correio rural 18 de dezembro de 2015

12
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 104 | NÚMERO 5.269 | 18 DE DEZEMBRO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 103 anos o seu jornal de Viamão NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes Aviso O Jornal Correio Rural não circulará nos dias 25 de dezembro de 2015 e 1º de janeiro de 2016. Nossa próxima edição será no dia 8 de janeiro de 2016. Informações comerciais pelo telefone 3485-1313. Diariamente o site www.correiorural. com.br continuará sendo atualizado com as notícias do momento. Feliz Natal e excelente 2016 para todos os nossos leitores! Os melhores e piores de 2015 Página 3 UPA inaugura no sábado NOVIDADES DE FIM DE ANO Dezoito projetos do Executivo estão na Câmara Página 3 CONFIRA NOSSAS OFERTAS NA CONTRACAPA DESTA EDIÇÃO A Unidade de Pronto Atendimento da Parada 36 será inaugurada neste sábado, dia 19, a partir das 10 horas. O atendi- mento inicia às 13 horas do mesmo dia. O prefeito Valdir Bonatto vai apre- sentar os detalhes da UPA em entrevista coletiva, na manhã desta sexta, dia 18. Ele também pretende anunciar um desconto na conta de água de milhares de casas, neste mês de de- zembro. Além da UPA, a Prefeitura está anuncian- do o início de construção da UBS São Lucas.

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 24-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Correio Rural 18 de dezembro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 18 de dezembro de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 104 | NÚMERO 5.269 | 18 DE DEzEMBRO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 103 anos o seu jornal de Viamão

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

AvisoO Jornal Correio

Rural não circulará nos dias 25 de

dezembro de 2015 e 1º de janeiro de 2016. Nossa próxima edição

será no dia 8 de janeiro de 2016.

Informações comerciais pelo

telefone 3485-1313.

Diariamente o site www.correiorural.com.br continuará sendo atualizado

com as notícias do momento.

Feliz Natal e excelente 2016 para todos os

nossos leitores!

Os melhores e piores de 2015 Página 3

UPA inaugura no sábado

nOvidAdes de fim de AnO

dezoito projetos do executivo estão na Câmara

Página 3

CONFIRA NOSSAS OFERTAS NA CONTRACAPA DESTA EDIÇÃO

A Unidade de Pronto Atendimento da Parada 36 será inaugurada neste sábado, dia 19, a partir das 10 horas. O atendi-mento inicia às 13 horas do mesmo dia. O prefeito valdir Bonatto vai apre-sentar os detalhes da UPA em entrevista coletiva, na manhã desta sexta, dia 18. ele também pretende anunciar um desconto na conta de água de milhares de casas, neste mês de de-zembro. Além da UPA, a Prefeitura está anuncian-do o início de construção da UBs são Lucas.

Page 2: Correio Rural 18 de dezembro de 2015

18 DE DEZEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR2

As debacles de cunho polí-tico e institucional que se abatem sobre os parlamen-

tos federal e estadual, gerando con-fusões e conceitos de imoralidade, foram as notas dominantes no país neste 2015 que está chegando ao fim.

A ideologia partidária saiu dos eixos e a batalha pelo poder ganhou as raias da ignorância, tornando la-mentável e confuso os conceitos de moralidade pela qual deveriam os políticos zelarem.

Os desmandos e os confrontos são visíveis sinais de agressão, onde a educação e o bom senso são tro-cados por desaforos verbais e até confrontos físicos, como a TV tem mostrado em diversos momentos.

Pobre Brasil!...Pior é que estes (maus) exemplos

contagiam os municípios e, muitos deles, por este país à fora, têm res-pingos de desaforo registrados nas suas câmaras de vereadores, muitas pressionadas pela força ruidosa da população.

Tem-se como certo, que este des-vario que atinge a esfera maior do país deve-se ao mau controle e ao péssimo trabalho de comando de-senvolvidos por políticos preocupa-dos com o seu redor e não com a sua coletividade.

A quebra de decoro, a desobedi-ência às normas legais e a efetivação de atos conspiratórios, embalados por interesses partidários (e outros), contaminam as esferas parlamenta-res menores, deixando munícipes de cabelo em pé.

Pobres municípios!...Neste Natal e durante todos os

festejos de ano novo, reservemos minutos para elevarmos nossas pre-ces aos céus, pedindo aos santos que protejam o país, os estados e os mu-nicípios. Que os políticos acordem e descubram que eles precisam ajudar o povo e não esbofeteá-lo, como têm feito até agora.

Portanto, oremos!...

EDITORIAL

Oremos, todos!

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

Conto de Natal

OMASKARA

A UPA, os gritos e as pedrasA proximidade da inauguração da UPA da Parada 36 está

causando uma certa histeria em alguns agentes políticos da cidade. O vereador Armando gravou e pagou para distribuir no Facebook, vídeos nos quais grita coisas estranhas. Pelo que entendi, ele disse que a UPA não é UPA, porque vai funcionar com a mesma estrutura do PA da 44.

Tô esperando o próximo vídeo no qual ele deve explicar que para a UPA funcionar na sua plenitude, a Mãe Dilma, pre-cisa colocar em dia os repasses atrasados. Ou quem sabe ele vai explicar quando a Mãe Dilma vai terminar as UPAs das demais cidades que estão esperando?

Vereador Armando, o senhor pode enganar os incautos na-vegantes do lagos das redes sociais, mas este velho marujo, acostumado a percorrer os mais turbulentos rios, sabe que a sua mágoa com a UPA é outra. As causas que lhe movem não são tão nobres quanto parecem.

ProtagonismoA velha guarda do PT (Serginho, Ridi e Armando) foi co-

adjuvante nesse processo que culminou com a eleição de Xandão na Câmara. Dédo, que já não representa mais este PT, percebeu que existem diversos novatos sedentos por um espaço. Parece que o fim de carreira está chegando realmente para essa turma da antigas.

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

Sobre a eleição da CâmaraNão vou me alongar, pois não sou pescador. Não enten-

do de traíras, não as compreendo.

Fabio Salvador, meu leitorSemana passada escrevi sobre o Geraldinho, e o sagaz

jornalista Fábio Salvador, colunista daquele outro jornal que sai em algumas sextas, me mandou a seguinte mensagem, a qual agradeço muito:

“Sobre o texto “PSB tá dentro”: Acredito que haja um engano em pensar que “os analistas de rede social ainda vão demorar a entender”. Todo mundo entendeu. O governo Bonatto é favoritíssimo para 2016, o PSB não tem nada a ganhar indo contra ele, e ganha muito aderindo.

Entender, todo mundo entendeu, antes mesmo de anun-ciarem. É que agora o discurso do “não entendi” virou a nova arma. A cara de espanto, o “mas a que ponto chegaram”, é a cena da vez.

O governo é o alvo, sempre, todos os dias. É preciso encon-trar brechas na guarda dele e “encaixar” tantos socos quanto for possível, na tentativa de deixá-lo sem fôlego para 2016.

Mas o governo é quem? Bonatto? Pacheco? Já se bateu muito neles, com frases já muito usadas, que vão perdendo impacto. E os secretários, são bons alvos? Mais ou menos. Acontece que, agora, Geraldinho é governo. Portanto, é alvo. E ele é um alvo muito mais fácil.

É só esse o critério. Máscara, tu já havias percebido isso. Não te faz de lôco.”

Respeito teu ponto de vista, só reforço a minha impressão que o Geraldinho fez um movimento de muita habilidade políti-ca, coisas que outros, que se julgam raposas, não são capazes.

Vila campesina do interior, distante das grandes cidades. Atividades comuns de sustento envolvendo as famílias. Pais, mães, filhos, irmãos, todos fazendo força para o bem comum. Olavinho era um dos tantos jovens que estavam na labuta diária. Ele estudava na escolinha da vila pela manhã e, à tarde, saía pelas ruas, batendo de casa em casa para vender os produtos de horta cultivada pela família.

Um dia, véspera de Natal, após vender todos os seus produtos, sentiu sede. Bateu na porta da primeira casa que encontrou. Atendeu-lhe uma menina a quem pediu um pouco d´água. Ela foi à cozinha da casa e trouxa de lá um copo de leite.

- Ofereço-te para matar a sede e até amenizar a fome.Ele bebeu e, ao agradecer, puxou algum dinheiro do bolso e

perguntou:- Quanto devo?- Não deves nada. Aprendi que devemos sempre ajudar aqueles que

precisam de nós em algum momento da vida. Tenha um feliz Natal!...- Obrigado... Como é teu nome?- Verena.A vida seguiu. Os anos passaram. No hospital da cidade grande dera entrada

uma paciente com uma doença grave. O grupo de médicos decidiu que era necessário buscar um especialista para o caso. Foi chamado o doutor Olavinho. Ele foi levado até a paciente e, tão logo botou os olhos nela, passou a tratá-la ardorosamente. Manhã, tarde e noite, dispensando todo o seu conhecimento médico. Duas semanas depois, a paciente estava com alta garantida. Curada, foi avisada por uma enfermeira:

- Dona Verena, a senhora vai para casa! Justamente na véspera do Natal!- Que bom! Por favor peça, ao tesoureiro do hospital mandar a conta da minha estadia.Alguns minutos passaram-se e entrou no quarto o tesoureiro. Trazia nas mãos um envelope. Ela abriu esperando ver os números

da conta, mas ali encontrou apenas um bilhete que trazia o escrito:- Sua conta já foi paga há muito tempo com um copo de leite. Feliz Natal! Olavinho.

Page 3: Correio Rural 18 de dezembro de 2015

18 DE DEzEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Espero que tenham gostado. Vou procurar melhorar no próximo ano.

Retrospectiva: melhores (e piores) de 2015

Bem, senhores e senhoras, estamos chegando ao final de mais um ano e nada melhor do que fazermos uma retrospectiva de 2015 bem como algumas projeções do ano que está por vir.

Para os meus incautos 14 leitores (eram 16, mas perdemos o Bebeto e o Bito) lhes informo que desde abril foram escritas 37 colunas com nada mais nada menos do que 20.000 palavras desperdiçadas pelos miolos de quem leu. Mas falando sério, entre erros e acertos, me sinto muito gratificado por escrever no Correio Rural. Me faz um bem danado. Espero que tenham gostado. Vou procurar melhorar no próximo ano.

Vamos aos melhores e aos piores de Viamão, do Rio Grande, do Brasil e do Mundo em 2015:Melhor Time de Viamão: Tamoio. A ges-tão de Eduardo Godoy tem procurado, com equipes sub 15, 17 e 20, recolocar o índio viamonense no cenário futebolístico gaúcho. Está de parabéns. Empatados no 2º lugar Allanbik e Banguzinho, até porque jogam com uniformes iguais.Craque do Ano: Renatinho, do União. Pelo 20º ano consecutivo. Maurício Ro-cha e Vitor (ex-Lomba) do Bando da Lua em 2º e 3º, respectivamente.Baile do Ano: do Allanbik. A turma do Rafa Gall sabe como fazer uma festa. Estava ótimo.Melhor Consulado do Ano: o Consulado Colorado da Vila Augusta, que na pessoa do Cezar Jesus fez uma boa festa. Afinal havia 7 anos sem nenhuma atividade de porte em Viamão.Pior Consulado do Ano: o do Colorado do Krahe. Composto por 3 membros: um falastrão incompetente, e dois amigos meus: um colorado e um gremista. A Modelo do Ano: a bela Júlia Cauduro, modelo exclusiva da DIVA Roupas Femininas.A Mulher do Ano: a minha, Fábia Cardoso, até porque me aguentou mais um ano...Bar do Ano: Guará, com o comando do Chuvisco.Garçom do Ano: Fernandinho, do Sabor Viamonense, pelo 20º ano consecu-tivo.Corrupto do Ano: Zé Dirceu do PT. Preso no Mensalão, preso no Petrolão. Não existe homem no PT que tenha coragem de pedir sua expulsão. Em Via-mão não tem.Melhor Político do Ano: empatados Bonatto e Russinho. Dois trabalhadores incansáveis. Viamão no rumo certo!Pior Partido do Ano: os nanicos do PSoL. O Brasil tem 5.570 municípios. Go-vernavam 2. Eu disse 2! Um deles pediu para sair. Tinham um senador. Agora têm zero. Em Viamão tem um vereador. O tratam como cão sarnento. Conti-nuarão nanicos em 2016.Frase Anônima do Ano na Internet: “Dilma talvez não tenha colocado 01 centavo no bolso para enriquecimento pessoal, mas o roubo se caracteriza pelo dinheiro que sai e não para o destino que ele recebe”.Banda do Ano: a Banda Bacana. Com Caçapa, Igor de Oz, Danilo Malta, Bap-tista de Sá e Felipe. Um sopro de bom gosto e boa música nas noites de sexta--feira.Músico do Ano: indiscutivelmente, Igor de Oz. Vai longe o garoto!Livro do Ano: Histórias de Viamão, de Vitor Ortiz. Leitura obrigatória nas fé-rias para qualquer viamonense alfabetizado.Jornal do Ano: é claro, o seu Correio Rural, que completou 103 anos. E para 2016 peço pouca coisa: que o Internacional seja Campeão Gaúcho e Brasileiro. E que o Grêmio seja rebaixado pela 3ª vez. Nada impossível.

Em um ano de Dilmas, Cunhas e outros incompetentes, termino 2015 brin-dando com um gigante da humanidade, Winston Churchill: “Uma mulher me

fez começar a beber... E jamais tive a oportunidade de agradecê-la por isto”. Boas festas!

dezoito projetos do executivo estão tramitando na câmaraO mais antigo já soma 90 dias aguardando a definição por parte do Legislativo

Nesta semana a Prefeitura Municipal de Viamão divulgou nota oficial acerca dos pro-jetos que estão tramitando no Legislativo. Diz o comunicado: “A Prefeitura Municipal de Viamão vem a público esclarecer que são inverídicas as informações que estão circulando em redes sociais, sobre a suposta retirada de projetos da pauta da Câmara. Nenhum projeto foi retirado e a título de dar transparência às informações, segue abaixo a lista de projetos, com suas datas de entrada na Câmara.

OFÍCIO DATA ASSUNTO

Of.G.P.nº 17/09/2015 PL nº: 133/2015 – “dispõe sobre o sistema de transporte e circulação no município, 646/2015 cria empresa pública de trânsito de viamão - eptv e dá outras providências”

Of.G.P.nº 17/09/2015 PL nº: 134/2015 – “dispõe sobre a criação da empresa pública de 646/2015 trânsito de viamão - eptv e dá outras providências.”

Of.G.P.nº 17/09/2015 PLnº: 135/2015 – “dispõe sobre o programa de valorização 646/2015 do servidor público e a criação da comissão permanente de gestão da qualidade – cpgq estabelece procedimentos e critérios de preparação, controle e avaliação de desempenho, processos disciplinares e dá outras providências.”

Of.G.P.nº 17/09/2015 PL nº 136/2015 –“estatuto dos servidores públicos do município de viamão.” 646/2015

Of.G.P.nº 17/09/2015 PL nº 137/2015 – “ cria a entidade autárquica instituto de previdência dos 646/2015 servidores públicos municipais de viamão (iprev), disciplina o regime próprio de previdência social dos servidores do município de viamão (rpps) e dá outras providências”

Of.G.P.nº 17/09/2015 PL nº 138/15 – dispõe sobre o ordenamento estrutural dos órgãos da 646/2015 administração municipal de viamão, cria cargos de direção, chefia e assessoramento e dá outras providências.

Of.G.P.nº 01/10/2015 PL nº: 142/15 – “Autoriza a prefeitura municipal de viamao ceder 684/15 onerosamente bens e espaços públicos municipais localizados em praças, parques, passeios e logradouros públicos"

Of.G.P.nº 01/10/2015 PL nº: 143/15 – “dispõe sobre o plano de carreira e remuneração dos 686/15 profissionais do magistério público do município de viamão, institui o respectivo quadro cargos e funções e dá outras providências"

Of.G.P.nº 08/10/2015 PL nº: 148/15 – Institui a nota eletrônica no município de Viamão 708/15

Of.G.P.nº 08/10/15 PL nº: 146/15 – dispõe sobre a implantação do plano de carreira, estabelece o 706/15 quadro de cargos, vencimento e funções públicas do município e dá outras providências

Of.G.P.nº 16/10/15 PL nº: 152/15 – altera o código tributário municipal, na forma como menciona. 732/15

Of.G.P.nº 29/10/2015 PL nº 160/15 – “Altera a redação do parágrafo 1º do artigo 1º, do artigo 2º, do 773/2015 artigo 3º e do artigo 4º da lei municipal nº 2.683/1998”

Of.G.P.nº 29/10/2015 PL nº: 161/15 – “orça receita e fixa despesa do municipio de viamao para o 772/2015 exercicio de 2016 e dá outras providencias

Of.G.P.nº 01/12/2015 PL nº 173/15 – Reinstitui, convalida, referenda e ratifica leis e atos 856/2015 administrativos decorrentes, na forma como menciona

Of.G.P.nº 01/12/2015 PL nº 174/15: autoriza o município a desafetar, alienar, leiloar em dação de 857/2015 pagamento áreas de terras e destinar imóvel a entidade que abaixo especifica.

Of.G.P.nº 01/12/2015 PL nº 175/15 – autoriza abertura de crédito adicional especial e dá outras 855/2015 providências.

Of.G.P.nº 03/12/2015 PL nº 176/15 – Autoriza o município a receber doação de área de terras, 867/2015 proceder doação com a obrigação de uso de bem especial de área à entidade que abaixo especifica, unificar e desafetar área de terras

Of.G.P.nº 10/12/2015 PL nº: 177/15 – Autoriza o Poder Executivo Municipal o repasse de verbas a 897/2015 entidade

Os referidos projetos continuam em pauta, em tramitação na Câmara, alguns inclusive há mais de 90 dias. A Prefeitura de Viamão tem cumprido o seu papel e sua responsabilidade de planejamento, proposição e discussão destes importantes projetos para a cidade.

A Prefeitura também reafirma seu compromisso na construção de um plano de carreira justo para os servidores, coerente com a realidade financeira do município e com a projeção destas mesmas receitas.

Aguardamos que a Câmara de Vereadores também cumpra o papel importante que pos-sui para a sociedade de Viamão ainda em 2015.

Viamão, 16 de dezembro de 2015Prefeitura Municipal de Viamão – Gabinete do Prefeito”

sine já funciona novamenteInformamos que a Agência FGTAS/SINE Viamão está com novo endereço: Av.

Bento Gonçalves, nº 1181, centro de Viamão, com horário de atendimento das 8 às 17 horas. Fone: 3485.2099. Agendamento para seguro-desemprego já está liberado no site: www.fgtas.rs.gov.br

Page 4: Correio Rural 18 de dezembro de 2015

18 DE DEZEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR4

PENSE COMIGO

Avante os bonsEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

As grandes mudanças, quando realmente consolidadas, se dão por progressão lenta e traduzem-se em resul-tados duradouros. Todos nós temos o pensamento

mágico de que um grande líder, com perfil messiânico, surgirá no caminho de nosso povo e trará a grande mudança de pa-radigma de todas as nossas maiores revoltas com a roubalhei-ra. Eis aí a versão mágica de nosso pensamento, que permite expectativa de correção de rumos com brevidade, mas que frustra mais do que contenta, pois quem chega olha para o crescimento de seu patrimônio, sem se dedicar à causa maior de servir seu povo.

A visão de todos deve se modificar um pouco e temos de procurar o nosso caminho com as armas que dispomos e essas são constituídas por nossas escolhas, onde indicaremos aque-les que podem trazer o novo e começar a redesenha o cenário político nacional.

Assim, olhando para o amanhã, com o pensamento fixo na capacidade de construir, no potencial de solução de pro-blemas, nas condições morais de se manter fora da corrupção, é que quero almejar que os homens bons se alinhem e passem a progredir em seus passos, rumo à construção de um amanhã que tire do poder alguns facínoras que lá se instalaram.

Estamos a menos de dez dias do Natal e Papai Noel não é nossa maior manchete. Em nada podemos relembrar tempos como os dias de hoje em que todo o cenário da Nação é uma mar de lama e de corrupção, sendo que muitos estão preo-cupados em defender seu lado e esquecem que há toda uma Nação a espera de soluções de problemas graves.

Que Deus ilumine os políticos de boa índole. Que se abata sobre os corruptos a fúria divina e que a eles seja aplicada a pior de todas as punições. (Acompanhe o blog do dr. eduardo em www.correiorural.com.br)

A sessão de terça-feira, dia 15, da Câmara de Vereadores elegeu a Mesa Diretiva para o ano 2016 no Legislativo via-monense. O próximo presidente da Câmara será o vereador Xandão Gomes (PRB). O vereador Leandro Aguirre (SD) foi eleito o primeiro vice-presidente e a vereadora Eda Gien-druczak (PDT), como segunda vice-presidente. Os cargos de primeiro e segundo secretários, respectivamente, serão dos vereadores Eraldo Roggia (PTB) e Joãozinho da Saúde (PMDB).

A eleição naquele dia, pode-se dizer, foi uma surpresa pois, regimentalmente, ela deve ser realizada na penúltima semana do ano Legislativo, depois de esgotada a pauta de votações. Segundo o vereador Nadim Harfouche (PP), líder do governo, esses requisitos não foram preenchidos. Porém, o presidente Dédo Machado (PT), “bateu no peito” e disse que a votação seria feita de qualquer forma. O processo de eleição foi pedido pelos vereadores Xandão Gomes (PRB) e Serginho Kumpfer (PT). O presidente Dédo Machado (PT) fez a abertura para inscrições de chapas para concor-rer aparecendo apenas uma encabeçada por Xandão Gomes (PRB). Assinaram a chapa vencedora os vereadores Eliseu Chaves Ridi (PT), Serginho Kumpfer (PT), Dédo Machado (PT), Zé Lima (SD), Jorge Batista (PTB), Augusto Giraudo (PSOL) e Armando Azambuja (PT). Os demais vereadores se retiraram da sessão assim que a votação foi aberta.

Vereadores contrários tentaram impedir a eleição, conside-rando-a uma quebra do Regimento, além da inexistência legal do tempo regulamentar de convocação e inscrição de chapas e, também, pelo não esgotamento da pauta de votações que estão pendentes na Casa. Não foram atendidos e a votação seguiu.

em sessão conturbada, Câmara elege mesa para 2016. Xandão é o presidente

evento reúne igrejas evangélicas em favor da cidade

A 1ª edição do 'Viamão Terra de Bênçãos' aconte-ceu no sábado, dia 12, na praça da Santa Isabel, e reu-niu evangélicos de diversas denominações. O objetivo do evento foi reunir e apro-ximar as igrejas evangélicas e abençoar a cidade atra-vés de orações e músicas. A atividade foi promovida pelo Associação dos Minis-tros Evangélicos de Viamão (AMEV), com o apoio da Prefeitura de Viamão.

O idealizador do evento, Alessandro Padilha, expli-cou que é muito importante que os evangélicos se unam em oração pelas autorida-des. “Segundo a Bíblia, 'na paz da cidade teremos paz',

creio que nossa cidade dei-xou de ser dormitório, para ser sede de avivamento e prosperidade. Acreditamos que a nossa cidade irá cres-cer em qualidade de vida e em desenvolvimento huma-no. Independente do que os outros digam, Viamão é Ter-ra de Bênçãos e nós amamos Viamão”.

Segundo o presidente da Associação dos Minis-tros Evangélicos de Viamão (AMEV) e membro do Moto Clube Águias de Cristo, Pas-tor Vanderlei, o evento é um marco na história da cidade e representa um passo na caminhada para unidade da igreja e resgate da autoesti-ma dos cidadãos.

O rapper Juliano Ri-mador inspirou o público com letras que buscavam conscientizar a respeito da não-violência e da recons-trução da vida e da autoes-tima através da fé. “Falar do 'Viamão Terra de Bênçãos' é muito fácil, o que vocês fizeram foi cumprir o que o Senhor Jesus nos mandou fazer, que é anunciar o ar-rependimento através da fé, doar nosso amor à cidade.

Foi um grande prazer fazer parte dessa história”, afirma o cantor.

Diversos estilos musicais animaram o público, entre eles, rap, rock e reggae. As letras chamavam a atenção pelas palavras de paz e vida em Cristo. Os grupos mu-sicais, que em sua maioria era de cristãos evangélicos, colocaram para dançar os integrantes das Igrejas en-volvidas no evento.

Prefeitura realiza plantio de mudas de árvores em ponto de descarte irregular de lixo

Após a intervenção da Prefeitura de Viamão, uma área que antes era alvo de descarte irregular de resí-duos deu lugar a um novo ambiente de convívio. A ação foi realizada em parce-ria com as secretarias mu-nicipais do Meio Ambiente (SMMA) e da Saúde (SMS), com apoio dos alunos da Escola Municipal São Tomé e dos agentes de endemias. A atividade aconteceu na última quarta-feira, dia 16, e consistiu na limpeza do terreno e no plantio de mu-das de árvores (camboatá vermelho, grandiúva, chal-

-chal e goiaba serrana). Ao todo, oito caçambas de lixos e entulhos foram recolhidas do local.

Durante a ação, o edu-cador ambiental da SMMA, Paulo Branchi, e a bióloga Bruna Schroeder, levaram orientações aos alunos so-bre sustentabilidade, pre-servação do meio ambiente, descarte correto de lixo e a necessidade de cooperação de todos para que os pon-tos de descarte irregular se-jam desfeitos. Os alunos se comprometeram a cuidar do local e preservar as novas mudas.

A diretora da Escola São Tomé, Denise Gar-cia Camargo, explica que a instituição de en-sino aceitou o desafio de ser um agente transfor-mador, que conscien-

tiza, promove cidadania, valoriza o espírito comuni-tário e busca a mudança que almeja. “Nossos pequenos irão monitorar o local para que ele seja, além de um lugar limpo e frutífero, um espaço pertencente à comu-nidade, que possa ser apro-veitado por cada morador de uma forma muito mais consciente”.

Conforme o coordena-dor do Programa de Com-

bate à Endemias, Luiz Au-gusto Carvalho, o objetivo foi também eliminar pos-síveis criadouros do mos-quito da dengue. "Áreas de descarte irregular podem causar muitos transtornos à população, ocasionando do-enças, além de deixar feia a aparência do bairro. Espera-mos que os moradores pos-sam contribuir e manter o lugar limpo e agradável para todos", finaliza.

Page 5: Correio Rural 18 de dezembro de 2015

18 DE DEzEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR 5

Page 6: Correio Rural 18 de dezembro de 2015

18 DE DEZEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR6

Que em 2016 possamos fortalecer os laços de parceria criados e seguirmos levando satisfação e confiança ao nosso cliente.COSER AGRICULTUREFone: (51) 3446.9090 [email protected] www.coseragriculture.com.br

Estádio do Tamoio, cen-tro de Viamão. 14h30min e as crianças não se aguentavam de tanta ansiedade, quando apontou no céu o helicóptero que trazia o Papai Noel. Os olhinhos pequenos não acre-ditavam no que viam. “Ele veio”, dizia uma. “É um heli-cóptero”, dizia outra. Tão logo pousou e desceu, a criançada não se conteve e Papai Noel foi literalmente rodeado e correu para o abraço. Cer-cado pelas crianças, o bom velhinho seguiu até o palco armado, acompanhado do prefeito em exercício André Pacheco. O vice-prefeito en-fatizou o verdadeiro espírito do Natal, que é união, solida-riedade e família. “Somos so-lidários a eventos como este, que leva alegria às famílias e resgata o espírito de fraterni-dade”, destaca.

O evento beneficente levou para o estádio os co-vers da Frozen e da Peppa Pig, camas elásticas, shows de bandas, cachorro-quente, suco, pipoca, balas e piru-litos. Além da Prefeitura, a festa também recebeu apoio de empresas privadas e um grupo de voluntários, que há mais de dois meses estão ven-dendo rifas para arrecadar o dinheiro para o aluguel do helicóptero. O evento teve o apoio das secretarias de Ges-tão, de Obras e de Educação, além do Sesc Viamão.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

RESERVAS: GILBERTO ROSAFones 9317-0811 (Claro) e 9944-7720 (Vivo)

Papai noel chega de helicóptero com muita alegria da criançada

Page 7: Correio Rural 18 de dezembro de 2015

18 DE DEzEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR 7

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

Rotary Clube

Na quinta-feira, 17 (ontem), o Rotary Clube Viamão come-morou os seus 40 anos com diversas atividades que contaram com a presença de dirigentes rotarianos, membros de diversos clubes rotários co-irmãos, autoridades e convidados. Pela tar-de, na Praça Júlio de Castilhos, foi inaugurado o Marco Rotário (foto), quando o presidente do clube Glazileu Gloria Aragonés e o Prefeito Valdir Bonatto, acompanhados dos rotarianos, des-cerraram o véu inaugural. Logo em seguida, todos se dirigiram para a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição onde ocor-reu Missa em Ação de Graças com o Coral da OAB Porto Ale-gre. À noite, nos salões do Clube dos Casados, ocorreu o jantar festivo e a confraternização que marcou a data.

sALA dOs POmARes – No sábado, 19, às 15 horas, a Fundação Vera Chaves Barcellos lançará o “Catálogo da Ex-posição Destino dos Objetos”, na Sala dos Pomares, em Via-mão. A data também será o último dia de visitação pública da mostra. Inscrições através do e-mail [email protected] ou pelos telefones: (51) 3228.1445 | (51) 8102.1059. Informa-ções: www.fvcb.com | www.facebook.com/fvcbarcellos

Page 8: Correio Rural 18 de dezembro de 2015

18 DE DEZEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR8

Galera do Bem promove festa de natalQuem nunca ouviu aquele velho e bom ditado: uma an-

dorinha sozinha não faz verão! Pois foi com essa ideia que um grupo de amigos de Viamão resolveu organizar mais uma festa de Natal para 185 crianças e adolescentes da Ins-tituição de Educação e Assistência Social Bom Samaritano. A entidade que atende crianças desde 1981 sobrevive com verbas destinadas de programas como o Nota Fiscal Gaúcha, da restituição do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurí-dicas, de doações diretamente feitas na escola e de parceiros.

O grupo comandando pelo jornalista William Dias e pelo fotógrafo Renan Lacerda, já reuniu algumas doações, mas ainda conta com a ajuda de mais interessados em colaborar. O Natal na Bom Samaritano acontece na terça, dia 22, das 8h30min às 17 horas. Entre as atrações, o bom velhinho che-gará com brinquedos e balas e cachorro-quente e refrigeran-te no cardápio. O evento deve reunir outras atrações, como brinquedos infláveis e atividades artísticas. A Bom Samari-tano fica localizada na rua Paraná, número 166, Vila Mon-te Alegre, 4º distrito de Viamão, região da Vila Santa Isabel. Contatos pelos fones 9991.7107, 9835.3318 e 3493.7073.

Page 9: Correio Rural 18 de dezembro de 2015

18 DE DEzEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR 9

fórum Permanente da Juventude

Sábado, 12, foi realizada a 1ª Edição do Fórum Permanente da Juventude de Viamão, no auditório da Escola Ana Jobim. O fórum teve por objetivo iniciar o conjunto de discussões com a comunidade para defi-nir os conteúdos e atividades que serão desenvolvidas no Centro da Juventude, que será construído junto ao Ana Jobim pelo governo do Estado. O coordenador municipal da Juventude, Renato Quintana, destaca que o Centro será uma oportunidade aos jovens do município que poderão participar de atividades cultu-rais e de lazer. Conforme Quintana, nos bairros Santa Isabel, Santa Cecília, Monte Alegre e Augusta vivem cerca de 95 mil pessoas e mui-tos jovens estão em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a secretá-ria Adjunta e diretora-geral da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Maria Elizabeth Rosa Pereira, os Centros da Juventude integram o Progra-ma de Oportunidades e Direitos (POD) e serão via-bilizados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), num total de 56 milhões de dólares. O POD prevê, entre outros equipamentos, a instalação de seis Centros da Juventude, sendo qua-tro em Porto Alegre e outros em Alvorada e Viamão, em territórios socialmente vulneráveis. O objetivo do programa é reduzir a criminalidade infanto-juvenil e a evasão escolar, a partir da oferta de atividades e ins-talações de cultura, lazer e iniciação profissional, com estímulo permanente à cultura da paz.

Também participaram da atividade estudantes de escolas públicas e privadas, o coordenador Estadual de Juventude Ricardo Bassi, o secretário substituto de Segurança Pública Alciomar Goerch, a secretária mu-nicipal de Educação Marcia Culau e a Comandante do 18º BPM, tenente-coronel Ana Haas.

ASSOCIE-SE À ACIVI E APROVEITE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE A ENTIDADE OFERECE

O comércio tem horário especial de funcio-namento até o fim do mês de dezembro. O co-mércio ficará aberto até às 20 horas na quar-ta-feira (23) na Santa Isabel e na quintas-feiras (24) no Centro.

A campanha conta também com o apoio da Brigada Militar que aumentará seu efetivo pa-ra garantir maior segurança aos consumidores.

Durante o mês de dezembro, as lojas serão identificadas com o selo da campanha “Com-prar em Viamão é Legal”.

Além de estarem disponíveis na nossa pági-na do Facebook, as fotos da premiação do Mar-cas & Corações 2015 também já estão disponí-veis no site da Acivi. Confere lá!

O álbum contém as fotos oficiais do even-to e também as imagens registradas pelos con-vidados através das hashtags #marcasecora-ções2015 e #marcasecoracoes2015.

Última semana de horário especial no comércio

Fotos da premiaçãotambém estão no site

facebook.com/acivi.viamao

Siga nossa página no Facebook e fique informado sobre os

principais acontecimentos da semana

Dica: Antecipe o IPTU e pague com desconto

Retrospectiva 2015: o que aconteceu neste ano

Quem fizer o pagamento do IPTU à vista até o dia 29 de janeiro ganha 30% de desconto. É uma ótima oportunidade de diminuir um pou-co os gastos com os impostos que precisam ser pagos no início da cada ano. Aproveite.

Confira mais informações sobre descontos e o IPTU no site da prefeitura.

A Acivi está organizando uma retrospectiva de 2015. Trata-se de um material com as prin-cipais ações da entidade nos últimos meses.

Os associados deverão receber as informa-ções por newsletter, mas os dados também de-verão ser publicados nessa coluna nas próxi-mas semanas.

Aprovado projeto do CastelinhoCom os pareceres favoráveis emitidos pelos presiden-

tes das diversas comissões do Legislativo viamonense, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 172/2015, de autoria do Poder Executivo, na sessão do dia 10 último. O projeto dá condições para a prefeitura proceder alienação, delimitação como "zeis" de imóveis do município, unificar, desmembrar parte dos lotes e conceder isenção de ITBI dos lotes situados no loteamento Jardim Castelo, o Castelinho.

De acordo com o PL, o Castelinho, a partir do Decre-to Executivo de número 008/2008, que declara de interes-se social para fins de desapropriação do domínio pleno, os imóveis que especifica, no qual, através do Processo nº 039/1.08.0002308-1, houve o deferimento na posse do imó-vel, visto estar depositado o valor em juízo de mais de R$ 2,8 milhões, independente de qualquer discussão em relação à propriedade do imóvel.

O loteamento possui 435 lotes aprovados e executados com toda a infraestrutura desde 1981 e ficou muito tempo sem comercialização devido a problemas com a empresa construtora que decretou falência. A área foi a leilão, sendo arrematado por outra empresa e logo, após o processo, hou-ve a ocupação dos lotes por famílias de baixa renda. A Pre-feitura Municipal participou de um processo de seleção do FNHIS no final do ano de 2007, no Programa Urbanização Regularização e Integração de Assentamentos Precários, no qual foi selecionada no dia 11 de janeiro de 2008 com verba de R$ 5 milhões, sendo que o governo, na época, não deu andamento à regularização.

Atividade alusiva ao dia internacional dos direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) realizou na quinta-feira, dia 10, no Calçadão Tapir Rocha, uma ação alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Durante a atividade, funcionários do Departa-mento de Direitos Humanos da SMCAS fizeram abordagens e distribuirão material informativo para a população. O ob-jetivo foi explicar a função e as responsabilidades do setor, bem como orientar a população sobre como proceder em casos de violação de direitos.

escola são Jorge mantém hegemonia nos Jimv

A cerimônia de encerramento dos Jogos Interes-colares do Município de Viamão (JIMV) ocorreu no dia 11, no Centro Municipal de Cultura e Esporte Car-los Pinto Mennet. Os JIMV iniciaram em maio com a participação de 50 escolas, envolvendo cerca de oito mil alunos. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito André Pacheco; da secretária municipal de Educação Márcia Culau; do coordenador do JIMV Ricardo Medeiros; além de alunos, professores, direto-res e representantes da SME.

Durante a cerimônia ocorreu a entrega de me-dalhas para os alunos destaques, troféus para todas escolas participantes e troféu para as quatro escolas primeiras colocadas na competição. Com 290 pontos, a campeã geral dos Jogos deste ano foi a Escola Muni-cipal São Jorge; em segundo lugar, com 165 pontos, a Escola Municipal Luciana de Abreu; e em terceiro, a Escola Municipal Celina Westphalen, com 123 pon-tos. O homenageado do Jimv foi Paulino Tadeu Gon-çalves que, desde a segunda edição, faz a coordenação da arbitragem dos jogos. Também ocorreram premia-ções pelo destaque e colaboração durante a competi-ção. (A classificação geral pode ser lida no site www.correiorural.com.br)

Page 10: Correio Rural 18 de dezembro de 2015

18 DE DEZEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR10

Psicomotricidade Relacional

Através da parceria com o Clube dos Casados o Proje-to Chuá está desenvolvendo um trabalho de Psicomotri-cidade Relacional no Meio Aquático que, atualmente, com mais de duzentos aten-dimentos por mês. Esta ativi-dade oportuniza às crianças experimentarem o equilíbrio e o desequilíbrio corporal através dos deslocamentos no meio líquido, aumentan-do o conhecimento que têm de si através das experiências corporais vivenciadas. Trata--se de uma abordagem que oferece ao atendido liberda-de de expressão, potencia-lizando o processo criativo através de intervenções lú-dicas, ao mesmo tempo que estimula o mesmo a au-mentar sua autoconfiança, autoestima e autonomia, impulsionando os processos de maturação e o desenvol-vimento de forma global. A Psicomotricidade Relacional no Meio Aquático, assim como a realizada em solo é sustentada pela tríade: mo-vimento, intelecto e afeto, numa concepção de movi-mento organizado e integra-do, em função das experiên-cias vividas pelo mesmo cuja ação é resultante de sua indi-vidualidade, sua linguagem e sua socialização. A prática da Psicomotora Aquática forta-lece as relações interpessoais, estimulando a exploração do ambiente aquático com o próprio corpo, possibilitan-do a ampliação do vocabulá-rio psicomotor e um maior domínio corporal dentro e fora d’agua, refletindo no processo de a p r e n d i z a -gem como um todo.

O Projeto Chuá é coor-denado pela E d u c a d o r a Física, Espe-cialista em Psicomotrici-dade Geneci Wiest, com a participação dos estudantes de Educação Física Daniele Machado e Jorge D.Coelho.

EDITAIS DE CASAMENTOMaria Clair Machado Guimarães, Oficial Designada do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11839, de 10 de dezembro de 2015.TIAGO KRINSHI ANDRIOLA, motorista, e CHRISTINY KELLY FERREIRA NUNES, bancária, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11840, de 11 de dezembro de 2015.ALEQUIS SANDRO CORREA ACOSTA, mecânico, e ALINE MARTINS DA SILVA, do lar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11841, de 10 de dezembro de 2015.JACKSON WILLIAN DE ALMEIDA, natural do Estado de Santa Catarina, estoquista líder, e GABRIELA RIZZOTTO DOS PASSOS, natural deste Estado, pedagoga, ambos solteiros, maiores, residentes neste Distrito

Edital nº 11842, de 10 de dezembro de 2015.LUCAS ARRUÉ MACHADO, comerciário, e LETÍCIA ASSIS DA ROCHA, estudante, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11843, de 10 de dezembro de 2015.ALDEMAR DA ROSA SILVA, divorciado, serralheiro, e CRISTIANE DA SILVA RODRIGUES, solteira, maior, do lar, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11844, de 10 de dezembro de 2015.SÉRGIO LONDERO, funcionário público estadual aposentado, e MARCÍRIA MONTEIRO KUHN, gerente de cafeteria, ambos naturais deste Estado, divorciados, residentes neste Distrito.

Edital nº 11845, de 10 de dezembro de 2015.LEONARDO DA SILVA BITTENCOURT, biólogo, e CAROLINE GOULARTE FRAGA, técnica de enfermagem, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César, 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 30541913. [email protected]

Viamão, 17 de dezembro de 2015

AvISOEstaremos em férias coletivas no período de 21/12/2015 a 19/01/2016. Telefones de plantão: Gilmar (51) 9917.7477 e Gisele (51) 9955.8616.Gilmar Santos Leiloeiro Rural e Oficial

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPE-CIAL DE 12 DE DEZEMBRO DE 2015 DA SOGISI

SOCIEDADE GINÁSTICA SANTA IZABELAos doze (12) dias do mês de dezembro do ano de dois mil e quinze (2015), na Rua Santa Isabel, 111, na Santa Isabel, em Viamão/RS, reuniram-se os Sócios Proprietários e Remidos da SOGISI, e representantes de sócios fa-lecidos, conforme constam das Listas de Presenças, convocados pelo Edital publicados na Zero Hora e no Correio Rural, no dia (05) cinco de dezembro do corrente ano, na forma estatutária, em primeira convocação, atingido o quórum deliberatório legal, com a finalidade de decidir sobre a DISSOLUÇÃO DA SOGISI. Dando início aos trabalhos, tomou a palavra o Presidente Mar-celino dos Santos, que foi escolhido por unanimidade como Presidente da Assembleia, que convidou Renato João Kerkhoff para secretariar a Assem-bleia. Feita a leitura do Edital de Convocação, foi explanada a situação atuali-zada da sociedade e apresentadas as contas para deliberação dos presentes. Nada sendo objetado ficam aprovadas as contas e a forma de procedimentos quanto eventuais pendências existentes, por unanimidade. Em seguida, foi submetida a votação da proposta de dissolução, já previamente discutida, por não haver interesse na sua continuidade, que foi imediatamente aprovado por unanimidade, determinando que o Sr. Renato João Kerkhoff, brasileiro, casa-do, advogado, com endereço na Rua Santa Isabel, 15/11, na Santa Isabel, em Viamão/RS, ficará responsável pela guarda de toda a documentação da sociedade. O destino do patrimônio obedecerá ao disposto no Art. 35, do Es-tatuto Social. E, por fim, o Sr. presidente passou a palavra para quem quises-se se manifestar e, na ausência de assunto mencionável e como nada mais havia a tratar, agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a presente assembleia geral, determinando a mim, que servi de secretário, que lavrasse a presente ata e a levasse a registro junto aos órgãos públicos competentes, para surtir os efeitos jurídicos necessários. A presente Ata segue assinada por mim, pelo Presidente e por todos os presentes, como sinal de aprovação. Viamão, 12 de dezembro de 2015.

ASSOCIAÇÃO vIAMONENSE DE CAPOEIRAEDITAL DE CONvOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA

EXTRAORDINÁRIA DE DISSOLuÇÃOPor meio deste convoco todos os associados para a Assembleia Extraordi-

nária de Dissolução a ser realizada no dia 28 de dezembro de 2015, sexta feira, na rua Dona Laura n 187, Bairro Jardim Universitário, na cidade de Viamão-RS, às 18:00h, em primeira chamada, e às 18:30h, em segunda chamada, com quó-rum de dois terços de presentes (de acordo com o artigo 7º, parágrafo terceiro).

A assembleia em questão será destinada a:1. Formalizar a dissolução da associação que encerra faticamente suas ativi-

dades em 28 de dezembro de 2015, de acordo com o referido estatuto: Art. 39°- A Associação somente poderá ser dissolvida em caso de dificulda-

des insuperáveis ao preenchimento de suas finalidades e mediante a apro-vação da maioria absoluta da Assembleia Geral em reunião especialmente convocada para este fim.

2. Prestação de contas e destino de saldo remanescente, observando-se o estatuto:

] Art. 39° Parágrafo único-Dissolvida a Associação, far-se-á a liquidação dos bens que possuir, sendo o sado social destinado a uma ou mais associações congêneres e beneficentes inscritas no CMAS(O Conselho Municipal de As-sistência Social –CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados do Município. A criação dos con-selhos municipais de assistência social está definida da Lei Orgânica da Assistência Social-Lei 8.742/1993), a critério da Assembleia geral.

3. Definir a guarda de documentos legais.4. Apreciar e discutir quaisquer outros assuntos trazidos pelos associados.

Viamão, 18 de dezembro de 2015.Roger Casemiro Ferreira-Presidente

EXTRAvIO DE TALÃO DE NOTA FISCALEraldo de Lima Scandolara, estabelecido na Estrada Geral Boa Vista, Viamão/RS, Inscrição Estadual 159/1062605, comunica que foi extraviado o Talão de Nota Fiscal de Produtor Rural de nºs. 499921 a 499930, não se responsabili-zando pelo uso indevido do mesmo. Boletim de Ocorrência 06308.

vENDE-SE – TERRENÃO PARA SÍTIO40 x 80, 3.200m², lindo lugar, na Estrada da Pimenta, com ôni-bus na esquina. R$ 25 mil. Tratar pelo fone 9908.9466.

TAMOIO FuTEBOL CLuBEASSEMBLEIA GERAL

O Presidente do TAMOIO F.C., Eduardo Godoy, no uso de suas atribuições legais, convoca os sócios beneméritos, remidos e contribuintes para reno-vação de 50% dos membros do conselho deliberativo, a ser realizada no dia 28/12/2015, com primeira chamada às 20 hs, na sede do clube.

Viamão, 17 de dezembro de 2015EDUARDO GODOY - PRESIDENTE

Teatro elogiadoO Grupo de Teatro formado por funcionários da Empresa de Trans-

porte Coletivo Viamão Ltda., já é tradicional em apresentações no mu-nicípio. Esta semana, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Câm-pus Viamão, parabenizou a excelente apresentação do Grupo. O tema apresentado tratou de alcoolismo e direção. Segundo o Coordenador de Desenvolvimento Institucional Nilo Barcelos Alves, “a apresentação foi excelente, tanto na mensagem quanto na parte artística, sendo um exem-plo a ser seguido por outras organizações”.

formatura de turma do ProerdFoi realizada no dia 9, a solenidade de formatura dos alunos que parti-

ciparam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Neste segundo semestre, o Proerd beneficiou cerca de 200 alu-nos das escolas estaduais Cecília Meirelles, Isabel de Espanha, Nísia Floresta e da escola municipal Apolinário Alves dos Santos. O evento contou com passeio a cavalo com animais do 4º Regimento de Polícia Montada; apresen-tação do grupo teatral Brigada em Cena com a peça “Ação e Reação” e a apre-sentação de cães adestrados da Brigada Militar. A solenidade de formatura contou com a presença da secretária municipal de Educação, Márcia Culau

Page 11: Correio Rural 18 de dezembro de 2015

18 DE DEzEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR 11

Confira datas e horários das últimas atividades do ano:Cesi Júnior18/12 – 19h30min: Apresentação de Ballet e Capoeira.Cesi viamópolis19/12 – 16h: Formatura da Educação Infantil; 19h: Formatura do Ensino Fundamental e Ensino Médio.23/12 – Exame FinalCesi santa isabel21/12 – 20h: Formatura do Ensino Fundamental;22/12 – 20h: Formatura do Ensino Médio;23/12 – Exame Final.

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

www.bicofinoesaltoalto.com.brPATRICIA ARRUDA PATRICE FRóES

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

Olá girls!!!Desde que a Sophie

Charlotte, apareceu com as unhas stiletto, elas vira-ram febre nos salões. Não se trata de um modelo convencional, mas, cada vez mais está caindo no gosto da mulherada.

Muitas celebridades internacionais já adotam a unha pontuda, há algum tempo. Espe-cialistas no assunto, dizem que são mais fáceis de conservar, e, que este formato, não quebra tão fácil. Será? Bem, essa notícia, para nós mulheres, é excelente!

Entre as brasileiras, as “Unhas Stiletto”, prometem ser forte ten-dência para o Verão 2016, e já estão fazendo sucesso nas mãos das mulheres!

E vocês, também vão apostar nesta tendência?Bjs, Patricia Arruda.

“Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações “

www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Unhas Stiletto, você usaria???

• Cartazes Natalinos: Estãosendo entregues aos lojistas, cartazes natalinos que envol-vem a campanha de Natal da CDL Viamão, estimulando os consumidores a fazerem suas compras na cidade e valorizar nosso comércio local.

• InformativoO faroldeNatal:Está sendo distribuído tam-bém, o informativo O farol de Natal, contendo dicas sobre a data comemorativa entre ou-tras matérias e informações de interesse dos empresários. Leia online em www.cdlvia-mao.com.br

• Palestra SemMedo da Crise:Ocorreu dia 17 de dezembro, às 19 horas, na CDL, a palestra do Master Coach e Head Trainer, Ale-xandre Selister, “Sem Medo da Crise” mostrando como potencializar negócios e pessoas em tempos de crise. Confira as fotos no facebook da CDL.

• Papai Noel no Comér-cio: Neste sábado, dia 19 de dezembro, às 10h no Centro de Viamão e as 15h na Santa Isabel o papai Noel da CDL estará no comércio distribuin-do doces e alegria, motivando os consumidores a valorizar nosso comércio e realizar suas compras em Viamão.• Concurso de Melhor Vi-trine: De 7 a 20 de dezembro ficarão expostas no facebook da CDL as fotos das empresas que participarão do concur-so ‘‘Melhor Vitrine Natalina 2015’’. A foto mais curtida será a vencedora, e quem vota são

os consumidores! Acesse www.facebook.com/cdl-viamaorsMaiores informações: (51) 3434.2020 | Comércio

Unido é Comércio Forte. Fonte: Marketing CDL Via-mão

final de ano na Rede Cesi mobiliza toda a comunidade escolar

A Rede CESI está celebrando com a comunidade escolar os tradicionais ritos de final de ano. Alunos e pais estão participando de atividades como a entrega de avaliações e pareceres do 4º bimestre, das festas de encerramentos das oficinas de ballet, capoeira, dança, entre outras e, também, das tão aguardadas formatu-ras.

A sequência de apresentações de final de ano iniciou na primeira semana de dezembro. O último mês do ano caracteriza-se por reunir estas diversas celebrações. Depois da entrega de pareceres, o CESI Júnior se prepara para a festa de encerramento, a ce-rimônia de formatura do Nível II e para as apresen-tações de ballet e capoeira. No dia 19 de dezembro, o CESI Viamópolis estará realizando as cerimônias de formatura da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O CESI Santa Isabel fará as suas for-

maturas nos dias 21 e 22 de dezembro.Os alunos que não atingiram a média devem ficar

atentos para o dia do Exame Final, que será dia 23 de dezembro. Há disponibilidade para as aulas de refor-ço, mas os períodos são limitados. Texto: Alexandre Pinto

Para motivar o comércio: ações de natal da CdL viamão

Page 12: Correio Rural 18 de dezembro de 2015

18 DE DEZEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR12

Grandes ofertasFeira de brinquedos com até 20% de desconto à vista

Validade 31/12/2015 ou enquanto durarem os estoques

Rua Cirurgião Vaz Ferreira, 227Atrás da Caixa D’águaCentro - ViamãoFone 3046-4859

Parcelamos nos cartões em até 4x, sem entrada e sem juros, exceto ofertas.

PRATO DURALEX FUNDO E RASO R$ 4,95 CADA.

TEMOS A MAIOR VARIEDADE EM PANELÃO DE ALUMÍNIO MARCA DOCESAR, DIRETO DE FÁBRICA

SUPER OFERTAS TALHERES TRAMONTINA IPANEMA AVULSO R$ 2,95 CADA

TOALHAS COM VÁRIAS ESTAMPAS A PARTIR DE 8,90 o M

CADERNO PANAMERICANA CAPA DURA 10 MAT. 200 FLS. R$ 8,90 CADA.

TNT ESTAMPAS SORTIDAS LISO R$ 1,95 o MT.ESTAMPADO R$ 2,25 o MT.

MAXMALLOWS SABORES VARIADOS DOCILE 250 GR. 7,90

PANELA DE PRESSÃO COOK 4,5 LTS. R$ 34,90 CADA

CANECA DAS PROFISSÕES R$ 12,90 CADA

CONJUNTO SOBREMESA CIV COM 6 R$ 17,90

iPTU 2016 com desconto de 30%Uma mudança na lei permitirá que o munícipe já tenha descontos no seu

IPTU no início do ano. A Lei 4.416/2015 concede desconto de 30% no IPTU 2016, para quem pagar o imposto à vista até o dia 29 de janeiro. De acordo com o prefeito, Valdir Bonatto, desde 2013 não há revisão na Planta de Valo-res, somente índice de atualização monetária referente aos últimos 12 meses pelo INPC (10,97%). “Antecipamos o período de descontos, mas mantivemos o percentual de 30%, um dos maiores descontos do Estado para quitação à vista. Estamos vivendo um momento de crise econômica e entendemos que ainda não é hora para reajustarmos a planta de valores”, explica Bonatto.

Para quem preferir fazer o pagamento à vista até o dia 29 de fevereiro, o desconto é de 15%. O prefeito também conta que a lei traz uma novidade para o cidadão “Bom Pagador”, que sempre pagou em dia o seu IPTU. “Este contribuinte que optou por fazer o pagamento parcelado, em seis vezes, com vencimento no 6º dia útil de março a agosto, terá abatimento de 10% (dez por cento), do valor total”, explica.

O lançamento do IPTU 2016 gerará uma economia de R$ 23 milhões, se todos pagaram. Cabe ressaltar que o IPTU é uma das principais fontes de receita próprias e gera investimentos sociais para o cidadão, como a manuten-ção de ruas, iluminação pública, recolhimento de lixo, limpeza urbana, entre outros serviços. A falta de pagamento acarreta, entre outras consequências, a aplicação de multa, juros, atualização monetária, inscrição no Cadin mu-nicipal (cadastro de inadimplentes da Prefeitura), inscrição na Dívida Ativa, instauração de processo de execução fiscal e, em última instância, pode levar o imóvel a leilão para satisfação do crédito tributário.

Recred - A mesma lei que instituiu a antecipação do IPTU 2016, também permite que o cidadão que está em débito com o IPTU ou outros impostos e taxas municipais, receba 90% de desconto no valor dos juros e multas para quem aderir e fizer o pagamento até o dia 30 de dezembro. O desconto é vá-lido para quem quitar o débito à vista ou parcelar em até 10 vezes. Quem não conseguiu pagar o IPTU de 2015, pode receber um desconto de 100% no va-lor de juros e multas se o quitar à vista no período de 4 a 29 de janeiro de 2016.

ser Papão é o Campeão municipal de futsal 2015

No sábado, dia 5, no ginásio Gigante Águas Claras, foi realizada a final do Campeonato Muni-cipal de Futsal Viamonense - Afuvi 2015. As equipes do Ser Papão e Inova Futsal foram as protago-nistas. Uma partida decidida nos minutos finais, com vitória do Ser Papão sobre o Inova Futsal pelo placar de 2X1.

Conforme o secretário municipal de Esporte e Lazer, Sílvio Barbosa, a competição foi um su-cesso. “O nosso objetivo foi resgatar o esporte coletivo no município, numa competição com a par-ticipação de 24 equipes e mais de 700 atletas. As torcidas também compareceram e torceram com harmonia e respeito. Podemos afirmar que o Futsal é um esporte consolidado no nosso município, com equipes qualificadas. Para o próximo ano devemos atender as categorias feminino, menores e máster”. A premiação foi entregue pelo secretário e pelo presidente da Afuvi, Vitor Pereira.

O campeonato, que iniciou em abril, é uma realização da Associação de Futsal Viamonense (Afu-vi), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

Os destaques da competição: Campeão: Ser Papão; Vice-campeão: Inova Futsal; 3º lugar: Raceng/Abcrei; 4º lugar: Galácticos; Goleador: Diego Oliveira (Raceng/Abcrei); Goleiro Menos Vazado: Cláudio Silveira (Ser Papão); Revelação: Gabriel (Inova Futsal); Destaque: Cláudio Silveira (Ser Pa-pão); Disciplina: Ser Papão.