correio rural 17 de abril de 2015

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.234 | 17 DE ABRIL DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão O incentivo ao empreendedor reconhecido Página 3 NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes Erosão genética Página 3 GALETO BENEFICENTE DIA 19 DE ABRIL AO MEIO-DIA Local: Acosítio Promoção: Lions Clube Viamão Nossa Senhora Aparecida Ingressos podem ser reservados pelo fone 9952.0120 LEI GERAL DAS MPE Apresentação do edital da licitação do transporte público municipal No final da tarde desta quinta-feira, 16, a Prefeitura realizou audiên- cia pública a fim de apresentar o edital de licitação para outorga do Servi- ço Público de Transporte Coletivo de Passageiros de Viamão. A reunião aconteceu no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf De acordo com o prefeito, Valdir Bonatto, a licitação do transporte público é um momento histórico para a cidade, visto que as mudanças no sistema de transporte foram pautas das manifestações de junho de 2013. “Desde então, tomamos as medidas necessárias para implantação de um novo sistema”, explica. Bonatto ressaltou que a participação do cidadão nas 10 audiências públicas realizadas em novembro e dezembro de 2014 foi extremamente importante, pois foi uma oportunidade para as comu- nidades apresentarem suas demandas e sugestões. “Muitas sugestões da comunidade já foram implantadas, como a criação das linhas na Vida Nova e no Condomínio dos Correios, além da ampliação de horários e itinerários nas linhas da São Tomé, Florescente, Beco dos Cunha e Capão da Porteira”, esclarece o prefeito. A licitação será dividida em duas bacias, permitindo que empresas diferentes possam operar em cada uma delas. O prazo da concessão será de 20 anos e a frota terá 73 carros. O edital de convocação da licitação será lançado dia 8 de maio e a abertura dos envelopes deverá acontecer no dia 22 de junho. Saúde apresenta novos equipamentos, mostra construção e UPA 24h Contracapa

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 21-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 17 de Abril de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.234 | 17 DE ABRil DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

O incentivo ao empreendedor reconhecido

Página 3

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes Erosão genética

Página 3

GalEtO BEnEficEntE Dia 19 DE aBril

aO mEiO-Dia local: acosítio

Promoção: lions clube Viamão nossa

Senhora aparecidaingressos podem ser reservados pelo fone

9952.0120

lEi GEral DaS mPE apresentação do edital da licitação do transporte público municipal

No final da tarde desta quinta-feira, 16, a Prefeitura realizou audiên-cia pública a fim de apresentar o edital de licitação para outorga do Servi-ço Público de Transporte Coletivo de Passageiros de Viamão. A reunião aconteceu no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf

De acordo com o prefeito, Valdir Bonatto, a licitação do transporte público é um momento histórico para a cidade, visto que as mudanças no sistema de transporte foram pautas das manifestações de junho de 2013. “Desde então, tomamos as medidas necessárias para implantação de um novo sistema”, explica. Bonatto ressaltou que a participação do cidadão nas 10 audiências públicas realizadas em novembro e dezembro de 2014 foi extremamente importante, pois foi uma oportunidade para as comu-nidades apresentarem suas demandas e sugestões. “Muitas sugestões da comunidade já foram implantadas, como a criação das linhas na Vida Nova e no Condomínio dos Correios, além da ampliação de horários e itinerários nas linhas da São Tomé, Florescente, Beco dos Cunha e Capão da Porteira”, esclarece o prefeito.

A licitação será dividida em duas bacias, permitindo que empresas diferentes possam operar em cada uma delas. O prazo da concessão será de 20 anos e a frota terá 73 carros. O edital de convocação da licitação será lançado dia 8 de maio e a abertura dos envelopes deverá acontecer no dia 22 de junho.

Saúde apresenta novos equipamentos, mostra construção e UPa 24h

contracapa

Page 2: Correio Rural 17 de Abril de 2015

17 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br2

Dados de agora referentes à inflação estão causan-do grande arrepio. Diz o

IPCA que em março tivemos uma alta de preços de 1,32%, sendo a maior taxa mensal desde feverei-ro de 2003. Nos últimos 12 meses, esse índice acumulado é de 8,13%.

Em primeira instância é im-portante ter em mente que ainda não há motivo para desespero. Não vai se repetir o ano passado. A equipe econômica do governo está atenta e diz que tem capacidade para controlar a taxa inflacionária contra um disparo, apesar do des-crédito que está metida a adminis-tração. O índice inflacionário, no entanto, não está adormecido e causa impacto na população e, por isso, todo cuidado é pouco.

Precisamos de uma educação financeira, fazendo com que as pessoas considerem o fator infla-cionário na hora de seu planeja-mento financeiro. Antes de mais nada, é preciso proteger o seu di-nheiro buscando o caminho certo para realizar as compras e investi-mentos.

O índice inflacionário não poupa ninguém. Ele pode compro-meter os ganhos de qualquer tipo de aplicação financeira e qualquer ganho salarial. Agora, uma coisa é certa para fazer o enfrentamento: nesse período deve ser evitado que o dinheiro fique parado, sem apli-cações. Com gastos, sim, mas com prudência.

Por mais que as notícias sobre a inflação sejam assustadoras, re-forçamos a recomendação de que é hora de manter a calma. É muito difícil que voltemos às taxas infla-cionárias que tínhamos há 20 anos. Por isso, mais do que nunca, é hora de pensar na educação financeira, pois esta, com certeza, fará com que os impactos sejam muito me-nores no seu dia a dia.

Diminua o tamanho do susto...

EDiTORiAl

inflação assusta?

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo RBS

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes as crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MilTON SANTOS

NuNca mais – Lembrando datas, 19 de abril marca o Dia do Exército. uma homenagem às forças armadas brasileiras, a quem está entregue a tarefa de zelar pela segurança nacional e manutenção do direito do povo de exercer direitos e deveres democráticos.Há gente, nestas últimas manifestações de rua, clamando pela volta da ditadura militar. Eu vivi, na minha juventude, o 31 de março de 1964 e os anos de chumbo que se seguiram. isso, nunca mais! Enalteço o Exército brasileiro, mas ditadura não!

Cultura indígena Os livros à disposiçãoO 23 de abril marca o Dia Mundial do Livro. Por

que lembro essa data? Porque eu quero dizer que acabo de receber exemplar, autografado, do livro “1001 frases – Reflexões dobre a vida”, de autoria do meu amigo e leitor Ernani Marimon. Ele elaborou sentenças com o objetivo de ajudar as pessoas nos momentos de busca de aperfeiçoamento na vida. Agradeço e almejo sucesso ao Marimon.

Aproveito este espaço para elogiar a iniciativa da presidência da Câmara Municipal que acaba de inaugurar a Câmara de Leitura. Ali teremos a oportunidade de encontrar livros e um cantinho para ler e trocar palavras com os amigos. Uma feliz iniciativa que mostra um Legislativo se abrindo para os caminhos da literatura que, com certeza, auxilia muito nos encaminhamentos políticos e administrativos do município.

23 de abril é a data de falecimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes.

Olhando o site do CORREIO RURAL li que, durante a Semana do Índio, a Terra Indígena de Itapuã (Tekoá Pindó Mirim) promove visitação pública à aldeia. Com isso, as pessoas terão a possibilidade de conhecer mais sobre a Cultura Guarani-Mbyá. No próximo domingo, 19, comemora-se o “Dia do Índio” e esta é, sem sombra de dúvidas, uma oportunidade ímpar de entrar em contato com o pedaço de cultura indígena que é preservada em nosso município.

Olhando a bibliografia e outras informações a respeito do índio no Brasil, chamou-me a atenção um dado que não é de agora, mas de 10 anos atrás. Diz um texto de escritor do Belém do Pará: “...Havia previsão de que no ano 2000 os índios estariam extintos no Brasil. Mas o censo do IBGE naquele ano mostrou que a população indígena no Brasil passou de 295 mil em 1991 para mais de 700 mil. Um crescimento de 140% em dez anos...”.

Com certeza, hoje as estatísticas de caráter populacional devem mostrar números crescentes tão ou mais excepcionais do que aqueles mostrados no início do século XXI. O crescimento da população de índios no Brasil não deve-se apenas ao nascimento de bebês filhos de indígenas mas, também, por uma constatação de que este povo, de origem 100% brasileira, começou a aparecer fora do seu habitat. Vieram para as cidades para mostrar que não têm vergonha de serem índios. E, felizmente, a maioria branca soube entender e, neste momento, já há um entrosamento populacional bem distante de quaisquer preconceitos.

O índio é nosso irmão, o verdadeiro dono das terras do Brasil. Conheçamos sua cultura tão rica em valores que estão ao nosso redor sem que sejam percebidos.

OMASKARA

Movimentações políticasAs últimas duas semanas foram de mobilizações políticas

na cidade. O PTB divulgou fotos de reunião com a presença de deputados e vereadores da sigla. O PSOL também revelou imagens de novas filiações. Na última sexta, o PSDB realizou jantar para mais de 150 pessoas, apresentando diversas no-vas figuras no ninho tucano.

Novas carasAliás, alguns novos integrantes do PSDB têm bagagem (e

votos) na política local. Um deles é José Janes Nunes, ex-ve-reador e candidato à prefeito no pleito de 2000, oriundo do PP. Também do PP, chega Katofa, que já foi suplente de vereador. A jovem liderança do Jardim Universitário, Jessé Sangali, o homem do Prolongamento da Ipiranga, também foi apresen-tado. Luiz Machado volta ao PSDB, depois de passagem pelo PMDB e PTB.

Mostrando serviçoO arquiteto Bira Camargo, funcionário de carreira do qua-

dro do município, com longa folha de serviços prestados à diversas gestões, hoje na subprefeitura de Itapuã, é mais um dos novos tucanos. Adroaldo Luvizetto, recém empossado Secretário de Planejamento, é mais um nome conhecido que chega aos quadros do PSDB.

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

A dinâmica da políticaComo as coisas mudam rápido na política. Em 2012, o

PT governava Viamão, RS e o Brasil. Em questão de dois anos, perdeu cidade, estado e, hoje, o Brasil de fato está nas mãos do PMDB. E o Vaccari disse que não vai ser igual ao Delúbio, ou seja, vai abrir o bico.

Quem dá as cartasCom este cenário, Bonatto está numa posição confor-

tável aqui na aldeia. Os partidos de oposição aguardam a definição de quem vai concorrer pelo governo, Bonatto ou André. Enquanto isso se acirram as disputas internas e se alimentam propostas de alianças. Algumas estapafúrdias. Bonatto trabalha com o tempo e a gestão nas mãos.

Doido de pedraNesta sexta-feira, a secretária de Educação de Viamão,

professora Maria Clarice, embarca para Durban, África do Sul, para representar o Brasil num encontro de lideranças globais da área de educação, Vai falar sobre o projeto de-senvolvido em parceria com a Telefônica na Escola Zeferino. Vou repetir em letras maiúsculas: A CLARICE DE VIAMÃO VAI REPRESENTAR O BRASIL PERANTE O MUNDO COM UM PROJETO INOVADOR DE EDUCAÇÃO.

A Prefeitura não vai gastar nenhum centavo. O Bonatto não comprou esta posição. Ninguém pediu por favor. Isto é fruto de TRABALHO SÉRIO E COMPETENTE.

Na área da saúde por diversas vezes a secretária Sandra Sperotto e sua equipe apresenta trabalhos de Viamão para todo o RS. Mais trabalho, mais competência.

Vai ter doido de PEDRA se lamuriando ali pela borracheira.

Page 3: Correio Rural 17 de Abril de 2015

17 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br 3

notícias atualizadas diariamente emwww.correiorural.com.br

Erosão genéticaTrechos de uma carta de um pai para seu filho de 18 anos: “Tenho alguns anos

de vida, quero ver como você se conduz, vá para Paris, o lugar mais perigoso para um rapaz. Vamos ver se você se faz um homem. Prefiro que não se faça doutor, você deve procurar especialistas em química, física, eletricidade e mecânica, estu-de estas matérias e não se esqueça que o futuro do mundo está na mecânica. Você não precisa pensar em ganhar a vida, eu lhe deixarei o necessário para viver”. O pai se chamava Henrique e o filho Alberto. Alberto, neste caso, Santos Dumont, nada mais nada menos que o pai da aviação. Como podemos ver, o incentivo e visão paterna neste caso foram fundamentais para que hoje viajemos de avião e usemos relógio de pulso (outra invenção de Santos Dumont). Henrique que era engenheiro e um dos barões do café, não teve muitos anos de vida, faleceu no mesmo ano da carta (1892) aos 60 anos de vida e não pode ver a glória de seu filho. Alberto Santos Dumont se tornaria uma das pessoas mais famosas do mundo à sua época.

E aí eu pergunto: será que não vivemos em uma época de erosão genética? Onde estão os herdeiros das grandes personalidades mundiais? Santos Dumont, que era supostamente gay, não teve filhos. O maior cantor de todos os tempos Frank Sinatra teve um filho, Júnior, um cantor de corais não menos que medíocre. Julian Lennon não amarra as cordas da guitarra do pai John. O rei Pelé teve seu filho Edinho condenado por tráfico de drogas e hoje é treinador do “grande” Mogi Mirim. No outro rei, Roberto Carlos, também erodiu-se sua herança. Na política os filhos de FHC e Lula (urgh!) são inexpressivos. Aqui no Rio Grande do Sul, do-minado a ferro e fogo por anos pelas dinastias de Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros, sua des-cendência política evaporou. Os herdeiros de Brizola oscilam entre o lamentável e o desnecessário. Podem-se citar centenas de casos.

Recordar vem do latim re-cordis: tornar a passar pelo coração. Durante meu intercâmbio em Israel (“minha Paris”, sem que eu tenha inventado nada) recordo como se fosse hoje ter lido um dos melhores livros de minha vida. Chama-se “Pa-vilhão de Cancerosos”, de Aleksandr Solzhenitsyn. Llá pela tantas ele anuncia: “Se o filho não for melhor que o pai de nada vale a paternidade”. À minha geração não se aplica este ditado. Somos muito inferiores aos nossos pais. As causas? Boa pergunta... O espelho não tem culpa do que reflete. Cada um tem sua história. Por isso vos digo: só nos sobraram as crianças, todo poder às crianças, deixe-as desco-brirem seus talentos e gostos, conduza-as à felicidade. Nós já perdemos este jogo, mas ainda temos as crianças. Invista! O milionário Henrique Dumont enxergou isso e seu legado é história. Alberto estudou e leu compulsivamente em sua infância. Não precisamos de bolsa isso, bolsa aquilo; precisamos de ótimas escolas públicas de ensino fundamental. Que se estanque o investimento em universidades e se priorize o que é prioritário: o ensino fundamental e as crianças! Para que os filhos sejam melhores que os pais. Durma com ideias, acorde com atitudes.

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Somos muito inferiores aos nossos pais. As causas? Boa pergunta...

APARELHOS ORTODÔNTICOS

IMPLANTES PRÓTESES

CLAREAMENTO

LIMPEZA

CLÍNICA GERAL

ADULTO E INFANTIL

Fone: (51)3485.6274

Rua Cirurgião Vaz Ferreira, 21 – sala 105Centro – Viamão – RS

E-mail: [email protected]/vemsorrirodonto

RT Dr Rafael Salvador Godoy – CRO 15.315

Na terça-feira, 14, o diretor-superintendente do Sebrae, Derly Cunha Fialho, entregou ao prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, o certificado que reconhece a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual. A ação fez parte da 7ª Semana do Microempreendedor Individual, promovida pelo Sebrae. A implementação dessa lei prevê no município o incentivo para que os micros e pequenos empresários façam negócios diretamente com a Prefeitura.

Bonatto agradeceu a entrega do certificado. “Quero ressaltar também que essa parceria com as microempresas do município é uma marca da nossa gestão, continuamos focados em auxiliar quem gera emprego e renda em Viamão.” De acordo com Fialho, o Sebrae auxi-liará neste processo, apontando os caminhos para cumprir a lei. A técnica de Políticas Públi-cas do Sebrae, Paula Nicolini, ressalta que o município está estudando a sua implementação e já conheceu os modelos em funcionamento em Canoas e Nova Santa Rita. O advogado Rafael Mennet também está participando do processo e auxiliando o governo municipal.

Desde o início desse ano, nas licitações até R$ 80 mil, as prefeituras devem comprar de micros e pequenas empresas. Essa prática é adotada pela Prefeitura de Viamão desde 2014. Junto a isso, está sendo instituído o Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa, com a nomeação de um agente empreendedor que orientará os empresários.

A Lei Geral traz benefícios para o município e para os empresários, que poderão diri-gir sua produção ou prestar serviço para a Prefeitura, à medida que a mesma necessite. O município, assim, aumentará a circulação da economia interna. Cerca de 90% das empresas de Viamão se enquadram em micros e pequenas e a ideia é sensibilizá-las para tornarem-se fornecedoras da Administração Pública.

Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, André Pacheco; os secretários da Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Liziane Baum e Túlio Barbosa, respectivamente; a gerente do Sebrae, Ana Claudia Fagundes Mon-ticelli; o presidente da Acivi, Paulo Silveira; o presidente do CDL, Maurício Carravetta; e o presidente do Sindilojas, Valter Cunha.

Prefeitura mais perto das micros e pequenas empresas

Saiba mais• No início de julho, uma comitiva deViamão, composta por gestores das secre-

tarias de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo; Fazenda; Saúde; Administração; Meio Ambiente, e representante das entidades comerciais e de serviços no município, visitou os municípios de Canoas e Nova Santa Rita para conhecer a forma como foi implementada a Sala do Empreendedor.

• ALeiGeraldasMPEsoportunizaumasériedebenefíciosparaospequenosne-gócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. Ela tem foco em quatro capítulos: compras públicas, desburo-cratização, microempreendedor individual e agentes de desenvolvimento.

• Dentreosbenefíciosdalegislação,destaqueparaascomprasgovernamentaisquesão exclusivas para as MPEs nas contratações cujo valor seja de até R$ 80 mil, além de realizar subcontratação até o limite de 30% e adquirir bens e serviços de natu-reza divisível (que podem ser adquiridos de forma separada) até 25% do objeto licitado.

• ALeiGeral tambémpossibilitaaunificaçãodeentradadedadosedocumentospara a abertura, alteração e baixa para as MPEs, desburocratizando e facilitando o processo para os empreendedores.

Page 4: Correio Rural 17 de Abril de 2015

17 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br4

trabalhoNa quinta-feira, 16, foi realizada correição ordinária na Vara do

Trabalho de Viamão. A correição foi realizada pela corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembar-gadora Beatriz Renck. A correição é uma inspeção do TRT-RS para verificar o desempenho e o funcionamento das unidades judiciá-rias. É feita anualmente pela corregedora ou pela vice-corregedora do Tribunal. Na ocasião, a desembargador se coloca à disposição de advogados e partes.

PENSE COMIGO

Pontos diferentesEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

A minha caminhada vai me levando para o destino derradeiro nesta di-mensão. Cada momento deve ser encarado como o mais inspirado, pois ele não me encaminha para o fim mas, sim, para o recomeço.

O caso é imaginar que muitos podem não desejar o mesmo bem que vemos como objetivo de nossas vidas, e nem perceberem que o mundo é dirigido por tendências e orientações as quais não são as melhores e que muitas mentes refletem em suas atitudes o que aprenderam a entender como melhor.

Os exemplos que vemos com mais frequência são os que a televisão nos brinda a todo o instante, tais como: 1 - Novelas apregoando um tipo de comportamento sexual, a promiscuidade

(um trio de dois homens e uma mulher mantendo uma vida falsa e com uma adoção ilegal), a violência como forma de melhor resposta, a atitude de levar vantagem a custa dos outros, etc.

2 – Entrevistas em que as opiniões pessoais de alguns que não têm o menor conhecimento de comportamento social, ficam a emitir regras e normas de como as coisas devem ser.

3 – Programas de convívio entre personagens deturpados, alguns semianalfa-betos (ou fazendo gênero), agressivos, comportamento sexual extravagante.Ora, ora! Não quero parecer o crítico de tudo, mas como já perguntei:

Será que sabemos o que é melhor? Como vamos construir o amanhã melhor?Vejo apenas uma alternativa pela frente: a de libertar minha mente dos

vícios de uma sociedade e buscar o convívio mais fraterno, no qual o amor será a principal meta e o centro de tudo.

(acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

O inglês que o mundo fala. VOCÊ FALA.

MATRICULE-SE

superingles.com.br

Unidade ViamãoRua Cirurgião Vaz Ferreira, 186 | Centro

Viamão | Telefone: 3054.6568

Espaço de incentivo à leitura na câmara municipalNa noite de quinta-feira, 9, a Câmara Municipal inaugurou o espaço Câmara de Leitura, com o qual visa

incentivar a leitura e a troca de livros entre funcionários, prestadores de serviços e vereadores. A inauguração contou com a presença das autoras do livro Que Lance!, Eduarda Streb e Rafaela Meditsch, e o personagem principal, Celestino Valenzuela.

O projeto Câmara de Leitura e a ini-ciativa do lançamento do livro em Viamão são do gabinete do presidente da Câmara, Dédo Machado (PT). Dédo acredita ser uma iniciativa importante para chamar a atenção, não só dos funcionários da Câma-ra, como de toda a comunidade, para uma questão fundamental que é a leitura e o in-centivo a leitura.

A sessão de autógrafos com as autoras e o ex-narrador esportivo aconteceu no hall de entrada da Câmara Municipal, onde o público pode interagir com o trio. A apre-sentadora e repórter da RBS TV, Eduarda Streb, parabenizou os envolvidos pela iniciativa. Rafaela Meditsch, que trabalha como produtora, editora e coordenadora de transmissões esportivas da RBS TV, disse que a comunidade de Viamão foi muito receptiva e o projeto criado na Câmara é um verdadeiro lance de craque.O PErSOnaGEm – Após 20 anos ausentes da vida pública, Celestino disse estar feliz em retornar aos holofo-tes com a dupla de jornalistas da RBS TV.

“A partir de agora a gente convida nossos servidores e a comunidade para que utilizem esse espaço e façam com que a leitura se torne um hábito constante no dia a dia das pessoas”, disse o presidente Dédo Machado. (Matéria da Assessoria de Imprensa da Câmara)

reunião no PtB mantém mando provisório em Viamão

A executiva municipal do PTB definiu na terça-feira, 7, durante reu-nião no diretório municipal, a “manutenção provisória” da executiva, pror-rogando a gestão da atual presidente do partido, Andréia Gutierres. De acordo com a presidente provisória, o PTB continua unido e forte.

O diretório petebista, na oportunidade, recebeu a visita de integrantes da executiva estadual, dentre eles os deputados estaduais Ronaldo Santini e Luis Augusto Lara, além do vice-presidente do PTB Estadual Alexandre Xaxá. Destaca-se a presença do radialista Gugu Streit e os vereadores Guguzinho Streit e Jorge Batista, além de outros militantes petebistas de Viamão.

PSDB Viamão apresenta novos filiados em jantarO Salão Paroquial da Igreja Matriz recebeu na

noite de sexta-feira, dia 10, concorrido jantar de mo-bilização da militância do PSDB Viamão. Além de figuras já tradicionais do partido, como o presidente Valdir Bonatto, o vereador Plínio Tiquino, Martim Barboza entre outros, o evento marcou a chegada de diversas lideranças ao projeto social democrata.

Destaque para José Janes Nunes, Luiz Machado, Katofa, Raildo, entre muitos outros novos tucanos.

A convenção do PSDB Viamão está marcada para o dia 9 de maio.

Page 5: Correio Rural 17 de Abril de 2015

17 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br 5

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

SABRINALANZIOTTIFONSECA

OAB/RS 60.104ADVOCACIA

Causas cíveis e criminaisAssessoria

empresarialAvenida Coronel Marcos

de Andrade, 480, sala 07,

Centro, ViamãoFones 3054.3312 e

9146.9824OAB/RS 60104

Secretaria de cultura está recebendo doações de livros

Quando chegamos a uma biblioteca ou livraria nos deparamos com uma infinidade de livros com os mais variados títulos e também, nas mais diversas línguas. O universo da leitura tem muito a nos oferecer. Existe um número infinito de livros e histórias diferentes que foram contadas em páginas e mais pági-nas. Algumas verídicas, que contam um fato que aconteceu na vida real e, outras fictícias, que nas-cem da imaginação dos seus autores.

Para que possa am-pliar suas ações de estí-mulo à leitura de crian-ças, jovens e adultos, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) está rece-bendo doações de livros. A SMC garante que todos os livros serão trata-dos com cuidado e atenção até chegarem àqueles que não têm condições ou acesso. Além da doação de livros, as ações da Secretaria possibilitam também a troca de livros literários.SaiBa cOmO DOar – As doações podem ser encaminhadas direta-mente à SMC (Centro Municipal de Cultura Dr. Carlos Rua Açores, 951 bairro Tarumã), ou através do contato pelo fone (51) 3435-3374.

Oficina de iluminação cênicaO Grupo Teatral Leva Eu em parceria com a Mar-

ca Produções, de Montenegro, vai promover em Via-mão uma oficina de iluminação cênica. A proposta é fazer uma abordagem de conceitos teóricos e práticos da iluminação teatral. História e conceituação da ilu-minação a partir de materiais teóricos, elementos vi-tais (cor, intensidade, forma) e funcionalidade da luz, equipamentos disponíveis e montagem do material de luz. Possibilidades de criação de um plano de luz a partir da experimentação de cenas teatrais. A luz en-quanto signo teatral.

Com duração de 4 horas, a oficina vai proporcio-nar aos participantes uma experimentação na utiliza-ção da iluminação cênica enquanto signo teatral, que sirva como ponto de partida para novas pesquisas e criações. Ministrante: Cassiano Azeredo: ator, profes-sor, iluminador e diretor de teatro

Será no dia 10 de maio, um domingo, das 17 ás 21 horas no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Investi-mento: R$ 40,00. 25 vagas. Será emitido certificado de participação.

Viamão sediará etapa dos Jogos Escolares do rS

A 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou na manhã da quarta-feira (15), reunião de planejamen-to para os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul - edição 2015. A atividade reuniu representantes municipais dos Jogos Es-colares e professores de Educação Física das redes Estadual e Municipal, das cida-des pertencentes a 28ª CRE.

Com exceção do atletismo, ficou de-finido que Viamão irá sediar todas as demais modalidades da etapa 28ª CRE dos jogos: basquete, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Essa etapa irá reunir alunos de Viamão, Alvorada, Gravataí, Glorinha e Cachoeirinha. As competi-ções irão acontecer em julho, no Cen-tro Municipal de Cultura e Esporte Dr. Carlos Pinto Mennet, sob a coordenação do professor e coordenador do setor de Educação Física da SME, Ricardo Me-deiros e, pelo representante da 28ª CRE e assessor de esporte educacional, Fernan-do Ramos da Silva.

Page 6: Correio Rural 17 de Abril de 2015

17 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br6

Dicas para o iRCOntAbiLiDADE SóLiDA, ESCLARECE ALgUnS tóPi-COS COMO DECLARAR SEU iMPOStO DE REnDA: Planejamento tributário para fazer sua Declaração de iR 2016Para o contribuinte fazer um me-lhor planejamento tributário para 2016, aproveitar os benefícios fiscais que podem impactar posi-tivamente na DIRPF do ano que vem é a melhor pedida. “O plane-jamento tributário para a Declara-ção de Ajuste Anual IRPF 2016 deve começar ainda em 2015”.Há uma série de benefícios fiscais garantidos pela legislação vigen-te e que podem ser aproveitados nesses próximos meses para im-pactar positivamente na declara-ção de Imposto de Renda Pessoa Física no ano que vem. “Se plane-jados de maneira assertiva, esses benefícios podem reduzir o valor a ser pago ou mesmo aumentar o total a ser restituído ao contri-buinte pela Receita Federal em 2016”.Uma dica é aproveitar recursos disponíveis em caixa e princi-palmente os eventuais valores restituídos da declaração do ano anterior e aplicá-los, até dezem-bro, em um dos cinco investimen-tos listados abaixo, dentre outros previstos na legislação, para os contribuintes que optarem pela declaração no modelo completo:1 - Investir em PGBLO PGBL (Plano Gerador de Be-nefício Livre), amplamente divul-gado pelos bancos, é um tipo de previdência privada. Os valores pagos em 2015 a título de PGBL poderão ser deduzidos da base de cálculo do IR até o limite de 12% do total dos rendimentos computados, na determinação da base de cálculo do imposto devido na declaração de rendi-mentos. O valor das contribuições mensais deverá ser informado na ficha “Pagamentos Efetuados” da Declaração. O PGBL traz o be-nefício da dedução, contudo, na hora do resgate, a base tributável será o total resgatado. Ou seja, o montante recebido como benefí-cio será considerado acréscimo patrimonial, sendo integralmente tributado como nova renda.(continua na próxima semana)

E s c r i t ó r i o e D e p ó s i t oRS 118, km 036, nº 3.068, Tarumã, Viamão/RS. (51) 3485-3411 9972-7477 / 9973-6406 /CEP: 94.420-400 JUCERGS:181/03/ site:www.gilmarleiloeiro.com.br e-mail: [email protected]

EDITAL DE 1º E 2º LEILÃO E INTIMAÇÃODE: AUTO LOCADORA VIAMONENSE LTDA E OUTROS 03, ALMERINDO AZEVEDO DO PRADO-ME E OUTROS (02).DATA: 14/05/2015 E 25/05/2015HORÁRIO: 10 horas.LOCAL: DEPÓSITO: ROD. RS 118, KM 036, Nº. 3.068, TARUMÃ, VIAMÃO/RS.

GILMAR SANTOS, Leiloeiro Rural e Oficial, ou seu Preposto RONY CAETANO JÚNIOR, devidamente autorizado(s) pelo(a) Exm°.(ª). Sr.(a). Dr.(a). Juiz(a) do Trabalho Titular da Vara do Trabalho da Comarca de Viamão/RS, venderá em público Leilão em dia, hora e local acima mencionado o(s) seguinte(s) bem(ns): ): - Um veiculo Fiat/Siena Fire Flex; placa IOJ9709, renavam 948009144, chassi 9BD17206G83391152, ano/mod. 2007/2008, cor vermelha. AVALIADO EM R$ 5.000,00. Ônus de Renajud de Circulação do processo n° 0059100-97.2008.5.04.0411. Ônus de Restrição Judicial do processo n° 039/1.07.0009047-0. Ônus de Restrição Renajud de Transferência e Circulação. - Um veiculo Fiat/Uno Pick-Up LX 1.6; placa IHF7282, renavam 582967864, chassi 9BD146000M8190116, ano/mod. 1991/1991, cor vermelha. AVALIADO EM R$ 4.000,00. Ônus de Restrições de Transferência e Circulação. Processo Rito Ordinário nº. 0120700-90.2006.5.04.0411, Processo Trabalhista nº. 0118300-06.2006.5.04.0411 que ROBERTO CARLOS ROCHA DE SOUZA X LOCADORA VIAMONENSE LTDA E OUTROS 03, ADAUTO FERNANDES VIEGAS X ALMERINDO AZEVEDO DO PRADO-ME E OUTROS (02). Comissão do Leiloeiro a cargo do comprador. Fica(m) o(s) devedor(es), credor(es) hipotecário(s) e esposa(s) se casado(s) for(em) intimado(s) através do presente caso não seja(m) encontrado(s) pelo Sr. Oficial de Justiça. INFORMAÇÕES COM O LEILOEIRO PELOS FONES: (51) 3485-3411, CELULAR 8014-8272, site: www.gilmarleiloeiro.com.br e e-mail: [email protected] (ORG. ALLIANZA SUL)

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11593, de 09 de abril de 2015.DOUGLAS VEIGA SZIMANSKI, pedreiro, e VERÔNICA DOS SANTOS, do lar, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado e do Estado do Paraná, respectivamente, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11594, de 10 de abril de 2015.JOSÉ IRACI PRUSCH SCHWARTZHAUPT, divorciado, funcionário público federal, e JÊNIFER MOURA DA SILVA, solteira, maior, do lar, ambos brasileiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11595, de 10 de abril de 2015.DANIEL LOPES DA SILVA LIMA, eletricista, e MARINALDA DOS SANTOS PÉRCIO, empregada doméstica, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado e do Estado do Paraná, respectivamente, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11596, de 10 de abril de 2015.GUILHERME CARVALHO DOS ANJOS, funcionário público estadual, e NICOLE PETRY MACHADO CARNEIRO, secretária, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11597, de 13 de abril de 2015.JAIRO AMADO PINTO, mecânico, e MARIBEL ABREU TRINTIN, do lar, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11598, de 14 de abril de 2015.OSMAR MARCELO DA ROCHA SANHUDO, motorista, e SÍLVIA RAQUEL DO NASCIMENTO FRAGA, do lar, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11599, de 16 de abril de 2015.GUILHERME DE OLIVEIRA NICOLAIT, comerciante, e FERNANDA GOULART LORENZI, farmacêutica, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11600, de 16 de abril de 2015.THIAGO LUÍS BATISTA, comerciante, e FABIANE VARGAS SOARES, cabeleireira autônoma, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 16 de abril de 2015

IMPOSTO DE RENDA

FAÇA CONOSCO

SISTEMA CONTAG/FETAG-RS/SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE VIAMÃO BASE

TERRITORIAL VIAMÃO E ALVORADA

EDITAL DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL EXERCÍCIO 2015

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura- CONTAG, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul- FE-TAG-RS e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viamão Base territorial Viamão e Alvorada, que integram o Sistema confederativo CONTAG com fundamento no dec. Lei 1.166/71, notificam e convocam todos os integran-tes da categoria de Trabalhadores Rurais, considerados os assalariados, sejam permanentes, temporários ou eventuais bem como os agricultores e pecuaristas familiares que exerçam atividades individualmente ou em re-gime de economia familiar como proprietários, posseiros, assentados, me-eiros, parceiros, arrendatários, comodatários e extrativistas, nos termos do dec. Lei 1.155/71, para realizarem, o pagamento da Contribuição Sindical Rural obrigatória referente ao exercício 2015, conforme estabelece o art. I do citado decreto e do art. 582 da CLT, devendo os empregadores, obriga-toriamente, descontar o valor equivalente a um dia da remuneração mensal de seus empregados até 31.03.2015, e repassar através de guia própria ao sistema confederativo CONTAG/ FETAG-RS/ SIND. TRAB. RURAIS DE VIAMÃO E ALVORADA, até 30.04.2015. O não recolhimento da CSR/2015 dos empregados rurais, a cargo do empregador, sujeita o infrator a autuação por infração trabalhista, nos termos dos art. 582 e 583 da CLT, além de arcar com juros, multa e atualização monetária, conforme previsto art. 600 CLT. O recolhimento da CSR/2015 dos agricultores e pecuaristas familiares deverá ser efetuado em guia própria, no valor de R$ 26,00 ( vinte e quatro reais) por trabalhador, com vencimento em 30.12.2015. A não quitação no prazo legal implicará na incidência das sanções legais previstas, além da cobrança de multa e juros nos termos do art. 2º da Lei 8.022/90. As guias próprias de re-colhimento da CSR 2015 para o sistema Contag/Fetag-RS/Sind Trab Rurais de Viamão e Alvorada, tanto para o empregado quanto para o agricultor e pecuarista familiar são fornecidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viamão e Alvorada, pagável, até o vencimento em qualquer agência ban-cária. O pagamento da Contribuição Sindical Rural 2015 do sistema Contag não poderá ser efetuado na guia da contribuição Sindical Urbana disponível no site da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego. As informações e impugnações poderão ser efetuadas junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viamão Base territorial Viamão e Alvorada, sito à Rua Dois de novembro, 267, em Viamão, CEP 94.415-660 ou à Fetag-Rs sito a rua Santo Antonio, 121, bairro Floresta, Porto Alegre, CEP 90.220-011. Viamão, 30 de março de 2.015. Luiz Salvador Ramella- Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viamão Base territorial Viamão e Alvorada, Carlos Joel da Silva - Presidente da Fetag-Rs e Alberto Ercílio Broch-Presidente da Contag.

EDITAL DE CITAÇÃOEDITAL DE CITAÇãO DE INTERESSADOS,

AUSENTES, INCERTOS E DESCONHECIDOS – USUCAPIãO.3ª Vara Cível – Comarca de Viamão Prazo de: 30 dias. Natureza: Usu-

capião Processo: 039/1.03.0034408-3 (CNJ: 0344081-77.2003.8.21.0039). Autor: Amaury Fernandes Nery. Réu: Jazon Rodrigues Gomes.

Objeto: DECLARAÇÃO de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. IMÓVEL: “Uma área de terras com a extensão superficial de duzentos hec-tares, mil oitocentos e oitenta e um metros quadrados e três decímetros quadrados (200ha 1.881,33m²) situada no lugar denominado BOA VISTA, no distrito de Capão da Porteira, em Viamão, com as seguintes medidas e confrontações: pelo nordeste, quatrocentos e setenta e seis metros e qua-renta centímetros (476,40), e duzentos e setenta e sete metros (277m) com a Estrada municipal da Boa Vista; pelo lado sudeste, em seis (6) segmentos, que medem, respectivamente, partindo da Estrada da Boa Vista, hum mil novecentos e setenta e um metros e trinta centímetros (1.971,30) trezen-tos e vinte e sete metros e cinquenta centímetros; duzentos e setenta e nove metros e cinquenta centímetros (279m70); cento e dezesseis metros e quarenta centímetros (116m40); cinquenta e sete metros e quarenta centí-metros (57m40); quinhentos e noventa e nove metros e cinquenta centíme-tros (599m50), dividindo-se com a área de propriedade de Auçonia Peixoto Batista, atualmente propriedade de Jazon Rodrigues Gomes; e, pelo outro lado, a SE, em três (3) segmentos, que medem, respectivamente: dois mil, centro e trinta e três metros e vinte centímetros (2.133m20) quinhentos e quarenta e oito metros e cinquenta centímetros (548m50) e seiscentos e seis metros e vinte centímetros (606m20), todos dividindo-se com proprie-dade de Joanita Monteiro”. Prazo de 30 dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es).

Viamão, 31 de outubro de 2014. SERVIDOR: Alexandre Teixeira Luz. JUIZ: Giuliano Viero Giuliato.

(Publicações em 17 e 24/4/2015)

Convite para MissaA família do sempre lembrado

MANOEL BRILHANTE BRANDÃO (Ninito)

convida os demais parentes e pessoas de suas relações para a missa de 5º ano de falecimento daquele ente querido, que será rezada no dia 18 de abril, sábado, às 18 horas, na igreja matriz de Viamão.

Viamão, abril de 2015.

Page 7: Correio Rural 17 de Abril de 2015

17 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br 7

Trabalho pela vidaA bióloga viamonense Fabíola Medeiros Schultz acaba de insta-

lar a BIOCONTROL Laboratório de Análises de Águas e Alimentos, tendo como sede a sala 231 do complexo TecnoPUC, avenida Sena-dor Salgado Filho, 7000, Viamão.

A BIOCONTROL é um laboratório especializado em garantir a se-gurança e qualidade de alimentos e da água que é consumida para fins alimentares e de higiene, através da realização de análises físico químicas e microbiológicas. As metodologias aplicadas são certifica-das seguindo os padrões das legislações vigentes do Ministério Públi-co, do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

A BIOCONTROL oferece um atendimento personalizado de alta capacitação. Contatos podem ser feitos diretamente no endereço citado e pelos fones 3434.2401 e 8552.5389. E-mail [email protected]

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

PREfEitO EMPREEnDEDOR – O destaque da se-mana foi o prefeito Bonatto receber o Certificado de Mérito pela implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A legislação favore-ce o mercado local, incentiva a formalização das empresas, incrementa o papel do microempreen-dedor individual e beneficia às MPEs nas compras públicas. O evento contou com a presença dos re-presentantes da ACIVI, da CDL e do SINDILOJAS.

DiLMA E O REtRAtO DO MOMEntO – Estudos e pesquisas comprovam que o povo brasileiro que elegeu a Dilma, não a deseja mais como Presi-dente. Os petistas defendem a democracia, re-presentada pela última eleição. De outro lado, o Impeachment também está legalmente previsto e, portanto, é do Estado democrático de direito. Aliás, Collor entendeu a democracia e renunciou. O TCU emitiu parecer por haver encontrado crime praticado no mandato da Dilma. O mensalão pren-deu os principais nomes do Governo Lula e que iniciaram o Governo Dilma. O petrolão implode base do Governo, envolvendo nomes importantes e todos indicados por Dilma. Todos os presos por todos os escândalos tem ligação, vínculo direto ou ficha com o PT. O presidente do partido no

RS diz que é possível que PT termine, caso não consiga reagir. O ex-Governador Tarso reluta em se posicionar favoravelmente à inércia reinante no PT. Olívio Dutra, derrotado nas eleições também revolta-se contra o que anda acontecendo. Aliás, Pedro Simon revelou que o escândalo da Petro-brás é o maior crime de corrupção descoberto na histórica mundial. Nuvem passageira.

CURSO PROCESSO ELEtRôniCO – ACIVI, em conjunto com a OAB, realiza seminário sobre Processo Eletrônico, em sua sede, destinada aos advogados viamonenses. Qualquer informação deverá ser obtida junto às duas entidades: Acivi, 3485.1477 e OAB, 3485.3533.

EM fEStAS – Conforme informações “feicibu-quianas”, nessa semana, os aniversariantes são, ou foram: o Presidente da CDL, empresário Mau-rício Carravetta, a corretora de imóveis Simone Mennet, o vereador Jefferson Huffell, o goleiro Serginho Barbosa, a empresa Supermercado Gou-fe, a Dna. Fatima Juchem. Na próxima semana, tem a advogada Karen Feijó e seu pai, o engenhei-ro João Carlos Jeremias, além da agremiação E. C. Querência. Parabéns a todos.

talentos daqui – Paulo LedurJORnALiStA nO gRUPO RbS

O Paulo é natural de Viamão, onde passou sua infância e adolescência, residindo perto do Posto do Bolinha e dos Bombeiros. Formou-se em Jornalismo na PUC - FAME-COS. Atualmente, o Paulo é Jornalista e apresentador na RBS TV.

www.bicofinoesaltoalto.com.brPAtRICIA ARRuDA PAtRICE FRóES

Bico largo e salto baixoPara Eles...SUAS MEIAS ESTÃO CORRETAS???

Os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência, tal-vez seja influência da mídia mas o que importa é que eles também podem e merecem…alguns são mais estilosos, outros são mais tradi-cionais…

Mas, independente do estilo de cada um, todos usam meias, não é mesmo??? E se tem algo que sempre gera dúvida entre eles é a es-colha da cor da meia…então, vamos conferir quais as regras e como acertar sempre.

A meia social deve com-binar com a calça ou com o sapato?A regra diz que a meia dá continuidade ao que você veste, assim, deverá com-binar com a calça.Lembre-se de usar o bom senso…afinal, você não é o Ashton Kutcher…

Mas, como toda regra tem exceção…vamos à elas…

Primeira: Sapato preto, use meias pretasSegunda: Calça clara, pode ser bege, gelo, caqui, use meias da cor do sapato.

Com terno usar somente meias sociais e, lembre-se, ao cruzar as per-nas ou sentar, sua canela não deve aparecer, então, prefira meias mais compridas. Já com o jeans, você tem mais liberdade para combinar a meia na mesma cor da calça ou do calçado.

Ah! Meias brancas devem ser usadas com visual esportivo, com tênis, nesse caso prefira as de algodão que são mais adequadas para a trans-piração dos pés.

Com bermuda, usar meias soquetes ou as invisíveis, de preferência para cores próximas as roupas que estiver usando, assim ela funcio-nará como um acessório, também.

E aí gostaram???

Bjs, Patys

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

No dia 28 de abril, às 19 horas, o Sebrae/RS, em parceria com diversas instituições finan-ceiras, promove um seminário de microcrédito. As palestras, que ocorrem na Associação Comer-cial, Industrial e de Serviços de Viamão (Acivi), têm como obje-tivo levar informação e oportu-nidades de negócio para os em-preendedores - esclarecer sobre as linhas disponíveis no mercado e aproximá-los de instituições fi-nanceiras. O seminário é desen-volvido para quem busca uma linha de financiamento de peque-no valor - Microempreendedores

Individuais (MEIs), microempre-sas e empreendedores informais da região.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800.570.0800. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Acivi, CDL Viamão e Sindilojas de Viamão.PROgRAMAçãO:19 horas – Palestra: O que verifi-car antes de buscar o microcrédi-to – SEBRAE/RS19h30min – Palestra: Programa Gaúcho de Microcrédito – Banri-sul

19h45min – Palestra: Programa Nacional de Microcrédito: Cres-cer – Banco do Brasil20 horas – Palestra: Linhas de Financiamento para Microcrédito – Caixa Econômica Federal20h15min – Palestra: Coopera-tivismo de Crédito nos Pequenos Negócios – Sicredi20h30min – Rodadas de Negó-cios

Viamão recebe seminário de microcrédito

Page 8: Correio Rural 17 de Abril de 2015

17 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br8

Na sexta-feira, 10, ocorreram novidades na área da saúde. Pela manhã, o prefeito, Valdir Bonatto, o vice-prefeito, André Pacheco, e a secretária de Saúde, Sandra Spe-rotto, realizaram a entrega oficial para a comunidade dos serviços de raio-x e de ecografia no Pronto Atendimento 24 horas. O equipa-mento de raio-x foi adquirido com recursos próprios da prefeitura e o local onde foi instalado passou por adequações a fim de se enquadrar nas normas técnicas de controle de radiação. Já o equipamento de ecografia foi adquirido através do programa QualiSUS. Bonatto para-benizou os servidores da Secretaria que não medem esforços para me-lhorar a qualidade do atendimento prestado à população. “O cuidado com as pessoas é um dos focos fun-damentais de gestão. Estes equipa-mentos vão qualificar ainda mais o serviço prestado no PA 24 horas.”

Na oportunidade, o prefeito também assinou o Decreto Execu-tivo 031/2015, que amplia o horá-rio de funcionamento dos serviços de saúde no município. Confira o quadro com os novos horários.

À tarde, o prefeito fez o lan-çamento da obra do novo almo-xarifado da Secretaria Municipal

da Saúde, que está sendo constru-ído na Estrada do Cocão, 1260. O prédio terá dois pavimentos e 1.500m2 de área construída. “Em conjunto com as ações de moder-nização da Saúde, este novo prédio proporcionará melhorias no con-trole de estoque de suprimentos e medicamentos”, ressalta a secretá-ria de Saúde.

Após, Bonatto fez uma visita às instalações da UPA III 24 horas, na parada 36, na Cecília. O prédio está na fase final de acabamentos e o município irá fazer a compra dos equipamentos com recursos que serão repassados pelo Estado e pela União. Durante a semana pas-sada, de 7 a 9 de abril, o prefeito es-teve em Brasília a fim de garantir a liberação do repasse dos recursos. A UPA III 24 horas terá capacida-de para atender até 450 pacientes/dia e terá 18 leitos de observação.

O prefeito também anunciou a retomada do cadastramento do Cartão Saúde e do programa de modernização da rede municipal de saúde, que unificará o atendi-mento nas unidades. Por fim, Bo-natto assinou o decreto de convo-cação da 7º Conferência Municipal de Saúde, que será realizada dia 11 de julho.

Saúde apresenta novos equipamentos, mostra construção e UPa 24h

confira o quadro dos novos horários ampliados dos serviços de saúde:UniDaDE/SErViÇO HOrÁriOURS Centro 7h às 17h ininterruptoURS Lomba 7h às 17h ininterruptoUBS e ESF 8h às 17h ininterruptoCAPS 8h às 12h e das 13h às 17hCentral de Consultas 8h às 17h ininterrupto de Especializadas e Departamento 2ª a 5ª feira e às 6ª feiras de Controle, Avaliação e Auditoria. das 8h às 15h. Após as 15h expediente interno e capacitação da equipe.Serviço Especializado DST/HIV/ 8h às 17h ininterrupto AIDS – Herbert de Souza Programa Municipal de 8h às 17h ininterrupto Combate a TuberculosePronto Atendimento 24 horas 24 horas ininterruptas, 07 dias por semanaCAPS AD 8h às 21h ininterruptoCAPS I, Renascer e Casa Azul 8h às 18h ininterrupto

itapuã mostrado na tV como potencial turístico do Estado

Viamão, através do Distri-to de Itapuã, ganhou destaque estadual no sábado, 11, quan-do foi ao ar, no Jornal do Al-moço da RBSTV, uma matéria especial sobre o potencial tu-rístico do local. A reportagem, que teve acompanhamento do Departamento de Turismo da Prefeitura, foi elaborada e pro-duzida pela repórter Cristine Gallisa, foi gravada em feve-reiro quando visitou alguns pontos turísticos e empreendi-mentos.

Além da identidade turís-tica, a matéria especial mos-trou, para todo o Estado, a importância histórica do mu-nicípio, por ter sido palco de diversos combates durante a Revolução Farroupilha. A re-portagem mostrou também um passeio de barco até um dos símbolos mais importan-tes do município: o Farol de Itapuã.aGEnDa - Também no sába-do, o prefeito Valdir Bonatto esteve em Itapuã em reunião de trabalho para tratar dos preparativos da Festa do Pei-xe e outras ações de desenvol-vimento da região. A manhã iniciou com uma visita à Asso-ciação da Família Fraga, onde conversou com moradores sobre o calçamento com PAVs da Rua Enio Ibias de Lacerda (entrada secundária de Ita-puã). A rua será pavimentada em sua totalidade, ligando a av. Frei Pacífico (RS-118) até a rua Nossa Senhora dos Na-vegantes. Na sequencia, houve reunião com produtores da Cooperativa Mista Campos de Viamão para tratar sobre a Fes-ta do Peixe que, neste ano, será realizada durante os dias 1º, 2 e 3 de maio, na Vila de Itapuã.

Para fechar a manhã de compromissos, o prefeito Bo-natto e assessores almoçaram no Restaurante Alambique Fraga, um dos empreendi-mentos que foi mostrado na reportagem do Jornal do Al-moço. O empreendimento foi o local escolhido para assistir, juntamente com os demais presentes, a matéria especial sobre a cidade.