português 46 a 60 redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf ·...

16
BLOCO II Disciplinas Questões Química 01 a 15 Biologia 16 a 30 Geografia 31 a 45 Português 46 a 60 Redação ---- Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta. Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo. Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA. Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados; Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência; Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta. Aluno(a): ____________________________________________________________ INSTRUÇÕES: Data: 22/02/2013 Horário: 15h às 19h30 Nº de questões: 60 3º Ano Ensino Médio Maneira correta de preenchimento do cartão-resposta: Maneira errada de preenchimento do cartão-resposta:

Upload: hahuong

Post on 16-Nov-2018

242 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 1/16 Data: 22/02/2013

BLOCO II

Disciplinas Questões

Química 01 a 15

Biologia 16 a 30

Geografia 31 a 45

Português 46 a 60

Redação ----

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você

receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão

sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES: Maneira correta de

preenchimento do cartão-

resposta:

Maneira errada de

preenchimento do cartão-

resposta:

Para a realização deste Simulado você

está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente

uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao

fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção

das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de

aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

Data: 22/02/2013

Horário: 15h às 19h30

Nº de questões: 60

3º Ano – Ensino Médio

Maneira correta de preenchimento do

cartão-resposta:

Maneira errada de preenchimento do

cartão-resposta:

Page 2: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 2/16 Data: 22/02/2013

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Ao desembarcar no Brasil, os imigrantes trouxeram muito mais do que o anseio de refazer suas vidas trabalhando nas lavouras de café e no início da indústria paulista. Nos séculos XIX e XX, os representantes de mais de 70 nacionalidades e etnias chegaram com o sonho de “fazer a América” e acabaram por contribuir expressivamente para a história do país e para a cultura brasileira.

Deles, o Brasil herdou sobrenomes, sotaques, costumes, comidas e vestimentas. A história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao passado; há a necessidade de tratar sobre deslocamentos mais recentes.

Disponível em: http://www.museudaimigracao.org.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).

Acre sofre com invasão de imigrantes do Haiti

Nos últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos entrou ilegalmente no Brasil pelo Acre, elevando para 1400 a quantidade de imigrantes daquele país no município de Brasileia (AC). Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam a praça da cidade. A Defesa Civil do estado enviou galões de água potável e alimentos, mas ainda não providenciou abrigo.

A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se recuperou dos estragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O primeiro grande grupo de haitianos chegou a Brasileia no dia 14 de janeiro de 2011. Deste então, a entrada ilegal continua, mas eles não são expulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira de trabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil.

Segundo Corinto, ao contrário do que se imagina, não são haitianos miseráveis que buscas o Brasil para viver, mas pessoas da classe média do Haiti e profissionais qualificados, como engenheiros, professores, advogados, pedreiros, mestres de obras e carpinteiros. Porém, a maioria chega sem dinheiro.

Os brasileiros sempre criticaram a forma como os países europeus tratavam imigrantes. Agora, chegou a nossa vez – afirma Corinto.

Disponível em : http://www.dpf.gov.br

Trilha da Costura

Os imigrantes bolivianos, pelo último censo, são mais de 3 milhões, com população de aproximadamente 9,119 milhões de pessoas. A Bolívia em termos de IDH ocupa a posição de 114º de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ONU. O país está no centro da América do Sul e é o mais pobre, sendo 70% da população considerada miserável. Os principais países para onde os bolivianos imigrantes dirigem-se são: Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos.

Assim sendo, este é o quadro social em que se encontra a maioria da população Boliviana, estes dados já demonstraram que as motivações do fluxo de imigração não são políticas, mas econômicas. Como a maioria da população tem baixa qualificação, os trabalhos artesanais, culturais, de campo e de costura são os de mais fácil acesso.

OLIVEIRA, R.T. Disponível em: http://www.ipea.gov.b

INSTRUÇÕES:

O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.

A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Page 3: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 3/16 Data: 22/02/2013

Transcreva a sua Redação para a Folha de Redação.

Em hipótese alguma a redação será considerada nesta folha.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Em hipótese alguma a redação será considerada nesta folha

Page 4: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 4/16 Data: 22/02/2013

QUÍMICA – Prof. Edson Barros

01. (Unifesp) Numa síntese química, foi obtido um sólido, que se supõe ser uma substância pura X. Na determinação do ponto de fusão do sólido, observou-se que:

I. o processo de fusão iniciou-se numa temperatura bem inferior à tabelada para a substância pura X.

II. o intervalo de temperatura medido entre o início e o término do processo de fusão é grande.

Com base nessas observações, pode-se concluir corretamente que:

a) o sólido obtido contém no mínimo duas substâncias.

b) o sólido obtido é constituído apenas por cristais da substância pura X.

c) a quantidade de sólido utilizado na determinação foi menor que a necessária.

d) a quantidade de sólido utilizado na determinação foi maior que a necessária.

e) a pressão atmosférica local é maior do que a pressão ao nível do mar.

02. (Fatec-SP) Um estudante construiu, em um mesmo diagrama, as curvas da temperatura em função do tempo resultantes do aquecimento, sob pressão normal, de três líquidos em três béqueres distintos.

Com base na análise das curvas de aquecimento, são feitas as seguintes afirmações:

I. O líquido do béquer 1 apresentou uma temperatura de ebulição constante, igual a 100°C; portanto, esse líquido é ou uma substância pura ou uma mistura azeotrópica;

II. O líquido do béquer 2 apresentou uma faixa de temperaturas de ebulição entre 101 °C a 103 °C; portanto,esse líquido é uma mistura;

III. O líquido do béquer 3 apresenta o mesmo soluto e a mesma concentração que o líquido do béquer 2.

Está correto o contido em:

a) I apenas.

b) I e II apenas.

c) I e III apenas.

d) II e III apenas.

e) I, II e III.

03. (Vunesp) A água potável é um recurso natural considerado escasso em diversas regiões do nosso planeta. Mesmo em locais onde a água é relativamente abundante, às vezes é necessário submetê-la a algum tipo de tratamento antes de distribuí-la para o consumo humano. O tratamento pode, além de outros processos, envolver as seguintes etapas.

I. Manter a água em repouso por um tempo adequado, para a deposição, no fundo do recipiente, do material em suspensão mecânica.

II. Remoção das partículas menores, em suspensão, não separáveis pelo processo descrito na etapa I.

III. Evaporação e condensação da água, para diminuição da concentração de sais (no caso de água salobra ou do mar). Neste caso, pode ser necessária a adição de quantidade conveniente de sais minerais após o processo.

Às etapas I, II e III correspondem, respectivamente, aos processos de separação denominados:

a) filtração, decantação e dissolução.

b) destilação, filtração e decantação.

c) decantação, filtração e dissolução.

d) decantação, filtração e destilação.

e) filtração, destilação e dissolução.

04. (UniCOC-SP) Considere as montagens de laboratório.

Page 5: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 5/16 Data: 22/02/2013

Analise as afirmações:

I. A montagem A é usada para separar uma mistura heterogênea, sólido-líquido, sabendo-se que o sólido possui partículas muito pequenas e leves, com tendência a formar uma espécie de “pasta” com o líquido.

II. A montagem B é usada para efetuar a reação entre dois compostos a uma dada temperatura, maior que o ponto de ebulição de um desses compostos.

III. A montagem C é usada para separar uma mistura imiscível de água e benzeno.

IV. A montagem D é usada para separar o NaCl (sal de cozinha) de uma solução aquosa.

São corretas:

a) I e II apenas. d) I e III apenas.

b) I, II e III apenas. e) todas.

c) I, III e IV apenas.

05. (PUC-RJ) Dentro de um frasco, estão bem misturados pó de ferro, areia e sal de cozinha, todos finamente divididos.

Baseado nas operações de:

I. filtração

II. centrifugação

III. solubilização em água

IV. separação magnética

V. decantação

Indique a ordem de procedimentos que separará os três componentes desta mistura.

a) I, II, III. d) IV, III, II.

b) I, III, II. e) III, I, V.

c) IV, III, I.

06. (Unifenas-MG) Observe os produtos comerciais apresentados na tabela abaixo.

Entre eles, tem caráter ácido apenas:

a) o sabonete e o limpa-forno.

b) a água com gás e o limpa-forno.

c) o vinagre e o sabonete.

d) a água com gás e o vinagre.

e) o limpa-forno.

07. (PUC-MG) A concentração hidrogeniônica do suco de limão puro é 10–2 mol/L. O pH de um refresco preparado com 30 mL de suco de limão e água suficiente para completar 300 mL é igual a:

a) 2

b) 3

c) 4

d) 6 e) 11

08. (Vunesp) O leite de magnésia, constituído por uma suspensão aquosa de Mg(OH)2, apresenta pH igual a 10. Isso significa que:

a) o leite de magnésia tem propriedades ácidas. b) a concentração de íons OH– é igual a 10–10 mol/L. c) a concentração de íons H3O+ é igual a 10–10 mol/L. d) a concentração de íons H3O+ é igual a 1010 mol/L. e) a soma das concentrações dos íons H3O+ e OH– é igual a

10–14 mol/L 09. (Fuvest-SP) Ao tomar dois copos de água, uma pessoa

diluiu seu suco gástrico (solução contendo ácido clorídrico), de pH = 1, de 50 para 500 mL. Qual será o pH da solução resultante logo após a ingestão da água?

a) 0 b) 2 c) 4 d) 6

e) 8

10. (Fuvest-SP) O esmalte dos dentes é principalmente hidroxiapatita que, sob certas condições, sofre dissolução (desmi-neralização), o que provoca a cárie:

Provoca desmineralização bochechar com:

I. uma solução aquosa de hipoclorito de sódio (pH = 9).

II. uma solução aquosa de cloreto de sódio (soro fisiológico).

III. vinagre diluído em água.

Dessas afirmações, apenas:

a) a I está correta.

b) a II está correta.

c) a III está correta.

d) a I e II são corretas.

e) a II e a III são corretas.

Page 6: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 6/16 Data: 22/02/2013

11. (Unicsul-SP) Ozonólise é um tipo de reação de oxidação de alquenos que utiliza ozônio (O3) na presença de água e zinco. Os átomos de oxigênio do ozônio ligam-se aos carbonos da dupla ligação do alqueno, originando um composto intermediário e instável denominado ozoneto ou ozonido. Quais seriam os possíveis produtos na ozonólise do alqueno representado na equação abaixo:

a) Etanol, ácido propílico e peróxido de hidrogênio.

b) Etanol, propanona e água.

c) Propanal, ácido acético e água.

d) Acetaldeído, propanaldeído e água.

e) Etanal, propanona e peróxido de hidrogênio.

12. (Unipa-MG) A ação de bactérias aeróbicas em garrafas de vinho mantidas abertas transforma o vinho em vinagre, segundo a sequência de reações descrita abaixo:

Podemos afirmar corretamente que:

a) ocorre uma oxidação de ácido acético a álcool, passando por aldeído etanóico como intermediário.

b) ocorre uma redução de álcool a ácido, passando por aldeído etanóico como intermediário.

c) ocorre uma redução do ácido acético a álcool, passando por aldeído etanóico como intermediário.

d) ocorre uma oxidação do álcool a aldeído etanóico, passando por ácido acético como intermediário.

e) ocorre uma oxidação do álcool a ácido acético, passando por acetaldeído como intermediário.

13. (UCDB-MS) O manitol, que é usado como substituto do açúcar em alimentos dietéticos, pode ser obtido a partir da manose pela seguinte reação:

É correto afirmar que:

a) a manose apresenta 4 carbonos quirais e o manitol 5, e a reação é uma oxidação.

b) ambos apresentam 4 carbonos quirais, e a reação é uma oxidação.

c) ambos apresentam 4 carbonos quirais, e a reação é uma redução.

d) a manose apresenta 5 carbonos quirais e o manitol 6, e a reação é uma redução.

e) ambos apresentam 4 carbonos quirais, e a reação é uma hidrólise.

14. (Unisa-SP) A oxidação do metilpropeno na presença de solução de KMnO4 em meio H2SO4 produz:

a) propanona, gás carbônico e água.

b) propanona e aldeído fórmico.

c) ácido propanóico e aldeído fórmico.

d) ácido propanóico e ácido fórmico.

e) somente gás carbônico e vapor d’água.

15. (Unifor-CE) Considere o esquema abaixo, que representa reações químicas de desidratação.

Os produtos X e Y devem ser, respectivamente:

a) etano e éter dietílico.

b) eteno e éter dimetílico.

c) eteno e éter dietílico.

d) éter dietílico e etano.

e) éter dimetílico e eteno.

BIOLOGIA I – Prof. Mário Cristiano

16. Uma mulher com 40 anos ou mais tem a maior probabilidade de gerar uma criança com defeitos congênitos do que uma mulher com 20 anos. Mas um o homem com 20 ou mais de 40 anos tem a mesmas chances de gerar uma criança normal. Esta diferença deve-se ao fato de

a) Os ovócitos primários serem produzidos apenas no período embrionário e os espermatócitos primários produzidos continuamente a partir da puberdade.

b) Os ovócitos primários serem produzidos apenas durante a puberdade e os espermatócitos primários produzidos constantemente ao longo da vida.

c) Tanto os ovócitos primários quanto os espermatócitos primários formarem-se apenas na vida embrionária, sendo os espermatócitos produzidos em maior quantidade.

d) Tanto os ovócitos primários quanto espermatócitos primários formarem-se apenas durante a puberdade, sendo os espermatócitos produzidos em maior quantidade.

e) Os ovócitos primários serem produzidos constantemente ao longo da vida e os espermatócitos primários produzidos apenas no período embrionário.

Page 7: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 7/16 Data: 22/02/2013

17. Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:

a) Há fatores definidos (mais tarde chamados genes) que determinam as características hereditárias.

b) Uma planta possui dois alelos para cada caráter os quais podem ser iguais ou diferentes.

c) Os alelos se distribuem nos gametas sem se modificarem e com igual probabilidade.

d) Na fecundação, a união dos gametas se dá ao acaso, podendo-se prever as proporções dos vários tipos de descendentes.

e) Os fatores (genes) responsáveis pela herança dos caracteres estão localizados no interior do núcleo, em estruturas chamadas cromossomos.

18. A acondroplasia é uma doença esquelética de nanismo com encurtamento dos membros e aumento da cabeça. Uma mulher acondroplásica, casada com um primo igualmente acondroplásico, tem dois filhos; o primeiro apresenta acondroplasia e o segundo não apresenta a anomalia em questão. A partir desses dados, é correto afirmar que:

a) a acondroplasia tem herança recessiva e o casal é homozigoto dominante.

b) a acondroplasia tem herança dominante e o casal é homozigoto recessivo.

c) o filho acondroplásico só pode ser homozigoto, já que é afetado pela doença.

d) o filho normal é heterozigoto, pois os pais são homozigotos AA e aa.

e) a acondroplasia é determinada por alelo dominante e o casal é heterozigoto.

19. Numa certa espécie de inseto, a presença de asas é condicionada por um gene autossômico (gene que se encontra em cromossomo que não participa da defi-nição de sexo) dominante A, sendo que o recessivo a, quando em dose dupla, determina a ausência de asas. Do cruzamento de uma fêmea com asas, cujo pai não tinha asas, com um macho sem asas, nascem 800 descendentes.

Quantos insetos sem asas esperamos encontrar entre eles?

a) 50

b) 100

c) 200

d) 400

e) 800

20. Em uma população experimental de mariposas há 200 indivíduos AA, 200 Aa e 200 aa. Sabe-se que os indivíduos AA produzem gametas A, os indivíduos aa produzem gametas a e os indivíduos Aa produzem gametas A e a em igual proporção. Todos os indivíduos AA foram cruzados com indivíduos aa e os indivíduos Aa foram cruzados entre si.

Considerando que cada casal produziu 2 descendentes, espera-se encontrar entre os filhotes:

a) AA - 100; Aa - 1000; aa – 100

b) AA - 200; Aa - 200; aa – 200

c) AA - 50; Aa - 500; aa – 50

d) AA - 200; Aa - 800; aa – 100

e) AA - 100; Aa - 400; aa – 100

BIOLOGIA II – Prof. Adauto Dantas

21. No reino Protista, todos os organismos são ( 1 ). As algas protistas são ( 2 ) classificadas de acordo com ( 3 ). Os protozoários, em relação à nutrição, são todos ( 4 ), obtendo o alimento do meio por ( 5 ) ou absorção.

A seguir, assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas do texto acima.

a) 1-procariontes; 2-fotossintetizantes; 3-sua coloração; 4-parasitas; 5-fagocitose.

b) 1-unicelulares; 2-quimiossintetizantes; 3-sua morfologia; 4-parasitas; 5-ingestão.

c) 1-procariontes; 2-unicelulares; 3-seus pigmentos; 4-autótrofos; 5-quimiossíntese.

d) 1-eucariontes; 2-unicelulares; 3-sua morfologia; 4-quimiossintetizantes; 5-fagocitose.

e) 1-eucariontes; 2-fotossintetizantes; 3-seus pigmentos; 4-heterótrofos; 5-ingestão.

22. Dois garotos passeavam em um parque zoológico, observando espécimes animais da fauna sul-americana. Faziam anotações de taxonomia, hábitos de vida e habitat, para trabalho escolar sobre o tema. Na jaula das antas, encontraram a descrição:

Anta brasileira – Tapirus terrestris (Mammalia, Perissodactyla)

Anta andina – Tapirus pinchaque (Mammalia, Perissodactyla)

Dentre as anotações taxonômicas e conclusões feitas pelos garotos, relacionadas abaixo, está correta a alternativa

a) São animais roedores (perissodactilos) de mesma espécie.

b) São carnívoros (mamíferos) de mesma espécie.

c) São mamíferos, perissodactilos, de gêneros distintos.

d) As antas brasileira e andina pertencem ao mesmo gênero, porém são de classes distintas.

e) As antas brasileiras e andinas representam espécies distintas, porém pertencem ao mesmo gênero e classe.

Page 8: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 8/16 Data: 22/02/2013

23. Na tirinha abaixo do “níquel náusea – Fernando Gonzales” há um diálogo entre uma raposa e um ouriço-do-mato.

Esses animais são mamíferos de hábitos noturnos. A raposa-vermelha Vulpes vulpes (Mammalia, Carnivora) é um dos carnívoros com maior distribuição no mundo. O ouriço-do-mato Chaetomys subspinosus (Mammalia, Rodentia) é um roedor ameaçado de extinção em nível vulnerável.

Considerando-se os níveis taxonômicos de classificação, sobre o grau de parentesco entre esses dois animais, é correto afirmar.

a) Pertencem à mesma espécie animal.

b) São de mesma classe e filo animal.

c) São de mesma ordem e classe animal.

d) São de espécies diferentes, mas parentes em nível de gênero e classe.

e) Não há grau de parentesco evolutivo.

24. As cavalinhas são as únicas pteridófitas do grupo das Sphenophytas com representantes atuais. É comum serem encontradas em lojas especializadas em vendas de plantas ornamentais. Essas plantas herbáceas muitas vezes são confundidas com minibambus. O nome científico dessa planta da ordem equisetales é Equisetum (Hippochaete) hyemale. Sobre esse nome científico assinale a alternativa correta:

a) as duas primeiras palavras do nome científico correspondem a gênero e espécie que foi classificado por um cientista chamado Hiemale.

b) quisetum é a família e (Hippochaete) hyemale corresponde a gênero e espécie respectivamente.

c) a palavra Hippochaete corresponde à espécie.

d) a palavra hyemale corresponde à subespécie.

e) a palavra Hippochaete corresponde ao subgênero.

25. O nome científico não fornece apenas uma identidade para um organismo; fornece também pistas acerca de suas relações com outros organismos. Os fungos estão em todos os lugares do planeta. Muitos fungos são de grande importância para nós, como o Penicillium notatum, responsável pela produção da penicilina, o Penicillium roqueforti e o Penicillium camemberti, responsáveis pela aparência, sabor, odor e textura dos queijos Roquefort e Camembert, respectivamente. Também encontramos fungos nos processos de fermentação, como o Saccharomyices cerevisiae, na fermentação da cerveja e o Aspergillus oryzae, na fermentação do saquê. O Aspergillus flavus e o Aspergillus parasiticus são fungos produtores de micotoxinas, como as aflatoxinas, que são potentes agentes causadores de câncer de fígado.

O texto acima destaca a importância de se classificar corretamente os fungos. Dentre as alternativas abaixo é incorreto afirmar que:

a) Penicillum notatum, Penicillium roqueforti, Penicillum camemberti, pertencem à mesma espécie Penicillium.

b) Aspergillus oryzae, Aspergillus flavus, Aspergillus parasiticus, pertencem ao mesmo gênero Aspergillus.

c) Saccharomyices cerevisiae e Aspergillus oryzae pertencem a gêneros diferentes.

d) Os organismos citados no texto pertencem ao reino Fungi.

e) Penicillum notatum, Penicillium roqueforti, Penicillum camemberti pertencem à mesma família.

BIOLOGIA III – Prof. Leandro Nobre

26. Redi, Spallanzani e Needham defendiam, respectivamente, a:

a) biogênese, biogênese e abiogênese.

b) biogênese, abiogênese e biogênese.

c) abiogênese, abiogênese e biogênese.

d) abiogênese, abiogênese e abiogênese.

e) biogênese, biogênese e biogênese.

27. (Fatec) Com relação à origem da vida são feitas três afirmações:

I. A ideia de que a vida surge a partir de vida preexistente é conhecida como biogênese.

II. A crença em que a vida poderia surgir a partir de água, lixo, sujeira e outros meios caracteriza a ideia de abiogênese.

III. A crença em que a vida é fruto da ação de um princípio ativo.

Assinale a alternativa que classifica corretamente cada afirmação como derrubada (+) ou não derrubada (-) por Pasteur.

a) I. (+), II. (-), III. (-).

b) I. (-), II. (+), III. (-).

c) I. (-), II. (-), III. (+).

d) I. (+), II. (+), III. (+).

e) I. (-), II. (+), III. (+).

38. (Enem) Na solução aquosa das substâncias orgânicas pré-bióticas (antes da vida), a catálise produziu a síntese de moléculas complexas de toda classe, inclusive proteínas e ácidos nucléicos. A natureza dos catalisadores primitivos que agiam antes não é conhecida. É quase certo que as argilas desempenharam papel importante: cadeias de aminoácidos podem ser produzidas no tubo de ensaio mediante a presença de certos tipos de argila. (...) Mas o avanço verdadeiramente criativo que pode, na realidade, ter ocorrido apenas uma vez - ocorreu quando uma molécula de ácido nucléico "aprendeu" a orientar a reunião de uma proteína, que, por sua vez, ajudou a copiar o próprio ácido nucléico. Em outros termos, um ácido nucléico serviu como modelo para a reunião de uma enzima que poderia então auxiliar na produção de mais ácido nucléico. Com este desenvolvimento apareceu o primeiro mecanismo potente de realização. A vida tinha começado.

ESTOU OUVINDO

CAÇADORES DE PELE!

DEVE SER UM STRESS TER PELE MACIA!

QUE LINDO

CASACO!

Page 9: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 9/16 Data: 22/02/2013

Considere o esquema abaixo:

O "avanço verdadeiramente criativo" citado no texto deve ter ocorrido no período (em bilhões de anos) compreendido aproximadamente entre

a) 5,0 e 4,5.

b) 4,5 e 3,5.

c) 3,5 e 2,0.

d) 2,0 e 1,5.

e) 1,0 e 0,5.

29. (Uel) Considere as frases a seguir.

A. "Afinal, o que é o homem dentro da natureza? [...] é-lhe impossível ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve. [...] O autor destas maravilhas conhece-as; e ninguém mais".

(Blaise Pascal)

B. "A antiga aliança rompeu-se. O homem sabe, finalmente, que está só na imensidade indiferente do universo, donde emergiu por acaso. Nem o seu destino nem o seu dever estão escritos em parte alguma".

(Jacques Monod)

C. "[...] a vida foi aqui lançada com microrganismos que teriam vindo nalguma forma de nave espacial enviada por uma civilização superior".

(Francis Crick)

Assinale a alternativa que indica, corretamente, as frases que expressam, respectivamente, as posições em defesa de: criacionismo, panspermia e evolucionismo.

a) A, B, C.

b) A, C, B.

c) B, A, C.

d) B, C, A.

e) C, A, B.

30. (Fatec) Oparin acreditou que a vida na Terra poderia ter surgido a partir de substâncias orgânicas formadas por combinação de moléculas,como metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, presentes na atmosfera primitiva de nosso planeta. Depois teriam ocorrido a síntese protéica nos mares, a formação de coacervados e o surgimento das primeiras células. Levando-se em conta os processos de formação e as maneiras de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra é a de organismos

a) heterótrofos anaeróbicos autótrofos heterótrofos aeróbicos.

I. heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos autótrofos.

II. heterótrofos aeróbicos autótrofos heterótrofos anaeróbicos.

b) autótrofos heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos.

c) autótrofos heterótrofos aeróbicos heterótrofos anaeróbicos

GEOGRAFIA GERAL – Prof. José Cláudio

31. Assinale a alternativa correta, quanto ao papel da Geografia para geógrafos clássicos:

a) A Geografia é uma ciência que estuda as relações homem/meio, de abordagem simplificada, de diferenciação de áreas, não cabendo ao geógrafo distinguir entre fatos físicos ou humanos

b) A Geografia é uma ciência de síntese das relações homem/meio, de abordagem espacial, de caracterização de áreas, cabendo ao geógrafo distinguir entre fatos físicos ou humanos.

c) A Geografia é uma ciência que estuda as relações homem/meio, de abordagem local, de caracterização de áreas, cabendo ao geógrafo distinguir entre fatos físicos e humanos.

d) A Geografia é uma ciência que estuda as relações homem/meio, de abordagem geral, de diferenciação de áreas, não cabendo ao geógrafo distinguir entre fatos físicos ou humano.

e) A Geografia é uma ciência de síntese das relações homem/meio, de abordagem regional, de diferenciação de áreas (coreológica), não cabendo ao geógrafo distinguir entre fatos físicos ou humanos.

Page 10: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 10/16 Data: 22/02/2013

32. (UFES) Por volta das 9 horas do dia 11 de setembro de 2001, o mundo assistiu atônito aos ataques terroristas às torres gêmeas do “World Trade Center”, na cidade de Nova York, localizada a 74° de longitude oeste de Greenwich. Tem-se apontado, como o autor intelectual dos ataques, o saudita Osama Bin Laden, que se encontra escondido no Afeganistão. A diferença horária entre a cidade de Cabul, no Afeganistão, e a cidade de Nova York, nos EUA, é de +9h30min.

Com base nas informações acima, a longitude da capital afegã é

a) 142°30’ longitude oeste de Greenwich.

b) 135°00’ longitude oeste de Nova York.

c) 216°30’ longitude leste de Nova York.

d) 83°30’ longitude leste de Greenwich.

e) 68°30’ longitude leste de Greenwich.

33. (Ufpe) Vamos supor que um determinado pesquisador escreveu o seguinte texto sobre a Amazônia brasileira.

"A Amazônia brasileira, uma das principais regiões do País, está fadada ao subdesenvolvimento. O distanciamento físico entre ela e as demais regiões e as condições naturais extremamente adversas impedem ou dificultam consideravelmente qualquer tentativa governamental de promover o crescimento econômico regional. É praticamente impossível pensar em desenvolvimento num espaço geográfico caracterizado por um clima com elevadas temperaturas médias mensais, uma umidade relativa do ar excessiva e solos bastante lixiviados."

Esse pesquisador está defendendo idéias que podem ser consideradas como nitidamente:

a) marxistas.

b) possibilistas.

c) neo-liberais.

d) neo-malthusianas.

e) deterministas.

34. (UFSCAR)

Durante os anos 1970, esse mapa era visto como uma reação simbólica dos países subdesenvolvidos – o Sul geoeconômico – contra a cartografia tradicional, em especial a projeção de Mercator, que mostra o norte “acima” do sul e a Europa no centro. Mas essa idéia logo foi abandonada por falta de consistência.

Analise as seguintes afirmativas sobre essa questão:

I. A projeção de Peters mostra a proporção exata de cada área sem distorcer os seus formatos.

II. O impacto político-ideológico de se colocar o sul “acima” do norte é diminuído ou anulado pelo fato de que a imensa maioria dos países está no hemisfério norte, sendo o sul mais oceânico.

III. Tanto faz colocar o norte ou o sul na parte de cima do mapa, pois a posição mais correta para analisar um mapa é na horizontal, estando ele sobre uma mesa.

IV. A projeção de Peters é melhor para a navegação do que a de Mercator.

As afirmativas corretas são:

a) I e II. c) III e IV. e) II e IV.

b) II e III. d) I e IV.

35. (Puccamp) As diferenças de fuso horário permitem que o capital financeiro circule ininterruptamente pelas Bolsas de Valores de Londres, Nova Iorque e Hong Kong. Essa ciranda financeira

I. energiza o sistema capitalista e é facilitada pelo meio tecnocientífico disponível em cidades mundiais.

II. constitui uma das características marcantes do atual sistema capitalista monopolista.

III. dificulta a acumulação de capital das grandes corporações que são as mais vulneráveis às oscilações do mercado.

IV. possibilita ao Reino Unido, Estados Unidos e China tornarem-se imunes às crises cíclicas do sistema capitalista.

Estão corretas SOMENTE as afirmações

a) I e II c) I e IV e) III e IV

b) I e III d) II e III

36. (PUCPR) Observe com atenção o mapa abaixo.

(Mapa da Projeção de Gall-Peters)

Page 11: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 11/16 Data: 22/02/2013

O planisfério abaixo foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, concebida inicialmente por James Gall no final do século XIX e retomada por Arno Peters a partir da metade do século seguinte, cujo contexto político-econômico, fortemente o influenciou para o desenvolvimento desse mapa. Assinale a alternativa cuja característica corresponde ao mapa de Gall-Peters:

a) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator.

b) Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes.

c) É uma projeção, cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos pólos e reduzidas na faixa intertropical.

d) A disposição perpendicular da rede de paralelos e meridianos nesse mapa revela que a projeção de Gall-Peters é do tipo azimutal ou polar.

e) Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da “Guerra Fria”, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo.

37. (PUCRS) Um avião que parte de Tóquio, no Japão, às 18h20min de uma quarta-feira, aterrissa em São Francisco, costa oeste dos Estados Unidos da América do Norte, às 10h50min do mesmo dia, após um tempo de voo de 9 horas e meia.

Sobre essa situação, é correto afirmar que ela

a) não é verdadeira, porque há uma diferença de 24 horas entre Tóquio e São Francisco.

b) é possível, pois o avião atravessou a Linha Internacional de Data no sentido de oeste para leste.

c) é verdadeira, e só foi possível porque tanto os Estados Unidos da América do Norte quanto o Japão estão localizados no Hemisfério Sul.

d) é verdadeira, e só pode acontecer porque Tóquio está localizada no hemisfério oriental e São Francisco está no hemisfério ocidental, e a rota utilizada pela aeronave é a de menor distância entre os aeroportos, cruzando a Linha Internacional de Data.

e) não seria possível porque, ao passar pela Linha Internacional de Data, necessariamente os relógios devem ser adiantados ou atrasados em um dia, portanto o avião chegaria somente no dia seguinte a São Francisco.

38. (PUCRS)

I. O mapa representa uma projeção cilíndrica e equivalente feita por Peters, privilegiando os países do hemisfério sul, pois os coloca em evidência, com um olhar cartográfico realizado pelo sul.

II. Este mapa, apesar de estar desenhado pelo ponto de vista do hemisfério sul, continua mantendo o Brasil a oeste da África e o Uruguai ao sul do Brasil.

III. Nos cálculos de escalas realizadas sobre o mapa, um centímetro no mapa corresponde à mesma proporção no espaço real, tanto no Brasil como na Groenlândia.

IV. Os paralelos e meridianos mantêm em toda a representação um ângulo de 90o, sendo que o meridiano de Greenwich e o paralelo do Equador são deslocados do centro astronômico do mapa.

Está/Estão correta(s) somente a(s) afirmativa(s)

a) II. c) II e IV. e) I, III e IV.

b) I e III. d) I, II e III.

GEOGRAFIA DO BRASIL – Prof. Giovanni Seixas

39. (Enem 2000) Os textos abaixo relacionam-se a momentos distintos da nossa história.

"A integração regional é um instrumento fundamental para que um número cada vez maior de países possa melhorar a sua inserção num mundo globalizado, já que eleva o seu nível de competitividade, aumenta as trocas comerciais, permite o aumento da produtividade, cria condições para um maior crescimento econômico e favorece o aprofundamento dos processos democráticos.A integração regional o a globalização surgem assim como processos complementares e vantajosos."

(Declaração de Porto, VIII Cimeira Ibero-Americana, Porto, Portugal, 17 e 18 de outubro de 1998.)

"Um considerável número de mercadorias passou a ser produzido no Brasil, substituindo o que não era possível ou era muito caro importar. Foi assim que a crise econômica mundial e o encarecimento das importações levaram o governo Vargas a criar as bases para o crescimento industrial brasileiro."

(POMAR, Wladimir, Era Vargas - a modernização conservadora.)

Page 12: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 12/16 Data: 22/02/2013

É correto afirmar que as políticas econômicas mencionadas nos textos são:

a) opostas, pois, no primeiro texto, o centro das preocupações são as exportações e, no segundo, as importações.

b) semelhantes, uma vez que ambos demonstram uma tendência protecionista.

c) diferentes, porque, para o primeiro texto, a questão central é a integração regional e, para o segundo, a política de substituição de importações.

d) semelhantes, porque consideram a integração regional necessária ao desenvolvimento econômico.

e) opostas, pois, para o primeiro texto, a globalização impede o aprofundamento democrático e, para o segundo, a globalização é geradora da crise econômica.

40. (Enem 1999) Uma pesquisadora francesa produziu o seguinte texto para caracterizar nosso país:

O Brasil, quinto país do mundo em extensão territorial, é o mais vasto do hemisfério Sul. Ele faz parte essencialmente do mundo tropical, à exceção de seus estados mais meridionais, ao sul de São Paulo. O Brasil dispõe de vastos territórios subpovoados, como o da Amazônia, conhece também um crescimento urbano extremamente rápido, índices de pobreza que não diminuem e uma das sociedades mais desiguais do mundo. Qualificado de "terra de contrastes", o Brasil é um país moderno do Terceiro Mundo, com todas as contradições que isso tem por consequência.

([Adaptado de] DROULERS, Martine. Dictionnaire geopolitique des états. Organizado por Yves Lacoste. Paris: Éditions Flamarion, 1995)

O Brasil é qualificado como uma "terra de contrastes" por

a) fazer parte do mundo tropical, mas ter um crescimento urbano semelhante ao dos países temperados.

b) não conseguir evitar seu rápido crescimento urbano, por ser um país com grande extensão de fronteiras terrestres e de costa.

c) possuir grandes diferenças sociais e regionais e ser considerado um país moderno do Terceiro Mundo.

d) possuir vastos territórios subpovoados, apesar de não ter recursos econômicos e tecnológicos para explorá-los.

e) ter elevados índices de pobreza, por ser um país com grande extensão territorial e predomínio de atividades rurais.

41. (UNIOESTE PR) “O Brasil com seus 8.547.404 quilômetros quadrados é o quinto país mais extenso do mundo e de maior área territorial da América do Sul. No continente, é a nação que tem o maior número de fronteiras com outros países. Em termos históricos, a formação do espaço brasileiro foi estimulada principalmente por razões econômicas, o que por mais de uma vez levou o país a confrontos bélicos com seus vizinhos.” Revista Discutindo Geografia, ano 3, nº 17, p. 35.Levando em conta a passagem anterior, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Caso o Tratado de Tordesilhas (firmado em 1494) tivesse sido respeitado pelos portugueses e espanhóis, a delimitação territorial do Brasil seria completamente diferente da atual. Entretanto, a colonização portuguesa do Brasil não respeitou o Tratado, expandindo nossas fronteiras com as missões jesuíticas, o movimento dos bandeirantes e a penetração da pecuária.

b) Entre as divergências quanto ao traçado da fronteira brasileira em relação aos outros países, temos o Contestado entre Brasil e Argentina pelo território que atualmente compõe o Sudoeste do Paraná e o Oeste de Santa Catarina. A resolução da disputa, favorável ao Brasil, ocorreu através de arbitramento feito pelo presidente norte-americano Grover S. Cleveland.

c) O território que forma atualmente o Estado do Acre pertencia originalmente à Bolívia. Para a incorporação desta área ao Brasil, o diplomata brasileiro Barão do Rio Branco teve papel fundamental nas negociações com o país vizinho.

d) No período compreendido entre 1580 a 1640 Portugal e, por conseguinte, o Brasil esteve sob domínio da coroa espanhola. Durante este período, conhecido como da União Ibérica, tivemos a interiorização da ocupação portuguesa em áreas que pertenciam à Espanha, contribuindo com a ampliação do que viria a se constituir como território brasileiro.

e) As fronteiras entre o Brasil e o Paraguai só foram fixadas definitivamente após a Guerra da Tríplice Aliança, que ocorreu no final do século XIX. Pelo tratado assinado no final da guerra, o Brasil apoderou-se de todo o território que compõe o atual Estado do Mato Grosso do Sul, o que correspondia a metade do território paraguaio existente antes da guerra.

42. (FACASPER) No final da década de 1990, foi proposta uma nova regionalização para o país, conforme se pode observar abaixo.

(Santos, Milton & Silveira, Maria Laura. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p.308)

Page 13: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 13/16 Data: 22/02/2013

Essa divisão regional foi realizada a partir de critérios

a) morfoestruturais e climáticos, sendo que 1 corresponde à região de grandes rios e terras baixas florestadas que ainda permanecem com grandes espaços praticamente intocados.

b) de planejamento estratégico, sendo que 2 corresponde à região com maior número de estudos e políticas de intervenção, a exemplo do recente projeto de transposição das águas do rio São Francisco.

c) de concentração de meios técnico-científicos e de difusão de informações, sendo que 3 corresponde à região que concentra maior número de atividades associadas ao processo de globalização.

d) relacionados à biodiversidade, sendo que 1 e 4 são regiões que se destacam pela grande variedade de animais e formações vegetais, a exemplo da floresta Amazônica, do Cerrado e do Pantanal.

e) político-administrativos, sendo que 2 e 3 são regiões que englobam mais da metade dos eleitores do país e, portanto, usufruem de maior representatividade popular no Congresso Nacional.

43. (UNESP SP) A formação do território brasileiro foi efetuada de acordo com os interesses internacionais e tem suas raízes na expansão mercantil colonial européia. Leia atentamente as afirmações seguintes.

I. O pau-brasil, que era abundante na costa brasileira, foi o primeiro alvo do saque aos recursos naturais e da ocupação do espaço brasileiro pelos europeus.

II. A ocupação do litoral brasileiro foi feita para atender a demanda de produtos tropicais pelo mercado europeu.

III. A partir de 1530, com o início do processo de colonização, foram introduzidos enormes plantations de café e algodão, que caracterizaram de forma marcante o modo de apropriação de nossos recursos naturais e a formação territorial brasileira.

IV. A partir do século XVII, desenvolveu-se o chamado ciclo do ouro, desencadeado pelos desbravadores do sertão, com o objetivo não só de procurar minérios e pedras preciosas, mas também de ocupar o território brasileiro.

V. Apesar dos interesses europeus pelos recursos naturais brasileiros, a política de formação do território regeu-se por uma preocupação com a defesa dos interesses e das aspirações dos povos indígenas.

Estão corretas as afirmativas

a) III, IV e V. c) I, IV e V. e) I, II e III.

b) II, IV e V. d) I, II e IV.

44. (UFPB) Em relação à formação territorial do Brasil, fica claro entender as razões que levaram Portugal a deixar, inicialmente, “... as possessões americanas como um todo (e, entre elas as terras brasileiras), num plano secundário na Geopolítica da Coroa e do capital mercantil com ela associado na empresa ultramarina” (MORAES, A. C. R. Bases da formação territorial do Brasil: o território colonial brasileiro no ‘longo’ século XVI. São Paulo: Hucitec, 2000, p. 290).

Dentre as estratégias geopolíticas adotadas por Portugal no processo de colonização, é correto afirmar:

a) As primeiras impressões sobre o território brasileiro primitivo e vazio originaram o desinteresse dos portugueses, que estavam mais envolvidos com o comércio, já praticado e consolidado em outras regiões do mundo.

b) A existência de um litoral muito extenso motivou os portugueses à imediata apropriação do território, uma vez que a situação financeira de Portugal era muito boa no continente europeu.

c) A exploração do território brasileiro se deu imediatamente após a sua descoberta, visto que os portugueses, desde o início, interessaram-se pelos recursos naturais e pela mão-de-obra dos nativos.

d) As ameaças vindas dos índios e a relação de hostilidade destes com os “invasores” determinaram o desinteresse dos portugueses pelas terras americanas.

e) As viagens que se seguiram à de Cabral foram feitas por Companhias privadas, cujo objetivo principal era a escravização dos nativos.

45. (UFCG PB) O Brasil tem uma rica diversidade cultural que não se manifesta só pelos aspectos físicos e/ou econômicos. Há muito mais, contida nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. Essa diversidade, fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade se manifesta nos lugares, na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades. (CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z.(orgs.). Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. Adaptado).

Com base no texto acima, relacione os complexos regionais - Amazônia, Centro-Sul e Nordeste - às músicas que mais se aproximam de suas narrativas e representações identitárias.

(1) Amazônia

(2) Centro-Sul

(3) Nordeste

( ) É nessa dança que meu boi balança

E o povão de fora vem pra cá brincar

As barrancas de terras caídas

Faz barrento o nosso rio-mar

As barrancas de terras caídas

Faz barrento o nosso rio-mar (...)

Fez o céu, a mata e a terra

Uniu os caboclos construiu o amor ...

(Tic, tic, tac - Banda Carrapicho)

Page 14: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 14/16 Data: 22/02/2013

( ) Olha os patricio, veja bem quem se ferra

Pelo amor, já num basta a miséria?

Migalha é anistia, doação pra familia

Alimento hoje e a morte no outro dia

Os coxinhas cada veiz mais violentos

De segunda a segunda, os dias são sangrentos

A mãe acende vela, reza, faz promessa

O pai é mais frio, vive em estado de alerta

Mas vc num se interessa, jão

Pra onde vai, já foram uma pá de irmão ...

(Jão – Dmn)

( ) Somos a porta do Sol

Deste país tropical

Somos a mata verde, a esperança

somos o Sol do extremo oriental.

(Porta do Sol – Renata Arruda)

( ) E a menina que um dia por acaso veio me dizer

Que não gostava de meninos tão largados

Que tocam reggae e MPB

Mas isso é coisa tão banal perto da beleza do Planalto Central

E das pessoas que fazem do Cerrado

O habitat quase ideal...

(Presente de um beija-flor - Banda Natiruts)

( ) Meu peito também é sertão

Em seca e solidão sob o seu braseiro

Espera o verde, a beleza,

Nova correnteza em chuvas de janeiro.

(Arrebol – Socorro Lira)

( ) Naquele estradão deserto,

Uma boiada descia

Pras bandas do Araguaia

Pra fazer a travessia.

O capataz era um velho

De muita sabedoria,

As ordens eram severas

E a pionada obedecia.

(Travessia do Araguaia – Almir Sáter)

A sequência CORRETA é:

a) 1, 2, 3, 2, 2 e 3.

b) 3, 1, 2, 2, 3 e 1.

c) 2, 3, 3, 2, 1 e 1.

d) 1, 2, 3, 2, 3 e 1.

e) 3, 2, 2, 3, 2 e 1.

PORTUGUÊS – Prof. Francisco Carvalho

46. Numere a coluna 2 em relação a coluna 1. Assinale a sequência obtida nas alternativas seguintes:

COLUNA 1 COLUNA 2

(1) sua ( ) tritongo nasal

(2) enxáguem ( ) hiato

(3) peixeiro ( ) tritongo oral

(4) mágoa ( ) ditongo decrescente oral

(5) também ( ) ditongo decrescente nasal

(6) Quaisquer ( ) ditongo crescente nasal

(7) Quando ( ) ditongo crescente oral

a) 2-1-6-3-5-7-4

b) 2-1-4-3-5-7-6

c) 5-1-6-3-2-7-4

d) 5-1-2-7-6-3-4

e) 6-1-7-2-3-4-5

47. (ESPM-SP)

Prazer à la Fidel Castro

Acaba de ser lançada uma obra imperdível para os aficionados por charuto: O mundo do Havana, escrita pela família franco-suíça Gerard. Da editora Ática. Nas 144 páginas do livro, encontram-se peculiaridades sobre fragrâncias e sabores de mais de 35 marcas de ``havanas`` - como os autores chamam os charutos cubanos. Na última página, há o Léxico do Havanófilo, com o significado de termos como feno (primeiro terço do charuto, no qual há uma concentração de gosto e explosão de aromas).

Depois da teoria, é só começar a frequentar os redutos dos amantes de charutos. O Dudes Bar tem um andar todo dedicado a eles. Além de uma pequena tabacaria, abriga cofres umidificadores (para manter os charutos na umidade adequada). No Bar dês Arts também há uma filial da Ranieri Tabacaria e uma parte externa ideal para degustar seu havana. (Adriana Vieira).

De acordo com o texto, julgue os itens, assinalando V, para os que julgar verdadeiros e F, para os que julgar falsos.

a) ( ) AMANTES possui o mesmo número de fonemas que LÉXICO.

b) ( ) Na palavra ESCRITA temos dois encontros consonantais.

c) ( ) CHARUTO possui sete letras e sete fonemas.

d) ( ) O X da palavra LÉXICO representa o mesmo fonema que o X da palavra EXPLOSÃO.

São verdadeiras:

a) uma d) quatro

b) duas e) nenhuma

c) três

Page 15: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 15/16 Data: 22/02/2013

(ESPM) Futurolândia

George Jetson não poderia desejar TV mais bacana que esta. Chama-se The Satélite, e foi criada pela empresa norte-americana Mercury 7. Possui monitor de 14 polegadas e repousa sobre uma esfera de alumínio polido. Os tubos de plástico ABS conduzem a fiação para duas esferas: na menor, vermelha, está instalado o alto-falante; e na maior, como um globo terrestre, fica o sensor do controle remoto. O resultado é absolutamente inovador.

48. Assinale V ou F para as afirmações abaixo, retiradas do texto:

( ) Na palavra plástico temos dois encontros consonantais, um imperfeito e um perfeito, nessa ordem.

( ) Na palavra esta ocorre um dígrafo consonantal.

( ) Em sobre existe um encontro consonantal apenas.

( ) Em pertence temos um encontro consonantal imperfeito e um dígrafo vocálico, respectivamente.

São verdadeiras:

a) uma c) três e) nenhuma

b) duas d) quatro

49. “Não creias em pessimismo e derrota”. Temos, na oração em foco, os seguintes elementos fonéticos:

a) ditongos decrescentes, hiato, dígrafos e encontros consonantais

b) ditongos crescentes, hiato, dígrafos e encontros consonantais

c) encontros vocálicos, dígrafos e encontro consonantal

d) ditongo decrescente, dígrafos e encontros consonantais

e) ditongo crescente, hiatos, dígrafo e encontro consonantal.

50. Determine onde há encontro consonantal e não dígrafo:

a) renda c) lindo e) samba

b) táxi d) campo

51. Em jornal idôneo, a seção que abriga as cartas dos leitores é precioso reflexo do que pensa o povo. Descontadas as restrições impostas pela ética profissional e as conveniências eventuais da natureza empresarial, as cartas dos leitores, pelo seu conteúdo reivindicatório, representam valiosa colaboração aos que se esfalfam no exercício diário da informação criteriosa.

De acordo com o texto:

a) Em jornal não idôneo, não existem cartas dos leitores.

b) As restrições impostas pela ética profissional inibem a inspiração dos leitores.

c) As conveniências eventuais de natureza empresarial condicionam negativamente a iniciativa dos leitores.

d) O exercício de informações criteriosas é próprio dos bons jornais.

e) As cartas dos leitores funcionam como termômetro da opinião pública.

52. Na nossa vida consciente estamos expostos a todos os tipos de influência. As pessoas estimulam-nos ou deprimem-nos, ocorrências na vida profissional ou social desviam a nossa atenção. Todas essas influências podem levar-nos a caminhos opostos à nossa individualidade; e quer percebamos ou não o seu efeito, nossa consciência é perturbada e exposta, quase sem defesas, a estes incidentes. Isto ocorre em especial com pessoas de atitude mental extrovertida, que dão todo relevo a objetos exteriores, ou com as que abrigam sentimentos de inferioridade e de dúvida, envolvendo o mais íntimo de sua personalidade.

O texto enfatiza que os elementos externos:

a) Podem abalar a personalidade do ser humano.

b) Podem tornar o homem inconsciente.

c) Possibilitam uma atitude mental voltada para fora.

d) Podem comprometer a moral humana.

e) São capazes de expor a mente a lesões internas.

53. No regime democrático, o direito de votar não se deve reduzir a um gesto mecânico. No espírito dos teóricos do sufrágio universal, o voto implica, para cada eleitor, a obrigação de se manter permanentemente informado dos negócios públicos, de julgar refletidamente as soluções propostas para as questões vitais do país, estudando-as com objetividade e com a única preocupação do bem coletivo. O exercício da soberania popular, que o voto materializa, consiste também em, após ter escolhido um candidato, vigiar a maneira como desempenha o mandato.

Infere-se do texto que:

a) O eleitor é responsável pela carreira política de seus candidatos.

b) A responsabilidade do eleitor não termina no momento da votação.

c) O exercício da democracia obriga todos os cidadãos a votarem.

d) O eleitor vota mecanicamente quando sabe escolher seu candidato.

e) O candidato que decepcionar o seu eleitor não será reeleito.

É alarmante o número de pessoas com curso superior que estão desempregadas. Entre as circunstâncias que determinam esta situação aponta-se a ausência de pesquisas que permitam aos estudantes conhecer as mutações e as tendências do mercado de trabalho. A criação indiscriminada de escolas contribui também para a elevada taxa de desemprego. Alguns dados colhidos sem o necessário rigor podem levar os estudantes a alimentar ilusões sobre determinada carreira, o que fatalmente lhes causará frustração quando souberem da realidade.

Page 16: Português 46 a 60 Redação - cnsg-pi.com.brcnsg-pi.com.br/simulado/provas/ano3_22_02_13.pdf · Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as

Simulado/2013 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 16/16 Data: 22/02/2013

54. Da leitura deste comentário jornalístico, infere-se que:

a) é muito difícil obter um emprego após terminar o curso superior.

b) para obter logo um emprego são necessários competência e apadrinhamento.

c) a má escolha da carreira, por falta de informação correta sobre o mercado de trabalho, leva muitos recém-formados a sentirem frustração com relação a sua vida profissional.

d) antes de escolher uma carreira, os estudantes devem pesquisar as mutações no mercado de trabalho.

e) o número excessivo de escolas é a causa principal da saturação no mercado de trabalho.

55. Das palavras abaixo, todas retiradas do texto, todas pertencem à mesma regra de acentuação gráfica, EXCETO:

a) número

b) circunstâncias

c) ausência

d) tendências

e) necessário

A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade. Ter pena de si mesmo é uma viagem que não leva a lugar nenhum. A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas dificuldades.

Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto. Use sempre as melhores qualidades para resolver problemas, que são: capacidade de amar, tolerar e rir.

Muitas pessoas vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e se não as encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte, vai perder sempre. A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas.

(Dr. Luiz Alberto Py, in O Dia, 30/04/00)

56. Segundo o texto, evitamos a autopiedade quando:

a) aprendemos a nos comportar em sociedade.

b) nos dispomos a ajudar os outros.

c) passamos a ignorar o sofrimento.

d) percebemos que não somos os únicos a sofrer.

e) buscamos o apoio adequado.

57. Para o autor, o mais importante para a pessoa é:

a) Perceber o que ocorre à sua volta.

b) Ter pena das pessoas que sofrem.

c) Buscar conforto numa filosofia ou religião.

d) Esforça-se para vencer as dificuldades.

e) Estar ciente de que, quando menos se espera, surge a dificuldade.

58. A autopiedade, segundo o autor:

a) É uma doença.

b) É problema psicológico.

c) Destrói a pessoa.

d) Não pode ser evitada.

e) Não conduz a nada.

59. A vida é comparada a um jogo em que a pessoa:

a) Precisa de sorte.

b) Deve saber jogar.

c) Fica desorientada.

d) Geralmente perde.

e) Não pode fazer o que quer.

60. A superação das dificuldades da vida leva:

a) À paz

b) À felicidade

c) Ao equilíbrio

d) Ao crescimento

e) À autoestima