correio rural edição de 23 de janeiro de 2015

8
Senac Viamão terá nova sede em fevereiro Página 7 FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.223 | 23 DE JANEIRO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes Carnaval: verba para Vila, casa para escolas Página 4 Fone 3493-1252 - [email protected] Grassi Seguros A FOLIA DE MOMO Viamão escolhe a sua Garota Verão 2015 O concurso Garota Verão 2015, Etapa Viamão, ocorre no próximo domingo, dia 25, a partir das 17 horas, nas areias da Praia de Itapuã. O evento deste ano irá contar com várias atrações musicais de artistas locais. O concurso está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Grupo RBS. O evento tem apoio da Empre- sa de Transporte Viamão, Padaria e Confeitaria Fröhlich, Água Mineral Vida Leve e Vivo. A previsão é de mais de 30 garotas concorrendo, mas as inscrições, gratuitas, podem ainda ser realizadas até sexta-feira, dia 23, na Secretaria Municipal de Cultura. Poderão participar do concurso de beleza can- didatas do sexo feminino, solteiras, sem filhos, com idade entre 14 e 20 anos de idade. A vencedora da etapa Viamão concorrerá à etapa regional, em Triunfo, onde serão classificadas, no mínimo, duas candidatas para a etapa final, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2015, na Praia de Capão da Canoa. Convite para Missa A família do inesquecível RUY TÁVORA DE SOUZA convida os demais parentes e pessoas de suas relações, para a missa que marca o 1º ano do falecimento daquele sempre lembrado ente querido, a qual será rezada no dia 27 de janeiro de 2015, terça-feira, às 18h30min, na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição de Viamão. Antecipa agradecimentos. Viamão, janeiro de 2015.

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 07-Apr-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Correio Rural Edição de 23 de janeiro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural Edição de 23 de janeiro de 2015

Senac Viamão

terá nova sede em fevereiro

Página 7

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.223 | 23 DE jANEiRO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

Carnaval: verba para Vila, casa para escolas

Página 4

Fone 3493-1252 - [email protected]

Grassi Seguros

a folia de momo Viamão escolhe a sua Garota Verão 2015

O concurso Garota Verão 2015, Etapa Viamão, ocorre no próximo domingo, dia 25, a partir das 17 horas, nas areias da Praia de Itapuã. O evento deste ano irá contar com várias atrações musicais de artistas locais. O concurso está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Grupo RBS. O evento tem apoio da Empre-sa de Transporte Viamão, Padaria e Confeitaria Fröhlich, Água Mineral Vida Leve e Vivo.

A previsão é de mais de 30 garotas concorrendo, mas as inscrições, gratuitas, podem ainda ser realizadas até sexta-feira, dia 23, na Secretaria Municipal de Cultura. Poderão participar do concurso de beleza can-didatas do sexo feminino, solteiras, sem filhos, com idade entre 14 e 20 anos de idade. A vencedora da etapa Viamão concorrerá à etapa regional, em Triunfo, onde serão classificadas, no mínimo, duas candidatas para a etapa final, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2015, na Praia de Capão da Canoa.

Convite para MissaA família do inesquecível

RUY TÁVORA DE SOUZAconvida os demais parentes e pessoas de suas relações, para a missa que marca o 1º ano do falecimento daquele sempre lembrado ente querido, a qual será rezada no dia 27 de janeiro de 2015, terça-feira, às 18h30min, na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição de Viamão.

Antecipa agradecimentos.Viamão, janeiro de 2015.

Page 2: Correio Rural Edição de 23 de janeiro de 2015

23 DE janEiro DE 2015WWW.CorrEiorUraL.CoM.Br2

O discurso de posse da Presidente Dilma Rousseff chamou a aten-ção pelo tom quase revolucio-

nário com que grifou a citação de que o Brasil é uma Pátria Educadora. Concomi-tante a essa eloquência, adveio o fraco de-sempenho dos estudantes na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, onde o tema era relativo à publi-cidade infantil.

O fracasso contundente a nível na-cional chamou a atenção de educadores e especialistas no sentido de buscar um entendimento do que provocou esse ver-dadeiro desastre entre os alunos, quando mais de 529 mil ficaram com a nota zero na redação. Ainda pensam no que pode e precisa ser feito para reverter essa situação e garantir nos próximos exames resulta-dos bem mais satisfatórios.

Os pedagogos e educadores, catedrá-ticos e doutos da Língua Portuguesa, en-tendem que está piscando o sinal de alerta em relação ao mau desempenho dos par-ticipantes do Enem. A avaliação deles vai muito além da abordagem de um tema que está em circulação de forma mais ou menos intensa nas mídias e que, por isso, favoreceria a produção de bons textos re-lacionados ao tema. O fraco desempenho faz refletir acerca do que os alunos têm como leitura nos textos motivadores, os quais sequer conseguem interpretar. En-tendem que falta mais treinamento nas escolas, pois muitas vezes eles constroem argumentos que estão longe de seu mun-do e, quando estão diante de um assunto diferente, ficam incapazes de construir seu próprio texto.

É necessário que haja um repensar so-bre os conteúdos para não ficar, depois, tentando compreender os resultados fa-tais. Precisa ser olhado o hoje analisan-do o que foi feito do ensino de leitura e produção textual nos anos anteriores. Só assim poder-se-á achar uma maneira de preparar os alunos para novos desafios.

EDiTORiAL

a amostragem enem

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo RBS

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

detalhesas crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MiLTON SANTOS

O longo caminho para as praiasCinco horas da madrugada. O Ford Prefect, três

marchas, estava lotado: quatro pessoas e pouca bagagem. Era essa a sua capacidade para empreender uma viagem. Outro veículo, mais potente, um Mercury V8, com cinco pessoas e maior poder de carga, seguiria na frente como se fosse abrindo o caminho. Rodariam pela longa estrada de chão batido, esburacada, empoeirada, arenosa, até as praias: Pinhal e Cidreira.

Passaram pela Estalagem, a Volta das Calhas e logo alcançaram o Passo do Vigário. Lentamente cruzaram a ponte do Passo da Alexandrina onde a estrada começava a se alongar. Ponta do Aterro, Águas Claras, Bom Galope e Morro Grande até passar pela Estiva e chegar ao Capão da Porteira. Uma parada estratégica para verificar os pneus, abastecer o radiador e fazer um breve lanche. Dali para diante havia muitos atoleiros rumo a Capivari, Rancho Velho e Túnel Verde. Para a frente o caminho era decidido pela direção dos ventos e o deslocamento das dunas, os cômoros. Ao cruzá-los, já estavam todos na Praia do Pinhal. Mas ao longo de todo o caminho havia pessoas com juntas de bois preparadas para desatolar os carros. Atolar o carro era inevitável. Duas, três e até quatro vezes. Já no Pinhal, a decisão de ir até a Cidreira dependia das condições do mar. Se houvesse ressaca, nem pensar.

Enfim, o Prefect e o Mercury chegam a Cidreira. O relógio marca nove e meia. Os viajantes festejam a rapidez. Isso porque o tempo estava ótimo.

Esta breve narrativa de entrada traz-me a lembrança de que, no verão das décadas de 1950 e 1960, famílias viamonenses lançavam-se à aventura de irem até as praias do Pinhal e da Cidreira. Algumas dirigiam-se à orla atlântica para o tradicional veraneio, de janeiro ou fevereiro. Outras, para deliciarem-se nas águas salgadas apenas num final de semana. Mas havia aquelas que ficavam de dezembro a março do outro ano por lá. Na Cidreira, os locais mais apreciados eram a Viola e a Nazaré e os hotéis mais procurados o Atlântico e o Farroupílha.

Aventura? Ah! Sim. A aventura ficava por conta da viagem, como na narrativa inicial. Só no final dos anos 1960, e durante 1970, foi remodelada e asfaltada a estrada de 90 e poucos quilômetros que liga Viamão ao litoral. Agora a ERS 040

Hoje, apesar de toda a evolução nos meios de transporte, os avanços na tentativa de dar melhores condições no fluxo de trânsito das rodovias, a cobrança de pedágio, lamenta-se a irritação das pessoas pelas “tranqueiras” verificadas nas viagens. Em ritmo adequado, com o veículo andando no limite de 80 km/hora, o trajeto até as praias tem a duração de 70 minutos, moderadamente. Mas há relatos de maior tempo e já vi motorista vociferando impropérios à macia estrada asfaltada.

Para rimar, pode-se dizer que aquilo que era uma alongada e deliciosa “aventura”, hoje se tornou uma rápida “tortura”.

Page 3: Correio Rural Edição de 23 de janeiro de 2015

23 DE janEiro DE 2015WWW.CorrEiorUraL.CoM.Br 3

OMASKARA

Era doce... e azedouOs dois primeiros anos do governo Bonatto foram de relativa harmonia

com os vereadores de oposição, mas a eleição de 2014 e seus resultados

azedaram esta lua de mel. Com a derrota de Tarso Genro, Dédo voltou. De

uma só vez levou a presidência da Casa e disputa o papel de protagonista da

oposição. No pacote de sessões extraordinárias deste mês de janeiro resol-

veu medir forças com o Executivo. Advinha quem paga o pato? Eu, tu, ele...

Já começamos a perderUm projeto importante para disciplinar uma área que sempre foi polê-

mica, a extração mineral, as famosas areeiras, foi reprovado por 11 x 10 na

sessão de quarta-feira. Até os rebeldes Joãozinho e Zé Lima votaram a favor,

mas com o empate em 10 x 10, Dédo teve que votar e disse não. O proje-

to previa, entre outras coisas, taxação e contrapartidas em projetos sociais

destas empresas. Benefícios para a cidade e seus moradores.

Pra quem não lembra...No final de 2011, gestão de Alex Boscaini (PT), Ministério Público e Polí-

cia Civil deflagraram operação e prenderam assessor da Prefeitura receben-

do, em flagrante, propina para favorecimento de mineradora.

Embaixo da ponteAuxílio-moradia para alguns abastados do poder foi liberado. Mandar este

pessoal morar embaixo da ponte pra ver o que é bom. Essa verba extra dos

ricos poderia ser doada para os albergues que socorrem os moradores de rua.

Mas na beira da piscina e sorvendo um wiskhy, pra que pensar nisso, né?...

Mas bah... tchê!...O novo Secretário do Esporte e Turismo do Estado, Costella, reduziu para

cinco o número de CCs da pasta. Disse que no governo anterior havia 80 car-

gos comissionados e cada mamador tinha um celular, fora outras mordomias.

Tão vendo por que o Estado tá falido?...

De milhão em milhãoVeio a Copa, ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho, gasta-se

milhões. Termina a Copa, a ampliação não foi concluída e para o trabalho

continuar mais milhões. Muda governo, vem Padilha, cancela ampliação e

diz que vai construir novo aeroporto, mais milhões. Fortunatti faz pressão,

Padilha recua, esquece novo aeroporto e cancela ampliação. Vem o CREA e

quer o novo aeroporto, custa milhões. Onde está o Salgado o CREA quer a

ampliação de zona residencial, que vai gerar milhões.

E de milhão em milhão tem gente enchendo o papo...

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

As obras do projeto de mobilidade urbana estão a todo vapor. O objetivo é interligar vias para desafogar o trânsito na ERS 040, criando alternativas, encurtando caminhos e ganhan-do tempo. Veja como estão as obras:• A ruaVisconde deMacaé, naVilaGaúcha, já recebeu canalização de esgoto pluvial,

meios-fios e primeira fase de pavimentação asfáltica. Obra com recurso da Prefeitura.• O primeiro trecho da rua Lisboa,

na Vila Santa Isabel, foi asfaltado e agora a Prefeitura está realizando a canalização de esgotamento pluvial, colocação de meios-fios e prepara-ção do solo para receber a pavimen-tação asfáltica no segundo trecho.

• RuaTriângulo, naVilaMonteAle-gre, em frente ao CAIC, e modifica-ção na intersecção da quadra da Vila Isabel com pavimentação concluída.

• ArótuladaruaParanáeavenidaLiberdadefoiconcluída,comsinalização.• AobradepavimentaçãodaruaManoelGomesdeOliveira,naVilaAugustafoiconcluí-

da.• ConcluídotambémumtrechodeasfaltamentonaavenidaCostaGama,naVilaAugusta.• AruaCarlosMendonça,naVilaAugusta,recebeupavimentaçãoasfáltica.• AavenidaConquista,naVilaAugusta,estárecebendocanalizaçãodeesgotamentoplu-

vial, meios-fios e base para pavimentação asfáltica.• AruaOsvaldoGomesdeGodói,naVilaAugusta,estárecebendorededeesgotamento

pluvial e cloacal. Após a mesma receberá meios-fios e pavimentação asfáltica.• OprimeirotrechodaEstradadaBranquinhajáfoipreparadocombaseparapavimenta-

ção asfáltica, canalização de rede pluvial e agora estão sendo colocados os meios-fios.• AavenidaGildodeFreitas,naVilaQuerência,estárecebendoacolocaçãoderedepluvial

para ser asfaltada.

Prefeitura mostra obras de mobilidade urbana

Page 4: Correio Rural Edição de 23 de janeiro de 2015

23 DE janEiro DE 2015WWW.CorrEiorUraL.CoM.Br4

Câncer de Pele - dicas que podem salvar vidas no verãoOs dias mais longos e as altas temperaturas de verão atraem as pessoas para as praias e atividades ao

ar livre. Mas o convívio nesse ambiente saudável de contato com o sol exige um cuidado especial para proteger a pele e evitar o surgimento do câncer de pele, doença que ataca 188 mil brasileiros ao ano, se-gundo o Ministério da Saúde. A mais grave forma de câncer de pele, o melanoma, pode levar à morte a partir de uma simples e pequena pinta.

A exposição exagerada ao sol é o principal fator que pode comprometer definitivamente a nossa saú-de. O problema pode, porém, ser facilmente evitado se alguns cuidados forem observados.

PRoTeJa-Se• Alémdeóculosdesol,usechapéusebonésdeabaslargaseprotejaaspartesmaisexpostas.Nãosão

raros os melanomas que surgem como pequenas pintas nos pés ou nas costas. • Eviteficarsobosolentreas10e16horas,quandoairradiaçãodeultravioletaémaior.• Conheçaohistóricodeproblemasdepelenasuafamília.Elepodeindicaranecessidadedecuidados

especiais. • Abusedoprotetorsolaremtodasaspartesdocorpo.Repitaaaplicaçãodiversasvezesenãoapenas

no início da atividade. E lembre-se: protetor solar bloqueia somente até 55% dos raios ultravioleta que danificam a pele.

aTeNÇÃo aoS aleRTaS da SUa PeleOs principais sinais de alerta são pintas ou lesões novas que surgem na pele. Por isso, um autoexame rotineiro é fundamental.

TRaTameNToQuandoomelanomaéidentificadoprecocemente,faz-secirurgianolocal.Masseomelanomaseespalhapara outras partes do corpo, o tratamento pode ser realizado com medicamentos de última geração.

Prefeitura interdita fonte da Bica na Santa isabelA Secretaria Municipal de Saúde, atra-

vés do Departamento de Vigilância em Saúde, informa à comunidade viamonense que a água da Bica da Santa Isabel, locali-zada na Rua Marcelino Pacheco, 90 está contaminada por coliformes fecais ou Es-cherichia coli (fezes), estando imprópria para o consumo humano conforme Porta-ria do Ministério da Saúde nº 2.914/2011.

A contaminação foi identificada atra-vés do monitoramento de rotina da equipe

de Vigilância da Água da Secretaria Muni-cipal de Saúde de Viamão e possui laudo técnico de número 12337/2014 emitido pelo LACEN - Laboratório Central do Es-tado do Rio Grande do Sul.

A Secretária Municipal de Saúde em exercício, Lisiane Wasem, ressalta a impor-tância da população não consumir a água da bica e pede ajuda dos viamonenses na propagação desta informação à população. “O consumo de água contaminada por fe-

zes pode acarretar problemas de saúde aos seres humanos. A equipe da Vigilância em Saúde da pasta mantém o monitoramento constante desta situação através de análises periódicas da água, porém, a conscientiza-ção da população é uma etapa fundamen-tal”.

As unidades de saúde do município já foram informadas desta ocorrência e estão recebendo hoje Informe Epidemiológico para ciência dos profissionais de saúde e

auxílio na condução de diagnósticos sus-peitos em pacientes que, porventura bus-quem as unidades com sinais e sintomas de diarreia e vômito.

A Secretária em exercício pede apoio à população também no cuidado com a ci-dade, evitando a colocação de lixo nas ruas e em locais inadequados, manter terrenos baldios e os pátios das casas limpos, sem o acúmulo de lixo. Estas ações são funda-mentais para a prevenção de doenças.

"Um momento histórico para o carnaval de Viamão", assim foi defi-nida pelo presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Viamão (Assencarv), Magno Ade-mir de Castro, a reunião realizada com a diretoria da entidade, o pre-feito Valdir Bonatto e a Secretaria de Cultura, na tarde de segunda-feira, dia 19. Após algumas reuniões pre-liminares, houve o consenso de que as dificuldades enfrentadas, ano após ano, pelas entidades decor-rem, em parte, da falta de estrutura física e, numa atitude em conjunto, Assencarv e Prefeitura tomaram uma decisão importante. O Prefei-to Bonatto assumiu compromisso de buscar uma área para cessão, em regime de comodato, e a verba que seria usada para as festividades

deste ano será investida para iniciar a obra da tão sonhada sede da enti-dade que congrega as agremiações do carnaval.

“Uma decisão que valoriza uma das maiores manifestações cultu-rais brasileiras, buscando resgatar a importância que o carnaval teve em nossa cidade, em décadas passadas”, ressalta o prefeito. De acordo com o presidente da entidade, Magno Ademir, a reivindicação é histórica. “Desde a fundação da associação estamos pleiteando uma área para construirmos nossa sede e poder-mos nos preparar o ano todo para o carnaval, arrecadando fundos e es-truturando melhor as escolas. Ago-ra as escolas terão a sua casa e essa notícia é a melhor que poderíamos receber. Faz mais de 30 anos que es-

tamos lutando por isso”, desabafa o presidente.

Com isso, neste ano, a come-

moração do Carnaval será orga-nizada pela Assencarv, com apoio da Prefeitura, numa festa popular

com todas as escolas integrantes da associação reunidas, aberta ao pú-blico, em data a ser definida.

“Um momento histórico para o carnaval de Viamão”. escolas de samba terão sede própria

O prefeito, Valdir Bonatto, reuniu-se na segunda-feira, 19, com o presidente da Unidos de Vila Isabel, Cleber Tavares. Também estavam presentes a diretora-geral da Secretaria de Cultura, Maria Rita Cardoso, e integrantes da diretoria da escola de samba. O encontro foi para ajustar como será a participação da entidade carnavalesca no convênio aprova-do na última quinta--feira, pela Câmara de Vereadores, onde o Município está au-torizado a repassar R$ 25 mil para a Es-cola que participa do Carnaval competiti-vo de Porto Alegre. De acordo com Tavares, a Unidos de Vila Isabel abrirá o desfile de Porto Alegre no dia 14 de fevereiro, sábado, no Porto Seco.

A Secretaria de Cultura se reunirá com a Associação das Entidades Carnavalescas de Viamão (Assencarv) para definir como será o carna-val na cidade e quando a Unidos de Vila Isabel irá se apresentar. Bonat-to se comprometeu ainda em auxiliar a Escola com a busca do trans-porte de seus integrantes para o desfile em Porto Alegre. Nos próximos dias a Prefeitura estará divulgando mais detalhes sobre o Carnaval de Viamão 2015.

Bonatto reúne-se com Vila isabel para formatar convênio

Page 5: Correio Rural Edição de 23 de janeiro de 2015

23 DE janEiro DE 2015WWW.CorrEiorUraL.CoM.Br 5

Projeto Brigada em Cena apresenta esquetes teatrais na praia

O projeto Brigada em Cena participa da 45ª edição da Opera-ção Golfinho com peças teatrais para todos os públicos em cidades do Litoral Norte. O grupo é formado por policiais militares que apresentam esquetes de aproximadamente 20 minutos de duração, todas de cunho preventivo e educativo.

Durante as apresentações, são abordados temas como: segu-rança pública; trânsito; cuidados à beira-mar, meio ambiente, uso de drogas, bullying, preconceito, violência doméstica, crianças em situação de rua, entre outros.

De acordo com a tenente Berenice Borchartt Zemper, coorde-nadora do Brigada em Cena na 45ª Operação Golfinho, o teatro é uma ferramenta ímpar na educação e na prevenção, pois utiliza a catarse - recurso em que o público se identifica com o personagem, entenden-do e fazendo com que ele mesmo reflita sobre a dor, alegria, raiva ou compaixão demonstrada na peça. “Nós, policiais militares, enfrentamos diariamente os resultados da inexperiência, do desconhecimento e da violência nas mais diversas áreas. Assim, com este conhecimento, somos capazes de entender também como transmitir para a comunidade as informações necessárias para prevenir delitos”, disse.

De acordo com a Brigada Militar, desde o início da 45ª edição da Operação Golfinho, já participaram do projeto 410 idosos, 2.959 adultos, 733 adolescentes e 754 crianças, em um total de 4.856 pessoas no Litoral Norte do Estado. No Litoral Sul, as apresentações estão previstas entre os dias 26 e 30 de janeiro.

Grupo teatral - O Grupo Teatral Brigada em Cena teve seu início no ano de 2009, quando policiais do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste, de Santa Rosa, junto com instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), adicionaram fantoches às atividades em sala de aula, resultando em uma maior interatividade entre o policial e o aluno, iniciativa que se destacou em nível regional. Em 2010, os instrutores realizaram curso de artes cênicas, em convênio com a Prefeitura Municipal. Iniciou-se então a utilização do teatro como meio de prevenção, pois se percebeu o grande re-curso técnico, didático e pedagógico das artes cênicas. O projeto ganhou força e passou a receber convites para as apresentações em várias cidades do Estado, tanto em eventos institucionais como civis. Nos seus quatro anos de atividades, o trabalho alcançou também o reconhecimento nacional - em agosto de 2012, esteve em Brasília. No total, mais de 100 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, já assistiram às esquetes. O projeto está o no Núcleo de Projetos Sociais (NPS), no âmbito do departamento de Comu-nicação Social do Estado Maior da Brigada Militar. (Luciana Alcover)

Na quinta-feira, 15, à noite, foi realizado na ACIVI o workshop de apresentação do projeto Char-rette, um termo utilizado para a construção coletiva de projetos de planejamento urbano. Estiveram presentes empresários e multipli-cadores de ideias positivas, que estarão a partir de agora engajados nessa proposta. A Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Gestão e Relações Institucionais, também está participando deste processo. A reunião foi apresen-tada pelo arquiteto paisagista Gui-lherme Takeda, que é sócio de em-presa com sedes em Porto Alegre e São Paulo.

Charrette consiste em reunir todos os envolvidos no desenvol-vimento de um projeto urbano para debater, ao longo de um perí-odo predeterminado, as soluções mais eficazes que serão adotadas para o planejamento de bairros e comunidades do município. As charrettes normalmente duram três dias e envolvem muitos pro-

fissionais, como arquitetos, proje-tistas, consultores, empresários de construtoras, de incorporadoras e da indústria. Contam também com a participação de moradores e representantes do poder público e de associações civis. A meto-dologia é aplicada por urbanistas norte-americanos em projetos e planejamento de comunidades desde a década de 1980.

“Embora pareça simples, a charrette não é apenas uma reu-nião. É uma técnica usada para conduzir um processo de plane-jamento participativo e multidis-ciplinar. Como resultado desse intercâmbio de informações surge uma proposta mais rápida, mais

sustentável e de menor custo de se planejar, que oferece agilidade para a execução do que se preten-de”, explica Takeda.

“A metodologia Charrette ofe-rece uma versão avançada do ras-cunho, onde toda a informação necessária ao projeto de planeja-mento urbanístico é contabilizada através do envolvimento de vários profissionais com visões diferen-tes, que desenvolvem e apresentam suas propostas, mantendo comu-nicação constante entre eles, onde posteriormente toda informação é documentada e detalhada para uma apresentação final. É uma téc-nica usada para conduzir um pro-cesso de planejamento participati-vo, que se tornou parte integrante das ferramentas de design do novo urbanismo. Esta técnica vem com-plementar nossa proposta de de-senvolvimento sustentável plane-jado e construído coletivamente”, encerra o vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucio-nais, André Pacheco.

PENSE COMIGO

Pouco mais alémEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Temosmuitaspercepçõesquepreferimosignorar.Quandonossoprimeiroinstintoéde recuar e não ir adiante em que estamos intuindo, estamos demonstrando nossa necessidade de fugir do pensamento, o que não é lógico. Bloqueamos toda uma se-

qüência de sentimentos que possam nos trazer uma nova visão, um ponto de vista diferente sobre o que estamos acostumados a definir dentro de nossos limites racionais.

Hoje tenho me dedicado a permitir mais e mais que os meus sentimentos mais espon-tâneos fiquem tomando espaço, e que me seja permitido divagar sem compromisso com a razão.Queeupossamepermitirvisualizarumpoucoalémdestavisãorestritaquetemosdentro de uma dimensão coordenada por tempo e espaço e dirigida somente pelo conheci-mento claro e definido de conceitos consagrados por todos.

Queroimaginarumaformadelerospensamentosalheios,reuni-losemumprogramade avaliação e tentar vislumbrar como seria a composição de fatos que permitisse que fosse feito a vontade de todos.

As coisas, em princípio, poderão parecer muito conflitantes pois estarei na tentativa de conjugar vontades antagônicas, desejos que se contradizem mas, na verdade, o que vejo é a possibilidade de criar uma nova visão, algo que transcende este nosso plano material e que possa nos preparar, quem sabe, para momentos mais além de nossa compreensão restri-ta a uma inteligência e uma racionalidade que compõem um cenário desenhado desde há muitos séculos, em que o ser humana se propõe e se projeta dentro da perspectiva de seu compreendimento material de uma verdade restrita ao mundo que é percebido tão somente pelos limitados órgãos dos sentidos com os quais fomos dotados.

Por isso fico renovando o que está proposto no princípios deste texto. Temos de ir adiante, liberar mais e mais a nossa intuição e fazer com que nos preparemos para o incerto e que, quem sabe, de formas diversas, nas nossas percepções que cortamos, já tenhamos sido es-clarecidos em parte.

(acompanhe o blog do dr. eduardo em www.correiorural.com.br)

acivi traz a Viamão uma proposta para repensar a cidade coletivamente

Page 6: Correio Rural Edição de 23 de janeiro de 2015

23 DE janEiro DE 2015WWW.CorrEiorUraL.CoM.Br6

ÁVILA IMÓVEISRua Cel. Marcos de Andrade, 95 - Salas 201 e 203 - Centro - Viamão – Fone 3485.1053 – CRECI 3494

ÁVILA IMÓVEIS DISPÕE PARA LOCAÇÃO:IMÓVEIS RESIDENCIAIS DISPONÍVEISC: 036 – Fiúza: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado com tela. Rua Prenda Minha, nº 28. R$ 450,00 + taxas.C: 133 – São Cristóvão: casa de alvenaria, com1dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado com parte de arame e tela. Rua São Borja, nº 88. R$ 350,00 + taxas.Cód. 068: Tarumã- casa de alvenaria, com 3 dormitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, varanda, três banheiros, área de serviços com churrasqueira e garagem para três carros, sendo a área construída de 157,60m2. Terreno todo murado, com 14m de frente e 40m de frente a fundos. Rua Pero Vaz de Caminha, nº 82. R$ 1.800,00 + taxas.Cód. 096: IPE- casa de alvenaria, com 3 dormitórios, sala, cozi-nha ampla, varanda, dois banheiros, área de serviços, dispensa e garagem. Terreno todo murado. Rua Flodoaldo de S. Feijó, nº 768. R$ 800,00 + taxas.C: 001 – IPE: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado. Rua Olavo Miranda de Figueiredo, nº 107. R$ 650,00 + taxas.C: 149 – Jardim Fiúza: casa de alvenaria com 1 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio fechado. Rua Girassol, nº 54. R$ 570,00 + taxas.C: 051 – Centro: sobrado de alvenaria, com2dorm., sala e cozi-nha conjugada, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Pátio fechado em condomínio. Bem localizada, próximo ao Giná-sio do Guido. Rua Èrico Veríssimo, nº 527. R$ 900,00 + taxas.C: 003 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com2dorm., sala, cozinha, banheiro e área de serviços. Pátio fechado. Rua Gerson A. B. Silva, nº 1.540 (antiga Av. Lisboa). R$ 400,00 + taxas. C: 037 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com3dorm., sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, 2 banheiros, área de

serviços, área coberta com banheiro, garagem. Pátio fechado, servido com portão eletrônico. Rua Alexandrino de Alencar. R$ 1.000,00 + taxas. C: 043 – Parque Santa Maria: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Pátio fechado com entrada para carro. Rua Ouvidor P. Pardinho, nº 41. R$ 280,00+ taxas.C: 206 – São Lucas: casa de alvenaria, com 1 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, área de serviços e cobertura para carro. Rua Irmão Maristas, nº 107, térreo. R$400,00+ taxas.C: 141 – São Lucas - pd. 47: apartamento com 1 dorm. amplo, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Av. dos Coqueiros, nº 199, apto.01. R$480,00 + taxas.C: 134 – São Lucas: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, área de serviços e cobertura para carro. Av. dos Coqueiros, nº 333. R$1.100,00+ taxas.C: 062 – São Tomé: casa de alvenaria com 2dorm., sala, cozinha ampla, banheiro. Rua Vaz Silva, nº 12, frente. R$380,00 + taxas.C: 229- Martinica: 2 peças + banheiro. Rua Irani, nº 583/02. R$150,00 + taxas.C: 045 – Pinheiro: apartamento térreo, tipo JK. Av. Se. Salgado Filho, nº 4.090. Parada 41. R$ 500,00+ taxas.C: 030 - Cecília: casa mista, com dois dormitórios, sala e co-zinha conjugada, banheiro e área de serviço. Pátio amplo, fe-chado com muro. Av. Plácido Motin, nº 51. R$650,00 + taxas.C: 047 - Florença: casa mista, com dois dormitórios, sala e co-zinha conjugada, banheiro e área de serviço, com entrada para carro. Rua asfaltada e próximo ônibus. Rua Crisântemo, nº 163. R$500,00 + taxas.C: 230 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Rua Ger-mano Bumbel, nº 78/D. R$ 450,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 231 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, semi mobiliado,

com 1dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de ser-viços. Rua Germano Bumbel, nº 78/C. R$ 350,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 099 – Jardim Universitário: casa mista com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, e entrada para carro. Rua Barão do Belém, nº 107/02. R$ 350,00 + taxas.IMÓVEIS COMERCIAISC: 190 – Centro: Prédio comercial de construção mista, com salão para atendimento, cozinha, banheiro, depósito e pátio nos fundos. Praça Adolfo Veiga, nº 39. Próximo a Empresa de ônibus. R$1.300,00 + taxas.C: 197 – Centro: Prédio comercial térreo, medindo 230m², tendo 4,5m de pé direito, com porta de vidro automatizada, com dois banheiros, sendo um adaptado para necessidades especiais. Av. Se. Salgado Filho, pd. 56. Próximo ao Supermer-cado Farosul, com estacionamento na frente para clientes. R$ 3.900,00 + taxas.C: 057 – Vila Gaúcha: sala comercial medindo 5m de frente por 3m de frente a fundos, toda azulejada, com banheiro. Rua Guararapes, nº 596. R$400,00 + taxas.C: 012 – São Lucas: Sala comercial com 80m², com lancheria instalada, podendo ser adaptada para outro ramo de comércio. Esquina com a Av. Se. Salgado Filho, parada 47. Rua Cibélius, nº 38. R$1.200,00 + taxas.C: 140 – São Lucas - pd. 47: Sala comercial medindo 8m x 9m, com banheiro instalado. Ótima localização. Av. dos Coqueiros, nº 199. R$800,00 + taxas.C: 047 - Florença: casa mista, com dois dormitórios, sala e co-zinha geminada, banheiro e área de serviço, com entrada para carro. Rua asfaltada e próximo a ônibus. Pátio amplo para instala-ção de comércio. Rua Crisântemo, nº 163. R$1.000,00 + taxas.C: 120 – Vila Augusta: Sala comercial com 35m², com banhei-ro instalado. Ótima localização. Rua Dário Gonçalves Molho, nº 501. R$580,00 + taxas.

www.avilaimoveisviamao.com.br

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11517, de 16 de janeiro de 2015.CRISTIANO DA ROSA LUCHO, metalúrgico, e TIELE DOS SANTOS, comerciária, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11518, de 19 de janeiro de 2015.RODRIGO SOARES, pedreiro, e VANUZE CAMARGO FERNANDES, comerciária, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11519, de 22 de janeiro de 2015.JOSUÉ DE SOUZA RODRIGUES, técnico de manutenção eletrônica, e ÉVELIN DOS SANTOS MENDONÇA, comerciária, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 22 de janeiro de 2015

Em sua 11ª edição, o Liqui-da Viamão 2015, organizado pela CDL – Câmara de Dirigentes Lo-jistas de Viamão, irá trazer a opor-tunidade da realização de uma grande liquidação para favorecer consumidores com preços acessí-veis e lojistas da cidade, com o au-mento do volume de vendas.

Pode-se dizer que de 02 a 28 de fevereiro acontecerá uma quei-ma de estoque em Viamão. Serão inúmeros descontos durante o mês para alavancar as vendas do co-mércio viamonense, atraindo con-sumidores que tinham por hábito se deslocar até cidades vizinhas para aproveitar as liquida-ções de época.

Associados da CDL Viamão receberão gratui-tamente kit de material gráfico do Liquida Via-mão 2015. Não associados devem consultar o valor do kit promocional e pre-encher o termo de ade-são da campanha. (Faça download do Termo de

Adesão no site: www.cdlviamao.com.br)

No dia 29 de janeiro será reali-zado o coquetel de lançamento da campanha Liquida Viamão 2015 onde serão apresentados e distri-buídos gratuitamente os dados da pesquisa do INPEC - Instituto de Pesquisa e Assessoria Comercial, a fim de entender melhor o perfil do consumidor viamonense e, para com estes dados, ajudar o lojista a buscar estratégias melhores para o seu negócio. “A pesquisa tem como objetivo verificar a avaliação dos consumidores referente ao atendi-mento do comércio de Viamão, seus

pontos positivos, negativos entre ou-tras questões”, explica o presidente da CDL, Maurício Carravetta.

A programação do Liquida Viamão é a seguinte:

• Dia 29 de janeiro, coquetel delançamento às 19h30min, na CDL Viamão.

• CarreatadeAbertura:dia02defevereiro, às 9 horas (Confira a rota no site www.cdlviamao.com.br).

• BlitzPromocionais(apartirdas14 horas): dia 05 de fevereiro, no centro de Viamão – no Lar-go da Caixa D’agua; dia 12 de

fevereiro, na Vila Santa Isabel, na Praça da Ave-nida Liberdade; dia 26 de fevereiro, na região da Vila Viamópolis, em frente à Bia Modas.

Informações: fone (51) 3434.2020 ou [email protected], facebook.com/cdlvia-maors | www.cdlviamao.com.br

entrega da RaiS já tem prazo em andamento

Começou a contagem do prazo legal para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano-base 2014. A entrega poderá ser feita até o dia 20 de março. O Diário Oficial da União (DOU) publicou a Portaria nº 10, no dia 12 de janeiro, que aprova as instruções. A Portaria esclarece tópicos sobre quem deve fazer a declaração, orienta as entidades declarantes para o correto preenchimento e quais os procedimentos para envio das informa-ções.

Quandooempregadornãoentregaadeclaraçãonoprazo le-gal com as informações solicitadas pelo Ministério, ele prejudica seu empregado, pois o mesmo não terá direito ao Abono Salarial que é pago anualmente pelo MTE somente aos trabalhadores infor-mados na RAIS. O estabelecimento com vínculo empregatício, no ano-base, deverá utilizar obrigatoriamente o Programa Gerador de Declaração RAIS (GDRAIS2014) para declarar e fazer a transmis-são pela internet. Já o estabelecimento sem vínculo empregatício (RAIS NEGATIVA) deverá informar apenas os campos que iden-tificam o mesmo, podendo, para tanto, utilizar-se dos programas GDRAIS2014 ou RAIS Negativa Web.

O programa gerador da declaração da RAIS está disponível no Portal do MTE (www.mte.gov.br) ou em www.rais.gov.br. As decla-rações poderão ser transmitidas com o certificado digital de pessoa jurídica, emitido em nome do estabelecimento, ou com certificado digital do responsável pela entrega da declaração, sendo que este pode ser um CPF ou um CNPJ.

A RAIS é um censo anual do mercado formal de trabalho. A par-tir dela é possível obter informações sobre o tipo de vínculo, remu-neração, grau de instrução, data de nascimento e nacionalidade dos trabalhadores. Em relação aos estabelecimentos, a RAIS possibilita a obtenção de dados sobre o tipo de atividade econômica, a variação nos diferentes setores da economia e o tamanho das empresas.

A entrega da RAIS é obrigatória para todos os estabelecimentos em território nacional: inscritos no CNPJ, com ou sem emprega-dos; todos os empregadores, conforme definidos na CLT; pessoas jurídicas de direito privado; empresas individuais, inclusive as que não possuem empregados; cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas; empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos ou profissionais liberais); órgãos da administração direta e indireta dos governos federal, estadual ou municipal; condomínios e socie-dades civis; empregadores rurais pessoas físicas; e filiais, agências, sucursais, representações ou quaisquer outras formas de entidades vinculadas a pessoas jurídicas domiciliadas no exterior.

O empregador que não entregar a RAIS no prazo legal ficará sujeito à multa prevista no art. 25 da Lei nº 7.998, de 1990, a ser cobrada em valores monetários a partir de R$ 425,64, acrescidos de R$ 106,40, por bimestre de atraso, contados até a data de entrega da RAIS respectiva ou da lavratura do auto de infração, se este ocorrer primeiro

liquida Viamão 2015

Page 7: Correio Rural Edição de 23 de janeiro de 2015

23 DE janEiro DE 2015WWW.CorrEiorUraL.CoM.Br 7

Perfil Conheça um pouco da história, do espaço de trabalho e dicas de profissionais liberais e empresários em destaque

Paulo Roberto da Cruz, representante

Nome: Paulo Roberto da Cruz

Sou: Representante Comercial, represento a SCHULZ Compressores e Acquabios filtros.

JÁ fui: Gerente Regional da COFAP Cia. Fabricadora de Peças.

Nao CoNSigo tRabalhaR Sem: Motivação.

livRo PRefeRido: Kasinsky: um gênio movido a paixão.

Na Sala de tRabalho Não Pode faltaR: Com este calor, ar condicionado.

Na meSa SemPRe tem: Blocos de anotações e muita bagunça (organizada).

tiRa do SÉRio: Pessoas sem comprometimento.

o que maiS goSto No tRabalho: O intercâmbio de informações.

uma fRaSe: Não existem erros, apenas lições. O crescimento é um processo de tentativa e erro: experimentação. As experiências que não deram certo fazem parte do processo, assim como as bem-sucedidas.

Como eNxeRga viamão: .Cidade que escolhi para morar. Interior muito próximo à capital.

Painel Cr empresasChaRRete viamão – A Acivi chamou empre-sários para falar sobre o programa “Charrete Via-mão”, que pareceu projeto de urbanismo, cuja elaboração de prioridades seria debatida em fórum pela sociedade organizada. Bacana. E as outras entidades? CDL e Sindilojas estavam lá, por seus presidentes. E as demais? O sentido do falecido VQQ (Viamão Que Queremos) foi sepul-tado de vez. Assim mesmo, a iniciativa é válida. Nada é feito para cidade pelas outras entidades, salvo as ações da CDL.

Enfim, acontecerá na Acivi, dias 23 e 24, o even-to anunciado, “Charrete Viamão – Repensando a Cidade Coletivamente”. Ligue para Acivi e saiba mais: 34851477.

loJa eNCaNtada – Lãs, fios, agulhas, pedraria, itens para artesanato e costura: é o que oferece a Loja Encantada, localizada na rua Francisco Vaz Ferreira, nº 106, em frente à praça da Prefeitura.

tamoio, agoRa vai (SeRÁ?) – Assumiu a Pre-sidência do Tamoio Futebol Clube, em data de 05 de janeiro passado, o Dudu, Eduardo Godoy. Dudu é conhecido de todos desportistas do Cen-tro da Cidade, sendo jovem e corajoso o suficien-te para comandar com inovação o Tamoio. Espe-ra-se que o Dudu possa dirigir o clube e promover ações para o crescimento da agremiação e que o Conselho Deliberativo não atrapalhe, como atra-palhou a administração do Paloma.

liSta de emPReSaS PaRa CuRtiR – O Face-book conta com empresas locais. Vamos curtir: Kerkhoff Advogados, Supermercado Lisboa, Mais Gás, Jaeger Financiamentos, Brozauto e Bouti-que Valesca. Semana que vem, tem mais.

em feStaS – Conforme informações “feici-buquianas”, fazem aniversário nessa semana: Gustavo Skovronski e Daniela Pacheco (ambos da Realiza Imóveis) e o Secretário de Desenvolvi-mento Tulio Souza . Parabéns.

deStaque – A Loja Ida faz promoção de “bas-tão de selfies” com um enorme sucesso. Trata-se do produto mais vendido e virou a grande febre entre os internautas. O empresário Lirio Bitten-court retrata os clientes e divulga em seu perfil nas redes sociais, desejando bater recordes de selfies e vendas.

Av. Cel. Marcos de Andrade, 530 - Centro - Viamão - Fone 3485-1200

Envie seu release para [email protected]

Computadores | Impressoras | CâmerasPendrive | Acessórios e suprimentos

Games para PC, PS3, Xbox, PSP

[email protected]

Av. Cel. Marcos de Andrade, 403 - Centro - Viamão

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

em baixahoRÁRio PReguiça do Caixa 24hS do baNRiSul CoNtiNua. a PlaCa Na PoRta diz: “iNtegRado à Rede 24 hS”. Na meSma PoRta, diz: “hoRÁRio de fuNCioNameNto: daS 7hS àS 22hS”. quÁuÁquÁ, iSSo Não Pode SeR SÉRio.

O dia 5 de fevereiro será de comemoração para Viamão e re-gião. O motivo é a inauguração da nova Unidade Senac na cidade, localizada na Avenida Reverendo Américo Vespúcio Cabral, 154. A solenidade, voltada a convidados, ocorrerá às 19 horas.

A nova estrutura, idealiza-da com o objetivo de ampliar os atendimentos oferecidos pelo Se-nac no município, teve um inves-timento de R$ 2 milhões e con-tará com uma área de 1.520 m². A unidade contemplará área de

convivência, laboratório de moda, laboratório de cabeleireiro, dois laboratórios de informática, labo-ratório de manicure, biblioteca e sete salas multiuso.

Na área da educação e capa-citação, os interessados poderão buscar qualificação em Infor-mática, Idiomas, Moda, Beleza, Comércio, Gestão. Além desses, também serão oferecidos cursos gratuitos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). A ex-pectativa, nas novas instalações, é de que sejam atendidos mais

de 4 mil alunos por ano.O presidente do Sistema Fe-

comércio-RS/ Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, destaca a impor-tância do investimento para a cidade: “Investir em uma nova e moderna Unidade é demonstrar o nosso comprometimento em ofe-recer educação de qualidade para toda a comunidade.”

Mais informações sobre os cursos e atividades podem ser obtidas pelo telefone (51) 3434-0391 ou por meio do sitewww.senacrs.com.br/viamao.

Senac Viamão terá nova sede em fevereiro

Page 8: Correio Rural Edição de 23 de janeiro de 2015

23 DE janEiro DE 2015WWW.CorrEiorUraL.CoM.Br8

Uma pesquisa divulgada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) revelou que 20% de mu-nicípios gaúchos deixaram pen-dências financeiras do ano passado para pagamento em 2015. Apesar de muitos prefeitos do Estado en-frentarem dificuldades para fechar as contas no final do ano de 2014, Viamão se destacou por uma ges-tão financeira eficiente, liquidan-do por completo os seus compro-

missos. O prefeito Valdir Bonatto ressalta: “Em 2014 a prefeitura realizou o pagamento do funcio-nalismo em dia, quitou os fornece-dores e ainda encerrou o ano com dinheiro em caixa”.

Apesar de encerrar o ano com as contas em dia, o prefeito explica que o município enfrentou muitas dificuldades: “Tivemos a redução de cerca de R$ 3 milhões nos re-passes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pois a ar-

recadação de ICMS foi cerca de R$ 900 mil menor do que a projetada. Outro fator que pesou foi o atra-so de três meses no pagamento de recursos estaduais para a Saúde, cerca de R$ 1,2 milhão”, salientou o Prefeito.

Bonatto destacou também que “mesmo sem receber os recursos estaduais destinados à Saúde – que mantém os serviços de Combate à Dengue, Saúde da Família e Saúde Indígena – o Executivo teve capaci-dade de gestão para não suspender o atendimento”. “Esses serviços não pararam porque a Prefeitura os vêm mantendo com recursos próprios. A Prefeitura investiu mais de R$ 1 milhão para suprir a falta de repas-ses para a saúde”, explica.

Para finalizar o prefeito sa-lientou que encerrar o ano com as contas em dia não foi uma tarefa fácil. “Essa situação só foi possível devido a algumas medidas que fo-ram adotadas, como por exemplo a racionalização e o controle rigo-roso nas despesas como água, luz, telefone e horas extras”.

fritz esteve na PraçaMuitas pessoas que circula-

vam pela praça Júlio de Castilhos, no Centro de Viamão, no final de tarde de quarta-feira, 21, pararam para assistir ao espetáculo “Fritz”. A peça, que é protagonizada pelo ator Alessandro Müller, fala de um personagem que perde a liberdade quando adquire um chapéu com vida própria. A história aborda o capitalismo na sociedade utilizando a mími-ca e a linguagem clown (palhaço).

Müller, falou sobre a sua passagem por Viamão. “O projeto Mimi-cando na Estrada está comemorando os 20 anos de existência do per-sonagem Fritz. E é muito gratificante poder celebrar este momento aqui em Viamão, pois tenho vínculos com esta cidade”. O ator explicou que já morou e exerceu atividades profissionais em Viamão, onde manteve um ateliê e, também participou e ministrou oficinas de teatro.

Até o momento Fritz já passou por Gramado, Canela, Caxias do Sul, Alvorada e Gravataí. O grupo termina a turnê com uma apresentação em Porto Alegre. O projeto Mimicando na Estrada tem o financiamento da Funarte e do Ministério da Cultura, e a apresentação em Viamão teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.

dia de integração no Capão da Porteira

O CTG Capão da Porteira realiza neste sábado, 24 de janeiro, das 9 às 18 horas, um “Dia de Integração”, para o qual está convi-dada toda a comunidade. Haverá atrações diversas, inclusive para as crianças com recreação, vaca parada, vaca mecânica. No evento também será apresentada a nova patronagem do CTG. Para quem quiser, haverá almoço e bebidas a preços acessíveis. Local: Parque do CTG Capão da Porteira, ERS 040, quilômetro 48.

Prefeitura investe mais de R$ 1 milhão para suprir falta de repasses para a Saúde