caderno linha azul 27 de junho 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 27 de junho de 2014 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (HEBREUS 11 : 6) Desembargador Plauto Porto(assumiu a vice-presidência), desembargador Jefferson Quesado (assumiu a corregedoria regional) ministro João Batista de Brito (representando o TST) e desembargador Tarcisio LIma Verde Júnior (assumiu a presidência) POSSE NO TRT DA SÉTIMA REGIÃO Em solenidade realizada na sede do TRT da sétima região, foram empossados os novos dirigentes daquela corte. Pág. 5

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 31-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 27 de junho 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 27 de junho de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

Desembargador Plauto Porto(assumiu a vice-presidência), desembargador Jefferson Quesado (assumiu a corregedoria regional) ministro João Batista de Brito (representando o TST) e desembargador Tarcisio LIma Verde Júnior (assumiu a presidência)

POSSE NO TRT DA SÉTIMA REGIÃO

Em solenidade realizada na sede do TRT da sétima região, foram empossados os novos dirigentes daquela corte.

Pág. 5

Page 2: Caderno Linha Azul 27 de junho 2014

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJETO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom Bastos e J. Júnior.

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• É comum o desejo de que tudo que que-remos aconteça rápido. Mas nem sempre é assim. E por isso, muitas vezes, cansamos de esperar. Vem o desânimo. A tristeza. No en-tanto, o que vale em momentos assim é não desanimar e, seguir investindo e acreditando no que queremos. É preciso saber esperar. A fé em qualquer credo é um forte suporte para aguardar com serenidade o que almejamos. Saber esperar, embora faça parte da vida, é privilégio de poucos. E quem consegue esse nível de elevação sabe o quanto é relevante. A conquista tem sabor especial e, sendo assim, é bem mais valorizada. Pense nisso!

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Platão, o fi lósofo grego, dizia que muito pior do que o injustiçado sentir-se-ia quem praticou a injustiça. Constato isto porque conheci uma pessoa de perto que me disse que o maior ar-rependimento dela foi um dia achar que uma garota roubou uma joia de família de grande valor e depois descobriuque estava enganada. Pediu perdão à moça, pediu perdão a Deus e nunca se sente perdoada.

Todo aquele cenário de resgate para a joia, nunca saiu de sua lembrança, nem de sua retina. Os anos passaram, mas, o remor-so e a vergonha não.

Relendo sobre este assunto deu-me von-tade de trazê-lo à baila, porque às vezes so-mos intempestivas e fazemos julgamentos apressados que nos custam um peso na consciência pelo resto da vida! Então, quan-do estamos irados, a cólera nos domina e nos prejudica, ofuscando a razão de uma forma anterracional e o julgamento assoma neste instante repleto de razões inverídicas que nos torturam pelo resto de nossas vidas.

Este dizer que a injustiça é pior para quem faz do que para quem recebe é verídico. Lembro-me que certa vez conversando com o ex-governador Plácido Aderaldo Castelo (já falecido), no próprio palácio, perguntei--lhe se ele estava realizado como governa-dor e, ele me disse que sim. Havia sofrido algumas injustiças e muitas ingratidões, mas mesmo assim, havia valido a pena ser gover-nador.

Perguntei-lhe então: - - Como recebia as in-justiças e as ingratidões? Ele respondeu-me: - - As injustiças eu não ligo muito, porque injusti-ça é julgamento, e julgamento pode-se mudra a qualquer instante porque não é o coração quem fala, é o raciocínio, é a razão e naquele momen-to, a gente pensa que está com a razão; mas, ingratidão dói, e como dói! Porque ingratidão é sentimento e sentimento não se muda, vem do coração e do caráter, e este é imutável!

Foi pensando nesta inteligente e sábia con-versação que repasso esta advertência para termos cautela quando fi carmos exaltados jul-gando algo que achamos real.

Eu nunca esqueci aquele caso da Escola Base, em São Paulo. Algumas crianças inven-taram falsas estórias. A Escola foi penalizada e nunca mais se reergueu. Já pensou no remor-so dos que fomentaram esta injustiça?

INJUSTIÇA…

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 27 de junho de 2014

BIRTHDAYO Restaurante Limone foi o palco do almoço em comemoração

a nova idade da querida Martinha Assunção.

• ENSINAMEN-TOS - O professor e consultor da Karuana Consultória de Ideias Delano Rodrigues vai ministrar workshops sobre branding ama-nhã, dia 28, e segunda, dia 30, a convite da Clustier Comunicação Corporativa, na Torre Empresarial Iguatemi.

• MELHORIAS - A sede do Conselho Tutelar da Regional III, localizada no bairro João XXIII, foi reformada e en-tregue a população com

a presença da primeira--dama, Carol Bezerra.

• FÉ - O Festival

Halleluya, promoção da Comunidade Shalom, será realizado de 23 a 27 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru-CEU.

• AGENDA - A CAIXA Cultural Fortale-za apresenta, de 3 a 6 de julho, os espetácu-los VRUM + VRU-Mvrumzinho, do grupo paulistano Coletivo DMV22.

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Má rcia Sucupira, Hortência Sucupira e Marcela Peixoto

Raquel Otoch Martinha com Anelisa, Roberta, Lilian, Lorena, Letícia e Suzane

Zuleide Menezes e Clá udia Martins Saboya

Erika Ponte, Tais Pinto e Cláudia Gradvohl

Aniversariante com Sandra Fujita, Simone Jereissati e Ana Virginia Martins

Leticia Studart, Tais e Beth Pinto

Câ ndida Portela, Montiele Arruda e Silvinha Carneiro

Martinha com os fi lhos Paulinha e Pauli-nho e o marido George Assunç ã o

Graç a Dias Branco e Camile Cidrã o

Sophia Regina Egypto e Fá tima Callado

Amazonia Albuquerque e Malu Amaral

Bebel Ciasca e André a Delfi no

Suyane Dias Branco e Martinha Assunç ã o, Rachel Gondim e Eveline Fujita

Aniversariante com turma de amigas

Renata Amaral de Moraes e Inê s Rangel

Aniversariante entre seus pais Zuzu e Paulo Elpidio Menezes

Neuza Rocha e Gabriela Ventura

• LUZ - O Filme “Causa e Efeito” com temáti-ca espírita terá estreia quinta-feira, 3 de julho, em várias capitais, aqui em Fortaleza será exibido no cinema do Shopping Via Sul.

Page 3: Caderno Linha Azul 27 de junho 2014

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 27 de junho de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (ÊXODO 15 : 2)

Dr. Sérgio Gomes de Matos, atenção integral aos seus pacientes e orgulho da medicina cearense

Juliana Amaral e Heloisa Helena Rodrigues

Ana Paula Daud, Inara de Almeida e Mabel Portela

Fabiana Campos e Juliana DiasLié ge Xavier

Cristina Vasconcelos e Eveline Leitã o

Glá ucia Andrade e Suzane Farias

Beth Delboni, Fá tima Duarte e Montiele Arruda

Juliana Holanda, Marleide Pinon, Giana Albuquerque e Suzana Benevides

Sandra Mourã o e Aurea Fontenelle

Nayara Fortaleza e Cristiane Lopes Priscila Romcy

Ana Cristina Wolff e Inara de Almeida

n O BRASIL é o primeiro país a combater a violência contra crianças e adolescentes através de um aplicativo para smartphones e tablets. O app Projeta Brasil está sen-do negociado para a Costa Rica, Irã, Jamaica e República Dominicana, iniciativa inovadora da parceria entre a Unicef, o governo brasileiro e a sociedade civil.

Recentemente lançado já teve quase 40 mil downloa-ds. É um canal para a denúncia como também informa o usuário sobre os tipos de violação e indica os locais mais próximos onde a denúncia pode ser feita pessoalmente.

n O SINDICATO dos Jornalistas do Ceará, dia 2 de julho próximo, estará na Praça da Imprensa, com a campa-nha “Jornalista não quer sangue derramado. Quer sangue doado”. A iniciativa é para incentivar a doação de sangue e contribuir no aumento do estoque de bolsas do Hemoce. Haverá uma unidade móvel para doações.

n ANDRÉ LIMA, diretor de aeroportos da Gol, informou que o volume de passageiros no período da Copa está 10% inferior em comparação com dezembro na época das festas de fi m de ano. Hoteleiros também reclamam, algumas cidades sedes só estão com seus quartos ocupados só du-rante um ou dois dias que antecedem os jogos e o restante vazios. Prejudicando assim o período da alta estação, julho, das férias escolares que foram antecipadas para junho.

n EXISTE COISA mais difícil de conviver com uma pessoa que vive de mau humor, sem nenhuma razão de ser? Logo ao acordar e durante o café da manhã já está com a cara fechada. Pequenos fatos que ocorram durante o dia lhe irrita profundamente, é sempre pessi-mista e nada lhe dar prazer.

Para esta triste personagem do teatro da vida parece que os estudiosos encontraram a solução de fazê-la feliz. O segredo está na alimentação. Mudar os hábitos alimen-tares é fundamental para reverter esta situação.

Pesquisadores da UNIFESP em parceria com a Facul-dade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), revelaram que a alimentação do brasileiro é pobre em micronutrientes e que o consumo de vitaminas e mi-nerais estão abaixo do recomendado. As quantidades in-geridas de verduras, legumes, cereais, sementes, frutas, carne e frutos do mar são insufi cientes para suprir todas as necessidades nutricionais de homens e mulheres.

O estudo descobriu ainda que a tristeza, o baixo-astral, a melancolia, sem motivo, podem ser causado pelo baixo-con-sumo das vitaminas do complexo B (principalmente a B6), de selênio e de ferro. Mesmo ainda não sendo conhecido o processo químico, sabe-se que o selênio atua na regulação do humor. E o ferro, ao transportar oxigênio para equilibrar os níveis de energia, auxilia na força muscular e dá ânimo.

Já, a Associação Brasileira de Nutrologia comprovou que, o mau humor foi mais incidente entre as 64% de pessoas que alimentam-se de fast food mais de duas vezes por semana. Como, também, 62% dos que comem produtos industrializados mais de três vezes por semana.

Esta aí a dica para quem quer mudar o seu humor. Quem vive sempre alegre, de bem com a vida, rejuve-nesce e nunca ficará sozinho, pois estar ao seu lado será sempre algo prazeroso.

NotasSOLANGE PALHANO

[email protected]

BRASIL VAI EXPORTAR APLICATIVO

SANGUE DERRAMADO

VOLUME DE PASSAGENS

ALIMENTAÇÃO É TUDO EM NOSSA VIDA

MULHERES E M PAU TA

Após sucesso do lançamento da sua 2a temporada, o projeto Mulheres em Pauta continua apresentando suas no-vidades e promoveu na Guarderia Brasil, a edição Beach and City. O evento buscou oferecer um encontro único e especial e conto com desfi les, bate-papo com profi ssionais renomados, cardápio especial criado pela chef Liris Zaia, dicas e muitas informações sobre o universo da mulher que vive em uma praia urbana.

Page 4: Caderno Linha Azul 27 de junho 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

Neste junho já quase entregue a julho, que dirá, no dia 13, quem será o país campeão no mundo do futebol, ecoa em mim a análi-se de Vladimir Safatle, professor de fi losofi a da Universidade de São Paulo, esquerdista assumido, no artigo “A era da suspeita” (Fo-lha, 24.06.2014). Ele escreveu, entre outros, o livro “A Esquerda Que Não Teme Dizer Seu nome”, em 2012.

Todos nós, os que escrevem, os que leem, os que não abrem um livro, os que governam, os governados e os candidatos, estamos sob suspeita eterna. Para Safatle, Michel Foucault – fi lósofo francês morto há 30 anos- “conse-guiu produzir dois feitos notáveis: comple-xifi car nossa compreensão a respeito dos mecanismos de funcionamento do poder, e injetar uma desconfi ança profunda a respeito do pretenso realismo de conceitos e práticas científi cas, em especial no campo das ciên-cias humanas e das práticas clínicas”.

Mais à frente, Safatle escreve: “Foi Fou-cault quem mostrou, de maneira mais sis-temática, que nada entendemos do poder enquanto o pensarmos a partir da temática da dominação das vontades, ou seja, o exer-cício do poder como sobreposição de uma vontade a outra”.

Além do futebol e de Foucault, há um jogo mais complexo sendo tentado nos campos experimentados da política nua e crua que vai decidir, em outubro, quem dirigirá o Bra-sil nos próximos quatro anos. Estarão Dilma, Aécio e Eduardo fazendo coligações em fun-ção do bem do Estado ou pela mera necessi-dade de manter/atingir o poder?

Essa, embora não dita, parece ser a tal suspeita, da era em que vivemos. Safatle, tal-vez de forma reducionista, conclui, a partir de Foucault, que “dessa forma, nasce uma expe-riência fi losófi ca na qual epistemologia, ética e teoria social caminham de forma compacta”.

Sei não, mas penso que os sensores dos faros políticos de Lula; os do pragmatismo de sobrevivência do PMDB; os dos “sonháticos” de Marina Silva associada, forçosamente, ao experimentalismo de Eduardo Campos; os da ressuscitação tancredista- o Presidente que foi, sem ser - café-com-leite de Aécio Ne-ves, não são uma experiência fi losófi ca, mas a prática política consagrada, quiçá uma “te-oria social”, que refi nou, talvez até de forma inconsciente, o pensamento de Maquiavel, passou longe de Foucault e está associado a todas as formas concebíveis de marketing político, sem a basilar preocupação com a fi -losofi a, a epistemologia e a ética.

Concordo com a suspeita, mas não sei qual a saída fi losófi ca ou até psicanalítica, seja ela lacaniana, luliana, renaniana, sar-neyana, pezaniana, alckiminiana, dilmiana, aeciana, eduardiana ou até malufi ana. A “práxis” política brasileira faz o ministro Gil-

berto Carvalho dialogar com membros dos “black blocs” sem que a mídia soubesse, e só depois, ser o fato revelado pelo próprio Carvalho ao dizer que tudo deu em nada.

O que virá a ser a partir de 14 de julho, a troca da torcida - ufanista ou desapontada – pela militância genuína, engajada, condicio-nada ou remunerada? Estamos no limiar de uma verdade esportiva que sairá dos campos com dimensões fi xas, jogadores afi nados, técnicos atentos, cenários ricos, programa-ção dogmática, lucros auferidos, segurança máxima e públicos de etnias, posturas, dese-jos e danças diferentes.

No dia 14 de julho, uma segunda-feira que tentará ser não uma queda da Bastilha à bra-sileira, mas o ponto dentro da curva, o cami-nho do Oiapoque ao Chuí, do bolsa-família aos jardins paulistas, levando-nos a somar tudo o já ganho e festejado nos últimos vinte anos, ao que nos falta, desde sempre.

FIM DE JUNHO, FOUCAULT, 13 DE JULHO E ELEIÇÕES

JOÃO SOARES NETO

Escreve

FESTA DA INDÚSTRIA AINDA REPERCUTE

PINTANDO NA COPA DO MUNDO

NOIVADO

A tradicional e concorrida festa do Dia da Indústria, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em maio, no La Maison Coliseo, ainda repercute pela cidade. Anfi trionada por Roberto Macêdo e Tânia (foto), homenageou o governador do Estado, Cid Gomes, e os empresários Demontiê Mendes Aragão e Valdelírio Soares.

A Galeria Benfi cArte lançou a exposição-concurso “Pintando na Copa do Mundo”. Em exibição, 19 telas abordam lances, jogadores, símbolos dos mundiais. O público, além de prestigiar, participa de votação e junto a comissão julgadora, ajuda a eleger as três telas que melhor representam os ícones da competição.

Os vencedores dividirão premiação total de R$ 4.500. A exposição segue aberta até o dia 07 de julho.

Rafael Freires e Rafaela Sousa fi caram noivos durante jantar que reuniu só a família no D’abelle Bistrô. Os noivos são fi lhos de Cirilo e Ana Freire e Maria Eli e Roberto Sousa.

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 27 de junho de 2014

LINHA AZUL

Rafael Freire e Rafela Sousa (noivos) Cirilo e Ana Freire Giovanna Perantoni e Tiago Lima Sousa Maria Eli, Roberto Sousa e Bá rbara Lima

Silvano Tomaz, Marcirlene Pinheiro, Expedito Lima e Emí lia PortoRicardo Fernandes, Antô nio Lopes, Marcirlene Pinheiro, Marcos Oriá e Audifax Rios

Superintendente Marcirlene Pinheiro acompanhada dos artistas plá sticos Artista plá stico Audifax RiosJosé Má rio, Marcirlene Pinheiro e Jozefo Lejc e Israel Fé lix

Natasha e Stênio MartinsRodrigo e Anne Macê doRoberto e Tâ nia Macê do

Carlos Prado e Ivens Dias Branco Rogé rio Parente, Tâ nia Macê do, Melissa Parente, Mirela Macê do e Paulo Jú nior

Eulá lio Costa, Francisco Esteves, Agostinho Alcâ ntara e Fred Fernandes

Mendes Aragã o, Cid Gomes e Valdelí rio Soares

IRATUÃ FREITAS

IRATUÃ FREITAS

IRATUÃ FREITAS

Page 5: Caderno Linha Azul 27 de junho 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 27 de junho de 2014

“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”ISAÍAS 1: 17

POSSE TRT O desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior é o novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Eleito por unanimidade, no dia 8 de abril, ele foi

empossado em cerimônia. . Assumiu a vice-presidência o desembargador Plauto Porto e à frente da corregedoria regional ficou o desembargador Jefferson Quesado Júnior. A nova direção vai administrar o TRT/CE até junho de 2016. O novo presidente do TRT/CE terá sob sua responsabilidade um Tribunal que possui 37 varas do

trabalho em funcionamento em 16 municípios. Juntas, as unidades judiciárias de primeira instância recebem, por ano, uma média de 54 mil novas reclamações trabalhistas para solucionar. Na segunda instância, são cerca de 10 mil novos processos por ano para serem solucionados, por um grupo de quatorze desembargadores.

Já, na primeira instância, o TRT/CE possui 66 juízes titulares e substitutos. Outros 1.060 servidores auxiliam na resolução de conflitos trabalhistas.

LINHA AZUL

IRATUÃ FREITAS

Luis Carlos Martins, Solange Benevides e Odenes Uchoa

Eliane Novais, Walter Cavalcante, Gorete Pereira, Marcelo Feitosa e Ira-cema do Vale

Ten. Brig. Noro, Roseli Alencar, Plauto Porto, Durval Vasconcelos, Emmanuel Furtado e Antô nio Marques Cavalcante

Laí s Freire, Dulcina Palhano, Maria José Girã o e Ingrid Holanda

Jardson Cruz, ministro Joã o Batista de Brito, Jeff erson Quesado e Tarci-sio Lima Verde Jú nior

Jeff erson Quesado, Plauto Porto, Antonio Carlos de Castro, Tarcisio Lima Verde Jú nior e esposa a esquerda e Cristiane Castro

Tarcisio Lima Verde Jú nior com Dulcina Palhano

Antô nio Marques Cavalcante Filho, Emmanuel Furtado e Rafael Mota

Dulcina Palhano, Plauto Porto, Ministro Joã o Batista de Brito, Jeff erson Quesado e Tarcisio Lima Verde Jú nior

Tarcisio Lima Verde Jú nior com Janus Fuzesi Judicael Sudá rio

Eugê nio Ferraz

Desembargador Tarcisio Lima Ver-de Jú nior assinando o termo de posse da presidê ncia do TRT da sé tima regiã o

Bernadete Rabelo

Irisman Cidade

Jeff erson Quesado, Tarcisio Lima Verde Jú nior e Plauto Porto

Emmanuel Furtado e Luisa, Rafael Mota e Rossana Raia

Fernanda Uchoa, Franzé Gomes e Rossana Raia

José Leite e Emmanuel Furtado

Gaudê ncio Lucena e Franzé Gomes

Neiara Frota, Jeff erson Quesado e Deven Miller

Page 6: Caderno Linha Azul 27 de junho 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 27 de junho de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

EVENTO CATÓLICO

A 17a edição do Hallelluya será realizada no período de 23 a 27 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru, no bairro Castelão. Uma das novidades deste ano é a participação do cantor goiano Tony Alysson, que exibirá canções do disco “Poderoso Deus”, vencedor de Disco de Ouro, além de mais de 20 artistas nacionais. Tam-bém dentro do evento foi criado o Festival de Artes Inte-gradas de Música, Teatro e Dança.

FESTIVAL COMPETITIVO

Quinze canções disputarão a fi nal do XI Festival de Inver-no da Serra da Meruoca, a realizar-se hoje (27) e amanhã (28). Dentre elas, 11 são de compositores de Fortaleza, três de músicos do interior e uma de compositores de Pernambuco. O festival apresenta também feira de arte-sanato, festival de comidas típicas, ofi cinas, lançamento de fi lmes e shows musicais não competitivos, puxado por Renato e Seus Blue Caps, Tunai e Renato Teixeira.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Em agosto vindouro, serão iniciadas as obras físicas de um shopping popular, do Grupo Pague Me-nos, na CE-040, em frente ao Centro das Tapioquei-ras, em Messejana. O projeto prevê a construção de cinco mil boxes e 1.500 lojas. • Procurador José Valdo Silva passa o cargo de ouvidor geral do Ministério Público do Ceará para Magnólia Barbosa, dia 14 de julho, às 9 horas, no auditório da PGJ. • O novo RioMar Shopping Forta-leza contará com sistema de refrigeração altamente efi ciente de energia inteligente, incluindo oito Chil-ler Centrífugo Gear-Drive e 89 manipuladores de ar. • Com prefácio de Cristovam Buarque, foi lançado o livro “Atualidades do Brasil e do Mundo”, de autoria do deputado Artur Bruno, do jornalista Daniel Sampaio e do historiador Manoel Sousa. • A exposição “Pintando na Copa do Mundo” pode ser vista até o dia 7 de julho no 2o piso do Shopping Benfica. São 19 telas que mos-tram lances, jogadores e símbolos dos mundiais.

As diretorias da Smolder e da Hang Loose, duas das mais tradicionais marcas de surfwear brasileiras, receberam convi-dados nos desfi les de lançamento das coleções Verão 2014 / 2015 das marcas, no Hotel Sonata de Iracema. O evento con-tou também com a presença de um dos mais consagrados surfi stas mundiais, o brasileiro Fábio Gouveia.

Os lançamentos marcam a primeira produção da parceria exclusiva de licenciamento fi rmada com a cearense Smolder, para confecção e venda dos produtos da Hang Loose nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

PRIMEIRA LINHA

COQUETEL E DESFILE

n Náutico Atlético Cearense programou para hoje, a partir das 21 horas, o Grande Arraiá de São Pedro, ao som das bandas Carib-bean Kings, SimBora e Forró os Januários.

n O sexto ano de circulação do jornal virtual “Pelos bares da vida”, editado por Altino Farias, foi devidamente comemorado no Flóri-da Bar, em ambiente de grande animação.

n Aldira e o médico João Borges receberam alguns amigos em seu endereço da Aldeota, motivados pelo jogo do Brasil x Camarões e pelo aniversário de Lenilda Aguiar.

n Mais um movimenta-do evento do Skal Interna-cional de Fortaleza, tendo no comando Priscila Ca-valcanti, ocorreu durante a Feijoada Skal na Copa, na barraca Fortal Beach.

n Valéria e o advogado Fred Caminha acionaram sua agradável casa de Guarami-ranga, em volta dos integran-tes do Grupo de Risco, com direito a farto buff et e muito pagode o tempo todo.

n OAB/CE promoverá, amanhã, a partir do meio--dia, no Náutico, o São João da Solidariedade. Com quadrilha junina e telão para conferir o jogo Brasil x Chile.

AO PONTO

Maria Eduarda Barreira, Zenilda Aguiar (aniversariante), Aldira Melo e Shirley Fontenele em clima de brinde

Fernanda Martins e Marcel Teixeira ofi cializaram noivado e agendam o casamento na Paróquia do Líbano

Priscila Cavalcanti (anfi triã), Selma Cabral e Silvana Frota na Feijoada Skal na Copa

Alberto e Luiza Perdigão com Artur Bruno, um dos autores do livro Atualidades do Brasil e do Mundo

Fá bio Gouveia

Alfi o Lagnado, Má rcia Leite, Fá bio Gouveia, Má rcio Meni e Alexandre Laganaro

Mirna Holanda e Ubiratan Junior

Glardo Farias e Alessandra

Leonardo Bastos e Juliana Carvalho

Page 7: Caderno Linha Azul 27 de junho 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

Contra todas as previsões pessimistas da oposi-ção e de parte da mídia que torce contra o governo da presidenta Dilma, a Copa das Copas é um su-cesso retumbante. Está tendo Copa, o que não está tendo é o propalado caos e os esperados protestos violentos que levariam, quiçá, à queda da presidenta Dilma. Essa era a esperança da oposição que até agora se mostrou incapaz de capitalizar para si a simpatia daqueles que antipatizam com Dilma e com o PT já que, ao que parece, a antipatia não está direcionada à pessoa da presidenta, diferentemente do que alguns quiseram fazer crer, nem propriamen-te a seu partido, mas ao que ambos representam que é a própria política partidária e o modo de se fazer política através desses partidos.

Nem Aécio Neves, nem Eduardo Campos, nem mesmo Marina Silva tiveram a coragem que Dilma teve de comparecerem a um jogo em uma das Arenas da Copa para testarem suas popularida-des. Todos se recolheram e nisso demonstraram estar em condição de inferioridade em relação à presidenta que teve postura de estadista ao enfren-tar o que os demais não tiveram capacidade de enfrentar. É possível que indo assistir aos jogos em cidades que não fossem seus estados de origem, essas fi guras sequer fossem percebidas, mas nem assim se atreveram. Será que no Maracanã ou no Mané Garrincha alguém vaiaria Eduardo se ao andar pelas ruas fora de Pernambuco ninguém sequer o reconhece? O mesmo se diga de Aécio Neves, acaso fosse assistir a um jogo na Arena Castelão ou na Arena Pernambuco. Seria um bom teste, bem melhor do que as pesquisas, ver esses candidatos andando pelas ruas e assistindo aos jogos em Arenas longe de seus currais eleitorais e observando o quanto seriam percebidos pela população de cada lugar, aí sim, saberíamos as chances de cada um, saberíamos se espontanea-mente alguém se lembrará deles na hora de votar.

TESTE PARA OS PRESIDENCIÁVEIS

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• MAUS CONSE-LHOS - A impressão que se tem é a de que a presidenta Dilma, ao lado de alguns bons conselheiros, tem também, para lha dar maus conselhos, maus palpiteiros. O decreto criando mais Conselhos Populares, só pode ser coisa dos radicais do PT. Trata-se de mais uma anomalia. No Brasil já existem dezenas de milhares de “conse-lhos”. Para nada.

• PERDIDAÇO - Para analistas políticos “lá de cima”, e até mesmo petistas mais sensatos, nem a argú-cia e o jogo de cintura do ex-presidente Lula estão conseguindo deslindar o “rolo” criado pelo PT país a fora com os aliados. Eles temem, que o PT, mesmo se ganhar a eleição presidencial, vai afastar mais de 40% dos atuais alia-dos no Legislativo.

• NÓ CEGO? Até ontem à tarde, o pro-cesso sucessório do Ceará poderia estar a caminho de um desfe-cho capaz de acabar com o suspense do momento. Mas isso, em termos de candi-dato a governador e vice. Porque, no caso do Senado Federal, presenciamos um dos nós mais cegos da política cearense, entre os aliados PT e PCdoB.

• GRANDE NOME - O PPS, que tem na presidência regional, Alexandre Pereira, ain-da não havia decidido a quem apoiar para a Câmara Alta de Bra-

sília. Entre lideranças do partido, há quem defenda que o candi-dato àquele cargo seja o próprio Alexandre, sem manchas e sem rejeições.

• NEGANDO - Tem cabido ao secretário da Saúde do Estado, Ciro Go-mes, desfazer alguns “rolos” internos na coligação governista, gerados pela questão da vaga do Senado. Para ele, não existe rejeição de nenhum aliado em relação ao deputado Guimarães. Mas há rejeições, a começar pelo PPS, que não sintoniza com as ondas do PT.

• DECISÃO - Estava marcado para ontem o julgamento dos recursos dos condenados do mensalão, sobre o direito de trabalhar fora. O próprio relator, Luiz Roberto Barroso, “unha e carne” com o PT e com os petistas, temia ter que julgar monocraticamente, se não houvesse tempo para todos os juízes darem seus votos. Ele temia repercussão...

• DESENCANTO - Na visão do deputa-do Roberto Mesquita (PV) a notícia de que 6.600 gestores estão inelegíveis por conta da lei da Ficha Limpa, seria motivo de festas, se o Brasil não fosse o “para-íso” dos recursos para corruptos, que, geralmente, quando condenados, ficam rindo, sabendo que, em uma instância qualquer da Justiça serão absolvidos.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoANIVERSÁRIO

LANÇAMENTO

Senhor Brayner, ao lado da esposa Noélia Brayner, recebeu vários convidados no endereço do casal, para comemorar a troca de idade dele. No script: Futebol e festa tipicamente junina.

O livro “Futebol com Tatu-Bola” sobre o mascote da Copa e o Futebol é o primeiro de uma série da Tatubola Editora 1648, fundada em julho de 2013, em Fortaleza. Organizado por Rodrigo Castro, Ingrid Schwamborn, Hans-Jürgen Fiege

e João Soares Neto, trata-se de uma nova coleção de livros, nos quais serão ligadas a sabedoria dos livros antigos ou raros às novidades da atualidade. Neste caso é feito um resgate da primeira descrição do Tatu-Bola brasileiro, de George Marcgraf, do livro maravilhoso publicado em 1648, em Amsterdam, História Naturalis Brasiliae, para dar às

atividades e pesquisas de Rodrigo Castro, o secretário executivo da ONG Associação Caatinga, fundado em 1998, no Ceará, e mesmo ao mascote da Copa de 2014, proposto por Castro, o Tatu-Bola, uma profundidade histórica.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 27 de junho de 2014

LINHA AZUL

IRATUÃ FREITAS

Lina Luz e André Brayner

Gabriela Brayner e É ric Paiva

Aniversariante com Lara, Luiza, Larissa e Noé lia Brayner

Sr. Brayner e Noé lia Brayner

Paulo Albuquerque e Newton Albuquerque

Gabriela Brayner, Yamin Vitorino e Eugê nio Brayner

Celina, Noé lia Brayner e Filomena Alencar

Sr. Brayner com os fi lhos Giacomo, Eugê nio e Roncalli

Martiniano Jú nior parabeniza o aniversariante

Josué Frota e Giacomo Brayner

Giacomo Brayner, Rita Amaral e Martiniano Jú nior

Clá udia Godah, aniversariante e Cacilda Patrí cio

Marta Albuquerque, Clarissa Sampaio e Ro-naldo Ribeiro

Inê s Vitorino e  ngelo RoncalliGreg Dimitriou e Bruno

Lara Brayner e Matheus Ribeiro

Rodrigo CastroImagens do livro que simboliza uniã o entre Brasil e Alemanha Joã o Jorge Melo e Joã o Soares Neto

Autores ao lado dos convidadosOs autores Joã o Soares Neto, Ingrid Schwam-born e Hans-Jü rgen Fiege

Page 8: Caderno Linha Azul 27 de junho 2014

A Clustter Comunicação Corporativa traz pela pri-meira vez a Fortaleza, De-lano Rodrigues, professor e consultor de branding e i n o v a ç ã o d a K a r u a n a Consultoria de Ideias.

nnnConsiderado um dos mais

arrojados e inovadores desig-ners brasileiros, Delano Rodri-gues vem ministrar Workshop sobre Branding, nos dias 28 e 30 de julho, no auditório da Torre Empresarial Iguatemi.

nnnPara o evento que será

inédito no mercado cearen-

se, Delano Rodrigues vai abordar a compreensão dos elementos da branding e o papel dos profissionais do design e comunicação no gerenciamento estratégico de identidade de marcas.

nnnO Workshop em Branding.

Para você que não sabe o que é. Para você, que acha você, que sabe o que é, e para você, que tinha certeza de que sa-bia o que era, está chegando com exclusividade a Fortaleza pela Clustter Comunicação Corporativa em parceria com a agência de publicidade Ipsilon Comunicação e Opa

Escola de Design. Vale a pena participar, pela segunda vez, deste evento em Fortaleza, realizado pela Clustter.

nnnSerá do Bom Bocado de

Marilza Pessoa o bolo de casamento de Claudiane Pessoa e Jurandir Pascoal Jr., hoje no Aténée.

nnnLiliane Albuquerque man-

dou celebrar missa de dois anos pelo marido Mário Al-buquerque na Igreja da Paz.

nnnS erá da Q uadr icolor o

convite da nossa tradicio-nal “Noite dos Destaques” acontecimento do início de setembro.

nnnDanilo e Patrícia Dias, re-

cebem alguns amigos na segunda-feira, por ocasião do jogo do Brasil e Chile.

nnnTrocando de idade hoje,

Luciano Barreira, Luiza de Marilac Costa, e Roberto G a s p a r. A m a n h ã , q u e m festeja aniversário é An-tônio Marques, George de Castro, Marcus Silveira e Paulo Morais. Parabéns!

“WORKSHOP EM BRANDING COM DELANO RODRIGUES”

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 27 de junho de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

Gigi Monteiro

Dalmau e Noyana Akilla

Emar Batalha e Sergio Davila

Elaine Mickely

Fabio Arruda

Gigi Monteiro e Carlos Lima

Liliane Ventura com o marido Viní cius Lopes

• Domingo, ganha para-béns, Ana Luiza Costa Lima, Aristofánes Canamary, Ce-c i l i a B e n e v i d e s , C l a r i s s a Brandão, Neyce Paula Pes-soa e Veulena Misici.

• Adriana Almeida presi-dente da Casa da Amizade realizou na quinta-feira, uma super festa junina que reuniu dois clubes de Lions.

• Amanhã, Dolores Bru-no ganha almoço em casa, só para a família festejan-do seus 102 anos de vida. E l a v i ú v a d o s a u d o s o atleta do Náutico, Gambetá Bruno Filho.

E MAIS...

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

O artista plástico David Dalmau convida para o coquetel de abertura da exposição “ Olhar 42”. A mostra conta com fotografi as do acervo da apresentadora Gigi Monteiro, clicadas por ela mesma.

O evento acontece na segunda-feira, dia 16 de junho, a partir das 20h, no Jardim América.

“OLHAR 42” Hoje, eu presto uma justíssima homenagem aquela que foi a maior e melhor locutora do Rádio (Ceará Rádio Clube), e da televisão pioneira, a extinta TV Ceará, Canal 2, dos Diários Associados - Rede Tupy. Até hoje nunca escutei uma voz tão linda e uma grande locutora noticiarista com o talento de Neide Maia, que fez de tudo no Rádio. e na Televisão cearense. Neide recebeu inúme-ras homenagens. Era convidada para grandes acontecimentos e apresentava, na época, os mais importantes desfiles. Na foto, Neide Maia com a também locutora Carmem Santos, que substituiu Neide quando assumiu a TV Ceará.

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”