correio rural 10 de junho de 2016

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 104 | NÚMERO 5.287 | 10 DE JUNHO DE 2016 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 103 anos o seu jornal de Viamão Acivi: nova fachada da sede e posse da diretoria Página 5 Águas Claras já tem nova subestação da CEEE em operação Contracapa Nadar, aprender e curar Página 3 Lixo controlado A imagem superior foi obtida em 2013. A inferior em 2016. Ambas são do Aterro Controlado do Passo do Morrinho que por muitos anos recebeu todo o lixo recolhido em Viamão. Pelas imagens percebe- se o trabalho de recuperação da área, que incluiu a cobertura total da montanha de lixo acumulada. Foi este trabalho que a Prefeitura de Viamão mostrou ao Ministério Público nesta semana, durante as atividades da Semana do Meio Ambiente. Página 3 2013 2016

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 01-Aug-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Correio Rural 10 de junho de 2016

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 10 de junho de 2016

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 104 | NÚMERO 5.287 | 10 DE JUNHO DE 2016 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 103 anos o seu jornal de Viamão

Acivi: nova fachada da sede e posse da diretoria

Página 5

Águas Claras já tem nova subestação da CEEE em operação

Contracapa

Nadar, aprender e curar Página 3

Lixo controlado

A imagem superior foi obtida em 2013. A inferior em 2016. Ambas são do Aterro Controlado do Passo do Morrinho que por muitos anos

recebeu todo o lixo recolhido em Viamão. Pelas imagens percebe-se o trabalho de recuperação da área, que incluiu a cobertura total da montanha de lixo acumulada. Foi este trabalho que a Prefeitura

de Viamão mostrou ao Ministério Público nesta semana, durante as atividades da Semana do Meio Ambiente. Página 3

2013

2016

Page 2: Correio Rural 10 de junho de 2016

10 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR2

Conforme mostra o Relató-rio Mundial sobre Com-petitividade produzido

pelo IMD, a perda de competi-tividade da economia brasileira nos últimos anos causa grande preocupação. Para o Brasil pensar numa retomada das condições de competitividade da economia, é preciso que os governantes olhem decididamente sobre o significado desse desempenho ruim.

A competitividade na área econômica é um conceito muito complicado e que envolve diversos aspectos da sociedade: abrange as áreas institucionais, de infraestru-tura, ambiente macroeconômico, eficiência nos mercados de bens, de trabalho e, principalmente, fi-nanceiro além da capacidade de inovação, desenvolvimento tecno-lógico, entre outros.

Os desequilíbrios macroeco-nômicos ocorridos recentemente no país, contribuem para a perda de competividade. A inflação, o desequilíbrio das contas públicas e a desaceleração da economia contribuem para essa queda dos indicadores de competitividade. Há também os impactos da inefi-ciência do mercado de bens e do mercado de trabalho que atingem a competitividade.

O enfraquecimento das ins-tituições públicas atira sobre a competitividade a percepção ge-neralizada dos brasileiros sobre os efeitos da corrupção. A perda de confiança nas instituições públi-cas e nos políticos, os desvios e o desperdício de recursos públicos e a ineficiência da regulação pública, são os grandes responsáveis pela queda dos indicadores de compe-titividade no Brasil.

Há uma luz, porém. Para o país retomar a confiança na rota do desenvolvimento econômico, é necessário o enfretamento da corrupção em todas as instâncias, pois só assim haverá a retomada da confiança nas instituições pú-blicas.

EDITORIAL

Retomada da confiança

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

OMASKARA

Eraldo nega encontro com PTEm primeiro lugar, obrigado ao vereador Eraldo Roggia pela

leitura da coluna e pela postura. Posso discordar de algumas opiniões suas, mas elogio sua atitude. O senhor, assim como o vereador Serginho em outra ocasião, discordou de uma informa-ção veiculada aqui e prontamente ligou para a redação do CR pedindo o reparo. Com essa educação e respeito que demons-trou, sempre terá espaço de direito de resposta. Ofender via rede social é atitude de neófitos na política. Agora, vamos ao reparo.

Segundo o líder do PTB, não houve e nem haverá encontro com o PT. Eraldo está convicto de que a pré-candidatura de sua esposa e presidente do PTB municipal, Andréia Gutierres, é o melhor caminho para o partido nas eleições de outubro.

Aplausos de esperançaNa manhã desta quinta-feira, o prefeito Valdir Bonatto, na pre-

sença da promotora do MP Anelise Stifelman, esteve na Fonte de Águas Claras para uma solenidade especial, pelo conteúdo da visita

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

e pelo que viria a seguir. No local, que é uma área de preservação ambiental, da APA Banhado dos Pacheco, oito famílias residem há décadas. A gestão de Alex Boscaini assinou um Termo de Ajusta-mento de Conduta com o MP, mas como vários outros, não cum-priu. Agora, estas oito famílias estão ganhando novas residências em local próximo, para onde poderão se mudar dentro de 45 dias, em condições muito superiores à que se encontravam. Na sequ-ência, Bonatto anunciou o início das obras de pavimentação do Beco do Nerci, que dará acesso à futura escola infantil.

Muitas lideranças da comunidade de Águas Claras estavam presentes no evento, dentre elas o ex-presidente do PSOL de Via-mão, o arquiteto Pedro Ciarlo, um batalhador de melhorias para a região, que literalmente lutou contra o pedágio, por exemplo. Pois partiu justamente do Pedro, do PSOL, um discurso elogioso às ações da gestão Bonatto e até um pedido de salva de palmas.

O ato do socialista Pedro Ciarlo é de uma grandeza que pra-ticamente todos os políticos viamonenses precisam aprender e praticar. Há tempos para a guerra e há tempos para a paz. Quando homens e mulheres se reúnem para o bem comum, ideologias e visões de mundo precisam ficar de lado.

É um discurso muito bonito, mas difícil de colocar em práti-ca, pela disputa de poder, pelos egos inflados, pela ânsia de ser perfeito aos olhos dos eleitores.

Pedro Ciarlo mostra que é possível sim, reconhecer virtudes no opositor, sem perder a identidade. Parabéns!

Um momento mafiosoAcompanhando o noticiário nacional que se desdobra em manchetes

nas rádios, TVs e jornais, num repente tentei aguçar a memória no sen-tido de vislumbrar, na história, alguma situação que fosse semelhante a esta por que passa o nosso país. O cenário brasileiro mostra-nos po-líticos corruptos e safados, mandatários governamentais sem caráter e negociadores, empresários desonestos e fraudadores. Por enquanto vou poupá-los da cognominação de criminosos mas, acreditem, de repente vai aparecer algo mais escabroso para sacramentar a denominação. La-mentável, pois poucos são os que se salvam desta barafunda ordinária que mancha a política, a economia e a sociedade da nossa Pátria.

Pois, na busca de algo para comparar com o Brasil de agora, num desses dias frios da semana, fui até a minha pequena biblioteca e lancei mão de um livro que já havia lido há algum tempo. Livro, de Mario Puzo, que deu origem a um filme, de Francis Ford Copola, e que rendeu uma trilogia: O Poderoso Chefão. O primeiro dos três filmes era estrelado por Marlon Brando, na figura de Dom Corleone.

O livro e o filme falam sobre a “máfia”. Será um bom comparativo para o que estamos vendo no cenário brasileiro? Máfia é uma organização criminosa cujas atividades estão submetidas a uma direção, oculta, e que repousa numa estratégia

de infiltração na sociedade civil e nas instituições. Chama-se a isso de sistema mafioso e os seus membros cognominados de mafiosos. A origem das diversas máfias é a Itália e a mais conhecida é a "Cosa nostra", nascida na Sicilia. Traduzindo: "nosso assunto" ou "nossa coisa". Há, também, a “Camorra”, napolitana, e a “Ndrangheta”, da Calábria.

A Máfia surgiu na época medieval e envolvia poderosos senhores feudais que comandavam seus exércitos de asseclas. Quem quisesse ter seus bens mantidos intactos e evitar vandalismos em seus negócios, deveria fazer um acordo com a máfia. Da Itália a indústria da "proteção forçada" se espalhou para o mundo inteiro, em especial para os Estados Unidos.

Fui ao “doutor Google” e colhi informações: “...A palavra mafia foi tirada do adjetivo siciliano mafiusu, que tem suas raízes no árabe mahyas, que significa alarde agressivo, jactância ou marfud, que significa rejeitado”....” uma classe de criminosos violentos pronta e esperando um nome para defini-la e, dado ao caráter e importância especial na sociedade siciliana, eles tinham o direito a um nome diferente do utilizado para definir criminosos comuns em outros países"...

Fechei o livro, desliguei o computador e fui dormir. Será que a máfia chegou no Brasil?...

BACO – Vinhos e LinguiçaABERTO DE DOMINGO A DOMINGO - FONE 3446-7267 AV. SEN. SALGADO FILHO, 5528 – SÃO LUCAS

Page 3: Correio Rural 10 de junho de 2016

10 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

[email protected]

“Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas continuarei a escrever”.

Semana do Meio Ambiente: atividades no Calçadão Tapir Rocha

Na terça-feira, dia 07, no Calçadão Tapir Rocha, ocorreu a atividade de abertura da Semana do Meio Ambien-te de Viamão que, neste ano, tem como tema “Planeta Terra de todos, atitudes positivas de cada um”. O evento reúne boas práticas de sustentabilidade com arranjos florais feitos a partir de PETs reciclados; bolsas e carteiras confec-cionadas a partir da reutilização de banner; e tapetes feitos com sacolas plásticas. O Calçadão Tapir Rocha recebe também painéis de trabalhos das escolas municipais sobre o tema Meio Ambiente; feira de produtos orgânicos do Assentamento Filhos de Sepé; exposição fotográfica “Lixo da Cidade”; entre outras atividades.

A Semana do Meio Ambiente é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e se enerra nesta sexta-feira, dia 10 de junho. O objetivo é despertar o inte-resse e a consciência ambiental na sociedade, além de incentivar a iniciativa da susten-tabilidade no cotidiano das pessoas.

Nadar, aprender e curarAcho ótimos os cronistas Mário (pai) e Antonio (filho) Prata. Antonio escreve

aos domingos no caderno Cotidiano, da Folha de São Paulo. Na última semana ele contou que decidiu dar dois passos fundamentais rumo à saúde: parar de fumar e parar de escrever sobre política. Concordo. O ambiente político anda tremendamente hostil e acabamos, por contaminação, nos envenenando. Já escrevi, aqui, que duas das algumas melhores coisas que fiz foram parar de fu-mar e sair do PT. Mas vamos poupar, por enquanto (tem eleições daqui a pou-co), a paciência de nossos leitores e vamos es-crever hoje sobre violência. Como assim? Não escreve sobre política, mas entope os leitores com violência? Logo nos dias de hoje?... Cal-ma, não é nada disso! É sobre violência edu-cacional (se é que isso existe).

Quando criança eu tinha asma, bronquite e não havia esses kits de nebulização domés-tico. Era um tal de viver correndo para o Pronto Socorro para poder respirar. Lá pelas tantas, eu tinha uns 7 anos, o médico disse para a minha mãe que eu não iria mais tomar remédios. Quase matou a velha! Pronto, agora o guri morre! O médico disse: ele vai fazer natação e vai se curar. Lá vou eu para a famosa aca-demia de natação do Mauri Fonseca (que tinha nadado até em Olimpíada) e ficava no Menino Deus, em Porto Alegre, quase ao lado do nosso apartamento. Eu era muito magrelo e não me lembro de ter entrado anteriormente em uma piscina. No mar, em Cidreira, era água pelas canelas (no máximo). Botei minha sunguinha e fui. O professor me olhou de alto a baixo (de certo calculando a força que teria que fazer, hoje eu percebo), me pegou por um braço e por uma perna e me jogou bem no meio daquela enorme piscina. Simples assim. Des-crever o horror que eu passei naqueles momentos é impossível. Eu não tinha a mínima ideia de como nadar ou tentar boiar. E eu estava me afogando. Me debatia alucinadamente e quando já não tinha mais forças o fdp do professor entra na água e me resgata. Na beira da piscina me olha e diz: “- Pronto, perdeu o medo?”. Desgraçado, eu nunca disse que tinha medo! Mas ele estava certo. Dali em diante nadei como um golfinho (hoje estou mais para leão marinho) e nunca mais dei um espirro. O médico também estava certo. Asma nunca mais.

Em um primeiro momento parece um método meio violento de aprendi-zado, mas estranhamente sou grato àquele professor. Alguma coisa aconteceu naquele dia. E foi para o meu bem. Acho que me curei no exato momento em que bati na água. Hoje em dia ele seria demonizado por sua técnica. Logo nos dias de hoje em que a violência vem dos alunos e dos professores, quase ne-nhum saber. Como disse Clarice Lispector: “Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas continuarei a escrever”.

Na Semana do Meio Ambiente, Prefeitura leva MP ao Aterro

Perto de completar um ano do encerramento do descarte de lixo doméstico no aterro, a Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, convidou a Pro-motora de Justiça Especializada do Ministério Público de Viamão, Anelise Grehs Stifelman, para uma visita no Aterro Controla-do, localizado no Passo do Morrinho, quinta-feira, dia 09.

Juntamente com a secretária Mu-nicipal de Meio Ambiente, Liliani Cafruni, a promotora demonstrou satisfação ao ver a montanha de lixo encontrada em 2013, totalmente re-coberta. A secretária Liliani salientou: "As equipes da Prefeitura e da Coo-perativa ainda trabalham na reestru-turação de taludes e na compactação dentro da área de trabalho, mas o cenário hoje é totalmente diferente do que encontramos. Nesta Semana do Meio Ambiente podemos comemorar estes avanços". A responsável pela pasta do Meio Ambiente municipal também conduziu a promotora Anelise até a área dos resíduos inertes, que passou por um sinistro de incêndio em abril. A promotora constatou que não há atualmente qualquer resquício de incêndio, que existem apenas pequenos pontos de evaporação, devido ao processo de degradação biológica, e que o trabalho de monito-ramento permanece sendo feito pela Prefeitura: "O MP tem acompanhado o trabalho da Prefeitura, vistoriando e mantendo permanente contato", disse a Promotora.

A promotora Anelise Stifelman vem acompanhando periodicamente as ações da Prefei-tura, tomadas desde 2013, para transformação do lixão em aterro controlado. O investimen-to da Prefeitura foi na casa dos R$ 6 milhões e objetivou o fechamento do Aterro Controlado para recepção de resíduos da coleta domiciliar o que não significa o fim do trabalho de recu-peração do passivo. Pelo menos até 2030 estarão em operação as equipes de monitoramento e tratamento do chorume, bem como do biogás. O local continuará sendo usado também para a recepção, separação e reaproveitamento do lixo inerte.

6ª Conferência Municipal da Cidade de Viamão

A 6ª Conferência Municipal da Cidade será realizada durante os dias 10 e 11 de junho, na Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina (av. Bento Gonçalves, 1452, no centro). A abertura da Conferência ocorre no dia 10 (sexta-feira), a partir das 19 horas, e no dia 11 de junho o evento ocorre das 8 às 17 horas. O tema deste ano é “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e tem como lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. A Conferência é uma realização da Secretaria de Planejamento e Habitação (SMPUH), em conjunto com o Conselho da Cidade de Viamão (Concivi). O objetivo é propor a inter-locução entre autoridades, gestores públicos e os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à política e o desenvolvimento urbano. Além disso, a intenção é pro-por agendas, metas e planos de ação; mobilizar a sociedade para enfrentar os problemas existentes no município; além de avaliar as adequações e atualizações do Plano Diretor. A Conferência irá também abordar as diferentes políticas urbanas complementares à função de habitação. O encontro será aberto ao público.

Page 4: Correio Rural 10 de junho de 2016

10 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR4

Residencial Geriátrico

A melhor idade, com os melhores cuidados!Av. Bento Gonçalves, 1450 - Centro - Viamão

Fones 3485-3820 • 9552.9998 • 9786.7720 • 8480.8826

NOVIDADE NA CIDADE!

Viver Melhor

Rua do Lazer e Provas EsportivasO domingo, dia 5, amanheceu frio, mas logo começou a aquecer com as atividades es-

portivas e culturais propostas pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel) e Cul-tura (SMC) junto ao Lago Tarumã, com algumas parcerias. Um aulão de ginástica acordou o corpo e o preparou para enfrentar uma caminhada às margens do Lago Tarumã. Simul-taneamente, chegavam os atletas amantes de Stand Up Paddle (Sup), montando seus acam-pamentos e iniciando o treino do esporte no Lago, preparando para o 2º Nalu Sup Friends Sprint 2016. O Corpo de Bombeiros Civil de Itapuã acompanhou o evento, zelando pela se-gurança dos remadores.

Aos poucos foram chegando apoiadores do evento e montando seus estandes, inclusive os foods trucks, comercializando cachorro-quen-te, churrasquinho, açaí e fondue. À tarde, o público lotou a rua Sargento Marco Henrique Telles Ferreira, que tinha programação para todas as idades. Música ao vivo com o cantor Igor de Oz e apresentação do Grupo Ilhas de Encanto do Instituto Isabel de Espanha alegra-ram e entretiveram o público.PROVAS AQUÁTICAS - O 2º Nalu Sup Friends Sprint 2016 desenvolveu-se com tranquili-dade e muita vibração. O campeão do 2º Nalu foi Matheus Albernaz que conquistou o título das categorias Fun Race Open e Sup Race. Na categoria Master na Fun Race 12'2" o campeão foi o caiense Adriano Fink. Na Super Master da Fun Race 12'2", houve uma briga acirra-da e o grande campeão foi o porto-alegrense Cláudio Mariani, seguido pelo viamonense Paulo Saraiva e na 3º colocação ficou outro atleta de Porto Alegre, Valdemir Rodrigues. Na categoria feminino da Fun Race a grande campeão foi a caiense Gisele Motta, seguida pela porto-alegrense Silvana Genta. Já na categoria Iniciante local, o campeão foi Marcus Peralta, seguido por Jefferson Oliveira e na terceira colocação Lucas Di Leone. Na categoria Sup Race até 12'6", a Fórmula 1 da Sup, na categoria Feminino tivemos como vencedora Gisele Mota, segundo Adriana Duarte e na terceira colocação Letícia Fleck.

A competição foi realizada pela Nalu Surfboards com apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Viamão. A Claro apresentou o 2º Nalu Sup Friends Sprint 2016, que contou com o co-patrocínio de PL30 Solução, Acaiã Calçados, Padaria Fröhlich, Green Ball, Vidativa Academia, Achieve Languages, Makai Surf Shop, Play Kids, Bicos Bike e ABTK.

ESCLARECIMENTO A BEM DA VERDADECarta aberta aos senhores Tiago Santos, Emerson Dorneles,

Alexandre Godoy e à sra. vereadora Eda GiendruczakNa edição de 03 de junho de 2016, do Correio Rural, a coluna O Maskara abordou a con-

fusa sessão do dia 31 de maio, no qual o Movimento Empoderamento Feminino fez ruidoso protesto contra uma postagem em rede social feita por um assessor da vereadora Eda. A coluna em questão fez críticas à condução POLÍTICA do caso pela vereadora e seus assesso-res. Pois, no mesmo dia 03, estas mesmas pessoas me atacaram via rede social, com diversas informações MENTIROSAS, as quais esclareço abaixo, para que a verdade se reestabeleça.

1. Todos eles imputam a minha pessoa a autoria da coluna. Informo que o espaço é fruto de um trabalho coletivo de diversas fontes, motivo pelo qual se usa um personagem. Durante um bom tempo mantive coluna em meu nome, na qual fazia análise política e de fatos do cotidiano. Caso quisessem saber a minha opinião era só perguntar: concordo com a colu-na, a vereadora e seus assessores erraram POLITICAMENTE. Ao contrário deles, não faço julgamento de caráter pessoal de qualquer pessoa.

2. O estagário do gabinete da vereadora Eda, Tiago Santos, afirma em sua pagina que “ele é cc do bona-to ganha salário superior a 3800 reais.” MENTIRA DO SR. TIAGO. Desde 1º de março de 2016 não faço mais parte do quadro da Prefeitura e meu último salário, disponível no Portal Transparência, foi de R$ 2.070,82.

3. A sra. vereadora Eda também MENTE. Post na pági-na da vereadora diz: “este colunista foi CC municipal e hoje é CC estadual...”. MENTIRA DA VEREADORA. Não detenho cargo no governo do Estado e desafio a apresentar provas desta informação mentirosa.

4. O sr. Emerson Dorneles também traz informações equivocadas: “Sobre meu salário, consulte a Câmara de Vereadores e verás que não chega perto do que tu ganha”. Primeiro erro: desde 1º de março não sou mais funcionário da Prefeitura. Voltei para a iniciativa pri-vada. Como já mostrei acima, o salário-base do cargo que ocupei na Prefeitura, é de R$ 1.983,75. Somados os abonos e descontados os impostos, a média líquida variava entre R$ 2.000 e R$ 2.300. Dinheiro público do qual presto contas sem nenhum problema e que está lá no Portal Transparência para quem quiser ver.

Segui o conselho do sr. Emerson, mas o Portal da Câmara não traz a informação nominal dos salários dos CCs. Porém, traz a relação dos cargos em comissão e lá consta o sr. Emer-son Dorneles nomeado como Assessor de Plenário. Já a Lei Municipal nº 4.001/2012, fixou em R$ 2.867,01 o salário-base deste cargo. Façam a conta: o cargo que ocupei tinha como salário-base R$1.983,75. O cargo do sr. Emerson já parte de R$ 2.867,01. Não julgo se ele merece ou não, não é problema meu. Mas fazer papel de coitadinho, de zé povão, não cola mais.

5. O sr. Alexandre Godoy postou em sua página pessoal a seguinte frase: “se quer sair do ar-mário, procure outro”. Lamento que um ex-secretário municipal de Cultura, ex-presidente de um partido histórico como o PDT, use de tal expediente para rebater uma crítica política. “Ofender” outro homem levantando dúvidas sobre sua opção sexual é uma atitude correta para um líder de partido? Para um homem público? Deixo que os leitores façam sua reflexão.

Por fim, lamento profundamente que um instrumento importante de conexão entre as pessoas como as redes sociais sejam usadas para propagar MENTIRAS. Acredito que seja papel de qualquer pessoa zelar pela verdade, e os homens e mulheres que são detentores de uma cargo seja eletivo ou de confiança, deveriam dar o exemplo.

De minha parte dou por encerrado o assunto, pois é uma discussão infrutífera e vazia, mas não poderia deixar que inverdades fossem jogadas ao vento sem resposta.

VINÍCIUS SANTOS DOS SANTOS -Sócio-diretor da MV Santos Editora

Page 5: Correio Rural 10 de junho de 2016

10 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 5

ASSOCIE-SE À ACIVI E APROVEITE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE A ENTIDADE OFERECE

facebook.com/acivi.viamao

Siga nossa página no Facebook e fique informado sobre os

principais acontecimentos da semana

Posse da nova diretoria - gestão 2016/2018

A cerimônia de posse da nova diretoria da Acivi, que irá ficar a frente da entidade até o ano de 2018, aconteceu na noite da última ter-ça-feira (7). O evento contou com a presença de associados e representantes de diversas en-tidades e autoridades do município e também de cidades vizinhas. A presidente da Federa-sul, Simone Leite, também esteve presente pa-ra prestigiar a cerimônia. Além da posse da nova diretoria, o ex-presidente, Paulo Silveira, fez um balanço das ações de sua gestão e inau-gurou a reforma da fachada do prédio.

DIRETORIA 2016 / 2018 PRESIDENTE: Altair Cantini

VICE PRESIDENTE: Ana Cembranel

1º SECRETÁRIO: Jackson M. Rocha / 2º SECRETÁRIO: Fabiano Barbosa Gelain

1º TESOUREIRO: Fabiane Allem Ribeiro / 2º TESOUREIRO: Paulo Sérgio G. Silveira

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

Obras para instalação de elevador na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Viamão, Xandão Gomes (PRB), anunciou, na semana passada, que vai ser iniciada a obra que vai promover a acessibilidade no pré-dio da Câmara. A construção do elevador deve começar em 15 dias, segundo o vereador. Xandão disse que a viabilidade para a obra é a responsabilidade com os gastos no Legislati-vo durante o ano. “A instalação do dispositivo vinha sendo discutida desde o ano passado e atende às exigências da Lei Federal nº 10.098/2000, a Lei de Acessibilidade”.

De acordo com o contrato, o prazo de conclusão do ser-viço é de 30 dias. Enquanto durar a reforma, o atendimento ao público e a entrada e saída de servidores permanecem os mesmos, tanto pela avenida Coronel Marcos de Andra-de quanto pela rua General Osório. Desde o ano passado, a adaptação do prédio público às necessidades dos deficientes tem sido uma das principais preocupações.

Inscrições para atividades esportivas

Com o objetivo de oferecer mais opções de esporte e la-zer, o Setor da Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, abriu inscrições para mais duas atividades espor-tivas. São vagas para tênis de mesa (masculino e feminino, idade livre) e voleibol (masculino, idade entre 15 a 18 anos). As aulas são gratuitas e acontecem no Ginásio Municipal (Rua Açores, 951 – Bairro Tarumã). Os interessados devem comparecer no Ginásio no dia e no horário das aulas.

TÊNIS DE MESA: As aulas de tênis de mesa acontecem sempre nas terças-feiras, às 18 horas, e nos sábados às 15 horas. A oficina de tênis de mesa é voltada para todos os pú-blicos (masculino e feminino – crianças, jovens e adultos).

VOLEIBOL MASCULINO: As aulas de voleibol serão nas segundas-feiras às 17 horas. A oficina de vólei é voltada para jovens, do sexo masculino, com idade entre 15 e 18 anos.

Coopernorte estuda projeto de energia eólica

Na semana passada, a Coopernorte recebeu a visita do presidente da Coprel e Fecoergs, Jânio Vital Stefanello. Tam-bém visitaram a Coopernorte os engenheiros Adriano Go-mes e Marcos Luiz Eidt.

A pauta da reunião foi a idealização de um projeto de energia eólica, com participação das cooperativas, projeto este, que seria realizado na propriedade do associado Josué Mafroi, na área de aproximadamente 600 ha, na Pimenta, com capacidade de 30 megawatts.

Logo após a recepção na Cooperativa, foi visitada a nova subestação de Águas Claras e também o Parque Eólico em funcionamento pela Enerplan. O gerente operacional do parque apresentou as instalações e falou sobre as perspec-tivas da atividade no local. O parque eólico está gerando 13 megawatts com previsão de ampliação para 65.

Após as visitas, o presidente da Coopernorte, Jairton Nunes Vieira, convidou a todos para um almoço na sede da Cooperativa. Também participaram da reunião o vice- presidente Paulo Rocha, o conselheiro administrativo José Borba de Oliveira e o engenheiro eletricista Denis Correa.

Campeonato de Futsal Masculino de Base

Muitos gols marcaram a segunda rodada do Campeona-to de Futsal Masculino Categorias de Base, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Ao todo, foram disputadas oito partidas no Ginásio Municipal, no bairro Tarumã. O objetivo principal da competição é pro-porcionar a integração, amizade, respeito e o entretenimen-to entre os atletas e entidades esportivas do município. O campeonato envolve cerca de 300 atletas, nascidos nos anos de 2001 a 2008, integrantes de agremiações como escolinhas de futebol, clubes, associações e escolas particulares. Ao todo, são 26 equipes, divididas em quatro categorias - sub 14/15, sub 12/13, sub 10/11 e sub 08/09. A próxima rodada do Campeonato de Futsal será realizada no dia 19 de junho.

Arrecadação de Alimentos - O campeonato está arre-cadando alimentos não perecíveis, que serão doados para a instituição "Projeto uma Gota no Oceano", localizada na Vila São Cristóvão, que ajuda moradores de rua. Até o mo-mento, já foram arrecadados mais de 200 quilos de alimen-tos com as inscrições. RESULTADOS DESTA RODADA:Categoria 2001/02: Grêmio GP 04 x 03 Moleque Atrevido (Esmeralda); Categoria 2003/04: Grêmio GP 01 x 08 Stella Maris; Ser Pork`s 00 x 02 Martinica; Moleque Atrevido 01 x 01 AFIVA (Fiúza); Categoria 2005/06: Stella Maris 07 x 00 Ser Pork`s; Ser Pork`s 01 x 00 Moleque Atrevido (Esme-ralda); Stella Maris 03 x 00 Martinica; Categoria 2007/08: Grêmio GP 00 x 01 Ser Pork`s

Page 6: Correio Rural 10 de junho de 2016

10 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR6

Extravio talão N. F. Produtor rural

João Alberto Silva de Oliveira, produtor rural estabele-cido na Rua Bom Pastor, 241, Itapuã, Viamão/RS, comunica que foi extraviado o Talão de Nota Fiscal de Produtor Rural nº 1591069359, Série P 128, não se responsabilizando pelo uso indevido do mesmo. Boletim de Ocorrência Polícia Civil nº 400010/2016/58235.

Extravio dE talão dE Nota Fiscal

Equilibrium Engenharia, empresa estabelecida a Rua dos Operários, 140, centro, Viamão/RS, CNPJ 06.091.072/0001-78, comunica que foi extraviado o Talão de Nota Fiscal nu-meração de 001 a 100, não se responsabilizando pelo uso indevido dos mesmos. Boletim de Ocorrência Polícia Civil nº 400010/2016/57235.

Editais dE casaMENtoMaria Clair Machado Guimarães, Oficial Designada do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, faz saber que pretendem casar:Edital nº 11982, de 02 de junho de 2016.MARCELO SANHUDO, manobrista, e EDIRIEGE DA SILVA ROSA, do lar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11983, de 02 de junho de 2016.PAULO CÉSAR BARBOSA SANHUDO, operador de máquinas, e NILDA SANHUDO DE SANHUDO, do lar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11984, de 03 de junho de 2016.RAUL REBELLO VITAL JÚNIOR e MARGARIDA PAULA REGINA KRASKIN DE LIMA, naturais deste Estado, solteiros, maiores, professores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11985, de 07 de junho de 2016.GEDEÃO MARTINS, mantenedor predial, e DAIANA SEVERO SILVA, empregada doméstica, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11986, de 07 de junho de 2016.ITAMAR SEVERO DA SILVA, solteiro, maior, funcionário público municipal, e ROSÂNGELA PEREIRA MILESKI, divorciada, do lar, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11987, de 07 de junho de 2016.CRISTIANO DA SILVA GREINERT, carteiro, e GRAZIELA DOS SANTOS CASTOLDI, professora, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11988, de 07 de junho de 2016.MANOEL TITO DA SILVA CAMARGO, divorciado, securitário, e ROSANE DREWANZ, solteira, maior, vendedora autônoma, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11989, de 09 de junho de 2016.VÍLSON SILVEIRA DA SILVA, divorciado, jardineiro, e JANDIRA SILVA DE LEÃO, solteira, maior, do lar, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César, 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 30541913. [email protected]

Viamão, 09 de junho de 2016

PENSE COMIGO

Por amorEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Os gestos mais exacerbados, aqueles de quem age e não mede consequências e não avalia seus próprios riscos, são aqueles (ges-tos) realizados em nome do amor. As pessoas entendem muito bem o significado de termos um vínculo, um elo, uma ligação, que não se transforma e não se desgasta, com os que nos são próximos e sempre dividem conosco todas as agruras da vida.

Estou mais uma vez fazendo referência a este sentimento por crer que ele é o único capaz de transformar, promover modifica-ções verdadeiras no painel de nossas existências e nele reconheço a plenitude do sentir, a fonte inesgotável de inspiração e, princi-palmente, o motivo de estarmos todos aqui, neste plano, desfru-tando uns dos outros e nos fazendo ver, a cada dia, como somos dependentes de nossos vínculos com a vida.

A minha vida trouxe uma grande diversidade de experiên-cias. Sempre busquei basear minhas ações em sentimentos ver-dadeiros, e quero levar meus dias com esta convicção me fazendo entender pelo universo; quero nele buscar a compreensão de nos-sas limitações e saber que o verdadeiro infinito está na capacidade de amar e fazer com que as pessoas possam usufruir de nossos esforços em produzir verdades mais justas para todos.

Vivemos o debate constante das nossas carências. Não só o Brasil, mas em todo o planeta, testemunhamos atos de crueldade e que somente visam atender ao desejo individual de uns poucos. Não quero fazer de minhas visões a única forma de observarmos a vida, apenas quero alertar a todos que devemos agir mais por amor e menos movidos por ideais de ganho e vantagem pessoal.

Rezo para que o mundo amanhã esteja um pouco melhor e que nele possamos construir a verdadeira obra de amor.

(Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

Consultório MédicoRua Coracy Prates da Veiga, 77 – Viamão – Centro

Fone 3485.1383

Dr. Belmar Andrade – Cremers 4444 Cardiologia

Dra. Irene Menezes – Cremers 4390 Dermatologia

Dra. Michele da Silva – CRN 8083 Nutrição e Auriculoterapia

Dr. Eduardo Dias Lopes – Cremers 9372 Clínica e Cirurgia Geral

Dra. Márcia Michele de Souza – CRP 07/13.731 Psicologia

Sorteio Dia dos Namorados CDL Viamão e Vento Negro

A campanha tem como finalidade incentivar as compras em Viamão nas datas comemorativas do comércio e formar parcerias, bem como motivar os lojistas e consumidores para o dia dos namorados.

A premiação será uma cortesia de 2 buffets incluindo grelhados, música ao vivo e rodízio de pizzas para o vence-dor e seu acompanhante no estabelecimento Restaurante e Churrascaria Vento Negro localizado na Av. Senador Salga-do Filho, 3941 Viamópolis - Viamão/RS. Promoção válida de 07/06/16 às 13h00 do dia 10/06/16COMO CONCORRER?

1 - Curta a fanpage da CDL Viamão: www.facebook.com/cdlviamaors; 2 - Compartilhe a campanha em seu mu-ral; 3 - Acesse o link disponível no facebook da CDL e clique em QUERO PARTICIPAR!

Maiores Informações acesse www.cdlviamao.com.br

vENdE-sETerreno para chácara. 20X80m, com luz, lindo lugar, com ônibus. Estrada da Pimenta. R$ 18 mil. Tratar fones: 9908.9466 e 8575.2784.

Na Semana Champagnat, Marista Graças homenageia seus educadores

Esta é uma semana muito especial para maristas de todo o mundo – em 6 de junho comemorou-se o Dia de São Mar-celino Champagnat. Momento para recordar o homem que, há quase 200 anos, acreditou que era possível mudar a rea-lidade de crianças e jovens por meio da educação. Sua mis-são se espalhou por mais de 80 países, e se concretiza pelo empenho de milhares de Irmãos e profissionais das mais diversas áreas.

Para marcar a data, festividades e celebrações mobilizam Unidades Maristas de todo o mundo. A Rede Marista, res-ponsável pela atuação marista no Rio Grande do Sul, Distri-to Federal e Região Amazônica, homenageou as mais de 10 mil pessoas que ajudam a manter vivo o sonho do fundador nessas regiões.

Um painel com o nome de todas as pessoas está presente no Marista Graças, em Viamão, e, concomitantemente, nos demais Colégios, Unidades Sociais, na PUCRS e no Hospi-tal São Lucas, empreendimentos da Rede Marista. Ao todo, mais de 40 painéis estarão espalhados pelo Estado, e os no-mes estarão também em uma plataforma online na qual os profissionais poderão interagir, localizar-se e compartilhar nas mídias sociais.QUEM FOI ChAMPAGNAT

Marcelino Champagnat nasceu em Rosey, no interior da França, em 1789. Cresceu durante a Revolução Francesa e em 1817 fundou, em La Valla, o Instituto Marista. A obra de Champagnat se espalhou rapidamente – em 1940, quando morreu o fundador, já beneficiava 7 mil estudantes em 48 escolas. Marcelino Champagnat tornou-se Santo da Igreja Católica em 1999, quando foi canonizado pelo Papa João Paulo II. Foi adotado, então, como seu dia comemorativo, a data de sua morte, 6 de junho.

SindicatosA NCST, novel Central Sindical do RGSul, encaminha

seu projeto Interiorização 2016, na busca de novos adeptos e abertura de novas portas. No dia 11, amanhã, sábado, será em Viamão, na rua Alcebiades Santos, 480, Complexo Ras-quinha, Vila Cecília. Informações pelo fone 3046.5825.

Atividade reforça “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) promove, na próxima segunda-feira, 13 de junho, uma ativi-dade alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infan-til. O evento ocorre no Centro Profissional Walter Graf, às 13h30min, e o objetivo é sensibilizar e combater as diversas formas de trabalho infantil na cidade de Viamão. A ativida-de é direcionada a educadores, órgãos da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, autoridades e público em geral.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, cele-brado no dia 12 de junho, simboliza a sensibilização, mobili-zação e potencialização dos esforços no combate ao trabalho infantil no país e no mundo

Page 7: Correio Rural 10 de junho de 2016

10 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 7

Acivi com novo visual

Quem passa pela ave-nida Coronel Marcos de Andrade, no centro da ci-dade, pode notar a melho-ria do visual com relação aos prédios. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão – Aci-vi colabora para o embe-lezamento, dando como finalizada a obra que mostra novo visual da fachada de sua sede.

Clube dos Casados

Em recente assembleia, foi eleita a nova diretoria do Clube dos Casados que vai co-mandá-lo pelos próximos dois anos. Como presidente estará a sra. Eva Nunes de Aguiar, a “Tia Eva”.

A posse dos novos diri-gentes ocorre em Jantar Dan-çante no dia 9 de julho, às 21 horas. Ingressos e maiores in-formações podem ser obtidas pelo fone 3485.1392.

Mas, enquanto isso, no dia 25 de junho, último sábado deste mês, das 14 às 18 horas, haverá Festa Junina no Clube dos Casados. Entrada franca.

Mostra de Orson Welles

A Mostra MR. Faker estará em Viamão com 11 filmes do diretor norte--americano Orson Welles em junho. No próximo dia 16, a comunidade pode-rá conferir títulos como o premiado Cidadão Kane, Soberba, MacBeth, Don Quixote, A Dama de Shan-ghai e Verdades e Mentiras.

As informações com-pletas podem ser conferi-das diretamente nas Uni-dade Sesc: 3485-9914

www.bicofinoesaltoalto.com.brPATRICIA ARRuDA PATRICe FRóeS

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

Oi, meninas!!!O inverno nem começou e as temperaturas por aqui no sul,

já estão assustando muita gente. Quando tem serração então, o dia fica ainda mais gelado…

Para nós mulheres isso é um problema sério. Quando vejo a serração, penso direto “ai meu cabelo”… vocês não? E, uma boa forma de proteger os cabelos da umidade e ainda disfarçar a rebeldia das ma-deixas, devido à própria umi-

dade, são os gorros, que além de proteger, podem ser lindos e deixa-las cheia de estilo.

Os gorros são acessórios super fáceis de combinar, podem ser usados com os cabelos soltos ou presos.

DICA: Para quem tem cabelos compridos, usar gorro, com-binado com uma trança lateral… hum… você irá arrasar!

Para quem não quer arriscar muito, prefira cores neutras.

Ah! Eles podem ser usados com saltos, sim! Com jeans e scarpin ou bota de salto, ficarão um charme.

Vocês usariam?Bjs, Patricia Arruda

“Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações “

www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Aquecendo e protegendo as madeixas!!!

LIMPEZA E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOSRESIDENCIAL E AUTOMOTIVO

[email protected] (tim) / 9840.7269 (vivo)

Aceita Banri, Visa, Master e VerdeCard

Agência FGTAS/SINE Viamão no EmpregarRS

A Agência FGTAS/Sine Via-mão participará do EmpregarRS. O evento acontece no dia 17 de junho, das 9 às 16 horas, na própria Agên-cia, na avenida Bento Gonçalves, nº 1181, centro da cidade. Emprega-dores interessados em participar do evento podem cadastrar, gratuita-mente, oportunidades de trabalho. Basta contatar a Agência FGTAS/SINE ou preencher formulário no site da FGTAS (http://www.fgtas.rs.gov.br/captacao-de-vagas).

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc realiza o lançamento oficial do 59º Grupo do Maturidade Ativa no Estado na quarta-feira (22/06), em Viamão. Mais de 30 idosos já participam, desde maio, das ativi-dades desenvolvidas pelo Progra-ma na cidade. Pessoas com mais de 60 anos interessadas em fazer parte do grupo poderão se cadas-trar para futuras vagas a partir do dia do evento, marcado para as 15h, no Centro Profissional Wal-ter Graff (Rua Marechal Deodoro, 220). Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Viamão (Alcebíades Azeredo dos Santos, 457), telefone (51) 3485-9914 e

páginawww.facebook.com.br/ses-cviamao.

No Programa Sesc Maturida-de Ativa, que tem a finalidade de promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo, os partici-pantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender, desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitá-

rios e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhe-cimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporâ-nea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social indivi-dual.

Sesc Viamão faz lançamento oficial do Grupo Maturidade Ativa

Page 8: Correio Rural 10 de junho de 2016

10 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR8

O amor é eterno. 12 de junho é o Dia dos Namorados, data para reafirmar sua paixão. Quem sabe com um presentinho?

Av. Cel. Marcos de Andrade, 503Centro - Viamãofacebook: vivibalbinotti

Rua Ramiro Barcelos Galeria da Matriz– Centro

Fone 9663-6292

A CEEE Distribuição colocou em operação, nesta sema-na, a nova Subestação de Energia de Águas Claras. A obra, em conjunto com outros investimentos da Companhia no muni-cípio, tem o objetivo de reforçar o sistema elétrico e melhorar a qualidade do fornecimento da energia em Viamão.

Para a ligação dessa unidade, equipes da Companhia e da Bassani Engenharia realizaram os últimos trabalhos e a conexão da unidade à Linha de Transmissão com serviços ao potencial, isto é sem a necessidade de interromper o for-necimento de energia para os moradores das proximidades. Essa obra integra o Programa RS Energia, execu-tado pelo Grupo CEEE em conjunto com a Secre-taria de Minas e Energia e o Governo do Estado.

A Subestação Águas Claras, está localizada na estrada do Cartório, distante cinco quilômetros da RS-040, operando com um transformador de 25 MVA (megavolts-ampère) de potência, além de dois módulos de linha de transmissão (LT) e quatro de alimentadores (redes de média tensão), com uma

extensão na atual linha de transmissão de 69 kV (Quilovolts) - ramal Brahma/Latasa - que liga as subestações Porto Alegre 6 (Beco dos Marianos no bairro Agronomia, em Porto Alegre) a Viamão 1 (Estrada do Cocão, esquina com RS-020). Futu-ramente, essa subestação – que recebeu investimentos de R$ 10,2 milhões (recursos próprios e do financimanto da Com-panhia com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)) - será conectada a uma nova linha de transmissão, que partirá da futura Subestação Viamão 3, em construção.

O chefe da Divisão de Obras da CEEE Distribuição, Fer-nando de Paula Ortiz, destaca três parceiros para a viabili-zação desse empreendimento: A Ambev, que cedeu a área para a construção da subestação e para passagem do ramal da linha de transmissão; as secretarias de Gestão e Meio Ambiente de Viamão e a Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que agilizaram as licenças ambientais necessárias.

Outra etapa deste projeto envolve a construção de novas redes de distribuição de energia ecológicas, ligadas à Subes-

tação Águas Claras, que proporcionam melhorias diretamente a seis mil clientes da CEEE Distribui-ção na região. Especificamente nessa obra, com-posta por 19 quilômetros de rede, foram utilizados 287 postes e aplicados recursos na ordem de R$ 1,5 milhão. Desde o ano passado o total de inves-timentos em obras de expansão e manutenção das redes de distribuição de Viamão totalizam R$ 13 milhões.

Está em operação a nova Subestação Águas Claras