caderno linha azul 08 de agosto 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 8 de agosto de 2014 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (HEBREUS 11 : 6) ENCONTRO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS Aconteceu, no Centro de Eventos do Ceará, o IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas e sessão especial pelo transcurso dos 60 anos do TCM-CE e lançamento do livro Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará: 60 anos de história. O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Con- tas do Brasil, ATRICON, conselheiro e Valdecir Fernandes Pascoal e o presidente do Tribunal de Contas do Municipios do Ceará – TCM-CE, Conselheiro Francisco Aguiar foram os anfitriões do evento. O clic traz as autoridades que estiveram presentes na solenidade de abertura do Encontro. Pág. 5

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 02-Apr-2016

236 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 08 de agosto 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 8 de agosto de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

ENCONTRO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS

Aconteceu, no Centro de Eventos do Ceará, o IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas e sessão especial pelo transcurso dos 60 anos do TCM-CE e lançamento do livro Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará: 60 anos de história. O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Con-tas do Brasil, ATRICON, conselheiro e Valdecir Fernandes Pascoal e o presidente do Tribunal de Contas do Municipios do Ceará – TCM-CE, Conselheiro Francisco Aguiar foram os anfitriões do evento. O clic traz as autoridades que estiveram presentes na solenidade de abertura do Encontro. Pág. 5

Page 2: Caderno Linha Azul 08 de agosto 2014

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom e J. Júnior.

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• É comum encontrar pessoas buscando a fórmula mágica para ser feliz. Tem quem faça cursos, compre livros, vá a cartomantes. É óbvio que não existe receita. Isso pode ser perda de tempo. Na realidade, estamos bem quando somos nós mesmos. Estamos bem quando não nos preocupamos com o julga-mento alheio. Ser autêntico e aceitar que es-tamos o tempo inteiro em transformação é um passo para entender a felicidade. É preciso ter convicção de que não somos, na verdade estamos. Em vez de competir, mais saudável é cooperar, pois a troca é muito mais inte-ressante do que a competição. E, assim, em atitudes simples a felicidade surge, sem a necessidade de sair procurando.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Meu pai possuía um alma naturalista. Ama-va e admirava sobremaneira o mundo animal. Quando éramos crianças comprou uma coleção do mundo animal e descrevia a inteligência das aves, dos insetos, dos peixes. Achava a ação do predador de uma argúcia indescritível!

Em casa criava oito cachorrinhos. Sete eram de uma raça albanesa, presente do escritor Lauro Ruiz de Andrade, e o oitavo era um lindo cão ne-gro, como a graúna, que por acaso caiu de uma mudança. Estando na área ele viu o cachorrinho cair totalmente tonto sem saber para onde ir.

Ao ver que ninguém iria socorrê-lo, ele foi e o trouxe para casa. Deu-lhe o nome de Veludo em homenagem ao poema de Luís Guimarães Júnior (História de Um Cão). Este iniciava assim: “Eu tive um cão, chamava-se Veludo/magro asqueroso, revoltante, imundo/ Para dizer numa palavra tudo/Foi o mais feio cão que existiu no mundo/ Recebi--o das mãos de um camarada,” e, o poema con-tinua porque é bem longo. É uma história muito triste e reafi rma a fi delidade de um cão.

Todos os dias ele os punha nas coleiras e saía passeando com eles (todos). Comprava queijo, bolo, além de um alimentação saudável que ele não dispensava. Dava vitaminas tudo o que ha-via de melhor. Mas o Veludo era o Veludo!

Quando já não podia levá-los para caminhar, levantava-se pela manhã chegava ao portão onde eles fi cavam e ia abençoando de um por um. Ele dizia: “Deus te abençoe (nego-véi)”, pas-sando a mão na cabeça de cada cachorrinho.

Passou-nos a responsabilidade de quê quan-do nos dispomos a criar um animal qualquer ou cultivarmos uma planta em casa, temos obriga-ções para com esta adoção ou com este ato.

Também tive um cão. Não era pequeno, era médio porte, e, como iria mudar-me para um apar-tamento não poderia levá-lo. Não dá para contar minha angústia ao desfazer-me dele, em outra ocasião narrarei. Como roguei a Deus uma solu-ção! Deus ouviu-me, e enviou a desembargadora Gisela Nunes da Costa em forma de anjo para ampara-lo e amá-lo por mim. Deus a abençoe.

NATURALISTA…

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 8 de agosto de 2014

PALESTRAA Be Happy, operadora de turismo, realizou no auditório da Livraria Cultura, uma palestra para apresentar o universo

de cores, sabores e aromar da Índia. No script: fala da empresária Cely Sena sobre a Índia, palestra dos professores Helder Lima e Ananda Kaur sobre meditação e Yoga, além da degustação de comidas e bebidas indianas.

IRATUÃ FREITAS

• ELEIÇÕES - O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará já começou a dis-tribuição de 17.800 urnas eletrônicas para as zonas elei-torais do interior do Estado.

• MODA - A KOKID jeans lança, amanhã, sábado, o preview de Ve-rão 2015.A leveza, colorido e sensuali-dade são algumas das características dessa coleção.

• DEVERES - Termina, hoje, sexta, V Encontro da Magis-tratura, do Ministério Público e da Defenso-ria Pública da Criança e do Adolescente do Estado do Ceará.

• PREVENÇÃO - Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, o Del Paseo realiza até amanhã, sábado, atividades como exames de glicemia e aferição de pressão. Além de sor-teios e degustações.

Roberta Riviane, Daniele Souza e Clé bia Sabino

Luci Lopes e Dalip Sing

Izabel Rosá rio e Ana Maria

Francisca Arrais e Geovana Maraschin

Cely Sena e Laura Rodrigues

Izabel Rosá rio com Monalisa Dalmas e Iasmine Dalmas

Helder Lima, Cely Sena, Narayan Mé dici e Ananda Kaur

Tamires Cruz, Victor Costa e Raquel Vaz

Raquel Amapos e Rosane Campos

Josiel Lima e Souza Neto

Irene Barbosa e Patrícia

Eduardo Galdino, Solange Benvindo e Pedro Leornes

Alexandrina Martins da Silva e Marlene Larsen

Vera Bernardi e Fabrícia Barros

Alessandra Pontes e Sâ mia Pantoja

Alaisa Lira Cely Sena, da Be Happy, em seu discurso Má rcio Martins

Silmara Meira e Daniel Freire Stela Araú jo e Má rcio Macedo Victor Costa e Michele Pinto

• LEMBRANÇA - A CAIXA Cultural For-taleza apresenta o show “O canto Sagrado – 70 anos de Clara Nunes”, interpretado pela cantora paulistana Fabiana Cozza, de 14 a 17 deste mês.

Page 3: Caderno Linha Azul 08 de agosto 2014

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 8 de agosto de 2014

LINHA AZUL

“A quem tenho eu no céu senão a ti [Deus]? E na terra não há quem eu deseje além de ti” (SALMOS 73.25)

 ngela Teixeira e Adriana Gurgel com Francisco Campelo Solange Palhano, Francisco Campelo e Adriana Gurgel Montiele Arruda, Francisco Campelo e Erika Martins

Leonardo Holanda, Tota Ricardo, Alan e Aline Nogueira Leo Aguiar, Montiele Arruda, Tayra Romcy, Venusia Ribeiro e Francisco Campelo

Adriana Gurgel e Adriana Ximenes

Beatriz e Jane Peixoto

Manuela Figlioulo e Isabela Otoch

Adriana Gurgel e Mauro Araú jo

Erica Oliveira e Marina Baquit

Lourdes e Rafael Marques

Dj Fill

Com um coquetel animado pelo Dj Fill as empresá-rias Adriana Gurgel e Ângela Teixeira inauguraram a loja Liquido, na Eduardo Garcia. Francisco Campelo foi o co-anfi trião da noite.

COQUETEL

Page 4: Caderno Linha Azul 08 de agosto 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

“Raramente a verdade é pura, e nunca é simples”.

Oscar Wilde, escritor inglês, 1854-1900

A edição publicada neste ano de 2014 da pesquisa “Empresa dos So-nhos dos Jovens” realizada pela Cia. de Talentos, em parceira om a Nex-tView People, abrangeu 52 mil jovens brasileiros, com idade entre 17 e 26 anos, todos com formação em anda-mento. A eles foi perguntado, entre ou-tras coisas, quais os líderes que mais admiravam no Brasil e no mundo.

O que chamou a atenção nessa enquete foi a reação negativa: 54% dos jovens responderam que não admiravam nenhuma figura públi-ca ou empresarial. Aqui e lá fora. A maioria, portanto, não tinha – ou não enxergava - em quem se espelhar. Não viam referências positivas nas fi-guras que estão aí a liderar o país, os grandes negócios e o mundo que se contorce para que não corram confli-tos mundiais, pois há a propagação

malfazeja no Oriente Médio, com a perene disputa entre judeus e pales-tinos, alimentada por vendedores de armamentos de última geração.

Ao mesmo tempo, a Rússia as-sume, hoje, posição voluntariosa e firme pelo esforço na anexação de países – ou regiões - que deixaram de fazer parte da União das Repú-blicas Socialistas Soviéticas, a anti-ga URSS, desfeita no começo dos anos 1990. E o faz lastreada por suas reservas de petróleo e gás ne-cessárias à Europa, à China e à Co-reia do Norte. Ainda, até agora, não se falou em ideologia. O sentido da luta é hegemonia, poder, estratégia e visibilidade internacional. Além dis-so, há a não resposta sobre o desa-parecimento de um avião comercial e, logo em seguida, o ataque por míssil terra-ar de outro avião, ambos da Malasya Airlines. Afinal, para que servem os satélites que nos vigiam a todos? Há mistério e desencanto que, certamente, influíram nas não respostas dos jovens.

O que isso quer dizer? Várias coi-sas. A primeira é o desencanto com as figuras centrais da política nacio-nal, da gestão de negócios públicos aos privados. A segunda, é que faltam exemplos de boas práticas e condutas. 28.060 disseram não ad-miram nenhum líder. A palavra líder pressupõe alguém com característi-cas de credibilidade, entre elas, ho-nestidade, consequência no dizer e fazer, exemplo e caráter.

No âmbito mundial, o mesmo pode ser referido dos líderes que hoje têm um aparato de segurança que os torna prisioneiros de seus próprios subordi-nados e os faz distantes dos que os elegeram, no caso das democracias. No caso das não democracias o que importa, no momento, é o desempe-nho econômico, o poderio e a propa-ganda daí decorrente. Posso, sou.

Não vou enumerar os nomes dos líderes que foram escolhidos pelos 46% (25.920) que optaram por opinar. E não o faço em respeito aos que, maioria (54%), refl ete o desencanto

da nossa juventude com uma socie-dade de valores destorcidos e mutan-tes. A vida precisa ter um signifi cado, uma função social e não o amontoado de escândalos, crimes por questões banais, a proliferação do uso das dro-gas, a banalização do sucesso men-surado pelas roupas, acessórios, veí-culos, casas espetaculares e viagens propagadas em alguns veículos da mídia que se especializaram em ser apenas caixas de ressonâncias de uma sociedade perdida pela ausên-cia de valores essenciais.

É claro que cada um pode fazer o que lhe convier com o que tem, mas nada impede, entretanto, inferir que a ostentação de alguns seja apenas um tapume no vazio de suas existên-cias ou, por outro, a euforia da con-quista a que se propuseram ao longo de suas vidas. Não há como julgar o íntimo de ninguém, mas fica claro que se é preciso validação – pela ex-posição exagerada ao olhar do outro - daquilo que se vive, algo não está dentro dos conformes.

O DESENCANTO DOS JOVENS E O MUNDO DE HOJE

JOÃO SOARES NETO

Escreve

FESTA DE COMEMORAÇÃO O querido jornalista Ivonilo Praciano realizou, no restaurante Castelli, uma festa para comemorar os 11 anos da coluna Muito Prazer sobre a gastronomia cearense.

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 8 de agosto de 2014

LINHA AZUL

Mary Aguiar, Montiele Arruda e Marjorie Marshall

Má rcia Castro e Fá bia Vieira

Helena Demes e Venicio Guimarã es

Sandra Mourã o, Erika Martins, Carlos Eduardo e Roberta Fonteles

Dé bora Queiroz e Lié ge Xavier

Francisco Campelo, Emanoel Furtado e Andrade Mendonç a

Neiva e Alberico Terceiro

Ivan Melo e Ana Carolina Marques

Edson e Laura Nakada

Suleny Braga, Paula Toledo e Igor Carrah

Roehon Simõ es e Valé ria Xavier

Jornalista Ivonilo Praciano comemora os 11 anos de sucesso da coluna Muito Prazer

Rakel da Graç a, Stelinha Frota Salles, Ká tia Rola e Arnoldo Vasconcelos

Ivonilo Praciano entre Margareth e Marco Aguirre e atores que recepcio-navam os convidados

Wilson Robson, Juliana Martins, Joelma Leal, Juliana Oliveira, Mirtes Graç a e Danilo Sales Anahi Xavier e Regina Mendonç a

Erick Irwine

Tatiana Araú jo, Silvana Torres, Anelisa e Dimas Barreira

Rubens Barrocas e Virgínia Rego

Má rcia Brito e Chef Edvaldo Ribeiro

Germana Cruxen

Daniele Gondim e Sé rgio Carvalho

IRATUÃ FREITAS

Page 5: Caderno Linha Azul 08 de agosto 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 8 de agosto de 2014

“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”ISAÍAS 1: 17

ENCONTRO O Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON, conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal e o presidente do Tribunal de Contas dos Municipios do Ceará – TCM-CE, Conselheiro Francisco Aguiar foram os anfi triões do IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas e sessão especial pelo transcurso dos 60 anos do TCM-CE e lançamento do livro Tribunal de Contas Municípios do Estado do Ceará: 60 anos de história. O evento aconteceu no Centro de Eventos do Ceará.

LINHA AZUL

Inê s Aguiar e Lívia Holanda

Carlos Ranna e Soraya Victor

Oyama e Dea Araú jo

Waldonys interpreta o Hino Nacional

Carlos Thompson e Paulo Roberto

Ricardo Freitas, Jaime Bezerra e Carlos Fleck

Francisco Aguiar, Domingos Filho e Leylian-ne Brandã o Feitosa

Francisco Aguiar, Batista Aguiar e Sé rgio Aguiar

José Antô nio Rezende, William Meira e Paulo Figueiredo

Valdecir Fernandes Pascoal

Presidente do TCM-CE Francisco Aguiar fa-lar aos presentes

Patrícia Saboya

Norma Zé lia, Enid Câ mara, Edna Câ mara e Maslowa Mesquita Tadeu Citty e Fabíola Rios Marcos Cals

Eduardo Galdino e Carmen Lú cia Dummar

Adrisio Câ mara Jú nior e Zelma Câ mara

Haroldo Dias e Ceiç a Souza

Letrice Falcã o e Ana Liaddy Accioly

Iná cio Arruda e Ricardo Machado

Almino Menezes e Fernando Girã o

Poti Jú nior e Gilberto Jales

Alberto Aguiar e Hé lio Parente

Domingos Filho e Francisco Aguiar

Ernesto Saboia e Pedro ÂngeloMesa de Honra

Simone Tavares, Terezita e Ubiratan Aguiar, Pimentel e Ricardo Moura

Dé bora da Silva, Valtuir Nunes, Paulo Panassol e Cezar Miola

Malheiro, Maria de Jesus, Luis Sé rgio Vieira Gadelha e Cristovã o Messias

Yuri Lamboglia, Adalberto Ribeiro, Ricardo Rebouç as e Moacir Ferreira Lima

Guilherme Sperry, Antô nio Cavalcante, Silaine Vendramin, Rosa Egí dia e Stephenson Victor

Carlos Cruz e Benjamin Zymler

FOTOS IRATUÃ FREITAS E BETH DREHER

Page 6: Caderno Linha Azul 08 de agosto 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 8 de agosto de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

AFETIVIDADE

Maria da Graça Maia (folhinha do dia 5), ao lado marido Roberto, ganhou homenagem antecipada pela troca de ida-de, no bem decorado e charmoso apartamento do herdeiro Rodrigo, na Aldeota. Compareceram ao alinhado e impecá-vel jantar, além dos familiares deles e da lista afetiva: Olga e Carla Sanford, Teresa Borges, Fátima e Gustavo Serpa, Lúcia Pierre, Gaída Bezerra, Nazaré Sales, Esther Weyne, Tânzia Wichmann, Zeneida Rangel, Elenir Liberato, Angélica Bezerra, Maria do Carmo Rangel, entre outros nomes.

RECONHECIMENTO

Organização Educacional Farias Brito, tendo a frente Tales de Sá Cavalcante, realizou bonita e emotiva solenidade para inauguração das novas instalações da Biblioteca Hermene-gildo de Sá Cavalcante, na Faculdade Farias Brito. Na oca-sião, os jornalistas Lúcio Brasileiro e Edilmar Norões foram agraciados com a comenda que dá nome ao saudoso perso-nagem, entregue pela viúva Nádia e Tales de Sá Cavalcante, respectivamente. Momentos sublimes de reconhecimento durante as saudações do anfi trião e dos laureados.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Hoje, como parte das comemorações de aniver-sário do Náutico, a cantora Alcione lançará seu novo CD/DVD “Eterna Alegria”, em noitada que contará com as participações de Renato Assunção, Milton Nunes e Fonseca Júnior. • Governador Cid Gomes mais Mauro Benevides e José Albuquerque, respectivamente de-putados federal e estadual, serão agraciados com a comen-da “Colar do Mérito da Associação dos Defensores Públi-cos do Ceará”, dia 12 de agosto, às 19h, no Complexo São Mateus. • A exposição “Interioridades Singulares”, do artista plástico cearense Vando Figueiredo, fi ca-rá em cartaz até 11 de outubro, no Centro Cultural de Lagos, em Portugal. • Há dez anos, Honório Pinheiro implantou em Sobral a primeira sala de cinema em centro comercial do interior. Em sequência, vieram Limoeiro e Qui-xadá. Neste ano será a vez de Aracati e, em 2015, Itapipoca. • Tendo Fortaleza como ponto de partida, o Governo do Estado pretende reativar a linha férrea de Baturi-té, desativada em julho de 2013.

Jornalista Livia Barreira brindou sua estreia nas três décadas com noite de Jazz & Blues no Café Pagliuca.

PRIMEIRA LINHA

NOVA IDADE

n Nando Reis, ex-baixista da banda Titãs, voltará a se apresentar em Fortaleza, quan-do setembro chegar. O cantor também emplacou composi-ções em parceria com outros renomados músicos.

n Ontem, Priscila Cavalcanti, presidente do Skal Club Fortaleza, homenageou com almoço os aniversariantes do mês da entidade, na Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae/CE, no Centro de Eventos do Ceará.

n Artista plástico Mano Alencar realizará exposição de seus novos trabalhos,

dia 21 de agosto, às 20 ho-ras, no Palácio da Abolição.

n Carla Irene e o mé-dico Joaquim Gadelha voltaram a movimentar o sítio de Caucaia, sábado passado. Desta vez, brin-dando a mudança de idade da anfi triã, ao som do eclé-tico pianista Amaury Paula Pessoa, emoldurada pela família e alguns amigos.

n Empresário Beto Studart e o memorialista Miguel Ân-gelo Nirez são os homenage-ados da XVI Casa Cor Ceará, que acontecerá de 30 de outubro a 9 de novembro, em frente ao Palácio da Abolição.

AO PONTO

Carla Irene na hora dos parabéns, ladeada pela herdeira Ana Carla e o marido Joaquim Gadelha

Patrícia Leitão, Marina Lôbo, Cid Gomes, um dos homenageados da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, e Sandra Sá

Stella Salles, Paulo Matta (editor) e Priscila Cavalcante no lançamento do Anuário Vip/Gourmet

Rodrigo, Maria da Graça (aniversariante), Roberto e Bernardo Maia, em clima de confraternização

Livia e Tunay Peixoto

Aniversariante com René e Socorro Barreira

Livia Barreira e Dhean Rods

Livia Barreira, Zeferino Barreira e Samara Guerra

Sebastian Aragã o, Liana Magalhã es, Livia e Kelly Viana

Sara Barreira, Paulo Barreira e Maria Aurileda Barreira

Page 7: Caderno Linha Azul 08 de agosto 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• Após enfrentar momentos de grande turbulên-cia, a candidatura da presidenta Dilma Rousseff à reeleição parece, fi nalmente, ter atingido um certo grau de estabilidade, mantendo-se na liderança nas pesquisas e ainda com perspectiva de vitória em primeiro turno. Já a candidatura de seu prin-cipal concorrente, o tucano Aécio Neves, parece estar enfrentando seu pior momento, desde que veio à tona o escândalo sobre a construção de um aeroporto, com dinheiro público, durante seu governo em Minas Gerais, e que teria favorecido familiares seus na cidade mineira de Cláudio, onde o próprio Aécio tem uma fazenda.

Eduardo Campos não parece empolgar ninguém além dele mesmo, a ponto de sequer conseguir ul-trapassar os 8% nas pesquisas, mesmo tendo como vice a ex-ministra Marina Silva, que surpreendeu nas eleições passadas com expressivo percentual de votos, o que confi rma a tese de que vice não transfere votos pra ninguém.

Com o horário eleitoral de rádio e TV se apro-ximando, quando Dilma terá pelo menos o dobro do tempo de seus oponentes, o que se imagina é que a vantagem da presidenta tenda a se solidifi car ainda mais, com a oportunidade que terá de mostrar as ações de seu governo e rebater o discurso de seus oponentes de paralisia de sua gestão. Quem esperava uma Dilma retraída como a que se ob-servou nos debates das eleições passada, tem se surpreendido com seu desempenho nas sabatinas e entrevistas com os presidenciáveis, exibidos até agora por redes de TV, Portais de Notícias e entidades de classe. E que venham os debates com os confrontos diretos entre os candidatos, onde será possível se aquilatar melhor o amadurecimento da presidenta como animal político. Com certeza, o horário eleitoral gratuito pelo rádio e TV, apresentará um novo termômetro eleitoral dos candidatos.

TERMÔMETRO ELEITORAL

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• ADVERTÊNCIA - O deputado federal Ariosto Holanda (Pros), defensor do ensino técnico, e da formação de profi ssionais qualifi -cados, volta a advertir: sem condições para se formarem, a curto prazo um milhão de técnicos de nível médio, o Brasil e o Ceará, verão ou os empresas de fora bus-cando outros países, ou trazendo os seus próprios operários.

• NA BRECHA - Para tentar atrair a grande massa da classe média, que considera a mais prejudicada pelos governos do PT, que a seu ver, “só benefi ciou os mais pobres e os mais ricos”, o candi-dato a presidência da República, Eduardo Campos (PSB) não pouca a administração petista. Nem que, para isso, tenha que “meter a ripa” em Lula, de quem foi ministro.

• VÁ ENTENDER - No Brasil, tem-se a impressão de que muitas “barrigadas” são cometidas até de propósito. Em meio à enorme necessidade de mais educação do trânsito, os responsá-veis pelo setor deixa-ram de renovar a lici-tação para aquisição de recursos, e agora terão que interromper esse trabalho, barra-dos pelos rigores da Legislação Eleitoral.

• PAÍS PREJUDI-CADO - A produção automobilística do Brasil e a exportação dos nossos carros, estão sendo prejudi-cadas, com a “invasão chinesa”, dos infa-

mes e “quebráveis” carrinhos QQ, de R$ 23 mil. Para completar, o Paraguai oferece terrenos, isenção fi scal, mão-de-obra barata e exportação sem impostos, para indústrias brasileiras ali se instalarem...

• PREOCUPAN-DO - A coordenação nacional da candidatu-ra da presidente Dilma Rousseff , está abrindo os olhos das seções regionais para um ponto preocupante: diminuir o número de rejeição ao seu nome. Para isso, vão à cata de novas conquistas do seu governo para os próximos 60 dias.

• DIFICULDADES - Segundo cálculos elaborados por espe-cialistas, com base em dados do TRE, apenas cinco dos candidatos do Ceará, que dispu-tarão vaga na Câmara dos Deputado, chega-rão ou ultrapassarão os 150 mil votos, que é a faixa de segurança para se eleger. Sendo assim, repete-se a história da maioria dos deputados eleitos por maio da legenda.

• ESTRATÉ-GIAS - Numa eleição duramente disputada, como a que consagra-rá o novo ou a nova presidente do Brasil, prevalecem todos os tipos de estratégias. Uma delas é da coor-denação da campanha do candidato Aécio (PSDB). As apostas de-les são: 1) o crescimen-to de Eduardo Campos (PSB); 2) que o pastor Everaldo (PCO) seja uma nova “Marininha” de 2010...

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoEXPOSIÇÃO

100 CURSOS EM UM ÚNICO DIA

Bastante movimentado o coquetel de abertura da exposição “Paixão. Amar é arte” do artista e ilustrador Dan Mesquita, que está em cartaz na Praça Central do Pátio Dom Luis. A mostra é composta de obras que mostram toda a beleza e riqueza de ser pai.

A 3ª edição do Festival de Cursos trouxe temas importantes para o setor imobiliári, oportunidades para aperfeiçoamento e for-mação profi ssional. Uma realização do Sindimóveis com apoio do Creci Ceará, Faculdade 7 de Setembro e Secovi.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 8 de agosto de 2014

LINHA AZUL

Livia Araú jo, Victor Freire e Talita Dantas

Eveline Pessoa, Gustavo Rocha, Mariana Pinto, Ivana Pimentel e Brenda Riveli

Apolo Scherer e Nonato Albuquerque

Colaboradores do Creci-Ceará

Mara Lú cia Forte, Apolo Scherer, Cristina Chaul, Ednilo Soá rez e Fernando Dias

Renata Rodrigues, Tiago Luiz, Gustavo Freire e Cá ssia Batista

Arlane Lopes e Iderval Nunes

Apolo Scherer, Fernando Dias e Á gueda Muniz

Pú blico presente no Festival de Concurso

Gabriela Thoen e Giá como Brayner

Artista e Ilustrador Dan Mesquita com seu pai Má rio Filho Má rcio Rafael, Alana Pires, Saulo Borges e Milena Mota

Elisâ ngela Oliveira, Salmo Gabriel, Klenny Alves e Simone Moura

Mà rio Filho, Dan Mesquita e Evanete Leal

Fabrí cio Barreto, Chris Calixto e Martiniano Jú nior

Dan Mesquita e Simone Moura

Má rio Neto

IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul 08 de agosto 2014

No próximo dia 19 às 19 horas, no Espaço Cultural Unichisthus - Campus Dom Lu í s , o p ro fe s s o r G e o rg e da Justa Fei jão i rá lançar seu l ivro “Competências e Habilidades Necessárias ao Educador Contemporâneo”, que George conta com a p a r t i c i p a ç ã o d a e s p o s a El izabeth da Justa Fei jão, como co-autora.

nnnVale a pena prestigiar o

evento. É um livro de muita utilidade para o estudante, e o trecho do prefácio traz o nome de Cipriano Luckesi.

nnnParabenizar o jornal ista

Cyro Thomáz, diretor da TV Jangadeiro, pelo excelente programa “S ó de H”, que ele lançou, último sábado, ao meio - dia , com música

de Ricardo Diamante, ten-d o co m o a p re s e nt a d o re s Alex Nogueira e pr imeiro campeão do Programa do Faustão e da querida Ro -sicléa. Vale a pena assistir.

nnnFoi num restô da moda que

Danielle Holanda Pontes or-ganizou almoço em torno da amiga Maria Ester Quinderé que trocou de idade.

nnnA d i r e t o r a d a P r á t i c a

E v e n t o s , G l ó r i a R i b e i r o , c i r c u l o u e m J u a z e i r o d o Nor te conversando com a comissão organizadora do IX Simpósio Internacional Pa d r e C í c e r o , a g e n d a d o para o dia 17 indo até o dia 21 de novembro, no Cam-pus Crajubar, da Universi-dade Regional do Cariri.

nnnNoite dos Destaques acon-

tecimento maior de setem-bro, quando estarei comemo-rando 47 anos de atividades, por ocasião de um jantar quando será entregue a co-manda Agerson Tabosa aos melhores do ano.

nnnM i n h a e s t i m a d a a m i g a

I nalda Vidal , p ioneira em etiqueta e organização de eventos, acaba de retornar de Sampa, com muitas no-vidades para a sua Finesse eventos.

nnnCarlos Castelo e Flávia cir-

cularam na casa de Verinha e Antônio Costa no Fortim. Aliás, a gráfica de Vera e An-tônio Costa está confeccio-nando os convites da Noite dos Destaques.

O LIVRO DO PROFESSOR GEORGE JUSTA

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 8 de agosto de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

• Melissa Dall´Olio Cabral retornou de São Paulo onde participou de uma reunião de Arquitetos.

• Pa r a b é n s h o j e , p a r a Antunes Mota, César Cals, J o s é M a c ê d o, K a t h e r i n e Feitosa, Lúcia Sales, Marga-rida Magalhães, Rita Mon-teiro e Sacha Jucá. Amanhã, a coluna parabeniza Letícia Leitão e Shelyda Farias. Do-mingo é dia de cumprimen-tar, Adriano Costa, Edson Ventura, Francisco Souto e Inácio Parente.

E MAIS...

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

Com um movimentado jantar no Dallas, Maria Sanford Frota reuniu integrantes do grupo Acad para festejar a data com palestras e atividades artisticas. Fotos: Evaldo Ferreira

OS 39 ANOS DO GRUPO ACAD

Maria Sanford com a anfi triã Lucia Pierre

Vitoria Filomeno Gomes

Elza Moreira foi como convidada especial

Atraç ã o da noite foi Roberto Arruda couver do Roberto Carlos

Lú cia Pierre com Fá tima Sanford

Lú cia Pierre, Vitó ria Filomeno e Fernanda Aguiar uma das organizadoras

O grupo Acad reunido festejando 39 anos de existê ncia

Narcélio Limaverde, uma figura estimada nos meios radiofônicos e sociais de Fortaleza, já atuou como deputado estadual, onde fez excelente trabalho comuni-tário, e hoje é dono da grande audiência matinal na FM Assembleia e aparece ai em acontecimento em que o saudoso Irapuan Lima recebeu uma homenagem. Se Irapuan estivesse entre nós hoje, teria completado 87 anos. Na foto também, nossos saudosos Ernani Guilhon e Francisco Arruda, que foi jurado do programa do Irapuan.

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”

Nossa querida Matusahila Santiago que tão bem comanda a Ala feminina da Casa de Juvenal Galeno, realizou grande noitada cultural recentemente.