prefeitura de petrÓpolis secretaria de educaÇÃo...

10
1 PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE COMPLEMENTAR Ano de escolaridade: 9º ANO NOSSA ROTINA SEMANAL: SEMANA 14 LEGENDAS SUGESTÃO DE LEITURA PARA A SEMANA ACESSE A BIBLIOTECA VIRTUAL E LEIA: AS MENINAS QUE VIERAM DAS ESTRELAS As meninas que vieram das estrelas é um romance fantástico que inclui factos verídicos. O autor construiu uma maravilhosa história de Amor, fazendo uso dos seus conhecimentos fruto de mais de dez anos de estudo de Parapsicologia e ciências do Paranormal em geral, bem como de importantes informações que obteve nas investigações em que participou sobre os raptos de Joana Cipriano e Madeleine McCann. O livro foi escrito em especial memória das três esplendorosas crianças com as quais e pelas quais mais trabalhou: Francesca Orofino, Joana Cipriano e Madeleine McCann... 1º DIA 2º DIA 3º DIA 4º DIA 5º DIA Momento da Leitura 09.191.LP Momento da Leitura 09.194.LP Momento da Leitura 09.197.LP Faça sempre uma leitura 09.200.LP Faça sempre uma leitura 09.203.LP Linguagem 09.192.LP Linguagem 09.195.A Linguagem 09.198.LP Linguagem 09.201.EF Linguagem 09.204.LP Matemática 09.193.M Matemática 09.196.M Matemática 09.199.LP Matemática 09.202.M Ciências 09.205.C Responda oralmente. Pesquise mais sobre o assunto. Anote no caderno. Você precisará do auxílio de um leitor/escriba. Você precisará do auxílio de um adulto. Envie a atividade realizada para o e-mail indicado. Assista ao vídeo.

Upload: others

Post on 16-Oct-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/9lps14-pdf.pdfTribalistas 09.198.LP 3) Leia a poesia abaixo: Responda:

1

PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ano de escolaridade: 9º ANO

NOSSA ROTINA SEMANAL:

SEMANA 14

LEGENDAS SUGESTÃO DE LEITURA PARA A SEMANA

ACESSE A BIBLIOTECA VIRTUAL E LEIA:

AS MENINAS QUE VIERAM DAS ESTRELAS As meninas que vieram das estrelas é um romance fantástico que inclui factos verídicos. O autor construiu uma maravilhosa história de Amor, fazendo uso dos seus conhecimentos fruto de mais de dez anos de estudo de Parapsicologia e ciências do Paranormal em geral, bem como de importantes informações que obteve nas investigações em que participou sobre os raptos de Joana Cipriano e Madeleine McCann. O livro foi escrito em especial memória das três esplendorosas crianças com as quais e pelas quais mais trabalhou: Francesca Orofino, Joana Cipriano e Madeleine McCann...

1º DIA 2º DIA 3º DIA 4º DIA 5º DIA

Momento da Leitura

09.191.LP

Momento da Leitura

09.194.LP

Momento da Leitura

09.197.LP

Faça sempre uma leitura

09.200.LP

Faça sempre uma leitura

09.203.LP

Linguagem 09.192.LP

Linguagem 09.195.A

Linguagem 09.198.LP

Linguagem 09.201.EF

Linguagem 09.204.LP

Matemática 09.193.M

Matemática 09.196.M

Matemática 09.199.LP

Matemática

09.202.M

Ciências 09.205.C

Responda oralmente.

Pesquise mais sobre o assunto.

Anote no caderno.

Você precisará do auxílio de um leitor/escriba.

Você precisará do auxílio de um adulto.

Envie a atividade realizada para o e-mail indicado.

Assista ao vídeo.

Page 2: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/9lps14-pdf.pdfTribalistas 09.198.LP 3) Leia a poesia abaixo: Responda:

2

1º DIA

09.191.LP

O grilo Depois da manhã chuvosa

O sol já torna a brilhar E eu venho alegre, correndo,

Pelo jardim, a brincar. De repente, encontro um grilo,

Ainda molhado, a pular. Fico então muito quietinha

Perto dele a espiar. Nesse momento o grilinho

Uma canção inicia. Parece que diz, cantando: “Sou feliz! Que lindo dia!”

Disponível em: <https://rodrigoeducar.wordpress.com/2013/05/10/textos-para-o-momento-leitura-deleite/> Acesso em: 13 jul 2020.

09.192.LP

Disponível em: <https://pwa.app.vc/smecarioca2020#/web/22105880> Acesso em: 13 jul 2020.

Responda:

1) O texto é um trecho do livro de Valter Hugo Mãe, como você leu na fonte. É um texto em prosa, organizado

em parágrafos. Como é o narrador do texto?

2) Para o avô do menino, o que era o melhor da vida?

3) A que o avô é comparado no segundo parágrafo? Explique a associação:

Page 3: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/9lps14-pdf.pdfTribalistas 09.198.LP 3) Leia a poesia abaixo: Responda:

3

4) Por que o menino dizia “dentro do abraço do avô” ?

5) No trecho “Eu sei que ele queria chamar a atenção para a importância de aprender”, o que o pronome substitui?

6) Por que o avô era “especialmente um detetive de interiores”?

7) O que era “aprender”, para o avô?

8) Observe os trechos com atenção:

“Abraçar assim, talvez porque sou magro e ainda pequeno, é para mim um mistério tremendo” (parágrafo 2);

“Ele achava que dispomos de informação suficiente para termos uma conduta mais cuidada” (parágrafo 3).

Esses trechos apresentam fatos ou opiniões? Que pistas levaram você a essa conclusão?

9) O que significa a expressão “cuidado cirúrgico”? Siga as pistas do texto e use o seu conhecimento de mundo para associar:

10) Neste trecho se percebe a voz do narrador ou do avô: “Se prestares atenção, vês corações e podes tirar medidas à felicidade”?

11) No sexto parágrafo, há uma metáfora, uma comparação implícita. A que o abraço do avô é comparado? Transcreva o trecho e explique essa comparação com suas palavras:

12) No trecho “Prometia que, se eu descobrisse cada resposta, me daria outro abraço”, qual a ideia expressa pelo termo destacado?

13) O que o pronome destacado substitui no trecho “eles eram a fita métrica da sua amizade por mim”?

14) Segundo o texto, como podemos “ser gigantes”?

15) Qual é, para o avô, a única cura para a tristeza?

REALIZE A ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 09.193.M

2º DIA

09.194.LP

O LEÃO E O RATO

Um Leão foi acordado por um Rato que passou correndo sobre seu rosto. Com um salto ágil ele o capturou e estava

pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou: - Se o senhor poupasse minha vida, tenho certeza que poderia um dia

retribuir sua bondade.

O Leão deu uma gargalhada de desprezo e o soltou. Aconteceu que pouco depois disso o Leão foi capturado por

caçadores que o amarraram com fortes cordas no chão. O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as

cordas e libertou-o dizendo: - O senhor achou ridículo a ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava

receber de mim qualquer compensação pelo seu favor; Mas agora sabe que é possível mesmo a um Rato conceber

um favor a um poderoso Leão.

Disponível em: <https://rodrigoeducar.wordpress.com/2013/05/10/textos-para-o-momento-leitura-deleite/> Acesso em: 13 jul 2020.

09.195.EF

Page 4: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/9lps14-pdf.pdfTribalistas 09.198.LP 3) Leia a poesia abaixo: Responda:

4

DANÇA DE SALÃO

Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão. Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres). A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa. A dança social ou dança de salão é praticada por casais, em reuniões sociais e surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral. É chamada de social por ser praticada por pessoas comuns, em festas de confraternização, propiciando o estreitamento de relações sociais de amizade, de romance, de parentesco e outras. De salão, porque requer salas amplas para os dançarinos fazerem livremente suas evoluções e porque foi através da sua prática nos salões das cortes reais europeias que este tipo de dança foi valorizado e levado para as colônias da América, Ásia e África, sendo divulgado pelo mundo todo e transformando-se num divertimento muito popular entre diversos povos. A dança de salão chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses, ainda no século XVI, e mais tarde, pelos imigrantes de outros países da Europa que para cá vieram. Num país como o Brasil, com tão fortes e diferentes influências culturais, não tardaram a se mesclar contribuições dos povos indígenas e africanos, num processo de inovação e modificação de algumas das danças europeias importadas, bem como de surgimento de novas danças, bem brasileiras. O Rio de Janeiro, na medida em que foi capital do Brasil desde o período colonial até 1960, sempre foi o polo irradiador de cultura, modismos e inovações em geral para o resto do país.

Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como LATINAS ou CLÁSSICAS:

SÃO DANÇAS DE SALÃO LATINAS:

• Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira.

• Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país. Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela).

• Cha-cha-cha – ligado ao mambo, o cha-cha-cha é originário na Rumba. Surgiu em Cuba.

• Paso - doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.

SÃO DANÇAS DE SALÃO CLÁSSICAS:

• Tango – surgiu nos bordeis da Argentina

• Valsa Vienense – surgiu na Áustria.

• Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense.

• Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis.

Page 5: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/9lps14-pdf.pdfTribalistas 09.198.LP 3) Leia a poesia abaixo: Responda:

5

• Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.

A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, uma atividade física indicada tanto para jovens quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras.

Disponível em: < https://www.infoescola.com/artes-cenicas/danca-de-salao/> Acesso em: 13 jul 202

REALIZE A ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 09.196.M

3º DIA

09.197.LP

E a gente canta

A gente dança

A gente não se cansa

De ser criança

A gente brinca

Na nossa velha infância

Tribalistas

09.198.LP

3) Leia a poesia abaixo:

Responda:

1) De acordo com o que você aprendeu, o que é dança de

salão?

2) Por que a dança de salão é também chamada de dança

social?

3) Com suas palavras, explique a trajetória da dança de salão

pelo mundo, até chegar ao Brasil:

4) Cite exemplos de danças LATINAS e CLÁSSICAS:

5) Por que a dança de salão é indicada para o público geral?

Quais os benefícios nela incluídos?

6) Faça uma breve pesquisa de alguma dança de salão

conhecida no Brasil:

Responda:

Perceba que são feitas várias

associações no poema; há várias

imagens fortes e expressivas.

1) Sublinhe os versos em que se pode

perceber a associação com lágrimas:

2) Explique a metáfora: “Uma paixão

profunda é a boia que me emerge”:

Page 6: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/9lps14-pdf.pdfTribalistas 09.198.LP 3) Leia a poesia abaixo: Responda:

6

a) Destaque do texto uma palavra ou expressão que nos revela que o poeta não é uma pessoa jovem:

b) O termo “O pai dela era uma onça” significa que:

( ) ele era muito bravo. ( ) ele gostava de florestas. ( ) ele gostava de caçar. ( ) ele construiu um muro alto. c) Como o poeta mandava recados para a namorada? Essa maneira de se comunicar sempre dava certo? Por quê?

d) O que significa tempo do onça?

4) Observe os anúncios abaixo com atenção:

a) Qual palavra do anúncio pode ser lida de duas

formas diferentes?

b) Qual a ambiguidade presente no anúncio ao lado?

Page 7: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/9lps14-pdf.pdfTribalistas 09.198.LP 3) Leia a poesia abaixo: Responda:

7

Disponível em: < http://tudosaladeaula.blogspot.com> Acesso em: 13 jul 2020.

REALIZE A ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 09.199.M

4º DIA

09.200.LP

E a gente canta A gente dança

A gente não se cansa De ser criança A gente brinca

Na nossa velha infância

Tribalistas

09.201.A

MOSAICO

Mosaico é uma arte decorativa que consiste em criar figuras geométricas ou abstratas com pequenos fragmentos de materiais. Essa técnica ´aplicada superfícies planas como pisos, paredes e quadros, além de esculturas. É uma palavra de origem grega, mousaikón, e significa “obra das musas”. Uma curiosidade é que, por serem muito duradouros, os mosaicos também são chamados de pinturas para a eternidade. Vários artistas ao longo dos últimos séculos aplicaram o mosaico em seus trabalhos. Entre eles, podemos citar Cândido Portinari e Tomie Ohtake.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE MOSAICOS:

c) O anúncio publicitário é um texto que tem, em

geral, promover o nome de uma empresa, de um

produto ou de uma ideia. Qual a finalidade do

anúncio ao lado?

d) Que recursos foram empregados visando ao

sucesso da propaganda?

Page 8: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/9lps14-pdf.pdfTribalistas 09.198.LP 3) Leia a poesia abaixo: Responda:

8

CONSTRUA O SEU MOSAICO!

Em uma folha de papel faça o desenho que preferir. Corte pedacinhos de papel coloridos (use folhas de

revistas, jornais, papéis de presente, encartes de supermercados, ou qualquer outro material que tenha em

casa).

Cole os pedacinhos preenchendo todo o desenho e se divirta!

Prezado (a) aluno (a), se você quiser nos mostrar suas atividades realizadas, ou outra coisa bacana

que você tenha feito nessa semana, poderá enviar fotos para o e-mail:

[email protected]. Não esqueça de colocar seu nome, turma e nome da

escola! Será um enorme prazer receber suas produções!

REALIZE A ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 09.202.M

5º DIA

09.203.LP

Meteram poesia onde devia e não devia

Lá vem o poeta com sua coroa de louro

Bertalha, Agrião, pimentão, louro

O poeta é a pimenta do planeta malagueta.

Os Paralamas do Sucesso

09.204.LP

Disponível em: <https://pwa.app.vc/smecarioca2020#/web/22261729> Acesso em: 07 jul 2020.

2) Leia o trecho a seguir:

Aqui em nosso país, assim como em muitas partes do planeta, é tempo de paciência,

de criatividade, de colaboração e de perseverança! Como tem vivido? O que tem

feito? Você está junto com sua família? Consegue realizar todas a tarefas escolares?

Precisamos manter a calma e a confiança! Tudo vai passar!

Imagine que você está a bordo de uma nave espacial e que vai subindo, subindo, subindo... Até que, já

bem distante, surge diante de seus olhos uma visão fantástica: você vê a Terra, o nosso planeta. O que

sentiria? O que diria?

https://noticias.ufsc.br/2007/10/mosaicos-com-releitura-de-miro-e-romero-brito/ https://www.ufjf.br/arquivodenoticias/2013/04/exposicao-%E2%80%9Cmosaicos%E2%80%9D-inaugura-nova-edicao-do-arte-em-

transito-no-joao-xxiii/

O cartum tem como característica o desenho e um tom bastante crítico. O cartum, ao lado, está sem legenda em sua composição, mas entendemos sua mensagem temática. 1) Qual o tema do cartum? Como você chegou a essa conclusão?

Page 9: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/9lps14-pdf.pdfTribalistas 09.198.LP 3) Leia a poesia abaixo: Responda:

9

MultiRio – Histórias do Rio, 2012.

Crie um parágrafo para dar um “conselho” a todos que vivem na Terra. Mostre a importância da vida com

autorresponsabilidade, da busca da alegria de viver, da valorização dos bons hábitos de saúde, da

reciprocidade e do cuidado com o meio ambiente:

3) Leia o texto abaixo de Bartolomeu Campos de Queirós:

Disponível em: <https://globaleditora.com.br/autores/biografia/?id=1342> Acesso em: 07 jun 2020.

Responda:

a) Qual é o sentido da expressão “estreita”?

b) Transcreva do 2.o parágrafo um termo que indica tempo:

c) Segundo o texto, o que o narrador levava na sacola para a escola?

d) Consulte o dicionário e descubra o significado do termo destacado no trecho “Morria depois da curva,

num largo com sapataria, armazém, armarinho (...)”:

e) O comportamento do narrador, na escola, demonstra que ele era um estudante atento?

f) Continue a leitura do texto:

g) Observe o trecho “E como bom aluno ele me escutava, sem pestanejar, duvidando, eu sei, dos

movimentos de rotação ou translação”. A quem se refere o termo em negrito? Que opinião tem o narrador

a respeito de seu avô?

Disponível em: <https://pwa.app.vc/smecarioca2020#/web/22261729> Acesso em: 07 jul 2020.

REALIZE A ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 09.205.C

Page 10: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/9lps14-pdf.pdfTribalistas 09.198.LP 3) Leia a poesia abaixo: Responda:

10

COMPETÊNCIAS GERAIS:

Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes

campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na

vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de

lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.

Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.

HABILIDADES UTILIZADAS DA BNCC

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF89EF15) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.