prefeitura de petrÓpolis secretaria de educaÇÃo departamento de...

12
1 PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE COMPLEMENTAR Ano de escolaridade: 6° ano NOSSA ROTINA SEMANAL: 11ª SEMANA 1º DIA 2º DIA 3º DIA 4º DIA 5º DIA Faça sempre uma leitura 06.146.LP Faça sempre uma leitura 06.149.LP Faça sempre uma leitura 06.152.LP Faça sempre uma leitura 06.155.LP Faça sempre uma leitura 06.158.LP Atividade de Língua Portuguesa 06.147.LP Atividade de Arte Língua Portuguesa 06.150.A.LP Atividade de Língua Inglesa 06.153.LI Atividade de Língua Portuguesa 06.156.LP Atividade de Arte Habilidades Socioemocionais 06.159.A.HSE Atividade de Matemática 06.148.M Atividade de Matemática 06.151.M Atividade de Matemática 06.154.M Atividade de Matemática 06.157.M Atividade de Ciências 06.160.C Querido(a) aluno(a), para facilitar a compreensão das propostas do Educa em casa, antes de algumas ati- vidades você encontrará símbolos que representam orientações necessárias para a realização das mesmas. Observe as legendas: 1° DIA 06.146.LP Você deverá escolher um livro para ler durante os próximos 15 dias. Então, vá à biblioteca virtual e escolha um livro que lhe agrade. Sugestão: Livro: Vale das Sombras. Autora: Maria Fernanda de Souza. biblioteca virtual: http://web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/bibliotecas?catego- rias_id=&nome=Vale+das+Sombras Responda oralmente. Pesquise mais sobre o assunto. Anote no caderno. Você precisará do auxílio de um leitor/escriba. Você precisará do auxílio de um adulto. Envie a atividade realizada para o e-mail indicado. Assista ao vídeo.

Upload: others

Post on 12-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/... · 2020. 6. 28. · sua atividade, com o seu nome, a

1

PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ano de escolaridade: 6° ano

NOSSA ROTINA SEMANAL:

11ª SEMANA

1º DIA 2º DIA 3º DIA 4º DIA 5º DIA

Faça sempre uma leitura

06.146.LP

Faça sempre uma leitura

06.149.LP

Faça sempre uma leitura

06.152.LP

Faça sempre uma leitura

06.155.LP

Faça sempre uma leitura

06.158.LP

Atividade de Língua Portuguesa

06.147.LP

Atividade de Arte

Língua Portuguesa 06.150.A.LP

Atividade de Língua Inglesa

06.153.LI

Atividade de Língua Portuguesa

06.156.LP

Atividade de Arte

Habilidades Socioemocionais

06.159.A.HSE

Atividade de Matemática

06.148.M

Atividade de Matemática

06.151.M

Atividade de Matemática

06.154.M

Atividade de Matemática

06.157.M

Atividade de Ciências 06.160.C

Querido(a) aluno(a), para facilitar a compreensão das propostas do Educa em casa, antes de algumas ati-vidades você encontrará símbolos que representam orientações necessárias para a realização das mesmas. Observe as legendas:

1° DIA 06.146.LP – Você deverá escolher um livro para ler durante os próximos 15 dias. Então, vá à biblioteca virtual e escolha um livro que lhe agrade. Sugestão:

Livro: Vale das Sombras. Autora: Maria Fernanda de Souza. biblioteca virtual: http://web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/bibliotecas?catego-rias_id=&nome=Vale+das+Sombras

Responda oralmente.

Pesquise mais sobre o assunto.

Anote no caderno.

Você precisará do auxílio de um leitor/escriba.

Você precisará do auxílio de um adulto.

Envie a atividade realizada para o e-mail indicado.

Assista ao vídeo.

Page 2: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/... · 2020. 6. 28. · sua atividade, com o seu nome, a

2

06.147.LP – Leitura e Interpretação. A vida tem a cor que você pinta.

ROMEU E JULIETA (RUTH ROCHA) - Parte I

Há muito tempo, não muito longe daqui, havia um reino muito engraçado. Todas as coisas eram separadas pela cor. Branco, amarelo, azul, vermelho, preto.

O que era branco morava junto com o que era branco. Todas as flores brancas no mesmo canteiro. As borboletas brancas só visitavam o canteiro branco.

Todas as flores azuis num canteiro separado. E as borboletas azuis só visitavam este canteiro. Não havia misturas…

Num canteiro amarelo, morava uma linda família de borboletas amarelas. Tinham uma filhinha cha-mada Julieta. Ela era muito engraçadinha. Já sabia voar.

De manhã, voava com sua mãe de flor em flor. Mas quando Julieta queria voar para o canteiro azul, sua mãe dizia: – Não, Julieta, cada borboleta tem seu canteiro! Julieta ficava triste. Fechava as asas, abai-xava as antenas e chorava uma lágrima amarela de borboleta…

No canteiro de miosótis1, morava uma família de borboletas azuis. Tinham um filhinho chamado Romeu. Romeu era muito engraçado. Sabia voar para frente e para trás. Dava cambalhotas no ar. Voava com uma asa só. Borboleteava por todo canto. O pai sempre falava: – Romeu, Romeu, nada de passeios nos canteiros de outra cor, é perigoso! – Ah, papai, as rosas são tão cheirosas… – Cheiro não é tudo na vida, meu filho. Lugar de borboleta azul é no canteiro azul. Sempre foi assim… Romeu fechava as asas, abaixava as antenas, perdia a graça e pensava: – Por quê?

Mas Romeu era muito curioso. Queria conhecer todas as cores. Todas as flores. Todos os canteiros. Um dia, na primavera, seu amiguinho Ventinho falou: – Vamos dar uma voltinha? – Onde? – No canteiro das margaridas. Está lindo… – Papai não deixa, margarida é amarela, eu sou azul. Depois, as borboletas amarelas podem não gostar… – Que bobagem! Eu tenho uma amiguinha chamada Julieta, que é muito boazinha e ela é amarela… duvido que ela não goste de você. Vamos? _ Tá bom, mas não conte nada pra ninguém. E eles saíram voando de flor em flor.

Quando chegaram ao canteiro amarelo, Romeu se escondeu no talo de uma margarida, que gostou logo dele. E Ventinho trouxe Julieta para conhecer Romeu. Os dois ficaram logo amigos: – Que asas lindas! -Que nada! As suas são mais bonitinhas… -Como você voa engraçadinho… E Romeu fez tudo que sabia para Julieta ver. E os dois deram uma cambalhota juntos. Julieta errou, porque nunca tinha dado cambalhotas. Romeu deu uma risadinha azul e Julieta, uma risadinha amarela…

Texto disponível em: <https://www.geledes.org.br/preconceito-racial-vida-tem-cor-que-voce-pinta/> Acessado em: 22/06/2020

Significado: 1) miosótis – uma pequena flor de cor azul. Atividade.

Responda oralmente. Você gostou do texto?

Responda oralmente. Você gostaria que o mundo fosse divido por cor, igual ao texto?

1) Anote no caderno. Qual o assunto tratado no texto? ( ) A vida das borboletas. ( ) A separação das cores. ( ) Os jardins das flores.

2) Anote no caderno. Quais são os personagens principais que aparecem no texto?

Page 3: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/... · 2020. 6. 28. · sua atividade, com o seu nome, a

3

3) Anote no caderno. Você gostaria de morar em um lugar onde tudo fosse separado por cor? Por quê?

4) Anote no caderno. No trecho: “...Julieta queria voar para o canteiro azul, sua mãe dizia: – Não, Julieta, cada borboleta tem seu canteiro!” Como Julieta se sentia nesse momento?

5) Anote no caderno. Você algum dia já se sentiu triste como Julieta, quando algum amigo não lhe chamou para brincar?

6) Anote no caderno. Por que Romeu queria voar para outros lugares? ( ) Para mostrar que ele era corajoso. ( ) Para explorar novos lugares e conhecer novos amigos.

7) Anote no caderno. Quem chamou Romeu para dar uma volta?

8) Anote no caderno. Romeu e Julieta se tornaram amigos. Escreva uma passagem do texto que relate essa amizade.

Agora, você deverá continuar o plano semanal de estudos com as tarefas de matemática.

2° DIA 06.149.LP - Dando continuidade à leitura escolhida no primeiro dia. Sugestão:

Livro: Vale das Sombras. Autora: Maria Fernanda de Souza. biblioteca virtual: http://web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/bibliotecas?catego-rias_id=&nome=Vale+das+Sombras

06.150.LP.A- Leitura e Interpretação. A vida tem a cor que você pinta.

ROMEU E JULIETA (RUTH ROCHA) - Parte II

Os três, voando e borboleteando de flor em flor, entraram, sem perceber, na floresta. E viram coisas que nunca tinham visto. Plantas estranhas, bichos de todos os tamanhos e um riacho que cantava: Chuá, chuá…

Eles olharam dentro do riacho e gritaram: Olhe as borboletas… - Dentro d’água, molhadas… Ventinho riu muito: -São vocês mesmos. A água é como um espelho! E os dois fizeram uma porção de brincadeiras defronte da água – caretas, pulos. E deram muita risada. E Ventinho fazia ondas na água e atrapalhava.

Numa clareira da floresta, uma família fazia piquenique. As crianças cantavam: “Apareceu a marga-rida, olé, olé olá… Apareceu a margarida, olé, seus cavaleiros…” Eles gostaram muito e resolveram brincar também. Entraram na roda. O vento mexia no cabelo dos meninos. E as borboletas dançavam. Mas um

Page 4: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/... · 2020. 6. 28. · sua atividade, com o seu nome, a

4

menino parou e gritou: Vamos caçar borboletas para a minha coleção? Romeu se assustou, Julieta ficou ainda mais amarela.

Ventinho soprou uma poeira para atrapalhar os meninos e berrou: – Fuja, Romeu! Fuja, Julieta! De-pressa! E os dois voaram… e sumiram dentro da floresta.

No canteiro amarelo, a mãe da Julieta chorava: -Onde está a minha borboletinha? E nenhuma mar-garida dizia nada.

No canteiro azul, a mãe de Romeu gritava: -Romeu, filho meu, onde você se meteu? E os papais borboleteavam para todos os lados e não achavam nada. Mas também, dos seus canteiros, não arredavam as asas.

Mas lá no fundo da floresta, Romeu e Julieta já estavam cansados, coitados: E Ventinho levantava as folhas, procurando o caminho. Estava escuro e não se enxergava nada… Julieta tremia de frio, a floresta estava diferente… Os passarinhos piavam.

Os olhos dos bichos brilhavam no escuro. E dona coruja falou, com uma voz grossa: -Fiquem aqui junto de mim! Hum, hum, hum! Fiquem aqui até o dia clarear! E eles ficaram. Mas olhavam para todos os lados: -Será que ninguém vem nos buscar?

Mas você não sabe o que aconteceu lá nos canteiros… Dona Margarida falou com a borboleta ama-rela. Contou que Julieta tinha saído com Romeu e Ventinho. E a borboleta amarela criou coragem e foi falar com a borboleta azul. As duas se juntaram, chamaram os maridos e foram falar com o senhor Vento e dona Ventania. E todos saíram de canteiro em canteiro procurando: – ROMEU!!! JULIETA!!! VENTINHO!!!!

Do canteiro verde, vieram os vaga-lumes com suas luzinhas. A noite toda, todos juntos procuraram. E quando amanheceu o dia, o céu estava todo cheio de cores.

Romeu e Julieta, encolhidinhos no seu galho, viram chegar uma revoada de pontinhos coloridos. Que be-leza… Julieta arregalou os olhos. E Ventinho fez: -Fiuuuuuuuuuu! Romeu bateu palmas.

E cada mamãe pegou o seu filhinho. E as outras borboletas, contentes, borboletavam. Batiam as asas. Falavam – até que enfim… Achamos… – Achamos… Que bom!

E quando chegou de novo a primavera tudo estava diferente naquele reino. Os canteiros tinham todas as cores misturadas. Margaridas nasciam ao lado dos cravos. Dálias amarelas ao lado dos miosótis.

E as rosas brancas, vermelhas, amarelas cresciam juntas, misturadas. E juntas brincavam as borbo-letas.

Todas as borboletinhas brincavam de roda. E cantavam: “Se todas as borboletas do mundo pudes-sem se dar as mãos fariam uma grande roda, uma grande roda em volta do mundo.”

Texto disponível em: <https://www.geledes.org.br/preconceito-racial-vida-tem-cor-que-voce-pinta/> Acessado

em: 22/06/2020

Atividade.

1) Anote no caderno. Onde eles se perderam? ( ) Na mata. ( ) No jardim. ( ) No riacho. ( ) Na floresta.

2) Anote no caderno. O que eles descobriram na floresta?

3) Anote no caderno. O que os meninos queriam fazer com as borboletas? ( ) caçar. ( ) fotografar. ( ) desenhar. ( ) imitar.

4) Anote no caderno. Você já viu pessoas separadas por cor? Onde?

5) Anote no caderno. É possível que as pessoas vivam separadas pela cor? Por quê?

6) Anote no caderno. Que outras características além da cor podem separar as pessoas? Por que isto acontece?

7) Anote no caderno. De que forma podemos mudar essa diferença social, a falta de dinheiro? 8) Agora, você deverá montar um cartaz ou desenhar, em uma folha, pessoas com características diferen-tes como: etnia, sexo, idade, religião. Caso prefira cole imagens. Você deverá escolher o título entre as duas frases abaixo e escrever um parágrafo sobre a frase esco-lhida. a) Felicidade não tem cor. ou b) A vida tem a cor que você pinta.

Page 5: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/... · 2020. 6. 28. · sua atividade, com o seu nome, a

5

Compartilhe conosco o seu trabalho. Peça para um adulto enviar uma foto, somente da sua atividade, com o seu nome, a sua escola e o ano de escolaridade para o e-mail: [email protected] ([email protected]) sempre com letra minúscula.

Agora, você deverá continuar o plano semanal de estudos com as tarefas de matemática.

3° DIA 06.152.LI - Dando continuidade à leitura escolhida no primeiro dia. Sugestão:

Livro: Vale das Sombras. Autora: Maria Fernanda de Souza. biblioteca virtual: http://web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/bibliotecas?catego-rias_id=&nome=Vale+das+Sombras

06.153.I – Online activities: Classroom Objects. Atividade realizada com a colaboração da Professora Raquel Bulhões - Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio.

O vídeo apresenta a pronúncia dos nomes dos objetos utilizados na sala de aula. Os obje-tos estão no quadro abaixo, após o vídeo. Vamos ouvir?

Page 6: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/... · 2020. 6. 28. · sua atividade, com o seu nome, a

6

Disponível em: <https://en.islcollective.com/english-esl-worksheets/vocabulary/school/school-things-pictionary-1/80477>

Acessado em: 10/06/2020.

Page 7: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/... · 2020. 6. 28. · sua atividade, com o seu nome, a

7

Atividade.

1) Anote no caderno. Você deverá desenhar e escrever os nomes das figuras abaixo.

2) Para praticar sua pronúncia acesse o link abaixo. https://learnenglishteens.britishcouncil.org/vocabulary/beginner-vocabulary/school

Agora, você deverá continuar o plano semanal de estudos com as tarefas de matemática.

Page 8: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/... · 2020. 6. 28. · sua atividade, com o seu nome, a

8

4° DIA 06.155.LP - Dando continuidade à leitura escolhida no primeiro dia. Sugestão:

Livro: Vale das Sombras. Autora: Maria Fernanda de Souza. biblioteca virtual: http://web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/bibliotecas?catego-rias_id=&nome=Vale+das+Sombras

06.156.LP – Substantivos. Atividade realizada com a colaboração da Profª. e Orientadora Escolar Fernanda Tomaz de Freitas – E. M. Odette Fonseca. Observe algumas profissões. Cozinheiro; Costureira; Confeiteiro; Dentista.

Você conhece outras profissões? Quais?

Substantivos são palavras que dão nomes aos seres, lugares, sentimentos, qualidades, entre outras coi-sas. Tipos de substantivos (Parte I): a) Substantivo simples – É formado por apenas um nome. Ex: amor; casa; livro; telefone. b) Substantivo composto - É formado por dois ou mais nomes. Ex: arco-íris; beija-flor. c) Substantivo comum – Dá nome aos seres da mesma espécie, objetos. Ex: mãe; uva; computador. d) Substantivo próprio – Dá nome a um ser ou lugar específico e é escrito com a primeira letra maiúscula. Ex: Brasil; Flávia; Petrópolis. e) Substantivo primitivo: É formado por uma palavra que não deriva de outra. Ex: sapato. f) Substantivo derivado - É formado por uma palavra que tem origem em outra. Ex: sapataria. Atenção: Um substantivo pode ter mais de uma classificação. Ex: Casa – substantivo comum, simples e primitivo. Atividade.

1) Anote no caderno. Complete as frases. a) Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo são nomes de ____________________. b) Mônica, Eduardo, José Ricardo, Maurício e Ana são nomes de _______________________. c) Calculadora, celular, relógio, máquina fotográfica, caneta e lápis são nomes de ___________________.

2) Anote no caderno. Complete o quadro a seguir, com os nomes citados no exercício 1, sepa-rando-os conforme sua classificação.

Substantivos próprios Substantivos comuns

Page 9: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/... · 2020. 6. 28. · sua atividade, com o seu nome, a

9

3) Anote no caderno. Leia com atenção a conversa entre uma professora e dois alunos. -Quem gostou do conto que acabamos de ler? - perguntou a professora -Eu achei a história divertida - respondeu Pedro. -Eu achei a história engraçada - comentou Luís.

a) Anote no caderno. Retire da conversa dois substantivos próprios.

b) Anote no caderno. Retire da conversa dois substantivos comuns.

4) Anote no caderno. Reescreva as frases e sublinhe os substantivos comuns: a) As meninas corriam na praia. b) Meu gato é guloso. c) O homem batia os pés. d) Fui ao cinema no domingo. e) A abelha produz mel e cera.

5) Anote no caderno. Separe os substantivos do quadro abaixo em simples e composto.

6) Qual a diferença entre o substantivo simples e o composto?

7) Anote no caderno. Escreva um substantivo derivado para cada substantivo primitivo abaixo. a) Chuva – b) Pedra – c) Fruta –

d) Dente –

Adaptado de: < https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-substantivos-4o-ou-5o-ano/> Acessado em: 23/06/2020.

Agora, você deverá continuar o plano semanal de estudos com as tarefas de matemática.

5° DIA

06.158.LP - Dando continuidade à leitura escolhida no primeiro dia. Sugestão:

Livro: Vale das Sombras. Autora: Maria Fernanda de Souza. biblioteca virtual: http://web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/bibliotecas?catego-rias_id=&nome=Vale+das+Sombras

06.159.A.HSE - Arte brasileira moderna. Vamos conhecer um pouco da vida e da obra do pintor Alfredo Volpi.

Alfredo Volpi nasceu em Lucca, na Itália, em 14 de abril de 1896. Veio para o Brasil, no ano seguinte com os pais, que emigraram para São Paulo. Desde pequeno gostava de misturar tintas e criar novas cores.

rato, guarda-roupa, macaco, árvore, amor-perfeito, guarda-chuva, amor, mulher, beija-flor.

Page 10: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/... · 2020. 6. 28. · sua atividade, com o seu nome, a

10

Esse talento o levou a trabalhar como pintor de frisos, florões e painéis nas paredes das mansões paulistanas.

Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/biografias/alfredo-volpi.htm> Acesso em: 23/06/2020.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS OBRAS DE VOLPI:

• Explorou as formas e composição de cores com grande impacto visual.

• Nos anos 50 enveredou para o campo do abstracionismo geométrico. Foi neste período que come-çou a retratar bandeirinhas de festas juninas.

• Retratou, em suas pinturas, temas ligados à paisagem urbana.

• Usou, em grande parte de suas pinturas, a têmpera1 sobre tela.

Significado: 1) têmpera - mistura usada em pintura, constituída de gema e clara de ovo, água e pig-mentos em pó. CURIOSIDADES:

• Volpi foi autodidata (aprendeu sozinho).

• Começou a pintar murais decorativos com apenas 15 anos.

• Em 1976, recebeu do governo do Estado de São Paulo, a Ordem do Ipiranga (honraria mais alta do estado).

CONFIRA ALGUMAS DAS OBRAS DE VOLPI:

Disponível em: <https://www.escritoriodearte.com/artista/alfredo-volpi> Acessado em: 23/06/2020.

Volpi criou sua própria linguagem na pintura e evoluiu naturalmente das representações de cenas da natureza para produções mais intelectuais. Daí em diante suas obras seriam dominadas pelas cores e pelo estilo abstrato geométrico. Exemplo marcante disso são suas bandeirinhas multico-loridas.

A fase das bandeirinhas foi sua maior contribuição para a arte brasileira moderna. Só pintava com a luz do sol e se envolvia totalmente com a criação de sua obra, o que incluía esticar o linho para as

Page 11: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/... · 2020. 6. 28. · sua atividade, com o seu nome, a

11

telas. Depois de dominar a técnica da têmpera com clara de ovo, o artista nunca mais usou tintas industriais - "elas criam mofo e perdem vida com o passar do tempo", dizia.

Disponível em: <https://www.culturagenial.com/alfredo-volpi-obras-biografia/> Acesso em: 23/06/ 2020.

Num processo típico de um pintor do Renascimento, Volpi fazia suas próprias tintas diluídas em uma

emulsão de verniz e clara de ovo, em que ele adicionava pigmentos naturais purificados (terra, ferro, óxidos, argila colorida por óxido de ferro) e ressecados ao sol.

Você sabia que, de forma segura, alguns elementos podem ser transformados em tintas naturais de diversas cores? Como exemplo disso temos a terra, o café, o urucum e até vegetais coloridos como a beterraba. Para fazer é fácil!

Em um recipiente, misture um pouco de água e acrescente o elemento de sua escolha, podendo

ser algum dos que foram citados acima ou outro que conhecer. Assim que alcançar a cor desejada está pronto!

Quando você vê um local enfeitado com bandeirinhas, qual o sentimento que lhe vem à cabeça?

Atividade. Agora, após produzir sua tinta, que tal se inspirar em Volpi e desenvolver um quadro de bandeirinhas com ela? Use sua criatividade! Para a elaboração da obra você também pode utilizar papéis coloridos. O importante é ser criativo!

Compartilhe conosco o seu desenho. Peça para um adulto enviar uma foto, somente do seu desenho, com o seu nome, a sua escola e o ano de escolaridade para o e-mail: [email protected] ([email protected]) sempre com letra minúscula.

Agora, você deverá continuar o plano semanal de estudos com as tarefas de matemática.

Page 12: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE …web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/... · 2020. 6. 28. · sua atividade, com o seu nome, a

12

NESSAS ATIVIDADES TRABALHAMOS: Competência Geral Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e di-gital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Habilidades da BNCC:

EF06LP11 Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, con-cordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.

EF69LP21 Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.

EF69LP44 Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múlti-plos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF69AR02 Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

EF69AR08

Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

EF06LI17 Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, ativi-dades de lazer, esportes, entre outros).

Emocionais Lidar com as próprias emoções, a partir das situações a que somos expostos no cotidiano. Desenvolver a autoconfiança, o aprender a ganhar e a perder, o aprender com os erros, o senso de autoavaliação e o de responsabilidade.

Sociais Como se relacionar com o mundo externo e com as pessoas ao redor. Desenvolver as capacidades de saber cooperar e colaborar, lidar com regras, comunicar-se bem, resolver conflitos e atuar em ambientes de competição saudáveis.

Éticas Como agir positivamente para o bem comum. Desenvolver o respeito, a tolerância e a aceitação das diferenças.