correio rural 27 de março

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.231 | 27 DE MARÇO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão Estudante de Viamão é Atleta Nota Dez Página 4 Máquinas e carros para a cidade No final da tarde de quinta-feira, a Prefeitura efetuou a entrega à comunidade de 36 novos veículos, entre ônibus, caminhões, patrola, retroescavadeira e carros de uso das mais diversas secretarias. Mais detalhes na próxima edição. ESPAÇOS RENOVADOS Camisa Jeans, o casual cheio de estilo!!! Página 7 Programa Pomar Doméstico abre inscrições para pedidos Página 3 Não há surto de meningite em Viamão Página 5 Emater faz avaliação do leite Página 4 Guerreiro Lima entregue. Augusto Fraga é neste sábado Página 3 e Contracapa

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 08-Apr-2016

244 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 27 de Março

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.231 | 27 DE MARÇO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

Estudante de Viamão é Atleta

Nota Dez Página 4

Máquinas e carros para a cidade

No final da tarde de quinta-feira, a Prefeitura efetuou a entrega à comunidade de 36 novos veículos, entre ônibus, caminhões, patrola,

retroescavadeira e carros de uso das mais diversas secretarias. Mais detalhes na próxima edição.

ESPAÇOS RENOVADOS

Camisa Jeans, o casual cheio de estilo!!! Página 7

Programa Pomar Doméstico abre inscrições para pedidos

Página 3

Não há surto de meningite em Viamão Página 5

Emater faz avaliação do leite Página 4

Guerreiro Lima entregue. Augusto Fraga é neste sábado Página 3 e Contracapa

Page 2: Correio Rural 27 de Março

27 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR2

Basta conhecer um pouquinho da his-tória da humanidade para saber que, em momentos de crises, de transformações, de batalhas, a sociedade, pela sua maioria, vai em busca por heróis e heroínas.

O Brasil está neste momento, digamos, de crise. Crise social, política e adminis-trativa. Muita corrupção aflorando a todo instante com enraizamento que já vem de longas datas, onde políticos atuantes são fraudadores principais que alastram par-cerias com empresários e com personali-dades de outros segmentos. E a adminis-tração do país sucumbe, arrasta-se e tenta ficar de pé.

Na atualidade, a procura por heróis justos e honestos é tarefa difícil. Você, lei-tor, poderia enumerar algum? Aquele que seria capaz de acabar com toda a porquei-ra e colocar ordem na bagunça?

O brasileiro procura por figuras heroi-cas nas ruas - onde está o centro das ma-nifestações sociais – e na política – onde ainda há um resto de esperança caso seja reformada -, mas poucos heróis são en-contrados ou reconhecidos. A maioria está escondida com medo de contaminar--se.

A sociedade busca a quem possa acre-ditar, sabe que há políticos honestos. São poucos, sim, mas eles existem. O modelo? São aqueles que não se intimidam diante da corrupção, das fraudes em licitações, das vendas de informações sigilosas nas questões governamentais, enfim, que não se mixam diante daqueles que põem em risco o futuro do país.

A história do Brasil está cheia de he-róis proclamados pela sociedade. Eles apa-receram em diversas épocas em que o país enfrentava turbulências. Hoje a sociedade brasileira procura mais um herói para a sua história.

EDITORIAL

Procura-se um herói

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo RBS

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

DetalhesAs crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

Lento ou veloz? Área azulPassadas duas semanas da implantação dos

parquímetros com as áreas azuis, parece que o viamonense já se adaptou com as novas regras de estacionamento de veículos.

Esta semana, a respeito deste assunto, recebi a seguinte mensagem: “Parabenizo a atual administração pela implantação do sistema de rotatividade para estacionamento no centro da cidade. Eu, muitas vezes deixei de efetuar compras no centro por falta de local para estacionar. Em muitos municípios com um quinto da população de Viamão já havia sido implantado o parquímetro. Sabemos que Viamão não foi uma cidade planejada por administrações anteriores pois temos no centro da cidade ruas estreitas com calçadas de 30cm, portanto agora, com a aquisição do parquímetro, os espaços públicos tornaram-se democratizados, oportunizando acesso ampliado aos moradores e visitantes. Grande abraço a todos os viamonenses. Carlos Macedo”.

TemperaturasO Verão, que recém terminou, foi um dos mais

quentes no Rio Grande do Sul nas últimas décadas. Fez calor acima dos 30ºC diariamente e, agora já no outono, ainda se faz sentir os efeitos com o prolongamento de dias quentes.

Como curiosidade, fiquem sabendo que a temperatura mais elevada registrada na superfície terrestre atingiu a 58ºC, em Al Azízia, na Líbia, em 13 de setembro de 1922. Por outro lado, a temperatura mais baixa registrada na Terra, foi de -88,28ºC, em Vostok, em 26 de agosto de 1960.

Chegou a horaFim de março. Há 51 anos os militares

derrubaram o presidente João Goulart, que propunha “reformas de base”. Teve início um período autocrático, a ditadura militar, a Revolução de 64.

Aos poucos, com muita luta, com muita persistência, com a lucidez e a coragem de alguns políticos a sociedade brasileira foi conquistando a democracia. Uma reforma total na vida da Nação que trouxe de volta a eleição direta e uma nova Constituição.

Meio século se passou. A engrenagem, que começou a funcionar azeitada, com o passar do tempo foi ganhando poeira, alguns cascalhos e a maioria de suas peças começam a enferrujar.

Então, está na hora de reparos. Limpar a poeira, retirar os cascalhos e trocar as peças corroídas. Colocar um óleo novo, encaixar peças mais satisfatórias, para que não se precise andar dando socos e tapas na máquina para os próximos 50 anos.

Você prefere a velocidade ou a lentidão? Você é rápido ou lerdo? Nas suas ações (ou nas ações das outras pessoas) você enxerga, prefere, exige a ligeireza ou a vagareza?

Sei, são perguntas intrigantes e difíceis de serem respondidas de supetão. A velocidade ou a lentidão que empregamos no nosso dia a dia abrange nosso corpo e nossa mente. Conforme as condições em que nos encontramos, os movimentos do corpo e o raciocínio mental variam, porque as ações dependem da dimensão do fato que vamos enfrentar e das reações que esse impõe ao emocional.

As atribulações cotidianas atuais levam as pessoas a considerarem “vagareza” uma palavra feia. Vivemos o mundo da “velocidade” e a maioria dos cidadãos curtem a síndrome da pressa. Segundo o jornalista e escritor Carl Honoré, “a velocidade é inquestionavelmente boa, mas quando a valorizamos demais acabamos depreciando a vagareza. Acaba-se criando um tabu, pois as melhores coisas na vida são feitas devagar”.

Vamos divagar? Então, a pressa fora de controle nos faz desperdiçar momentos preciosos da vida. As vezes é preciso desacelerar e difundir um estilo de vida mais lento.Concordam?

Sei, há quem esteja dizendo que isso é coisa de velho. Mas ligeiro e devagar não dependem da idade, mas das condições em que se encontram as pessoas.

Por exemplo, em algumas profissões a pressa é indispensável, como é o caso de bombeiros, policiais, médicos. Precisam da velocidade para salvar vidas. Nestes casos citados, ela passa a ser necessária, exigida.

Há momentos em que queremos desacelerar, mas uma voz interna fica intimando a sermos mais rápidos. Ao contrário de outras ocasiões em que estamos indo de forma ligeira e nos vem a informação íntima de que devemos nos acalmar.

Agora, é bom não confundir rapidez com pressa, nem lentidão com lerdeza. Há casos em que a velocidade é necessária para termos um bom serviço. A pressa pode estragá-lo. Por outro lado, temos tarefas que nos exigem tempo para a sua exatidão. Ai temos a eficácia da lentidão que é bem diferente da lerdeza, sinônimo da preguiça.

Volto à pergunta inicial: você prefere a velocidade ou a lentidão? Para sua meditação, leitor, deixo duas conhecidas frases e uma história: “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”, de José Saramago; “A pressa é inimiga da perfeição”, do uso popular. A história: 1915, ebulição política no Rio de Janeiro, capital federal, eleição para presidente do Senado. Uma multidão ruidosa ameaçava invadir o Legislativo. Rapidamente, o senador gaúcho José Gomes Pinheiro Machado dirigiu-se à saída. Quando perguntado por seu motorista como deveria dirigir em meio à turba agressiva, ele respondeu: “Não tão ligeiro que pareça medo, nem tão devagar que pareça provocação”.

Page 3: Correio Rural 27 de Março

27 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR 3

Programa Pomar Doméstico abre inscrições para pedidos

Está aberto o prazo para realizar o pedido das mudas pertencentes ao Programa Pomar Doméstico, desenvolvido pela Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O pro-grama estimula o consumo de frutas através do plantio de pomares domésticos, introduzindo uma nova cultura ao município, aumentando também a fonte de renda dos agricultores.

A compra coletiva de árvores frutíferas, nativas, exóticas, flores, entre outras espécies oferecidas pelo programa, diminui os custos e facilita a aquisição das mudas aos moradores do município de Viamão. Na edição do ano passado, foram totalizados 1.379 plantas nos pedidos.

A solicitação das plantas pode ser realizado por qualquer pessoa na Secretaria de Agricultura e Abas-tecimento ou nos Centros Administrativos Rurais – CAR – Águas Claras ou Itapuã. O pagamento ocorre via depósito bancário e o solicitante será avisado por telefone sobre a chegada dos seus pedidos, tendo até 48 horas para retirá-los na Granja da Prefeitura, localizada na Rodovia Cel. Acrysio Prates, próximo a Escola Municipal Barreto Viana, Passo do Fiúza. O Programa Pomar Doméstico vai até o dia 29 de maio. Mais informações no telefone 3434.2089.

OMASKARA

Uma semana de bastidoresAs últimas duas semanas foram agitadas no meio po-

lítico local. Cassação, processo, polícia, nepotismo. Tudo jogado no ventilador, nas redes e teias virtuais.

Pois esta semana que está encerrando foi de muito jogo de bastidores. Certamente muito trabalho para advogados competentes, afinal neste jogo é preciso ter cacife. Tem ogro se achando príncipe encantado.

O papagaio cristãoSemana passada falei de um papagaio de pirata de olho

azul que se meteu nas fotos do Sartori. Na ocasião parece que veio se confessar com o pároco local.

Pois esta semana, estava novamente grudado no sa-cerdote. Deve estar pagando penitência pelas “trocentas” promessas não cumpridas.

Esperando o quê?...A Assembleia Legislativa acolheu, dia 20, ofício expe-

dido pelo Tribunal Regional Eleitoral ordenando a imedia-ta cassação do mandato do ex-presidente daquela casa deputado Gilmar Sossella. A presidência do legislativo rio--grandense não cassou, passou a bola para a Procuradoria Geral, enrolou daqui, enrolou dali.

Perai! Tá esperando o quê? Aaaaaah! Já sei. O coitadinho tá fazendo as malas,

abarrotadas...

Tá logo aliO Supremo Tribunal Federal determinou o ano de 2020

como prazo final para os governos pagarem todos os pre-catórios. Tem gente que está aguardando, anos e anos, o recebimento da grana de dívidas reconhecidas pela Justi-ça. Já criou teia de aranha no processo.

Mas agora sim! O pessoal pode se acalmar. Até 2020 sai a bufunfa. Tá logo ali...

CPERS X CUTA ex-presidente do CPERS, Rejane de Oliveira, lidera

movimento para desfiliar a entidade da CUT. Engraçado! Quando era presidente do CPERS, até

2014, e vice-presidente remunerada da CUT, nunca pen-sou em desfiliação. Por que, hein?....

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

O inglês que o mundo fala. VOCÊ FALA.

MATRICULE-SE

superingles.com.br

Unidade ViamãoRua Cirurgião Vaz Ferreira, 186 | Centro

Viamão | Telefone: 3054.6568

No sábado, dia 28 de março, a Prefeitura de Via-mão entregará as obras de reforma e ampliação da E.M.E.F. Cel. Augusto Fraga, no Morro Grande. Um investimento de R$ 662 mil em cercamento com gradil de concreto na parte frontal do terreno, cons-trução de passeio, pintura geral no padrão da SME, reforma da rede elétrica, piso novo com rampas de acessibilidade, sanitário com acessibilidade, sanitá-rio na sala dos professores, construção de refeitório, cozinha, sala de higienização, dispensa, duas salas de aula, laboratório de informática, calhas e drenagem da água da chuva, cobertura com estrutura metálica entre os prédios, entre outras alterações e adequações nas instalações existentes.

A diretora da escola Cel. Augusto Fraga, Cátia Dal Pizzol da Rosa, convida a comunidade para prestigiar a festa de reinauguração, que iniciará a partir das 9 horas, com a apresentação das crianças. A escola aten-de a educação infantil e o ensino fundamental até o 5º ano, em dois turnos, e hoje possui 163 alunos. A dire-tora conta que trabalha a educação ambiental com as crianças e possui horta e jardim construídos a partir de materiais reciclados.

Cátia ressalta que a escola aumentou seu núme-ro de alunos, mas continuava com uma estrutura fí-

sica que não comportava a nova realidade. “A escola também tinha o problema de alagamento do pátio em dias de chuva, que agora está sanado. Fizemos o pro-jeto de um grande sistema de drenagem que recolhe a água da chuva das calhas, impedindo alagamentos”, explica o engenheiro da Secretaria Municipal de Edu-cação, Alexandre Cavagni.

Outras obras estão em fase de conclusão: EMEF Jardim Viamar; EMEF Vereador Valneri Antunes da Veiga, localizada no Jari; EMEF Alberto Santos Du-mont, na Gaúcha; e EMEF Luciana de Abreu, na Au-gusta.

A EMEF Cel. Augusto Fraga está localizada na ERS 040, nº 21.761, parada 100, Morro Grande.

Prefeitura entrega escola ampliada à comunidade

Page 4: Correio Rural 27 de Março

27 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR4

Cadastro Ambiental RuralCadastro Ambiental Rural - CAR, obrigatório para todos os

imóveis rurais, deverá ser realizado até 6 de maio de 2015. O CAR é o registro público eletrônico de âmbito nacional, que integrará as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compon-do a base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Todos os imóveis rurais brasileiros devem realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), instituído pelo Novo Código Florestal (Lei Federal n. 12.651, de 25 de maio de 2012). Trata-se de um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informa-ções ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A advogada ambiental Juliana Somekh alerta: “O início do pra-zo para realizar o CAR merece atenção, sobretudo por conta dos proprietários que enfrentam a discussão sobre passivos ambien-tais”. O cartógrafo Mateus Sampaio complementa: “Além de uma obrigação, o CAR é um direito que pode se converter em benefício ao produtor rural, a exemplo do condomínio de Reserva Legal”.

Emater faz avaliação do leite em Viamão

A Emater/RS-Ascar de Viamão promoveu, nesta semana, duas reu-niões de avaliação da Chamada Pública do Leite em Viamão, contando com a participação de mais de 40 famílias de produtores. O primeiro encontro ocorreu no dia 18 de março, na localidade da Costa do Oveiro, e a segundo, na sexta-feira, dia 20, no Sindicato Rural, no centro.

O farmacêutico da Emater/RS-Ascar em Viamão, Alexandre Schmi-dt, afirma que os encontros estão servindo para avaliar a primeira etapa da Chamada Pública do Leite. Além disto, os agricultores discutiram es-tratégias de trabalho para este ano e apontaram quais atividades querem que os extensionistas realizem. “O grupo deu parecer positivo sobre a chamada, destacando sua importância para quem produz leite em escala familiar. O apoio da Assistência Técnica, Extensão Rural e Social da Ema-ter/RS-Ascar foi visto como de suma importância”, ressalta.

O encontro proporcionou o repasse de informações sobre assuntos de interesse da comunidade e a troca de experiências. A Veterinária da Emater/RS-Ascar, Lisiane Àvila, responsável pela Chamada Pública em Viamão, abordou o controle e prevenção da raiva em bovinos, visto que o rebanho da localidade de Costa do Oveiro tem casos da doença desde 2010, e a incidência vem aumentando. Também foram repassadas infor-mações para as famílias sobre o Programa Nacional de Controle e Erra-dicação da Brucelose e Tuberculose Animal.

Atualmente a Emater/RS- Ascar de Viamão presta assistência a 75 famílias produtoras de leite no munícipio, incluídos na Chamada Pública do Leite, abrangendo em torno de 200 agricultores. Lisiane destaca que “a Chamada Publica do Leite, está indo ao encontro das necessidades e das demandas dos produtores da região, entre elas o manejo alimentar dos animais, a gestão da propriedade e a situação econômica decorrente da crise do leite no município”.

O auditório da Secretaria Municipal de Educação acolheu na quarta-feira, dia 18, os conse-lheiros municipais de Educação dos municípios de Viamão, Porto Alegre, Santo Antônio da Patru-lha, Gravataí, Canoas, Nova San-ta Rita e Cachoeirinha, integran-tes do setor Regional da Granpal – Associação dos Municípios da Região da Grande Porto Alegre. Na pauta, estava o credencia-mento e autorização de funcio-namento das escolas de educação infantil, parâmetros, normativas e fiscalização das instituições. De acordo com o secretário do Con-selho Municipal de Educação de Porto Alegre, Glauco Dias, será estabelecido um debate na construção das normativas dos sistemas municipais de ensino. A assessora do Conselho Munici-pal de Educação de Porto Alegre (CMEPA), Simone Dorneles, dis-se que foram discutidas a organi-zação dos sistemas municipais de ensino, a legislação educacional e as normativas no que se refere ao controle social e à qualificação

das políticas públicas em educa-ção, com foco específico em edu-cação infantil (EI) e educação in-clusiva. A presidente do CMEPA, Gloria Bittencourt, falou que o foco está no credenciamento, au-torização e renovação de funcio-namento das escolas de educação infantil.

“A implantação do Sistema Municipal de Educação em Via-mão está acontecendo de forma sistemática. Estamos, após a ho-mologação da Lei 4.280/2014, em constante formação, para que os

processos dos espaços educacio-nais da comunidade, bem como das escolas da rede, que ainda não estão regularizadas, sejam acom-panhadas dentro dos critérios que serão estabelecidos e dentro da lei vigente. De acordo com os parti-cipantes dos outros conselhos que estiveram aqui neste dia, é preci-so conhecer a realidade de cada município e é nesta fase que esta-mos”, disse a presidente do Con-selho Municipal de Educação de Viamão, Maria Helena Santos dos Santos.

O aluno do 5º ano da Escola Municipal Sargento Manoel Ray-mundo Soares, Felipe dos Santos Gomes, que também é aluno da es-colinha de futebol do Grêmio Foo-tball Porto Alegrense, foi um dos agraciados pela medalha de Atleta Nota Dez – referente ao ano de 2014. A iniciativa foi criada pelo Clube, em 2005, e tem o objetivo de avaliar a postura do atleta na Escolinha de Futebol e também o desempenho escolar do aluno em sua instituição de ensino.

A escola da rede munici-pal também recebeu premiação pela parceria com a Escolinha do Grêmio, no incentivo aos alunos aplicados e com bom comporta-mento. A solenidade de premiação ocorreu na noite de terça-feira, 24

de março, na Arena do Grêmio e estiveram presentes, além dos ho-menageados, seus familiares, di-retores e professores das escolas envolvidas, professores e funcio-nários da Escolinha do Grêmio. A vice-diretora da escola Sargento Raimundo, Vanessa Casagrande Suminski; a professora Andréa Paulina Machado; e o coordena-dor do setor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Ricardo Medeiros, acompanharam o aluno e receberam o troféu em nome da Escola.

A vice-diretora Vanessa foi surpreendida com a iniciativa da escolinha de futebol em ho-menagear os alunos que se des-tacam tanto no campo quanto nos estudos. “É muito importan-

te aliar estudos com o esporte. É uma motivação para que o aluno se esforce para apresentar exce-lentes notas ao longo do ano”. A professora Andréa é só elogios ao seu aluno. “A homenagem foi muito merecida. O Felipe é mui-to esforçado, inteligente e educa-do. É uma criança nota dez em todos os aspectos”.

Estudante de Viamão é Atleta Nota Dez

Viamão recebe a primeira reunião de 2015 da Granpal

Page 5: Correio Rural 27 de Março

27 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR 5

Telessaúde é tema de curso para médicos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, no dia 12 de março, uma capacitação para os médicos da rede municipal, com o objetivo de orientar os pro-fissionais sobre o programa de integração Telessaúde. A qualificação contou com 50 médicos do quadro da SMS. A capacitação ocorreu em dois momentos: pela manhã, direcionada aos médicos do quadro, e durante à tarde, para os profissionais do programa Mais Médi-cos de Viamão.

O Telessaúde tem como principal objetivo redu-zir encaminhamento desnecessário para os hospi-tais de Porto Alegre, orientando os médicos da SMS na condução das pessoas que realmente precisam de atendimento à especialistas. O programa auxilia com informações do histórico do paciente, aumentando a resolutividade dos profissionais da Atenção Básica.

A diretora-geral da SMS, Lisiane Wasem, esteve presente ao evento e ressaltou a importância do pro-grama para a agilidade do atendimento, “O paciente é beneficiado, evitando o seu deslocamento para outras unidades desnecessariamente, humanizando a aten-ção prestada a população e aumentando a resolutivi-dade do SUS”.

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

Com relação à ocorrência de casos de meningite viral no distrito de Águas Claras, a Prefeitura Municipal de Viamão, através de sua Secretaria Municipal da Saúde, emitiu nota dia 23, no sentido de acalmar a popu-lação e mostrar que não há perigo de alastramento. Veja a Nota Oficial.

NOTA OFICIAL - MENINGITE VIRAL - 23 DE MARÇONota de Esclarecimento

Nesta segunda-feira, dia 23, pela manhã, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, composta por médico pediatra, enfermeiros e equi-pe de Vigilância Epidemiológica esteve na E.M.E.F. Apolinário Alves dos Santos para prestar esclarecimento e orientações aos pais, alunos e profes-sores. Após os esclarecimentos, os pais em conjunto com a direção da Es-cola concordaram em suspender as aulas no turno da tarde. A Secretaria de Educação fará uma limpeza de rotina na escola, visando tranquilizar a comunidade escolar, embora não houvesse recomendação expressa dos órgãos de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece à comunidade que os dois casos de meningite na E.M.E.F. Apolinário Alves dos San-tos estão sendo classificados como Meningites Virais, diferente dos casos ocorridos na Escola Pró Futuro, que foram de Meningite Bacteriana, por-tanto não sendo considerado como epidemia ou surto.

Todas as medidas definidas pela ANVISA, Ministério da Saúde e SES/RS para os casos de meningites estão sendo tomadas e, até o momento, não foram registrados novos casos da doença em Viamão. Reforçamos o alerta para os sintomas clássicos da meningite, como febre alta, rigidez na nuca, mal-estar, fraqueza e vômitos. Caso sejam identificados é de extrema im-portância procurar a UBS mais próxima, ou o Posto de Atendimento 24 Horas (na parada 44), ou ainda o Hospital de Viamão. A transmissão da meningite é semelhante a da gripe e acontece por meio de secreções nasais e orais.INFORME EPIDEMIOLóGICO

A meningite é um processo inflamatório das meninges que pode ser causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, entre outros) e os agentes não infecciosos (traumatismo).

O período de incubação da meningite dura em média 10 dias, poden-do ocorrer variações por causa do agente etiológico. Sua transmissibili-dade é variável, dependendo do tipo de agente infeccioso, diagnóstico e tratamento envolvido.Vacina

Atualmente existem vacinas que previnem alguns tipos de meningite. As que estão disponíveis no Calendário Básico de Vacinação da Criança são:• VacinaBCGqueprevinecontraasformasgravesdetuberculose;• VacinaPentavalente(difteria, tétano,coqueluche,hepatiteBeH, in-

fluenza tipo b);• VacinaMeningocócicadosorogrupoCqueprevineainfecçãoinvasiva

pelo meningococo tipo C.Algumas das estratégias de prevenção e controle das meningites:• Lavarasmãoscomáguaesabão;• Evitaraglomeradoshumanos,principalmentesehouverpessoasdoen-

tes nestes locais;• Manteroambientearejado;• Higienizaçãodosambientesdecirculaçãodepessoascomáguaesabão.

Alguns sintomas observados em pacientes maiores de um ano de idade:• Febredeinícioabrupto;

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

• Náuseaevômito;• Rigidezdenuca;• Confusãomental;• Torpor;• Alteraçãodecaracterísticasdoliquor(LCR-

líquido cefalorraquidiano);• Coma;• Cefaleia;• Prostração;• Sonolência;• Sinaisdeirritaçãomeníngea(KernigeBru-

dzinski);• Delírios.

Em crianças menores de um ano de idade as manifestações clínicas acima descritas po-dem não estar presentes, assim, observa-se ou-tras características:• Irritabilidadeouagitação;• Recusaalimentar;• Presençaounãodevômitos;• Abaulamentodafontanela;• Choropersistente;• Convulsões;• Gritomeníngeo(acriançagritaaoserma-

nipulada quando ocorre a troca de fraldas).Diferença entre Meningite Bacteriana e Meningite Viral:

A meningite viral causada normalmente por vírus da família dos Enterovírus. A me-ningite viral é menos agressiva que a bacteria-na, com taxa de mortalidade bem mais baixa e com resolução espontânea, sem necessidade de tratamento específico, na maioria dos casos.

A meningite bacteriana é a forma mais gra-ve. Esta meningite costuma ser causada pelas bactérias Streptococcus pneumoniae, Haemo-philus Influenzae ou Neisseria Mengitidis. Ou-tras bactérias do grupo B também podem ser a causa, mas não são tão comuns como as três primeiras citadas.

Segundo saúde estadual, não há surto de meningite

Page 6: Correio Rural 27 de Março

27 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR6

Dicas para o IRCOnTAbiLidAdE SóLidA, ESCLARECE ALGunS TóPi-COS COMO dECLARAR SEu iMPOSTO dE REndA: Dicas para declarar IMÓVEIS no Imposto de Renda de 2015:

Compra, venda e doação de imóveis devem constar na de-claração do Imposto de Renda. Além disso, todos os imóveis de propriedade do contribuinte devem ser listados. No entanto, é preciso atenção para preen-cher cada transição correta-mente.

Veja abaixo dicas:>> “Imóveis que não foram

declarados anteriormente por engano devem ser declarados agora, informando a data de aquisição”. “Se antes o con-tribuinte estava obrigado a de-clarar e não o fez, pode cair na malha fina agora”.

O valor total dos bens que obriga o cidadão a declarar o IR em 2015 é de R$ 300 mil. “Todos os imóveis o contribuin-te é obrigado a declarar.

>> O contribuinte precisa declarar o valor que foi pago pelo bem, e não o valor atual de mercado. “Você só vai mostrar essa valorização quando vende o imóvel” por um valor maior do que o que pagou. Não pode corrigir o valor pago no imóvel de acordo com a inflação do período. A regra é declarar o valor pago na época da compra.

Semana que vem tem mais.

ÁVILA IMÓVEISRua Cel. Marcos de Andrade, 95 - Salas 201 e 203 - Centro - Viamão – Fone 3485.1053 – CRECI 3494

ÁVILA IMÓVEIS DISPÕE PARA LOCAÇÃO:IMÓVEIS RESIDENCIAIS DISPONÍVEISC: 036 – Fiúza: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado com tela. Rua Prenda Minha, nº 28. R$ 400,00 + taxas.C: 133 – São Cristóvão: casa de alvenaria, com1dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado com parte de arame e tela. Rua São Bor-ja, nº 88. R$ 350,00 + taxas.Cód. 068: Tarumã- casa de alvenaria, com 3 dormitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, varanda, três banheiros, área de serviços com churrasqueira e garagem para três carros, sendo a área construída de 157,60m2. Terreno todo murado, com 14m de frente e 40m de frente a fundos. Rua Pero Vaz de Caminha, nº 82. R$ 1.800,00 + taxas.C: 001 – IPE: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozi-nha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado. Rua Olavo Miranda de Figueiredo, nº 107. R$ 600,00 + taxas.C: 051 – Centro: sobrado de alvenaria, com2dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Pátio fechado em condomínio. Bem localizada, próximo ao Ginásio do Guido. Rua Èrico Veríssimo, nº 527. R$ 850,00 + taxas.C: 060 – Centro: Apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, área de serviços e entra-da para carro. Pátio fechado. Bem localizada, em frente à Escola Adventista. Rua General Câmara, nº 213. R$ 700,00 + taxas. C: 037 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com 3 dorm.,

sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, 2 banheiros, área de serviços, área coberta com banheiro, garagem. Pátio fechado, servido com portão eletrônico. Rua Alexan-drino de Alencar. R$ 1.000,00 + taxas. C: 055 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com 3 dorm., sala, cozinha, banheiro e área de serviços. Pátio fechado. Rua Gerson A. B. Silva, nº 1.552 (antiga Av. Lisboa). R$ 600,00 + taxas. C: 161 – Jardim Lisboa - pd. 50: apartamento com 2 dormitórios, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Av. Se. Salgado Filho, nº 7.577, apto. 05. R$700,00 + taxas.C: 160 – Jardim Lisboa - pd. 50: apartamento tipo JK, medindo 3 x 9m, térreo. Rua Vereador João C. Silva, nº 23, apto. 01. R$350,00 + taxas.C: 141 – São Lucas - pd. 47: apartamento com 1 dorm. amplo, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de ser-viços. Av. dos Coqueiros, nº 199, apto.01. R$480,00 + taxas.C: 229- Martinica: 2 peças + banheiro. Rua Irani, nº 583/02. R$150,00 + taxas.C: 045 – Pinheiro: apartamento térreo, tipo JK. Av. Se. Salgado Filho, nº 4.090. Parada 41. R$ 500,00+ taxas.C: 030 - Cecília: casa mista, com dois dormitórios, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviço. Pá-tio amplo, fechado com muro. Av. Plácido Motin, nº 51. R$550,00 + taxas.C: 230 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de servi-ços. Rua Germano Bumbel, nº 78/D. R$ 450,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).

C: 231 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, semi mo-biliado, com 1dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Rua Germano Bumbel, nº 78/C. R$ 350,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 099 – Jardim Universitário: casa mista com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, e entrada para carro. Rua Barão do Belém, nº 107/02. R$ 300,00 + taxas.C: 099 – Jardim Universitário: casa de alvenaria com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro, e entrada para carro. Rua Barão do Belém, nº 107, frente. R$ 500,00 + taxas. IMÓVEIS COMERCIAISC: 190 – Centro: Prédio comercial de construção mista, com salão para atendimento, cozinha, banheiro, depósito e pátio nos fundos. Praça Adolfo Veiga, nº 39. Próximo a Empresa de ônibus. R$1.300,00 + taxas.C: 012 – São Lucas: Sala comercial com 80m², com lan-cheria instalada, podendo ser adaptada para outro ramo de comércio. Esquina com a Av. Se. Salgado Filho, parada 47. Rua Cibélius, nº 38. R$1.200,00 + taxas.C: 140 – São Lucas - pd. 47: Sala comercial medindo 8m x 9m, com banheiro instalado. Ótima localização. Av. dos Coqueiros, nº 199. R$800,00 + taxas.C: 047 - Florença: parte de um terreno para instalação de comércio. Rua asfaltada com ônibus próximo. Rua Cri-sântemo, nº 163. R$ 300,00 + taxas.C: 021 – Florença: Espaço comercial, com banheiro, com instalações para lavagem de automóveis. Ótima localiza-ção. Rua Jasmim, nº 41. R$ 800,00 + taxas.C: 120 – Vila Augusta: Sala comercial com 35m², com banheiro instalado. Ótima localização. Rua Dário Gonçal-ves Molho, nº 501. R$450,00 + taxas.

www.avilaimoveisviamao.com.br

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11571, de 19 de março de 2015.ÍGOR DE SOUZA CANNEZ, divorciado, operador de máquinas pesadas, e TANIÉLEN SILVA DE QUEVEDO, solteira, maior, estudante, ambos brasileiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11572, de 19 de março de 2015.EMÍLIO CÉSAR CORREIA ALLEM, contra-mestre de obras, e LISIANE FIGUEIREDO REICHELT, funcionária pública estadual, ambos brasileiros, divorciados, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11573, de 20 de março de 2015.JONAS LUÍS DA SILVA, jardineiro, e LUANA SANT’ANNA GARCIA, do lar, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11574, de 24 de março de 2015.LÚCIO PRADO LIMA ARLAS, professor, e LETÍCIA SANTOS RAMOS, bancária, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliadas neste Distrito.

Edital nº 11575, de 24 de março de 2015.JANÍLSON MOLL PADILHA, montador mecânico, natural do Estado de Santa Catarina, e EMILY KELLY LINDEMAIER PIRES, industriária, natural deste Estado (RS), ambos brasileiros, solteiros, maiores, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11576, de 24 de março de 2015.ELIAS DOS SANTOS OLIVEIRA, maior, porteiro de condomínio, e SARA STREFLING NUNES DE SOUZA, menor, do lar, ambos brasileiros, solteiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11577, de 25 de março de 2015.RONALDO DA SILVA GAULE, divorciado, funcionário público municipal, e FABIANA GONÇALVES CARNEIRO, solteira, maior, atendente de call center, ambos brasileiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11578, de 26 de março de 2015.ALCIDES JARDIM DE MORAES, divorciado, carpinteiro aposentado, e EVA GOMES DA SILVA, solteira, maior, empregada doméstica aposentada, ambos brasileiros, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 26 de março de 2015

PENSE COMIGO

Um último instanteEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Estamos vivendo um filme, uma representação. Algo que se renova e que é escrito por nossas próprias mãos. Ao chegarmos aos instantes derradeiros da passagem por este plano (que nunca sabemos quais

serão), se fosse possível pedir certamente solicitaríamos um instante a mais para poder dizer, mais uma vez, alguma palavra, para demonstrar uma emo-ção e para, mais uma vez, ouvir algo.

Temos momentos espetaculares em nossas vidas. Retratos de pura be-leza e emoção que nos fazem ter o breve sentimento de plenitude, como se fossemos eternos e aqueles instantes jamais iriam desaparecer, assim como temos instantes de sofrimento e dor parecendo como se a terra se abrisse sob nossos pés e nos engolisse. Estaríamos nos libertando do sofrimento maior. Alguns são dominados por sentimentos de inveja, raiva e diversas outras ondas negativas que possam assumir o comando. Outros ficam obstinada-mente desejando o luxo e a riqueza sem se importar com mais nada. Enfim, somos tão complexos e múltiplos que poderíamos desejar qualquer coisa em nossos últimos instantes, e que cheguem estes de surpresa ou se anunciem com antecedência.

O fato é que neste filme que se vive, nesta película que terá o seu fim neste plano, quero ter um último instante de paz e serenidade, aquele em que serei capaz de me aproximar da inspiração mais autêntica da verdade divina e partir daqui rumo aos desafios que me aguardam em um outro plano, no momento futuro, no qual tantos que estiveram junto a mim já estão e que devem estar passando por suas necessidades e privações.

Crer na vida após a vida, da forma como a vejo, é ter certeza de que um corpo vivo, instantes antes de sua morte, encerra em si mesmo uma diver-sidade de coisas e situações (recordações, sentimentos, desejos, vontades, criações, etc.) enquanto que instantes após a morte será nada além de uma carcaça. Portanto, o resto foi desenvolver uma nova jornada a qual não nos é conhecida.

Aos que partiram desejo boas novas e luz em seus caminhos. A todos nós que ainda estamos aqui, clamo por um bom último instante.

(Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

IMPOSTO DE RENDA

FAÇA CONOSCO

O INSTITUTO VETTA – O Instituto VETTA foi criado em 2013 com o objetivo de alinhar, fortalecer e qualificar as ações sociais da Micros & Methodos - Escola de Educação Profissional, a fim de estimular a capa-cidade de desenvolvimento das comunidades em vulnerabilidade social da cidade de Viamão. O VETTA passou a elaborar projetos e estraté-gias de captação de recursos governamentais para investimentos sociais, principalmente em programas de capacitação profissional, tecnológicos, educação, assistência social, saúde, esporte, lazer e voluntariado. “Acredi-tamos que para empresas e comunidades evoluírem em sinergia é preciso um elemento propulsor que, para nós, é o trabalho”. Seja um parceiro do Instituto VETTA. Maiores Informações 51 3493 1087 ou 8457 6057 e--mail [email protected].

SINDICATO RURAL DE VIAMĂO C/BASE TERRITORIAL EM VIAMĂO E ALVORADA

EDITALA Diretoria do Sindicato Rural de Viamão com Base Terri-torial em Viamão e Alvorada, na pessoa do seu presiden-te do triênio 2014/2017, Sr. Alexandre de Ávila Barcelos, CONVOCA os associados para Assembleia Geral Ordi-nária, na sede do Sindicato, sito à Rua Luiz Rossetti, 331

centro de Viamão, a realizar-se no dia 13/04/2015, sendo a primeira chamada às 10:00h e a segunda chamada às 10h30min.Pauta:• Prestação de contas de do período 03/01/2014 a 10/12/2014• Prestação de contas período 11/12/2014 a 31/12/2014• Retificação do orçamento de 2014• Aprovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2015• Assuntos Gerais

Viamão, 24 de Março de 2015.Alexandre de Ávila Barcelos

Presidente

CONVITE PARA MISSAOs familiares de

Vilmar Maia Terraagradecem seus amigos e conhecidos e convidam todos para participar da Missa de 2 anos de falecimento, que será realizada no dia 02 de abril, quinta-feira, às 18h na

Igreja Matriz de Viamão. Por este ato de amizade e fé cristã, sensibilizados, a família agradece.

Page 7: Correio Rural 27 de Março

27 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR 7

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

ÔnibuS dO COMéRCiO – O projeto da CDL “Ôni-bus do Comércio” tem objetivo de proporcionar aos lojistas, diversos benefícios nos períodos de maior movimento no comércio com um ônibus para auxiliar a locomoção entre bairros. A CDL Via-mão acredita que o desenvolvimento do comércio depende da quantidade de pessoas consumindo na cidade. A proposta deste projeto é um ônibus circular passando apenas em grandes centros co-merciais: 1º) Centro, Jardim Krahe, Fiúza e Esta-lagem; 2º) Santa Isabel, Cecília e Viamópolis; As duas rotas sem o retorno para a garagem propicia-riam um menor tempo de espera nas paradas de ônibus e também menor tempo no deslocamento dos consumidores, gerando o benefício da esco-lha de Viamão na hora das compras. Esta ação foi autorizada pelo diretor da Empresa de Transporte Coletivo Viamão e irá acontecer 3 dias antes das datas comemorativas do comércio: Páscoa, Dias das Mães, Dia dos namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

ACiVi E SEu ALMOçO dA QuALidAdE – No dia 25 de março passado foi realizado o tradicional Al-moço da Qualidade da Acivi. O evento teve como tema o Case do Supermercado Pedralli.

PREjuízOS dO GOVERnO OLíViO – É sabido que o ex-comandante do Estado mandou a Ford embo-ra. Agora, houve reconhecimento judicial dos fatos. O atual governo lamenta, como todos os gaúchos, que isso termine no Judiciário, quando em verda-de, seria melhor ter contado com os milhares de empregos e oportunidades de negócios que esta-riam sendo gerados diariamente se a montadora estivesse instalada em Guaíba. Governante que se declara inimigo das empresas derruba o Estado, pois dela dependem a geração de riqueza.

EM FESTAS – Conforme informações “feicibuquia-nas”, nessa semana, os aniversariantes são: a pro-fessora Denise Garcia Camargo, a empresa Ateliê da Casa, o advogado Luiz Fernando Menezes de Oliveira e a empresa CV Segurança Viamão. Parabéns a todos.

Talentos daqui – Patrícia Montagna AllemEnGEnHEiRA CiViL – uniVERSidAdE dO ExTREMO-SuL CATARinEnSE - unESC

A Patrícia é natural de Viamão, onde passou sua infância onde morava na rua Isabel Bastos, em frente ao Hospital. Formou-se engenheira, alcançan-do trajetória intensa e com experiências como o gerenciamento geral de obras de edificações residenciais da CFL Construções e Incorporações Ltda. Hoje reside em Criciúma, onde trabalha na Universidade do Extremo Sul Catarinense, a UNESC.

www.bicofinoesaltoalto.com.br

PAtRICIA ARRuDA. Taurina. Ah! uma autêntica taurina, tudo aquilo que falam dos taurinos, sou eu… Bacharel em Direito, serventuária da justiça, casada, sempre me interessei por tudo ligado a moda e estilo.

PAtRICe FRóeS. Libriana, advogada, esposa e mãe. Amo ser mulher. Amo tudo do universo feminino. Adoro maquiagens,

perfumes, joias, roupas, sapatos, bolsas… a lista é interminável.

Camisa Jeans, o casual cheio de estilo!!!

Há tempos que ele é indispensável.Ele é unanimidade no quesito conforto,

independente de idade, sexo ou classe so-cial, o jeans é o queridinho, sempre presen-te, e mais, ele é atemporal.

Olha que tudo, esses pequenos de ca-misa jeans.

E jeans com jeans não só pode, como fica super cool. A composição de looks com camisas jeans está muito em alta. Pinçamos algumas imagens bem estilosas, para inspirá-las.

Camisas jeans aliadas ao glamour…ficou um charme só.

Os meninos também podem e devem apostar em camisas jeans, pois, elas dão um charme todo especial, ao visual masculino.

São inúmeras marcas, com diversas modelagens e lavagens, elas deixam o visual despojado ou normcore, como vem sendo chama-do por muitos estilistas, pois é um estilo básico, que tem como regra o conforto. São perfeitas para o clima de outono e a versatilidade é enorme, podendo compor diferentes looks com uma única camisa je-ans, ou seja, o bolso agradece. Sobre vestidos ou blusas, com saias ou shorts, abertas ou fechadas, elas criam um visual bem descontraído.

Espero que tenham gostado; nós adoramos!Referências: damyler.com.br/ mundodastribos.com/ modaqueelesusam.com/ justlia.com.br/ soudiva.com/ modamasculina.blogspot/montadanaoda.com/ jadimdasboasi-deias.com/blogdathay.com.br

CDL Viamão entregou abaixo assinado ao Governador do Estado

No dia 18 de março, a CDL Viamão, represen-tada por seu presidente Maurício Carravetta e sua diretora financeira Neiva Alves da Silva, na presen-ça do Secretário de Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, entregou ao Governador do Estado José Ivo Sartori o ofício e abaixo assinado referente a aquisição de mais um caminhão de bombeiros para Viamão. Também estavam presentes o prefeito Valdir Bonatto e autoridades locais.

As assinaturas estavam sendo arrecadadas des-de o início de 2014 e teve apoio total dos viamo-nenses. O caminhão de bombeiros será destinado a assegurar o pronto atendimento em casos de incêndios ou outras ocorrências onde o trabalho e apoio do corpo de bombeiros sejam necessários.

“O Governador Sartori mostrou-se solidário ao receber o projeto da CDL Viamão, o que nos deixa muito satisfeitos, pois todas as campanhas e ações desenvolvidas pela entidade precisam de apoio para juntos alcançarmos os objetivos propostos. Agradecemos as 1.600 assinaturas arrecadas e es-peramos que em breve esta solicitação seja atendida.” (Marketing CDL Viamão)

Page 8: Correio Rural 27 de Março

27 DE MARÇo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.CoM.BR8

O sábado, 20 de março, foi fes-tivo para a comunidade do Lotea-mento Belo Horizonte, na Estrada do Cocão, região que faz limite com Alvorada. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerreiro Lima ao completar e comemorar 55 anos de histórias, recebeu tam-bém a entrega das obras que remo-delaram o prédio da escola. Diz a diretora da instituição, Fernanda Schanz: “Não teve parte da escola que não recebeu melhoria”. Uma educação de qualidade depende do envolvimento da equipe diretiva, professores, funcionários, alunos e comunidade escolar, mas, também depende das melhorias físicas e es-truturais de uma escola. O envol-vimento foi conquistado após dois arrombamentos consecutivos que levou todos os equipamentos ele-tro eletrônicos. “Foi aí que ganha-mos mais forças para, unidos, lu-tarmos para conquistar melhorias. A escola não participava de pro-jetos e a inscrevemos para o Mais Educação e para o Atleta na Esco-la, garantindo recursos mensais. Participamos da Gincana Susten-tável, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, juntando garrafas pet e óleo de cozinha usa-do, fizemos um projeto de horta com irrigação a partir da água da chuva armazenada numa cisterna e conquistamos um laboratório de informática”, explica a diretora.

O prefeito, Valdir Bonatto, dis-se ser um dia especial e que esta-va muito feliz. “Esta comunidade merece todas as melhorias desta escola, que nasceu dentro do sa-lão da igreja, há 55 anos”. Falou que mais novidades estão por vir, como a criação de uma linha de transporte coletivo que vai até o centro e integrará o Loteamento Belo Horizonte a outras comuni-dades de Viamão. “O futuro se faz com mudança. Mudança que traz mais qualidade de vida à sua popu-lação”, encerra Bonatto.

A secretária de Educação, Ma-ria Clarice de Oliveira, ressalta que os investimentos nas escolas municipais vão além dos físicos. “Estamos investindo muito na for-mação dos professores e funcioná-rios. Quem faz a educação são as pessoas e a comunidade do entor-no. Iniciaremos um trabalho em parceria com a CEEE, no intuito

de informar a comunidade sobre os cuidados que a mesma deve ter em residir embaixo de uma rede de alta tensão. Para a cozinha, es-tamos optando por materiais que não sejam condutores de eletrici-dade, e fizemos um espaço de con-vivência com cercamento de ma-deira de reflorestamento tratada”, ressalta Maria Clarice.

A professora de Inglês e do Laboratório de Aprendizagem, Fa-bíola Castro da Silveira, destaca a união entre a equipe diretiva e os professores. “Todos estão dispos-tos a inovar e trabalham sem me-dir esforços. Os pais também estão mais participantes e, com isso, quem saem ganhando são os nos-sos alunos, que estão sendo prepa-rados para se portarem diante da sociedade. Aluno cidadão é guer-reiro na sociedade”, encerra.

Lizete Mathias é mãe de três alunos e de dois ex-alunos, hoje formados, e se orgulha de fazer parte do conselho escolar. “Penso que os pais têm que participar da vida escolar dos seus filhos, conhe-cendo seus colegas, professores, suas dificuldades e suas conquis-tas. O mesmo acontece com Luis Perassolo, que é pai de um aluna. “Não basta ser pai, tem que dar

força e ser atuante.”Já as alunas Eduarda Valiente

e Danielle do Nascimento, ambas com 13 anos, estudantes do 8º ano, dizem estar muito satisfeitas com as reformas. “Está muito legal, bem mais bonita que antes, com um espaço ótimo para aproveitar a hora do recreio.”

A escola recebeu: cercamento com gradil de concreto – estru-tura que está sendo adotada para todas as escolas, por trazer mais segurança e resistência ao tempo –, construção depasseio, pintura geral no padrão da SME, reforma da rede elétrica, piso e forração novos, com faixa antiderrapante e

rampas de acessibilidade, sanitá-rios, rede de proteção, calhas para recolhimento da água da chuva, pergolado, paisagismo, cobertu-ra com estrutura metálica e telha ecológica – produzida a partir de embalagens longa vida, entre ou-tras alterações e adequações nas instalações existentes.

Escola Guerreiro Lima festeja 55 anos com festa e remodelação