correio rural 17 de julho de 2015

8
20 de julho, Dia do Amigo! Os melhores amigos conhecem a nossa história. Os melhores amigos fazem parte desta história. Queremos você como mais um amigo. Colabore! Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Av. Bento Gonçalves, 363 Fone 3435.0626 FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.247 | 17 DE JULHO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão Convênio entre Prefeitura e SDR traz melhorias para o Assentamento NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes Casa da Juventude Contracapa MELHORIAS PARA O CAMPO O velho e o bar Página 3 Um convênio firmado entre a Prefeitura de Viamão e a Secreta- ria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), permitirá que as es- tradas do Assentamento Filhos de Sepé tenham melhores condições de trafegabilidade. Na manhã de quinta-feira, dia 16, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Car- los Remi Pacheco “Canelinha”, es- teve acompanhando a chegada das seis máquinas pesadas da Patrulha Mecanizada, juntamente com o assessor da SDR, João Alberto Ro- cha. De acordo com o secretário, essa ação atenderá à demanda dos produtores. “O assentamento é um grande produtor de arroz orgâni- co, hortaliças e frutas sem uso de agrotóxicos. São 376 famílias que dependem da safra e a trafegabili- dade está bastante comprometida. O trabalho já começa amanhã, dia 17 de julho, para que consigamos, dentro do prazo de cedência (180 dias), deixar as vias em condições”, ressalta Caneli- nha. Com o convênio, a SDR disponibiliza 1 motonivela- dora, 1 retroescavadeira, 1 cavadeira hidraulica sobre esteiras, 1 caminhão caçamba de 14 metros cúbicos, 1 trator agrícola e 1 trator de esteira. À Prefeitura cabe disponibi- lizar os operadores, combus- tível e material para a recu- peração das estradas, como saibro, aterro e bueiros. Para o representante da Asso- ciação dos Moradores do Assen- tamento Filhos de Sepé, Osmar Moisés de Moura, a demanda da questão estrutural do assentamen- to existe desde a sua formação, há 15 anos. “Estamos felizes e oti- mistas em ver nossa demanda ser atendida. Isso irá facilitar o acesso, tanto para as famílias, como para o escoamento da produção.” Moura destaca que grande parte da pro- dução das hortaliças tem entrega programada para a Cobal, através do PNAI, e as estradas necessitam estar em condições para o escoamento. “Em época de colheita , escoamos mais de 100 mil sacas de arroz orgâ- nico, onde estão envolvidos 25 grupos de produção, o que abrange praticamente todas as vias do assenta- mento”, encerra o represen- tante da Associação. O As- sentamento Filhos de Sepé é o maior em extensão do Estado, são cerca de 38 km de estradas dentro da pro- priedade.

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 22-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Correio Rural 17 de julho de 2015

TRANSCRIPT

20 de julho, Dia do Amigo!Os melhores amigos conhecem a nossa história. Os melhores amigos fazem parte desta história. Queremos você como mais um amigo. Colabore!Associação de Pais e Amigos dos ExcepcionaisAv. Bento Gonçalves, 363 Fone 3435.0626

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.247 | 17 DE jULhO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

Convênio entre Prefeitura e SDR traz melhorias para o Assentamento

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

Casa da Juventude Contracapa

melhoRiAS PARA o CAmPo

o velho e o bar Página 3

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Viamão e a Secreta-ria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), permitirá que as es-tradas do Assentamento Filhos de Sepé tenham melhores condições de trafegabilidade. Na manhã de quinta-feira, dia 16, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Car-los Remi Pacheco “Canelinha”, es-teve acompanhando a chegada das seis máquinas pesadas da Patrulha Mecanizada, juntamente com o assessor da SDR, João Alberto Ro-cha.

De acordo com o secretário, essa ação atenderá à demanda dos produtores. “O assentamento é um grande produtor de arroz orgâni-co, hortaliças e frutas sem uso de

agrotóxicos. São 376 famílias que dependem da safra e a trafegabili-dade está bastante comprometida. O trabalho já começa amanhã, dia 17 de julho, para que consigamos, dentro do prazo de cedência (180 dias), deixar as vias em condições”, ressalta Caneli-nha. Com o convênio, a SDR disponibiliza 1 motonivela-dora, 1 retroescavadeira, 1 cavadeira hidraulica sobre esteiras, 1 caminhão caçamba de 14 metros cúbicos, 1 trator agrícola e 1 trator de esteira. À Prefeitura cabe disponibi-lizar os operadores, combus-tível e material para a recu-peração das estradas, como saibro, aterro e bueiros.

Para o representante da Asso-ciação dos Moradores do Assen-tamento Filhos de Sepé, Osmar Moisés de Moura, a demanda da questão estrutural do assentamen-

to existe desde a sua formação, há 15 anos. “Estamos felizes e oti-mistas em ver nossa demanda ser atendida. Isso irá facilitar o acesso, tanto para as famílias, como para o

escoamento da produção.” Moura destaca que grande parte da pro-dução das hortaliças tem entrega programada para a Cobal, através do PNAI, e as estradas necessitam

estar em condições para o escoamento. “Em época de colheita , escoamos mais de 100 mil sacas de arroz orgâ-nico, onde estão envolvidos 25 grupos de produção, o que abrange praticamente todas as vias do assenta-mento”, encerra o represen-tante da Associação. O As-sentamento Filhos de Sepé é o maior em extensão do Estado, são cerca de 38 km de estradas dentro da pro-priedade.

17 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR2

Na quinta-feira, 16 de julho, transcorreu uma data his-tórica para a área da co-

municação, particularmente para o rádio, o veículo mais popular e de maior penetração em todo o plane-ta. Há 116 anos, em São Paulo, foi realizada a primeira transmissão mundial da voz humana e de sons musicais entre dois pontos através de ondas de rádio. A primeira trans-missão radiofônica.

O autor do magnífico feito foi o gaúcho Roberto Landell de Moura, o padre Landell. A experiência foi rea-lizada ligando o Colégio Santana, no alto da colina da rua Voluntários da Pátria, na zona norte de São Paulo, à Ponte das Bandeiras, sobre o rio Tie-tê. Um bom público, selecionado e qualificado, formado por cientistas, empresários e jornalistas, presen-ciou a exitosa transmissão. O padre Landell repetiria o experimento, comprovando-o eficaz, por mais uma vez na capital paulista naquele mesmo ano.

Na mesma época, o italiano Mar-coni havia feito uma transmissão de telegrafia sem fio através de sinais em código Morse, mas o invento de Landell era diferente e fundamental pois transmitia a voz humana e os sons produzidos pelas pessoas, o rá-dio tal como o conhecemos nos dias de hoje. Ressalte-se, para a história, que nesta exibição inédita de “tecno-logia de futuro”, o padre Landell não recebeu apoio financeiro, mesmo a tendo patenteado no Brasil e nos Estados Unidos, procedimento que permitiu a comercialização e a in-dustrialização da fonte rádio.

Durante a abertura dos Jogos Pan-Americanos, que se realiza em Toronto, Canadá, artistas do Cirque du Soleil renderam homenagem ao físico canadense Reginald Fessen-den. Naquele país ele é considerado o “Pai do Rádio” porque ele fez uma transmissão de voz sem fio em de-zembro de 1900. Mas nós brasileiros, nós gaúchos, temos que nos orgu-lhar do padre Landell, pois ele, sim, antecipou o invento a 16 de julho 1899. Não figura em calendário ofi-cial, mas está no nosso sentimento.

EDITORIAL

A voz do rádio

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo RBS

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

HomemA título de informação, você sabia que na quarta-feira, 15 de julho, foi comemorado o Dia Nacional do Homem? Efeméride que tem iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores e é quando, geralmente, alguns grupos atuam na defesa dos direitos masculinos. Esta data acontece desde 1992. O Dia Internacional do Homem é comemorado em 19 de novembro que, aliás, motivou o Novembro Azul pela conscientização masculina para evitar o câncer de próstata, em contraponto com o Outubro Rosa que leva as mulheres à luta contra o câncer de mama. É bom salientar que o Dia Internacional da Mulher é comemorado a 8 de março.

DiárioAinda há pessoas que, ao final de cada dia, anota tudo aquilo que se passou e deixa grafado algum desejo que ficou no caminho ou que possa ser realizado no outro dia. A esse volume de anotações dá-se o nome de “diário”. No mundo digital que vivemos, usar um diário parece coisa do passado Mas ter o hábito de preenchê-lo pode ser bem mais interessante do que arcaico. Já está no mercado o livro “O Diário mais legal do mundo” que, de forma lúdica e divertida, incentiva a autoanálise ao trazer segredos, confissões, medos e desejos do leitor para as páginas.

É um livro interativo, o leitor só vai precisar de papel, tinta e bom humor para colocar para fora tudo que se passa dentro de si. Não se surpreenda se, além de se conhecer melhor, o resultado disso for algo com que você também sempre sonhou. Interessante!

O trem

OMASKARA

Bonatto 2018Durante mais de uma hora o prefeito Valdir Bonatto conce-

deu entrevista para a Rádio Alternativa, no excelente programa

comandado pelos meus amigos Gérson Medeiros e Milton Pires.

A entrevista passou por diversos assuntos e, claro, pelas elei-

ções de 2016. Bonatto manteve a posição de dizer que não é

candidato, mas pareceu menos convicto de que em outras oca-

siões. Revelou que independente de ser candidato, vai dar su-

porte pelo menos até 2018 para o próximo prefeito. Frase do pre-

feito: “Em setembro os tambores vão tocar, e as coisas claream”.

Confere láNo YouTube procure por Gerson Medeiros e lá você pode

ouvir e ver toda a entrevista. Aliás, a Rádio Alternativa é uma

referência na região da Santa Isabel, Monte Alegre, Jari e ad-

jacências.

Trabalhando em silêncioOs partidos têm feito diversas reuniões, umas oficiais, outras

na calada da noite, aglutinando, compondo, decompondo, en-

fim, mirando em 2016.

Mas todos em silêncio, aguardando quem vai dar o primeiro

pio. Tenho um “cutuco” que tem novidade semana que vem.

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

Arco-íris na Santa IsabelTradicional pauta dos partidos de esquerda, como o

PSOL, a temática da luta LGBT foi acolhida pela Prefeitura

de Viamão, de forma oficial.

A Secretária de Cultura, Maria Rita Cardozo, em conjunto

com a Saúde e a Assistência, atraiu para Viamão o traba-

lho da ONG Desobedeça, que organiza a já famosa Parada

de Porto Alegre. Neste domingo, Viamão terá o seu evento

colorido, mas de muita conscientização também, principal-

mente na área da saúde. Ponto para Viamão.

O lixoTambém na entrevista da Rádio Alternativa, o prefeito Bo-

natto foi cobrado por melhorias na coleta do lixo urbano. Ele

admitiu que o processo passa por ajustes e mudanças, mas

que tem o total apoio da população, em todos os lugares, num

ponto fundamental: fiscalizar e punir o mau cidadão.

Contou aos radialistas que recebeu, na terça-feira, uma

comitiva da Vila Cecília, que sofreu com problemas de alaga-

mento. Depois de ajustadas com a comunidade as medidas de

curto e médio prazo para resolver o problema, uma moradora

tomou a palavra e alertou aos seus vizinhos: “Não adianta a

gente vir até aqui, conseguir o conserto, a Prefeitura fazer e os

nossos moradores continuarem a jogar lixo no arroio”.

Bonatto então explicou aos presentes o conteúdo da Lei

de Limpeza Urbana, que será sancionada este mês ainda e,

quando citou que haverá punição aos “sujões”, a comitiva de

moradores aplaudiu e comemorou. O bom cidadão quer a par-

ceria do poder público na luta contra os “do contra”.

Na semana passada, aqui na coluna, escrevi sobre as palavras. Volto ao assunto para mostrar que uma mesma palavra aqui em Viamão e lá em Caruaru têm significados diferentes. Muito embora as vezes aquilo a que se referem seja o mesmo objeto, do mesmo formato, do mesmo sabor, etc. Por exemplo, a palavra “trem”. Para nós é o veículo do transporte ferroviário. Em outros estados, como em Mina Gerais, significa outra coisa. Vejamos:

Manchete: - Trens batem de frente em Minas”. Ela não causou o impacto de tragédia, pois os jornalistas que lançaram a notícia não levaram em consideração o significado da palavra “trem” para os mineiros. Para eles isto quis dizer apenas que duas “coisas” bateram.

Fui pesquisar e descobri que a palavra “trem” tem vários significados. Este substantivo comum pode ser: 1. Conjunto de objetos que formam a bagagem de um viajante. 2. Comitiva, séquito. 3. Conjunto de móveis de uma casa. 4. Conjunto de objetos

apropriados para certos serviços. 5. Carruagem. 6. Vestuário, traje. 7. Grupamento de navios auxiliares destinados aos serviços de uma esquadra. 8. Comboio ferroviário. 9. Bateria de cozinha. 10. Qualquer objeto ou coisa, negócio, treco, troço. 11. Indivíduo sem préstimo, ou de mau caráter, traste.

Vejam que comboio ferroviário é apenas o 8º na relação. Especialistas em etimologia esclarecem que o comboio ferroviário

recebeu o nome de trem justamente porque transporta os trens (bagagens, nº 1 da lista) das pessoas.

O paulista, caipira Renato Teixeira compôs e Elis Regina imortalizou a canção “Romaria”, onde numa das estrofes diz: “Sou caipira Pirapora nossaSenhora de AparecidaQue ilumina a mina escurae funda o trem da minha vida...”O trem a que ele se refere na música, significa “bagagem” da vida.

17 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR 3

Secretário esclarece sobre o transporte e trânsito de Viamão

Na terça-feira, dia 14, o secretário municipal de Trânsito e Transportes – SMTT, Marco Azevedo, participou da sessão na Câmara Municipal, ocasião em que esclare-ceu alguns assuntos com relação à mobilidade urbana do município. O vereador Ridi fez questionamentos sobre o cálculo tarifário, andamento da licitação do transporte público e previsão, além de outras questões envolvendo a pasta.

Azevedo falou sobre o futuro da rodovia que, a partir do processo licitatório, de-verão ser criados os corredores. “Já existe recursos da União, cerca de 36 milhões que serão destinados as melhorias do transporte. Todo o gerenciamento da rodovia é de responsabilidade do DAER”. O secretário apresentou dados técnicos e os possíveis investimentos que serão feitos em vias públicas do município.

PANOpra manga

POr PANO TerrA

“A sabedoria dos velhos é um grande engano. Eles não se tornam mais sábios, mas sim mais prudentes”

O velho e o barO escritor americano Ernest Hemingway após uma pescaria mal sucedida

escreveu o livro “O Velho e o Mar”, em 1952, um clássico. Hemingway foi um grande escritor, um dos melhores, e ganhou o Nobel da Literatura em 1954. Escreveu “Por Quem os Sinos Dobram”, em 1940, baseado na sua experiência como correspondente de guerra na Guerra Civil Espanhola (1936-39) - an-tes havia sido motorista da Cruz Vermelha na 1ª Guerra Mundial (1914-1919). Hemingway, que viveu sua juventude na Europa, foi considerado junto com outros grandes escritores, como Ezra Pound e Scott Fitzgerald, membros da Geração Perdida, o Bando da Lua da literatura à época, devido aos seus exces-sos. Hemingway teve uma grande ligação com Cuba onde viveu nos anos pré-comu-nismo e gostava muito de Havana Vieja, seu bares, amigos, causos e charutos. He-mingway era um grande frasista. Cunhou grandes frases: “Eu gosto de escutar. Eu aprendi muito escutando. A maioria das pessoas nunca escuta”; “Se as duas pesso-as se amam uma a outra, não pode haver final feliz”; “Mesmo quando estive entre a multidão, estive sempre sozinho”. Hemin-gway, assim como seu pai, suicidou-se aos 61 anos, em 1961, nos Estados Unidos.

Durante algum tempo de minha vida vivi em Madrid, Espanha. Trabalhava em um restaurante. No restaurante fazíamos as refeições, mas não podíamos consumir/pagar nada. Saía por volta das 11 da noite do restaurante e per-corria os bares da região da Gran Via e Puerta Del Sol. Tinha predileção por um chamado El Club, na Calle Victoria. Chopp e mexilhões eram seu forte. Havia sempre, e toda noite, um senhor no balcão. Tranquilos 70 anos ou mais até. Corpulento e com farta cabeleira grisalha, ele era a marca registrada do bar. Às vezes puxávamos papo e Alvarez (que quer dizer o filho de Álvaro, como gostava de explicar, assim como Rodriguez significa filho de Rodrigo e por aí vai...) se revelou um grande frasista. Ou pelo menos um grande ci-tador de frases alheias. Quando alguém reclamava do excesso de trabalho ele dizia: “Quem se mata de trabalhar merece mesmo morrer”. E orientava os mais jovens: “Seja legal com seus filhos. São eles que vão escolher seu asilo”. Quando apontávamos para alguma incoerência ele dizia: “Não é triste mudar de ideias; triste é não ter ideias para mudar”. Quando falávamos de política ele vinha com: “Não espere que a solução venha do governo. O governo é o problema”.

E o que fica de tudo isso? Outra frase de Hemingway: “A sabedoria dos velhos é um grande engano. Eles não se tornam mais sábios, mas sim mais prudentes”. Falta prudência no mundo, as pessoas falam e escrevem qualquer coisa sem se preocupar com quem está do outro lado. As redes sociais (face-book e twitter) estão aí para provar isso. E por fim, filosofia de boteco: “Nunca desista de seus sonhos. Se for preciso, durma mais cinco minutos”. E: “Farmá-cias deveriam vender cerveja e amigos. Esses realmente curam alguma coisa”.

Frente aos novos casos de meningite registrados na região metropolitana, o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, esteve reunido no domingo, dia 12, na Asso-ciação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), com os outros prefeitos da região para compor estraté-gias conjuntas de prevenção. Na segunda-feira, dia 13, Bonatto juntou-se à comiti-va de prefeitos que se reuniu com o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, para definir os pró-ximos passos das ações no combate à doença.

Foi convocada uma reunião com as secretárias de Saúde e de Educação, Sandra Sperotto e Márcia Culau, respectivamemente, para ressaltar as ações de prevenções. A diretora de Vigilância em Saúde, Car-men Pereira, esteve presente na reunião com os diretores de escolas, realizada pela manhã de segunda-feira, visando orientações quanto

às estratégias de prevenção e controle das meningites. “A prevenção é a melhor es-tratégia. Devemos orientar as crianças a lavar bem as mãos com água e sabão, usar o álcool gel, manter ambien-tes arejados e higienizados com água e sabão e, ao tos-sir, ou espirrar recomenda--se proteger a face junto à dobra do cotovelo. Também devemos orientar as famílias para controlar o calendário vacinal das crianças e, se a criança tiver febre, solicitar à família que não a leve à es-cola”, disse Carmen.

A secretária de Educa-ção ressaltou que a escola é referência na comunidade e, mesmo estando a uma semana das férias escola-

res de inverno, é necessário que os professores e os di-retores possam orientar os pais quanto à prevenção. A Secretaria de Saúde disponi-bilizou um Informe Epide-miológico sobre a meningite para que seja colocado no mural da escola e que fique visível a todos. É preciso es-tar atento à febre alta, rigi-dez na nuca, mal-estar, fra-queza e vômitos. Caso seja identificado algum destes sintomas é necessário pro-curar a UBS mais próxima, ou o Posto de Atendimento 24 Horas (na parada 44), ou ainda o Hospital de Viamão. A transmissão da meningi-te é semelhante a da gripe e acontece por meio de secre-ções nasais e orais.

Prefeitura reforça trabalho de prevenção contra a meningite

17 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR4

iFRS em visita a pontos e empreendimentos turísticos

O Departamento de Turismo (Detur), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo (SMDEICT), organizou uma visita de apresen-tação aos principais pontos e empreendimentos turísticos de Viamão para os novos profes-sores e técnicos administrativos que começarão a lecionar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) até o fim do mês. A solicitação partiu do Instituto devido aos novos integrantes, concursados, serem oriundos de diferentes cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. “Eles estão ingressando numa instituição que está inserida em nossa cidade e precisam conhecer um pouco da história de Viamão, dos empre-endimentos e das belezas natu-rais desta cidade”, explica a pro-fessora do IFRS e ex-secretária municipal de Educação, Maria Clarice de Oliveira.

O grupo, liderado pelo tu-rismólogo Anderson Goulart, partiu da sede do IFRS Viamão com destino a Vila de Itapuã, onde conheceu a praia e foi recebido pelo presidente da Cooperativa Mista Campos de Viamão (COMCAVI), Maicon Ferreira, que falou um pouco sobre como está o sistema cooperativo no município. Depois, os professores e funcionários do Instituto seguiram viagem para o Espigão, onde visitaram o Hotel Vila Ventura. O diretor daquele Eco Resort, Samuel da Silveira, os acompanhou pe-las instalações do hotel e mostrou o campo que foi usado pela Seleção do Equador durante a concentração para a Copa do Mundo de 2014.

Após, o grupo foi almoçar na Fazenda Pedagógica Quinta da Estância, onde a proprie-tária, Sônia Goelzer, contou a história do empreendimento e organizou uma dinâmica de grupo. Dali, o ônibus seguiu para o Distrito Industrial de Alvorada e Viamão (DIAV) e para o Lago Tarumã, terminando o tour em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Um novo encontro já está agendado para setembro, quando o grupo conhecerá o Parque Estadual de Itapuã e o Distrito de Águas Claras.

Acessuas: integrando os usuários ao mundo do trabalho

O Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) vem desenvolvendo um trabalho de conscientização junto às famílias de pessoas com deficiência. O ob-jetivo é promover a integração desses usuários ao mundo do trabalho. “O trabalho é importante não só pela perspectiva financeira mas, principalmente, porque a pessoa com deficiência tem a oportunidade de ser inserida no convívio social. O trabalho organiza a sua rotina do dia a dia, traz responsabilidades, cria um circulo de amizades e dá reconhecimento à pessoa com deficiência”, explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro. Com a Lei das Cotas (Lei 8.213 de 24 de julho 1991), que estabelece que todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preencher entre 2 e 5% de suas vagas com trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência, o trabalho de conscientização junto às empresas, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social ficou mais fácil.

Uma equipe do Acessuas, com psicóloga e assistente social acompanham perio-dicamente as famílias e identificam os usuários que estão em condição de trabalhar. Os usuários, maiores de 18 anos, são encaminhados para cursos de qualificação e inserção no mercado formal. O resultado é a longo prazo, mas a equipe do Acessuas está conseguindo fazer com que os empresários acreditem na capacidade produtiva das pessoas com deficiência.Seleção – Nesta semana a supervisora operacional da Refeições ao Ponto, Jane Fanezze, esteve no Acessuas para entrevistar dois candidatos a uma vaga na empresa, prestadora de serviço à Ambev. A única exigência é que os candidatos fossem da região de Águas Claras. Participaram da seleção Getânia de Oliveira, 32 anos, e Dou-glas Lopes, 20 anos. Mais entusiasmado, Douglas foi escolhido para fazer um curso de qualificação no Senai, na área de alimentação. Belamar conta que a vaga surgiu após uma desistência. Agora, nos próximos seis meses, Douglas será preparado para ingressar no mundo do trabalho, fato que o deixa feliz. “Quero sair de casa e exercer uma profissão”, enfatiza. “A equipe do Acessuas continuará a fazer o acompanhamen-to de Douglas nesta nova fase”, encerra a secretária.

17 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR 5

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

PENSE COMIGO

Águas turbulentasEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Há mais de um ano que estamos em situação de mudança que não muda, melhoria que não melhora, recomeço que não recomeça, en-fim, parece que tudo está por vir e nada é tratado como real e do mo-

mento, atirando para o amanhã perspectivas de soluções e possibilidades de correção de rumos. Sempre estamos no aguardo de algo que poderá promover a realidade distinta do caos em que muitas vezes mergulhamos.

A verdade é que parece que temos de chegar ao limite máximo de crise para que sejam visualizadas as alternativas cabíveis, para que tenhamos ações referentes à resolução de problemas e não somente a repetição de clima de co-modismo e, assim, para não nos comprometer em sermos os responsáveis por apontar os novos caminhos.

Hoje estou me sentindo como quem nada, nada e nada em um oceano cheio de ondas elevadas. As movimentações das águas me causam dificuldades e fico a buscar algum tipo de solução, sem saber qual nem como e, ao mesmo tempo, convivo com o comodismo, com minha própria zona de conforto que me diz para não fazer nada e deixar que as coisas se ajeitem sozinhas sem que eu precise me incomodar.

Nadar ou remar em águas turbulentas é encarar a vida como ela é. A vi-vência faz com que tenhamos o questionamento de nossos atos, quando deles estamos desenvolvendo a prática de resolver, e ficamos sem ter o que fazer pois parece que a irresponsabilidade ou a negação da existência de problemas pare-cem ser mais adequadas e confortáveis.

Creio que em tudo sempre fiz a escolha de singrar mares turbulentos, lutar contra as dificuldades e as constantes mudanças do meio, buscando realizar algo de melhor, sem abrir mão de minha linha ideológica e das crenças de de-fesa de princípios éticos e morais.

Então, minha gente, caso não esteja claro para todos, a verdade é que sem-pre teremos águas turbulentas em nossa trajetória. Podemos passar ao lado e evitá-las, permitindo que estas agitações destruam muitas coisas, ou vamos encará-las e fazer com que elas tenham seus efeitos danosos neutralizados.

(Acompanhe o blog do dr. eduardo em www.correiorural.com.br)

CuRSoS gRAtuitoS – O Senac Viamão, por meio do Balcão Sesc/Senac Alvorada, está com vagas abertas para o curso de Recepcionista, que inicia no dia 13 de julho, e Ope-rador de Computador, que tem início dia 3 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3434.0391.

Reunião dos ex-alunos da etA e lançamento de livro de poesias

A Associação dos Ex-alunos da Escola Técnica de Agricultura de Via-mão realiza Assembleia Geral no dia 18 de julho, sábado, com início as 14 horas, no refeitório da escola, no Passo do Vigário. Além de tratar de assuntos administrativos, a AETA apresentará o recém publicado livro “Versos Diversos”, uma coletânea de poesias de autoria de alunos daquela escola agrícola, lançado em evento na capital do estado, dedicado aos 150 anos do nascimento do escritor gaúcho Simões Lopes Neto, oportunidade em que foram outorgadas Medalhas Vargas Neto 2015 aos poetas Mozart Pereira Soares (in memoriam) e Glênio Fagundes.

Reduto tradicional de culto às tradições gaúchas, a ETA formou gran-des músicos, poetas e declamadores ao logo dos 105 anos de existência que completará em 10 de novembro próximo. O ano de 2015 é especial para a ETA por ser o ano do centenário do nascimento de um dos vultos de maior destaque que produziu: Mozart Pereira Soares.

Formado em 1935 na ETA, Mozart foi professor da escola, graduou--se em Veterinária e Direito e dedicou sua vida ao ensino, à Literatura e a propagação do ideário positivista. Foi diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da UFRGS, onde também foi pesquisador e professor, funções que acumulou com a de professor de Fisiologia no curso de Medicina Humana da UFSM.

Semaneca faz uma reflexão sobre os 25 anos do eCA

O encontro da Semana do Estatuto da Criança e do Adolescente (Semaneca) foi rea-lizado quinta-feira, dia 9, no Novo Lar. A pre-sidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dilva Ávila, ressalta que é pa-pel dos conselheiros assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes. A secretária de Educação, Márcia Culau, destaca que a escola é o local onde o aluno tem conhecimento e tam-bém sabe sobre os seus direitos. “O professor é amigo e referência para pedir ajuda, quando os direitos das crianças não são respeitados”.

Doze estudantes da rede municipal, que fizeram um desenho sobre os seus direitos, receberam um kit de material escolar. Os de-senhos integram o calendário do ECA 2016. Durante o evento foram abordados os temas: institucionalização da criança e do adolescen-te, maioridade penal e 25 anos da implementa-ção do Estatuto da Criança e do Adolescente. A Cia de Dança Novo Lar e a Banda de Latas da EMEF Podalírio de Oliveira Fraga realiza-ram apresentação.

o XVii exame unificado da ordem

Os candidatos do XVII Exame Unificado da Or-dem já podem conferir os locais de prova da primeira fase, que ocorre no dia 19 de julho. O Conselho Fe-deral da OAB divulgou, esta semana, o edital com os locais.

Também foi disponibilizado o Cartão de Infor-mação dos examinandos, no qual poderão consultar individualmente seus locais de provas, especificando estabelecimento, sala e endereço a que devem se di-rigir na data do Exame, bem como o link de consulta individual aos atendimentos especiais deferidos para a realização da prova.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito ne-cessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Di-reito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

Serviços de beleza gratuitos

O Senac Viamão segue com agenda aberta, até o dia 23 de julho, para atendimentos gra-tuitos de coloração, mecha e corte de cabelo. Os serviços serão feitos pelos alunos do curso de Cabeleireiro mediante horário marcado. Os agendamentos são feitos nosite www.senacrs.com.br/viamão. Além disso, por meio do Nú-cleo Pedagógico do Senac Viamão, é possível fazer atendimentos de grupos em instituições de caridade. Os alunos do curso de Cabeleirei-ro podem ir até a instituição ou, se a mesma preferir, pode ir até o Senac Viamão.

Confira os horários e as datas de atendi-mento:• Cortesdecabelo-Horário:das19às20ho-

ras. Dias: 17, 20, 21, 22 e 23 de julho.• PinturaseMechas-Horário:das13h30min

às 15h30min. Dias: 20, 21, 22 e 23 de julho.Nos casos de coloração ou mechas, o clien-

te deverá levar os produtos (para coloração, tintura desejada e água oxigenada volume 20; para mechas, pó descolorante e água oxigena-da volume 30). O Senac Viamão também acei-ta a doação de 1kg de alimento não perecível que posteriormente será doado a instituições de caridade. Mais informações e auxílio no agendamento pelo site podem ser obtidos pelo telefone (51) 3434.0391.

17 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR6

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11671, de 09 de julho de 2015.ADÃO LEMOS SEVERO, comerciário, e MARLI DE SENA THUM, vendedora autônoma, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11672, de 09 de julho de 2015.ISAAC DE OLIVEIRA, natural deste Estado, coordenador de disciplina escolar, e VANESSA VALCAZARA, natural do Estado de São Paulo, secretária, ambos divorciados, residentes neste Distrito.

Edital nº 11673, de 11 de julho de 2015.GUILHERME OSCAR HINING, natural do Estado de Santa Catarina, divorciado, militar da aeronáutica, e ADRIANA DA SILVA ROCHA, natural deste Estado, solteira, maior, cozinheira, ambos residentes neste Distrito

Edital nº 11674, de 14 de julho de 2015.LUCAS RAFAEL RIBEIRO KLAGENBERG, militar do exército, e HÉLEN TIANA CELESTINO NASCIMENTO, estudante, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11675, de 15 de julho de 2015.CÉSAR MOACIR TÖNNIGES ZIMMERMANN, eletricista, e ROSAURA BEATRIZ MACHADO, chefe de confeitaria, ambos divorciados, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11676, de 15 de julho de 2015.JOÃO ROBERTO REIS DA SILVA, pedreiro, e MARLIZ ELIZABETH GOMES DO AMARAL, auxiliar de enfermagem aposentada, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 16 de julho de 2015

Convite para MissaA família do inesquecível

JOSÉ FRANCISCO GRASSIconvida os demais parentes, pessoas de suas relações e amigos, para a missa que marca o 1º ano de falecimento daquele ente querido, sempre lembrado, a qual será rezada no dia 21 de julho, terça-feira, às 19 horas, na igreja Santa Isabel, avenida Liberdade, Vila Santa Isabel.

Antecipa agradecimentos.Viamão, julho de 2015.

Curso de Assistente Administrativo na micros & methodos

Aqui, você aprende. Lá fora, você surpreende. Venha para a Micros & Methodos e turbine sua carreira fazendo um curso de Assistente Admi-nistrativo. Conheça a seguir um pouco mais sobre este profissional, sua importância dentro das empresas e segmentos em que pode atuar.

O profissional Assistente Administrativo desenvolve suas atividades em empresas privadas de pequeno, médio e grande porte, em órgãos pú-blicos e organizações do terceiro setor. Este profissional atua no asses-soramento aos diversos setores de uma empresa e possui papel vital no funcionamento da estrutura administrativa. Pode desenvolver suas ati-vidades em escritórios, no comércio, indústrias, entre outros segmentos.

A demanda de mercado pela área administrativa é crescente e requer uma formação adequada por parte dos profissionais que atuam nesse se-tor, reunindo competências e habilidades indispensáveis para um bom desempenho profissional.

Quando o assunto for qualificação profissional, a gente tem tudo que você precisa.

Para maiores informações sobre o curso basta entrar em contato com a secretaria da escola pelo fone: 3493 3948 ou pelo e-mail [email protected]. (Nota da assessoria Micros&Methodos)

Criado e desenvolvido pela Evolução Comunica-ção e Marketing, empresa instalada no TECNOPUC Viamão, o Checkup traba-lha com o conceito inova-dor de Marketing Preven-tivo, um sistema de gestão de informações das rotinas de marketing e dos proces-sos de comunicação capaz de gerar indicadores e da-dos essenciais na tomada de decisão estratégica.

O Checkup é o primeiro sistema voltado exclusivamente para o controle de dados da comunicação e do marketing para pequenas e mé-dias empresas. É ideal para gerenciar num mesmo ambiente: cadastro; atendimentos, envio e recebimento de arquivos e layouts, aplicação e re-latório de pesquisas, gerenciamento de websites, treinamento de equi-pes, cronogramas de ações, arquivo de orçamentos e contratos, envio de e-mail marketing, calendário de eventos, agenda de reuniões, men-suração de resultados, e diversos ou-tros controles de dados por meio de customização.

O sistema permite que gesto-res e equipes de marketing possam ter acesso remoto e controle de todos os projetos em andamento, de acordo com as datas e previsões de finalização. O gerenciamen-to de projetos pode ser feito com diversos fornecedores (gráficas, agências de propaganda, veículos de mídia, assessorias, etc), assim como demandas internas com co-laboradores e parceiros.

Uma das principais ferramen-tas do sistema é o Checkup Search,

que permite a criação e aplicação de questionários para qualquer tipo de objetivo, como enquetes, pesquisas de satisfação, pesquisas de clima, lançamento de produtos e serviços, perfil de clientes, per-cepção de equipes, entre outras. A solução funciona como um canal

aberto com todos os públi-cos da organização, capaz de obter informações com agilidade e, principalmen-te, geração de gráficos e indicadores com pareceres e indicativos de ações cus-tomizadas.

O Checkup também re-úne soluções e ferramentas de marketing que tornam possível mensurar resulta-dos de forma segura e efi-caz. É capaz de monitorar toda e qualquer ação, geran-

do histórico e base de dados para colaborar na criação de planeja-mentos e cronogramas.

Mais informações podem ser obtidas através dos fones: 51 3045.4672 / 3435.3510, ou pelo site www.checkupmarketing.com.br.

evolução cria sistema de marketing Preventivo

mais sobre a evolução• AEvoluçãoComunicaçãoeMarketingéumaagênciaespecia-

lizada em comunicação de resultado, que utiliza modelos tradi-cionais da comunicação e atende às plataformas dinâmicas das redes sociais.

• Possui11anosdeatuaçãoecontacomexperiêncianoatendi-mento a diversos segmentos do mercado: empreendimentos imobiliários, serviços, varejo e tecnologia. O atendimento dos profissionais da Evolução torna a agência focada nos resultados dos clientes, aliando disponibilidade e planejamento.

• Acriaçãodemetodologiaseaçõescustomizadasdeacordocomcada realidade, o planejamento e a constante pesquisa de novas tendências, fazem da Evolução uma agência aplicada aos novos conceitos da comunicação online.

• AEvoluçãotrabalhacomestratégia, focandoemdiferentesti-pos de pesquisa para planejar e agir diretamente na solução de problemas. Trabalha também com Relacionamento, Marketing Promocional e Web Marketing.

Mais informações no site: www.evolucao.cc.

17 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR 7

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

ACIVI – Workshop da QualidadeA ACIVI irá realizar Workshop com o tema “A vida que você faz”, cujo

palestrante é o renomado Gabriel Carneiro Costa. O evento acontece no dia 06 de agosto, às 19h no Clube dos Casados. Informações na sede da entidade ou no telefone 3485.1477.

CDL e SINE unem forçasA iniciativa da CDL em procurar o Sine visa o fortalecimento do co-

mércio como estratégia de crise. A CDL orienta ao comércio viamonense em cadastrar suas vagas junto ao Sine, aumentando as oportunidades e fomentando o consumo local.

Prefeitura vai virar freguês com pequeno empresário

O advogado Rafael Mennet foi destacado para conduzir a continuidade do trabalho de implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Viamão. Fruto do projeto será o fortalecimento do comércio local com as Aquisições Públicas favorecendo as MPEs. Mennet representa ACIVI, CDL e SINDILOJAS desde 2009 nesse tema. Trata-se da criação de uma oportunidade de mercado aos empreendedores.

Em festasConforme informações “feici-

buquianas”, os aniversariantes do período são, serão, ou fo-ram: Vereador Carlos Bannech, o Demolay Guilherme Mazza e a advogada Mariana Pacheco. Pa-rabéns a todos.

Crise atinge as grandes

Reflexo na crise política atinge a todos. Não se sabe ao certo, mas cogita-se que já são mais de 5 mil veículos da GM estacionados junto ao Autó-dromo Tarumã, represados por conta de retração do mercado automobilístico.

Talentos daqui – Flávio VeríssimoDireTor-PresiDenTe Do GruPo Veríssimo

O Flávio é cria de Viamão, onde viveu sua infância, adolescência e juventude, tendo sido atleta do União Veteranos, e formando-se em Engenharia. Mora atualmente em Porto Alegre.

www.bicofinoesaltoalto.com.brPAtRICIA ARRuDA PAtRICE FRóES

Casamento durante o dia, o que usar???

Olá gurias !!!Uma seguidora muito querida, me pediu um help…sobre o que usar

em um casamento às 15h, então resolvi fazer este post, sobre o as-sunto, pois, no Brasil, estão aumentando os casamentos durante o dia, muito comum na Europa e EUA.Casamento pela manhã – Pede vestidos de teci-dos leves, fluídos, e no-bres, como crepe, renda e seda (opacos), com bom corte e caimento, mas menos elaborados, invis-ta nos curtos, e em cores claras, como nude, coral, amarelinho, azul celeste, ou piscina, verde água, lilás, salmon, cores suaves, sem brilhos e com aces-sórios discretos.Casamento no inicio da tarde – Início até o meio da tarde, os vestidos podem ir do curto ao longo, mas, os midis são perfeitos, deixe o longo, para as madrinhas.

Aqui o brilho é bem vindo, mas, sem exageros, procure equilibrar com os acessórios. Tecidos fluídos caem bem, podem ser os mesmos do casamento da manhã, porém, em cores vibrantes e alegres, mais elaborados e incrementados. Renda nas mangas e nas costas, dão char-me e elegância na medida certa, para o horário. Casamento no final da tarde – Pode usar o curto, o midi, o longuete ou o longo, e pode aumentar os brilhos, pois, com certeza irá adentrar a noite, então, prepare-se, pode ir vestida para a noite.

Ah… os sapatos, invista no nude, que além de muito chic, alongam a silhueta, como já falei, em outro post AQUI, e uma clutch, para acom-panhar, que não precisa ser da mesma cor do sapato, apenas verifique se fica em harmonia com o conjunto, causando uma ótima impressão, e demostrando o quanto você entende do assunto.

Importante: quando constar o dress code no convite, este deve ser seguido, em sinal de respeito aos donos da festa, que se deram ao tra-balho de indicá-lo, o que facilita a vida de muita gente, que não saberia o que usar.

Lembrando sempre que a postura também é fator essencial para manter a elegância, como já vimos AQUI.

Espero ter ajudado, eu particularmente, adoro casamentos de dia!!! Como diz a querida Dra. Lucelle…

é…Trés Chic!!!Bjs, Patricia Arruda.

“Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações “

www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Av. Sen. Salgado Filho, 7000 - Sala 231 - TecnopucViamão - Fones: 8552-5389 e 3434-2401

[email protected]

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

ANÁLISES DE ÁGUAS E ALIMENTOS

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕESA CDL Viamão realizará em agosto a 2ª Feijoada do Comércio onde também acon-

tecerá a solenidade de Posse de Diretoria da Gestão 2015-2017. As reservas já estão sendo feitas através do fone 51 3434.2020. Garanta seu ingresso!Participe das ações da CDL. Acesse www.cdlviamao.com.br | facebook/cdlviamaors

17 de JUlHO de 2015WWW.CORReIORURAl.COM.BR8

Em uma semana, duas reuni-ões entre o Estado e o Município, sacramentaram a implementação, em Viamão, de uma importante instituição. Na quinta-feira, dia 9, o secretário estadual de Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli, reuniu-se com o prefeito, Valdir Bonatto, para tratar da constru-ção de um Centro de Juventude, em prédio de 3 andares, com mil metros quadrados, na área onde funcionava o Instituto Penal de Viamão, na parada 36. O Centro de Juventude faz parte do Progra-ma de Oportunidades e Direitos, financiado pelo BID, e tem por objetivo reduzir os índices de vio-lência juvenil no Estado. E, nesta quinta-feira, 16 (ontem), ocorreu nova reunião quando o Secretário Faccioli eo Prefeito Bonatto assi-naram o protocolo de intenções do projeto, dando a arrancada para as reuniões de trabalho que os grupos técnicos do Governo do Estado e

da Prefeitura farão para customi-zar o projeto-padrão, deixando-o com as características adequadas para a implantação em Viamão.

Faccioli agradeceu o interesse do prefeito no programa enfati-zando que o Centro, a médio pra-zo, ajudará na redução dos índices

de violência juvenil, por meio de ações educacionais, culturais e de lazer, permitindo a inserção desses jovens no mercado de trabalho. O secretário fez referência, ainda, ao projeto Juventude Viva, que traba-lha para reduzir a violência contra jovens negros e pediu ao prefeito

o envolvimento da administra-ção municipal na identificação de programas a serem implantados no Centro da Juventude, como a criação de núcleos de cultura com interesse local.

Bonatto elogiou o programa por ajudar a melhorar a qualida-de de vida da população e tirar os jovens da violência. Defendeu uma gestão integrada pela funcio-nalidade e melhor resolutividade dos serviços a serem prestados ao cidadão. O prefeito manifestou interesse na construção de uma unidade de atendimento socioe-ducativo no município ao rece-ber informações sobre o projeto de criação de três novas casas no Estado.

A construção de seis Centros da Juventude e três unidades da FASE no Estado faz parte do Pro-grama de Oportunidades e Direi-tos, que está sendo executado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos

Humanos, com financiamento do Banco Interamericano de Desen-volvimento (BID). O Programa prevê, ainda, capacitação profis-sional, policiamento comunitário e aquisição de equipamentos.

Também participaram das reuniões: a Secretária Adjunta, Maria Elizabeth Pereira; a direto-ra de Justiça da Secretaria, Nádia Gerhard; o diretor do escritório de projetos, Aldo Peres; o represen-tante da PGE na Secretaria, Jorge Terra; o Coordenador da Criança e do Adolescente, Irany Bernar-des de Souza; a secretária Munici-pal de Educação, Márcia Culau; o Comandante do 18º BPM, major Marcelo Giusti; coordenadora da Política Pública para as Mulhe-res, Rejane Viegas; o presidente da subsecção Viamão da OAB, dr. Nilson Pinto da Silva; servidores da FASE e da SJDH responsáveis pelo Programa de Oportunidades e Direitos/BID.

Reuniões dão andamento à construção do Centro da Juventude em Viamão