prefeitura de petrÓpolis secretaria de...

13
PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE COMPLEMENTAR Ano de escolaridade: 3º ano do Ensino Médio *Atividades elaboradas com a colaboração dos professores do Liceu Cordolino Ambrósio CADERNO 3 Atividade 1 Língua Portuguesa Funções da Linguagem Se precisar rever, o vídeo abaixo vai te ajudar. https://youtu.be/GKFYCOt2wpA Se precisar, leia esse resumo: As seis Funções da Linguagem Dominar a classificação das seis Funções da Linguagem ajuda você na Redação e nas questões de Interpretação de Textos no Enem Dependendo da intenção que se deseja alcançar no processo de comunicação, a linguagem em uso pode assumir seis diferentes funções: 1. Emotiva ou expressiva; 2. Referencial ou informativa; 3. Poética; 4. Conativa ou apelativa; 5. Fática; e, 6. Metalinguística. Função Conativa ou apelativa Está centrada no receptor e possui o objetivo de influenciar o comportamento daquele que recebe a mensagem e também chamar a sua atenção. Essa função tem a intenção de fazer com que as pessoas mudem de atitude, em razão disso, é comum o emprego do verbo no modo imperativo, uso de vocativos. Encontramos esse processo de comunicação em sermões, discursos, anúncios, campanhas publicitárias, placas de trânsito e até mesmo em uma receita de bolo.

Upload: others

Post on 27-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Ano de escolaridade: 3º ano do Ensino Médio

*Atividades elaboradas com a colaboração dos professores do Liceu Cordolino Ambrósio

CADERNO 3

Atividade 1

Língua Portuguesa

Funções da Linguagem Se precisar rever, o vídeo abaixo vai te ajudar.

https://youtu.be/GKFYCOt2wpA Se precisar, leia esse resumo: As seis Funções da Linguagem Dominar a classificação das seis Funções da Linguagem ajuda você na Redação e nas questões de Interpretação de Textos no Enem – Dependendo da intenção que se deseja alcançar no processo de comunicação, a linguagem em uso pode assumir seis diferentes funções:

1. – Emotiva ou expressiva; 2. – Referencial ou informativa; 3. – Poética; 4. – Conativa ou apelativa; 5. – Fática; e, 6. – Metalinguística.

Função Conativa ou apelativa Está centrada no receptor e possui o objetivo de influenciar o comportamento daquele que recebe a mensagem e também chamar a sua atenção. Essa função tem a intenção de fazer com que as pessoas mudem de atitude, em razão disso, é comum o emprego do verbo no modo imperativo, uso de vocativos. Encontramos esse processo de comunicação em sermões, discursos, anúncios, campanhas publicitárias, placas de trânsito e até mesmo em uma receita de bolo.

Page 2: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

Exemplo 1 – Observe o anúncio publicitário do perfume Humor, da fabricante Natura.

E se a gente levasse a vida com mais humor? / Talvez, a gente descobrisse / Um jeito mais leve de Se relacionar com quem está à nossa volta. Reparando menos em chatices / E mais nos pequenos prazeres. Abrindo um pouco o sorriso / – Nem que seja pra rir de si mesmo. Espalhe seu humor por aí, Divida uma risada com alguém.

Observação que você precisa fazer, para entender a função da linguagem que está presente: Note que depois de todo um discurso de sedução, no final do poema há os verbos no imperativo

(espalhe, divida) indicativos da função conativa. A Função Fática da Linguagem Leia o diálogo a seguir, que está no livro O melhor das comédias da vida privada, de Luís Fernando Veríssimo (página 84): – Não. Tem certeza de que nós fomos colegas? – Tenho. – Que engraçado. Eu não… Olha: desculpe, viu? – O que é isso? Acontece. – Esse café. Será que a gente pode… – Claro. Fica pra outra vez. – Desculpe, hein? Cabeça, a minha. – Tudo bem. – Então… Tchau. – Ana Beatriz… – Ahn? – E se eu dissesse que meu nome é Martins? – Mas não é.

Observação importante: Nessa conversa entre os dois personagens anônimos, há falas através das quais poucas

informações são transmitidas. No caso, o que se pretende é manter o contato entre eles.

Síntese da Função Fática: Portanto, a função fática envolve o contato entre emissor e receptor para iniciar a comunicação, prolongar o contato, interromper o ato de comunicação ou testar a eficiência do canal. Outro exemplo de função fática são os bate-papos na internet, as histórias em quadrinhos, algumas charges e tirinhas, como podemos observar a seguir:

Page 3: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

Veja outro exemplo:

(Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva… et.al.]. – São Paulo : Martins Fontes, 1993. p. 42.) Função Metalinguística da Linguagem Quando o código é usado para falar dele mesmo, também pode ser chamado de função metalinguagem. Os dicionários representam bem essa função, tendo em vista que ele define o significado das palavras, revelando o que elas são. A função em questão está centrada no próprio código: uma poesia que fala da própria poesia, uma peça de teatro que explica o próprio teatro, uma pessoa que faz seu autorretrato são exemplos de função metalinguística. Exemplos na linguagem verbal e na linguagem não verbal.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico substantivo feminino Rubrica: pneumologia. Doença pulmonar (pneumoconiose) aguda causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.

O Auto-retrato No retrato que me faço / – traço a traço – às vezes me pinto nuvem, / às vezes me pinto árvore… às vezes me pinto coisas / de que nem há mais lembrança… ou coisas que não existem / mas que um dia existirão… e, desta lida, em que busco / – pouco a pouco – minha eterna semelhança, / no final, que restará?

Page 4: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

Um desenho de criança… / Terminado por um louco! (Mário Quintana) A Função Predominante no texto Para finalizar o assunto das funções da linguagem, é preciso saber que não existe função meramente pura quando redigimos, porém há aquela que predomina no texto. Além disso, cada mensagem a ser transmitida está intimamente ligada à intenção do falante, às funções e aos elementos da comunicação, como mostra o esquema:

Função da Linguagem: Emotiva ou Expressiva Leia a seguir a carta escrita por Jorge Amado a Zélia Gattai quando o escritor participava do Congresso da Paz, em Viena, em 1951. Essa carta é um exemplo de função emotiva. Viena, 4 Meu amor, Recebi hoje pela manhã teu telegrama, vou a buscar amanhã, segunda-feira, os remédios pedidos. Faço-te este bilhete durante uma reunião de Comissão para te enviar minha saudade a ti, a João e a Paloma. Nunca tive tanto trabalho em toda a minha vida. Entro no local da reunião antes das 8 da manhã e saio sempre depois da meia-noite. Ontem saí 1 e meia da manhã e fui despertado com teu telegrama às 6h. Estou fatigadíssimo. Todo mundo vai sem novidade. Todos te enviam abraços. Neste momento que te escrevo Dona Branca deve estar falando em plenário. Oh! Meu Deus!, que senhora chata. Já estou farto. Fiquei contente em saber que todos estão bem. Beija os meninos por mim e recebe um beijo meu com toda a saudade e o carinho do teu Jorge”. (Revista Cult, 165 – ano 15, fev.2012 – in Dossiê Jorge Amado, p.41) Com a leitura, você observa que o autor está centrado em si mesmo, revelando seus sentimentos e suas emoções (minha saudade a ti, Fiquei contente), por isso é comum a constância do pronome de primeira pessoa (minha, meu, mim) e verbos nessa mesma pessoa (recebi, tive, saio, escrevo…) O texto manifesta também opiniões (Oh! Meu Deus!, que senhora chata). A realidade do autor é retratada de forma subjetiva, é o seu ponto de vista que está em jogo. Além dessas características analisadas, o ponto de interrogação, reticências e exclamações são sinais que revelam emoções do emissor. Portanto, tudo o que em uma mensagem revelar emoções, sentimentos, opiniões e avaliações do emissor diante da vida pertencerá à função emotiva da linguagem.

Page 5: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

Observe ao lado um exemplo na linguagem não verbal da função emotiva.Revista Veja. São Paulo : Abril, n.31 – 03 ago.2011 – Panorama. Função da Linguagem: Referencial ou Informativa Leia a notícia apresentada a seguir: 06/02/2007 – 13h37 – G1 – Planeta Bizarro

Polícia prende 155 cabras e leva todas de camburão para a delegacia Devastaram plantação de tomate e milho de um argentino. Verdadeiro dono não apareceu para pagar fiança.

MENDOZA, Argentina – O agricultor Antonio Vergel decidiu colher alguns dos tomates e milhos que cultiva em seu sítio em Mendoza, na Argentina e, quando pôs os olhos na plantação, seu coração gelou: uma quantidade inacreditável de cabras devorava tudo o que via pela frente. Depois de tentar sem sucesso espantar a horda de invasores, Vergel ligou para a delegacia, segundo foi publicado no site argentino Infobae. “Eram dez e pouco da manhã e o homem, alucinado, nos contava sua tragédia. Fomos ao local com um caminhão preparado para o transporte de animais, mas chegando lá vimos que eram realmente muitas”, declarou um dos policiais ao Los Andes online. Uma a uma, elas eram colocadas no caminhão na condição de presas. Foram encaminhadas a um centro de detenção de animais da polícia em Los Corralitos. Na mesma tarde, pelo menos três pessoas apareceram dizendo ser as proprietárias do rebanho. A polícia afirmou que não vai ser assim tão fácil tirar a bicharada da cadeia. Elas foram enquadradas no código 114 do Código Penal argentino, e o verdadeiro dono das cabras vai ter que pagar uma nota para libertá-las. Sem falar nos tomates e milhos do agricultor inconformado. (Disponível em: g1.globo.com/planeta-bizarro) Você notou, que a notícia acima, o autor utiliza a linguagem de forma direta, objetiva e impessoal: não tece comentários ou expressa qualquer juízo de valor quanto ao assunto abordado. Além disso, os vocábulos não são empregados em sentido figurado, negando a possibilidade de mais de uma interpretação por parte do leitor. A mensagem foi organizada com a intenção de transmitir informação precisa. Portanto, no texto em questão, predomina a função referencial (denotativa) da linguagem, centrada na informação. Pode-se encontrar esse tipo de função em textos de caráter científico e jornalístico. Também predomina a função referencial na combinação do código não-verbal e verbal, como pode ser visto no exemplo.

Page 6: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

(Disponível em: blog.mcsx.net) Função da Linguagem: Poética

A rosa de Hiroshima Pensem nas crianças Mudas telepáticas, Pensem nas meninas Cegas inexatas, Pensem nas mulheres Rotas alteradas, Pensem nas feridas Como rosas cálidas. Mas, oh, não se esqueçam Da rosa, da rosa! Da rosa de Hiroshima, A rosa hereditária, A rosa radioativa Estúpida e inválida, A rosa com cirrose, A anti-rosa atômica. Sem cor, sem perfume, Sem rosa, sem nada. (Vinicius de Moraes)

Page 7: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

O poema A rosa de Hiroshima revela que o poeta desejava valorizar a mensagem a ser transmitida e, para isso, além de explorar o conteúdo (os efeitos da bomba), também se preocupou com a forma de construção do texto. Para construí-lo, o autor cultivou alguns recursos que são capazes de despertar no leitor certo prazer estético (pelo seu caráter inovador) e uma determinada impressão. Logo, quando o emissor se preocupa em enfatizar a construção e a elaboração da mensagem, tem-se o predomínio da função poética. Embora esta seja mais corrente em poesias também pode ser encontrada em textos publicitários, alguns textos jornalísticos (crônicas) e populares (provérbios) e romances (Iracema, de José de Alencar, por exemplo, é um poema em prosa). Responda a estes exercícios sobre as funções da linguagem, 1. Identifique a frase em que a função da linguagem predominante é a função referencial. a) Siga o meu exemplo. Você se sentirá melhor! b) Estou muito animada com o meu novo emprego. c) Existem três acentos gráficos na língua portuguesa. d) Sim... Sei… Estou ouvindo, claro. 2. Qual a função da linguagem presente na frase: “Ligue agora! Não perca esta oportunidade!” a) Função expressiva b) Função apelativa c) Função metalinguística d) Função fática 3. Com qual elemento da comunicação está relacionada a função metalinguística da linguagem? a) Código b) Canal c) Mensagem d) Receptor 4. Indique quais as funções da linguagem presentes nas seguintes frases. a) Alô? Alô? b) 1995 foi um ano muito difícil para mim. c) Que ódio! Que raiva! d) Claro! Não é mesmo? 5. Assinale as opções nas quais é usada, habitualmente, a função apelativa ou conativa da linguagem? a) Discursos políticos b) Horóscopos c) Propagandas d) Dicionários 6. Selecione as opções que indicam os elementos da comunicação. a) Receptor b) Contexto c) Trasmissão d) Código

Page 8: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

e) Emissor f) Intenção g) Mensagem h) Canal 7. Em qual função da linguagem a ênfase é dada ao contexto comunicativo, tendo como principal objetivo informar o receptor da mensagem sobre um assunto específico? a) Função apelativa ou conativa b) Função metalinguística c) Função fática d) Função referencial ou denotativa 8. Assinale as duas opções que indicam caraterísticas da função emotiva ou expressiva. a) É pessoal, sendo utilizada a 1.ª pessoa do discurso. b) Predomina o uso de verbos no imperativo. c) Há a presença de interjeições que enfatizam o discurso. d) Transmite uma informação de forma clara, objetiva e direta. 9. Em qual função da linguagem a ênfase é dada ao código comunicativo, tendo como principal objetivo o uso de um código que possibilite explicar o próprio código. a) Função fática b) Função metalinguística c) Função referencial ou denotativa d) Função apelativa ou conativa 10. Qual das seguintes opções não se refere a uma característica da função poética? a) Privilegia a melodia e sonoridade das palavras. b) Utiliza uma linguagem elaborada e cuidada. c) Utiliza uma linguagem denotativa. d) Procura criar uma comunicação bela e inovadora.

Proposta de Produção Textual

Impactos da instabilidade política no Brasil

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua

formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre

o tema “Impactos da instabilidade política no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que

respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e

fatos para defesa de seu ponto de vista.

Page 9: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

TEXTO I

Instabilidade política tira investimentos do país e pode afetar ainda mais a economia, alertam

investidores

A instabilidade política no Brasil está sendo estimulada pelo próprio presidente da República e tem

deixado investidores receosos em relação a aplicações de recursos no país. Tal insegurança também

pode afetar ainda mais a economia brasileira em um ano que deve ser de recessão. O alerta foi feito por

investidores estrangeiros a assessores presidenciais nos últimos dias.

Para esses investidores, Bolsonaro não consegue sequer capitalizar momentos que podem ser positivos

para ele e seu governo e acaba jogando mais gasolina na fogueira da crise política, que se desdobra

paralelamente às crises sanitária e econômica. Os investidores citam os últimos movimentos do governo.

De um lado, lembram que a divulgação do vídeo da reunião do dia 22 de abril não trouxe uma “bala de

prata” contra o presidente – fato que animou os mercados –, apesar de reforçar a narrativa do ex-ministro

Sergio Moro de que Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal.

De outro lado, porém, Bolsonaro posta em suas redes sociais uma mensagem com ataques indiretos ao

ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, citando trecho da Lei de Abuso de

Autoridade. O trecho da lei cita a previsão de punição com prisão de um a quatro anos àquele magistrado

que divulgar gravação sem relação a investigações e que invadam a privacidade de alguém.

Com a publicação, Bolsonaro acabou criando mais desconforto e insatisfação em relação a ele dentro do

Supremo, contribuindo para a criação de mais atrito entre Palácio do Planalto e Judiciário. Ou seja, a

semana poderia começar com uma avaliação positiva dentro dos mercado sobre o vídeo, mas Bolsonaro

mantém a crise política em alta por iniciativa própria.

Esse clima de instabilidade gera, na avaliação de investidores estrangeiros, um ambiente de insegurança

para que fundos internacionais façam aplicações no Brasil e deve reforçar o movimento de retirada de

recursos do país. A instabilidade também preocupa a equipe econômica, que espera atrair investidores

estrangeiros para garantir uma recuperação do ritmo econômico do Brasil a partir de meados do segundo

semestre.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, prepara medidas para reativar a economia que podem ser

anunciadas no próximo mês e têm como um foco exatamente estimular o investimento do setor privado.

Disponível em: https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2020/05/25/instabilidade-politica-tira-

investimentos-do-pais-e-pode-afetar-ainda-mais-a-economia-alertam-investidores.ghtml

Page 10: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

TEXTO II

Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2020/03/gilmar-fraga-expectativa-x-

realidade-ck7wh465d05ey01pq1k1o4ucc.html

TEXTO III

A instabilidade política e os prejuízos ao País

O País vinha se recuperando lentamente nos últimos anos de uma crise econômica, que voltou com força

como efeito das medidas restritivas para evitar a disseminação do coronavírus.

Assim, além de uma crise econômica, também atravessamos uma crise de saúde pública. Além disso, os

conflitos que se observam no País nos levam ainda a uma crise política, que se torna ainda mais

prejudicial neste momento. Tudo o que precisamos é de estabilidade. E o quanto antes, melhor.

A expectativa em torno da divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril acabou não

confirmando, não claramente, intervenção do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal, acusação do

ex-ministro Sérgio Moro, da Justiça.

Essa é a manifestação da maioria dos advogados e juristas que se pronunciaram até agora. O que ficou

evidente foi a perplexidade sobre palavrões, pronunciamentos e acusações genéricas que apenas

demonstram opiniões pessoais, sem valor jurídico, como esperava ter a defesa de Sérgio Moro. Tanto foi

esta a percepção geral que juros e dólar tiveram queda no País nesta segunda-feira.

Page 11: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

Relevante do ponto de vista político-institucional, quanto à comprovação de crime de responsabilidade ou

penal, sobre a hipótese de cometimento de infração, é que se apurem provas no sentido de se poder

ratificar aquelas falas do presidente.

A exposição pública do vídeo demonstrou que alguns ministros precisam de compromisso com a liturgia

do cargo que ocupam, evitando manifestações com linguajar chulo e sem fundamento jurídico, apenas

rompantes raivosos contra órgãos da Justiça e apelando para metáforas quanto ao desmatamento.

O presidente manifestou desejo de interferir na atuação de órgãos para obtenção de informações oriundas

da Polícia Federal, mas não é possível presumir que o tenha feito para prejudicar trabalhos de

investigação.

O importante agora é restabelecer a serenidade e a pacificação entre Poderes. Uma crise política sempre

é negativa. Nas atuais circunstâncias, torna-se ainda mais danosa para todo o País.

Importa, a partir dessa reunião que tantas versões alimentou mas que, de fato, pouco produziu, é que o

Brasil consiga se estruturar melhor no governo federal para enfrentar a Covid-19 e, mais além, recolocar a

economia de volta para que uma catástrofe financeira nos entes da Federação não se consuma, conforme

previsto por muitos economistas. É o que os brasileiros querem.

Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/opiniao/2020/05/740451-a-instabilidade-

politica-e-os-prejuizos-ao-pais.html

Atividade 2

Inglês Revisando o “Present Perfect” Compare esses tempos verbais O “Present Perfect” é usado quando há uma conexão com o presente. O “Simple Past” nos diz apenas sobre o passado. Nunca usamos o “Present Perfect” com expressões passadas como ontem, semana passada ...

Sempre usamos o “Simple Past” para perguntar quando ...? ou Que horas? O “Present Perfect” dá mais importância ao resultado da ação, enquanto o “Simple Past” se concentra

no momento em que a ação ocorreu.

Page 12: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

1) Escreva PP (“Present Perfect”) ou SP (“Simple Past”) junto a cada expressão abaixo.

a) last week

b) this year

c) so far

d) at 4 o'clock

e) since

f) lately

g) ago

h) up to now

i) recently

j) today

k) in 1998

l) yesterday

2) Forme frases com os fragmentos abaixo. Escolha se a forma adequada é o presente perfect ou “Simple Past”

a) I/not see/Susan/recently

b) My father/ meet/ an old friend from school/ last week

c) My friends /live/in London/ since 2004

d) They/ not find/ their dictionary/ so far

e) Tom / find / some money/ on the street/ yesterday

f) My sister / start/ university/ two years ago

g) My neighbors / be away/ since last Christmas.

3) Use o verbo adequado da lista no “Present Perfect” ou no “Simple Past” (numere as imagens de

acordo com as frases formadas).

OBS: Alguns verbos podem ser repetidos.

GET BE PLAY FALL WIN START BREAK GO BUY HAVE LOSE LOVE

Page 13: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SECRETARIA DE ...web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/...Veja outro exemplo: (Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva…

a) They ________________ four games of cards so far today.

b) Laura ___________ jogging as soon as she ________ up.

c) When she _______ a little girl she ________playing with her dolls.

d) Yesterday Frank ________ down and _______ his leg.

e) Lisa ___________ playing the piano when she was 5.

f) Paul ______________ an architect for over two years.

g) My sister _______ the saxophone when she was at school.

h) Brad is not here. He ____________ away on a hiking trip since Tuesday.

i) Sarah’s parents ____________ her a tricycle on her 4th birthday. Sarah loved it.

j) My team ____________ all the matches this season. I think they’ll finally be the champions.

k) How long ________ Henry ________ his motorcycle? He ________________ it since his last birthday.

l) Ted ___________ lost and is looking at the map to find where he is.

NÃO ESQUEÇA DE CONFERIR O GABARITO DESSAS ATIVIDADES NA PRÓXIMA SEMANA!