prefeitura de petrÓpolis secretaria de educaÇÃo...

19
1 PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE COMPLEMENTAR Ano de escolaridade: 4ª e 5ª fases - Modalidade EJA NOSSA ROTINA SEMANAL: 7ª SEMANA 1° DIA 2° DIA 3° DIA 4° DIA 5° DIA Faça sempre uma leitura 45.98.LP Faça sempre uma leitura 45.101.LP.G Faça sempre uma leitura 45.104.LP Faça sempre uma leitura 45.108.LP Faça sempre uma leitura 45.111.LP Atividades de Língua Portuguesa, Educação Física e Habilidades Socioemocionais 45.99.LP e 45.100.EF.HSE Atividades de Geografia e História 45.102.G e 45.103.H Atividades de Língua Portuguesa, Matemática e Habilidades Socioemocionais 45.105.LP, 45.106.M e 45.107.HSE Atividades de Língua Portuguesa, Ciências e Habilidades Socioemocionais 45.109.LP.C e 45.110.HSE Atividades de Língua Portuguesa e Habilidades Socioemocionais 45.112.HSE e 45.113.LP LEMBRE-SE DE VERIFICAR A CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA 6ª SEMANA QUE SE ENCONTRAM NO SITE. 1º DIA 45.98.LP- A Leitura de hoje é uma poesia retirada do livro Ou isto ou Aquilo, de Cecília Meireles Editora Nova Fronteira.

Upload: others

Post on 18-Aug-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

1

PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ano de escolaridade: 4ª e 5ª fases - Modalidade EJA

NOSSA ROTINA SEMANAL: 7ª SEMANA

1° DIA 2° DIA 3° DIA 4° DIA 5° DIA Faça sempre uma

leitura 45.98.LP

Faça sempre uma leitura

45.101.LP.G

Faça sempre uma leitura

45.104.LP

Faça sempre uma leitura

45.108.LP

Faça sempre uma leitura

45.111.LP

Atividades de Língua

Portuguesa, Educação Física

e Habilidades Socioemocionais

45.99.LP e 45.100.EF.HSE

Atividades de Geografia e

História 45.102.G e 45.103.H

Atividades de Língua

Portuguesa, Matemática e Habilidades

Socioemocionais 45.105.LP, 45.106.M e 45.107.HSE

Atividades de Língua

Portuguesa, Ciências e

Habilidades Socioemocionais

45.109.LP.C e 45.110.HSE

Atividades de Língua

Portuguesa e Habilidades

Socioemocionais 45.112.HSE e

45.113.LP

LEMBRE-SE DE VERIFICAR A CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA 6ª SEMANA QUE SE ENCONTRAM

NO SITE.

1º DIA

45.98.LP- A Leitura de hoje é uma poesia retirada do livro Ou isto ou Aquilo, de Cecília

Meireles – Editora Nova Fronteira.

Page 2: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

2

45.99.LP- Com atenção, responda as questões abaixo no seu caderno: 01 - O texto que você acabou de ler pode ser classificado quanto ao gênero textual como: ( ) Notícia ( ) Fábula ( ) Poema ( ) Bilhete 02 - Destaque do texto as palavras que formam rimas: ______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

03 - Quando o cavalinho está muito cansado? ( ) De madrugada ( ) De manhã ( ) À tarde ( ) À noite 04 - O que a autora quis dizer com “mas há um pedacinho do campo / onde é sempre feriado”. Explique. ______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

05 - Como é a crina do Cavalinho Branco? ______________________________________________________________________________

06. O que o Cavalinho Branco ensina aos ventos? ______________________________________________________________________________

07 - O que o Cavalinho Branco fez durante todo o dia? ______________________________________________________________________________

08 - Os versos “Trabalhou todo o dia, tanto! / desde a madrugada!” revelam o quê?

a) se sente tão cansado quanto o cavalinho.

b) se compadece diante do cansaço do cavalinho.

c) gostaria de ser tão livre quanto o cavalinho.

d) tem orgulho de trabalhar junto ao cavalinho.

09 - A última estrofe, demonstra:

a) admirar a disposição do cavalinho branco para trabalhar no campo.

b) indignar-se ao descobrir que o cavalinho branco não pode descansar.

c) alegrar-se ao recordar o dia em que brincou com o cavalinho.

d) reconhecer que é merecido o descanso do cavalinho branco.

Page 3: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

3

45.100.EF.HSE- Vamos relaxar e alongar. Coloque uma música que gosta e ouça. Se der vontade de dançar, dance! Depois vamos à atividade de alongamento, excelente para relaxar, vejamos alguns benefícios desta atividade.

Disponíveis em: <https://www.blog.unimed.coop.br%2Fblog%2Fpetropolis%> e <

https://wwwpinterest.com%2Fpin%2F487022147203790817%2F&psig> Acessados em: 25/05/2020

2º DIA 45.101.LP.G - A leitura de hoje faz farte do Caderno Pedagógico de HGPT – Secretaria

Municipal de Petrópolis – 2016.

A Evolução dos Meios de Transportes Quando o homem morava em cavernas não existia o trânsito movimentado de

nossos dias. Na verdade, ele andava mesmo era a pé. Entretanto, ia longe, viajando com os pés descalços dias e dias atrás dos alimentos essenciais à sua sobrevivência. De qualquer modo, como ele vivia com sua tribo, já naquela época desenvolvia o trânsito entre os seus semelhantes, certamente cuidando para não colidir com os outros.

O primeiro meio de transporte foi o animal. Um dia, o homem primitivo descobriu que poderia montar num animal para se deslocar no seu ambiente. Ele percebeu que era mais confortável e mais rápido andar sobre o dorso de um animal do que sobre seus próprios pés. Só muito tempo depois se começou a usar os animais como meio de transporte.

O cavalo e a carroça - O cavalo constituía-se em uma grande opção de transporte. Servia para deslocamentos rápidos no pequeno núcleo urbano existente nas primeiras quatro décadas e para viagens mais distantes ao redor do centro ou pela chamada "área rural". Desde os primeiros anos existiam locais para se amarrar os cavalos. Mais adiante, as principais casas comerciais, os empórios, também reservavam espaços para o "estacionamento", geralmente em terreno situado

ao lado. Simultaneamente ao crescimento do número de cavalos, foram surgindo as carroças com o fim de permitir o transporte da família e dos produtos da lavoura.

Não devemos esquecer o carro de boi, usado para cargas pesadas e que ainda presta bons serviços aos nossos trabalhadores do campo em várias regiões do Brasil.

Foram evoluindo em número de animais e em tamanho. Chegaram a ter 8 cavalos-puxadores e podiam deslocar razoável volume de mercadorias. A carroça é considerada, hoje, um veículo ultrapassado, mas ainda faz muito pelas pessoas, principalmente nas áreas rurais. Em inúmeras vias públicas, elas são proibidas de trafegar, mas houve um tempo, quando ainda não existiam veículos a motor, em que foram muito úteis nos transportes.

Page 4: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

4

A carroça transportava cargas e também pessoas. Já a charrete, que foi igualmente muito utilizada, levava somente passageiros.

Podemos lembrar-nos deste tempo observando o passeio feito pelos turistas na nossa cidade. Aqui chamavam-se Vitórias.

Havia ainda a carruagem, um veículo fechado e puxado por vários cavalos, para os passageiros em viagens. Podemos encontrar as carruagens imperiais usadas por D. Pedro II e sua família no Museu Imperial.

A história dos bondes em Petrópolis foi curta. Começou em 1912, já com veículos elétricos, como se vê na foto ao lado, de autor desconhecido, tomada na inauguração da via.

Petrópolis nunca teve bondes de tração animal sobre trilhos, mas comprou 12 veículos usados pela companhia Carris Urbanos no Rio de Janeiro em 1885, usando-os com rodas de madeira até cerca de 1900, segundo o pesquisador estadunidense Allen Morrison.

Em 1911, a Companhia Brasileira de Energia

Eléctrica encarregou Eduardo Guinle de construir uma linha de bondes elétricos e encomendou 12 bondes fechados à indústria J. G. Brill. Parte da rota Cascatinha foi inaugurada em 13/12/1912 e o restante em 1913, usando bitola métrica, em apenas um lado do canal, com os bondes circulando pela rota, entre o rio e a via pavimentada.

Mesmo esse pequeno tráfego criava problemas com os automóveis, pois os bondes trafegavam nos dois sentidos pelo mesmo trilho, segundo o pesquisador português Emidio Gardé.

Petrópolis foi a primeira cidade brasileira a ficar sem bondes! Os veículos foram vendidos para o sistema de bondes da cidade de Campos, onde operaram até 1964. A construção de um sistema de trólebus em Petrópolis começou em 1952, mas o projeto foi abandonado e os veículos, que tinham sido construídos na França pela empresa Vetra, foram remanejados para Niterói. Os bondes foram substituídos pelos ônibus, como podemos ver nesta imagem ao lado. É uma lotação que passa pela praça em direção à Avenida XV de Novembro (atual Rua do Imperador) em direção à Estação ferroviária Dona Leopoldina. A empresa UTIL, União dos Transportes Interurbanos de Luxo, surgiu em Petrópolis, em 1950, mas mudou sua sede para Juiz de Fora, onde permanece até a atualidade. As viagens inauguram-se em abril de 1957, com o serviço de transporte de passageiros por ônibus entre Petrópolis e Rio de Janeiro. O primeiro automóvel mesmo, de motor a explosão, do Rio de Janeiro, foi de Fernando Guerra Duval, então estudante de engenharia. O carro era um “Decauville” e aqui circulou em agosto de 1990. Seu motor a gasolina era de dois cilindros. Na falta do combustível, Guerra Duval ia às farmácias e comprava benzina. O carro era aberto, sem capota. O escapamento era livre e fazia muito barulho. Em lugar do volante, a direção era em forma de guidom de bicicleta. O carro de Guerra Duval foi um sucesso no Rio de Janeiro e nas adjacências, porque ele não circulou apenas na capital. Andou também em Petrópolis – para onde foi numa prancha da Estrada de Ferro, pois não havia estrada – e causou espanto aos veranistas da pacata e fria Cidade Imperial.

Page 5: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

5

Apesar da evolução, o transporte se transformou em um problema nos últimos anos. O tráfego por terra tem ficado mais lento conforme o número de carros aumenta e o transporte coletivo ou público não atende às necessidades da população: são lotados, circulam em quantidade insuficiente e são muito mais lentos. Entretanto quando se trata de transportar pessoas, o automóvel é o principal meio de transporte do Brasil. Ele se tornou mais popular quando a indústria automobilística se instalou no país na década de 1950. Desde então, o acesso se tornou maior, assim como o número de carros nas ruas. A consequência de tantos carros são os congestionamentos e também os acidentes.

45.102.G – Observamos com a leitura do texto que muitas foram as transformações nos meios de transportes da nossa cidade. E se pensarmos bem constatamos mudanças até hoje. Sobre o texto responda no seu caderno: 01 - Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) No passado, o cavalo constituía-se em uma grande opção de transporte.

( ) As charretes levavam somente cargas.

( ) As carruagens eram um veículo fechado e puxado por vários cavalos, que levavam os

passageiros em viagens.

( ) O carro de boi era usado para cargas pesadas e ainda presta bons serviços aos trabalhadores

do campo.

( ) Atualmente, os bondes ainda circulam na cidade de Petrópolis.

( ) As vitórias ainda existem em nossa cidade, como transporte turístico.

02 – Responda com suas palavras:

a) Escreva de forma resumida sobre a circulação dos bondes em Petrópolis. ______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

b) Como foi o início da circulação dos ônibus em Petrópolis?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

c) Petrópolis ganhou destaque com a circulação, pela primeira vez, de um automóvel. Escreva

sobre isso. ______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

Page 6: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

6

03 – Leia a reportagem sobre as vitórias em Petrópolis reflita e responda as questões: Petrópolis, RJ, decreta fim das atividades com tração animal em charretes

Município informou que determinação será publicada no Diário oficial ainda nesta sexta-feira (29) e que serviço das vitórias está proibido a partir de sábado (20).

Por Aline Rickly, G1 — Petrópolis 29/03/2019 18h55 Atualizado há um ano

Serviço das vitórias está proibido a partir deste sábado (20), de acordo com a Prefeitura de Petrópolis, no RJ — Foto: Aline Rickly / G1

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, decretou o fim das atividades das charretes, com tração animal, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na tarde desta sexta-feira (29). O município informou que a determinação ainda será publicada no Diário Oficial e que o serviço das vitórias não poderá mais ser oferecido na cidade a partir deste sábado (20).

A decisão ocorre cinco meses depois da realização de um plebiscito durante as eleições onde a maior parte da população votou pelo fim da atividade.

Ao G1, os charreteiros informaram que ainda não foram notificados. "Como que para assim? Como vão ficar nossos animais? Cadê as charretes elétricas

que iam substituir?", questiona a charreteira, Cibele Raposo. O município disse que montou um grupo de trabalho que estuda alternativas para eles, como

a realização do serviço de outra forma, sem a utilização dos cavalos, e discute também as questões de bem-estar animal e de turismo.

“Todos os segmentos serão contemplados”, disse o prefeito Bernardo Rossi, mencionando que houve um espaço grande de tempo entre a realização do plebiscito, a comunicação da Câmara de Vereadores e notificação do Executivo sobre a decisão.

Alternativas

A Secretaria de Assistência Social cadastrou todas as 15 famílias – 48 pessoas – que fazem parte do grupo de charreteiros. Segundo a Prefeitura, cada caso está sendo estudado individualmente para que sejam apresentadas soluções de empregabilidade de acordo com cada cenário.

“Estamos estudando opções de treinamento e outros tipos de assistência possível para as famílias. Não vamos deixar os charreteiros desamparados”, garantiu Renato Couto, secretário de Meio Ambiente e relator do segmento Substituição das Charretes. Segundo a Prefeitura, o termo de referência obrigatório para o edital de licitação para charretes elétricas está sendo elaborado.

"Estamos trabalhando para criar um projeto que permita a continuidade da atividade, atendendo ao turismo, mas sem a tração animal. Precisamos explorar o potencial da nossa cidade da melhor maneira possível, respeitando o resultado e o desejo da população", disse o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Para a protetora de animais, Ana Cristina, da Ong Anima Vida, todas as alternativas apresentadas ainda estão em fase de especulação.

"Só tem promessa! Tudo está em fase de estudo e quem é que vai manter os cavalos nesse período? E as famílias, como ficam?", questiona.

Para a protetora, o decreto da Prefeitura é "imoral". "Considero uma falta de respeito porque essas pessoas [os charreteiros] exerciam uma atividade legalizada, cumprindo com suas obrigações", argumenta.

Page 7: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

7

a) Qual sua opinião, como morador de Petrópolis, sobre a retirada das vitórias? ______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

b) Após ler a reportagem, a qual conclusão você chega?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

c) A reportagem é de 29 de março de 2019. Pesquise notícias mais recentes e registre

como está esta situação das charretes hoje. ______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

45.103.H – As vitórias ficavam paradas em frente ao Museu Imperial. O Ponto Turístico mais visitado de Petrópolis. Segue o link de um filme para assistir com toda a família. Neste documentário traz histórias contadas por frequentadores do Museu Imperial, sobre situações vividas no seu jardim.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZiS-wpF0RkM> Acessado em 17/05/2020

Page 8: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

8

3º DIA 45.104.LP - A Leitura de hoje é uma poesia retirada do livro Ou isto ou Aquilo, de Cecília

Meireles – Editora Nova Fronteira.

45.105.LP – Observamos no poema que as palavras PEQUENINA e BRACINHOS nos indicam

um tamanho pequeno da menina e seus braços.

Os substantivos podem variar em tamanho, sendo classificados em aumentativo e

diminuitivo, de acordo com a sua terminação. Vejamos alguns exemplos, pois não é somente -

inho para o diminutivo e -ão para o aumentativo.

Disponível em: https://www.pinterest.ru%2Fpin%2F839569555505386041%2F Acessado em: 26/05/2020

Page 9: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

9

01 – No quadro abaixo temos substantivos em sua escrita na forma normal, no aumentativo e no

diminutivo. Escreva-os no seu local correto. Faça no seu caderno:

boca – narigão – chapéu - salinha – muro – fogaréu – bocarra – sala – casa – muralha –

rapaz – nariz – murinho – casarão – foguinho – chapelão – casinha – fogo – narizinho –

rapagão – rapazinho - boquinha – chapeuzinho -

02 – Procure no caça-palavras o diminutivo e aumentativo das imagens abaixo:

Disponível em: < https://www.pinterest.com%2Fpin%2F369717450651522161%2F> Acessado em: 25/05/2020

Normal Diminutivo Aumentativo

Page 10: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

10

45.106.M – Juliana recebeu o auxílio emergencial do governo e foi ao mercado fazer compras.

Observe o encarte e a lista de compras que ela fez antes de sair de casa.

Disponível em: < https://www.catalogosofertas.com.br%2Fcategorias%2Fsupermercados.html&psig> Acessado em:

26/05/2020

Segue a lista de compras de Juliana, com as

devidas quantidades que deseja comprar.

3kg de açúcar 5kg de arroz 2kg de feijão

5 pacotes de biscoitos 2kg de café

3kg de carne 3 garrafas de óleo

2 molhos de tomate 10 caixas de leite

4 pacotes de macarrão 2 pacotes de papel higiênico

3 vidros de detergente 1 caixa de sabão em pó

6 sabonetes Algumas verduras

4 vidros de desinfetante

Page 11: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

11

01 – Vamos fazer alguns cálculos sabendo que o auxílio emergencial é de R$600,00. Anote as respostas no seu caderno.

a) Quanto Juliana vai gastar com sua lista de compras?

b) Ela vai conseguir fazer toda a compra? Sobrará algum troco? Quanto?

c) Sobrando troco, o que você compraria do encarte que está acima? Por quê?

45.107.HSE – Agora vamos refletir. 01 - O valor recebido pelo auxílio emergencial é o suficiente para uma família passar o mês? Pense e responda com suas palavras o que você pensa sobre este assunto. ______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

02 – Que outras formas nós, como cidadãos, podemos ajudar aos outros que estão precisando de ajuda, não somente alimentos, mas de atenção, afeto e carinho. E que outras formas nós como cidadãos podemos ajudar? Pense e escreva. ______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

Page 12: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

12

4º DIA

45.108.LP - A Leitura de hoje é uma poesia retirada do livro: Um caminho na Alma de Bráulio

Bessa – Editora Sextante.

45.109.LP.C – Vamos fazer a leitura e depois responder as questões no seu caderno:

A Descoberta do fogo e a Transformação de materiais

Como você imagina que era a vida do ser humano bem antes de existirem cidades, sem moradias como as de hoje, sem energia elétrica?

Imagine como seria a vida em uma comunidade nesse contexto: tanto durante o dia como à noite. Como organizavam suas atividades? Como se alimentavam? Como dormiam?

Na escuridão, diversos sons passariam a ser mais perceptíveis, mas dificilmente seria possível ver algo.

Houve um tempo, há muitos milênios, em que o ser humano não sabia produzir fogo, e que, provavelmente, aproveitava o fogo de incêndios que surgiam, durante as tempestades, de maneira ocasional, devido a raios que caíam sobre árvores ou sobre a mata seca. O fogo permitia, por exemplo, aquecimento, iluminação e proteção contra animais predadores, além de fornecer calor para o preparo de alimentos. Com o tempo, entretanto, o ser humano aprendeu a produzir fogo e também a controlá-lo.

Para que transformações em objetos ocorram, é necessário que haja energia. Elas podem ser divididas em dois tipos: transformações que alteram o material de que o objeto é feito e aquelas que não o alteram. Com o início da utilização do fogo e de sua energia, o ser humano conseguiu realizar, cada vez mais, novas transformações que alteram os materiais. Hoje, muitos processos, sejam industriais ou manuais, baseiam-se nesse tipo de transformação.

PROCESSO IRREVERSÍVEL é aquele em que um sistema, uma vez atingido o estado final de equilíbrio, não retorna ao estado inicial ou a quaisquer estados intermediários sem a ação de agentes externos. Exemplo: Se você queimar uma folha de papel, não voltará a sua forma original.

PROCESSO REVERSÍVEL é aquele que pode ocorrer em ambos os sentidos, passando por todas as etapas intermediárias, sem que isso cause modificações definitivas ao meio externo. Exemplo: A água, pode ser encontrada no estado líquido, no entanto, se for aquecida,

transforma-se em vapor. No entanto se for resfriada volta ao estado líquido. Se for submetida a baixas temperaturas pode congelar e se transformar em gelo (estado sólido). A mãe de Carlinhos estava preparando o almoço. Ela queria preparar algo diferente no

cardápio. Ao quebrar os ovos para preparar a nova receita, achou interessante todas as características deste alimento. A gema e a clara eram bem molinhas e viscosas.

Page 13: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

13

Depois de um tempo, na panela, percebeu que ele já não tinha as mesmas características de antes.

O que ocasionou essa mudança? Perguntou Carlinhos. Mas, o pior ainda estava por vir... Ao ler novamente a receita percebeu que

o ovo deveria estar cru, não cozido. E agora??? O que fazer?! Será que é uma transformação reversível? Vamos ajudar a desvendar essas questões...

Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2708/transformacao-reversivel-e-irreversivel-pelo-aquecimento> Acessado em 24/05/2020

01 – Responda, com suas palavras, como os homens se alimentavam antes da descoberta do fogo.

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

02 - Como o fogo era produzido naquela época? E nos dias atuais?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

03 - Cite duas formas de utilizar o fogo.

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

04 - O fogo controlado foi muito útil para o desenvolvimento da humanidade. Porém, o fogo fora de

controle pode causar alguns acidentes. Escreva duas situações onde o fogo pode causar estragos.

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

05 - Observando as imagens responda as questões: a) Que características podemos perceber de cada ovo

______________________________________

______________________________________

______________________________________

______________________________________

______________________________________

______________________________________

______________________________________

b) O que muda no ovo cru quando ele é aquecido? ______________________________________________________________________________

Page 14: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

14

c) O ovo cru ainda pode ser transformado? E o ovo cozido? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ d) O ovo cru pode virar um ovo cozido? Como? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ e) E o ovo cozido, pode voltar a ser um ovo cru? Por quê? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ f) O que fez o ovo mudar de aspecto? Que fator foi determinante nesta mudança? ______________________________________________________________________________ g) Cite dois outros alimentos que mudam quando entram em contato com o fogo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 45.110.HSE – Vamos agora transformar este calor em calor humano, aquele capaz de

aquecer o coração de quem está bem próximo de nós, ou distante, devido ao isolamento,

agora necessário. Usando as cores, que tem muito significado, pegue uma folha e pinte-a.

Pinte toda ela do jeito que quiser. Depois de pintada, crie, imagine, pense. Você pode

procurar uma imagem bonita em uma revista, jornal, livro ou desenhar e colar. Também pode

escrever algo e enviar, tirar uma foto e manda pelo celular ou mídia social, para esta pessoa

que está precisando deste calor humano. Caso queira compartilhe conosco, postando na

sua rede social e colocando o nome da sua escola.

Vamos espalhar calor humano e amor, pois isso vai passar!

Estar isolado não é uma punição, mas sim uma

preservação e contribuição para o bem comum.

Permanecer em casa por alguns dias é necessário, mas

não é uma condição definitiva. Em breve, tudo voltará ao

normal.

Você tem condições de ressignificar o momento atual e

dar a sua contribuição! Comece!

Page 15: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

15

5º DIA 45.111.LP - A Leitura de hoje é uma poesia retirada do livro: Um caminho na Alma de Bráulio

Bessa – Editora Sextante.

45.112.HSE - A felicidade é algo maravilhoso. Algumas pessoas dizem que ela é adquirida e

outras conquistada. Escreva algumas coisas que te deixa feliz.

Disponível em: https://www.vetores-gratis%2Fmodelo-de-borda-com-criancas-em-segundo-plano Acessado em:

25/05/2020

Page 16: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

16

45.113.LP – Na língua portuguesa temos palavras que acompanham ou modificam o

substantivo indicando a sua qualidade, estado ou uma condição. Damos a esta palavra o

nome de ADJETIVOS. Observe:

O adjetivo pode vir antes ou depois do substantivo, mas geralmente vem depois. Ele pode

ser simples (formado por uma só palavra: vestido vermelho) ou composto (formado por duas ou

mais palavras: vestido vermelho-claro).

O adjetivo pode ser pátrio quando ele indica a origem ou nacionalidade das pessoas,

animais ou coisas. Exemplos:

Disponível em: https://www.slideplayer.com.br%2Fslide%2F15741888%2F&psig Acessado em: 26/05/2020

01 – Para cada imagem escreva três adjetivos diferentes. Anote as respostas no seu caderno:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Disponível em:< https://www.aartedeensinareaprender.com.br%2F2018%2F03%2Fatividade-pronta-adjetivos.> Acessado

em: 26/05/2020

Page 17: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

17

02 – Complete as frases com um ou mais adjetivos que deem sentido e a completem.

a) A estrela que brilha é muito ________________________________________.

b) A criança que faz pirraça é ______________________________.

c) A Escola que estudo é _____________________________.

d) A sacola do mercado de ontem estava _____________________________.

03 – Circule os substantivos e pinte os adjetivos. Lembrando: um adjetivo sempre está se referindo

a um substantivo.

a) A menina comportada ganhou uma enorme barra de chocolate.

b) A abelha voa pelo jardim perfumado.

c) A criança pirracenta rasgou todas as folhas da revista.

d) O automóvel veloz custou muito caro.

04 – Vamos completar as frases usando os adjetivos pátrios que estão no quadro:

chinesas – fluminense – polar – norueguês – alemão – pequinês – mineiro – russo –

australianos - milanesa

a) Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é ________________________.

b) O bacalhau da Noruega é ____________________________.

c) Os periquitos da Austrália são _________________________.

d) O cão da Alemanha chama-se pastor _________________.

e) O bife originário de Milão chama-se bife à ________________________.

f) Quem nasce em Minas Gerais é _______________________.

g) Um urso do Polo Norte é um urso ________________.

h) Há na mesa várias peças da China. São peças _________________.

i) Um cachorro de Pequim é um cachorro ____________________.

j) O homem que nasceu na Rússia. Ele é _______________________.

Page 18: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

18

NESTAS ATIVIDADES TRABALHAMOS:

Objetivos Gerais: Ler e reconhecer textos presentes no cotidiano e suas funções sociais. Fazer um registro oral e escrito de uma história, música, poema. Reconhecer um substantivo em um texto e perceber que ele pode ser classificado em grau

(aumentativo e diminuitivo). Identificar, reconhecer e usar o adjetivo de acordo com sua função na língua portuguesa, fazendo

uso corretamente do adjetivo pátrio. Observar o meio ao qual está inserido e perceber que pode fazer mudanças para melhorá-lo. Perceber e identificar as mudanças do presente e que elas vão impactar no futuro. Fazer uso das quatro operações para resolver cálculos. Resolver problemas envolvendo as quatro operações e sistema monetário brasileiro com cálculo

mental e cálculo registrado. Resolver problemas fazendo uso de estimativas de preços e valores. Identificar as mudanças ocorridas após o domínio do fogo pelo ser humano. Diferenciar transformações reversíveis e irreversíveis através do fogo. Trabalhar por meio do corpo o relaxamento e o alongamento. Identificar um período da história e sua importância ligando-o a atualidade. Identificar e reconhecer a evolução dos meios de transportes por meio dos tempos e sua importância

para o desenvolvimento da sociedade. Perceber a importância histórica e valorizar o Museu Imperial. Identificar, perceber e desenvolver habilidades por meio das emoções e expressões dos

sentimentos; Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender

ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades da BNCC:

EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressas, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem destinam.

EF35LP22 Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

EF35LP24 Identificar funções do texto dramático e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.

EF15LP17 Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

EF05LP08 Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.

EF35LP03 Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF04MA05 Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

EF04MA04 Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar estratégias de cálculo.

Page 19: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/eja-iv … · b) se compadece diante do cansaço do cavalinho. c)

19

EF05MA12 Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala de mapas, entre outros.

EF05MA22 Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.

EF04HI01 Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo dos tempos.

EF04CI03 Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima de papel, etc.)

EF05GE06 Identificar e comparar transformações dos meios de transportes e de comunicação.

EF01ER05 Identificar e acolher os sentimentos, lembranças e memórias e saberes de cada um.

EF01ER06 Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

Emocionais Lidar com as próprias emoções, a partir das situações a que somos expostos no cotidiano. Desenvolver a autoconfiança, o aprender a ganhar e a perder, o aprender com os erros, o senso de autoavaliação e o de responsabilidade.

Sociais Como se relacionar com o mundo externo e com as pessoas ao redor. Desenvolver as capacidades de saber cooperar e colaborar, lidar com regras, comunicar-se bem, resolver conflitos e atuar em ambientes de competição saudáveis.

Éticas Como agir positivamente para o bem comum. Desenvolver o respeito, a tolerância e a aceitação das diferenças.