correio rural 03 de abril de 2015

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.232 | 03 DE ABRIL DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes Novos veículos reforçam a frota da Prefeitura Página 4 As histórias de Nivaldo e Valdirene Página 3 Tribunal de Justiça mantém condenação de Alex Boscaini Página 4 Câmara de Leitura incentiva a troca de livros Página 4 SERVIçOS INCREMENTADOS TEM ESTREIA NO CR! PANO pra manga Silvio “Pano” Terra é o novo colunista do Correio Rural. Semanalmente na página 3 vai trazer a sua visão bem-humorada e fundamentada sobre as coisas da vida, da política e, por que não, do seu Inter.

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 21-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Correio Rural 03 de abril de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 03 de abril de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.232 | 03 DE ABRil DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

Novos veículos reforçam a frota da Prefeitura Página 4

As histórias de Nivaldo e Valdirene

Página 3

Tribunal de Justiça mantém condenação de Alex Boscaini Página 4

Câmara de Leitura incentiva a

troca de livrosPágina 4

serViços iNCremeNTAdos

Tem esTreiA No Cr!

PANOpra manga

Silvio “Pano” Terra é o novo colunista do Correio Rural. Semanalmente na página 3 vai trazer a sua visão bem-humorada e fundamentada sobre as coisas da vida, da política e, por que não, do seu Inter.

Page 2: Correio Rural 03 de abril de 2015

03 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br2

Formatura de Mara OuriqueNo sábado, 28 de março de 2015, às 19 horas, foi realizada no auditório da ulbra Canoas a cerimônia de

colação de grau do curso superior de direito do 2º semestre de 2014, da universidade Luterana ulbra Gravataí.

dentre os formandos estava Mara Ourique, proprietária da loja Visual Calçados, de Viamão. Na ocasião,

professores, amigos e familiares prestigiaram a solenidade e, após, foram recepcionados nos salões do Clube

dos Casados, em Viamão.

mara agradece a presença de todos e os cumprimentos recebidos.

Edson Falcão escreveu que “ler um bom livro é algo tão poderoso capaz de mudar o

rumo da sociedade”. Diversas outras frases, de autorias variadas, foram escritas com enfoque semelhante. De fato, uma boa leitura introduz nas pessoas um conhecimento farto que chegará aos diversos segmentos por onde seja despejado.

De sorte que a leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que en-riquecerá o vocabulário, obterá co-nhecimento, irá dinamizar o racio-cínio e a interpretação. Através da leitura rotineira, os conhecimentos se fixam de forma a não serem es-quecidos e algum entrave que surja ao escrever será sanado pelo hábito de ler. A leitura torna o conheci-mento mais amplo e diversificado. Na leitura descobre-se um mundo novo, cheio de coisas até então des-conhecidas. O hábito de ler deve ser estimulado para que o indivíduo aprenda, desde pequeno, que ler é algo importante e prazeroso. Com a leitura teremos pessoas cultas, dinâ-micas e perspicazes.

Está publicada numa das páginas desta edição, notícia dando conta de que no próximo dia 9 a Câmara Municipal de Vereadores de Viamão abrirá a Câmara da Leitura, em ses-são solene com convidados impor-tantes. Este espaço, que será aberto no Legislativo, servirá para que as pessoas tenham acesso à prática da leitura e abrirá a chance de trocas, doações e recebimentos de obras li-terárias além, é lógico, de oportuni-zar o bom papo e a boa leitura.

Iniciativa genial. Merece elogios mil. A direção do CR parabeniza os idealizadores. Que haja bom provei-to e, para alertar, fica o pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzs-che: “Os leitores extraem dos livros, conforme o seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a ou-tra o seu veneno”.

EDiTORiAl

o livro na Câmara

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo RBS

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MilTON SANTOS

Decepção no CapitólioLembro a época em que tínhamos as “casas” de cinema. Es-

paços que acomodavam não menos que trezentas pessoas. Em Viamão, num momento, tínhamos duas casas: o Marajó/Ideal e o Radar. Em Porto Alegre eram várias no centro e, pelo menos, duas em cada bairro. Hoje temos as “salas” de cinema nos shoppings e não são muitas. A rapaziada viamonense formava caravanas para assistir filmes na capital, mas domingos à noite os cinemas da cidade eram os preferidos.

Na semana que passou foi reaberto o Cine Capitólio, em Porto Alegre. Reformado, o espaço foi transformado, também, numa espécie de museu do cinema. Pois o velho Capitólio era uma das “casas” de cinema preferidas da gurizada aqui da se-tembrina. Principalmente porque a sua localização, na av. Bor-ges esquina com Demétrio Ribeiro, entrada da Cidade Baixa, tornava fácil e rápida a chegada ao terminal do ônibus Viamão, ali na Fernando Machado.

Pois foi o velho Capitólio que me reservou duas decepções na juventude. No final de 1960 completava 18 anos de idade e já vinha de algum tempo a vontade de ver um “filme proibido”, ou seja, um daqueles que continha na propaganda dos cartazes e nos jornais a indicação de “rigorosamente proibido para me-nores de 18 anos”. Surgira a oportunidade de ver um filme com Brigitte Bardot e estava sendo exibido “E Deus criou a mulher”.

Ao chegar na entrada do Capitólio, garboso, apresentei mi-nha carteira de estudante para mostrar ao porteiro e ao segu-rança que já tinha 18 anos e que nada mais me proibia de ver um filme dito “picante”. Eles recolheram o bilhete e ingresso e nem deram importância para o documento de “homem feito” que apresentei. Decepção. Esperava ser barrado e não fui. Eu

queria dizer que já tinha 18 anos e podia ver Brigitte sem restrições.

Engoli em seco e acomo-dei-me na plateia. Afinal, o objetivo era ver Brigitte num filme que contava a vida de uma adolescente amoral numa pequena e respeitável cida-de litorânea. Um escândalo mundial. No filme, a personagem andava só de biquíni pela beira da praia, o que bastou para ser proibido de exibição em vários países. Num dos lances mais fortes ela dança descalça em cima de uma mesa, considerada uma das cenas mais eróticas da história do cinema. Beijos, dois ou três. Sem língua, sem amasso, sem cama. Para um homem recém nos 18, que queria ver Brigitte sem roupa, foi uma decepção.

Ir ao cinema foi programa quase que diário em boa parte de minha vida e, logicamente, não ficou resumido a assistir filmes com Brigitte Bardot. Não teria espaço aqui para desfilar o nome das películas que assisti, mas posso dizer que o Capitólio pro-porcionou-me imenso prazer, também, quando ali assisti a um dos mais espetaculares filmes já produzidos, o “Oito e Meio”, de Frederico Fellini.

Ficam as recordações que brotam em meio a velocidade do tempo que move a sociedade. O que era “rigorosamente proi-bido para menores de 18 anos”, hoje é exibido sem limite de censura à idade, inclusive na TV, a qualquer hora do dia. Filme com Brigitte de biquíni seria considerado pudico.

OMASKARA

Era doce e...Primeiro veio a euforia: vamos cassar! Depois, veio a nego-

ciação: fulano será o prefeito, a secretaria X é do vereador Y, o procurador será o doutor aquele. Só esqueceram de combinar com o Bonatto e o Tribunal de Justiça.

A liminar concedida ao prefeito, por cerceamento do direito de defesa, foi mantida pelo TJ esta semana. O procurador da Câmara de Vereadores, Alexandre Godoy, entrou com pedido de efeito suspensivo, mas não levou.

Segundo o desembargador Francesco Conti, o argumento do defensor dos vereadores “passa ao largo das possibilida-des de atribuição de efeito suspensivo”.

Passa ao largo = passar distante, passar longe.Agora, o mérito da ação será julgado e todos serão ouvidos.

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

Pauta trancada, cidade paradaOs projetos que o prefeito entregou nodia 23 de feve-

reiro na Câmara, agora recém começam a ser apreciados. Por mais de um mês, os vereadores ganharam um polpudo salário e não analisaram ou votaram NADA.

Ficam lá naquele mundo paralelo que somente eles en-tendem.

Los invictosNo meio futebolístico alguns comentaristas são chama-

dos de “los invictos”, porque suas teses sempre são as corretas, suas opiniões as melhores, ou seja, tem solução pra tudo e nunca perdem qualquer discussão.

Em Viamão também temos representantes deste time. Estão espalhados pelas redes sociais e praças, apontando solução para todos os problemas da cidade, não admitindo nenhuma resposta contrária. Alguns sequer sabem escre-ver o português correto, outros têm uma vida pessoal duvi-dosa, e ainda tem a turma que se traveste de cidadão para fazer campanha pra 2016.

Fora os caras de pau, que governaram por 16 anos!

Page 3: Correio Rural 03 de abril de 2015

03 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br 3

O inglês que o mundo fala. VOCÊ FALA.

MATRICULE-SE

superingles.com.br

Unidade ViamãoRua Cirurgião Vaz Ferreira, 186 | Centro

Viamão | Telefone: 3054.6568

Nivaldo e ValdireneNivaldo é um rapaz jovem na casa dos vinte e poucos anos. Nascido em Viamão,

seguiu os passos do pai trabalhador da construção civil e agora é mestre de obras. Mas o Nivaldo gosta mesmo é de cantar. Cantar música sertaneja. Segue seus ídolos com corte de cabelo similar e apara milimetricamente a rala barba como fazem os sertane-jos. Aos finais de semana procura baladas sertanejas e segundo amigos tem uma bela voz. Do outro lado do país há outro Nivaldo de mesma idade. Este vive de cantar, arrasta multidões com suas péssimas (pelo menos para mim) interpretações. O nosso Nivaldo está preocupado com as prestações do carro seminovo recém-comprado em uma das inúmeras revendas de Viamão. Tem percebido uma diminuição da atividade econômica e teme ficar sem dinheiro para honrar seus compromissos. Ele tem um Palio, mas gos-taria de ter um Camaro, de preferência amarelo. O outro Nivaldo, o cantor mineiro, tem um Camaro e ele é amarelo. Também tem notado uma diminuição de público em seus shows em função da crise econômica.

Em Viamão há uma Valdirene. Trabalhadora incansável, tem o sonho de se tornar uma mulher rica. Na casa de seus trinta anos, fez um curso de manicure no SENAC e hoje tem seu próprio salão. Em São Paulo também há uma Valdirene. Esta é realmente uma mulher rica (não me pergunte como chegou lá!). A Valdirene de Viamão quer muito conhecer gente famosa, mas até hoje a pessoa mais famosa que ela conheceu foi o secretário de Obras, Russinho Elias, que asfaltou a rua onde mora aqui em Viamão, a rua dos Açores (pela qual ela é muito grata). Já a Valdirene de São Paulo, o que mais faz é transitar entre gente famo-sa (sem que se saiba que utilidade tenha isso para a Nação). A nossa Valdirene leva uma vida dura, preci-sando ampliar e reformar o salão para fazer frente à concorrência, buscou financiamento junto ao Banco do Brasil, onde é correntista e viu se somar dificulda-de de crédito e os abusivos juros fazendo-a desistir. Em São Paulo a outra Valdirene conseguiu “facinho facinho” um empréstimo de quase R$ 3 milhões do mesmo banco (com juros subsidia-dos), mesmo sem garantias e sequer endereço conhecido da sede da empresa, afinal ela é amiga “íntima” do ex-presidente do BB (em uma casualidade monstruosa se encontraram inúmeras vezes em hotéis pelo mundo afora, sempre por conta do BB, é claro).

O nosso Nivaldo que não é bobo está pensando em fazer um curso técnico no SE-NAI para se preparar para os dias que virão. O sertanejo Nivaldo também pensa em uma “pós-graduação” do seu sertanejo universitário para não sumir do cenário musical. A nossa Valdirene vai lutando com as armas que tem. Indicaram um rapaz muito bom para iniciar sua reforma no salão, chama-se Nivaldo. A Valdirene de São Paulo pensa em espraiar seus negócios para a área de petróleo, uma vez que seu “protetor” migrou do BB para a presidência da Petrobrás. O nosso Nivaldo é Santos de sobrenome. Já o Ni-valdo de Minas Gerais é o nome verdadeiro do cantor Gusttavo Lima. A nossa Valdirene é Oliveira. A Valdirene de São Paulo é Val Marchiori socialite do reality show Mulheres Ricas. Brasil um país de todos. Injusto? Talvez. Desigual? Com certeza.

Aumenta a frota da Prefeitura

Os serviços prestados pela Prefeitura Municipal de Viamão ganharam reforços no dia 26 de março. A municipalidade entregou à população, em solenidade na praça frente à Igreja Matriz, um lote de 36 veículos que se incorporam à frota municipal.

A Secretaria de Educação recebeu dez veículos escolares, entre ônibus e microônibus, além de um caminhão de hidrojateamento e um caminhão guincho. Também foram adqui-ridos doze novos veículos para a Secretaria de Saúde, atendendo a diversos departamentos como Vigilância Sanitária e Saúde Indígena. Outro equipamento entregue foi o carro de transporte de esquifes, utilizado no Cemitério N. Sra. da Conceição. Outros carros leves para diversas secretarias, também foram apresentados. O setor de infraestrutura recebeu o acréscimo de máquinas pesadas, sendo quatro caminhões, uma retroescavadeira e uma patrola.

A Secretaria de Transporte recebeu um caminhão adaptado para a sinalização viária, que anteriormente era feita manualmente por funcionários.

O Prefeito Valdir Bonatto ressaltou que este novo maquinário é fruto de um trabalho conjunto: “Gostaria de agradecer e parabenizar a cada um dos nossos funcionários, que colaboram diariamente na gestão do município. Só com o esforço de todos está sendo pos-sível construir um futuro melhor para Viamão. Estes veículos representam uma entrega de serviços de melhor qualidade para a população”. O pároco da Igreja Matriz, padre Rogério Flores, abençoou os novos veículos. As máquinas pesadas foram adquiridas com recursos próprios do município e também de emendas parlamentares dos deputados Nelson Marche-zan Júnior (PSDB) e Ronaldo Zulke (PT), esta última com a intermediação do presidente da Câmara Municipal de Viamão, vereador Ederson Machado (PT).

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Brasil um país de todos. Injusto? Talvez. Desigual? Com certeza.

Page 4: Correio Rural 03 de abril de 2015

03 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br4

PENSE COMIGO

se Cristo estivesse me ouvindo?EDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

O feriado de Páscoa lembra a passagem de Cristo na Terra e como os homens, com sua crueldade, trataram o filho de Deus. Eu co-nheço alguns pensamentos que identificam Jesus como um grande

revolucionário, alguém que liderou um movimento de transformação e que enfrentou o poder para tornar possível uma melhor forma de ver a nossa finitude e também colocar dentro do nosso coração sentimentos mais ins-pirados sobre a vida, dando-nos a saber que teremos após esta passagem outros momentos de nossa existência.

Olhando Cristo como o líder de um movimento de transformação so-cial, fico pensando algumas coisas, tais como:

- Se Fidel Castro e Tche Guevara tivessem vivido naquela época e fossem aliados de Cristo, poderiam tê-lo convencido a direcionar o povo para um movimento armado, derrubando o regime vigente e introduzindo uma nova ordem social, tal como Cuba por exemplo.

- Se o José Dirceu e o Lula tivessem sido os parceiros de Cristo, quem sabe haveriam de ter levado a coisa de outra forma, escondendo o Naza-reno, evitando sua execução. Promoveriam guerrilhas, até que o regime se modificasse e convencessem a todos que eles é que eram os salvadores; que fundassem o PT e que fizessem as coisas como estamos vendo hoje em dia, transformando a Petrobras e outras tantas instituições em um manancial de recursos, de tal sorte para possibilitar a eles levar uma vida mansa, ajudando familiares e a companheirada; nem Judas agiria contra, de olho no que po-deria ganhar ali adiante, muito mais que trinta moedas.

A verdade é que nenhum destes personagens existiu naquela época e Jesus Cristo representa muito mais que um movimento de transformação. A sua figura é a representação de Deus e do amor em todas as nossas vidas e na Páscoa é o momento de reverenciarmos sua memória e jamais esquecermos que ele veio para trazer amor para todos nós.

Ele é Deus, Filho do Homem!(Acompanhe o blog do dr. eduardo em www.correiorural.com.br)

No sábado, 28 de março, a comunidade de Itapuã recebeu diversas notícias sobre ações que há muito tempo são esperadas. A Prefeitura de Viamão, durante um encontro com moradores, líderes comunitários, secretários e servi-dores municipais, anunciou uma série de investimentos naquela co-munidade. O conjunto de obras e iniciativas foram anunciadas pelo prefeito Valdir Bonatto e pelo vice André Pacheco. Este falou sobre a importância do momento. “Itapuã possui uma incrível vocação tu-rística e sabemos que esta região é uma das mais importantes para o desenvolvimento do nosso mu-nicípio. Estamos aqui dando con-tinuidade a um compromisso com esta comunidade”.

O prefeito Bonatto lembrou so-bre o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Itapuã. “No primei-ro ano de nosso governo, foram realizadas, aqui em Itapuã, várias reuniões com a comunidade e re-presentantes de entidades. Destas reuniões, resultaram 14 propostas, muitas delas de responsabilidade

do Executivo Municipal, algumas já executadas. O trabalho não parou e hoje estamos aqui para anunciar importantes investimentos que serão realizados para o desenvol-vimento de Itapuã, que envolvem os setores da Saúde, Turismo, Edu-cação, Obras e Meio Ambiente. O objetivo é preparar o Distrito para um desenvolvimento equilibrado, proporcionando uma melhor qua-lidade de vida à população”.

Durante a programação, o pre-feito entregou dois caminhões e uma patrola, que se juntam a uma kombi, uma retroescavadeira e um caminhão, para uso exclusivo em Itapuã. Foi anunciado calçamento da rua Enio Ibias de Lacerda e a

revitalização e melhoras na Praia dos Passarinhos. Além disso, ficou afirmado que a administração ins-talará equipamentos de academia ao ar livre na Praça Nossa Senho-ra dos Navegantes, assim como as instalações do Hospital Colônia de Itapuã receberão, neste semestre, uma equipe de estratégia da saúde da família, facilitando o acesso da-quela comunidade aos serviços de saúde, em parceria com o Governo do Estado. Também foi anunciada a assinatura de convênio com a As-sociação de Bombeiros Civis para atendimento de ambulância 24 horas, além dos serviços de poda e combate a incêndios já realizados desde 2014.

Celestino Valenzuela participa do lançamento da Câmara de Leitura

Em 9 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional da Bi-blioteca, a Câmara Municipal de Viamão vai inaugurar a Câmara de Leitura, projeto que incentiva a lei-tura e a troca de livros no Legisla-tivo. Para o lançamento do projeto, a Câmara receberá o trio completo do livro Que Lance!, com as jorna-listas da RBS TV de Porto Alegre Eduarda Streb e Rafaela Meditsch e o personagem principal, Celestino Valenzuela.

O livro narra a vida de Valenzuela, cuja voz carimbou a história das grandes conquistas do esporte do Rio Grande do Sul, como as do lendário time do Internacional dos anos 1970 e os títulos da América e do Mundo ganhos pelo Grêmio no início dos 1980. Celestino, que por mais de 20 anos esteve longe dos holofotes, parti-cipará com as autoras do livro da sessão de autógrafos no saguão de entrada da Câmara, a partir das 19 horas. Que Lance! estará a venda no local ao preço de R$ 30,00.

O projeto Câmara de Leitura é iniciativa pioneiro no município alavancado pelo Legislativo que tem na pre-sidência o vereador Ederson Dédo Machado. O projeto consiste em um espaço, localizado no hall de entrada da Câmara, para que colaboradores e a comunidade possam trocar livros. “Em tempos que as redes sociais to-mam grande parte do tempo das pessoas, que acabam esquecendo ou deixando de lado a leitura, nós queremos chamar a atenção para a necessidade de ler. Nossa intenção é única e exclusiva, estimular e promover ações de incentivo à leitura. A ideia surgiu a partir da observação de que as pessoas, muitas vezes, por difícil acesso ao livro e custo, deixam o hábito da leitura de lado. Por isso queremos que a Câmara Municipal se envolva nesta nova ideia e com certeza as pessoas vão se interessar com bons livros à disposição”, disse Dédo. O vereador re-força:. “Temos muitos jovens estudantes e esse projeto formará leitores, que com certeza terão um vocabulário mais amplo, com mais facilidade de comunicação e muitos outros benefícios”.

Quem quiser contribuir com doações de livros é só disponibilizar na Câmara de Leitura. São aceitos livros de gêneros literários – romance, drama, comédia, poesia, biografias e livros de bolso.

entrega de máquinas, pavimentação e academia ao ar livre em itapuã

TJ mantém condenação do ex-prefeito Alex Boscaini

Os Desembargadores da 4ª Câmara Criminal do TJRS negaram o recurso de Alex Boscaini, ex-Prefeito de Viamão, no processo que o condenou por crime contra as finanças públicas. Entre maio e no-vembro de 2008, no final do mandato, ele ordenou despesas no valor de mais de R$ 500 mil que não poderiam ser pagas naquele ano.

Conforme a denúncia do Ministério Público, Alex Boscaini au-torizou, em pelo menos 10 oportunidades, despesas que não po-deriam ser pagas no mesmo exercício financeiro, nem no ano se-guinte, pela ausência de recursos suficientes para saldar as dívidas.

Segundo levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Es-tado do Rio Grande do Sul, o valor total escriturado em Restos a Pa-gar, por responsabilidade do denunciado, desprovido de lastro finan-ceiro para sua quitação, referente aos dois últimos quadrimestres do exercício de 2008, somou R$ 567.306,89. Entre os itens adquiridos estão notebook, armários de aço para vestiário, 4.000 m2 de pedra granito irregular, execução de obras de infraestrutura, entre outros.

Na sentença de 1º Grau, a Juíza de Direito Liliane Michels Or-tiz, da 1ª Vara Cível de Viamão, condenou o denunciado à pena de 2 anos, 7 meses e 20 dias de reclusão, em regime aberto, substituída por prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária. Ele recorreu ao TJRS.

reCurso – Na 4ª Câmara Criminal, o relator do processo foi o Desembargador Newton Brasil de Leão, que negou o recurso. Se-gundo o magistrado, não prosperam os argumentos do ex-Prefeito de que não houve dolo na conduta, pois sabia o administrador pú-blico que não poderia assumir obrigações nos dois últimos quadri-mestres de seu mandato eletivo que não pudessem ser satisfeitas naquele exercício para não comprometer a administração futura.

Os Desembargadores Aristides Pedroso de Albuquerque Neto e Rogério Gesta Leal acompanharam o voto do relator. Fonte: Im-prensa TJRS

Page 5: Correio Rural 03 de abril de 2015

03 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br 5

Almoço da Qualidade, com o case do super Pedralli, um sucesso

diretor da eta apresenta projeto do 35º rodeio

O diretor da Escola Técnica de Agricultura (ETA), Evandro Minho, esteve no gabinete do Prefeito, acom-panhado do professor Fernando Prates, apresentan-do o projeto do 35º Rodeio Nacional de Viamão que, neste ano, será realizado nos dias 24, 25 e 26 de abril, no Parque de Exposições Bento Gonçalves. O prefeito Valdir Bonatto recebeu os dirigentes e solicitou maior detalhamento das ações do projeto para que a Prefei-tura possa fazer parte do evento.

emplacamento e licenciamento de maquinários agrícolas

O vereador de Viamão Luiz Arman-do Azambuja, do PT, informou esta semana, que o deputado federal Elvi-no Bohn Gass (PT/RS) garantiu que o governo federal vai encerrar, definiti-vamente, a polêmica sobre o emplaca-mento e licenciamento de tratores. “O governo está concluindo a redação da Medida Provisória que desobriga o agri-cultor de emplacar e licenciar os veículos rurais. Tudo isso será substituído por um único e simplificado registro sem qual-quer custo parar os agricultores”, confor-me Bohn Gass.

As regras iniciais, que partiram do Conselho Nacional de Trânsito (Con-tran), segundo o deputado, não se ade-quavam à realidade do agricultor que usa sua máquina para serviços de lavoura e quye, só excepcionalmente, frequenta alguma rodovia. Ressalta que o governo foi sensível às reivindicações dos agricul-tores e, em todas as ações subsequentes, buscou maneiras de adequar a normati-zação à vida dos colonos. Contudo, na opinião de Bohn Gass, a flexibilização foi insuficiente e mereceu justa contestação porque as exigências que sobravam ain-da implicavam em despesas extras para os proprietários de veículos rurais.

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

Notícias atualizadas

diariamente em www.correiorural.

com.br

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

SABRINALANZIOTTIFONSECA

OAB/RS 60.104ADVOCACIA

AdvocaciaCausas cíveis

e criminaisAssessoria

empresarial

Avenida Coronel Marcos de Andrade,

480, sala 07, Centro, Viamão

Fones 3054.3312 e 9146.9824

Acivi em favor da comunidade

No dia 30 de março, dirigentes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão estiveram reunidos com o Secretário Estadual de Transportes, Pedro Westphalen, e também com o Diretor de Administra-ção e Finanças do DAER, Saul Sastre.

Foi manifestada a necessidade da duplicação da RS 118 e de viaduto da RS 118 com RS 040, dizendo da importância desta duplicação e do viaduto, que ajudarão em muito no desenvolvimento da cidade, na indus-trialização e geração de emprego e renda no Município, além da diminui-ção de acidentes de trânsito pela não execução destas obras. O Secretário falou que está verificando junto ao DAER quais os entraves para tanta demora na execução destas obras, e justificou as dificuldades financei-ras do estado. No entanto, ressaltou que sabe da necessidade destas obras para Viamão.

A Acivi sabe das dificuldades do estado, da falta de recursos, mas todas as empresas e cidadãos pagam seus impostos e têm direito às obras. Assim, não pode a Acivi ficar sem se manifestar diante das necessidades do município e cabe a todos a luta por melhorias e crescimento de nossa cidade.

Page 6: Correio Rural 03 de abril de 2015

03 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br6

Dicas para o IRContabilidade Sólida, eSClareCe algunS tópi-CoS Como deClarar Seu impoSto de renda: Dicas para declarar IMÓVEIS no Imposto de Renda de 2015:

Compra, venda e doação de imóveis devem constar na decla-ração do Imposto de Renda. Além disso, todos os imóveis de pro-priedade do contribuinte devem ser listados. No entanto, é preci-so atenção para preencher cada transição corretamente.

Veja abaixo dicas:>> Se você financiou uma

casa e já pagou 30% do total, por exemplo, declare apenas o valor pago no ano, aconselham os especialistas. “Caso o imóvel seja financiado, o contribuin-te vai declarar o valor pago até 31/12/2014, independentemen-te do valor do imóvel”. “O que você vai pagar a casa ano, vai acrescentando. A Receita quer o valor pago, não o de contrato”.

>> As doações devem ser lis-tadas como tal apenas no ano an-terior ao da declaração. Logo, só declare doações de imóveis feitas em 2014. A partir dos anos se-guintes ao da doação, o imóvel deve constar na lista de bens, e não na de doações.

>> Em caso de doação o va-lor deve ser declarado, conforme a escritura do imóvel, que serve como documento de comprova-ção neste caso. É preciso con-siderar o valor que consta nesse papel. No entanto, em casos de compra e venda, é necessário considerar o valor do documento da transação.

>> As doações são isentas de IR, e a transação tem que constar na declaração dos dois contribuintes. Se um pai passou uma casa para o nome de um fi-lho, por exemplo, tanto o doador quanto o quem recebeu devem adicionar essa informação em suas respectivas declarações. “Tem que falar de quem veio e para quem vai o bem. Se só um declara, vai ficar só uma parte da história registrada. A Receita vai cruzar os dados e perceber”.

>> Se o contribuinte vendeu um imóvel em 2013, ou antes, mas o comprador terminou de pagar em 2014, nesse caso o contribuinte deve declarar à Re-ceita apenas o que recebeu no ano anterior. Assim, é preciso inserir na declaração somente a quantia que foi recebida até 31/12/2014, sendo que o res-tante cabia às declarações ante-riores. O mesmo vale para casos em que o comprador ainda tem parcelas a pagar: o que a pessoa que estiver vendendo receber até 31/12/2015 deve constar na de-claração de 2016.

Semana que vem continua.

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11579, de 27 de março de 2015.MAURÍCIO BAZANELLA, bancário, e FABIANE FROIS, agente de tratamento de água e esgoto, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11580, de 27 de março de 2015.ÉDERSON HERALDO GODOY DA SILVA, motorista, e ELIANE LOPES, comerciária, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11581, de 31 de março de 2015.JAIRO PETRY PITHAN, divorciado, eletricitário, e MICHELE OLIVEIRA RIBAS, solteira, maior, estagiária municipal, ambos brasileiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11582, de 31 de março de 2015.MÁRCIO JOSÉ FRANÇA DE ABREU, funcionário público estadual, e BRENDA VIEIRA DA SILVA, do lar, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11583, de 31 de março de 2015.ADRIANO XAVIER BAZ PEREIRA, divorciado, laminador, e CAROLINE LOPES FERREIRA DA LUZ, solteira, maior, comerciária, ambos brasileiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 01 de abril de 2015

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE VIAMÃO – BASE TERRITORIAL VIAMÃO E ALVORADA

ELEIÇÕES SINDICAISEDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente Edital de Convocação, faço saber aos associados que no dia 07 de maio de 2015, no horário das 9h00min às 17h00min, na Sede do Sindicato, sito a Rua Dois de novembro, 267, em Viamão, será realizada ELEIÇÃO para composição da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Sindi-cais, bem como seus suplentes, ficando aberto o prazo de dez dias úteis para o registro de chapas, que correrá a contar da data de publicação deste Edital, nos termos do Regimento Interno de Eleições do Sindicato. O requerimento acompanhado de todos os documentos exigidos para o registro será dirigi-do ao Presidente da Entidade, podendo ser assinado por qualquer um dos candidatos da chapa. A secretaria da Entidade funcionará das 08h30min às 17h00min para recebimento da documentação dos interessados. Caso não seja obtido quorum em primeira convocação a Eleição em segunda convoca-ção será realizada no dia 21 de maio de 2015, no mesmo local e horário da primeira convocação.

Viamão, 30 de março de 2015.Luiz Salvador Ramella - Presidente

EDITAL DE CITAÇÃODos sucessores de Juvenal Feijó e José Ernesto Goetze Dias e de interes-sados, ausentes, incertos e desconhecidos. USUCAPIÃO. 1ª Vara Cível, Co-marca de Viamão. Prazo de 20(vinte) dias. Natureza: Usucapião. Processo 039/1.06.0006525-2 (CNJ 0065251-76.2006.8.21.0039). Autor: João Borges Schardosim. Réu: Lidia Ambrosini Borgonhi. Objeto: Declaração de domí-nio sobre o imóvel a seguir descrito. Imóvel: “Imóvel situado nesta cidade à rua Marcos Ferreira, 83, consistente do lote 19, quadra 20, com a área de 424,50m² que confronta ao lado esquerdo com Lidia Ambrosini Borgonhi, do lado direito com Adair Rocha Sanhudo e nos fundos com Miguel Xavier Nu-nes, conforme se constata da certidão expedida pelo Cartório do Registro de Imóveis bem como a planta de situação e localização juntamente com o me-morial descritivo e art do responsável técnico”. Prazo de 15 (quinze) dias para contestar, querendo, a contar do término do presente edital (Art. 232, IV, CPC) sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es). Viamão, 27 de janeiro de 2015. Servidor: Ivone Fátima Mariussi. Juiz: Sandro Antonio da Silva.

SISTEMA CONTAG/FETAG-RS/SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE VIAMÃO BASE

TERRITORIAL VIAMÃO E ALVORADA

EDITAL DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL EXERCÍCIO 2015

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura- CONTAG, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul- FETAG--RS e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viamão Base territorial Via-mão e Alvorada, que integram o Sistema confederativo CONTAG com fun-damento no dec. Lei 1.166/71, notificam e convocam todos os integrantes da categoria de Trabalhadores Rurais, considerados os assalariados, sejam permanentes, temporários ou eventuais bem como os agricultores e pecuaris-tas familiares que exerçam atividades individualmente ou em regime de eco-nomia familiar como proprietários, posseiros, assentados, meeiros, parceiros, arrendatários, comodatários e extrativistas, nos termos do dec. Lei 1.155/71, para realizarem, o pagamento da Contribuição Sindical Rural obrigatória re-ferente ao exercício 2015, conforme estabelece o art. I do citado decreto e do art. 582 da CLT, devendo os empregadores, obrigatoriamente, descontar o valor equivalente a um dia da remuneração mensal de seus empregados até 31.03.2015, e repassar através de guia própria ao sistema confederativo CONTAG/ FETAG-RS/ SIND. TRAB. RURAIS DE VIAMÃO E ALVORADA, até 30.04.2015. O não recolhimento da CSR/2015 dos empregados rurais, a car-go do empregador, sujeita o infrator a autuação por infração trabalhista, nos termos dos art. 582 e 583 da CLT, além de arcar com juros, multa e atualiza-ção monetária, conforme previsto art. 600 CLT. O recolhimento da CSR/2015 dos agricultores e pecuaristas familiares deverá ser efetuado em guia própria, no valor de R$ 26,00 ( vinte e quatro reais) por trabalhador, com vencimento em 30.12.2015. A não quitação no prazo legal implicará na incidência das sanções legais previstas, além da cobrança de multa e juros nos termos do art. 2º da Lei 8.022/90. As guias próprias de recolhimento da CSR 2015 para o sistema Contag/Fetag-RS/Sind Trab Rurais de Viamão e Alvorada, tanto para o empregado quanto para o agricultor e pecuarista familiar são fornecidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viamão e Alvorada, pagável, até o vencimento em qualquer agência bancária. O pagamento da Contribuição Sindical Rural 2015 do sistema Contag não poderá ser efetuado na guia da contribuição Sindical Urbana disponível no site da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego. As informações e impugnações poderão ser efetuadas junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viamão Base territorial Viamão e Alvorada, sito à Rua Dois de novembro, 267, em Viamão, CEP 94.415-660 ou à Fetag-Rs sito a rua Santo Antonio, 121, bairro Floresta, Porto Alegre, CEP 90.220-011. Viamão, 30 de março de 2.015. Luiz Salvador Ramella- Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viamão Base territorial Viamão e Alvorada, Carlos Joel da Silva - Presidente da Fetag-Rs e Alberto Ercílio Broch-Presidente da Contag.

IMPOSTO DE RENDA

FAÇA CONOSCO

Vacinação contra febre aftosaDECLARAçãO ANUAL DE REBANHO: período para realiza-ção: janeiro a maio. VACINAçãO: maio (dias 04 a 29) para todo rebanho bovino/bubalino, criador comparecendo à inspetoria para comprovar a vacinação; terão direito a receber as vacinas gratui-tamente do estado os produtores com até 30 bovídeos por unidade familiar, enquadrados nos critérios do pronaf/pecfam

Rua Cel. Francisco Vaz Ferreira Filho, 253, centro, Viamão, fone: 3485-0568. Horário de funcionamento: das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda à sexta-feira.

Viamão apresenta trabalho pioneiro em saúde mental

Em fevereiro, a Secretária Municipal da Saúde (SMS), Sandra Sperot-to, apresentou o trabalho viamonense de Desinstitucionalização, em reu-nião com o grupo da Rede de Atenção Psicossocial do Rio Grande do Sul (RAPS), na Secretaria Estadual de Saúde. O trabalho de Desinstitucionali-zação é pioneiro no Estado e consiste na retirada de pessoas em sofrimento psíquico, ou em situação de vulnerabilidade, de clínicas clandestinas no município de Viamão. A maioria dessas clínicas não atende a legislação em relação à adequação de espaços físicos. Alguns pacientes estavam em esta-do de desnutrição e não conseguiam sequer andar quando foram resgata-dos. A primeira intervenção ocorreu em 2013 e, desde então, 15 Serviços de Residência Terapêuticas já foram interditados e 396 pacientes transferi-dos para os Centros de Atenção Psicosocial ou residenciais. A Secretária da Saúde, Sandra Sperotto, ressaltou que o trabalho de desinstitucionalização enfrenta diversas dificuldades: “As casas que conseguimos fechar abrem em lugares diferentes, às vezes até na mesma rua”.

Page 7: Correio Rural 03 de abril de 2015

03 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br 7

Perfil Conheça um pouco da história, do espaço de trabalho e dicas de profissionais liberais e empresários em destaque

Flávio ribeiro Jr., contabilistanome: Flavio Duarte Ribeiro Jr.Formado em: Ciências Contábeis.Já Foi: Presidente da Associação dos Contabilistas e ACIVI.não ConSigo trabalhar Sem: pessoasa FraSe: "A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos!” Albert Einstenlivro preFerido: Sonho Grande de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira na meSa de trabalho, não pode Faltar: computador e telefonetira do Sério: Mentirao que maiS goSto no trabalho: Ver que agregamos resultado aos clientes e aos profissionais da Contabilidade Flavio Ribeiro, conquistando seus objetivos.viamão hoJe eStá: No caminho certo, mas como há demanda reprimida, é difícil do governante executar em quatro anos tudo que o Munícipio necessita. A sociedade precisa estar mais presente nas Entidades, Conselhos Municipais, excluindo os interesses partidários e sim pensando na cidade. Difícil, mas não impossível!

Painel Cr empresasEnvie seu release para [email protected]

Jovem advogada de SuCeSSo – A Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS tem sido pioneira em diversas atividades por todo o Estado. A ad-vogada viamonense Gabriela Amaral faz parte do trabalho e iniciou atuando na Comissão do Jovem Advogado da Subseção de Viamão.

tamoio – agora vai – Dudu Godoy, viamonen-se e tamoiense por natureza. Agora, Presidente do Tamoio Futebol Clube, cheio de ideias e projetos, Dudu pretende dar uma guinada na administração do clube que sofre há anos nas mãos de alguns atrasados conselheiros. Trata-se de um clube tradi-cional que, por sua inércia, parou no tempo e, com isso, impediu ações inovadoras e de crescimento. Sorte ao Dudu. Aos tais conselheiros, não atrapa-lhem. Viamão fica na torcida.

pano terra no Cr – A partir dessa semana, o

CR conta com a coluna do Pano Terra. Viamonense de família enraizada por aqui, conhecido membro vitalício do glorioso Bando da Lua, colorado crítico, azedo às travessuras petistas e contador de histó-rias. Pano soma-se ao novo time do centenário Cor-reio Rural, trazendo nova linguagem e abordagem de situações cotidianas, políticas e do esporte. Su-cesso ao Pano Terra.

em FeStaS – Conforme informações “feicibuquia-nas”, nessa semana, os aniversariantes são: os causídicos Alexander Luvizetto e Aline Gattino, a Elita Goulart, os empresários Adriano Pinho e Silva Leandro Ely. Parabéns a todos.

aConteCe(u) – Reunião de Diretoria da Acivi, no dia 01/04 • Entrega de veículos novos, pela Admi-nistração Bonatto, no dia 27/03 • Feira do Peixe, de 01 a 03 de abril, na Praça da Igreja Matriz

talentos daqui – Carla bolognesi da Silvageneral manager na mega online logiStiCS

A Carla é natural de Viamão, onde passou sua infância e adolescência, morava no Galeria das Américas. Estudou no Marista Graças e formou-se na Unisinos, em Administração/Comércio Internacional. Após, intensifi-cou estudos em International Business na La Salle, na Espanha, onde atualmente trabalha e reside, na cidade de Barcelona.

www.bicofinoesaltoalto.com.brPAtRICIA ARRuDA PAtRICE FRóES

Novidade no ar: Blazer capa!Vocês também tem o hábito de jogar o blazer por cima por om-

bros (sem vesti-lo)? Seguindo este hábito lançado pelas fashionistas, surgiu o blazer capa.

Não conhecem ainda?Então, olhem só:

Essa é uma peça de alfaiataria, portanto, aconselhamos a quem for apostar no blazer capa a comprar uma peça de bom tecido, corte e caimento. Às vezes, o barato sai caro.

Nós gostamos da novidade!Achamos que as costas ficam meio estranhas mas a frente com-

pensa. Achamos estiloso, chic e elegante.E vocês? Curtiram?

Referências: googleimagens/camilacoelho.com/victoriabeckham.com/closeton.com.br/blogdathássia.com.br

CDL realiza sorteio de uma cesta de Páscoa pelo facebook

Com o objetivo de movimentar o comércio e estimular os consumidores a fazeem suas compras em Viamão, durante o período da Páscoa a CDL está realizando, através do facebook, uma campanha que envolve o sorteio de uma cesta com chocolates.

Para participar do sorteio é neces-sário compartilhar a imagem com as instruções da campanha, curtir a pági-na facebook.com/cdlviamaors e clicar em QUERO PARTICIPAR no link do aplicativo “Sorteie.me” que está sen-do divulgado lá. O aplicativo irá sor-tear automaticamente um participante no dia 06 de abril de 2015.

Agradecemos aos patrocinadores desta ação: Nice Modas, Intéling – So-luções Inteligentes, Tedy Moto Peças, Clínica de Psicologia Entre Mentes e Supermercado Grenal.

Page 8: Correio Rural 03 de abril de 2015

03 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br8