correio rural 30 de abril de 2015

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.236 | 30 DE ABRIL DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão Vacinação contra gripe já começou em Viamão Página 3 Itapuã vive a Festa do Peixe neste feriadão Página 3 Obras nas paradas 37 a 43 Página 4 NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes Vou me candidatar Página 3 CONFIRA OS GRUPOS PRIORITÁRIOS GASTRONOMIA E CULTURA

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 21-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Correio Rural 30 de abril de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 30 de abril de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.236 | 30 DE ABRil DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

Vacinação contra gripe já começou

em ViamãoPágina 3

Itapuã vive a Festa do Peixe neste feriadão

Página 3

Obras nas paradas 37 a 43

Página 4 NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetesVou me candidatar

Página 3

CONFIRA OS GRUPOS PRIORITÁRIOS GASTRONOMIA E CULTURA

Page 2: Correio Rural 30 de abril de 2015

30 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br2

A data de 28 de abril mar-ca no calendário a cele-bração do “Dia da Edu-

cação”. O país vive um momento não muito tranquilo com relação a sua governabilidade, com diver-gências entre suas instituições ad-ministrativas e que se refletem na insatisfação da sociedade como um todo. Clama a população, em meio as dificuldades de ordem econômica e financeira, por me-lhorias nas condições das áreas de Segurança, Saúde e Educação, principalmente.

Essa instabilidade espalha-se e atinge os estados. Aqui no Rio Grande do Sul não é diferente e o governo não esconde as dificulda-des. E os protestos estão aí com as ruas bradando por soluções. E a Educação é um dos alvos.

Vivemos, hoje, uma grande in-satisfação principalmente no que se refere ao ensino público na rede estadual de ensino. Alunos, pro-fessores e os pais reclamam que o sistema escolar não corresponde ao papel precípuo: educar e pre-parar para o futuro. E essa falha está, principalmente, nas precárias condições da maioria dos prédios escolares, na falta de professores em diversas disciplinas e no não atendimento às reivindicações dos professores.

Os maiores prejudicados, sem dúvidas, são os alunos. Estes sobre os quais repousam os sonhos de termos, mais diante, uma socie-dade tranquila e com alvos de de-senvolvimento, tendo à frente um panorama aberto e sem entraves. E isso só conseguiremos se a Edu-cação, hoje, venha a se transformar naquela que leve a todos os princi-pais objetivos do ser humano, que são a ordem e a cidadania.

EDiTORiAl

A Educação

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo RBS

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MilTON SANTOS

Famílias ViamonensesProduto de cinco

anos de profundas pesquisas, acaba de ser lançado à comunidade o livro”Genealogia de Famílias Viamonenses”, tendo como autores Jaime de Abreu Rocha e Eliani Guimarães Vieira.

Em nota distribuída nas redes sociais, os autores comentam: “Queremos com nosso trabalho preservar a memória de muitas dessas famílias e de algumas pessoas anônimas, esquecidas pelo tempo, mas que, através do livro, tornamos a trazer à luz. Neste livro tratamos de duas grandes famílias: a Cardoso da Silva e a Vieira de Aguiar e várias outras que se associam a estas pelos casamentos. Nele apresentamos as famílias do Chico Marinho, Tristão José de Fraga, Ponçalino Cardoso da Silva e muitas outras”.

Entre em contato com os autores através do fone 8515.8771 e fique inteirado sobre esta obra que é mais uma para engrandecer e ilustrar a história do nosso município.

A nossa voz e a do CidAbril é farto de dias comemorativos. O 16, por exemplo, foi

dedicado à Voz. O Dia Mundial da Voz, esta importante ferramenta do nosso corpo para todos os setores da vida, tanto profissional quanto pessoal, e que incentiva para que conheçamos diversas outras enfermidades vocais. Atitudes simples que fazem parte do cotidiano, intensas performances no setor de trabalho e das artes, são alinhadas para uma voz saudável. A voz é uma característica humana intimamente relacionada com a necessidade do homem de se agrupar e se comunicar. A voz está associada à fala, na realização da comunicação verbal, e pode variar quanto à intensidade, altura, inflexão, ressonância, articulação e muitas outras características.

Pela voz identificamos oradores políticos, cantores, apresentadores e locutores que fazem da voz o seu instrumento de trabalho. Quem não conhece Cid Moreira? Pois este locutor, que é ícone na TV e rádios brasileiras, depois de gravar a Bíblia, lança um projeto ousado: seu desejo é gravar os poetas do Brasil. Durante entrevista num dos espaços do Programa do Jô, Cid Moreira declamou poema do gaúcho Mário Quintana e declarou seu amor à poesia nacional.

Aquele vozeirão declamando, é uma obra de arte. Moreira completa 70 anos de carreira.

OMASKARA

Litoral gaúchoLi num jornal da capital, que o ministro da Aviação Civil Eli-

seu Padilha foi procurado por Elói Braz Sessim para aparar al-gumas adversidades políticas de anos. Sessim propôs um tra-balho conjunto no Litoral Gaúcho.

Ah!... Sim!... Quem sabe um aeroporto, um novo estádio, um outro parque eólico ali na beira do mar.

Na estradaPrefeitos gaúchos estão chiando. Vão recorrer da decisão

liminar que dá imunidade tributária à EGR. Lá na gestão Tarso Genro, a EGR moveu ação contra prefeituras para não pagar uma dívida de 16 milhões de reais de ISS incidente sobre uma arrecadação que a empresa obteve de 322 milhões de reais. Capivari do Sul, por exemplo, deixou de receber 400 mil reais pela imunidade da EGR.

Isso é o fim da picada. EGR cobra pedágio, não mantém em condições as estradas e ainda não quer pagar imposto. Tudo que é empresa paga, por que a EGR não vai pagar?

Bem que me disseram que a EGR seria um cabide de em-pregos. Que saudade dos pedágios de empresas privadas!...

SocorroPoliciais ganham muito pouco. Pouco mesmo, pouquíssi-

mo. E atuam mal armados para enfrentar bandidos com armas

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

de tecnologia moderna. Então, o número de policiais diminui. Quem quer arriscar a vida por tão pouco? Por isso, a bandi-dagem está tomando conta do país.

Médicos que atendem na saúde pública, ganham pouco, muito pouco para trabalharem de sol a sol, de lua a lua. Então eles preferem os consultórios com convênios seguros e de boa estrutura financeira. Os hospitais ficam sem profissionais e ainda sofrem com a precariedade das instalações para fazer frente a procura cada vez maior. Então, gente morre nas filas de espera.

Nem vou falar da Educação. No ensino público professo-res ganham pouco, escolas estão em ruínas, sem seguran-ça... Ninguém mais quer lecionar no ensino público. Faltam professores. E os alunos?...

Eu queria saber por que há 503 deputados na Câmara Fe-deral e em cada gabinete centenas de funcionários ganhando horrores. Salários nababescos. E assim vai pelos estados que têm dezenas de deputados e centenas assessores nas As-sembleias e nos municípios dezenas de vereadores e funcio-nários que nada fazem a não ser discutir politicagem.

Acaba com isso tudo, e teremos melhor segurança, saúde e educação.

Aqui na terrinha...Estive no Rodeio da ETA e, tanto na cerimônia de abertura

quanto no coquetel oferecido pela Secretaria de Cultura, as costuras políticas estavam fervilhando.

Bonatto, André, Dédo, Sarico, Maninho, Zé Lima, Cane-linha, entre outros, todos debaixo do mesmo toldo. Do que falavam?

Conto mais adiante...

No tempoDuas semanas atrás, o CR publicou reportagem sobre os 75 anos da

Sociedade Espírita Bezerra de Menezes. No município de Viamão temos uma infinidade de instituições, associações, empresas, clubes sociais e esportivos que estão em atividade há muitos anos. O CORREIO RURAL está nos 103 anos. Cito outros: Loja Maçônica Conciliação, 121 anos; Escola Técnica de Agricultura, 105 anos; Escola Estadual Setembrina, 101; Colégio Stella Maris, 77; Clube dos Casados, 73; Tamoio FC, 71; Associação Comercial e Industrial, 68 anos. Se você, leitor, tiver mais algum longevo para ser citado, por favor, envie para este colunista.

Page 3: Correio Rural 30 de abril de 2015

30 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br 3

Vou me candidatarTenho verdadeira compulsão pelo significado das palavras. Gosto de saber o

que estou falando ou escrevendo. Chama-se etimologia a ciência que descreve a origem e formação das palavras que fazem parte do nosso vocabulário. Vejamos por exemplo a palavra candidato. Qual sua origem? Por que assim designamos tais pessoas? Candidato vem do latim candidus (vestido de branco), pois na antiguida-de, aquele que disputava um cargo público e precisava angariar votos, vestia-se de branco para simbolizar sua pureza e sinceridade. Como tudo nesse mundo, foi quase que totalmente desvirtuado o sentido da palavra. Nos recentes protestos antiDilma e antiPT uma minoria defendia a volta da ditadura. Saibam vocês que ditadura vem do latim ditar e significa pronunciar em voz alta, impor ideias e con-dutas. Na antiguidade romana um ditador era convocado pelo senado para, num prazo de 6 meses, com prerrogativas especiais, resolver problemas urgentes que pusessem em risco a estabilidade da república. Quem diria que a ditadura era uma ferramenta republicana? Mais uma vez desvirtuado através dos tempos.

Eu mesmo tenho uma grande trajetória como candidato. Com 11 anos fui elei-to líder da classe na escola. Com 16 disputei a presidência do Grêmio dos Estudan-tes do Champagnat (com meu grande amigo Rogério Perez Flores de vice), perdi para duas nulidades. Durante anos fui presidente democraticamente eleito da minha turma, o Bando da Lua. Alugava o campo para jogarmos, pagava o juiz, a lavagem do uniforme, cervejas na copa e estudantes universitários não pagavam mensalida-des. Nas eleições era chamado de ladrão. Enchi o saco. Acabei com as eleições, me nomeei presiden-te “ad eternum” e acabou a palhaçada. Cuba é aqui.

Tomamos um porre de democracia o tempo in-teiro. Votamos nos tais candidatos (dos quais muito poucos podem vestir o branco da sinceridade) o tempo todo. Votamos para presidente, senador, de-putado federal, estadual, prefeito, vereador, síndi-co, conselheiros de todo tipo, presidências de asso-ciações, clubes e o escambau. Sem que necessariamente elejamos os que “trajam branco”. Gostamos de eleger uma nabas (basta lembrar-se dos 16 anos de PT por aqui). Em 1990, com o povo anestesiado pelo bonitão Fernando Collor, encontrei um velho amigo que me disse: “quanto mais enfeitado é o cacique, mais ordinária é a tribo”. Falou e disse.

Com relação a minha nova candidatura, elegeremos o síndico do prédio em que moro. Como moramos no prédio somente eu, minha esposa e um jovem ca-sal de farmacêuticos de Frederico Westphalen, acredito que eu possa ter os votos deles (afinal me conhecem há pouco tempo) por que tenho a certeza que a minha mulher, a Fábia, não vota em mim de jeito nenhum!

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Enchi o saco.

Acabei com as

eleições, me

nomeei presidente

“ad eternum”

e acabou a

palhaçada.

Cuba é aqui.

APARELHOS ORTODÔNTICOS

IMPLANTES PRÓTESES

CLAREAMENTO

LIMPEZA

CLÍNICA GERAL

ADULTO E INFANTIL

Fone: (51)3485.6274

Rua Cirurgião Vaz Ferreira, 21 – sala 105Centro – Viamão – RS

E-mail: [email protected]/vemsorrirodonto

RT Dr Rafael Salvador Godoy – CRO 15.315

LOCAL ENDEREçO HORÁRIOUBS Augusta Marina Av. Dario Gonçalves Molho, S/ N Das 8h às 17hUBS Augusta Meneguini Av. Teodoro Luis de Castro, S/N Das 8h às 17hUBS Vila Elza R. Catulino Antonio de Moret, N° 344 Das 8h às 17hUBS Vila Luciana R. Zilda de Abreu, S/N, Sta. Isabel Das 8h às 17hUBS Itapuã R. Godolfim Saraiva, S/N Das 8h às 17hUBS Águas Claras RS 040 km 28 Pda 88, Águas Claras Das 8h às 17hUBS São Tomé Av. Lindóia, Nº 81 Das 8h às 17hUBS Planalto Av. Montenegro, Nº 75 – V. Planalto Das 8h às 17hUBS Monte Alegre R. Espírito Santo, Nº 200 Das 8h às 17hUBS Santa Isabel R. Pedro Luiz Grassi, Nº 360 Das 8h às 17hUBS Cecília Av. Plácido Mottin, Nº 1480 Das 8h às 17hUBS Orieta Av. Orieta, nº 220 Das 8h às 17hUBS Esmeralda Rua Presidente Vargas, 46 Das 8h às 17hUBS Capão da Porteira RS 040 KM 47, Pda 133 Das 8h às 17hUBS Centro R. José Garibaldi, Nº 470-Centro Das 7h às 17hUBS Lomba do Sabão R. Ângelo Silveiro, Nº170 Das 7h às 17hServiço Especializado Avenida Salgado Filho, Das 8h às 20h de Imunizações Nº 5.412, Pda. 44

NOVO ESTACIONAMENTORua: Capitão Emílio Nunes nº 45 (lateral ao prédio do fórum)

De segundas à sextas-feiras das 8 às 19 horasHá vagas para mensal. Venha conferir! Fone: 8490.6731

Iniciada a vacinação contra a gripe

O município de Viamão iniciou a vacinação contra a gripe na segunda-feira, dia 27, e a meta é atingir 80% de cobertura nos grupos prioritários. Durante o período da campanha, que vai até o dia 22 de maio, a vacinação estará disponível em todas as unidades básicas de saúde de Viamão.

As doses da vacina oferecem proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. As doses serão destinadas a idosos com 60 anos ou mais; profissionais de saúde; povos indígenas; crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (mães em até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas (mediante a apresentação de prescrição médica); população privada de liberdade e funcio-nários do sistema prisional.

No sábado, dia 9 de maio, está marcado o Dia D da campanha, data na qual os postos de vacinação estarão abertos.

Confira o endereço e o horário de funcionamento das Unidades de Saúde e do Serviço Especializado em Imunizações:

Festa do PeixeDias 1, 2 e 3 de maio é esperado

um número superior a 20 mil visi-tantes na 5ª Festa do Peixe, na Vila de Itapuã. O evento está montado na Cooperativa Mista Campos de Viamão (Comcavi) com o apoio da Prefeitura, da Emater, da Ascar, da Ascomovita e da Colônia Z4 de Pescadores. Durante os três dias de festa, Itapuã oferecerá aos seus visi-tantes pratos à base de peixe, como tainha assada, iscas, caldo de peixe, peixe ensopado, entre outros. A Colônia Z4 ficará responsável pelo prato principal da festa: a tainha assada. Os quiosques da Praça de Alimentação venderão iscas, caldo de peixe, bolinho de peixe, entre outros petiscos. E os restaurantes investirão na culinária à base de peixe, variando os pratos.

A abertura será realizada no sábado pela manhã, às 10 horas, com a participação da Banda de Latas da EMEF Podalírio de Oliveira Fraga. Na programação constam ainda, na sexta-feira, dia 1º, o Grupo Kaminhos às 16 horas. À noite o baile corre por conta das bandas É D'Lua e Garotos Fandangueiros, a parir das 21 horas. No sábado, dia 2, os shows ficarão por conta das bandas Vibe, Swing Nativo e Thiago Brehn e Banda, a partir das 21 horas. E, domingo, dia 3, as atrações musicais serão comandadas pela Rádio Itapuã, a partir das 14 horas.

Page 4: Correio Rural 30 de abril de 2015

30 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br4

PENSE COMIGO

Como fazer entender?EDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Os nossos relacionamentos se traduzem pela vontade que temos de en-tender o outro lado. Parece que o tempo se encarrega de fazer com que nada mais seja entendido e que fiquemos sempre olhando para

o nosso pensar, negando qualquer perspectiva de que o outro possa ter razão nas coisas que afirma e que esteja apenas querendo dizer algo.

O fato, para mim, é que algumas pessoas perdem o interesse em seu par-ceiro. Olham para ele como alguém que deve sempre, em silêncio, apoiar as coisas que o indivíduo pensa e esquecem-se de dar atenção para alguém que está ao lado e só ouve reclamações, recriminações e críticas a tudo o que faz.

Posso entender o comportamento do desinteresse, pois ele é resultado da falta de vontade de continuar convivendo. Acarreta em não mais investir e ficar querendo apenas receber, sem imaginar que precisa dar. O que não me entra na cabeça é o desleixo. Queixar-se de não receber o que não dá ou, pior de tudo, queixar-se de um comportamento agressivo que é a tônica do que se queixa, preferindo culpar outro a analisar sua forma de agir que, na sua visão, é perfeita.

Existem momentos em que temos de investir, buscar uma resposta, tentar modificar o quadro, lutar para que a outra parte se dê conta do que faz. Mas chega um ponto em que se esgotam as motivações de tentativa e desistimos de tentar, pois não tem como fazer entender já que a visão pessoal permanece e impede que se reflita sobre a forma como poderia se modificar o quadro. Mas precisaria haver conscientização.

Percebo que em muitos momentos chegamos a um ponto em que não é mais possível se fazer entender. Mas o outro lado não quer ouvir, nega suas fa-lhas e não admite nada. Nestes momentos devemos buscar outras alternativas, fazer opções, mas sempre refletir muito sobre tudo.

(Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

O inglês que o mundo fala. VOCÊ FALA.

MATRICULE-SE

superingles.com.br

Unidade ViamãoRua Cirurgião Vaz Ferreira, 186 | Centro

Viamão | Telefone: 3054.6568

O vereador Luís Armando Azambuja (PT) ocupou a tribuna da Câmara na última sessão para comemorar. Ele, com o deputado federal Elvino Bohn Gass, anun-ciou abertura do edital nº 67/2015, para concorrência pública nº 11/2015, processo nº 8.318/2015, como o memorial descritivo junto ao contrato da Caixa Econômica Federal nº 1011296-56-ME, para contratação de empresa para exe-cução de cobertura da quadra lo-calizada na Praça da São Tomé.

Na última semana, o deputado recebeu do Ministério do Esporte a confirmação da aprovação e libe-ração de sua Emenda Parlamentar, com empenho. Tão logo foi infor-mado pelo vereador Armando da liberação dos recursos, o prefeito Valdir Bonatto (PSDB) emitiu o edital para contratação de empre-sa para execução de cobertura da quadra na São Tomé. Os envelopes das empresas interessadas para execução desta obra abrem no dia 26 de maio, com prazo de três me-

ses para conclusão dos serviços.“Nossa expectativa é de que a

quadra possa ser utilizada por to-dos os moradores da grande São Tomé. É gratificante”, diz Bohn Gass.

Para o vereador Armando é uma a confirmação: “A quadra é um equipamento essencial para qualificar as relações comunitá-rias e uma excelente opção de la-zer para a população da região das vilas que compõe a grande São Tomé”, comemorou.

Assinada ordem para instalação das câmeras de monitoramento no centro

O prefeito Valdir Bonatto assinou, na segunda-feira, 27 de abril, a or-dem de serviço que autoriza a empresa Free Networks, vencedora de pro-cesso licitatório, a dar início à execução da obra de fornecimento e insta-lação das câmeras do sistema de vídeo monitoramento da região central de Viamão. A empresa tem o prazo de 90 dias para concluir a obra e ins-talará 20 câmeras nos pontos definidos pela Brigada Militar, que também terá uma central de monitoramento, assim como a Vigilância Municial. O investimento total é de cerca de R$ 580 mil sendo 75% financiados pela Prefeitura de Viamão e os outros 25% oriundos de recursos da Câmara de Vereadores. O projeto de implantação do sistema de videomonitoramento vem sendo elaborado desde 2013, com o envolvimento de diversas entida-des representativas do município: OAB Viamão, CDL Viamão, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acivi) e Sindilojas.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do diretor comer-cial da empresa Free Networks, Giovani Cusinato; do delegado do CRE-CI de Viamão, Luis Carlos Nunes; do presidente da OAB/Viamão, Nilson Pinto; do chefe da Vigilância Municipal, Getúlio Barcellos; e do diretor de Informática da Prefeitura, Miguel Breda.

A terça-feira, dia 28, foi de vistoria a diversas obras de pavi-mentação e canalização em diver-sos bairros de Viamão. O Prefeito percorreu as ruas para conferir de perto o andamento das obras, e dialogar com a comunidade.

No mês de fevereiro, foram anunciados investimentos de mais

de R$ 3 milhões em pavimentações na região das paradas 37 a 43, além da construção de uma Unidade de Triagem de Resíduos da Coleta Se-letiva, no Beco dos Soares. Todos estes recursos oriundos dos cofres municipais.

Foram visitadas as ruas:• AnaNeri,ondeestásendofeito

o trabalho de canalização que precede o asfaltamento da via, ligando Beco dos Soares à rua Cristal;

• RuaRiachuelo,ondeestasendofeita a canalização que precede a pavimentação com PAVs;

• Obras de canalização da ruaAlagoinhas com a Farroupilha;

• AsfaltamentodetrechodaOnzede Junho até a 13 de Maio;

• Asfaltamentodotrechonãopa-vimentado da Rua 13 de Maio;

• Obrasdecolocaçãodemeio-fiona rua Ramiro Cardoso de Fra-ga - Vila Júlia – que será asfalta-da;

• Senador Tarso Dutra - MonteAlegre – em fase final de canali-zação para o asfaltamento;

• Residencial Vitória - Obra decanalização do arroio que corta o loteamento.

Quadra poliesportiva na Praça da Vila São Tomé

Em andamento obras nas regiões das paradas 37 a 43

Page 5: Correio Rural 30 de abril de 2015

30 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br 5

“Todas as mães merecem os carinhos sinceros e eternos de

uma flor”.

Rua Ramiro Barcelos

Galeria da MatrizFone 9663-6292

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

TITA SALGADOSSALGADOS DIverSOS

pArA feSTAS

Rua Barão do Amazonas nº 47Jardim Krahe

Viamão - Fone: 3485.1357

entidade está empenhada com o empreendedorismo e se preocupa com quem está começando. “Trouxemos o Sebrae para auxiliar neste proces-so. Queremos que nossa cidade cresça e que gere mais emprego e renda”, ressalta. O presidente da CDL, Maurício Carravetta, fala que não é mais admissível que os viamonenses comprem em Porto Alegre. “Para isso pre-cisamos estruturar melhor e investir em nossas empresas. Nosso objetivo hoje aqui é apresentar as linhas de créditos disponíveis para melhorar os negócios e torná-los mais atraentes para o consumidor”, explica.

Já o secretário de De-senvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tu-rismo, Túlio Souza, desta-ca o potencial do setor dos pequenos empreendedores e que em 2014 foram libe-rados para o setor cerca de R$ 7 milhões, encaminha-dos pela Secretaria. “Esse dinheiro foi investido e está circulando aqui em Via-mão. O Sistema S é uma ferramenta acessível para que o empresário acesse, sonhe, planeje e se desen-volva”, finaliza Souza.

A gerente do Sebrae, Ana Claudia Fagundes Monticelli, lembra que esteve no município há duas semanas, quando o diretor-superintendente do Sebrae, Derly Cunha Fialho, entregou ao prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, o certificado que implementa a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual. “Queremos fazer a diferença em Viamão. Queremos que Viamão seja um município ativo, com pleno de-senvolvimento.” A gerente do Sebrae destaca que antes de buscar o crédito é importante saber onde o dinheiro será investido, qual será o lucro, como será controlado e como será pago. “Também é importante saber como controlar o caixa, com entradas, saídas e projeções. E, acima de tudo, como a dívida será paga. Para isso, é importante que haja planejamento”, explica Ana Claudia.

Unidade Móvel - Para que os empreendedores possam estar melhor preparados, o Sebrae estará, pela primeira vez, com a sua unidade móvel, na próxima segunda, terça e quarta-feira, dias 4, 5 e 6 de maio, das 10 às 17 horas, estacionada junto ao Calçadão Tapir Rocha, Centro, ao lado da Prefeitura. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Prefeitura Municipal.

A técnica do SEBRAE/RS, Roseli Martins da Rosa, gestora responsá-vel pelo projeto, destaca que “as unidades móveis representam uma ação que aproxima, ainda mais, a instituição dos empreendedores, ao facilitar o acesso e levar até eles as ferramentas necessárias para potencializar o empreendedorismo local”. O público pode obter esclarecimentos sobre formalização e suas vantagens, assessorias gratuitas, Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI), encaminhamento para os cursos do SEBRAE/RS, orientações sobre acesso ao crédito, entre outras soluções oferecidas pela instituição.

Microcrédito - As instituições financeiras Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi expuseram as linhas de crédito dis-poníveis para os micros e pequenos empresários, bem como os empre-endedores informais. Para o capital de giro, que pode ser investido em matéria-prima e mercadorias, o prazo para quitação do débito é mais

“Não há nada mais importante nessa terra que o amor e a

devoção de uma mãe”.

Rua 11 de junho, 21 - Centro - Fone 3485-8467

Seminário de Microcrédito lota auditório da AciviO Seminário de Microcrédito, realizado pelo Sebrae,

através de uma parceria entre a Prefeitura, Acivi, CDL e Sin-dilojas, com o apoio das instituições financeiras Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi, lotou o auditório da Acivi na noite da última terça-feira, dia 28. O evento foi destinado a microempreendedores formais e informais e àqueles que desejam abrir uma empresa.

O presidente da Acivi, Paulo Silveira, disse que a

curto. Já para investimentos, destinado a com-pra de materiais e equipamentos duráveis, o prazo é maior. A taxa de juros varia de institui-ção para instituição, com fidelização ou não do empreendedor. A Secretaria Municipal de De-senvolvimento Econômico, Indústria, Comér-cio e Turismo (SMDEICT) auxilia o pequeno empresário no processo de solicitação de mi-crocrédito, com informações e encaminha-mento às instituições financeiras. A SMDEICT está localizada na Praça Júlio de Castilhos, s/nº, Centro, e atende ao público no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Page 6: Correio Rural 30 de abril de 2015

30 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br6

Perfil Conheça um pouco da história, do espaço de trabalho e dicas de profissionais liberais e empresários em destaque

João Carlos Jeremias, engenheiroNOMe: João Carlos Gravina JeremiasSOU: Engenheiro civil e mecânicoJÁ FUI: ProfessorSPORTe: Vôo de planador e aviãoNÃO CONSIGO TRABALHAR SeM: Uma música de fundoAMIGOS SÃO: PoucosLIVRO PReFeRIDO: A Condição HumanaNA MeSA SeMPRe TeM: Caneta, papel e calculadoraTIRA DO SÉRIO: Avareza e ganânciaO QUe MAIS GOSTO NO TRABALHO: Concluir um trabalho e ter a satisfação de ver que ele foi muito útil à outros.UMA FRASe: Nada melhor que um dia após o outroCOMO eNXeRGA VIAMÃO: Tem potencial, no entanto não encontrou a sua vocação ao longo do tempo, culpa principalmente de governantes medíocres e com pouca visão.

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11608, de 24 de abril de 2015.VILMAR ANTÔNIO DA SILVA, divorciado, pintor letrista, e ÍRIA SILVA ALVES, viúva, do lar, ambos brasileiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11609, de 24 de abril de 2015.ALEXANDRE VALDENIR SILVA DA SILVA, solteiro, maior, carpinteiro, e ROSI DE OLIVEIRA, divorciada, do lar, ambos brasileiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11610, de 24 de abril de 2015.ANDERSON REGINALDO RÖHRIG, solteiro, maior, motoboy, e DÉBORA DOS SANTOS MACHADO, divorciada, professora, ambos brasileiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11611, de 24 de abril de 2015.DÊNIS RAÔNI ELIAS DA SILVA, frentista, e CARLA ROSA DA SILVA, comerciária, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11612, de 27 de abril de 2015.DANIEL DA ROSA OURIQUES, apontador de pesagem de caminhões, e ANA PAULA KEPLER DA ROSA CARVALHO, comerciária, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliadas neste Distrito.

Edital nº 11613, de 28 de abril de 2015.PAULO EDUARDO XAVIER MARTINS, solteiro, e GRACIELE ALMEIDA DA SILVA, babá, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11614, de 28 de abril de 2015.MATEUS PEREIRA, motorista, e PAULA COSENZA BANDEIRA, professora, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11615, de 28 de abril de 2015.CARLOS DÍLSON COSTA NUNES, divorciado, eletricista de rede, e QUÉLEN DOS SANTOS PARISE, solteira, maior, comerciária, ambos brasileiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 29 de abril de 2015

PSDB – VIAMÃOEDITAL DE CONVOCAÇÃO

Nos termos do Estatuto do PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASI-LEIRA, ficam convocados, por este Edital, todos os eleitores filiados ao PSDB neste município para a Convenção Municipal que será realizada no dia 16 de maio de 2015, com início às 13:00 horas e encerramento às 16:00 horas, na Praça Julio de Castilhos s/n, centro – Viamão/RS, Câmara Municipal de Viamão, com a seguinte

ORDEM DO DIAa) Eleição, por voto direto e secreto, do Diretório Municipal, que será consti-

tuído de 45 (quarenta e cinco) Membros Titulares e de 15 (quinze) Mem-bros Suplentes;

b) Eleição por voto direto e secreto de 09 (nove) Delegado(s) e igual número de Suplente(s) à Convenção Estadual;

c) Eleição, por voto direto e secreto, do Conselho de Ética e Disciplina Par-tidária, constituído de 05 (cinco) Membros Efeitos e igual número de Su-plentes.Na mesma data serão eleitos a Comissão Executiva Municipal e seus

Suplentes e os Membros Efetivos e Suplentes do Conselho Fiscal, em reunião do Diretório Municipal eleito, convocado por este Edital para às 16:15 horas no mesmo local.

O requerimento de Registro de Chapas completas de candidatos a Mem-bros Efetivos e Suplentes do Diretório e de Delegado(s) e Suplente(s) à Con-venção Estadual será recebido até às 19:00 horas, do dia 04 de maio de 2015 no seguinte endereço: Avenida Senador Salgado Filho nº 9430-conjunto 02, Cep: 94435-000, Centro-Viamao-RS.

Viamão, RS, 28 de abril de 2015.Valdir Bonatto

Presidente Municipal do PSDB de Viamão/RS

Este edital retifica o publicado na edição de 27 de abril de 2015 no Jornal Folha de Viamão.

IMPOSTO DE RENDA

FAÇA CONOSCO

expoentes políticos como ex-go-vernador Leonel Brizola. O censo demográfico indicava que Viamão saltara de 30 mil habitantes em 1960 – então vinte anos antes – para 196 mil. A cidade se urba-nizava com rapidez, ainda dentro do fenômeno do êxodo rural e do

crescimento das regiões metropo-litanas, uma das causas da inten-sificação das atividades comer-ciais, especialmente no centro da cidade.

Seu Lírio era barbeiro e pro-prietário de uma das mais tra-dicionais barbearias da cidade, então localizada no prédio onde hoje é o gabinete do Prefeito, ao lado da Caixa D’Água. A iniciativa comercial, com loteria, jornais e tabacaria começou junto da bar-bearia e depois ganhou um en-dereço próprio, no número 204, onde antes funcionou a Livraria do Seu Amilcar Dânia.

Loja Ida completa 35 anosDia 1º de maio, a Loja Ida

completa 35 anos de portas aber-tas na principal rua de Viamão (avenida Cel. Marcos de Andra-de, 204). A loja foi inaugurada pelo Seu Lirio Pinto Bittencourt, natural de Viamão, da tradicio-nal família dos “castelhanos”,

falecido em setembro de 2011. Atualmente, o bazar segue suas atividades sendo dirigido pelo Li-rinho.

Há 35 anos, em 1980, o Bra-sil estava encerrando o ciclo da ditadura militar, renascia o pluri-partidarismo e voltavam do exílio

Page 7: Correio Rural 30 de abril de 2015

30 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br 7

Painel Cr empresasEnvie seu release para [email protected]

Rapidinhas• Estáporinaugurarum

beach club em Itapuã. Aguardem.

• EmÁguasClaras,parada87, o Pub Happy oferece ambiente diferenciado, comida boa e bebida gela-da. Vale a dica.

Prioridade às Pequenas EmpresasEm breve, as pequenas empresas da cidade serão convidadas a participar de reunião, cujo objetivo é

de se prepararem para possibilitar o fornecimento de mercadorias, bens e serviços à Prefeitura. As lici-tações até 80 mil reais devem dar preferência às micro e pequenas empresas. Isso serve para fomentar o mercado local, gerando novas receitas às empresas locais.

Em FestasConforme informações “fei-

cibuquianas”, nessa semana, os aniversariantes são, ou fo-ram: o Professor Claudio Mar-tins, o jornalista Paulo Ledur, os advogados Rafael Guima-rães, Galcy Lopes e Fernan-do Elyseu e a estudante Ciça Martins, além da empresa Igui Piscinas. Parabéns a todos.

Legado da Copa do MundoValeu a pena o esforço da Administração Pública e do Vila Ventura

quando trouxerem uma seleção para preparação na época da Copa. Agora, a Seleção Brasileira vem para Viamão. Para os resistentes, é im-portante observar que Viamão entrou, finalmente, no Mapa de notícias importantes e positivas. Parabéns à Administração, mas especialmente ao abnegado empresário Samuel Silveira. Samuel, Viamão será sempre grata pelos projetos e realizações de sua empresa.

Talentos daqui – Maurício Sant’anna dos ReisPROFeSSOR De DIReITO PeNAL NA FACULDADe FISUL e NO CeNTRO De eNSINO SUPeRIOR CeNeTICISTA De FARROUPILHA

O Maurício é natural de Viamão, onde residiu na infância, adolescência e juventude, tendo estudado no Marista Graças. Formou-se em Direito na PUC/RS. Fez especialização em Direito Penal e Processo Penal no IDC e Mestrado. Atuou no escritório Mennet, Mendeslki & Carvalho Advogados, em Viamão e, atualmente, é professor de Direito Penal na serra gaúcha, no Centro de Ensino Superior Ceneticista de Farroupilha e na FISUL. Mora em Garibaldi.

www.bicofinoesaltoalto.com.brPAtRICIA ARRuDA PAtRICE FRóES

Marrom é vida!Olá, pessoal!

Há algumas semanas recebemos um pedido de uma seguidora para que fizéssemos um post dando dicas de como usar cor marrom. Por óbvio, muitas pessoas correm para o branco ao combinar o marrom. Porque apesar de ser uma cor neutra, algumas de suas tonalidades nos deixam em dúvida sobre com o que combinar.

Mas, gente, o marrom é vida! Seja ele puxado para o laranja ou para o vermelho, dá para combinar com inúmeras cores e estampas.

E marrom é a cara do inverno. Entra inverno sai inverno, o marrom impera absoluto, pois, remete ao couro, ao aquecimento…

Selecionamos algumas imagens para homens e mulheres se inspira-rem.

Av. Sen. Salgado Filho, 7000 - Sala 231 - TecnopucViamão - Fones: 8552-5389 e 3434-2401

[email protected]

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

ANÁLISES DE ÁGUAS E ALIMENTOS

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Viram como dá pra usar a criatividade no inverno?

Sem essa de “medinho” de fazer feio, corre lá no armário e monta vários looks para desfilar bem quentinho (a) por aí.

Marrom com azul bic. Lindo!

Page 8: Correio Rural 30 de abril de 2015

30 de abril de 2015WWW.COrreiOrUral.COM.br8

Sucesso, realização

profissional e amizade.

Estes são exemplos que

se podem citar sobre a

importância do trabalho

Parabéns trabalhador!

1º de Maio – Dia do

Trabalhador