correio rural 04 de dezembro de 2015

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 104 | NÚMERO 5.267 | 4 DE DEZEMBRO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 103 anos o seu jornal de Viamão NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes Mais táxis na cidade Página 3 Depois de 48 anos, Clube de Mães ganhará terreno Página 4 Castelinho perto da regularização Página 4 Final no futsal Contracapa Plantão para recadastramento do título eleitoral no final de semana A Central de Atendimento ao Eleitor de Viamão, que fica na rua Coronel Mário Antunes da Veiga, 202, sala 201, no Centro, realizará neste final de semana, sábado e domingo (dias 5 e 6), plantão extraordinário, das 9 às 18 horas. É possível agendar o atendimento pelo site do TRE-RS. Por meio do recadastramento biométrico, que é obrigatório em Viamão, além da revisão dos dados cadastrais, é realizada a coleta eletrônica da imagem e das digitais dos eleitores. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar docu- mento de identidade (carteira de identidade, trabalho, certidão de nascimento ou carteira de conselho profissional), além de um comprovante de endereço atual - emitido nos últimos três meses. A estimativa é de que se atenda de 500 a 600 eleitores por dia no final de semana. Música Popular Viamonense Página 3 Tem show na frente da Igreja: Claus e Vanessa AGENDA CULTURAL Neste domingo, 6 de dezembro, às 18 horas, Viamão recebe o show Claus e Vanessa. Promovido pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte, o show da dupla faz parte do Projeto “Sesc Estar Bem: Bem-estar que vai até você”, e será realizado na Praça da Igreja Matriz, a partir das 15 horas. A realização é do Sistema Fecomércio- -RS/Sesc, com apoio do Senac Viamão, Sindicomerciários e Prefeitura Municipal. A programação é gratuita. Também estão no cronograma do evento parque de brinquedos infláveis, pinturinha de rosto, perna de pau, oficina de escultura em balões, ações de beleza e mateada com erva e água quente por conta da organização. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Viamão, telefone 3485.9914. FOTO DUDU CARNEIRO/DIVULGAçãO

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 24-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Correio Rural 04 de dezembro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 04 de dezembro de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 104 | NÚMERO 5.267 | 4 DE DEzEMBRO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 103 anos o seu jornal de Viamão

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

Mais táxis na cidade Página 3

Depois de 48 anos, Clube de Mães

ganhará terreno Página 4

Castelinho perto da regularização

Página 4

Final no futsal Contracapa

Plantão para recadastramento do título

eleitoral no final de semanaA Central de Atendimento ao Eleitor de Viamão, que fica na

rua Coronel Mário Antunes da Veiga, 202, sala 201, no Centro, realizará neste final de semana, sábado e domingo (dias 5 e 6), plantão extraordinário, das 9 às 18 horas. É possível agendar o atendimento pelo site do TRE-RS. Por meio do recadastramento biométrico, que é obrigatório em Viamão, além da revisão dos dados cadastrais, é realizada a coleta eletrônica da imagem e das digitais dos eleitores.

Para realizar o procedimento, é necessário apresentar docu-mento de identidade (carteira de identidade, trabalho, certidão de nascimento ou carteira de conselho profissional), além de um comprovante de endereço atual - emitido nos últimos três meses. A estimativa é de que se atenda de 500 a 600 eleitores por dia no final de semana.

Música Popular Viamonense Página 3

Tem show na frente da Igreja: Claus e Vanessa

agenDa CulTural

Neste domingo, 6 de dezembro, às 18 horas, Viamão recebe o show Claus e Vanessa. Promovido pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte, o show da dupla faz parte do Projeto “Sesc Estar Bem: Bem-estar que vai até você”, e será realizado na Praça da Igreja Matriz, a partir das 15 horas. A realização é do Sistema Fecomércio--RS/Sesc, com apoio do Senac Viamão, Sindicomerciários e Prefeitura Municipal. A programação é gratuita.

Também estão no cronograma do evento parque de brinquedos infláveis, pinturinha de rosto, perna de pau, oficina de escultura em balões, ações de beleza e mateada com erva e água quente por conta da organização. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Viamão, telefone 3485.9914.

Foto

Du

Du

Ca

rneir

o/D

ivu

lga

çã

o

Page 2: Correio Rural 04 de dezembro de 2015

4 DE DEZEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR2

Nesta semana, o Conse-lho de Desenvolvimento Econômico de Viamão e

a Prefeitura lançaram a campanha “Comprar em Viamão é legal”. Na cerimônia de lançamento, ficou fortemente salientada a intenção da campanha, qual seja, de esti-mular a população viamonense para que invista aqui no municí-pio realizando suas compras de fim de ano no comércio local. A municipalidade garantiu aos em-presários a não alteração no valor dos impostos sobre as operações de venda, o que significa dizer o não aumento no preço dos pro-dutos. O Codevi, juntamente com o Sindilojas, a CDL e a Acivi, vão desencadear intensa campanha e, conforme ficou acordado, os co-merciantes desenvolverão horários ampliados, inclusive nos sábados e domingos.

Uma campanha necessária, que se desenvolve num momento em que o setor econômico-financeiro do país passa por dificuldades, propiciando ao consumidor via-monense a oportunidade de obter melhores condições nas compras e dando ao empresariado local a oportunidade de ampliar seu fatu-ramento e, ao mesmo tempo, aqui-latar o real interesse dos consumi-dores pelos produtos e preços aqui oferecidos.

É, também, a oportunidade de aquilatar o comportamento do consumidor diante deste proces-so de incentivo à compra, desde o despertar inicial de intenção que o leva à aquisição, até o pós-compra que inclui satisfação, pagamento e descarte do produto mais adiante. Estudos sobre este assunto garan-tem que há fatores emocionais e racionais envolvendo as variáveis de consumo.

Parabéns, pois, aos idealiza-dores da campanha e que possam todos usufruir dos resultados para garantirem a permanência dos consumidores no território viamo-nense por todo o sempre.

EDITORIAL

Comprar em Viamão

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes as crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOSArteNeste sábado, 5 de dezembro, às 9 horas, a Fundação Vera Chaves Barcellos, através do seu Programa Educativo fará o Lançamento do Material Educativo Destino dos Objetos, na Casa Rural, sede da Secretaria Municipal de Educação. Será o último dia da 10ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes.

Três ou quatro?Em livro, em filme e no teatro, “Os Três Mosqueteiros” é uma história muito interessante. Mas os três mosqueteiros fazem parte real da vida ou saíram só da mente do escritor Alexandre Dumas? Ele escreveu o romance “Os Três Mosqueteiros” em 1844. O cenário é a França do século XVII e os mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis são esgrimistas que servem ao rei Luís XIII. Juntos, derrotam o antagonista da corte, cardeal Richelieu. O romance é ficção embora Dumas tenha usado figuras reais da história da França.

Quem viu o filme lembra que há uma quarta figura no enredo: Dartagnan, um jovem mosqueteiro que estava sempre junto com os três nas horas mais difíceis. Ficção ou não, fica a dúvida: eram três ou eram quatro os mosqueteiros?...

Cultura

OMASKARA

Russinho no páreoA semana não foi agitada apenas em Brasília. Aqui na terri-

nha também ferveram os bastidores que precedem a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores.

A base de sustentação do governo, que vem ganhando adeptos ao ponto de vislumbrar a maioria, estava definindo se Zé Lima (SDD) ou Carlos Bennech (PMDB) seria o nome para a presidência.

Eis que Russinho (PMDB), secretário de Obras, um dos titu-lares de mais visibilidade e proximidade com o prefeito Bonatto, também manifestou a vontade de voltar à Câmara e ser presi-dente, assim como já fora no ano de 2010.

Na quarta-feira, Russinho conversou com o prefeito Bonatto e declarou este interesse. Pelo que se soube de forma extrao-ficial, Bonatto não teria colocado nenhum obstáculo. Russinho goza de excelente prestígio junto ao governo.

A controvertida convenção municipal do PMDB ainda não acabou. Enquanto a Executiva Estadual não definir a situação, o PMDB continuará em pé de guerra.

Ridi e as pedras Nesta semana o Vereador Ridi se queixou que só lembram

das suas promessas não cumpridas do Hospital Materno In-fantil, mas, segundo ele, a culpa seria do governo Rigotto não ter doado o terreno, na parada 36.

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

Vamos refrescar a memória do vereador. Em 29 de se-tembro de 2000, o Correio Rural, na contracapa, publicou a matéria que anunciava a construção do Hospital Infantil, com uma foto do então governador Olívio Dutra, do PT, apertan-do a mão do prefeito em exerício, Ronaldo Ribeiro, selando o acordo, na presença do reitor da PUC. Ridi, também do PT, estava concorrendo à reeleição, e faltavam poucos dias para o pleito.

Germano Rigotto assumiu o governo do Estado somente em janeiro de 2003, dois anos depois daquela notícia divul-gada nas vésperas da eleição.

Então, fica a pergunta: por que o próprio Olívio Dutra não doou o terreno neste período de dois anos?

Olívio, do PT, arquivou o HospitalNo dia 15 de agosto de 2003, o Correio Rural publicou na

capa: “Questão do hospital público pode ser retomada.” No texto, o então prefeito Ridi e os vereadores Alex Boscaini, Ildo Britto e Itamar dos Santos, queriam retomar junto ao Gover-no do Estado o projeto. O fechamento da matéria diz: “No ano passado (2002), a comunidade tomou conhecimento, em sessão especial na Câmara Municipal, de que o projeto do hospital materno infantil havia sido arquivado pelo governador Olívio Dutra.” Portanto, Ridi, tem mais algumas verdades que precisam ser lembradas.

Faço aqui um elogio à Secretaria Municipal de Cultura pela realização do Festival Viamonense de Teatro Estudantil, evento que mobilizou cerca de 450 artistas em 19 espetáculos, trazendo até o nosso município representações artísticas de 14 cidades do Rio Grande do Sul. Foi um sucesso. Aliás, esta foi a terceira edição do Festival e o sucesso foi enorme. O espetáculo vem num crescendo e mostra o acerto de sua realização. Parabenizo a todos os que se empenharam mas, principalmente, elogio a força e determinação do Igor. O Festival levou ao Salão Paroquial da Igreja Matriz mais de quatro mil pessoas em seis dias. Salão Paroquial que estava muito bem preparado para o Festival, na medida do possível, pois eventos artístico-culturais como estes, já merecem uma casa melhor, um teatro.

Aliás, no domingo, 29, estive em Gravataí. Fui assistir a peça Pedro e o Lobo, uma apresentação teatral de arte e dança entrelaçando crianças, jovens e adultos. Muito bom. Mas do que gostei mesmo foi do local: o teatro do Sesc, com 700 lugares, completamente lotado. Um local superpreparado.

O nosso Festival e outras atividades artísticas e culturais já merecem uma casa como aquela de Gravataí.

Page 3: Correio Rural 04 de dezembro de 2015

4 DE DEzEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Admiro muito quem toca instrumentos musicais. Não sei nem tocar campainha direito.

Música Popular Viamonense

O jornalista Leandro Narloch além de ótimo escritor é um grande pro-vocador. Os seus guias do politicamente incorreto deveriam ser leituras obrigatórias em todas as escolas. Em 2009 lançou o “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil”. Nele embasa, com bons argumentos, im-plicâncias com ícones nacionais como Santos Dumont, que segundo ele não inventou o avião e sim os americanos irmãos Wright; que a Coluna de Luis Carlos Prestes estuprava, mata-va e roubava por onde passava; Zum-bi dos Palmares tinha escravos e que na África havia escravidão muito antes dos brancos por lá passarem; e que foi ótimo para os índios brasileiros serem “descobertos” pelos portugueses. Os índios viviam isolados e num marasmo total. Não conheciam nem a roda. Se alimentavam só de aipim. Além de to-car fogo nas florestas para matarem seus inimigos. Os brancos trouxeram um monte de doenças, mas de lambuja levaram sífilis e o fumo para a Europa. Empate técnico. Em 2011, Narloch lançou o “Guia Politicamente Incorreto da América Latina”. Nele desmonta ídolos como Fidel Castro (capitalista e bilionário), Salvador Allende (racista), o porco fedorento Che Guevara (assassino e torturador) e Perón (pedófilo).

Agora, Leandro Narloch ataca de novo com o “Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira”. Em uma boa resenha na revista Veja, assinada por Joel Pinheiro da Fonseca, Narloch abate clichês sobre de-terminados pensamentos esquerdopatas. Afirma que um dos motivos para nossa brutal desigualdade social se deu porque em um grande perí-odo de tempo em nossa história, os pobres tiveram muito mais filhos do que os ricos. Ou seja, a grana ficou concentrada nessas poucas pessoas. E que as mulheres ganham menos do que os homens porque trabalham em profissões diferentes, dedicam menos horas ao trabalho, têm menos experiência e têm menos ambição do que os homens. Polêmica à vista.

Como adoro temas politicamente incorretos, pois acredito que a pa-trulha ideológica tira a graça de tudo e acho que devemos não nos levar tão a sério, abordo dois temas bastante atuais. A miséria de títulos gre-mistas fez que com comemorassem os 10 anos que saíram da segunda divisão. Deviam ficar quietos, fazer de conta que não aconteceu. É como o cara se lembrar e comemorar de que há 10 anos pegou uma mulher feia. Outra comemoração são os 30 anos do festival de música viamo-nense, o Femuvi. Uma vez ouvi o disco. Era horrível. Muito ruim. Podem lembrar e comemorar o momento histórico, musicalmente não há para comemorar. Admiro muito quem toca instrumentos musicais. Não sei nem tocar campainha direito. Fabrício Giordani e seu Espaço Urbano são uma ilha de abnegação, garra e perseverança em uma cena musical pra-ticamente inexistente em Viamão. Em Viamão nunca houve um músico profissional de expressão. Além do sopro cultural que é o Fabrício, eis que surge uma luz no fim do túnel. É a Banda Bacana. Capitaneada pelo maior músico amador de Viamão, que é o Sérgio Antonio da Silva Bueno, o Caçapa, apresenta o maior talento atual de nossa música: o Igor de Oz. Esse garoto vai longe. Os acompanham na percussão Danilo Malta, Baptista Sá e Felipe. Todos as sextas a Banda Bacana se apresenta no Sa-bor Viamonense (atrás da Igreja). E também vá neste domingo ao Espa-ço Urbano, às 19 horas, para a festa dos 30 anos do Femuvi. Espero que tenham melhorado neste tempo. O que, particularmente, não acredito.

Viamão vai ampliar frota de táxisA primeira etapa do processo

de licitação para novas concessões de serviço de táxi em Viamão foi concluída no dia 30 de novembro, com a abertura dos envelopes con-tendo documentos de habilitação dos candidatos. A sessão pública ocorreu no auditório do Centro Profissional Walter Graf.

É a primeira vez que a prefeitura de Viamão publica uma licitação para táxis adaptados. A licitação concede permissão para 20 novos prefixos de táxis operarem em Viamão - 18 prefixos para a modalidade convencional e duas permissões na categoria acessível, para ve-ículos adaptados. A validade da concessão será de 15 anos, prorrogáveis por igual período. Com a licitação, a frota passará para 140 táxis, sendo dois veículos adaptados. Os partici-pantes têm até cinco dias úteis para apresentar recurso. Os novos permissionários foram selecionados através de critério de pontos, que leva em consideração o ano de fabricação do veículo; equipamentos de conforto e de segurança do veículo; pontuação por infração de trânsito, entre outros.

Comprar em Viamão é legal! Podem crer!

Dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Viamão e o Conselho de Desen-volvimento Econômico de Viamão (Codevi) lançaram a campanha “Comprar em Viamão é legal”, em solenidade no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf. Na ocasião, o prefeito Val-dir Bonatto disse: “Estamos num momento econômico de recessão e aumentar os impostos ficaria in-viável, tanto para o comerciante como para o consumidor. Todas as entidades representadas no Code-vi, em conjunto com a Prefeitura, decidiram que o município fizesse uma campanha para atrair os con-sumidores a fazerem suas compras natalinas aqui no município”.

A campanha inclui blitz em di-versos locais da cidade e ampliação do horário de funcionamento das lojas e supermercados no período que antecede as festas de fim de ano. Durante todo mês o comércio abrirá aos domingos e feriados para que o viamonense possa fazer suas compras com tranquilidade e aqui no município. A Brigada Militar aumentará seu efetivo para garantir maior segurança aos consumidores. A partir da próxima semana, o comércio ficará aberto até às 20 horas nas terças-feiras (8,15 e 22) na Viamópolis; nas quartas-feiras (9,16 e 23) na Santa Isabel; nas quintas-feiras (10,17 e 24) no centro da cidade.

Projetos aprovados na CâmaraNa semana passada foram aprovados pela Câmara Municipal de Vereadores de Viamão

vários projetos e dentre os quais estes mencionados a seguir:O Projeto de Lei 102/2015 de autoria do vereador Guguzinho Streit (PTB), que propõe a

fixação, em local visível ao público, o nome do responsável técnico pelo Setor Hospitalar nas Unidades de Saúde de Viamão.

Foi aprovado também o PL 76/2015, do vereador Zé Lima (SD), que autoriza a concessão de redução de percentual de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, para contribuinte residencial ou comercial que adotar animal doméstico, registrado junto ao órgão municipal.

O vereador Ronaldo Ribeiro (SD) teve aprovado projeto que institui o Dia Municipal da ‘Melhor Idade’, sendo este o 28 de Outubro.

Page 4: Correio Rural 04 de dezembro de 2015

4 DE DEZEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR4

Acivi apoia “Comprar em Viamão é Legal”

Nesta semana, a prefeitura municipal e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Viamão (Codevi) lançaram a campanha Com-prar em Viamão é Legal. O objetivo é incenti-var os viamonenses a realizarem suas compras na cidade, inclusive no comércio dos bairros, ajudando a movimentar a economia local.

A Acivi, independente da sua posição por integrar o Codevi, apoia as causas que venham a beneficiar a cidade como um todo. Incentivar a comunidade a consumir dentro de sua pró-pria região é uma das formas de tentar acelerar a economia de Viamão, gerando empregos e re-ceita para a cidade.

– Como membro do Codevi, digo que iremos realizar ações para incentivar as pessoas a com-prar em Viamão. Isso faz com que as empresas consigam desafogar um pouco desta crise, as pes-soas consigam manter os seus empregos e ge-rar receitas – disse o presidente da Acivi, Pau-lo Silveira.

MARCAS & CORAÇÕES - Na próxima semana, a Acivi vai divulgar as fotos do evento de premiação do Marcas&Corações 2015. Não deixe de conferir na página da entidade no Facebook as fotos dos vencedores e do público que postou nas redes sociais com a #marcas&corações2015. O álbum também será disponibilizado no site da Acivi.

O comércio terá ho-rário especial de fun-cionamento durante o mês de dezembro. A par-tir da próxima semana, o comércio ficará aberto até às 20 horas nas ter-ças-feiras (8,15 e 22) na Viamópolis, nas quartas-feiras (9,16 e 23) na Santa Isabel e, nas quintas-fei-ras (10,17 e 24) no Cen-tro.

O comércio estará aberto também no fe-riado da Padroeira, dia 8 de dezembro e, nos domingos, dias 6, 13 e 20. A campanha con-ta também com o apoio da Brigada Militar que aumentará seu efetivo para garantir maior se-gurança aos consumidores.

Durante o mês de dezembro, as lojas serão identificadas com o selo da campanha “Com-prar em Viamão é Legal”.

Lojas serão identificadas com o selo da campanha

facebook.com/acivi.viamao

Siga nossa página no Facebook e fique informado sobre os

principais acontecimentos da semana

notícias atualizadas diariamente em www.correiorural.com.br

Coluna da APAETerapeuta OcupacionalElga Santos InhaiaCrefito 5. 12131/TO

a terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que estuda as atividades humanas e as altera-ções que podem levar as pessoas a encontrarem difi-culdades na execução de suas atividades cotidianas. Desenvolve intervenções com o objetivo de promo-ver a independência, a melhora da qualidade de vida e a inclusão social.

o terapeuta ocupacional considera os diversos contextos de vida, ou seja, na escola, no trabalho, na residência e nos espaços de lazer, atuando no cuida-do de pessoas com deficiência física, problemas psí-quicos, intelectuais, sociais, do desenvolvimento e do envelhecimento. Desta forma, este profissional pode atuar em escolas especiais, escolas de ensino co-mum, hospitais, centros de reabilitação, clínicas, projetos culturais, entre outros.

a terapia ocupacional utiliza como instrumento de trabalho a ativiDa-De, tendo como significado o fazer (ocupação) do homem em sua vida coti-diana e nas suas relações com o ambiente. Sendo assim, o terapeuta ocupacio-nal ajuda o paciente na realização das atividades de vida diárias (avD) que são importantes para eles, apesar da debilidade, incapacidade ou deficiência. após avaliação minuciosa, este profissional utiliza técnicas especiais para reabilitar o paciente e, quando necessário, adapta o ambiente físico, prescreve e/ou con-fecciona equipamentos ou utensílios, bem como orienta o paciente, a família e cuidadores neste processo.

na aPae de viamão o terapeuta ocupacional (to) faz parte da equipe clí-nica; no setor existe um profissional com disponibilidade de 56 horas mensais na instituição, sendo 14 horas semanais oferecidas em 4 dias no turno da tar-de, atendendo cerca de 5 pacientes por dia. neste ano já foram oferecidos 8oo atendimentos, incluindo avaliações, orientações aos familiares e prescrições de cadeiras de rodas e órteses para membros superiores.

o Setor de terapia ocupacional na aPae tem como objetivos estimular os pacientes de forma global, visando a maior independência possível à pes-soa com deficiência intelectual múltiplas em suas atividades de vida diária, ob-servando a área física e neuropsicosocial. Desta forma, incentiva a participação efetiva do indivíduo em suas avDS, promove a adequação postural nos diver-sos ambientes, avalia a necessidade de adaptações, orienta pais e professores.

encaminhada solução para o Castelinho

O prefeito Valdir Bonatto recebeu, no dia 26 de novem-bro, uma comissão de moradores do Jardim Castelo. Na oportunidade, ele anunciou que a regulamentação da área do loteamento está próxima de uma solução definitiva. Fa-lou que encaminhará para a Câmara de Vereadores um pro-jeto de lei que autoriza o município a transferir a área do Castelinho para os moradores que de fato estejam residindo lá. Estavam presentes no encontro o presidente da OAB Via-mão dr. Nilson Pinto da Silva, o vereador Maninho Fauri e o presidente da Associação dos Moradores do Castelo Adilino Inácio de Sá (Parreira).

“Estamos regularizando diversas áreas do município que, historicamente, nunca tiveram seus problemas discu-tidos seriamente. Os moradores do Recanto da Lagoa e do Residencial Vitória já têm a perspectiva concreta de ter a sua escritura definitiva. A espera de mais de 10 anos do Caste-linho está chegando ao fim”, destaca. Em março haverá ou-tra reunião com a comissão de moradores para apresentar a equipe técnico-social fará o levantamento topográfico dos lotes e o cadastramento dos moradores. De acordo com o prefeito, até dezembro de 2016 a situação deverá estar solu-cionada e os moradores terão um prazo para efetivar as suas escrituras.

escritora conversa com estudantes

Os estudantes do 5º ano da EMEF Nossa Senhora da Conceição escolheram a obra “Gaúcho – Feliz mistura de povos e cultura”, de Iria Müller Poças, para ser trabalhada durante o segundo semestre. “O plano de estudos contempla o tema origens e colonização do Estado e a obra foi trabalha-da tanto nos desfiles cívicos. Preparamos um banner com as diferentes etnias que temos no Estado, bem como os profes-sores e alunos prepararam painéis e diversos pratos típicos para degustação”, explica a diretora da escola Evanícia Boff Pereira.

A visita da escritora, Iria, proporcionou momentos de grandes descobertas a respeito da sua profissão e sobre a ela-boração da história. Também fez com que os alunos conhe-cessem e valorizassem a sua trajetória literária, bem como a colonização do município. “Quando tenho inspiração, escrevo histórias infantis. Sonhei com a história da minha primeira obra. Acordei e a escrevi”, ela conta. Antes de ser escritora, Iria era professora e depois formou-se em jornalis-mo. Depois de contar sobre sua trajetória, Iria respondeu a perguntas dos alunos e assistiu a uma apresentação de capo-eira. Depois, provou os pratos típicos e autografou os livros dos alunos.

Page 5: Correio Rural 04 de dezembro de 2015

4 DE DEzEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR 5

PENSE COMIGO

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

Sementes de Ódio (4)EDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

O filósofo contemporâneo Michel Foucault escreveu o seguinte sobre o poder: “O poder não existe, o que existe são as relações de poder”. No entender de Fou-

cault, “o poder é uma realidade dinâmica que ajuda o ser hu-mano a manifestar sua liberdade com responsabilidade”. A ideia tradicional de um poder estático, que habita em um lu-gar determinado; um poder piramidal, exercido de cima para baixo, em Foucault é transformada. Ele acredita no “poder como um instrumento de diálogo entre os indivíduos de uma sociedade. A noção de poder onisciente, onipotente e onipre-sente não tem sentido na nova versão, pois tal visão somente servia para alimentar uma concepção negativa do poder”.

A visão do poder das civilizações modernas e mesmo as mais antigas, tem o viés da dominação. As grandes potências com maior força política, econômica e militar se sobrepõem as outras com força e mantém o seu domínio com ataques e desastradas ações militares. Os povos Islâmicos Radicais rea-gem de forma brutal, impondo ações terroristas que somen-te fazem vítimas inocentes e em nada contribuem para uma nova visão, uma mudança de perspectiva, ou algo que possa trazer luz no fim do túnel.

O bicho-homem vem mantendo, ao longo de toda a sua trajetória no planeta, uma configuração de ações cruéis, ale-gando motivos religiosos ou outros, mas sempre por causa de dinheiro, do ganho, das conquistas e da detenção do poder.

A visão de poder, conforme observa o filósofo, é bastan-te importante para que entendamos que existem relações de poder, que estes comandantes do apocalipse da espécie huma-na se sucedem ao longo da história, mas findam todos a sete palmos de profundidade e caem no esquecimento, deixando as riquezas onde estão e sendo usufruídas por outros. (Leia “Sementes de Ódio – 3”, no blog Pense Comigo, no site do Correio Rural)(acompanhe o blog do dr. eduardo em www.correiorural.com.br)

No final do mês de no-vembro, o prefeito Valdir Bonatto visitou o Clube de Mães Santa Isabel. Na opor-tunidade entregou à presi-dente da entidade, Vera Te-rezinha Medeiros da Rosa, cópia da lei municipal Nº 4.426/2015, que autoriza o município a fazer a doa-ção da área para o Clube. A presidente comemorou: “É um sonho antigo que só agora está se concretizando. A regularização do terreno irá trazer segurança para a realização dos nossos tra-balhos. Desde 1967 estamos

aqui na comunidade e agra-decemos à Prefeitura pela iniciativa em concretizar nosso sonho”.

A entidade foi fundada há 48 anos e faz um trabalho social junto à comunidade, porém ao longo dos anos

conviveu com a incerteza de não contar com escritura do terreno, situação que será resolvida com a lei munici-pal. Com a doação do ter-reno, a entidade agora tem a intenção de construir no local, com o apoio dos mo-

radores e empresários da região, uma creche comuni-tária, para que futuramente possa firmar convênio com a Prefeitura, ajudando a su-prir as necessidades de va-gas da Educação Infantil da região.

As disputas da 18ª edi-ção dos Jogos Interescolares do Município de Viamão (JIMV) conheceram mais campeões das competições. No dia 25 de novembro, foi realizado o campeonato de Judô. As disputas foram di-vididas nas categorias mi-rim, infantil e juvenil (mas-culino e feminino). As lutas ocorreram no Ginásio Mu-nicipal de Cultura e Esporte e reuniu cerca de 180 alunos das redes municipal e esta-dual de ensino. No dia 27 de novembro, na Escola Esta-dual Técnica de Agricultura (ETA), foram realizadas as provas do atletismo. As dis-putas acontecem nas catego-rias mirim, infantil e juvenil (masculino e feminino). As provas movimentaram cerca de 240 atletas, que disputa-ram corridas de 50, 75, 100, 150, 400, 800 e 1500 me-tros; revezamento 4x50m, revezamento 4x75m e reve-zamento 4x100m; salto em altura; lançamento de pelota e arremesso de peso. No dia 18 de novembro, ocorreram as competições de tênis de mesa com a participação de cerca de 200 atletas. As par-tidas foram disputadas na Escola Estadual Setembrina.

As escolas campeãs des-tas competições e a clas-sificação geral, podem ser conferidas no site www.cor-reiorural.com.br

Clube de Mães Santa Isabel tem seu terreno liberado

JIMV já tem campeões

Page 6: Correio Rural 04 de dezembro de 2015

4 DE DEZEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR6

EDITAIS DE CASAMENTOMaria Clair Machado Guimarães, Oficial Designada do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11820, de 26 de novembro de 2015.ALBERTO DE LIMA, técnico em telecomunicações, e ETIANE NUNES DOS SANTOS, diarista, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11821, de 27 de novembro de 2015.ESEQUIEL JOECI SIMON, divorciado, motorista monitor de ônibus aposentado, e CRISTIANE KOLLING DA COSTA, solteira, maior, consultora de vendas, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11822, de 30 de novembro de 2015.TIAGO KLUG PRESTES, vidraceiro, e JÉSSICA DOMINGUES NUNES, agente de vendas, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11823, de 30 de novembro de 2015.MARCELO DA ROSA MUNIZ, ciclista, e JULIANE GODÓI MACEDO, do lar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11824, de 30 de novembro de 2015.DIOGO SILVA DUARTE, pintor automotivo, e DARLENE KAROLINE DUARTE SILVA, do lar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11825, de 30 de novembro de 2015.DIONÍZIO PINTO DOS SANTOS, motorista, e GISLAINE FRAGA GONÇALVES, confeiteira, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11826, de 1.º de dezembro de 2015. CRISTIANO SOARES RODRIGUES, atendente de lancheria, e SABRINA FERREIRA DA SILVA, do lar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11827, de 1.º de dezembro de 2015. CRÍSTIAN DE MELO FERREIRA, auxiliar administrativo de empresa de transporte, e JANAÍNA DA SILVA VÖLTZ, coordenadora de marketing, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11828, de 1.º de dezembro de 2015. JOSÉ FERNANDO KLEIN DADDA, comerciário, e LISIANE PATRÍCIA COSTA DO NASCIMENTO, confeiteira, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11829, de 02 de dezembro de 2015. SIDNEI ROCHA DA ROCHA, funcionário público municipal, e MARIA JANDIRA DOS SANTOS FERREIRA, cuidadora de idosos, ambos naturais deste Estado, divorciados, residentes neste Distrito.

Edital nº 11830, de 02 de dezembro de 2015. JORGE ANTÔNIO RODRIGUES LUZ, funcionário público municipal aposentado, e SIRLEI APARECIDA DINIZ DA SILVA, do lar, ambos naturais deste Estado, divorciados, residentes neste Distrito. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César, 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 30541913. [email protected]

Viamão, 03 de dezembro de 2015

EDITAL DE CITAÇÃOEdital de Citação de Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos –

Usucapião, além dos intimados: Maria Emília, Nodário, Alfredo, Maria José, Ma-ricizia, Sucessores de Almerinda, Acrízio, Maria Tereza, Valter, Sucessores de Julieta e Marfiza Emília, Sucessão de Ademar da Silva, além de: Paulo Roberto da Silva Vieira e Nestor Vieira Pereira, cônjuges e sucessores, se houver.

1ª Vara Cível – Comarca de Viamão. Prazo de 20 (vinte) dias. Natureza: Usucapião. Processo: 039/1.11.0005065-3 (CNJ:. 0011070-52.2011.8.21.0039). Autor: Aurora Ramos Braun.

Objeto: DECLARAÇÃO de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. IMÓ-VEL: “Um terreno localizado em um lugar denominado: Data Dezessete, no Curral da Macega, Distrito de Itapuã, Município de Viamão/RS, com as seguin-tes confrontações: a Sudeste, limita-se com o Beco da Viúva, através de três segmentos respectivos de 45m60; 26m30 e 7m30; a Nordeste faz divisa com o terreno de Nestor Vieira Pereira, por dois segmentos respectivos de 171m00 e 235m00; ao Noroeste limita-se com o terreno de Etelvina Abreu da Silva, viúva de Ademar da Silva, por uma distância de 71m50 e a Sudoeste limita-se com terras eu são ou foram de Paulo Roberto da Silva Vieira, através de dois segmentos 232m30 e 231m80, totalizando uma área de 3ha 5972,94 metros quadrados”. Prazo de 15 dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es).

Viamão, 13 de julho de 2015. SERVIDOR: Carmem Lucia da Rocha Xavier, Oficial Escrevente. JUIZ: Cláudio Edel Ligório Fagundes.

(public. 27/11 e 04/12/2015)

SOgISI – SOCIEDADE gINáSTICA SANTA IzAbELEDITAL DE CONvOCAÇÃO DE

ASSEMbLEIA gErAL ExTrAOrDINárIASOGISI – SOCIEDADE GINÁSTICA SANTA IZABEL, com sede na cidade

de Viamão/RS, representada pelo presidente Marcelino dos Santos, residente e domiciliado em Viamão/RS, CONVOCA através do presente edital, todos os só-cios com direito a voto, constituídos dos Sócios Proprietários e Sócios Remidos, para Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada na Rua Santa Isabel, nº 118, Vila Santa Isabel, Viamão, RS, às 10h00min em primeira chamada, e às 10h15min em segunda chamada, do dia 12 de dezembro de 2015, com a seguinte ordem do dia:

1) Prestação de contas; 2) Deliberar sobre a extinção da SOGISI; 3) Outras deliberações.

Viamão, 02 de dezembro de 2015. Marcelino dos Santos - Presidente

CENTrO DE DESENvOLvIMENTO INfANTIL rECANTO DO Puff SOCIEDADE CIvIL LTDA – ME

DISTrATO SOCIALDISTRATO SOCIAL de Centro de Desenvolvimento Infantil Recanto

do Puff Sociedade Civil Ltda – ME, com sede na Rua Nossa Senhora de Fátima, 460, bairro Viamópolis, em Viamão/RS, CEP 94.470-500, inscrita no CNPJ sob nº 05.782.363/0001-40, representada por sua sócia-administradora, Rosélia Maria Silva da Trindade e sócia Lúcia Helena do Val Luiz, resolvem, por não mais interessar a continuidade da empresa, dissolver e extinguir em 30 de novembro de 2015. A responsabilidade pelo ativo e passivo porventura super-veniente, fica a cargo da ex-sócia Rosélia Maria Silva da Trindade.

Deniz Eloy e Banda Preto no Branco estarão de volta ao centro da cidade de Viamão, apresentan-do-se no restaurante Nostro Piat-to, nesta sexta-feira, dia 4. O happy hour inicia às 19 horas. Com o show intitulado “Porque o Samba verdadeiro tem alegria!”, Deniz Eloy interpreta samba de raiz e MPB. Músicas como Não Deixe o samba morrer (Alcione), Flor de Liz (Djavan), Trem das Onze (De-mônios da Garoa) e muito mais. O

Para comemorar seus 10 anos de fundação, a Alvi (Associação Literária de Viamão) organizou um concurso literário envol-vendo alunos do 5º ao 9º anos de todas as 56 escolas municipais de ensino fun-damental. Destes, 68 estu-dantes de 17 escolas foram classificados para compor a obra “Alvi 10 anos entre prosa e verso... e concurso literário para estudantes”, lançada na sexta-feira, dia 27 de novembro, no Centro de Formação Profissional Walter

Graf. Todos os 68 alunos partici-pantes receberam um exemplar do livro. As escolas, a Secretaria Mu-nicipal de Educação (SME) e os professores orientadores também receberam exemplares da obra. É

presidente da Alvi a escritora Lúcia Barcelos.

Vencedores na categoria poesia: 1º lugar – Maiara Dutra, da EMEF Anita Gari-baldi; 2º lugar – Bruna Ribas, da EMEF São Jorge; 3º lugar – Matheus Borges, da EMEF Jardim Viamar. Vencedores na categoria prosa: 1º lugar – Érika dos Santos, da EMEF

Amador Nunes da Rocha; 2º lugar – Mateus Matos, da EMEF Vinte de Setembro; 3º lugar – Manuella Medeiros, da EMEF Vinte de Se-tembro.

Compra de alevinos

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abasteci-mento de Viamão (SMAA) em parceria com o Escritó-rio Municipal da Emater/RS-Ascar está realizando a compra coletiva de Alevinos (Carpa, Tilápia, Jundiá, etc.). Os preços são bem acessí-veis. Para exemplificar, a Carpa (diferentes tipos e ta-manhos) varia entre R$0,28 e 0,90; Tilápia (1 grama) R$ 0,28. Serrão entregues no dia 17.12.2015.

Para maiores informa-ções os interessados devem procurar à Secretaria Muni-cipal de Agricultura e Abas-tecimento de Viamão, na Luis Rosseti, 325, Centro, ou ainda pelo telefone 51-3492.7689. Os agricultores podem contatar a Emater/RS de Viamão, no mesmo endereço, para orientações técnicas sobre manejo e criação, ou pelo telefone 51-3485.4121.

alvi premia alunos em concurso literário

Deniz eloy e Banda Preto no Branco voltam ao centro da cidade

cantor herdou o dom artístico seu avô, José Eloy, que integrou a bate-ria da escola de samba Vai Vai.

Os ingressos para o show no Nostro Piatto (avenida Cel. Marcos

de Andrade, 174, esquina rua Dal-tro Filho) a R$ 10,00. lndependen-te do gênero musical, as apresen-tações de Deniz Eloy são sempre regadas com muita descontração

e entretenimento para a plateia. "Meu forte sempre foi interagir com o públi-co e acima de tudo, levar alegria às pessoas. No show o público pode inte-ragir, dançar e se divertir", destaca o cantor. Deniz é acompanhado pela Banda Preto no Branco, compos-ta por sete integrantes: Le-andro Saggat, no cavaco e vocal; Leandro, no violão; Erik, no banjo; Adilson, no pandeiro; San e Wan-do, na percussão; e Ja-quiel, na percussão geral.

Page 7: Correio Rural 04 de dezembro de 2015

4 DE DEzEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR 7

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

www.bicofinoesaltoalto.com.brPATRICIA ARRuDA PATRICE FRóES

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

Mais um prêmio para a Superpan

A empresa viamonense Su-perpan, na segunda-feira, dia 30 de novembro, ganhou mais um prêmio pela excelência dos seus produtos. Arildo Oliveira e sua equipe da Superpan receberam o “Carrinho AGAS 2015 - Categoria Melhor Fornecedor de Pães Con-gelados”, em solenidade que reuniu centenas de empresários, convida-dos e autoridades na Casa NTX, em Porto Alegre.

associativismo: a chave do sucesso!Fundada em junho de

2000, a Câmara de Dirigen-tes Lojistas de Viamão - CDL surgiu a partir do interesse de empresários locais, que perceberam a entidade como uma alavanca no processo de desenvolvimento e uma pos-sibilidade de ampliar o mer-cado consumidor melhoran-do seus negócios.

A CDL Viamão presta informações creditícias à co-munidade, aos seus associa-dos e atua nas áreas cultural e promocional, desenvolven-do serviços e produtos volta-dos ao desenvolvimento do comércio local.

Entre em contato conos-co e confira valores de in-vestimento para fazer parte do nosso quadro associativo. (51) 3434.2020

www.facebook.com/cdl-viamaors | www.cdlviamao.com.br

Viamonenses lançam seus livros• Nopróximodia10,às18h30min,noRestauranteBuenaVistaGril,centro,omédicoecronistado

jornal “Opinião” Edson Olímpio Silva de Oliveira lança o livro “Crônicas & Agudas”. São 250 páginas de crônicas e contos, numa edição da Scortecci Editora.

• Olivro“HistóriasdeViamão–HistóriasdoRioGrande”,doviamonenseVítorOrtiz,serálançadonopróximo dia 11 de dezembro, sexta-feira, 19 horas, no Restaurante Buena Vista Gril. A obra surgiu a partir das crônicas escritas em 2014 para o jornal “Sexta” e procura investigar os reflexos causados em Viamão pela Revolução Federalista (1893) e o Levante Maragato (1923), as duas guerras civis que abalaram o Rio Grande entre a Proclamação da República (1889) e a Revolução de 1930. O livro foi editado pela Editora Libretos. Ao todo foram impressos 2000 exemplares, dos quais 1200 já foram vendidos antecipadamente.

Além do lançamento no dia 11, o autor irá realizar duas outras sessões de autógrafos: uma no Largo da Caixa d’Água, na manhã do sábado, dia 12; outra na Feira de Carros Antigos, domingo, dia 13, defronte à Igreja Matriz.

Olá Gurias!Lembram o quanto já falamos na saia midi? Pois então, resolvemos

provar e comprovar para vocês que as baixinhas também podem usar e abusar desse modelo, confiram...

A Paty Arruda que é um pouco (só um pouco) mais alta que a Paty Fróes, optou por um sapato preto, para compor o look. Já a Paty Fróes, optou por um scarpin nude, que alonga a silhueta.

A saia midi, além de conforto para o ambiente de trabalho, é sinôni-mo de elegância e classe.

Que tal? Fomos aprovadas? Vamos de midi, gurias?Esses looks podem ser encontrados na Loja Ione, grande parceira

do Blog.Bjs, BFSA

“Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações “

www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Saia Midi Floral

Page 8: Correio Rural 04 de dezembro de 2015

4 DE DEZEmBRO DE 2015WWW.CORREIORURAL.COm.BR8

Festival Viamonense de Teatro tem sucesso reconhecido

Os vencedores do 3º Festival Via-monense de Teatro Estudantil foram conhecidos no sábado, 28 de novem-bro. O evento mobilizou, ao longo de seis dias, mais de 450 artistas envolvi-dos em 19 espetáculos, de 14 cidades do Rio Grande do Sul. Mais de quatro mil pessoas compareceram para assis-tir os espetáculos no salão paroquial da Igreja Matriz. O Festival é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

A cerimônia de premiação contou com a presença do secretário municipal de Cultu-ra Joel Cavalheiro e teve apresentação de dança com o 'Cover do Michael Jackson', Bruno Martins; apresentação musical com o cantor Ismael Leal; apresentação teatral das sátiras do Festival, com o Grupo de Teatro da SMC.

Para o organizador do evento e assessor da SMC Igor Ramos, o Festival foi um sucesso. “Foi uma verdadeira celebração do teatro estudantil gaúcho. A qualidade dos espetáculos apresentados foi espetacular e, com certeza, os jurados tiveram uma difícil missão para es-colher os melhores. Houve também grande participação dos estudantes de Viamão que lo-taram as sessões diariamente. Todos nós ainda estamos com os reflexos positivos na cabeça e espero que 2016 seja uma edição melhor e ainda maior".DeSTaqueS - Os vencedores foram eleitos por um júri técnico formado pela jornalista e crítica teatral Helena Mello; pelo diretor e professor de teatro Plínio Mósca; e pela professora e atriz Sônia Saraiva. Na categoria infantil, destaque para o prêmio de melhor ator, que foi recebido por Evandro Andrade, interpretando a 'bruxa Jezebel', na peça 'Um reino estranho'. Evandro é morador de Viamão e participa de oficinas de teatro no Projeto Mais Educação do Colégio Setembrina. A peça 'Maria Farrar e outros abusos', apresentado pelo grupo Teatro Sagrado, de Rio Grande, recebeu o prêmio de melhor espetáculo em duas categorias: adulto e júri popular. Já o espetáculo 'Quando crescer quero ser criança', apresentado pelo grupo Núcleo de Artes Cênicas Paranoia, de Novo Hamburgo, venceu na categoria infantil e júri popular. (Confira o vencedores no site www.correiorural.com.br)

Definidos os finalistas do Campeonato Municipal de Futsal

Na noite de domingo, 29 de novembro, no Ginásio Gigante Águas Claras, aconteceu a semifinal do Campeonato Municipal de Futsal. Os dois jogos de volta foram muito disputados e as duas vagas para a final foram decididas nos pênaltis. Ser Papão e Inova Futsal são as equipes classificadas e estão na decisão.

O secretário da SMEL, Silvio Barbosa, parabenizou os participantes e a organização da competição, através do presidente da Afu-vi, Vitor Pereira. “A organização e o envolvi-mento das equipes foram fatores que mere-cem ser festejados.”.

O campeonato realizado pela Associação de Futsal Viamonense, com apoio da Prefei-tura de Viamão, através da Secretaria Muni-cipal de Esporte e Lazer (SMEL), iniciou em abril e reuniu nesta edição 24 equipes e mais de 700 atletas da cidade. O campeonato reuniu um público de cerca de 1500 pessoas aos finais de semana, nos três ginásios parceiros da competição: Openn Ball (Vila Elsa), Guido (centro Viamão) e Gigante (Águas Claras).reSulTaDoS DaS SeMIFInaIS – As equipes Ser Papão e Inova Futsal venceram os jogos de ida das semifinais, que ocorreram no dia 22 de novembro. Já as equipes Raceng/Abcrei e Galácticos venceram os jogos de volta, pelos placares de 02 x 01 e 05 x 02, respec-tivamente. Conforme o regulamento após uma vitoria de cada equipe, os finalistas foram decididos nas penalidades máxima. Nos pênaltis, a equipe do Ser Papão saiu vitoriosa, pelo placar de 03 x 02 e, o Inova Futsal venceu por 07 x 06.Jogo FInal – O jogo da final acontece no próximo sábado, dia 5 de dezembro, às 20h30, no ginásio Gigante Águas Claras, quando iremos conhecer o novo Campeão Municipal de Futsal – AFUVI 2015.