resumo civil

1
CAPÍTULO I 2.1. Etimologia No Direito Romano, Direito era jus ou juris, da raiz ju”. Porém a origem da palavra Direito se encontra no latim directum, o que dá a ideia de que o Direito deve ser uma linha direta, ou seja, seguir uma regra. 2.2. Conceito Direito = “O conjunto das normas gerais e positivas que regulam a vida social”. Para conceituar o Direito é preciso reconhecer sua característica humana, instrumento necessário para o convívio social. Não se fala em Direito sem se falar em alteridade, ou seja, a relação com o outro. Ubi homo, ibi jus(Onde há homem, há Direito). O Direito visa garantir a harmonia social, paz e boa- fé ao estabelecer regras de conduta com sanção institucionalizada. Direito = Conduta humana em interferência intersubjetiva. Direito = Conjunto de regras sociais que disciplinam as obrigações e poderes referentes às questões do meu e do seu, sancionados pela força do Estado e dos grupos intermediários.

Upload: tauane-mello

Post on 22-Dec-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Resumo

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo Civil

CAPÍTULO I

2.1. EtimologiaNo Direito Romano, Direito era jus ou juris, da raiz “ju”. Porém a origem da

palavra Direito se encontra no latim directum, o que dá a ideia de que o Direito deve ser uma linha direta, ou seja, seguir uma regra.

2.2. ConceitoDireito = “O conjunto das normas gerais e positivas que regulam a vida social”.Para conceituar o Direito é preciso reconhecer sua característica humana,

instrumento necessário para o convívio social. Não se fala em Direito sem se falar em alteridade, ou seja, a relação com o outro. Ubi homo, ibi jus(Onde há homem, há Direito).

O Direito visa garantir a harmonia social, paz e boa-fé ao estabelecer regras de conduta com sanção institucionalizada.

Direito = Conduta humana em interferência intersubjetiva.Direito = Conjunto de regras sociais que disciplinam as obrigações e poderes

referentes às questões do meu e do seu, sancionados pela força do Estado e dos grupos intermediários.