correio rural 08 de maio de 2015

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.237 | 08 DE MAIO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão Antes do Dia das Mães, flores e música na praça Contracapa Confirmado: Viamão terá seu Procon em 2016 Página 3 Viamonense conquista medalhas no remo Página 4 NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes Morrer em Viamão Página 3 CHEIRINHO DE ALEGRIA NO AR DIREITOS DO CONSUMIDOR

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 22-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Correio Rural 08 de maio de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 08 de maio de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.237 | 08 DE MAIO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

Antes do Dia das Mães, flores e

música na praçaContracapa

Confirmado: Viamão terá seu Procon em 2016

Página 3

Viamonense conquista medalhas no remo

Página 4 NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetesMorrer em Viamão

Página 3

CHEIRINHO DE ALEGRIA NO AR DIREITOS DO CONSUMIDOR

Page 2: Correio Rural 08 de maio de 2015

08 de maio de 2015WWW.CoRReioRURaL.Com.BR2

São remotas nos tempos as homenagens às mães. Eram festas populares e celebra-

ções religiosas no sentido de enal-tecer o valor dessas mulheres que dão à luz e acompanham seus fi-lhos pelo resto de suas vidas. Na vida atribulada de hoje e com o surto desenvolvimentista que en-volve a sociedade, as maiores ho-menagens às mães estão na ação de presenteá-la.

Estamos chegando no segun-do domingo do mês de maio. Já preparou o presente da sua mãe? Um smarphone ou um tablet? Um vestido no estilo que ela adora ou aquele sapato? Ou um perfume?

Sugestão: quem sabe se, ao in-vés de coisas materiais, você desse a ela o melhor abraço de toda sua vida? Um abraço bem apertado, cheio de carinho, amor e gratidão, por tudo que ela fez e faz por você até hoje? Passar o domingo ao lado dela, almoçar junto com você pre-parando o prato preferido dela? Afinal, ela sempre fez isso por você.

Nesta data especial aproveite para presentear sua mãe da melhor forma: com o verdadeiro amor. Diga a ela o quanto a ama e como ela é importante; que ela é essen-cial na sua vida. Se faltarem pala-vras olhe-a firmemente nos olhos e deixe-os falar por você. Sua mãe o conhece muito mais do que você imagina e ela saberá exatamente o que seus olhos estão dizendo. Domingo, e todos os outros dias, deixe transbordar tudo que há de melhor, deixe seus sentimentos aflorarem e permita que o amor fale por você. Sua mãe irá se orgu-lhar.

Não importa se a mãe é bio-lógica, de criação, de coração ou, ainda, se sua mãe não mais esti-ver no plano terrestre. Abrace sua irmã, tia, avó ou alguém que sig-nifica muito para você. Não deixe essa data passar em branco.

Feliz Dia das Mães!

EDITORIAL

Dia das Mães

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo RBS

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

Minha mãe merece prisão perpétua“Gostaria de pedir à Justiça, cadeia para minha mãe: ela me bateu na infância,

me colocou de castigo e me corrigiu várias vezes; me botou para trabalhar de dia e estudar à noite, aos 14 anos.

Por causa dela acabei virando um cidadão honrado e homem que não consegue nem fraudar o Imposto de Renda, que não sabe roubar, que não gosta do funk e outras bobagens musicais.

Acabei indo para a Marinha onde servi durante 22 anos, recebendo várias condecorações no Brasil e no exterior. Minha mãe me criou dentro de uma Igreja e me ensinou a Palavra de Deus. Eu tinha vários amigos que usavam droga e acabaram mortos pela polícia e ela me alertava quanto a estar perto deles.

Minha mãe merece prisão perpetua dentro do MEU CORAÇÃO. Obrigado minha mãe pelas surras; elas jamais me desonraram, pelo contrário, forjaram o meu caráter e, enquanto eu viver, vou honrá-la por tudo o que a senhora foi e sempre será.

TE AMO MÃE!Um filho que não é corrigido por seus pais, acaba sendo corrigido pela polícia”.

(Este texto recebi por e-mail, sem autor e sem data)

O que cabe no coração de uma mãeNum coração de uma mãe cabe um vale de lágrimas para chorar todas as tristezas.No coração de uma mãe cabe um exército para lutar contra todas as dificuldades.Num coração de mãe cabe toda a sabedoria no momento certo, mesmo sendo ela uma analfabeta.Num coração de mãe cabe o universo repleto de amor para perdoar toda a ingratidão.No coração de uma mãe cabe a ferocidade de uma leoa para defender seu rebento.Num coração de uma mãe cabe a força propulsora que move o mundo.No coração de uma mãe cabe o bálsamo do perdão mesmo sendo ela injuriada.No coração de uma mãe cabe sempre a esperança de que tudo pode mudar.Num coração de uma mãe cabe sempre mil braços prontos para o abraço.Num coração de uma mãe existe uma fonte de emoções sempre pronta para jorrar.No coração de uma mãe também cabe um oceano de lágrimas para chorar a remoção de todas as alegrias. Num coração de uma mãe cabe um circo para fazer todos os malabarismos.No coração de uma mãe cabe um gigante que ela própria desconhece.Num coração de uma mãe cabem todas as medalhas de todas as batalhas que ela nem sabe que ganhou.

(Jane Peixoto)

OMASKARA

As luzes do farolTem coisas em Viamão que são impressionantes. Coisas

boas e coisas ruins.Esta semana, na falta do que se preocupar, resolveram im-

plicar com a marca que a Prefeitura fez para Itapuã.E sabe quem? Aqueles que ficaram 16 anos no poder e

deixaram Itapuã do mesmo jeito, ou até pior.Vou investigar um negócio chamado Pró-Itapuã. Teve gen-

te que viajou com dinheiro público pra destino turístico no Mato Grosso. E o resultado disso cadê?

Acho que a viagem foi só pra BONITO.

Câmeras de vídeoMais uma que a gestão petista recebeu o dinheiro e não

mostrou o resultado e, agora, o Bonatto e o André estão mos-trando como se faz. As câmeras de vigilância no centro já es-tão sendo compradas pela empresa que ganhou a concorrên-cia e já existe um cronograma de instalação.

Dr. Nilson Pinto, Passarinho, Flavinho, Paulo Silveira, Mau-rício Carravetta, Valter Cunha, Cel. Giusti, Matiotti, enfim, to-dos que participaram de diversas reuniões às 7 da manhã no gabinete do prefeito, estão todos de parabéns.

Um baita reforço na segurança da cidade, que anda preci-sando realmente.

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

Tem gente perdidaO que tem de metido a sabichão em Viamão, chutando pal-

pites sobre a composição partidária para 2016, não é pouco.Esta semana circulou nas redes sociais uma foto que

deve ter embaralhado a cabeça desse pessoal.Nela estão na mesma mesa, sorridentes, o secretário es-

tadual de Esportes, Juvir Costela; o presidente do PMDB Viamão, Jair Mesquita; o presidente de honra, Sarico; e o vereador Barbaroti. Ahh, tem um senhor ali no meio deles. Ahh, é o Bonatto!

Mas eu li num jornal aí que o PMDB tava fora do governo. E em outro eu li que o Sarico tava brabo com o Bonatto. E tem aquele site que jurou de pé junto que o André volta pro PMDB!

Como diz o Compadre Washington: Sabem de naaaada, inocentes!”

Tudo indefinidoO problema é que essa gente toda não tem outro inte-

resse na vida, que não seja ficar gravitando em volta dos poderes de Viamão. Muita, mas muita água ainda vai rolar antes das definições serem sacramentadas. Tá muito cedo ainda, gurizada

Page 3: Correio Rural 08 de maio de 2015

08 de maio de 2015WWW.CoRReioRURaL.Com.BR 3

Morrer em ViamãoEm 1907, um médico americano esquisitão resolveu provar a existência física

da alma humana. Dr. Duncan MacDougall pesava pacientes em estado terminal e voltava a pesá-los automaticamente após a morte. Resultado: 21 gramas de perda de massa corpórea. Ou seja, nossa alma pesa 21 gramas. Para comprovar sua teoria fez o mesmo teste com cães e nenhum perdeu um grama sequer. Seus estudos nunca foram aceitos. Em 2003, o diretor de cinema mexicano Alejandro Iñarritú di-rigiu um dos melhores filmes que já vi. “21 Gramas” retoma o assunto poeticamen-te com Sean Penn, Naomi Watts e Benício Del Toro nos papéis principais. Depois de filmar “Babel” (2006), Iñarritú ganhou o Oscar este ano com “Birdman”.

Não sou lá muito ligado a esses assuntos esotéricos de vida e morte, mas me encantam algumas suposições. A psicografia é uma delas. Morto tem uma mania esquisita: a de morrer e tão somente. Mandar cartas é difícil de acreditar.

E nossos antepassados, aqui em Viamão, como morriam? No site Viamão Antigo, do Paulo Lilja (www.viamaoantigo.com.br), foi disponibilizado, dentro do projeto de resgate de fontes paroquiais, o 1º e o 2º livros de óbitos de Viamão. É o primeiro registro que se tem historicamente do assunto. Compreende o período de 1748 a 1817. De 1748 a 1772 (período de 24 anos) há 100 casos com causa mortis conhe-cida: 49 morreram de doenças (queixa grave, estupor, maligna, tubérculo, tísica e de repente). Compreende-se por “maligna” e “tubérculo”, cânceres. “De repente”, como problemas de cir-culação sanguínea (AVC, enfarto). Um caso de morte no parto. Outros dois casos de Mal de São Lázaro, a popular lepra (daí vem o termo “seu lazaren-to”!). Aparece também um estranho caso de morte por “garrotilho” (uma doença equina) e uma tal de “morte apressada” com 10 casos. Se alguém souber o que isso significa, me ajude! Demonstrando toda falta de recursos à época, há duas mortes por fratura (gangre-na) nas pernas e uma por picada de cobra. Também demonstrando toda preca-riedade de deslocamento, há impressionantes 8 casos de afogamento. Não havia pontes e as pessoas precisavam entrar na água para irem de um lugar a outro. E ainda 3 pessoas atingidas por raios. A vocação de Viamão para cidade violenta vem de tempos. Nas 100 primeiras mortes de sua história houve 6 assassinatos por arma de fogo, outras 4 mortes por facadas e um inacreditável atropelamento. Ainda há outros 8 casos de morte violenta (paulada, acidente, desastres...). Há 4 casos de desgraça repentina, que acredito serem suicídios e, para finalizar, uma morte por “paixão sufocada”. Sensacional!... (a causa, não a morte). Em 28 de novembro de 1754, o capitão Paulo Caetano de Souza, filho do coronel Matias Coelho de Souza e de dona Catarina, foi sepultado em Viamão acompanhado por 4 padres. Causa mortis: paixão sufocada! Que me perdoe a memória do capitão, mas deve ter sido “guampa”.

E, agora, para terminar, quando morreu em Nova Iorque em 1920, reza a lenda, o corpo do Dr. Duncan tinha 21 gramas a menos.

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Não sou lá muito ligado a esses assuntos esotéricos de vida e morte, mas me encantam algumas suposições. A psicografia é uma delas. Morto tem uma mania esquisita: a de morrer e tão somente. Mandar cartas é difícil de acreditar.

APARELHOS ORTODÔNTICOS

IMPLANTES PRÓTESES

CLAREAMENTO

LIMPEZA

CLÍNICA GERAL

ADULTO E INFANTIL

Fone: (51)3485.6274

Rua Cirurgião Vaz Ferreira, 21 – sala 105Centro – Viamão – RS

E-mail: [email protected]/vemsorrirodonto

RT Dr Rafael Salvador Godoy – CRO 15.315

A Prefeitura e a Promotoria de Justiça firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a cria-ção da lei municipal que institui o Fundo de Defesa, o Conselho Municipal do Consumidor e o Procon Mu-nicipal. O documento foi assinado na tarde de quarta--feira, 6, pela Promotora de Justiça Anelise Stifelman, pelo prefeito Valdir Bonatto, e pela diretora do Procon/RS Flávia do Canto Pereira.

A celebração do acordo vem ao encontro do projeto de expansão dos Procons Municipais no Rio Grande do Sul, liderado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e da Or-dem Econômica (Cacon). "Este é um avanço na defesa dos interesses dos consumidores da cidade, que precisavam buscar seus direitos individuais em Porto Alegre, junto à sede do Procon/RS, já que em Viamão não possui o órgão", destaca o prefeito. Bonatto lembra que a instalação de um Procon era um dos objetivos de sua gestão. O próximo passo será encaminhar à Câmara de Vereadores, dentro de 90 dias, o projeto de lei que cria o Fundo de Defesa, o Conselho Municipal do Consumidor e o Procon Municipal para votação e apro-vação. "Após a aprovação e instituição da Lei, poderemos incluir no Orçamento de 2016 o recurso necessário para a instalação do Procon Municipal. A estimativa é de que até o final do primeiro trimestre de 2016 a unidade já esteja funcionando", encerra.

Dos 497 municípios gaúchos, somente 86 contam com Procons.

Escola Cisne Branco inaugura biblioteca “No Mundo da Imaginação”

O que deve ter no mun-do da imaginação? Pensou? A diretora da EMEI Cisne Branco, Célia Rodrigues, pôs o pensamento na prática e criou, com a ajuda da equi-pe de professores e dos pais, um espaço voltado para agu-çar a imaginação das crian-ças. O nome foi escolhido através de votação com a participação de todos: No Mundo da Imaginação.

Além dos livros, o local terá espaço para teatro de fantoches, materiais educativos, cine-minha e computadores. No ato, a diretora-geral de Educação, Márcia Culau, parabenizou a equipe da escola pela integração com a comunidade e anunciou que mais novidades estão por vir. "Educação não se faz só com a direção e os professores, educação também se faz com a presença da família", expressou.

NOVO ESTACIONAMENTORua: Capitão Emílio Nunes nº 45 (lateral ao prédio do fórum)

De segundas à sextas-feiras das 8 às 19 horasHá vagas para mensal. Venha conferir!

Fone: 8490.6731

Criação do Procon Municipal já está em andamento

Saiba mais• OProconéumórgãocriadoparaprotegeroconsumidor,orientando-oemsuasre-

clamações, informando-o sobre seus direitos, fiscalizando as relações de consumo entre consumidor e fornecedor ou prestador de serviços.

• OProcon funcionacomoauxiliardoPoder Judiciárioe seuprincipalobjetivoétentar solucionar, previamente, demandas entre consumidor e fornecedor ou pres-tador de serviços, quando inexiste o acordo entre as partes.

• Osconsumidorespodemexigir,não sóquantoàqualidadeepreçosdosprodu-tos/serviços, mas também a eficiência dos processos dos fornecedores em oferecer uma maior agregação de valor, que inclui a rapidez no atendimento, facilidade de compra, informações corretas, eficientes serviços pós-venda, e confiabilidade dos produtos/serviços.

Page 4: Correio Rural 08 de maio de 2015

08 de maio de 2015WWW.CoRReioRURaL.Com.BR4

“Todas as mães merecem os carinhos sinceros e eternos de

uma flor”.

Rua Ramiro Barcelos

Galeria da MatrizFone 9663-6292

PENSE COMIGO

O Dia EspecialEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

A minha mãe me ensinou como eu deveria levar a minha vida. Orien-tou-e sobre muito do que foram e são os meus passos até hoje. A Dona Sara é vista por mim como a rainha do amor materno, pois me amava

e era amada por mim como um ser iluminado que trouxe, nas suas mensagens e atitudes, muito do que foi possível eu realizar em minha trajetória.

Hoje vejo minhas filhas sendo mães, olho em seus gestos de carinho e atenção com suas filhas tudo o que pode ser fundamental para uma criança se desenvolver. Festejo o nascimento de meu quinto neto, o primeiro homem desta descendência. Quando falo com minhas filhas sobre o núcleo familiar, exemplifico que no meu caso era eu, meus pais e meus irmãos, mas com o nascimento de minhas filhas mudou e passei a ter com minha esposa e com elas o meu núcleo.

Vejo agora as minhas meninas com as suas meninas e fico com a Mariste-la, minha esposa, mantendo o centro dessa família, a qual se juntam suas duas filhas. A minha mulher é daqueles exemplos de mãe, em sua dedicação, aten-ção e luta para manter suas filhas sempre dentro da melhor orientação. Quero aqui, ao falar desta mulher que é exemplo, homenagear todas estas mulheres lutadoras, corajosas, que enfrentaram as piores adversidades para sempre pro-porcionar com muito amor e atenção o melhor para seus filhos, como foi a minha mãe e como estão sendo as minhas filhas.

Este Dia das Mães traz de presente para a minha caçula Letícia o seu filho Henrique que nasceu no dia cinco e, para mim, o prazer de estar junto com a Maris, com minhas meninas e lembrando minha mãe, festejando a data e re-lembrando o amor verdadeiro neste que é o dia especial, dia em que podemos ganhar aquele colinho de mãe, onde estivermos. Como a Dona Sara não está mais entre nós, vou pegar uma carona no colo da Maristela.

(Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

O inglês que o mundo fala. VOCÊ FALA.

MATRICULE-SE

superingles.com.br

Unidade ViamãoRua Cirurgião Vaz Ferreira, 186 | Centro

Viamão | Telefone: 3054.6568

“Não há nada mais importante nessa terra que o amor e a

devoção de uma mãe”.

Rua 11 de junho, 21 - Centro - Fone 3485-8467

InformaçãoDo SINE Viamão recebemos a se-

guinte informação: “FGTAS alerta a população sobre site

que utiliza o nome SINE. A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FG-TAS) comunica aos seus usuários que as vagas disponibilizadas nas Agências FG-TAS/SINE de todo o Estado e as notícias da instituição são publicadas, exclusiva-mente, no site: www.fgtas.rs.gov.br. O site SINE (www.sine.com.br) não é um meio de comunicação oficial da FGTAS e do Ministério do Trabalho e Emprego.

No Rio Grande do Sul, o Sistema Na-cional de Emprego (SINE) é coordenado e administrado, exclusivamente, pela FG-TAS em parceria com prefeituras muni-cipais. Os serviços prestados pela FGTAS em todo o Estado são gratuitos, tanto para os trabalhadores, quanto para em-pregadores. A instituição é executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do Estado”.

Disputado entre países nas duas primeiras edições, em 1988 e 1990, o Sul-Americano Máster de Remo passou a ser uma competi-ção de clubes em 1992 e tornou--se anual a partir de 2003. Neste ano, a sede foi a Ilha do Pavão, do Grêmio Náutico União (GNU), em Porto Alegre, que recepcio-nou os 56 clubes participantes, reunindo 783 remadores de cinco países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, número recorde de inscritos. A competição entre clubes valeu o troféu de Campeão Sul-Americano, entregue ao Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre (GPA) que somou o maior número

de vitórias: 52. O sucesso dos clu-bes brasileiros se revelou também na segunda e terceira colocações, respectivamente Corinthians (39 ouros) e o anfitrião Grêmio Náu-tico União (28 ouros).

Dentre os atletas estava Ronal-do Lemos Machado, o Gasolina, como é conhecido entre os rema-dores, que conquistou 3 ouros, 3 pratas e 2 bronzes. Gasolina mora em Viamão há 11 anos e o remo faz parte da sua rotina diária há quatro anos. Gasolina acorda dia-riamente às 5h30min e sai de casa antes das 6 horas para chegar no Cais do Porto a tempo de pegar a barca das 6h40min para, após

10 minutos de viagem, chegar na Ilha do Pavão para iniciar o treino que tem a duração de aproximada-mente 90 minutos. Após o treino, Gasolina toma um banho, pega a barca novamente, desembarca no Cais do Porto e vai trabalhar.

Filho do falecido remador Do-rival Machado, Gasolina iniciou no esporte com 11 anos. Partici-pou de campeonatos e foi atleta até os 17 anos, quando teve a sua primeira filha, Paola. Depois dis-so retornou algumas vezes, mas a persistência não foi sua aliada e desistia após algum tempo. “Há quatro anos recomecei pela minha saúde. Pesava 111kg e tinha como atividade semanal apenas uma partida de futebol. Tinha também

que dar exemplo ao meu segundo filho, Thierry, na época com dois anos”, explica. Para chegar aos 85 kg não foi fácil. Gasolina lembra que no início tinha que treinar sozinho, muitas vezes no remo ergômetro, pois ninguém queria sair com ele na água. O tempo foi passando e Gasolina foi baixando o peso, até chegar ao momento em que começou a ser disputado por parceiros de remo.

Viamonense conquista medalhas no Sul-Americano de Remo Máster

Page 5: Correio Rural 08 de maio de 2015

08 de maio de 2015WWW.CoRReioRURaL.Com.BR 5

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

TITA SALGADOSSALGADOS DIverSOS

pArA feSTAS

Rua Barão do Amazonas nº 47Jardim Krahe

Viamão - Fone: 3485.1357

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

No último final de semana, prolongado pelo feriado de 1º de maio, Itapuã viveu dias de festa, novidades, vendas e muito peixe. A 6ª Festa do Peixe movimentou a avenida Nossa Senhora dos Navegantes, com uma estrutura de bancas de artesanato, gastronomia e atrações musicais. Orga-nizada pela Cooperativa Campos Mistos de Viamão (COMCAVI), a festa teve o apoio da Prefeitura Municipal de Viamão, Colônia de Pescadores Z4, Emater-RS, Associação Comunitária dos Moradores da Vila de Itapuã (ASCOMOVITA) e Empresa Viamão. A estimativa é de que mais de 10 mil pessoas tenham passado pelo evento, segundo o presidente da COM-CAVI, Maicon Ferreira. A cerimônia oficial de abertura da 6ª Festa do Peixe, no final da manhã de sábado, dia 02, contou com a presença do prefeito Valdir Bonatto, do vice-prefeito André Pacheco e de diversos se-cretários municipais. A Escola Municipal Podalírio Oliveira Fraga levou a sua banda que utiliza instrumentos de material reciclado, a já famosa “Banda de Latas”. A cerimônia também marcou o lançamento oficial do projeto “Viamão tem Itapuã. Itapuã tem tudo que você gosta”. Além das questões estruturais, estão programados diversos eventos para a região.

A desaposentação aguarda decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) que ainda não possui um prazo final para continuar a votação que teve início em 2014. Mas talvez ainda neste ano se finalize esse impasse com um posicionamento favorável aos aposentados. Hoje são milhares de brasileiros que possuem esse direito e não sabem ou têm medo de entrar na Justiça.

A desaposentação é o pedido de troca da atual aposentadoria para a concessão de outra mais vantajosa, feito pelos aposentados que continu-aram trabalhando e contribuindo com seu INSS depois de aposentados. Na nova aposentadoria são incluídas todas as contribuições que o aposen-tado recolheu à Previdência Social. Todas as contribuições do inativo são recalculadas e aproveitadas no novo benefício, inclusive, as contribuições pagas pelo segurado depois que ele se aposentou.

Existem três variáveis matemáticas que elevam e muito o valor da nova aposentadoria, assim:• Todasascontribuiçõesdoinativosãoaproveitadas,incorporadaseim-

plementadas na nova aposentação, inclusive as contribuições que ele verteu ao INSS, após a concessão de sua aposentadoria;

• Recálculodofatorprevidenciárioouinclusãodofatorprevidenciáriopositivo, pelo fato de o segurado estar mais velho hoje em comparação a data da concessão daquele primeiro benefício, uma vez que, naquela época, o fator previdenciário só prejudicava a vida do aposentado por-que o mesmo aposentou-se novo ou com menos idade e, por isso, tem seu benefício cada ano mais achatado;

• OvalordotetodaPrevidênciaSocialquehojeédeR$4.663,75,estábem mais elevado e bem mais interessante que o teto da época em que o segurado requereu sua aposentação. O atual teto do INSS é levado em consideração por ocasião do recálculo quando é requerida a desa-posentação.Assim, todos os aposentados-trabalhadores que se encontram nas si-

tuações acima apresentadas devem ficar atentos como os rumos que estão sendo tomados pelo STF e, também, devem ter consciência que podem ingressar com este pedido na Justiça. Estima-se que sejam centenas de milhares de aposentados que estão nessa situação.

Conheça os tipos possíveis de desaposentação

Viamão foi pioneiro no projeto que proíbe a reeleição para presidência da Câmara

Enquanto a Comissão de Constituição e Justiça do Se-nado Federal, recém aprovou, e que ainda, necessita de discussão e aprovação do plenário, de Proposta de Emen-da à Constituição (PEC), que proíbe a reeleição nas mesas diretoras das assembléias legislativas e câmaras municipais, a Câmara de Vereadores de Viamão, aprovou e já esta em vigor, desde 2009, projetos de resolução de emenda a Lei Or-gânica e ao Regimento Interno, de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), que proíbe a reeleição de todos os cargos da mesa diretiva do Legislativo municipal, medida considerada inédita no País. “Com o fim da reeleição para todos os cargos que compõe a mesa diretiva da Câmara, vem proporcionando alternância do Poder, e todos conquistaram o direito de exercer as funções de administrar o Poder Legis-lativo”, enfatizou o vereador Armando.

O projeto do vereador Armando, estabeleceu que o man-dato da mesa da Câmara de Viamão será, no máximo, de um ano, sendo vedado à reeleição para o mesmo cargo durante a mesma Legislatura. Com a medida o Legislativo viamo-nense passou a ser o primeiro do País, a coibir a reeleição de parlamentares, para os cargos de presidente, 1º vice-pre-sidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e de 2º secretário, que formam a mesa diretiva dos trabalhos da Câmara de vereadores.

Desde então, os vereadores somente poderão exercer uma única vez o mandato de qualquer um dos cargos exis-tentes na direção do Legislativo. “Tem muitos vereadores eleitos com condições e capacidade de assumir a adminis-tração da Câmara. Um só permanecendo no cargo limita a possibilidade dos outros”, concluiu o vereador Armando.

Festa do Peixe com aumento nas vendas e lançamento de projeto

Page 6: Correio Rural 08 de maio de 2015

08 de maio de 2015WWW.CoRReioRURaL.Com.BR6

Perfil Conheça um pouco da história, do espaço de trabalho e dicas de profissionais liberais e empresários em destaque

Cintia Pellizzaro, fisioterapeutaNOME: Cintia Oliveira PellizzaroSOU: Uma fisioterapeuta que ama aprender e empreender!JÁ FUI: Somente uma fisioterapeuta.NÃO CONSIGO TRABALHAR SEM: Ter um desafio a ser vencido.LIVRO PREFERIDO: Inteligência Emocional (Daniel Goleman)TIRA DO SÉRIO: Deslealdade, injustiça.O QUE MAIS GOSTO NO TRABALHO: Receber o sorriso do meu paciente, porque conseguiu subir um degrau de escada, por exemplo. Ou porque voltou a jogar futebol, ou conseguiu pegar seu filho no colo sem dor nas costas, enfim...Porque vencemos um desafio!UMA FRASE: “Tudo aquilo que o homem ignora nao existe para ele. Por isso, o universo de cada um, se resume ao tamanho do seu saber.”COMO ENXERGA VIAMÃO: Tem potencial! É terra natal de excelentes profissionais, possui grandes empresas, lugar onde muitas pessoas do bem convivem. Minha vez de perguntar: por que desenvolve-se com passos tão curtos e lentos?

ÁVILA IMÓVEISRua Cel. Marcos de Andrade, 95 - Salas 201 e 203 - Centro - Viamão – Fone 3485.1053 – CRECI 3494

ÁVILA IMÓVEIS DISPÕE PARA LOCAÇÃO:IMÓVEIS RESIDENCIAIS DISPONÍVEISC: 133 – São Cristóvão: casa de alvenaria, com 1 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado com parte de arame e tela. Rua São Borja, nº 88. R$ 350,00 + taxas.Cód. 068: Tarumã- casa de alvenaria, com 3 dormitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, varanda, três banheiros, área de serviços com churrasqueira e garagem para três carros, sendo a área construída de 157,60m2. Terreno todo murado, com 14m de frente e 40m de frente a fundos. Rua Pero Vaz de Caminha, nº 82. R$ 1.800,00 + taxas.C: 149 – Jardim Fiúza: casa de alvenaria com 1 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio fechado. Rua Girassol, nº 54. R$ 580,00 + taxas. C: 051 – Centro: sobrado de alvenaria, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Pátio fechado em condomínio. Bem localizada, próximo ao Ginásio do Guido. Rua Èrico Veríssimo, nº 527. R$ 850,00 + taxas.C: 055 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com 3 dorm., sala, cozinha, banheiro e área de serviços. Pátio fechado. Rua Gerson A. B. Silva, nº 1.552 (antiga Av. Lisboa). R$ 600,00 + taxas. C: 022 – COHAB: apartamento com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio fechado com portão eletrônico. Bem localizado, próximo á parada 57. Rua Panambi, nº 137, apto. 302. R$ 600,00 + taxas. C: 160 – Jardim Lisboa - pd. 50: apartamento tipo

JK, medindo 3 x 9m, térreo. Rua Vereador João C. Silva, nº 23, apto. 01. R$350,00 + taxas.C: 141 – São Lucas - pd. 47: apartamento com 1 dorm. amplo, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Av. dos Coqueiros, nº 199, apto.01. R$480,00 + taxas.C: 069 – Santa Ùrsula - Loteamento São Tomé: casa nova de alvenaria com 2 dorm., sendo um suíte, sala, cozinha, banheiro social, ampla área de serviços e garagem para dois carros. Pátio fechado com muro e grade de tela. Rua Sol Nascente, nº 127. R$ 1.000,00 + taxas. C: 229- Martinica: 2 peças + banheiro. Rua Irani, nº 583/02. R$150,00 + taxas.C: 045 – Pinheiro: apartamento térreo, tipo JK. Av. Se. Salgado Filho, nº 4.090. Parada 41. R$ 500,00+ taxas.C: 030 - Cecília: casa mista, com dois dormitórios, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviço. Pátio amplo, fechado com muro. Av. Plácido Motin, nº 51. R$550,00 + taxas.C: 230 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Rua Germano Bumbel, nº 78/D. R$ 450,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 231 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, semi mobiliado, com 1dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Rua Germano Bumbel, nº 78/C. R$ 350,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 099 – Jardim Universitário: casa mista com 2

dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, e entrada para carro. Rua Barão do Belém, nº 107/02. R$ 300,00 + taxas.C: 099 – Jardim Universitário: casa de alvenaria com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro, e entrada para carro. Rua Barão do Belém, nº 107, frente. R$ 500,00 + taxas. IMÓVEIS COMERCIAISC: 190 – Centro: Prédio comercial de construção mista, com salão para atendimento, cozinha, banheiro, depósito e pátio nos fundos. Praça Adolfo Veiga, nº 39. Próximo a Empresa de ônibus. R$1.300,00 + taxas.C: 066 – Querência: Sala comercial medindo 4,5m de frente por 5,60m de frente a fundos, mais banheiro, com estacionamento para clientes em frente. Ótima localização. Av. Se. Salgado Filho, nº 7.881, sala 01. R$ 600,00 + taxas.C: 012 – São Lucas: Sala comercial com 80m², com lancheria instalada, podendo ser adaptada para outro ramo de comércio. Esquina com a Av. Se. Salgado Filho, parada 47. Rua Cibélius, nº 38. R$1.200,00 + taxas.C: 140 – São Lucas - pd. 47: Sala comercial medindo 8m x 9m, com banheiro instalado. Ótima localização. Av. dos Coqueiros, nº 199. R$800,00 + taxas.C: 047 - Florença: parte de um terreno para instalação de comércio. Rua asfaltada com ônibus próximo. Rua Crisântemo, nº 163. R$ 300,00 + taxas.C: 120 – Vila Augusta: Sala comercial com 35m², com banheiro instalado. Ótima localização. Rua Dário Gonçalves Molho, nº 501. R$450,00 + taxas.

www.avilaimoveisviamao.com.br

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11616, de 30 de abril de 2015.PAULO CÉSAR NUNES DA SILVA, motorista, e LETÍCIA HORVATH LISBOA, diarista, ambos brasileiros, solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes e domiciliados neste Distrito.

Edital nº 11617, de 06 de maio de 2015.SANDERSON CARDOSO DE SOUSA CALADO JÚNIOR, pedreiro, natural do Estado de Pernambuco, e FRANCIELE NUNES RAMOS, professora, natural deste Estado, ambos brasileiros, solteiros, maiores, residentes e domiciliados neste Distrito. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 07 de maio de 2015

Pela primeira vez, a unidade móvel do SEBRAE/RS, que per-corre todo o Estado, esteve no mu-nicípio de Viamão. O projeto iti-nerante leva orientação e apoio aos proprietários de micro e pequenas empresas ou aos interessados em abrir seus próprios negócios. De 4 a 6 de maio, das 10 às 17 horas, o veículo com um técnico do SE-BRAE/RS esteve no CalçadãoTa-pir Rocha, no centro. A iniciativa contou com parceria da Prefeitura Municipal.

O atendimento foi realizado pelo técnico Alexsandro Moura, o qual conta que até o meio-dia de terça-feira, 5, haviam sido pres-tadas 21 consultorias. Formaliza-ção, criação do CNPJ, Declaração Anual de MEI e capacitações fo-ram os assuntos mais procurados. O técnico salienta que havia sido feita uma pesquisa e verificada que a demanda na cidade era grande. "Imaginávamos bastante procura. Mas o movimento ficou acima do esperado e, com certeza, a Uni-dade Móvel terá de voltar ao mu-nicípio para dar conta do recado. Trabalhamos com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvol-vimento Econômico para que o Se-brae esteja mais presente, inclusive com cursos, facilitando o acesso dos empreendedores de Viamão à qualificação. As pessoas querem conhecer soluções para o seu ne-gócio prosperar e isso contribui

com o desenvolvimento do município", explica.

Ele salienta que em breve será feito o primeiro curso do Sebrae – Comida de Rua – em parceria com a Prefeitura. A capacitação é direcionada aos microem-preendedores que produ-zem e vendem alimentação na rua, proporcionando noções de gestão e de boas práticas de produção. O secretário de Desen-volvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Túlio Sou-za, destaca que a Prefeitura está fazendo parcerias para trazer aos microempreendedores informa-ções e assessoria necessárias para que potencializem ou formalizem suas empresas. "Já implementamos a Lei Geral no município, a qual estabelece que as compras, ou ser-viços prestados à Prefeitura, com valoratéR$80mil,sejamfeitasdemicros e pequenas empresas. Que-remos fomentar nossa cidade e fa-zer com que o capital circule aqui", finaliza.

A professora aposentada Mar-lene Terezinha Elyas buscou in-formações para abrir seu próprio negócio e saiu muito satisfeita com o atendimento recebido. Já Mari Maezue possui um salão de beleza e agora quer aumentar seu negócio colocando uma boutique junto. Enquanto que a confeiteira Bruna de Oliveira, que vende pães e cucas

de porta em porta, buscou infor-mações para abrir uma pequena empresa. Levou a documentação solicitada e já saiu com o seu CNPJ na mão. "Me surpreendi com a agi-lidade e agora estou formalizada", encerra.

Unidade móvel do SEBRAE/RS em Viamão

Page 7: Correio Rural 08 de maio de 2015

08 de maio de 2015WWW.CoRReioRURaL.Com.BR 7

Painel Cr empresasEnvie seu release para [email protected]

Conselho ativistaRoberto Canquerini já apareceu no “Talentos Daqui”, mas mere-

ce outro destaque. Roberto é presidente do Conselho Regional de Farmácia e recentemente participou do programa Conversas Cruza-das da TVCOM, no sentido de orientar o público no uso racional de medicamentos. Nessa semana, levou o CRF às ruas da capital pro-movendo o mesmo tipo de trabalho, em abordagem às pessoas que circulavam pelo centro de Porto Alegre.

Em festasConforme informações “feicibuquianas”, nessa semana, os aniversariantes são, ou foram: o Gerson

Grandini do Bar&Bola, a Nubia Pires do Cartório de Imóveis, o Jornal Tribom, o Milton Pires, o Dirlei Fa-chini do Supermercado Fachini, a Odontóloga Cristiane Goularte, o Demolay e bacharelando em Direito Leonardo Juchem, a contadora Márcia Florintino da Sólida Contabilidade, o Treinador Cláudio Duarte, o Gabriel Suminski da Evolução Propaganda e Publicidade e o jornalista Jeremias Werneck. Parabéns a todos.

Rapidinhas• CháViamamaocorreráem4dejulho,noClubedosCasados• CokctaildiasdasmãesAvivitSemiJoias,hojeeamanhã• UnidademóveldoSebraeesteveemViamão,emserviçodeorientaçãoapequenosempreendedores• Novidadeemviamão:CoxinhanoCopo!!nafrentedoBianchi

Mil curtidasNossa página no Facebook le-

vantou vôo e já tem quase 900 curtidas. Está lançado o desafio das 1000 curtidas. A estratégia é que o Correio Rural alcance as 1000 curtidas até o final do mês de maio.

Talentos daqui – Silvio NunesANALISTA DE SISTEMAS NO CIASC, FLORIANóPOLIS – SC

O Silvio é natural de Viamão, onde viveu sua infância, ado-lescência e juventude, tendo estudado em Porto Alegre, no Champagnat. Formou-se na PUC/RS. Hoje é analista de sistemas no Centro de Informática e Automação de Santa Catarina. Mora em Florianópolis.

www.bicofinoesaltoalto.com.brPAtRICIA ARRuDA PAtRICE FRóES

Jaqueta e Casacos de Couro, já posso usá-los?

Olá Gurias e Guris!!!

Uma amiga de longa data questionou-me se já poderia usar seus casacos e jaquetas de couro visto que o inverno ainda não come-çou (início em 21 de junho) e ela não quer fazer fiasco, por aí. Não há o que temer, pois, o couro pode ser usado até mesmo no verão, como saias de couro, e jaquetinhas coloridas para a noite, ficam super charmosas.

Então, apesar de o in-verno ainda não ter começado, podemos usar casacos, jaque-tas e outras roupas de couro, sem problema, afinal, não temos como medir ou estabelecer o frio que cada um sente. Assim, se não estiver muito frio, use-os so-bre roupas leves, como t-shirt ou camisa.

Para as girls, uma óti-ma opção, seria usar com vestidos, criando um look descontraído e elegante.

Ah! O couro, pode ser o fake, que o efeito será o mesmo.

E aí, vamos começar a abusar das peças de couro, desde já?

Av. Sen. Salgado Filho, 7000 - Sala 231 - TecnopucViamão - Fones: 8552-5389 e 3434-2401

[email protected]

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

ANÁLISES DE ÁGUAS E ALIMENTOS

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Na noite de terça-feira, 5 de maio, foi realizado na CDL Viamão o Coquetel de Negócios com o tema "Sebrae - Soluções para micro e pequenas empresas".

No evento foram apresentadas pela Técnica de Atendimento Daiany Rodrigues diversas ações desenvolvidas pelo Sebrae através do projeto "Na medida" com cursos na área de Gestão de Pessoas e Equipes, Gestão Financeira, Tributação, Planejamento Estratégico, Marketing, Internet, Redes associativas e Empretec trazendo de for-ma simples e objetiva orientações práticas sobre como aperfeiçoar seu negócio.

Na abertura o presidente da CDL, Mauricio Carravetta, agrade-ceu a presença dos diversos associados, diretores e parceiros que prestigiaram o coquetel, e realizou uma breve retrospectiva das ati-vidades da entidade para o comércio.

Confira as fotos do evento e acompanhe as ações da CDL através do site www.cdlviamao.com e fanpage www.facebook.com/cdlviamaors

Fonte: Marketing CDL Viamão

Cdl realizou coquetel de negócios

Page 8: Correio Rural 08 de maio de 2015

08 de maio de 2015WWW.CoRReioRURaL.Com.BR8

A tradicional Feira das Flores, evento rea-lizado anualmente pela Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Desenvolvi-mento Econômico, Indústria, Comércio e Tu-rismo, com apoio do Governo do Estado e do Banrisul, inicia nesta sexta-feira,dia 8, a partir das 9 horas, instalada no Largo Cônego Bernar-do Machado, em frente à igreja matriz. A Feira reúne opções de presentes para o Dia das Mães e estará aberta ao público até domingo, às 13 horas. Serão sete expositores de flores, um pro-dutor de plantas e flores, além de praça de ali-mentação, distribuição de água quente e erva--mate para o chimarrão, pinturas, caricaturas e pipoca para as crianças.

Também haverá estandes da Quinta da Es-tância Grande, de Turismo, de Economia Soli-dária, Museu da Secretaria de Cultura, ônibus de alta tecnologia da Brigada Militar, além de apresentações artísticas e shows. Para a hora da abertura oficial, que acontecerá às 18 horas desta sexta-feira, dia 8, a igreja matriz será ilu-minada nas cores rosa, verde e azul e canhões de luz escreverão no céu 13ª Feira das Flores e frases em homenagem às mães. Além disso, ha-verá uma surpresa inédita na abertura, nunca vista em Viamão.

Outra novidade que estará à disposição dos

visitantes é a fotografia instantânea num cenário da Feira. Basta ir para frente do cenário e tirar a foto. Depois a imagem aparecerá numa tela tou-ch para ser compartilhada em uma rede social ou enviada por e-mail. Num telão serão reprodu-zidas imagens das feiras, fazendo uma retrospec-tiva desde a primeira edição até a atual.

Tem cheirinho de alegria no ar. É a Feira das Flores

Confira a programação:SExTA-FEIRA, DIA 809h – Início da 13ª Feira das Flores10h – Participação da Banda da Brigada Militar15h – Dança do Ventre – Academia Balady16h – Banda Marcial da EMEF Luciana de Abreu17h – Dança Cigana18h – Abertura Oficial e homenagem a duas mães19h – Banda Dollar BillSáBADO, DIA 915h – Grupo de Dança Açoriana da Esco-la Isabel de Espanha16h – Banda DNA do Rock17h – Banda de pagode É D’Lua19h – Banda Dahner – hip hop20h – Banda Bonde do Maxixe