13/04/2013 bloco i - ::. colégio das irmãs...

12
BLOCO I Disciplinas Questões Português 01 a 10 Inglês 11 a 20 Geografia 21 a 30 Geometria 31 a 40 Literatura 41 a 50 Redação ----- Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta. Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo. Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA. Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados; Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência; Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta. Aluno(a): ____________________________________________________________ INSTRUÇÕES: Data: 13/04/2013 Horário: 7h30 às 12h Nº de questões: 60 9º Ano Ensino Fundamental Maneira correta de preenchimento do cartão-resposta: Maneira errada de preenchimento do cartão-resposta:

Upload: dangnhi

Post on 30-Apr-2018

217 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: 13/04/2013 BLOCO I - ::. Colégio das Irmãs .::cnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano9_13_04_13.pdfSimulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data:

Simulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 1/12 Data: 13/04/2013

BLOCO I

Disciplinas Questões

Português 01 a 10

Inglês 11 a 20

Geografia 21 a 30

Geometria 31 a 40

Literatura 41 a 50

Redação -----

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você

receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão

sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES: Maneira correta de

preenchimento do cartão-

resposta:

Maneira errada de

preenchimento do cartão-

resposta:

Para a realização deste Simulado você

está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente

uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao

fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção

das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de

aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

Data: 13/04/2013

Horário: 7h30 às 12h

Nº de questões: 60

9º Ano – Ensino Fundamental

Maneira correta de preenchimento do

cartão-resposta:

Maneira errada de preenchimento do

cartão-resposta:

Page 2: 13/04/2013 BLOCO I - ::. Colégio das Irmãs .::cnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano9_13_04_13.pdfSimulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data:

Simulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 2/12 Data: 13/04/2013

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura reflexiva dos textos abaixo e de outros aspectos que você considere importantes para a abordagem temática, produza um texto dissertativo-argumentativo expondo seu ponto de vista acerca do tema: Em que consiste a felicidade?

INSTRUÇÕES:

O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.

A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Page 3: 13/04/2013 BLOCO I - ::. Colégio das Irmãs .::cnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano9_13_04_13.pdfSimulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data:

Simulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 3/12 Data: 13/04/2013

Transcreva a sua Redação para a Folha de Redação.

Em hipótese alguma a redação será considerada nesta folha.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Em hipótese alguma a redação será considerada nesta folha.

Page 4: 13/04/2013 BLOCO I - ::. Colégio das Irmãs .::cnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano9_13_04_13.pdfSimulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data:

Simulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data: 13/04/2013

PORTUGUÊS – Profª. Joseane Carvalho

01. (Enem 2011) A discussão sobre “o fim do livro de papel” com a chegada da mídia eletrônica me lembra a discussão idêntica sobre a obsolescência do folheto de cordel. Os folhetos talvez não existam mais daqui a 100 ou 200 anos, mas, mesmo que isso aconteça, os poemas de Leandro Gomes de Barros ou Manuel Camilo dos Santos continuarão sendo publicados e lidos — em CD-ROM, em livro eletrônico, em chips quânticos”, sei lá o quê. O texto é uma espécie de alma imortal, capaz de reencarnar em corpos variados: página impressa, livro em Braille, folheto, “coffee-table book’, cópia manuscrita, arquivo PDF... Qualquer texto pode se reencarnar nesses (e em outros) formatos, não importa se é Moby Dick ou Viagem a São Saruê, se é Macbeth ou O livro de piadas de Casseta & Planeta. (TAVARES, B. Disponível em: http://jornaldaparaiba.globo.com)

Ao refletir sobre a possível extinção do livro impresso e o surgimento de outros suportes em via eletrônica, o cronista manifesta seu ponto de vista, defendendo que

a) o cordel é um dos gêneros textuais, por exemplo, que será extinto com o avanço da tecnologia.

b) o livro impresso permanecerá como objeto cultural veiculador de impressões e de valores culturais.

c) o surgimento da mídia eletrônica decretou o fim do prazer de se ler textos em livros e suportes impressos.

d) os textos continuarão vivos e passíveis de reprodução em novas tecnologias, mesmo que os livros desapareçam.

e) os livros impressos desaparecerão e, com eles, a possibilidade de se ler obras literárias dos mais diversos gêneros.

02. (Enem 2011) Na modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exercícios físicos da moda. Novos espaços e práticas esportivas e de ginástica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de ginástica, as salas de musculação e o número de pessoas correndo pelas ruas. (SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Caderno do professor: educação física. São Paulo, 2008.)

Diante do exposto, é possível perceber que houve um aumento da procura por

a) exercícios físicos aquáticos (natação/hidroginástica), que são exercícios de baixo impacto, evitando o atrito (não prejudicando as articulações), e que previnem o envelhecimento precoce e melhoram a qualidade de vida.

b) mecanismos que permitem combinar alimentação e exercício físico, que permitem a aquisição e manutenção de níveis adequados de saúde, sem a preocupação com padrões de beleza instituídos socialmente.

c) programas saudáveis de emagrecimento, que evitam os prejuízos causados na regulação metabólica, função imunológica, integridade óssea e manutenção da capacidade funcional ao longo do envelhecimento.

d) exercícios de relaxamento, reeducação postural e alongamentos, que permitem um melhor funcionamento do organismo como um todo, bem como uma dieta alimentar e hábitos saudáveis com base em produtos naturais.

e) dietas que preconizam a ingestão excessiva ou restrita de um ou mais macronutrientes (carboidratos, gorduras ou proteínas), bem como exercícios que permitem um aumento de massa muscular e/ou modelar o corpo.

03. (Enem 2010) O Flamengo começou a partida no ataque, enquanto o Botafogo procurava fazer uma forte marcação no meio campo e tentar lançamentos para Victor Simões, isolado entre os zagueiros rubro-negros. Mesmo com mais posse de bola, o time dirigido por Cuca tinha grande dificuldade de chegar a área alvinegra por causa do bloqueio montado pelo Botafogo na frente da sua área.

No entanto, na primeira chance rubro-negra, saiu o gol. Após cruzamento da direita de Ibson, a zaga alvinegra rebateu a bola de cabeça para o meio da área. Kléberson apareceu na jogada e cabeceou por cima do goleiro Renan. Ronaldo Angelim apareceu nas costas da defesa e empurrou para o fundo da rede quase que em cima da linha: Flamengo 1 a 0.

Disponível em: http://momentodofutebol.blogspot.com (adaptado).

O texto, que narra uma parte do jogo final do Campeonato Carioca de futebol, realizado em 2009, contém vários conectivos, sendo que

a) após é conectivo de causa, já que apresenta o motivo de a zaga alvinegra ter rebatido a bola de cabeça.

b) enquanto tem um significado alternativo, porque conecta duas opções possíveis para serem aplicadas no jogo.

c) no entanto tem significado de tempo, porque ordena os fatos observados no jogo em ordem cronológica de ocorrência.

d) mesmo traz ideia de concessão, já que “com mais posse de bola”, ter dificuldade não é algo naturalmente esperado.

e) por causa de indica consequência, porque as tentativas de ataque do Flamengo motivaram o Botafogo a fazer um bloqueio.

04. (UFV-MG) Um dia, como lhe dissessem que iam dar o passarinho, caso continuasse a comportar-se mal, correu para a área e abriu a porta da gaiola. (Paulo Henrique Campos) As orações destacadas são, respectivamente, subordinadas adverbiais:

a) causal e condicional

b) comparativa e causal

c) conformativa e consecutiva

d) condicional e concessiva

e) comparativa e conformativa

Page 5: 13/04/2013 BLOCO I - ::. Colégio das Irmãs .::cnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano9_13_04_13.pdfSimulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data:

Simulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 5/12 Data: 13/04/2013

05. (PUC-SP) No período: Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo, a palavra destacada, expressa uma ideia de:

a) explicação

b) concessão

c) comparação

d) modo

e) consequência

06. (U. E. Ponta Grossa – PR) Em: Ele planejou tudo segundo combinamos, a segunda oração é uma subordinada adverbial:

a) final

b) concessiva

c) condicional

d) conformativa

e) temporal

07. (UCMG) Em “Orai porque não entreis em tentação”, o valor da conjunção é de:

a) causa

b) condição

c) conformidade

d) explicação

e) finalidade

08. (PUC-SP) No período:

E há poetas míopes que pensam que é o arrebol.

A partícula que introduz, respectivamente, orações:

a) subordinada substantiva completiva nominal e subordinada substantiva objetiva direta

b) subordinada substantiva objetiva direta e subordinada substantiva predicativa

c) subordinada adjetiva restritiva e subordinada adjetiva explicativa

d) subordinada substantiva predicativa e subordinada substantiva objetiva direta

e) subordinada adjetiva restritiva e subordinada substantiva objetiva direta

09. (UFMA) A oração é adjetiva na opção:

a) Cão que late não morde.

b) Espere, que já estou cansado.

c) O pescador disse que voltaria logo.

d) É bom que saibas essas coisas.

10. (Enem-MEC) Nos versos:

“Montes claros cresceu tanto, / […], / que já tem cinco favelas” (Carlos Drummond de Andrade), a palavra “que” contribui para estabelecer uma relação de consequência.

Dos seguintes versos, todos de Carlos Drummond de Andrade, apresentam esse mesmo tipo de relação:

a) “Meu Deus, por que me abandonaste / se sabias que eu não era Deus / se sabias que eu era fraco.”

b) “No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu / a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu / chamava para o café.”

c) “Teus ombros suportam o mundo / e ele não pesa mais que a mão de uma criança.”

d) “A ausência é um estar em mim. / E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, / que rio e danço e invento exclamações alegres.”

e) “Penetra surdamente no reino das palavras. / Lá estão os poemas que esperam ser escritos.”

INGLÊS – Profª. Thalitta Damasceno

Sobre o livro (Paradidático adotado em 2013) “Little Women” de Louisa May Alcott, responda às questões abaixo:

11. Qual o MAIOR objetivo da autora, ao escrever o livro?

a) Denunciar os abusos da guerra

b) Mostrar o cotidiano das mulheres durante a guerra.

c) Falar exclusivamente sobre a Guerra Civil Americana.

d) Dizer quais as maiores dificuldades dos soldados.

e) Mostrar a força da mulher, e da família apesar dos horrores da guerra.

12. Por que o livro é intitulado de LITTLE WOMEN?

a) Porque as mulheres eram pequenas nos Estados Unidos do século XIX.

b) Porque era como o pai chamava as filhas, carinhosamente.

c) Porque era o nome da cidade onde a família March morava.

d) Porque todos na cidade as chamavam dessa forma.

e) Porque as mulheres da família eram todas baixas.

Page 6: 13/04/2013 BLOCO I - ::. Colégio das Irmãs .::cnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano9_13_04_13.pdfSimulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data:

Simulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 6/12 Data: 13/04/2013

13. Nos primeiros capítulos do livro, fica claro que o grande sonho de Meg é:

a) Ter uma vida boa, financeiramente.

b) Ser bonita.

c) Ser famosa.

d) Ser magra.

e) Viajar para o exterior, Para a Irlanda.

14.

A wise old owl

Sat in an oak

The more he sat

The less he spoke

The less he spoke

The more he heard

Why can’t we all be like that

Wise old owl?

Os britânicos, tendo como objetivo a divulgação de sua literatura, desenvolvem o programa “Poems on the Underground”, patrocinado por instituições altamente renomadas, tais como The Compton Poetry Fund., Faber and Faber, The British Library, Queen Mary College of London, The British Council e Calouste Gulbenkian Foundation. Escritores e poetas anônimos depositam seus trabalhos em caixas coletoras, situadas em locais de grande movimento, para posterior divulgação. Os versos acima são exemplos dessa prática popular.

(Owl: coruja)

A intenção do poeta parece ter sido a de sugerir que as pessoas:

a) falem muito

b) ouçam pouco

c) falem pouco

d) meditem menos

e) trabalhem mais

15. Seria um título adequado ao texto acima (questão 4):

a) O silêncio vale ouro.

b) O silêncio não vale nada.

c) Falar muito é necessário.

d) Falar pouco atrapalha.

e) Nunca expresse-se.

Energy

A new electricity system, based on renewable resources and small-scale power technologies, is needed badly; their economics and other efficiencies over conventional central power generation with fossil fuels (non-renewable resources from the earth: oil, gas, coal etc) is clear. Fossil fuel is held responsible now for environmental pollution, resource depletion and possibly global climate change.

There are three ways in which people are trying to solve the energy problem. The first is greater production of energy by increasing common energy sources. This means more nuclear power stations, more money spent looking for oil and gas, and more coal taken from the ground. The problem with all these energy sources is that they are not renewable.

The other two ways are energy conservation and the use of renewable energy sources, such as solar, wind, and micro-hydroelectric technologies.(…)

(Mark Ellis & Printha Ellis. Take it as read.

Thomas Nelson & Sons Ltd, 1986, p. 30 — with adaptations.)

16. São palavras que estão funcionando como adjetivos, presentes no texto: (TODAS estão em negrito para você encontrá-las com mais facilidade)

a) Power; Technologies

b) energy; problem

c) production; sources

d) more; nuclear

e) micro-hydroelectric; renewable

17. De acordo com os seus conhecimentos sobre o Present Perfect, responda:

Qual a alternativa mais adequada e mais lógica e sensata para uma resposta, quando alguém faz a seguinte pergunta:

Oh dear! How long have you been here outside of this room, waiting for me?

(obs: wait - esperar)

a) I’ve been here since last year.

b) I’ve been here outside since I was born.

c) I’ve been here waiting for you for 2 hours.

d) I’ve been here outside for 2 years

e) I’m here since I was a kid.

18. Leia o trecho abaixo:

Hello! I´m John. I´m a teacher. When I was a child I used to walk along the house naked, and my parents loved seeing me like that. Ah! Being a child is so good. You can be free all the time.

A expressão “used to” denota que:

a) John não é feliz.

b) Era mais feliz quando criança.

c) Nunca foi feliz.

d) Nunca será livre.

e) Não será livre.

Page 7: 13/04/2013 BLOCO I - ::. Colégio das Irmãs .::cnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano9_13_04_13.pdfSimulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data:

Simulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 7/12 Data: 13/04/2013

19. Leia o texto abaixo e respondão que se pede:

The City is today a major business and financial centre, ranking as the leading centre of global finance. Throughout the 19th century, the City served as the world's primary business centre, and continues to be a major meeting point for businesses to this day. London came top in the Worldwide Centres of Commerce Index, published in 2008. The insurance industry is focused around the eastern side of the City. The other major financial district in London is Canary Wharf, 2.5 miles (4.0 km) to the east.

O autor pretende mostrar ao leitor, a cidade de Londres do ponto de vista:

a) Educacional c) Artístico

b) Financeiro d) Esportivo

20. No trecho:

The other major financial district in London is Canary Wharf, 2.5 miles (4.0 km) to the east. (Extraído do texto da questão 19)

O termo "financial" tem a função de:

a) substantivo

b) verbo

c) advérbio

d) pronome

e) adjetivo

GEOGRAFIA – Prof. José Cláudio

21. (UNEAL) O conceito de Desenvolvimento Sustentável parte do princípio de que

a) para sustentar o consumo da população mundial, a destruição do meio ambiente deveria ser contida nos países pobres.

b) o atendimento às necessidades básicas das populações, no presente, não deve comprometer os padrões de vida das gerações futuras.

c) o padrão básico de vida populacional tem esgotado os recursos naturais e a alternativa seria rever o modo de viver nas grandes cidades.

d) o desenvolvimento industrial deve diminuir, adaptando um novo modo de vida às gerações atuais e otimizando o uso de produtos artesanais.

e) a diminuição da retirada de recursos naturais renováveis e não renováveis buscam estabelecer novas formas de convívio com o meio agropecuário.

22. (UESPI) Na Geografia Econômica vem sendo empregada, com certa frequência, a expressão “Desenvolvimento Sustentável”.

Com relação a esse tema, assinale a única alternativa incorreta. O Desenvolvimento Sustentável:

a) é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades de gerações futuras.

b) para ser alcançado, necessita de um planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são infinitos, mas a população cresce em progressão geométrica.

c) propõe qualidade em vez de quantidade, pela redução de matérias-primas e de produtos e pela defesa da reutilização e da reciclagem.

d) busca conciliar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, também, promover o fim da pobreza.

e) objetiva a satisfação das necessidades básicas da população e a solidariedade para com as gerações futuras.

23. (ENEM 2010) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado.

Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?

a) Termelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.

b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.

c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.

d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.

e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.

24. (ENEM 2012) A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.

MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado).

Page 8: 13/04/2013 BLOCO I - ::. Colégio das Irmãs .::cnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano9_13_04_13.pdfSimulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data:

Simulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 8/12 Data: 13/04/2013

Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução de seu uso estão indicados, respectivamente, em:

a) Aumento da poluição sonora – construção de barreiras acústicas.

b) Incidência da chuva ácida – estatização da indústria automobilística.

c) Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa.

d) Propagação de doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos.

e) Elevação das temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.

25. (PUCRIO)

www.politicalcartoons.com

Um problema ambiental e seu efeito sobre a Terra, diretamente relacionados à charge, estão corretamente apresentados na opção:

a) A destruição da camada de ozônio pelo despejo de resíduos de CFC nos mares, rios e lagos promove a contaminação das águas, a perda da biodiversidade e alterações na dinâmica das massas de ar.

b) O acúmulo de enxofre e metano pela fertilização dos solos e a expansão das queimadas contaminam os lençóis freáticos, provocando a alteração do ecossistema de rios, lagos e mares e a destruição de florestas.

c) A intensificação do efeito estufa, decorrente da queima de combustíveis fósseis pelas indústrias, resulta em efeitos sobre a dinâmica das chuvas e dos ventos, além de alterar os níveis dos oceanos e extinguir espécies.

d) A formação de ilhas de calor, como decorrência do acúmulo de energia nas superfícies impermeabilizadas, reduz os efeitos da radiação solar sobre a superfície terrestre e aumenta gradativamente a umidade relativa do ar.

e) O aumento no uso de produtos químicos destinados a melhorar a produtividade da agricultura resulta na contaminação do solo, poluição dos mananciais de água e alteração da cadeia alimentar de pragas e predadores.

26. (ENEM 2011) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas. (IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.)

A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são

a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.

b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.

c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.

d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.

e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

27. (UFAM) Observe com atenção a figura abaixo e responda:

Acesso em: 10 set. 2009

Qual dos estudiosos a seguir formulou uma Teoria Demográfica sobre a situação representada na figura.

a) Charles Darwin

b) Thomas Robert Malthus

c) Karl Marx

d) Friedrich Engels

e) Max Weber

Page 9: 13/04/2013 BLOCO I - ::. Colégio das Irmãs .::cnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano9_13_04_13.pdfSimulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data:

Simulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 9/12 Data: 13/04/2013

28. (PUC-PR) Em abril de 2010 um vulcão entrou em erupção na Islândia. Apesar da sua localização geográfica, as fumaças lançadas na atmosfera levaram ao fechamento de vários aeroportos da Europa, provocando atrasos e cancelamentos de viagens em escala mundial. Essa situação demonstra que:

a) No mundo globalizado a dependência dos transportes aéreos e a necessidade da rapidez nos deslocamentos de pessoas e no transporte de cargas são tamanhas, que mesmo os trens de alta velocidade, existentes em vários países europeus, não conseguem suportar o volume a ser transportado, o que pode causar um verdadeiro “caos aéreo”.

b) Os aeroportos do norte da Europa foram fechados para servir de alojamento à população que precisou ser evacuada das áreas de risco nas imediações do vulcão, afetando, dessa forma, o transporte aéreo mundial.

c) O conhecimento científico e a tecnologia sísmica foram capazes de prever a atividade vulcânica com bastante antecedência. Assim foi possível evacuar a população das áreas de risco, fator que causou o congestionamento dos principais aeroportos da Europa.

d) O verdadeiro caos no transporte aéreo decorreu do intenso movimento de passageiros nos aeroportos da Europa, pois o derrame das lavas vulcânicas comprometeu a estrutura das principais rodovias do continente e fechou as estações de trens.

e) Nenhuma das alternativas anteriores é correta.

29. (UFPR) A globalização é um fenômeno que tem como uma de suas características fundamentais a crescente abertura econômica e política entre os países. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:

a) Sua emergência tornou obsoletos os blocos econômicos regionais, pois facilitou o comércio direto de país para país.

b) Uma das consequências políticas do fortalecimento desse fenômeno foi a transferência da soberania nacional para organismos supranacionais, a exemplo da ONU.

c) As fronteiras nacionais perderam suas funções legais de controle de fluxos.

d) A causa da globalização foi a queda do muro de Berlim, dando fim à divisão do mundo conhecida como bipolaridade e iniciando uma nova fase, a multipolaridade.

e) O desenvolvimento tecnológico associado às condições políticas mundiais das últimas décadas do século XX intensificou o processo de globalização.

30. (ENEM 2011) Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é

a) a aração.

b) o terraceamento.

c) o pousio.

d) a drenagem.

e) o desmatamento.

GEOMETRIA – Prof. Renílson Rodrigues

31. (Favip-PE) Correndo em uma região plana, partindo de um ponto X, um corredor avança 22 km para o norte; a seguir, 12 km para o leste e, finalmente, 17 km no sentido sul, atingindo o ponto Y. Qual a distância, em km, entre os pontos X e Y?

a) 11 km

b) 12 km

c) 13 km

d) 14 km

e) 15 km

Page 10: 13/04/2013 BLOCO I - ::. Colégio das Irmãs .::cnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano9_13_04_13.pdfSimulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data:

Simulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 10/12 Data: 13/04/2013

32. Dois pavimentos de uma construção devem ser ligados por uma escada com 10 degraus de mesma altura, construída sobre uma rampa de 3,6 m como ilustrado na figura abaixo. Se sen α = 1/2, a altura, em centímetros, de cada degrau é:

a) 12

b) 14

c) 16

d) 18

e) 20

33. Deseja-se cercar um jardim de formato triangular e, para isso, é necessário que se conheça o seu períme-tro. A figura a seguir apresenta algumas informações sobre o jardim.

O perímetro do jardim, em metros, é igual a:

a) 6 + 2 2 + 2 3

b) 6 + 3 2 + 2 3

c) 21238 . 3

1

d) 346 . 3

1

e) 53

28

34. O esquema abaixo representa uma casa em construção, com um telhado de 20o de “caimento”. Sabendo-se que o telhado mede 6 m em cada lado e que, até a laje do teto, a casa tem 3 m de altura, o ponto mais alto da casa se encontra a uma altura de: (Dados: sen 20o = 0,34; cos 20o = 0,94; tg 20o = 0,36)

a) 9 m

b) 8,6 m

c) 7,64 m

d) 5,16 m

e) 5,04 m

35. Calcule a altura de um triângulo isósceles, sabendo que os lados congruentes medem 25 cm cada um e a base do triangulo tem 14 cm.

a) 20 cm

b) 21 cm

c) 22 cm

d) 23 cm

e) 24 cm

Page 11: 13/04/2013 BLOCO I - ::. Colégio das Irmãs .::cnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano9_13_04_13.pdfSimulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data:

Simulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 11/12 Data: 13/04/2013

36. Os dois menores lados de um triangulo retângulo medem 48 cm e 36 cm. O perímetro desse triângulo, em cm, vale:

a) 84

b) 96

c) 100

d) 120

e) 144

37. (VUNESP) Um pequeno avião deveria partir de uma cidade A rumo a uma cidade B ao norte, distante 60 quilômetros de A. Por um problema de orientação, o piloto seguiu erradamente rumo ao oeste. Ao perceber o erro, ele corrigiu a rota, fazendo um giro de 120° à direita em um ponto C, de modo que o seu trajeto, juntamente com o trajeto que deveria ter sido seguido, formaram, aproximadamente, um triângulo retângulo ABC, como mostra a figura.

Com base na figura, a distância em quilômetros que o avião voou partindo de A até chegar a B é:

a) 30 3

b) 40 3

c) 60 3

d) 80 3

e) 90 3

38. Uma pipa é presa a um fio esticado que forma um ângulo de 45º com o solo. O comprimento do fio é 80m. Determine a altura da pipa em relação ao solo.

Dado 2 = 1,41

a) 54,6 m

b) 56,4 m

c) 60 m

d) 65 m

e) 70 m

39. A área de um triângulo equilátero cujo lado mede 10 cm, em cm², é:

a) 5 3

b) 10 3

c) 15 3

d) 20 3

e) 25 3

40. Depois de um acidente com um carro, um poste se partiu e ficou como mostra a figura, a altura do poste em metros era:

a) 5m

b) 7m

c) 9m

d) 11m

e) 15m

Page 12: 13/04/2013 BLOCO I - ::. Colégio das Irmãs .::cnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano9_13_04_13.pdfSimulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental Bloco I – 2ª Etapa Pág. 4/12 Data:

Simulado/2013 CNSG 9º Ano – Ensino Fundamental

Bloco I – 2ª Etapa Pág. 12/12 Data: 13/04/2013

LITERATURA – Profª. Franci Cleide

41. Na expressão: Os sinos faziam blem, blem, blem, blem. A figura de linguagem predominante é:

a) Catacrese

b) Onomatopeia

c) Eufemismo

d) Hipérbole

e) Comparação

42. Assinale a alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopeia.

a) “A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector)

b) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond)

c) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” (Clarice Lispector)

d) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar)

e) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto)

43. “E se encorpando em tela, entre todos, se erguendo tenda, onde entrem todos, se entretendendo para todos, no toldo…” (João Cabral de Melo Neto) tem-se exemplo de

a) eufemismo

b) antítese

c) aliteração

d) silepse

e) sinestesia

44. “... a natureza parece estar chorando..”.A figura de linguagem existente é:

a) antítese

b) polissíndeto

c) ironia

d) personificação

e) Catacrese

45. “Amor é fogo que arde sem se ver, / é ferida que dói e não se sente...” Nos versos destacou-se:

a) metonímia

b) metáfora

c) antítese

d) anáfora

e) comparação

46. Assinale a alternativa em que ocorre aliteração:

a) "Água de fonte .......... água de oceano ............. água de pranto. (Manuel Bandeira)

b) "A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia." (Chico Buarque)

c) "Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então." (Clarice Lispector)

d) "Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor." (Mário Quintana)

e) N.d.a.

TEXTO VIII

Enquanto o Titanic ainda flutua, tentemos o impossível para mudar o seu curso. Afinal, quem faz a história são as pessoas e não o contrário.

(Herbert de Souza, na Folha de São Paulo, 17/11/96)

47. Infere-se do texto que o Titanic:

a) é um navio real.

b) simboliza algo que vai mal.

c) é um navio imaginário.

d) simboliza esperança de salvação.

e) sintetiza todas as tragédias humanas.

48. Pelo visto, o autor não acredita em:

a) transformação

b) elogio

c) desgraça

d) favorecimento

e) determinismo

49. São personagens do romance A viuvinha, de José de Alencar, EXCETO:

a) Jorge

b) Carolina

c) Carlota

d) Sr. Mendes

e) D. Maria

50. O tipo de romance e tempo da obra a Viuvinha, de José de Alencar é:

a) Romance urbano e tempo psicológico.

b) Romance regionalista e tempo psicológico.

c) Romance indianista e tempo cronológico.

d) Romance urbano e tempo cronológico.

e) Romance histórico e tempo psicológico.