caderno linha azul 23 de maio 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 23 de maio de 2014 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (HEBREUS 11 : 6) Maria Wanda Sá articulou chá, no Bocca Bistrot, em torno da delegada Margarida Borges de Carvalho que trocava de idade. DIA DAS MÃES A equipe do Colégio Espaço preparou uma festa especial para comemorar o Dia das Mães. O clic reúne Karísia Barreira e Lú- cia Reis (coordenadoras), Ana Cláudia Palhano Duarte (diretora) e Cláudia Napoleão (supervisora). Pág. 4 Pág. 2 PALESTRA Advogado Pedro Rebelo proferiu palestra no Clube do Golfe, no Aquiraz Riviera, sobre a economia portuguesa, tudo organizado pelo também advogado Rômulo Alexandre Soares. Pág. 3

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 24-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul  23 de maio 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de maio de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

ANIVERSÁRIO

Maria Wanda Sá articulou chá, no Bocca Bistrot, em torno da delegada Margarida Borges de Carvalho que trocava de idade.

DIA DAS MÃES

A equipe do Colégio Espaço preparou uma festa especial para comemorar o Dia das Mães. O clic reúne Karísia Barreira e Lú-cia Reis (coordenadoras), Ana Cláudia Palhano Duarte (diretora) e Cláudia Napoleão (supervisora). Pág. 4

Pág. 2

PALESTRA

Advogado Pedro Rebelo proferiu palestra no Clube do Golfe, no Aquiraz Riviera, sobre a economia portuguesa, tudo organizado pelo também advogado Rômulo Alexandre Soares. Pág. 3

Page 2: Caderno Linha Azul  23 de maio 2014

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom e J. Júnior.

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• Apesar de vivermos uma época em que muitos dizem se sentir melhor sozi-nhos, a solidão, é temida. Por conta disso é comum alguns indivíduos viverem relações teatrais para manter a aparência, como se isso fosse mudar alguma coisa. Relacio-namento não é fácil em nenhum aspecto, mas têm o seu valor: a possibilidade para exercitarmos o respeito, a tolerância, a com-preensão, a paciência e por aí vai. O que se deve evitar sempre é transferir para o outro a responsabilidade de nos fazer feliz. É preciso se relacionar e saber viver em paz, cultivar relações saudáveis, seja com quem for. Além de tudo é preciso ter a capacidade de se retirar a exílio quando for necessário. Quem sabe poderemos entender o que é realmente estar feliz.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Meu querido e saudoso pai dizia que nós somos responsáveis até por pisar na grama sem necessidade. Cresci ouvindo isto, e tam-bém que: somos responsáveis por um animal que nos propomos criar ou por uma muda de planta que colocamos dentro de nosso do-mínio. Enquanto não estão em nossa posse, não temos uma obrigação concreta, mas, se nos apossarmos, nos obrigamos a cuidar e protegê-los.

Baseada neste ensinamento, assisti a uma triste cena. De minha janela divisei os últimos instantes de uma mudança de uma grande casa; talvez para um apartamento para con-seguir maior segurança. Colocaram os últimos objetos e os donos apanharam um carro de passeio.

Neste instante entra minha secretária e me diz: “Só tive pena dos dois cachorros que fi -caram sozinhos porque a casa já foi vendida e vão demolir”.

Fiquei sozinha a pensar: meu Deus, o quan-to estes cães ajudaram a guardar esta família, quanta tranquilidade eles os proporcionaram e agora fi cam expostos ao sol e à chuva, sem alimentação, sem água, ao deus-dará.

Pela alimentação e água, eu posso ajudá--los, mas quanto à moradia eu não tenho como solucionar este problema. Recordo-me as noites insones que passei quando tive que sair da minha casa para um apartamento e ter que deixar o “rulk” (meu cachorro). Felizmente, consegui uma pessoa amiga que fi cou com ele e tratou-o até melhor que eu própria. Mes-mo assim ele sofreu com a separação.

Porém, a estes, eu tenho que procurar aju-dá-los. Já era noite e o que eu pude fazer foi te-lefonar para a mesma pessoa, mas, o telefone não atendia e na insistência eu adormeci. Bem mais tarde despertei, o primeiro pensamento foi para os cães, olhei da janela não os vi e mais curiosa fi quei.

Pela manhã, mandei que a moça fosse olhar a situação deles e ao voltar ela disse: o pedrei-ro levou o mais bonito para ele e deu o outro para um catador de lixo.

Nada mais pude fazer, além de lamentar. Lembrei-me de uma poesia que meu pai lia para nós quando crianças: “História de um Cão” um clássico de Luís Guimarães Júnior, no qual ele narra a fi delidade do cão e faz-nos despertar o respeito pelos animais.

Da minha janela vi o inverso: abandono e desprezo para com quem os serviu sem o me-nor interesse, simplesmente por amor amor!

DA JANELA...

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de maio de 2014

ANIVERSÁRIO Renata e Renato Corcevai realizaram festa na Pizzaria Nevada

para festejar os 07 anos da fi lhota Rafaella.

• MÉRITO - O jor-nalista Marcos André Borges recebe, quinta--feira, dia 29, o Título de Cidadão Cearense, na Assembleia Legis-lativa. A VSM Comu-nicação também será homenageada pelos 25 anos de atuação.

• OLHAR - A ex-posição PHOTO TOUR – ATACAMA 2014 está aberta ao público a partir de hoje, sexta, até 30 de junho, das 7 às 21 horas, no Shopping Portugaleria--Papicu.

• SINAL - “Refle-xões sobre o Movi-mento Maio Amarelo e

Psicologia no Trânsito” é o tema da palestra que acontece hoje, às 15h, na FanorDEVry, aberta ao público no campus Dunas.

• ARTE - A VI Mostra Outros Cine-mas continua em car-taz, na CAIXA Cultural Fortaleza, até domin-go (25). A entrada é gratuita.

• APRENDER - Rique Nitzsche, precursor do design thinking no Brasil, es-tará em Fortaleza nos dias 30 e 31 deste mês, para ministrar curso no Instituto FA7.

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Sabrina Ramalho Perdigã o

Ula e Theo Aragã o

Sé rgio e Theo Aragã o

Aniversariante com seus pais Renata e Renato e seu avó Renato Corcervai Rafaella

Jé ssica, Helena Demes e Lucas Martins

Pedro, Lucas e Joelma Sales

Mariana e Karine Amoreira

Cleci Paiva e Dé bora Ramalho Perdigã o

Rafaella com a avó Ivone Demes

Michele Viana e Marcela Correia

Livia e Sâ mia de Castro

Antô nio Marcelo e Bá rbara

Rafaella com seus pais Renata e Renato Cocervai Daniele Brito e Ana Paula Hallidey

Hora dos parabé ns

Juliana Halliday

Julia Brandã o e Sara Brito

Alicia Gil

Vitó ria Gil

Page 3: Caderno Linha Azul  23 de maio 2014

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de maio de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (ÊXODO 15 : 2)

PALESTRAO advogado Rômulo Alexandre Soares, um dos prestigiados nomes da Comunidade Luso Brasileira e antigo presidente da Câmara Brasil

Portugal do Ceará, recebeu o advogado Pedro Rebelo de Sousa que reside e atua em Portugal para uma palestra no Aquiraz Riviera. Rebelo falou aos presentes, sobre o momento importante de que passa a economia de Portugal, quando foi aprovado, há pouco tempo, regime

de imigração que assegura o direito de residência na Europa a quem adquirir imóveis de valor superior a 500 mil euros. Ou seja: imóveis competitivos em face da crise, com direito de ter residência em Portugal para um investidor e sua família.

E ainda: além de Lisboa e outras atraentes cidades, Portugal tem a Ilha da Madeira, domicílio fi scal privilegiado.

Advogado Pedro Rebelo em sua palestra

Bosco e Bruno Monte

Advogado Rô mulo Alexandre apresenta o palestrante

Elfi o Mendes, Lú cio Alcâ ntara e Pedro Rebelo

Ricardo Parente, Rô mulo Alexandre, Eugê nio Vieira e Baima

Lú cio Carneiro e Lú cio Alcâ ntara

Jorge Chaskelmann e Francisco Neto Brandã o

Rô mulo Alexandre e Mariella Rocha

Anastá cio Marinho e Carlos Campos

Luiz Má rio, Eduardo Bezerra e Germano Almeida

Enid Câ mara e Clivâ nia Teixeira

ANÍBAL GOMES RECEBE BNB EM ACARAÚDepois da inauguração da agência do BNB em Acaraú, o deputado federal Aníbal Gomes, o deputado estadual Manuel Duca e o prefeito Alexandre F. Gomes receberam a

diretoria do Banco do Nordeste, capitaneada pelo presidente Antônio Nelson de Souza em almoço juntamente com políticos e empresários da região. O Linha Azul estava lá.

Presidente do BNB, Nelson Antônio de Souza e dep. fed. Aníbal Gomes

Presidente do BNB, Nelson Antônio de Souza; diretor Financeiro e de Crédito do BNB, Fernando Passos; gerente da agência do BNB em Acaraú, Alexandre Chastinet Augusto e empresário do Baixo Acaraú

Diretor de Ativos de Terceiros do BNB, Luiz Carlos Everton de Farias, deputado federal, Aníbal Gomes, e diretor Financeiro e de Crédito do BNB, Fernando Passos

Gerente do BNB em Acaraú, Alexandre Chastinet Augusto, Álvaro Garcês, dep. Duquinha e Elmo Roberto, prefeito de Cariré Deputados Rogério Aguiar e Anibal Gomes

Waldir Vasconcelos de Araújo, do cerimonial da presidência do BNB, acompanhando de Michelly Chaves Nunes Ribeiro, assessora de comunicação do BNB

Coronéis Leandro, Jeussen e Maranhão

Deputados estaduais Rogério Aguiar e Duquinha

Prefeito de Acaraú, Alexandre Ferreira Gomes, saúda a chegada do BNB à cidade

Diretor de Negócios do BNB, Paulo Sérgio Rebouças Ferraro; e o su-perintendente em exercício do BNB no Ceará, Marcílio Moraes Silva

Gerente de Negócios da Agência do BNB em Acaraú, Durval Valladares da Silva Júnor; diretor de Ativos de Terceiros do BNB, Luiz Carlos Everton de Farias

Empresários Livínio e Mardônio (carcinicultura)

Page 4: Caderno Linha Azul  23 de maio 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

“Em uma sociedade com base no conhe-cimento, por defi nição é necessário que

você seja estudante a vida toda”. Tom Peters, americano, engenheiro e escritor.

Há quanto tempo você não escreve uma carta? Esta pergunta não terá resposta positiva de muita gente. Es-crever carta em papel pautado, colocá-la em envelope, endereçá-la e postar nos Correios foi, por muitos anos, a forma preferida de comunicação entre pessoas, em-presas comerciais e até entre vários níveis de governo. Hoje, o mundo(world) está sendo conectado pela web. A palavra inglesa web signifi ca rede ou teia. O conjunto de três w ou WWW (World Wide Web) corresponde, na internet, à rede ou a sua teia através do mundo. Assim, a maioria das pessoas, especialmente as nascidas depois do ano 81 do século passado, a tal geração Y, está sempre interligada e sabe algo de tecnologia da informação(TI). Os batizados bem antes, tal como eu, vão errando e procurando espaço nesse mundo meio assustador. Exemplo: toda questão formulada ao Goo-gle fi ca acumulada para formar o seu perfi l de usuário. Para sempre.

Teia lembra aranha que pode ter veneno. Logo

nos vem à mente a forma, quiçá geométrica, como esse aracnídeo urde os seus campos de atração e ataca. Sabe-se, grosso modo, existir quatro tipos de teias: a de capturas (a prender insetos), a de cópula (à espera do macho fecundador), a de refú-gio (para descansar) e a de muda (para se alterar).

A palavra teia parece perfeita para essa face exu-berante da informática e das comunicações atuais. Todos somos captados. Alguns entram em redes de afeto, ciência, conhecimento, negócios ou de lubrici-dade. Outros vagueiam para descansar de sua vida real, e há falseadores de identidade, procurando ser o que não são ou a liberar veneno e maquinação errática mundo afora.O crítico literário John Freeman estabeleceu algumas cautelas para usar a teia mun-dial. Em 2009 ele escreveu o livro The Tyranny of E--mails (A tirania dos E-mails) e aconselha o uso pon-derado do computador, do celular etc. Recomenda, nada antes do café da manhã. Ao acordar, a mente está livre e não é razoável importuná-la com o volu-me de informações da “teia”. A invasão começa ao ligar o computador ou o celular.

Freeman esteve ano passado no Brasil para falar

na 16ª. Bienal Internacional do Livro do Rio e, ao mesmo tempo, lançar dois livros, já traduzidos em português: Como Ler um Escritor e Granta 11 – Os melhores Jovens Escritores Britânicos. Segundo o jornalista Francisco Quinteiro Pires, Freeman mora agora em Nova Iorque, escreve um livro de poesias e leciona na Columbia University. Está “over”.

Essa digressão ao falar de John Freeman mostra como fomos pegos por teias a mudar a direção do pensamento, da fala e da escrita. Somos, vez por outra, desviados por e-mails importunos. Ainda hoje, por exemplo, convoquei a secretária e um jo-vem melhor em informática do que eu – o que não é nenhuma vantagem – para me dar um mínimo de trégua em face das dezenas de spams (e-mails inva-sores dos nossos endereços)recebidos a cada dia.

A captura de e-mails traz várias formas de acesso aos usuários comuns. Uma delas, talvez a mais sim-ples, decorre dos nossos próprios e-mails escritos, enviados ou repassados. Por exemplo: se pretendo viajar, passo um e-mail para um agente de viagens. A partir desse e-mail começo a receber tudo sobre viagens. Cuidado, portanto, com os assuntos e os

conteúdos dos seus e-mails: eles fi carão zanzando e você receberá o não pedido, por conta da conexão automática apreendida pelas milhares de empresas captadoras e vendedoras de mídias eletrônicas.

As palavras sobre os “hackers”, especialistas em invasão de sistemas de segurança. Eles formam uma grande comunidade internacional, de tamanho ainda não bem mensurado. O Brasil parece ser um dos centros mundiais de maior número de hackers. Eles, quase sempre jovens, ocupam o tempo em de-senvolver fórmulas e algoritmos que já desnudaram, entre outros, os códigos de segurança da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, e até da Presidência da República do Brasil. Alguns, depois de descobertos, são até contratados para ajudar a manter sistemas de segurança de bancos, multina-cionais, governos e assemelhados.

Assim, estamos condenados a viver na cer-teza da espionagem. Como esse mundo da web não tem mais volta, e tampouco fronteira, vamos expondo – querendo ou não – os nossos desejos, medos, sonhos, mazelas, metas e vidas privadas. Que jeito?

A INVASÃO DA PRIVACIDADE PÓS WEB

JOÃO SOARES NETO

Escreve

DIA DAS MÃESPara celebrar o Dia das Mães o Colégio Espaço Ativo organizou uma festa em que reuniu pais, alunos e mestres do colégio que é comandado pela educadora

Ana Cláudia Palhano Duarte. Na ocasião várias apresentações dos alunos aconteceram para homenagear as mães.

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de maio de 2014

LINHA AZUL

BETH DREHER

Apresentaç ã o do Primeiro Ano B com profa Ana Flá via

Final da Festa

Apresentaç ã o do infantil 2 C com a profa Berenice

Apresentaç ã o do Infantil 1 B com a profa Ana Patrí cia

Apresentaç ã o do Infantil 4 A Profa Marjorie

Apresentaç ã o do Infantil 2 A Profa Fabí ola

Diretora Ana Clá udia Palhano Duarte

Mamã es e papais fotografando o evento Mamã e e filho

Apresentaç ã o do infantil 3 B com a profa Anna Jú lia

Apresentaç ã o do Infantil 1 C com a profa Daniele

Apresentaç ã o do Infantil 5 A com a profa Dayse

Profissionais da Escola

Coordenadoras Karísia Barreira e Lúcia Reis, diretora Ana Cláudia Palhano Duarte e Cláudia Napoleão (supervisora)

Final dos festejos

Apresentaç ã o do infantil 4B com a profa Julieta

Apresentaç ã o do Infantil 2 B com a profa Jamilly

Apresentaç ã o do Primeiro Ano com a profa Michelle

Apresentaç ã o do Infantil 3 A com a profa André a

Apresentaç ã o do Infantil 1 A com a profa Simone

Page 5: Caderno Linha Azul  23 de maio 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de maio de 2014

“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”ISAÍAS 1: 17

NOVA IDADE

ALMOÇO

Maria Wanda Sá articulou chá, no Bocca Bistrô, em torno da querida Margarida Borges de Carvalho que trocava de idade.

A incorporadora Moura Dubeux lançou durante um almoço, no Restaurante SOHO, o megaempreendimento imobiliário na região Oeste da cidade: o Boulevard Shopping Residen-ce. O novo empreendimento, que vai ocupar uma área de 65 mil metros quadrados. O Boulevard vai ser erguido ao lado do futuro Shopping Riomar Presidente Kennedy do grupo JCPM. O projeto da Moura Dubeux será o segundo complexo imobiliário agregado a Shopping que a construtora lança na capital do Ceará e pretende ser um ícone dessa tendên-

cia de morar, trabalhar e usufruir de uma estrutura de lazer completa, com todos os serviços que um grande Shopping oferece.

LINHA AZUL

Arquiteto Osvaldo Souza Bruno Ferrelli Vice-prefeito Gaudê ncio Lucena e Fernando Amorim

Fernando Bezerra, Fernando Amorim e Bruno FerrelliIgor Lucena,Fernando Bezerra,Fernando Amorim,Ricardo Bezerra e Bruno Ferrelli

Rochele Bonorandi, Lú cia Pierre, Fá tima Sanford e Betinha Sampaio

Regina Jereissati, Glauber Luna e Camila Chidid

Irene Mota, Maria Wanda Sá e Zeneida Rangel

Rochele Bonorandi e Heliane Pimentel de Castro

Elza Moreira e Marilza Pessoa

Beth Delboni, Fá tima Duarte e Marilza Pessoa

Maria Wanda Sá e Margarida Maria Borges de Carvalho Rochele Bonorandi, Lú cia Pierre, Fá tima Sanford e Betinha Sampaio Clé bia Cunha e Guadelupe Pessoa

Aniversariante com amigas

Fernando Amorim, diretor regional da Moura Dubeux no Ceará , apresentando à imprensa o novo empreendimento Boulevard Shopping Residence

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

FOTOS: BETH DREHER

Page 6: Caderno Linha Azul  23 de maio 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de maio de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

TRADIÇÃO JUNINAAs tradicionais festas juninas em Fortaleza começam

mais cedo este ano em função da Copa do Mundo. Nos próximos dias 30 e 31 de maio e 1O de junho, o São João no Aterrinho da Praia de Iracema irá se transformar num autêntico arraial. Além de homenagem ao sanfoneiro Do-minguinhos, haverá apresentações dos artistas Ítalo e Renno, Waldonys, Elba Ramalho, Simone e Simaria, Chico Pessoa, entre outros. Entrada franca.

NOVOS NEGÓCIOS

A VIII Feira do Empreendedor acontece de 5 a 9 de agosto no Centro de Eventos do Ceará, promovida pelo Sebrae. Nesta edição, o evento terá espaços voltados para áreas específi cas como economia criativa, sustentabilidade, oportunidades de negócios, moda e empreendedorismo digital, além de estudos sobre novos cenários e tendências de mercado. Enfi m, um mundo de sonhos e possibilidades de negócios para o empre-endedor cearense interessado em ampliar suas vendas.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• A reforma do antigo prédio do Cine São Luiz, um dos importantes marcos culturais de Fortaleza, deverá ser concluída em outubro des-te ano, para funcionamento do cine teatro São Luiz. • Paulo Sérgio Santa Cruz e Pedro Jorge Medei-ros delineando show da cantora Alcione para o dia 8 de agosto, como parte da programação do Jubileu do Náutico. • Pedro Passos, presidente do Iede e da Natura, profere palestra por ocasião do lança-mento do Guia Industrial do Ceará 2014, segun-da-feira vindoura, às 18h, no auditório Waldyr Diogo, da Fiec. • A partir de lº de julho, Flávio Melo, da banda Caribbean Kings, assume dupla missão ro-tária: presidência do Rotary Fortaleza Iate e presidente do Rotary da Grande Fortaleza, atualmente reunindo 22 clubes. • Amanhã, será realizada a segunda edição do Circus Hommega Festival, congregan-do música eletrônica ao universo circense, no Porto D´Aldeia Eco Resort. No rol de atrações, grandes nomes do cenário eletrônico nacional e internacional, como Astrix, Skazi, Felguk, Fre-edom Fighters e Sub6. • Com a recente inaugura-ção da expansão da fábrica da Ambev de Aquiraz, será produzida e lançada no mercado a Antarctica SubZero.

O cerimonialista Roberto Martins realizou O AGORA É PRA CASAR que aconteceu no Tekas Maggy Buff et. O even-to contou com fornecedores que estão em evidência no

mercado de noivas de nossa cidade. O idealizador do evento recebeu amigos e convidados em comemoração aos seus 10 anos de carreira como cerimonialista e consultor, especializado em casamentos e eventos sociais.

PRIMEIRA LINHA

AGORA É PRA CASAR

n Em andanças pelo Brasil, o violonista francês Thibault Cauvin fará con-certo gratuito, hoje, às 19h, na igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro.

n Amanhã, Giovana e Felipe, herdeiros de Vansessa Grip e Wilson Couto e de Cristiana e Fernando Antônio Este-ves, casam-se na Igreja do Pequeno Grande.

n Cid Alves, presidente do Sindilojas, brinda seu aniversário, hoje, a partir das 20 horas, no Ideal Clube.

n Jornalista Marcon-des Viana lança a 31a edição da feijoada da revista Chic Automóveis & Sociedade, próximo dia 31, a partir das 17h, no Hotel Dom Pedro Laguna, em Aquiraz.

n Zildete e Francisco Odenes Uchôa Pinto rindo com o tempo de tanta felici-dade: Bodas de Porcelana, 25 anos de união a dois.

n Animada e descon-traída a festa aniversária do arquiteto Rodrigo Maia, reunindo familiares e alguns amigos.

AO PONTO

Juliana Amaral e Marcondes Viana, editor da revista Chic Automóveis & Sociedade

Conceição Souza, Márcia Ferreira Gomes e Stella Salles, “locomotiva” do grupo” Mulheres em Foco”

Aqui estou eu entre Andréia e o coronel Humberto Brasil em descontraído almoço dominical

Murilo e Fátima Belchior, fi guras cativas nos agitos sociais da cidade

Crianç as desfi lando

Noivos

Look noivas

Cerimonialista Roberto Martins com modelos

Desfi le

Desfi le das noivas

Page 7: Caderno Linha Azul  23 de maio 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• O jornal espanhol El País publicou uma ma-téria esta semana criticando a postura do Brasil em relação ao parque arqueológico do Piauí, que estaria abandonado pelas autoridades. Segundo a reportagem, os últimos achados dão conta que a chegada do homem à América foi dez mil anos antes do que a teoria anterior supunha, e que pode ter começado pela América do Sul e não pela do Norte.

De acordo com uma pesquisadora que coman-dou uma escavação no local, os novos elemen-tos são “irrefutáveis” e o homem teria chegado diretamente na América do Sul, vindo da África, na época de uma grande seca no continente africano. Por sua vez, um professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, entrevistado pela matéria, afi rma que tam-bém há a possibilidade de que tenha havido duas entradas de homens na América.

A reportagem destaca que a falta de esque-letos antigos que poderiam trazer afi rmações mais precisas sobre a questão é um problema na América do Sul. Por isso, o jornalista defende que locais como os do Parque Nacional da Serra da Capivara, onde a pesquisa continua e a verba é pequena, são essenciais para que o enigma chegue perto do fi m. Aqui defendemos o Parque do Araripe tão esquecido quanto o piauiense.

EL PAÍS: PIAUÍ É UM GIGANTE PARA A CIÊNCIA, MAS INVISÍVEL PARA O BRASIL

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• DESABAFO DE ALDO - “O Aécio, Alckmin e o Eduardo Campos estavam lá, quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa. Depois, as conjun-ções políticas e as manifestações fi zeram com que alguns se afastassem disso.

• VIDA QUE SE-GUE - Aí a Copa fi cou órfã de pai e mãe, restando só o [ex-]presidente Lula”. O ministro ainda atribuiu movimentos contra a Copa do Mundo no Brasil a um sentimento de contrariedade a posições que o País estaria ocupando no cenário internacional.

• ENCANTAMEN-TO - Cid Gomes con-tinua encantado com o trabalho de Izolda Cela à frente da Se-cretaria de Educação do Estado. “Foi quem mais me deu alegrias ao longo de seu traba-lho no meu Governo”, diz Cid Gomes. Na verdade, Izolda mudou a cara da educação no Estado.

• SALMITINHO SE DESDOBRA - Secretário de Turismo de Fortaleza, Salmito Filho, foi à Câmara apresentar o novo projeto de desarruma-ção da Praça Portu-gal. A coisa é nova e apela para o virtual. Se convenceu, só Deus sabe.

• SEM AGRES-SÕES - O deputado Camilo Santana (PT), cuja sensatez e leveza contrastam com a agressividade de muitos correligionários petistas, afi rma que as principais lideranças do PT partirem para o “vale-tudo”, só com-plica a reeleição da presidente Dilma.

• EQUILÍBRIO

- Para o vereador El-pídio Nogueira (Pros), a maneira como oposicionistas se comportam na CMF em relação à gestão do prefeito RC, em vez de benefi ciar a cidade, terminam prejudi-cando, agindo como “sabotadores”.

• É CRIME - Tem razão o deputado João Jaime, ao de-nunciar os absurdos que vêm ocorrendo em Jijoca de Jerico-acoara. “Grileiros” urbanos fantasiados de sem-teto e orienta-dos por atravessado-res, invadem espaços da União e do Estado para especulação imobiliária.

• “IMATÁVEL” -

O jurássico senador José Sarney pode per-der a vaga no Amapá. Partidos de oposição se desdobram para defenestrá-lo do Se-nado, candidatando a vice-governadora Dora Nascimento. Lula “deu o pulo”. O “velho” é muito útil aos propósi-tos dele e do PT.

• SEM PALAVRA - Foi-se o tempo em que as autoridades mostravam uma virtu-de, ou seja, a fi rmeza da palavra. O ex-pre-sidente da Petrobras, Gabrielli, que havia responsabilizado a presidente Dilma pela compra do “abacaxi” de Pasadena, voltou atrás: ela “não é mais” responsável.

• GREVE À VISTA! A população de Forta-leza pode se preparar para fi car sem trans-porte. Os motoristas e cobradores de ônibus pedem ao Sindiôni-bus reajuste de 18%, cesta de R$ 120,00, 42 horas demais de trabalho, etc. Os donos das empresas ofereceram 5,8% de reajuste! E só!...

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoPREMIAÇÃO COMIDA DI BUTECOCom realização da festa “Saideira” no Hotel Gran Marquise, o COMIDA DI BUTECO anunciou os vencedores da quarta edição do

concurso em Fortaleza. O Tronco do Gaúcho foi eleito o melhor boteco da capital cearense, sagrando-se bicampeão do Concurso. Em segundo lugar fi cou o bar Besouro Verde e em terceiro, Suvaco de Cobra. Eles foram escolhidos pelo público e por um corpo de jurados convidado, entre 20 botecos participantes desta edição, com votos apurados pelo Instituto de Pesquisas Vox Populi.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de maio de 2014

LINHA AZUL

Eliete e Elba Remigio

Á tila de Lima e Francisco Herminio

Daniel Moreno e Alexandra Veras

Rosania Ferreira e Welligton de Lima do Besouro Verde que tirou o segundo lugar

Helano Moreira (do Bar do Helano) e Eliete Remigio

Donos do Besouro Verde, tronco do Gaú cho e Suvaco de Cobra

Organizadoras do Comida di Buteco Glaú cia Xavier (Fortaleza) e Daniela Bicalho (Belo Horizonte) Luis Felipe Saraiva e Luciana Moura do Carmo

Silvana e Solimar Rossini do bicampeã o Tronco do Gaú cho

Socorro e Eliomar de Lima

Adriano e Alexandre Costa

Edward Jenner com Glá ucia Xavier

Ana Pinheiro e Helena Demes

Bianca Alves e Camille Maranhã o

Josimar Rodrigues e Jackson Melo

Suely Maia e Francisca Silva

Carla Soraya, Terezinha Florê ncio e Enid Câ mara

Joacir Melo, Solimar Rossini e Clá udio Moura

IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul  23 de maio 2014

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 23 de maio de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

Foi numa noite de festa bastante aconchegante e cheia de afetividade que a amiga Dolores Aragão comemorou com a lista e os mais chegados a sua passa-gem pelo calendário, ao lado do maridão. Cleofi lo Melo e fi lhos. Ela, muito feliz, ofereceu um grupo que apresentou dança Arabe que agradou demais a platéia que compareceu ao restô Zahlé de Silvana Romcy.

“NOITE DAS ARÁBIAS”

Stelinha Frota, Dolores Aragã o e Jô Guerra

Dolores Aragão e os fi lhos

Linda Nunes, Stelinha Frota, Dolores Aragã o Clá udia Ary e Natá lia Fernandes

Dolores Aragã o e Arnoldo Rocha

Dolores Aragão com o marido Cleófi lo Aragã o e fi lhos

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

O centenário de nascimento de dona Eneida Soares Pessoa será co-memorado dia 28 de maio, por ocasião de uma missa às 19 horas na Igreja das Missionárias. Dona Eneida, em vida foi um exemplo, amada pelos filhos, netos e bisnetos, deixou uma linda lição de vida. Ela era mãe de Marilza Pessoa e Roberto Pessoa. Na foto, com Emir Quideré e a fi lha Marilza Pessoa.

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”

05 de junho às 18 horas.

Luciano Rocha, Dolores Aragã o Arnoldo Rocha e Stelinha Frota