wella)

Hélio Nakanishi (empresário e cabeleireiro, dono de uma rede de salões em Brasília) e Walker Raul Quadros (vice-presidente da Wella) e Walker

Andrew Kelsall (presidente da Wella Prfessionals) e Walker

Walker e Celso Kamura (empresário e cabeleireiro, dono de uma rede de salões no Rio de Janeiro e São Paulo)