simulado/2014 cnsg 2º ano ensino médio · simulado/2014 cnsg 2º ano – ensino médio bloco ii...

19
BLOCO II Disciplinas Questões Literatura 01 a 10 Língua Inglesa 11 a 20 Geografia 21 a 30 Arte 31 a 40 Biologia II 41 a 50 Físico-Química 51 a 60 Álgebra 61 a 70 Física II 71 a 80 Sociologia 81 a 90 Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta. Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo. Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA. Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados; Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência; Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta. Aluno(a): ____________________________________________________________ INSTRUÇÕES: Data: 30/08/2014 Horário: 7h às 11h30 Nº de questões: 90 2º Ano Ensino Médio Maneira correta de preenchimento do cartão-resposta: Maneira errada de preenchimento do cartão-resposta:

Upload: truongquynh

Post on 10-Nov-2018

247 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 1/19 Data: 30/08/2014

BLOCO II Disciplinas Questões

Literatura 01 a 10

Língua Inglesa 11 a 20

Geografia 21 a 30

Arte 31 a 40

Biologia II 41 a 50

Físico-Química 51 a 60

Álgebra 61 a 70

Física II 71 a 80

Sociologia 81 a 90

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de

aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES: Maneira correta de

preenchimento do cartão-

resposta:

Maneira errada de

preenchimento do cartão-

resposta:

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente

uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao

fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão

sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

Data: 30/08/2014

Horário: 7h às 11h30

Nº de questões: 90

2º Ano – Ensino Médio

Maneira correta de preenchimento do

cartão-resposta:

Maneira errada de preenchimento do

cartão-resposta:

Page 2: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 2/19 Data: 30/08/2014

LITERATURA – Profª. Rossana Silva

01. (Fei 1994) Leia atentamente:

I. "A segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Augusto Comte, o evolucionismo formam o contexto sócio-político-econômico-filosófico-científico em que se desenvolveu a estética realista".

II. "O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos".

III. "Os maiores representantes da estética realista-naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia".

IV. "Podemos citar como características da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade".

Verificamos que em relação ao Realismo-Naturalismo está(estão) correta(s):

a) apenas a I e II

b) apenas a I e III

c) apenas a II e IV

d) apenas a II e III

e) apenas a III e IV

02. (Unirio 1995) Sobre o Realismo, assinale a afirmativa correta.

a) O romance é visto como distração e não como meio de crítica às instituições sociais decadentes.

b) Os escritores realistas procuram ser pessoais e objetivos.

c) O romance sertanejo ou regionalista originou-se no Realismo.

d) O Realismo constitui uma oposição ao idealismo romântico.

e) O Realismo vê o Homem somente como um produto biológico.

03. (Unitau 1995) Sobre Machado de Assis, pode-se dizer:

I. Sua produção literária compõe-se de poesia, romance, conto, teatro, crítica e crônica.

II. Um dos seus temas preferidos é o contraste entre os motivos verdadeiros e aparentes do comportamento humano.

III. É mais conhecido como cronista do que como romancista.

a) apenas II é correto. d) são corretos I e III.

b) são corretos II e III. e) todos são corretos.

c) são corretos I e II.

04. (Uel 1996) Em DOM CASMURRO, o narrador machadiano

a) registra, de forma comovente, as memórias de sua adolescência, na qual veio a conhecer e a perder o grande amor de sua vida.

b) rememora, de forma lírica, uma paixão antiga, que lhe valeu a ruptura definitiva com sua família conservadora.

c) rememora, com ressentimento, as origens, o desenvolvimento e o fim de uma paixão, destruída pelo ciúme.

d) recupera, em tom trágico, a história de seu grande amigo, traído pela mulher fútil e aventurosa.

e) registra, com ironia, a impiedade de seus injustificáveis ciúmes pela mulher cuja inocência tardiamente reconhece.

05. (Ufrgs 2000) Considere as afirmações abaixo sobre o conto "A Missa do Galo", de Machado de Assis.

I. Machado de Assis vale-se de um recurso muito presente na sua ficção, ou seja, a utilização de diversos pontos de vista e avaliações, deixando ao leitor o trabalho de interpretá-los.

II. A ambiguidade do discurso narrativo pode ser relacionada à imbricação de dois pontos de vista: o do adolescente Nogueira e do Nogueira maduro que avalia o passado.

III. Para o adolescente Nogueira, são transparentes os gestos e as palavras de Conceição, mas, por questões éticas, finge não os compreender.

Quais são corretas?

a) Apenas I. d) Apenas I e III.

b) Apenas III. e) I, II e III.

c) Apenas I e II.

06. (Uel 2001) Sobre o Realismo brasileiro, é correto afirmar:

a) Foi uma estética pouco significativa no painel literário brasileiro, pois ficou afastado dos problemas nacionais, questão bastante trabalhada pelo Romantismo.

b) Teve grande influência do Iluminismo francês, daí o aspecto libertário de alguns romances de nossos escritores realistas, como Machado de Assis e Raul Pompéia.

c) Deu especial importância à questão cultural, buscando as raízes da cultura brasileira no folclore e nos costumes do povo.

d) Sua tendência a retratar a realidade com objetividade e imparcialidade está pautada nos postulados filosóficos e científicos que alcançaram grande popularidade no final do século XIX, como o positivismo e o darwinismo.

e) Embora na prosa houvesse um afastamento dos ideais estéticos do movimento romântico, que o antecedeu, o Parnasianismo, contraparte poética do Realismo no contexto brasileiro, não conseguiu se desvencilhar do sentimentalismo e de alguns temas preferidos do Romantismo, como o índio e o escravo, explorando-os com frequência.

Page 3: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014

07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo, extraído de "Dom Casmurro", de Machado de Assis.

"Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver, tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...

As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã."

Sobre esse fragmento, são feitas as seguintes afirmações.

I. Capitu revela-se uma mulher forte e dissimulada, capaz de sair-se bem em situações difíceis, o que a torna uma personagem ainda mais ambígua.

II. O jogo de contrastes e o uso de figuras de linguagem mostram que a história não se esclarece para Bento Santiago, embora provoque no leitor a certeza do adultério.

III. O romance, como o fragmento, se constrói como um grande jogo de fatos, aparências, e de fantasias criadas em torno dessas aparências.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. d) Apenas II e III.

b) Apenas I e II. e) I, II e III.

c) Apenas I e III.

08. (Ita 2012) O texto abaixo é o início da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Uma noite dessas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.

[...] No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou.

[...] Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até ao fim do livro, vai este mesmo.

Considere as afirmações abaixo referentes ao trecho, articuladas ao romance:

I. O narrador já apresenta seu estilo irônico de narrar.

II. O narrador assume uma alcunha que o caracteriza ao longo do enredo.

III. Os eventos narrados no trecho inicial desencadeiam o conflito central da obra.

IV. O título Dom Casmurro não caracteriza adequadamente o personagem Bentinho.

Estão corretas apenas

a) I e II. c) II e III. e) III e IV.

b) I e III. d) II e IV.

09. (Mackenzie 2012) Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap.IX, vers. 1: “Não tenhas ciúmes de tua mulher, para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti”. Mas eu creio que não, 1e tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, 2como a fruta dentro da casca.

Machado de Assis, D.Casmurro

Considerado o fragmento no contexto do romance, assinale a alternativa correta.

a) O narrador onisciente, ao confirmar sua insegurança afetiva, dá pistas ao leitor de que Capitu, mesmo adulta, manteve o comportamento ingênuo da infância, tendo na verdade sido vítima da malícia do amigo Escobar.

b) O narrador protagonista, buscando a cumplicidade do leitor (e tu concordarás comigo, ref. 1), afirma sua convicção de que a esposa, já falecida, desde muito jovem já manifestara indícios de um comportamento suspeito.

c) A ambiguidade do discurso de Bento Santiago converge para a expressão como a fruta dentro da casca (ref. 2) que pode ser lida tanto como prova da inocência da esposa como, ao contrário, prova de sua culpa.

d) Valendo-se de um discurso tendencioso, o advogado Bento Santiago evita ressalvas e modalizações na fala, expondo ao leitor inquestionáveis indícios da traição de sua mulher Capitu.

e) O discurso bíblico citado no início do fragmento revela que o narrador, preocupado em caracterizar o comportamento da esposa infiel, omite informações importantes acerca de si próprio.

10. (Espcex (Aman) 2011) “Cultivado no Brasil por Machado de Assis, é uma narrativa voltada para a análise psicológica e crítica da sociedade a partir do comportamento de determinados personagens.”

O texto acima refere-se ao romance

a) sertanejo.

b) fantástico.

c) histórico.

d) realista.

e) romântico.

Page 4: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 4/19 Data: 30/08/2014

LÍNGUA INGLESA – Profª. Elaine

11. De acordo com o cartoon abaixo, podemos afirmar que:

a) Todos deveriam usar carros para chegar ao trabalho.

b) Se todos usassem carros chegariam mais rápido ao trabalho.

c) O uso de transportes públicos prejudica o transito.

d) Optar por transportes públicos diminui o congestionamento.

e) Os transportes públicos na cidade são pouco eficientes.

12. De acordo com o texto a seguir podemos afirmar que:

a) Diversos insetos prejudicam as plantações.

b) Os insetos já devoraram 1/3 da comida global.

c) Alguns insetos são importantes para a produção de alimento mundial.

d) Todos os insetos são prejudiciais a saúde.

e) O uso de insetos polinizadores é muito caro

13. O texto seguinte é:

a) uma série de recomendações sobre como conservar

fogos de artifício em casa.

b) uma propaganda de um fabricante de fogos.

c) uma série de instruções sobre como acender fogos.

d) um alerta para o perigo que os fogos representam.

e) uma proibição quanto ao uso de fogos.

Leia o fragmento textual a seguir e responda às questões de 14 a 17.

14. As técnicas cirúrgicas não-invasivas a que o fragmento se refere foram inicialmente empregadas no tratamento de

a) doença de parkinson.

b) convulsões epilépticas.

c) câncer cerebral.

d) distúrbios respiratórios.

As questões seguintes dizem respeito ao dispositivo CyberKnife (linha 6).

15. Há médicos utilizando-o em pacientes que apresentam

a) lesão cerebral.

b) transtorno obsessivo-compulsivo.

c) tumor bronco-pulmonar.

d) dificuldade de locomoção.

16. Em relação ao uso do novo método, pode-se afirmar

a) Há objeção na comunidade médica.

b) Impede que ocorram lesões permanentes.

c) Reduz os riscos de efeitos colaterais.

d) É aplicado para tratar quatro patologias.

17. Leia o texto abaixo e marque a alternativa correta que preencha os espaços.

_____ people think animals are dangerous, dirty and too expensive. I don't agree with these people. I think animals are nice, clean and usually easy to take care of. Having a pet is a great way to make things happier where you're living. _____ animal is a threat. The only problem is that if they’re constantly mistreated, they might sometimes attack people. It’s a natural reaction. ______can adopt a dog, a cat or another animal. You just need to really like them and take good care of them. If you still don't have a pet, it is time to adopt one. Go to the nearest pet shop and do that today.

a) Some / No / Anybody

b) Some / No / Every

c) Some / None / Anybody

d) Any / No / Anybody

e) Any / None / Anybody

Page 5: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 5/19 Data: 30/08/2014

18. Don’t make ______ noise! He wants to get _______ sleep

a) some – no d) no – some

b) any – some e) any – any

c) some – any

19. My friend never buys ______ books at the bookshop

a) any d) no

b) something e) anything

c) nothing

20.

Analizing the cartoon, we can say that...

a) the doctor wants to eliminate his patient’s muscle strain;

b) there is a strong relation between sports injuries and the lack of preventive actions;

c) the physician didn’t mention what was the patient’s health situation;

d) the doctor refuses to watch some x-rays of his patient’s brain;

e) the physician is arguing about his patient’s addiction.

GEOGRAFIA – Prof. José Cláudio

21. (UEA 2014) No contexto da revolução técnico-científica, governantes e empresas de países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e Japão, têm estimulado a criação de arranjos territoriais chamados tecnopolos, caracterizados por

a) centros tecnológicos de pesquisa e desenvolvimento que apresentam concentração de mão de obra qualificada capaz de gerar novos produtos de alta tecnologia que poderão ser absorvidos pelas indústrias.

b) centros tecnológicos de pesquisa e desenvolvimento instalados em fazendas que utilizam ferramentas tradicionais e mão de obra intensiva para realizar estudos que aumentem a produtividade.

c) áreas centrais das grandes cidades que apresentam alta concentração de compra e venda de produtos tecnológicos e serviços de manutenção com mão de obra pouco qualificada.

d) conjuntos empresariais voltados para a prestação de serviços avançados a distância com o emprego de mão de obra barata adaptada ao uso de sistemas de comunicação e informação.

e) áreas centrais das grandes metrópoles que apresentam elevado dinamismo para a recepção de eventos e congressos especializados em biotecnologia e saúde para soluções de demandas em mercados emergentes.

22. (UEL 2014) No início do século XX, o desenvolvimento industrial das cidades criou as condições necessárias para aquilo que Thomas Gounet denominou “civilização do automóvel”. Nesse contexto, um nome se destacou, o de Henri Ford, cujas indústrias aglutinavam contingentes de trabalhadores maiores que o de pequenas cidades com menos de 10.000 habitantes. O nome de Ford ficou marcado pela forma de organização de trabalho que propôs para a indústria.

Com base nos conhecimentos sobre a organização do trabalho nos princípios propostos por Ford, assinale a alternativa correta.

a) A organização dos sindicatos de trabalhadores dentro da fábrica transformou-os em colaboradores da empresa.

b) A implantação da produção flexível de automóveis garantiu uma variedade de modelos para o consumidor.

c) A produção em massa foi substituída pela de pequenos lotes de mercadorias, a fim de evitar estoques de produtos.

d) O método de Ford potencializou o parcelamento de tarefas, largamente utilizado por Taylor.

e) Para obter ganhos elevados, a organização fordista implicava uma drástica redução dos salários dos trabalhadores.

23. (UNICAMP 2014) Sobre a Revolução Informacional e suas implicações para a reorganização do mundo contemporâneo, podemos afirmar que:

a) Alguns Estados e um conjunto diminuto de grandes empresas controlam o essencial da revolução tecnológica em curso, atualizando o desenvolvimento geograficamente desigual.

b) Dado o alcance planetário do sistema técnico informacional, a população tem amplo acesso a uma informação verdadeira que unifica os lugares, tornando o mundo uma democrática aldeia global.

c) Há um acentuado enfraquecimento das funções de gestão das metrópoles, processo determinado pela descentralização da produção, apoiada no uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação.

d) Os mais diversos fluxos de informações perpassam as fronteiras nacionais, anulando o papel do Estado-Nação como ente regulador e definidor de estratégias no jogo político mundial.

24. (FGV-SP 2013) Leia o texto.

O país conseguiu tirar proveito da globalização, tornando-se fabricante mundial e expandindo drasticamente sua economia. Entretanto, com o crescimento de sua riqueza, a nova classe média agora pede ar e água limpos na medida em que seus desejos materiais prenunciam problemas para o meio ambiente, um impulso contraditório que os dirigentes têm dificuldade de acomodar.

(CEO Exame, abril de 2012. Adaptado)

O texto faz referência

a) à Rússia. d) à China.

b) à África do Sul. e) ao Japão.

c) ao México.

Page 6: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 6/19 Data: 30/08/2014

25. (PUCRS 2013) Resolver a questão com base nas informações a seguir, que tratam da atividade industrial.

Os fatores locais variam ao longo do tempo e em função do tipo de indústria que se quer implantar. Atualmente podemos dizer que ocorre uma descentralização industrial em escala mundial, mas também em escala nacional e local, graças ao desenvolvimento dos setores de transportes, telecomunicações e informações.

Como outros fatores a considerar na atividade industrial, citam-se:

1. fontes de energia

2. mercado consumidor

3. matérias primas

4. mão de obra

Estão corretamente identificados os fatores

a) 1 e 3, apenas. d) 2, 3 e 4, apenas.

b) 2 e 4, apenas. e) 1, 2, 3 e 4.

c) 1, 2 e 4, apenas.

26. (MACKENZIE 2014)

Tendo como base de análise a figura e os aspectos que definiram a Primeira Revolução Industrial, considere as afirmativas a seguir:

I. Inicia-se nas últimas décadas do século XVIII e estende-se até meados do século XIX. A invenção da máquina a vapor e o uso do carvão como fonte de energia primária marcam o início das mudanças nos processos produtivos.

II. O Reino Unido foi o primeiro país a reunir condições básicas para o início da industrialização devido à intensa acumulação de capitais no decorrer do Capitalismo Comercial.

III. Os mais destacados segmentos fabris desta fase foram o têxtil, o metalúrgico e o de mineração.

IV. As transformações produtivas desta fase atingiram rapidamente outros países como a Alemanha, França e Estados Unidos ainda no Século XVIII recrutando operários com salários atrativos promovendo, assim, um intenso êxodo rural. Estão corretas,

a) apenas I, II e III. d) apenas I, III e IV.

b) apenas I, II e IV. e) I, II, III e IV.

c) apenas II, III e IV.

27. (FGV-SP 2012) Para produzir modernamente, essas indústrias convocam outros atores para participar de suas ações hegemônicas, levados, desse modo, a agir segundo uma lógica subordinada à da firma global.[...] Nos lugares escolhidos, tudo é permeado por um discurso sobre desenvolvimento.[...] Nada se fala sobre a robotização do setor e a drenagem dos cofres públicos para essa implantação industrial.

(Milton Santos & M. Laura Silveira. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record,

2001.p. 112)

O texto apresenta estratégias de descentralização das indústrias

a) mecânicas. d) petroquímicas.

b) de vestuário. e) automobilísticas.

c) siderúrgicas.

28. (FGV-RJ 2012) A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida nas últimas décadas do século XIX, foi caracterizada:

a) pela concentração do processo de industrialização na Inglaterra e pela montagem do império colonial britânico.

b) pelo desenvolvimento da eletricidade e da siderurgia e pela expansão da industrialização para além do continente europeu.

c) pela industrialização e pela formação de Estados nacionais no continente africano, a partir das suas antigas fronteiras culturais e linguísticas.

d) pelo equilíbrio de forças entre as antigas colônias europeias e os Estados europeus devido à difusão da industrialização.

e) pela retração da economia mundial devido à mecanização da produção e à diminuição da oferta de produtos industrializados.

29. (UNIOESTE 2010) É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. Sobre o processo de desenvolvimento das indústrias, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um momento importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em série.

b) A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não são definidas pela proximidade das matérias-primas e sim pela proximidade de importantes centros de pesquisa e ensino universitários.

c) A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco da introdução do petróleo enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimento da indústria automobilística.

d) A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico-científica e é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações e microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão.

e) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.

Page 7: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 7/19 Data: 30/08/2014

30. (UEPB) “Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford ‘T’ – o carro de ‘todo o mundo’ –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira Padronizada”.

“A Nissan inventa o automóvel à la carte” “O sistema [...] já está operando em todas as concessionárias da Nissan desde agosto de 1991. [...] é um sistema de informação de ponta que coordena a produção e a venda, e [...] que permite dar ao cliente o prazo exato. [...] a fabricação se aproxima de uma produção segundo a demanda”. (BECKOUCHE, Pierre. Indústria um só mundo. São Paulo: Ática, 1995. p. 28 e 31.)

Os dois fragmentos de texto acima exemplificam as transformações dos métodos de produção e de trabalho, com consequentes mudanças na forma de consumo da população mundial. Eles falam respectivamente

a) da produção flexível e do pós-fordismo.

b) do fordismo e do taylorismo.

c) do socialismo e do capitalismo.

d) do fordismo e do método Just-in-time.

e) da indústria planificada e do toyotismo.

ARTE – Prof. Francisco Araújo

31. (PUC-SP) A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava sobretudo o regionalismo. Com isto pode-se dizer que:

a) romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja.

b) a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.

c) movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade.

d) os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português.

e) a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.

32. O movimento modernista de 1922, iniciado com a semana da "Arte Moderna" em São Paulo, foi muito importante para as novas concepções artísticas e intelectuais do Brasil e caracterizou-se como:

a) movimento intelectual e artístico organizado pela jovem intelectualidade brasileira, que rompeu com a repressão ideológica dominante nas artes, com o objetivo de rever a cultura do país e valorizar, através das artes em geral, componentes nacionais e autenticamente brasileiros.

b) movimento cultural organizado pelos artistas paulistanos em protesto contra a grande influência da cultura norte-americana no Brasil, caracterizada pelo "way of life" que predominava entre os artistas plásticos.

c) movimento cultural organizado pelos jornalistas de São Paulo contra a repressão política predominante na República Velha, que implicou o fechamento de vários jornais e agências de rádio, promovendo grande insatisfação na classe jornalística.

d) movimento artístico que divulgou o cinema novo, tendo a temática social como o centro das atenções de cineastas e teatrólogos, que rompem com a linguagem convencional e retratam a realidade brasileira

e) movimento cultural que divulgou a moderna arquitetura brasileira que, por intermédio de Oscar Niemeyer, se tornava uma arte internacionalmente famosa.

33. Assinale a alternativa em que há uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (a de São Paulo, 1922).

a) Ruptura radical e audaciosa em relação às posições estéticas do passado, quebra total da rotina literária.

b) Caráter turbulento, polemista, de demolição de valores.

c) Exaltação exagerada de fatores como mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si.

d) Movimento de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de "errar".

e) apesar de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas com a linguagem erudita.

34. (UNISINOS-RS) Sem dúvida o maior líder da Semana de Arte Moderna no Brasil foi:

a) Carlos Drummond de Andrade

b) Mário de Andrade

c) Manuel Bandeira

d) Cassiano Ricardo

e) Oswald de Andrade.

35. (VUNESP) Leia com atenção o texto que vem a seguir:

"A minha pena foi sempre dirigida contra os fracos... Olavo Bilac e Coelho Neto no pleno fastígio de sua glória. O próprio Graça Aranha quando quis se apossar do modernismo. Ataquei o verbalismo de Rui, a italianitá e a futilitá de Carlos Gomes, muito antes do incidente com Toscanini. Em pintura abri o caminho de Tarsila. Bem antes, fora eu o único a responder, na hora, ao assalto desastrado com que Monteiro Lobato encerrou a carreira de Anita Malfatti. fui quem escreveu, contra o ambiente oficial e definitivo, o primeiro artigo sobre Mário de Andrade e o primeiro sobre Portinari. Soube também enfrentar o apogeu do verdismo e o Sr. Plínio Salgado."

No trecho acima, retirado da obra Ponta de Lança, o autor define sua decisiva militância em prol do movimento modernista tanto na fase anterior à Semana de Arte Moderna quanto na fase posterior à eclosão do movimento.

Esse autor combativo é:

a) Manuel Bandeira d) Guilherme de Azevedo

b) Oswald de Andrade e) Ronald de Carvalho

c) Menotti del Picchia

Page 8: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 8/19 Data: 30/08/2014

36. (FUVEST) "Klaxon sabe que a vida existe. E, aconselhado por Pascal, visa o presente. Klaxon não se preocupará de ser novo, mas de ser atual. Essa é a grande lei da novidade. Klaxon sabe que a humanidade existe, por isso é internacionalista."

Esse texto foi pela primeira vez publicado:

a) num manifesto futurista de Marinetti.

b) no manifesto regionalista de 1926.

c) no Prefácio Interessantíssimo de Mário de Andrade.

d) em uma revista de 1922, que se apresentava como mensário da arte moderna.

e) no manifesto antropófago de Oswald de Andrade.

37. Nas artes plásticas, Tarsila do Amaral é considerada por muitos a principal pintora modernista brasileira. Desse período, quais são duas de suas obras mais famosas?

a) O Homem Amarelo e Abaporu

b) Abaporu e Antropofagia

c) Juca Mulato e Antropofagia

d) Antropofagia e A Índia

38. Em 1917, a Pintora Anita Malfatti, recém-chegada do exterior, realizou a primeira exposição modernista. Com influência do cubismo, expressionismo e futurismo, suas obras escandalizaram a sociedade, chamando a atenção de um importante escritor. Em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo, ele publicou o famoso texto Paranóia ou mistificação, que serviu como incentivo para a criação da Semana de Arte Moderna, 5 anos depois. Quem foi o autor do artigo?

a) Menotti del Picchia

b) Nelson Rodrigues

c) Antônio Cândido

d) Monteiro Lobato

39. A Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922, em São Paulo, é um marco da cultura brasileira. Dela, pode-se dizer, em linhas gerais, que foi um movimento:

a) artisticamente conservador, que valorizou os padrões clássicos da arte, sobretudo na pintura e na escultura.

b) esteticamente transgressor, comprometido com uma produção cultural que procurava refletir as condições brasileiras.

c) politicamente revolucionário, que defendia a substituição da República Velha por um regime político renovado, preferencialmente com tons socialistas.

d) literariamente fraco, não conseguindo promover o surgimento de escritores que renovassem prosa e verso existentes no país.

e) entusiasticamente recebido pelo grande público, mas simplesmente ignorado por parte das elites brasileiras, especialmente pela paulistana.

40. Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros enxergaram a necessidade de romper com os valores estéticos dominantes, representados principalmente pelos poetas parnasianos, dando origem a um estilo novo e transformador. No Brasil, esse descontentamento que originou a Semana de Arte Moderna foi bastante explorado na literatura. Qual dos escritores abaixo não fazia parte do movimento modernista?

a) Oswald de Andrade

b) Euclides da Cunha

c) Manuel Bandeira

d) Guilherme de Almeida

BIOLOGIA II – Prof. Leandro Nobre

41. O texto a seguir trata dos relatos de Arsène Isabelle, naturalista francês, por ocasião de sua viagem ao Rio Grande do Sul, 1833-1834.

“As plantas parasitas pendiam de todas as partes das árvores vigorosas destes matos que começam a perder sua virgindade”.

Observei, passando pela orla de um mato, uma grande quantidade de folhas de campainhas inteiramente dessecadas pelas formigas, que tinham devorado o parênquima; deixavam ver perfeitamente as nervuras e as fibras dos tecidos. “Admirei também cipós monstros envolvendo em espirais árvores muito direitas e ornadas de liquens tricolores; árvores reunidas em feixes na sua infância formavam atualmente troncos grossos e elevados, tendo a aparência de colunas estriadas.”

As plantas parasitas obtêm alimento do hospedeiro através dos .............. que são .............. especializadas.

Selecione a alternativa que completa corretamente as lacunas.

a) haustórios – raízes d) haustórios – folhas

b) pneumatódios – folhas e) pneumatóforos – folhas

c) pneumatóforos – raízes

42. A figura abaixo representa uma plântula germinando com as partes da raiz:

As regiões de multiplicação celular (zona lisa) e de ramificação celular (zona suberosa) estão representadas, respectivamente, em:

a) I e II c) II e III e) II e IV

b) I e III d) III e IV

Page 9: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 9/19 Data: 30/08/2014

43. (FEI-SP) Um aluno da FEI foi a uma lanchonete e pediu um suco de cenoura, uma porção de mandioca frita, um prato cheio de batatinha inglesa e porção contendo cebola. A cenoura, mandioca, batatinha e a cebola são respectivamente:

a) raiz, raiz, flor e fruto

b) raiz, caule, flor e fruto

c) caule, raiz, folha e flor

d) caule, raiz, folha e fruto

e) raiz, raiz, caule e caule

44. Nas regiões do mangue, onde o solo é encharcado, mole e pobre em gás oxigênio, encontramos plantas que apresentam raízes com adaptações que crescem rente à superfície do solo, com a função de permitir as trocas gasosas, e plantas com raízes que têm a função de aumentar a base de fixação da planta ao solo. Essas raízes são respectivamente denominadas:

a) Haustórios e Escoras.

b) Pneumatóforos e Sugadoras.

c) Fasciculadas e Escoras.

d) Pneumatóforos e Escoras.

e) Haustórios e Fasciculadas.

45. Na morfologia da raiz e do caule pode-se observar a diversidade e tipologia desses órgãos existentes no meio ambiente. Baseado na interpretação do texto acima; são exemplos de raízes aérea e de caules aéreos, respectivamente:

a) rizoma e tuberosa

b) bulbo e tuberosa

c) tabular e colmo

d) colmo e respiratória

e) pneumatóforo e bulbo

46. Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, uma raiz tuberosa, uma epífita, um estipe, um bulbo e um caule tubérculo.

a) Batata-doce, orelha de pau, bambu, abóbora e abacaxi.

b) Cenoura, orquídea, palmeira, alho e batatinha.

c) Beterraba, araucária, buriti, banana e arroz.

d) Batata inglesa, samambaia, feijoeiro, salsa e maçã.

e) Banana, morango, coqueiro, cebola e figo.

47. A figura apresentada a seguir representa diversos tipos de caules:

1 2 3

4 5

Os caules representados nas figuras 1, 2, 3, 4 e 5 representam respectivamente:

a) Haste – bulbo – colmo – tubérculo – rizoma.

b) Rizoma – haste – bulbo – colmo – tubérculo.

c) Tubérculo – colmo – rizoma – haste – bulbo.

d) Haste – colmo – bulbo – rizoma – tubérculo.

e) Tubérculo – haste – rizoma – colmo – bulbo.

48. Raízes bem desenvolvidas devido ao acúmulo de substâncias nutritivas na raiz principal ou nas raízes secundárias são chamadas raízes tuberosas. Assinale a alternativa que apresenta unicamente raízes desse tipo.

a) colmo, rabanete, alho e amendoim.

b) Mandioca, batata-doce, cenoura e batata-inglesa (batatinha).

c) Amendoim, cebola, batata-inglesa e cará.

d) Cenoura, rabanete, beterraba e nabo.

e) Cebola, alho, mandioca e batata-doce.

49. O quadro abaixo se refere às adaptações morfológicas ocorrentes em algumas plantas

Planta Órgão Adaptação morfológica

Mangue I pneumatóforo

II raiz hera

Videira caule III

Laranjeira IV espinho

V raiz haustório

Assinale a alternativa cujos elementos preenchem de forma correta os espaços I, II, III, IV e V, respectivamente.

a) raiz – grampiforme – gavinha – caule – erva-de-passarinho

b) caule – erva-de-passarinho – rizoma – folha – milho

c) raiz – milho – rizoma – folha – erva-de-passarinho

d) caule – cebola – rizoma – raiz – milho

e) folha – erva-de-passarinho – gavinha – caule – cebola

Page 10: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 10/19 Data: 30/08/2014

50. A farinha de mandioca é um item básico na dieta do brasileiro, principalmente no interior do país, sendo o seu cultivo espalhado por todo o território. Um tipo de pesquisa de grande efeito social é o melhoramento genético das plantas de mandioca, para se obterem variedades altamente produtivas. Caso isto fosse obtido, a forma de se propagar e fixar uma nova variedade em grande escala seria:

a) obter mudas por brotamento das gemas caulinares.

b) obter sementes oriundas da polinização por pássaros,

c) fecundar as plantas artificialmente com pólen de plantas silvestres.

d) obter sementes oriundas da fecundação cruzada.

e) obter mudas com base em retrocruzamentos

FÍSICO-QUÍMICA – Prof. Edson Barros e Juniel

51. (ITA-SP) Uma certa reação química é representada pela equação: 2 A(g) + 2 B(g) C(g) em que A, B e C significam as espécies químicas que são colocadas para reagir. Verificou-se experimentalmente numa certa temperatura que a velocidade desta reação quadruplica com a duplicação da concentração da espécie A, mas não depende das concentrações das espécies B e C. Indique a opção que contém, respectivamente, a expressão correta da velocidade e o valor correto da ordem da reação.

a) v = k [A]2 [B]2 e 4.

b) v = k [A]2 [B]2 e 3.

c) v = k [A]2 [B]2 e 2.

d) v = k [A]2 e 4.

e) v = k [A]2 e 2.

52. (FACID- 2014.1) Considerando as festas juninas, quando não se tem recursos para comprar fósforo de cor se lança mão de esponja de aço, fixada na ponta de uma vareta de madeira, a qual queima com emissão de luz. Com base na afirmação anterior e no fato de que igual massa da esponja de aço, na forma de uma chapa metálica, não queima quando se ateia fogo à mesma, é possível afirmar que a satisfação do festejador se deve à reação de combustão dos átomos de ferro com o:

a) O2 do ar devido a baixa superfície específica na palha de aço.

b) N2 do ar devido a baixa superfície específica na palha de aço.

c) O2 do ar devido a alta superfície específica na palha de aço.

d) N2 do ar devido a alta superfície específica na palha de aço.

e) CO2 do ar devido a alta superfície específica na palha de aço.

53. (Ufrs) Uma reação é de primeira ordem em relação ao reagente A e de primeira ordem em relação ao reagente B, sendo representada pela equação:

2 A(g) + B(g) ----- 2 C(g) + D(g)

Mantendo-se a temperatura e a massa constantes e reduzindo-se à metade os volumes de A(g) e B(g), a velocidade da reação.

a) duplica.

b) fica reduzida à metade.

c) quadruplica.

d) fica oito vezes maior.

e) fica quatro vezes menor

54. (Pucmg) A seguir estão representadas as etapas da reação:

H2 + Br2 ------ 2HBr

A velocidade da reação é determinada pela etapa:

a) I c) III e) V

b) II d) IV

55. (Mackenzie 2012) A tabela mostra a variação da velocidade inicial da reação hipotética representada pela equação 2(g) (g) (g)A 2 B C , em função das

concentrações iniciais dos reagentes utilizados no processo.

Experimento [A] inicial

(mol/L)

[B] inicial

(mol/L)

Velocidade

inicial

(mol/L.min)

Temperatura

(K)

1 1,0 1,0 0,4 338

2 2,0 1,0 0,2 298

3 1,0 1,0 0,1 298

4 2,0 2,0 0,4 298

Interpretando-se a tabela, considere as afirmações I, II, III e IV abaixo.

I. O valor da constante de proporcionalidade k é igual para todos os experimentos.

II. A lei cinética da velocidade pode ser expressa pela equação v = k∙[A]∙[B].

III. Trata-se de uma reação cuja ordem global é 2.

IV. As ordens para os reagentes A e B são, respectivamente, zero e 2.

São verdadeiras, apenas as afirmações

a) I e III. c) II e III. e) III e IV.

b) I e IV. d) II e IV.

Page 11: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 11/19 Data: 30/08/2014

56. (Ufrgs 2008) A reação NO2(g) + CO(g) CO2(g) + NO(g) possui uma lei cinética v = k[NO2]2.

Considere o quadro a seguir, que apresenta os dados relativos a situações experimentais com essa reação.

Experimento

[NO2] inicial

mol/L

[CO] inicial

mol/L

Velocidade inicial

mol.L–1.min–1

1 0,01 0,02 0,001

2 0,02 0,01 v2

A análise desses dados permite determinar que a constante de velocidade k, em L mol–1 min–1, e a velocidade v2, em mol L–1 min–1, são, respectivamente,

a) 0,1 e 0,001.

b) 0,1 e 0,002.

c) 0,1 e 0,004.

d) 10 e 0,002.

e) 10 e 0,004.

57. (Ufrgs 2001) O ácido oxálico, H2C2O4, reage com o íon permanganato formando CO2 e H2O conforme a equação abaixo.

2 MnO4– (aq) + 5 H2C2O4(aq) + 6 H+(aq)

2 Mn2+(aq) + 1O CO2(g) + 8 H2O(ℓ)

Sabendo que a lei cinética da reação é

v = k [ MnO4– ] . [ H2C2O4 ],

são apresentadas as afirmações abaixo.

I. A ordem em relação a cada reagente é igual a 1 e a ordem global da reação é igual a 2.

II. A velocidade inicial da reação triplica quando a concentração inicial do íon permanganato é triplicada.

III. Quando a concentração inicial do ácido oxálico é duplicada, a velocidade da reação quadruplica.

IV. O íon permanganato sofre oxidação, sendo, por esta razão, o agente redutor, enquanto o ácido oxálico é o agente oxidante.

Quais estão corretas?

a) Apenas I e II.

b) Apenas I e III.

c) Apenas I, II e IV.

d) Apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

58. (Fgv 2014) Para otimizar as condições de um processo industrial que depende de uma reação de soluções aquosas de três diferentes reagentes para a formação de um produto, um engenheiro químico realizou um experimento que consistiu em uma série de reações nas mesmas condições de temperatura e agitação. Os resultados são apresentados na tabela:

Experimento Reagente A

1mol L

Reagente B

1mol L

Reagente C

1mol L

Velocidade da reação

1 1mol L s

I x y z v

II 2x y z 2v

III x 2y z 4v

IV x y 2z v

Após a realização dos experimentos, o engenheiro pode concluir corretamente que a ordem global da reação estudada é igual a

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

59. (Cefet MG 2013) A síntese do álcool terc-butílico pode ser realizada via substituição nucleofílica de 1ª ordem, a partir do cloreto de terc-butila, de acordo com as etapas descritas.

I. 3 3(CH ) C 3 3C (CH ) C C (lenta)

II. 3 3 2 3 3(CH ) C H O (CH ) C 2OH (rápida)

III. 3 3(CH ) C 2 3 3OH (CH ) C OH H (rápida)

A velocidade v para essa reação de síntese é expressa por

a) 3 3k[(CH ) C C ]

b) 3 3k[(CH ) C 2OH ]

c) 23 3k[(CH ) C ] [C ]

d) 3 3k[(CH ) C OH][H ]

e) 3 3 3 3k[(CH ) C ][(CH ) C2OH ]

60. Os dados da tabela abaixo, obtidos experimentalmente em idênticas condições, referem-se à reação:

3A 2B C 2D

Experiência

Concentração de A [A] em

1mol L

Concentração de B [B] em

1mol L

Velocidade v em 1 1mol L min

1 2,5 5,0 5,0

2 5,0 5,0 20,0

3 5,0 10,0 20,0

Page 12: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 12/19 Data: 30/08/2014

Baseando-se na tabela, são feitas as seguintes afirmações:

I. A reação é elementar.

II. A expressão da velocidade da reação é

3 2

v K A B .

III. A expressão da velocidade da reação é

2 0

v K A B .

IV. Dobrando-se a concentração de B, o valor da velocidade da reação não se altera.

V. A ordem da reação em relação a B é 1 (1ª ordem).

Das afirmações feitas, utilizando os dados acima, estão corretas apenas:

a) I e II. c) II e III. e) III, IV e V.

b) I, II e III. d) III e IV.

ÁLGEBRA – Prof. Adaílson Rodrigues

61. Leia o trecho do artigo publicado no Diário de Pernambuco em 21/11/2012.

A Copa do Mundo é do Nordeste - A Fifa anunciou a distribuição geográfica do Mundial em 2014, e o Nordeste é a região do país que mais receberá jogos. Impulsionados pelo crescimento econômico e pelo potencial turístico, Recife, Natal, Fortaleza e Salvador

vão sediar 1

3 da competição – incluindo dois ou três

jogos da seleção brasileira – que, no entanto, não atuará em Pernambuco [...].

De acordo com os dados da reportagem, a distribuição dos 64 jogos da Copa do Mundo pode ser representada pelo gráfico abaixo:

Com base nas informações, analise as seguintes afirmativas:

I. O número de jogos da região Nordeste supera o das regiões Norte, Sul e Centro-Oeste juntas.

II. O número de jogos da região Centro-Oeste corresponde, aproximadamente, a 6,3% do total de jogos da Copa do Mundo.

III. A região Nordeste vai sediar, aproximadamente, 91% de jogos a mais que a região Centro-Oeste.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

a) II.

b) III.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.

62. O gráfico abaixo representa a quantidade aproximada de animais adotados ao longo de cinco anos em uma determinada cidade.

Qual foi a média anual de animais adotados, ao longo dos cinco anos nessa cidade?

a) 350.

b) 380.

c) 390.

d) 410.

e) 440.

63. Cada uma das cinco listas dadas é a relação de notas obtidas por seis alunos de uma turma em uma certa prova.

Assinale a única lista na qual a média das notas é maior do que a mediana.

a) 5, 5, 7, 8, 9,10

b) 4, 5, 6, 7, 8, 8

c) 4, 5, 6, 7, 8, 9

d) 5, 5, 5, 7, 7, 9

e) 5, 5,10,10,10,10

Page 13: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 13/19 Data: 30/08/2014

64. Numa competição esportiva, cinco atletas estão disputando as três primeiras colocações da prova de salto em distância. A classificação será pela ordem decrescente da média aritmética de pontos obtidos por eles, após três saltos consecutivos na prova. Em caso de empate, o critério adotado será a ordem crescente do valor da variância. A pontuação de cada atleta está apresentada na tabela a seguir:

Atleta Pontuação -

1º salto Pontuação -

2º salto Pontuação -

3º salto

A 6 6 6

B 7 3 8

C 5 7 6

D 4 6 8

E 5 8 5

Com base nas informações apresentadas, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares dessa prova foram ocupados, respectivamente, pelos atletas

a) A; C; E

b) B; D; E

c) E; D; B

d) B; D; C

e) A; B; D

65. Existem hoje, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas que sofrem de epilepsia. Há diversos meios de tratamento para a doença, como indicado no gráfico:

Considere um estado do Brasil, onde 400.000 pessoas sofrem de epilepsia. Nesse caso, o número de pessoas que conseguem se recuperar com o uso de medicamentos, ou se curar a partir da cirurgia para retirada da porção doente do cérebro, é aproximadamente

a) 42.000.

b) 60.000.

c) 220.000.

d) 280.000.

e) 340.000.

66. A professora Maria Paula registrou as notas de sete alunos, obtendo os seguintes valores: 2, 7, 5, 3, 4, 7 e 8. A mediana e a moda das notas desses alunos são, respectivamente:

a) 3 e 7

b) 3 e 8

c) 5 e 7

d) 5 e 8

67. Nos últimos anos, a frota de veículos no Brasil tem crescido de forma acentuada. Observando o gráfico, é possível verificar a variação do número de veículos (carros, motocicletas e caminhões), no período de 2000 a 2010. Projeta-se que a taxa de crescimento relativo no período de 2000 a 2010 mantenha-se para década seguinte.

Qual será o número de veículos no ano de 2020?

a) 79,2 milhões

b) 102,0 milhões

c) 132,0 milhões

d) 138,0 milhões

e) 145,2 milhões

Page 14: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 14/19 Data: 30/08/2014

68. A cidade de Guarulhos (SP) tem o 8º PIB municipal do Brasil, além do maior aeroporto da América do Sul. Em proporção, possui a economia que mais cresce em indústrias, conforme mostra o gráfico.

Analisando os dados percentuais do gráfico, qual a diferença entre o maior e o menor centro em crescimento no polo das indústrias?

a) 75,28

b) 64,09

c) 56,95

d) 45,76

e) 30,07

69. Foi realizado um levantamento nos 200 hotéis de uma cidade, no qual foram anotados os valores, em reais, das diárias para um quarto padrão de casal e a quantidade de hotéis para cada valor da diária. Os valores das diárias foram: A = R$200,00; B = R$300,00; C = R$400,00 e D = R$600,00. No gráfico, as áreas representam as quantidades de hotéis pesquisados, em porcentagem, para cada valor da diária.

O valor mediano da diária, em reais, para o quarto padrão de casal nessa cidade, é

a) 300,00.

b) 345,00.

c) 350,00.

d) 375,00.

e) 400,00.

70. Uma pesquisa com 27 crianças, realizada por psicólogos em um ambiente hospitalar, avalia a redução dos custos hospitalares mensais individuais em função do bem-estar emocional promovido pela vivência de atividades artísticas.

Redução do Custo Mensal (por criança) em reais.

Número de crianças

700,00 8

900,00 5

1400,00 1

2000,00 7

2400,00 5

3000,00 1

Com base nos dados descritos na tabela, a soma da média aritmética e da mediana correspondente à distribuição de redução dos custos mencionada é igual a

a) 2900.

b) 3400.

c) 3200.

d) 3700.

Page 15: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 15/19 Data: 30/08/2014

FÍSICA II – Gumercindo

71.

Na tira, Gar ield, muito maldosamente, reproduz o famoso experimento de Ben amin Franklin, com a diferença de que o cientista, na e poca, teve o cuidado de isolar a si mesmo de seu aparelho e de manter-se protegido da chuva de modo que na o fosse eletrocutado como tantos outros que tentaram reproduzir o seu experimento. Franklin descobriu que os raios sa o descargas ele tricas produzidas geralmente entre uma nuvem e o solo ou entre partes de uma mesma nuvem que esta o eletrizadas com cargas opostas. Hoje sabe-se que uma descarga ele trica na atmosfera pode gerar correntes ele tricas da ordem de 105 ampe res e que as tempestades que ocorrem no nosso planeta originam, em me dia, 100 raios por segundo. Isso signi ica que a ordem de grandeza do nu mero de ele trons que sa o transferidos, por segundo, por meio das descargas ele tricas, e , aproximadamente ( se para a carga de 1 ele tron: 1,6 . 10–19 C)

a) 1022

b) 1026

c) 1028

d) 1030

e) 1032

72. No diagrama, temos a representação da intensidade de corrente em um fio condutor em função do tempo. A quantidade de carga elétrica, em C, que atravessa um secção transversal entre 2s a 4s é:

a) 20

b) 15

c) 12

d) 8

e) 6

73. Apo s um me s de incansa veis ... apaga a luz!..., ... desliga o chuveiro!... a esposa comunica ao marido a reduça o de 1 0 k h no consumo mensal de energia. Na o dando o braço a torcer, o marido atribui ao sucesso da economia o fato de na o mais se ter deixado acesa durante a noite aquela la mpada de 100 W do corredor, que sua esposa achava indispensa vel icar acesa. Apesar de o na o uso dessa la mpada ter contribu do para a economia obtida, ela amais poderia ter sido a u nica responsa vel, uma vez que, com a energia economizada, essa la mpada poderia permanecer ininterruptamente acesa por, aproximadamente,

a) 33 dias.

b) 38 dias.

c) 54 dias.

d) 64 dias.

e) 61 dias.

74. Para iluminar sua barraca, um grupo de campistas liga uma lâmpada a uma bateria de automóvel. A lâmpada consome uma potência de 6 W quando opera sob uma tensão de 12 V. A bateria traz as seguintes especificações: 12 V, 45 A-h, sendo o último valor a carga máxima que a bateria é capaz de armazenar. Supondo-se que a bateria seja ideal e que esteja com a metade da carga máxima, e admitindo-se que a corrente fornecida por ela se mantenha constante até a carga se esgotar por completo, quantas horas a lâmpada poderá permanecer funcionando continuamente?

a) 45 h.

b) 50 h.

c) 65 h.

d) 22 h 30 min.

e) 11 h 15 min.

Page 16: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 16/19 Data: 30/08/2014

75. As companhias de eletricidade geralmente usam medidores calibrados em quilowatt-hora (kWh). Um kWh representa o trabalho realizado por uma máquina desenvolvendo potência igual a 1 kW durante 1 hora. Numa conta mensal de energia elétrica de uma residência com 4 moradores, lêem-se, entre outros, os seguintes valores:

Cada um dos 4 moradores toma um banho diário, um de cada vez, num chuveiro elétrico de 3 kW. Se cada banho tem duração de 5 minutos, o custo ao final de um mês (30 dias) da energia consumida pelo chuveiro é de:

a) R$ 4,50.

b) R$ 7,50.

c) R$ 15,00.

d) R$ 22,50.

e) R$ 45,00.

76. A distribuição média, por tipo de equipamento, do consumo de energia elétrica nas residências no Brasil é apresentada no gráfico.

Como medida de economia, em uma residência com 4 moradores, o consumo mensal médio de energia elétrica foi reduzido para 300 kWh. Se essa residência obedece à distribuição dada no gráfico, e se nela há um único chuveiro de 5000 W, pode-se concluir que o banho diário de cada morador passou a ter uma duração média, em minutos, de:

a) 12,0.

b) 10,0.

c) 7,5.

d) 7,0.

e) 5,0.

77. m condutor e percorrido por uma corrente ele trica de intensidade i = 00 mA. Conhecida a carga ele trica elementar, e = 1,6 × 10–19 C, o nu mero de ele trons que atravessa uma seça o normal desse condutor, por segundo, e :

a) 8,0 × 1019

b) 5,0 × 1018.

c) 5,0 × 1028.

d) 1,6 × 1020.

e) 1,6 × 1022.

78. Em um rela mpago, a carga ele trica envolvida na descarga atmosfe rica e da ordem de 10 coulombs. e o rela mpago dura cerca de 1 ms (mili segundo), a corrente ele trica me dia vale, em ampe res:

a) 10

b) 100

c) 1.000

d) 10.000

e) 100.000

79. O consumo de uma casa deve ser reduzido de 90 k h por me s para atingir a meta de racionamento estabelecida pela concessiona ria de energia ele trica. Entre os cortes que os moradores dessa casa pensam efetuar, esta o desligamento do ra dio-relo gio, com a usti icativa de que ele funciona ininterruptamente horas por dia. abendo que a pote ncia de um ra dio-relo gio e de watts, em me dia, do total a ser economizado essa medida corresponde, aproximadamente, a:

a) 0,9%

b) 3%

c) 9%

d) 30%

e) 90%

CONSUMO (kWh) - 300

TOTAL A PAGAR (R$) - 75,00

Page 17: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 17/19 Data: 30/08/2014

80. No medidor de energia ele trica usado na mediça o do consumo de reside ncias ha um disco, vis vel externamente, que pode girar. Cada rotaça o completa do disco corresponde a um consumo de energia ele trica de , watt-hora. antendo-se, em uma reside ncia, apenas um equipamento ligado, observa-se que o disco executa uma volta a cada 0 segundos. Nesse caso, a pote ncia consumida por esse equipamento e de, aproximadamente:

a) 36 W

b) 90 W

c) 144 W

d) 324 W

e) 420 W

SOCIOLOGIA – Lucivaldo Quixaba

81. (ENEM 2013) Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o poder de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo que esta não existe se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes concomitantemente.

MONTESQUIEU, B. Do espirito das leis. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (adaptado).

A divisão e a independência entre os poderes são condições necessárias para que possa haver liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo político em que haja:

a) Exercício de tutela sobre atividades jurídicas e políticas.

b) Consagração do poder político pela autoridade religiosa.

c) Concentração do poder nas mãos de elites técnico-científicas.

d) Estabelecimento de limites dos atores públicos e às instituições do governo.

e) Reunião das funções de legislar, julgar e executar nas mãos de um governante eleito.

82. (UNICENTRO 2012) Sobre cidadania, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) A cidadania está ligada à possibilidade de se votar nas eleições, de modo que apenas os indivíduos maiores de 16 anos são considerados cidadãos.

( ) O indivíduo que goza de direitos civis e políticos e que está sujeito a uma série de deveres perante o Estado é cidadão.

( ) Um exemplo de atuação cidadã é saber se posicionar contra o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas e de outros grandes problemas existentes no país.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) F V F

b) V F V

c) V F F

d) F V V

e) V V V

83. (UNICENTRO 2012) O termo cidadania é explicado pelo seguinte conceito:

a) Exprime a afirmação de um indivíduo diante da sociedade e do Estado.

b) É a condição de um indivíduo como membro de um Estado e portador de direitos e de obrigações.

c) Encerra uma ação recíproca de ideias, atos ou sentimentos entre indivíduos, entre grupo, ou entre ambos.

d) Expressa maneiras de agir, sentir e pensar, próprias de um grupo, da sociedade ou da civilização a que um indivíduo pertence.

e) Constitui um agrupamento de indivíduos envolvidos em um esforço organizado para promover ou resistir a mudanças na sociedade.

84. (UFU 2011) Na concepção de Weber, a política é uma atividade geral do ser humano. A atividade política se desenvolve no interior de um território delimitado e a autoridade política reivindica o direito de domínio, ou seja, o direito de poder usar a força para se fazer obedecer. Se há obediência às ordens, ocorre uma situação de dominação.

Sobre os tipos de dominação, assinale a alternativa correta.

a) A dominação legal racional é a mais impessoal, pois se baseia na aplicação de regras gerais aos casos particulares.

b) O patrimonialismo é o tipo mais característico de dominação legal racional.

c) A forma mais típica de dominação tradicional é a burocracia.

d) A dominação carismática constitui um tipo bastante comum de poderio, na medida em que se baseia na crença em qualidades pessoais corriqueiras.

85. (UFU 2011) A Democracia como regime de governo nunca teve tanto alcance como valor global como nos dias atuais, o que se pode perceber pelas pressões internacionais para a implantação e manutenção de regimes democráticos nos diferentes países do mundo. A defesa das instituições políticas, do Estado, da liberdade de expressão, da liberdade política, da tolerância religiosa e principalmente os direitos dos cidadãos ao voto são questões centrais para a democracia.

Page 18: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 18/19 Data: 30/08/2014

Sobre a democracia no Brasil, é correto afirmar que:

a) a democracia brasileira é recente, sendo relevante para essa análise considerar a experiência democrática de 1930 a 1964 como o principal momento de fortalecimento das instituições políticas no país.

b) estamos vivendo o maior período de experiência democrática brasileira desde o processo de redemocratização na década de 1980. As eleições e o sufrágio universal são duas características importantes desse processo.

c) a democracia no Brasil foi instaurada e mantida desde a Proclamação da República.

d) Getúlio Vargas, João Figueiredo, José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva foram alguns dos presidentes eleitos via democracia representativa no Brasil.

86. (UFU 2011) O conceito de Estado não é consensual na sociologia e, conforme a abordagem teórica adotada, pode-se refletir sobre um tipo específico de Estado.

A partir dessa afirmação, assinale a alternativa correta.

a) Para Weber, o Estado é racional e estruturado a partir dos interesses privados na organização e gestão da administração burocrática.

b) O Estado como aparato de interesse de classes nas sociedades capitalistas é a principal contribuição de Weber ao tema.

c) O Estado como agente garantidor da organização moral e o Estado subordinado à sociedade são duas características para se pensar o conceito em Durkheim, ou seja, o autor trata o Estado como fato social.

d) O Estado marcado pelos interesses de classes caracteriza o único fator comum do conceito entre Marx, Weber e Durkheim.

87. (UNIOESTE 2011) O conceito de cidadania é considerado um dos mais importantes nas Ciências Sociais. Diz respeito à participação de um cidadão na comunidade, e no compartilhamento de valores comuns. Pode-se dizer que, nos últimos anos, a construção da cidadania diz respeito à própria construção da nacionalidade. Para que ela se realize plenamente, o cidadão pleno seria aquele titular de três direitos fundamentais: os direitos civis, os direitos políticos e os direitos sociais. Entre as questões abaixo, assinale a alternativa referente às características dos direitos civis.

a) Diz respeito à participação no governo da sociedade, de fazer demonstrações políticas. Através dele podemos discutir problemas do governo, de organizar partidos, de votar, de ser votado.

b) Diz respeito à vida em sociedade que garante a participação das pessoas no governo; garante a participação na distribuição das riqueza coletiva; incluem o direito à saúde, a um salário justo, ao trabalho, à aposentadoria, enfim, um mínimo bem-estar para todos.

c) Diz respeito aos direitos essenciais à vida, ao direito de propriedade e à igualdade perante a lei. Trata-se de um direito que se desdobra na garantia de ir e vir, de escolher o seu próprio trabalho, de liberdade de expressão, de não ser condenado sem processo legal regular, de garantias da liberdade individual.

d) Diz respeito aos elementos que garantem a existência de uma máquina burocrática administrativa do Poder Executivo. A ideia central desse direito é a justiça social.

e) Diz respeito à participação de poucos indivíduos no governo da sociedade. Está mais voltado para pessoas vinculadas a partidos políticos que elaboram projetos sociais.

88. (PITÁGORAS) Analise a imagem a seguir.

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_SjBUFj3jDSY/SHVNYLg-4nI/AAAAAAAAIQs/bm_ceRc77zY/s1600/chargeSIMCHqui10.jpg.

Acesso: 06/11/2011

A charge

a) mostra que com o passar dos tempos os meios de comunicação de massa tornaram-se o poder com mais força para influenciar os indivíduos.

b) mostra a cumplicidade entre os poderes estabelecidos na sociedade, que pode facilitar no momento de se prover benefícios aos cidadãos.

c) demonstra a desinformação do cidadão comum, que é incapaz de reconhecer as instâncias de poder da sociedade moderna.

d) retrata a divergência entre os poderes estabelecidos na sociedade moderna, que proporciona muitos conflitos e desconfiança aos cidadãos.

e) relata que os poderes da sociedade democrática são distribuídos de forma hierárquica, identificando quem terá maior poder de decisão.

Page 19: Simulado/2014 CNSG 2º Ano Ensino Médio · Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 3ª Etapa Pág. 3/19 Data: 30/08/2014 07. (Ufrgs 2004) Leia o fragmento abaixo,

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 3ª Etapa Pág. 19/19 Data: 30/08/2014

89. (PITÁGORAS) Leia o trecho a seguir da entrevista concedida, em agosto de 2010 para o jornal Folha de São Paulo, pelo então candidato a deputado federal pelo estado de São Paulo Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca.

Na propaganda eleitoral você diz que não sabe o que faz um deputado. É verdade ou é piada?

Como é o Tiririca, é uma piada, né, cara? 'Também não sei, mas vote em mim que eu vou dizer'. Tipo assim. Eu fiz mais na piada, mais no coisa... porque é esse lance mesmo do Tiririca.

Mas o Francisco sabe o que faz um deputado?

Com certeza, bicho. Entrei nessa, estudei para esse lance, conversei muito com a minha mãe. Eu sei que elabora as leis e faz vários projetos acontecer, né?

O que você conhece sobre a atividade de deputado?

Pra te falar a verdade, não conheço nada. Mas tando lá vou passar a conhecer.

Até agora você não sabe nada sobre a Câmara?

Não, nada.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/787678-nao-e-piada-e-a-realidade-diz-tiririca-sobre-slogan-de-

campanha.shtml. Acesso em: 04/11/2011

Assinale a alternativa que identifica corretamente características e ações realizadas pela Câmara dos Deputados.

a) A Câmara dos Deputados, composta por deputados eleitos pela população, tem a função de fiscalizar e punir ações contra o patrimônio privado, instaurando investigações e determinando penas para os indivíduos que infringirem as leis determinadas em constituição.

b) Os deputados federais fazem parte do Poder Legislativo, que tem como principal tarefa legislar, ou seja, fazer as leis. Além disso, cabe aos integrantes aprovar ou rejeitar as leis propostas pelo Poder Executivo, fiscalizar, votar orçamentos, etc.

c) Os deputados federais têm como principal tarefa criar uma boa imagem do país no exterior; para isso eles devem fortalecer os vínculos políticos, financeiros, sociais e de turismo e ainda defender os direitos e interesses de cidadãos brasileiros que residem fora do país.

d) Os deputados federais, por terem sido eleitos pelo povo, têm como tarefa exclusiva desenvolver e aplicar projetos de cunho social que têm como objetivo beneficiar a população e reverter situações de desigualdade extrema.

90. (PITÁGORAS) Leia o trecho a seguir de matéria publicada na Folha Online de autoria de João Carlos Magalhães e Márcio Falcão, em 26/10/2011.

Senado aprova projeto de lei que cria Comissão da Verdade

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira, o projeto de lei que cria a Comissão da Verdade, grupo governamental que investigará e narrará as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 – incluídas as da ditadura militar.

O Congresso manteve o texto enviado pelo Executivo no ano passado, permitindo uma tramitação rápida e sem debates, como queria o governo. Agora, ele irá para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

O projeto aprovado pela Câmara no mês passado segue o exemplo de dezenas de outros países que também passaram por transições de ditaduras para democracias.

No Brasil, essa será a terceira comissão a revisitar os acontecimentos do regime militar e a primeira criada na era petista.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/997321-senado-aprova-projeto-de-lei-que-cria-comissao-da-verdade.shtml .

Acesso em 06/11/2011.

A matéria relata a aprovação de um projeto para criar uma comissão que investigará fatos ocorridos no país relacionados à violação de direitos humanos.

O Brasil, como é um Estado federativo, tem como característica

a) a falta de quórum para as votações de projetos de lei.

b) a divisão desigual de poder entre o Legislativo e o Executivo, gerando atritos políticos prejudiciais ao país.

c) o bicameralismo, onde os projetos de lei são discutidos e votados na Câmara dos deputados e no Senado.

d) o extremismo entre direita e esquerda, onde a esquerda se ocupa do Executivo e a direita do Legislativo.

e) o desacordo entre estados e federação no que diz respeito às verbas governamentais.