correio rural edicao 13 de março

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.229 | 13 DE MARÇO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão Marsala é a cor do ano Página 7 Painel CR Empresas, Perfil e Talentos Daqui Página 7 Curso de capacitação e humanização para policiais civis Página 3 Cavalgada e poesia em homenagem ao Dia da Mulher Página 4 Viamão é destaque em saúde bucal entre 200 cidades Contracapa SORRISO ABERTO “Prefeitura Perto de Você” será na Santa Isabel A partir das 8 horas de sábado, dia 14, os moradores do Jardim Uni- versitário, Aparecida e Monte Castelo podem solicitar as suas demandas no Gabinete Móvel do “Prefeitura Perto de Você”, que estará estacionado junto à Praça Santa Isabel, na avenida Liberdade. Durante o final de se- mana, a prefeitura estará com diversas frentes de trabalho para atender às solicitações de patrolamento, desobstrução de bocas de lobo, troca de lâmpadas queimadas, recolhimento de lixos e entulhos e consertos de luminárias. No domingo, 8 de março, ocor- reu mais uma edição do projeto Rua do Lazer, uma promoção da Prefei- tura de Viamão com o apoio do Sis- tema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. O evento, na Av. Coronel Mar- cos de Andrade, no centro, levou diversão para todos os públicos. Pais, mães, familiares e crianças de todas as idades prestigiaram as atra- ções que tiveram início às 14 horas. Uma novidade apresentada foi o Slackline. Membros da Federação Gaúcha de Slackline estiveram pre- sentes promovendo demonstrações práticas - inclusive do catarinense Diogo Fernando, atual campeão sul- -americano da modalidade. Muitas pessoas puderam conhecer e experi- mentar essa prática esportiva. Rua aberta para o lazer

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 08-Apr-2016

235 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural Edicao 13 de março

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.229 | 13 DE MARÇO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

Marsala é a cor do ano

Página 7

Painel CR Empresas, Perfil e Talentos

Daqui Página 7

Curso de capacitação e humanização para

policiais civis Página 3

Cavalgada e poesia em homenagem ao

Dia da Mulher Página 4

Viamão é destaque em saúde bucal entre 200 cidades

Contracapa

SORRISO ABERTO“Prefeitura Perto de Você” será na Santa Isabel

A partir das 8 horas de sábado, dia 14, os moradores do Jardim Uni-versitário, Aparecida e Monte Castelo podem solicitar as suas demandas no Gabinete Móvel do “Prefeitura Perto de Você”, que estará estacionado junto à Praça Santa Isabel, na avenida Liberdade. Durante o final de se-mana, a prefeitura estará com diversas frentes de trabalho para atender às solicitações de patrolamento, desobstrução de bocas de lobo, troca de lâmpadas queimadas, recolhimento de lixos e entulhos e consertos de luminárias.

No domingo, 8 de março, ocor-reu mais uma edição do projeto Rua do Lazer, uma promoção da Prefei-tura de Viamão com o apoio do Sis-tema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.

O evento, na Av. Coronel Mar-cos de Andrade, no centro, levou diversão para todos os públicos.

Pais, mães, familiares e crianças de todas as idades prestigiaram as atra-ções que tiveram início às 14 horas.

Uma novidade apresentada foi o Slackline. Membros da Federação Gaúcha de Slackline estiveram pre-sentes promovendo demonstrações práticas - inclusive do catarinense

Diogo Fernando, atual campeão sul--americano da modalidade. Muitas pessoas puderam conhecer e experi-mentar essa prática esportiva.

Rua aberta para o lazer

Page 2: Correio Rural Edicao 13 de março

13 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR2

Concluída e aberta à circulação de ve-ículos no final dos anos 1960, início dos anos 1970, a ERS 040 já tem uma história para ser contada.

Pista única para duas mãos invertidas, passou a ser uma das principais rodovias rumo ao Litoral, Norte e Sul. Com o pas-sar do tempo e a evolução do tráfego, no-tadamente quando ganhou a companhia da ERS 118 que nela passou a despejar um contingente considerável de veículos vin-dos de outras partes da Região Metropo-litana, a ERS 040 começou a ficar estran-gulada, apresentando congestionamentos.

O discurso então anunciava que desde o início já era preparado um plano para a sua duplicação. Num determinado mo-mento instalou-se a praça de pedágio, de ordem privada então, quando ocorreram algumas melhorias de manutenção da via, melhoria dos acostamentos, áreas de re-cuo, socorro, etc.

Mas o fluxo aumentava de forma ver-tiginosa. Foi anunciada, então, a constru-ção de um viaduto na conexão com a ERS 118, dito gargalo que causava o problema. Medições foram feitas e quando a obra pa-recia deslanchar apareceram entraves bu-rocráticos. O assunto murchou.

Em meio a isso, questões políticas e administrativas mantiveram a praça de pedágio porém sob o comando da EGR. A ERS 040 ganhou, então, em bom peda-ço, mais duas vias, com o alargamento – e desaparecimento – do acostamento. Rima verdadeira.

Foram gastos, então, mais de 4 milhões de reais. Como foi tudo às pressas, o as-falto danificou-se rapidamente e, agora, é anunciada a volta do acostamento. A ERS 040 retorna à pista única com mãos inver-sas. E os 4 milhões de reais foram jogados no ralo.

Duplicação e viaduto não são mais conversas para dar visibilidade a ERS 040 que vai continuar sendo problemática. Aliás, como tantas outras estradas do RS. Um caminho sem fim.

EDITORIAL

Estrada sem fim

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo RBS

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

DetalhesAs crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

A água nossa de cada dia

Atração turísticaA água, essencial para o ser humano, é também atração turística. Locais com águas abundantes, que tornam

a paisagem mais atrativa, são aqueles mais procurados por turistas. O Parque Nacional do Iguaçu registrou aumento de 37,99% de brasileiros no mês de fevereiro. A marca

da visitação nacional foi de 67.662 pessoas, contra 49.033 no mesmo período do ano anterior. O acréscimo na movimentação turística também ocorreu em relação a visitantes do Mercosul e demais países. Entre os provenientes do bloco sul-americano, o incremento foi de 12%, com o ingresso de 21.490 pessoas. Já entre os demais estrangeiros, o aumento foi de 9,8%, com a entrada de 39.186 turistas na unidade de conservação.

O Parque Nacional do Iguaçu registrou a entrada de 128.338 pessoas, contra 103.872 no mesmo período do ano passado – aumento de 23,5%. Nos dois primeiros meses do ano, o atrativo já contabilizou o ingresso de 339.965 visitantes – 11,57% a mais no comparativo com 2014.

Durante o ano temos alguns dias específicos que são consideradas datas comemorativas. No mês de março o dia 8 é dedicado à comemoração internacional à mulher. Embora, como é geralmente é consignado, a mulher deva ser consagrada todos os dias pela sua importância máxima na sustentação da sociedade.

Mas esta mesma sociedade, que vê na mulher o seu sustentáculo, tem a obrigação, por que não dizer a necessidade, de consagrar para a sua subsistência um “ser” que está presente em todos os instantes da nossa vida: a água. E neste mês de março, o 22 marca o Dia Mundial da Água. Mas a água também deve ser consagrada todos os dias, não é?

Sem traçar comparativos nem mensurar grandezas, temos diante dos olhos, neste momento, quadros bastante distintos que envolvem a água, de falta e de excesso, que geram danos. Algumas regiões brasileiras vivem crises hídricas onde vemos, por exemplo no estado do Acre, transbordamento de rios com inundação de várias cidades. E a falta d´água contínua que vara meses na região Sudeste onde estão em alerta os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Como disse, não vou traçar comparativos de grandeza. Apenas escrevo algo que sirva de alerta.

Se o excesso de chuvas é danoso, lamentável pelos estragos que causa, temos a consciência de que é um acidente natural. Resta propugnar uma solução para diminuir a habitabilidade em zonas baixas, ou nas margens de trânsito hídrico ou, ainda, na base de encostas. No que tange a falta da água, o desastre cabe a maior parte ao ser humano e, aí, clama-se por luta ferrenha no sentido de uma conscientização geral pelo controle de gastos desnecessários, desperdícios e outros atentados.

Enganam-se aqueles que acreditam que as fortes chuvas, ocorridas em meio a seca, irão resolver o problema. Não é suficiente para a grande demanda, aliás, crescente. O problema agrava-se, também, pela falta de planejamento adequado para o uso da água aliado ao desperdício. Pesquisas apontam que nas zonas urbanas das cidades, 30% da água tratada é perdida antes de chegar à torneira, se vai pelos canos.

A água é um recurso essencial para a sobrevivência dos seres vivos. Apesar do planeta ser repleto de água, apenas 0,77% está disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. No entanto, essa quantidade não está distribuída igualmente em todos os espaços terrestres, é bom que se diga. As estimativas dão conta de que 20% da população mundial não tem acesso à água potável, o que afeta também o saneamento básico e a higiene.

Diante da necessidade contínua de manter os recursos de abastecimento disponíveis, surgiu o Dia Mundial da Água, 22 de março, data que faz lembrar a todos que devem ser ampliadas as discussões sobre esse tema tão importante em busca de soluções para que o líquido precioso não desapareça de vez. O Dia Mundial da Água comemora-se todos os dias.

Page 3: Correio Rural Edicao 13 de março

13 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR 3

OMASKARA

Assino embaixoNa sessão da Câmara, de terça, dia 10, esteve presente

a secretária de Educação, Maria Clarice, convocada para

prestar esclarecimentos sobre a merenda escola. Pensei

em escrever algo, mas o colega Mário Dutra descreveu tão

perfeitamente, que preciso compartilhar, com a permissão

do próprio.

“CADA VEZ PIOR – (Mario Dutra/Jornalista/Registro:

MTB 17749/RS )

Bá, os caras tentando fazer joguinho politico, pra pe-

gar valor, pra pegar preço, sei lá, começaram a investigar

tudo sem norte e sem rumo, na pilha de um e outro, só por

que um tem canudo de Advogado acham que sabem tudo,

tudo podem, acabam investigando eles mesmos. A sessão

de hoje foi um tiro no pé e olha que doeu, a Secretária de

Educação de Viamão, professora dedicada e mulher séria,

com o perdão da palavra, praticamente mijou os “ Maria vai

com as outras”. Ensinou e deu uma aula de como funciona

e se administra a Educação. Os questionamentos mal feitos,

mal elaborados, caíram por terra, uma por que 13 toneladas

de leite em pó é o minimo que o município pode comprar,

outra por que 13 toneladas vem sendo comprada há anos,

(inclusive a gestão passada não prestou conta ainda) e tem

acusador que era da gestão passada. Outra porque os pró-

prios vereadores não conhecem as leis do município sobre

licitação, e pior, aprovaram as leis do Cooperativismo, mas

não sabem o que é, e nem como funciona. Mas como assim,

vereadores aprovaram as leis, dão suporte às instituições,

assinam embaixo e depois saem gritando aos ventos que

tudo está errado? ISSO É QUE É SER INCOMPETENTE.

Uma prova que esta casa vai mal mesmo, ou nunca esteve

no eixo. Olha, lamentável, mas o vídeo da sessão fala por si.

Em breve posto na TV Viamão. E olha que não estou defen-

dendo o Bonatto.”

Voltando atrásA EGR fez um carnaval quando acabou com os acosta-

mentos da ERS 040 e ampliou a via para quatro pistas. Mas o

negócio ficou tão esburacado, que não aguentou o repuxo da

temporada de veraneio. E gastaram quase 4 milhões na obra.

Agora, a dona EGR resolveu acabar com as quatro pis-

tas retornando os acostamentos. Peraí! E o dinheiro gasto,

como é que fica? Vai pro beleléu?

O que dizem os senhores “conselheiros” representantes

de Viamão na EGR? Vão levar frouxo isso aí ou vão dar ex-

plicações?

Médico, hein?Li num caloroso jornal coirmão da nossa terrinha, que

um médico, durante a falta de luz na Tarumã, resolveu tomar

um vinho. Ele diz que vinho é bom pra tomar no escuro e

aproveita para dizer que a culpa da falta de luz é da Prefa.

Pô, meu doutor! Desculpe, né, mas o senhor deveria saber

que a falta de luz é com a CEEE e não com a Prefa. Aliás, se-

gundo me consta na memória, durante 16 anos de governos

que passaram o senhor nunca culpou a Prefa pela falta de

luz. Será que não faltava luz naquela época? Ou faltou vinho?

Como médico o senhor deveria saber que tomar vinho

no escuro afeta a memória...

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

Com o objetivo de humanizar o atendimento nas delegacias da Região Metropolitana, iniciou na terça-feira, 10 de março, uma ca-pacitação voltada para policiais ci-vis, visando um atendimento mais qualificado às vítimas de violência. O evento conta com o apoio da Pre-feitura de Viamão e fez parte das atividades da Semana Municipal da Mulher. A iniciativa do “Cur-so de Sensibilização e Capacitação da Rede de Atendimento da Po-lícia Civil do RS” surgiu por meio da titular da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Viamão, delega-da Viviane Nery Viegas. Durante a solenidade de abertura, a delegada Viviane ressaltou o apoio e incen-tivo que recebeu, o que permitiu a realização do seminário. “Este cur-so tem como objetivo apresentar novas possibilidades para lidar com as pessoas que procuram o servi-ço da Polícia Civil. Além disso, se apresenta como um momento para troca de experiências”.

O secretário de Segurança Pú-blica do RS, Wantuir Jacini, esteve presente na solenidade de abertura e ressaltou a importância do aten-dimento humanizado. “As mulhe-res vítimas de violência precisam encontrar nas delegacias um bom lugar para serem atendidas, para que possam prestar suas queixas e

receber auxílio adequado. Para que isso ocorra é necessário que o poli-cial a receba bem”. O vice-prefeito, André Pacheco, esteve no evento e ressaltou que a Prefeitura está pre-ocupada com a segurança pública na cidade. “A prefeitura não mediu esforços para viabilizar a instalação da Delegacia da Mulher no muni-cípio, que está localizada junto ao Pronto Atendimento Social 24 ho-ras, onde também funciona o Ser-viço Municipal de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. É necessário integrar e articular os serviços de atendimento”.

A cerimônia de abertura contou também com a presença da promo-tora de Justiça do Ministério Públi-

co de Viamão, Roberta Morillos; do Chefe da Polícia Civil/RS, Guilher-me Yates Wondracek; do diretor do Departamento de Policia Metro-politana (DPRM/PCRS), Marcelo Moreira da Silva; e do diretor da Divisão de Ensino da ACADEPOL/RS, Rafael Sobreiro.

A capacitação aconteceu du-rante os dias 10 e 11 de março, no auditório da Tecnopuc Campus Viamão, quando foram apresen-tados os painéis: Políticas Públicas de segurança para as mulheres; A Lei Maria da Penha e a realidade social; A função policial e a abran-gência da Lei Maria da Penha; cui-dando de quem cuida; e É preciso discutir o que é liberdade?.

Curso de capacitação e humanização para policiais civis

Page 4: Correio Rural Edicao 13 de março

13 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR4

Plano “Via Calha“, uma solução para mobilidade urbanaJá faz um bom tempo que o engenheiro Alcimar da Rocha Lopes vem desenvolvendo a sua tese com relação novos

modelos de estrutura para algumas vias públicas da cidade de Viamão, notadamente com relação a relevos e a cruza-mentos. O plano “Via Calha”, segundo Alcimar, seria uma solução de vanguarda com relação à mobilidade urbana e a solução para o escoamento fácil do trânsito de veículos e locomoção dos pedestres.

Ele diz: “O homem procura meios para facilitar seu deslocamento, desde a mais tenra idade até a velhice. Procura evitar obstáculos e interferências nos trajetos procurando reduzir problemas de acessibilidade, de espera, de acidentes. E isso é o que queremos, afinal”, destaca o engenheiro.

E como seria esse plano chamado Via Calha? “Em Viamão, se pensarmos no coxilhamento, característica marcante do nosso relevo, verificaremos que nos cruzamentos os desníveis oportunizam soluções técnicas, economicamente vantajosas, com a possível implantação de passagens de nível. Onde há desníveis permanece a via mais alta no nível em que se encontra, utilizando o pavimento como fôrma para execução de uma extensa laje, caso contrário ao da implantação de viaduto. Outras etapas dão sequência, como a escavação em forma de calha a céu aberto em vias trans-versais, implantação de galerias pré-moldadas para via transversal, sequência de calha até o próximo cruzamento se houver necessidade de repetição”, mostra Alcimar no complexo técnico.

“Os problemas podem ser solucionados. Estas passagens de nível evitam o emprego de semáforos, passarelas, via-dutos, túneis, etc. Haverá melhor acessibilidade com a implantação de rampas, calçadas amplas e vias de mão única. A solução é projetar. Os municípios não se habilitam à obtenção de recursos por falta de projetos. Recursos existem e ideias estão postas para sejam encontradas soluções com vantagem na relação custo/benefício, facilitando a vida do cidadão”, destaca Alcimar.

RUA DO LAZER – Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, além de atividades direcionadas às crianças e aos ado-lescentes, a “Rua do Lazer” contou com uma programação es-pecial para atender a comunidade feminina. As funcionárias da Coordenadoria da Mulher e da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) estiveram no local realizando ações de conscientização e prevenção em relação à violência doméstica, com distribuição de material informativo; a atriz Silvia Duarte declamou uma poesia especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher; O Serviço Nacional de Apren-dizagem Comercial/Senac de Viamão realizou distribuição de brindes e prestou serviços de beleza com profissionais: cabelo e maquiagem.

Em comemoração ao Dia Inter-nacional da Mulher, no domingo, 8 de março, ocorreu a 4ª Cavalgada Feminina Viamonense. O evento foi promovido pela União Tradicionalis-ta Viamonense (UTV) com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC); e com a participação de di-versas entidades ligadas ao tradicio-nalismo. A cavalgada partiu do CTG Setembrina dos Farrapos e seguiu até a sede campestre da Coopernorte, na Estrada da Pimenta. As participantes percorreram cerca de 25 km no lombo do cavalo pela zona rural de Viamão. Na chegada, as cavalarianas foram ova-cionadas pelo público presente e rece-beram várias homenagens.

O lema da cavalgada deste ano foi “Cabo Toco”, para homenagear a mulher que ingressou nas fileiras da Brigada Militar de 1923 a 1932, como enfermeira, e que salvou vários solda-dos na época. Além da cavalgada, o Dia da Mulher foi comemorado pela UTV com uma intensa programação que contou com almoço; entrega de

brindes; massagem; palestra com Ivone Costa e Janaína Mendes, que contaram um pouco da vida de Olmira Leal de Oliveira, a Cabo Toco; entrega de tro-féus para os colaboradores do evento; e entrega de certificados para todas as participantes. A animação da festa fi-cou por conta de Luizmar e Grupo.

A presidente da UTV, Ana Sara Pinheiro, e seu vice, Jorge Campos Gomes, agradeceram o apoio da Pre-feitura de Viamão, que fez a doação do troféu e dos certificados. Eles des-tacaram também o fato da diretora--geral da SMC, Maria Rita Cardozo, ter acompanhado toda a cavalgada.TROféU CABO TOCO - Para a ho-

menagem ficar completa, a Secretaria Municipal de Cultura confeccionou um troféu itinerante que leva o nome da combatente e enfermeira, Olmira Leal de Oliveira, a Cabo Toco. A cada ano, o troféu trocará de mãos, sendo entre-gue para uma mulher que se destaca no meio tradicionalista e que se identifique com a cultura Riograndense. A contem-plada deste ano foi Lair Nascimento, que concorreu com Vera Baldez e Io-landa Campos. O Troféu Cabo Toco foi entregue pela cantora e compositora Fá-tima Gimenez que em 1987 foi campeã da Vigília da Canção Gaúcha, realizada em Cachoeira do Sul. Ela venceu com a música ‘Cabo Toco’.

4ª Cavalgada feminina em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Page 5: Correio Rural Edicao 13 de março

13 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR 5

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

A Secretaria Municipal de Educação (SME) adquiriu, neste início de ano letivo, e entregou 44 mil livros novos para as bibliotecas, 300 exemplares de 147 títulos. Cada uma das 61 escolas da rede recebeu um número de livros proporcional ao número de alunos, entre 300 e 1.000 unidades. Os livros são de literatura infantil e infantojuvenil.

No Dia da Família da Escola, 7 de março, foi concluída a entre-ga dos 44 mil livros. O vice-prefeito e secretário de Gestão e Rela-ções Institucionais, André Pacheco, acompanhou a visita em duas escolas: EMEF Humberto de Alencar Castelo Branco, no centro, e EMEF Dom Diogo de Souza, no Condado de Valença. Na Castelo Branco, Pacheco lembrou do tempo em que estudou na instituição,

em meados de 1980, e saudou pais e mestres. “É muito importante os pais participarem da vida escolar dos seus filhos. Hoje, estamos entregando vários exemplares de obras comprados pela Secretaria da Educação para estimular a leitura”, ressalta. Na Dom Diogo, o vice-prefeito fez a entrega dos livros e prestigiou as comemorações de aniversário de 20 anos da escola, onde diversas turmas realiza-ram apresentações de música e dança para seus pais.

Já a secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, e a direto-ra-pedagógica, Márcia Culau, acompanharam as entregas das obras às escolas EMEFs Lauro Pereira Rodrigues (Vila Augusta), Sargen-to Manoel Raimundo Soares (Vila Luciana) e Santa Isabel. Maria Clarice assegurou que o investimento feito na aquisição dos 44 mil livros terá reflexos duradouros na formação dos alunos da rede mu-nicipal de ensino, não só na vida escolar, mas também como cida-dãos. “Queremos expandir projetos de incentivo à leitura em todas as escolas. Os novos títulos aguçarão ainda mais a curiosidade dos alunos e estimularão a leitura. Uma criança que lê frequentemente é uma criança que consegue escrever mais e se expressar melhor numa redação, por exemplo. Isso, sem dúvida, contribuirá também para que o município aumente o índice do Ideb. Outros projetos da SME, como a Feira Literária, realizada anualmente, já vêm despertando o interesse pela leitura e estimulando outros projetos, que culminam com uma Feira Literária dentro da escola. Queremos que estes 147 novos títulos de literatura infantil e infanto-juvenil façam parte de um universo diário de leitura”, destaca a secretária..

Ensino Médio Marista é a marca preferida, segundo pesquisa

Em sua 17ª edição, a pesquisa Marcas de Quem Decide divulgou, na semana passada, os resultados do levantamen-to de lembrança e preferência de marca realizada em 100 categorias. Na categoria Ensino Médio, os Colégios Maristas foram, pelo segundo ano consecutivo, a marca preferida en-tre os pesquisados. Como marca mais lembrada, os Maristas aparecem em 2º lugar. A pesquisa é feita pelo Instituto Qua-lidata, em parceria com o Jornal do Comércio.

Realizado neste mês de janeiro de 2015, o levantamento ouviu 650 empresários e empreendedores, nos 47 principais municípios do Rio Grande do Sul. Os prêmios foram entre-gues no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Por-to Alegre. O superintendente dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Rogério Anele, o gerente Educacional, Ir. Manuir Etges, e o coordenador Educacional, Ernani Neto, re-presentaram os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista.

Com uma pedagogia dinâmica e atualizada, a Rede Ma-rista aposta na melhoria constante dos serviços para seguir sendo a marca preferida pelos gaúchos. Em Viamão, o Colé-gio Marista Graças trabalha com uma metodologia diferen-ciada através da mobilização dos conteúdos como ferramen-tas, desenvolvendo habilidades e competências necessárias para cada etapa da escolaridade formal e para a vida dos estudantes. O planejamento de cada componente curricu-lar é elaborado em conjunto com os demais componentes da área, tendo como foco a construção interdisciplinar dos conhecimentos.

Ações e investimentos - A tecnologia também é uma aliada na educação. Lousas interativas com tela touch screen (sensível ao toque), com acesso à internet e múltiplos recur-sos estão em todas as salas de aula do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de internet sem fio, para fins pedagó-gicos, nos ambientes de aprendizagem. A ampla área verde do Marista Graças possibilita a realização de projetos inter-disciplinares na área de Educação Ambiental. (Assessoria de imprensa: Rozecler Bugs)

fVCB abre temporada na Sala dos Pomares

Abrindo a temporada de mostras da Sala dos Pomares em 2015, a Fundação Vera Cha-ves Barcellos apresenta, de 21 de março a 18 de julho 2015, a exposição Nelson Wiegert I Fór-mulas Abstratas. Com organização e expogra-fia de Vera Chaves Barcellos e do próprio Nel-son Wiegert, a exposição individual do artista destaca sua mais recente produção, Fórmulas Abstratas, além de reunir desenhos, colagens e fotografias que esclarecem o processo de cons-trução do artista.

A Sala dos Pomares localiza-se em Via-mão e as inscrições para visitação podem ser realizadas pelo e-mail [email protected]. As imagens dos trabalhos podem ser acessadas através da pasta: https://www.dropbox.com/sh/v9osju3isrn792w/AAATWpdZlCZuQlRy_qL3aSR9a?dl=0

Cultura abre inscrições para Oficina de Iniciação Teatral para crianças

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) está com inscrições abertas para Oficinas de Iniciação Teatral para crian-ças e adolescentes entre 10 e 14 anos. As atividades serão ministradas pelo ator, diretor, produtor de teatro e assessor da SMC, Igor Ramos, e acontecem no Cen-tro Municipal de Cultura (Rua dos Aço-res, 951 – Bairro Tarumã). O objetivo é despertar a criatividade e o potencial ar-tístico dos participantes. A oficina ocor-rerá sempre aos sábados, das 14h30 às 16h, com início previsto para o dia 11 de abril. Mais informações pelo fone (51) 3435-3374, com Igor. A inscrição poderá ser feita no primeiro dia de aula com o responsável presente.

Incentivo total à leitura: SME entrega 44 mil livros para as bibliotecas das escolas da rede

Page 6: Correio Rural Edicao 13 de março

13 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR6

Perfil Conheça um pouco da história, do espaço de trabalho e dicas de profissionais liberais e empresários em destaque

Olga Franco, arquiteta

NOME: Olga Maria Viana FrancoSOu: Arquiteta, urbanista e especializada em patrimônio culturalJá FOI: Professora de educação artística.NãO cONSIgO trAbALhAr SEM: Borracha, lapiseira e papel manteiga.LIvrO PrEFErIdO: Os Catadores de Conchas, Rosamunde Pilcher.NA MESA SEMPrE tEM: Café.tIrA dO SérIO: Injustiça.O quE MAIS gOStO NO trAbALhO: De projetar. uMA FrASE: “Só se pode alcançar um grande exito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos”. Friedrich Nietzsche.cOMO ENxErgA vIAMãO: Uma cidade em plena ocupação que precisa de cuidados com as ações tomadas que tratam da urbanidade, preservação e mobilidade urbana.

ÁVILA IMÓVEISRua Cel. Marcos de Andrade, 95 - Salas 201 e 203 - Centro - Viamão – Fone 3485.1053 – CRECI 3494

ÁVILA IMÓVEIS DISPÕE PARA LOCAÇÃO:IMÓVEIS RESIDENCIAIS DISPONÍVEISC: 036 – Fiúza: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado com tela. Rua Prenda Minha, nº 28. R$ 400,00 + taxas.C: 133 – São Cristóvão: casa de alvenaria, com1dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado com parte de arame e tela. Rua São Bor-ja, nº 88. R$ 350,00 + taxas.Cód. 068: Tarumã- casa de alvenaria, com 3 dormitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, varanda, três banheiros, área de serviços com churrasqueira e garagem para três carros, sendo a área construída de 157,60m2. Terreno todo murado, com 14m de frente e 40m de frente a fundos. Rua Pero Vaz de Caminha, nº 82. R$ 1.800,00 + taxas.C: 001 – IPE: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozi-nha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado. Rua Olavo Miranda de Figueiredo, nº 107. R$ 600,00 + taxas.C: 051 – Centro: sobrado de alvenaria, com2dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Pátio fechado em condomínio. Bem localizada, próximo ao Ginásio do Guido. Rua Èrico Veríssimo, nº 527. R$ 850,00 + taxas.C: 060 – Centro: Apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, área de serviços e entra-da para carro. Pátio fechado. Bem localizada, em frente à Escola Adventista. Rua General Câmara, nº 213. R$ 700,00 + taxas. C: 037 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com 3 dorm., sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, 2 banheiros,

área de serviços, área coberta com banheiro, garagem. Pátio fechado, servido com portão eletrônico. Rua Alexan-drino de Alencar. R$ 1.000,00 + taxas. C: 055 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com 3 dorm., sala, cozinha, banheiro e área de serviços. Pátio fechado. Rua Gerson A. B. Silva, nº 1.552 (antiga Av. Lisboa). R$ 600,00 + taxas. C: 161 – Jardim Lisboa - pd. 50: apartamento com 2 dormitórios, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Av. Se. Salgado Filho, nº 7.577, apto. 05. R$700,00 + taxas.C: 160 – Jardim Lisboa - pd. 50: apartamento tipo JK, medindo 3 x 9m, térreo. Rua Vereador João C. Silva, nº 23, apto. 01. R$350,00 + taxas.C: 141 – São Lucas - pd. 47: apartamento com 1 dorm. amplo, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de ser-viços. Av. dos Coqueiros, nº 199, apto.01. R$480,00 + taxas.C: 062 – São Tomé: casa de alvenaria com 2dorm., sala, cozinha ampla, banheiro. Rua Vaz Silva, nº 12, frente. R$380,00 + taxas.C: 229- Martinica: 2 peças + banheiro. Rua Irani, nº 583/02. R$150,00 + taxas.C: 045 – Pinheiro: apartamento térreo, tipo JK. Av. Se. Salgado Filho, nº 4.090. Parada 41. R$ 500,00+ taxas.C: 030 - Cecília: casa mista, com dois dormitórios, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviço. Pá-tio amplo, fechado com muro. Av. Plácido Motin, nº 51. R$600,00 + taxas.C: 230 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de servi-ços. Rua Germano Bumbel, nº 78/D. R$ 450,00+ taxas.

Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 231 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, semi mo-biliado, com 1dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Rua Germano Bumbel, nº 78/C. R$ 350,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 099 – Jardim Universitário: casa mista com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, e entrada para carro. Rua Barão do Belém, nº 107/02. R$ 300,00 + taxas.C: 099 – Jardim Universitário: casa de alvenaria com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro, e entrada para carro. Rua Barão do Belém, nº 107, frente. R$ 500,00 + taxas. IMÓVEIS COMERCIAISC: 190 – Centro: Prédio comercial de construção mista, com salão para atendimento, cozinha, banheiro, depósito e pátio nos fundos. Praça Adolfo Veiga, nº 39. Próximo a Empresa de ônibus. R$1.300,00 + taxas.C: 012 – São Lucas: Sala comercial com 80m², com lan-cheria instalada, podendo ser adaptada para outro ramo de comércio. Esquina com a Av. Se. Salgado Filho, parada 47. Rua Cibélius, nº 38. R$1.200,00 + taxas.C: 140 – São Lucas - pd. 47: Sala comercial medindo 8m x 9m, com banheiro instalado. Ótima localização. Av. dos Coqueiros, nº 199. R$800,00 + taxas.C: 047 - Florença: Terreno para instalação de comércio. Rua asfaltada com ônibus próximo. Rua Crisântemo, nº 163. R$ 500,00 + taxas.C: 021 – Florença: Espaço comercial, com banheiro, com instalações para lavagem de automóveis. Ótima localiza-ção. Rua Jasmim, nº 41. R$ 800,00 + taxas.C: 120 – Vila Augusta: Sala comercial com 35m², com banheiro instalado. Ótima localização. Rua Dário Gonçal-ves Molho, nº 501. R$450,00 + taxas.

www.avilaimoveisviamao.com.br

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11555, de 05 de março de 2015.DIEGO FRAGA DE AGUIAR, motorista, e LIDIANI SALAZAR PEIXOTO, costureira, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11556, de 06 de março de 2015.CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS, operador de grua, e VANESSA DOS SANTOS ROOS, promotora de vendas, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11557, de 06 de março de 2015.SYLVIO EDMUNDO DOS SANTOS JÚNIOR, divorciado, funcionário público estadual, e LISSANDRA CANTARELLI ALMEIDA, solteira, maior, professora universitária, ambos brasileiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11558, de 06 de março de 2015.EVERALDO ELIAS CRISTINA DOS SANTOS, divorciado, supervisor de logística, e ANDREZA KLEIN FAJARDO, solteira, maior, esteticista, ambos brasileiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11559, de 09 de março de 2015. RÓGER HENRIQUE DIAS CABRAL DOS SANTOS, pintor, e JANAÍNA LÚCIA COSTA GARAY, divulgadora comercial, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11560, de 10 de março de 2015.WAGNER DORNELES DOS REIS, biscateiro, e VANESSA ARAÚJO DA SILVA, cuidadora de idosos, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11561, de 11 de março de 2015.LUÍS ANTÔNIO FERREIRA PEREIRA, técnico de informática, e MARIANE DE ABREU SILVA, administradora de empresas, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11562, de 11 de março de 2015.MICHAEL DOUGLAS PORTELA, industriário, e ANA GISELE SANTANA MENDONÇA, estudante, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 12 de março de 2015

PENSE COMIGO

InconsequentesEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Falei no espaço anterior (no blog Pense Comigo, no site do Correio Rural) sobre responsabilidade e quero falar da inconsequência que é, em termos gerais, agir sem medir o que seus atos poderão estar cau-

sando algum dano a alguém ou a alguma instituição. O ladrão rouba para sobreviver, praticamente nunca pois a maioria dos ladrões que conhecemos rouba como meio de vida e vivem do que obtêm a custa da perda de outros. Portanto, ladrão é ladrão e seu lugar é atrás das grades, seja rico ou seja pobre, não merece nenhum tipo de consideração pois, caso tenha mais uma oportunidade, vai roubar novamente.

O caso é de uma escala de valores que temos e que nos condiciona a se-guir as leis e sempre respeitar limites éticos e morais, sem nos ser permitido conviver com falsidade e mentira. Pessoas que somente pensam em si e não medem consequências para obterem suas vantagens, sempre roubam os ou-tros, sejam de uma forma ou de outra.

Nosso País convive com uma fase sombria em que se tornou pública a podridão de ladrões e safados que não respeitam nada. Esses engomadinhos e com cheiro de perfume francês são tão imundos ou, quem sabe, piores que ladrões de rua que assaltam a mão armada e até matam, pois estes senhores matam muito mais do que os assaltantes.

Os inconsequentes estão por aí roubando bens materiais, furtando espe-ranças, assaltando nossos sonhos e depredando com o futuro. Contra muitos deles pode parecer que não temos o que fazer mas, na verdade, temos pois ao nosso redor existem muitos destes indivíduos que sempre parecem não ser culpados de nada, se comportam como pessoas que trabalham e produzem e, muitas vezes, jamais tiveram de prover o próprio sustento, possuem um currículo quase em branco em termos de serviços e ficam sempre ganhando algo a custa dos que acreditam que eles até são vítimas.

Pobrezinho, se deixou influenciar! Chega disso! São pessoas do mal e não me merecem o mínimo respeito.

(Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

Vende-seCasa de madeira, 2 quartos, cozinha, banheiro. Terreno.

Vila Martinica, loteamento São Jorge, nº 25. Aceita-se troca. R$ 8 mil. Visitas ao local aos sábados e domingos. Tratar pelo fone 8407.8229 com Alaíde.

Curso Venda-se Atitude proativa é essencial para o processo de vendas. Pensando

nisso, o Senac Viamão oferece o curso Venda-se que trabalha também o papel do profissional na construção da imagem da empresa e fidelização de clientes.

As aulas iniciam no dia 16 de março e serão ministradas as segundas e terças-feiras das 19 às 22 horas. A capacitação contempla ainda as rela-ções interpessoais, postura profissional, as diferentes fases da venda e o relacionamento com os clientes.

As matrículas devem ser feitas na Unidade (Avenida Reverendo Américo Vespúcio Cabral, 154) e comerciários possuem 20% de descon-to. Consulta de valores e mais informações pelo telefone 3434.0391 ou no sitewww.senacrs.com.br/viamao.

Rexam abre vagas em Águas Claras

A fábrica da Rexam, em Águas Claras, está com ins-crições abertas para três va-gas de jovem aprendiz e cinco de estágio. As oportunidades para aprendizes são nas áreas de Qualidade, Manutenção e EHS (Meio ambiente, Saúde e Segurança). Para os candida-tos a estágio, as vagas são para alunos dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho, uma para técnico em Quí-mica e uma de nível superior em Administração. Para can-didatar-se aos cargos destina-dos a estagiários é preciso ter mais de 18 anos, estar cursan-do do 1º ao 3º período e resi-dir em Viamão . As vagas de aprendiz são destinadas a jo-vens com idade acima dos 18 anos, com disponibilidade de horário e conhecimento em pacote Office, que irão atuar nas áreas de Qualidade, Ma-nutenção ou EHS (Meio am-biente, Saúde e Segurança). Os benefícios incluem bolsa auxílio, convênio médico e odontológico, seguro de vida, alimentação, transporte e bolsa natalina equivalente ao 13º salário. Os interessados podem encaminhar o currí-culo até dia 31 de março de 2015, para o [email protected], especi-ficando na linha de assunto a vaga pretendida.

Page 7: Correio Rural Edicao 13 de março

13 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR 7

Painel Cr empresasEnvie seu release para [email protected]

MINErAçãO: NOSSA rIquEzA – Temos dois tesouros – água e areia - a serem explorados em nossa terra e que aguardam tratamento adequa-do para gerarem riqueza, oferta de mercado de trabalho, desenvolvimento, novas oportunida-des de negócios e porem Viamão no mapa das respectivas atividades. Fosse em qualquer lugar do mundo, nossa areia estaria sendo extraída com extrema qualidade, promovendo a região e auxiliando no crescimento do Município, geran-do receita aos cofres da Prefeitura e favorecen-do a população.

Muitas cidades gostariam de dispor de uma de nossas riquezas para “exportar”. Em Viamão, a absurda falta de conhecimento, o preconceito e a pequenez de quem opina contrariamente a tais explorações, fazem com que Viamão cami-nhe para trás.

cOrruPçãO – O ex-Senador Pedro Simon de-clarou que o Brasil vivencia o maior escândalo de corrupção da história mundial com os fatos tornados públicos da Petrobrás. O mensalão vi-rou esmola e o caixa dois do renunciante Collor, uma brincadeira de criança. Os bandidos se re-petem. E tem gente boa participando de “vaqui-nhas” para soltar os assaltantes do nosso Brasil.

EM FEStAS – Conforme informações “feici-buquianas”, nessa semana, os aniversariantes são: Lirinho Bittencourt, o homem que trouxe o “pau de self para Viamão, a educadora física Vanessa Ferreira, o ex-Vereador Zeca Rocha, o dentista Roberto Diehl e a advogada Ane Me-deiros. Parabéns a todos.

A Loja Príncipes e Princesas está completando 2 anos de vida e a Cacau Show será reinaugu-rada em breve.

talentos daqui – Juliana thomazAtrIz

Juliana estudou no Instituto Marista Graças e na Escola Estadual Far-

roupilha, formando-se em Jornalismo na ULBRA, vindo a tornar-se

atriz, onde desenvolveu papéis de destaque em novelas, filmes e seria-

dos e, recentemente, protagonizando o sucesso de audiência e crítica

“Coisas Que Porto Alegre Fala”.

www.bicofinoesaltoalto.com.br

Patricia arruda. Taurina. Ah! uma autêntica taurina, tudo aquilo que falam dos taurinos, sou eu… Bacharel em Direito, serventuária da justiça, casada, sempre me interessei por tudo ligado a moda e estilo.

Patrice Fróes. Libriana, advogada, esposa e mãe. Amo ser mulher. Amo tudo

do universo feminino. Adoro maquiagens, perfumes, joias, roupas, sapatos, bolsas… a lista é interminável.

Marsala é a cor do anoOlá, gurias e guris.O martelo já foi batido e

a cor eleita para esse ano é a MARSALA.

Não é vinho nem bur-gundy, não é bordô nem ver-melho. A cor do ano é quente, sexy, cheia de charme…

A empresa Pantone é quem, mundial-mente, dita as leis no que diz respeito à cores. Sabiam? A PANTONE®, foi criada pela Pantone Inc. de Nova Jersey, EUA. Considerada hoje uma autoridade em cores, é mundialmente conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta criada para os processos que envolvem cores com reprodução precisa, nas etapas de seleção, comunicação e controle de cores. O nome PANTONE® é conhe-cido mundialmente como a linguagem padrão para a comunica-

ção em todas as fases do processo de gerenciamento de cores, desde o designer até o fabricante, desde o revendedor e até o consumidor, em várias indústrias.

A cor eleita será vista em rou-pas, maquiagens, acessórios, sapa-tos, flores e decoração. Aliás, já está sendo vista pelo mundo todo.

Viram como moda não tem a ver com o ato de comprar em si? A moda movimenta um grande universo de coisas que, combina-das entre si, chegam às vitrines do mundo todo.

Nós amamos essa cor. Ela passa a ideia de conforto e sofisticação.E vocês, o que acharam?

Referências: www.pantonebrasil.com.br / rubyaneborba.wordpress.com / papel-

convite.com.br / decoracaofacil.blogs.sapo.pt / bpxdesign.blogspot.com

Mulheres EmpreendedorasTradicionalmente, no mês de março, para come-

morar o Dia Internacional da Mulher a CDL Viamão realiza o evento “Mulheres Empreendedoras”, apre-sentando cases de sucesso e palestras motivacionais.

No último dia 10 foi realizada a quarta edição deste evento contando com a presença de diversas associadas da CDL, empresárias e parceiras da entidade. Houve a apresentação dos cases de sucesso de Nilva Bellenzier, Diretora da Bellenzier Pneus e Vice-presidente da CDL Porto Alegre; Nadia Gerhard, Tenente Coronel e Diretora de Justiça na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos; e Marcia Beal, Fotógrafa e Proprietária do Estúdio Beal

NewBorn. O presidente da CDL Viamão, Mauricio Carravetta, como anfitrião, agradeceu os patrocina-dores do evento e a presença de todos. Durante as palestras, além das grandes trajetórias e experiên-cias compartilhadas, ocorreu o sor-teio de diversos brindes.

Page 8: Correio Rural Edicao 13 de março

13 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR8

Pioneiro no Brasil, o “Programa Sesc Sorrindo para o Futuro”, realiza-do em parceria com mais de 200 mu-nicípios gaúchos, objetiva melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis.

Das três premiações entregues no dia 10, Viamão foi destaque em duas categorias no ensino fun-damental: de escolas com até 150 alunos e escolas com 151 alunos ou mais. O prêmio das escolas de educação infantil ficou com o mu-nicípio de Novo Xingu. Em 2014, o programa abrangeu mais de 260 mil crianças de 3.187 instituições, as quais foram estimuladas e in-centivadas a construírem uma ro-tina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde.

O prefeito, Valdir Bonatto, agra-deceu a parceria do Sesc e disse que Viamão se destacou dos demais municípios porque trabalha edu-cação, saúde e assistência social de forma integrada. “Cuidamos das pessoas através de políticas públicas integradas e investimos em ações de promoção da saúde para que o nú-mero de intervenções reparatórias

diminuam. Queremos melhorar a qualidade de vida da nossa popu-lação e, para isso, estamos inves-tindo em ações educativas focadas nas crianças, para que elas cresçam com hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividade física, e in-corporem isso para a vida, sorrindo para o futuro”, expressa.

A secretária municipal de Edu-cação, Maria Clarice de Oliveira, destaca que os alunos das escolas municipais estão recebendo uma alimentação mais saudável, com a inserção de produtos in natura e da agricultura familiar.

De acordo com a gerente de Saú-de do Sesc/RS, Mari Estela Kenner, ao longo dos anos o programa se torna

mais efetivo. “Em 2009, por exem-plo, 95 mil crianças participavam do programa, já em 2014, foram mais de 120 mil. Isso mostra a relevância que o Sorrindo para o Futuro tem junto aos municípios, escolas e crianças”, ressalta. Ela apresentou dados da pes-quisa de saúde bucal referente ao ano de 2014, onde mostra que 49% das crianças examinadas no início do ano letivo em escolas do RS, necessitavam de tratamento clínico odontológico, dentre as 60.392 mil avaliadas pelo Programa.

O Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc em parceria com as prefeituras muni-cipais desde 2003.

Viamão é destaque na saúde bucal Viamão nas diretorias do IPERGS e da Ceasa

No dia 23 de fevereiro, o médico Eduardo Dias Lopes assumiu a titula-ridade da Diretoria Administrativo--Financeira do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPER-GS). Indicado pelo governador José Ivo Sartori, Eduardo retorna ao IPE quatro anos após aposentar-se como servidor da Diretoria Médica. Ao assumir o cargo, afirmou sentir-se desafia-do ao assumir a diretoria administrativo-financeira:. “Meu desejo é o de colaborar para que o IPERGS se consolide como Institui-ção, cumprindo todas as suas finalidades tanto na saúde como na previdência, alcançando maior reconhecimento público”, conclui o novo diretor. Eduardo Dias Lopes reside em Viamão e atua na área médica do município, sendo colunista do CORREIO RURAL há mais de 15 anos.

Foram empossados na quinta-feira, 12, os novos diretores da Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS). Assumem o novo diretor--presidente, Ernesto da Cruz Teixeira; o diretor administrativo, Vanderlan Car-valho de Vasconselos; e como diretor operacional, Ailton dos Santos Macha-do. A cerimônia de posse ocorreu às no auditório da sede admi-nistrativa da Ceasa/RS, em Porto Alegre. Ailton Machado reside em Viamão onde é produtor de hortigranjeiros, desempenhando atividades em diversos segmentos sociais da comunidade.