simulado/2013 cnsg 2º ano ensino médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf ·...

18
BLOCO II Disciplinas Questões Literatura 01 a 10 Inglês 11 a 20 Geografia Geral 21 a 30 Geografia do Brasil 31 a 40 Biologia II 41 a 50 Físico-Química 51 a 60 Geometria 61 a 70 Física II 71 a 80 Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta. Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo. Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA. Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados; Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência; Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta. Aluno(a): ____________________________________________________________ INSTRUÇÕES: Data: 20/05/2013 Horário: 14h30 às 18h30 Nº de questões: 80 2º Ano Ensino Médio Maneira correta de preenchimento do cartão-resposta: Maneira errada de preenchimento do cartão-resposta:

Upload: buidung

Post on 08-Nov-2018

238 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 1/18 Data: 20/05/2013

BLOCO II

Disciplinas Questões

Literatura 01 a 10

Inglês 11 a 20

Geografia Geral 21 a 30

Geografia do Brasil 31 a 40

Biologia II 41 a 50

Físico-Química 51 a 60

Geometria 61 a 70

Física II 71 a 80

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você

receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão

sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES: Maneira correta de

preenchimento do cartão-

resposta:

Maneira errada de

preenchimento do cartão-

resposta:

Para a realização deste Simulado você

está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente

uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao

fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção

das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de

aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

Data: 20/05/2013

Horário: 14h30 às 18h30

Nº de questões: 80

2º Ano – Ensino Médio

Maneira correta de preenchimento do

cartão-resposta:

Maneira errada de preenchimento do

cartão-resposta:

Page 2: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 2/18 Data: 20/05/2013

LITERATURA – Profª. Rossana Silva

01. (Pucsp 1997) Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida - MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS - pode-se afirmar que

a) é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.

b) é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.

c) é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.

d) é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.

e) é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.

02. (Mackenzie 1997) Na segunda metade do século XIX, surgiu um romance considerado de transição entre o Romantismo e o Realismo. Tal obra documenta, com boas doses de humor, os usos, os costumes e a linguagem popular do Rio de Janeiro da época do reinado de D. João VI.

Trata-se de:

a) Senhora.

b) Memórias de um Sargento de Milícias.

c) Inocência.

d) A Moreninha.

e) Helena.

03. (Ufrgs 1996) Assinale a alternativa que se refere a Manoel Antônio de Almeida.

a) A ESCRAVA ISAURA é uma narrativa antiescravagista que, ao mesmo tempo, retrata aspectos pitorescos do modo de vida rural.

b) Em peças como QUEM CASA, QUER CASA e O JUIZ DE PAZ NA ROÇA, o autor descreve com humor e ironia o convívio de tipos rurais com a sociedade urbana do Rio de Janeiro no século XIX.

c) O romance IRACEMA pertence à vertente histórico-indianista do Romantismo brasileiro, no qual o autor idealiza tanto a figura indígena quanto o período colonial.

d) Com A MORENINHA, o autor inaugura o romance romântico no Brasil, seguindo os padrões literários europeus na criação do enredo e dos personagens e retratando de forma amena a burguesia carioca.

e) O personagem Leonardo, de MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, é o anti-herói desta narrativa de costumes que retrata, com tintas realistas, as classes populares do Rio de Janeiro no início do século XIX.

04. (Uel 1995) A prosa literária adquiriu consistência com as obras desses dois grandes romancistas: o primeiro, pelo estilo ágil e preciso de seu único romance, que descreve pitorescamente os tipos, os ambientes e os costumes do Rio da primeira metade do século XIX; o segundo, pelo leque de romances que abriu, inspirados tanto na vida citadina do Brasil Imperial quanto nas personagens míticas e tipos regionais de nossa terra.

O texto acima está se referindo, respectivamente, aos escritores

a) José de Alencar e Machado de Assis.

b) Joaquim Manuel de Macedo e Menotti del Picchia.

c) Aluísio Azevedo e Machado de Assis.

d) Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar.

e) Euclides da Cunha e Manuel Antônio de Almeida.

05. (Fuvest 1989) "O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí a predestinação de uma raça?"

Eis aí uma reflexão sob a forma de pergunta que o autor, ................, faz a si mesmo - com toda propriedade, e por motivos que podemos interpretar como pessoais –, ao finalizar o romance ...................

Assinale a alternativa que completa os espaços.

a) José Lins do Rego - "Menino de Engenho"

b) José de Alencar - "Iracema"

c) Graciliano Ramos - "São Bernardo"

d) Aluísio Azevedo - "O Mulato"

e) Graciliano Ramos - "Vidas Secas"

06. (Maringá – PR) O romance romântico, de ambientação rural, em que Alfredo d’Escragnolle Taunay descreve o amor proibido de uma jovem sertaneja, submetida às imposições paternas, é,:

a) Lucíola

b) Os dois amores

c) A escrava Isaura

d) Iaiá Garcia

e) Inocência

Page 3: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:

Um sarau é o bocado mais delicioso que temos, de telhado abaixo. Em um sarau todo o mundo tem que fazer. O diplomata ajusta, com um copo de champagne na mão, os mais intrincados negócios; todos murmuram, e não há quem deixe de ser murmurado. O velho lembra-se dos minuetes e das cantigas do seu tempo, e o moço goza todos os regalos da sua época; as moças são no sarau como as estrelas no céu; estão no seu elemento: aqui uma, cantando suave cavatina, eleva-se vaidosa nas asas dos aplausos, por entre os quais surde, às vezes, um bravíssimo inopinado, que solta de lá da sala do jogo o parceiro que acaba de ganhar sua partida no écarté, mesmo na ocasião em que a moça se espicha completamente, desafinando um sustenido; daí a pouco vão outras, pelos braços de seus pares, se deslizando pela sala e marchando em seu passeio, mais a compasso que qualquer de nossos batalhões da Guarda Nacional, ao mesmo tempo que conversam sempre sobre objetos inocentes que movem olhaduras e risadinhas apreciáveis. Outras criticam de uma gorducha vovó, que ensaca nos bolsos meia bandeja de doces que veio para o chá, e que ela leva aos pequenos que, diz, lhe ficaram em casa. Ali vê-se um ataviado dandy que dirige mil finezas a uma senhora idosa, tendo os olhos pregados na sinhá, que senta-se ao lado. Finalmente, no sarau não é essencial ter cabeça nem boca, porque, para alguns é regra, durante ele, pensar pelos pés e falar pelos olhos.

E o mais é que nós estamos num sarau. Inúmeros batéis conduziram da corte para a ilha de... senhoras e senhores, recomendáveis por caráter e qualidades; alegre, numerosa e escolhida sociedade enche a grande casa, que brilha e mostra em toda a parte borbulhar o prazer e o bom gosto.

Entre todas essas elegantes e agradáveis moças, que com aturado empenho se esforçam para ver qual delas vence em graças, encantos e donaires, certo sobrepuja a travessa Moreninha, princesa daquela festa.

(Joaquim Manuel de Macedo. A Moreninha, 1997.)

07. (Unifesp 2013) Considerando os papéis desempenhados pelas personagens no texto, é correto afirmar que

a) o diplomata é oportunista; o velho, conservador; os rapazes usufruem exageradamente os prazeres da vida; e as moças são frívolas.

b) o diplomata é astuto; o velho, intimista; os rapazes usufruem a vida dentro de suas possibilidades; e as moças vivem de sonhos.

c) o diplomata é perspicaz; o velho, saudosista; os rapazes usufruem prazerosamente a vida; e as moças encantam a todos.

d) o diplomata é trapaceiro; o velho, desencantado; os rapazes usufruem a vida de modo fútil; e as moças investem tão-somente na beleza exterior.

e) o diplomata é esperto; o velho, avançado; os rapazes usufruem a vida com parcimônia; e as moças vivem de devaneios.

08. (Unifesp 2013) A forma como se dá a construção do texto revela que ele é predominantemente

a) dissertativo, com o objetivo de analisar criticamente o que é um sarau.

b) descritivo, com o objetivo de mostrar o sarau como uma festa fútil e sem atrativos.

c) narrativo, com o objetivo de contar fatos inusitados ocorridos em um sarau.

d) descritivo, com o objetivo de apresentar as características de um sarau.

e) dissertativo, com o objetivo de relatar as experiências humanas em um sarau.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Capítulo 48

Conclusão feliz

[...]

Passado o tempo indispensável do luto, o Leonardo, em uniforme de Sargento de Milícias, recebeu-se na Sé com Luisinha, assistindo à cerimônia a família em peso.

Daqui em diante aparece o reverso da medalha. Seguiu-se a morte de Dona Maria, a do Leonardo-Pataca, e uma enfiada de acontecimentos tristes que pouparemos aos leitores, fazendo aqui o ponto final.

ALMEIDA, Manuel Antonio de. Memórias de um Sargento de Milícias. Rio de Janeiro: Ediouro, p. 121.

09. (Udesc 2012) Analise as proposições, tendo como base a obra Memórias de um Sargento de Milícias e o texto.

I. No romance, Leonardo-Pataca é o pai de Leonardo. Embora no decorrer de toda a obra o filho se envolva com engodos e trapaças, no final este acaba recebendo o cargo de Sargento de Milícias e se casando com Luisinha.

II. Da leitura da obra, infere-se que o luto ao qual o texto se refere fora motivado pelo falecimento da mãe de Leonardo, Dona Maria-da-Hortaliça.

III. Se o “reverso da medalha” é o desfecho relativo à Dona Maria e a Leonardo-Pataca, o lado principal da medalha, por inferência, é o desfecho relativo ao personagem principal, Leonardo.

IV. Permeia em todo o romance um espírito de comicidade e, por meio da sátira, vai relatando os costumes da sociedade no tempo do rei.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa I é verdadeira.

c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Page 4: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 4/18 Data: 20/05/2013

10. (Ita 2011) Acerca da protagonista do romance Iracema, de José Alencar, pode-se dizer que

I. é uma heroína romântica, tanto por sua proximidade com a natureza, quanto por agir em nome do amor, a ponto de romper com a sua própria tribo e se entregar a Martim.

II. é uma personagem integrada à natureza, mas que se corrompe moralmente depois que se apaixona por um homem branco civilizado e se entrega a ele.

III. possui grande beleza física, descrita com elementos da natureza, o que faz da personagem uma representação do Brasil pré-colonizado.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas I e II.

c) apenas I e III.

d) apenas II e III.

e) todas.

INGLÊS – Profª. Thalitta Damasceno

Texto para as questões 11, 12 e 13

Eggs in a nest

Maiasaura made nests in the ground. Their babies came out of eggs, like baby birds and crocodiles.

About 80-65 million years ago, North America was the home of a plant-eating dinosaur called Maiasaura. It was unusual because it made nests and looked after its babies.

The name Maiasaura means “good mother lizard”.

In Montana (USA) scientists found about 10,000 Maiasaura fossils in a huge group. The dinosaurs probably lived in herds. It is possible that they moved together from place to place, looking for fresh plant food.

(ELT Graded Readers, Dinosaurs, DK, 2000)

11. (UFPB) The text suggests that scientists

a) found all kinds of dinosaurs in North america.

b) concluded that all dinosaurs made nests in the ground.

c) found out a herbivorous species of dinosaurs.

d) believed some dinosaurs lived alone.

e) discovered bird and crocodile fossils in North America.

12. (UFPB) According to the text, the female Maiasaura

a) did not guard its babies.

b) was a tyrant lizard.

c) was not a fierce predator.

d) was different from other female dinosaurs.

e) liked eating a mixed diet of plants and meat.

13. (UFPB) The sentence “Bird, crocodile and Maiasaura babies came out of eggs” means that

a) none of them were mammals.

b) one of them lived in nests.

c) two of them ate eggs.

d) half of them were born in nests.

e) all of them belonged to the same species.

14. Acupuncture

The Chinese believe that all forms of life are controlled by movements of energy. There are __(1)__ basic movements. One is outward moving, and is called Yin. The other is inward moving, and is called Yang. When an outward movement reaches its limit, it changes direction and starts to move inwards. Similarly, when an inward movement reaches its limit, it changes direction and starts to move outwards. The operation is like a pump, and this constant pumping movement may be seen in almost every form of life — the human heart, for example. Understanding the idea of Yin and Yang is important when looking at acupuncture, which is a method of healing that goes back thousands of years. The theory is this. In each person there is a life force, and this life force consists of both Yin and Yang. Yang is the force which tends to increase activity, and Yin is the force which tends to produce calm. The health of ____(2)___ depends on the correct balance between the two. If this balance is not maintained, then the body becomes sick. (Mark Ellis & Printha Ellis. Take it as read. Thomas Nelson & Sons Ltd, 1986, p. 15 — with adaptations.)

14. O espaço em branco (1) seria corretamente preenchido por:

a) Some

b) Anybody

c) Noboby

d) Somebody

e) Something

15. A lacuna número 2, deve ser preenchida com o seguinte “Indefinite”:

a) something

b) somehow

c) someone

d) anything

e) anyhow

Page 5: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 5/18 Data: 20/05/2013

Ethical decision-making

How important are ethics in today´s society¿

What does it mean to be a citizen¿

The question “what ____ it mean to be a citizen?” has no simple answer. On a purely-definition based description, what it means to be a citizen is that a person is a legally recognized inhabitant of the country he or she lives in. in the UK, this means the person pays taxes and is entitled to the help of the benefits and NHS systems. However, in practice, answering the question “what ____ it mean to be a citizen¿” is far from easy. As new rules and tests for people wanting British citizenship show, being a citizen is about far more than a legal status. It is about understanding and accepting and being a part of the culture, rather than an observer from the outside(…)

16. O texto:

a) Defende a moral

b) Critica os valores éticos

c) Defende quem tem ética

d) Não se importa com os valores

e) Não mostra exemplos de ética

17. O elemento ausente na pergunta, repetida diversas vezes no texto é:

a) do d) you

b) does e) whom

c) are

18. O vocábulo citizenship, em negrito no texto funciona, no contexto, como:

a) substantivo

b) verbo

c) adjetivo

d) advérbio

e) pronome

19. A expressão rather than, destacada no texto, poderia ser substituída por:

a) and also d) best

b) better e) better than

c) yet

20. Complete a frase: “Hello Frank. Do you have ________ question? I know the subject is difficult, but the secret is to try hard, until get there!”

a) any

b) many

c) some

d) nothing

e) nobody

GEOGRAFIA GERAL – Prof. José Cláudio

21. (PUC-PR-CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA) A Europa da passagem do século XIX para o XX viveu um período de conflitos que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. Nesse período, formam-se as chamadas políticas de alianças, que resultaram em duas grandes coligações: a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.

Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE os países que formavam a Tríplice Entente:

a) Grã-Bretanha, França e Rússia.

b) Grã-Bretanha, Estados Unidos e França.

c) Alemanha, França e Rússia.

d) Rússia, Alemanha e Grã-Bretanha.

e) Império Austro-Húngaro, Alemanha e Itália.

22. (UNIFENAS)

Alemanha relembra 50 anos da construção do Muro de Berlim

A Alemanha comemorou ontem os 50 anos desde a construção do Muro de Berlim, quando o lado leste (comunista) fechou suas fronteiras, dividindo a cidade em dois durante 28 anos e partindo famílias ao meio. A divisão acabou em novembro de 1989 depois que a Alemanha Oriental abriu o muro em meio a uma maciça pressão de manifestantes e à abertura política na União Soviética.

(O Tempo, 14/08/2011, p.15)

A construção do Muro de Berlim, em 1961 visava:

a) impedir um ataque militar das potências capitalistas contra a zona de ocupação soviética.

b) reafirmar a divisão da Alemanha ocorrida após a Segunda Guerra Mundial.

c) impedir o fluxo de pessoas para a Alemanha Ocidental capitalista.

d) incentivar o fluxo de pessoas para a Alemanha Oriental comunista.

e) encerrar a polarização ideológica entre capitalismo e comunismo na Alemanha.

23. (FGV-SP) A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi estabelecida em Washington, em 4 de abril de 1949. Sua criação está relacionada:

a) Ao contexto de aproximação das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.

b) Ao processo de liberalização da economia mundial que lançaria as bases da globalização.

c) Ao processo de descolonização nos continentes africano e asiático.

d) Ao contexto de polarização político-militar entre os países capitalistas e socialistas.

e) Ao contexto de endividamento dos países europeus com as instituições financeiras internacionais.

Page 6: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 6/18 Data: 20/05/2013

24. (UMTM) Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, afirmou em 1947:

“Um dos modos de vida se baseia na vontade da maioria e distingue-se pelas instituições livres, pelo governo representativo (...). O segundo modo de vida baseia-se na vontade de uma minoria, imposta pela força à maioria. (...). Acredito que a política dos Estados Unidos deve ser a de apoiar os povos livres que estão resistindo à subjugação tentada por minorias armadas ou por pressões vindas de fora.”

(Harold Syrett, Documentos históricos dos Estados Unidos)

O “segundo modo de vida” a que o presidente norte-americano se refere é o

a) comunista.

b) neoliberal.

c) fundamentalista.

d) capitalista.

e) anarquista.

25. (UEPB) Observe com atenção o mapa da Europa

Nele está representado (a)

a) a nova ordem mundial, multipolar, que não tem apenas os Estados nacionais como agentes organizadores do cenário nacional, mas também as grandes corporações multinacionais.

b) o mundo bipolar da Guerra Fria, que se delineou logo após a Segunda Guerra Mundial e perdurou até 1989 com a queda do muro de Berlim, o que simbolizou o fim da divisão leste/oeste entre as duas potências militares.

c) a nova divisão internacional do trabalho, na qual os países do leste europeu deixam de comercializar prioritariamente com a Rússia e ampliam suas exportações com a Europa Ocidental.

d) a regionalização do mundo entre países ricos representados pelo Norte industrializado e os países pobres como sinônimos de Sul subdesenvolvido.

e) a União Europeia, que teve início em 1951 com a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, da qual faziam parte seis países, e entrou oficialmente em vigor em 1992 com doze países membros.

26. (UFSC)

Imagem disponível em:

<http://clubedamafalda.blogspot.com/2006_01_01_archive.html> Acesso em: 25 set. 2010.

Sobre o contexto da Guerra Fria, é CORRETO afirmar que:

a) na década de 1950, o Vietnã dividiu-se em duas porções: norte e sul. Coube aos Estados Unidos, na década de 1960, a reunificação do Vietnã.

b) a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), comandada pela União Soviética, um dos blocos militares surgidos no contexto da Guerra Fria, defendia militarmente os países socialistas.

c) a falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980.

Page 7: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 7/18 Data: 20/05/2013

d) a definição para a expressão Guerra Fria é atribuída a um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico na Coreia, na China, em Cuba e no Vietnã, pois não houve conflito bélico entre as partes envolvidas.

e) na década de 1970, os Estados Unidos retiraram suas tropas militares de Seul, capital da Coreia do Sul, o que levou ao término da Guerra Fria e à reunificação do país sob o regime comunista.

27. (UFAL) As afirmativas a seguir referem-se a um importante tema abordado pela Geografia Humana, especialmente pela Geografia Política, que é o Socialismo. Analise-as.

1. Como resultado das transformações provocadas pela Revolução Russa de 1917, a existência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas passou a ser um dos elementos decisivos do quadro político e social estabelecido por quase todo o século XX, sobretudo na Europa do Pós-Guerra.

2. Empregou-se a expressão “Socialismo” para designar, de forma genérica, um conjunto de teorias socioeconômicas, de ideologias e políticas que postulavam a abolição das desigualdades entre as classes sociais.

3. A URSS emergiu, após a Segunda Guerra Mundial, como uma das duas grandes superpotências mundiais acarretando, por conseguinte, a divisão do mundo em dois polos distintos e antagônicos.

4. A “Perestroika”, como um programa de reformas radicais imposto pelos países capitalistas, sobretudo os da Europa Ocidental, acelerou, na URSS, a democratização do regime político, levando à desagregação do antigo mecanismo de planejamento estatal.

Está(ão) correta(s):

a) 1 apenas

b) 1 e 4 apenas

c) 2 e 4 apenas

d) 1, 2 e 3 apenas

e) 1, 2, 3 e 4

28. (UTRPR) "(...) precisamos compreender a realidade que se encontra por trás da elaborada mitologia da Guerra Fria. Não é muito difícil, se atentarmos aos fatos. O fato básico e crucial, que nunca é demais repetir, é que o sistema da Guerra Fria é altamente funcional para as superpotências, e é por isso que ele persiste, apesar da probabilidade de mútua aniquilação no caso de uma falha acidental, que ocorrerá mais cedo ou mais tarde. A Guerra Fria fornece um arcabouço onde cada uma das superpotências pode usar a força e a violência para controlar seus próprios domínios contra os que buscam um grau de independência no interior dos blocos – apelando à ameaça da superpotência inimiga, para mobilizar sua própria população e a de seus aliados."

(Chomski, Noam. Armas Estratégicas, Guerra Fria e Terceiro Mundo. In: Thompson, Edward. Extremismo e Guerra Fria. São Paulo: Brasiliense,

1986, p. 189-192)

Tendo como referência o texto acima, assinale a alternativa que corretamente interpreta a transcrição.

a) Os discursos ideológicos da Guerra Fria elaboraram um acervo literário, de natureza mitológica, só superado pelo acervo mitológico da antiguidade clássica greco-romana.

b) A eclosão de um conflito nuclear entre EUA e URSS durante a Guerra Fria só não ocorreu graças à eficiência técnica de ambos ao evitarem qualquer falha acidental.

c) O conteúdo ideológico da Guerra Fria forneceu aos países do Terceiro Mundo a condição de perceberem os interesses velados no discurso de todos aqueles que buscavam deles se aproximar.

d) A proposição do uso da força e da violência foi amplamente usado pelos países do Terceiro Mundo para evitar a interferência dos interesses das superpotências nos seus limites territoriais.

e) A Guerra Fria foi utilizada pelas duas superpotências para manter a dominação sobre o Terceiro Mundo, para evitar que algum país de sua área de influência escapasse ao seu controle.

29. (UTRPR) A história da União Soviética começou com a Revolução de 1917, numa tentativa de implementar o socialismo marxista na prática. Mais tarde, a URSS tornou-se um Estado policial sob o comando de Stálin. Contudo, a partir da década de 1970, o planejamento econômico, pilar do regime socialista (por oposição ao livre-mercado) começou a dar sinais de esgotamento. O controle rígido da economia pela burocracia estatal gerou estagnação em vez de crescimento. Aos poucos, o desabastecimento até de mercadorias de primeira necessidade tornou-se a regra da economia soviética. Nesse pano de fundo, em 1985, subiu ao poder Mikhail Gorbachev que, para evitar o colapso do sistema, tentou implementar dois grandes programas político-econômicos:

a) “Perestroika” e “Glasnost”

b) “Bolcheviques” e “Mencheviques”

c) “Gulags” e “Plano Quinqüenal”

d) “Nomenklatura” e “Novaya Ekonomiceskaya Politika”

e) “Kolkozes” e “Soukozes”

30. (UFPEL) As duas Coreias

SCALZARETTO, R; MAGNOLI, D Atlas: geopolítica. São Paulo: Scipione,

1996.

Page 8: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 8/18 Data: 20/05/2013

O mapa demonstra a divisão da Coréia, que foi um episódio da

a) Segunda Guerra Mundial (entre Aliados e Eixo).

b) Guerra Fria (entre União Soviética e Estada Unidos).

c) Revolução Chinesa (entre comunistas e nacionalistas).

d) Guerra Sino-Japonesa (entre a China e o imperialismo japonês).

e) Guerra Russo-Japonesa (na disputa pela Península da Coreia).

GEOGRAFIA DO BRASIL – Prof. Giovanni Seixas

31. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2013) No governo Dilma Rousseff, para estimular a produção industrial brasileira, medidas já foram adotadas e novas anunciadas para 2013, tais como a:

a) privatização de aeroportos e portos e a elevação da tarifa de energia elétrica.

b) liberação de recursos do FGTS e o aumento da carga tributária das empresas.

c) queda nas alíquotas do imposto de renda e tarifas alfandegárias protecionistas.

d) redução do IPI sobre certos produtos e a desoneração da folha de pagamentos.

e) criação de novos encargos sociais e investimentos recordes em educação e saúde.

32. (UFTM MG/2012) Analise o mapa, que representa as concentrações industriais no Brasil.

(IBGE, 1992. Adaptado.)

A partir da análise do mapa e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) As economias de aglomeração, no sul do país, impulsionaram o crescimento das pequenas cidades.

b) As fábricas instalaram-se em regiões de baixa densidade demográfica.

c) Os centros industriais pioneiros provocaram o declínio financeiro das grandes cidades administrativas do sudeste.

d) Os processos de industrialização do Brasil promoveram a concentração espacial da riqueza.

e) As concentrações industriais no Brasil acompanharam as linhas de fronteiras agrícolas.

33. (UFJF MG/2012) Leia o texto a seguir.

A Rua Teresa se rendeu aos chineses. Pressionadas pela competição dos produtos importados e pelo surgimento de outros polos de moda, algumas confecções da tradicional rua do varejo de roupas de Petrópolis já estão importando da China até 20% do que vendem em suas lojas. [...] Se as próprias confecções estão importando, a tendência é maior entre os que são apenas varejistas. As etiquetas de “Fabricado no Brasil” disputam espaço com as de “Fabricado na China”. Algumas indústrias, no entanto, admitem até mesmo a prática de trocar etiquetas chinesas por aquelas da marca própria. [...] Além da importação de peças prontas, as confecções investem em máquinas mais modernas para reduzir os custos e aumentar a produtividade. (Lucianne Carneiro. Rua Teresa “made in China”. O Globo, Rio de Janeiro, p. 27, 8 abr. 2012 Adaptado.)

O processo descrito no texto tem ocorrido em todo o país. Esse processo é denominado:

a) inflação.

b) privatização.

c) flexibilização.

d) desregulamentação.

e) desindustrialização.

34. (FGV/2011) Analise o mapa.

(IBGE, 2006.)

O mapa expressa a distribuição geográfica brasileira da

a) capacidade de compra, por habitante.

b) indústria.

c) agricultura orgânica.

d) demanda por insumos agrícolas.

e) oferta de energia.

Page 9: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 9/18 Data: 20/05/2013

35. (FGV/2010) Analise o gráfico.

Indústria Brasileira Exporta Menos

Parcela exportada pela Indústria em relação produção total, em %

(Folha de S. Paulo, 13.04.2009)

A situação mostrada no gráfico, a partir de meados da década de 2000, pode provocar

a) o fechamento das indústrias e desabastecimento do mercado interno.

b) a diminuição dos investimentos de empresas brasileiras no exterior.

c) a perda de competitividade das indústrias, obrigadas a reduzir a produção.

d) a formação de déficit na balança comercial brasileira.

e) a diminuição do superávit primário nas contas nacionais.

36. (PUC RS/2010) Observe a figura e o texto, referentes a um momento histórico- geográfico em que ocorreram acontecimentos marcantes para a organização espacial do território brasileiro.

Propaganda do veículo Romi-Isetta, com os atores John

Herbert e Eva Wilma (década de 60). Primeiro automóvel produzido no Brasil (entre 1956-1961).

A figura representa uma política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, vivenciada pelos brasileiros entre 1956-1961.

A leitura da figura e do texto permite concluir que a política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek é

a) modernizadora, mas não é nacionalista e, por isso, desvaloriza o capital estrangeiro.

b) desnacionalizadora, pois representa um momento de entrada significativa de multinacionais no Brasil.

c) modernizadora, pois incrementa as indústrias nacionais com capitais oriundos das multinacionais norte-americanas.

d) desnacionalizadora, já que conquista o mercado externo, no mundo globalizado.

e) modernizadora e, ao mesmo tempo, desnacionalizadora, por não ter sido implantada por nacionalistas e por ter provocado um aumento da tecnologia nas empresas nacionais.

37. (ESCS DF/2010) Leia o trecho que se segue:

“A indústria cresceu bastante, especialmente a de automóveis. As grandes fábricasamericanas (General Motors, Ford e Crysler) até então não investiam na fabricaçãode carros no Brasil porque, desde 1950, o governo somente estimulava a fabricaçãode carros pequenos e pouco lucrativos. Com o regime militar, passou a ser possívelfabricar carros médios. O crédito para compra de automóveis se tornou mais fácil e,com tudo isso, a produção e as vendas aumentaram bastante.” (Carlos Fico. O regime militar no Brasil. p. 30.)

No texto acima, aponta-se um aspecto do chamado Milagre Econômico que acabou se mostrando positivo, por que:

a) estimulou o crescimento industrial e facilitou o dia-a-dia de parte da população.

b) permitiu a presença de multinacionais no país e diminuiu a dependência externa.

c) gerou um sentimento de modernidade e resolveu a questão da integração nacional.

d) liberou a importação de automóveis de qualidade e aumentou o padrão de vida dos brasileiros.

e) facilitou o deslocamento dos proletários e concedeu a eles mais tempo para dedicar ao lazer.

38. (UERJ/2010) Para nós, operários, milagre é conseguir sobreviver com os baixos salários que recebemos. Para isso, somos obrigados a trabalhar 12 a 13 horas por dia, e muitos trabalham aos domingos, o que significa, na prática, o fim de uma das maiores conquistas da classe operária: a jornada de 8 horas e o descanso semanal.

Manifesto da Oposição Metalúrgica de São Paulo, 1975. Apud PAES, Maria Helena Simões. Em nome da segurança nacional: do golpe de

64 ao início da abertura. São Paulo: Atual, 1995.

In: Nosso Século, nº 78. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

Page 10: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 10/18 Data: 20/05/2013

Entre 1969 e 1973, em função das taxas de crescimento então alcançadas, o momento econômico do país ficou conhecido como o do “milagre brasileiro”.

Com base no testemunho do movimento operário e na publicidade, pode-se concluir que os principais efeitos do “milagre brasileiro” foram:

a) elevação do PIB – expansão dos sindicatos

b) nacionalização da indústria – revisão das leis trabalhistas

c) modernização da tecnologia – qualificação da mão-de-obra

d) internacionalização da economia – concentração de renda

39. (UERJ/2010)

Brasil: plano de metas, previsões e resultados

1957-1961

AMÉRICO FREIRE et al. Adaptado de História em curso. O

Brasil e suas relações com o mundo ocidental. São Paulo: Editora do Brasil; Rio de Janeiro: FGV, 2004.

O Plano de Metas aplicado durante o governo de Juscelino Kubitschek, entre 1956 e 1960, visava a estimular o desenvolvimento econômico brasileiro.

Pela leitura do quadro, conclui-se que um dos objetivos alcançados pelo Plano de Metas foi:

a) integração das redes de transporte rodo ferroviário

b) modernização das técnicas de extrativismo mineral

c) ampliação dos investimentos na infra-estrutura industrial (transportes, energia)

d) expansão dos capitais privados na prospecção de petróleo

TEXTO: 1 - Comum à questão: 40

Brasil, anos 30: A indústria financia a atividade científica

O processo de modernização na esfera da educação e da pesquisa científica e a retomada da atividade industrial (a partir de 1933) refletiram-se na proliferação de institutos e na criação de departamentos especializados nos Ministérios. Entre eles destacou-se o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, organizado em 1931. Outra entidade chamada a cumprir uma função decisiva foi o Instituto Nacional

de Estatística, criado em 1934, centralizando departamentos de vários Ministérios por proposta de Juarez Távora (ministro da Agricultura). Quatro anos depois, esse órgão seria transformado no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Instituto Biológico de São Paulo tinha entre suas atribuições a investigação científica das pragas e doenças que infestavam a lavoura e a criação. Foi de grande valia a criação da vacina contra a febre aftosa.

(Brasil: Nosso Século, vol. 5. Adaptado)

40. (FAMECA SP/2010) O processo descrito no texto diz respeito às mudanças implantadas no Brasil por Getúlio Vargas após a Revolução de 30. Essas medidas tinham como ponto de partida

a) a necessidade de manter estáveis os preços das matérias- primas brasileiras no mercado internacional, reforçando a vocação agrícola do país.

b) o desejo de que o país fizesse parte do grupo das nações tecnologicamente avançadas segundo o lema de Vargas: “crescer 50 anos em 5”.

c) a exigência norte-americana de alinhamento do Brasil com os Estados Unidos em vista dos fatos que apontavam para a eclosão de uma guerra.

d) a necessidade de geração de empregos para a massa de população que migrava do campo para a cidade, resolvida com a criação de cargos públicos.

e) o projeto getulista de construir a autonomia econômica do país por meio da implantação da infraestrutura necessária e das indústrias de base.

BIOLOGIA II – Prof. Adauto Galiza

41. Moradores dizem que há risco de queda de árvores na zona norte.

(...) Um dos moradores reclama de duas árvores cheias de cupim, que ficam em frente à sua casa: " - Quero ver quando a árvore cair sobre um carro e matar alguém, o que a prefeitura vai dizer." (...) (Folha de S.Paulo, 12.01.2005.)

Embora se alimentem da madeira, os cupins são incapazes de digerir a celulose, o que é feito por certos protozoários que vivem em seu intestino. As relações interespecíficas cupim-árvore e cupim-protozoário podem ser classificadas, respectivamente, como casos de

a) predação e comensalismo.

b) comensalismo e parasitismo.

c) parasitismo e competição.

d) parasitismo e mutualismo.

e) inquilinismo e mutualismo.

Page 11: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 11/18 Data: 20/05/2013

42. Protozoários podem causar diversas doenças ao homem. Nas alternativas abaixo, identifique aquela em que o protozoário, seu agente transmissor e a doença causada estão corretamente relacionados.

a) Trypanosoma cruzi, triatomídeo, doença de Chagas.

b) Leishmania brasiliensis, contato com água, leishmaniose.

c) Entamoeba histolytica, contato com água, amarelão.

d) Plasmodium vivax, barbeiro, malária.

e) Plasmodium falciparum, barbeiro, doença de Chagas.

43. O reino protista inclui as algas e os protozoários. Esses organismos, nas classificações mais antigas, eram considerados como pertencentes aos reinos vegetal e animal, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para a inclusão desses diferentes protistas no mesmo reino.

a) Ambos são simples, unicelulares, apresentam células eucarióticas e nutrição heterotrófica.

b) Ambos são simples na organização morfológica em comparação com plantas e animais, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

c) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células eucarióticas.

d) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células procarióticas.

e) Ambos são pluricelulares, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

44. Todos os seres vivos (exceto os vírus) são formados por células. De acordo com o tipo estrutural de células que os compõem, os organismos podem ser classificados em eucariontes ou procariontes.

Assinale a alternativa correta.

a) Os protozoários e as bactérias possuem células eucarióticas.

b) Os fungos (bolores e leveduras) possuem células eucarióticas.

c) Os fungos e as bactérias possuem células procarióticas.

d) As bactérias e as algas possuem células eucarióticas.

e) As bactérias e os protozoários possuem células procarióticas.

45. Recentemente surgiram casos de botulismo, devido à ingestão de palmito contaminado. Essa doença ocorre por ação de:

a) bactérias.

b) fungos.

c) vírus.

d) protozoários.

e) vermes.

46. Protozoários parasitas do tubo digestivo dos animais não conseguem sobreviver sob sua forma adulta, o trofozoíta, fora do corpo do seu hospedeiro. Assim, para resistir ao meio externo, bem diferente daquele no qual ele se encontra, eles se modificam, eliminando água, desintegrando organelas celulares, sintetizando substâncias de reserva, diminuindo seu metabolismo e secretando um envoltório de natureza quitinosa ao seu redor. A essa forma de resistência, denominamos:

a) Soros.

b) Hormogônios.

c) Cistos.

d) Merozofta.

e) Gametócito.

47. Atualmente, em Belo Horizonte, há uma preocupação muito grande com uma doença que é causada por um protozoário e que é transmitida através da picada de mosquitos flebotomídeos. Essa doença, que pode matar o homem, causa destruição das vísceras, pois esses protozoários se alojam e se multiplicam nas células retículo-endoteliais do baço, fígado e medula óssea. O cão, que sofre ação de localização víscero-cutânea, é considerado como reservatório. O agente etiológico da doença anterior pertence ao gênero:

a) Trypanosoma.

b) Giardia.

c) Leishmania.

d) Plasmodium.

e) Entamoeba.

48. Os jornais têm noticiado a grande invasão de cupins em diversos bairros em expansão na cidade. Isso ocorre devido ao acúmulo de madeiras abandonadas pela construção civil. A sobrevivência dos cupins na madeira, simplificando a celulose, só é possível pela associação desses insetos com:

a) pulgões. d) liquens.

b) protozoários. e) bactérias.

c) fungos.

49. Considere três doenças encontradas na população brasileira: malária, dengue e mal de Chagas. Com relação a elas, é correto afirmar que

a) as três são transmitidas por meio da picada de um mosquito.

b) as três são transmitidas por contágio direto com pessoas doentes.

c) as três são causadas por vírus.

d) as três são causadas por protozoários.

e) duas delas são causadas por protozoários e uma delas por vírus.

Page 12: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 12/18 Data: 20/05/2013

50. A Malária ou Paludismo é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas, transmitido através da picada do mosquito. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS -, a malária mata 2 milhões de pessoas no mundo por ano, (uma criança africana a cada 30 segundos), que quando sobrevivem a casos severos, sofrem danos cerebrais graves e têm dificuldades de aprendizagem.

Baseado no texto e em seus conhecimentos, indique a alternativa que cita o agente causador (parasita) e o agente transmissor (vetor) desta doença, respectivamente:

a) o esporozoário do gênero Plasmodium e o inseto do gênero Phlebotomus.

b) o flagelado do gênero Tricomona e o inseto do gênero Aedes.

c) o flagelado do gênero Trichonympha e o inseto do gênero Culex.

d) o esporozoário do gênero Plasmodium e o inseto do gênero Anopheles.

e) o esporozoário do gênero Trypanosoma e o inseto do gênero Triatoma.

FÍSICO-QUÍMICA – Prof. Edson Barros e Fernando Gomes

51. (Vunesp) Comparando duas panelas, simultaneamente sobre dois queimadores iguais de um mesmo fogão, observa-se que a pressão dos gases sobre a água fervente na panela de pressão fechada é maior que aquela sobre a água fervente numa panela aberta. Nessa situação, e se elas contêm exatamente as mesmas quantidades de todos os ingredientes, podemos afirmar que, comparando com o que ocorre na panela aberta, o tempo de cozimento na panela de pressão fechada será:

a) menor, pois a temperatura de ebulição será menor.

b) menor, pois a temperatura de ebulição será maior.

c) menor, pois a temperatura de ebulição não varia com a pressão.

d) igual, pois a temperatura de ebulição independe da pressão.

e) maior, pois a pressão será maior.

52. (UFRGS-RS) Para uma solução de brometo de potássio em água, assinale a afirmação incorreta.

a) A solução congela a uma temperatura inferior à da água pura.

b) A pressão de vapor de água na solução é maior que a da água pura.

c) A solução ferve a uma temperatura mais alta que a da água pura

d) Adicionando mais KBr à solução, eleva-se sua temperatura de ebulição.

e) Adicionando água à solução, eleva-se sua temperatura de fusão.

53. (UFG-GO) Observe o gráfico a seguir.

1. Abaixamento do ponto de congelamento

2. Elevação do ponto de ebulição

Com relação às propriedades químicas indicadas nesta figura, indique a soma das afirmações corretas.

01. O abaixamento da pressão de vapor bem como a elevação do ponto de ebulição são propriedades coligativas.

02. Um soluto não-volátil aumenta o ponto de congelamento de um solvente.

04. Soluções aquosas congelam abaixo de 0 °C e fervem acima de 100 °C.

08. O abaixamento da pressão de vapor, em soluções diluídas, é diretamente proporcional à concentração do soluto.

16. A elevação do ponto de ebulição é uma consequência direta do abaixamento da pressão de vapor do solvente pelo soluto.

32. Soluções aquosas concentradas evaporam mais lentamente do que água pura.

O somatório das afirmativas corretas é:

a) 61 c) 33 e) 23

b) 63 d) 45

54.

Page 13: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 13/18 Data: 20/05/2013

Dados: (a) refere-se à água

(b) refere-se à solução aquosa

Pv = pressão de vapor

A figura acima representa um esquema do diagrama de mudança de estado tanto para a água quanto para uma solução aquosa de um soluto não-volátil e de natureza molecular. Admitindo-se que, a uma pressão de 760 mm Hg, a água entra em ebulição e, comparando o comportamento da água com o da solução, é correto afirmar que:

a) a temperatura de ebulição da água é menor que a da solução, pois o soluto provoca aumento da pressão de vapor da solução.

b) a temperatura de ebulição da solução é maior que a da água, devido ao abaixamento da pressão de vapor da solução.

c) a temperatura de congelamento da solução é maior que a da água, devido ao fato de as partículas do soluto dificultarem a cristalização do solvente da solução.

d) a temperatura de congelamento da água é maior, devido a sua pressão de vapor ser menor que a da solução.

55. (UFRGS-RS) O gráfico abaixo representa os diagramas de fases da água pura e de uma solução aquosa de soluto não-volátil.

Considere as seguintes afirmações a respeito do gráfico.

I. As curvas tracejadas referem-se ao comportamento observado para a solução aquosa.

II. Para uma dada temperatura, a pressão de vapor do líquido puro é maior que a da solução aquosa.

III. A temperatura de congelação da solução é menor que a do líquido puro.

IV. A 0,010 °C e 4,58 mmHg, o gelo, a água líquida e o vapor de água podem coexistir.

V. A temperatura de congelação da solução aquosa é de 0 °C.

Quais estão corretas?

a) Apenas I e II. d) Apenas I, II, III e IV.

b) Apenas I, IV e V. e) Apenas II, III, IV e V.

c) Apenas II, III e V.

56. (UFMG) O hidróxido de sódio, NaOH, neutraliza completamente o acido sulfúrico, H2SO4, de acordo com a equação 2NaOH + H2SO4 Na2SO4 + 2H2O

O volume, em litros, de uma solução de H2SO4, 1,0 mol/L que reage com 0,5 mol de NaOH é igual a:

a) 4,00

b) 2,00

c) 1,00

d) 0,50

e) 0,25

57. (FATEC) Ácido cítrico reage com hidróxido de sódio segundo a equação:

Considere que a acidez de um certo suco de laranja provenha apenas do ácido cítrico. Uma alíquota de 5,0 mL desse suco foi titulada com NaOH 0,1 mol/L, consumindo-se 6,0 mL da solução básica para completa neutralização da amostra analisada.

Levando em conta estas informações e a equação química apresentada, é correto afirmar que a concentração de ácido cítrico no referido suco, em mol/L, é:

a) 2,0×10–4

b) 6,0×10–4

c) 1,0×10–2

d) 1,2×10–2

e) 4,0×10–2

Page 14: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 14/18 Data: 20/05/2013

58. Num balão volumétrico são colocados 200 mL de ácido sulfúrico 0,50 mol/L e 400 mL de hidróxido de sódio1,0 mol/L. O volume é completado a 1000 mL e homogeneizado. A reação que ocorre é:

H2SO4+ 2NaOH Na2SO4+ 2H2O

A solução resultante será:

a) 0,17 mol/L em H2SO4 e 0,67 mol/L em NaOH.

b) 0,20 mol/L em Na2SO4

c) 0,10 ml/L em Na2SO4 e 0,20 mol/L em NaOH.

d) 0,10 mol/L em Na2SO4 e 0,30 mol/L em NaOH.

e) 0,10 mol/L em H2SO4 e 0,20 mol/L em Na2SO4.

59. Em um erlenmeyer foram colocados 20,0 mL de solução aquosa de ácido sulfúrico 0,1 mol/L, mais gotas de fenolftaleína (indicador, que é incolor em meio ácido e róseo em meio alcalino). Em seguida, com auxílio de uma bureta, foi transferida para o erlenmeyer solução aquosa de hidróxido de sódio 0,1mol/L gota a gota, agitando-se constantemente para homogeneização. A solução do erlenmeyer terá cor rósea persistente quando o volume de solução de hidróxido de sódio transferido for de:

a) 30,0 mL.

b) 40,1 mL.

c) 25,5 mL.

d) 10,2 mL.

e) 20,1 mL.

60. O número de mililitros de solução 2,0 mol/L de NaCl necessários para reagir com exatamente 5,37g de AgNO3para formar AgCl é aproximadamente:

DADOS:

Massas molares – Ag = 108g . mol–1; N = 14 g . mol–1; O = 16 g . mol–1

a) 21,50 mL.

b) 31,60 mL.

c) 15,80 mL.

d) 8,50 mL.

e) 12,80 mL.

GEOMETRIA – Prof. Renílson Rodrigues

61. (PUC-RS – adaptada) Para que o volume de um cubo de aresta a seja igual ao volume de uma pirâmide de base quadrada e altura a, a aresta da base da pirâmide deverá ser:

a) a3

b) 3a

c) a

3

d) 3

a

e) 4

3a

62. (FGV-SP) Um cubo de aresta de 10 m de comprimento deve ser seccionado como mostra a figura, de modo que se obtenha uma pirâmide cuja base APB é um triângulo isósceles e cujo volume é 0,375% do volume do cubo.

Cada um dos pontos A e B dista de P:

a) 5,75 m

b) 4,25 m

c) 3,75 m

d) 1,5 m

e) 0,75 m

Page 15: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 15/18 Data: 20/05/2013

63. (Vunesp) Considere o sólido destacado na figura, construído a partir de um prisma retangular reto.

Se AB = 2 cm,

AD = 10 cm,

FG = 8 cm e

BC = EF = x cm,

O volume do sólido, em cm3, é:

a) 4x (2x + 5)

b) 4x (5x + 2)

c) 4 (5 + 2x)

d) 4x2 (2 + 5x)

e) 4x2 (2x + 5)

64. (UFPA) A base de uma pirâmide regular é um quadrado de 6 m de lado, e sua área lateral é 10 vezes a área da base. Sua altura em metros é um número entre:

a) 0 e 10

b) 10 e 20

c) 20 e 30

d) 30 e 40

e) 40 e 50

65. (UFPE) Na figura abaixo o cubo de aresta medindo 6 está dividido em pirâmides congruentes de bases quadradas e com vértices no centro do cubo. Qual o volume de cada pirâmide?

a) 36

b) 48

c) 54

d) 64

e) 72

66. (Unicap-PE) Considere duas pirâmides com o mesmo volume. Uma delas tem um triângulo equilátero de lado l como base e altura H. A outra, cuja base é um

quadrado do lado l, tem 5 3 m de altura. Determine,

em metro, a medida da altura H.

a) 10

b) 20

c) 30

d) 40

e) 50

67. (Unifor-CE) Um aquário com forma de paralelepípedo de faces retangulares (ou bloco retangular) tem 40 cm de comprimento, 30 cm de largura e 20 cm de altura e contém água, que ocupa 2/3 de sua capacidade. Um objeto é mergulhado na água, de maneira que o conteúdo do aquário passa a ocupar 19600 cm3. O volume, em centímetros cúbicos, do objeto é:

a) 600

b) 2800

c) 3600

d) 4800

e) 5600

Page 16: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 16/18 Data: 20/05/2013

68. (PUC-RS) A solução da equação 04

3cos

x ,

quando 2

0

x , é:

a) 4

b) 4

c) 12

7

d) 2

e) 0

69. (PUC-PR) Todo x do intervalo [0, 2 π] que satisfaz a

equação 64

1

45

162

senx

xsen pertence ao intervalo:

a) 0o ≤ x ≤ 72o

b) 72o ≤ x ≤ 144o

c) 144o ≤ x ≤ 216o

d) 216o ≤ x ≤ 288o

e) 288o ≤ x ≤ 360o

70. (FGV-SP) Resolvendo-se a inequação 1cos2 x no

intervalo [0, 2π] obtém-se:

FÍSICA II – Gumercindo

71. Na figura adiante, um raio de luz monocromático se propaga pelo meio A, de índice de refração 2,0.

Dados: sen 37° = 0,60

sen 53° = 0,80

Devemos concluir que o índice de refração do meio B

é:

a) 0,5

b) 1,0

c) 1,2

d) 1,5

e) 2,0

72. A figura mostra um arranjo experimental. No fundo do

vaso, uma fonte pontual emite um raio que se desloca

na água e atinge a superfície dióptrica. Considerando

o ângulo θ como ângulo limite, o raio emergente é o

raio:

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

Page 17: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 17/18 Data: 20/05/2013

73. A figura ilustra a secção longitudinal de um diamante

lapidado, cujo índice de refração é 2,4.

Suponha que um feixe luminoso incida

perpendicularmente à face AE. Marque a opção que

mostra a trajetória seguida pelo feixe.

74. Um raio de luz se propaga do meio (l), cujo índice de

refração vale 2 , para outro meio (2) seguindo a

trajetória indicada na figura a seguir:

O ângulo-limite para esse par de meios vale:

a) 90o

b) 60o

c) 45o

d) 30o

75. Um pescador deixa cair uma lanterna acesa em um

lago a 10,0 m de profundidade. No fundo do lago, a

lanterna emite um feixe luminoso, formando um

pequeno ângulo com a vertical (veja figura).

Considere: tg θ ≅ sen θ θ ≅ e o índice de refração da

água n = 1,33. Então, a profundidade aparente h vista

pelo pescador é igual a:

a) 2,5 m

b) 5,0 m

c) 7,5 m

d) 8,0 m

e) 9,0 m

76. A miragem é um efeito óptico, frequente nos desertos,

produzido pela reflexão total da luz solar na

superfície comum a duas camadas de ar aquecidas

diversamente, sendo a miragem vista, via de regra,

em posição invertida. Este fenômeno é consequência

da:

a) difração da luz durante sua trajetória.

b) difusão da luz ao atravessar as diferentes camadas da

atmosfera.

c) presença de oásis nas regiões desérticas da Terra.

d) forma esférica da Terra que facilita a dispersão da luz

na atmosfera.

e) variação do índice de refração do ar com a sua

densidade.

Page 18: Simulado/2013 CNSG 2º Ano Ensino Médiocnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano2_20_05_13.pdf · Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio Bloco II – 2ª Etapa Pág. 3/18 Data: 20/05/2013

Simulado/2013 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 2ª Etapa Pág. 18/18 Data: 20/05/2013

77. Um professor pediu a seus alunos que explicassem

por que um lápis dentro de um copo com água

parece estar quebrado, como mostrado na figura a

seguir.

Bruno respondeu: “Isso ocorre porque a velocidade da

luz na água é menor que a velocidade da luz no ar.”

Tomás explicou: “Esse fenômeno está relacionado com

a alteração da frequência da luz quando esta muda de

meio.”

Considerando-se essas duas respostas, é correto

afirmar que:

a) apenas a de Bruno está certa.

b) apenas a de Tomás está certa.

c) as duas estão certas.

d) nenhuma das duas está certa.

e) a imagem do lápis continua a mesma.

78. Determine o deslocamento lateral sofrido por um raio

de luz monocromática ao incidir sobre uma placa de

vidro imersa no ar, sob o ângulo de 45° com a normal,

sabendo que a espessura da lâmina é de 5 cm.

Dados: sen 15° = 0,26

a) 2,3 cm

b) 6,0 cm

c) 1,8 cm

d) 4,2 cm

e) 1,5 cm

79. Um prisma de vidro, cujo índice de refração absoluto

para a luz monocromática amarela é 3 , possui

ângulo de refrigência 60° e está imerso no ar, cujo

índice de refração absoluto para a referida luz é 1.

Um raio de luz monocromática amarela incide numa

das faces do prisma sob ângulo de 60°, conforme

mostra a figura.

Calcule o ângulo de emergência do referido raio de luz

na outra face do prisma.

a) 60°

b) 30°

c) 45°

d) 90°

e) 120°

80. Para responder a esta questão, considere as afirmações I,

II e III e utilize os dados a e b, caso julgue necessário.

• Índice de refração do vidro para:

luz vermelha = 1,513

luz violeta = 1,532

• Comprimento de onda da luz no vácuo:

luz vermelha = 7.000 Angstrons

luz violeta = 4.000 Angstrons

I. Na dispersão da luz num prisma de vidro, a luz

vermelha sofre o menor desvio.

II. No interior de um prisma de vidro, a velocidade de

propagação da luz violeta é menor que da luz vermelha.

III. A frequência da luz violeta é menor que da luz vermelha.

Pode-se afirmar que apenas:

a) I é correta. d) I e II são corretas.

b) II é correta. e) II e III são corretas.

c) III é correta.